Como pode, a Comissão da Corrida, chamar o Ayrton, e proibilo de falar sobre tudo que ocorreu nos dias anteriores e disse que ELE, tinha que correr e nada mais. Se sou ele na época, não teria nem corrido aquela Corrida fatídica. Que vergonha, a Fórmula 1, na época passar por tudo isso, é uma vergonha. Ninguém até hoje, teve coragem de escrever, o que estou dizendo, mas, EU tenho, e sabem porque? Gosto da verdade, e não tenho medo de escrever tudo que já escrevi. Perdoe-me meus caros leitores, mas, não me escondo atrás de nada. Boa tarde.
Sim. Ele foi bem claro. Muitos não falavam em respeito a família e pela gravidade do acidente. Deve ter sido bem chocante para quem viu o estado da cabeça dele logo após o acidente.
Quando ele falou que o Ayrton Senna não sofreu parece que alivia um pouco.Ele morreu fazendo o que mais gostava e mostrando quanto ele amava o nosso país.Que Deus o tenha no reino da glória Ayrton Senna 😢
Eu como não consigo aceitar esse processo, preferia que alguém tivesse feito seu trabalho direito,e não um trabalho porco, que levou o Airton embora, com apenas 34 anos. Isso não pode ser normal. Esses mecânicos,essa equipe, deveriam ser proibidos de chegar perto de um carro de fórmula 1. E até mesmo de um autódromo. Incompetentes.
@@rejanemariaferreira4562 Exatamente. Embora que o Senna teve 2 avisos importantíssimos pra ele não correr naquele dia, o porque ele não desistiu nunca saberemos, até porque, mesmo que ele não corresse naquele dia, o legado, a história, quem ele era não ia mudar em nada, ele ainda estava no auge, era só uma corrida a menos
@@rejanemariaferreira4562 concordo com você! E eu aposto que eles fizeram isso de propósito no carro de Senna além do mais Senna era um dos poucos pilotos que sabia que existia uma corrupção e ganancia pelo poder e dinheiro dentro da fórmula 1 e tenho quase a certeza que esses corruptos são os patrocinadores a FIA e a equipe da Willians que fizeram merda no carro do Senna em fez de terem feito algo decente para que Senna pudesse ter ficado mais confortável e seguro e um pouco mais tranquilo pois teria sido uma preocupação a menos pro Senna e outra coisa eles deveriam ter escolhido um lugar melhor para que os pilotos incluindo o Senna pode-se correr melhor e com carro que não desse problemas
A forma como ele morreu AO VIVO marcou tanto as pessoas que já se passaram 30 anos e essa história segue afetando até quem na época era só uma criança assistindo uma história trágica pela primeira vez na TV.
Obrigada Dr. SENNA,sou técnica de enfermagem e trabalho no centro cirúrgico como circulante, e sim,o centro cirúrgico é a certeza da existência de Deus, e a extraordinária evolução da ciência❤ eu amo minha profissão ❤
A melhor explicação da morte do Senna que já vi! E tinha que vir de um Senna! Parabéns dr. Foi um dos dias mais triste da minha vida! Senna Eterno 🇧🇷❤️
Eu tinha 27 anos. Estava assistindo a corrida. Foi um susto enorme , uns momentos de incredulidade. Aquilo não podia estar acontecendo. Mas a expectativa deixava as pessoas esperançosas. A corrida continuou e perdeu-se um pouco o foco do acidente." Ele estava sendo bem cuidado e logo as notícias seriam as melhores possíveis". Pensávamos. Mas a trágica notícia veio trazer um dilúvio de lágrimas até de quem nem gostava de corrida.
Piquet bateu a cabeça no muro na mesma curva e voltou a correr, mas disse que nunca mais foi o mesmo piloto. As explicações do Dr foram precisas e técnicas, nunca abordaram esse acidente de forma tão incisiva e precisa, é um assunto inesgotável, mas acho que essa entrevista coloca de forma muito clara o que aconteceu naquele dia e quais seriam as consequências caso Senna conseguisse sair vivo.
@@summereletrohits7507foi diferente porque ele perdeu massa encefálica . Seu celebro estava saído até pelo nariz como viveria sem sequelas? Aí só milagre de Deus .
Meu irmão, que entrevista top, parabéns, é de uma fineza sem igual, um especialista falou com propriedade, e já sabíamos que Senna havia morrido ali na pista, ali foi onde tudo acabou, onde o perdemos! Parabéns, mais uma vez 👏🏽
Espetacular! Até que enfim alguém explicou de forma simples e precisa o que aconteceu. Especial surpresa a explicação do deslizamento diferencial dos neurônios ! Parabéns !
Já eu penso que cada pessoa só devem morrer quando envelhecem exatamente como maioria morre esse é o tempo que Deus deu todos morrer quando estiverem velhos e não por acidentes ou doenças ou envenenamento ou por violência pois pra mim armaram pro Senna pois caso contrário eles não teriam cortado e apagado aquela cena pouco antes do acidente do Senna e nem pegado a caixa preta que era a única coisa que sobrou do carro do Senna e nessa caixa preta fica salvo dos dados do carro do Senna e eles sumiram com isso também para cair nas mãos da perícia e outra Senna um dos poucos pilotos que sabia dos podres da FIA além dos patrocinadores etc…
9:30 o buraco no capacete que aparece na imagem não foi da barra que atingiu o Senna, esse furo no capacete é uma saída de ar. O buraco no capacete causado pela barra foi exatamente na viseira, como o doutor diz no vídeo, inclusive tem foto que mostra a viseira com o buraco
Meu irmão faleceu ha 1 ano e 4 mêses num capotamento,capotou sozinho, estava de sinto de segurança e air-bag,mas eu tenho certa que ele morreu na hr,que não sofreu,trauma crânio encefálico,na parietal esquerda e occipital.Por um momento de amor egoísta, eu desejei meu irmão estar vivo mesmo se fosse com sequelas. Mas imediatamente me lembrei do quanto meu irmão era uma alma livre,gostava de viver,viveu intensamente, e me arrependi do pensamento que tive. Te amo meu irmãozinho❤ até breve...
Entrevista espetacular, parabéns!! Ainda revivo esse momento até hoje e acho que enquanto eu viver me emocionarei lembrando. Que bom que ele não sofreu!
Tem um vídeo no TH-cam trilhonário de informações do maior laboratório da Itália. Tá no canal (Otimiza )são três sequências de vídeos muito longos...no final foram 05 cm a mais na barra de direção na solda que o Senna pediu para a Willians, . A Willians ouviu 😢, e no final a barra de direção quebrou pq existe uma luz amarela pra esquerda e pra direita a 180 graus quando os pilotos estão fazendo a volta a 180 graus elas acendem. No vídeo mostra que a luz acende , porém o Senna passou reto . A barra de direção quebrou antes.
Eu era adolescente na época, lembro da tristeza e de ter chorado muito pela nossa perda. Após esse acidente acompanhei pouco a F1 por conta do Barrichello, mas nunca mais foi a mesma coisa.
Parabéns pela entrevista! Dr Marcelo Senna trouxe uma óptica diferente de tudo até então. Realmente, uma visão real e com a mão da ciência sobre a gravidade do trauma envolvendo o acidente do Ayrton. Como ele mesmo diz: “talvez tenha sido a melhor forma de passagem”. Hoje o conceito de morte é cerebral e não cardíaca. Se o cara teve praticamente morte cerebral na pista. A corrida, hoje teria de ser cancelada! Aliás, por ética, naquela época (94) com a morte prévia, nos treinos classificatórios, de Ratzenberger, já deveria ter sido anulada. Imaginem o psicológico daqueles pilotos..
Só que o Prost mesmo diz que o carro não era feito para ele e sim aos moldes do Mansel, aos modes de guiar do Leão. Contudo, é muita ingenuidade de sua parte pensar que é o mesmo carro do Prost nas medidas; óbvio que não! A queixa do Senna era com o volante principalmente, pois o volante era bem menor do que ele era acostumado até então, nos carros anteriores, principalmente na Mclaren. E, se o Senna não fosse tão metódico, (estamos falando de um cara que costurava as luvas para guiar, até essas se esfarelar e ficarem inconcebíveis de uso), talvez ele estivesse aqui, esse acidente nunca tivesse acontecido, pois esse acidente foi fruto de uma gambiarra feita para atender ao pedido do Senna, já que esse tinha pedido um volante maior e, quando foi atendido, seus braços estavam raspando na carenagem, o que levou a tentativa de resolver o problema com o aumento da barra de direção, trazendo o voltante um pouco mais para trás, onde teria mais espaço. No final, o Senna ser tão metódico e resistente às mudanças, o matou. Sabemos que a gente se sente desconfortável com qualquer mudança inicialmente, principalmente quando ela é para o que pensávamos pior; é só analisar como é a mudança de um celular, nas dimensões… Imagina o cara que tava na Mclaren que era feita nos milímetros para ele e ele pega um carro que era feito para o Mansel… O Senna ia vencer e continuar no choro um bom tempo ainda, por várias corridas. Uma pena, iríamos ver uma sequência de polés e vitórias à partir já daquele gp, vide que o carro em Mônaco já era outro nível, já estava muito melhor; e, indubitavelmente, iria ser campeão e penso que com umas 2 corridas de antecipação; algo fácil de ilação, tendo em vista o Hill que era um piloto infinitamente inferior chegou no final disputando com o Michael por um mísero ponto.
Muito boa explicação da causa da morte após impacto, estou bem esclarecido, vendo pela explicação era mesmo muito difícil e quase impossível sobreviver um impacto a 200 km por hora isso é fatal de imediato e pela época sem qualquer barreira de protecção.
Excelente vídeo....Excelente entrevista......👏👏👏👏👏👏.....eu mesmo, a vida inteira ouvi que "se não fosse a barra da suspensão, o Senna teria batido o cinto e saído andando".....vivendo e aprendendo 👍
Que explicação prática e muito esclarecida! O Doutor Marcelo foi fantástico! A verdade nua e crua. Também sou da mesma opinião, sob o ponto de vista neurológico, o Ayrton teve morte instantânea.
em relação ao movimento da cabeça ele se equivocou, há um movimento nítido muito tardio em relação a parada do carro. Um movimento involuntário, pois já estava em coma.
Excelente entrevista! Parabéns pra vocês! E imaginar que do pescoço pra baixo o Senna não teve um arranhão. Mesmo sendo há 30 anos, a célula de sobrevivência era muito resistente. Pena que aquele muro não tinha nem ao menos uma barreira de pneus. Muito obrigado!
