Bizarro pensarmos que isso pode se tornar realidade.. ver o seu eu do passado não mais em fotos, mas em vídeo.. daqui a pouco conversar consigo mesmo do passado ou ainda, com um parente. É de se espantar e se maravilhar ao mesmo tempo kkk que tempo pra estar vivo!
Gaveta, em 2003 meu TCC foi sobre agentes inteligentes avaliando trânsito virtual (com bloqueios, trânsito, via alternativas). Utilizei 6 algoritmos diferentes. Desenhava um mapa virtual, colocava o trânsito, simulava acidentes. E os agentes (que seriam vários carros percorrendo os caminhos e pontuando cada bloco). No final eu tinha o caminho mais curto, menos congestionado, entre outros problemas. Em 2003 eu precisei do apoio do orientador para que meu TCC fosse aprovado, porque os professores não entendiam a aplicação daquela tecnologia. Hoje eles usam Maps, ifood, e não imaginam que o algoritmo é o mesmo.
mano, é bizarro como evolui sempre mais rapido e mais rapido, falta muito pouco pra ficar perfeito, e depois ao infinito, vamos poder dirigir/criar um filme inteiro apenas com um texto, ou até mudar o final de um filme existente ou alguma cena com um texto... imagine nos jogos então... as possibilidades são infinitas!!
sim, se não me engano teve um cara da dreamworks falando que o trabalho para fazer uma animação ia diminuir 70% porcento, eu achava que era exagero até ver o Sora.@@Rafylt
O mais assustador pra mim é a ausência do vale da estranheza, a gente não se incomoda mais com o rosto humano nem existe mais aquele olhar disperso olhando para o nada. Sim, muitas profissões vão acabar.
Isso aceleraria por exemplo, filmes como o Flash onde a CGI dependia muito do recurso humano (que foi lastimável já que o tempo foi muito curto) . Mas como sempre uma nova tecnologia não se cria e nem se sustenta sozinha, então sempre irá surgir novos postos de trabalho. Até que um dia chegue ao ápice tão sonhado pelos humanos, no qual os robôs sozinhos dão conta de praticamente tudo.
Pior que não, rostos lotados de efeito, maquiagem, ou cirurgias estéticas tendem a nos causar estranheza. Acho que é só um aumento da tecnologia mesmo. Jogos como tlou parte 2, mesmo em render real consegue criar rostos absurdos @@salamoni71k
Eu acho que as IAs evoluíram muito rapidamente e muitas pessoas não acompanharam ou desacreditaram delas no começo e agora estão perdidas nos propósitos e usos dessa ferramenta.
@@oitudobem2046imagina o estúdio não precisar ir de última hora pra gravar uma cena no deserto, ou numa floresta. Acho que se deduzir bem...em dois anos, até mesmo em cenas específicas não vão precisar mais dos atores em si pra atuar. Foda ao mesmo tempo que assustador
Poderia por favor fazer um vídeo sobre animações independentes (Hazbin Hotel, Helluva Boss, Murder Drones, The Amazing Digital Circus, Lackadaisy, Colisão, etc...), e sobre como elas têm ganhado muito espaço ultimamente? Seria bem interessante você fazer um vídeo sobre!
Kkkkkkkkk essa da energia foi muito bom, o povo para colocar dificuldade em tudo, aqui na minha cidade em dezembro para fevereiro já surgiu uns 7 carros elétricos circulando pela cidade e até táxi, não costumava ver muito carro elétrico aqui Porto velho Rondônia
na minha cidade tem uber com carro eletrico. e os outros uber ficam discutindo porque '' ele ganha mais com corrida'' 😅carro mais novo recebe primeiro as corridas e ele nao tem o gasto com gasolina.
Eu acredito que a evolução é inevitável. Por mais que nós não concordemos, protestamos, gritemos, choramos... não adianta, a evolução sempre irá ocorrer. Sempre se sobressai melhor quem se adapta a ela.
Esse foi o vídeo que eu mais amei assistir cada segundo. Quanta instrução, propriedade, sensatez e coerência. Parabéns gaveta! Só te admiro cada vez mais!
Acho legal adicionar nessa discussão sobre carros elétricos e a "disponibilidade de pontos de recarga", que postos que ficam em rodovias na Europa tem notado que os consumidores das lojas de conveniência passam mais tempo e gastam mais, pois o "abastecimento" leva de 30 minutos a 1 hora. Por isso eles tem melhorado a qualidade das comidas disponíveis e o público tem gasto mais. Só isso já está gerando um investimento astronômico em números de pontos de recarga em rodovias.
Se estão investindo nisso pensando no que tem hoje sem pensar no que vai ter amanhã, com carros carregando em 5 min ou menos por exemplo, vão quebrar a cara...
Cara, eu acredito que num futuro próximo eu vou poder Escolher um tema para o filme que eu estiver com vontade de assistir, poderia descrever os personagens e alguns detalhes que eu achasse importante e a I.A. simplesmente faria o filme , desenvolveria toda história. Seria sempre filmes inéditos, com a temática e personagens que eu queira, cada vez que eu quisesse assistir
Muito interessante. Eu estou estudando a um bom tempo para ser pastor. Vi aquele culto feito por inteligência artificial na Alemanha... Não me surpreendi - parece quando entro no site de uma operadora de internet e eles tem o assistente virtual. Entretanto, utilizei o Chap GPT versão gratuita para escrever um sermão utilizando textos específicos da Bíblia. Olha, me surpreendeu muito. Vejo que a IA será um ótimo instrumento de divulgação da Palavra de Deus em um futuro não tão distante. Porém, o aconselhamento pastoral individual eu penso que nunca poderá ser substituído. Presença real, olho no olho nunca poderão ser substituídos por algo digital. Muito legal o vídeo, parabéns!
"Muitas profissões vão acabar" Gaveta ta sendo otimista demais Em breve estaremos todos na rua, nenhuma empresa vai recusar a proposta pra baratear custo de produção sendo audiovisual ou não
E novos empregos irão surgir, datilografo ja foi uma profissão bem popular ate os anos 90, hoje em dia ninguém sabe mais nem o que era. As coisas evoluem, "morre" um animador, "nasce" alguém que ira aperfeiçoar a ia que vai animar. Enfim quero dizer que sim profissões irão acabar, mas novas irão surgir, a vida sempre foi assim.
é aquela coisa a IA não cansa, não fica doente, não tira férias, não precisa trabalhar só 8 horas... acho engraçado artistas aproveitando pra usar a IA pra acelerar seu trabalho sendo que em poucos anos vão ser todos substituídos.
Ai galera me formei agora do ensino médio, tô aceitando esses empregos que tanto falam ai, disseram que é necessário pra sobreviver na sociedade, alguém sabe onde posso arranjar uma pequena porção de emprego?
@@ericksonparaguassu Ah claro. Essa IA vai acabar com uma dezena de trabalhadores de VFX e vai ficar tudo bem porque vai surgir o trabalho pra UM prompter. A IA vai destruir a economia da forma que a gente conhece. Sem contar os efeitos que ela vai ter na nossa percepção de "verdade". Relutar a reconhecer isso é apenas aceitar o papel da fábula do sapo na panela quente.
6:50 Daqui a pouco a galera do Corridor Crew aparece com um workflow combinando essas ferramentas pra fazer um filme live action em IA. Igual fizeram com o desenho.
nada, daqui a pouco aparecem criando uma ia que posta diariamente 5 filmes por conta propria.. escrevendo roteiro, dirigindo, animando e tudo mais.. ja fizeram uma influencer que postava diariamente antes, daquilo pra isso é um pulo.
Excelente video! Essa visão de que é uma ferramenta é como eu penso também. A gente vai se adaptar. Fico mais preocupada com as crianças com tantas telas ficarem sem referência. A visão é só um dos sentidos...
