Com relação a questão de aterramento, durante meus estudos eu li sobre a existência de um aterramento chamado IT médico , que é a melhor opção para hospitais, na hora já lembrei disso e marque a questão como errada.
Corretíssimo, eu li TT e na cabeça raciocinei IT. Veja que coisa.😸 Mas a afirmativa está errada, pois o esquema TT é a ligação da carcaça do equipamento à terra, via haste de aterramento, e não tem nada a ver com ligação do neutro com a terra. Abração!
@@FalcaoEnergyEnergiaSolar na verdade não tem recurso amigo. É isso que estava falando. A questão é errada mesmo . Pq o aterramento mais seguro para redes hospitalares é o aterramento IT Médico
Estava esperando a correção do senhor. É a única P correção de elétrica que eu confio.Gostaria muito de agradecê-lo. Com a sua ajuda, estudando apenas 3 meses com os seus materiais (comprei tanto o resumo quanto as 500 questões resolvidas) consegui 37 pontos líquidos em elétrica e 64 totais. Acho que tenho grandes chances de entrar, já que sou cotista e minha região é a sudeste
Obrigado pelas palavras, valeu Gustavo. Desejo muito sucesso pra você. Tenho satisfação quando vocês acertam e têm êxito. Estou sempre na torcida. Abração ⚡
Olá, João. Eu que agradeço pelo seu valeu d+. É o primeiro que recebo em resolução de provas. Obrigado por incentivar o Elétrica Sem Limites. Abração e sucesso pra você ⚡
Questão 69 - ERRATA Eu li esquema TT e na cabeça raciocinei IT. Veja que coisa.😸 Mas a afirmativa está errada, pois o esquema TT é a ligação da carcaça do equipamento à terra, via haste de aterramento, e não tem nada a ver com ligação do neutro com a terra.
Professor, ótima resolução, muito obrigado por todo o seu esforço! Deus o abençoe muito, pois o senhor tem ajudado muita gente! Gostaria de saber se o senhor tem alguma dica de bibliografia para fundamentar recursos contra as questões que o senhor indicou como passíveis de revisão.
Item/Questão: 59 Categoria: discordância do gabarito Argumentação: Nos motores shunt é possível variar a corrente de excitação (IF) de duas maneiras distintas. No arranjo analisado é introduzido um reostato (RESISTOR VARIAVEL) em serie com o enrolamento de campo. essa associação série é, posteriormente, associada em paralelo com o circuito de armadura da máquina. esse arranjo é definido como fechamento shunt ou campo em derivação. A primeira maneira de variar a velocidade da máquina seria alterando a corrente de excitação através do reostato e mantendo a tensão de terminal VT constante, dessa forma, ao diminuir a resistência do reostato resulta em aumento da corrente de excitação, consequentemente o fluxo aumenta, a tensão gerada EA aumenta, a corrente de armadura diminui, torque diminui, motor desacelera, velocidade diminui. Acontece que se o reostato se mantiver constante e a tensão de terminal aumentar, haverá aumento da corrente de excitação (IF), más, também, o haverá aumento da corrente de armadura resultante do incremento da tensão de terminal em relação a tensão gerada. Nesse cenário, com o aumento da corrente de campo haverá aumento da velocidade da máquina, pois, a variação da corrente de armadura em relação aos dois efeitos superpostos é positiva, logo a máquina vai acelerar devido ao aumento consequente da corrente de armadura. Tendo em vista que nos motores shunt o campo esta em paralelo com a armadura, torna-se imprescindível o fornecimento da informação referente ao método a ser empregado para aumentar a corrente de excitação. Como a informação não foi fornecida e existem dois resultados distintos, a questão deve ser anulada.
Professor venho aqui agradecer sua grande ajuda. De 60 questões, acredito que eu tenha errado somente 2. A do vetor de poynting e a do ip67. A questão sobre a norma de média tgensão, questão 84,, a princípio errei tbm pelo gabarito, mas acredito que ele esteja certa. Estudei bastante seu material, tanto do youtube quanto da udemy, além de livros e consegui ir muito bem. Muito Obrigado! Material de ótima qualidade!
@@eletrica-sem-limites Muito obrigado professor, consegui ser aprovado. Tirei 84 pontos praticamente gabaritei as específicas, errei somente 2 e fiquei em 8ª colocação na ampla concorrência aqui no Sudeste. Muito obrigado mesmo, sua ajuda aqui no youtube e na udemy foram essenciais!!!!
@@marielpontes5234 Que notícia boa, Mariel, excelente. Parabéns! Você fez a prova em alto nível e sua colocação foi TOP. Desejo todo sucesso e que Deus te abençoe ricamente. Abração ⚡
Mestre, estou comprando todos os seus cursos ! fiquei na lista de aprovados mas, nao com uma classificação tão boa, devido a nao ter me embasado bem nas tratativas da banca cebraspe. Porem, acertei 42 questões das especificas e gracas aos seus ensinamentos transmitidos nos cursos que ministra, se tivesse tido mais tempo para estudar creio que teria me saido melhor !
mestre, na questão 63, caberia um recurso alegando que a soft starter pode servir como chave reversora em algumas aplicações? existe um método com o uso de 2 contatores e é aplicado quando a partida estrela triangulo por exemplo não consegue suprir a partida, utilizando assim a soft starter com botoeira pra partida direta e com reversão.
Item/Questão: 84 Categoria: extrapolação dos objetos de avaliação Argumentação: A questão afirma: A norma pertinente da ABNT que dispõe sobre as diretrizes para instalações elétricas de média tensão abrange tanto ambientes internos quanto externos, não se limitando exclusivamente a locais fechados, e inclui requisitos para a construção, a operação e a manutenção dessas instalações, visando-se a segurança e a eficiência energética. As matérias do edital para a ênfase 5 são: ÊNFASE 5: MANUTENÇÃO - ELÉTRICA - BLOCO I: 1 Simbologia e diagramas elétricos: unifilares e trifilares, esquemas de acionamento e controle. 2 oções básicas de circuitos elétricos de corrente contínua. 3 Noções básicas de circuitos elétricos de corrente alternada: corrente e tensão senoidais, valor eficaz e valor de pico. 4 Potência e energia elétrica: potência ativa, reativa e aparente, fator de potência e correção do fator de potência. 5 Circuitos monofásicos e trifásicos: tensão de linha, tensão de fase e ligação estrela/triângulo. 6 Noções básicas de eletromagnetismo. 7 Funcionamento básico e aplicação de máquinas elétricas: transformadores, máquinas síncronas, máquinas de corrente contínua e motores de indução. 8 Dispositivos de proteção de baixa tensão. 9 Acionamentos e comando de motores elétricos. 10 Conceitos básicos de segurança e higiene do trabalho. 11 Equipamentos de proteção individual e coletiva com ênfase em eletricidade. 12 Interpretação e análise de projetos elétricos. BLOCO II: 1 Fundamentos de medidas elétricas. 2 Utilização de instrumentos de medição e testes elétricos: corrente, tensão, potência e isolação. 3 Funcionamento básico e aplicação de retificadores, baterias e no-Breaks. 4 Instalações elétricas de baixa tensão. 5 Redes aéreas e instalações elétricas de 1,0 kV a 17,5 kV. BLOCO III: 1 Grandezas elétricas e magnéticas e Sistema Internacional de Unidades. 2 Conhecimentos de aterramento de equipamentos. 3 Conceitos básicos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). 4 Conhecimentos básicos da norma ABNT NBR-5410. 5 Conceitos básicos de manutenção elétrica. 6 Conceitos básicos de eletrônica analógica e digital. 7 Conceitos básicos de diagramas lógicos. 8 Conceitos básicos de automação industrial. 9 Conhecimentos de materiais e ferramentas utilizados em instalações e serviços em eletricidade. Conhecimento da Norma Regulamentadora NR-10 Segurança em Eletricidade. Notem que a NBR 14039 que trata de Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV não é objeto de cobrança, conforme matérias do edital para a ênfase 5. Com isso, esta questão deverá ser anulada.
Espero, porque é difícil achar um curso prepatório de qualidade. Sou recém formado em eletrotécnica e para revisão usei o seu curso de 500 questões, me ajudou um pouco, mas não foi dessa vez, fiz 53 pontos totais. Agora estudar para próximo e fechar o edital para chegar com condições de competir na próxima. Um curso teórico de elétrica será de muito ajuda nessa preparação. Obrigado Professor!@@eletrica-sem-limites
Professor na questão 97 ele descreve apenas as portas logicas AND,OR,NAND e NOR e as outras portas não fazem parte como as portas XOR ,NOT e Coincidência.?
Entrei com recurso também. Esqueceram dessas outras 3 portas NOT, XOR e XAND. Sabemos que essas últimas duas são poucos usadas, mas a NOT é MUITO usada.
MAIS UMA VEZ ELOGIO VOSSO TRABALHO, MUITO BOM E PERGUNTO, SERÁ QUE A CEBRASP ESTÁ TENTANDO DRIBLAR OS RECURSOS, POIS NO SITE, MUDARAM DO NADA AS DATAS DE RECURSOS, ALEGANDO PROBLEMAS TÉCNICOS.
Professor, na questao 61 fala imersão temporária em água e não foi especificado sobre níveis de profundidade. Sendo assim, fica subentendido que seria qualquer valor. Não seria o caso de anular essa questão?
Acabei de fazer o recurso. Redigi dessa forma Na questão 61 é dito que “o disjuntor IP67 é resistente a imersão temporária em água” Não é especificado o tempo ou a pronfundidade a qual o referido disjuntor é resistente a água (a pronfundidade na qual o disjuntor é resistente a água é 1m durante 30 min) Isso causa confusão, pois pode subentender-se que quando não se diz o tempo e pronfundidade, o disjuntor é resistente em qualquer profundidade por tempo indeterminado, o que não é verdade.
Eu nunca vi disjuntor com IP67, na Brasil só é vendido a caixa para disjuntores com IP, nunca o disjuntor, a questão da água tb pode ser um aliado para anular
A questão 54 também acho que cabe recursos. Pois vi uma aula que diz que o material ALUMÍNIO, na forma maciça tem cria efeito de repulsão, que é gerada pelas correntes de foucolt, e o aluno em pedaços gera uma magnetização muito fraca que é considerado por alguns aitores de física como material não magnético. Entrei com recursos pois na questão nao foi explicado se o material alumínio e maciço ou em pedaços.
Boa tarde professor, acerca da questão 84, conferi a norma e consta sim instruções para construção, operação e manutenção. O item "8 - manutenção e operação" e em vários items fala de construção das edificações. Ela também atende a substações no tempo e abrigadas. Não estaria certo essa questão?
@@rodrigodelunaborbarlborba3570 também cheguei a mesma interpretação e o item 4 fala a respeito das instalações e no item 4.1.9 cita as condições de instalação dos componentes que seriam adequados de acordo com a construção.
Na questão 97 quando ele diz APENAS as portas lógicas.... O enunciado não cita a porta lógico NOT que é também usualmente utilizada. Caberia recurso já que a palavra "APENAS" restringe a somente essas 4 portas ?