Acho que barreira de pneu também não adiantaria. O ideal seria uma grande área de escape, ou como foi feito depois, mas tarde demais pro Senna, a chicane que agora tem lá!
Eu tinha apenas 3 anos quando o Senna morreu, infelizmente não acompanhei a sua trajetória, mas todas as lembranças e memórias que até hoje são compartilhados, são suficientes para nos emocionar e inspirar. Chorei muito vendo a série sobre um atleta, que além de ser o melhor no que fazia, foi um exemplo de ser humano. Vim parar aqui para saber mais detalhes técnicos do ocorrido, e o Dr. Senna fantástico! Explicação de fácil entendimento e que envolve. Quem dera se todos os médicos fossem assim, dá pra notar a fé que ele tem, e quem tem fé, tem tudo! Senna eterno ❤
muito emocionada e respeitosa as falas e explicacoes do Dr. Marcelo Senna... Obrigado pelas palavras... injustiças e criminosos nao foram presos... perdemos duas almas naquela semana , nosso heroi e um jovem e sonhador piloto... Deus escreve certo em linhas tortas, sentir Deus é tambem sentir onde mora a ausencia dele, nessa historia vemos isso acontecer sob a justiça humana, a ganancia e a repercursao , me refiro nao somente as mudanças em segurança mas principalmente essa mensagem.. uma trágedia que traz grandes mensagens do que para Ayrton deveria ser nosso unico idolo, DEUS. grande e iluminada a alma de Ayrton, um heroi .
MUITO BEM EXPLICADO!! MUITOS COMENTARISTAS ACHAM ATÉ HJ QUE , SE NÃO FOSSE A "LANÇA" ENTRAR NO CAPACETE... ELE SAIRIA ANDANDO!! INFELIZMENTE NÃO NÉ??!! A DESACELERAÇÃO FALA POR SI SÓ!
BESTEIRA KKK ESSE CARA SO FALOU ABOBRINHAS 😅😅 LOGICO Q SAIRIA ANDANDO...OU PELO MENOS ANDARIA ALGUMAS HORAS DEPOIS... FOI ASSIM COM O BERGER, RUBINHO, PIQUET ETC...
Realmente, nessa parte da desaceleração do acidente, foi abobrinha mesmo. Não que ele esteja errado, pois em desaceleração abrupta ocorre o mencionado, assim como aconteceu com o Jules Bianchi. No entanto, para haver uma desaceleração nessa proporção, o ângulo do impacto é outro. Na Tamburello houveram outros acidentes gravíssimos, como do Piquet, Berger, Patrese e um parecidíssimo com o acidente que vitimou o Senna, com o Michele Alboreto (que apesar do carro ter se dividido em dois e explodido, saiu por si só do carro e com umas costelas quebradas). Para efeito de comparação, o acidente do Robert Kubica, em Montreal, 2007, o impacto foi a exatos 300 km/h, num ângulo de 75°, já a do Senna foi a velocidade de 200 km/h e um ângulo de 22º, um ângulo considerado pelos peritos como "seguro", pois há a dissipação considerável de energia. Ou seja, a causa da morte do Senna foi somente o infortúnio de ter sido atingido pela suspensão. Se não, ele teria batido o cinto e saído esbravejando do carro.
Realmente tirou me a dúvida que eu tive desse acidente Fechou o ciclo de dúvidas que tinha sobre isso Foi fundamental a visão desse neurocirurgiao pois mostra sem qualquer dúvida a violência desse acidente Não tenho dúvidas de que teve morte instantânea Impossível sobreviver com esse impacto num murro naquela velocidade toda Maravilhosa entrevista Mostrou uma realidade não uma fantasia em torno do piloto Acredito em falha mecânica a causa mas hoje tive a certeza da morte no local Eu sempre tive essa visão mas tinha dúvidas que já acabaram
Mas hoje existe O Hans que não existia na época! Que proteje melhor o piloto quando se tem uma desaceleração brusca! Pois ele fica entre a nuca e os ombros que amortiza o balanço da cabeça
@@robertosilva6917 Na verdade o Hans evita que a cabeça se bata dentro do cockpit evitando lesões no crânio e no pescoço, mas ele protege até um certo nível e for algo uma desaceleração brutal, não há nada que ele possa fazer.
O que não dá para entender? Essa curva tem ao longo dos anos, inúmeros acidentes. Como não colocaram areia, pneus, qualquer coisa para proteger o piloto em um acidente. Nunca me esqueci disso, mostrou que a experiência às vezes não serve pra nada, quando os negócios está a cima do esporte. / Gratitude pela excelente reportagem. Assistindo dá Italy. 😊
Primeiro você precisaria entender que era uma curva realizada em alta velocidade, muito comum você ouvir que era uma "curva reta", feita acima dos 300km/h, para a época seria o local onde aconteceria os piores acidentes só por isso, tiveram outros acidentes até visualmente piores, porém não levaram a morte de pilotos, A F1 sempre vai ser um esporte onde quem pratica esta arriscando sua vida, obvio que hoje ela é a categoria onde muita tecnologia que anos mais tarde vai chegar nos nosso carros são testadas ali, além das mudanças nos circuitos, as proteções que os pilotos hoje utilizam, enfim é complicado pois após um acidente grave como foi esse, pegou algumas lições e melhoraram a segurança, e mesmo assim acontecem erros como o Jules Bianchi. Mais no caso do Senna, acredito que foram um conjunto de fatores, o primeiro foi o regulamento, tirando a tecnologia presente nos carros, onde muito considerou que a willians de 93 com o melhor piloto da época poderia provocar um título invicto em 94, coisa que financeiramente para a competição era ruim, a barra da direção que foi mexida pois o Senna menciona que machucava a mão enquanto pilotava, o Safety Car que era um carro completamente ruim na escolha por ser muito lento, existe imagens onde Senna gesticula para o Safety andar mais rápido, os pneus que existe uma grande chance de terem abaixado a temperatura e deixado o carro ainda mais baixo, devido ao acidente que aconteceu na largada, existindo a chance do carro bater contra o asfalto que pode ter levado ao desgaste da solda, no acidente que foi oficialmente a primeira volta onde Senna realmente usa toda a potencia e força o carro ao limite, podendo ter levado a quebra da direção já que antes ele acabou não acelerando o carro daquela maneira, e por fim a dificuldade que existiu quando tiveram que refazer toda a suspensão do carro em que Senna pilotava, ou como ele mesmo disse deixou o carro instável. Isso que deixei de fora o acidente que como mencionado no vídeo teve a barra atingindo exatamente num ponto vulnerável do capacete.
O que já vi num vídeo excelente do You tube , canal Otimiza, é que tem um rio que passa na lateral da curva Tamburello. Então, não era possível aumentar a área de escape, o que fez muita diferença para a morte do Senna. Tivesse mais alguns metros e pneus de proteção, estivesse vivo. A infelicidade maior é que ele precisou morrer pra alterarem o traçado da curva, sendo transformada em curva de baixa velocidade. Coisa que já deveria ter sido feita desde o primeiro acidente nela, para aumentar a segurança. Nessa época, os chefões da F1 não se importavam com a vida dos pilotos. Era pão, circo e muita grana rolando.
Era a hora dele partir mesmo! Estava escrito! Foi uma carreira curta, mas trouxe muitos ensinamentos de persistência , dedicação e genialidade e de muitas alegrias aos brasileiros!❤❤
Nem era hora nem tava escrito. Isso é conversa pra boi dormir. O nome disso é negligência, trabalho mal feito, ganância desmedida, falta de respeito com quem está dirigindo uma máquina daquelas. Deveriam estar todos presos. Essa é a verdade.
Olá !!! Waw obrigada mesmo essa explicação do Dr Marcelo Senna finalmente agora o que realmente aconteceu com o acidente na cabeça do Senna andei 30 anos no escuro porque ninguém explicou ao premenor o que realmente aconteceu fico agradecida do seu vídeo mais um vez abrigada fiquem bem e com Deus 💋💝🥂🇨🇦
Adorei tudinho,perfeita narrativa,agora sei de tudinho com certeza,lamentavelmente ele não se salvaria,se assim o fosse ,estaria como o Shummi hoje!!!😢
Só uma coisa...o carro não era do tamanho Damon Hill e sim do Alain Prost, pq havia sido campeão no ano anterior e se retirado da fórmula um, abrindo espaço pro Senna ir pra Willians...por isso Senna se sentia desconfortável, pois Prost era mais baixo que ele...
BEM LEMBRADO! KKK Ô BAIXINHO ENJOADO !... 🤭VETOU SENNA NA WILLIANS POR QUE SABIA QUE LEVARIA UM CORRO😅 KKK AÍ QUANDO SENNA FOI PRA LÁ EM 1994, A FIA VAI E TIRA AS TECNOLOGIAS ELÉTRICAS !... O CARRO SÓ ERA BOM DE MOTOR! O RESTO, SENNA TEVE DE TIRAR NO TALENTO PURO... ⚜️🔰🌅🏁🙏
O carro foi feito ao estilo de pilotagem do Mansell, Prost em 93 chegou a reclamar que sentia um certo desconforto no carro, pois o modelo do carro era de de 91 com atualizações, e se você comparar o FW14 e o FW16 você vai ver que é praticamente o mesmo carro e tem algumas mudanças.
Bem colocado, e a solda não foi pra encurtar a COLUNA de direção, mas para alongá-la. Estava curta e machucava as mãos do Senna no cockpit. A ideia era trazer o volante mais pra fora e acabar com o atrito das mãos com o cockpit.
@@O-QUESTÃO1976 Isso mesmo. Mas pq o hil não reclamou da distância da direção da barra do volante.o demon hil era mais alto que o Senna . Era pra ele ele reclamar também. Aquele carro era do Prost que era anão. O Senna era um pouco mais alto só. O hil era maior que os dois estranho isso . O Mansell piloto depois do Ayrton morrer.
8:49 - Acredito que ele estava se referindo ao Mansell, o cockpit da Williams foi projetado para o tamanho do Mansell. Mesmo que o Prost tenha corrido em 1993, o cockpit era baseado nos modelos de 1992 e 1991 quando o Mansell era o primeiro piloto.
Eu vi em um documentário que antes o carro era do Alain Prost, que era mais baixo que o Senna. Então ele pediu uma barra maior para o volante ficar mais perto. E a Williams fez uma solda ao invés de uma nova barra.
