CAMISETAS CIENTÍFICAS: www.useciencia.com.br/?parceiro=2516 LIVROS MENCIONADOS: - Ciência na alma: Escritos de um racionalista fervoroso (Richard Dawkins): amzn.to/35nivYp - A magia da realidade (Richard Dawkins): amzn.to/3zfJIt2 - Como a mente funciona (Steven Pinker): amzn.to/3lut5Dl - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt - O mistério da consciência (António Damásio): amzn.to/3tRUjXZ - O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV LIVROS SUGERIDOS: - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino (Richard Dawkins): amzn.to/3AhyT9u - O gene egoísta (Richard Dawkins): amzn.to/3tM2TrU - O maior espetáculo da Terra: as evidências da evolução (Richard Dawkins): amzn.to/397NZ5B - O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos (Miguel Nicolelis): amzn.to/34xSHaB - A origem das espécies (Charles Darwin): amzn.to/3EnwZ9I - Darwin sem frescura (Pirula e Reinaldo Lopes): amzn.to/3fil4yq - Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx GRUPO DE ESTUDOS (PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS): www.sympla.com.br/event__1446919 MINICURSO (PSICOLOGIA DA ATRATIVIDADE): www.sympla.com.br/evento__1436281 SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 4) Participar da nossa LIVE privada mensal; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin Quer apoiar meu trabalho por aqui me enviando qualquer valor via PIX? Minha chave é: contato.danielgontijo@gmail.com Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo MEUS EQUIPAMENTOS: Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW iPhone 13 Pro: amzn.to/3eSpvQV
Na minha visão, não existe espirito e nem alma. Na minha visão, não existe o pós morte. Na minha visão, a terra é conduzida por um ser inteligente invisível que atua na mente de acordo com as vibrações positivas para te fazer saudável e feliz.... esse ser invisível, na minha concepção, é chamado pelos humanos de Deus. Não existe céu, inferno ou o tal de purgatório, inventado pelos ideologistas da catolica. Não existe diabo, capeta , lucifer ou anjo caído, o que existe, são vibrações negativas dos cérebros humanos, na busca por coisas ruins contra ele ou para outros. Nossa oração para o DEUS das energias positivas, é uma espécie remédio ou alimento, para estar sempre com o cérebro sadio na evolução da saúde e da paz interna até os últimos dias de vida. Não esquecendo tbm, que muitos alimentos e bebidas químicas, prejudica o cérebro, consequentemente o corpo, para adoecer e padecer até o fim da vida. Morreu, acabou o ciclo da vida, o que fica são as sementes ( nossos filhos) , para dar continuidade ao Genoma.
Esta é a ideia do Bil, ele quer chegar a uma Vacina excelente que entorpezca a alma, ou seja as emoções humanas. Isto sera possível ❓talvez, então as pessoas serão meio robóticas, o povo Chinês já tem uns princípios acelerados em contra das emoções. É tbm na Europa desde pequena, em alguns, países, as crianças são postas em tantas atividades que não lhes sobra tempo para emoções..... Ja coração e espírito é a mesma coisa e não precisa fazer nada para matar porque o espirito sem o Ruaj Rakodesh, já está morto..... Caminho Verdade Vida, Ruaj Rakodesh
A refutação do Dawkins sobre a crença na alma é basicamente uma crença pessoal dele sobre o futuro que ele acredita que pode acontecer. No fundo tudo é crença, porque somos limitados racionalmente e nossas técnicas científicas também operam dentro de um limite. Uns apostam na realidade mística, e outros em possibilidades técnicas, mas sim, tudo é um passo de fé. Inclusive essa minha opinião ;)
A alma não seria so crença religial tb seria ciência ciência psicologica o nome que estuda a alma e tenta acha comprovações dela a sua alma seria a sua consciência que vem dos microtubos que quando você morre esses microtubos perdem seu estado quantico
Já tive uma forte experiência. O importante é respeitar a forma de pensar de todos, mas só quem passa por isso sabe. Eu acredito na ciência, mas acredito também que existem mais coisas além que os olhos podem ver. Paz e amor para todos ❤️
Acho impossível ter certeza de que a consciência depende da vida do corpo. Cada cérebro cria uma versão do mundo e a realidade fora da mente é inalcançável. Não podemos ter certeza se existe matéria fora da mente ou se essa tem autonomia para criar as nossas percepções. Tomamos muitos sonhos como realidade. Somente quando acordamos descobrimos que tudo que vimos, ouvimos e sentimos no sonho, por maior que era a riqueza de detalhes, existiu apenas em nossa mente. Então, nada impede que morrer seja acordar na verdadeira vida, descobrir que a última vida foi inteiramente um sonho e se lembrar de que a vida real é infinita e a morte existe apenas em sonhos.
Daniel, acho importante vc fazer um conteúdo abordando a importância da arte, da ciência e da filosofia, na construção de novos sentidos na vida do cético/ateu. Pq como todos nós sabemos, é muito difícil viver completamente vazio e sem esperanças diante da vida e suas dificuldades.
Outras resenhas de Livros Ateístas clássicos como Dawkins e outros seriam muito legais neste canal. Há também autores franceses e brasileiros menos conhecidos dos ateus brasileiros que também mereciam uma resenha e uma homenagem em vídeos.
Eu gosto da ciência , mas quero estar vivo pra ela explicar a saída do corpo após a meditação . Pois é ,você fica lúcido fora do corpo . Essa experiência já foi o suficiente pra eu mudar minha vida.
Eu ainda tenho muita dúvida sobre o que é a consciência. Entendo que tudo que pensamos, o que sentimos, nada mais são do que correntes elétricas no nosso cérebro, e que tudo isso deixará de existir quando meu cérebro se deteriorar. Mas por que temos sentimentos, consciência de nós mesmos? E que outros seres também a possuem? Um computador possui consciência, sentimento? Se começarmos a criar robôs cada vez mais parecidos com os humanos, até por fim criarmos uma réplica perfeita de um ser humano, a partir de qual momento essas máquinas terão consciência? Confesso que até me dá um gelo na espinha quando reflito sobre essas coisas.
Nem daqui há um milhão de anos um computador ou qualquer máquina terá consciência e sentimento. Um computador apenas segue comandos pré-estabelecidos, computadores não pensam. Quem já estudou linguagem de programação sabe como funcionam os computadores.
@@ricardomenezes1223 Mas se nós somos apenas correntes elétricas processando informações como em um computador, não é a mesma coisa? Já estudei um pouco de programação, e não estou convencido de que nosso cérebro não é mais que um computador bem avançado (e cheio de bugs).
@@rogerio4039 Não é a mesma coisa. Um computador não pensa. Ele simplesmente segue as rotinas (as instruções) de um programa (algoritmo). Se o programa tiver erros, o computador vai cometer os erros. Se no programa tiver a instrução que 1+1 é igual a 3 o computador vai dizer que 1+1 é igual a três. O computador não é uma máquina inteligente. É uma máquina burra, que só segue instruções e não questiona nada.
@@ricardomenezes1223 Mas e se o nosso pensamento nada mais é do que um algoritmo tão complexo que não compreendemos como funciona? O que chamamos de livre-arbítrio e pensamento pode ser nada mais do que seguir um algoritmo altamente complexo.
Não é possível e nem razoável alguém concluir que a consciência ou pensamento possa ser uma emanação do cérebro, haja vista que esse órgão não passa de um amálgama de 4 elementos da tabela periódica : oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono; sendo que essa mistura é principalmente 75% de água. Daí eu pergunto : água pensa ? Um cérebro pesa cerca de 1,4 Kg , sendo que os _neurônios_ propriamente dito, contribuem com apenas 145 g desse peso. E desses, apenas uma pequena parcela [ uma finíssima camada ] compõe o córtex pré - frontal , área do cérebro "responsável pela consciência". Coloquei aspas porque o cérebro é na verdade, um instrumento do espírito que vive enclausurado nesse órgão fantástico, fruto da Inteligência Cósmica que criou e comanda todo o universo. Aproveitando a analogia feita aqui, o cérebro é o hardware; enquanto o espírito encarnado é o software. Detalhe : os neurônios são constituídos basicamente de carbono e, volto a perguntar : carbono pensa? PS: Não sou médico nem cientista; apenas alguém que busca a verdade.
Há 2 excelentes vídeos do Pirula sobre o que é e o quê poderia fazer a alma partindo do pressuposto de que a alma existe. O primeiro vídeo chama-se Alma pra quê e, o segundo é uma resposta a este vídeo dele. O Átila Iamarino também fez um vídeo nessa pegada. O título é O que é o espírito ? Na minha visão de cientista. Recomendo muitíssimo
Podia falar sobre Ian Stevenson, o famoso psiquiatra canadense que trabalhou quase por 4 décadas sobre reencarnação e realizou 3 ou 4 livros que tratam sobre o assunto, hoje seu sucessor é o doutor também em psiquiatria Jim Tucker ( não confundir com o guitarrista da lendária banda dos anos 60: The Turtles) e se não me engano existe até um departamento na Universidade onde Steve deu aula para estudos sistemáticos deste tão excitante assunto! Um abraço do gringo aqui do centro do RS, Itaara!!
Esse Ian stevenson acredita em reencarnação? Pra dar um resumo, se ela por psiquiatra e Acreditar em reencarnação é a msm coisa de um físico/geólogo acreditar em terraplana
Como diz Sagan: somos a consciência do universo. Somos uma maneira de o universo conhecer a si mesmo. A consciência nada mais é do que memória gravada no tecido do nosso encéfalo. É uma forma de energia de transmissões neurais. A única diferença para um computador é que somos orgânicos e em respostas a estimulos respondemos com moléculas orgânicas os sentidos. Amor: ocitocina, medo: adrenalina, raiva metafetamina, etc... Somos o universo se experimentando.
Se a consciência é "nada mais do que memória gravada no tecido do nosso encéfalo", o que é um "tecido do encéfalo" então? 😆 Sei que em último caso esse encéfalo é nada mais que "matéria", e que "matéria" é um conjunto de "átomos, e que "átomos" são partículas, e etc etc... Mas no fundo não sabemos oq diabos são essas coisas realmente. Então como podemos saber se a consciência é produto delas e não o contrário? 😆
@@betolins1966 por que antes de nós nascer não existe memória, então logo só pode ser algo relacionado com o tecido nervoso. É provável que depois de morrer vai ser como antes de nascer.
@@betolins1966 sabemos sim, matéria é energia condensada, e energia é auto existente, energia da conservação. Logo simplesmente somos o próprio universo. Não existe eu de verdade, sempre fui átomos antes e vou ser depois da morte, todos aliás, são átomos.
@@Jefshortsurfistanylon A aparente inexistência de memória anterior não necessariamente prova que a consciência seja um subproduto do cérebro. Além do mais, existe um fenômeno bem interessante de crianças com memórias de uma suposta vida anterior. Há casos realmente impressionantes que precisam ser investigados, e não podemos meramente descartar isso por preconceito "anti-espiritualista".
@@Jefshortsurfistanylon Se eu te perguntar o que é essa tal "energia", você vai me dar uma definição conceitual. Mas o fato é que ninguém sabe exatamente o que é isso. Responder com "é uma coisa autoexistente" não é saber de fato 🤔
Queria tanto acreditar nessas palavras, mas o que vi jamais me permitirá tal liberdade. A falta de fé do Daniel Gontijo é de dá inveja, queria ser assim
Professor, vc poderia falar sobre pseudociência nas Ciências Humanas? Minha sugestão é o "anarcocapitalismo" que é o terraplanismo da Economia e da Ciência Política. E q nada tem a ver com o Anarquismo, movimento e pensamento político historicamente anti-capitalista. Tenho certeza que a Coordenação Anarquista Brasileira, principal representante do anarquismo histórico no Brasil o ajudaria nessa tarefa.
Penso que um ponto talvez inalcançável da pesquisa científica seja o "self" no sentido do "eu" ser "eu" e não "você" e vice-versa. Posso identificar consciência em outro ser, mas "eu" sou a consciência de forma perene para mim mesmo. Isso é um mistério.
Vejo mais dúvidas que certezas. Mas é assim mesmo. Acredito que quanto mais a ciência evolua. Maior vai ser a aproximação com o espiritual. Não o contrário. Mas tá valendo.
Há dois tipos de crentes: o religioso que acredita em algo que não consegue provar e o ateu que acredita não haver algo, e isso ele não consegue provar, este livro prova esta dificuldade do ateu. Desculpa aê Dawkins! E, em tempo: sou agnóstico!
Existe o ateu que não acredita nas alegações religiosas (é um descrente). Difere do ateu que acredita não haver algo (crente). Um é negativo e o outro é o positivo.