Cabe recurso sim. Segundo a regra da gramatica de português a partir do momento que foi iniciado um periodo de enumeração de exemplos e foi colocado "e NOR", segundo a gramatica é possivel concluir que foram citados todos os exemplos, o que não foi o caso da questão visto que possuem outras portas logicas. Abraços
Professor, bom dia! Na questão 69 o senhor diz que o esquema TT é ligação do neutro ao solo através de impedância, mas esse seria, na verdade, o esquema IT. Sendo assim, a questão cabe recurso?
Corretíssimo, eu li TT e na cabeça raciocinei IT. Veja que coisa.😸 Mas a afirmativa está errada, pois o esquema TT é a ligação da carcaça do equipamento à terra, via haste de aterramento, e não tem nada a ver com ligação do neutro com a terra. Valeu o alerta. Abração ⚡
RECURSO A questão 57 trata inicialmente de REDE DE DISTRIBUIÇÃO, que comporta o conceito de rede primaria AT e secundária BT, no qual até chegar no consumidor, essa tensão sofre SOMENTE E EXCLUSIVAMENTE REBAIXAMENTO de tensão. A questão trata de ELEVAÇÃO de tensão, que é aplicado somente em REDE DE TRASMISSÃO. "As redes de distribuição são caracterizadas como o segmento do setor elétrico que, junto das subestações de transformação, é dedicado ao rebaixamento das tensões provenientes do sistema de transmissão, à conexão de centrais geradoras e ao fornecimento de energia elétrica ao consumidor. Nesse sentido, essa energia que é efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa distribuidora, podendo ser distribuída por uma rede do tipo aérea, que é suportada, por postes, ou do tipo subterrânea, com cabos ou fios localizados sob o solo, dentro de dutos subterrâneos. Outra definição importante das redes de distribuição, são as divisões das tensões entre altas e baixas, que são geralmente as que mais utilizamos em nossas casas e em estabelecimentos. Estas tensões são subdivididas em redes primárias de distribuição e em redes secundárias de distribuição respectivamente." Referências ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A Distribuição de Energia. Segmentos de Distribuição, Brasília, 2019. ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Redes de Energia Elétrica. Setor Elétrico, Brasília, 2019. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Redes e Linhas de Distribuição. Redes e linhas de distribuição, Brasília, 2010. ELETROBRAS , Amazonas Energia. MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO. PROJETOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREAS URBANAS, Brasil, 2012. J., Neves dos Santos; J., Rui Ferreira. Redes de Distribuição Energia Elétrica em Baixa Tensão. Instalações Eletricas , [s. l.], 2004. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Ramal de Ligação. Ramal de Ligação. Brasília, 2012. TRISUL, Universidade. Como é feita a distribuição de energia elétrica no Brasil?. A distribuição de energia elétrica no Brasil deve seguir regulamentações e normas técnicas para atingir o seu objetivo com excelência., [s. l.], 2020. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Regulação dos Serviços de Distribuição. Brasília, 2018. NR 10, Norma Regulamentadora. SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, [s. l.], 2019. ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14039. Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV. Brasil, 2005. ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5410, Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Brasil, 2004. Fonte: Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante - INBRAEP Essa questão 57 deve ser ANULADA.
Professor, na questão 58, o senhor mesmo disse que os geradores não são capazes de auto excitação na partida, e a questão especificava que no início da operação eles não tem capacidade de autoexcitação. É um dos casos de exceção, o das máquinas de usinas eólicas?
Não, toda máquina síncrona não é capaz de autoexcitar, também errei essa questão, confundi com máquina CC eu não sei direito mas sei que tem uma que não é capaz de excitar
As máquinas de usinas eólicas são construidas com imãs permanentes, são chamados de aerogeradores, porém são obrigados a possuir alimrlentação externas, um dos motivos é que antes da partida é necessário ajustar as pás e escolher o melhor ângulo de ataque em relação ao vento, sem está função não existe torque para a partida.
Dessa forma, sabendo que geradores sincronos precisam de fontes externas pra iniciar a operação e se excitarem, então essa afirmação deveria ser correta.
Acredito que cabe recurso nessa questão 85, a afirmação da questão diz que o padrão é tensão acima de 1kv, não a partir de 1kv, sendo assim pode-se dizer que acima de 1kv inclui os 138kv
Acredito que o erro da questão não é esse, sim o fato que a questão diz que a transmissão é feita EXCLUSIVAMENTE em CA, quando sabem que em alguns casos existe transmissão em CC.
Mestre, ao meu ver o enunciado da questão 60 esta perfeito, pois a sigla DR refere-se a uma função comum entre os dispositivos DR`s, quais sejam: IDR (Interruptor Diferencial Residual) e DDR, Disjuntor Diferencial Residual. de qualquer modo, deve ser anulada pois a resposta da questão é (E). DR significa dispositivo à corrente diferencial residual e refere-se a ambos equipamentos IDR e DDR.
Questão 48 marquei ERRADA. No meu entendimento, FP não indica aproveitamento de energia, quem faz isso é o rendimento/eficiência da instalação. Uma carga pode ter FP= 1 e ter rendimento/eficiência de 80%. Ou seja, ela não aproveita toda energia que lhe é fornecida, mesmo o FP sendo igual 1. Uma carga pode ter FP=0,5 e ter rendimento/eficiência de 100%. Ou seja, ela aproveita toda a energia que lhe é fornecida, mesmo o FP sendo diferente de 1. Entrei com recurso nessa questão. Muito bom o video, abraco!
Você está certo, pois, no dicionário, aproveitamento é sinônimo de eficiência. além disso o texto da questão se refere ao aproveitamento da energia fornecida pela concessionária. o examinador comeu bola. ele quis dizer que o fator de potencia indica, para interesse das concessionarias, que o sistema de distribuição, por exemplo, está otimizado, ou seja, que ele entrega uma quantidade máxima de energia em relação à potencia aparente vista pelo barramento da concessionaria. O enunciado diz aproveitamento da energia e não otimização do sistema de distribuição -- que seria entregar a maior quantidade de energia ativa com a menor potencia aparente possível. O problema das provas é que os examinadores da área de exatas não tem muito conhecimento da língua portuguesa. fica difícil entender o que eles querem dizer. são só gemidos, temos que decifrar. Eu vou entrar também, desanimei um pouco com ela porque muitos professores concordaram com o gabarito. mas eu não caio nessa nunca. Já imaginava que eu ia errar, mas mas mesmo assim marquei o que sei que esta realmente certo. confundiram catraca de canhao com conhaque de alcatrão
Você mandou recurso? Se mandou, acredito que fomos os únicos. Um professor de universidade federal apoiou minha teoria. Leia o comentário na descrição do vídeo: th-cam.com/video/J5mFutwAyRk/w-d-xo.html Caso não anulem, vou cobrar na justiça.
Seria muito bom com você explicando a resolução das provas de manutenção Instrumentação da Petrobras ou Transpetro. Seria de grande conhecimento pra gente! Por favor, cogite essa ideia. Obrigado pelo conteúdo!
Professor, na questão 59, os motores de polo sombreado são monofásicos e capazes de iniciar o movimento de forma autônoma, já que conseguem por meio de uma espira em curto, que faz parte da própria constituição do motor, não sendo um "dispositivo auxiliar". Não caberia recurso?
Olá, João, o motor de pólo sombreado é um motor de indução monofásico. E o pólo sombreado é um anel curto-circuitado que provoca distorção de campo, e isso resulta num campo rotativo. Acho que cabe recurso , mas a banca pode considerar que o "pólo sombreado" é um recurso auxiliar de partida, sem o qual o motor não gira. Eu faria esse recurso. Abração ⚡
Opa professor, muito obrigado, estou em dúvida sobre como organizar esse recurso, e se devo considerar algum outro tipo de motor, como o split phase. Abraço.
Eu entrei com recurso nessa,pois segundo o livro do Kosov,os motores de indução monofásicos e o de pólo ranhurado não necessitam de dispositivos auxiliares de partida.
@@henricobrunohenrico6525 Opa colega, tinha visto a mesma coisa, embasei de uma forma bem especificada e enviei por lá. Usei a citação de Kosow de 1982
Professor, boa noite! A questão 84 acredito que seja cabida de recurso, pois observando a NBR 14039 há diretrizes que trata de assuntos quanto a construção, operação e a manutenção das instalações...!
Também marquei certo nessa questão. Eu iria abrir recurso sobre o assunto de construção, operação e manutenção mas o último trecho, onde fala de "eficiência energética" acaba com tudo. Infelizmente não achei argumentos pra falar que a 14039 fala sobre eficiência energética.
A pergunta da ponte retíficadora é um circuito com diodos que bloqueiam ou facilitam a passagem de elétrons, é utilizado na eletrônica analógica, mas em eletrônica digital funciona de forma idêntica a uma porta AND
Professor, uma pergunta: na questão 53 e se tivermos a ligação Delta com neutro - oriunda do Delta Aberto, também conhecido como FASE FANTASMA - (muito aplicado nos sistemas de distribuição da Enel em SP - temos até um vídeo no canal). Este tipo de ligação só é aplicável em sistemas de distribuição ou também podemos aplicá-lo à conexão de motores elétricos?. Forte abraço.
A cesbraspe não é objetiva na elaboração das questões. Da a entender que fica querendo testar os conhecimentos do candidato acerca de coerência e coesão textual, pois faz uso de de palavras para mudar o sentido das questões, ao invés de cobrar conhecimentos técnicos por parte dos candidatos. Inaceitável
Concordo com você, disse tudo 👍 É uma prova mal elaborada, cheia de pegadinhas e detalhes de interpretação. Não mede conhecimento em Eletrotécnica. É lamentável. Abração ⚡
Professor a questão 52 cabe recurso. Ou pedir anulação, acho que ate mesmo a corrigir a questão não pecebeu que na redação da pergunta esta escrito "rolamento" e não enrolamento.
Pelo histórico da banca deve anular...... no concurso passado anularam uma que tava escrito omhímetro ao invés de ohmímetro. Complicado.@@eletrica-sem-limites
Eu vou tentar um recurso nessa 85 Pq a questão deveria dizer QUAISQUER tensões maiores que 1kv . Aí sim estaria errado. Eu acho ela passível de ser anulada. O que o senhor acha ?
Acho que essa não vai ser anulado nao mano, basta você pensar que no Brasil existe linhas de transmissão em corrente continua, ja coloca a questão como errada. Pois na assertiva informa que é exclusivamente em corrente alternada.
RECURSO A referida questão 54 que trata de materiais Paramagnéticos, NÃO deixa claro se o material de ALUMÍNIO é em material MACIÇO ou em PEDAÇOS. Que tem efeitos diferentes na presença de um campo magnético. Descrito abaixo: ALUMINIO MACIÇO: Esse material ele sofre com os efeitos da correntes de Foucault produzindo um efeito de material Diamagnéticos: São materiais que, na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo aplicado. Efeito de Repulsão.
ALUMINIO EM PEDAÇOS: Esse material tem efeito Paramagnético de baixa intensidade, de atração imperceptível. Livro: Maquina e Trasformadores eletricos . Eurico G. de Castro e Rubi Muncnow. Na página 13 do livro os autores consideram que os materiais Paramagnéticos, também são considerados materiais NÃO MAGNÉTICOS, e tem semelhança a um núcleo de ar. A questão 54 deve ser ANULADA.