Parabéns pela entrevista, por essa matéria focada nesse acidente terrível que vitimou um homem que era atleta e foi exemplo de cidadão. Saudades dos domingos de corridas com o Senna participando!
pois é…eu tinha 16. Assistia a todas as corridas. Por acaso naquele domingo eu nao acordei cedo pra assistir….quando acordei ja tinha ocorrido o acidente…pra mim parece que o cara ainda vai sair do carro e vai correr o proximo GP, apesar de ter ido até a ALESP e visto o caixão com capacete amarelo sobre ele.
Fomos induzidos a acreditar que se não fosse a perfuração da barra de suspensão ele poderia ter saído andando do carro. Com os novos documentários dos 30 anos do acidente muita coisa está vindo a tona. Disseram em outra entrevista que ele sofreu ferimentos/danos incompatíveis com a vida. Acho que o que foi dito aqui no canal explica tecnicamente isso!!! Condiz com os relatos de que a cabeça estava irreconhecível. Um dos motivos também do caixão fechado.
O hans (proteção de pescoço) seria fundamental para que o piloto mesmo com o choque externo não tivesse a fratura do crânio na base e perda de massa por trás da cabeça. O acidente da mola de Felipe Massa é um exemplo disso, sem hans poderia ter sido fatal.
11:45 - Sugiro ao médico estudar sobre a utilidade do HANS, aparelho que segura a cabeça do piloto.num possível acidente, que se tornou obrigatório antes do HALO 14:43 - O carro já fazia alguns segundos que estava parado quando Senna mexeu a cabeça
Conta pra nós amigo, quais informações são imprecisas, se viu até o final, estamos aqui pra aprender. Já que estudaram engenharia e medicina, podem contribuir também. Tmj
@@paulobonfa1695 tinha Hans na epoca do Senna? Amigo com todo respeito, a gente queria que o Senna estivesse vivo ate hoje, e ai nossa cabeca cria VARIOS SE, SE, SE...mas a realidade as vezes é outra. Mas obrigado pelo comentario. TMJ
@@Na_Mochila Foi você entrevistador, que perguntou ao renomado neurocirurgião, SE fosse HOJE o acidente do Ayrton, com a existência do HALO, se o Senna teria chance de vida. Ao qual o médico prontamente respondeu que não teria chances, pois (na sua ótica de médico ), o cérebro não suportaria o impacto. Pois bem, nós ouvintes do seu conteúdo, continuamos, de forma hipotética a visualizar a situação. Nesse momento, era VOCÊ, entrevistador, que deveria lembrar ele que o HANS, foi criado antes do HALO, então a resposta do neurocirurgião deveria levar em conta a existência do HANS. Era isso que esperávamos do entrevistador, e após isso seria interessante a resposta do profissional médico em apreço. Quando se torna algo público, deve se estar preparado para os elogios e as críticas. Existem críticas pejorativas, e essas são descartáveis. Mas existem críticas construtivas, no campo das ideias, e não é nada pessoal, mas sim ao enriquecimento do excelente tema. Essas críticas construtivas, bem assimiladas e trabalhadas, só vem a contribuir com o crescimento do seu trabalho. Sucesso.
Demais a entrevista heim! A hora que o Dr. Falou da parte do rosto levantada, vai bombar! Nao tinha visto alguem falar nisso dessa forma ainda! Soh "desconfigurado...etc"
Muy interesante. Saludos desde Uruguay. Muy fan de Ayrton. Tenia 12 años cuándo sucedió esto y veía todas las carreras.Muy buena la entrevista. Pena el audio en la primera parte, la más intersante, no quedó bien. Quedó como un audio ambiente. Som ambiente vcs diriam. Cuida esses detalhes.
Cara boa entrevista, gostei bastante do relato do Dr. Senna, tirou algumas dúvidas que eu tinha sobre a lesão que ele teve na base do crânio. Agora de crítica construtiva, a música de fundo tá muito alta, atrapalha muito na audição. Melhor nem colocar música... Obrigado pelo conteúdo. ✌🏻
12:53 - Essa foi uma das causas da morte do último piloto falecido na F1, depois de Senna, que disputou GP do Japão em 2014 (ficou em estado vegetativo por 9 meses, vindo a falecer em 2015).
Piquet, Berger, Alboreto e Patrese também bateram na mesma curva com velocidades aproximadas de 250 a 270 km/H e sobreviveram graças a Deus. Infelizmente oq vitimou o Senna foi o braço da suspensão. Segundo o site GPTotal pela telemetria a Willians bateu a 231km/H. O destino nos pregou uma amarga peça. 😭
Uma pergunta: porque o GP de Fórmula 1 dos EUA de 1974, em Watkins Glen, com a morte por decapitação do piloto da Surtees Helmutt Koining, havendo fotos da cabeça dele ainda dentro do cockpit no asfalto da pista durante a corrida, não foi cancelado ?
No se si será por eso. Pero en el caso de la carrera de Imola, disputada en Italia en el 94, la ley italiana mandaba suspender la carrera en caso de muerte en la pista. No se si la ley americana, como en el caso que planteas , sería lo mismo.
Na década de 70 só na fórmula 1, havia pelo menos 1 morte / ano, tiveram anos que foram 2, eu acredito que nessa época não houvesse lei que proibisse, dependia da legislação do local, ao longo dos anos foi evoluindo, hoje, eu acredito que uma prova seja cancelada na hora em qualquer GP.
@@TheUsuario0999 Não existe nenhuma fonte sobre essa história da lei italiana, só especulação e do mesmo único cara que disse que tiraram o Senna da pista morto, o que por si só já é suspeito pq vc não tem como detectar atividade cerebral na pista e o cardiovascular dele estava funcionando
Na minha opinião... isso ai é mito! Essa lei não existe. O piloto não pode morrer na pista, principalmente na italia, para não f equipe e o dono da equipe. Vide o chapman q foi acusado de homicídio culposo devido à morte do piloto Jochen Rindt.
Com todo o respeito ao querido e renomado doutor, eu não sou médico mas há na internet informações mais que suficiente sobre o caso e algumas delas precisam ser trazidas à apreciação para compreensão geral do que aconteceu. Primeiro, a hipótese de que o que jogou a Williams no muro foi a quebra da coluna de direção é uma teoria de duas comumente plausíveis. A outra é a de que Senna perdeu o controle depois que assoalho do carro bateu contra as críticas ondulações na entrada da antiga curva Tamburelo; embora haja gente que duvide dessa hipótese, ela nunca foi 100% refutada. Há um bom video no YT que explica isso, esmiuçando a telemetria do carro no momento do acidente (procure TELEMETRIA DO ACIDENTE DE AYTON SENNA, canal Automobilismo Brasil). Segundo, não há notícia nenhuma de que Senna sofreu uma disjunção cranio-cervical e acho que aquele tão falado leve e breve movimento de cabeça (que aconteceu depois de alguns segundos em que a Williams acidentada já tinha parado de se deslocar) prova isso; dificilmente Senna faria aquele movimento de cabeça se estivesse com o pescoço desconectado. Vide acidente fatal de Ratzenberger, que teve uma fratura no pescoço e pelas imagens dá pra ver claramente que sua cabeça ficou bem mais solta e posta de maneira totalmente diferente da posição da cabeça do brasileiro após o acidente fatal. A únicas lesões constatadas em Senna foram perfuração e fratura da têmpora (o que causou uma lesão maciça no lobo frontal) e multiplas fraturas na base do crânio. Fora isso, segundo quase todas as fontes respeitáveis, seu corpo estava intacto.
Exatamente. E não foi a barra de Direção que perfurou a cabeça do Senna. Foi uma das hastes que fixava o pneu ao carro que perfurou a cabeça do Ayrton.
Um adendo necessário: acabei de assistir aos vídeos explicativos do canal Otimiza e, sinceramente, agora, fica muito difícil não acreditar na tese da quebra de barra de direção...
@@ruypetra Isso. Eu também acho. Mas foi a haste da suspensão que adentrou no capacete e consequentemente na têmpora do Senna. O médico falou diferente. Eu também acho que a motivação real do acidente foi a quebra da barra da direção. Abraços.
@@juniorsilva-ms4iksim A barra de direção ficou provado no processo da morte dele na Itália. Se saiu Massa encefálica por todos os lados é porque o cérebro simplesmente derreteu, esfacelou. Foi instantânea e qualquer um que olhasse teria essa percepção. Então há de se questionar algumas ações na pista.
Cara, eu cheguei ha pouco tempo aqui no seu canal. Recomendação aleatória do iutóba, e vou dizer, foi um baita achado! Sao raras as vezes que o YT acerta na recomendação! 🤘👏👏
Entrevista excelente, explicação melhor não tem, não sei se agente ouvindo ele falando que o Senna morreu na hora, não sofreu, agente fica um pouco mais conformada🖤😞😭🙌🙏 descansa em paz
O que matou o Senna não foi nem o braço de suspensão que perfurou a viseria do capacete, mas sim o impacto do pneu que se chocou no muro contraindo a cabeça do Senna contra o cockipt, e o capacete de Senna também bateu no muro a força g muito grande dando o traumatismo na base do crânio.
Muito Interessante a discussão! Tenho alguns pontos para serem questionados. Primeiro que na hora da "mexida de cabeça" que o Galvão narrou, o carro já estava parado fazia bastante tempo. A mexida ocorre, muito provavelmente por algum espasmo natural. Isso que ele diz sobre deslocar o pescoço, pelo que eu lembre não consta no relatório médico. Fala em múltiplas faturas na base do crânio. E ele teve sim parada cardiorrespiratória já no carro e foi ressuscitado. Isso foi repetido também no helicóptero e no hospital. Segundo que tem uma mancha amarela no muro, no local da batida, que condiz com a cor do capacete, e nas fotos tiradas do capacete da para ver pedaços de concreto do muro presos no capacete. Ou seja, não foi só a roda com a barra de suspensão, mas ele também bateu diretamente a cabeça no muro no momento do impacto.
O que exemplifica mais ou menos o que o Dr. quis dizer: em duas situações catastróficas, duas tragédias, com dois gênios da F1… Senna X Schumacher… Morrer na hora ou ficar o resto da vida vegetando…? É uma discussão muito polêmica e decisões extremamente difíceis, embora para alguns seja fácil de responder.
