Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
É um absurdo e desumano. . Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
O guardião da Lei, Sr ministro Barroso votou a favor da constitucionalidade de instituir COTAS para os dependentes diretos do falecido. Vide Lei 8.213/91 art. 74. Ministro Facchin e Rosa Weber votaram contra e ponderaram a inconstitucionalidade. Mas, seu Barroso fez uma comparação esdrúxula da situação dos dependentes do Brasil com os do EUA por exemplo. Ressalto que independente do executivo na época ter vetado ou não, o texto da lei passaria pelo Senado e pela Câmara dos Dep pra ser votado. Caso houvesse impasse na alteração do texto, seria encaminhado para o STF. Entretanto, foi isso que aconteceu e sim somente 2 ministros foram contra a essa alteração. Texto alterado e votado pelo STF ( guardião da Lei) promulga - se e publique-se. Ou seja, Lei alterada sem que o Presidente a época tivesse o poder de vetar ou não. Pura política e acordos. Uma preparação e tanta para o pós pandemia.
Olá , gosto muito de seus vídeos são muito explicativo. Tenho uma dúvida em relação ao um cumprimento de exigência, como comprovar a qualidade especial do falecido ? Só com a certidão de óbito?
Oi, Lívia! Estou com um caso de uma senhora que estava morando com o cônjuge à mais de 25 anos mas não são casados judialmente, como faço pra provar a união?
Bom dia Dra., fiz uma solicitação de pensão por morte para minha sogra e foi indeferido. Meu sogro recebia auxílio doença vitalício, desde 2016, ele não contribuía para o Inss desde então. O inss disse que por não contribuir, minha sogra não tem direito, achei muito injusto, meu sogro era analfabeto, ninguém nunca falou que ele precisava contribuir, além desse auxílio ser a única fonte de renda do casal. Não sabemos o que fazer. 😰
E se a pessoa tem contribuição. Porém deixou de segurado, e tava como trabalhador autônomo sem contribuição. Porém, a empresa vai formalizar e fazer todos os recolhimentos de trabalho! Tem como conseguir pensão por morte?
Fizeram uma injustiça com o povo, ou seja, empobrecendo mais ainda a classe, visto que filhos de pessoas com poder, militar etc, continuam a receber pela integralidade?!
Se é constitucional, então a pensão dos militares e dos juizes, obedessem a mema regra de reduzir a metade¿ Se é constitucional, a Constituição é injusta. Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
Meu esposo estava trabalhando quando faleceu,porém tinha menos de 18 contribuições mensais. Sou casada há 5 anos e temos três filhos juntos. Temos direito a pensão por morte?
Se o casal oficializou o casamento em cartório ha menos de 2 anos mas ja moravam juntos ha mts anos antes, o conjuge com mais de 45 anos consegue receber pensão vitalícia? ? ?
Olá, meu sogro já era aposentado e recebia o benefício da aposentadoria. Mesmo assim minha sogra para pedir a pensão precisa mandar o extrato do CNIS dele na hora de encaminhar os documentos ou o INSS já tem essa informação lá? Poderia me responder por gentileza? Obrigada!
Boa tarde. O rateio da pensão por morte é em partes iguais entre os dependentes ou a a esposa recebe 50 por cento e os outros 50 por cento dividido entre os dependentes restantes ? Obrigado.
Bom dia, minha mãe era casada com meu pai, mais de 44 anos, mais não era casada no cartório. Quais documentos, que posso comprovar ao insss, que minha mãe era casada com meu pai. Ele era microempreendedor individual, com mais de cincos anos. Quais as provas. Meu pai também era autônomo, conhecir você no TH-cam, ajudei bastante ele, com suas aulas.
Boa tarde doutora. O marido faleceu há 3 anos e ele contribuiu até 2014 quando encerrou sua empresa. A viuva pegou o cnis e ele tem mais de 40 anos de contribuição. A viúva vai ter direito a pensão dele? Ela entrou em depressão quando ele morrer e não pediu pensão. Ele contribuía com mais de 600 reais por mês. A viúva está passando dificuldde pq é aposentada com só 1 salário. Ela tem direito mesmo ele tendo pago até 2014??
Já faz 15 anos que meu pai faleceu minha mãe era casada civil ela tem o óbito em mão os s filhos dele de outra mulher tava recebendo até ficar de maior idade serar, que hoje depôs de alguém minha mãe pode tirar ela fui casada no cível com ele
Meu pai aposentado faleceu em 2019 , tinha uma companheira que viveu 13 anos juntos, 2 dias antes dele morrer fizeram uma união estável; até hoje ela não recebeu o auxilio. O pode ter ocorrido?
Só sei que tem que ter 2 anos de União estável registrada em cartório isso por causa da reforma da previdência de 2019 eu acho não tenho certa que seja por isso que ela não recebeu mais procure um advogado
O erro foi formalizar a união estável, pq ficou como se eles estivessem juntos a menos de 2 anos... A minha mãe viveu com meu pai 14 anos, deu trabalho para receber, demorou anos com advogado e tendo que provar com testemunhas que viviam na roça onde morávamos. Finalmente anos depois conseguir a pensão, é mais 4 anos depois recebeu a indenização pelo atraso. Mas tem que ser bom advogado, ele recebe 30%
Viveram esse tanto de tempo mais era pra ter feito a união estável a pelo menos 2 anos antes dele morrer pelo que a lei diz mais ai vc faz igual a esse comentário que essa pessoa falou aí coloca um bom advogado pra vê se consegue essas leis so são pra prejudicar as pessoas
Boa tarde DR. Eu tomava conta de minha mãe e tenho problema visual e mainha faleceu quarta feira dia 25/10/23 e não tenho entendimento a senhora pode me ajudar
Boa noite! Meu pai faleceu a 21 anos e a minha idade e minha mãe sempre falo que quando eu ficasee de maior iria receber, fiquei de maior e ela sempre fez a prova de vida ela parou de receber eu posso da entrada no INSS pra descobrir ser tá no meu nome ou no dela e como faço por favor me da uma dica.
