Matou a pau, formiga. Pena que as pessoas agem assim pq gostam, a grande maioria da humanidade ta pouco se fodendo pra razão, eles querem seguir um movimento! Ótimo vídeo!
Antes da copa de 1970, a seleção brasileira também teve problemas. Faltando uns 3~4 meses para a Copa, o técnico João Saldanha foi demitido e o Zagallo foi convidado. O Pelé era questionado por ter jogado mal a copa de 1966 e por estar "velho".. 😂😂
@@arthurdeniham7934 Na minha época que iniciei o acompanhamento da Seleçao sempre teve mas tinha as época boas tambem de convencimento ,, antes de 94 era vaiada direto futebol Burocratico , treinador teimoso ai teve a vinda de Romario o povo se empolgou e assim foi como em.97 tinha algumas pequenas questionamentos mas muitos elogios tambem nos titulos e boas apresentaçoes ,, O Brasil foi elogiado até quando perdeu o Torneio de Paris ,,foi massacrado em 98 e foi elogiado em 99 tendo uma das melhores apresentaçoes da historia contra a Argentina no Beira Rio ,, ai a partir de 2000 foi criticado até 2002 , inclusive a crise até 2002 iniciou se com Luxemburgo no comando , e Formiga disse que tava uma blza com ele ,, essa atual o povo nao se empolgou nem com os bons resultado de Tite em 2013 foi que teve alguma aproximaçao
assunto muito bom!o povo brasileiro acha que as seleções brasileiras de antigamente eram uma maquina, mas na epoca antes das conquistas sempre taxadas como pior geração e nem por isso impediu deles conquistarem as coisas,da pra contar nos dedos os jogadores que seriam lembrados se nao fossem campeão do mundo. memoria seletiva acaba criando uma falsa imagem do passado e isso e triste!
@@AndersonPaschoalon em 1966 Nos tínhamos No meio campo: Tostão, Rivellino, Gerson, clodoaldo, Dirceu Lopes, Pelé, Ademir da Guia, Dudu, Didi Na defesa: djalma santos, nilton santos, Bellini, carlos alberto torres, piazza, amarildo e entre outros No ataque: Zagallo, garrincha, jairzinho, Vavá, Pepe, Durval E dá pra perceber que tínhamos grandes camisas 8 e camisas 10 Fora outros craques: do cruzeiro, santos, Botafogo, palmeiras e etc.
Queria uma má geração com Ronaldo, Rivaldo, Gaúcho, Alex, Kaká e J. Pernambucano. Não com Savinho, João Gomes, Evanilson, Richarlison e Andreas Pereira.
Em todas as copas do mundo que Brazil ganhou a seleção estava desacreditada. 1958 - nunca tinha ganho e os jogadores brasileiros tinham fama de pipoqueiros. 1962 - Pelé machuca no segundo jogo. 1970 - na copa anterior tinha sido eliminado na primeira fase, troca de treinador faltando 3 meses para a copa, Pelé era considerado velho (mesmo tendo apenas 29 para 30 na época) e ainda inventaram que Pelé estava com problema de vista. 1994 - 24 anos sem ganhar, má campanha nas eliminatorias (se classificando na última rodada), era taxado de "jogar feio" e falavam que a geração era fraca. 2002 - 3 trocas de treinadores, má campanha nas eliminatórias (tbm se classificando na última rodada), Ronaldo era visto com desconfiança devidos às lesões e não convocação de Romário.
E vc é? Pq aquela seleção venceu uma copa tendo o grupo mais fácil da copa, ainda teve um penalti mandraque a seu favor contra a turquia, Teve gol impedido não anulado contra a belgica e um gol mto mal anulado da belgica no mesmo jogo. Eu me lembro de ficar feliz pq por termos ganho, mas... se tem var naquela epoca, duvido ter penta kkkkkkkkkkkkkkkkk. Não amigo o pior é que tem "adultos" como vc.
@@LJSouza-l4x Acho q vc me interpretou errado amigo, quis dizer q mts jovens acham q naquela época a seleção era td as mil maravilhas, msm sem ter visto, sendo q na realidade era totalmente ao contrário, assim como vc disse. Sem contar q era mt contestada tanto pela mídia quanto pela torcida. Espero q tenha entendido agora 👍
Lembro-me bem dessa época... Mas a visão saudosista de alguns faz parecer que naquele tempo era tudo perfeito, que a seleção passava o carro em tudo e todos em todas as partidas. É aquela velha história... Quando ganha todo mundo é gênio e quando perde ninguém presta. Aqui sempre foi e sempre será assim.
sim, torcida e imprensa fazem isso. as seleçoes de 2018 e 2022 não eram tão ruins, tinham condição de chegar ao titulo, mas como perderam todos descem a lenha, se ganham seriam ídolos absolutos, melhor geração.
@@aldairjosedavitoriajunior2243 não sei se seriam ídolos, mesmo se ganhassem. Talvez dos jovens, mas dos mais antigos eu tenho dúvidas. Esse futebol robotizado de hoje não cativa, não motiva a sentar na frente da TV pra assistir... Muito protocolo, tática, físico... Mas quase nada do verdadeiro futebol Brasileiro, aquele que nos diferenciava dos demais e fazia os adversários respeitarem, jogarem encolhidos, por uma bolinha. Isso tudo acabou!
A Seleção de 1998 quando perdeu, ninguém prestava, queriam ver o Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos fora da seleção, pois na cabeça daquela galera, nenhum prestava, sendo que o Ronaldo tinha vencido o prêmio Bola de Ouro e o Rivaldo venceu no ano seguinte 1999.
@@geovansantos397 de fato a seleção mostrou um futebol bem burocrático na maior parte daquela Copa, mas o povo é emocionado desde sempre... Se não sair goleando geral, não presta! O agravante é que naquela época nós tínhamos uma gama muito grande de talentos, então o melhor era sempre o que estava no banco ou que sequer havia sido convocado.
Lembro que em 2002 eu estava na sexta série e tinha um professor de Educação Física que após a convocação pra Copa detonou a convocação de Ronaldo, com frases do tipo: “Até eu jogo melhor do que esse cara com o joelho quebrado…” Hoje se eu encontrar com ele, certamente negará que disse essas coisas. Enfim! Só um exemplo pra ilustrar tudo que o Formiga disse.
Hj com certeza ele fala ao contrário. Esses pessoal tem memória curta. Eu tbm tava na sexta série na época. Lembro que tinha gente que falava que o Ronaldo tava "bichado", que não era pra levar ele.
@@kauaparaguacu mas aí você está falando do maior camisa 9 da história, qualquer um perto dele parece piada, é um desrespeito com os atacantes atuais (que são excelentes)
Sempre muito lucido esse formiga. Fico chateado com quem acha q entende de futebol e fica criticando tudo e todos. Sou flamenguista, e isso acontece tanto com a seleçao quanto com o time do flamengo. Torcida as vezes só atrapalha
Brasil ficou 24 anos sem ganha uma copa do mundo? Mas isso ninguém fala! O importante pra vocês é só o resultado, e o processo não vale nada! E muitas vezes o resultado é ruim por falta de sorte, como foi em 1982 onde o brasil faz uma baita copa, mas é eliminado por poucos erros, mas o que o Brasil fez em 1982 foi um lixo só por que não ganhou a copa? Esses brasileiros são muito ignorantes, só visam o resultado que muitas vezes é obtido por sorte! No ciclo de 2002 O brasil quase ficou de fora da copa do mundo, mas tem gente que fala que o ciclo foi bom, sendo que o brasil quase ficou de fora da copa do mundo, e graças ao Felipão que salvou a seleção e depois conquistou a copa do mundo evitou um vexame, mas vocês adoram romantizar tudo, e essa memória afetiva de vocês só separa o que é bom, e o que é ruim vocês excluem!
A melhor seleção brasileira foi do final dos anos 50 até final dos anos 70 Nesse período principalmente em 1966 e 1978 dava pro brasil formar 3 times só de grande jogadores Não atoa em 1966 convocaram 44 jogadores e foram fazendo uma espécie de eliminatoria até conseguir os 22 jogadores ideias, E esses 44 jogadores eram a maioria tudo craques, pra você ver o nível da nossa safra de jogadores naquela época.
A verdade é que o futebol ficou chato. Hj o time com maior chance de ganhar, é o que se nega a jogar futebol. O futebol, hj é mais tático do que técnico. O improviso, e a genialidade que eram características do jogador brasileiro está sumindo. Ouvi os dois lados, e estou com o Rica. O formiga adora esse jogo mais mecânico de hj em dia. th-cam.com/video/i3TByOzAydI/w-d-xo.htmlsi=S7biOv_6YmLDddCP
José Júnior, ele tem razão na minha opinião sobre a opinião dele do que tá acontecendo no caso a seleção ta jogando nada e não tá perdeu duas Copas, seguidas e duas Copas Américas seguidas màs ele não e a melhor pessoa pra criticar mais a crítica dele tem peso né pois ele e o Ronaldinho !
Acompanho futebol desde 89 e já vi três extinções do futebol brasileiro: 1989/1991 com Lazaroni e Falcão, 2000/2001 com Leão e Felipão e agora, com Dorival. A história era sempre a mesma, q n tinha mais craques, que estávamos ultrapassados, que n se joga mais por amor à camusa, que aqui as coisas são desorganizadas ... Valdano, campeão do Mundo em 1986 com a Argentina, numa entrevista à Placar no início dos 90, falou uma coisa interessante: O Brasil é como um bumerange, pois sempre volta. Saúde e paz a todos.
O Brasileiro sempre foi exigente, mas essa geração é a pior em quase tudo, naquela época o Brasil oscilava mas as outras seleções sul-americanas eram muito mais fortes, hj não vencemos uma campeã do mundo em Copa do Mundo faz 22 anos, não temos um craque, tomamos 7 a 1 em casa e a CBF vem de crise após crise, tá perigoso a gente virar uma Hungria, com uma baita história no passado mas hj...
E sendo o oposto de um saudosista, que é um cara que crê piamente que nada mudou, está tudo como era antes, os problemas são iguais... acredita quem quiser...