Na hora tembém pensei nessa possibilidade. Já que se trata de uma inspeção, mas acredito que para se tratar de uma preditiva teria que se utilizar algum instrumento de medição. Somente a inspeção visual e periódica obedecendo o plano de manutenção, poderia se enquadrar numa preventiva.
@@marielpontes5234 pow, eu estudei sobre e em tudo que vi, inspeção Visual se enquadra como Preditiva. Não sei se há alguma norma que rege isso. A preventiva ela exige algum tipo de intervenção. No caso da questão que deu o exemplo de um painel, a preventiva ao meu ver seria: Reaperto das Conexões, verificar se os cabos estão prensados corretamente, limpeza, etc. Inspeção Visual e termográfica, que é o comum de ser feito, se enquadraria como Preditiva.
Professor, quero lhe pedir encarecidamente que resolva a prova de PCM elétrica. Têm algumas questões que acredito que estejam com o gabarito errado e gostaria que o Sr resolvesse para que eu e outros pudéssemos nos embasar.
Professor, sobre a questão 97 and, or…. Ela apenas as citadas, porém, não foi citada a porta not por exemplo, não seria errado ou caberia recurso ? Fico no aguardo🙏
Olá, Jonatha, na minha opinião não cabe recurso, pois ele apenas exemplifica algumas portas lógicas (veja que escreve "tais como"), sem a necessidade de incluir todas. Abração ⚡
Professor! A questão 93 deve caber recurso? Pois a visualização de um quadro de manutenção em funcionamento pode se equiparar a uma manutenção preditiva como uma análise termográfica, por exemplo. Concorda? Um abraço professor.
Olá, Thiago, normalmente a inspeção visual não é encarada como manutenção preditiva, pois é uma abordagem simples e direta de análise. E a manutenção preditiva normalmente envolve análise de dados ou uso de tecnologias, como: análise de vibração e termografia. Mas você vai encontrar livros e apostilas se confrontando, uns dizendo que é PREVENTIVO, e outros dizendo que é PREDITIVO. Abração ⚡
RECURSO 60 A referida questão 60 cita o dispositivo Disjuntor Diferencial Residual (DDR) que engloba proteção contra sobrecorrente, sobrecarga e diferencial residual, respectivamente atuando no efeito de curto circuito, aquecimento e fuga de corrente. A questão ERROU ao dizer que o DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL (DDR) NÃO é capaz de detectar ou interromper sobrecarga de corrente. Sendo que a questão faz referia ao DR que é um abreviação a Diferencial Residual, em vez de DDR - DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL que seria o correto. O a questão deixa e entender que tal dispositivo usado é o IDR - INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL, protege SOMENTE contra fuga de corrente. A questão 60 deve ser ANULADA.
Questão 45) Valor médio para potência seria: 0,637 x Vpico= 8,876V. 14 x 1,41= 10V Tensão eficaz com a mesma dissipação de Vp. A questão se refere a potência média, o certo seria EFICAZ. O resistor de 10Vac eficaz dissipa a mesma potência 14Vcc de pico.
Boa tarde , eu gostaria de pedir informação, na minha prova que fiz. A Manutenção de Elétrica a questão está aqui assim, os itens 56 que osr falou na minha é 59, o outro 59 está no 57 e o item 57 está no 56, quero saber se isso não vai me prejudicar? Será que tem como me dar um retorno?
Professor a questão 97 se reestringe APENAS as portas logicas AND, OR, NAND e NOR ? Então a partir de agora tenho esquecer que as portas lógicas ( NOT , XOR e XNOR existem) ?😢😢
@@eletrica-sem-limites a pergunta fala o seguinte : Um diagrama lógico de um circuito usualmente apresenta APENAS as portas lógicas, tais como AND, OR, NAND e OR, sem apresentar os componentes reais que desempenham as funções lógicas. Existe a palavra APENAS limitando sim.
@@LucasSilva-lb1nkPerfeito o seu argumento, pois a questão prejudicou quem aplicou o português gramaticalmente correto na interpretação do sentido da questão. Talvez o autor não quiz dizer o que ele escreveu, quando ele aplica o "e", porém o que é correto, ao receptor da mensagem, é a gramática oficial.
Cabe recurso sim. Segundo a regra da gramatica de português a partir do momento que foi iniciado um periodo de enumeração de exemplos e foi colocado "e NOR", segundo a gramatica é possivel concluir que foram citados todos os exemplos, o que não foi o caso da questão visto que possuem outras portas logicas. Abraços
Boa tarde professor e camaradas, referente a questão 61, eu sabia que o ip67 era contra poeira e umidade. Mas a palavra imersão me deixou em dúvida. E marquei errada. Mas mesmo assim, acredito que essa questão foge do escopo do edital, o que acha? Em qual disciplina, ou objeto de avaliação o conhecimento dessa norma se enquadraria?
Professor, a questão 45 cabe recurso, eu entendi esse pensamento do senhor, deixei essa questão em branco, entendi o raciocínio na hora, tinha uma questão parecida, na verdade quase igual na prova do ano passado, porém essa palavra "média" em "potência média" se trata de outra coisa não é o mesmo que potência elétrica, ambas são medidas em watt, pesquisei aqui para entrar com recurso e existe sim até mesmo outra fórmula referente a potência média. Me corrija se estiver enganado
Rapaz, será que os profissionais que atuam na área de eletrica a nível urbano conseguem resolver pelo menos a meta de uma prova dessas?kkkkk.. acredito que o cargo desta prova deve pagar um bom salário.pois o cara que conseguiu zerar esta prova esta em outro nível. Obrigado por nos apresentar estas resoluções.
Verificando essa revisão, não fiz a prova porém acertei de cabeça 70% das questões, será que dava pra arriscar fazer concurso? Nunca fiz pois ganho muito bem como técnico de manutenção elétrica!
Você foi muito bem, e sem estudar focado para concursos. Faça a prova de um próximo concurso, você não tem nada a perder, e essa é uma grande vantagem "sem pressão". Abração!
Questão 56: concordo que seja verdade? depende, nos motores shunt é possível variar a corrente de excitação (IF) de duas maneiras distintas. No arranjo analisado é introduzido um reostato (RESISTOR VARIAVEL) em serie com o enrolamento de campo. essa associação série é, posteriormente, associada em paralelo com o circuito de armadura da máquina. esse arranjo é definido como fechamento shunt ou campo em derivação. A primeira maneira de variar a velocidade da máquina seria alterando a corrente de excitação através do reostato e mantendo a tensão de terminal VT constante, dessa forma, ao diminuir a resistência do reostato resulta em aumento da corrente de excitação, consequentemente o fluxo aumenta, a tensão gerada EA aumenta, a corrente de armadura diminui, torque diminui, motor desacelera, velocidade diminui. Acontece que se o reostato se mantiver constante e a tensão de terminal aumentar, haverá aumento da corrente de excitação (IF), más, também, o haverá aumento da corrente de armadura resultante do incremento da tensão de terminal em relação a tensão gerada. Nesse cenário, com o aumento da corrente de campo haverá aumento da velocidade da máquina, pois, a variação da corrente de armadura em relação aos dois efeitos superpostos é positiva, logo a máquina vai acelerar devido ao aumento consequente da corrente de armadura. Como não foi especificado qual o método utilizado para variar a corrente de excitação, entendo que cabe recurso. peço ao mestre que nos ajude a verificar se procede. th-cam.com/video/MVkbk2xEYoE/w-d-xo.html
Já colocou as suas notas no ranking do de olho na vaga? Entra lá e cadastre-se, vamos trazer o ranking ao mais próximo do resultado real. Abraços e espero que consiga sucesso nessa questão.
@@rodrigodelunaborbarlborba3570 Não cabe mudança de gabarito, uma vez que existe duas respostas corretas. Se aumentar a corrente de excitação via reostato, velocidade diminui, caso aumente a corrente de excitação através do aumento da tensão de terminal, a velocidade aumenta. Entende. Não se pode muda o gabarito. Nesse caso é cancelamento
Questões: 53 - Impossibilidade da utilização do neutro no sistema trifásico do motor Recurso: não deixa claro que o condutor neutro é exclusivo para o motor 56 - A questão que fala que todo motor monofásico de indução precisa de capacitor para o funcionamento Recurso: motores monofásicos pequenos como os de liquidificador, esmeril e alguns ventiladores não utilizar capacitores. São chamados de motores Split Phase 60 - A questão sobre o DDR, dispensa comentários, deve ser anulada. DR é uma função e DDR é um componente com a função DR e de disjuntores 97 - A questão sobre as portas lógicas mais usadas AND, OR, NAND e NOR. Recurso: questão esqueceu das portas NOT, XOR e XAND. Apesar dessas últimas duas não serem tanto usadas, a porta NOT é extremamente usual
Sobre a questão da ABNT no edital de manutenção elétrica não especifica a NB14039 😢 somente para PCM - Elétrica então tenho que considerar isso ou fazer o recurso ?
Eu abri recurso nessa mano. O anunciado avisa que seria sobre tensões de 1kv a 17,5kv, mas a norma de media tensão é de 1kv a 36kv, outro ponto que você mencionou é que instalações eletricas de media tensão nao estava no edital da enfase 05, nem a norma nbr 14039. Dessa forma eu abri recurso solicitando anulação
Professor, fiz o uso dessa Norma NR10 onde eu trabalhava e fui demitido da empresa! Um servidor da UERJ guardava itens pessoais dentro do shaft onde tinha painéis elétricos onde só nós plantonistas tinham acesso! Ele pediu pra uma vigilante ficar entrando lá pra guardar suas coisas porém chamei a profissional dizendo que ela não tinha autorização por se tratar de uma área técnica de elétrica! Esse servidor não gostou muito e tivemos um "Embate" e sendo assim, pediu minha cabeça na empresa e acabei sendo demitido! Lamentável...