A lei deveria dar o direito da pensão integral, quando o cônjuge tiver idade superior a 60anos, pois é ai q acorre as doenças e necessidades de medicamentos.
Cônjuge já tem sua natureza presumida. Tenho uma dúvida....Há muitos anos a esposa consta na declaração de imposto de renda do marido como dependente, ele é aposentado militar, porém este ano ela entrará como dependente na declaração de imposto de renda da filha (mora com o casal). Minha dúvida é, caso o marido venha falecer, o fato da esposa estar como dependente na declaração de imposto de renda da filha, pode atrapalhar a esposa no pedido da pensão por morte?
Meu primo recebe uma pensão por morte, vai fazer um ano ainda que ele recebe, mas a mãe dele deixou um filho q ele não conhece, agora o pai desse menino quer que a pensão seja dividida, entre o meu primo e esse menino, pode cada um ter um benefício ou tem que dividir mesmo eles não se conhecendo?
Preciso de ajuda urgente tenho um amigo que tem dificuldade neurologica e pai de duas filhas perdeu o pai pra um suicídio e a mae recebe a pensao por morte dele e dos dois irmãos e ele nunca viu um real desse dinheiro estamos atras do bpc pra ele poder dar uma vida melhor as fulhas mais no sistema do inss ta constando que ele nao e aprovado por cinta desse benefício que a mae dele recebe
Meu pai era autônomo trabalhava como pedreiro por anos, porém já trabalhou em firma. Ele morreu faz 23 anos, hoje eu tenho 30 anos ainda consigo correr atrás ?
Olá bom dia, tudo bem? Solicitei pensão por morte para as minhas duas filhas (pai delas faleceu) ele trabalhava de carteira assinada). Depois de 90 dias foi aprovado e saiu o valor retroativo no valor do salário mínimo de 2022 (1.302). Depois de receber todos os 05 meses (desde o falecimento) que estava sem receber , agora o valor mudou do nada de 1.302 para menos de 700,00 reais. Até agora não entendi o porque dessa redução. O pai delas tinha filho e esposa que também solicitou a pensão. Se puder me ajudar , desde já agradeço.
Olá, Naquela pergunta : Se você estiver recebendo outro benefício do INSS que não possa ser pago junto com a pensão, concorda com a cessação do menos vantajoso e a consignação (desconto no pagamento)?: Você respondeu oq?
É um absurdo e desumano. . Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
Maria Karoline: Nós brasileiros, devemos esta grande injustiça social, que é uma desumanidade, ao ex-presidente Bolsonaro, o qual aprovou este projeto-lei, em 2019, no seu primeiro ano de governo. Isso foi publicado. O problema é que quase a metade dos brasileiros, se deixaram iludir por um tal de Mito, e não procuravam se informar sobre o que tal Mito estava tramando contra o povo brasileiro na Câmara dos deputados e no Senado, representado por seu ministro Paulo Guedes. Mas no seu caso, a pensão deve ter sido dividida pelos outros filhos, porém seria o dobro deste valor, se não fosse a Reforma Previdenciária de Bolsonaro.
Olá, simplifica! Me tire uma dúvida pir favor. Quando o casal está no processo de divorcio, e um dos cônjuges morre, o ex esposo ( ja separado de corpos à dois anos) tera direito à pensão por morte? Detalhes ele nunca comparecia nas audiências do divorcio.
Falou e faltou dizer. Minha esposa é aposentada com salário mínimo. Nesse caso, ela escolheria o salário de maior valor do esposo pra recebê-lo e, descontaria do salário de menor valor que ela recebe?
Sou pensionista do meu único filho que morreu e me deixou uma pensão de valor de 4 salários mínimos hoje por conta de um dos presidentes estou recebendo uma miséria e aí? Que fazer?
livia bom dia , convivi com meu esposo durante 23 anos de uniao estável e resolvemos casar ano passado , agora ele veio falecer e eu dei entrada na pensao por morte dele, só que o inss liberou pra mim só 4 meses de pensao alegando que eu estive casada com ele menos de dois anos . o beneficio foi liberado eu ainda não saquei o dinheiro por que eu queria saber com vc o que eu faço, por favor me ajude
Quatro meses de recebimento... porque seu esposo tinha menos de dois anos de contribuição... Para receber vitalícia teria que ter acima de 45 anos ..e 24 meses de contribuição do seu esposo.... Esses 24: meses teriam que ter contribuição interrupta...mesmo que se tivesse trabalhado antes .. Mas o que antecede a morte a contribuição teria que ser de 24 meses... Não se deu pra vc entender
Bom dia Drª. , eu gostaria de tirar algumas dúvidas, tenho 58 anos e sou aposentado por invalidez, sou isento e recebo os 25% de auxilio acompanhante, minha mãe era aposentada e faleceu em 2011 e tenho laudos de esquizofrenia f.20 desde 2009 , fiz o pedido de pensão por morte 3 meses atrás pois nunca quis receber a pensão, isso me incomodava muito, mas minha doença piorou conforme informei sobre os 25% e o INSS indeferiu, alegando que não tenho laudos da doença antes dos 21 anos. Essa decisão do INSS procede ou eu só preciso comprovar a doença com laudos que comprovam a minha doença antes do falecimento? Minha filha entrou contra o INSS na justiça sem advogado, acreditando no que foi passado pra ela aqui mesmo no youtube acreditando que o Juiz dará ganho de causa. As informações que ela colheu procedem, tenho direito a pensão??
