Boa tarde comprei um terreno a 2anos e agora eu sabia que era aria livre e que Não tinha IPTU mas descubri recentemente que tem alguem pagando IPTU o que posso fazer neste caso
A imobiliária vendeu o imóvel e locupletou-se do valor e sumiu. Eu não tinha dado procuração com outorga de recebimento de valores. Agora a compradora está querendo reparação. Que devo fazer?
Eu estou com esse problema. Em 2012, comprei uma obra, através de contrato de compra e venda. O proprietário havia falecido e seus cônjuges me venderam. Logo, a irmã do falecido surgiu com um registro e eu até hoje sofro com isso na justiça. Naquela época eu comprei o imóvel pois já estava com depressão por estar muito insatisfeito com minha profissão, que tanto estudei. Hoje perdi minha profissão, estou sem trabalhar, não recebi meu dinheiro de volta, também não usufruí da obra, pois teria que investir mais dinheiro nesta, também não tenho mais minha casa própria, que era simples, hoje pago aluguel. Isso destruí minha vida, meus sonhos... perdi completamente o gosto pela vida, perdi o brilho no olhar, os sonhos, a vontade de vencer, pois sou e nasci pobre, mas comecei a trabalhar fora aos 14 anos.
Alguem me ajuda! Ganhei um terreno da minha ex sogra. Ela vendeu sua casa,e vendeu outro terreno ao lado da minha casa. Ela vendeu o outro terreno ao lado,com um beco entre as duas casas 4 metros,e dividiu entre as duas casas iguais . Quem comprou p terreno foi minha tia,e minha tia vendeu pra outro senhor,e esse semhor vendeu pra outro O problema é esse,o segundo comprador,alega que minha tia vendeu a casa com 10 metros de frente,esses dez metros inclui a metade do meu beco. Minha sogra nao fez papel de conpra e venda,minha tia tbem nao fez. Ja o segundo comprador fez,esse que invadiu meu beco. Esse documento vale,sem ter um documento anterior de conpra e venda ?
Doutor comprei um terreno de compra em venda registrado em cartório mas apareceu 2 dono , uma pessoa e a outra uma associação, o problema que já investi no terreno fiz um muro e coloquei portão e moro no local.
Meu pai comprou um lote a uns 20 anos atrás com contrato de compra e venda através da Imobiliária, e logo depois uma outra pessoa comprou também e registrou.. Aí atualmente tem muita coisa construída no lote , e praticamente a família toda mora aqui .. E pra nossa tristeza recebemos a noticia que tudo indica que iremos perder a casa e vai haver a ordem de despejo.. Isso me parte mais o coração por conta do meu pai que passou esses anos todo construindo a casa e investindo o dinheiro dele todo aqui.. eu cresci nessa casa que moramos .. Mas me parece que os recursos pra tentar ganhar a causa na justiça estão chegando ao fim!
Eu comprei um terreno que só havia essa declaração de compra e venda no cartório. Eu fiz o termo de posse no sindicato, coloquei o imóvel na receita federal em meu nome. Hoje tenho o ITR, CCIR, CAFIN no meu nome. Hoje chegou um cara dizendo que é dono do imóvel, pois o mesmo diz que vendeu por compra e venda o imóvel mas não recebeu o valor integral do antigo dono. E diz que vai entrar ma justiça para tomar o terreno. Ele tem direito? Mesmo eu tendo de boa fé comprado o imóvel e cadastrado na receita federal?? Me ajude por favor.. estou angustiado
@@rafaeljdiasadv E depois aparece dizendo q é o dono , mas como o pobre coitado pode registrar , custa muito dinheiro e só os espertos sabem como se procede e têm dinheiro pra registrar !
@@mariarosamaria9274 isso não é verdade. Em razão de preconceito com a advocacia, muitos fazem negócios por sua própria cabeça e deixam de procurar um profissional. Há formas de regularizar que cabem em qualquer orçamento. Diz a Lei que na ação de regularização urbana “O autor terá os benefícios da justiça e da assistência judiciária gratuita, inclusive perante o cartório de registro de imóveis.” art. 12, § 2° do Estatuto da Cidade. Só não regulariza quem não procura informação por preconceito com advogados. Decidi abrir este canal para tentar trazer mais informações e aproximar a realidade das pessoas. Atendo pessoas de todas as classes sociais e todos saem bem atendidos e com seus casos solucionados.
@@rafaeljdiasadv Aqui uma pessoa foi pracura fazer ,mandaram ele procurar um engenheiro ou um arquiteto para fazer a plantar da casa e assinar, assinatura de quatro vizinhos da frente, da costa, do lado esquerdo e lado direito, ninguém quiser assinar nada , q o povo já vivem com tanto medo. Aí ela deixou pra lá, foi procurar um advogado particular ele comprou 8 salário mínimo, ela desistiu, vendeu a pose , só sei q já contribuíram 20 apartamento. Coitada tinha mais de 35 anos morando no terreno.
Alô doutor, eu tenho 3 imóveis que adquiri e vou para o 4° e só tenho o contrato de compra e venda, como faço para registrar esses imóveis nesse cartório de imóveis? Quais passos?
Olá, querido! Depende de como se procedeu cada compra e venda. Se você comprou de possuidores, terá que realizar a usucapião judicial ou extrajudicial. Se comprou do proprietário registral, poderá pedir a Adjudicação Compulsória judicial ou extrajudicial. Entre em contato: (13) 991261826
Boa noite Dr. Minha mãe possui uma chácara desde 1987. Sempre cuidou do terreno e agora o governo esta legalizando somente chácaras de 20.000 metros . A chacara dela possui essa metragem, mas no fim da chacara era um terreno alagadiço e ela nao cercou e agora que ela colocou a cerca, o vizinho retirou a cerca dela e disse que o terreno eh dele. Minha mãe apresentou todos os documentos junto ao Seagri e foi arrumar as cercas no terreno dos fundos. Esse mesmo vizinho foi a delegacia dizendo que minha mãe tinha invadido o terreno dele. Minha mãe foi chamada e apresentou toda documentação. Fez a cerca e novamente e o vizinho retirou a cerca. Chegando a ameaça-la. Se ela colocasse a cerca la novamente. Ela foi uma das primeiras a comprar essa chácara não existia vizinhos na epoca inclusive a energia ela e mais três vizinhos que pagaram os postes para colocar. Hoje lotearam a maioria das chácaras para fazerem condomínio e somente os três vizinhos mais antigos permanecem com suas chácaras. Acreditamos que ele quer ganhar o terreno no grito. Para vender o terreno dela. O que fazer? Quem procurar ? Nos ajude Dr.! E
Meu pai tinha um imóvel em um terreno de posse e ele faleceu no mês retrasado Minhas tias saíram do inferno alegando que ele havia doando este imóvel pra elas (único imóvel do falecido) usando uma cláusula que nomeava elas como herdeiras no contrato de aluguel dele com o rapaz que está lá E esta semana ouvi boatos de que elas teriam vendido o imóvel pra esse rapaz (sendo que eu já havia tentado conversar com ele, expliquei que sou o único herdeiro do meu pai… entreguei até notificação extrajudicial) o que fazer caso isso tenha acontecido?
A primeira coisa que você deve fazer é entrar com o inventário do seu pai, visto que com o falecimento dele você se recebeu a posse dele de imediato (art. 1206 do Código Civil). Em seguida, você deve entrar com uma ação de reintegração de posse em nome do espólio do seu pai, para recuperar a posse.
@@rafaeljdiasadv fiz exatamente isso… abri o inventário, após isso entreguei uma notificação extrajudicial pra ele e falei que tinha que pagar pra mim, mesmo assim ele continuou pagando pra elas. Entrei com processo contra o inquilino em novembro do ano passado, pedi o imóvel de volta, cobrei os aluguéis que ele pagou pra elas (e ele terá que pagar também os subsequentes) ainda cobrei outras coisas … ele falou que está disposto a pagar pra quem o juíz mandar (obviamente eu, por ser inventariante, único herdeiro e requerente da causa), mas não quer pagar os aluguéis que pagou pra elas… Agora estamos indo para a decisão/sentença antecipada da lide por não ter mais assuntos a tratar, e pelas duas partes estarem a disposição de cumprir o que o juíz determinar
Ola boa tarde, meu pai tem um terreno bem do lado da minha casa, ele não fez o muro e veu uma pessoa vendeu o terreno dele, isso faz mais de 5anos e eles não fizeram nem muro e nem casa ainda. Meu pai antes tenteu recuperar e não se lembrou que tinha a documentação desse terreno, o que posso fazer para recuperar, so que meu pai faleceu há 4anos.
Como faz mais de 5 anos, não pode pedir liminar. Mas se tiver prova da posse e não tem ninguém morando lá e nem construção, pode tentar a reintegração de posse. Mas se provarem que tem posse há mais de 5 anos, já adquiriram por usucapião.