No seu caso, como vc era terceirizado e ele funcionário público com estabiliade, com certeza isso iria acontecer. Aqui é Brasil. O que você deveria ter feito era ter tirado fotos e vídeos do local. E elaborar um texto explicando como tais atos estão colocando a segurança dele e de todos em risco, demonstrando os itens das normas de segurança que estão sendo descumpridos e fazer uma denúnicia anônima ao ministério do trabalho. Se ficasse comprovado que era algo que colocasse em risco a vida de pessoas, o ministério do trabalho iria até o local, e interditaria o setor até que as irregularidades fossem corrigidas e cetrteza q esse sevidor ia tomar uma cravada. Correndo risco até de ser demitido, mesmo tendo estabilidade.
recurso para questão 33, que afirma que 16 pessoas praticam volei. Sejam: U, o conjunto universo, que representa as pessoas a bordo da plataforma de petróleo, composto por 166 elementos; F, o conjunto das pessoas que praticam futsal, composto por 58 elementos; B, o conjunto das pessoas que praticam basquete cujo numero de praticantes é desconhecido; V, o numero de pessoas que praticam voleibol; X o numero de pessoas que não praticam nenhum dos esportes em questão; b, o numero de pessoas que praticam apenas basquete, (desconhecido); f, o numero de pessoas que praticam apenas futsal = 32; v, o numero de pessoas que praticam apenas vôlei; Y = pessoas que jogam basquete e vôlei = 26; então, de acordo com o enunciado, temos as constantes f = 32;e as equações: (1) 84 = v + f + b; (2) 48 = X + v + f; (3) 166 = X + v +f + b + Y Calculando (1) - (2) têm-se: (4) b = 36+X; substituindo (4) em 2, tem-se: (5) 72 = 2X + v; formando um sistema de equações com com as equações (2) e (5) e subtraindo (5) - (2), tem-se: 72-16 = X =56; substituindo X na equação 2, temos v = 48-56-32 ==> v = - 40; v
Acho que não foi dessa vez, descontando as erradas desse método esdrúxulo deles corrigirem as questões, fiquei com uns 60, ano passado fiquei com 72 e não deu, então... E novamente caiu pouquíssimos cálculos, mas bola p frente e obrigado ao professor, e sucesso à todos, vlew
Espere o resultado e levante a cabeça. Você é guerreiro e está na batalha 👍 Reconheço que a prova CEBRASPE não beneficia quem estuda. Infelizmente. Abração e sucesso pra você ⚡
Questão sobre fator de potência: Aqui o examinador confundi potência com energia No contexto de uma concessionária de energia, o fator de potencia indica a relação entre a potência ativa e a potência aparente nominal da rede da concessionária. Se restringirmos a análise a rede de distribuição dessa concessionária, por exemplo, com a premissa de que seu sistema entrega energia ativa a uma taxa de 100mj/s (100mw) com fator de potência igual a 0,8 indutivo, significa que a capacidade da rede (potência nominal dos equipamentos que compõem a rede) está prejudicada. Dessa forma, apenas 80% da potência ativa nominal da rede está sendo entregue aos consumidores. A potência reativa está relacionada ao fluxo de energia reativa que oscila entre os equipamentos das unidades consumidoras e equipamentos da rede da concessionária (oscila entre os campos elétricos e magnéticos de indutores e capacitores envolvidos no sistema). Apesar disso, sabe-se que essa energia reativa é análoga a um volume morto de um reservatório. Ou seja, “ocupa um espaço”, mas não representa perdas. Essa energia não é necessariamente perdida, ela apenas não é útil para realizar trabalho, é uma energia que ora está armazenada no campo elétrico, ora no campo magnético. Em outras palavras, ela reduz o desempenho do sistema (rede), pois esta oscilação é manifestada por meio da potência reativa, impedindo que seja transferida a máxima potência ativa em relação a potência aparente nominal da rede. Para ilustrar, imaginemos um sistema elétrico de potência ideal de 1GVA composto por uma turbina hidráulica, um gerador síncrono e uma rede de transmissão e distribuição operando com tensão nominal. Se conectarmos uma carga capacitiva de 1GVArc a esse sistema, teremos fator de potência igual a zero, consequentemente toda potência aparente será igual a potência reativa, potência ativa será igual a zero. Do ponto de vista mecânico, o torque que a turbina impõe no eixo do gerador é nulo porque não há conversão de energia. Mas espere! Se não há conversão de energia, não há que se falar em aproveitamento de energia. Existe um fluxo de energia que está relacionado a energia cinética do eixo gerador-turbina, campo magnético do gerador síncrono e campo elétrico da carga capacitiva. Como foi imposto a condição de SEP ideal, teremos um circuito equivalente LC em ressonância. Nesse circuito 100% da potência aparente é reativa e não existe perdas de energia. Parece haver duas confusões conceituais, portanto é preciso definições: Potência é a taxa de transferência de energia entre dois sistemas. Exemplo: energia reativa oscilando entre os campos. Ou pode ser definida como sendo taxa com a qual o trabalho é realizado. Esta é relacionada a conversão de energia ativa, aquela é mais genérica. A potência ativa pode, também, representar perdas joule. Fator de potência x rendimento. Fator de potência: Matematicamente é o cosseno da diferença de fase entre tensão e corrente elétrica, fisicamente representa o percentual de potência ativa em relação a potência aparente. Pode-se dizer que representa o quanto o sistema está sendo aproveitado no transporte de energia ativa em relação à situação ideal - fator de potência unitário. Um fator de potência unitário é análogo a um baú de carreta lotado de mercadorias - o caminhão (rede da concessionaria) está sendo aproveitado ao máximo. Do ponto de vista da energia (análogo à mercadoria) se ela não for transportada no caminhão A será transportada no caminhão B. Não será perdida, não faz diferença. Rendimento: Podemos usar o exemplo do sistema elétrico de potência para defini-lo. O rendimento será o trabalho realizado (energia) dividido pela soma entre as perdas totais (energia ativa) e o próprio trabalho realizado (energia ativa). Note que a relação aqui é uma relação de energia ativa, seja perdas joule ou trabalho. Quando se fala em aproveitamento de energia, não entra nos cálculos potência aparente ou reativa. Se fosse assim, transmissão de energia em corrente contínua teria 100% de eficiência energética, uma vez que o fator de potência é unitário. Observação, pode-se usar a fórmula do cálculo do rendimento em função de potência ativa útil convertida em trabalho e potência ativa útil convertida em perdas joule. A diferença é que em termos de energia, considera-se um intervalo definido, já em termos de potência a análise é instantânea. O fator que indica o aproveitamento de ENERGIA sempre foi e sempre será o RENDIMENTO, a não ser que a pessoa não saiba a diferença entre POTÊNCIA E ENERGIA. Tenho muitos outros argumentos, esses são apenas para introduzir o tema.
Olá, Cynara, a ponte de Wheatstone é uma configuração que pode conter no centro da ponte: voltímetro, amperímetro ou ainda outro resistor. E basta que o produto das resistências opostas sejam iguais para que a ponte esteja em equilíbrio. Abração ⚡
Olá, Jucélio. Tem que avaliar se o problema é de base, de nível de profundidade dos assuntos, se está errando o alvo (estudando fora do edital). Sucesso pra você ⚡
Com relação a questão de aterramento, durante meus estudos eu li sobre a existência de um aterramento chamado IT médico , que é a melhor opção para hospitais, na hora já lembrei disso e marque a questão como errada.
Corretíssimo, eu li TT e na cabeça raciocinei IT. Veja que coisa.😸
Mas a afirmativa está errada, pois o esquema TT é a ligação da carcaça do equipamento à terra, via haste de aterramento, e não tem nada a ver com ligação do neutro com a terra. Abração!
Também li isso. O esquema TT é melhor indicado para hospital
coloca aí o recurso na íntegra para entrarmos também
@@FalcaoEnergyEnergiaSolar na verdade não tem recurso amigo. É isso que estava falando. A questão é errada mesmo . Pq o aterramento mais seguro para redes hospitalares é o aterramento IT Médico
@@gustavosilva-yw7uu ah beleza. Entendi errado. Valeu
Estava esperando a correção do senhor. É a única P correção de elétrica que eu confio.Gostaria muito de agradecê-lo. Com a sua ajuda, estudando apenas 3 meses com os seus materiais (comprei tanto o resumo quanto as 500 questões resolvidas) consegui 37 pontos líquidos em elétrica e 64 totais.
Acho que tenho grandes chances de entrar, já que sou cotista e minha região é a sudeste
Obrigado pelas palavras, valeu Gustavo. Desejo muito sucesso pra você. Tenho satisfação quando vocês acertam e têm êxito. Estou sempre na torcida. Abração ⚡
Acertei 37 específico, 8 português e 12 matemática, 57 pontos, será que serei chamado?
Pelo olho na vaga a nota de corte está em 67 pontos
@@joseantoniolima8072 da ampla concorrência. Para cotistas a nota de corte está em 60
RECURSO 54
LINK DA AULA: (Assistir minuto 1:20 explicação)
th-cam.com/video/mz4GGxE06vE/w-d-xo.html
Valeu, professor. muito obrigado pela ajuda e pelos vídeos.
Olá, João. Eu que agradeço pelo seu valeu d+. É o primeiro que recebo em resolução de provas. Obrigado por incentivar o Elétrica Sem Limites. Abração e sucesso pra você ⚡
Obrigado, Confio em suas explicações. Que continue assim sempre nos capacitando.
Questão 69 - ERRATA
Eu li esquema TT e na cabeça raciocinei IT. Veja que coisa.😸
Mas a afirmativa está errada, pois o esquema TT é a ligação da carcaça do equipamento à terra, via haste de aterramento, e não tem nada a ver com ligação do neutro com a terra.
Professor, ótima resolução, muito obrigado por todo o seu esforço! Deus o abençoe muito, pois o senhor tem ajudado muita gente! Gostaria de saber se o senhor tem alguma dica de bibliografia para fundamentar recursos contra as questões que o senhor indicou como passíveis de revisão.
Obrigado pelo "valeu d+", é um incentivo para o Elétrica Sem Limites. Muito agradecido mesmo. Forte abraço e fica com Deus ⚡
Muito bom.
Valeu!
Obrigado Arnaldo. Muito agradecido pelo "valeu d+", por incentivar este canal. Deus te abençoe e um forte abraço 👍
Item/Questão: 59
Categoria: discordância do gabarito
Argumentação:
Nos motores shunt é possível variar a corrente de excitação (IF) de duas maneiras distintas.
No arranjo analisado é introduzido um reostato (RESISTOR VARIAVEL) em serie com o enrolamento de campo. essa associação série é, posteriormente, associada em paralelo com o circuito de armadura da máquina. esse arranjo é definido como fechamento shunt ou campo em derivação.
A primeira maneira de variar a velocidade da máquina seria alterando a corrente de excitação através do reostato e mantendo a tensão de terminal VT constante, dessa forma, ao diminuir a resistência do reostato resulta em aumento da corrente de excitação, consequentemente o fluxo aumenta, a tensão gerada EA aumenta, a corrente de armadura diminui, torque diminui, motor desacelera, velocidade diminui.
Acontece que se o reostato se mantiver constante e a tensão de terminal aumentar, haverá aumento da corrente de excitação (IF), más, também, o haverá aumento da corrente de armadura resultante do incremento da tensão de terminal em relação a tensão gerada. Nesse cenário, com o aumento da corrente de campo haverá aumento da velocidade da máquina, pois, a variação da corrente de armadura em relação aos dois efeitos superpostos é positiva, logo a máquina vai acelerar devido ao aumento consequente da corrente de armadura.
Tendo em vista que nos motores shunt o campo esta em paralelo com a armadura, torna-se imprescindível o fornecimento da informação referente ao método a ser empregado para aumentar a corrente de excitação. Como a informação não foi fornecida e existem dois resultados distintos, a questão deve ser anulada.
Parabéns professor, as suas aulas são as melhores 👍👍👍👏👏👏👏💪💪💪
Olá professor fui muito bem na prova específica graças as suas aulas infelizmente meu fracasso foi em matemática afundei geral.
Professor venho aqui agradecer sua grande ajuda. De 60 questões, acredito que eu tenha errado somente 2. A do vetor de poynting e a do ip67. A questão sobre a norma de média tgensão, questão 84,, a princípio errei tbm pelo gabarito, mas acredito que ele esteja certa. Estudei bastante seu material, tanto do youtube quanto da udemy, além de livros e consegui ir muito bem. Muito Obrigado! Material de ótima qualidade!
