Olá:) Eu estou neste momento a construir o meu fundo de emergência e também já ganhei o hábito de apontar as minhas despesas numa folha do Excel. Continua o bom trabalho e um ano!
@Ella, obrigada por este canal. Descobrí-o há pouco tempo e já o partilhei com as pessoas que gosto. Há muita inércia no que toca à autoeducação financeira e é isso que temos que combinar. Um abraço e uma excelente década de 2020!
Eu felizmente não tenho dívidas e tenho a minha reserva de emergência montada. Agora estou no próximo passo que é investir em ações para receber renda passiva dos dividendos. Seu canal é muito bom, ensina as pessoas em Portugal a controlar as finanças e começarem a investir. Eu faço mesmo aqui no Brasil, tenho um canal no TH-cam onde ensino as pessoas a investirem (renda fixa, FIIs e Ações).
Olá, o Bankinter foi a minha escolha com a conta mais ordenado, são dados juros de 5% da TANB no primeiro ano e 2% nos anos seguintes. como quem diz 3,6 líquidos no 1º ano e 1,4 no segundo. para mim foi o que me deu mais jeito e menos rosco ja que é uma conta a ordem XD
Sinceramente já aprendi q não vale a pena. Máximo de rentabilidade em Pt é 5%, já no BR rentabilidades de 8% a 12%. A reserva de emergência tem q estar em Portugal, mas os demais investimentos aconselho que faça em real e dólar!
@@robertoaraujo6367 eu diria que, no momento e a depender da quantia para sua reserva: Divide entre certificados de aforro (triste mas seguro) e o bankinter (tem uma condição de no primeiro e segundo ano render 5% e 2% respectivamente). Caso vc esteja montando a reserva aí a estratégia é outra!
podes partilhar uma folha de excel para controlar as finanças pessoais. Conheci-te através do canal renda maior e estou aprofundar o teu canal e reconheço-te qualidade na forma como apresentas conteúdo. obrigado pela partilha de conhecimento :D
5 ปีที่แล้ว +2
Olá David! Obrigada pelo teu comentário e pelo feedback! :) Fico muito contente com esse reconhecimento. Olha, eu registo de forma muito simples. Coloco os meses em diferentes sheets. Depois em cada mês coloco todas as despesas com a data do dia em que gastei, no que gastei e quanto foi. No final faço o somatório. Dá para detalhar muito mais, mas para mim funciona assim.
Olá Ella, antes demais obrigado pelo conteúdo de qualidade que nos passas! A minha sugestão para aplicação do fundo de emergência vai para um "qualquer" banco que esteja a fazer uma promoção para novos clientes através e um produto com uma remuneração acima da média do mercado! É só uma questão de procurarem que tenho a certeza que vão encontrar! (mas cuidado com as letras pequeninas, leiam tudo muito bem e façam todas as perguntas sem vergonhas!) Sei que é chato a introdução de um novo banco nas nossas vidas até pelos custos que poderão acarretar, por isso proponho que negocei-e algum pagamento por lá de forma a reduzir os custos de manutenção etc. Caso possam, podem substituir esse banco novo por outro que já trabalhem! Espero ter contribuído, bjs Ella!
4 ปีที่แล้ว
Olá Ricardo. É uma boa dica ;) Pode ser uma excelente opção para a diversificação do fundo de emergência.
Ella onde aplicas o teu fundo de emergência? Etf seria bom? Tenho 24 anos e quero começar a construir o meu FIre
4 ปีที่แล้ว +2
Olá António, parabéns por estares a construir o teu FIRE :) ETF para fundo de emergência, não!! Porque à partida há um risco mais elevado associado (dependendo do tipo de ETF) e por isso a liquidez também é mais baixa (ou seja, há alturas em que o ETF desvaloriza, como agora na crise, e então não convém nada retirar o dinheiro). ETFs são mais adequados para estratégias de investimento de longo prazo. Para o fundo de emergência recomendo diversificar entre: certificados de aforro; certificados do tesouro (mas atenção que no primeiro ano não podes mexer no dinheiro) e alguma conta poupança/depósito a prazo.
Eu comecei este mês a criar um fundo de emergência! A verdade é que eu literalmente meti-o debaixo da cama(meti numa caixinha) 😅😌...Só tenho uma conta bancária, quais são as opções que tenho e quais os riscos/probolemas de o guardar fisicamente? Obrigado Ella pelos teus videos excelente conteúdo e informações
5 ปีที่แล้ว +2
Muito obrigada :D Guardar dinheiro em casa é um risco porque o mesmo desvaloriza. A verdade é que numa conta a ordem, desvaloriza igualmente. Ou seja, o ideal seria pelo menos não perder dinheiro. Outro risco de guardar em casa, é a segurança. Se acontecer algum imprevisto (incêndio, roubo, etc) perdes o dinheiro.