Oi Dra. Me ajuda, Eu acabei de cumprir uma exigência de pensão por morte. Me pediram a “ declaração de existência ou inexistência de separação até a data do óbito “ . Baixei e a impressão do pdf que veio junto com a exigência e preenchi de acordo com oque estava escrito. Fiz a digitalização e enviei, Só que não prestei a atenção e lá dizia que a digitalização deveria ser em colorido e a impressão que fiz foi em preto e branco, O símbolo do inss ficou em preto e branco, A única cor que tem no documento é a da escrita com a caneta azul. Dra isso pode causar o indeferimento do requerimento??
E uma vergonha esse INSS Meu primo contribuiu para INSS 38 anos descontando de Empresa Ele morreu a esposa dele receber secenta l pó cento do salário dele tem pessoas que contribuiu Dois anos ficou com um salário.
Mas o INSS não pode pagar menos que o salário mínimo se a aposentadoria do falecido for um salário mínimo a pensão é um salário se for acima do salário mínimo é 60 por cento
Boa tarde não entendi o campo onde pergunta se o requerente aceita ajusta o valor da pensão caso seja de maior valor compensatória, qual opção colocar sim ou não?
Resumindo, a mudança em vez de melhorar, piora cada vez mais para o contribuinte e seus dependentes. Há mudanças que é melhor deixar como estava. Sempre sobra pro povo. Enquanto cortam os rendimentos do povo simples, dão aumento salarial exorbitantes aos que ja tem posição privilegiada, condição financeira abastada. Alegam falta de recursos para atender as demandas da população carente, mas nao falta dinheiro pra dar aumento a quem já ganha bem e tem vários beneficios.
Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
É isso e a tendência é piorar... Esquema é bem arquitetado. Governo gasta muito, gera inflação (imposto oculto) , desvaloriza o câmbio, inventa mais tributos e o Banco Central segue trabalhando com choque de juros. Tudo para empobrecer o povo. Pode escolher qualquer Presidente que não vai mudar o "modus operandi"
Meu ex marido morreu agora no sábado peguei o meu divorcio o ano passado i tenho a guarda eu i ele de um filho adotivo o espessial temos o direito pensão por morte
@@SimplificaINSS minha mãe faleceu, e ela recebia pensão dele, os dois faleceram. mas o instituidor, qm contribuiu era meu pai. posso receber essa pensão, já q tenho transtorno mental? só contribui por 15 meses e tenho 33 anos de idade. mas uma advogada vai tentar pegar essa causa de eu tentar a pensão do instituidor q era meu pai, posso pegar a pensão da falecida mãe comprovando q tenho esquizofrenia?
Ola boa noite gostaria de saber se consigo emitir ofício pra paga pensão alimentícia direto na folha, no caso é na minha folha salarial que será descontado
É um absurdo e desumano. . Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
Só se comprovarem que mesmo estando divorciados ...eram dependentes...dele Ou seja às vezes há muheres que se separou e dependem do ex.... aí neste caso tem que comprovar no INSS... aí ela pode até receber
Me tira uma dúvida, minha aí,está com o documento tudo certo,já para da entrada o patrão do falecido foi que ajudou,a esposa do falecido,mas a dúvida dela é que,como ela recebe o bolsa família,se quando ela da entrada da pensão pô morte,se o bolsa família vai ser cancelado ou perder.
Gente na verdade tá uma verdadeira bagunça a pensão por morte do INSS eu quero saber se eu sou casado faleci sou aposentado quanto que a minha mulher vair receber
Fui casada muitos anos etenho tres filhos meu marido me deichou com tres filhos pequeno sem fa pensaoarrumou outra mulher ela era casada vom outro e largou foi mora com meu eisfui obrigada separa letigioso pois ele vinha en casa e judiava dos filhos eu vou ter direito na pencao dele
Tem várias mais pode ser comprovantes de endereço de onde o casal morava um no nome do homem e outro no nome da mulher outra prova pode ser também conta conjunta de banco dele com ela é a união estável a pelo menos 2 anos comprovada em cartório essa é a 1 prova a principal é muita coisa que esse INSS pede eu era casada no Civil com meu marido mais não morava mais com ele a mais de 10 anos mais como a mulher que ele estava não tinha união estável com ele quem ficou recebendo foi eu pq como falei ainda estava casada com ele
A esposa está pedindo o benefício pensão por morte no caso ela não é alfabetizada como ela vai comprovar todas a páginas onde não tem campo para o preenchimento do polegar
Depende muito se sua irmã era dependente do seu cunhado mesmo separados....se ela dependia dele ... E se fosse casado com segunda esposa ...neste caso a pensão é dividida para as duas.,.agora se sua irmã não era dependente dele .. não tem direito
Prazos para pedir Com relação ao prazo para pedir a pensão, os dependentes do segurado que faleceu têm de solicitar o benefício em até 90 dias após a morte, para ter direito a receber desde a data do óbito. O prazo é maior para os filhos menores de 16 anos, que têm até 180 dias para fazer a solicitação.