É muito importante as pesquisas sobre o tema, principalmente, partindo de céticos, que; mesmo não crendo, estudam, indagam, analisam e buscam compreender o que não se encontra nas edificações de laboratórios. E; se indagam, é devido a existência de algo ainda inexplicável, disse ainda... Homens e suas concepções meramente limitadas nos limiares dos quiméricos conhecimentos! Tudo a seu turno, docilizando o véu da ignorância! Conhecemos a luz pelo fato de as trevas existirem, conhecemos os vírus, pelo fato de os microscópios eletrônicos existirem, conhecemos o átomo os fótons e glúons, pelo fato de o microscópio de tunelamento existir...Poderia aqui deixar inúmeras descobertas científicas, graças aos estudos, pesquisas e dedicação que o homem em suas necessidades orgânicas, objetivou o avanço intelectual. Nada obstante, quando o assunto é mente, cérebro; nos indagamos sob o ainda desconhecido que nos circundam as questões que chamamos 'espirituais' e novamente estamos objetivando tais questões, no intuito de desbravar fatos e relatos incompreensíveis como já disse; a limitada e muito limitada orgânica mente humana que longe ainda está de mentes superioras que outrora estagiaram neste planeta e aos poucos, outras mentes, se consolidam entre as etnias, alavancando o progresso dos seres...A pergunta que não quer calar: De onde vem todos os conhecimentos amiúde, que se apresentam e intrigam a ciência, como também já disse, ciência limitada humana? Paz em seus corações!!
Alma é a Consciência. Vendo o seu vídeo eu acabei de descobrir que são palavras "sinônimas" na prática. O lance é que tem gente q acha q a consciência continua depois da morte. A ciência não vai provar que a alma não existe pq a alma é a consciência e a gente ja sabe que a consciência existe. Mas é muito difícil estudar a consciência.
O Átila fez um vídeo que se encaixa bem nessa alma 1, antes se achava que o que dava vida ao corpo era a alma, se eu n me engano, hoje sabemos que cargas de energia convertidas no cérebro é o que fazem nossos corpos se mexerem, e agirem ao nosso favor, é incrível!
A "maquinaria" corporal realmente é uma coisa impressionante. Mas nada do que conhecemos sobre o corpo é suficiente para explicar a existência de uma experiência senciente, a existência de um "eu" que experimenta o mundo. Poderia ser simplesmente corpos sem experiência interior, tudo poderia continuar funcionando de forma mecânica e padronizada das leis físicas/biológicas, sem "alguém" consciente ali "dentro". É muito doido isso kkkkk
Mas cargas energéticas no cérebro não são condição suficiente para a vida, ué. Como disse o amigo aí embaixo, nada nessas cargas aponta para um Eu senciente, consciente e autoconsciente Além do mais, o conceito de vida é justamente *aquilo que se move por si mesmo* . Ou seja, uma explicação meramente mecanicista (como a que você disse) da vida não dá conta do caráter ontológico do ser orgânico; não é suficiente para fazer uma boa distinção entre entes *inanimados* e entes *animados*
Poderia traçar um paralelo entre essa discussão e o conceito nas abordagens da psicologia.
2 ปีที่แล้ว +1
Em relação à consciência do eu, outros primatas tem ciência de si mesmo. Isso mostra que é algo físico mesmo, ligado aos circuitos neuronais, onde confluem as memórias, sensações internas e externas, raciocínios, etc..
O filme "The 6th Day" (O Sexto Dia, 2000), de forma acidental, mostra que a noção de ALMA está além do corpo físico, das memórias e dos sentimentos. ALMA, assim como DEUS, são conceitos, ideias e percepções metafísicas alcançadas pela inteligência (capacidade) humana, mas não pela CIÊNCIA humana. Parabéns pelo canal ! ! ! Aprecio muito a Cultura e o Debate que ele divulga e promove.
@@ceticoantisseptico6263 Não necessariamente é bulshit. Todos temos nossas premissas metafísicas sobre a realidade. Essas premissas fazem parte da nossa vida de forma tão profunda que mal pensamos nelas. Mas elas estão lá.
@@betolins1966 A realidade é que o que chamamos de metafísica pode ser qualquer coisa para qualquer pessoa. Medium, guru e pessoas religiosas sabem disso e exploram a seu favor. Por isso que podemos afirmar da grande perda de tempo que é discorrer sobre qualquer questão metafísica
"Os sistemas artificiais carecem de uma coisa e, em minha opinião, para sempre carecerão, ou seja, o 'Cogito', o conceito de verdadeira autoconsciência (que não se confunde com autorreferência). O fato de não podermos explicar matematicamente ou cientificamente essa capacidade em cérebros humanos, muito menos recriá-la em algoritmos ou máquinas é, aliás, uma das mais fortes indicações para uma natureza virtual do universo e existência de uma consciência externa em nós." | Thomas Wolf
Gente, será que sou só eu que acha desesperadora a ideia de que a alma sobrevive a morte??? Toda vez que o professor fala que essa ideia é confortante eu grito aqui "naaaaaaão!!!!" kkkkk Parabéns pelo conteúdo prof!!!
Considerando a possibilidade de que a continuidade da vida possa ser muito melhor do que isso que vivenciarmos nesse "plano", talvez seja uma boa sim 😆
@@betolins1966 "Deus" me livre kkkkk. Fico imaginando eu morta e com todas as lembranças de m3rd4 da vida que tive. Eu hein... Prefiro que tudo acabe com a morte mesmo. Muito mais confortante no meu caso saber que uma vez que eu morrer, tudo vai estar acabado pra sempre e não terei nada do que me lembrar. Mas pode ser que pra quem tenha uma visão de vida pós morte diferente da minha (durante muito tempo segui a doutrina espírita) realmente essa ideia seja reconfortante.
@@brunodantes.m.t.1968 mas eu sempre posso usar uma capa, um guarda-chuva ou simplesmente não sair quando estiver chovendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ué, pensei que a ciência já tinha provado isso, vai ser só daqui à 50 anos, será, então isso quer dizer que hoje à ciência ainda não provou que a mente não sobrevive à morte Fisica, me deu esperança!
Quanta contradição !! Como a ciência pode "matar" o que não existe -- segundo vocês ? Eu acho que todos vocês cometeram um ato falho -- só Freud explica. O que é fácil perceber é que vocês ateus, tem uma necessidade...doentia de que não exista alma e, principalmente, Deus.
Quem tem amigo imaginário são vocês, ateus. Trata-se do São Acaso - Santo da devoção de vocês. Prove que ele existe !! Como ele é ? Qual é a cor; forma química; é quadrado ou redondo; gordo ou magro; carga elétrica; quantos átomos...?
Não conhecia esse livro, o último livro do Dawkins que eu li foi "A Magia da Realidade" e já faz tempo, li bem depois que foi lançado mas mesmo assim tem tempo. Interessante!
Boa tarde, seus debates, e tentando colocar religiosidade nas vidas, de maneira a entender pouco mais de tudo, gostaria de ver você entrevistar alguém da religião hindu.
Não como o sistema religioso organizado ensinou, mas que existe Espirito existe. Alma é o Espírito encarnado, ... ANIMA.... Todo ser animado tem uma ALMA 👍🏿
Sem nenhum ânimo, se não o de melhorar a informação(certamente dada por um descuido) acerca da consciência e a percepção da dor. Esta é um fenômeno FÍSICO e não produto da consciência enquanto tal. Esta remete mais a subjetividades. fora portanto do mundo sensível.
2 ปีที่แล้ว +5
Consciência se explica com ciência. Um ser humano surdo, mudo e cego teria a mesma consciência de um ser com todos os sentidos? Certamente não. A consciência é formada por memórias neurais abastecidas pelos sentidos.
Como vc pode provar que um surdo, mudo e cego não tem a mesma consciência que vc ? É impossível cravar um "não" como vc fez. A minha prof de psicologia dizia isso na faculdade. E isso vale até mesmo pra animais de outras espécies. A gente não tem como afirmar que um "bicho" não tem consciência ou racionalidade pq não tem como entrar na cabeça deles e ver o q ta se passando lá dentro. Mas dá pra notar que alguns animais tipo cachorro e elefante tem um comportamento no mínimo curioso, tem uma "sensibilidade" que muitos humanos não tem...ja é uma pista.
2 ปีที่แล้ว +3
@@nome3296 é preciso primeiro definir o que é consciência. No exemplo citado, o individuo não tem consciência de sons nem de imagens. Quando muito de sensações tateis. E os animais, embora grande parte tenha todos os sentidos, há a limitação do processamento dos mesmos pela própria estrutura cerebral. O elefante tem um tamanho do cérebro grande em relação ao humano, e talvez por isso foi verificado uma boa memória. Já os cães podem mostrar alguma sensibilidade pela convivência com humanos. Mas tudo com certeza deriva do cérebro, caso contrário calmantes não fariam efeito.
A consciência só pode se explicar pela Ciência se ela for, de algum modo, um *objeto* de conhecimento. No entanto, ela é *sujeito* do conhecimento. Como algo que é sujeito do conhecimento pode ser concomitantemente objeto epistêmico?
2 ปีที่แล้ว
@@openyourmind2269 Não há impedimento algum. E voce parte de uma premissa que pode não estar correta. Qualquer pessoa normal tem consciência da própria consciência. Ademais, ao que me parece, a psicologia é a ciência destinada ao estudo da consciência.
"Se o pensamento não é feito de matéria, quem pensa ou de onde vem o pensamento"? O cérebro! Pouco provável. Se até a energia é matéria, então não podemos dizer que são as sinapses nervosas responsáveis pelas respostas nervosas, (este talvez fique em segundo plano), nem tão pouco pelo pensamento. Talvez para investigar a Alma "Espírito" precisamos de um método que não seja convencional. Como uma ciência material poderá encontrar resposta para algo imaterial?
Ja q é uma possibilidade o contrario tambem pode ser verdadeiro,
2 ปีที่แล้ว +1
Não sei não, se partimos do princípio que a alma é algo sobrenatural, a ciência não tem como refutar. A única possibilidade seria conseguir interagir com ela, medir, etc... Não dá para demonstrar que existe ou não existe por meio da ciência. Para o sobrenatural, as possibilidades são muito diversas do mundo natural.
A gente precisa abolir a noção de "sobrenatural" das nossas mentes... Tudo o que existe, faz parte da natureza afinal de contas. Se porventura existir isso que se chama de alma, ela é tão real e natural quanto a eletricidade. E certamente daremos um jeito apropriado de detectar sua existência.
2 ปีที่แล้ว
@@betolins1966 Sobrenatural é uma alegação, de algum fenômeno que não faz parte do mundo natural. Por exemplo, ao morrer é feito uma transição da suposta alma, até um outro mundo, fora deste universo, o qual não temos acesso, ou não podemos interagir, e de onde ninguém voltou. Ao menos não temos uma evidência. Se pudermos interagir e medir, aí sim, passa a ser um fenômeno natural, e deste modo, não existindo tal fenômeno sobrenatural.
2 ปีที่แล้ว +2
Sendo assim, os avistamentos de fenômenos sobrenaturais são completamente contraditórios, pois não poderiam estar ocorrendo neste universo. Por isso, a maioria tem explicação pela física ou biologia... Então, de certo modo concordo com você. E sobrenatural seria uma definição.
@ Mas há uma confusão nessa noção de sobrenatural. Um fenômeno dito como "sobrenatural" pode ser somente algo ainda não compreendido por nossas noções físicas e nossas tecnologias. Mas no longo prazo nossos meios de acessar e explicar diferentes categorias de fenômenos vão se aperfeiçoando e ampliando seu alcance. Se determinado fenômeno é real, ele tem seu lugar na ordem dos fenômenos naturais, mesmo que pareça "miraculoso" aos olhos de nosso atual paradigma científico.
Sugiro para aquele que ri jocosamente que assista vídeos do morgue para entender o que é “ alma “ realmente é que não “ sobrevive “ a morte simplesmente porque é zero e infinito , não tem como morrer , antecede ao corpo e a existência e só assista s vídeos do Morgue e entenda por si mesmo .
Só precisa de um mínimo de interesse em saber e usar um poucos neurônios, em casos de Alzheimer, para citar uma das muitas doenças do cérebro, há um declínio no funcionamento neuronal e o paciente começa a perder a memória, como explicar a possibilidade da existência de uma alma ou espirito nessa disfunção?
No fundo, a ciência não explica o cérebro humano em sua totalidade e o caminho é este mesmo, Daniel. Tudo isto sendo fruto do cérebro e mente, igualmente a ciência não chegou [ainda]. E a "magia" está aí. Obrigada pelo conteúdo.
Será que a Alma emerge dos neurônios, ou são os neurônios que emergem da Alma? Em outras palavras: Vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais? Monteiro Lobato, escritor e espiritualista, disse no seu leito de morte: "Finalmente agora vou saber se a morte é um ponto final, um ponto e virgula ou apenas uma virgula."....