@@rafaeljdiasadvHouve uma invasão de terreno de forma coletiva , pois na epoca "achávamos que era área verde , ja tem varias casas ,em media 16 casas feitas ja , depois de 9 anos do ocorrido chega uma mulher alegando ser a dona , o processo esta na justiça , corremos risco de termos q sair ?
Comprei uma casa do meu primo e estou pagando a casa e ele comprou esta casa da entriada dele e ele tem o contrato que ele comprou dela ele tem o direito de ficar com este contrato até eu pagar a casa ou eu posso ezegir que ele me dar para mim antes de cabar de pagar a casa
Não é mais simples comprar um imóvel com ESCRITURA direto do verdadeiro dono? Onde moro tem vários invadindo terrenos e vendendo se fingindo de dono, quem é dono de verdade tem escritura, quem invadiu faz esses “contratinhos de gaveta” falando que comprou de alguém que nem dono era…
Não existe aquisição simples. Aquele que está como proprietário na matrícula pode não mais ser por ter perdido a posse. A posse tem que sempre ser comprovada numa compra e venda. Aqueles que estão na posse, ainda que por ocupação, também têm proteção jurídica (art. 1.196 do Código Civil). O que não pode é alguém sem ter POSSE e nem PROPRIEDADE ceder ou vender direitos. Nesse caso é estelionato (art. 171 do Código Penal).
Seu esclarecimento foi muito bom! Agora eu fico confusa com essas coisas de cartorio. Quando se faz o contrato de compra e venda tem que ser primeiro no cartorio de tabelionato? E depois que faz esse contrato é que vai no cartorio de registro de imoveis?
Sim moça. Existem vários tipos de cartório e cada um com uma finalidade. E tem mais de um cartório de registro de imóveis porque eles são responsáveis por determinados bairros.
Em 1977 meu pai adquiriu uns terrenos,tenho o número da matriclua o documento registro de compra e venda no cartório ...ficou esquecido até uns anos atrás, quando fomos ver tem gente morando ,quais medidas devo tomar ,tenho o documento original de 1977 .
Nesse caso vai depender de quanto tempo as pessoas estão no local e a qual título entraram no imóvel. Tem que ter provas da invasão, principalmente Boletim de Ocorrência para provar a data da ciência da invasão.
Comprei um terreno, fiz toda a documentação de compra e venda registrei no cartório. E agora apareceu outro dono. E veio o IPTU no meu nome ! Como faço !
Se você comprou por meio de Escritura Pública e levou-a a registro no Cartório de Registro de Imóveis, pode ficar tranquila, pois quem se diz dono terá que comprovar seu direito alegado por meio de Ação Reivindicatória com declaração de nulidade da sua compra e venda. Agora, se você não registrou no Cartório de Registro de Imóveis, terá que fazer o mais rápido possível, ou esta pessoa poderá ingressar Ação de Reintegração de Posse, e buscar comprovar que sua posse é injusta. Qualquer coisa ligue: (13) 991261826 whatsapp.
Boa noite. Como fazer quando a pessoa tem um terreno e quando vai lá tem uma casa no terreno. Como fazer. Tenho tudo pago. Por favor. Diga para eu ter o que meu de direito. Obrigada.
Tem que ingressar com Ação de Reintegração de Posse. Porém, tem que tomar cuidado, se a pessoa está lá há mais de 10 anos, é possível ter perdido esta posse pela usucapião do ocupante. Para mais informações entre em contato: (13) 991261826.
Comprei um pequeno quarto em 2020 no vslor de dez mil reais. Por problemas pessoais não cheguei morar no local. Cprei de um conhecido e ainda não passou pro meu nome. Estou preocupada ouvi comentários que o prédio com os quartos não é dele mas de uma pessoa que saiu do país. Comentam que os filhos virão tomar o que posso fazer pra ficar no prejuízo é o único bem que possuo e moro de aluguel. Ficarei grata se me orientar o devo fazer não sei o que fazer.
Olá tudo bem?boa noite!gostaria de saber se tem alguma possibilidade de ter restrições em uma escritura de terreno com casa ,que esta no nome de uma igreja,só que porém, quem iria passar para meu nome ,é um diretor da igreja,e que não esta no nome dele a escritura! É correto ele passar ?tenho perigo em fazer essa compra?
Se o imóvel está registrado em nome da Organização Religiosa (Igreja), somente aquele que tem poder de representação judicial e extrajudicial, nos termos do Estatuto da entidade, poderá fazer esta venda. Assim, oriento a solicitar o Estatuto da Igreja atualizado junto ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos e nele verificar se este diretor é o representante legal da entidade religiosa. Para mais informações ligue: (13) 991261826 whatsapp.
O meu problema é super gostoso! Meu filho fez usucapião com a casa da minha mãe sou filha única eu vivo na Europa trabalho fora ! Ele é mal filho minha mãe e velhinha odeia ele ! Meu filho é um ladrâo estelionatário roubou meu dinheiro do banco também!! Eu não vou aceitar ele ficar com casa da minha mãe !!! Eu sinto muito mais um filho igual ele não quero ! A lei Brasil bagunça tem que anular usucapião o juiz eu não aceito isto ! Eu mandava dinheiro pra ele fazer minha casa em outros terreno ele não fez a casa 🏠 desviou o material da minha casa e fez a casa 🏠 nova no nome dele ! Com meu dinheiro e ainda roubou a casa da minha mãe !!! Eu tenho todos comprovantes dos depósitos de dinheiro isto para mostrar pro juiz ! 487 mil reais 💵 ele fez uma mansão na propiedade da minha mãe e ainda com meu dinheiro!! Eu chegar no Brasil vou buscar advogados de alto quilates pra lascar com o estelionatário!!!! Obs. Não escrevo bem português
QUEM TEM UM FILHO DESSE NÃO PRECISA DE INIMIGO, NO MEU CASO É MEU PROPRIO IRMÃO QUE QUER ME PASSAR PARA TRÁS, VENDEU UM PEDAÇO DE M8NHA CASA NA CARA DURA,DISSE QUEERA DELE, TUDO MENTIRA, TAMBÉM JA TÁ NA JUSTIÇA, ELE É 171 ,ESTELIONATARIO.,PALHAÇO.
Aumenta a segurança da compra e evita até que você perca o dinheiro e até probremas futuros quando você contrata um advogado especialista em direito imobiliário, mas prepare seu bolso pois é caro e além disso há gastos em cartório que são muito caros também e não é a toa que a maioria dos imóveis do Brasil estão irregulares...
Pois justamente esses problemas propositais foram criados para manter a profissão e torná-la indispensável, metem a mão no nosso bolso o estado e o advogado do ramo imobiliário. Uma merda, uma palhaçada, um atraso covarde e absurdo! Enquanto houver isso, haverá sim imóveis irregulares e até invasões de propriedades.
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? - Pode ter certeza que os problemas surgiram antes dos advogados. Os advogados surgiram para resolver os conflitos. Obrigado pelo comentário.
Eu sou Rosa Maria de Vasconcelos, comprei um apartamento pelo par serviço de arrendamento Caixa conder em fazenda grande tres Salvador Bahia no conjunto residencial portal do vale,bloco 5 apto 303,no ano de 2001,quando fui pegar o contrato na inovare, que é uma empresa que presta serviço pra CEF,fui informada já através da cepat que desde 2920 a inovare finalizou este contrato que o proprietário assinou contrato há três anos atrás,isto e ,em 31de março de 2020
Dr boa noite! Comprei um lote que estava com processo de uso capiao seis meses depois que compramos o lote uma senhora entrou com processo de reintegração de posse desse lote mas professando o senhor que nos vendeu qual o procedimento a fazer agora estamos com medo de perder o lote ja estamos morando nele pois construímos nossa casa
Nesse caso vocês terão que esperar a decisão definitiva do processo de usucapião. Caso o vendedor perca o processo, ele responderá pelas perdas e danos e devolução do valor pago em razão da EVICÇÃO (nome difícil, né?), pois de trata de perda de bem em virtude de ação judicial que responsabilidade o vendedor pela perda sofrida pelo comprador. Para mais informações ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Eu comprei um terreno de posse na matrícula não tinha nem um nome específico era de uma construtora já falida quando comecei a construir fazer as benfeitoria apareceu uma pessoa dizendo ser dono mais ela também não tem escritura ela entrou na justiça quando fui ver a pessoa ganhou a posse eu já tinha construído uma casa por sinal muito boa e agora ela tem o direito de ficar com o que eu construí ou tenho direitos ela me pagar o que eu fiz por favor você tem como me ajudar nesta situação
Boa tarde doutor comprei um terreno e chegando la descobri que tem uma pessoa q constriu uma casa no terreno alegando que confundiu o meu lote que e o número 9 com o lote dela de numero 10 porem ela construiu nos dois lotes no 9 e no 10 a pessoa que construiu disse q esta la a 20 anos o que fazer nessa situação sendo que estou com todos os documentos em ordem registrado em cartório registrado na prefeitura Iptu todos pagos em meu nome
Comprei um imóvel com reconhecimento de firma em contrato mais depois de 4 anos apareceu dois donos a mais oque faço um deles tem a escritura e alega que os outros dois não pagaram o imóvel como devo proceder
Se o vendedor tinha um tempo de posse de pelo menos um ano, a sua posse soma com a dele e completam 5 anos. Tem que verificar os requisitos da usucapião especial, se forem preenchidos é possível usucapir. Contatos na descrição do vídeo. Abraço.