Boa noite o advogado pode fazer o requerimento da pensão por morte pelo meu inss do cliente? Com relação a petição adm. Que no final coloca o local, a data e nome do adv. Pode requerer e anexar a petição? Ou da entrada como procurador?
E uma vergonha dar estas notícias de pensão por morte com 60 por cento O INSS ta tirando o tireito de todos eu se hoje trabalhasse por conta popia não paga o INSS Isso e uma vergonha uma corvadia Alem de voce perde seu marido que pagou o INSS 35 anos agora esta vergonha Sinto vergonha fui casada a 50 anos hoje recebo 60 por cento do salário Sinto envergonhada cada dia mai
E quem ficou viúvo, está recebendo a pensão por morte e casou novamente e continua recebendo a mesma coisa,e assim mesmo ou pode dar problema futuramente
Pode receber sim .. E mesmo assim se o segundo casamento e a pessoa falecer e ele tiver direito da segunda pensão.. Ele tem que escolher quais da. Duas pensão é mais vantajosa
Realizamos assessoria previdenciária particular! Nosso WhatsApp 85-981856157 atendimento a todo o Brasil
Parabéns pela explicação, muito esclarecedora e sem rodeios.👏🏻👏🏻👏🏻
Sua explicação foi essencial para minha dúvida.Deus te abençoe grandemente.
A melhor explicação que ouvi a respeito desse assunto. Parabéns ❤️
Gratidão pelos esclarecimentos
Meus parabéns pelo vídeo, simples e objetivo.
Excelente vídeo
Muito obg pelo esclarecimento
Obrigado pela sua informação minha querida
Excelente vídeo. Parabéns.
Parabéns Lívia pelos seus esclarecimentos, sou seu fã.
Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
O que eu um absurdo é uma viuva com 85 anos receber apenas 50% de pensão, nessa idade com tantos medicamentos e despesas com a casa, não dá.
Verifique quem fez isso.
É um absurdo e desumano. . Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
@@ruivitorkuhn1564 Bolsonaro reforma da previdência social 2019
O guardião da Lei, Sr ministro Barroso votou a favor da constitucionalidade de instituir COTAS para os dependentes diretos do falecido. Vide Lei 8.213/91 art. 74. Ministro Facchin e Rosa Weber votaram contra e ponderaram a inconstitucionalidade. Mas, seu Barroso fez uma comparação esdrúxula da situação dos dependentes do Brasil com os do EUA por exemplo. Ressalto que independente do executivo na época ter vetado ou não, o texto da lei passaria pelo Senado e pela Câmara dos Dep pra ser votado. Caso houvesse impasse na alteração do texto, seria encaminhado para o STF. Entretanto, foi isso que aconteceu e sim somente 2 ministros foram contra a essa alteração. Texto alterado e votado pelo STF ( guardião da Lei) promulga - se e publique-se. Ou seja, Lei alterada sem que o Presidente a época tivesse o poder de vetar ou não. Pura política e acordos. Uma preparação e tanta para o pós pandemia.
Concordo com você, isso é desumano. Minha mãe idosa é afetada diretamente.
Olá , gosto muito de seus vídeos são muito explicativo.
Tenho uma dúvida em relação ao um cumprimento de exigência, como comprovar a qualidade especial do falecido ?
Só com a certidão de óbito?
Oi, Lívia! Estou com um caso de uma senhora que estava morando com o cônjuge à mais de 25 anos mas não são casados judialmente, como faço pra provar a união?
Bom dia Dra., fiz uma solicitação de pensão por morte para minha sogra e foi indeferido. Meu sogro recebia auxílio doença vitalício, desde 2016, ele não contribuía para o Inss desde então. O inss disse que por não contribuir, minha sogra não tem direito, achei muito injusto, meu sogro era analfabeto, ninguém nunca falou que ele precisava contribuir, além desse auxílio ser a única fonte de renda do casal. Não sabemos o que fazer. 😰
Os políticos todos recebem a vida inteira a aposentadoria e ninguém mexe continua nadando no dinheiro do pobre 🦑🎃👺💩👹
Besta fomos nós que não entramos pra política. Agora é engolir o choro e se virar nos 30
E se a pessoa tem contribuição. Porém deixou de segurado, e tava como trabalhador autônomo sem contribuição. Porém, a empresa vai formalizar e fazer todos os recolhimentos de trabalho! Tem como conseguir pensão por morte?
Fizeram uma injustiça com o povo, ou seja, empobrecendo mais ainda a classe, visto que filhos de pessoas com poder, militar etc, continuam a receber pela integralidade?!
Se é constitucional, então a pensão dos militares e dos juizes, obedessem a mema regra de reduzir a metade¿ Se é constitucional, a Constituição é injusta. Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
No caso os pobres não serão prejudicados porque ninguém pode receber menos de um salário mínimo
Muito bom obrigada 😌
Ótima explicação
Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
Meu esposo estava trabalhando quando faleceu,porém tinha menos de 18 contribuições mensais.
Sou casada há 5 anos e temos três filhos juntos.
Temos direito a pensão por morte?