Prezado Daniel, alma, espíritos, etc. Já foram refutados faz tempo, uma vez que a simulação cerebral entra em cena, tudo isso deixa de existir de uma forma natural. São equívocos conceituais (apenas figuras de linguagem sem existência física) que a psicologia precisa resolver, são coisas que não existem nas leis da física, então não podem existir no universo. Segue um resumo conciso desse assunto: Resumo epistemológico
Existência = natureza ou leis da física (100% da existência no universo) Inexistência = tudo o que não faz parte das leis da física (0% de existência (não podem existir) deus, deuses, espíritos, superstições, etc.) Simulação Cerebral = autopercepção de nós mesmos (é aqui que entra nossa consciência 100% simulada pelo cérebro) Conhecimento = CVJV (crenças verdadeiras, justificas e validadas) Ciência = descoberta e aplicação das leis da física Tecnologia = aplicação da ciência Dado = informação armazenada Informação = aquisição de conhecimento Resumo filosófico Ente = tudo o que existe Ser = Possibilidades do Ente Vazio = Existente = ∅ Nada = Inexistente Espaço e Subespaço = possibilidades existenciais! Ente ∩ Ser = ∅ Convenções sobre operações indexadas no conjunto vazio Somas vazias = 0 Produtos vazios = 1 Uniões vazias = ∅ Interseções vazias = o conjunto universo Permutações vazias = 1 O conjunto vazio { } = ∅ determina a origem dos microestados ou da informação que será medida. Fórmula para a mínima possibilidade de medição e existência: μ(∅) = 0 Para saber mais e acessar o material de pesquisa consulte RCRISTO. Abs. {RC}.
Conforme a Bíblia "NOVO TESTAMENTO" que e o manual para a salvação do corpo da alma e do espirito e isto somente o Senhor Jesus fez e veio resgatar um corpo espiritual sem este não teria condições para vivermos eternamente,, os três formam um.
Tá a alma é a consciência, mas o que eu queria entender é no caso da religião umbanda, o que acontece com a consciência da pessoa que está praticando, cresci com minha família umbandista e eu não segui a religião, mas ainda me pergunto o que são esses seres que incorporam na consciência de quem está realizando a prática, isso é a única coisa que me prova a existência do além de nos, e acho que precisaria de um estudo da ciência. Eu vi de perto meus familiares mudarem a voz o modo de falar e a energia. O que será que acontece.
Olá, tudo bem... Eu gostaria que você nos falasse sobre a possibilidade de alguém com Alzheimer continuar crendo em Deus, já que Deus é espirito, invisível, só podendo ser compreendido fora do campo da realidade natural. Eu procurei alguma coisa sobre isso e não encontrei. Um abraço...
O surgimento da crença em deuses Primeiramente, gostaria de esclarecer sobre a consciência. Acredito ser a consciência apenas mais um sentido, como a visão ou olfato, mas muito mais complexa. Sua função é orientar o organismo na natureza. Uma forma de perceber o meio e interagir com o mesmo, assim como os outros sentidos. Em algum momento da história humana, por vários motivos, como o tipo de alimentação, aumento do cérebro, mas, principalmente, o surgimento da linguagem, nossos ancestrais desenvolveram a autoconsciência. A mente passou a ter o conhecimento do próprio pensamento. Imaginem que, atualmente, milhares de anos depois, nós sabemos que essa voz na nossa mente, ao ler esse texto ou ao pensarmos, é a nossa própria atividade mental. Sabemos que são nossos pensamentos. Ainda assim, psicóticos, por exemplo, muitas vezes não fazem essa distinção, acreditando, com frequência, que a voz na mente deles vêm de fora. É atribuída à divindades, demônios, super-heróis e personagens que eles mesmos criam. Ou seja, quando surgiu a autoconsciência há milhares de anos atrás, ainda que menos complexa, devia ser algo parecido com a voz que escutamos hoje. No entanto, nossos ancestrais acreditavam que essas vozes vinham de fora, assim como pessoas em delírio acreditam até hoje. Foi então, que eles conceberam a ideia de que essa voz só poderia estar vindo de algum "ser" que eles não compreendiam e não enxergavam, mas que estava presente o tempo todo em suas mentes, a atribuindo à alguma divindade, inaugurando assim, a crença em deuses e seres místicos na história humana. Obviamente, depois de um tempo, os seres humanos compreenderam melhor a autoconsciência, mas a noção de divindades permaneceu, afinal, agora o homem tinha noção da própria morte, da própria miséria e sofrimento, e os deuses vinham para ocupar esse espaço que o seres humanos ainda não compreendem e/ou não aceitam.
O grande problema que toda abstração da consciencia só existe depois do lado material. Não sabemos como pode pensamentos existirem sem todas as proteinas e aminoácidos que fazem o cérebro funcionar. Agora não posso escrever porque minha mulher está me chamando para almoçar...e tenho que por proteínas no meu cérebro para continuar pensando.
Reflexão que tive ao estar assistindo: Acho que existem graus de consciência, sendo esta um fenômeno que emerge da interações de elementos biológicos, no caso, células nervosas. Quanto mais complexo, conectado, plastico e aberto a captação de estímulos externos é um sistema, maior o grau de consciência que o organismo experimenta. Além disso, se a Consciência é um fenômeno ocasionado no cérebro, logo, não tem como os sobrenaturalistas tentarem fazer uma associação entre consciência e Alma eterna. Eu tenho a impressão que a Ciência já "matou" varios conceitos sobrenaturais, porém estes conceitos ainda persistem na sociedade devido ao medo de muitas pessoas de assumirem certos fatos incómodos e angustiantes, a utilização dessas crenças por determinadas instituições e talvez por falta de informação também. Esse papo de consciência me faz pensar muito nos outros mamíferos que utilizamos para nos alimentar e na possibilidade de sistemas ciberneticos e artificiais simularem ou "vivenciarem" experiências conscientes em máquinas. Lembro de ter adorado a abordagem do Harari sobre esse assunto.
E se a relação cérebro/consciência for algo como a relação entre aparelho de rádio/sinal? Vamos supor uma pessoa que nunca conheceu a tecnologia moderna, e assim não tenha ideia de como funciona o rádio. Ela poderia achar que o som está sendo criado pelo aparelho, de forma que se o aparelho pifar o som se perde para sempre. Tentaríamos explicar, mas ela poderia achar ridícula e fantasiosa a noção de uma "coisa" que não podemos ver/pegar interagindo com o aparelho para gerar aquele som. Seria muito mais fácil pra ela achar que o próprio aparelho é que cria o som por si mesmo de alguma forma, e que aquele som depende do aparelho pra existir. Mas no fim das contas, o fato é que uma coisa bem sútil e praticamente indetectável para nossos sentidos corporais é que está carregando a informação essencial que aquele aparelho converterá em som. Similarmente, e se a consciência for o resultado de um padrão de informação de um tipo ainda desconhecido que é "sintonizado" e reproduzido pelo aparato biológico? Coloco esse exercício de pensamento como uma forma de nos estimular a explorar várias hipóteses para a consciência. Tendo a pensar que nem sequer dispomos (ainda) das faculdades cognitivas para abordar a questão de forma consistente, então não levo tão a sério essas hipóteses. Mas, sem dúvida, a noção de que a consciência seja um mero "efeito" da atividade cerebral me parece excessivamente reducionista e epistemicamente inconsistente.
Prezado Gabriel, a consciência se manifesta em todos os seres que possuem cérebros, pois os cérebros precisam realizar a pós posicionalidade espelho nos subespaços de representação. Ex: quando olhamos para um espelho são os fótons que levaram nossa imagem lá para dentro do espelho e são eles que entram por nossos olhos e nossos cérebros geram a imagem refletida no espelho. Com a consciência é a mesma coisa: nossas redes neurais convolucionais espelham o resultado simulado pelo cérebro e nos devolvem como consciência pós posicionada para que possamos perceber esse pensamento e sensação de lucidez. Para adentrar mais nesse assunto sugiro a leitura dos meus postes: Qual a origem do conhecimento? A resposta é o conjunto ∅ Somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro! Matemática do Vazio (resolva equívocos e pense com clareza!) Procure na internet e as IAs te levarão ao meu blog: rcristo Também é importante ler o resumo epistemológico e filosófico que postei aqui mesmo, nos comentários acima. Abs.
Min 3:32 já entendi por onde vai o livro ou melhor, escritor. Nada mais é que a Verdade de Deus distorcida, humanizada... A soberba é o orgulho humano são tão intensos que o cara em vez de reconhecer a verdade de Deus, decidí escrever sua própria versão da Bíblia colocando suas ideias e interpretações haha... Não são ideias próprias são simplesmente ideias distorcidas pela Arrogância, a Soberba e o orgulho.
A soberba humana tenta a milhares de anos provar teoricamente algo que a sensibilidade humana nos ensina durante a vida.. Que tudo que os humanos pensam é ilusão..
Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se você já leu o livro "Comporte-se" de Robert M. Sapolsky. Se leu, qual a sua avaliação? Mais uma vez, grato.
Já li esse livro. Eu li a versão em inglês, não sabia que tinha em português. É um livro fantástico! Ele analisa o comportamento humano através da biologia
Já pensei em parar de usar as palavras "espírito" e "alma", mas percebi q era bobagem minha, elas vem da nossa cultura como tantas outras palavras q tem origem na religião. Dogmatismo nunca é o caminho
Dawkins deveria pensar menos em clonagem ! E torcer para que a ciência descubra maneiras de acabar com as doenças, principalmente as doenças geneticas ! Isso sim seria útil!
Um argumento tão repetido e ainda utilizado pelos que creem em almas, como se o fato de ser impossível provar a inexistência da alma ou de deuses fortalecesse seus discursos. Por isso acho essencial ensinar o básico de metodologia científica no ensino médio para as pessoas entenderem os diferentes discursos, e porque ciência e religião são coisas beeem diferentes.
Dawkins chegou em seu limite cético, ele quer negar e provar algo que ele mesmo admite. Para materialistas a alma é nada mais que a manifestação da matéria. O problema é que eles mesmos não conseguem explicar como tal se dá... Como então explicar a alma do ponto de vista metafísico?!
a idéia de uma alma, imortal ou não, nunca foi um consenso dentro do conhecimento das religiões humanas. No A.T. o conceito de alma era bem diferente da idéia cristã de uma alma imaterial. outra questão; o que é alma e o que é espirito? nós temos uma alma e um espirito? é possivel medi-los ou identifica-los para podermos distingui-los um do outro? quais as evidências da existência de ambos? só lembrando; o ônus da prova recai sobre quem faz tais afirmações, os céticos não são obrigados a provar a não existência de nada.
E se a relação cérebro/consciência for algo como a relação entre aparelho de rádio/sinal? Vamos supor uma pessoa que nunca conheceu a tecnologia moderna, e assim não tenha ideia de como funciona o rádio. Ela poderia achar que o som está sendo criado pelo aparelho, de forma que se o aparelho pifar o som se perde para sempre. Tentaríamos explicar, mas ela poderia achar ridícula e fantasiosa a noção de uma "coisa" que não podemos ver/pegar interagindo com o aparelho para gerar aquele som. Seria muito mais fácil pra ela achar que o próprio aparelho é que cria o som por si mesmo de alguma forma, e que aquele som depende do aparelho pra existir. Mas no fim das contas, o fato é que uma coisa bem sútil e praticamente indetectável para nossos sentidos corporais é que está carregando a informação essencial que aquele aparelho converterá em som. Similarmente, e se a consciência for o resultado de um padrão de informação de um tipo ainda desconhecido que é "sintonizado" e reproduzido pelo aparato biológico? Coloco esse exercício de pensamento como uma forma de nos estimular a explorar várias hipóteses para a consciência. Tendo a pensar que nem sequer dispomos (ainda) das faculdades cognitivas para abordar a questão de forma consistente, então não levo tão a sério essas hipóteses. Mas, sem dúvida, a noção de que a consciência seja um mero "efeito" da atividade cerebral me parece excessivamente reducionista e epistemicamente inconsistente.
Prezado Beto, seu raciocínio está no caminho certo, para te ajudar a avançar, sugiro a leitura do meu poste: Somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro! Entendo a consciência como a completa subespacialidade do ser humano. Para compreender espaços e subespaços da matemática e da física leia meus postes: Qual a origem do conhecimento? A resposta é o conjunto ∅ Matemática do Vazio (resolva equívocos e pense com clareza!) Resolva suas dúvidas sobre espaços e subespaços: Leis da Física versus Matemática Teoria da informação e entropia - como passamos do conhecimento para a informação? Boa leitura. Abs.