Fico muito feliz, Deus te abençoe, que consigas o crachá da Petrobrás. Fico alegra mesmo 😸 E todo mérito é seu. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites Muito obrigado professor, consegui ser aprovado. Tirei 84 pontos praticamente gabaritei as específicas, errei somente 2 e fiquei em 8ª colocação na ampla concorrência aqui no Sudeste. Muito obrigado mesmo, sua ajuda aqui no youtube e na udemy foram essenciais!!!!
@@marielpontes5234 Que notícia boa, Mariel, excelente. Parabéns! Você fez a prova em alto nível e sua colocação foi TOP. Desejo todo sucesso e que Deus te abençoe ricamente. Abração ⚡
Mestre, estou comprando todos os seus cursos ! fiquei na lista de aprovados mas, nao com uma classificação tão boa, devido a nao ter me embasado bem nas tratativas da banca cebraspe. Porem, acertei 42 questões das especificas e gracas aos seus ensinamentos transmitidos nos cursos que ministra, se tivesse tido mais tempo para estudar creio que teria me saido melhor !
Mestre,muito obrigado pelo apoio!
Boa tarde professor, existe outros tipo de isolador tipo pino, inclusive polimérico
mestre, na questão 63, caberia um recurso alegando que a soft starter pode servir como chave reversora em algumas aplicações? existe um método com o uso de 2 contatores e é aplicado quando a partida estrela triangulo por exemplo não consegue suprir a partida, utilizando assim a soft starter com botoeira pra partida direta e com reversão.
Item/Questão: 84
Categoria: extrapolação dos objetos de avaliação
Argumentação:
A questão afirma:
A norma pertinente da ABNT que dispõe sobre as diretrizes para instalações elétricas de média tensão abrange tanto ambientes internos quanto externos, não se limitando exclusivamente a locais fechados, e inclui requisitos para a construção, a operação e a manutenção dessas instalações, visando-se a segurança e a eficiência energética.
As matérias do edital para a ênfase 5 são:
ÊNFASE 5: MANUTENÇÃO - ELÉTRICA - BLOCO I: 1 Simbologia e diagramas elétricos: unifilares e trifilares, esquemas de acionamento e controle. 2 oções básicas de circuitos elétricos de corrente contínua. 3 Noções básicas de circuitos elétricos de corrente alternada: corrente e tensão senoidais, valor eficaz e valor de pico. 4 Potência e energia elétrica: potência ativa, reativa e aparente, fator de potência e correção do fator de potência. 5 Circuitos monofásicos e trifásicos: tensão de linha, tensão de fase e ligação estrela/triângulo. 6 Noções básicas de eletromagnetismo. 7 Funcionamento básico e aplicação de máquinas elétricas: transformadores, máquinas síncronas, máquinas de corrente contínua e motores de indução. 8 Dispositivos de proteção de baixa tensão. 9 Acionamentos e comando de motores elétricos. 10 Conceitos básicos de segurança e higiene do trabalho. 11 Equipamentos de proteção individual e coletiva com ênfase em eletricidade. 12 Interpretação e análise de projetos elétricos. BLOCO II: 1 Fundamentos de medidas elétricas. 2 Utilização de instrumentos de medição e testes elétricos: corrente, tensão, potência e isolação. 3 Funcionamento básico e aplicação de retificadores, baterias e no-Breaks. 4 Instalações elétricas de baixa tensão. 5 Redes aéreas e instalações elétricas de 1,0 kV a 17,5 kV. BLOCO III: 1 Grandezas elétricas e magnéticas e Sistema Internacional de Unidades. 2 Conhecimentos de aterramento de equipamentos. 3 Conceitos básicos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). 4 Conhecimentos básicos da norma ABNT NBR-5410. 5 Conceitos básicos de manutenção elétrica. 6 Conceitos básicos de eletrônica analógica e digital. 7 Conceitos básicos de diagramas lógicos. 8 Conceitos básicos de automação industrial. 9 Conhecimentos de materiais e ferramentas utilizados em instalações e serviços em eletricidade. Conhecimento da Norma Regulamentadora NR-10 Segurança em Eletricidade.
Notem que a NBR 14039 que trata de Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV não é objeto de cobrança, conforme matérias do edital para a ênfase 5. Com isso, esta questão deverá ser anulada.
Muito obrigado pelas aulas professor, me ajudaram muito!
Obrigado pelas aulas e explicações.
Se inscrevam no ranking do site de olho na vaga, esse ranking é o mais completo e quanto mais gente inscrita, mais próximo do resultado real.
Isso!
O MELHOR .
PROFESSOR , PREPARA UM CURSO DO ZERO AO AVANÇADO PRA GALERA DA ELÉTRICA.
Eu até já comecei a escrever, aulas teóricas e exercícios em vídeo, mas falta tempo. Acredito que pra 2025 dará certo 😸 Abençoa Senhor 🙌
Espero, porque é difícil achar um curso prepatório de qualidade. Sou recém formado em eletrotécnica e para revisão usei o seu curso de 500 questões, me ajudou um pouco, mas não foi dessa vez, fiz 53 pontos totais. Agora estudar para próximo e fechar o edital para chegar com condições de competir na próxima. Um curso teórico de elétrica será de muito ajuda nessa preparação. Obrigado Professor!@@eletrica-sem-limites
Professor na questão 97 ele descreve apenas as portas logicas AND,OR,NAND e NOR e as outras portas não fazem parte como as portas XOR ,NOT e Coincidência.?
entrei com um recurso nessa ai. manda um recurso também informando que o texto não era claro. abraços
Sim. Bem estranho. Usa a palavra APENAS. Não considera as demais portas.
Entrei com recurso também. Esqueceram dessas outras 3 portas NOT, XOR e XAND. Sabemos que essas últimas duas são poucos usadas, mas a NOT é MUITO usada.
Muito boa aula!
MAIS UMA VEZ ELOGIO VOSSO TRABALHO, MUITO BOM
E PERGUNTO, SERÁ QUE A CEBRASP ESTÁ TENTANDO DRIBLAR OS RECURSOS, POIS NO SITE, MUDARAM DO NADA AS DATAS DE RECURSOS, ALEGANDO PROBLEMAS TÉCNICOS.
Com relação a questão 63 cabe recurso,pois softstarter permite sim inverter o sentido de giro de motores
Professor, na questao 61 fala imersão temporária em água e não foi especificado sobre níveis de profundidade. Sendo assim, fica subentendido que seria qualquer valor. Não seria o caso de anular essa questão?
Verdade amigo, não me atentei a isso. Ótima ideia
Acabei de fazer o recurso.
Redigi dessa forma
Na questão 61 é dito que
“o disjuntor IP67 é resistente a imersão temporária em água”
Não é especificado o tempo ou a pronfundidade a qual o referido disjuntor é resistente a água (a pronfundidade na qual o disjuntor é resistente a água é 1m durante 30 min)
Isso causa confusão, pois pode subentender-se que quando não se diz o tempo e pronfundidade, o disjuntor é resistente em qualquer profundidade por tempo indeterminado, o que não é verdade.
Eu nunca vi disjuntor com IP67, na Brasil só é vendido a caixa para disjuntores com IP, nunca o disjuntor, a questão da água tb pode ser um aliado para anular
Mas na alternativa fala em temporário, não seria este o argumento?
Recurso certo
Boa noite mestre, poderia resolver as específicas da
prova de PCM eletrica também?
A questão 54 também acho que cabe recursos. Pois vi uma aula que diz que o material ALUMÍNIO, na forma maciça tem cria efeito de repulsão, que é gerada pelas correntes de foucolt, e o aluno em pedaços gera uma magnetização muito fraca que é considerado por alguns aitores de física como material não magnético. Entrei com recursos pois na questão nao foi explicado se o material alumínio e maciço ou em pedaços.
Onde consigo o pdf da prova de manutenção elétrica deste ano
Boa tarde professor, acerca da questão 84, conferi a norma e consta sim instruções para construção, operação e manutenção. O item "8 - manutenção e operação" e em vários items fala de construção das edificações. Ela também atende a substações no tempo e abrigadas. Não estaria certo essa questão?
Acho que está certa.👍
Se for recorrer, use a referência dos itens da norma, pois nesse caso seria alteração de gabarito, ao invés de anulação.
@@rodrigodelunaborbarlborba3570 também cheguei a mesma interpretação e o item 4 fala a respeito das instalações e no item 4.1.9 cita as condições de instalação dos componentes que seriam adequados de acordo com a construção.
Na questão 97 quando ele diz APENAS as portas lógicas.... O enunciado não cita a porta lógico NOT que é também usualmente utilizada. Caberia recurso já que a palavra "APENAS" restringe a somente essas 4 portas ?
Então acabei de mandar o recurso sobre a questão 60 (sobre DDR) e sobre a 97, além de AND, OR, NAND e NOR, existem também NOT, XNOR e XOR.
@@jeffersonbremer3915 vou mandar também
Ele diz que apresenta apenas portas lógicas, no momento que escreve "tais como", está citando algumas delas, não precisa mencionar todas
Cabe recurso sim. Segundo a regra da gramatica de português a partir do momento que foi iniciado um periodo de enumeração de exemplos e foi colocado "e NOR", segundo a gramatica é possivel concluir que foram citados todos os exemplos, o que não foi o caso da questão visto que possuem outras portas logicas. Abraços
Concordo
Professor, bom dia! Na questão 69 o senhor diz que o esquema TT é ligação do neutro ao solo através de impedância, mas esse seria, na verdade, o esquema IT. Sendo assim, a questão cabe recurso?
Corretíssimo, eu li TT e na cabeça raciocinei IT. Veja que coisa.😸
Mas a afirmativa está errada, pois o esquema TT é a ligação da carcaça do equipamento à terra, via haste de aterramento, e não tem nada a ver com ligação do neutro com a terra.
Valeu o alerta. Abração ⚡
Eu acredito que não caiba o recurso, pois, esquema TT não é indicado para hospitais.
RECURSO
A questão 57 trata inicialmente de REDE DE DISTRIBUIÇÃO, que comporta o conceito de rede primaria AT e secundária BT, no qual até chegar no consumidor, essa tensão sofre SOMENTE E EXCLUSIVAMENTE REBAIXAMENTO de tensão.
A questão trata de ELEVAÇÃO de tensão, que é aplicado somente em REDE DE TRASMISSÃO.
"As redes de distribuição são caracterizadas como o segmento do setor elétrico que, junto das subestações de transformação, é dedicado ao rebaixamento das tensões provenientes do sistema de transmissão, à conexão de centrais geradoras e ao fornecimento de energia elétrica ao consumidor. Nesse sentido, essa energia que é efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa distribuidora, podendo ser distribuída por uma rede do tipo aérea, que é suportada, por postes, ou do tipo subterrânea, com cabos ou fios localizados sob o solo, dentro de dutos subterrâneos. Outra definição importante das redes de distribuição, são as divisões das tensões entre altas e baixas, que são geralmente as que mais utilizamos em nossas casas e em estabelecimentos. Estas tensões são subdivididas em redes primárias de distribuição e em redes secundárias de distribuição respectivamente."