Muito bom, Gaveta. Acho que tem esse rolê das coisas serem "humanas", e claro, vc é do audiovisual, tem um apego à arte e etc, mas eu, sendo de um meio mais "corporativo", onde não tem muito apego à isso, uma planilha é uma planilha, um balancete é um balancete e etc, vejo muito essa questão da mudança dos paradigmas, ou como eu gosto de dizer, a formação de consensos, um dia o consenso eram os bondes, aí surgiram os carros, viram o avanço (seja de dinheiro, tempo ou oq for) e começou um período de transição, então os carros se tornaram mais baratos ese popularizaram, se tornando consenso. Outro exemplo disso é a planilha, houve uma época não tão distante onde as pessoas não tinham Excel fácil a mão, hoje ele é a ferramenta básica do administrativo das empresas, e como é de se imaginar, as pessoas não são especialistas no Excel, na média, as pessoas sabem a média das principais ferramentas, mas ninguém mais puxa uma folha de papel e uma calculadora pra fazer um cálculo rápido ou um gráfico... Os consensos otimizam e reduzem custos, acho que a linha que tu segue dos bancos de fotos é perfeita, o cinema como O estado da arte, vai se manter, mas propaganda de remédio, comercial de supermercado, que já são mecânicos, não ter razão para não serem otimizados e feitos por IA. E assim como as telas, as pessoas não vão pensar como aquilo funciona ou os errinhos que aconteciam antes do aperfeiçoamento das ferramentas. Então a minha visão, dentro da minha realidade é: olhar o que está se popularizando na minha área e tentar identificar o que reduz: tempo (a gente faz tudo pensando em prazo), custo (desconheço empresa que não queira isso pra aumentar o lucro kkkkkkkkk) e as principais funções são simples de usar. Uma ferramenta padrão é algo que vc em poucas horas aprendendo tem que tirar um resultado satisfatório, que vc não precisa ser um especialista para operacionalizar ela na média. Vejo que diante de processos extremamente chatos e onerosos, como sla contabilidade, temos MUITO pra avançar e não há esse apego da "humanidade" da coisa. Vídeo excepcional Gaveta, um abraço e um beijo na bunda
O povo tem que lidar coma IA como ferramenta e não concorrente. Esses dias eu estava sem tempo e digitei lá: "eu trabalho com isso e tenho uma reunião disso, crie umas pautas para a reunião" e pronto tinha uma reunião em menos de 1 mim.
Fala isso para as grandes empresas que vão querer diminuir o salário dos funcionários para compensar a diferença de custo, ou vai demitir geral para contratar poucos e aumentar seus lucros. Eu quero real que o avanço nas I.A´s sejam mais umas das inovações que vai diminuir o tempo de trabalho das pessoas e melhorar as produções simultaneamente, mas é ingênuo pra caraí achar isso. Lógica capitalista básica, lucro acima de TUDO. Enfim boa sorte pra nois, vou assinar meu curso na Alura.
@@BielhtSouza Com a evolução das I.A's compensa mais você empreender do que ser funcionário. Hoje você sozinho tem uma produtividade maior que uma equipe de 2 - 4 pessoas, ou até mais que isso.
po galera, vocês falam como se fosse fácil criar prompt perfeito assim, utilizar ferramenta AI da um trampo, e ainda é bem difícil de executar os comandos por mais que realista que ela seja. Eu sou diretor de arte, e se você não sabe executar o prompt de forma perfeita no photoshop, não fica bom. Claro que em 2 anos pode virar 3 cliques, mas hoje ainda precisa ter conhecimento base de como funciona uma prompt e como fazer os comandos
Gaveta, sou professor de um curso técnico em agropecuária, passei esse vídeo para os alunos para demonstrar como o mundo está mudando e eles precisam estar preparados para o futuro. Muito obrigado
Eu sabia que tava esquisito, não sei explicar, acho que é muito disso de ter o olho treinado. Mas passei o vídeo todo olhando pra ver se não tinha aquele quadradinhokkkkkk
Nessa questão de substituição é tão real, q recentemente fui a Chilli Beans e uma série de "fotos" com as pessoas usando os óculos da loja já foram feitas utilizando IA
Eu uso Midjourney - desde a versão 3, 4 - e ele evoluiu muito em 1 ano. A IA está evoluindo muito rápido e com certeza vai se tornar cada vez mais eficiente, efetiva e presente.
Cara, eu virei MUITO FÃ do gaveta, o cara sempre faz vídeos com uma arte e roteiro impressionante repleto de informações e entretenimento. Parabéns Gaveta vc está ressuscitando o TH-cam raiz
Gaveta, eu sou porteiro, é o que paga minhas contas e me permite ter uma casa e comer, como tudo na vida é feito de processos e procedimento, aqui não é diferente: identificar, conhecer, reconhecer, solicitar liberação, liberar entrada ou saída, abrir e fechar portão. Com isso pergunto, quantos porteiros vão perder empregos por ser mais barato e prático ter uma IA que faz o serviço de portaria, de atendente de loja, de motorista de ônibus, dos serviços básicos em geral? Talvez a IA seja nosso ponto revolução ou de implosão, se o ser humano não precisar fazer mais nada, não vai conseguir fazer mais nada. As vezes a gente se prende em micromundos por que fazemos parte dele e esquecemos de olhar o macro. Sou estudante de TI e sei o quanto as IAs diminuem o tempo dedicado a muitas tarefas e agilizam o processo, mas olho pra minha situação atual e vejo que isso vai impactar demais nessa parte. Quantas vezes você parou pra conversar com o porteiro do seu condomínio ou com o motorista do ônibus que te leva todo dia pelo mesmo caminho e no mesmo horário? Você já parou pra pensar em quanto seu trabalho será cada vez menos necessário e você cada vez mais substituível?
Nossa, sua escrita é impecável parabéns!! Você citou pontos muito importantes, as pessoas costumam medir suas perspectivas em seus micro mundos, benefícios a curto prazo e as facilidades que ela irá trazer em um futuro muito próximo. Mas quando se expandem as perspectivas, se percebe realidades diferentes e as consequências do domínio da I.A em tão pouco tempo. Acho que as desigualdades vão crescer e atingir um ponto em que não temos noção agora. Em fim, se têm pontos positivos e negativos mas precisamos mais do que nunca estudar essa inserção da I.A.
@@luizaoliveira2559 Muito obrigado! temos que estudar sim, até porque é algo que vai impactar demais em todos os setores socioeconômicos, precisamos nos atualizar sempre
Acho que o problema é justamente a mudança tão repentina e rápida, se fosse feito a inclusão dessa tecnologia de forma mais amena ela não daria tanto medo, porém não é assim que as coisas funcionam, talvez pra mim que quer fazer produções no futuro isso seja bom, mas e quando a IA produzir por conta própria sem precisar de um diretor humano? É aqui onde a humanidade vai virar de cabeça pra baixo
Seria incrível e acredito que até provável de acontecer a seguinte evolução na indústria de conteúdos audiovisuais: Com a chegada de equipamentos VR, cada vez mais imersivos, associado a essas IAs, forem criados conteúdos como filmes imersivos e possíveis de assistir de qualquer perspectiva. Dessa forma, cada um poderia assistir da maneira que quiser, por ângulo que quiser. Imagina quantas vezes reassistiria o mesmo filme ou conteúdo porém obtendo uma infinidade de opiniões sobre o mesmo conteúdo. Chega logo rsrs
Oq mais me preocupa em tudo isso é a sensação na minha espinha de que a criatividade está entrando em extinção... pra gente q tem 20 e poucos anos e estamos começando a vida profissional, isso dá uma baita tristeza. Ainda mais nós que crescemos amando cinema, games, séries, e assistindo Jovem Nerd, Corridor Digital, FreddieW, MRG, etc, e, agora vemos toda a animação em trilhar esse caminho sendo coberta por uma neblina...
A ia vai facilitar MT a criatividade. Com o avanço da tecnologia, ficou .t difícil fazer filmes e jogos. Os efeitos especiais demoram MT tempo e jogos demoram anos para lançar. Agora, com o auxílio das ia's qualquer um vai conseguir fazer um jogo em casa com mil vzs mais facilidade, basta ter uma boa ideia e tchan.
Adorei esse canal. Não conhecia e depois desse vídeo já ganhou um inscrito com todas notificações ativadas. Cara vc manda muito bem. Sabe passar a informação de maneira clara, conteúdo muito bem elaborado e um humor SENSACIONAL. Dei várias risadas aqui sozinho. Gostei de ter encontrado seu canal. Parabéns mesmo.
@@gabrielaraujobosco7831 respondi de verdade mesmo. Faz tempo que não achava um canal que no primeiro vídeo iria me prender. Enfim, foi um elogio 🤷🏻♂️
4:58 Eu não sabia que era IA, mas eu sabia que tinha alguma coisa estanha na sua cara, achei até que era alguma configuração daquela camera fodona Canon que vc recebeu ou algum filtro.
Sou amador e edito no Vegas faz já 7 anos, amo produção audiovisual e desde que conheci o canal do Gaveta, me apaixono mais e mais pelo cinema e ANTROPOLOGIA. Não me gabando, mas notei a estranheza do gaveta e vi que era IA durante boa parte do vídeo. Sou publicitário por formação e também acredito que IA é uma grande integração no trabalho, apesar de matar muito da experiência humana, pelo menos de contramão vai nos aproximar do que é mais autêntico. VOCÊ É FODA GAVETEIRO.
Eu não tinha percebido. Eu até imaginei que poderia ter esse "plot Twist", mas não porque eu identifiquei algo no vídeo, e sim porque eu imaginei como que ele poderia tentar surpreender. E é isso: por enquanto alguém treinado consegue perceber as falhas que um leigo como eu não consegue, mas logo logo nem ao menos um especialista poderá notar as diferenças.
A alguns bons anos atras lembro de uma conversa na casa de um tio meu, falavam da colheitadeira de trigo, e esse tio que trabalhava na lavoura de cana disse que para trigo era facil, mas que nunca teria uma colheitadeira de cana, a IA é a colheitadeira de imagens, quem aprender a usar ela mantem o emprego.