Exatamente. A natureza das correlações mente-cérebro não necessariamente é de causação, pode ser simplesmente de condições mediadoras. Por "condição mediadora" entendo aquilo que auxilia na atualização de uma potencialidade. Por exemplo, se quebrarmos o encanamento de casa, a água não chegará na nossa torneira. Mas ninguém em sã consciência acharia, simplesmente por essa correlação, que a *origem* da água está *no* encanamento. O encanamento é um meio de atualizar (concretizar) uma potencialidade que existe antes e independente do encanamento (neste caso, o rio do qual a estação de água da cidade retira seus recursos hídricos, todo o processo logístico da estação etc.) Essa é uma visão, no mínimo, filosoficamente tão possível quanto a interpretação materialista da relação mente-cérebro; mas tem a vantagem de explicar melhor alguns casos empíricos, tais como, neuroplasticidade, efeito placebo e experiências de quase-morte 🤔
Não concordo com a ideia de que a alma sobrevive a morte, para mim não faz sentido algum. Até onde estudei essa ideia vem do pensamento de que a mente está desconectada do corpo (e para mim isso faz zero sentido, é evidente que a mente é conectada ao corpo por diversos fatores principalmente biológicos)
A Bíblia nos fala que:a alma que pecar essa morrerá.Quem estudou tricotomia que quer dizer:corpo,alma e espírito sabe bem.Disse Davi,a minha alma espera no Senhor.
Bom dia, a ciência não precisa refutar a existência da alma. pois a alma humana é física e visível, e nós não temos uma alma não física como a cristandade diz, pois a Bíblia diz que nós somos pó ou matéria, e somente a nossa força de vida corporal e mental (o espírito nosso), e o próprio pensamento são energéticos apesar de serem produzidos pela matéria do corpo vivo, por meio de ar, água e alimento.
Mesmo assim muitos ainda iriam continuar preferindo acreditar em que ganha a vida defendendo essas crendices ignorando a ciencia com o velho negacionismo e conspiracionismo.
Prezado Oliver, essas coisas são possíveis de prova por matemática (a própria matemática é uma invenção de cérebros e não existe na natureza). Segue exemplo: Corpo humano = 100% físico. Ser humano = 100% subespacial. Representação da origem do conhecimento μ(∅) = 0 com o particionamento binário. Para saber mais leia meu poste: Teoria da informação e entropia - como passamos do conhecimento para a informação? Somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro! Abs. {RC}.
@@RCristo Mas isso não prova nada nem refuta. Se a matemática é uma invenção de cérebros e se os cérebros são naturais, então a matemática também é natural. Essa questão da realidade versus representação mental também não entra na pergunta, pois se aplica a mesma lógica, se existe representação ou simulação, se é feita pelo cérebro, isso é um evento natural (material, concreto etc)
@@ozp11 Prezado Oliver Não é assim que as coisas funcionam no universo, quando percebemos a simulação cerebral por meio dos tomógrafos, notamos que não existe mente, então não existe essa coisa de mental. Nosso cérebro precisa efetuar uma leitura das camadas subespaciais e realiza uma projeção em forma da representação pós posicionada nas camadas pós perceptivas; as camadas pré-perceptivas compostas por fluxos neuronais sensoriais. Nossa consciência é o espelhamento dessas camadas. No lugar de mente entra o fluxo cognitivo e posicionalidade pré-pós. Hoje sabemos que o cérebro faz o pré-processamento (pareando) as percepções sensorial que não temos acesso (leis físicas): chamo isso de pré (0) ou reserva de vazio { }, e as coisas que estão em nossa capacidade perceptiva consciente, recebem os dados de pós (1), que na definição técnica pode ser chamada de retornos convolucionais de bootstraps (1). Quando estamos lúcidos e acordados Neste estado de consciência o mundo ao nosso redor e suas nuanças nada mais são que as simulações traduzidas em bootstraps {1}, {1}... Essa é a prova de que não existe mente, apenas o resultado da tradução pré posicional para pós posicional de nosso cérebro via despejo pelo fluxo cognitivo. Quando nosso cérebro é fatiado por escaners de MRI magnetic induction gradiente e depois reconstruído com a utilização de inteligência artificial. O resultado fica evidente: Mundo físico = leis da física = não podemos ter acesso direto (via sensorial, somente nossos aparelhos tem o acesso ao mundo da física). Ex: detectores de ondas gravitacionais. Consulte na internet: o que é espaço e subespaço em sentido amplo! Fluxo por simulação neural = respostas pré-pós e simulação sensorial = espacialidade e subespacialidade, nova demarcação CVJV (conhecimento verdadeiro, justificado, validado). O que você tanta afirmar com não material? Fótons? Não são materiais e existem, podemos detectá-los. Neutrinos, idem. Espaços e Subespaços, também não são materiais e podemos tanto detectá-los, quanto aplicar matemática para efetuar medição. Outras coisas não materiais: sonhos, sentimentos, sensações, emoções, etc. A diferença entre espaços/subespaços físicos e matemáticos A precisão matemática entre esses elementos é a interseção entre eles: PM = EF ∩ EM Significado de PM = EF ∩ EM PM = Precisão Matemática EF = Espaços ou/e subespaços da Física EM = Espaços ou/e subespaços da Matemática A interseção entre espaços/subespaços da física com a matemática, significa que alguns espaços/subespaços (conceitos/soluções/modelagem) matemáticos são válidos para a física, mas não todos. Nosso universo é: 100% leis da física isso inclui: espaços e subespaços físicos e não materiais, partículas subatômicas, partículas virtuais, tempo, matéria concreta e energia. Nós também somos 100% não materiais, pois somos subespaciais e não somos formados por materialidade concreta = átomos. Somente nosso corpo é 100% material, isso inclui nosso cérebro, mas a nossa percepção sensorial é subespacial. Segue a possibilidade existencial de medição μ(∅) = 0 O significado dessa fórmula é: a entropia do vazio ∅ (origem do conhecimento) é zero 0. Abs.
@@RCristo a questão sobre a mente é que não é necessário o conceito para explicar o comportamento. Não se trata da existência ou não dela. Agora se você diz que existem elementos "não materiais" envolvidos, isso entra no campo da fé e religião, pois não é possível nem provar nem refutar
@@ozp11 O conceito de mente é um dos maiores absurdos conceituais que a psicologia deixou de lado, não se trata de corpo que seria material e sim de propriedades subespaciais. Espaços e subespaços não são materiais, mas existem como realidades físicas. É como uma onda gravitacional, exige uma precisão de 1/10.000 de um núcleo atômico para ser detectada, a prova é por meio da precisão dos aparelhos envolvidos. Ex: tente medir um fóton, ele afeta a matéria embora não contenha massa. A tomografia por emissão de pósitrons pet (partículas subatômicas) produz imagens mais nítidas que os demais estudos de medicina nuclear. A prova é por meio da emissão de tais partículas que se desintegram em contato com a contra parte chamada de contraste que é injetada no paciente no momento do exame. Como provamos projeções patológicas em pacientes com distúrbios neurológicos? É muito simples, basta pedir ao paciente que tire uma foto das projeções que ele está presenciando. Tais projeções jamais aparecerão nas fotos, elas não existem como materialidade física, mas são geradas por espelhamento neural patológico.
Na vdd o espiritismo explica q a alma é algo preexistente ao corpo físico, porém ela encarna e reencarna nos seres inferiores até chegar nos mais evoluídos
não existe um início específico da alma. Passamos por todos os reinos... Mineral, vegetal, animal, hominal e o último seria o angelical. A consciênica vai emergindo de nossa experiência imortal e contínua. Sou espírita, essa afirmação minha vem da doutrina.
Ah, lembrei de um texto dele que eu sempre achei muito lamentável também. Foi um texto acho de discurso quando ele recebeu o prêmio "humanista" do ano. Humanista é eufemismo para ateu materialista xiita. O texto é praticamente um discurso de ódio. Pena. Mas, é assim que somos. Falhos. Falho eu, Falho Dawkins...
Na Carta 5, Cristo lança um desafio aos cientistas com a seguinte pergunta: "Em que momento da evolução do "mundo material" a CONSCIÊNCIA foi percebida pela primeira vez?" Agora imagine o espanto da comunidade científica quando o maior desenvolvimento da história da humanidade vier a tona por meio de conhecimentos contidos nas Cartas de Cristo. Estamos mais próximos de comprovar a existência da alma do que a refutar. Ótimo canal. Parabéns. Continue trazendo mais reflexões sobre estes temas à luz da razão humana.
@Juliana De Souza Então como foi possível com a ajuda das Cartas de Cristo propor algo tão inovador? Você pode achar a pré-impressão do artigo com o DOI preprints202203.0271.v1 Duvido você consegui refutar o que está proposto no artigo.
Cartas de cristo, Sou um rapaz tolo e facil de se influência, Vi que o senhor e um rapaz de pura verdade poderia me dar uma resposta concreta e 100% científica sem religião envolvida se a alma existe de fato e de quando eu morre eu poder reencanar como um ser imortal com consciência.
CAMISETAS CIENTÍFICAS: www.useciencia.com.br/?parceiro=2516
LIVROS MENCIONADOS:
- Ciência na alma: Escritos de um racionalista fervoroso (Richard Dawkins): amzn.to/35nivYp
- A magia da realidade (Richard Dawkins): amzn.to/3zfJIt2
- Como a mente funciona (Steven Pinker): amzn.to/3lut5Dl
- O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
- O mistério da consciência (António Damásio):
amzn.to/3tRUjXZ
- O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
LIVROS SUGERIDOS:
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino (Richard Dawkins): amzn.to/3AhyT9u
- O gene egoísta (Richard Dawkins): amzn.to/3tM2TrU
- O maior espetáculo da Terra: as evidências da evolução (Richard Dawkins): amzn.to/397NZ5B
- O verdadeiro criador de tudo: Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos (Miguel Nicolelis): amzn.to/34xSHaB
- A origem das espécies (Charles Darwin): amzn.to/3EnwZ9I
- Darwin sem frescura (Pirula e Reinaldo Lopes): amzn.to/3fil4yq
- Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- Religião para ateus (Alain de Botton): amzn.to/3lTx7UO
MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
GRUPO DE ESTUDOS (PSICOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS): www.sympla.com.br/event__1446919
MINICURSO (PSICOLOGIA DA ATRATIVIDADE): www.sympla.com.br/evento__1436281
SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ateísmo e religião; 4) Participar da nossa LIVE privada mensal; e 5) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: th-cam.com/users/danielgontijojoin
Quer apoiar meu trabalho por aqui me enviando qualquer valor via PIX? Minha chave é: contato.danielgontijo@gmail.com
Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre lá pelo meu link pra me apoiar: amzn.to/376oz8q
MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
MEUS EQUIPAMENTOS:
Microfone Blue Yeti X: amzn.to/35Jf0LW
iPhone 13 Pro: amzn.to/3eSpvQV
Esses Livros são explêndidos.
Na minha visão, não existe espirito e nem alma.
Na minha visão, não existe o pós morte.
Na minha visão, a terra é conduzida por um ser inteligente invisível que atua na mente de acordo com as vibrações positivas para te fazer saudável e feliz.... esse ser invisível, na minha concepção, é chamado pelos humanos de Deus.
Não existe céu, inferno ou o tal de purgatório, inventado pelos ideologistas da catolica.
Não existe diabo, capeta , lucifer ou anjo caído, o que existe, são vibrações negativas dos cérebros humanos, na busca por coisas ruins contra ele ou para outros.
Nossa oração para o DEUS das energias positivas, é uma espécie remédio ou alimento, para estar sempre com o cérebro sadio na evolução da saúde e da paz interna até os últimos dias de vida.
Não esquecendo tbm, que muitos alimentos e bebidas químicas, prejudica o cérebro, consequentemente o corpo, para adoecer e padecer até o fim da vida.
Morreu, acabou o ciclo da vida, o que fica são as sementes ( nossos filhos) , para dar continuidade ao Genoma.
A magia da realidade é um ótimo livro. Gostei muito também do Mundo assombrado pelos demônios. Suas indicações de livros são muito boas.
Esta é a ideia do Bil, ele quer chegar a uma Vacina excelente que entorpezca a alma, ou seja as emoções humanas. Isto sera possível ❓talvez, então as pessoas serão meio robóticas, o povo Chinês já tem uns princípios acelerados em contra das emoções. É tbm na Europa desde pequena, em alguns, países, as crianças são postas em tantas atividades que não lhes sobra tempo para emoções..... Ja coração e espírito é a mesma coisa e não precisa fazer nada para matar porque o espirito sem o Ruaj Rakodesh, já está morto..... Caminho Verdade Vida, Ruaj Rakodesh
A refutação do Dawkins sobre a crença na alma é basicamente uma crença pessoal dele sobre o futuro que ele acredita que pode acontecer. No fundo tudo é crença, porque somos limitados racionalmente e nossas técnicas científicas também operam dentro de um limite. Uns apostam na realidade mística, e outros em possibilidades técnicas, mas sim, tudo é um passo de fé. Inclusive essa minha opinião ;)
A alma não seria so crença religial tb seria ciência ciência psicologica o nome que estuda a alma e tenta acha comprovações dela a sua alma seria a sua consciência que vem dos microtubos que quando você morre esses microtubos perdem seu estado quantico
@@shitfull2Que comprovações plmrds???