O filho do 1dono tinha a procuração para venda. Um segundo comprador comprou o imóvel e vendeu para uma terceira pessoa. Sendo que agora, com a cena do 3 comprador concluída os irmãos estão requerendo o imóvel que já foi vendido. E agora ?
Arrematei um imóvel em leilão, a matrícula está no nome do executado, mas tem processo que estará suspenso e arquivado provisoriamente, onde o Requerente comprou esse imóvel na planta, mas devido atraso na entrega parou de pagar e entrou com processo para posse do imóvel. O executado(construtora) é o atual proprietário do imóvel. Arrematei o imóvel em um leilão do TRT. Posso ter problemas futuramente? Mesmo com posse do imóvel e a matrícula no meu nome?
Bom dia Dr. meu esposo antes de morrer passou 50/ pó cento do imóvel para mim.fisemos o registro em cartório.mas ele faleceu recentemente.afilha alega q vai tirar tudo de mim ela pode fazer isso mesmo? Dr.
Boa tarde doutor . Comprei um terreno a o proprietário mesno fais 2 anos e agora xegou um cara dizendo que era dele que Eli comprou ai .liguei pro domo falou que Eli não tinha pago ai mi vendeu
Eu comprei um imóvel na favela mas ,a pessoa vendeu uma parte da casa ,aí quem comprou a outra parte invadiu a minha,e tiraram meus inquilinos, que tinha contratado também,e agora estão procurando outras pessoas pra vender tudo tomou até a minha parte
vendi um imóvel fiz contrato de compra e venda, só que eu tenho a escritura e matricula no meu nome, a pessoa ficou mim devendo 11 mil reais e ficou acordado que só passaria o registro e matricula, quando ela mim pagasse esse valor, só que ela faleceu a 5 anos e não mim pagou e não transferimos o registro e matricula e agora quem é o dono do imóvel, os filhos tem o contrato de gaveta e diz que o dono são eles.
Boa noite doutor meu padrasto comprou um lote em 1990 e ele tem escritura do lote tudo registrado no cartório e o lote foi vendido o que fazer nesta cituacao
Possivelmente seu pai não registrou a escritura na matrícula e alguém fez a venda, abusando do direito. Tem que buscar mais informações na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para verificar como foi feita esta venda.
Nesse caso houve venda “a non domino”, ou seja, venda por quem não é dono. O Sr terá que mover uma ação de nulidade do contrato com pedido de indenização material e moral.
Doutor comprei um terreno pro compra em vendar,fui no cartório e tudo ,so que descobri que o terreno tá registrado em nome de outra pessoa ,oq faco ,posso perde ?
Moro em um terreno a mais de 10 anos construir minha casa só que minha irmã pediu para eu fazer um compra e venda pra ela e registrou no cartorio só que nunca deu nem um real..agora botou na justiça e a justiça deu pra ela foi perdida o que fasso
Dr.comprei um imóvel a prazo terminei de pagar pagar todos os IPTU atrasados dei entrada pra tránsferir o IPTU para o meu nome e fiz várias benfeitorias no imóvel já depois de anos e agora tem gente querendo tirar o documento dela no nome para me dar o golpe dizendo q o imóvel e dela sendo q guando comprei do ex Dono a casa tava fechada a 8 anos e só agora q compre arrumei pq ela não faça pra morar ninguém pq ia cair a antiga casa e agora ta dizendo q tá tirando o documento da casa e q quer a casa como faço sendo q eu comprei muito antes e agora a pessoa vai aparecer com um documento novo ela tem direito ou o q eu tenho q fazer pq a pesoa tava de olho e mora bem perto de mim sabia q eu compre a casa e depois de anos aparece com o documento isso e má fé ne o q devo fazer oq pq ela diz pq mais q o IPTU esteja no meu nome mais a dona e ela pq ela tirou o documento escritura sendo q ela numca pregou um prego aqui isso q ela fez e ilegal ne até pq ptá tirar esse documento vc tem q ter o IPTU no nome ne tudo certinho ne isso
Doutor em 2012 eu comprei um terreno que foi colocado em nome da minha namorada só que ela não registrou no cartório em 2019 nos casamos com separação total de bens , quando foi o cartório para saber se havia registro do imóvel estava em nome do antigo dono , ela havia me dito que havia perdido o documento de compra venda fui ao cartório fizemos outro contrato de compra e venda que os donos assinaram e quando fui fazer escritura como estava em processo de divórcio ela apareceu com o documento de compra e venda tbm eu já tinha pago o ITBI e agora como fica a situação qual documento é valido
O registro da compra na Matrícula do imóvel é sempre válida. A aquisição pela sua ex-esposa é anterior, porém houve um novo contrato assinado por ela, colocando também em seu nome. Então ela já está confessando que pertence aos dois. Mas terá que ser resolvido na justiça da família essa situação.
Boa tarde Dr. Comprei um terreno em 2019,fiz a escritura, registrei paguei todos os débitos inclusive iptu que nunca foi pago mas agora apareceu uma pessoa com compras e vendas do ano 2000 dizendo ser o dono,observei no contrato dele que o vendedor é a mesma empresa que me vendeu, posso perder meu lote?
Querido, além de ele não ter a posse, ele também não tem prova da quitação ou já teria ingressado com uma adjudicação compulsória em face do vendedor. Quem chega primeiro bebe água limpa, o Sr. adquiriu regularmente e está na posse do imóvel. Fique tranquilo e se ele lhe incomodar, chame a polícia e entre com ação de interdito proibitório. Obrigado pelo comentário.
Fui acionado na justiça, a pessoa entrou com o processo de interdito proibitório contra mim, o juiz me proibiu de fazer qualquer benfeitoria no imóvel mas ainda tenho a posse estou aguardando a próxima audiência mas tenho receio de perder o imóvel pois investi todo o meu dinheiro
@@ebermiranda9179 a esta altura então o sr. tem advogado constituído. Certamente ele está prestando um trabalho para melhor defender os seus direitos. Tenha calma porque tudo vai acabar bem. Abraço.
por favor me ajude comprei um lote pequeno ,mas descobri que tem um processo com a proprietária que me vendeu que ta na justiça por não ter quitado o lote do primeiro proprietário só tenho o documento de compra e venda o que eu faço??
Precisamos mudar esta realidade, meu amigo. Imóveis regulares no mercado fazem bem para todo mundo. A economia do nosso país gira mais de 90% em torno da propriedade da terra.
Bom tarde,seu Rafael!o senhor pode me tirar uma dúvida? é o seguinte,comprei meio lote de uma moça com contrato de compra e venda.fui na contabilidade e cartório autenticar,falta só 1.500 pra terminar o pagamento do lote.e a proprietária que me vendeu,vendeu a casa dela e o terreno que comprei para outra pessoa na procuração e no contrato.e hj descobrimos que a moça deu o golpe na segunda compradora e foi embora o que fazer?
Esse é o típico ato de estelionato utilizando-se de uma falta posse da terra (grilagem). Tem que fazer Boletim de Ocorrência, e procurar judicialmente declarar o melhor direito sobre a posse do bem, para que haja pacificação entre vocês, pois será difícil ter o dinheiro de volta.
Olá boa noite Dr! Minha vó quer vender o imóvel dela ela tem as escrituras e tudo! Porém quando meu avô faleceu a 30 anos atrás, ela não fez inventario.. ela paga uma mixaria de iptu pois fez um negócio lá de baixa renda eu acho n tenho certeza! Esse imposto vinha no nome do meu avô... Porém a 5 anos atrás começou a vir no nome dela!.. como ela irá conseguir vender esse imóvel? E deixar o comprador seguro da compra sem ela ter feito inventario! Obs ela tem 78 anos veio morar aqui com meu avô ela tinha 16 anos quando ele comprou o terreno
Depende. Se o imóvel foi registrado em nome de sua avó e de seu avô, para transferir a propriedade terá sim que abrir o inventário e fazer a venda dentro do próprio inventário, com a anuência (com ou sem renúncia) dos demais herdeiros. Caso o imóvel não tenha registro dos seus avós na matrícula, pode vender por contrato de compra e venda e depois o comprador faz a usucapião. Ou a sua avó faz a usucapião em nome dela primeiro e vende o imóvel pelo valor de mercado.
Sou procuradora da minha sobrinha e minha filha ganhei na justiça a integração de posse so que minha vendeu a metade do terreno para minha e pra mim essa tem agulma validade???
Boa noite comprei um terreno medindo 7 com 27 de fundo . Pago iptu só que o vizinho se apossou 15 metro e não quer dar só que eu quero ele disse que é dele se ele não tem documento pois se apossou do fundo. Eu tenho direito .se tenho resustrado no cartório.