Mantém o emprego? Os empregos serão sucateados, de repente todo seu profissionalismo será reduzido à escrever uma linha de texto. E o seu salário também. O que eu acho que vai acontecer é: haverão demissões em massa, e após um tempo se entenderá o valor artístico diferenciado da manufatura humana que ainda não pode ser substituída. E eu acredito que a substituição da criatividade virá a acontecer apenas com AGI, porém quando rolar, tudo isso que estamos discutindo será o menor dos nossos problemas.
Eu trabalho com tradução e já ouvi algumas vezes que vou ficar desempregada, mas eu já uso IA e isso sempre me arranca uma risada. A máquina não é perfeita, revisores sempre serão necessários. Nós, que trabalhamos tanto com criatividade, temos que aprender a usar as IA e seguir em frente porque infelizmente o dinheiro sempre vai vencer
Infelizmente esta parte de tradução esta fadada a deixar de existir, ja se adiante com esta informacao, hoje ja existe IAs de traducao em tempo real de texto e ja esta vindo a de voz...Como em filmes de ficcao cientifica q nos humanos udsmos tradutores universais para entender a lingua de aliens...Sera assim nos humanos para entender a lingua esttangeira vai bastar um dispositivo po IA q vai traduzir as falas em tempo real...Isso é questao de tempo e n será muito
@@marllonoliveira1957 A tradução nunca vai deixar de existir, meu senhor, a linguagem humana é complexa demais pra máquina. Ela entende o literal, mas não consegue entender as nuances da linguagem, como tom de voz e gírias que mudam todos os dias. Como já é hoje, vamos ter que trabalhar com a máquina pra acelerar o processo, apenas.
@@notjunior Bom então a tradução será muito nichada as novas girias (no caso o trabalho humano de fato), o tom de voz a IA vai reproduzir mas de fato interpretar uma giria nova vai demorar. Alias demorar não pois nem sabemos se a IA é ou não cspaz disso a longo prazo é um campo da ciencia que nem os cientistas dr computacao ainda sabem a resposta
@@notjuniorEu pensava assim tbm, até recentemente fazer um roteiro em português e traduzir pro inglês usando o chat GPT. Além de não traduzir literalmente ele ainda introduziu no contexto de piadas/gírias americanas o que eu escrevi. Tudo que for relacionado a texto já era, a IA vai passar o rodo, agora imagem, vídeo e voz é mais difícil, mas acredito que vá chegar nesse patamar tbm.
@@notjunior descupa, mas você está enganado. 10 anos atrás, quando eu usava tradutor do chrome pra traduzir conteúdos de futebol americano, era impossível ler o resultado pq ele não entedia contexto e traduzia tudo literalmente. eu acabava lendo em inglês mesmo. Hoje em dia vc pode ler uma matéria inteira e vai encontrar se muito alguns erros bobos. Se vc usar uma IA mais avançada então, vai ver que elas traduzem com MUI|TA precisão.
Eu desde o ano passado comecei a estudar mais audiovisual. Ia entrar de cabeca esse ano. Sou entusiasta de inteligência artifical e, como entusiasta, so umaginei o mundo de possibilidades que gerar cenas em IA me traria. Porem, como profissional, vi um mundo se fechando. Nao vou mentir, senti que seria uma perda de tempo continuar estudando ja que minha curva de aprendizado sera bem mais longa que a IA. Amo o mundo da criacao, acho que sempfe vou estudar por amar criar, mas pensando em carreira, ja estou vendo outras areas pra ir
É amigos, estamos fodidos. Esse exemplo do carro elétrico que o Ai Gaveta falou é verdade demais, muitos estão negando o avanço disso mas posso falar, com propriedade que os carros elétricos estão chegando com tudo no Brasil. E por que falo isso? Eu moro em São Paulo, na periferia da zona norte de São Paulo, numa quebradona/favela/comunidade mesmo e vi de noite um carro todo adesivado da 99 taxi escrito "carro elétrico", não sei se a empresa disponibilizou pra teste por estar todo adesivado mas é isso, chegou na periferia da zona norte de SP onde o crime é mais intenso, onde é mais perigoso e etc, então imagina nas partes mais nobres de SP. E lembro de falar pra minha mãe "olha mãe, como é silencioso, não faz barulho nenhum" e ela ficou em choque. É amigos, estamos fodidos!
No Brasil não há a menor chance do veículo 100% elétrico prevalecer como O PRINCIPAL meio de locomoção em massa. Não tem infra-estrutura pra demandar tamanha quantidade de energia só pra manter a locomoção desses veículos. Se for imposto somente os elétricos, viveremos na era dos apagões constantes! Nem os EUA e demais países de primeiro mundo possuem a infra-estrutura adequada pra demandar uma massiva quantidade de energia que esses veículos necessitam. A maioria das residências no Brasil não há um aterramento e elétrica bem dimensionada pra suportar tamanha carga ao recarregar um veículo. É a receita perfeita para incêndios e veículos danificados por má instalação elétrica e isso a garantia não irá cobrir. Há outros componentes do veículo elétrico tão caros quanto a própria bateria (que é quase o valor do carro elétrico inteiro) e que a garantia não cobre!
Você não assistiu o vídeo completo, né? Falta de estrutura não é argumento pra barrar a evolução tecnológica. A história prova isso. O teu pensamento é limitado, pensamento de curto prazo.
Uma coisa importante é q NINGUÉM TRABALHA MENOS com o surgimento de novas tecnologias, continuaremos com jornadas longas de trabalho. Isso é uma certeza.
Exato. Um gaveta da vida que tem um negócio, vai poder diminuir os trabalhadores dele, vamos imaginar que ele tenha 10 funcionários. Ele demite 7, 3 vão poder trabalhar com as AIs mais rápido e compensar os outros. Pro Chefe Gaveta, vai ser mais lucro. Pros 7 demitidos, pepino no cool. Já para os 3, mais e mais trabalhos acumulados, já que acumulou também as funções. Ê vida capetalista "maravilhosa". rs
@@selim6033 isso, mano! Explicou melhor q eu! E o lucro mesmo vai pro dono da IA e não pro gaveta fictício, que vai se phoder e falir se não despedir os 7 caras, e assim a grana se acumula na mão de menos pessoas e o abismo da desigualdade social continua mostrando q o capetalismo deu certo pros capetalistas.
Caraca, eu assinava o clube de literatura clássica, tenho o livro, Frankstein, que teve a capa gerada por IA e nao sabia disso kkk. Voltar nos vídeos do Gaveta é muito bom. Lembro da época do Nerdcast. Forte abraço Gaveta.
Muito se fala que os artistas perderão os empregos, e isso é verdade. Mas como se isso não bastasse, o próprio entretenimento perderá muito do seu sentido. O que apreciamos na quinta de beethoven não é simplesmente a combinação de notas que ela resulta, e sim não ideia de que essa combinação de notas expressa os sentimentos de alguem. Escutar uma música clássica feita por IA vai ser semelhante a transar com uma boneca inflavél, pode até dar prazer, mas é extranho e mórbido. O mid journey é fantastico, mas não damos mais tanto valor a uma imagem bem criada, pelo simples fato de que sabemos que não existe um humano por tras. E ao mesmo tempo não conseguimos vaorizar as ilustrações feitas por humanos, pois sabemos que elas são limitadas e inferiores.
Todas as vezes que vc usou IA, eu cai no vale da estranheza, pensava em todo momento que algo tava errado. Inclusive nas vezes que vc usou de um corte pra outro. Mas, acho que conforme o tempo for passando, vai ficando mais dificil
Eu tô na expectativa que utilizem essa ferramenta na criação de live action de animes por exemplo, já vi alguns modelos testes e apesar de ser algo inicial, o resultado ficou surpreendente, quando essa parada tiver finalizada, cara pelo menos pra mim, certamente vou gostar demais, tenho boas expectativas.
Parabéns gaveta pelo video eu adorei a sua linha de raciocínio e abordagem, por mais que possa parecer pessimista na verdade são os fatos e ponto, tentar viver em um mundo imaginário onde as coisas não são como são nunca ajudou ninguém, sim é preocupante e o melhor que podemos fazer é tentar se manter na crista da onda, e se adiantar para coisas que as ias não possam fazer que esta ligado a parte humana.