Referências ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A Distribuição de Energia. Segmentos de Distribuição, Brasília, 2019. ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Redes de Energia Elétrica. Setor Elétrico, Brasília, 2019. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Redes e Linhas de Distribuição. Redes e linhas de distribuição, Brasília, 2010. ELETROBRAS , Amazonas Energia. MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO. PROJETOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREAS URBANAS, Brasil, 2012. J., Neves dos Santos; J., Rui Ferreira. Redes de Distribuição Energia Elétrica em Baixa Tensão. Instalações Eletricas , [s. l.], 2004. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Ramal de Ligação. Ramal de Ligação. Brasília, 2012. TRISUL, Universidade. Como é feita a distribuição de energia elétrica no Brasil?. A distribuição de energia elétrica no Brasil deve seguir regulamentações e normas técnicas para atingir o seu objetivo com excelência., [s. l.], 2020. ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Regulação dos Serviços de Distribuição. Brasília, 2018. NR 10, Norma Regulamentadora. SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, [s. l.], 2019. ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14039. Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV. Brasil, 2005. ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5410, Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Brasil, 2004.
Fonte: Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante - INBRAEP
Essa questão 57 deve ser ANULADA.
Professor, na questão 58, o senhor mesmo disse que os geradores não são capazes de auto excitação na partida, e a questão especificava que no início da operação eles não tem capacidade de autoexcitação. É um dos casos de exceção, o das máquinas de usinas eólicas?
Não, toda máquina síncrona não é capaz de autoexcitar, também errei essa questão, confundi com máquina CC eu não sei direito mas sei que tem uma que não é capaz de excitar
As máquinas de usinas eólicas são construidas com imãs permanentes, são chamados de aerogeradores, porém são obrigados a possuir alimrlentação externas, um dos motivos é que antes da partida é necessário ajustar as pás e escolher o melhor ângulo de ataque em relação ao vento, sem está função não existe torque para a partida.
Dessa forma, sabendo que geradores sincronos precisam de fontes externas pra iniciar a operação e se excitarem, então essa afirmação deveria ser correta.
Acredito que cabe recurso nessa questão 85, a afirmação da questão diz que o padrão é tensão acima de 1kv, não a partir de 1kv, sendo assim pode-se dizer que acima de 1kv inclui os 138kv
Baixa tensão é até 1000kv AC
Acredito que o erro da questão não é esse, sim o fato que a questão diz que a transmissão é feita EXCLUSIVAMENTE em CA, quando sabem que em alguns casos existe transmissão em CC.
Mestre, ao meu ver o enunciado da questão 60 esta perfeito, pois a sigla DR refere-se a uma função comum entre os dispositivos DR`s, quais sejam: IDR (Interruptor Diferencial Residual) e DDR, Disjuntor Diferencial Residual. de qualquer modo, deve ser anulada pois a resposta da questão é (E). DR significa dispositivo à corrente diferencial residual e refere-se a ambos equipamentos IDR e DDR.
Extamente
Vai ser invertido o gabarito.
Mandem recurso@@marcelloa384
@@marcelloa384 então eu acho que eles não invertem, mas anula. É menos problemas pra eles
Questão 48 marquei ERRADA.
No meu entendimento, FP não indica aproveitamento de energia, quem faz isso é o rendimento/eficiência da instalação.
Uma carga pode ter FP= 1 e ter rendimento/eficiência de 80%. Ou seja, ela não aproveita toda energia que lhe é fornecida, mesmo o FP sendo igual 1.
Uma carga pode ter FP=0,5 e ter rendimento/eficiência de 100%. Ou seja, ela aproveita toda a energia que lhe é fornecida, mesmo o FP sendo diferente de 1.
Entrei com recurso nessa questão.
Muito bom o video, abraco!
Você está certo, pois, no dicionário, aproveitamento é sinônimo de eficiência. além disso o texto da questão se refere ao aproveitamento da energia fornecida pela concessionária. o examinador comeu bola. ele quis dizer que o fator de potencia indica, para interesse das concessionarias, que o sistema de distribuição, por exemplo, está otimizado, ou seja, que ele entrega uma quantidade máxima de energia em relação à potencia aparente vista pelo barramento da concessionaria. O enunciado diz aproveitamento da energia e não otimização do sistema de distribuição -- que seria entregar a maior quantidade de energia ativa com a menor potencia aparente possível. O problema das provas é que os examinadores da área de exatas não tem muito conhecimento da língua portuguesa. fica difícil entender o que eles querem dizer. são só gemidos, temos que decifrar. Eu vou entrar também, desanimei um pouco com ela porque muitos professores concordaram com o gabarito. mas eu não caio nessa nunca. Já imaginava que eu ia errar, mas mas mesmo assim marquei o que sei que esta realmente certo. confundiram catraca de canhao com conhaque de alcatrão
Você mandou recurso?
Se mandou, acredito que fomos os únicos.
Um professor de universidade federal apoiou minha teoria.
Leia o comentário na descrição do vídeo:
th-cam.com/video/J5mFutwAyRk/w-d-xo.html
Caso não anulem, vou cobrar na justiça.
Professor, porque o SR nao lança um preparatório de especificas eletricas para concursos. ?
Seria muito bom com você explicando a resolução das provas de manutenção Instrumentação da Petrobras ou Transpetro. Seria de grande conhecimento pra gente! Por favor, cogite essa ideia. Obrigado pelo conteúdo!
Me mande a prova e o gabarito. Quando tiver um tempo eu farei 👍
claudiorg78@gmail.com
Abração ⚡
Email enviado! Obrigado!
Professor, na questão 59, os motores de polo sombreado são monofásicos e capazes de iniciar o movimento de forma autônoma, já que conseguem por meio de uma espira em curto, que faz parte da própria constituição do motor, não sendo um "dispositivo auxiliar". Não caberia recurso?
Olá, João, o motor de pólo sombreado é um motor de indução monofásico. E o pólo sombreado é um anel curto-circuitado que provoca distorção de campo, e isso resulta num campo rotativo.
Acho que cabe recurso , mas a banca pode considerar que o "pólo sombreado" é um recurso auxiliar de partida, sem o qual o motor não gira.
Eu faria esse recurso. Abração ⚡
Opa professor, muito obrigado, estou em dúvida sobre como organizar esse recurso, e se devo considerar algum outro tipo de motor, como o split phase. Abraço.
Também vou tentar recurso nessa.
Eu entrei com recurso nessa,pois segundo o livro do Kosov,os motores de indução monofásicos e o de pólo ranhurado não necessitam de dispositivos auxiliares de partida.
@@henricobrunohenrico6525 Opa colega, tinha visto a mesma coisa, embasei de uma forma bem especificada e enviei por lá. Usei a citação de Kosow de 1982
Professor, boa noite!
A questão 84 acredito que seja cabida de recurso, pois observando a NBR 14039 há diretrizes que trata de assuntos quanto a construção, operação e a manutenção das instalações...!
Já fiz minha ressalva para anulá-la
Sim, item 8.2.2 fala sobre manutenção preventiva
Também marquei certo nessa questão.
Eu iria abrir recurso sobre o assunto de construção, operação e manutenção mas o último trecho, onde fala de "eficiência energética" acaba com tudo.
Infelizmente não achei argumentos pra falar que a 14039 fala sobre eficiência energética.
A pergunta da ponte retíficadora é um circuito com diodos que bloqueiam ou facilitam a passagem de elétrons, é utilizado na eletrônica analógica, mas em eletrônica digital funciona de forma idêntica a uma porta AND
Professor, uma pergunta: na questão 53 e se tivermos a ligação Delta com neutro - oriunda do Delta Aberto, também conhecido como FASE FANTASMA - (muito aplicado nos sistemas de distribuição da Enel em SP - temos até um vídeo no canal). Este tipo de ligação só é aplicável em sistemas de distribuição ou também podemos aplicá-lo à conexão de motores elétricos?. Forte abraço.
A cesbraspe não é objetiva na elaboração das questões. Da a entender que fica querendo testar os conhecimentos do candidato acerca de coerência e coesão textual, pois faz uso de de palavras para mudar o sentido das questões, ao invés de cobrar conhecimentos técnicos por parte dos candidatos. Inaceitável
Concordo com você, disse tudo 👍
É uma prova mal elaborada, cheia de pegadinhas e detalhes de interpretação. Não mede conhecimento em Eletrotécnica. É lamentável.
Abração ⚡
Vdd professor
Vão se cadastrar no Olho no Vaga pessoal! É gratuito. Quanto mais gente se cadastrar melhor. Pois a nota de corte eetimada fica mais precisa
Boa dica 👍
Vamos!
Muito obrigado Mestre!
Valeu, Rafael. Agradeço pelo envio da prova e gabarito. Abração ⚡
Professor, caberia recurso nessa 55 tendo em vista que veio a nível superior fora da curva pra área técnica?@@eletrica-sem-limites
Mestre
Questão 69
TT não é ligação da carcaça a terra e IT neutro aterrado por uma impedância?!
Mestre
Questão 51 a banca se referiu a enrolamento com rolamento
Cabe recurso?!
Professor a questão 52 cabe recurso.
Ou pedir anulação, acho que ate mesmo a corrigir a questão não pecebeu que na redação da pergunta esta escrito "rolamento" e não enrolamento.
Erro de digitação, mas acho difícil a banca anular a questão. Abraços 😁
Pelo histórico da banca deve anular...... no concurso passado anularam uma que tava escrito omhímetro ao invés de ohmímetro. Complicado.@@eletrica-sem-limites
Eu vou tentar um recurso nessa 85
Pq a questão deveria dizer QUAISQUER tensões maiores que 1kv . Aí sim estaria errado. Eu acho ela passível de ser anulada.
O que o senhor acha ?
Acho que essa não vai ser anulado nao mano, basta você pensar que no Brasil existe linhas de transmissão em corrente continua, ja coloca a questão como errada. Pois na assertiva informa que é exclusivamente em corrente alternada.
Tenta, pow vai que!
@@marciolucas1427já fiz lá o recurso, não custa nada. Quem não chora não mama…
Achei isso uma pegadinha. Pois a questão em si está correta . Só não está dentro do rangde de MT
Também achei bem estranha….se falou acima de 1KV cabe recurso sim.
RECURSO
A referida questão 54 que trata de materiais Paramagnéticos, NÃO deixa claro se o material de ALUMÍNIO é em material MACIÇO ou em PEDAÇOS. Que tem efeitos diferentes na presença de um campo magnético. Descrito abaixo:
ALUMINIO MACIÇO: Esse material ele sofre com os efeitos da correntes de Foucault produzindo um efeito de material Diamagnéticos: São materiais que, na presença de um campo magnético, têm seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo aplicado. Efeito de Repulsão.
ALUMINIO EM PEDAÇOS: Esse material tem efeito Paramagnético de baixa intensidade, de atração imperceptível.
Livro: Maquina e Trasformadores eletricos . Eurico G. de Castro e Rubi Muncnow.
Na página 13 do livro os autores consideram que os materiais Paramagnéticos, também são considerados materiais NÃO MAGNÉTICOS, e tem semelhança a um núcleo de ar.