A seleção brasileira ganhou tudo que disputou de 2002 até 2010 tirando a copa de 2006... e durante o período de 2002 a 2006 o Brasil dava show jogo bonito e espetáculo. Isso é ser saudosista?
Cirúrgico! Quem viveu a epoca sabe que nao foram flores, muito pelo contrario, a seleçao saiu daqui desacreditada! Por isso sempre digo que nós somos eternos vira latas, nao sabemos ser favoritos, o Brasil só cresce debaixo de pancada!
Se empata com a costa rica é o fim do mundo, se ganha do Paraguai "é só o Paraguai" torço muito pra essa geração trazer uma copa, gosto muito e quero que esses caras mudem essa narrativa
O vídeo do Formiga é pra mostrar que antigamente não era essas mil maravilhas. Hoje em dia, todo mundo sabe que não são as mil maravilhas. Copa América da seleção foi fraquíssima e só ganhou do time que apanhou de todo mundo.
Tenho 40 anos e vi a porra toda. Luxemburgo estava no auge e a seleção estava afinada em seu comando (até Formiga reconheceu isso), porém veio a CPI e Luxa caiu. Depois virou a bagunça de sempre do Brasil: crise, corrupção na CBF, trocas e mais trocas de técnico, seleção desacreditada...porém Luxa mostrou que talento tínhamos de sobra, Scolari fortaleceu a defesa e do meio pra frente o time se virava.
Formiga admiro muito seu trabalho viu vc é muito coerente em seus comentários parabéns pelo seu trabalho q papai do seu continui te abençoando e vc continui esse cara simples e humilde tamo junto
Ou seja, brasileiro sempre foi um povo chato vira lata que reclama de tudo e mimado, o antigo sempre será melhor pq é invejoso pq não suporta a ideia de envelhecer e ver coisas novas aparecendo, não que eu esteja dizendo que hoje é melhor que o antigo, mas sim que independentemente da época sempre vão reclamar, eu vi jornal antigo da época de Pelé pessoas dizendo que futebol "de antigamente" era melhor, se até na era Pelé foi assim imagina agora.
Eu concordo muito pensando no macro da nossa sociedade, mas em relação a futebol, pqp, a seleção e o futebol brasileiro nunca foram perfeitos e mágicos o tempo todo, mas essa cruzada patética do Formiga pra tentar equalizar o futebol brasileiro hoje com o de antigamente não dá. Não é questão só de bola, hoje a seleção não inspira nada, não tem nenhum carisma e identidade. É o fundo do poço sim.
Brasileiro não muda e nunca vai mudar, não sabemos valorizar os nossos jogadores. Se naquela época já falavam mal do Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, chamando dois vencedores da Bola de Ouro de ruins e querendo fora da Seleção, imagina nos dias de hoje.
Lembro que tava sofrido, dava até dó. Um monte de jogardor "desconhecido", sem Romário, eliminado na copa america pela Honduras e classificação fraca nas eliminatórias. Uma porrada atrás da outra. O único conforto emocional foi a volta do Ronaldo mesmo
Bruno Formiga foi cirúrgico demais no vídeo de hoje, é exatamente a mesma coisa que me vem em mente, chega a ser inacreditável como é sempre repetidamente isso, e parece que dificilmente essa ocasião irá mudar, só se o Brasileiro usar a lógica pelo menos uma vez na vida, quem sabe...
2002 Foi a pior campanha da seleção nas eliminatórias até hoje . 2002 Com 6 derrotas , 30 pontos (3°) 2006 fez 34 pontos , 2 derrotas(1°) 2010 fez 34 pontos , 2 derrotas(1°) 2018 fez 41 pontos, 1 derrota(1°) 2022 fez 45 pontos , 0 derrotas(1°) Coicidencia , terminou caindo nas quartas quando foi campeão das eliminatórias. Negócio e deixar a liderança para outra seleção mesmo.
Faltou mostrar a campanha de 1994 que tbm não foi boa e a Seleção foi campeã da Copa. O Brasil se classificou na última rodada contra o Uruguai marcada por aquela atuação histórica do Romário.
Bruno Formiga, Parabéns pelo video. Pena que muitos não entendem isso que vc falou. aqui nos comentários mesmo tem uns achando vc esta dizendo que a atual geração é melhor que aquela de 2022. Impressionante como a turma está com a mente poluída pela internet, pois nem um video esclarecedor como esse, consegue fazer a turma pénsar.
Só digo uma coisa, a seleção na pratica jogava com 3 zagueiros e 2 volantes de marcação... Se qquer treinador hoje em dia fizer isso é chamado de retranqueiro, medroso entre outros adjetivos!
A melhor seleção brasileira foi do final dos anos 50 até final dos anos 70 Nesse período principalmente em 1966 e 1978 dava pro brasil formar 3 times só de grande jogadores Não atoa em 1966 convocaram 44 jogadores e foram fazendo uma espécie de eliminatoria até conseguir os 22 jogadores ideias, E esses 44 jogadores eram a maioria tudo craques, pra você ver o nível da nossa safra de jogadores naquela época.
Mas, o Felipão era chamado de retranqueiro, e foi a última opção da CBF. Eles tentaram primeiro Luxa e Leão, que vinha de times jogando pra frente. Luxa só saiu por causa do problema politico com a CPI. Leão tentou fazer um time com mais jogadores locais, deu errado, só ai foram pro Felipão, justamente ele foi 3º opção pela fama de retranqueiro. A impressa não dava esse apoio todo não ao 3-5-2
@@takacolon2792 sim, foi neste sentido que eu quis dizer! Hoje eles falam que "a seleção de 2002 dava gosto de assistir" qdo na vdd a época todos falavam que o Felipão era um retranqueiro e com 3 zagueiros não ganharia de ninguém....
Finalmente alguém relevante falou algumas verdades sobre como os jogadores daquela época eram críticos. Eu lembro, como se fosse hoje, dos jornalistas metendo o pau. Só virou unanimidade depois que ganhou.
Eu tava vendo o sorteio da copa do mundo de 2002 e o Galvão falando o tempo todo sobre a crise que tava a seleção e a corrupção na CBF, falando que a copa de 2002 era primeira copa que o Brasil ia temendo os adversários! Semelhante com o que acontece hoje. Vídeo necessário!
Época boa, pelo menos tinha highlights... Se não ganharmos a copa, ninguém vai ficar vendo highlights da seleção brasileira de 2023/2024. Então por mais que seja injusto com os jogadores e concordo que é errado esse saudosismo barato, mas pelo menos eles ganhavam algo. Prefiro mil vezes sair campeão de copa jogando mal do que sair encantando o mundo e perder o título
Época das bandeirinhas no morumbi sendo jogadas, lembro de um brasil e Uruguai com rivaldo em campo de eu ficar triste por sentir a seleção tinha perdido aquele clima de imbatíveis (na minha cabeça de criança). Era ruim antes tbm, que bom formiga que vc sempre lembra essas paradas.
A seleção de 2021 restaurou um pouco essa sensação de imbatível, mesmo com a derrota contra a argentina chegou favorita a copa de 22. Não que não tenha que jogar bem, mas perder faz parte quando se está renovando uma seleção, e a nossa é a seleção mais jovem no mundo, falta um pouco de paciência pro torcedor
Italia ganhou 2006 de 24 anos. Esta fora das ultimas 2 copas Espanha ganhou primeira copa só em 2010 Alemanha ganhou 2014 depois de 24 anos. Foi mal nas ultimas duas copas França ganhou 2018 depois de 20 anos Argentina ganhou em 22 depois de 36 anos. Ficou quase 30 anos sem ganhar uma copa America. 94 a 2002 deixou parecer que é mais facil que realmente é.
A melhor frase do vídeo: " a gente vai viver de highlights..." Isso vale demais pros fãs de highlights do Ronaldinho Gaúcho que foi um craque é claro, mas não o que os jovens pensam. Um dia desses vi uma pesquisa sobre o maior camisa 10 pós Pelé pela seleção brasileira e caras como Rivaldo e Zico ficando atrás do Ronaldinho Gaúcho kkkkkkkk É muita loucura. Ele teve um auge fora do comum entre 2005 e 2006 pelo Barcelona, fato. Mas com a camisa da seleção quem acompanhou sabe do que tô falando.
Fico imaginando o próprio Neymar que é extremamente criticado... Caso em 2014 não tivesse machucado e o Brasil passa pela a Alemanha e vence a Argentina no Maracanã... Ia ser uma loucura. Aquela seleção do 7x1 que virou piada seria possivelmente seria até mais idolatrada do que 2002 e 94. E não duvido o próprio Ney ser mais endeusado do que o próprio Romário. Mas, aí é aquele famo "e se..."
Não foi por Neymar que perdeu da Alemanha meu amigo, pelo amor de Deus. A Alemanha era muito, muito mais time. Talvez com Neymar o Brasil iria perder de uns 4 x 2 😂😂
Eu não disse que o Brasil venceria se tivesse o Neymar, eu disse... "E se..." E mesmo Brasil sendo inferior, tudo podia acontecer. A mesma Alemanha venceu a Argélia por apenas 2x1 nas oitavas. Se o Brasil tivesse vencido mesmo sendo inferior, as narrações seriam muito diferentes.
Tenho 41 anos, então já vi fases ruins, fases médias e fases muito boas da seleção. Vi o Brasil ser tetra em 94 e penta em 2002, mas também vi os fiascos de 90 e de 2006, por exemplo, além de alguns outros na Copa América. Mas, por pior que fossem algumas seleções, NADA se compara a essa de hoje, NADA mesmo. A de hoje em dia é tenebrosa, tanto em valores individuais como em formação de time ou em vontade de ganhar. Não adianta passar pano! Quem viveu o passado jamais vai aceitar esse tipo de comparação. Por mais que tenhamos visto seleções não tão boas assim, é inegável que tem uma diferença gigantesca pra atual. Quem discorda, é só argumentar aqui embaixo.