A família e o mundo perdeu ele,mas acho que p ele foi melhor partir. Ele ficaria c muitas sequelas, n seria o mesmo. E p um cara como ele,jovem,ativo,atleta, seria muito triste.
O hans e o hallou teria salvo sena ,pois a roda bateu na cabeça dele pressionando a contra o cockpit quebrando a base do crânio, e a barra perfurou a viseira mais com hallou talvez essa barra nâo teria alcançado a testa do piloto mais é so teoria
Concordo inteiramente. O Halo mudaria toda cinemática do acidente e consequentemente na gravidade de possíveis lesões. A fratura de base fo crânio poderia ter sido evitada , pois o conjunto pneu é barra de suspensão não teria atingido a cabeça do piloto.
Um bom ponto de vocês, mas onde acharam o estudo, simulação de médicos ou engenheiros de segurança dizendo isso? Conjecturar, ou imaginar SE, é o exercício mais facil. Mas entendo a opinao de vocês. Também gostaria que o halo tivesse aparecido antes.
se naquele época tivessem inserido o halo, muito provavelmente teriam de aumentar o tamanho do carro com isso as rodas ficariam mais distantes do cockpit, aumentando a proteção do piloto.
@@gleitonps A grande e repentina desaceleração, por causa do impacto forte, já seria suficiente para danificar o cérebro, mas teve ainda a fratura da base do crânio. Portanto, mesmo com as proteções dos carros de hoje, nada teria salvado Senna. Seu destino já estava selado. Foi isso que o médico quis dizer.
Eu nunca mais assisti nenhuma corrida ! A última foi aquela fatídica corrida . Lembro que na hora já senti que perderíamos nosso amado Airton Senna . Só cai no choro e uma sensação de que não teríamos uma boa notícia. 😢
Detalhe: o movimento da cabeça do Ayrton depois da batida, o carro já estava parado a alguns segundos, portanto não foi contra movimento da cabeça quando o carro se estabilizou. Parece ser algum reflexo involuntário.
11:59 nesse sentido, a batida do Rubinho foi até pior no mesmo finalde semana é não teve sequela... Anos atrás o Piquet teve um acidente quase idêntico e também não teve sequelas...
O Piquet teve sequela sim , ele mesmo disse que a parte de profundidade não foi mais a mesma para ele. Depois recuperou quase tudo. Não é que perdeu tudo, mas aquele pouquinho que faz a diferença, se perdeu.
@@EdRizzo eu marquei a parte do vídeo que ele fala sobre "parada instantânea acima de 60 km/hr", ele disse isso independentemente de outro tipo de lesão. E repito: nesse sentido a do Rubinho foi muito pior. E não, a lesão fatal não foi pela perfuração e sim pela fratura de base de crânio, algo já comprovado.
Explicação bem detalhada com detalhes extremamente chocantes... Não é à toa que quando tiraram o capacete do Senna, um dos médicos entrou em estado de choque!😲
Médico em estado de choque por ver um paciente acidentado? Estranho hein? No vídeo que eu vi nenhum médico entrou em estado de choque não. Todos se empenharam em fazer o atendimento e a reanimação do Senna. Esse negócio de estado de choque é sensacionalismo da imprensa.
@@denisesilva8426 os fiscais de pista só ficaram perto antes dos médicos chegarem. Mas ai eles não viram nada porque não puderam tirar o capacete. Depois que os médicos chegaram ninguém mais chegou perto. Nem foto conseguiram tirar... É bem sensacionalismo esse negócio de sair correndo desesperado. É que isso dá ibope né? Então eles alimentam essa mentira que vira uma verdade falada por muitos.
@@serralvo26 Pode ser. É que pesquisando sobre o Senna em função dos 30 anos de seu falecimento, vi reportagens dizendo que quando retiraram o capacete e vitam a situação em que ele se encontrava, um dos socorristas teriam entrado em estado de choque, diante da gravidade da situação dele. Mas pode ser sensacionalismo mesmo!
Vi várias reportagens dizendo que a barra entrou apenas 2 centímetros no lado direito do rosto próximo da têmpora e não entre o olho e o nariz, e não arrumou parte do crânio com exposição do cérebro...
Na verdade a barra não foi na têmpora (próximo a orelha), sempre se cogitou que foi na testa pela imagem do capacete (mais nunca se soube exatamente onde foi erra lesão) o que se sabe é que a barra provoca uma lesão, junto com a desaceleração (hoje existe imagens definidas que Senna bateu a cabeça contra o murro também), junto teve a lesão na cervical e a fratura em base do crânio, junto da ruptura da artéria temporal. Se fala que a barra não matou pois de fato era a lesão "menos grave" devido a hemorragia e sua fratura em crânio. A perda da massa encefálica ocorreu por diversos lugares, mais também pela boca e nariz saiu sangue.
Meu primeiro ídolo na F1 foi o Nelson Piquet, quando eu comecei a entender de Fórmula 1 o Piquet foi tricampeão em 87, em 88 o Senna ganhou o primeiro título, eu eu gostava dos 2, embora eles se odiassem e tinha torcida organizada de cada um, um era totalmente centrado e cartesiano e o outro era boêmio e técnico, ele fazia os ajustes dos carros junto com os mecânicos, os dois eram fodas, depois de 01/05/94 a fórmula 1 se esvaziou de vez, porque em 94, o Prost, Mansell e Piquet já tinham parado de correr, e nunca mais vi uma geração tão boa de pilotos como essa, passei a torcer pelo Daimon Hill que só não foi campeão em 94 porque o Schumacher já fez aquela pilantragem de jogar o carro pra cima dele, mas o Hill conseguiu ser campeão em 96, mas já não era mais a mesma coisa.
Existe uma foto rara da lateral do capacete. O impacto na parede rachou a parte traseira do capacete na parte de trás. Essas duas forças, da barra de direção e da pancada da cabeça contra o muro, qualquer uma das duas era suficientes pra mata-lo. Ou seja, uma força perpendicular e outra lateral contra uma cabeça que estava limitada na parte traseira pelo santo Antônio do carro.
Dr. Marcelo Senna... que alegria ve-lo depois de tantos anos... operou e salvou a vida da minha mãe a 23 anos atras...
Sério irmão? Caracaaaaaaaaa que legal velho! Fico feliz demais!
Como pode, a Comissão da Corrida, chamar o Ayrton, e proibilo de falar sobre tudo que ocorreu nos dias anteriores e disse que ELE, tinha que correr e nada mais. Se sou ele na época, não teria nem corrido aquela Corrida fatídica. Que vergonha, a Fórmula 1, na época passar por tudo isso, é uma vergonha. Ninguém até hoje, teve coragem de escrever, o que estou dizendo, mas, EU tenho, e sabem porque? Gosto da verdade, e não tenho medo de escrever tudo que já escrevi. Perdoe-me meus caros leitores, mas, não me escondo atrás de nada. Boa tarde.
@@telmomarques3996se não corresse deveria pagar milhões de multa, não é simples como você acha
@@telmomarques3996 Fique tranquilo estou com você compartilho da sua opinião e concordo com você
Foi a melhor explicação que eu ouvi nesses 30 anos.
Digo o mesmo
Sim.
Ele foi bem claro.
Muitos não falavam em respeito a família e pela gravidade do acidente.
Deve ter sido bem chocante para quem viu o estado da cabeça dele logo após o acidente.
Acabei de escrever exatamente isso.
Concordo
O que ajudaria seria um cockpit da indy blindado
Que explicação incrível. Nunca tinha visto alguém falar tecnicamente e nem irem atrás de uma opinião tão qualificada. Parabéns aos dois.
Eu sou Anestesista, lido com Trauma há mais de 30 anos. Tudo o que o meu colega disse está ABSOLUTAMENTE certo. Parabéns pela entrevista.
Nada vai trazer o Ayrton Senna de volta. Mesmo com a a avaliação do Dr, temos que aceitar. A LENDA faleceu no dia 1de maio e a VIDA segue em frente.
É
Quando ele falou que o Ayrton Senna não sofreu parece que alivia um pouco.Ele morreu fazendo o que mais gostava e mostrando quanto ele amava o nosso país.Que Deus o tenha no reino da glória Ayrton Senna 😢
Verdade, Senna morreu correndo! Partiu fazendo o que mais gostava..
Alem disso esta em primeiro lugar como de costume
Eu como não consigo aceitar esse processo, preferia que alguém tivesse feito seu trabalho direito,e não um trabalho porco, que levou o Airton embora, com apenas 34 anos. Isso não pode ser normal. Esses mecânicos,essa equipe, deveriam ser proibidos de chegar perto de um carro de fórmula 1. E até mesmo de um autódromo. Incompetentes.
@@rejanemariaferreira4562 Exatamente. Embora que o Senna teve 2 avisos importantíssimos pra ele não correr naquele dia, o porque ele não desistiu nunca saberemos, até porque, mesmo que ele não corresse naquele dia, o legado, a história, quem ele era não ia mudar em nada, ele ainda estava no auge, era só uma corrida a menos
@@rejanemariaferreira4562 concordo com você! E eu aposto que eles fizeram isso de propósito no carro de Senna além do mais Senna era um dos poucos pilotos que sabia que existia uma corrupção e ganancia pelo poder e dinheiro dentro da fórmula 1 e tenho quase a certeza que esses corruptos são os patrocinadores a FIA e a equipe da Willians que fizeram merda no carro do Senna em fez de terem feito algo decente para que Senna pudesse ter ficado mais confortável e seguro e um pouco mais tranquilo pois teria sido uma preocupação a menos pro Senna e outra coisa eles deveriam ter escolhido um lugar melhor para que os pilotos incluindo o Senna pode-se correr melhor e com carro que não desse problemas
Depois de 30 anos consegui entender, muito boa explicação.
A forma como ele morreu AO VIVO marcou tanto as pessoas que já se passaram 30 anos e essa história segue afetando até quem na época era só uma criança assistindo uma história trágica pela primeira vez na TV.
Obrigada Dr. SENNA,sou técnica de enfermagem e trabalho no centro cirúrgico como circulante, e sim,o centro cirúrgico é a certeza da existência de Deus, e a extraordinária evolução da ciência❤ eu amo minha profissão ❤
A melhor explicação da morte do Senna que já vi! E tinha que vir de um Senna! Parabéns dr. Foi um dos dias mais triste da minha vida! Senna Eterno 🇧🇷❤️
Eu tinha 27 anos. Estava assistindo a corrida. Foi um susto enorme , uns momentos de
incredulidade. Aquilo não podia estar acontecendo. Mas a expectativa deixava as pessoas
esperançosas. A corrida continuou e perdeu-se um pouco o foco do acidente." Ele estava
sendo bem cuidado e logo as notícias seriam as melhores possíveis". Pensávamos. Mas
a trágica notícia veio trazer um dilúvio de lágrimas até de quem nem gostava de corrida.
