Como marido foi terrível, como militar foi impecável, como governador acho que foi mediano, tendo em vista que teve a orientação e apoio de grandes personagens como Dona Leopoldina e José Bonifácio, mas como pai ele foi nota 10, o cara lutou pelo trono da filha, reconheceu os bastardos e deu ao Brasil o Don Pedro II. Claro, um pai amar seus filhos é mais que obrigação, mas estamos falando de uma época onde isso não era esperado. Amei o vídeo professor Danilo, a sua narração traz contornos épicos a essas histórias. Até a próxima !!!
De refugiado a imperador e terminando como soldado . Que cara incrível . Se fosse em época de grandes batalhas, certeza que teria sido um grande herói Nossa mano, que aula
@@peixe9327 a ta, eu não sabia que pra ser herói tinha que ser perfeito em tudo na vida . Nesse caso só Jesus foi herói E dom Pedro segundo também era safado pq tem cartas dele se declarando pra outras mulheres além da esposa
Excelente, conta a verdade sobre D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, muito para lá do que é conhecido na Brasil. Em Portugal é muito amado, será sempre o nosso Rei D. Pedro IV que tirou Portugal do absolutismo de D. Miguel. Muito amado no Porto, cidade também amada por ele à qual deixou seu coração. É verdade Rei soldado, faltou dizer isso que ele quis ser sepultado como soldado.
Dom Pedro era um homem de guerras,era conhecido como um ogro no trato pessoal. Seu herdeiro no Brasil teve uma educação refinada como os Burbons descendente da corte austríaca,e Dom Pedro II foi considerado o monarca mais culto do seu tempo.
Quanto a ser "ogro", depende do ponto de vista. Ele era direto ao ponto, mas dizem que até aos escravos tratava bem. Inclusive acabei de assistir um vídeo português falando sobre as intenções dele acabar com a escravidão, e algumas frases, como "o sangue dos escravos é tão vermelho quanto o meu" [algo assim].
@@isolasaggioro2856 D. Pedro saiu menino de Portugal, um país onde já não havia escravatura, por certo quando chegou ao Brasil e havia escravos deve ter estanhado. E são ditas muitas mentiras, ou é criada muita ficção. D. Pedro não era "ogre" de forma alguma. Todos os reis tinham a instrução melhor possível. Por certo também foram mestres para o Brasil com a comitiva real. Factor relevante é que tanto D. Pedro como D. João VI se apaixonam pelo Brasil. Isso só prova a maravilha que é o vosso país. E foi muito beneficiado com a mudança da corte na época. E é isso tem que ser visto à luz da época.
Não é novela é vida real, eram tempos diferentes, o rei era o chefe máximo o general, se não fosse forte não tinha o respeito dos seus homens. Vejam outros reis na história.
Quando eu vejo a história de Dom Pedro I eu penso nele como um Imperador com seus defeitos e com seus atos de heroísmo. Ok. Mas penso também em como os brasileiros tinham sangue nos olhos!
Parabéns! Adorei o vídeo e a história contada sobre D. Pedro IV.Só tenho um reparo a fazer. Em Portugal D. Pedro IV é respeitado e considerado como um dos arquitetos do Portugal moderno.
Apesar das mancadas dele, lhe tenho admiração pela coerência e espírito de luta pela justiça. Visitei o Museu Ipiranga em São Paulo, onde há um memorial com fogo e estive no quarto onde ele nasceu e morreu no Palácio Queluz, em Portugal.
Um promenor interessante é a marca de D. Pedro IV na cidade do Porto. A seu pedido, e como nota ao povo da cidade que apoiou as suas tropas durantes a duração do cerco do Porto, a cidade recebeu a maior honra militar em Portugal (Ordem da Torre e da Espada) e o título, também único em Portugal de "mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto" pelas mãos da sua filha Rainha Maria II. A Ordem é visivel no brasão da cidade, basta verem o simbolo do Futebol Clube do Porto para verem o medalhão em volta do brasão da cidade, e ainda hoje em Portugal se apelida a cidade do Porto de cidade invicta. Além disso, o coração de D. Pedro IV, ainda hoje, está guardado na igreja da Lapa no Porto, a seu pedido no seu último testamento, sendo que a chave do cofre onde este se encontra está ao cargo do Presidente do Municipio do Porto. Há uma grande ligação entre a cidade e o Rei-Imperador.