@@rafaeljdiasadv boa tarde o juiz deu foi direito pra sendo que ele nak tem um documento só tem o da casa que ele mora não sei quanto o juiz ganhou mais Deus está no controle já estou com meus documentos em mão vou derrubar o muro e bou manda ele manda o juiz vim mi prender .
comprei um terreno sem saber que tinha dono. E o que me vendeu o terreno nao quer me devolver o dinheiro. O que eu faço? E eu tenho o documento de compra e venda, e registrei no cartório.
Como expliquei em outro comentário, isso é prática ilícita, é crime de estelionato utilizando-se da posse falsa de terra (grilagem), tem que fazer boletim de ocorrência e entrar com ação de anulação do negócio e devolução do valor pago e pedir danos morais.
Não. O Sr. precisa da Escritura Definitiva ou terá que ingressar com a adjudicação compulsória ou usucapião para registrar o imóvel em seu nome. Para mais informações entre em contato: (13) 991261826 - whatsapp.
Boa noite Dr umas terras de cem anos atrás existia matricula meu bisavô morreu têm cinquenta anos e uma pessoa colocou gado lá nas terras têm como tirar ele de lá agora quê ficamos sabendo quê é dos herdeiros
Doutor, e no caso de imóvel rural que não houve fato gerador de compra e venda? Somos os primeiros e moramos na area há varios anos. Como é feito? É possivel regularizar? Vejo muitos videos, mas até hoje ainda não consegui encontrar nada a respeito.
Nesse caso a briga judicial será instalada e vencerá aquele que comprovar que tem o melhor direito sobre o bem. Aquele que realizou o registro na Matrícula do Imóvel é o legítimo proprietário e tem a presunção legal de ter direito sobre o bem. Porém, essa presunção não é absoluta e poderá cair em face de alguma nulidade do negócio alegada pelo terceiro que apareceu e se diz dono. Para mais informações ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Estou querendo comprar o agio de uma casa no contrato de compra e venda Tem como saber se esse imóvel já foi vendido pra outra pessoa por contrato de compra e venda ou de outras formas ?
Procure um advogado especialista em direito imobiliário para analisar o seu contexto específico, mas é possível saber indo no cartório de imóveis e tendo acesso a certidão do imóvel...
Veja se preenche os requisitos da Usucapião Especial Constitucional (art. 183 da Constituição Federal): (1) posse de 5 anos, (2) imóvel até 250 metros quadrados, (3) moradia da família e (4) não possuir outro imóvel. Abraço.
Temos o contrato de compra e venda , mas não registramos......apos 15 anos entramos com usocapiao.....mesmo assim preciso registrar no cartório? Ou posso aguardar a ação?
ola boa noite, depois que foi vendido ou seja uma duplicidade de venda do inmovel e quem registrou primeiro não ha nada que posso fazer o segundo para cancelar a venda???
Quem registrou primeiro tem a presunção de proprietário legítimo. O segundo tem que encontrar alguma nulidade deste negócio para entrar com Ação Anulatória ou apenas entrar com perdas e danos contra o vendedor e ainda representar por estelionato (art. 171 do CP).
Boa noite doutor aconteceu isso com a minha ela comprou uma casa de três cômodos ela viu imobiliária mais ou menos dois meses chegou a mulher falando que a casa quando a minha mãe ficou sabendo ela quase caiu de costa o marido dela vendeu para pessoa antes morrer só que eles vender o terreno pela uma imobiliária só que eles não registrar no cartório aí o terceiro construír três cômodos e ela morando o senhor acha se ela não tivesse vendido ela deixaria o rapaz construir por que a gente não constrói uma casa em um dia né a minha mãe já tem 30 anos na casa que ela comprou e até hoje ela não conseguiu documento porque quando ela comprou do rapaz não foi registrado no cartório não é fácil doutor até hoje ela tá doente por causa disso se ela pudesse esse compras e vendas não é fácil não
DR.boa noite. moro em salvador /ba, meu avo faliceu em 2004 em eunapolis /ba. meus parente da parte de meu pai venderan a casa.e colocaran ele em um vao ,por ele ser um alcoólatra,mas todo mundo saber que sou filho dele e nao mim falaran o que aconteceu. fiquei sabendo a pouco tempo .ele e filho unico de meu avo falicido,e eu sou filho legistmo e unico dele,nao sei se ele e vivo ou falicido.ser for falecido ?eu posso processar essas pessoa por mim Sacaneiar ,mesmo que ele for falecido? quais sao os meu direito de filhos? boa noite
Dr. Por favor , se puder me tirar uma dúvida!! Meu ex marido com0roi uma casa por contrato alegando que futuramente pagaria p fazer a escritura.Nao o fez.Passoi o co trato p .eu nome , porém quero fazer a escritura parcelada.Quaos os passos q devo começar ?
Olá, não dá para fazer escritura parcelada. A Sra. precisa vender por Cessão de Direitos Possessórios, e a pessoa que comprar da senhora terá que fazer a Usucapião. Se a Sra. quiser vender por Escritura Pública, terá que fazer a usucapião. Para mais informações ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Bom dia comprei um imóvel com contrato de compra e venda em 2018 e agora esse mês mesmo imóvel foi transferido a mãe da proprietário e registrado no cartório o que devo fazer agora ?
Tem que verificar em que circunstâncias era a posse de quem lhe vendeu. Se o vendedor tinha posse justa e de boa-fé e também a recebeu o titular da propriedade, é possível ingressar judicialmente com a anulação do ato. Meus contatos estão na descrição do vídeo. Abraço.
Boa noite minha nora tem um imóvel ha 13 anos emora nela ha 13 anos e ha dois dias vio outra pessoa q ele e dono do inovel ela tem o registono mone dela.e esse homem nunca apareceu la so depois de 13 o q fasso
Veja esse vídeo sobre a Perda da Propriedade do Imóvel: th-cam.com/video/uW54ikAHyIM/w-d-xo.html
Boa tarde comprei um terreno a 2anos e agora eu sabia que era aria livre e que Não tinha IPTU mas descubri recentemente que tem alguem pagando IPTU o que posso fazer neste caso
A imobiliária vendeu o imóvel e locupletou-se do valor e sumiu. Eu não tinha dado procuração com outorga de recebimento de valores. Agora a compradora está querendo reparação. Que devo fazer?
Eu estou com esse problema. Em 2012, comprei uma obra, através de contrato de compra e venda. O proprietário havia falecido e seus cônjuges me venderam. Logo, a irmã do falecido surgiu com um registro e eu até hoje sofro com isso na justiça. Naquela época eu comprei o imóvel pois já estava com depressão por estar muito insatisfeito com minha profissão, que tanto estudei. Hoje perdi minha profissão, estou sem trabalhar, não recebi meu dinheiro de volta, também não usufruí da obra, pois teria que investir mais dinheiro nesta, também não tenho mais minha casa própria, que era simples, hoje pago aluguel. Isso destruí minha vida, meus sonhos... perdi completamente o gosto pela vida, perdi o brilho no olhar, os sonhos, a vontade de vencer, pois sou e nasci pobre, mas comecei a trabalhar fora aos 14 anos.
E como está hoje?
@roselimaria6503 Olá Roseli. Obrigado pela preocupação.
Infelizmente, tudo na mesma em relação ao imóvel.
Quanto à depressão, cada dia maior.
Alguem me ajuda!
Ganhei um terreno da minha ex sogra.
Ela vendeu sua casa,e vendeu outro terreno ao lado da minha casa.
Ela vendeu o outro terreno ao lado,com um beco entre as duas casas 4 metros,e dividiu entre as duas casas iguais .
Quem comprou p terreno foi minha tia,e minha tia vendeu pra outro senhor,e esse semhor vendeu pra outro
O problema é esse,o segundo comprador,alega que minha tia vendeu a casa com 10 metros de frente,esses dez metros inclui a metade do meu beco.
Minha sogra nao fez papel de conpra e venda,minha tia tbem nao fez.
Ja o segundo comprador fez,esse que invadiu meu beco.
Esse documento vale,sem ter um documento anterior de conpra e venda ?
Doutor comprei um terreno de compra em venda registrado em cartório mas apareceu 2 dono , uma pessoa e a outra uma associação, o problema que já investi no terreno fiz um muro e coloquei portão e moro no local.
Porém os terreno daquele local não tem número de matrícula nenhum documento. Será que o dono é o que mora dentro da casa me ajude
Meu pai comprou um lote a uns 20 anos atrás com contrato de compra e venda através da Imobiliária, e logo depois uma outra pessoa comprou também e registrou.. Aí atualmente tem muita coisa construída no lote , e praticamente a família toda mora aqui .. E pra nossa tristeza recebemos a noticia que tudo indica que iremos perder a casa e vai haver a ordem de despejo..