IA ja vinha alguns anos sendo usada no produção fonográfica de musica, como masterização online ou por sofatware VST alem de equalizadores que ajuda na detecção de picos de frequência e moduladores pitch de vox mas eles eram aparentemente mecanicos já os CHAT GPT parece ser a imaginação de uma pessoa aparecendo na tela da a impressão que estamos monitorando a imaginação de uma criança em uma tela apenas digitando para o computador compreender o seu pedido
acompanho seu canal a mais de 5 anos gaveta, excelente vídeo, tenho 5 centavos pra adicionar sobre carro elétrico, Embora o carro elétrico possa, um dia, substituir os veículos a combustão, é importante reconhecer que sua pegada ecológica não é tão ecológica quanto muitos imaginam. Vamos explorar alguns dos desafios associados a essa tecnologia: Mineração Intensiva: Para fabricar uma única bateria de um carro elétrico, são necessárias 200 toneladas de minério e 40 toneladas de CO2. A extração desses minerais, frequentemente realizada por máquinas a diesel, tem impactos significativos no meio ambiente. Degradação da Bateria: As baterias de íon-lítio, usadas em carros elétricos, perdem cerca de 5% a 10% de capacidade a cada ano. Além disso, há o risco de incêndio associado a essas baterias. Desvalorização dos Usados: Após alguns anos de uso, a revenda de carros elétricos dessa geração de íon-lítio pode ser impossível. As pessoas ainda têm receios quanto à vida útil da bateria e à disponibilidade de peças de reposição. Alternativas Emergentes: Felizmente, pesquisadores estão explorando novas tecnologias de bateria, como as de estado sólido e as baseadas em grafeno. Essas alternativas prometem maior eficiência, menor impacto ambiental e maior durabilidade.
É realmente a parte de interação humana que importa. Acho que no futuro próximo, as pessoas irão co-criar, como se fosse um RPG. Vai ter um mestre e os jogadores pra conteúdo na internet. Um usuário vai poder ver uma cena de filme de outros ângulos, vai poder criar em cima do conteúdo ao invés de somente consumir.
pede para alura gravar mais cursos com você, eu assinei a um mes atras e ja tem mais nada voltado para edicao de vídeo, ja fiz tudo o que estava disponivel.
Exatamente, os conhecimentos se complementam.....lembra quando surgiu o DVD? Gravei um disco analógico ecrealmente, na minha opinião ficou melhor, mas isso não é um problema. O novo não MATA o anterior , tudo tem sua beleza e sua utilidade. Como na aviação, voamos em aviões de 10 anos ou mais...mesmo tendo o novo.....tem muito mais elementos nessa equação.
Acabei de descobrir o Sora e estou impressionado! A ideia de converter descrições textuais em vídeos realistas é simplesmente incrível. Pelo que entendi, o Sora usa modelos de IA avançados para analisar o texto e entender o contexto e os elementos visuais descritos. Depois, ele gera um vídeo que corresponde a essa descrição, quase como se estivesse lendo minha mente! É como ter um cineasta digital que transforma palavras em realidade visual. Mal posso esperar para ver como isso vai evoluir e ajudar criadores de todo o mundo a dar vida às suas histórias. Parabéns à OpenAI por inovar mais uma vez!
certo, parei aqui no 1:29 min do video para deixar meu comentário, pq eu acabei de perceber que o gaveta intercalou partes de IA dele falando com partes verdadeiras do vídeo, já larguei o like!
Só pontuando que o video do Will Smith que aparece em 8:39 não foi feito por IA. O video de cima era uma demonstração da IA da época, mas o video de baixa foi o primeiro Will Smith que gravou pra zuar o video antigo
Acredito que a resistencia maior do ser humano sera a criatividade unica e individual, mesmo que essa pessoa tiver que aoenas dizer ou escrever um prompt, o que vai valer é o que esta na mente dela
Eu bem q tava achando estranho algumas entonação e empolgação no áudio mas o vídeo estava um tom abaixo…um pouco como se estivesse dublado. Mas mesmo assim isso é surpreendente
Então Gaveta, sobre o carro elétrico. Infelizmente o que não é geralmente dito é que o impacto ambiental para criar um carro elétrico é tão nocivo que quanto anos de uso de um carro a gasolina. O carro elétrico só exporta o cano de descarga pra outros países. Procurem mais sobre depois. Abraços.
Orgulho em ter visto que o Gaveta estava esquisito desde o início. As vezes saia de sincronia
Percebi no começo do vídeo kkkkk
Exatamente kkkk eu notei demais a movimentação esquisita
Eu tbm notei de cara kkllkkkk até voltei o vídeo algumas vezes pra ver se eu n tava maluco
Mas ele já é esquisito
Melhor cantarmos vitória enquanto ainda dá...
Gaveta! Agora é possível trazer o Gaveta Gordo pra fazer participações especiais! rsrs seria genial. Abraço! Obrigado pelo vídeo.
EXCELENTE!!!!!!
EXCELENTE DEMAAAAAAAIS
Meu Deus verdade kkkkkk
Caramba, real né kkkkkkkkk podia msm
Bizarro pensarmos que isso pode se tornar realidade.. ver o seu eu do passado não mais em fotos, mas em vídeo.. daqui a pouco conversar consigo mesmo do passado ou ainda, com um parente. É de se espantar e se maravilhar ao mesmo tempo kkk que tempo pra estar vivo!
Gaveta, em 2003 meu TCC foi sobre agentes inteligentes avaliando trânsito virtual (com bloqueios, trânsito, via alternativas). Utilizei 6 algoritmos diferentes. Desenhava um mapa virtual, colocava o trânsito, simulava acidentes. E os agentes (que seriam vários carros percorrendo os caminhos e pontuando cada bloco). No final eu tinha o caminho mais curto, menos congestionado, entre outros problemas. Em 2003 eu precisei do apoio do orientador para que meu TCC fosse aprovado, porque os professores não entendiam a aplicação daquela tecnologia.
Hoje eles usam Maps, ifood, e não imaginam que o algoritmo é o mesmo.
Krl mn, que foda. Como nao te aprovaram??? Eu postava no yt isso msm sem autorizacao deles
@@eduardodionisiobenedetti8846 aprovaram (por conta do apoio do orientador).
Que incrível!! Teria como disponibilizar na Internet? Quero fazer meu TCC em algo relacionado ao trânsito tbm
@@MRrod1997 vou achar nos meus CDs, foi em 2003 hahaha, tradução de um algoritmo alemão foi usando uns programas tipo Babylon.
@@eduardodionisiobenedetti8846ksksksksksk e tu acha que existia youtube?
Fiquei orgulhoso de mim mesmo por perceber que era um gaveta de inteligência artificial antes dele falar
Grandíssima, Enorme, colossal, imensa, volumosa, majestosa, monumental, descomunal, avassaladora, mastodôntica, titanica, maciça, exorbitante, avolumada, abrangente, abundante Bosta
Até eu senti orgulho de vc, pq nem ele falando eu percebi.😂
Eu Tb percebi pela boca
Gênio! Me trouxe vários insights para meus projetos. Obrigada!
assustador a evolução em apenas um ano, quem lembra daqueles vídeos gerados que pareciam pesadelos ou filmes terror, imagina daqui a 2 anos?.
Teremos pesadelos "melhores"! rsrs
KKKK, IMAGINE o trabalho que deu para fazer o filme Gremlins,,, O diretor ia se matar,,,,puuutz
Imagina daqui a 10. Da é medo
mano, é bizarro como evolui sempre mais rapido e mais rapido, falta muito pouco pra ficar perfeito, e depois ao infinito, vamos poder dirigir/criar um filme inteiro apenas com um texto, ou até mudar o final de um filme existente ou alguma cena com um texto... imagine nos jogos então... as possibilidades são infinitas!!
sim, se não me engano teve um cara da dreamworks falando que o trabalho para fazer uma animação ia diminuir 70% porcento, eu achava que era exagero até ver o Sora.@@Rafylt
O mais assustador pra mim é a ausência do vale da estranheza, a gente não se incomoda mais com o rosto humano nem existe mais aquele olhar disperso olhando para o nada. Sim, muitas profissões vão acabar.
E outras vão nascer
Tomara que muitas acabem.
Isso mostra evolução!
Nenhuma profissão acaba se ela for indispensável.
Acho que a gente acostumou tanto com os filtros que não somos mais capazes nem mesmo de saber se somos nós ou não em um vídeo
Isso aceleraria por exemplo, filmes como o Flash onde a CGI dependia muito do recurso humano (que foi lastimável já que o tempo foi muito curto) . Mas como sempre uma nova tecnologia não se cria e nem se sustenta sozinha, então sempre irá surgir novos postos de trabalho. Até que um dia chegue ao ápice tão sonhado pelos humanos, no qual os robôs sozinhos dão conta de praticamente tudo.
Pior que não, rostos lotados de efeito, maquiagem, ou cirurgias estéticas tendem a nos causar estranheza. Acho que é só um aumento da tecnologia mesmo. Jogos como tlou parte 2, mesmo em render real consegue criar rostos absurdos @@salamoni71k
EU SABIA!!! Desde o começo do vídeo eu notei que tava esquisito em alguns trechos e imaginei que o gaveta ia fazer isso, kkkk muito bom
Eu também já estava achando isso no começo kkkk
Também mano kakakaka. Tava com agonia
o segredo tá nos olhos, tava bem esquisito mesmo kskssk
@@eduardo.mp4 a movimentacação e a pele dele tava muito suave, difícil descrever, mas n parecia ter profundudade.