É igual o pessoal que fala que hoje ninguém quer trabalhar, galera sempre fala do passado glorioso e que hoje é tudo horrível kkkkk perfeita a crítica!
Uma coisa que me impressiona muito é que o Cafu era cornetadíssimo, lembro que tinha gente pedindo o Juninho Pernambucano de ala direito porque "não tem condição de ganhar uma Copa com Cafu e Delete (que era o apelido carinhoso do Belletti, dado depois da desastrosa Copa América 2001). Aí depois dele levantar o penta virou melhor lateral direito da história em metade das seleções do instagram
Eu lembro que foi uma festa quando o sorteio do grupo da copa do mundo colocou o Brasil contra Turquia, China e Costa Rica. Porque a galera estava com medo real. Inclusive o primeiro tempo contra a Turquia já foi um Deus nos acuda.
Também me lembro da revista Placar dessa Copa de 2002 e nela eu percebi que os grupo da França (França, Senegal, Dinamarca e Uruguai) e Argentina (Argentina, Nigéria, Inglaterra e Suécia) seriam os mais equilibrados daquela primeira fase.
Esse é o maior dilema de uma seleção, ganha as competições a equipe em melhor fase, com jogadores em melhor fase, mas convocar jogadores somente pela fase também não seria bom, pois o time precisa ter uma espinha dorsal, como equipe é necessário entrosamento, ter um jeito de jogar (mas com repertório pra mudar esse jeito entre uma partida e outra ou até na mesma partida)
*A verdade é que poucos brasileiros tem a capacidade de avaliar futebol de forma sensata e lógica, e não pela emoção. A torcida dos 12 grandes do futebol brasileiro acha que os seus respetivos times tem capacidade de ser campeão de tudo no mesmo ano...*
olha o nível dos tiozões saudosistas que falam que seleção acabou, veja o comentário ali, eles mal sabem formular uma frase, são tudo uga buga. é o nível de q.i. médio do brasil. Tú acha que os caras têm inteligência emocional e racional pra avaliar futebol de forma sensata?
Olha só o nível de opções que a seleção brasileira tinha durante o período de 1999 até 2002: GL: Marcos, Dida, Helton, Rogério Ceni. LD: Cafu, Belleti, Taddei, Mancini, Evanilson, Baiano . LE: Roberto Carlos, Serginho, Junior, Fábio Aurélio, Sylvinho, Athirson. ZG: Zago, Aldair, Lucio, Roque Junior, Bordon, André Cruz, Cláudio Caçapa, Fábio Bilica, Edmilson. VL: Mauro Silva, Fábio Simplício, Flávio Conceição, César Sampaio, Vampeta, Zé Elias, Gilberto Silva, Emerson, Amaral, Mozart, Marcos Assunção, Eduardo Costa. MEI: Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Edu Gaspar, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Alex, Lincoln, Júlio Baptista, Ronaldinho Gaúcho, Djalminha, Kaká, Giovanni, Leonardo. ATA: Sávio, Amoroso, Fábio Jr, Jardel, Euller, Elber, Ronaldo, Romário, Edmundo, Sony Anderson, Edilson, Luizão, França, Washington, Rivaldo. Eu acompanhei esse período horrível da seleção nessa época e ficava nítido que o problema não eram as opções e sim o padrão de um time que acabou por se ajustar sob o comando do Felipão que preferiu um modelo mais pragmático de se jogar.
O formiga é bom, estudioso e tals mas as vezes esse lance de querer sempre comparar o passado e falar do que rolava acaba não mostrando tudo também, o Brasil de 94 com Romário à 99 daria pra fazer de 3 a 4 seleções competitivas quem viveu esse período sabe disso, agora o que nunca tivemos foram treinadores que aproveitassem isso, a prova é que em 93 só chama o Romário no jogo final por birra, deixaram o Romário fora de olimpíadas, que tudo bem não era a seleção principal mas era um desejo na época, e no momento era o jogador principal junto com Ronaldo, agora após 99 as coisas se tornaram mais complicadas por escolhas de treinadores, mas essa geração falada aí que na verdade engloba mais de uma 94 e 2002 levou tudo até 2004 inclusive jogando finais de copa América com o time B muitas vezes com o C e quando jogava junto como na copa América de 97 era só cacetada nas outras seleções no geral, são 3 finais de copa do mundo 94,98,02 quatro finais de copa América 95,97,99 e 2004 além de campeão das copas da confederação que tem gente que fala a mais seleção tal não jogou sério o torneio, meu amigo isso não é problema do Brasil, agora em relação a essa geração que começou agora não dá muito pra dizer e mais esperar e quanto a o outro período que o Brasil ficou 24 anos sem ganhar a ressalvas 74 perdeu pra Holanda uma seleção melhor que o Brasil, 78 era disparado o melhor time e no qual todo mundo sabe o que aconteceu assim Como em 82 que pra muitos é uma seleção dentro do Top 5 da história da seleção brasileira sem contar aquele pênalti escandaloso no Zico, mas ok perdeu fatalidade, 86 era um time muito competitivo mas não era o melhor e 90 era o começo de um trabalho como agora no qual depois tivemos esse período tão vencedor
Será que na verdade sempre que pareceu bom foi ruim? 50,82, 2006, 2014, 2018 éramos favoritos. 1958 era a Alemanha, 1970 favorito era ING, 1994 colombia, 2002 França e Argentina e fomos campeões. A unica vez que fomos favoritos e campeos foi 62. E quando Pelé machucou, foi colocado em duvida.
@@miltonsilvaneto378 4 vencedores de bola do ouro, 2 que já haviam vencidos e 2 que iriam vencer no futuro, fora Romário que nem foi pra copa por opção
Eu me divertia muito mais assistindo ao brasil de antigamente do que aquilo que me divirto agora. E o mesmo para o futebol como um todo. Se perdeu a magia. Entendo que seja mais aliciante para quem curte sistema tatico e futebol muito coletivo mas qualidade futebol show isso nao tem tanto.
Concordo muito com voce pq eu tinha 12-13 em 2002 e lembro o que a midia falava na epoca e to tendo flashbacks agora. Kkkkkk os Enzos mal sabem. Outra coisa que tambem incita esse saudosismo eh que quando o tempo passa so resta os highlights, vc so ve os melhores lances da partida e faz parecer que ela foi melhor jogada. Muito se fala do que o Ronaldo Ronaldinho etc faziam que a "geracao de agora nao consegue fazer" . Mas a galera so ta vendo os highlights, se vc assiste o jogo inteiro vc ve passes errados, dribles que foram bloqueados e coisas assim. Por exemplo o gol do Bellingham hoje, daqui a 20 anos as pessoas vao lembrar do maravilhoso gol de bicicleta e como a inglaterra foi bem na Euro hahahaha. Vao falar que Bellingham destruiu essa Euro e que os jogadores "de hoje em dia" nao sao tao bons quanto o bellingham nessa Euro kkkkk. Aposto 1000000000 que vai ser assim, porque sempre eh assim, o tempo passa e so restam os highlights.
Muito obrigado Formiga!!! Tava cansado de dizer isso pra saudosista de memória curta. Cafu sempre foi chamado de perna de pau, que não sabe cruzar... Ronaldo era gordo, "aposentado". Ninguém acreditava na seleção de 94, a Era Dunga estava acabada... sempre foi asim!
Só sei que eu vi o jogo com o meu pai na sala de casa, numa tv de tubo da CCE que tenho guardada comigo até hoje, depois do jogo fomos pra uma avenida mais próxia participar da festa do título, eu nunca vi nada igual aquilo nem mesmo no carnaval, é sério só quem viveu isso sabe oque to dizendo, espero viver isso com meu filho também futuramente
Nossa seleção atual tá longe de ser horrível, mas é inegável que a geração dos anos 90 e anos 2000 era muito superior, independente de sofrer oscilações em muitos momentos. Em muitas copas não foram convocados diversos jogadores que hoje seriam titulares INDISCUTÍVEIS como Juninho Pernambucano, Alex, Djalminha, o próprio Romário entre muitos outros. Apesar de em novembro de 2001 a seleção estar em crise, tínhamos 4 melhores do mundo no elenco (Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaka). Era uma geração muito privilegiada que jogou 3 finais seguidas. Outra coisa, o Formiga falou “se a seleção não tivesse ganho, o tratamento seria diferente com certos jogadores”. Mas os caras foram lá e venceram, isso não é argumento. Hoje poderíamos estar falando que o Neymar é um dos melhores da história do futebol se tivesse ganho a última copa… A grande verdade desse passamento de pano do Formiga é de que se o Brasil ganhar, sim, vai estar tudo certo, apesar das críticas. Mas as críticas precisam ser feitas e apontadas e fazem parte de todo processo, tem que ser responsável para assumir o tranco. Agora eu quero ver essa seleção vencer, porque nos últimos anos o que todos nós vimos foram eliminações para seleções mais fracas (Holanda, Bélgica e Croácia) e muita dificuldade em Copas Américas. Vamos completar 24 anos sem título de Copa do Mundo na próxima edição e se não ganharmos vamos amargar o maior jejum da nossa história.
O Brasil nunca teve dificuldade em copa América, as de 2015 e 2016 só foram por um momento de transição, tanto é que a de 2019 e 2020 fomos finalista e campeão.
e isso só prova o ponto do formiga, se gerações muito melhores do que a atual eram chamadas de lixo, e só foram ser reconhecidas pós título de copa do mundo, então o mesmo se aplicaria caso o Brasil ganhasse agora. É batata, vão criticar até ganhar, chamar gerações incríveis de geração fraca até ganhar, dizer que tá tudo uma merda até ganhar, e depois que ganhar, voltar e dizer que sempre foi bom, que na época era melhor que hoje e etc. Esse movimento sempre acontece, o problema é que depois que vence, todo mundo finge que nunca criticou, que sempre acreditou, que sempre deu valor e que sempre soube do potencial
@@eduardhermesanschau9590 exato. Bebeto e Romário eram imparáveis. Raí e zinho no meio-campo e Dunga de volante e capitão. Aldair na zaga é ótimos laterais como o Branco. Eles não jogavam nos tops da Europa como hoje
@@ominona123452era tachada como uma seleção "feia", mas tinha também o Jorginho, Cafu, Mauro Silva, Taffarel, Ronaldo, Márcio Santos, Raí. Todos esses seriam mais do que indiscutíveis hoje.