Video excelente e fez me perceber o que é o fundo de emergência. E este vídeo veio na altura em que eu comecei a criar o meu fundo de emergência, e para isso comecei a apontar os meus gastos fixos e várias numa tabela de Excel e assim tenho noção do quanto gasto em despesas, do quanto posso gastar em lazer, em formação , etc. Achas que e uma boa opção para começar a criar o meu fundo de emergência?
5 ปีที่แล้ว
Olá Gabriel! Obrigada pela partilha. Sim, isso é excelente. Para poder começar a poupar, temos de saber quanto gastamos e onde. Assim que conseguires colocar dinheiro de lado, podes começar a criar o teu fundo de emergência :)
@ e isso mesmo que quero fazer, e assim tenho noção de onda sai o meu dinheiro e quanto e que me sobra, e obviamente que se quero poupar dinheiro tenho de começar a criar a disciplina de poupar e não gastar a toa por assim dizer
Boa tarde Ella, Estou a começar por criar um fundo de emergência com a minha esposa, e para isso procuro uma conta a prazo a 12meses que permita reforços mensais. Tenho procurado em vários bancos e para já não encontrei nenhum que permita reforçoes. Conheces algum? Podes ajudar com alguma dica? Obrigado.
Olá Ella, descobri o seu canal a pouco tempo e confesso que se tornou um vício. Estou montando o meu fundo de emergência e confesso estar um pouco perdida sobre onde é aplicar o dinheiro que já tenho. Gostaria de saber se você conhece o Iban Wallet, e se sim o que pensa sobre aplicar parte do fundo de emergência no mesmo, visto que a liquidez é alta.
4 ปีที่แล้ว +2
Que bom! Fico super contente :) Começo, mas não invisto. Isto é um produto financeiro de crowdlending, que implica riscos. Pessoalmente gosto de colocar o fundo de emergência em produtos de alta liquidez, sim, mas também de baixo risco, como por exemplo: certificados de aforro, do tesouro, ou mesmo contas poupança. Os produtos P2P são para quem gosta de arriscar um pouco mais.
Finanças com Ella Sim, estou a pensar seriamente em colocar parte do dinheiro em certificados de aforro, neste caso poderia por exemplo, colocar uma quantia de 3 em 3 meses, devido ao período de liquidez? Os depósitos podem ser feitos mensalmente porém não de forma automática?
Será uma boa opção usar o go & grow da bondora para guardamos o nosso fundo de emergência? O que aconselhas?
4 ปีที่แล้ว +2
Olá David! Não, porque esse tipo de investimentos são de alto risco. E mesmo para investimento, pessoalmente só alocaria 5% do meu capital, precisamente por ser de elevado risco.
Eu nao guardo debaixo do colchao, eu guardo dentro do colchao :D
4 ปีที่แล้ว +1
Hahaha! Arriscado revelar assim esse segredo XD
5 ปีที่แล้ว +1
Boa noite. Excelente vídeo! Penso que o Bankinter tem um tipo de conta, conta ordenado, em que se estiver pelo menos 5000 euros e se a pessoa receber um ordenado de no mínimo 800 euros, são dados juros de 5% da TANB no primeiro ano e 2% nos anos seguintes. Posso ter falhado em alguma informação, visto já não me lembrar bem.
Não precisa de ter 5000€, esse é o valor máximo que eles pagam os juros de 5%. Em termos de juros, ter 5000 ou 10000 nessa conta, é igual.
5 ปีที่แล้ว
@@qwertypt pois estou a pensar fazer exatamente o mesmo, mas tinha ideia que era só a partir do 5000 euros, assim é muito melhor. O único requisito é que o ordenado tem de ir para essa conta e tem de ser superior a 800 euros certo?
Boas Ella! Eu tenho parte do meu fundo de emergência no produto “Go & grow” da Bondora. Sei que tem algum risco, mas dá 6,75% e tem liquidez imediata... O que achas?
5 ปีที่แล้ว +10
Olá Nuno. Apesar de ter liquidez imediata, como tem risco, não é o ideal. Pessoalmente não colocaria lá o fundo de emergência. A meu ver neste caso, é um investimento que tens na Bondora, e não o teu fundo de emergência.