Seus restos mortais (e da Rainha Leopoldina) estão no Brasil na cidade de São Paulo no local onde ele proclamou a independência, jazem na Cripta Imperial, um belíssimo, suntuoso e luxuoso mausoléu, defronte ao museu da independência, no Ipiranga, vale a pena conhecer e visitar.
Nasceu e morreu no quarto d. Quixote em Queluz, não deixa de ter sido poetico, visto ter sido bem a encarnação do cavaleiro da triste figura. Tem lá o grito do Ipiranga, o quixote exortando seus companheiros contra os moinhos de vento. Tem lá essa cena.
O meu muito obrigado e parabéns a todos(as) os(as) idealizadores(as) do canal. Grato por produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e sabedoria com um conteúdo tão importante , com a intenção ,de visar a nossa formação intelectual, educacional ,social, psicológica ,moral e humana .😉
D. Pedro I ou IV que seja, foi um cara sensacional, deu a independência ao Brasil e libertou Portugal ! Esse cara deveria ter muito mais reconhecimento no Brasil.
Seus restos mortais foram trasladados para o Brasil onde construiram o mais lindo e suntuoso mausoleu, digno desse ilustre personagem, Rei, Imperador e Herói.
Nossa... Eu não conhecia essa história. Na verdade, conheço muito pouco sobre a monarquia brasileira. O que é uma vergonha, pois é minha história. Me viciei nos vídeos desse canal. A narrativa é muito fácil de memorizar e aprender. Parabéns pelo trabalho!
D. Pedro I era um homem admirável, impressionante com todos os seus "defeitos e virtudes". Aos poucos nós vamos conhecendo melhor esse personagem histórico, e aí, não tem como não nos tornarmos seus admiradores considerando as circunstâncias históricas que viveu (falo por mim). Infelizmente muito mal e preconceituosamente conhecido.
@@edilsonfelix1896 graças a Deus não sou igual!! um "homem" que durante a vida toda traiu a mulher que fazia de tudo por ele com outras várias e várias mulheres, engravidando muitas delas e ainda por cima colocar uma sobre o mesmo teto durante um tempo, depois colocou como vizinha e depois como MARQUESA nunca vai ter o meu respeito e eu nunca vou me igualar ao mesmo.
@@mikaelson4511 Esse foi um de seus maiores erros , porém não podemos desconsiderar os acertos que Pedro fez para o Brasil e Portugal. Era um péssimo marido , porém um ótimo pai , soberano e um homem justo , nunca tendo apoiado a escravidão em um tempo onde esse ato era muito comum. Sem Dom Pedro I o Brasil vasto e rico que conhecemos hoje não existiria , nossa cultura provavelmentr seria diferente e também não haveria Dom Pedro II , nosso maior chefe de estado.
muito bom! estou usando os vídeos do canal para dar aulinhas de história para o meu namorado por vídeochamada. a gente tá em casa e tá faltando assunto, então vamos de cultura!
Eu gosto muito dos vídeos desse canal e tenho uma sugestão. Já pensaram em melhorar o audio? É meio baixo. O co tudo já é ótimo. Só falta melhorar o volume do audio.
Olá, tudo bem. É a maior reclamação que recebemos, esse bendito áudio!!! Íamos comprar um microfone novo, mas o computador bugou, e agora vai demorar mais um pouco.
Tem graça que no brasil d. Pedro Iv é acusado de absolutista pela esquerda e herói pela extrema direita autoritária, quando em Portugal de certa forma foi o fundador do regime constitucional.