Boa tarde. Não era constante o Brasil apresentar um futebol mágico como sempre foi cobrado. Contudo, uma coisa que podemos concordar que na época o Brasil tinha mais estrelas e nomes de impacto no contexto mundial, que também rendiam nos clubes como os grandes nomes hoje rendem, mas os laterais , meias criativos e atacantes com grande impacto mundial. Nào há memória afetiva que coloque pau a pau os laterais de hoje com os antigos. O que tínhamos de atacantes e meias criativos em alta nos clubes brasileiros e europeus, hoje nós temos goleiros, defesa e volantes.
já mostra que você nem acompanha o futebol dos jogadores da seleção pq defesa e volantes é justamente o que temos de mais fraco. O brasil tem um candidato a bola de ouro, que é o vini, tem o Rodrygo que é um dos jogadores mais completos do mundo, ambos já decidiram champions league. Tem o Neymar que é o último grande craque; Tem a segunda maior promessa jovem do futebol mundial (Endrick). Tem o Savinho que se destacou jogando num clube em ascensão da europa. Tem o Martinelli que joga muito no Arsenal e inclusive jogou muito bem na seleção. Além de vários jogadores que se destacam em clubes de Portugal que são pouco badalados mas têm qualidade. Alguns que são jovens promessas tipo Vitor Roque, Marcos leonardo, Matheus nascimento, e o Estevão que é um dos mais badalados e maior promessa no futebol brasileiro. Fora que nas últimas 25 finais de champions o brasil teve em todas, e é o único país a fazer isso. Não tem cabimento esse argumento de que faltam craques no Brasil. Eu te pergunto por exemplo se você sabe qual era a escalação da seleção de 2002 e quais eram os craques e os menos craques, onde eles jogavam? Alguns nomes tipo Juninho Paulista, que foi convocado mesmo estando mal no futebol carioca (não me lembro se era vasco ou flamengo). O Denilson por exemplo, sabe onde jogava? Ricardinho que fez uma temporada horrorosa pelo SPFC e tava na seleção. O Vampeta que vinha de uma temporada ruim no Flamengo e fez uma regular no corinthians (antes de, de fato, se sagrar um ídolo no clube que veio a acontecer depois da copa). O Brasil veio a apresentar um futebol mágico e envolvente lá pra 2004-2006 que, por incrível que pareça, não ganhou a copa lkkkkkk essa seleção de 2002 é muita mídia e era capenga, muito por conta do Felipão ser um treinador fraco (como veio a se confirmar em 2014) e é pura nostalgia, mas agradava a ninguém que assistia
Acredito que o que falam, não é sobre o momento em si, mas a capacidade técnica dos jogadores. A crise ocorrerá sempre com jogadores talentosos ou não, é nítida que a capacidade técnica hoje está bem aquém daquilo que já foi. Naquela época, o Brasil tinha alternativas para usar 56 jogadores, atualmente, isso pode levar um sério risco para o afundamento do Brasil.
Eu acho o seguinte, por mais que as seleções do passado tenham tido também momentos complicados, ainda assim todo mundo via que se tratava de muitos jogadores protagonistas no futebol mundial, tendo 3 ou 4 bolas de ouro. Não da pra olhar pra essa seleção, e pq ela também teve momentos complicados e comparar com as de hoje só por esse motivo.
O BF tem alguma razão, mas quando fala sobre 2002 esquece sempre que o Brazil vinha de duas finais em 2 mundias (tendo inclusive batido em 3 finais consecutivas em 3 mundiais (tendo ganha duas). Não dá para comparar o rigor daquela avaliação contra a da agora, que não entrega nada há muito. 94 é claro que foi uma geração menos brilhante mas acabou ganhando, mas sabe-se que não é considerada tão fora de série mesmo tendo ganho, tanto que a "grandeza" do Romário vem um pouco disso, do ter ganho "quase sozinho"... Agora é preciso o Brasil olhar e perceber que o futebol mudou e tem de se adaptar a genialidade natural ao contexto tático actual, e os últimos treinadores têm ficado um pouco meio entre os 2.
Mas lá os caras ganharam 94 e foram vice em 98, sem falar que Ronaldo, Rivaldo, Cafú, R. Carlos e Lúcio estavam entre os melhores jogadores do mundo em suas posições, sem falar no Ronaldinho, que já era aspirante a melhor do mundo. Hoje o único que temos é o Vini, Militão e o Rodrygo como coadjuvante de luxo. Não temos laterais, não temos volante, não temos centroavante e temos um goleiro bom, mas não espetacular. As críticas são válidas, mas precisamos entender e aceitar que não somos mais protagonistas do futebol mundial. A geração de 94 a 2006 elevou demais nossas expectativas. Tem que pressionar mesmo, não quer pressão vai jogar na várzea, profissional tem que ser pressionado, já ganham bem, e muito bem, pra isso.
Eu queria poder expressar o quanto que eu gostei do título desse vídeo. Disse absolutamente tudo.
Matou a pau, formiga. Pena que as pessoas agem assim pq gostam, a grande maioria da humanidade ta pouco se fodendo pra razão, eles querem seguir um movimento! Ótimo vídeo!
Antes da copa de 1970, a seleção brasileira também teve problemas. Faltando uns 3~4 meses para a Copa, o técnico João Saldanha foi demitido e o Zagallo foi convidado. O Pelé era questionado por ter jogado mal a copa de 1966 e por estar "velho".. 😂😂
Sempre teve isso da seleçao ser criticada ,, so que hoje existe mais problemas do que antes
@@heltonfernandes6762 Como é que tu sabe? Tu lembra daquela época?
@@arthurdeniham7934 Na minha época que iniciei o acompanhamento da Seleçao sempre teve mas tinha as época boas tambem de convencimento ,, antes de 94 era vaiada direto futebol Burocratico , treinador teimoso ai teve a vinda de Romario o povo se empolgou e assim foi como em.97 tinha algumas pequenas questionamentos mas muitos elogios tambem nos titulos e boas apresentaçoes ,, O Brasil foi elogiado até quando perdeu o Torneio de Paris ,,foi massacrado em 98 e foi elogiado em 99 tendo uma das melhores apresentaçoes da historia contra a Argentina no Beira Rio ,, ai a partir de 2000 foi criticado até 2002 , inclusive a crise até 2002 iniciou se com Luxemburgo no comando , e Formiga disse que tava uma blza com ele ,, essa atual o povo nao se empolgou nem com os bons resultado de Tite em 2013 foi que teve alguma aproximaçao
@@heltonfernandes6762 2013?
@@arthurdeniham7934 2013 por causa da copa das confederações,,
assunto muito bom!o povo brasileiro acha que as seleções brasileiras de antigamente eram uma maquina, mas na epoca antes das conquistas sempre taxadas como pior geração e nem por isso impediu deles conquistarem as coisas,da pra contar nos dedos os jogadores que seriam lembrados se nao fossem campeão do mundo. memoria seletiva acaba criando uma falsa imagem do passado e isso e triste!
@@AndersonPaschoalon em 1966
Nos tínhamos
No meio campo: Tostão, Rivellino, Gerson, clodoaldo, Dirceu Lopes, Pelé, Ademir da Guia, Dudu, Didi
Na defesa: djalma santos, nilton santos, Bellini, carlos alberto torres, piazza, amarildo e entre outros
No ataque: Zagallo, garrincha, jairzinho, Vavá, Pepe, Durval
E dá pra perceber que tínhamos grandes camisas 8 e camisas 10
Fora outros craques: do cruzeiro, santos, Botafogo, palmeiras e etc.
Futebol é feito de detalhes, imagina r9 sem a copa de 2002, bicho ia ser um dos maiores vilões do fut br, chamado de pipoqueiro, gordo.
Exatamente. @@Aacademiadofuturo
Queria uma má geração com Ronaldo, Rivaldo, Gaúcho, Alex, Kaká e J. Pernambucano. Não com Savinho, João Gomes, Evanilson, Richarlison e Andreas Pereira.
Em todas as copas do mundo que Brazil ganhou a seleção estava desacreditada.
1958 - nunca tinha ganho e os jogadores brasileiros tinham fama de pipoqueiros.
1962 - Pelé machuca no segundo jogo.
1970 - na copa anterior tinha sido eliminado na primeira fase, troca de treinador faltando 3 meses para a copa, Pelé era considerado velho (mesmo tendo apenas 29 para 30 na época) e ainda inventaram que Pelé estava com problema de vista.
1994 - 24 anos sem ganhar, má campanha nas eliminatorias (se classificando na última rodada), era taxado de "jogar feio" e falavam que a geração era fraca.
2002 - 3 trocas de treinadores, má campanha nas eliminatórias (tbm se classificando na última rodada), Ronaldo era visto com desconfiança devidos às lesões e não convocação de Romário.
O pior é q tem jovem q nem viu aquela seleção jogar falando asneira na internet como se fosse um grande entendedor de futebol
Os jovens tbm falam que Ronaldinho foi o maior da história ( do alto dos seus 26 gols por ano) sem terem visto
E vc é? Pq aquela seleção venceu uma copa tendo o grupo mais fácil da copa, ainda teve um penalti mandraque a seu favor contra a turquia, Teve gol impedido não anulado contra a belgica e um gol mto mal anulado da belgica no mesmo jogo. Eu me lembro de ficar feliz pq por termos ganho, mas... se tem var naquela epoca, duvido ter penta kkkkkkkkkkkkkkkkk. Não amigo o pior é que tem "adultos" como vc.