A questão 54 deve ser ANULADA.
Mestre, sobre a Inspeção Visual, ela não seria uma manutenção PREDITIVA?
Na hora tembém pensei nessa possibilidade. Já que se trata de uma inspeção, mas acredito que para se tratar de uma preditiva teria que se utilizar algum instrumento de medição. Somente a inspeção visual e periódica obedecendo o plano de manutenção, poderia se enquadrar numa preventiva.
Fui nessa também.
@@marielpontes5234 pow, eu estudei sobre e em tudo que vi, inspeção Visual se enquadra como Preditiva. Não sei se há alguma norma que rege isso. A preventiva ela exige algum tipo de intervenção. No caso da questão que deu o exemplo de um painel, a preventiva ao meu ver seria: Reaperto das Conexões, verificar se os cabos estão prensados corretamente, limpeza, etc. Inspeção Visual e termográfica, que é o comum de ser feito, se enquadraria como Preditiva.
Acredito que manutenção preditiva se refere à monitoramento de temperatura, ruidos, oscilações diversas e históricos de dados.
Professor, quero lhe pedir encarecidamente que resolva a prova de PCM elétrica. Têm algumas questões que acredito que estejam com o gabarito errado e gostaria que o Sr resolvesse para que eu e outros pudéssemos nos embasar.
Professor, sobre a questão 97 and, or…. Ela apenas as citadas, porém, não foi citada a porta not por exemplo, não seria errado ou caberia recurso ? Fico no aguardo🙏
Olá, Jonatha, na minha opinião não cabe recurso, pois ele apenas exemplifica algumas portas lógicas (veja que escreve "tais como"), sem a necessidade de incluir todas. Abração ⚡
No 69 n seria IT?
Campeão! Quando é que tu vai lançar um preparatório de elétrica para concursos meu caro? Aguardo ansiosamente rsrs
Professor! A questão 93 deve caber recurso? Pois a visualização de um quadro de manutenção em funcionamento pode se equiparar a uma manutenção preditiva como uma análise termográfica, por exemplo. Concorda?
Um abraço professor.
Olá, Thiago, normalmente a inspeção visual não é encarada como manutenção preditiva, pois é uma abordagem simples e direta de análise. E a manutenção preditiva normalmente envolve análise de dados ou uso de tecnologias, como: análise de vibração e termografia.
Mas você vai encontrar livros e apostilas se confrontando, uns dizendo que é PREVENTIVO, e outros dizendo que é PREDITIVO.
Abração ⚡
Fiz 65 no total. Acertei 44 das específicas, obrigado professor pelos ensinos. Será que dá pra ficar pelo menos na reserva?
Também, entreguei três questões de graça por falta de atenção. mas vida que segue.
RECURSO
60
A referida questão 60 cita o dispositivo Disjuntor Diferencial Residual (DDR) que engloba proteção contra sobrecorrente, sobrecarga e diferencial residual, respectivamente atuando no efeito de curto circuito, aquecimento e fuga de corrente.
A questão ERROU ao dizer que o DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL (DDR) NÃO é capaz de detectar ou interromper sobrecarga de corrente.
Sendo que a questão faz referia ao DR que é um abreviação a Diferencial Residual, em vez de DDR - DISJUNTOR DIFERENCIAL RESIDUAL que seria o correto.
O a questão deixa e entender que tal dispositivo usado é o IDR - INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL, protege SOMENTE contra fuga de corrente.
A questão 60 deve ser ANULADA.
Questão 45) Valor médio para potência seria: 0,637 x Vpico= 8,876V. 14 x 1,41= 10V Tensão eficaz com a mesma dissipação de Vp. A questão se refere a potência média, o certo seria EFICAZ. O resistor de 10Vac eficaz dissipa a mesma potência 14Vcc de pico.
O senhor poderia resolver tambéma prova de PCM ênfase 11
Professor, questão 97 não estaria errada? Pois está faltando a porta NOT
Quando na questão é dito: "tais como", está apenas exemplificando algumas portas lógicas, sem necessidade de listar todas. Abração ⚡
Boa tarde , eu gostaria de pedir informação, na minha prova que fiz. A Manutenção de Elétrica a questão está aqui assim, os itens 56 que osr falou na minha é 59, o outro 59 está no 57 e o item 57 está no 56, quero saber se isso não vai me prejudicar? Será que tem como me dar um retorno?
Tem três tipos de prova, logo vc não será prejudicado
Sobre a questão 97 referente a portas lógicas. Não caberia recurso? Pois também podemos ter a porta NOT
Não! Eles citaram apenas essas portas como exemplo
@@MateusSoarrs Exatamente.
Professor a questão 97 se reestringe APENAS as portas logicas AND, OR, NAND e NOR ? Então a partir de agora tenho esquecer que as portas lógicas ( NOT , XOR e XNOR existem) ?😢😢
As portas lógicas citadas na questão são apenas exemplos. Não é dito que existem APENAS essas portas lógicas. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites a pergunta fala o seguinte :
Um diagrama lógico de um circuito usualmente apresenta APENAS as portas lógicas, tais como AND, OR, NAND e OR, sem apresentar os componentes reais que desempenham as funções lógicas.
Existe a palavra APENAS limitando sim.
A palavra "tais" faz como ser um exemplo, porém a conjunção "e" limita apenas as ditas , como se não houvessem mais, cabe recurso
@@LucasSilva-lb1nkPerfeito o seu argumento, pois a questão prejudicou quem aplicou o português gramaticalmente correto na interpretação do sentido da questão. Talvez o autor não quiz dizer o que ele escreveu, quando ele aplica o "e", porém o que é correto, ao receptor da mensagem, é a gramática oficial.
Cabe recurso sim. Segundo a regra da gramatica de português a partir do momento que foi iniciado um periodo de enumeração de exemplos e foi colocado "e NOR", segundo a gramatica é possivel concluir que foram citados todos os exemplos, o que não foi o caso da questão visto que possuem outras portas logicas. Abraços
Boa tarde professor e camaradas, referente a questão 61, eu sabia que o ip67 era contra poeira e umidade. Mas a palavra imersão me deixou em dúvida. E marquei errada. Mas mesmo assim, acredito que essa questão foge do escopo do edital, o que acha? Em qual disciplina, ou objeto de avaliação o conhecimento dessa norma se enquadraria?
Entra em dispositivos de proteção
Proteção de equipamentos elétricos contra agentes externos ( sólidos e líquidos). Abração ⚡
Galera bora fazer recurso da 60, deixei em branco por causa do confusão gerada.
Já entrei com recurso contra o gabarito da questão 56. Agora pedirei anulação da questão 60. Faça você também, para dar peso.
deixa cmg@@bobbyfischer604
Valeu obrigado
Abração ⚡
Professor, a questão 45 cabe recurso, eu entendi esse pensamento do senhor, deixei essa questão em branco, entendi o raciocínio na hora, tinha uma questão parecida, na verdade quase igual na prova do ano passado, porém essa palavra "média" em "potência média" se trata de outra coisa não é o mesmo que potência elétrica, ambas são medidas em watt, pesquisei aqui para entrar com recurso e existe sim até mesmo outra fórmula referente a potência média. Me corrija se estiver enganado
Professor bom dia essas questões estão trocada 79 ex e tre outras
Eu acho que tem ordem de questões diferentes, não sei. Pois recebi de vários concursandos a mesma prova para Manutenção Elétrica + gabarito. Abração ⚡
Rapaz, será que os profissionais que atuam na área de eletrica a nível urbano conseguem resolver pelo menos a meta de uma prova dessas?kkkkk.. acredito que o cargo desta prova deve pagar um bom salário.pois o cara que conseguiu zerar esta prova esta em outro nível. Obrigado por nos apresentar estas resoluções.
Valeu, Francisco. Abração ⚡
Boa tarde Mestre, poderia fazer a correção da ênfase 11 que tbm é de elétrica? Tem umas 4 questões lá com gabarito muito estranho
Vou verificar. Quais as questões que você achou estranho?
@@eletrica-sem-limites Eu não concordei com o gabarito das questões 46, 50, 62 e 92. Enviei minha prova por e-mail pra você. Obrigado
Professor, eu estudo muito.
Mas mesmo assim eu vejo que não consigo ir bem
Excitação só varia energia reativa.
Perfeitamente 👍
Qual foi a pontuação liquida de vcs ?
Por enquanto 45, Consegui sair de várias pegadinhas mas fui pego em outras, complicado e tu?
Por agora está em 68
Por enquanto, 47.
Se inscrevam no ranking do site de olho na vaga, esse ranking é o mais completo e quanto mais gente inscrita, mais próximo do resultado real.
69
Verificando essa revisão, não fiz a prova porém acertei de cabeça 70% das questões, será que dava pra arriscar fazer concurso? Nunca fiz pois ganho muito bem como técnico de manutenção elétrica!
Você foi muito bem, e sem estudar focado para concursos. Faça a prova de um próximo concurso, você não tem nada a perder, e essa é uma grande vantagem "sem pressão". Abração!
Questão 56: concordo que seja verdade? depende, nos motores shunt é possível variar a corrente de excitação (IF) de duas maneiras distintas.
No arranjo analisado é introduzido um reostato (RESISTOR VARIAVEL) em serie com o enrolamento de campo. essa associação série é, posteriormente, associada em paralelo com o circuito de armadura da máquina. esse arranjo é definido como fechamento shunt ou campo em derivação.
A primeira maneira de variar a velocidade da máquina seria alterando a corrente de excitação através do reostato e mantendo a tensão de terminal VT constante, dessa forma, ao diminuir a resistência do reostato resulta em aumento da corrente de excitação, consequentemente o fluxo aumenta, a tensão gerada EA aumenta, a corrente de armadura diminui, torque diminui, motor desacelera, velocidade diminui.
Acontece que se o reostato se mantiver constante e a tensão de terminal aumentar, haverá aumento da corrente de excitação (IF), más, também, o haverá aumento da corrente de armadura resultante do incremento da tensão de terminal em relação a tensão gerada. Nesse cenário, com o aumento da corrente de campo haverá aumento da velocidade da máquina, pois, a variação da corrente de armadura em relação aos dois efeitos superpostos é positiva, logo a máquina vai acelerar devido ao aumento consequente da corrente de armadura.
Como não foi especificado qual o método utilizado para variar a corrente de excitação, entendo que cabe recurso. peço ao mestre que nos ajude a verificar se procede.
th-cam.com/video/MVkbk2xEYoE/w-d-xo.html
Você entrou com recurso nessa questão?
@@rodrigodelunaborbarlborba3570 sim
@@EngWagnerSsa Solicitou a mudança de gabarito ou o cancelamento da questão?
Já colocou as suas notas no ranking do de olho na vaga? Entra lá e cadastre-se, vamos trazer o ranking ao mais próximo do resultado real.
Abraços e espero que consiga sucesso nessa questão.