Se o irmão tive deficiência e e de maior idade mas não morava com o falecido teria direito e quais seriam os documentos
Se o casal oficializou o casamento em cartório ha menos de 2 anos mas ja moravam juntos ha mts anos antes, o conjuge com mais de 45 anos consegue receber pensão vitalícia? ? ?
Olá, meu sogro já era aposentado e recebia o benefício da aposentadoria. Mesmo assim minha sogra para pedir a pensão precisa mandar o extrato do CNIS dele na hora de encaminhar os documentos ou o INSS já tem essa informação lá?
Poderia me responder por gentileza?
Obrigada!
Boa tarde.
O rateio da pensão por morte é em partes iguais entre os dependentes ou a a esposa recebe 50 por cento e os outros 50 por cento dividido entre os dependentes restantes ?
Obrigado.
Bom dia, minha mãe era casada com meu pai, mais de 44 anos, mais não era casada no cartório.
Quais documentos, que posso comprovar ao insss, que minha mãe era casada com meu pai.
Ele era microempreendedor individual, com mais de cincos anos.
Quais as provas.
Meu pai também era autônomo, conhecir você no TH-cam, ajudei bastante ele, com suas aulas.
Me tirem uma dúvida quem tem bolsa família consegue esse benefício ou não ?
Sou divorciada mas votamos !mas continuo recebendo! Se por caso pós morte do meu ex tenho direito ao salário dele ! Perco minha pensao
Minha irmã sofre se dedicado para o marido, ficou doente ele morreu agora
Boa tarde doutora. O marido faleceu há 3 anos e ele contribuiu até 2014 quando encerrou sua empresa. A viuva pegou o cnis e ele tem mais de 40 anos de contribuição. A viúva vai ter direito a pensão dele? Ela entrou em depressão quando ele morrer e não pediu pensão. Ele contribuía com mais de 600 reais por mês. A viúva está passando dificuldde pq é aposentada com só 1 salário. Ela tem direito mesmo ele tendo pago até 2014??
Ola doutora e se a tia quissesse antes de morrer queria passar o benefício pra sobrinha sendo ela deficiente pode receber
Se eu der entrada amanhã nesse pedido eles teram de liberar a pensão em Janeiro, mas Janeiro o inss para tudo, e ai como fica ?
@simplificainss quem recebe bolsa familia vai atrapalhar no pedido de pensao?? Tenho 44 anos em tratamento de cancer isso conta??
Já faz 15 anos que meu pai faleceu minha mãe era casada civil ela tem o óbito em mão os s filhos dele de outra mulher tava recebendo até ficar de maior idade serar, que hoje depôs de alguém minha mãe pode tirar ela fui casada no cível com ele
Meu pai aposentado faleceu em 2019 , tinha uma companheira que viveu 13 anos juntos, 2 dias antes dele morrer fizeram uma união estável; até hoje ela não recebeu o auxilio. O pode ter ocorrido?
Só sei que tem que ter 2 anos de União estável registrada em cartório isso por causa da reforma da previdência de 2019 eu acho não tenho certa que seja por isso que ela não recebeu mais procure um advogado
O erro foi formalizar a união estável, pq ficou como se eles estivessem juntos a menos de 2 anos... A minha mãe viveu com meu pai 14 anos, deu trabalho para receber, demorou anos com advogado e tendo que provar com testemunhas que viviam na roça onde morávamos. Finalmente anos depois conseguir a pensão, é mais 4 anos depois recebeu a indenização pelo atraso. Mas tem que ser bom advogado, ele recebe 30%
Viveram esse tanto de tempo mais era pra ter feito a união estável a pelo menos 2 anos antes dele morrer pelo que a lei diz mais ai vc faz igual a esse comentário que essa pessoa falou aí coloca um bom advogado pra vê se consegue essas leis so são pra prejudicar as pessoas
E no caso de quem so fez a uniao depois do falecimento
Preciso saber, por favor, sou pensionista de pensão alimentos,
Boa tarde DR. Eu tomava conta de minha mãe e tenho problema visual e mainha faleceu quarta feira dia 25/10/23 e não tenho entendimento a senhora pode me ajudar
Eu tenho atestado de óbito e certidão de casamento indentidade
Boa noite! Meu pai faleceu a 21 anos e a minha idade e minha mãe sempre falo que quando eu ficasee de maior iria receber, fiquei de maior e ela sempre fez a prova de vida ela parou de receber eu posso da entrada no INSS pra descobrir ser tá no meu nome ou no dela e como faço por favor me da uma dica.
A lei deveria dar o direito da pensão integral, quando o cônjuge tiver idade superior a 60anos, pois é ai q acorre as doenças e necessidades de medicamentos.
A dra deveria ter explicado que essa regra não atinge os mais pobres porque ninguém pode receber menos de um salário mínimo por mês
Cônjuge já tem sua natureza presumida. Tenho uma dúvida....Há muitos anos a esposa consta na declaração de imposto de renda do marido como dependente, ele é aposentado militar, porém este ano ela entrará como dependente na declaração de imposto de renda da filha (mora com o casal). Minha dúvida é, caso o marido venha falecer, o fato da esposa estar como dependente na declaração de imposto de renda da filha, pode atrapalhar a esposa no pedido da pensão por morte?
Ótimas informações doutora só uma dúvida. Qual prazo para pedir o benefício? Gratidão.
Meu primo recebe uma pensão por morte, vai fazer um ano ainda que ele recebe, mas a mãe dele deixou um filho q ele não conhece, agora o pai desse menino quer que a pensão seja dividida, entre o meu primo e esse menino, pode cada um ter um benefício ou tem que dividir mesmo eles não se conhecendo?