@@shitfull2 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK só falta falar que conversa com ET
Já tive uma forte experiência. O importante é respeitar a forma de pensar de todos, mas só quem passa por isso sabe. Eu acredito na ciência, mas acredito também que existem mais coisas além que os olhos podem ver.
Paz e amor para todos ❤️
tudo fruto do seu cérebro
Acho impossível ter certeza de que a consciência depende da vida do corpo.
Cada cérebro cria uma versão do mundo e a realidade fora da mente é inalcançável. Não podemos ter certeza se existe matéria fora da mente ou se essa tem autonomia para criar as nossas percepções.
Tomamos muitos sonhos como realidade. Somente quando acordamos descobrimos que tudo que vimos, ouvimos e sentimos no sonho, por maior que era a riqueza de detalhes, existiu apenas em nossa mente.
Então, nada impede que morrer seja acordar na verdadeira vida, descobrir que a última vida foi inteiramente um sonho e se lembrar de que a vida real é infinita e a morte existe apenas em sonhos.
Daniel, acho importante vc fazer um conteúdo abordando a importância da arte, da ciência e da filosofia, na construção de novos sentidos na vida do cético/ateu.
Pq como todos nós sabemos, é muito difícil viver completamente vazio e sem esperanças diante da vida e suas dificuldades.
Você está sendo enganado.
Magia da Realidade é um belíssimo livro.
Poético e preciso.
Outras resenhas de Livros Ateístas clássicos como Dawkins e outros seriam muito legais neste canal.
Há também autores franceses e brasileiros menos conhecidos dos ateus brasileiros que também mereciam uma resenha e uma homenagem em vídeos.
Eu gosto da ciência , mas quero estar vivo pra ela explicar a saída do corpo após a meditação .
Pois é ,você fica lúcido fora do corpo .
Essa experiência já foi o suficiente pra eu mudar minha vida.
esse negócio de viagem astral que algumas religiões praticam é interessante. talvez seja a prova cabal da existência da alma.
Eu ainda tenho muita dúvida sobre o que é a consciência. Entendo que tudo que pensamos, o que sentimos, nada mais são do que correntes elétricas no nosso cérebro, e que tudo isso deixará de existir quando meu cérebro se deteriorar. Mas por que temos sentimentos, consciência de nós mesmos? E que outros seres também a possuem? Um computador possui consciência, sentimento? Se começarmos a criar robôs cada vez mais parecidos com os humanos, até por fim criarmos uma réplica perfeita de um ser humano, a partir de qual momento essas máquinas terão consciência? Confesso que até me dá um gelo na espinha quando reflito sobre essas coisas.
Nem daqui há um milhão de anos um computador ou qualquer máquina terá consciência e sentimento. Um computador apenas segue comandos pré-estabelecidos, computadores não pensam. Quem já estudou linguagem de programação sabe como funcionam os computadores.
@@ricardomenezes1223 Mas se nós somos apenas correntes elétricas processando informações como em um computador, não é a mesma coisa? Já estudei um pouco de programação, e não estou convencido de que nosso cérebro não é mais que um computador bem avançado (e cheio de bugs).
@@rogerio4039
Não é a mesma coisa. Um computador não pensa. Ele simplesmente segue as rotinas (as instruções) de um programa (algoritmo). Se o programa tiver erros, o computador vai cometer os erros. Se no programa tiver a instrução que 1+1 é igual a 3 o computador vai dizer que 1+1 é igual a três. O computador não é uma máquina inteligente. É uma máquina burra, que só segue instruções e não questiona nada.
@@ricardomenezes1223 Mas e se o nosso pensamento nada mais é do que um algoritmo tão complexo que não compreendemos como funciona? O que chamamos de livre-arbítrio e pensamento pode ser nada mais do que seguir um algoritmo altamente complexo.
Não é possível e nem razoável alguém concluir que a consciência ou pensamento possa ser uma emanação do cérebro, haja vista que esse órgão não passa de um amálgama de 4 elementos da tabela periódica : oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono; sendo que essa mistura é principalmente 75% de água.
Daí eu pergunto : água pensa ?
Um cérebro pesa cerca de 1,4 Kg , sendo que os _neurônios_ propriamente dito, contribuem com apenas 145 g desse peso. E desses, apenas uma pequena parcela [ uma finíssima camada ] compõe o córtex pré - frontal , área do cérebro "responsável pela consciência".
Coloquei aspas porque o cérebro é na verdade, um instrumento do espírito que vive enclausurado nesse órgão fantástico, fruto da Inteligência Cósmica que criou e comanda todo o universo.
Aproveitando a analogia feita aqui, o cérebro é o hardware; enquanto o espírito encarnado é o software.
Detalhe : os neurônios são constituídos basicamente de carbono e, volto a perguntar : carbono pensa?
PS:
Não sou médico nem cientista; apenas alguém que busca a verdade.
A ciência não consegue explicar porque um Membro Fantasma sente dor, imagine explicar a consciência!
só pedrada esse Dawkins.
Há 2 excelentes vídeos do Pirula sobre o que é e o quê poderia fazer a alma partindo do pressuposto de que a alma existe. O primeiro vídeo chama-se Alma pra quê e, o segundo é uma resposta a este vídeo dele.
O Átila Iamarino também fez um vídeo nessa pegada. O título é O que é o espírito ? Na minha visão de cientista.
Recomendo muitíssimo
Eu vi esse vídeo do Atila e achei muito interessante o ponto que ele apresentou. Gosto muito do conteúdo dele também.
Professor Daniel. Porque seu conceito possa ser verdadeiro.
Podia falar sobre Ian Stevenson, o famoso psiquiatra canadense que trabalhou quase por 4 décadas sobre reencarnação e realizou 3 ou 4 livros que tratam sobre o assunto, hoje seu sucessor é o doutor também em psiquiatria Jim Tucker ( não confundir com o guitarrista da lendária banda dos anos 60: The Turtles) e se não me engano existe até um departamento na Universidade onde Steve deu aula para estudos sistemáticos deste tão excitante assunto! Um abraço do gringo aqui do centro do RS, Itaara!!
Esse Ian stevenson acredita em reencarnação? Pra dar um resumo, se ela por psiquiatra e Acreditar em reencarnação é a msm coisa de um físico/geólogo acreditar em terraplana
@@siracuza5000 Primeiro procura o nome dele e leia! Depois vem dar palpite aqui ! Bobalhão!!
Como diz Sagan: somos a consciência do universo. Somos uma maneira de o universo conhecer a si mesmo. A consciência nada mais é do que memória gravada no tecido do nosso encéfalo. É uma forma de energia de transmissões neurais. A única diferença para um computador é que somos orgânicos e em respostas a estimulos respondemos com moléculas orgânicas os sentidos. Amor: ocitocina, medo: adrenalina, raiva metafetamina, etc...
Somos o universo se experimentando.
Se a consciência é "nada mais do que memória gravada no tecido do nosso encéfalo", o que é um "tecido do encéfalo" então? 😆 Sei que em último caso esse encéfalo é nada mais que "matéria", e que "matéria" é um conjunto de "átomos, e que "átomos" são partículas, e etc etc... Mas no fundo não sabemos oq diabos são essas coisas realmente. Então como podemos saber se a consciência é produto delas e não o contrário? 😆
@@betolins1966 por que antes de nós nascer não existe memória, então logo só pode ser algo relacionado com o tecido nervoso. É provável que depois de morrer vai ser como antes de nascer.
@@betolins1966 sabemos sim, matéria é energia condensada, e energia é auto existente, energia da conservação. Logo simplesmente somos o próprio universo. Não existe eu de verdade, sempre fui átomos antes e vou ser depois da morte, todos aliás, são átomos.
@@Jefshortsurfistanylon A aparente inexistência de memória anterior não necessariamente prova que a consciência seja um subproduto do cérebro. Além do mais, existe um fenômeno bem interessante de crianças com memórias de uma suposta vida anterior. Há casos realmente impressionantes que precisam ser investigados, e não podemos meramente descartar isso por preconceito "anti-espiritualista".
@@Jefshortsurfistanylon Se eu te perguntar o que é essa tal "energia", você vai me dar uma definição conceitual. Mas o fato é que ninguém sabe exatamente o que é isso. Responder com "é uma coisa autoexistente" não é saber de fato 🤔
Queria tanto acreditar nessas palavras, mas o que vi jamais me permitirá tal liberdade. A falta de fé do Daniel Gontijo é de dá inveja, queria ser assim
Professor, vc poderia falar sobre pseudociência nas Ciências Humanas? Minha sugestão é o "anarcocapitalismo" que é o terraplanismo da Economia e da Ciência Política. E q nada tem a ver com o Anarquismo, movimento e pensamento político historicamente anti-capitalista. Tenho certeza que a Coordenação Anarquista Brasileira, principal representante do anarquismo histórico no Brasil o ajudaria nessa tarefa.
Up! (embora ache que ele poderia fazer um colab com alguém das humanas pra solidificar ainda mais essa discussão)
Sugiro o professor Filipe Corrêa, grande pesquisador anarquista e uma referência.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@ eu conheci o Felipe na USP. E sim seria uma colab incrível.
Up
Podia falar das EQMs aqui no TH-cam tem um canal só disso
Sim!
Up
Essas experiencias acabam com tudo q o dwakins fala
Mano Prof Daniel e turma, tem The Roof of All Evil aqui no TH-cam. Fiquei contente quando encontrei essa série do Dawkins aqui.
Recomendo
Estou com este livro na prateleira. Será o próximo.
Penso que um ponto talvez inalcançável da pesquisa científica seja o "self" no sentido do "eu" ser "eu" e não "você" e vice-versa. Posso identificar consciência em outro ser, mas "eu" sou a consciência de forma perene para mim mesmo. Isso é um mistério.
Tenho alguns livros do Richard Dawkins acho muito legal os livros dele!
Vejo mais dúvidas que certezas. Mas é assim mesmo. Acredito que quanto mais a ciência evolua. Maior vai ser a aproximação com o espiritual. Não o contrário. Mas tá valendo.
Platão tinha consciência e tantos outros tiveram conscientes bem antes que alguns cientistas...
Há dois tipos de crentes: o religioso que acredita em algo que não consegue provar e o ateu que acredita não haver algo, e isso ele não consegue provar, este livro prova esta dificuldade do ateu. Desculpa aê Dawkins! E, em tempo: sou agnóstico!
@@Jefshortsurfistanylon tudo é crença, porém há crenças justificadas e outras não justificadas, mas tudo é crença.
Existe o ateu que não acredita nas alegações religiosas (é um descrente). Difere do ateu que acredita não haver algo (crente). Um é negativo e o outro é o positivo.
É muito importante as pesquisas sobre o tema, principalmente, partindo de céticos, que; mesmo não crendo, estudam, indagam, analisam e buscam compreender o que não se encontra nas edificações de laboratórios. E; se indagam, é devido a existência de algo ainda inexplicável, disse ainda... Homens e suas concepções meramente limitadas nos limiares dos quiméricos conhecimentos! Tudo a seu turno, docilizando o véu da ignorância! Conhecemos a luz pelo fato de as trevas existirem, conhecemos os vírus, pelo fato de os microscópios eletrônicos existirem, conhecemos o átomo os fótons e glúons, pelo fato de o microscópio de tunelamento existir...Poderia aqui deixar inúmeras descobertas científicas, graças aos estudos, pesquisas e dedicação que o homem em suas necessidades orgânicas, objetivou o avanço intelectual. Nada obstante, quando o assunto é mente, cérebro; nos indagamos sob o ainda desconhecido que nos circundam as questões que chamamos 'espirituais' e novamente estamos objetivando tais questões, no intuito de desbravar fatos e relatos incompreensíveis como já disse; a limitada e muito limitada orgânica mente humana que longe ainda está de mentes superioras que outrora estagiaram neste planeta e aos poucos, outras mentes, se consolidam entre as etnias, alavancando o progresso dos seres...A pergunta que não quer calar: De onde vem todos os conhecimentos amiúde, que se apresentam e intrigam a ciência, como também já disse, ciência limitada humana? Paz em seus corações!!
Alma é a Consciência. Vendo o seu vídeo eu acabei de descobrir que são palavras "sinônimas" na prática. O lance é que tem gente q acha q a consciência continua depois da morte. A ciência não vai provar que a alma não existe pq a alma é a consciência e a gente ja sabe que a consciência existe. Mas é muito difícil estudar a consciência.