Isso me parte mais o coração por conta do meu pai que passou esses anos todo construindo a casa e investindo o dinheiro dele todo aqui.. eu cresci nessa casa que moramos .. Mas me parece que os recursos pra tentar ganhar a causa na justiça estão chegando ao fim!
Usucapião, filha.
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Muito esclarecedor, muito Obrigada!!!
Eu comprei um terreno que só havia essa declaração de compra e venda no cartório. Eu fiz o termo de posse no sindicato, coloquei o imóvel na receita federal em meu nome. Hoje tenho o ITR, CCIR, CAFIN no meu nome. Hoje chegou um cara dizendo que é dono do imóvel, pois o mesmo diz que vendeu por compra e venda o imóvel mas não recebeu o valor integral do antigo dono. E diz que vai entrar ma justiça para tomar o terreno.
Ele tem direito?
Mesmo eu tendo de boa fé comprado o imóvel e cadastrado na receita federal?? Me ajude por favor.. estou angustiado
Moço, imóvel se registra em cartório de registro de imóveis . Sindicato não é cartório.
Aqui tem muitos espertos indo na frente e registrado os terreno do pobre coitado q invadiu !
Por isso a regularização do imóvel é algo tão sério! Tem que ser feita o mais depressa possível.
@@rafaeljdiasadv E depois aparece dizendo q é o dono , mas como o pobre coitado pode registrar , custa muito dinheiro e só os espertos sabem como se procede e têm dinheiro pra registrar !
@@mariarosamaria9274 isso não é verdade. Em razão de preconceito com a advocacia, muitos fazem negócios por sua própria cabeça e deixam de procurar um profissional. Há formas de regularizar que cabem em qualquer orçamento. Diz a Lei que na ação de regularização urbana “O autor terá os benefícios da justiça e da assistência judiciária gratuita, inclusive perante o cartório de registro de imóveis.” art. 12, § 2° do Estatuto da Cidade.
Só não regulariza quem não procura informação por preconceito com advogados. Decidi abrir este canal para tentar trazer mais informações e aproximar a realidade das pessoas. Atendo pessoas de todas as classes sociais e todos saem bem atendidos e com seus casos solucionados.
@@rafaeljdiasadv Aqui uma pessoa foi pracura fazer ,mandaram ele procurar um engenheiro ou um arquiteto para fazer a plantar da casa e assinar, assinatura de quatro vizinhos da frente, da costa, do lado esquerdo e lado direito, ninguém quiser assinar nada , q o povo já vivem com tanto medo. Aí ela deixou pra lá, foi procurar um advogado particular ele comprou 8 salário mínimo, ela desistiu, vendeu a pose , só sei q já contribuíram 20 apartamento. Coitada tinha mais de 35 anos morando no terreno.
@@mariarosamaria9274 há outras formas de se obter estas informações. E é dever do advogado ajudar a buscar essas informações.
Alô doutor, eu tenho 3 imóveis que adquiri e vou para o 4° e só tenho o contrato de compra e venda, como faço para registrar esses imóveis nesse cartório de imóveis? Quais passos?
Olá, querido! Depende de como se procedeu cada compra e venda. Se você comprou de possuidores, terá que realizar a usucapião judicial ou extrajudicial. Se comprou do proprietário registral, poderá pedir a Adjudicação Compulsória judicial ou extrajudicial. Entre em contato: (13) 991261826
Boa noite Dr.
Minha mãe possui uma chácara desde 1987.
Sempre cuidou do terreno e agora o governo esta legalizando somente chácaras de 20.000 metros . A chacara dela possui essa metragem, mas no fim da chacara era um terreno alagadiço e ela nao cercou e agora que ela colocou a cerca, o vizinho retirou a cerca dela e disse que o terreno eh dele. Minha mãe apresentou todos os documentos junto ao Seagri e foi arrumar as cercas no terreno dos fundos. Esse mesmo vizinho foi a delegacia dizendo que minha mãe tinha invadido o terreno dele. Minha mãe foi chamada e apresentou toda documentação. Fez a cerca e novamente e o vizinho retirou a cerca. Chegando a ameaça-la. Se ela colocasse a cerca la novamente. Ela foi uma das primeiras a comprar essa chácara não existia vizinhos na epoca inclusive a energia ela e mais três vizinhos que pagaram os postes para colocar. Hoje lotearam a maioria das chácaras para fazerem condomínio e somente os três vizinhos mais antigos permanecem com suas chácaras. Acreditamos que ele quer ganhar o terreno no grito. Para vender o terreno dela. O que fazer? Quem procurar ?
Nos ajude Dr.! E
Aurilene, no caso que houve ameaça, sua mãe é que deve ir á delegacia e fazer um BO
Meu pai tinha um imóvel em um terreno de posse e ele faleceu no mês retrasado
Minhas tias saíram do inferno alegando que ele havia doando este imóvel pra elas (único imóvel do falecido) usando uma cláusula que nomeava elas como herdeiras no contrato de aluguel dele com o rapaz que está lá
E esta semana ouvi boatos de que elas teriam vendido o imóvel pra esse rapaz (sendo que eu já havia tentado conversar com ele, expliquei que sou o único herdeiro do meu pai… entreguei até notificação extrajudicial) o que fazer caso isso tenha acontecido?
Boa tarde Samuel, conseguiu resolver seu problema?
A primeira coisa que você deve fazer é entrar com o inventário do seu pai, visto que com o falecimento dele você se recebeu a posse dele de imediato (art. 1206 do Código Civil). Em seguida, você deve entrar com uma ação de reintegração de posse em nome do espólio do seu pai, para recuperar a posse.
@@ThaliaDayana consegui 🙌🏼 graças a Deus
@@rafaeljdiasadv fiz exatamente isso… abri o inventário, após isso entreguei uma notificação extrajudicial pra ele e falei que tinha que pagar pra mim, mesmo assim ele continuou pagando pra elas.
Entrei com processo contra o inquilino em novembro do ano passado, pedi o imóvel de volta, cobrei os aluguéis que ele pagou pra elas (e ele terá que pagar também os subsequentes) ainda cobrei outras coisas … ele falou que está disposto a pagar pra quem o juíz mandar (obviamente eu, por ser inventariante, único herdeiro e requerente da causa), mas não quer pagar os aluguéis que pagou pra elas… Agora estamos indo para a decisão/sentença antecipada da lide por não ter mais assuntos a tratar, e pelas duas partes estarem a disposição de cumprir o que o juíz determinar
Ola boa tarde, meu pai tem um terreno bem do lado da minha casa, ele não fez o muro e veu uma pessoa vendeu o terreno dele, isso faz mais de 5anos e eles não fizeram nem muro e nem casa ainda.
Meu pai antes tenteu recuperar e não se lembrou que tinha a documentação desse terreno, o que posso fazer para recuperar, so que meu pai faleceu há 4anos.
Como faz mais de 5 anos, não pode pedir liminar. Mas se tiver prova da posse e não tem ninguém morando lá e nem construção, pode tentar a reintegração de posse. Mas se provarem que tem posse há mais de 5 anos, já adquiriram por usucapião.
Dr: Rafael J Dias parabens gostei mt de seus videos. Gratidão
Eu que agradeço! E está receptividade me motiva a criar mais conteúdo! Obrigado
@@rafaeljdiasadvHouve uma invasão de terreno de forma coletiva , pois na epoca "achávamos que era área verde , ja tem varias casas ,em media 16 casas feitas ja , depois de 9 anos do ocorrido chega uma mulher alegando ser a dona , o processo esta na justiça , corremos risco de termos q sair ?
Tenho uma casa e foi vendida sem eu saber o q devo fazer pra retomar o imóvel tenho todos os documentos em meu nome
Reintegração de Posse ou Ação Reivindicatória
@@rafaeljdiasadv eu entrei com uma reintegração de posse tive a audiência dia 17 do mês 04 e consegui ela de volta estou muito feliz 🙌🙏
Boa noite como eu posso fazer isso?
Informe sua situação para melhor ajudá-lo, ou ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Comprei uma casa do meu primo e estou pagando a casa e ele comprou esta casa da entriada dele e ele tem o contrato que ele comprou dela ele tem o direito de ficar com este contrato até eu pagar a casa ou eu posso ezegir que ele me dar para mim antes de cabar de pagar a casa
Não é mais simples comprar um imóvel com ESCRITURA direto do verdadeiro dono? Onde moro tem vários invadindo terrenos e vendendo se fingindo de dono, quem é dono de verdade tem escritura, quem invadiu faz esses “contratinhos de gaveta” falando que comprou de alguém que nem dono era…
Não existe aquisição simples. Aquele que está como proprietário na matrícula pode não mais ser por ter perdido a posse. A posse tem que sempre ser comprovada numa compra e venda. Aqueles que estão na posse, ainda que por ocupação, também têm proteção jurídica (art. 1.196 do Código Civil). O que não pode é alguém sem ter POSSE e nem PROPRIEDADE ceder ou vender direitos. Nesse caso é estelionato (art. 171 do Código Penal).
Seu esclarecimento foi muito bom!