E uma vergonha. Nós. Aposentado é pensionista..receber só 50% não dar pra sobreviver
Na realidade fizeram um confisco do direiro daqueles que pagaram por garantia futura da Família.
Engraçado, o filho precisa comprovante de dependência..... Ótimo video
O que seria essas duas provas de união estável?
Boa noite.o. Falecido estava recebendo auxílio do governo e filho tem 10 anos .o pai nunca deu pensão.como fazer?
Preciso de ajuda urgente tenho um amigo que tem dificuldade neurologica e pai de duas filhas perdeu o pai pra um suicídio e a mae recebe a pensao por morte dele e dos dois irmãos e ele nunca viu um real desse dinheiro estamos atras do bpc pra ele poder dar uma vida melhor as fulhas mais no sistema do inss ta constando que ele nao e aprovado por cinta desse benefício que a mae dele recebe
Meu pai era autônomo trabalhava como pedreiro por anos, porém já trabalhou em firma. Ele morreu faz 23 anos, hoje eu tenho 30 anos ainda consigo correr atrás ?
Não
Olá bom dia, tudo bem? Solicitei pensão por morte para as minhas duas filhas (pai delas faleceu) ele trabalhava de carteira assinada). Depois de 90 dias foi aprovado e saiu o valor retroativo no valor do salário mínimo de 2022 (1.302). Depois de receber todos os 05 meses (desde o falecimento) que estava sem receber , agora o valor mudou do nada de 1.302 para menos de 700,00 reais. Até agora não entendi o porque dessa redução. O pai delas tinha filho e esposa que também solicitou a pensão. Se puder me ajudar , desde já agradeço.
Olá, Naquela pergunta : Se você estiver recebendo outro benefício do INSS que não possa ser pago junto com a pensão, concorda com a cessação do menos vantajoso e a consignação (desconto no pagamento)?:
Você respondeu oq?
Acho que foi dividido tenho quase certeza
É um absurdo e desumano. . Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
com certeza a pensão foi rateada entre os dois pedidos.
Maria Karoline: Nós brasileiros, devemos esta grande injustiça social, que é uma desumanidade, ao ex-presidente Bolsonaro, o qual aprovou este projeto-lei, em 2019, no seu primeiro ano de governo. Isso foi publicado. O problema é que quase a metade dos brasileiros, se deixaram iludir por um tal de Mito, e não procuravam se informar sobre o que tal Mito estava tramando contra o povo brasileiro na Câmara dos deputados e no Senado, representado por seu ministro Paulo Guedes. Mas no seu caso, a pensão deve ter sido dividida pelos outros filhos, porém seria o dobro deste valor, se não fosse a Reforma Previdenciária de Bolsonaro.
Oi meu marido faleceu eu tenho 41 anos e uma filha de 7 anos é melhor eu arrumar no nome dela.gostaria de saber quanto tempo recebe?
Olá sempre mitiva me tira uma dúvida doutora
Já foi feito o documento
Olá, simplifica! Me tire uma dúvida pir favor.
Quando o casal está no processo de divorcio, e um dos cônjuges morre, o ex esposo ( ja separado de corpos à dois anos) tera direito à pensão por morte?
Detalhes ele nunca comparecia nas audiências do divorcio.
Se tiver separado no papel não
Falou e faltou dizer. Minha esposa é aposentada com salário mínimo. Nesse caso, ela escolheria o salário de maior valor do esposo pra recebê-lo e, descontaria do salário de menor valor que ela recebe?
@@ezequiasviana5286 neste caso ela recebe as duas ...o salário da aposentadoria dela normal e 50% da pensão....que antes era 100% e agora 50%
Sou pensionista do meu único filho que morreu e me deixou uma pensão de valor de 4 salários mínimos hoje por conta de um dos presidentes estou recebendo uma miséria e aí? Que fazer?
Olá tenho um filho no cad unico ele recebe metade da pensão por morte se tirar ele do cadastro pode cair a pensão ou não
livia bom dia , convivi com meu esposo durante 23 anos de uniao estável e resolvemos casar ano passado , agora ele veio falecer e eu dei entrada na pensao por morte dele, só que o inss liberou pra mim só 4 meses de pensao alegando que eu estive casada com ele menos de dois anos . o beneficio foi liberado eu ainda não saquei o dinheiro por que eu queria saber com vc o que eu faço, por favor me ajude
Vc pode sacar o dinheiro não tem problema, e procurar um adv para dar entrada na justiça o mais rápido possível.
Quatro meses de recebimento... porque seu esposo tinha menos de dois anos de contribuição...
Para receber vitalícia teria que ter acima de 45 anos ..e 24 meses de contribuição do seu esposo....
Esses 24: meses teriam que ter contribuição interrupta...mesmo que se tivesse trabalhado antes ..
Mas o que antecede a morte a contribuição teria que ser de 24 meses...