Olá, Ella. Ótimo vídeo, sou fã do canal. Conheci a Nexo que tem uma conta de savings em EUR, rende 8% ao ano com rendimentos diários, sem comissão ou qualquer taxa e liquidez imediata. Achei uma boa opção para o fundo de emergência, o que acha? Obrigado, Victor
4 ปีที่แล้ว +1
Olá Victor! Obrigada pelo feedback! Desconheço essa conta. Parece quase bom de mais para ser verdade ;) Analisa muito bem para ver as contrapartidas dessa conta.
Olá Victor! Alguma novidade ou informação adicional após estes meses? Estou neste momento a começar o meu Fundo de Investimento e a procurar opções :) Obrigada.
Boas Ella, sou um grande seguidor do teu canal e com ele melhorei muito a minha literacia financeira. No entanto tenho uma questão a fazer, achas que o fundo de emergência pode ser guardado numa plataforma como a Bondora, no plano Go&Grow? Continua com o bom trabalho.
4 ปีที่แล้ว
Olá David! Que bom! Isso deixa-me super contente 😃 Não recomendo! O risco deste tipo de investimentos é elevado, por isso não é aconselhável. Fatores importantes para escolher o produto onde colocar o fundo de emergência são: total/elevada liquidez (ou seja, conseguir retirar o dinheiro a qualquer altura) e baixo risco.
Excelente vídeo. Obrigado pelo trabalho que fazes, as tuas dicas são espetaculares. Já agora tenho um filho com 7 anos, e faço uma poupança mensal para a educação dele , na tua opinião qual o melhor produto para colocar o dinheiro???
5 ปีที่แล้ว +1
Obrigada João! Fico mesmo contente :) Sobre o teu filho, antes de mais, excelente iniciativa! Uma das perguntas a colocar é: quando precisas do dinheiro? Definir o horizonte temporal é um primeiro passo para escolher um investimento. Depois tens de definir o grau de liquidez que procuras, o nível de risco, etc. No meu Ebook Guia de Investimento para Iniciantes falo sobre isso. www.financascomella.com/free-stuff/
@ talvez 5 mil em cada produto que mencionou!? Consigo poupar todos os meses no mínimo 100 euros. Adoro os seus vídeos, infelizmente nunca dei muito valor ao dinheiro mesmo me custando a ganhar. =)
4 ปีที่แล้ว +1
@@pauloalmeida2280 Obrigada Paulo! Sim, pode ser uma opção! Mas tens de ter em conta a liquidez dos produtos. Por exemplo, no caso dos certificados do tesouro, só depois de 1 ano é que ens novamente acesso ao dinheiro.
Moro na Belgica e gostaria de saber qual a melhor corretora pra eu abrir conta e poder guardar meu fundo de emergecia em dos titulos do tesouro do pais, se houver com alta liquidez, igual fazemos no brasil.
5 ปีที่แล้ว +1
Olá! Este tipo de produtos que falei no vídeo (certificados do tesouro ou de aforro) subscreve-se nos correios ou online. No caso dos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, podem ser subscritos nos Correios, como os outros Certificados, ou online (caso já tenhas conta no IGCP). Os Certificados de Aforro podem ser subscritos nas estações de correio ou online (no AforroNet)
Olá:)
Eu estou neste momento a construir o meu fundo de emergência e também já ganhei o hábito de apontar as minhas despesas numa folha do Excel.
Continua o bom trabalho e um ano!
Excelente Filipa!! Continua assim :)
Também estou fazendo o mesmo, numa planilha de Excel. Ótima dica! Obrigado
Existe um app chamado Organizze que te facilita a vida e deixa tudo bem gráfico. Vale a pena dar uma olhada
@Ella, obrigada por este canal. Descobrí-o há pouco tempo e já o partilhei com as pessoas que gosto. Há muita inércia no que toca à autoeducação financeira e é isso que temos que combinar.
Um abraço e uma excelente década de 2020!
Obrigada Aissatu! Igualmente :D
Eu felizmente não tenho dívidas e tenho a minha reserva de emergência montada.
Agora estou no próximo passo que é investir em ações para receber renda passiva dos dividendos.
Seu canal é muito bom, ensina as pessoas em Portugal a controlar as finanças e começarem a investir.
Eu faço mesmo aqui no Brasil, tenho um canal no TH-cam onde ensino as pessoas a investirem (renda fixa, FIIs e Ações).