Tb acho que a alma é a consciência. Mas acho que a ciência nunca vai provar sua existência nem sua inexistência.
A alma já deixou de existir já no Iluminismo com o Barão d'Holbach, em seu livro, Sistema da Natureza.
O Átila fez um vídeo que se encaixa bem nessa alma 1, antes se achava que o que dava vida ao corpo era a alma, se eu n me engano, hoje sabemos que cargas de energia convertidas no cérebro é o que fazem nossos corpos se mexerem, e agirem ao nosso favor, é incrível!
A "maquinaria" corporal realmente é uma coisa impressionante. Mas nada do que conhecemos sobre o corpo é suficiente para explicar a existência de uma experiência senciente, a existência de um "eu" que experimenta o mundo. Poderia ser simplesmente corpos sem experiência interior, tudo poderia continuar funcionando de forma mecânica e padronizada das leis físicas/biológicas, sem "alguém" consciente ali "dentro". É muito doido isso kkkkk
Mas cargas energéticas no cérebro não são condição suficiente para a vida, ué. Como disse o amigo aí embaixo, nada nessas cargas aponta para um Eu senciente, consciente e autoconsciente
Além do mais, o conceito de vida é justamente *aquilo que se move por si mesmo* . Ou seja, uma explicação meramente mecanicista (como a que você disse) da vida não dá conta do caráter ontológico do ser orgânico; não é suficiente para fazer uma boa distinção entre entes *inanimados* e entes *animados*
Eu também gostaria de saber sobre EQM do ponto científico. Aquele não contaminado por um desejo não racional de existência de uma "alma"!
Aprendi muito com Dawkins
Sam Harris fala do conceito do self
Poderia traçar um paralelo entre essa discussão e o conceito nas abordagens da psicologia.
Em relação à consciência do eu, outros primatas tem ciência de si mesmo. Isso mostra que é algo físico mesmo, ligado aos circuitos neuronais, onde confluem as memórias, sensações internas e externas, raciocínios, etc..
Ué, pq o fato de outros primatas terem autoconsciência prova que ela é material? Isso é um total non sequitur
@@openyourmind2269 Pq somos primatas e o caminho evolutivo aponta para isso. São estruturas parecidas em nossos cérebros.
O filme "The 6th Day" (O Sexto Dia, 2000), de forma acidental, mostra que a noção de ALMA está além do corpo físico, das memórias e dos sentimentos.
ALMA, assim como DEUS, são conceitos, ideias e percepções metafísicas alcançadas pela inteligência (capacidade) humana, mas não pela CIÊNCIA humana.
Parabéns pelo canal ! ! ! Aprecio muito a Cultura e o Debate que ele divulga e promove.
percepções metafísica = bullshitagem
@@ceticoantisseptico6263 Não necessariamente é bulshit. Todos temos nossas premissas metafísicas sobre a realidade. Essas premissas fazem parte da nossa vida de forma tão profunda que mal pensamos nelas. Mas elas estão lá.
@@betolins1966 A realidade é que o que chamamos de metafísica pode ser qualquer coisa para qualquer pessoa. Medium, guru e pessoas religiosas sabem disso e exploram a seu favor. Por isso que podemos afirmar da grande perda de tempo que é discorrer sobre qualquer questão metafísica
@@ceticoantisseptico6263 E a ciência é manipulada pela religião! Como fica seu argumento?
@@lifagunde2370 Ahn? Ciência manipulada pela religião? que ciência? que religião? Não está nem um pouco coerente o que você está explicando
"Os sistemas artificiais carecem de uma coisa e, em minha opinião, para sempre carecerão, ou seja, o 'Cogito', o conceito de verdadeira autoconsciência (que não se confunde com autorreferência). O fato de não podermos explicar matematicamente ou cientificamente essa capacidade em cérebros humanos, muito menos recriá-la em algoritmos ou máquinas é, aliás, uma das mais fortes indicações para uma natureza virtual do universo e existência de uma consciência externa em nós." | Thomas Wolf
Gente, será que sou só eu que acha desesperadora a ideia de que a alma sobrevive a morte??? Toda vez que o professor fala que essa ideia é confortante eu grito aqui "naaaaaaão!!!!" kkkkk
Parabéns pelo conteúdo prof!!!
"Infelizmente"...não adianta você dizer que não aceita a idéia da chuva...porque vai continar ocorrendo chuvas.
Considerando a possibilidade de que a continuidade da vida possa ser muito melhor do que isso que vivenciarmos nesse "plano", talvez seja uma boa sim 😆
@@betolins1966 "Deus" me livre kkkkk. Fico imaginando eu morta e com todas as lembranças de m3rd4 da vida que tive. Eu hein... Prefiro que tudo acabe com a morte mesmo. Muito mais confortante no meu caso saber que uma vez que eu morrer, tudo vai estar acabado pra sempre e não terei nada do que me lembrar. Mas pode ser que pra quem tenha uma visão de vida pós morte diferente da minha (durante muito tempo segui a doutrina espírita) realmente essa ideia seja reconfortante.
@@brunodantes.m.t.1968 mas eu sempre posso usar uma capa, um guarda-chuva ou simplesmente não sair quando estiver chovendo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@brunodantes.m.t.1968 a chuva existe né!?
Ué, pensei que a ciência já tinha provado isso, vai ser só daqui à 50 anos, será, então isso quer dizer que hoje à ciência ainda não provou que a mente não sobrevive à morte Fisica, me deu esperança!
Daniel o que a ciência verdadeira diz sobre as coisas que já aconteceram com pessoas como por exemplo, curas ?
Ciência já matou alma, espíritos e deuses
Se não matou, acho que tá quase lá…
@@DanielGontijo tá quase lá 😊
Quanta contradição !!
Como a ciência pode "matar" o que não existe -- segundo vocês ?
Eu acho que todos vocês cometeram um ato falho -- só Freud explica.
O que é fácil perceber é que vocês ateus, tem uma necessidade...doentia de que não exista alma e, principalmente, Deus.
@@brunodantes.m.t.1968 necessidade? Kk
Basta você provar que seu amigo imaginário é real que a gente acredita. Pena que não vai conseguir
Quem tem amigo imaginário são vocês, ateus.
Trata-se do São Acaso - Santo da devoção de vocês.
Prove que ele existe !!
Como ele é ?
Qual é a cor; forma química; é quadrado ou redondo; gordo ou magro; carga elétrica; quantos átomos...?
Não conhecia esse livro, o último livro do Dawkins que eu li foi "A Magia da Realidade" e já faz tempo, li bem depois que foi lançado mas mesmo assim tem tempo. Interessante!
Boa tarde, seus debates, e tentando colocar religiosidade nas vidas, de maneira a entender pouco mais de tudo, gostaria de ver você entrevistar alguém da religião hindu.
Não como o sistema religioso organizado ensinou, mas que existe Espirito existe. Alma é o Espírito encarnado, ... ANIMA.... Todo ser animado tem uma ALMA 👍🏿
Sem nenhum ânimo, se não o de melhorar a informação(certamente dada por um descuido) acerca da consciência e a percepção da dor. Esta é um fenômeno FÍSICO e não produto da consciência enquanto tal. Esta remete mais a subjetividades. fora portanto do mundo sensível.
Consciência se explica com ciência. Um ser humano surdo, mudo e cego teria a mesma consciência de um ser com todos os sentidos? Certamente não. A consciência é formada por memórias neurais abastecidas pelos sentidos.
Como vc pode provar que um surdo, mudo e cego não tem a mesma consciência que vc ? É impossível cravar um "não" como vc fez. A minha prof de psicologia dizia isso na faculdade. E isso vale até mesmo pra animais de outras espécies. A gente não tem como afirmar que um "bicho" não tem consciência ou racionalidade pq não tem como entrar na cabeça deles e ver o q ta se passando lá dentro. Mas dá pra notar que alguns animais tipo cachorro e elefante tem um comportamento no mínimo curioso, tem uma "sensibilidade" que muitos humanos não tem...ja é uma pista.
@@nome3296 é preciso primeiro definir o que é consciência. No exemplo citado, o individuo não tem consciência de sons nem de imagens. Quando muito de sensações tateis. E os animais, embora grande parte tenha todos os sentidos, há a limitação do processamento dos mesmos pela própria estrutura cerebral. O elefante tem um tamanho do cérebro grande em relação ao humano, e talvez por isso foi verificado uma boa memória. Já os cães podem mostrar alguma sensibilidade pela convivência com humanos. Mas tudo com certeza deriva do cérebro, caso contrário calmantes não fariam efeito.
A consciência só pode se explicar pela Ciência se ela for, de algum modo, um *objeto* de conhecimento. No entanto, ela é *sujeito* do conhecimento. Como algo que é sujeito do conhecimento pode ser concomitantemente objeto epistêmico?
@@openyourmind2269 Não há impedimento algum. E voce parte de uma premissa que pode não estar correta. Qualquer pessoa normal tem consciência da própria consciência. Ademais, ao que me parece, a psicologia é a ciência destinada ao estudo da consciência.
Tinha outras perguntas e respostas aqui...
"Se o pensamento não é feito de matéria, quem pensa ou de onde vem o pensamento"? O cérebro! Pouco provável. Se até a energia é matéria, então não podemos dizer que são as sinapses nervosas responsáveis pelas respostas nervosas, (este talvez fique em segundo plano), nem tão pouco pelo pensamento. Talvez para investigar a Alma "Espírito" precisamos de um método que não seja convencional. Como uma ciência material poderá encontrar resposta para algo imaterial?
Convide o filósofo Padma Dorje do canal Tendrel para um debate sobre a natureza da consciência.
Adoro MATEMÁTICA! Ciência é matemática.
Ja q é uma possibilidade o contrario tambem pode ser verdadeiro,
Não sei não, se partimos do princípio que a alma é algo sobrenatural, a ciência não tem como refutar. A única possibilidade seria conseguir interagir com ela, medir, etc... Não dá para demonstrar que existe ou não existe por meio da ciência. Para o sobrenatural, as possibilidades são muito diversas do mundo natural.
A gente precisa abolir a noção de "sobrenatural" das nossas mentes... Tudo o que existe, faz parte da natureza afinal de contas. Se porventura existir isso que se chama de alma, ela é tão real e natural quanto a eletricidade. E certamente daremos um jeito apropriado de detectar sua existência.
@@betolins1966 Sobrenatural é uma alegação, de algum fenômeno que não faz parte do mundo natural. Por exemplo, ao morrer é feito uma transição da suposta alma, até um outro mundo, fora deste universo, o qual não temos acesso, ou não podemos interagir, e de onde ninguém voltou. Ao menos não temos uma evidência. Se pudermos interagir e medir, aí sim, passa a ser um fenômeno natural, e deste modo, não existindo tal fenômeno sobrenatural.
Sendo assim, os avistamentos de fenômenos sobrenaturais são completamente contraditórios, pois não poderiam estar ocorrendo neste universo. Por isso, a maioria tem explicação pela física ou biologia... Então, de certo modo concordo com você. E sobrenatural seria uma definição.
@ Mas há uma confusão nessa noção de sobrenatural. Um fenômeno dito como "sobrenatural" pode ser somente algo ainda não compreendido por nossas noções físicas e nossas tecnologias. Mas no longo prazo nossos meios de acessar e explicar diferentes categorias de fenômenos vão se aperfeiçoando e ampliando seu alcance. Se determinado fenômeno é real, ele tem seu lugar na ordem dos fenômenos naturais, mesmo que pareça "miraculoso" aos olhos de nosso atual paradigma científico.
@@betolins1966 sim, de fato.
Faz uma live com o Emerson Borges, ele é professor de história teólogo e eis líder religioso e escritor também.
Adorei o formato! Parabéns!!!
Sugiro para aquele que ri jocosamente que assista vídeos do morgue para entender o que é “ alma “ realmente é que não “ sobrevive “ a morte simplesmente porque é zero e infinito , não tem como morrer , antecede ao corpo e a existência e só assista s vídeos do Morgue e entenda por si mesmo .
Só precisa de um mínimo de interesse em saber e usar um poucos neurônios, em casos de Alzheimer, para citar uma das muitas doenças do cérebro, há um declínio no funcionamento neuronal e o paciente começa a perder a memória, como explicar a possibilidade da existência de uma alma ou espirito nessa disfunção?
No fundo, a ciência não explica o cérebro humano em sua totalidade e o caminho é este mesmo, Daniel.
Tudo isto sendo fruto do cérebro e mente, igualmente a ciência não chegou [ainda]. E a "magia" está aí. Obrigada pelo conteúdo.
Daniel, o que acredita que acontece após a morte?
"No princípio criou Deus os céus e a terra." (Gênesis 1:1) eis aqui a grandiosa poesia da realidade.
"A ciência anda de funeral em funeral."