O Brasil era a 4º Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História. (1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano. (1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 98. (1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano. (1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina. (1880) O Brasil tinha a Segunda Maior e Melhor Marinha do Mundo. Perdendo apenas para Inglaterra. (correção: A marinha brasileira se tornou a quarta marinha(Algumas fontes dizem que se tornou a quinta ou sexta) mais poderosa do mundo e a mais poderosa do hemisfério oeste(Américas) quando adquiriu o navio Riachuelo. Mesmo não sendo a segunda mais poderosa do mundo, quarto lugar é ainda um número bastante impressionante.) (1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais. (correção: Na verdade o Brasil foi o primeiro país do mundo a criar um sistema de educação para deficientes auditivos e segundo do mundo a deficientes visuais.) (1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de Ferro do Mundo, com mais de 26 mil Km. 1. A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados. 2. Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir. 3. Descontruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos. 4. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular. 5. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família. 6. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos. 7. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes. 8. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura. 9. Thomas Edison, Pasteur e Graham Bell fizeram teses em homenagem a Pedro II. Fonte: Biblioteca Nacional RJ, IMS RJ, Diário de Pedro II, Acervo Museu Imperial de Petrópolis RJ, IHGB, FGV, Museu Nacional RJ, Bibliografia de José Murilo de Carvalho
Dom João VI - pai Dom Pedro III - avô Dom João V - bisavô Dom Pedro II - trisavô/tataravô Dom João IV - tetravô Dom Teodósio II - pentavo Dom João I - hexavô Dom Teodósio I - heptavô Dom Jaime I - octavô Dom Fernando II - eneavô Dom Fernando I - decavô Dom Afonso I - hendecavô Dom João I - dodecavô Dom Pedro I - tridecavô Dom Afonso IV - tetradecavô Dom Dinis I - pentadecavô Dom Afonso III - hexadecavô Dom Afonso II - heptadecavô Dom Sancho I - octadecavô Dom Afonso I - eneadecavô Faz videos de todos esses antepassados do Dom Pedro I do Brasil
A monarquia não e romantizada, ela foi uma época em que o Brasil era próspero e estava em crescimento. E lógico que haveriam problemas políticos naquele época, pois nada e perfeito , e sempre existirão problemas. As pessoas daquela época tinham um costume diferente das pessoas que vivem neste século, portanto não se deve cobrar as pessoas daquela época com atitudes de pessoas desta época.E também, quando se olha para a história deve se ter um olhar neutro e estabelecer um balanco, e tendo em vista que não existia psicologia na época, as pessoas não viam a necessidade de se autoaprimorar.Dom Pedro fez grandes feitos para o Brasil, era um homem culto e deixou um legado para seu filho Pedro segundo. O ato de deformar a reputação deste personagem histórico consiste em uma técnica utilizada por gramisc que e a de destruir a história e a cultura de seu pais. Como todo homem D. Pedro tinha suas qualidades e seus defeitos, mas as qualidades o superam, era um pai devoto, rei justo e bondoso, um ótimo governante. A monarquia acabou por conta de gana de poder de opositores, que queriam poder só para ter o poder.Sem sua ruptura o Brasil seria um país melhor e mais justo.
É romantizada sim. Não são poucos os monarquistas que inventam que o Brasil era uma potência e bastante desenvolvido na época do Império, sendo que o Brasil sempre foi um país pobre.
Pedro, o Grande da Rússia? Ele está nos planos, em breve ira pintar por aqui. O outro que vc mencionou, vamos dá uma pesquisada e colocar na lista. Obrigado.
- Uma dúvida como esse Dom Miguel conseguiu perder pra Dom Pedro sendo que ele tinha 10 VEZES mais homens que o suposto irmão fracassado? Ou esse Miguel era muito burro e não sabia liderar ou esses soldados eram todos inúteis e não sabiam guerrear kkkkkkkkkkkkkkkk
Foi tipo isso, mas nem sempre nas batalhas o maior numero de soldados leva. D. Pedro conseguiu um apoio da França e da Inglaterra (mesmo que tímido), e contou com um revolta em Lisboa, que ajudou a derrotar o irmão.