Good work!! :D
Olá, o Bankinter foi a minha escolha com a conta mais ordenado, são dados juros de 5% da TANB no primeiro ano e 2% nos anos seguintes. como quem diz 3,6 líquidos no 1º ano e 1,4 no segundo. para mim foi o que me deu mais jeito e menos rosco ja que é uma conta a ordem XD
Sem dúvida uma excelente opção de forma a diversificar a rentabilizar o fundo de emergência. Poucos conhecem esta opção. Obrigado.
Videos diretos e objetivos. És incrível Ella
Obrigada pelo feedback!! :D
Olá @Ella. Existe alguma aplicação de renda fixa em euro que cubra a inflação? Talvez em outro país da zona do euro.
Banco BNI Europa com boa taxa num deposito à ordem
Sou brasileiro e não conheço os ativos financeiros do mercado português, gostaria de saber o que é um FUNDO DE CAPITAL e um exemplo. 🙏🏻
Sinceramente já aprendi q não vale a pena. Máximo de rentabilidade em Pt é 5%, já no BR rentabilidades de 8% a 12%. A reserva de emergência tem q estar em Portugal, mas os demais investimentos aconselho que faça em real e dólar!
@@julioruas9187 E qual é o melhor lugar pra deixar a reserva de emergência em Portugal? Os certificados de aforro são uma tristeza!
@@robertoaraujo6367 eu diria que, no momento e a depender da quantia para sua reserva: Divide entre certificados de aforro (triste mas seguro) e o bankinter (tem uma condição de no primeiro e segundo ano render 5% e 2% respectivamente).
Caso vc esteja montando a reserva aí a estratégia é outra!
Os fundos de mercado monetario sao bons para emergencias
podes partilhar uma folha de excel para controlar as finanças pessoais. Conheci-te através do canal renda maior e estou aprofundar o teu canal e reconheço-te qualidade na forma como apresentas conteúdo. obrigado pela partilha de conhecimento :D
Olá David! Obrigada pelo teu comentário e pelo feedback! :) Fico muito contente com esse reconhecimento. Olha, eu registo de forma muito simples. Coloco os meses em diferentes sheets. Depois em cada mês coloco todas as despesas com a data do dia em que gastei, no que gastei e quanto foi. No final faço o somatório. Dá para detalhar muito mais, mas para mim funciona assim.
@@ManecasSkate obrigado! Já sabia mas prefiro o Excel, fica mais personalizado 👍
O que achas de usar o fundo de emergência em títulos de dívida pública? E qual escolherias certificados do tesouro ou certificados de aforro?
Olá, tal foi respondido no vídeo, respetivamente nos minutos 05:20 (Certificados de Aforro) e 05:50 (Certificados do Tesouro).
Olá Ella, antes demais obrigado pelo conteúdo de qualidade que nos passas! A minha sugestão para aplicação do fundo de emergência vai para um "qualquer" banco que esteja a fazer uma promoção para novos clientes através e um produto com uma remuneração acima da média do mercado! É só uma questão de procurarem que tenho a certeza que vão encontrar! (mas cuidado com as letras pequeninas, leiam tudo muito bem e façam todas as perguntas sem vergonhas!) Sei que é chato a introdução de um novo banco nas nossas vidas até pelos custos que poderão acarretar, por isso proponho que negocei-e algum pagamento por lá de forma a reduzir os custos de manutenção etc. Caso possam, podem substituir esse banco novo por outro que já trabalhem! Espero ter contribuído, bjs Ella!
Olá Ricardo. É uma boa dica ;) Pode ser uma excelente opção para a diversificação do fundo de emergência.
Ella onde aplicas o teu fundo de emergência?
Etf seria bom?
Tenho 24 anos e quero começar a construir o meu FIre
Olá António, parabéns por estares a construir o teu FIRE :) ETF para fundo de emergência, não!! Porque à partida há um risco mais elevado associado (dependendo do tipo de ETF) e por isso a liquidez também é mais baixa (ou seja, há alturas em que o ETF desvaloriza, como agora na crise, e então não convém nada retirar o dinheiro). ETFs são mais adequados para estratégias de investimento de longo prazo. Para o fundo de emergência recomendo diversificar entre: certificados de aforro; certificados do tesouro (mas atenção que no primeiro ano não podes mexer no dinheiro) e alguma conta poupança/depósito a prazo.
@ Obrigado 🤗
Eu comecei este mês a criar um fundo de emergência! A verdade é que eu literalmente meti-o debaixo da cama(meti numa caixinha) 😅😌...Só tenho uma conta bancária, quais são as opções que tenho e quais os riscos/probolemas de o guardar fisicamente?