Agora eu fico confusa com essas coisas de cartorio.
Quando se faz o contrato de compra e venda tem que ser primeiro no cartorio de tabelionato?
E depois que faz esse contrato é que vai no cartorio de registro de imoveis?
Obrigado pela pergunta.
Acabei de subir um vídeo respondendo sua pergunta. Compartilhe com os amigos.
th-cam.com/video/-ge35F8uh3U/w-d-xo.html
Sim moça. Existem vários tipos de cartório e cada um com uma finalidade. E tem mais de um cartório de registro de imóveis porque eles são responsáveis por determinados bairros.
Em 1977 meu pai adquiriu uns terrenos,tenho o número da matriclua o documento registro de compra e venda no cartório ...ficou esquecido até uns anos atrás, quando fomos ver tem gente morando ,quais medidas devo tomar ,tenho o documento original de 1977 .
Vcs compraram um terreno e não ia lá dar uma olhadinha pelo menos todo ano? Agora tem q entrar na justiça para tentar o despejo
Meu caso é o contrário. Comprei e invadiram. EU PAGO todo ano o IPTU.
Como se resolve uma situação assim?
Nesse caso vai depender de quanto tempo as pessoas estão no local e a qual título entraram no imóvel. Tem que ter provas da invasão, principalmente Boletim de Ocorrência para provar a data da ciência da invasão.
Comprei um terreno, fiz toda a documentação de compra e venda registrei no cartório. E agora apareceu outro dono. E veio o IPTU no meu nome ! Como faço !
Se você comprou por meio de Escritura Pública e levou-a a registro no Cartório de Registro de Imóveis, pode ficar tranquila, pois quem se diz dono terá que comprovar seu direito alegado por meio de Ação Reivindicatória com declaração de nulidade da sua compra e venda. Agora, se você não registrou no Cartório de Registro de Imóveis, terá que fazer o mais rápido possível, ou esta pessoa poderá ingressar Ação de Reintegração de Posse, e buscar comprovar que sua posse é injusta. Qualquer coisa ligue: (13) 991261826 whatsapp.
Boa noite. Como fazer quando a pessoa tem um terreno e quando vai lá tem uma casa no terreno. Como fazer. Tenho tudo pago. Por favor. Diga para eu ter o que meu de direito. Obrigada.
Tem que ingressar com Ação de Reintegração de Posse. Porém, tem que tomar cuidado, se a pessoa está lá há mais de 10 anos, é possível ter perdido esta posse pela usucapião do ocupante. Para mais informações entre em contato: (13) 991261826.
Comprei um pequeno quarto em 2020 no vslor de dez mil reais. Por problemas pessoais não cheguei morar no local. Cprei de um conhecido e ainda não passou pro meu nome. Estou preocupada ouvi comentários que o prédio com os quartos não é dele mas de uma pessoa que saiu do país. Comentam que os filhos virão tomar o que posso fazer pra ficar no prejuízo é o único bem que possuo e moro de aluguel. Ficarei grata se me orientar o devo fazer não sei o que fazer.
Olá tudo bem?boa noite!gostaria de saber se tem alguma possibilidade de ter restrições em uma escritura de terreno com casa ,que esta no nome de uma igreja,só que porém, quem iria passar para meu nome ,é um diretor da igreja,e que não esta no nome dele a escritura! É correto ele passar ?tenho perigo em fazer essa compra?
Se o imóvel está registrado em nome da Organização Religiosa (Igreja), somente aquele que tem poder de representação judicial e extrajudicial, nos termos do Estatuto da entidade, poderá fazer esta venda. Assim, oriento a solicitar o Estatuto da Igreja atualizado junto ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos e nele verificar se este diretor é o representante legal da entidade religiosa. Para mais informações ligue: (13) 991261826 whatsapp.
O meu problema é super gostoso! Meu filho fez usucapião com a casa da minha mãe sou filha única eu vivo na Europa trabalho fora ! Ele é mal filho minha mãe e velhinha odeia ele ! Meu filho é um ladrâo estelionatário roubou meu dinheiro do banco também!! Eu não vou aceitar ele ficar com casa da minha mãe !!! Eu sinto muito mais um filho igual ele não quero ! A lei Brasil bagunça tem que anular usucapião o juiz eu não aceito isto ! Eu mandava dinheiro pra ele fazer minha casa em outros terreno ele não fez a casa 🏠 desviou o material da minha casa e fez a casa 🏠 nova no nome dele ! Com meu dinheiro e ainda roubou a casa da minha mãe !!! Eu tenho todos comprovantes dos depósitos de dinheiro isto para mostrar pro juiz ! 487 mil reais 💵 ele fez uma mansão na propiedade da minha mãe e ainda com meu dinheiro!! Eu chegar no Brasil vou buscar advogados de alto quilates pra lascar com o estelionatário!!!! Obs. Não escrevo bem português
QUEM TEM UM FILHO DESSE NÃO PRECISA DE INIMIGO, NO MEU CASO É MEU PROPRIO IRMÃO QUE QUER ME PASSAR PARA TRÁS, VENDEU UM PEDAÇO DE M8NHA CASA NA CARA DURA,DISSE QUEERA DELE, TUDO MENTIRA, TAMBÉM JA TÁ NA JUSTIÇA, ELE É 171 ,ESTELIONATARIO.,PALHAÇO.
PROCURE UM ADVOGADO ,CHAMADO
PAULO QUEZADO,ELE É MUITO BOM.
Aumenta a segurança da compra e evita até que você perca o dinheiro e até probremas futuros quando você contrata um advogado especialista em direito imobiliário, mas prepare seu bolso pois é caro e além disso há gastos em cartório que são muito caros também e não é a toa que a maioria dos imóveis do Brasil estão irregulares...
Mais caro ainda é perder o imóvel. Obrigado pelo comentário, meu amigo. Abraço.
Pois justamente esses problemas propositais foram criados para manter a profissão e torná-la indispensável, metem a mão no nosso bolso o estado e o advogado do ramo imobiliário. Uma merda, uma palhaçada, um atraso covarde e absurdo! Enquanto houver isso, haverá sim imóveis irregulares e até invasões de propriedades.
@@joaovitor-pu8wt Eu concordo contigo e não é a toa que mais de 60% de imóveis e terrenos no Brasil estão irregulares...
@@joaovitor-pu8wtconcordo. O Estado só suga o cidadão através de taxas e tributações absurdas
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? - Pode ter certeza que os problemas surgiram antes dos advogados. Os advogados surgiram para resolver os conflitos. Obrigado pelo comentário.
Eu sou Rosa Maria de Vasconcelos, comprei um apartamento pelo par serviço de arrendamento Caixa conder em fazenda grande tres Salvador Bahia no conjunto residencial portal do vale,bloco 5 apto 303,no ano de 2001,quando fui pegar o contrato na inovare, que é uma empresa que presta serviço pra CEF,fui informada já através da cepat que desde 2920 a inovare finalizou este contrato que o proprietário assinou contrato há três anos atrás,isto e ,em 31de março de 2020
Dr boa noite! Comprei um lote que estava com processo de uso capiao seis meses depois que compramos o lote uma senhora entrou com processo de reintegração de posse desse lote mas professando o senhor que nos vendeu qual o procedimento a fazer agora estamos com medo de perder o lote ja estamos morando nele pois construímos nossa casa
Nesse caso vocês terão que esperar a decisão definitiva do processo de usucapião. Caso o vendedor perca o processo, ele responderá pelas perdas e danos e devolução do valor pago em razão da EVICÇÃO (nome difícil, né?), pois de trata de perda de bem em virtude de ação judicial que responsabilidade o vendedor pela perda sofrida pelo comprador. Para mais informações ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Eu comprei um terreno de posse na matrícula não tinha nem um nome específico era de uma construtora já falida quando comecei a construir fazer as benfeitoria apareceu uma pessoa dizendo ser dono mais ela também não tem escritura ela entrou na justiça quando fui ver a pessoa ganhou a posse eu já tinha construído uma casa por sinal muito boa e agora ela tem o direito de ficar com o que eu construí ou tenho direitos ela me pagar o que eu fiz por favor você tem como me ajudar nesta situação
Olá oq ouve na sua situação
Boa tarde doutor comprei um terreno e chegando la descobri que tem uma pessoa q constriu uma casa no terreno alegando que confundiu o meu lote que e o número 9 com o lote dela de numero 10 porem ela construiu nos dois lotes no 9 e no 10 a pessoa que construiu disse q esta la a 20 anos o que fazer nessa situação sendo que estou com todos os documentos em ordem registrado em cartório registrado na prefeitura Iptu todos pagos em meu nome
Comprei um imóvel com reconhecimento de firma em contrato mais depois de 4 anos apareceu dois donos a mais oque faço um deles tem a escritura e alega que os outros dois não pagaram o imóvel como devo proceder
Se o vendedor tinha um tempo de posse de pelo menos um ano, a sua posse soma com a dele e completam 5 anos. Tem que verificar os requisitos da usucapião especial, se forem preenchidos é possível usucapir. Contatos na descrição do vídeo. Abraço.