Gostaria de agradecer ao Canal e ao Médico. Juntos fizeram um excelente trabalho em esclarecer muita coisa. Obrigado.
Piquet bateu a cabeça no muro na mesma curva e voltou a correr, mas disse que nunca mais foi o mesmo piloto. As explicações do Dr foram precisas e técnicas, nunca abordaram esse acidente de forma tão incisiva e precisa, é um assunto inesgotável, mas acho que essa entrevista coloca de forma muito clara o que aconteceu naquele dia e quais seriam as consequências caso Senna conseguisse sair vivo.
As consequências ele não falou,quais sequelas e se ficaria, porque muitos bateram no mesmo lugar e não mudou nada
Muitas informações omitidas no acidente de Ayrton Senna
@@PauloGomes-vm5uj verdade
@@PauloGomes-vm5uj o principal a última imagem da câmera onbord
@@summereletrohits7507foi diferente porque ele perdeu massa encefálica . Seu celebro estava saído até pelo nariz como viveria sem sequelas? Aí só milagre de Deus .
Meu irmão, que entrevista top, parabéns, é de uma fineza sem igual, um especialista falou com propriedade, e já sabíamos que Senna havia morrido ali na pista, ali foi onde tudo acabou, onde o perdemos! Parabéns, mais uma vez 👏🏽
Espetacular! Até que enfim alguém explicou de forma simples e precisa o que aconteceu. Especial surpresa a explicação do deslizamento diferencial dos neurônios ! Parabéns !
Eu penso que cada um tem o seu tempo por aqui..chegou o momento, nao tem jeito .😢❤
Já eu penso que cada pessoa só devem morrer quando envelhecem exatamente como maioria morre esse é o tempo que Deus deu todos morrer quando estiverem velhos e não por acidentes ou doenças ou envenenamento ou por violência pois pra mim armaram pro Senna pois caso contrário eles não teriam cortado e apagado aquela cena pouco antes do acidente do Senna e nem pegado a caixa preta que era a única coisa que sobrou do carro do Senna e nessa caixa preta fica salvo dos dados do carro do Senna e eles sumiram com isso também para cair nas mãos da perícia e outra Senna um dos poucos pilotos que sabia dos podres da FIA além dos patrocinadores etc…
9:30 o buraco no capacete que aparece na imagem não foi da barra que atingiu o Senna, esse furo no capacete é uma saída de ar. O buraco no capacete causado pela barra foi exatamente na viseira, como o doutor diz no vídeo, inclusive tem foto que mostra a viseira com o buraco
A música não deuxa ouvir a voz do médico direito.
exato, o mais engraçado é gente que diz q o buraco da saída de ar foi um tiro 🤦🏻♂️😅
Aparece sim. É aquele rasgo horizontal que pega da letra “f” da eif ao “R” da Renault.
Além do mais, a barro entrou somente 2cm para dentro de sua cabeça, no vídeo a barra atravessa
Diante da explicação, o que me conforta é saber q ele não sentiu dor e morreu fazendo o que mais amava.
Cara, que baita entrevista! Técnica e muito didática. Excelente!
Meu irmão faleceu ha 1 ano e 4 mêses num capotamento,capotou sozinho, estava de sinto de segurança e air-bag,mas eu tenho certa que ele morreu na hr,que não sofreu,trauma crânio encefálico,na parietal esquerda e occipital.Por um momento de amor egoísta, eu desejei meu irmão estar vivo mesmo se fosse com sequelas. Mas imediatamente me lembrei do quanto meu irmão era uma alma livre,gostava de viver,viveu intensamente, e me arrependi do pensamento que tive.
Te amo meu irmãozinho❤ até breve...
🌹 🤍
Muito boa a entrevista!!! Parabéns! Ninguém nunca fala fala sobre a fratura na base do crânio. É reconfortante saber que o nosso ídolo não sofreu...
Entrevista espetacular, parabéns!! Ainda revivo esse momento até hoje e acho que enquanto eu viver me emocionarei lembrando. Que bom que ele não sofreu!
Excelente entrevista.O médico didático,direto e reto.
Tmj irmão obrigado
Tem um vídeo no TH-cam trilhonário de informações do maior laboratório da Itália. Tá no canal (Otimiza )são três sequências de vídeos muito longos...no final foram 05 cm a mais na barra de direção na solda que o Senna pediu para a Willians, . A Willians ouviu 😢, e no final a barra de direção quebrou pq existe uma luz amarela pra esquerda e pra direita a 180 graus quando os pilotos estão fazendo a volta a 180 graus elas acendem. No vídeo mostra que a luz acende , porém o Senna passou reto . A barra de direção quebrou antes.
Eu era adolescente na época, lembro da tristeza e de ter chorado muito pela nossa perda. Após esse acidente acompanhei pouco a F1 por conta do Barrichello, mas nunca mais foi a mesma coisa.
PARABÉNS POR DETALHAR ACHO QUE TODOS AQUI SEMPRE QUISERAM ENTENDER MELHOR OQUE ACONTECEU.
NAO LEVANTOU OSSO NEMHUM...ESSE MÉDICO ESTA VIAJANDO NA MAIONESE, NA TESTA TEVE UM PEQUENO FURO SÓ
Informação muito precisas 😮 parabéns pela matéria
Parabéns pela entrevista! Dr Marcelo Senna trouxe uma óptica diferente de tudo até então. Realmente, uma visão real e com a mão da ciência sobre a gravidade do trauma envolvendo o acidente do Ayrton.
Como ele mesmo diz: “talvez tenha sido a melhor forma de passagem”.
Hoje o conceito de morte é cerebral e não cardíaca. Se o cara teve praticamente morte cerebral na pista. A corrida, hoje teria de ser cancelada! Aliás, por ética, naquela época (94) com a morte prévia, nos treinos classificatórios, de Ratzenberger, já deveria ter sido anulada.
Imaginem o psicológico daqueles pilotos..
Só que o Prost mesmo diz que o carro não era feito para ele e sim aos moldes do Mansel, aos modes de guiar do Leão. Contudo, é muita ingenuidade de sua parte pensar que é o mesmo carro do Prost nas medidas; óbvio que não! A queixa do Senna era com o volante principalmente, pois o volante era bem menor do que ele era acostumado até então, nos carros anteriores, principalmente na Mclaren. E, se o Senna não fosse tão metódico, (estamos falando de um cara que costurava as luvas para guiar, até essas se esfarelar e ficarem inconcebíveis de uso), talvez ele estivesse aqui, esse acidente nunca tivesse acontecido, pois esse acidente foi fruto de uma gambiarra feita para atender ao pedido do Senna, já que esse tinha pedido um volante maior e, quando foi atendido, seus braços estavam raspando na carenagem, o que levou a tentativa de resolver o problema com o aumento da barra de direção, trazendo o voltante um pouco mais para trás, onde teria mais espaço. No final, o Senna ser tão metódico e resistente às mudanças, o matou. Sabemos que a gente se sente desconfortável com qualquer mudança inicialmente, principalmente quando ela é para o que pensávamos pior; é só analisar como é a mudança de um celular, nas dimensões… Imagina o cara que tava na Mclaren que era feita nos milímetros para ele e ele pega um carro que era feito para o Mansel… O Senna ia vencer e continuar no choro um bom tempo ainda, por várias corridas. Uma pena, iríamos ver uma sequência de polés e vitórias à partir já daquele gp, vide que o carro em Mônaco já era outro nível, já estava muito melhor; e, indubitavelmente, iria ser campeão e penso que com umas 2 corridas de antecipação; algo fácil de ilação, tendo em vista o Hill que era um piloto infinitamente inferior chegou no final disputando com o Michael por um mísero ponto.
Muito boa explicação da causa da morte após impacto, estou bem esclarecido, vendo pela explicação era mesmo muito difícil e quase impossível sobreviver um impacto a 200 km por hora isso é fatal de imediato e pela época sem qualquer barreira de protecção.
Excelente vídeo....Excelente entrevista......👏👏👏👏👏👏.....eu mesmo, a vida inteira ouvi que "se não fosse a barra da suspensão, o Senna teria batido o cinto e saído andando".....vivendo e aprendendo 👍
Gostei dessa fala do Dr. O importante não é o carro, é o piloto. Concordo plenamente 👏👏👏👏👏
Que explicação prática e muito esclarecida! O Doutor Marcelo foi fantástico! A verdade nua e crua. Também sou da mesma opinião, sob o ponto de vista neurológico, o Ayrton teve morte instantânea.
em relação ao movimento da cabeça ele se equivocou, há um movimento nítido muito tardio em relação a parada do carro. Um movimento involuntário, pois já estava em coma.
Excelente entrevista! Parabéns pra vocês! E imaginar que do pescoço pra baixo o Senna não teve um arranhão. Mesmo sendo há 30 anos, a célula de sobrevivência era muito resistente. Pena que aquele muro não tinha nem ao menos uma barreira de pneus.
Muito obrigado!
Acho que barreira de pneu também não adiantaria. O ideal seria uma grande área de escape, ou como foi feito depois, mas tarde demais pro Senna, a chicane que agora tem lá!
Tmj irmão obrigado
Foi a melhor explicação que vi até sobre esse acidente. Uma verdadeira aula!!!!!!
Eu tinha apenas 3 anos quando o Senna morreu, infelizmente não acompanhei a sua trajetória, mas todas as lembranças e memórias que até hoje são compartilhados, são suficientes para nos emocionar e inspirar. Chorei muito vendo a série sobre um atleta, que além de ser o melhor no que fazia, foi um exemplo de ser humano.
Vim parar aqui para saber mais detalhes técnicos do ocorrido, e o Dr. Senna fantástico! Explicação de fácil entendimento e que envolve. Quem dera se todos os médicos fossem assim, dá pra notar a fé que ele tem, e quem tem fé, tem tudo!
Senna eterno ❤
Matéria excelente, sempre me perguntei sobre uma análise médica sobre os traumas do acidente através de um profissional da área.