Haha eu tambeemm
Esse vídeo eh um marco hein ... Jornada do herói do Gaveta é a mais foda da internet ... Emocionado de ter acompanhado tudo .... Tá em casa demais ❤
Diz isso pq daqui pra frente nao saberemos mais se estamos vendo o gaveta de verdade ou o sintetico?
Eu acho que as IAs evoluíram muito rapidamente e muitas pessoas não acompanharam ou desacreditaram delas no começo e agora estão perdidas nos propósitos e usos dessa ferramenta.
Em no mínimo 2 anos, a Sora.IA vai mudar o cinema pra sempre...
Tô com intenção de mudar de mínimo para máximo
Provavelmente esse nome irá mudar.
pra pior. só pra apelar pra esse bando de imbecil com mente consumista
pra pior. só gerando conteúdo pra apelar pra mente consumista
@@oitudobem2046imagina o estúdio não precisar ir de última hora pra gravar uma cena no deserto, ou numa floresta. Acho que se deduzir bem...em dois anos, até mesmo em cenas específicas não vão precisar mais dos atores em si pra atuar. Foda ao mesmo tempo que assustador
Poderia por favor fazer um vídeo sobre animações independentes (Hazbin Hotel, Helluva Boss, Murder Drones, The Amazing Digital Circus, Lackadaisy, Colisão, etc...), e sobre como elas têm ganhado muito espaço ultimamente? Seria bem interessante você fazer um vídeo sobre!
Uppp
Apoio totalmente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Up!
Kkkkkkkkk essa da energia foi muito bom, o povo para colocar dificuldade em tudo, aqui na minha cidade em dezembro para fevereiro já surgiu uns 7 carros elétricos circulando pela cidade e até táxi, não costumava ver muito carro elétrico aqui Porto velho Rondônia
na minha cidade tem uber com carro eletrico. e os outros uber ficam discutindo porque '' ele ganha mais com corrida'' 😅carro mais novo recebe primeiro as corridas e ele nao tem o gasto com gasolina.
Na minha cidade no interior de Goiás tem carros elétricos da BYD no shopping, a China entrando com tudo no comércio BR, e os Teslas nem sinal
@@FallenLight0 aqui em sp eu vi uns teslas
@fallen sim, BYD também deu as caras por aqui.
Eu acredito que a evolução é inevitável. Por mais que nós não concordemos, protestamos, gritemos, choramos... não adianta, a evolução sempre irá ocorrer. Sempre se sobressai melhor quem se adapta a ela.
Ou quem não precisa dela. No caso de um aposentado.
4:12 mantem o Snider como personagem permanente no canal, as piadas com ele são impagáveis
Esse foi o vídeo que eu mais amei assistir cada segundo. Quanta instrução, propriedade, sensatez e coerência. Parabéns gaveta! Só te admiro cada vez mais!
Eu percebi que era um dublê digital do Gaveta desde o início, só não sabia qual a ferramenta!
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH EU SABIA
Eu também, mas eu já desconfiei que era o heygen
Eu procurando pra ver se tinha alguém comentando akkakaakakakakka
Eu tbm percebi, principalmente aos 0:51
Sabia o cacete
Acho legal adicionar nessa discussão sobre carros elétricos e a "disponibilidade de pontos de recarga", que postos que ficam em rodovias na Europa tem notado que os consumidores das lojas de conveniência passam mais tempo e gastam mais, pois o "abastecimento" leva de 30 minutos a 1 hora. Por isso eles tem melhorado a qualidade das comidas disponíveis e o público tem gasto mais.
Só isso já está gerando um investimento astronômico em números de pontos de recarga em rodovias.
Se estão investindo nisso pensando no que tem hoje sem pensar no que vai ter amanhã, com carros carregando em 5 min ou menos por exemplo, vão quebrar a cara...
@stronks100kkkkkk pensei nisso kkk se o negócio durar 3 anos vai ser muito
Cara, eu acredito que num futuro próximo eu vou poder Escolher um tema para o filme que eu estiver com vontade de assistir, poderia descrever os personagens e alguns detalhes que eu achasse importante e a I.A. simplesmente faria o filme , desenvolveria toda história. Seria sempre filmes inéditos, com a temática e personagens que eu queira, cada vez que eu quisesse assistir
Muito interessante.
Eu estou estudando a um bom tempo para ser pastor. Vi aquele culto feito por inteligência artificial na Alemanha... Não me surpreendi - parece quando entro no site de uma operadora de internet e eles tem o assistente virtual.
Entretanto, utilizei o Chap GPT versão gratuita para escrever um sermão utilizando textos específicos da Bíblia. Olha, me surpreendeu muito.
Vejo que a IA será um ótimo instrumento de divulgação da Palavra de Deus em um futuro não tão distante.
Porém, o aconselhamento pastoral individual eu penso que nunca poderá ser substituído.
Presença real, olho no olho nunca poderão ser substituídos por algo digital.
Muito legal o vídeo, parabéns!
vc tem a mente aberta
"Muitas profissões vão acabar" Gaveta ta sendo otimista demais
Em breve estaremos todos na rua, nenhuma empresa vai recusar a proposta pra baratear custo de produção sendo audiovisual ou não
E novos empregos irão surgir, datilografo ja foi uma profissão bem popular ate os anos 90, hoje em dia ninguém sabe mais nem o que era. As coisas evoluem, "morre" um animador, "nasce" alguém que ira aperfeiçoar a ia que vai animar. Enfim quero dizer que sim profissões irão acabar, mas novas irão surgir, a vida sempre foi assim.
é aquela coisa a IA não cansa, não fica doente, não tira férias, não precisa trabalhar só 8 horas... acho engraçado artistas aproveitando pra usar a IA pra acelerar seu trabalho sendo que em poucos anos vão ser todos substituídos.
Ai galera me formei agora do ensino médio, tô aceitando esses empregos que tanto falam ai, disseram que é necessário pra sobreviver na sociedade, alguém sabe onde posso arranjar uma pequena porção de emprego?
@@ericksonparaguassu Ah claro. Essa IA vai acabar com uma dezena de trabalhadores de VFX e vai ficar tudo bem porque vai surgir o trabalho pra UM prompter. A IA vai destruir a economia da forma que a gente conhece. Sem contar os efeitos que ela vai ter na nossa percepção de "verdade". Relutar a reconhecer isso é apenas aceitar o papel da fábula do sapo na panela quente.
@@ericksonparaguassumas nao vai ser na mesma tecnologia, vai acabar com 40 milhoes de empregos e empregar 120 mil.
6:50 Daqui a pouco a galera do Corridor Crew aparece com um workflow combinando essas ferramentas pra fazer um filme live action em IA. Igual fizeram com o desenho.
nada, daqui a pouco aparecem criando uma ia que posta diariamente 5 filmes por conta propria.. escrevendo roteiro, dirigindo, animando e tudo mais.. ja fizeram uma influencer que postava diariamente antes, daquilo pra isso é um pulo.
A cada atualização do mundo das IAs eu corro aqui pra me divertir um pouco 😂 obrigado Gaveta, você é insubstitu... Não não esquece. 😅
Excelente video! Essa visão de que é uma ferramenta é como eu penso também. A gente vai se adaptar. Fico mais preocupada com as crianças com tantas telas ficarem sem referência. A visão é só um dos sentidos...
Muito bom, Gaveta. Acho que tem esse rolê das coisas serem "humanas", e claro, vc é do audiovisual, tem um apego à arte e etc, mas eu, sendo de um meio mais "corporativo", onde não tem muito apego à isso, uma planilha é uma planilha, um balancete é um balancete e etc, vejo muito essa questão da mudança dos paradigmas, ou como eu gosto de dizer, a formação de consensos, um dia o consenso eram os bondes, aí surgiram os carros, viram o avanço (seja de dinheiro, tempo ou oq for) e começou um período de transição, então os carros se tornaram mais baratos ese popularizaram, se tornando consenso.
Outro exemplo disso é a planilha, houve uma época não tão distante onde as pessoas não tinham Excel fácil a mão, hoje ele é a ferramenta básica do administrativo das empresas, e como é de se imaginar, as pessoas não são especialistas no Excel, na média, as pessoas sabem a média das principais ferramentas, mas ninguém mais puxa uma folha de papel e uma calculadora pra fazer um cálculo rápido ou um gráfico...
Os consensos otimizam e reduzem custos, acho que a linha que tu segue dos bancos de fotos é perfeita, o cinema como O estado da arte, vai se manter, mas propaganda de remédio, comercial de supermercado, que já são mecânicos, não ter razão para não serem otimizados e feitos por IA. E assim como as telas, as pessoas não vão pensar como aquilo funciona ou os errinhos que aconteciam antes do aperfeiçoamento das ferramentas.