O filho do 1dono tinha a procuração para venda. Um segundo comprador comprou o imóvel e vendeu para uma terceira pessoa. Sendo que agora, com a cena do 3 comprador concluída os irmãos estão requerendo o imóvel que já foi vendido. E agora ?
Respondi seu comentário por vídeo shorts - acesse no canal
Arrematei um imóvel em leilão, a matrícula está no nome do executado, mas tem processo que estará suspenso e arquivado provisoriamente, onde o Requerente comprou esse imóvel na planta, mas devido atraso na entrega parou de pagar e entrou com processo para posse do imóvel. O executado(construtora) é o atual proprietário do imóvel.
Arrematei o imóvel em um leilão do TRT.
Posso ter problemas futuramente? Mesmo com posse do imóvel e a matrícula no meu nome?
Bom dia Dr. meu esposo antes de morrer passou 50/ pó cento do imóvel para mim.fisemos o registro em cartório.mas ele faleceu recentemente.afilha alega q vai tirar tudo de mim ela pode fazer isso mesmo? Dr.
Boa tarde doutor . Comprei um terreno a o proprietário mesno fais 2 anos e agora xegou um cara dizendo que era dele que Eli comprou ai .liguei pro domo falou que Eli não tinha pago ai mi vendeu
Sugiro que o Sr. registre o imóvel em seu nome o mais rápido possível.
Eu comprei um imóvel na favela mas ,a pessoa vendeu uma parte da casa ,aí quem comprou a outra parte invadiu a minha,e tiraram meus inquilinos, que tinha contratado também,e agora estão procurando outras pessoas pra vender tudo tomou até a minha parte
vendi um imóvel fiz contrato de compra e venda, só que eu tenho a escritura e matricula no meu nome, a pessoa ficou mim devendo 11 mil reais e ficou acordado que só passaria o registro e matricula, quando ela mim pagasse esse valor, só que ela faleceu a 5 anos e não mim pagou e não transferimos o registro e matricula e agora quem é o dono do imóvel, os filhos tem o contrato de gaveta e diz que o dono são eles.
Boa noite doutor meu padrasto comprou um lote em 1990 e ele tem escritura do lote tudo registrado no cartório e o lote foi vendido o que fazer nesta cituacao
Possivelmente seu pai não registrou a escritura na matrícula e alguém fez a venda, abusando do direito. Tem que buscar mais informações na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis, para verificar como foi feita esta venda.
Bom dia eu comprei um terreno e apareceu outro dono o que eu faço para cancelar que apareceu um outro dono
Nesse caso houve venda “a non domino”, ou seja, venda por quem não é dono. O Sr terá que mover uma ação de nulidade do contrato com pedido de indenização material e moral.
Doutor comprei um terreno pro compra em vendar,fui no cartório e tudo ,so que descobri que o terreno tá registrado em nome de outra pessoa ,oq faco ,posso perde ?
Moro em um terreno a mais de 10 anos construir minha casa só que minha irmã pediu para eu fazer um compra e venda pra ela e registrou no cartorio só que nunca deu nem um real..agora botou na justiça e a justiça deu pra ela foi perdida o que fasso
Me responda
Justiça com as próprias mãos 😈
dr comprei a casa fiz tudo isso fui tirei a matrícula atualizada peguei a assinatura da proprietária na declaração só w não consegui transferir na
Dr.comprei um imóvel a prazo terminei de pagar pagar todos os IPTU atrasados dei entrada pra tránsferir o IPTU para o meu nome e fiz várias benfeitorias no imóvel já depois de anos e agora tem gente querendo tirar o documento dela no nome para me dar o golpe dizendo q o imóvel e dela sendo q guando comprei do ex Dono a casa tava fechada a 8 anos e só agora q compre arrumei pq ela não faça pra morar ninguém pq ia cair a antiga casa e agora ta dizendo q tá tirando o documento da casa e q quer a casa como faço sendo q eu comprei muito antes e agora a pessoa vai aparecer com um documento novo ela tem direito ou o q eu tenho q fazer pq a pesoa tava de olho e mora bem perto de mim sabia q eu compre a casa e depois de anos aparece com o documento isso e má fé ne o q devo fazer oq pq ela diz pq mais q o IPTU esteja no meu nome mais a dona e ela pq ela tirou o documento escritura sendo q ela numca pregou um prego aqui isso q ela fez e ilegal ne até pq ptá tirar esse documento vc tem q ter o IPTU no nome ne tudo certinho ne isso
Doutor em 2012 eu comprei um terreno que foi colocado em nome da minha namorada só que ela não registrou no cartório em 2019 nos casamos com separação total de bens , quando foi o cartório para saber se havia registro do imóvel estava em nome do antigo dono , ela havia me dito que havia perdido o documento de compra venda fui ao cartório fizemos outro contrato de compra e venda que os donos assinaram e quando fui fazer escritura como estava em processo de divórcio ela apareceu com o documento de compra e venda tbm eu já tinha pago o ITBI e agora como fica a situação qual documento é valido
O registro da compra na Matrícula do imóvel é sempre válida. A aquisição pela sua ex-esposa é anterior, porém houve um novo contrato assinado por ela, colocando também em seu nome. Então ela já está confessando que pertence aos dois. Mas terá que ser resolvido na justiça da família essa situação.
Boa tarde Dr. Comprei um terreno em 2019,fiz a escritura, registrei paguei todos os débitos inclusive iptu que nunca foi pago mas agora apareceu uma pessoa com compras e vendas do ano 2000 dizendo ser o dono,observei no contrato dele que o vendedor é a mesma empresa que me vendeu, posso perder meu lote?
Querido, além de ele não ter a posse, ele também não tem prova da quitação ou já teria ingressado com uma adjudicação compulsória em face do vendedor. Quem chega primeiro bebe água limpa, o Sr. adquiriu regularmente e está na posse do imóvel. Fique tranquilo e se ele lhe incomodar, chame a polícia e entre com ação de interdito proibitório. Obrigado pelo comentário.
Fui acionado na justiça, a pessoa entrou com o processo de interdito proibitório contra mim, o juiz me proibiu de fazer qualquer benfeitoria no imóvel mas ainda tenho a posse estou aguardando a próxima audiência mas tenho receio de perder o imóvel pois investi todo o meu dinheiro
@@ebermiranda9179 a esta altura então o sr. tem advogado constituído. Certamente ele está prestando um trabalho para melhor defender os seus direitos. Tenha calma porque tudo vai acabar bem. Abraço.
por favor me ajude comprei um lote pequeno ,mas descobri que tem um processo com a proprietária que me vendeu que ta na
justiça por não ter quitado o lote do primeiro proprietário
só tenho o documento de compra e venda o que eu faço??
Mais e o usucapião?tem muitos imóvel abandonado se essa pessoa que vendeu entrar com usucapião?
Se os requisitos da usucapião estiverem preenchidos, torna-se proprietário legítimo do imóvel e não há o que se discutir. Obrigado pelo comentário!
Aqui em salvador quase imovel nenhum tem esse registro....
Precisamos mudar esta realidade, meu amigo. Imóveis regulares no mercado fazem bem para todo mundo. A economia do nosso país gira mais de 90% em torno da propriedade da terra.
Doutor é possível provar digitalmente a propriedade de um imóvel de forma segural?
Bom tarde,seu Rafael!o senhor pode me tirar uma dúvida? é o seguinte,comprei meio lote de uma moça com contrato de compra e venda.fui na contabilidade e cartório autenticar,falta só 1.500 pra terminar o pagamento do lote.e a proprietária que me vendeu,vendeu a casa dela e o terreno que comprei para outra pessoa na procuração e no contrato.e hj descobrimos que a moça deu o golpe na segunda compradora e foi embora o que fazer?
Esse é o típico ato de estelionato utilizando-se de uma falta posse da terra (grilagem). Tem que fazer Boletim de Ocorrência, e procurar judicialmente declarar o melhor direito sobre a posse do bem, para que haja pacificação entre vocês, pois será difícil ter o dinheiro de volta.
Olá boa noite Dr! Minha vó quer vender o imóvel dela ela tem as escrituras e tudo! Porém quando meu avô faleceu a 30 anos atrás, ela não fez inventario.. ela paga uma mixaria de iptu pois fez um negócio lá de baixa renda eu acho n tenho certeza! Esse imposto vinha no nome do meu avô... Porém a 5 anos atrás começou a vir no nome dela!.. como ela irá conseguir vender esse imóvel? E deixar o comprador seguro da compra sem ela ter feito inventario! Obs ela tem 78 anos veio morar aqui com meu avô ela tinha 16 anos quando ele comprou o terreno
Depende. Se o imóvel foi registrado em nome de sua avó e de seu avô, para transferir a propriedade terá sim que abrir o inventário e fazer a venda dentro do próprio inventário, com a anuência (com ou sem renúncia) dos demais herdeiros. Caso o imóvel não tenha registro dos seus avós na matrícula, pode vender por contrato de compra e venda e depois o comprador faz a usucapião. Ou a sua avó faz a usucapião em nome dela primeiro e vende o imóvel pelo valor de mercado.