@@LJSouza-l4x Acho q vc me interpretou errado amigo, quis dizer q mts jovens acham q naquela época a seleção era td as mil maravilhas, msm sem ter visto, sendo q na realidade era totalmente ao contrário, assim como vc disse. Sem contar q era mt contestada tanto pela mídia quanto pela torcida. Espero q tenha entendido agora 👍
@@LJSouza-l4xmano mais se tivesse var naquela epoca basicamente os campeões mundiais Seriam diferentes totalmente
E esses jovens nunca verão nada parecido 😂😂😂
Lembro-me bem dessa época... Mas a visão saudosista de alguns faz parecer que naquele tempo era tudo perfeito, que a seleção passava o carro em tudo e todos em todas as partidas. É aquela velha história... Quando ganha todo mundo é gênio e quando perde ninguém presta. Aqui sempre foi e sempre será assim.
Triste
sim, torcida e imprensa fazem isso. as seleçoes de 2018 e 2022 não eram tão ruins, tinham condição de chegar ao titulo, mas como perderam todos descem a lenha, se ganham seriam ídolos absolutos, melhor geração.
@@aldairjosedavitoriajunior2243 não sei se seriam ídolos, mesmo se ganhassem. Talvez dos jovens, mas dos mais antigos eu tenho dúvidas. Esse futebol robotizado de hoje não cativa, não motiva a sentar na frente da TV pra assistir... Muito protocolo, tática, físico... Mas quase nada do verdadeiro futebol Brasileiro, aquele que nos diferenciava dos demais e fazia os adversários respeitarem, jogarem encolhidos, por uma bolinha. Isso tudo acabou!
A Seleção de 1998 quando perdeu, ninguém prestava, queriam ver o Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos fora da seleção, pois na cabeça daquela galera, nenhum prestava, sendo que o Ronaldo tinha vencido o prêmio Bola de Ouro e o Rivaldo venceu no ano seguinte 1999.
@@geovansantos397 de fato a seleção mostrou um futebol bem burocrático na maior parte daquela Copa, mas o povo é emocionado desde sempre... Se não sair goleando geral, não presta! O agravante é que naquela época nós tínhamos uma gama muito grande de talentos, então o melhor era sempre o que estava no banco ou que sequer havia sido convocado.
Lembro que em 2002 eu estava na sexta série e tinha um professor de Educação Física que após a convocação pra Copa detonou a convocação de Ronaldo, com frases do tipo: “Até eu jogo melhor do que esse cara com o joelho quebrado…” Hoje se eu encontrar com ele, certamente negará que disse essas coisas. Enfim! Só um exemplo pra ilustrar tudo que o Formiga disse.
Hj com certeza ele fala ao contrário. Esses pessoal tem memória curta. Eu tbm tava na sexta série na época. Lembro que tinha gente que falava que o Ronaldo tava "bichado", que não era pra levar ele.
Mas isso muda o fato de que todos os atacantes atuais são piores que o Ronaldo com o joelho quebrado?
Exatamente isso cara
@@kauaparaguacu mas aí você está falando do maior camisa 9 da história, qualquer um perto dele parece piada, é um desrespeito com os atacantes atuais (que são excelentes)
@@Eu_Henrique-v3h excelentes? Me fala qual deles é pelo menos top 5 artilheiro na liga onde joga?
Sempre muito lucido esse formiga. Fico chateado com quem acha q entende de futebol e fica criticando tudo e todos. Sou flamenguista, e isso acontece tanto com a seleçao quanto com o time do flamengo. Torcida as vezes só atrapalha
Brasil ficou 24 anos sem ganha uma copa do mundo?
Mas isso ninguém fala!
O importante pra vocês é só o resultado, e o processo não vale nada!
E muitas vezes o resultado é ruim por falta de sorte, como foi em 1982 onde o brasil faz uma baita copa, mas é eliminado por poucos erros, mas o que o Brasil fez em 1982 foi um lixo só por que não ganhou a copa?
Esses brasileiros são muito ignorantes, só visam o resultado que muitas vezes é obtido por sorte!
No ciclo de 2002
O brasil quase ficou de fora da copa do mundo, mas tem gente que fala que o ciclo foi bom, sendo que o brasil quase ficou de fora da copa do mundo, e graças ao Felipão que salvou a seleção e depois conquistou a copa do mundo evitou um vexame, mas vocês adoram romantizar tudo, e essa memória afetiva de vocês só separa o que é bom, e o que é ruim vocês excluem!
A melhor seleção brasileira foi do final dos anos 50
até final dos anos 70
Nesse período principalmente em 1966 e 1978 dava pro brasil formar 3 times só de grande jogadores
Não atoa em 1966 convocaram 44 jogadores e foram fazendo uma espécie de eliminatoria até conseguir os 22 jogadores ideias,
E esses 44 jogadores eram a maioria tudo craques, pra você ver o nível da nossa safra de jogadores naquela época.
Sim a torcida brasileira me dá muita raiva, criticar da maneira mais injusta possivel é obrigatório, apoiar é opcional....
A verdade é que o futebol ficou chato. Hj o time com maior chance de ganhar, é o que se nega a jogar futebol.
O futebol, hj é mais tático do que técnico. O improviso, e a genialidade que eram características do jogador brasileiro está sumindo.
Ouvi os dois lados, e estou com o Rica.
O formiga adora esse jogo mais mecânico de hj em dia.
th-cam.com/video/i3TByOzAydI/w-d-xo.htmlsi=S7biOv_6YmLDddCP
Não pode criticar a poderosa seleção?
Agora tem a frase nova kkkkk "o Ronaldinho tem razão" kkkkkkkk
eles falam isso como se o ronaldinho tivesse feito muito pela seleção kkkkkkkk pior campanha de copa na história de um bola de ouro
José Júnior, ele tem razão na minha opinião sobre a opinião dele do que tá acontecendo no caso a seleção ta jogando nada e não tá perdeu duas Copas, seguidas e duas Copas Américas seguidas màs ele não e a melhor pessoa pra criticar mais a crítica dele tem peso né pois ele e o Ronaldinho !
Excelente explanação ! Com muito lógica relembrou e contextualizou muito bem o período das copas de 94 e 2002.
Acompanho futebol desde 89 e já vi três extinções do futebol brasileiro: 1989/1991 com Lazaroni e Falcão, 2000/2001 com Leão e Felipão e agora, com Dorival. A história era sempre a mesma, q n tinha mais craques, que estávamos ultrapassados, que n se joga mais por amor à camusa, que aqui as coisas são desorganizadas ... Valdano, campeão do Mundo em 1986 com a Argentina, numa entrevista à Placar no início dos 90, falou uma coisa interessante: O Brasil é como um bumerange, pois sempre volta. Saúde e paz a todos.
Tomara que volte mesmo kkkkkkk mas essa geração é bem fraquinha
O Brasileiro sempre foi exigente, mas essa geração é a pior em quase tudo, naquela época o Brasil oscilava mas as outras seleções sul-americanas eram muito mais fortes, hj não vencemos uma campeã do mundo em Copa do Mundo faz 22 anos, não temos um craque, tomamos 7 a 1 em casa e a CBF vem de crise após crise, tá perigoso a gente virar uma Hungria, com uma baita história no passado mas hj...
Muito bom ver o Formiga deixando os saudosistas pianinho
Enzo detectado 😂
Saudosista detectado
E sendo o oposto de um saudosista, que é um cara que crê piamente que nada mudou, está tudo como era antes, os problemas são iguais... acredita quem quiser...
A seleção brasileira ganhou tudo que disputou de 2002 até 2010 tirando a copa de 2006... e durante o período de 2002 a 2006 o Brasil dava show jogo bonito e espetáculo. Isso é ser saudosista?
@@Joãosibsantos Realmente, jogo bonito é bem importante, só não adianta jogar bonito e não ganhar nada.
Cirúrgico! Quem viveu a epoca sabe que nao foram flores, muito pelo contrario, a seleçao saiu daqui desacreditada! Por isso sempre digo que nós somos eternos vira latas, nao sabemos ser favoritos, o Brasil só cresce debaixo de pancada!
Hoje muito pior o Ronaldo fez falta nas eliminatórias mas quando começou eu tinha certeza que o Brasil seria campeão hoje não se tem mais isso
@@marcioeduardo2086quem viveu a época e nao se deixa levar pelo saudosismo sabe que praticamente ninguém acreditava naquela seleção sendo campeã
@@andersondarosa32 eu acreditava
Se empata com a costa rica é o fim do mundo, se ganha do Paraguai "é só o Paraguai" torço muito pra essa geração trazer uma copa, gosto muito e quero que esses caras mudem essa narrativa
Quero muito que Neymar retorne e levante o troféu. Aí quero ver a desculpa da imprensa.
@@10910Luiskkkkk vai sonhando
@@edmaradkins Como diz os argentinos, "la ilusion(sonho) es el alma del futbol"...
O vídeo do Formiga é pra mostrar que antigamente não era essas mil maravilhas. Hoje em dia, todo mundo sabe que não são as mil maravilhas. Copa América da seleção foi fraquíssima e só ganhou do time que apanhou de todo mundo.
@@10910Luisrsrs 😂
Vídeo necessário! Formiga, vc é LENDA
Valeu Enzo 🤦🏻 tá igual a O formiga amando o futebol horrível de hoje.
@@Felipe8-z7x É apenas minha opinião amigo. Você tem direito de pensar diferente, e tá tudo bem
Tenho 40 anos e vi a porra toda. Luxemburgo estava no auge e a seleção estava afinada em seu comando (até Formiga reconheceu isso), porém veio a CPI e Luxa caiu. Depois virou a bagunça de sempre do Brasil: crise, corrupção na CBF, trocas e mais trocas de técnico, seleção desacreditada...porém Luxa mostrou que talento tínhamos de sobra, Scolari fortaleceu a defesa e do meio pra frente o time se virava.
@@brnakano CBF bagunçada infelizmente não é de hoje né...
@@mr.lightning5103 é exatamente igual a gestão do país, irmão...só presepada desde época do Pedro Álvares Cabral
Excelente vídeo!
Formiga admiro muito seu trabalho viu vc é muito coerente em seus comentários parabéns pelo seu trabalho q papai do seu continui te abençoando e vc continui esse cara simples e humilde tamo junto
Formiga, quando se trata da análise do futebol, sempre sensato e cirúrgico! Excelente!