Tmj irmão
muito emocionada e respeitosa as falas e explicacoes do Dr. Marcelo Senna... Obrigado pelas palavras... injustiças e criminosos nao foram presos... perdemos duas almas naquela semana , nosso heroi e um jovem e sonhador piloto... Deus escreve certo em linhas tortas, sentir Deus é tambem sentir onde mora a ausencia dele, nessa historia vemos isso acontecer sob a justiça humana, a ganancia e a repercursao , me refiro nao somente as mudanças em segurança mas principalmente essa mensagem.. uma trágedia que traz grandes mensagens do que para Ayrton deveria ser nosso unico idolo, DEUS. grande e iluminada a alma de Ayrton, um heroi .
MUITO BEM EXPLICADO!! MUITOS COMENTARISTAS ACHAM ATÉ HJ QUE , SE NÃO FOSSE A "LANÇA" ENTRAR NO CAPACETE... ELE SAIRIA ANDANDO!!
INFELIZMENTE NÃO NÉ??!! A DESACELERAÇÃO FALA POR SI SÓ!
BESTEIRA KKK ESSE CARA SO FALOU ABOBRINHAS 😅😅 LOGICO Q SAIRIA ANDANDO...OU PELO MENOS ANDARIA ALGUMAS HORAS DEPOIS... FOI ASSIM COM O BERGER, RUBINHO, PIQUET ETC...
Realmente, nessa parte da desaceleração do acidente, foi abobrinha mesmo. Não que ele esteja errado, pois em desaceleração abrupta ocorre o mencionado, assim como aconteceu com o Jules Bianchi. No entanto, para haver uma desaceleração nessa proporção, o ângulo do impacto é outro. Na Tamburello houveram outros acidentes gravíssimos, como do Piquet, Berger, Patrese e um parecidíssimo com o acidente que vitimou o Senna, com o Michele Alboreto (que apesar do carro ter se dividido em dois e explodido, saiu por si só do carro e com umas costelas quebradas). Para efeito de comparação, o acidente do Robert Kubica, em Montreal, 2007, o impacto foi a exatos 300 km/h, num ângulo de 75°, já a do Senna foi a velocidade de 200 km/h e um ângulo de 22º, um ângulo considerado pelos peritos como "seguro", pois há a dissipação considerável de energia. Ou seja, a causa da morte do Senna foi somente o infortúnio de ter sido atingido pela suspensão. Se não, ele teria batido o cinto e saído esbravejando do carro.
@@FabioVoigtdaCosta cara Senna bateu a 200 KM, uma velocidade muito alta pra parar bruscamente. O Austríaco Rolland morreu um dia antes a 300 km.
O que me impressiona é o muro nem estragar, só uma marquinha.
Trabalho em UTI. Perfeita explanação, dr! Irretocável.
Parabéns pelo conteúdo. Ótimo médico muito esclarecedor e didático. 👏🏼👏🏼👏🏼
Tmj amigo obrigado
Realmente tirou me a dúvida que eu tive desse acidente
Fechou o ciclo de dúvidas que tinha sobre isso
Foi fundamental a visão desse neurocirurgiao pois mostra sem qualquer dúvida a violência desse acidente
Não tenho dúvidas de que teve morte instantânea
Impossível sobreviver com esse impacto num murro naquela velocidade toda
Maravilhosa entrevista
Mostrou uma realidade não uma fantasia em torno do piloto
Acredito em falha mecânica a causa mas hoje tive a certeza da morte no local
Eu sempre tive essa visão mas tinha dúvidas que já acabaram
Sim, ele morreu no local, mas sem uma máquina pra detectar a morte cerebral os médicos fizeram o procedimento correto.
Mas hoje existe O Hans que não existia na época! Que proteje melhor o piloto quando se tem uma desaceleração brusca! Pois ele fica entre a nuca e os ombros que amortiza o balanço da cabeça
@@professordiegorodrigues2227era evidente que o cérebro dele derreteu.
Ninguém que olhasse teria dúvida
@@robertosilva6917 Na verdade o Hans evita que a cabeça se bata dentro do cockpit evitando lesões no crânio e no pescoço, mas ele protege até um certo nível e for algo uma desaceleração brutal, não há nada que ele possa fazer.
Muitos anos se passaram e nunca vi em midia alguma uma entevista tao importante, interessante e inteligente sobre o caso.
Parabens!
excelente explicação didática pra nós leigos
O que não dá para entender? Essa curva tem ao longo dos anos, inúmeros acidentes. Como não colocaram areia, pneus, qualquer coisa para proteger o piloto em um acidente. Nunca me esqueci disso, mostrou que a experiência às vezes não serve pra nada, quando os negócios está a cima do esporte. / Gratitude pela excelente reportagem. Assistindo dá Italy. 😊
Primeiro você precisaria entender que era uma curva realizada em alta velocidade, muito comum você ouvir que era uma "curva reta", feita acima dos 300km/h, para a época seria o local onde aconteceria os piores acidentes só por isso, tiveram outros acidentes até visualmente piores, porém não levaram a morte de pilotos, A F1 sempre vai ser um esporte onde quem pratica esta arriscando sua vida, obvio que hoje ela é a categoria onde muita tecnologia que anos mais tarde vai chegar nos nosso carros são testadas ali, além das mudanças nos circuitos, as proteções que os pilotos hoje utilizam, enfim é complicado pois após um acidente grave como foi esse, pegou algumas lições e melhoraram a segurança, e mesmo assim acontecem erros como o Jules Bianchi.
Mais no caso do Senna, acredito que foram um conjunto de fatores, o primeiro foi o regulamento, tirando a tecnologia presente nos carros, onde muito considerou que a willians de 93 com o melhor piloto da época poderia provocar um título invicto em 94, coisa que financeiramente para a competição era ruim, a barra da direção que foi mexida pois o Senna menciona que machucava a mão enquanto pilotava, o Safety Car que era um carro completamente ruim na escolha por ser muito lento, existe imagens onde Senna gesticula para o Safety andar mais rápido, os pneus que existe uma grande chance de terem abaixado a temperatura e deixado o carro ainda mais baixo, devido ao acidente que aconteceu na largada, existindo a chance do carro bater contra o asfalto que pode ter levado ao desgaste da solda, no acidente que foi oficialmente a primeira volta onde Senna realmente usa toda a potencia e força o carro ao limite, podendo ter levado a quebra da direção já que antes ele acabou não acelerando o carro daquela maneira, e por fim a dificuldade que existiu quando tiveram que refazer toda a suspensão do carro em que Senna pilotava, ou como ele mesmo disse deixou o carro instável. Isso que deixei de fora o acidente que como mencionado no vídeo teve a barra atingindo exatamente num ponto vulnerável do capacete.
Se tivesse umas 2 ou 3 filas de pneus ali poderia ter salvo ele
O que já vi num vídeo excelente do You tube , canal Otimiza, é que tem um rio que passa na lateral da curva Tamburello. Então, não era possível aumentar a área de escape, o que fez muita diferença para a morte do Senna. Tivesse mais alguns metros e pneus de proteção, estivesse vivo. A infelicidade maior é que ele precisou morrer pra alterarem o traçado da curva, sendo transformada em curva de baixa velocidade. Coisa que já deveria ter sido feita desde o primeiro acidente nela, para aumentar a segurança. Nessa época, os chefões da F1 não se importavam com a vida dos pilotos. Era pão, circo e muita grana rolando.
Era a hora dele partir mesmo! Estava escrito! Foi uma carreira curta, mas trouxe muitos ensinamentos de persistência , dedicação e genialidade e de muitas alegrias aos brasileiros!❤❤
Nem era hora nem tava escrito. Isso é conversa pra boi dormir. O nome disso é negligência, trabalho mal feito, ganância desmedida, falta de respeito com quem está dirigindo uma máquina daquelas. Deveriam estar todos presos. Essa é a verdade.
As pessoas falam do HALO mas o HANS ajuda muito nessa questão da desaceleração da base craniana
Exato mn , acho que se tivesse os 2 na época ele estaria aqui com nós
@@Eae_meuBom Também acho
Pela primeira vez em 30 anos, eu consegui entender o que aconteceu com o nosso Ayrton
Olá !!! Waw obrigada mesmo essa explicação do Dr Marcelo Senna finalmente agora o que realmente aconteceu com o acidente na cabeça do Senna andei 30 anos no escuro porque ninguém explicou ao premenor o que realmente aconteceu fico agradecida do seu vídeo mais um vez abrigada fiquem bem e com Deus 💋💝🥂🇨🇦
Adorei tudinho,perfeita narrativa,agora sei de tudinho com certeza,lamentavelmente ele não se salvaria,se assim o fosse ,estaria como o Shummi hoje!!!😢
Só uma coisa...o carro não era do tamanho Damon Hill e sim do Alain Prost, pq havia sido campeão no ano anterior e se retirado da fórmula um, abrindo espaço pro Senna ir pra Willians...por isso Senna se sentia desconfortável, pois Prost era mais baixo que ele...
BEM LEMBRADO! KKK Ô BAIXINHO ENJOADO !...
🤭VETOU SENNA NA WILLIANS POR QUE SABIA QUE LEVARIA UM CORRO😅 KKK
AÍ QUANDO SENNA FOI PRA LÁ EM 1994, A FIA
VAI E TIRA AS TECNOLOGIAS ELÉTRICAS !...
O CARRO SÓ ERA BOM DE MOTOR! O RESTO, SENNA TEVE DE TIRAR NO TALENTO PURO...
⚜️🔰🌅🏁🙏
O carro foi feito ao estilo de pilotagem do Mansell, Prost em 93 chegou a reclamar que sentia um certo desconforto no carro, pois o modelo do carro era de de 91 com atualizações, e se você comparar o FW14 e o FW16 você vai ver que é praticamente o mesmo carro e tem algumas mudanças.
Bem colocado, e a solda não foi pra encurtar a COLUNA de direção, mas para alongá-la. Estava curta e machucava as mãos do Senna no cockpit. A ideia era trazer o volante mais pra fora e acabar com o atrito das mãos com o cockpit.
@@RodrigoSilva-rr2gk. Aí pediu para mexerem na barra de direção....a culpa tb foi do senna
@@O-QUESTÃO1976 Isso mesmo. Mas pq o hil não reclamou da distância da direção da barra do volante.o demon hil era mais alto que o Senna . Era pra ele ele reclamar também. Aquele carro era do Prost que era anão. O Senna era um pouco mais alto só. O hil era maior que os dois estranho isso . O Mansell piloto depois do Ayrton morrer.