Obrigado Ella pelos teus videos excelente conteúdo e informações
Muito obrigada :D Guardar dinheiro em casa é um risco porque o mesmo desvaloriza. A verdade é que numa conta a ordem, desvaloriza igualmente. Ou seja, o ideal seria pelo menos não perder dinheiro. Outro risco de guardar em casa, é a segurança. Se acontecer algum imprevisto (incêndio, roubo, etc) perdes o dinheiro.
Video excelente e fez me perceber o que é o fundo de emergência. E este vídeo veio na altura em que eu comecei a criar o meu fundo de emergência, e para isso comecei a apontar os meus gastos fixos e várias numa tabela de Excel e assim tenho noção do quanto gasto em despesas, do quanto posso gastar em lazer, em formação , etc. Achas que e uma boa opção para começar a criar o meu fundo de emergência?
Olá Gabriel! Obrigada pela partilha. Sim, isso é excelente. Para poder começar a poupar, temos de saber quanto gastamos e onde. Assim que conseguires colocar dinheiro de lado, podes começar a criar o teu fundo de emergência :)
@ e isso mesmo que quero fazer, e assim tenho noção de onda sai o meu dinheiro e quanto e que me sobra, e obviamente que se quero poupar dinheiro tenho de começar a criar a disciplina de poupar e não gastar a toa por assim dizer
Ola Ella, ja descobriu um novo sitio pra guardar a reserva de emergencia?
Tens algum video sobre a iban wallet?
Ainda não! Não uso a Iban Wallet, por isso é que ainda não falei sobre isso aqui no canal.
TO amar seus ensinos
Que bom! Obrigada!
Boa tarde Ella,
Estou a começar por criar um fundo de emergência com a minha esposa, e para isso procuro uma conta a prazo a 12meses que permita reforços mensais. Tenho procurado em vários bancos e para já não encontrei nenhum que permita reforçoes. Conheces algum? Podes ajudar com alguma dica? Obrigado.
Encontrei o activobank com um juro liquido de 0,0540%. Se souberem mais algum, por favor digam :)
Olá Ella, descobri o seu canal a pouco tempo e confesso que se tornou um vício. Estou montando o meu fundo de emergência e confesso estar um pouco perdida sobre onde é aplicar o dinheiro que já tenho. Gostaria de saber se você conhece o Iban Wallet, e se sim o que pensa sobre aplicar parte do fundo de emergência no mesmo, visto que a liquidez é alta.
Que bom! Fico super contente :) Começo, mas não invisto. Isto é um produto financeiro de crowdlending, que implica riscos. Pessoalmente gosto de colocar o fundo de emergência em produtos de alta liquidez, sim, mas também de baixo risco, como por exemplo: certificados de aforro, do tesouro, ou mesmo contas poupança. Os produtos P2P são para quem gosta de arriscar um pouco mais.
Finanças com Ella Sim, estou a pensar seriamente em colocar parte do dinheiro em certificados de aforro, neste caso poderia por exemplo, colocar uma quantia de 3 em 3 meses, devido ao período de liquidez? Os depósitos podem ser feitos mensalmente porém não de forma automática?
Será uma boa opção usar o go & grow da bondora para guardamos o nosso fundo de emergência? O que aconselhas?
Olá David! Não, porque esse tipo de investimentos são de alto risco. E mesmo para investimento, pessoalmente só alocaria 5% do meu capital, precisamente por ser de elevado risco.
Eu nao guardo debaixo do colchao, eu guardo dentro do colchao :D
Hahaha! Arriscado revelar assim esse segredo XD
Boa noite. Excelente vídeo! Penso que o Bankinter tem um tipo de conta, conta ordenado, em que se estiver pelo menos 5000 euros e se a pessoa receber um ordenado de no mínimo 800 euros, são dados juros de 5% da TANB no primeiro ano e 2% nos anos seguintes.
Posso ter falhado em alguma informação, visto já não me lembrar bem.
Olá! Obrigada pela partilha! :D
Eu uso esse, aliás, abri a conta só para isso, uma vez que não tem custos e dá 5% brutos até 5K.
Não precisa de ter 5000€, esse é o valor máximo que eles pagam os juros de 5%. Em termos de juros, ter 5000 ou 10000 nessa conta, é igual.
@@qwertypt pois estou a pensar fazer exatamente o mesmo, mas tinha ideia que era só a partir do 5000 euros, assim é muito melhor. O único requisito é que o ordenado tem de ir para essa conta e tem de ser superior a 800 euros certo?