Ou seja, brasileiro sempre foi um povo chato vira lata que reclama de tudo e mimado, o antigo sempre será melhor pq é invejoso pq não suporta a ideia de envelhecer e ver coisas novas aparecendo, não que eu esteja dizendo que hoje é melhor que o antigo, mas sim que independentemente da época sempre vão reclamar, eu vi jornal antigo da época de Pelé pessoas dizendo que futebol "de antigamente" era melhor, se até na era Pelé foi assim imagina agora.
Pois então cara, é exatamente isso, o Brasileiro não muda mesmo, isso chega a ser triste.
Eu concordo muito pensando no macro da nossa sociedade, mas em relação a futebol, pqp, a seleção e o futebol brasileiro nunca foram perfeitos e mágicos o tempo todo, mas essa cruzada patética do Formiga pra tentar equalizar o futebol brasileiro hoje com o de antigamente não dá. Não é questão só de bola, hoje a seleção não inspira nada, não tem nenhum carisma e identidade. É o fundo do poço sim.
Brasileiro não muda e nunca vai mudar, não sabemos valorizar os nossos jogadores. Se naquela época já falavam mal do Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, chamando dois vencedores da Bola de Ouro de ruins e querendo fora da Seleção, imagina nos dias de hoje.
@@geovansantos397 parece que é um ódio mortal por aquilo que é produzido no próprio país.
Lembro que tava sofrido, dava até dó. Um monte de jogardor "desconhecido", sem Romário, eliminado na copa america pela Honduras e classificação fraca nas eliminatórias. Uma porrada atrás da outra. O único conforto emocional foi a volta do Ronaldo mesmo
Bruno Formiga foi cirúrgico demais no vídeo de hoje, é exatamente a mesma coisa que me vem em mente, chega a ser inacreditável como é sempre repetidamente isso, e parece que dificilmente essa ocasião irá mudar, só se o Brasileiro usar a lógica pelo menos uma vez na vida, quem sabe...
Porra, q belo vídeo. Colocou o q eu sempre penso quando vejo gente falando de seleções antigas
2002 Foi a pior campanha da seleção nas eliminatórias até hoje .
2002 Com 6 derrotas , 30 pontos (3°)
2006 fez 34 pontos , 2 derrotas(1°)
2010 fez 34 pontos , 2 derrotas(1°)
2018 fez 41 pontos, 1 derrota(1°)
2022 fez 45 pontos , 0 derrotas(1°)
Coicidencia , terminou caindo nas quartas quando foi campeão das eliminatórias.
Negócio e deixar a liderança para outra seleção mesmo.
Faltou mostrar a campanha de 1994 que tbm não foi boa e a Seleção foi campeã da Copa. O Brasil se classificou na última rodada contra o Uruguai marcada por aquela atuação histórica do Romário.
@@Fabio-fq4dre cadê 98?
@@PessiMcDonalds campeão classificava no automático até 2002
Cara,até a seleção de 70 antes da copa,chegou sendo questionada kkkkkkk
E como você explica todos os recordes negativos de 2023 para 2024?
Ótima lembrança
Sim, sempre que falam que está ruim, lembro dessa eliminação pra Honduras. Perfeito!
Me impressiono com a lucidez das suas análises, Formiga! incrível 👏🏼👏🏼
Bruno Formiga, Parabéns pelo video. Pena que muitos não entendem isso que vc falou. aqui nos comentários mesmo tem uns achando vc esta dizendo que a atual geração é melhor que aquela de 2022. Impressionante como a turma está com a mente poluída pela internet, pois nem um video esclarecedor como esse, consegue fazer a turma pénsar.
Ótimo tema... Análise perfeita
Formiga depois de ver Divertidamente 2 kkkkk
Gostei do vídeo mano! Subscrevo
Sou muito teu fã! Sempre muito atento aos detalhes e trazendo uma visão que nos lembra de não desistir de acreditar
Realmente, Ronaldo na seleção muitos falavam que a Nike obrigava a convocação dele.
Só digo uma coisa, a seleção na pratica jogava com 3 zagueiros e 2 volantes de marcação... Se qquer treinador hoje em dia fizer isso é chamado de retranqueiro, medroso entre outros adjetivos!
A melhor seleção brasileira foi do final dos anos 50
até final dos anos 70
Nesse período principalmente em 1966 e 1978 dava pro brasil formar 3 times só de grande jogadores
Não atoa em 1966 convocaram 44 jogadores e foram fazendo uma espécie de eliminatoria até conseguir os 22 jogadores ideias,
E esses 44 jogadores eram a maioria tudo craques, pra você ver o nível da nossa safra de jogadores naquela época.
Mas, o Felipão era chamado de retranqueiro, e foi a última opção da CBF. Eles tentaram primeiro Luxa e Leão, que vinha de times jogando pra frente. Luxa só saiu por causa do problema politico com a CPI. Leão tentou fazer um time com mais jogadores locais, deu errado, só ai foram pro Felipão, justamente ele foi 3º opção pela fama de retranqueiro. A impressa não dava esse apoio todo não ao 3-5-2
@@ineurotoxina-esperançatcn poha, o mesmo comentário
@@pdr3301 tu disse o que?
@@takacolon2792 sim, foi neste sentido que eu quis dizer! Hoje eles falam que "a seleção de 2002 dava gosto de assistir" qdo na vdd a época todos falavam que o Felipão era um retranqueiro e com 3 zagueiros não ganharia de ninguém....
Finalmente alguém relevante falou algumas verdades sobre como os jogadores daquela época eram críticos. Eu lembro, como se fosse hoje, dos jornalistas metendo o pau. Só virou unanimidade depois que ganhou.
11:10 meu Deus kkkkkkkkkk.
Essas coisas tem que ser faladas mesmo, pra lembrar esse povo.
Adoro seus vídeos, Formiga, especialmente quando tiram um pouco dessa memória utópica de um momento q supostamente era perfeito.
Formiga sempre lúcido... Só falou verdades. O ciclo de 2002 foi um caos total e ninguém fala
Realmente o fato de ganhar, muda completamente a memoria das pessoas. Faz muita diferença.
Bruno Formiga é o melhor comentarista, pois é sincero nos argumentos👏🏾👏🏾👏🏾
Vc é o cara!
Bruno Formiga é meu pastor e nada me faltará.
Para o brasileiro sempre foi assim, foi campeão é bom, perdeu é um lixo completo
Eu tava vendo o sorteio da copa do mundo de 2002 e o Galvão falando o tempo todo sobre a crise que tava a seleção e a corrupção na CBF, falando que a copa de 2002 era primeira copa que o Brasil ia temendo os adversários! Semelhante com o que acontece hoje. Vídeo necessário!
"Viver de Highlights" é o que define a galera saudosista que adora criticar a Seleção Brasileira
🤦🏻Enzo
@@Felipe8-z7x🤙🤙🤙
@@Felipe8-z7xAquele argumento sem sentido como sempre né
Época boa, pelo menos tinha highlights...
Se não ganharmos a copa, ninguém vai ficar vendo highlights da seleção brasileira de 2023/2024.
Então por mais que seja injusto com os jogadores e concordo que é errado esse saudosismo barato, mas pelo menos eles ganhavam algo.
Prefiro mil vezes sair campeão de copa jogando mal do que sair encantando o mundo e perder o título
@@luccavalentinw.fiorini2302 kkkkkkkk.
Esse vídeo é necessário. A verdade que precisa ser dita mas a maioria não quer ouvir
Época das bandeirinhas no morumbi sendo jogadas, lembro de um brasil e Uruguai com rivaldo em campo de eu ficar triste por sentir a seleção tinha perdido aquele clima de imbatíveis (na minha cabeça de criança). Era ruim antes tbm, que bom formiga que vc sempre lembra essas paradas.
A seleção de 2021 restaurou um pouco essa sensação de imbatível, mesmo com a derrota contra a argentina chegou favorita a copa de 22. Não que não tenha que jogar bem, mas perder faz parte quando se está renovando uma seleção, e a nossa é a seleção mais jovem no mundo, falta um pouco de paciência pro torcedor
Italia ganhou 2006 de 24 anos. Esta fora das ultimas 2 copas
Espanha ganhou primeira copa só em 2010
Alemanha ganhou 2014 depois de 24 anos. Foi mal nas ultimas duas copas
França ganhou 2018 depois de 20 anos
Argentina ganhou em 22 depois de 36 anos. Ficou quase 30 anos sem ganhar uma copa America.
94 a 2002 deixou parecer que é mais facil que realmente é.
A melhor frase do vídeo: " a gente vai viver de highlights..."
Isso vale demais pros fãs de highlights do Ronaldinho Gaúcho que foi um craque é claro, mas não o que os jovens pensam. Um dia desses vi uma pesquisa sobre o maior camisa 10 pós Pelé pela seleção brasileira e caras como Rivaldo e Zico ficando atrás do Ronaldinho Gaúcho kkkkkkkk
É muita loucura. Ele teve um auge fora do comum entre 2005 e 2006 pelo Barcelona, fato. Mas com a camisa da seleção quem acompanhou sabe do que tô falando.
É sempre bom saber a história
Fico imaginando o próprio Neymar que é extremamente criticado... Caso em 2014 não tivesse machucado e o Brasil passa pela a Alemanha e vence a Argentina no Maracanã... Ia ser uma loucura.
Aquela seleção do 7x1 que virou piada seria possivelmente seria até mais idolatrada do que 2002 e 94. E não duvido o próprio Ney ser mais endeusado do que o próprio Romário.
Mas, aí é aquele famo "e se..."
"Se" não joga.
Se minha mãe fosse uma poica eu era um bacurim
Não foi por Neymar que perdeu da Alemanha meu amigo, pelo amor de Deus. A Alemanha era muito, muito mais time. Talvez com Neymar o Brasil iria perder de uns 4 x 2 😂😂
Eu não disse que o Brasil venceria se tivesse o Neymar, eu disse... "E se..."
E mesmo Brasil sendo inferior, tudo podia acontecer.