Sou procuradora da minha sobrinha e minha filha ganhei na justiça a integração de posse so que minha vendeu a metade do terreno para minha e pra mim essa tem agulma validade???
Boa noite comprei um terreno medindo 7 com 27 de fundo . Pago iptu só que o vizinho se apossou 15 metro e não quer dar só que eu quero ele disse que é dele se ele não tem documento pois se apossou do fundo. Eu tenho direito .se tenho resustrado no cartório.
Mi ajude . Posso mudar meys 15 metros.
A senhora terá que ingressar com ação demarcatória, para que o juiz declare a sua área e determine que ele desocupe.
@@rafaeljdiasadv muito obrigada gratidão
Boa tarde eu comprei um imóvel de uma pessoa que está com registro de uso caminhão mas eu li no registro que ele não pode fazer essa venda
@@rafaeljdiasadv boa tarde o juiz deu foi direito pra sendo que ele nak tem um documento só tem o da casa que ele mora não sei quanto o juiz ganhou mais Deus está no controle já estou com meus documentos em mão vou derrubar o muro e bou manda ele manda o juiz vim mi prender .
meu avô comprou um terreno a 43 anos tem escritura e uma pessoa invadiu uma parte do terreno eu perdir o terreno ou não
Se esta ocupação tem menos de 10 anos, podem entrar com a reintegração de posse.
comprei um terreno sem saber que tinha dono. E o que me vendeu o terreno nao quer me devolver o dinheiro. O que eu faço? E eu tenho o documento de compra e venda, e registrei no cartório.
Como expliquei em outro comentário, isso é prática ilícita, é crime de estelionato utilizando-se da posse falsa de terra (grilagem), tem que fazer boletim de ocorrência e entrar com ação de anulação do negócio e devolução do valor pago e pedir danos morais.
Boa noite Dr
Si eu estiver com o contrato de compra e venda em mãos e o ITBI pago eu consigo registrar o terreno
Sim
Não. O Sr. precisa da Escritura Definitiva ou terá que ingressar com a adjudicação compulsória ou usucapião para registrar o imóvel em seu nome. Para mais informações entre em contato: (13) 991261826 - whatsapp.
Boa noite Dr umas terras de cem anos atrás existia matricula meu bisavô morreu têm cinquenta anos e uma pessoa colocou gado lá nas terras têm como tirar ele de lá agora quê ficamos sabendo quê é dos herdeiros
Tendo mais de cinquenta anos que não tem alguém no local, quem ocupou pode ter o direito da usucapião rural. Prestem atenção nisso.
Mais a pessoa que vendeu não sofre nada?
Doutor, e no caso de imóvel rural que não houve fato gerador de compra e venda? Somos os primeiros e moramos na area há varios anos. Como é feito? É possivel regularizar? Vejo muitos videos, mas até hoje ainda não consegui encontrar nada a respeito.
Acabei de postar um vídeo novo respondendo sua mensagem!
Abraço 🤗
Comprei um terreno e aparece uma pessoa dizendo que quem cendeu pea mim vendou pra ele também.
A dona passou pra mim a escritura do imovel que ja tinha trocado com meu pai ele ja tinha falecido quando ela passou pra mim
Meus irmãos podem me tirar o imóvel qua ja esta registrado no meu nome?????
Tá mais essa explicação e antes se comprar, e se tiver comprado e aparecido dono ?
Nesse caso a briga judicial será instalada e vencerá aquele que comprovar que tem o melhor direito sobre o bem. Aquele que realizou o registro na Matrícula do Imóvel é o legítimo proprietário e tem a presunção legal de ter direito sobre o bem. Porém, essa presunção não é absoluta e poderá cair em face de alguma nulidade do negócio alegada pelo terceiro que apareceu e se diz dono. Para mais informações ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Tenho só o contrato de compra e venda registrado em cartório. Serve como documento.?
É chamado de justo título e serve para usucapião. Entra no meu site.
Estou querendo comprar o agio de uma casa no contrato de compra e venda
Tem como saber se esse imóvel já foi vendido pra outra pessoa por contrato de compra e venda ou de outras formas ?
Procure um advogado especialista em direito imobiliário para analisar o seu contexto específico, mas é possível saber indo no cartório de imóveis e tendo acesso a certidão do imóvel...
Bom dia comprei um imóvel em 2018 apenas no contrato de compra e venda
Veja se preenche os requisitos da Usucapião Especial Constitucional (art. 183 da Constituição Federal): (1) posse de 5 anos, (2) imóvel até 250 metros quadrados, (3) moradia da família e (4) não possuir outro imóvel. Abraço.
Temos o contrato de compra e venda , mas não registramos......apos 15 anos entramos com usocapiao.....mesmo assim preciso registrar no cartório? Ou posso aguardar a ação?
Registro
A sentença de usucapião determinará o registro do imóvel no nome dos senhores.
ola boa noite, depois que foi vendido ou seja uma duplicidade de venda do inmovel e quem registrou primeiro não ha nada que posso fazer o segundo para cancelar a venda???
Quem registrou primeiro tem a presunção de proprietário legítimo. O segundo tem que encontrar alguma nulidade deste negócio para entrar com Ação Anulatória ou apenas entrar com perdas e danos contra o vendedor e ainda representar por estelionato (art. 171 do CP).
Boa noite doutor aconteceu isso com a minha ela comprou uma casa de três cômodos ela viu imobiliária mais ou menos dois meses chegou a mulher falando que a casa quando a minha mãe ficou sabendo ela quase caiu de costa o marido dela vendeu para pessoa antes morrer só que eles vender o terreno pela uma imobiliária só que eles não registrar no cartório aí o terceiro construír três cômodos e ela morando o senhor acha se ela não tivesse vendido ela deixaria o rapaz construir por que a gente não constrói uma casa em um dia né a minha mãe já tem 30 anos na casa que ela comprou e até hoje ela não conseguiu documento porque quando ela comprou do rapaz não foi registrado no cartório não é fácil doutor até hoje ela tá doente por causa disso se ela pudesse esse compras e vendas não é fácil não
Ficam dando tiro são bandidos estou assustada
Se comprar do vendedor por procuração. Qual a forma mais segura de comprar esse imóvel dessa forma?
Contrate um advogado especialista em direito imobiliário...São vários passos a serem seguido e detalhes...
DR.boa noite. moro em salvador /ba, meu avo faliceu em 2004 em eunapolis /ba. meus parente da parte de meu pai venderan a casa.e colocaran ele em um vao ,por ele ser um alcoólatra,mas todo mundo saber que sou filho dele e nao mim falaran o que aconteceu. fiquei sabendo a pouco tempo .ele e filho unico de meu avo falicido,e eu sou filho legistmo e unico dele,nao sei se ele e vivo ou falicido.ser for falecido ?eu posso processar essas pessoa por mim Sacaneiar ,mesmo que ele for falecido? quais sao os meu direito de filhos? boa noite
Correção desde 31 de março de 2020 a inovare deu meu contrato pra outra pessoa
Dr. Por favor , se puder me tirar uma dúvida!! Meu ex marido com0roi uma casa por contrato alegando que futuramente pagaria p fazer a escritura.Nao o fez.Passoi o co trato p .eu nome , porém quero fazer a escritura parcelada.Quaos os passos q devo começar ?
Olá, não dá para fazer escritura parcelada. A Sra. precisa vender por Cessão de Direitos Possessórios, e a pessoa que comprar da senhora terá que fazer a Usucapião. Se a Sra. quiser vender por Escritura Pública, terá que fazer a usucapião. Para mais informações ligue: (13) 991261826 - whatsapp.
Bom dia comprei um imóvel com contrato de compra e venda em 2018 e agora esse mês mesmo imóvel foi transferido a mãe da proprietário e registrado no cartório o que devo fazer agora ?
Tem que verificar em que circunstâncias era a posse de quem lhe vendeu. Se o vendedor tinha posse justa e de boa-fé e também a recebeu o titular da propriedade, é possível ingressar judicialmente com a anulação do ato. Meus contatos estão na descrição do vídeo. Abraço.
No Brasil e tao sujo que ate o cartório aceita subornos mesmo dono vc pode perde tudo e máfia
boa noite dr.
Paga quanto para fazer o contrato e pôr na matrícula ?
Depende do vulto e da complexidade do negócio.
Obrigado pela mensagem 😊
Boa noite minha nora tem um imóvel ha 13 anos emora nela ha 13 anos e ha dois dias vio outra pessoa q ele e dono do inovel ela tem o registono mone dela.e esse homem nunca apareceu la so depois de 13 o q fasso
Oi
Compromisso de compra e venda de imovel
parabéns pela clareza e sinceridada!👏👏👏 GRATA.
Disponha! Grande abraço.
😊😊😊