@ Tem de entrar na conta pelo menos 800€ e pode sair de seguida, não precisa necessariamente de ser o ordenado.
Boas Ella!
Eu tenho parte do meu fundo de emergência no produto “Go & grow” da Bondora.
Sei que tem algum risco, mas dá 6,75% e tem liquidez imediata...
O que achas?
Olá Nuno. Apesar de ter liquidez imediata, como tem risco, não é o ideal. Pessoalmente não colocaria lá o fundo de emergência. A meu ver neste caso, é um investimento que tens na Bondora, e não o teu fundo de emergência.
Olá, Ella. Ótimo vídeo, sou fã do canal. Conheci a Nexo que tem uma conta de savings em EUR, rende 8% ao ano com rendimentos diários, sem comissão ou qualquer taxa e liquidez imediata. Achei uma boa opção para o fundo de emergência, o que acha? Obrigado, Victor
Olá Victor! Obrigada pelo feedback! Desconheço essa conta. Parece quase bom de mais para ser verdade ;) Analisa muito bem para ver as contrapartidas dessa conta.
Olá Victor! Alguma novidade ou informação adicional após estes meses? Estou neste momento a começar o meu Fundo de Investimento e a procurar opções :) Obrigada.
@@DontEatMyPopcorn ola Adilia, nenhuma novidade. Veja sobre a Nexo. Tenho uma conta de savings com eles e estou bem satisfeito. Boa sorte!
@@victordasilvaperlingeiro6509 Grata! Irei verificar. Boa sorte e bons investimentos.
Boas Ella, sou um grande seguidor do teu canal e com ele melhorei muito a minha literacia financeira.
No entanto tenho uma questão a fazer, achas que o fundo de emergência pode ser guardado numa plataforma como a Bondora, no plano Go&Grow?
Continua com o bom trabalho.
Olá David! Que bom! Isso deixa-me super contente 😃 Não recomendo! O risco deste tipo de investimentos é elevado, por isso não é aconselhável. Fatores importantes para escolher o produto onde colocar o fundo de emergência são: total/elevada liquidez (ou seja, conseguir retirar o dinheiro a qualquer altura) e baixo risco.
Excelente vídeo. Obrigado pelo trabalho que fazes, as tuas dicas são espetaculares.
Já agora tenho um filho com 7 anos, e faço uma poupança mensal para a educação dele , na tua opinião qual o melhor produto para colocar o dinheiro???
Obrigada João! Fico mesmo contente :) Sobre o teu filho, antes de mais, excelente iniciativa! Uma das perguntas a colocar é: quando precisas do dinheiro? Definir o horizonte temporal é um primeiro passo para escolher um investimento. Depois tens de definir o grau de liquidez que procuras, o nível de risco, etc. No meu Ebook Guia de Investimento para Iniciantes falo sobre isso. www.financascomella.com/free-stuff/
Ola pessoas, como vocês dividiriam 15 mil euros? É um fundo que não posso perder.
Olá Paulo! Podes pensar em: conta poupança, certificados de aforro, certificados do tesouro. É uma sugestão :)
@ talvez 5 mil em cada produto que mencionou!? Consigo poupar todos os meses no mínimo 100 euros. Adoro os seus vídeos, infelizmente nunca dei muito valor ao dinheiro mesmo me custando a ganhar. =)
@@pauloalmeida2280 Obrigada Paulo! Sim, pode ser uma opção! Mas tens de ter em conta a liquidez dos produtos. Por exemplo, no caso dos certificados do tesouro, só depois de 1 ano é que ens novamente acesso ao dinheiro.
@ 1 ano não me faz confusão não mexer no dinheiro. Faz me confusão pagar anuidades e comissões. =)
Paulo Almeida então certificados de aforro e tesouro são ideais :)
Moro na Belgica e gostaria de saber qual a melhor corretora pra eu abrir conta e poder guardar meu fundo de emergecia em dos titulos do tesouro do pais, se houver com alta liquidez, igual fazemos no brasil.
Olá! Este tipo de produtos que falei no vídeo (certificados do tesouro ou de aforro) subscreve-se nos correios ou online. No caso dos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, podem ser subscritos nos Correios, como os outros Certificados, ou online (caso já tenhas conta no IGCP). Os Certificados de Aforro podem ser subscritos nas estações de correio ou online (no AforroNet)
@ obrigadoooooooooooooooooooooo