Será que a Alma emerge dos neurônios, ou são os neurônios que emergem da Alma? Em outras palavras: Vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais? Monteiro Lobato, escritor e espiritualista, disse no seu leito de morte: "Finalmente agora vou saber se a morte é um ponto final, um ponto e virgula ou apenas uma virgula."....
Eu acho mais racional pensar que os neurônios emergem da "alma", ao invés da alma ser produto dos neurônios.
Os caras estudam, estudam e não sai do lugar, ou desaprende. Nem sabe o que é alma.
Espírito é alma não são a mesma coisa
Prezado Daniel, alma, espíritos, etc. Já foram refutados faz tempo, uma vez que a simulação cerebral entra em cena, tudo isso deixa de existir de uma forma natural. São equívocos conceituais (apenas figuras de linguagem sem existência física) que a psicologia precisa resolver, são coisas que não existem nas leis da física, então não podem existir no universo. Segue um resumo conciso desse assunto:
Resumo epistemológico
Existência = natureza ou leis da física (100% da existência no universo)
Inexistência = tudo o que não faz parte das leis da física (0% de existência (não podem existir) deus, deuses, espíritos, superstições, etc.)
Simulação Cerebral = autopercepção de nós mesmos (é aqui que entra nossa consciência 100% simulada pelo cérebro)
Conhecimento = CVJV (crenças verdadeiras, justificas e validadas)
Ciência = descoberta e aplicação das leis da física
Tecnologia = aplicação da ciência
Dado = informação armazenada
Informação = aquisição de conhecimento
Resumo filosófico
Ente = tudo o que existe
Ser = Possibilidades do Ente
Vazio = Existente = ∅
Nada = Inexistente
Espaço e Subespaço = possibilidades existenciais!
Ente ∩ Ser = ∅
Convenções sobre operações indexadas no conjunto vazio
Somas vazias = 0
Produtos vazios = 1
Uniões vazias = ∅
Interseções vazias = o conjunto universo
Permutações vazias = 1
O conjunto vazio { } = ∅ determina a origem dos microestados ou da informação que será medida.
Fórmula para a mínima possibilidade de medição e existência:
μ(∅) = 0
Para saber mais e acessar o material de pesquisa consulte RCRISTO.
Abs. {RC}.
Conforme a Bíblia "NOVO TESTAMENTO" que e o manual para a salvação do corpo da alma e do espirito e isto somente o Senhor Jesus fez e veio resgatar um corpo espiritual sem este não teria condições para vivermos eternamente,, os três formam um.
Tá a alma é a consciência, mas o que eu queria entender é no caso da religião umbanda, o que acontece com a consciência da pessoa que está praticando, cresci com minha família umbandista e eu não segui a religião, mas ainda me pergunto o que são esses seres que incorporam na consciência de quem está realizando a prática, isso é a única coisa que me prova a existência do além de nos, e acho que precisaria de um estudo da ciência.
Eu vi de perto meus familiares mudarem a voz o modo de falar e a energia.
O que será que acontece.
Olá, tudo bem... Eu gostaria que você nos falasse sobre a possibilidade de alguém com Alzheimer continuar crendo em Deus, já que Deus é espirito, invisível, só podendo ser compreendido fora do campo da realidade natural. Eu procurei alguma coisa sobre isso e não encontrei. Um abraço...
O surgimento da crença em deuses
Primeiramente, gostaria de esclarecer sobre a consciência. Acredito ser a consciência apenas mais um sentido, como a visão ou olfato, mas muito mais complexa. Sua função é orientar o organismo na natureza. Uma forma de perceber o meio e interagir com o mesmo, assim como os outros sentidos.
Em algum momento da história humana, por vários motivos, como o tipo de alimentação, aumento do cérebro, mas, principalmente, o surgimento da linguagem, nossos ancestrais desenvolveram a autoconsciência. A mente passou a ter o conhecimento do próprio pensamento. Imaginem que, atualmente, milhares de anos depois, nós sabemos que essa voz na nossa mente, ao ler esse texto ou ao pensarmos, é a nossa própria atividade mental. Sabemos que são nossos pensamentos. Ainda assim, psicóticos, por exemplo, muitas vezes não fazem essa distinção, acreditando, com frequência, que a voz na mente deles vêm de fora. É atribuída à divindades, demônios, super-heróis e personagens que eles mesmos criam. Ou seja, quando surgiu a autoconsciência há milhares de anos atrás, ainda que menos complexa, devia ser algo parecido com a voz que escutamos hoje. No entanto, nossos ancestrais acreditavam que essas vozes vinham de fora, assim como pessoas em delírio acreditam até hoje. Foi então, que eles conceberam a ideia de que essa voz só poderia estar vindo de algum "ser" que eles não compreendiam e não enxergavam, mas que estava presente o tempo todo em suas mentes, a atribuindo à alguma divindade, inaugurando assim, a crença em deuses e seres místicos na história humana.
Obviamente, depois de um tempo, os seres humanos compreenderam melhor a autoconsciência, mas a noção de divindades permaneceu, afinal, agora o homem tinha noção da própria morte, da própria miséria e sofrimento, e os deuses vinham para ocupar esse espaço que o seres humanos ainda não compreendem e/ou não aceitam.
Como pode um ser temporal falar de coisas infinitas.ou além da compreensão humana
Caraca que vídeo top! Parabéns Gontijo
Professor, seria legal ouvir algum ex Legionário de Cristo (congregação da igreja católica) em alguma oportunidade
O grande problema que toda abstração da consciencia só existe depois do lado material. Não sabemos como pode pensamentos existirem sem todas as proteinas e aminoácidos que fazem o cérebro funcionar. Agora não posso escrever porque minha mulher está me chamando para almoçar...e tenho que por proteínas no meu cérebro para continuar pensando.
Reflexão que tive ao estar assistindo:
Acho que existem graus de consciência, sendo esta um fenômeno que emerge da interações de elementos biológicos, no caso, células nervosas. Quanto mais complexo, conectado, plastico e aberto a captação de estímulos externos é um sistema, maior o grau de consciência que o organismo experimenta. Além disso, se a Consciência é um fenômeno ocasionado no cérebro, logo, não tem como os sobrenaturalistas tentarem fazer uma associação entre consciência e Alma eterna.
Eu tenho a impressão que a Ciência já "matou" varios conceitos sobrenaturais, porém estes conceitos ainda persistem na sociedade devido ao medo de muitas pessoas de assumirem certos fatos incómodos e angustiantes, a utilização dessas crenças por determinadas instituições e talvez por falta de informação também.
Esse papo de consciência me faz pensar muito nos outros mamíferos que utilizamos para nos alimentar e na possibilidade de sistemas ciberneticos e artificiais simularem ou "vivenciarem" experiências conscientes em máquinas. Lembro de ter adorado a abordagem do Harari sobre esse assunto.
E se a relação cérebro/consciência for algo como a relação entre aparelho de rádio/sinal? Vamos supor uma pessoa que nunca conheceu a tecnologia moderna, e assim não tenha ideia de como funciona o rádio. Ela poderia achar que o som está sendo criado pelo aparelho, de forma que se o aparelho pifar o som se perde para sempre. Tentaríamos explicar, mas ela poderia achar ridícula e fantasiosa a noção de uma "coisa" que não podemos ver/pegar interagindo com o aparelho para gerar aquele som. Seria muito mais fácil pra ela achar que o próprio aparelho é que cria o som por si mesmo de alguma forma, e que aquele som depende do aparelho pra existir. Mas no fim das contas, o fato é que uma coisa bem sútil e praticamente indetectável para nossos sentidos corporais é que está carregando a informação essencial que aquele aparelho converterá em som. Similarmente, e se a consciência for o resultado de um padrão de informação de um tipo ainda desconhecido que é "sintonizado" e reproduzido pelo aparato biológico? Coloco esse exercício de pensamento como uma forma de nos estimular a explorar várias hipóteses para a consciência. Tendo a pensar que nem sequer dispomos (ainda) das faculdades cognitivas para abordar a questão de forma consistente, então não levo tão a sério essas hipóteses. Mas, sem dúvida, a noção de que a consciência seja um mero "efeito" da atividade cerebral me parece excessivamente reducionista e epistemicamente inconsistente.
Prezado Gabriel, a consciência se manifesta em todos os seres que possuem cérebros, pois os cérebros precisam realizar a pós posicionalidade espelho nos subespaços de representação.
Ex: quando olhamos para um espelho são os fótons que levaram nossa imagem lá para dentro do espelho e são eles que entram por nossos olhos e nossos cérebros geram a imagem refletida no espelho.
Com a consciência é a mesma coisa: nossas redes neurais convolucionais espelham o resultado simulado pelo cérebro e nos devolvem como consciência pós posicionada para que possamos perceber esse pensamento e sensação de lucidez.
Para adentrar mais nesse assunto sugiro a leitura dos meus postes:
Qual a origem do conhecimento? A resposta é o conjunto ∅
Somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro!
Matemática do Vazio (resolva equívocos e pense com clareza!)
Procure na internet e as IAs te levarão ao meu blog: rcristo
Também é importante ler o resumo epistemológico e filosófico que postei aqui mesmo, nos comentários acima. Abs.
Emparelhamento? Não é emaranhamento quantico? Eu acho q a uma 'conexão pesada em algumas regiões para existir o eu.
Min 3:32 já entendi por onde vai o livro ou melhor, escritor. Nada mais é que a Verdade de Deus distorcida, humanizada... A soberba é o orgulho humano são tão intensos que o cara em vez de reconhecer a verdade de Deus, decidí escrever sua própria versão da Bíblia colocando suas ideias e interpretações haha... Não são ideias próprias são simplesmente ideias distorcidas pela Arrogância, a Soberba e o orgulho.
De onde vem o pensamento se: até dormindo pensamos???
Quem pensa é o espírito desprendido do corpo assim que adormece. O sono é um treinamento para a morte - do corpo.
@@brunodantes.m.t.1968 🤔🤔🤭
Que maravilha de futurologia do cientista tô que não aguento esperar,mas não.Prefiro mais a ideia do paraíso do cristo.
Muito bom professor , aprendo muito sempre
Muito bom 👏
A soberba humana tenta a milhares de anos provar teoricamente algo que a sensibilidade humana nos ensina durante a vida.. Que tudo que os humanos pensam é ilusão..
Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber se você já leu o livro "Comporte-se" de Robert M. Sapolsky. Se leu, qual a sua avaliação? Mais uma vez, grato.
Não li esse livro…
Já li esse livro. Eu li a versão em inglês, não sabia que tinha em português. É um livro fantástico! Ele analisa o comportamento humano através da biologia
@@samuelpaiva5467 Isso mesmo. Também gostei.
O Sapolsky é um génio. Tem vários vídeos dele no TH-cam. Inclusive um em que chama a religião de esquizofrenia.
@@MrLuisMartins666 E por ser gênio consegue escrever sobre um tema complexo de maneira intelegível e com uma pitada de bom humor.
Já pensei em parar de usar as palavras "espírito" e "alma", mas percebi q era bobagem minha, elas vem da nossa cultura como tantas outras palavras q tem origem na religião. Dogmatismo nunca é o caminho
Dawkins deveria pensar menos em clonagem ! E torcer para que a ciência descubra maneiras de acabar com as doenças, principalmente as doenças geneticas ! Isso sim seria útil!
Um argumento tão repetido e ainda utilizado pelos que creem em almas, como se o fato de ser impossível provar a inexistência da alma ou de deuses fortalecesse seus discursos. Por isso acho essencial ensinar o básico de metodologia científica no ensino médio para as pessoas entenderem os diferentes discursos, e porque ciência e religião são coisas beeem diferentes.
temos ciencia das coisas , mas não temos conciencia nenhuma , ! ainda não !
Dawkins chegou em seu limite cético, ele quer negar e provar algo que ele mesmo admite. Para materialistas a alma é nada mais que a manifestação da matéria. O problema é que eles mesmos não conseguem explicar como tal se dá... Como então explicar a alma do ponto de vista metafísico?!
a idéia de uma alma, imortal ou não, nunca foi um consenso dentro do conhecimento das religiões humanas. No A.T. o conceito de alma era bem diferente da idéia cristã de uma alma imaterial. outra questão; o que é alma e o que é espirito? nós temos uma alma e um espirito? é possivel medi-los ou identifica-los para podermos distingui-los um do outro? quais as evidências da existência de ambos? só lembrando; o ônus da prova recai sobre quem faz tais afirmações, os céticos não são obrigados a provar a não existência de nada.
@@sandrodpaula3843 é exatamente por isso que Dawkins e outros céticos caem em descrédito. Se não têm de provar, por que se esforçam tanto?
Alma é uma manifestação da matéria? Cara, é a primeira vez que eu leio uma coisa dessa. Materialistas dizem isso?
@@sandrodpaula3843
Alma é sinônimo de espírito.