Então a minha visão, dentro da minha realidade é: olhar o que está se popularizando na minha área e tentar identificar o que reduz: tempo (a gente faz tudo pensando em prazo), custo (desconheço empresa que não queira isso pra aumentar o lucro kkkkkkkkk) e as principais funções são simples de usar. Uma ferramenta padrão é algo que vc em poucas horas aprendendo tem que tirar um resultado satisfatório, que vc não precisa ser um especialista para operacionalizar ela na média.
Vejo que diante de processos extremamente chatos e onerosos, como sla contabilidade, temos MUITO pra avançar e não há esse apego da "humanidade" da coisa. Vídeo excepcional Gaveta, um abraço e um beijo na bunda
O povo tem que lidar coma IA como ferramenta e não concorrente. Esses dias eu estava sem tempo e digitei lá: "eu trabalho com isso e tenho uma reunião disso, crie umas pautas para a reunião" e pronto tinha uma reunião em menos de 1 mim.
Fala isso para as grandes empresas que vão querer diminuir o salário dos funcionários para compensar a diferença de custo, ou vai demitir geral para contratar poucos e aumentar seus lucros. Eu quero real que o avanço nas I.A´s sejam mais umas das inovações que vai diminuir o tempo de trabalho das pessoas e melhorar as produções simultaneamente, mas é ingênuo pra caraí achar isso. Lógica capitalista básica, lucro acima de TUDO. Enfim boa sorte pra nois, vou assinar meu curso na Alura.
@@BielhtSouzacomo aumentar lucros de uma sociedade se toda ela é costurada e co depende? ai ai, o mercado se auto ajusta amigão
@@Willsys01kkkkk cara não é tão simples assim velho cê fala como se não fosse algo que realmente pode ser muito problemático economicamente
@@BielhtSouza Com a evolução das I.A's compensa mais você empreender do que ser funcionário. Hoje você sozinho tem uma produtividade maior que uma equipe de 2 - 4 pessoas, ou até mais que isso.
po galera, vocês falam como se fosse fácil criar prompt perfeito assim, utilizar ferramenta AI da um trampo, e ainda é bem difícil de executar os comandos por mais que realista que ela seja. Eu sou diretor de arte, e se você não sabe executar o prompt de forma perfeita no photoshop, não fica bom.
Claro que em 2 anos pode virar 3 cliques, mas hoje ainda precisa ter conhecimento base de como funciona uma prompt e como fazer os comandos
Dia 7 pedindo pro Gaveta falar de mais diretores como o David Fincher ou Wes Anderson.
Em um ano mudamos tudo isso, ano que vem já vai estar praticamente perfeito kkkkkkkkkk
Iiihhhh não vem falar isso aqui pra cá não kkkkk
Eu falei a msm coisa no final 2019 sobre 2020 e olha a merd q deu KKKKK
Gaveta, sou professor de um curso técnico em agropecuária, passei esse vídeo para os alunos para demonstrar como o mundo está mudando e eles precisam estar preparados para o futuro. Muito obrigado
Eu sabia que tava esquisito, não sei explicar, acho que é muito disso de ter o olho treinado. Mas passei o vídeo todo olhando pra ver se não tinha aquele quadradinhokkkkkk
a boca é facilmente notável
Eu notei pela coloração. @@FallenLight0
Nessa questão de substituição é tão real, q recentemente fui a Chilli Beans e uma série de "fotos" com as pessoas usando os óculos da loja já foram feitas utilizando IA
Os modelos sendo substuídos também eitah
Eu uso Midjourney - desde a versão 3, 4 - e ele evoluiu muito em 1 ano. A IA está evoluindo muito rápido e com certeza vai se tornar cada vez mais eficiente, efetiva e presente.
O absurdo eh o nível de produção e qualidade de "captura" das cenas criadas (luz, ângulos, cenário, figurino, composição de cores etc...) 😮
Se tiver no chatgpt vou usar pra criar curtas
Um dos melhores vídeos que já vi seu Gaveta....e já vi todos praticamente. Excelente.
Cara, eu virei MUITO FÃ do gaveta, o cara sempre faz vídeos com uma arte e roteiro impressionante repleto de informações e entretenimento. Parabéns Gaveta vc está ressuscitando o TH-cam raiz
Gaveta, eu sou porteiro, é o que paga minhas contas e me permite ter uma casa e comer, como tudo na vida é feito de processos e procedimento, aqui não é diferente: identificar, conhecer, reconhecer, solicitar liberação, liberar entrada ou saída, abrir e fechar portão. Com isso pergunto, quantos porteiros vão perder empregos por ser mais barato e prático ter uma IA que faz o serviço de portaria, de atendente de loja, de motorista de ônibus, dos serviços básicos em geral?
Talvez a IA seja nosso ponto revolução ou de implosão, se o ser humano não precisar fazer mais nada, não vai conseguir fazer mais nada. As vezes a gente se prende em micromundos por que fazemos parte dele e esquecemos de olhar o macro. Sou estudante de TI e sei o quanto as IAs diminuem o tempo dedicado a muitas tarefas e agilizam o processo, mas olho pra minha situação atual e vejo que isso vai impactar demais nessa parte.
Quantas vezes você parou pra conversar com o porteiro do seu condomínio ou com o motorista do ônibus que te leva todo dia pelo mesmo caminho e no mesmo horário?
Você já parou pra pensar em quanto seu trabalho será cada vez menos necessário e você cada vez mais substituível?
Nossa, sua escrita é impecável parabéns!! Você citou pontos muito importantes, as pessoas costumam medir suas perspectivas em seus micro mundos, benefícios a curto prazo e as facilidades que ela irá trazer em um futuro muito próximo. Mas quando se expandem as perspectivas, se percebe realidades diferentes e as consequências do domínio da I.A em tão pouco tempo. Acho que as desigualdades vão crescer e atingir um ponto em que não temos noção agora. Em fim, se têm pontos positivos e negativos mas precisamos mais do que nunca estudar essa inserção da I.A.
@@luizaoliveira2559 Muito obrigado! temos que estudar sim, até porque é algo que vai impactar demais em todos os setores socioeconômicos, precisamos nos atualizar sempre
Acho que o problema é justamente a mudança tão repentina e rápida, se fosse feito a inclusão dessa tecnologia de forma mais amena ela não daria tanto medo, porém não é assim que as coisas funcionam, talvez pra mim que quer fazer produções no futuro isso seja bom, mas e quando a IA produzir por conta própria sem precisar de um diretor humano? É aqui onde a humanidade vai virar de cabeça pra baixo
Seria incrível e acredito que até provável de acontecer a seguinte evolução na indústria de conteúdos audiovisuais: Com a chegada de equipamentos VR, cada vez mais imersivos, associado a essas IAs, forem criados conteúdos como filmes imersivos e possíveis de assistir de qualquer perspectiva. Dessa forma, cada um poderia assistir da maneira que quiser, por ângulo que quiser. Imagina quantas vezes reassistiria o mesmo filme ou conteúdo porém obtendo uma infinidade de opiniões sobre o mesmo conteúdo. Chega logo rsrs
Oq mais me preocupa em tudo isso é a sensação na minha espinha de que a criatividade está entrando em extinção... pra gente q tem 20 e poucos anos e estamos começando a vida profissional, isso dá uma baita tristeza. Ainda mais nós que crescemos amando cinema, games, séries, e assistindo Jovem Nerd, Corridor Digital, FreddieW, MRG, etc, e, agora vemos toda a animação em trilhar esse caminho sendo coberta por uma neblina...
A ia vai facilitar MT a criatividade. Com o avanço da tecnologia, ficou .t difícil fazer filmes e jogos. Os efeitos especiais demoram MT tempo e jogos demoram anos para lançar. Agora, com o auxílio das ia's qualquer um vai conseguir fazer um jogo em casa com mil vzs mais facilidade, basta ter uma boa ideia e tchan.
Criatividade começou a morrer quando rede social surgiu, a arte virou negócio e gerou dinheiro sempre é automatizado.
seus vídeos são muito bem editados e seu storytelling é genial... adoro as inserções que você faz! parabens
Adorei esse canal. Não conhecia e depois desse vídeo já ganhou um inscrito com todas notificações ativadas. Cara vc manda muito bem. Sabe passar a informação de maneira clara, conteúdo muito bem elaborado e um humor SENSACIONAL. Dei várias risadas aqui sozinho. Gostei de ter encontrado seu canal. Parabéns mesmo.
Você parece ser uma IA comentando
@@gabrielaraujobosco7831 pq??? Kkk
@@gabrielaraujobosco7831 respondi de verdade mesmo. Faz tempo que não achava um canal que no primeiro vídeo iria me prender. Enfim, foi um elogio 🤷🏻♂️
Um dos melhores vídeos desse canal!! Parabéns Gaveta e equipe, ces são foda🤘🏻
Só um detalhe mano Gaveta, o novo video do Will Smith comendo macarrão é real kkk, ele fez aloprando. A parada ta ficando sinistra 😰
4:58 Eu não sabia que era IA, mas eu sabia que tinha alguma coisa estanha na sua cara, achei até que era alguma configuração daquela camera fodona Canon que vc recebeu ou algum filtro.