A mesma Alemanha venceu a Argélia por apenas 2x1 nas oitavas.
Se o Brasil tivesse vencido mesmo sendo inferior, as narrações seriam muito diferentes.
Se eu tivesse nascido rico...
Perfeita análise 👏🏾👏🏾👏🏾
Tenho 41 anos, então já vi fases ruins, fases médias e fases muito boas da seleção. Vi o Brasil ser tetra em 94 e penta em 2002, mas também vi os fiascos de 90 e de 2006, por exemplo, além de alguns outros na Copa América. Mas, por pior que fossem algumas seleções, NADA se compara a essa de hoje, NADA mesmo. A de hoje em dia é tenebrosa, tanto em valores individuais como em formação de time ou em vontade de ganhar. Não adianta passar pano! Quem viveu o passado jamais vai aceitar esse tipo de comparação. Por mais que tenhamos visto seleções não tão boas assim, é inegável que tem uma diferença gigantesca pra atual. Quem discorda, é só argumentar aqui embaixo.
É igual o pessoal que fala que hoje ninguém quer trabalhar, galera sempre fala do passado glorioso e que hoje é tudo horrível kkkkk perfeita a crítica!
Ótima análise Formiga 🐜
Vídeo totalmente necessário!
Em 1987, o Brasil foi goleado pelo Chile por 4 a 0, na Copa América. Esqueceram disso. Naquele time tinha gente que foi em 1994.
Romário tava em 87 ?
Miller e Raí.
Estava Romário Rai Muller, Jorginho, Bebeto, alguns,@@guilhermeluisdasilva2917
QUE VÍDEO NECESSÁRIO. VIVERDORES DE HIGHLIGHTS
Hoje não é ruim não
É horrível mesmo !!!!!!
ao menos o brasil tem mundial
Uma coisa que me impressiona muito é que o Cafu era cornetadíssimo, lembro que tinha gente pedindo o Juninho Pernambucano de ala direito porque "não tem condição de ganhar uma Copa com Cafu e Delete (que era o apelido carinhoso do Belletti, dado depois da desastrosa Copa América 2001). Aí depois dele levantar o penta virou melhor lateral direito da história em metade das seleções do instagram
Massa 👏🏽👏🏽👏🏽
Salve Formiga, obrigado por fazer esse tipo de vídeo, não aguento mais os comentários dos idiotas cheios de auto-estima.
Em 1994 na Copa dos EUA a seleção também partiu totalmente desacreditada pelos comentaristas e ex-jogadores.
Eu lembro que foi uma festa quando o sorteio do grupo da copa do mundo colocou o Brasil contra Turquia, China e Costa Rica. Porque a galera estava com medo real. Inclusive o primeiro tempo contra a Turquia já foi um Deus nos acuda.
Também me lembro da revista Placar dessa Copa de 2002 e nela eu percebi que os grupo da França (França, Senegal, Dinamarca e Uruguai) e Argentina (Argentina, Nigéria, Inglaterra e Suécia) seriam os mais equilibrados daquela primeira fase.
e o brasil ainda contou com ajudinha da arbitragem
@@Eu_Henrique-v3hfora que pegou seleções fracas
Falou verdade.
Bruno Formiga vs O Passado, em uma luta de boxe 🥊, essa eu pagava pra ver.
Bruno formiga é a cara do Thiago serial kiler de Goiânia 😅
Sensato demais, é exatamente assim que penso
Obrigado Formiga. Tô falando muito isso nos últimos meses. Pessoal fala mal dessa seleção como se a gente só tivesse bagre.
Esse é o maior dilema de uma seleção, ganha as competições a equipe em melhor fase, com jogadores em melhor fase, mas convocar jogadores somente pela fase também não seria bom, pois o time precisa ter uma espinha dorsal, como equipe é necessário entrosamento, ter um jeito de jogar (mas com repertório pra mudar esse jeito entre uma partida e outra ou até na mesma partida)
*A verdade é que poucos brasileiros tem a capacidade de avaliar futebol de forma sensata e lógica, e não pela emoção. A torcida dos 12 grandes do futebol brasileiro acha que os seus respetivos times tem capacidade de ser campeão de tudo no mesmo ano...*
Copas do mundo acabou!
olha o nível dos tiozões saudosistas que falam que seleção acabou, veja o comentário ali, eles mal sabem formular uma frase, são tudo uga buga. é o nível de q.i. médio do brasil. Tú acha que os caras têm inteligência emocional e racional pra avaliar futebol de forma sensata?
Olha só o nível de opções que a seleção brasileira tinha durante o período de 1999 até 2002:
GL: Marcos, Dida, Helton, Rogério Ceni.
LD: Cafu, Belleti, Taddei, Mancini, Evanilson, Baiano .
LE: Roberto Carlos, Serginho, Junior, Fábio Aurélio, Sylvinho, Athirson.
ZG: Zago, Aldair, Lucio, Roque Junior, Bordon, André Cruz, Cláudio Caçapa, Fábio Bilica, Edmilson.
VL: Mauro Silva, Fábio Simplício, Flávio Conceição, César Sampaio, Vampeta, Zé Elias, Gilberto Silva, Emerson, Amaral, Mozart, Marcos Assunção, Eduardo Costa.
MEI: Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Edu Gaspar, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Alex, Lincoln, Júlio Baptista, Ronaldinho Gaúcho, Djalminha, Kaká, Giovanni, Leonardo.
ATA: Sávio, Amoroso, Fábio Jr, Jardel, Euller, Elber, Ronaldo, Romário, Edmundo, Sony Anderson, Edilson, Luizão, França, Washington, Rivaldo.
Eu acompanhei esse período horrível da seleção nessa época e ficava nítido que o problema não eram as opções e sim o padrão de um time que acabou por se ajustar sob o comando do Felipão que preferiu um modelo mais pragmático de se jogar.
Só lembra o que é do interesse
Só verdades, tem uma galera que fica falando mal mas só para para assistir futebol na Copa do Mundo
Formiga sempre muito cirúrgico!
O formiga é bom, estudioso e tals mas as vezes esse lance de querer sempre comparar o passado e falar do que rolava acaba não mostrando tudo também, o Brasil de 94 com Romário à 99 daria pra fazer de 3 a 4 seleções competitivas quem viveu esse período sabe disso, agora o que nunca tivemos foram treinadores que aproveitassem isso, a prova é que em 93 só chama o Romário no jogo final por birra, deixaram o Romário fora de olimpíadas, que tudo bem não era a seleção principal mas era um desejo na época, e no momento era o jogador principal junto com Ronaldo, agora após 99 as coisas se tornaram mais complicadas por escolhas de treinadores, mas essa geração falada aí que na verdade engloba mais de uma 94 e 2002 levou tudo até 2004 inclusive jogando finais de copa América com o time B muitas vezes com o C e quando jogava junto como na copa América de 97 era só cacetada nas outras seleções no geral, são 3 finais de copa do mundo 94,98,02 quatro finais de copa América 95,97,99 e 2004 além de campeão das copas da confederação que tem gente que fala a mais seleção tal não jogou sério o torneio, meu amigo isso não é problema do Brasil, agora em relação a essa geração que começou agora não dá muito pra dizer e mais esperar e quanto a o outro período que o Brasil ficou 24 anos sem ganhar a ressalvas 74 perdeu pra Holanda uma seleção melhor que o Brasil, 78 era disparado o melhor time e no qual todo mundo sabe o que aconteceu assim
Como em 82 que pra muitos é uma seleção dentro do Top 5 da história da seleção brasileira sem contar aquele pênalti escandaloso no Zico, mas ok perdeu fatalidade, 86 era um time muito competitivo mas não era o melhor e 90 era o começo de um trabalho como agora no qual depois tivemos esse período tão vencedor
em 94 quase nao fomos pra copa tbm... o problema é que tem muita gente que so fica vendo lances no TH-cam e fica dando pitaco
Mas isso não tem a ver. Hj estamos quase fora com 7 vagas disponíveis
Será que na verdade sempre que pareceu bom foi ruim? 50,82, 2006, 2014, 2018 éramos favoritos. 1958 era a Alemanha,
1970 favorito era ING, 1994 colombia, 2002 França e Argentina e fomos campeões. A unica vez que fomos favoritos e campeos foi 62. E quando Pelé machucou, foi colocado em duvida.
Assisti aquela copa de 2002... Com "4 bolas de ouro no elenco" e foi uma luta pra ganhar... Copa marcada por inúmeros erros de arbitragem
3 bolas. Ronaldo 2 e Rivaldo 1
@@miltonsilvaneto378 4 vencedores de bola do ouro, 2 que já haviam vencidos e 2 que iriam vencer no futuro, fora Romário que nem foi pra copa por opção
@@JoseRBrito Entendi agora. Rivaldo foi só um melhor do mundo porque Ronaldo e Zidane estavam machucado.
Romário não têm bola de ouro!
1994 é do Stochkov@@JoseRBrito
Perfeito! Rivaldo era muito criticado por prender a bola e chutar mal e Ronaldo perdia gol fácil também … era terrível.
Eu me divertia muito mais assistindo ao brasil de antigamente do que aquilo que me divirto agora. E o mesmo para o futebol como um todo. Se perdeu a magia. Entendo que seja mais aliciante para quem curte sistema tatico e futebol muito coletivo mas qualidade futebol show isso nao tem tanto.
Concordo muito com voce pq eu tinha 12-13 em 2002 e lembro o que a midia falava na epoca e to tendo flashbacks agora. Kkkkkk os Enzos mal sabem.
Outra coisa que tambem incita esse saudosismo eh que quando o tempo passa so resta os highlights, vc so ve os melhores lances da partida e faz parecer que ela foi melhor jogada. Muito se fala do que o Ronaldo Ronaldinho etc faziam que a "geracao de agora nao consegue fazer" . Mas a galera so ta vendo os highlights, se vc assiste o jogo inteiro vc ve passes errados, dribles que foram bloqueados e coisas assim.