Não se deu pra vc entender
Tenho autismo minha mae era pensionista do meu pai posso receber a pensao ? Tenho 58 anos minha mae faleceu ha 3 anos
Bom dia Drª. , eu gostaria de tirar algumas dúvidas, tenho 58 anos e sou aposentado por invalidez, sou isento e recebo os 25% de auxilio acompanhante, minha mãe era aposentada e faleceu em 2011 e tenho laudos de esquizofrenia f.20 desde 2009 , fiz o pedido de pensão por morte 3 meses atrás pois nunca quis receber a pensão, isso me incomodava muito, mas minha doença piorou conforme informei sobre os 25% e o INSS indeferiu, alegando que não tenho laudos da doença antes dos 21 anos. Essa decisão do INSS procede ou eu só preciso comprovar a doença com laudos que comprovam a minha doença antes do falecimento? Minha filha entrou contra o INSS na justiça sem advogado, acreditando no que foi passado pra ela aqui mesmo no youtube acreditando que o Juiz dará ganho de causa. As informações que ela colheu procedem, tenho direito a pensão??
Você conseguiu
@@rhayssasilveira6297, Tive que entrar com um advogado, ainda sem solução.
Oi Dra. Me ajuda, Eu acabei de cumprir uma exigência de pensão por morte. Me pediram a “ declaração de existência ou inexistência de separação até a data do óbito “ . Baixei e a impressão do pdf que veio junto com a exigência e preenchi de acordo com oque estava escrito. Fiz a digitalização e enviei, Só que não prestei a atenção e lá dizia que a digitalização deveria ser em colorido e a impressão que fiz foi em preto e branco, O símbolo do inss ficou em preto e branco, A única cor que tem no documento é a da escrita com a caneta azul. Dra isso pode causar o indeferimento do requerimento??
E uma vergonha esse INSS Meu primo contribuiu para INSS 38 anos descontando de Empresa Ele morreu a esposa dele receber secenta l pó cento do salário dele tem pessoas que contribuiu Dois anos ficou com um salário.
Mas o INSS não pode pagar menos que o salário mínimo se a aposentadoria do falecido for um salário mínimo a pensão é um salário se for acima do salário mínimo é 60 por cento
Boa tarde não entendi o campo onde pergunta se o requerente aceita ajusta o valor da pensão caso seja de maior valor compensatória, qual opção colocar sim ou não?
Resumindo, a mudança em vez de melhorar, piora cada vez mais para o contribuinte e seus dependentes. Há mudanças que é melhor deixar como estava. Sempre sobra pro povo. Enquanto cortam os rendimentos do povo simples, dão aumento salarial exorbitantes aos que ja tem posição privilegiada, condição financeira abastada. Alegam falta de recursos para atender as demandas da população carente, mas nao falta dinheiro pra dar aumento a quem já ganha bem e tem vários beneficios.
Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
É isso e a tendência é piorar... Esquema é bem arquitetado. Governo gasta muito, gera inflação (imposto oculto) , desvaloriza o câmbio, inventa mais tributos e o Banco Central segue trabalhando com choque de juros. Tudo para empobrecer o povo. Pode escolher qualquer Presidente que não vai mudar o "modus operandi"
Meu ex marido morreu agora no sábado peguei o meu divorcio o ano passado i tenho a guarda eu i ele de um filho adotivo o espessial temos o direito pensão por morte
Minha mãe não era casada oficial mais teve duas filhas 20 anos juntos.
Só saiu pras filhas como ela pode recorrer?
eu tenho esquizofrenia, preciso de laudos prontuários e receituários?
Para qual benefício?
@@SimplificaINSS minha mãe faleceu, e ela recebia pensão dele, os dois faleceram. mas o instituidor, qm contribuiu era meu pai. posso receber essa pensão, já q tenho transtorno mental? só contribui por 15 meses e tenho 33 anos de idade. mas uma advogada vai tentar pegar essa causa de eu tentar a pensão do instituidor q era meu pai, posso pegar a pensão da falecida mãe comprovando q tenho esquizofrenia?
Minha mulher era professora faleceu eu recebia pensão eu casei faz dois anos não recebi mais como fasso pra saber se posso correr atras
Mesmo casando novamente... não era pra vc perder a pensão que recebia... vê o que aconteceu
Ola boa noite gostaria de saber se consigo emitir ofício pra paga pensão alimentícia direto na folha, no caso é na minha folha salarial que será descontado
Sim ,mas é feito judicialmente
ÓTIMO vídeo . Como faço para conseguir esse "" direito" protocolo uma ação via judicial ou faço um requrimento no inss ?
Inss
É um absurdo e desumano. . Esta nova regra da PENSÃO POR MORTE não é de 2023, como disse, aí, a moça, equivocadamente, mas já existe desde 2019 . Foi implantada pelo Governo BOLSONARO. Foi Uma grande injustiça, um projeto-lei desumano. Desde 2019 que só se recebe a metade do valor da pensão por morte.
GUSTAVO ANTÔNIO QUEIROZ GONZAGA 2004-2021-2015-2016
Meu filho tem síndrome de Down c 34 anos trabalha registrado c meio salário.Ele consegue o benefício do pai falecido?
Meu pai faleceu em Março de 2023 tinha 4 anos que não contribuía para o inss.
Minha mãe tem direito a solicitar a pensão por morte?
Acho que depende de quantos anos ele contribuiu acho melhor vc perguntar um advogado
Não tem direito , no máximo 3 anos se trabalhou á mais de 10 anos com contribuições.
ÓTIMO VÍDEO . Menor tutrelado , filho invalido ou deficiencia tem que provar ou é presumido ?
Tem que provar dependência econômica.