Gaveta fala mais da viagem a disney, os videos que vc lançou a 84 anos atrás foram muito bons
Sou amador e edito no Vegas faz já 7 anos, amo produção audiovisual e desde que conheci o canal do Gaveta, me apaixono mais e mais pelo cinema e ANTROPOLOGIA. Não me gabando, mas notei a estranheza do gaveta e vi que era IA durante boa parte do vídeo. Sou publicitário por formação e também acredito que IA é uma grande integração no trabalho, apesar de matar muito da experiência humana, pelo menos de contramão vai nos aproximar do que é mais autêntico. VOCÊ É FODA GAVETEIRO.
Eu não tinha percebido. Eu até imaginei que poderia ter esse "plot Twist", mas não porque eu identifiquei algo no vídeo, e sim porque eu imaginei como que ele poderia tentar surpreender.
E é isso: por enquanto alguém treinado consegue perceber as falhas que um leigo como eu não consegue, mas logo logo nem ao menos um especialista poderá notar as diferenças.
A alguns bons anos atras lembro de uma conversa na casa de um tio meu, falavam da colheitadeira de trigo, e esse tio que trabalhava na lavoura de cana disse que para trigo era facil, mas que nunca teria uma colheitadeira de cana, a IA é a colheitadeira de imagens, quem aprender a usar ela mantem o emprego.
mas e ai? tem a colheitadeira de cana ou não?
@@TheHeitorhathpesquisei, tem sim kkkk
Esse seu tio é burro hein, logo a cana com um formato tão simples de collher e descascar.
Mantém o emprego? Os empregos serão sucateados, de repente todo seu profissionalismo será reduzido à escrever uma linha de texto. E o seu salário também. O que eu acho que vai acontecer é: haverão demissões em massa, e após um tempo se entenderá o valor artístico diferenciado da manufatura humana que ainda não pode ser substituída. E eu acredito que a substituição da criatividade virá a acontecer apenas com AGI, porém quando rolar, tudo isso que estamos discutindo será o menor dos nossos problemas.
Seria uma boa fazer um vídeo de como as IAs vão revolucionar o desenvolvimento de jogos
Eu trabalho com tradução e já ouvi algumas vezes que vou ficar desempregada, mas eu já uso IA e isso sempre me arranca uma risada. A máquina não é perfeita, revisores sempre serão necessários. Nós, que trabalhamos tanto com criatividade, temos que aprender a usar as IA e seguir em frente porque infelizmente o dinheiro sempre vai vencer
Infelizmente esta parte de tradução esta fadada a deixar de existir, ja se adiante com esta informacao, hoje ja existe IAs de traducao em tempo real de texto e ja esta vindo a de voz...Como em filmes de ficcao cientifica q nos humanos udsmos tradutores universais para entender a lingua de aliens...Sera assim nos humanos para entender a lingua esttangeira vai bastar um dispositivo po IA q vai traduzir as falas em tempo real...Isso é questao de tempo e n será muito
@@marllonoliveira1957 A tradução nunca vai deixar de existir, meu senhor, a linguagem humana é complexa demais pra máquina. Ela entende o literal, mas não consegue entender as nuances da linguagem, como tom de voz e gírias que mudam todos os dias. Como já é hoje, vamos ter que trabalhar com a máquina pra acelerar o processo, apenas.
@@notjunior Bom então a tradução será muito nichada as novas girias (no caso o trabalho humano de fato), o tom de voz a IA vai reproduzir mas de fato interpretar uma giria nova vai demorar. Alias demorar não pois nem sabemos se a IA é ou não cspaz disso a longo prazo é um campo da ciencia que nem os cientistas dr computacao ainda sabem a resposta
@@notjuniorEu pensava assim tbm, até recentemente fazer um roteiro em português e traduzir pro inglês usando o chat GPT. Além de não traduzir literalmente ele ainda introduziu no contexto de piadas/gírias americanas o que eu escrevi. Tudo que for relacionado a texto já era, a IA vai passar o rodo, agora imagem, vídeo e voz é mais difícil, mas acredito que vá chegar nesse patamar tbm.
@@notjunior descupa, mas você está enganado. 10 anos atrás, quando eu usava tradutor do chrome pra traduzir conteúdos de futebol americano, era impossível ler o resultado pq ele não entedia contexto e traduzia tudo literalmente. eu acabava lendo em inglês mesmo. Hoje em dia vc pode ler uma matéria inteira e vai encontrar se muito alguns erros bobos. Se vc usar uma IA mais avançada então, vai ver que elas traduzem com MUI|TA precisão.
Incrível a didática do canal Gaveta, com certeza um dos melhores do YT
Eu desde o ano passado comecei a estudar mais audiovisual. Ia entrar de cabeca esse ano. Sou entusiasta de inteligência artifical e, como entusiasta, so umaginei o mundo de possibilidades que gerar cenas em IA me traria. Porem, como profissional, vi um mundo se fechando. Nao vou mentir, senti que seria uma perda de tempo continuar estudando ja que minha curva de aprendizado sera bem mais longa que a IA. Amo o mundo da criacao, acho que sempfe vou estudar por amar criar, mas pensando em carreira, ja estou vendo outras areas pra ir
É amigos, estamos fodidos. Esse exemplo do carro elétrico que o Ai Gaveta falou é verdade demais, muitos estão negando o avanço disso mas posso falar, com propriedade que os carros elétricos estão chegando com tudo no Brasil. E por que falo isso? Eu moro em São Paulo, na periferia da zona norte de São Paulo, numa quebradona/favela/comunidade mesmo e vi de noite um carro todo adesivado da 99 taxi escrito "carro elétrico", não sei se a empresa disponibilizou pra teste por estar todo adesivado mas é isso, chegou na periferia da zona norte de SP onde o crime é mais intenso, onde é mais perigoso e etc, então imagina nas partes mais nobres de SP. E lembro de falar pra minha mãe "olha mãe, como é silencioso, não faz barulho nenhum" e ela ficou em choque. É amigos, estamos fodidos!
No Brasil não há a menor chance do veículo 100% elétrico prevalecer como O PRINCIPAL meio de locomoção em massa. Não tem infra-estrutura pra demandar tamanha quantidade de energia só pra manter a locomoção desses veículos. Se for imposto somente os elétricos, viveremos na era dos apagões constantes! Nem os EUA e demais países de primeiro mundo possuem a infra-estrutura adequada pra demandar uma massiva quantidade de energia que esses veículos necessitam.
A maioria das residências no Brasil não há um aterramento e elétrica bem dimensionada pra suportar tamanha carga ao recarregar um veículo. É a receita perfeita para incêndios e veículos danificados por má instalação elétrica e isso a garantia não irá cobrir. Há outros componentes do veículo elétrico tão caros quanto a própria bateria (que é quase o valor do carro elétrico inteiro) e que a garantia não cobre!
Você não assistiu o vídeo completo, né? Falta de estrutura não é argumento pra barrar a evolução tecnológica. A história prova isso. O teu pensamento é limitado, pensamento de curto prazo.
Uma coisa importante é q NINGUÉM TRABALHA MENOS com o surgimento de novas tecnologias, continuaremos com jornadas longas de trabalho. Isso é uma certeza.
Trabalha mais agora kkkkkk
@@hebercolombo3093 rs, exato.
Exato. Um gaveta da vida que tem um negócio, vai poder diminuir os trabalhadores dele, vamos imaginar que ele tenha 10 funcionários. Ele demite 7, 3 vão poder trabalhar com as AIs mais rápido e compensar os outros. Pro Chefe Gaveta, vai ser mais lucro. Pros 7 demitidos, pepino no cool. Já para os 3, mais e mais trabalhos acumulados, já que acumulou também as funções. Ê vida capetalista "maravilhosa". rs
@@selim6033 isso, mano! Explicou melhor q eu! E o lucro mesmo vai pro dono da IA e não pro gaveta fictício, que vai se phoder e falir se não despedir os 7 caras, e assim a grana se acumula na mão de menos pessoas e o abismo da desigualdade social continua mostrando q o capetalismo deu certo pros capetalistas.
Mas o assunto n era sobre trabalhar menos e sim sobre ser mais produtivo
5:10 por isso tava estranho esse gaveta e por isso o fundo nao esta se mexendo como costuma na maioria dos seus videos !!!!!!!
25:30 É só dar a ordem, Camarada Gaveta... É impressionante, provavelmente um futuro distópico vem por ai!
TAVA AGUARDANDO ANSIOSAMENTE ESSE VÍDEO ❤ MUITO OBRIGADO ❤
Sem romantizar, o que for mais barato e der mais lucro, vai se multiplicar.
eh isso
O artista já não é valorizado hoje imagina com uma revolução tecnológica, vamos ser os primeiros skynetzados kkkkkk
No começo do video eu percebi o quadrado e achei que era erro de edição, depois fui ver QUE NADA ERA REAL.