Por exemplo o gol do Bellingham hoje, daqui a 20 anos as pessoas vao lembrar do maravilhoso gol de bicicleta e como a inglaterra foi bem na Euro hahahaha. Vao falar que Bellingham destruiu essa Euro e que os jogadores "de hoje em dia" nao sao tao bons quanto o bellingham nessa Euro kkkkk. Aposto 1000000000 que vai ser assim, porque sempre eh assim, o tempo passa e so restam os highlights.
Muito obrigado Formiga!!! Tava cansado de dizer isso pra saudosista de memória curta. Cafu sempre foi chamado de perna de pau, que não sabe cruzar... Ronaldo era gordo, "aposentado". Ninguém acreditava na seleção de 94, a Era Dunga estava acabada... sempre foi asim!
Só sei que eu vi o jogo com o meu pai na sala de casa, numa tv de tubo da CCE que tenho guardada comigo até hoje, depois do jogo fomos pra uma avenida mais próxia participar da festa do título, eu nunca vi nada igual aquilo nem mesmo no carnaval, é sério só quem viveu isso sabe oque to dizendo, espero viver isso com meu filho também futuramente
Temporada 1 Ep2 contra o Saudosismo.
Tô dentro 😂
A emoção distorce a realidade.
Racionalmente faltaram Romário, Alex, Djalminha entre outros
A seleção não são os melhores, são os preferidos.
Nossa seleção atual tá longe de ser horrível, mas é inegável que a geração dos anos 90 e anos 2000 era muito superior, independente de sofrer oscilações em muitos momentos. Em muitas copas não foram convocados diversos jogadores que hoje seriam titulares INDISCUTÍVEIS como Juninho Pernambucano, Alex, Djalminha, o próprio Romário entre muitos outros. Apesar de em novembro de 2001 a seleção estar em crise, tínhamos 4 melhores do mundo no elenco (Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaka). Era uma geração muito privilegiada que jogou 3 finais seguidas.
Outra coisa, o Formiga falou “se a seleção não tivesse ganho, o tratamento seria diferente com certos jogadores”. Mas os caras foram lá e venceram, isso não é argumento. Hoje poderíamos estar falando que o Neymar é um dos melhores da história do futebol se tivesse ganho a última copa…
A grande verdade desse passamento de pano do Formiga é de que se o Brasil ganhar, sim, vai estar tudo certo, apesar das críticas. Mas as críticas precisam ser feitas e apontadas e fazem parte de todo processo, tem que ser responsável para assumir o tranco. Agora eu quero ver essa seleção vencer, porque nos últimos anos o que todos nós vimos foram eliminações para seleções mais fracas (Holanda, Bélgica e Croácia) e muita dificuldade em Copas Américas. Vamos completar 24 anos sem título de Copa do Mundo na próxima edição e se não ganharmos vamos amargar o maior jejum da nossa história.
O Brasil nunca teve dificuldade em copa América, as de 2015 e 2016 só foram por um momento de transição, tanto é que a de 2019 e 2020 fomos finalista e campeão.
@@AndersonPaschoalonseleção de 94, nome por nome, é absolutamente superior ao que temos hoje. E, à época, era tachada de seleção fraca, sem graça.
e isso só prova o ponto do formiga, se gerações muito melhores do que a atual eram chamadas de lixo, e só foram ser reconhecidas pós título de copa do mundo, então o mesmo se aplicaria caso o Brasil ganhasse agora. É batata, vão criticar até ganhar, chamar gerações incríveis de geração fraca até ganhar, dizer que tá tudo uma merda até ganhar, e depois que ganhar, voltar e dizer que sempre foi bom, que na época era melhor que hoje e etc. Esse movimento sempre acontece, o problema é que depois que vence, todo mundo finge que nunca criticou, que sempre acreditou, que sempre deu valor e que sempre soube do potencial
@@eduardhermesanschau9590 exato. Bebeto e Romário eram imparáveis. Raí e zinho no meio-campo e Dunga de volante e capitão. Aldair na zaga é ótimos laterais como o Branco. Eles não jogavam nos tops da Europa como hoje
@@ominona123452era tachada como uma seleção "feia", mas tinha também o Jorginho, Cafu, Mauro Silva, Taffarel, Ronaldo, Márcio Santos, Raí. Todos esses seriam mais do que indiscutíveis hoje.
Boa tarde. Não era constante o Brasil apresentar um futebol mágico como sempre foi cobrado. Contudo, uma coisa que podemos concordar que na época o Brasil tinha mais estrelas e nomes de impacto no contexto mundial, que também rendiam nos clubes como os grandes nomes hoje rendem, mas os laterais , meias criativos e atacantes com grande impacto mundial. Nào há memória afetiva que coloque pau a pau os laterais de hoje com os antigos. O que tínhamos de atacantes e meias criativos em alta nos clubes brasileiros e europeus, hoje nós temos goleiros, defesa e volantes.
já mostra que você nem acompanha o futebol dos jogadores da seleção pq defesa e volantes é justamente o que temos de mais fraco. O brasil tem um candidato a bola de ouro, que é o vini, tem o Rodrygo que é um dos jogadores mais completos do mundo, ambos já decidiram champions league. Tem o Neymar que é o último grande craque; Tem a segunda maior promessa jovem do futebol mundial (Endrick). Tem o Savinho que se destacou jogando num clube em ascensão da europa. Tem o Martinelli que joga muito no Arsenal e inclusive jogou muito bem na seleção. Além de vários jogadores que se destacam em clubes de Portugal que são pouco badalados mas têm qualidade. Alguns que são jovens promessas tipo Vitor Roque, Marcos leonardo, Matheus nascimento, e o Estevão que é um dos mais badalados e maior promessa no futebol brasileiro. Fora que nas últimas 25 finais de champions o brasil teve em todas, e é o único país a fazer isso. Não tem cabimento esse argumento de que faltam craques no Brasil.
Eu te pergunto por exemplo se você sabe qual era a escalação da seleção de 2002 e quais eram os craques e os menos craques, onde eles jogavam? Alguns nomes tipo Juninho Paulista, que foi convocado mesmo estando mal no futebol carioca (não me lembro se era vasco ou flamengo). O Denilson por exemplo, sabe onde jogava? Ricardinho que fez uma temporada horrorosa pelo SPFC e tava na seleção. O Vampeta que vinha de uma temporada ruim no Flamengo e fez uma regular no corinthians (antes de, de fato, se sagrar um ídolo no clube que veio a acontecer depois da copa).
O Brasil veio a apresentar um futebol mágico e envolvente lá pra 2004-2006 que, por incrível que pareça, não ganhou a copa lkkkkkk essa seleção de 2002 é muita mídia e era capenga, muito por conta do Felipão ser um treinador fraco (como veio a se confirmar em 2014) e é pura nostalgia, mas agradava a ninguém que assistia
Acredito que o que falam, não é sobre o momento em si, mas a capacidade técnica dos jogadores. A crise ocorrerá sempre com jogadores talentosos ou não, é nítida que a capacidade técnica hoje está bem aquém daquilo que já foi. Naquela época, o Brasil tinha alternativas para usar 56 jogadores, atualmente, isso pode levar um sério risco para o afundamento do Brasil.
Já estou preparado pra ver o Hexa🇧🇷 🏆🏆🏆🏆🏆>>>🏆
sempre com comentários precisos
Mazinho e Zinho no meio de campo da seleção de 1994 era triste 😢
Me lembro bem... lembro muito bem de quando detonavam a seleção depois de apresentações pífias nos amistosos da nike
É como dizia o belchior: " nossos ídolos ainda são os mesmos...vc diz que depois deles não apareceu mais ninguém "ninguém
Esse vídeo é uma aula de história e pragmatismo no futebol.
Excelente Análise!
Sem falar que o Futebol mudou muito, Está físico e tatico e nós sempre dependemos apenas do Talento!
Eu acho o seguinte, por mais que as seleções do passado tenham tido também momentos complicados, ainda assim todo mundo via que se tratava de muitos jogadores protagonistas no futebol mundial, tendo 3 ou 4 bolas de ouro. Não da pra olhar pra essa seleção, e pq ela também teve momentos complicados e comparar com as de hoje só por esse motivo.
ronaldo e rivaldo estavam longe de ser protagonistas em 2002
O BF tem alguma razão, mas quando fala sobre 2002 esquece sempre que o Brazil vinha de duas finais em 2 mundias (tendo inclusive batido em 3 finais consecutivas em 3 mundiais (tendo ganha duas). Não dá para comparar o rigor daquela avaliação contra a da agora, que não entrega nada há muito. 94 é claro que foi uma geração menos brilhante mas acabou ganhando, mas sabe-se que não é considerada tão fora de série mesmo tendo ganho, tanto que a "grandeza" do Romário vem um pouco disso, do ter ganho "quase sozinho"... Agora é preciso o Brasil olhar e perceber que o futebol mudou e tem de se adaptar a genialidade natural ao contexto tático actual, e os últimos treinadores têm ficado um pouco meio entre os 2.
O que você está falando é uma questão histórica e filosófica. tem um vídeo do canal estranha história que fala sobre isso e é genial.
Bruno Formiga o cara que não saudosista, mas adora defender a ilusão brasileira 🇧🇷.
Mas lá os caras ganharam 94 e foram vice em 98, sem falar que Ronaldo, Rivaldo, Cafú, R. Carlos e Lúcio estavam entre os melhores jogadores do mundo em suas posições, sem falar no Ronaldinho, que já era aspirante a melhor do mundo. Hoje o único que temos é o Vini, Militão e o Rodrygo como coadjuvante de luxo. Não temos laterais, não temos volante, não temos centroavante e temos um goleiro bom, mas não espetacular. As críticas são válidas, mas precisamos entender e aceitar que não somos mais protagonistas do futebol mundial. A geração de 94 a 2006 elevou demais nossas expectativas. Tem que pressionar mesmo, não quer pressão vai jogar na várzea, profissional tem que ser pressionado, já ganham bem, e muito bem, pra isso.
Entre 99 e abril de 2002 Ronaldo estava andando de muletas .o questionamento era se ele voltaria a jogar Futebol