@@ricardomenezes1223 alma, espírito ou consciência. Para materialistas são basicamente a mesma coisa
Eu tenho um livro dese
Se a alma não existe, o que há depois da morte?
Pra você deve ser a inexistência? Certo!
Professor colocar células conversar com neurônios .... Acho que vão confessar, pensa nisso .
E se a relação cérebro/consciência for algo como a relação entre aparelho de rádio/sinal? Vamos supor uma pessoa que nunca conheceu a tecnologia moderna, e assim não tenha ideia de como funciona o rádio. Ela poderia achar que o som está sendo criado pelo aparelho, de forma que se o aparelho pifar o som se perde para sempre. Tentaríamos explicar, mas ela poderia achar ridícula e fantasiosa a noção de uma "coisa" que não podemos ver/pegar interagindo com o aparelho para gerar aquele som. Seria muito mais fácil pra ela achar que o próprio aparelho é que cria o som por si mesmo de alguma forma, e que aquele som depende do aparelho pra existir. Mas no fim das contas, o fato é que uma coisa bem sútil e praticamente indetectável para nossos sentidos corporais é que está carregando a informação essencial que aquele aparelho converterá em som. Similarmente, e se a consciência for o resultado de um padrão de informação de um tipo ainda desconhecido que é "sintonizado" e reproduzido pelo aparato biológico? Coloco esse exercício de pensamento como uma forma de nos estimular a explorar várias hipóteses para a consciência. Tendo a pensar que nem sequer dispomos (ainda) das faculdades cognitivas para abordar a questão de forma consistente, então não levo tão a sério essas hipóteses. Mas, sem dúvida, a noção de que a consciência seja um mero "efeito" da atividade cerebral me parece excessivamente reducionista e epistemicamente inconsistente.
Prezado Beto, seu raciocínio está no caminho certo, para te ajudar a avançar, sugiro a leitura do meu poste: Somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro!
Entendo a consciência como a completa subespacialidade do ser humano. Para compreender espaços e subespaços da matemática e da física leia meus postes:
Qual a origem do conhecimento? A resposta é o conjunto ∅
Matemática do Vazio (resolva equívocos e pense com clareza!)
Resolva suas dúvidas sobre espaços e subespaços: Leis da Física versus Matemática
Teoria da informação e entropia - como passamos do conhecimento para a informação?
Boa leitura. Abs.
Exatamente. A natureza das correlações mente-cérebro não necessariamente é de causação, pode ser simplesmente de condições mediadoras. Por "condição mediadora" entendo aquilo que auxilia na atualização de uma potencialidade. Por exemplo, se quebrarmos o encanamento de casa, a água não chegará na nossa torneira. Mas ninguém em sã consciência acharia, simplesmente por essa correlação, que a *origem* da água está *no* encanamento. O encanamento é um meio de atualizar (concretizar) uma potencialidade que existe antes e independente do encanamento (neste caso, o rio do qual a estação de água da cidade retira seus recursos hídricos, todo o processo logístico da estação etc.)
Essa é uma visão, no mínimo, filosoficamente tão possível quanto a interpretação materialista da relação mente-cérebro; mas tem a vantagem de explicar melhor alguns casos empíricos, tais como, neuroplasticidade, efeito placebo e experiências de quase-morte 🤔
Como é que a ciência vai matar a alma se a alma nunca existiu...
A igreja católica apostólica romana já matou a alma quando negou a reencarnação 🆗
O primeiro livro que li sobre o assunto foi o Erro de Descartes. Nessa época, uns 20 anos atrás comecei minha visão monista.
O que é uma visão monista❓
Não concordo com a ideia de que a alma sobrevive a morte, para mim não faz sentido algum. Até onde estudei essa ideia vem do pensamento de que a mente está desconectada do corpo (e para mim isso faz zero sentido, é evidente que a mente é conectada ao corpo por diversos fatores principalmente biológicos)
Se não existe alma, então, o que há depois da morte?
Ciência acredita na inexistência!
Se for parar para pensar na biologia, a vida é quase algo sobrenatural !
A Bíblia nos fala que:a alma que pecar essa morrerá.Quem estudou tricotomia que quer dizer:corpo,alma e espírito sabe bem.Disse Davi,a minha alma espera no Senhor.
Bom dia, a ciência não precisa refutar a existência da alma. pois a alma humana é física e visível, e nós não temos uma alma não física como a cristandade diz, pois a Bíblia diz que nós somos pó ou matéria, e somente a nossa força de vida corporal e mental (o espírito nosso), e o próprio pensamento são energéticos apesar de serem produzidos pela matéria do corpo vivo, por meio de ar, água e alimento.
A alma humana é física e visível? Uau! Eu não sabia disso!
Mesmo assim muitos ainda iriam continuar preferindo acreditar em que ganha a vida defendendo essas crendices ignorando a ciencia com o velho negacionismo e conspiracionismo.
E se esses experimentos da Inglaterra forem verdade? th-cam.com/video/DjDY3uHCpHE/w-d-xo.html
Como que se prova que algo não material não existe?
Prezado Oliver, essas coisas são possíveis de prova por matemática (a própria matemática é uma invenção de cérebros e não existe na natureza).
Segue exemplo:
Corpo humano = 100% físico.
Ser humano = 100% subespacial.
Representação da origem do conhecimento μ(∅) = 0 com o particionamento binário.
Para saber mais leia meu poste: Teoria da informação e entropia - como passamos do conhecimento para a informação?
Somos uma simulação gerada pelo nosso cérebro!
Abs. {RC}.
@@RCristo Mas isso não prova nada nem refuta.
Se a matemática é uma invenção de cérebros e se os cérebros são naturais, então a matemática também é natural.
Essa questão da realidade versus representação mental também não entra na pergunta, pois se aplica a mesma lógica, se existe representação ou simulação, se é feita pelo cérebro, isso é um evento natural (material, concreto etc)
@@ozp11 Prezado Oliver
Não é assim que as coisas funcionam no universo, quando percebemos a simulação cerebral por meio dos tomógrafos, notamos que não existe mente, então não existe essa coisa de mental. Nosso cérebro precisa efetuar uma leitura das camadas subespaciais e realiza uma projeção em forma da representação pós posicionada nas camadas pós perceptivas; as camadas pré-perceptivas compostas por fluxos neuronais sensoriais. Nossa consciência é o espelhamento dessas camadas.
No lugar de mente entra o fluxo cognitivo e posicionalidade pré-pós.
Hoje sabemos que o cérebro faz o pré-processamento (pareando) as percepções sensorial que não temos acesso (leis físicas): chamo isso de pré (0) ou reserva de vazio { }, e as coisas que estão em nossa capacidade perceptiva consciente, recebem os dados de pós (1), que na definição técnica pode ser chamada de retornos convolucionais de bootstraps (1).
Quando estamos lúcidos e acordados
Neste estado de consciência o mundo ao nosso redor e suas nuanças nada mais são que as simulações traduzidas em bootstraps {1}, {1}...
Essa é a prova de que não existe mente, apenas o resultado da tradução pré posicional para pós posicional de nosso cérebro via despejo pelo fluxo cognitivo.
Quando nosso cérebro é fatiado por escaners de MRI magnetic induction gradiente e depois reconstruído com a utilização de inteligência artificial. O resultado fica evidente:
Mundo físico = leis da física = não podemos ter acesso direto (via sensorial, somente nossos aparelhos tem o acesso ao mundo da física). Ex: detectores de ondas gravitacionais. Consulte na internet: o que é espaço e subespaço em sentido amplo!
Fluxo por simulação neural = respostas pré-pós e simulação sensorial = espacialidade e subespacialidade, nova demarcação CVJV (conhecimento verdadeiro, justificado, validado).
O que você tanta afirmar com não material?
Fótons? Não são materiais e existem, podemos detectá-los.
Neutrinos, idem.
Espaços e Subespaços, também não são materiais e podemos tanto detectá-los, quanto aplicar matemática para efetuar medição.
Outras coisas não materiais: sonhos, sentimentos, sensações, emoções, etc.
A diferença entre espaços/subespaços físicos e matemáticos
A precisão matemática entre esses elementos é a interseção entre eles: PM = EF ∩ EM
Significado de PM = EF ∩ EM
PM = Precisão Matemática
EF = Espaços ou/e subespaços da Física
EM = Espaços ou/e subespaços da Matemática
A interseção entre espaços/subespaços da física com a matemática, significa que alguns espaços/subespaços (conceitos/soluções/modelagem) matemáticos são válidos para a física, mas não todos.
Nosso universo é: 100% leis da física isso inclui: espaços e subespaços físicos e não materiais, partículas subatômicas, partículas virtuais, tempo, matéria concreta e energia.
Nós também somos 100% não materiais, pois somos subespaciais e não somos formados por materialidade concreta = átomos. Somente nosso corpo é 100% material, isso inclui nosso cérebro, mas a nossa percepção sensorial é subespacial.
Segue a possibilidade existencial de medição
μ(∅) = 0
O significado dessa fórmula é: a entropia do vazio ∅ (origem do conhecimento) é zero 0. Abs.
@@RCristo a questão sobre a mente é que não é necessário o conceito para explicar o comportamento. Não se trata da existência ou não dela.
Agora se você diz que existem elementos "não materiais" envolvidos, isso entra no campo da fé e religião, pois não é possível nem provar nem refutar
@@ozp11 O conceito de mente é um dos maiores absurdos conceituais que a psicologia deixou de lado, não se trata de corpo que seria material e sim de propriedades subespaciais. Espaços e subespaços não são materiais, mas existem como realidades físicas. É como uma onda gravitacional, exige uma precisão de 1/10.000 de um núcleo atômico para ser detectada, a prova é por meio da precisão dos aparelhos envolvidos. Ex: tente medir um fóton, ele afeta a matéria embora não contenha massa. A tomografia por emissão de pósitrons pet (partículas subatômicas) produz imagens mais nítidas que os demais estudos de medicina nuclear. A prova é por meio da emissão de tais partículas que se desintegram em contato com a contra parte chamada de contraste que é injetada no paciente no momento do exame.
Como provamos projeções patológicas em pacientes com distúrbios neurológicos?
É muito simples, basta pedir ao paciente que tire uma foto das projeções que ele está presenciando. Tais projeções jamais aparecerão nas fotos, elas não existem como materialidade física, mas são geradas por espelhamento neural patológico.
Se Alma realmente existisse eu pergunto, quando surgiu a Alma, nos australopithecus ou nos homininios ?
Eu sou agnóstico e atualmente estou afastado das religiões, mas sei q o espiritismo explica q a alma existe dês do primeiro ser vivo e ela tbm evolui
Na vdd o espiritismo explica q a alma é algo preexistente ao corpo físico, porém ela encarna e reencarna nos seres inferiores até chegar nos mais evoluídos
não existe um início específico da alma. Passamos por todos os reinos... Mineral, vegetal, animal, hominal e o último seria o angelical. A consciênica vai emergindo de nossa experiência imortal e contínua. Sou espírita, essa afirmação minha vem da doutrina.
Ah, lembrei de um texto dele que eu sempre achei muito lamentável também. Foi um texto acho de discurso quando ele recebeu o prêmio "humanista" do ano. Humanista é eufemismo para ateu materialista xiita. O texto é praticamente um discurso de ódio. Pena. Mas, é assim que somos. Falhos. Falho eu, Falho Dawkins...
Na Carta 5, Cristo lança um desafio aos cientistas com a seguinte pergunta:
"Em que momento da evolução do "mundo material" a CONSCIÊNCIA foi percebida pela primeira vez?"
Agora imagine o espanto da comunidade científica quando o maior desenvolvimento da história da humanidade vier a tona por meio de conhecimentos contidos nas Cartas de Cristo.
Estamos mais próximos de comprovar a existência da alma do que a refutar.
Ótimo canal. Parabéns. Continue trazendo mais reflexões sobre estes temas à luz da razão humana.
@Juliana De Souza Então como foi possível com a ajuda das Cartas de Cristo propor algo tão inovador?
Você pode achar a pré-impressão do artigo com o DOI preprints202203.0271.v1
Duvido você consegui refutar o que está proposto no artigo.
Cartas de cristo, Sou um rapaz tolo e facil de se influência, Vi que o senhor e um rapaz de pura verdade poderia me dar uma resposta concreta e 100% científica sem religião envolvida se a alma existe de fato e de quando eu morre eu poder reencanar como um ser imortal com consciência.
Pra mim a alma é a consciência, e não, a ciência nunca conseguirá provar sua inexistência.
O problema é que essa galera mais cientificista, tipo o próprio Dawkins, desconhece os limites da própria Ciência. Aí é complicado...
A ciência deveria estar preocupado em desenvolver tecnologias de produção de energia sem emissão de dióxido de carbono !
Ainda em hipóteses...