Eu tinha 8 anos na época e assistia a corrida com meu pai e meu irmão.
Foi muito triste para todo o Brasil.
Esquecemos que a vida é frágil.
8:49 - Acredito que ele estava se referindo ao Mansell, o cockpit da Williams foi projetado para o tamanho do Mansell. Mesmo que o Prost tenha corrido em 1993, o cockpit era baseado nos modelos de 1992 e 1991 quando o Mansell era o primeiro piloto.
Sim, obrigado
Eu vi em um documentário que antes o carro era do Alain Prost, que era mais baixo que o Senna. Então ele pediu uma barra maior para o volante ficar mais perto.
E a Williams fez uma solda ao invés de uma nova barra.
Parabéns pela entrevista, por essa matéria focada nesse acidente terrível que vitimou um homem que era atleta e foi exemplo de cidadão. Saudades dos domingos de corridas com o Senna participando!
Quando ele mexeu a cabeça o carro já estava parado a um tempo... O que ele falou não parece real... sempre pensei que foi um espasmo
Muito bom. Pra mim que tinha 15 anos em 05/94 o Gp de San Marino nunca acabou
pois é…eu tinha 16. Assistia a todas as corridas. Por acaso naquele domingo eu nao acordei cedo pra assistir….quando acordei ja tinha ocorrido o acidente…pra mim parece que o cara ainda vai sair do carro e vai correr o proximo GP, apesar de ter ido até a ALESP e visto o caixão com capacete amarelo sobre ele.
Muito, muito, muito esclarecedor! Obrigada, algo extraordinário no tema morte de Ayrton Senna!
Fomos induzidos a acreditar que se não fosse a perfuração da barra de suspensão ele poderia ter saído andando do carro. Com os novos documentários dos 30 anos do acidente muita coisa está vindo a tona. Disseram em outra entrevista que ele sofreu ferimentos/danos incompatíveis com a vida. Acho que o que foi dito aqui no canal explica tecnicamente isso!!! Condiz com os relatos de que a cabeça estava irreconhecível. Um dos motivos também do caixão fechado.
Obrigado pela sua reflexão meu amigo! Tmj
O hans (proteção de pescoço) seria fundamental para que o piloto mesmo com o choque externo não tivesse a fratura do crânio na base e perda de massa por trás da cabeça. O acidente da mola de Felipe Massa é um exemplo disso, sem hans poderia ter sido fatal.
De toda forma a desaceleração já teria sido fatal
Topizeira ❤❤❤❤❤ nota mil a exelencia do homem parabém ao canal
Até q enfim uma explicação coerente e plausível. Parabéns doutor. Vc disse o que o doutor Sid Watkins não pode contar na epoca
A maneira como vc pronuncia a palavra Infame merece uma ediçao do seu otimo vídeo. Sr for possivel faça isso
Perfeita explicação e necessária, para que se entenda o que aconteceu.
11:45 - Sugiro ao médico estudar sobre a utilidade do HANS, aparelho que segura a cabeça do piloto.num possível acidente, que se tornou obrigatório antes do HALO
14:43 - O carro já fazia alguns segundos que estava parado quando Senna mexeu a cabeça
Ele está mal informado mesmo. Esse canal não é uma espécie de DTS dos canais sobre F1, as informações são bem imprecisas
Conta pra nós amigo, quais informações são imprecisas, se viu até o final, estamos aqui pra aprender. Já que estudaram engenharia e medicina, podem contribuir também. Tmj
@@Na_Mochila A batido de Robert Kubica foi muito mais forte que a de Senna e o Hans salvou ele dessa desaceleração
@@paulobonfa1695 tinha Hans na epoca do Senna? Amigo com todo respeito, a gente queria que o Senna estivesse vivo ate hoje, e ai nossa cabeca cria VARIOS SE, SE, SE...mas a realidade as vezes é outra. Mas obrigado pelo comentario. TMJ
@@Na_Mochila Foi você entrevistador, que perguntou ao renomado neurocirurgião, SE fosse HOJE o acidente do Ayrton, com a existência do HALO, se o Senna teria chance de vida. Ao qual o médico prontamente respondeu que não teria chances, pois (na sua ótica de médico ), o cérebro não suportaria o impacto. Pois bem, nós ouvintes do seu conteúdo, continuamos, de forma hipotética a visualizar a situação. Nesse momento, era VOCÊ, entrevistador, que deveria lembrar ele que o HANS, foi criado antes do HALO, então a resposta do neurocirurgião deveria levar em conta a existência do HANS. Era isso que esperávamos do entrevistador, e após isso seria interessante a resposta do profissional médico em apreço.
Quando se torna algo público, deve se estar preparado para os elogios e as críticas. Existem críticas pejorativas, e essas são descartáveis. Mas existem críticas construtivas, no campo das ideias, e não é nada pessoal, mas sim ao enriquecimento do excelente tema. Essas críticas construtivas, bem assimiladas e trabalhadas, só vem a contribuir com o crescimento do seu trabalho. Sucesso.
Ótima entrevista, muito interessante.
Demais a entrevista heim! A hora que o Dr. Falou da parte do rosto levantada, vai bombar! Nao tinha visto alguem falar nisso dessa forma ainda! Soh "desconfigurado...etc"
Papo furado...não levantou osso nenhum, ele estava de capacete não teria como acontecer isso...foi só o furinho mesmo...
Ele partiu na hora da batida...
Muy interesante. Saludos desde Uruguay. Muy fan de Ayrton. Tenia 12 años cuándo sucedió esto y veía todas las carreras.Muy buena la entrevista. Pena el audio en la primera parte, la más intersante, no quedó bien. Quedó como un audio ambiente.
Som ambiente vcs diriam. Cuida esses detalhes.
Obrigado pelo feedback amigo
Video ficou muito bom, parabéns!
Tambem agradeço a equipe de matemáticos, físicos e engenheiros formados do M.I.T. que deixaram todas as suas opiniões nos comentarios.
Cara boa entrevista, gostei bastante do relato do Dr. Senna, tirou algumas dúvidas que eu tinha sobre a lesão que ele teve na base do crânio. Agora de crítica construtiva, a música de fundo tá muito alta, atrapalha muito na audição. Melhor nem colocar música... Obrigado pelo conteúdo. ✌🏻
12:53 - Essa foi uma das causas da morte do último piloto falecido na F1, depois de Senna, que disputou GP do Japão em 2014 (ficou em estado vegetativo por 9 meses, vindo a falecer em 2015).
Piquet, Berger, Alboreto e Patrese também bateram na mesma curva com velocidades aproximadas de 250 a 270 km/H e sobreviveram graças a Deus. Infelizmente oq vitimou o Senna foi o braço da suspensão. Segundo o site GPTotal pela telemetria a Willians bateu a 231km/H. O destino nos pregou uma amarga peça. 😭
Pois além disso existe o ângulo de impacto do carro com muro de aproximadamente 45 °,que ainda fez diminuir a força.
Peça tava com solda e arrebentou e deu nisso oq deu
Uma pergunta: porque o GP de Fórmula 1 dos EUA de 1974, em Watkins Glen, com a morte por decapitação do piloto da Surtees Helmutt Koining, havendo fotos da cabeça dele ainda dentro do cockpit no asfalto da pista durante a corrida, não foi cancelado ?
No se si será por eso. Pero en el caso de la carrera de Imola, disputada en Italia en el 94, la ley italiana mandaba suspender la carrera en caso de muerte en la pista. No se si la ley americana, como en el caso que planteas , sería lo mismo.
Na década de 70 só na fórmula 1, havia pelo menos 1 morte / ano, tiveram anos que foram 2, eu acredito que nessa época não houvesse lei que proibisse, dependia da legislação do local, ao longo dos anos foi evoluindo, hoje, eu acredito que uma prova seja cancelada na hora em qualquer GP.
A legislação italiana proíbe a continuidade do evento em caso de acidente fatal.
A americana não.
@@TheUsuario0999 Não existe nenhuma fonte sobre essa história da lei italiana, só especulação e do mesmo único cara que disse que tiraram o Senna da pista morto, o que por si só já é suspeito pq vc não tem como detectar atividade cerebral na pista e o cardiovascular dele estava funcionando
Na minha opinião... isso ai é mito! Essa lei não existe. O piloto não pode morrer na pista, principalmente na italia, para não f equipe e o dono da equipe. Vide o chapman q foi acusado de homicídio culposo devido à morte do piloto Jochen Rindt.
Com todo o respeito ao querido e renomado doutor, eu não sou médico mas há na internet informações mais que suficiente sobre o caso e algumas delas precisam ser trazidas à apreciação para compreensão geral do que aconteceu.
Primeiro, a hipótese de que o que jogou a Williams no muro foi a quebra da coluna de direção é uma teoria de duas comumente plausíveis. A outra é a de que Senna perdeu o controle depois que assoalho do carro bateu contra as críticas ondulações na entrada da antiga curva Tamburelo; embora haja gente que duvide dessa hipótese, ela nunca foi 100% refutada. Há um bom video no YT que explica isso, esmiuçando a telemetria do carro no momento do acidente (procure TELEMETRIA DO ACIDENTE DE AYTON SENNA, canal Automobilismo Brasil).
Segundo, não há notícia nenhuma de que Senna sofreu uma disjunção cranio-cervical e acho que aquele tão falado leve e breve movimento de cabeça (que aconteceu depois de alguns segundos em que a Williams acidentada já tinha parado de se deslocar) prova isso; dificilmente Senna faria aquele movimento de cabeça se estivesse com o pescoço desconectado. Vide acidente fatal de Ratzenberger, que teve uma fratura no pescoço e pelas imagens dá pra ver claramente que sua cabeça ficou bem mais solta e posta de maneira totalmente diferente da posição da cabeça do brasileiro após o acidente fatal.
A únicas lesões constatadas em Senna foram perfuração e fratura da têmpora (o que causou uma lesão maciça no lobo frontal) e multiplas fraturas na base do crânio. Fora isso, segundo quase todas as fontes respeitáveis, seu corpo estava intacto.
Exatamente. E não foi a barra de Direção que perfurou a cabeça do Senna. Foi uma das hastes que fixava o pneu ao carro que perfurou a cabeça do Ayrton.
Um adendo necessário: acabei de assistir aos vídeos explicativos do canal Otimiza e, sinceramente, agora, fica muito difícil não acreditar na tese da quebra de barra de direção...