Caraca, eu assinava o clube de literatura clássica, tenho o livro, Frankstein, que teve a capa gerada por IA e nao sabia disso kkk. Voltar nos vídeos do Gaveta é muito bom. Lembro da época do Nerdcast. Forte abraço Gaveta.
23:54 cuspi todo meu café aqui, Gaveta! Hahayhaayauhauauauaa. Voltei o vídeo pra ver umas 10x!
7:09 Mano isso é tipo live action da cena do HunterxHunter do Morel contra a formiga Quimera leão.😅
Muito se fala que os artistas perderão os empregos, e isso é verdade. Mas como se isso não bastasse, o próprio entretenimento perderá muito do seu sentido. O que apreciamos na quinta de beethoven não é simplesmente a combinação de notas que ela resulta, e sim não ideia de que essa combinação de notas expressa os sentimentos de alguem. Escutar uma música clássica feita por IA vai ser semelhante a transar com uma boneca inflavél, pode até dar prazer, mas é extranho e mórbido. O mid journey é fantastico, mas não damos mais tanto valor a uma imagem bem criada, pelo simples fato de que sabemos que não existe um humano por tras. E ao mesmo tempo não conseguimos vaorizar as ilustrações feitas por humanos, pois sabemos que elas são limitadas e inferiores.
6:38 nao precisa saber japonês pra ter uma ideio do que ele falou...
Giromba kkkk
Todas as vezes que vc usou IA, eu cai no vale da estranheza, pensava em todo momento que algo tava errado. Inclusive nas vezes que vc usou de um corte pra outro.
Mas, acho que conforme o tempo for passando, vai ficando mais dificil
Eu tô na expectativa que utilizem essa ferramenta na criação de live action de animes por exemplo, já vi alguns modelos testes e apesar de ser algo inicial, o resultado ficou surpreendente, quando essa parada tiver finalizada, cara pelo menos pra mim, certamente vou gostar demais, tenho boas expectativas.
Lindo demais o texto e a emoção! Que lindo...
Parabéns gaveta pelo video eu adorei a sua linha de raciocínio e abordagem, por mais que possa parecer pessimista na verdade são os fatos e ponto, tentar viver em um mundo imaginário onde as coisas não são como são nunca ajudou ninguém, sim é preocupante e o melhor que podemos fazer é tentar se manter na crista da onda, e se adiantar para coisas que as ias não possam fazer que esta ligado a parte humana.
Gaveta, é incrível vc divulgar suas fontes! Vc é um cara espetacular
IA ja vinha alguns anos sendo usada no produção fonográfica de musica, como masterização online ou por sofatware VST alem de equalizadores que ajuda na detecção de picos de frequência e moduladores pitch de vox mas eles eram aparentemente mecanicos já os CHAT GPT parece ser a imaginação de uma pessoa aparecendo na tela da a impressão que estamos monitorando a imaginação de uma criança em uma tela apenas digitando para o computador compreender o seu pedido
5:00 Nem ferrando! Kkkkkk Me pegou de um jeito que fiquei sem acreditar mesmo.
Eu tô ansioso pra sair logo pro público essa tecnologia, pq tô já cheio de ideias pra usar ela.
acompanho seu canal a mais de 5 anos gaveta, excelente vídeo, tenho 5 centavos pra adicionar sobre carro elétrico,
Embora o carro elétrico possa, um dia, substituir os veículos a combustão, é importante reconhecer que sua pegada ecológica não é tão ecológica quanto muitos imaginam. Vamos explorar alguns dos desafios associados a essa tecnologia:
Mineração Intensiva: Para fabricar uma única bateria de um carro elétrico, são necessárias 200 toneladas de minério e 40 toneladas de CO2. A extração desses minerais, frequentemente realizada por máquinas a diesel, tem impactos significativos no meio ambiente.
Degradação da Bateria: As baterias de íon-lítio, usadas em carros elétricos, perdem cerca de 5% a 10% de capacidade a cada ano. Além disso, há o risco de incêndio associado a essas baterias.
Desvalorização dos Usados: Após alguns anos de uso, a revenda de carros elétricos dessa geração de íon-lítio pode ser impossível. As pessoas ainda têm receios quanto à vida útil da bateria e à disponibilidade de peças de reposição.
Alternativas Emergentes: Felizmente, pesquisadores estão explorando novas tecnologias de bateria, como as de estado sólido e as baseadas em grafeno. Essas alternativas prometem maior eficiência, menor impacto ambiental e maior durabilidade.
Vídeo divertido, ágil e inteligente. Muito agradável. Gostei de ver o Gaveta. Parabéns.😆
Isso deu um nó desgraçadamente bom na minha cabeça. Vou passar os próximos dias pensando muito pra desatar isso. Obrigado, Gaveta!
Mdss que foda isso vai me ajudar muito na hora de produzir vídeos
o plot twist muito bem construído me pegou de surpresa, parabéns gaveta, mestre do storytelling
É realmente a parte de interação humana que importa. Acho que no futuro próximo, as pessoas irão co-criar, como se fosse um RPG. Vai ter um mestre e os jogadores pra conteúdo na internet. Um usuário vai poder ver uma cena de filme de outros ângulos, vai poder criar em cima do conteúdo ao invés de somente consumir.
Isso me assusta mas ao mesmo tempo eu acho muito foda, mn isso vai ser muito útil pra design gráfico
Gaveta, parabéns pelo vídeo! Muito f*da suas considerações. Valeu!
pede para alura gravar mais cursos com você, eu assinei a um mes atras e ja tem mais nada voltado para edicao de vídeo, ja fiz tudo o que estava disponivel.
Obgdo pelos inshits ❤ seu humor é muito bom
Exatamente, os conhecimentos se complementam.....lembra quando surgiu o DVD? Gravei um disco analógico ecrealmente, na minha opinião ficou melhor, mas isso não é um problema. O novo não MATA o anterior , tudo tem sua beleza e sua utilidade. Como na aviação, voamos em aviões de 10 anos ou mais...mesmo tendo o novo.....tem muito mais elementos nessa equação.
Dessa vez não me enganou! Escrevendo antes de assistir todo. Volto já.
maravilhoso o video. a mensagem final então, dá medo e coragem.
parabéns, suas edições são únicas e engraçadas
Nossa, deu pra perceber no começo do vídeo que tinha algo estranho, e conhecendo o gaveta, já dava pra imaginar, tá ficando previsível demais!
Acabei de descobrir o Sora e estou impressionado! A ideia de converter descrições textuais em vídeos realistas é simplesmente incrível. Pelo que entendi, o Sora usa modelos de IA avançados para analisar o texto e entender o contexto e os elementos visuais descritos. Depois, ele gera um vídeo que corresponde a essa descrição, quase como se estivesse lendo minha mente! É como ter um cineasta digital que transforma palavras em realidade visual. Mal posso esperar para ver como isso vai evoluir e ajudar criadores de todo o mundo a dar vida às suas histórias. Parabéns à OpenAI por inovar mais uma vez!
Gaveta sempre um passo a frente, parabéns
certo, parei aqui no 1:29 min do video para deixar meu comentário, pq eu acabei de perceber que o gaveta intercalou partes de IA dele falando com partes verdadeiras do vídeo, já larguei o like!
Só pontuando que o video do Will Smith que aparece em 8:39 não foi feito por IA. O video de cima era uma demonstração da IA da época, mas o video de baixa foi o primeiro Will Smith que gravou pra zuar o video antigo
Na moral mano...deixo aqui o meu respeito e admiração pelo editor desse video!! Ficou perfeito mano!❤
Acredito que a resistencia maior do ser humano sera a criatividade unica e individual, mesmo que essa pessoa tiver que aoenas dizer ou escrever um prompt, o que vai valer é o que esta na mente dela
Eu bem q tava achando estranho algumas entonação e empolgação no áudio mas o vídeo estava um tom abaixo…um pouco como se estivesse dublado. Mas mesmo assim isso é surpreendente
Esse editor é brabo dmais.. todos vcs são
Depois que falou do quadrado, não consigo mais para de observar esse detalhe
Trabalho no estúdio audiovisual do grupo Boticário e já estamos desenvolvendo trabalhos utilizando IA. Não tem como fugir, é o futuro!
Eu sabia que era IA no início, tava meio estranho, e o Gaveta sempre põe essas pegadinhas hehe
sempre sensato, Gaveta!
Então Gaveta, sobre o carro elétrico. Infelizmente o que não é geralmente dito é que o impacto ambiental para criar um carro elétrico é tão nocivo que quanto anos de uso de um carro a gasolina. O carro elétrico só exporta o cano de descarga pra outros países. Procurem mais sobre depois. Abraços.
Que vídeo absurdo! Parabéns Gaveta