Oi boa tarde eu era casada com ele eu estou muito dente eu tenho direito também
Ex esposa ou ex marido tem direito a pensão do falecido, já estando divorciado??? Explica isso melhor
Só se comprovarem que mesmo estando divorciados ...eram dependentes...dele
Ou seja às vezes há muheres que se separou e dependem do ex.... aí neste caso tem que comprovar no INSS... aí ela pode até receber
@@ElisaLessa-i1w no caso, se o cônjuge recebida pensão aimentícia tem direito a Pensão por Morte.
Me tira uma dúvida, minha aí,está com o documento tudo certo,já para da entrada o patrão do falecido foi que ajudou,a esposa do falecido,mas a dúvida dela é que,como ela recebe o bolsa família,se quando ela da entrada da pensão pô morte,se o bolsa família vai ser cancelado ou perder.
vai ser cortado quando ela receber a pensão por morte
Gente na verdade tá uma verdadeira bagunça a pensão por morte do INSS eu quero saber se eu sou casado faleci sou aposentado quanto que a minha mulher vair receber
Assistam em 1,5x que fica normal
So tem direito a pensão por morte, se o falecido tiver algum vínculo com o INSS??
Sim ..no mínimo dois anos de contribuição ..
Fui casada muitos anos etenho tres filhos meu marido me deichou com tres filhos pequeno sem fa pensaoarrumou outra mulher ela era casada vom outro e largou foi mora com meu eisfui obrigada separa letigioso pois ele vinha en casa e judiava dos filhos eu vou ter direito na pencao dele
OLÁ! QUAIS DUAS PROVAS DE UNIAO ESTAVEL GERALMENTE É ENVIADO?
Tem várias mais pode ser comprovantes de endereço de onde o casal morava um no nome do homem e outro no nome da mulher outra prova pode ser também conta conjunta de banco dele com ela é a união estável a pelo menos 2 anos comprovada em cartório essa é a 1 prova a principal é muita coisa que esse INSS pede eu era casada no Civil com meu marido mais não morava mais com ele a mais de 10 anos mais como a mulher que ele estava não tinha união estável com ele quem ficou recebendo foi eu pq como falei ainda estava casada com ele
É preciso ter mais de 2 anos de união estável para ter direito da pensão por morte?
No mínimo 2 anos de União estável registrada em cartório e mais no mínimo 2 provas de que a pessoa morava juntos
Ana Maria, meno de 2 anos de união estável ou casamento, recebe por 4 meses.
Olá,e quando é acordo internacional?
A esposa está pedindo o benefício pensão por morte no caso ela não é alfabetizada como ela vai comprovar todas a páginas onde não tem campo para o preenchimento do polegar
Oi,dr seu contato por gentileza?
Pois é eu estava casada com ele eu tenho eu não tô nem andando eu tenho direito eu estou doente
Minha irmã era separada e meu cunhado tinha outra mulher mas não tinha filhos quem tem direito minha irmã ou a outra
Depende muito se sua irmã era dependente do seu cunhado mesmo separados....se ela dependia dele ...
E se fosse casado com segunda esposa ...neste caso a pensão é dividida para as duas.,.agora se sua irmã não era dependente dele .. não tem direito
Minha vó viveu mais de 15 anos ela tem direito
Qm é casada com comunhao parcial de bens tem direito a pensão por morte?
Sim
..se a pessoa que falecer ter qualidade de segurado...
Não importa o regime de casamento.
Quando eu for solicitar a pensão por morte qual devo solicitar rural ou urbana?
depende do seu caso.
A data de cessação é a data do último pagamento?
Dra. No caso de pensão por morte para menor, pode ser pedida a qualquer tempo?
180 dias
Prazos para pedir
Com relação ao prazo para pedir a pensão, os dependentes do segurado que faleceu têm de solicitar o benefício em até 90 dias após a morte, para ter direito a receber desde a data do óbito. O prazo é maior para os filhos menores de 16 anos, que têm até 180 dias para fazer a solicitação.
@@Mar...123-x6v salvo engano, o menor poderá solicitar até os 16 anos e receberá todos os atrasados.
Boa noite o advogado pode fazer o requerimento da pensão por morte pelo meu inss do cliente? Com relação a petição adm. Que no final coloca o local, a data e nome do adv. Pode requerer e anexar a petição? Ou da entrada como procurador?
Sim pode requerer no meu inss do segurado!
@@SimplificaINSS como procurador ? E coloca a procuração da in 128 e o termo de responsabilidade?
@@SimplificaINSS pode ser procuradora da representante legal? A pensão é para a viúva e os filhos
E uma vergonha dar estas notícias de pensão por morte com 60 por cento O INSS ta tirando o tireito de todos eu se hoje trabalhasse por conta popia não paga o INSS Isso e uma vergonha uma corvadia Alem de voce perde seu marido que pagou o INSS 35 anos agora esta vergonha Sinto vergonha fui casada a 50 anos hoje recebo 60 por cento do salário Sinto envergonhada cada dia mai
olá, eu havia emitido todas as guias de contribuição do ano de 2023. agora que o salario mudou como faço pra atualizar e a partir de qual eu atualizo?
A partir do mês 05/2023
E quem ficou viúvo, está recebendo a pensão por morte e casou novamente e continua recebendo a mesma coisa,e assim mesmo ou pode dar problema futuramente
Pode receber sim ..
E mesmo assim se o segundo casamento e a pessoa falecer e ele tiver direito da segunda pensão..
Ele tem que escolher quais da. Duas pensão é mais vantajosa
A gente não era casado morava junto 10 anos
9:00