@@rodrigodelunaborbarlborba3570 Não cabe mudança de gabarito, uma vez que existe duas respostas corretas. Se aumentar a corrente de excitação via reostato, velocidade diminui, caso aumente a corrente de excitação através do aumento da tensão de terminal, a velocidade aumenta. Entende. Não se pode muda o gabarito. Nesse caso é cancelamento
Questões:
53 - Impossibilidade da utilização do neutro no sistema trifásico do motor
Recurso: não deixa claro que o condutor neutro é exclusivo para o motor
56 - A questão que fala que todo motor monofásico de indução precisa de capacitor para o funcionamento
Recurso: motores monofásicos pequenos como os de liquidificador, esmeril e alguns ventiladores não utilizar capacitores. São chamados de motores Split Phase
60 - A questão sobre o DDR, dispensa comentários, deve ser anulada. DR é uma função e DDR é um componente com a função DR e de disjuntores
97 - A questão sobre as portas lógicas mais usadas AND, OR, NAND e NOR.
Recurso: questão esqueceu das portas NOT, XOR e XAND. Apesar dessas últimas duas não serem tanto usadas, a porta NOT é extremamente usual
Amigo vc vai faz3r manutenção elétrica de ventilador e de liquidificador na Petrobrás? Nada ver essa justificativa
Pode resolver a prova de ênfase 11 PCM Elétrica
Olá, Sidnei. Me manda a prova e gabarito.
claudiorg78@gmail.com
Sobre a questão da ABNT no edital de manutenção elétrica não especifica a NB14039 😢 somente para PCM - Elétrica então tenho que considerar isso ou fazer o recurso ?
Na dúvida, faça o recurso 👍
Eu abri recurso nessa mano. O anunciado avisa que seria sobre tensões de 1kv a 17,5kv, mas a norma de media tensão é de 1kv a 36kv, outro ponto que você mencionou é que instalações eletricas de media tensão nao estava no edital da enfase 05, nem a norma nbr 14039. Dessa forma eu abri recurso solicitando anulação
Qual questão é essa que cabe recurso ?
@@FelipeSantos-xx4bl No meu caderno aqui é a 84
@@matheusviana1649 obrigado , vou abrir também
Na 57. Copel tem transformador de 500kva no trecho rural 13kv e 34kv para ligar por ambos os lados..para mim resposta correta.
Alguém aí vai fazer recurso da questão do disjuntor curva D?
Eu fiz
Professor, fiz o uso dessa Norma NR10 onde eu trabalhava e fui demitido da empresa! Um servidor da UERJ guardava itens pessoais dentro do shaft onde tinha painéis elétricos onde só nós plantonistas tinham acesso! Ele pediu pra uma vigilante ficar entrando lá pra guardar suas coisas porém chamei a profissional dizendo que ela não tinha autorização por se tratar de uma área técnica de elétrica! Esse servidor não gostou muito e tivemos um "Embate" e sendo assim, pediu minha cabeça na empresa e acabei sendo demitido! Lamentável...
No seu caso, como vc era terceirizado e ele funcionário público com estabiliade, com certeza isso iria acontecer. Aqui é Brasil. O que você deveria ter feito era ter tirado fotos e vídeos do local. E elaborar um texto explicando como tais atos estão colocando a segurança dele e de todos em risco, demonstrando os itens das normas de segurança que estão sendo descumpridos e fazer uma denúnicia anônima ao ministério do trabalho. Se ficasse comprovado que era algo que colocasse em risco a vida de pessoas, o ministério do trabalho iria até o local, e interditaria o setor até que as irregularidades fossem corrigidas e cetrteza q esse sevidor ia tomar uma cravada. Correndo risco até de ser demitido, mesmo tendo estabilidade.
As questões 52 e 53 , era uma pegadinha , falou em Rolamentos 😅 na verdade e Enrolamentos
recurso para questão 33, que afirma que 16 pessoas praticam volei.
Sejam:
U, o conjunto universo, que representa as pessoas a bordo da plataforma de petróleo, composto por 166 elementos;
F, o conjunto das pessoas que praticam futsal, composto por 58 elementos;
B, o conjunto das pessoas que praticam basquete cujo numero de praticantes é desconhecido;
V, o numero de pessoas que praticam voleibol;
X o numero de pessoas que não praticam nenhum dos esportes em questão;
b, o numero de pessoas que praticam apenas basquete, (desconhecido);
f, o numero de pessoas que praticam apenas futsal = 32;
v, o numero de pessoas que praticam apenas vôlei;
Y = pessoas que jogam basquete e vôlei = 26;
então, de acordo com o enunciado, temos as constantes f = 32;e as equações:
(1) 84 = v + f + b;
(2) 48 = X + v + f;
(3) 166 = X + v +f + b + Y
Calculando (1) - (2) têm-se: (4) b = 36+X; substituindo (4) em 2, tem-se: (5) 72 = 2X + v; formando um sistema de equações com com as equações (2) e (5) e subtraindo (5) - (2), tem-se: 72-16 = X =56; substituindo X na equação 2, temos v = 48-56-32 ==> v = - 40; v
Essa prova de Manutenção tava bem mais fácil que a do outro concurso de '23...
Até a prova de TPCM desse ano tava mais difícil que essa aí...
Acho que não foi dessa vez, descontando as erradas desse método esdrúxulo deles corrigirem as questões, fiquei com uns 60, ano passado fiquei com 72 e não deu, então... E novamente caiu pouquíssimos cálculos, mas bola p frente e obrigado ao professor, e sucesso à todos, vlew
Espere o resultado e levante a cabeça. Você é guerreiro e está na batalha 👍 Reconheço que a prova CEBRASPE não beneficia quem estuda. Infelizmente.
Abração e sucesso pra você ⚡
A questão 97 ele usa as palavras ....apresenta APENAS as portas lógicas... Ele não considera as demais portas? Ficou estranha essa questão.
Eita
Questão sobre fator de potência:
Aqui o examinador confundi potência com energia
No contexto de uma concessionária de energia, o fator de potencia indica a relação entre a potência ativa e a potência aparente nominal da rede da concessionária. Se restringirmos a análise a rede de distribuição dessa concessionária, por exemplo, com a premissa de que seu sistema entrega energia ativa a uma taxa de 100mj/s (100mw) com fator de potência igual a 0,8 indutivo, significa que a capacidade da rede (potência nominal dos equipamentos que compõem a rede) está prejudicada. Dessa forma, apenas 80% da potência ativa nominal da rede está sendo entregue aos consumidores. A potência reativa está relacionada ao fluxo de energia reativa que oscila entre os equipamentos das unidades consumidoras e equipamentos da rede da concessionária (oscila entre os campos elétricos e magnéticos de indutores e capacitores envolvidos no sistema). Apesar disso, sabe-se que essa energia reativa é análoga a um volume morto de um reservatório. Ou seja, “ocupa um espaço”, mas não representa perdas. Essa energia não é necessariamente perdida, ela apenas não é útil para realizar trabalho, é uma energia que ora está armazenada no campo elétrico, ora no campo magnético. Em outras palavras, ela reduz o desempenho do sistema (rede), pois esta oscilação é manifestada por meio da potência reativa, impedindo que seja transferida a máxima potência ativa em relação a potência aparente nominal da rede.
Para ilustrar, imaginemos um sistema elétrico de potência ideal de 1GVA composto por uma turbina hidráulica, um gerador síncrono e uma rede de transmissão e distribuição operando com tensão nominal. Se conectarmos uma carga capacitiva de 1GVArc a esse sistema, teremos fator de potência igual a zero, consequentemente toda potência aparente será igual a potência reativa, potência ativa será igual a zero. Do ponto de vista mecânico, o torque que a turbina impõe no eixo do gerador é nulo porque não há conversão de energia. Mas espere! Se não há conversão de energia, não há que se falar em aproveitamento de energia. Existe um fluxo de energia que está relacionado a energia cinética do eixo gerador-turbina, campo magnético do gerador síncrono e campo elétrico da carga capacitiva. Como foi imposto a condição de SEP ideal, teremos um circuito equivalente LC em ressonância. Nesse circuito 100% da potência aparente é reativa e não existe perdas de energia.
Parece haver duas confusões conceituais, portanto é preciso definições:
Potência é a taxa de transferência de energia entre dois sistemas. Exemplo: energia reativa oscilando entre os campos. Ou pode ser definida como sendo taxa com a qual o trabalho é realizado. Esta é relacionada a conversão de energia ativa, aquela é mais genérica. A potência ativa pode, também, representar perdas joule.
Fator de potência x rendimento.
Fator de potência:
Matematicamente é o cosseno da diferença de fase entre tensão e corrente elétrica, fisicamente representa o percentual de potência ativa em relação a potência aparente. Pode-se dizer que representa o quanto o sistema está sendo aproveitado no transporte de energia ativa em relação à situação ideal - fator de potência unitário. Um fator de potência unitário é análogo a um baú de carreta lotado de mercadorias - o caminhão (rede da concessionaria) está sendo aproveitado ao máximo. Do ponto de vista da energia (análogo à mercadoria) se ela não for transportada no caminhão A será transportada no caminhão B. Não será perdida, não faz diferença.
Rendimento:
Podemos usar o exemplo do sistema elétrico de potência para defini-lo. O rendimento será o trabalho realizado (energia) dividido pela soma entre as perdas totais (energia ativa) e o próprio trabalho realizado (energia ativa). Note que a relação aqui é uma relação de energia ativa, seja perdas joule ou trabalho. Quando se fala em aproveitamento de energia, não entra nos cálculos potência aparente ou reativa. Se fosse assim, transmissão de energia em corrente contínua teria 100% de eficiência energética, uma vez que o fator de potência é unitário. Observação, pode-se usar a fórmula do cálculo do rendimento em função de potência ativa útil convertida em trabalho e potência ativa útil convertida em perdas joule. A diferença é que em termos de energia, considera-se um intervalo definido, já em termos de potência a análise é instantânea.
O fator que indica o aproveitamento de ENERGIA sempre foi e sempre será o RENDIMENTO, a não ser que a pessoa não saiba a diferença entre POTÊNCIA E ENERGIA. Tenho muitos outros argumentos, esses são apenas para introduzir o tema.
Na 50 diz que usa fonte externa no INÍCIO da operação por isso considerei certa
Também
Na 83 coloquei como certa e você também, porém no gabarito ficou como errada. Vou recorrer!
83 está certa no gabarito
Ponte de Wheatstone é com galvanômetro e não com voltímetro. A não ser que os resistirem fossem iguais teríamos uma tensão zero. Lei do nós
Olá, Cynara, a ponte de Wheatstone é uma configuração que pode conter no centro da ponte: voltímetro, amperímetro ou ainda outro resistor.
E basta que o produto das resistências opostas sejam iguais para que a ponte esteja em equilíbrio. Abração ⚡
Deixei 8 em Branco , Respondi 52 ,Acertei 30 e errei 12 ,😢
O segredo agora seria continuar estudando ou mudar de estratégia?😢
Olá, Jucélio. Tem que avaliar se o problema é de base, de nível de profundidade dos assuntos, se está errando o alvo (estudando fora do edital). Sucesso pra você ⚡
@@eletrica-sem-limites professor aonde encontro aquele curso com 500 questões?
Questão 97. Errada. Falta o Not
Essa 55 😅😅😅
Eu estudei com as 500 questões.
Mas acho que faltou estudar mais
Quem achou a prova de específica fácil e básica difícil.