@@ruypetra Isso. Eu também acho. Mas foi a haste da suspensão que adentrou no capacete e consequentemente na têmpora do Senna. O médico falou diferente. Eu também acho que a motivação real do acidente foi a quebra da barra da direção. Abraços.
@@juniorsilva-ms4iksim
A barra de direção ficou provado no processo da morte dele na Itália.
Se saiu Massa encefálica por todos os lados é porque o cérebro simplesmente derreteu, esfacelou.
Foi instantânea e qualquer um que olhasse teria essa percepção.
Então há de se questionar algumas ações na pista.
Foi a quebra da coluna de direção, erroneamente chamada de barra de direção
Foi um porradão! Foi muito triste, mas depois de alguns dias a ficha caiu, F1 a 300km, mesmo com toda a tecnologia é muito arriscado.
Cara, eu cheguei ha pouco tempo aqui no seu canal. Recomendação aleatória do iutóba, e vou dizer, foi um baita achado! Sao raras as vezes que o YT acerta na recomendação! 🤘👏👏
Tmj irmão obrigado
Vocês não lembraram mas a causa da morte do Bianchi foi exatamente essa que ele falou lesão Axional difusa
A batida do Jules foi muito pior, não sei se já tinha halo na época
@@42much1Não tinha!
Nos próximos 30 anos ou mais, ainda vão surgir muitas especulações e muitas histórias.
Entrevista excelente, explicação melhor não tem, não sei se agente ouvindo ele falando que o Senna morreu na hora, não sofreu, agente fica um pouco mais conformada🖤😞😭🙌🙏 descansa em paz
A maior explicação que eu vi até hoje.
Top entrevista completa
Pela força da batida tudo estourou por dentro dele sem dúvidas
O que matou o Senna não foi nem o braço de suspensão que perfurou a viseria do capacete, mas sim o impacto do pneu que se chocou no muro contraindo a cabeça do Senna contra o cockipt, e o capacete de Senna também bateu no muro a força g muito grande dando o traumatismo na base do crânio.
Ayrton Senna deixou saudades na fórmula 1
Adorei a explicação parabéns 👏👏👏
Saudades eterno Ayrton Senna do Brasil
Cara , imagina o pânico do socorrista que chegou e viu essa cena , Do Ayrton com o Crânio e cérebro exposto .. caraca ..
Imagina. E o desespero de como tirar capacete... difícil de imaginar
Muito Interessante a discussão! Tenho alguns pontos para serem questionados. Primeiro que na hora da "mexida de cabeça" que o Galvão narrou, o carro já estava parado fazia bastante tempo. A mexida ocorre, muito provavelmente por algum espasmo natural. Isso que ele diz sobre deslocar o pescoço, pelo que eu lembre não consta no relatório médico. Fala em múltiplas faturas na base do crânio. E ele teve sim parada cardiorrespiratória já no carro e foi ressuscitado. Isso foi repetido também no helicóptero e no hospital.
Segundo que tem uma mancha amarela no muro, no local da batida, que condiz com a cor do capacete, e nas fotos tiradas do capacete da para ver pedaços de concreto do muro presos no capacete. Ou seja, não foi só a roda com a barra de suspensão, mas ele também bateu diretamente a cabeça no muro no momento do impacto.
O que exemplifica mais ou menos o que o Dr. quis dizer: em duas situações catastróficas, duas tragédias, com dois gênios da F1… Senna X Schumacher… Morrer na hora ou ficar o resto da vida vegetando…? É uma discussão muito polêmica e decisões extremamente difíceis, embora para alguns seja fácil de responder.
A família e o mundo perdeu ele,mas acho que p ele foi melhor partir. Ele ficaria c muitas sequelas, n seria o mesmo. E p um cara como ele,jovem,ativo,atleta, seria muito triste.
O hans e o hallou teria salvo sena ,pois a roda bateu na cabeça dele pressionando a contra o cockpit quebrando a base do crânio, e a barra perfurou a viseira mais com hallou talvez essa barra nâo teria alcançado a testa do piloto mais é so teoria
Concordo inteiramente. O Halo mudaria toda cinemática do acidente e consequentemente na gravidade de possíveis lesões. A fratura de base fo crânio poderia ter sido evitada , pois o conjunto pneu é barra de suspensão não teria atingido a cabeça do piloto.
Um bom ponto de vocês, mas onde acharam o estudo, simulação de médicos ou engenheiros de segurança dizendo isso? Conjecturar, ou imaginar SE, é o exercício mais facil. Mas entendo a opinao de vocês. Também gostaria que o halo tivesse aparecido antes.
roda do te ucu kkkkkkkkkkkkkkk nem nada haver com roda oque matou ele
se naquele época tivessem inserido o halo, muito provavelmente teriam de aumentar o tamanho do carro com isso as rodas ficariam mais distantes do cockpit, aumentando a proteção do piloto.
@@gleitonps A grande e repentina desaceleração, por causa do impacto forte, já seria suficiente para danificar o cérebro, mas teve ainda a fratura da base do crânio. Portanto, mesmo com as proteções dos carros de hoje, nada teria salvado Senna. Seu destino já estava selado. Foi isso que o médico quis dizer.
A entrevista mais chocante sobre o acidente!!
Eu nunca mais assisti nenhuma corrida ! A última foi aquela fatídica corrida . Lembro que na hora já senti que perderíamos nosso amado Airton Senna . Só cai no choro e uma sensação de que não teríamos uma boa notícia. 😢
Nossa limeira, minha cidade. Quanta honrra.
Só curti pela legenda, muito melhor pra quem tem surdez
Detalhe: o movimento da cabeça do Ayrton depois da batida, o carro já estava parado a alguns segundos, portanto não foi contra movimento da cabeça quando o carro se estabilizou. Parece ser algum reflexo involuntário.
Finalmente consegui entender parabéns pela explicação.
Obrigado! 🙏
11:59 nesse sentido, a batida do Rubinho foi até pior no mesmo finalde semana é não teve sequela... Anos atrás o Piquet teve um acidente quase idêntico e também não teve sequelas...
O Piquet teve sequela sim , ele mesmo disse que a parte de profundidade não foi mais a mesma para ele. Depois recuperou quase tudo. Não é que perdeu tudo, mas aquele pouquinho que faz a diferença, se perdeu.
Rubinho não teve sequelas? Será mesmo? 😂😂
O que matou o Senna foi a perfuração no crânio. Nem o Piquet e nem o Rubinho tiveram a cabeça furada.
@@EdRizzo eu marquei a parte do vídeo que ele fala sobre "parada instantânea acima de 60 km/hr", ele disse isso independentemente de outro tipo de lesão. E repito: nesse sentido a do Rubinho foi muito pior. E não, a lesão fatal não foi pela perfuração e sim pela fratura de base de crânio, algo já comprovado.
Explicação bem detalhada com detalhes extremamente chocantes...
Não é à toa que quando tiraram o capacete do Senna, um dos médicos entrou em estado de choque!😲
Médico em estado de choque por ver um paciente acidentado? Estranho hein?
No vídeo que eu vi nenhum médico entrou em estado de choque não. Todos se empenharam em fazer o atendimento e a reanimação do Senna. Esse negócio de estado de choque é sensacionalismo da imprensa.
Fiscal de pista. Não o médico.
@@denisesilva8426 os fiscais de pista só ficaram perto antes dos médicos chegarem. Mas ai eles não viram nada porque não puderam tirar o capacete. Depois que os médicos chegaram ninguém mais chegou perto. Nem foto conseguiram tirar... É bem sensacionalismo esse negócio de sair correndo desesperado.
É que isso dá ibope né? Então eles alimentam essa mentira que vira uma verdade falada por muitos.
@@serralvo26 Pode ser.
É que pesquisando sobre o Senna em função dos 30 anos de seu falecimento, vi reportagens dizendo que quando retiraram o capacete e vitam a situação em que ele se encontrava, um dos socorristas teriam entrado em estado de choque, diante da gravidade da situação dele.
Mas pode ser sensacionalismo mesmo!
@@MarilynAparecida exatamente! sensacionalismo que por se repetirem, acabam virando verdades.
Vi várias reportagens dizendo que a barra entrou apenas 2 centímetros no lado direito do rosto próximo da têmpora e não entre o olho e o nariz, e não arrumou parte do crânio com exposição do cérebro...
Na verdade a barra não foi na têmpora (próximo a orelha), sempre se cogitou que foi na testa pela imagem do capacete (mais nunca se soube exatamente onde foi erra lesão) o que se sabe é que a barra provoca uma lesão, junto com a desaceleração (hoje existe imagens definidas que Senna bateu a cabeça contra o murro também), junto teve a lesão na cervical e a fratura em base do crânio, junto da ruptura da artéria temporal. Se fala que a barra não matou pois de fato era a lesão "menos grave" devido a hemorragia e sua fratura em crânio.
A perda da massa encefálica ocorreu por diversos lugares, mais também pela boca e nariz saiu sangue.
Vc acha que eles falariam com todos os detalhes o estrago?
Ayrton senna o maior fenômeno da natureza em termos de pilotagem
Meu primeiro ídolo na F1 foi o Nelson Piquet, quando eu comecei a entender de Fórmula 1 o Piquet foi tricampeão em 87, em 88 o Senna ganhou o primeiro título, eu eu gostava dos 2, embora eles se odiassem e tinha torcida organizada de cada um, um era totalmente centrado e cartesiano e o outro era boêmio e técnico, ele fazia os ajustes dos carros junto com os mecânicos, os dois eram fodas, depois de 01/05/94 a fórmula 1 se esvaziou de vez, porque em 94, o Prost, Mansell e Piquet já tinham parado de correr, e nunca mais vi uma geração tão boa de pilotos como essa, passei a torcer pelo Daimon Hill que só não foi campeão em 94 porque o Schumacher já fez aquela pilantragem de jogar o carro pra cima dele, mas o Hill conseguiu ser campeão em 96, mas já não era mais a mesma coisa.
Existe uma foto rara da lateral do capacete. O impacto na parede rachou a parte traseira do capacete na parte de trás. Essas duas forças, da barra de direção e da pancada da cabeça contra o muro, qualquer uma das duas era suficientes pra mata-lo. Ou seja, uma força perpendicular e outra lateral contra uma cabeça que estava limitada na parte traseira pelo santo Antônio do carro.