- Pois é mas segundo o que você falou no vídeo a maioria dos Portugueses eram a favor de Dom Miguel e contra Dom Pedro! Nesse caso estavam apoiando o bandido ao invés do herói, o brasileiro herdou isso deles pelo visto kk
Vamo ver. O acto de independência do brasil foi forçado, tendo sido pedro Iv a escolher entre a independencia ou perder a colónia para a anarquia. Eles pensavam em termos dinasticos. Em Portugal esse acto é visto como traição e lesa majestade, porque o foi, no entanto por completo sanado pelo contexto vivido e porque era inevitavel. Mesmo assim a figura seria vista como traidor, um pouco como homicida que matou em legitima defesa ou estado de necessidade. Como poderia ele evitar a independência do Brasil? Não podia. E interessava ainda manter a colónia??
Muito boa narrativa, porém os comentários finais ponderando sobre a as ideologias em curso na atualidade Brasileira além de não terem nada haver com o tema exprimem um pensamento pessoal do narrador, ato que por si só já é inadequado ao historiador que deve se ater aos registros históricos mantendo seus pontos de vista como posição pessoal e portanto ao abster-se de exprimir opiniões pessoais demonstra a ética do historiador e respeito ao expectador em seu direito de tirar conclusões..
Não existe nenhuma proibição para o historiador expressar sua "opinião pessoal", afinal, a história não é apenas para decorar fatos, é para fazer um exercício de relação entre passado e presente.
Fica com dislike. Ficou comhecido Nada Era duque de Bragança apenas. Havia abdicado sucessivamente do trono português e do pseudo trono imperial que inventou no brasil. Sendo assim, lhe restava o título de duque de Bragança, também de regente de Portugal em nome de sua filha. Todos os reis desde 1640 eram também duques de Bragança.
Que linda história de superação. Paizão, viu? Lutou por sua família! Colocou dois filhos nos tronos de dois grandes impérios.
Como marido foi terrível, como militar foi impecável, como governador acho que foi mediano, tendo em vista que teve a orientação e apoio de grandes personagens como Dona Leopoldina e José Bonifácio, mas como pai ele foi nota 10, o cara lutou pelo trono da filha, reconheceu os bastardos e deu ao Brasil o Don Pedro II. Claro, um pai amar seus filhos é mais que obrigação, mas estamos falando de uma época onde isso não era esperado.
Amei o vídeo professor Danilo, a sua narração traz contornos épicos a essas histórias. Até a próxima !!!
De refugiado a imperador e terminando como soldado . Que cara incrível .
Se fosse em época de grandes batalhas, certeza que teria sido um grande herói
Nossa mano, que aula
O cara era mó safado e n respeitava a esposa, tento filhos com outra mulher. Herói de verdade é Dom Pedro II
@@peixe9327 a ta, eu não sabia que pra ser herói tinha que ser perfeito em tudo na vida . Nesse caso só Jesus foi herói
E dom Pedro segundo também era safado pq tem cartas dele se declarando pra outras mulheres além da esposa
@@peixe9327 não se esqueça sem Pedro I/IV não haveria Pedro II
@@Gabriel-kc1rf vdd
@@peixe9327 é sério que você tá chamando o Libertador do Brasil de safado?
Excelente, conta a verdade sobre D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, muito para lá do que é conhecido na Brasil. Em Portugal é muito amado, será sempre o nosso Rei D. Pedro IV que tirou Portugal do absolutismo de D. Miguel. Muito amado no Porto, cidade também amada por ele à qual deixou seu coração. É verdade Rei soldado, faltou dizer isso que ele quis ser sepultado como soldado.
Dom Pedro era um homem de guerras,era conhecido como um ogro no trato pessoal. Seu herdeiro no Brasil teve uma educação refinada como os Burbons descendente da corte austríaca,e Dom Pedro II foi considerado o monarca mais culto do seu tempo.
Quanto a ser "ogro", depende do ponto de vista. Ele era direto ao ponto, mas dizem que até aos escravos tratava bem. Inclusive acabei de assistir um vídeo português falando sobre as intenções dele acabar com a escravidão, e algumas frases, como "o sangue dos escravos é tão vermelho quanto o meu" [algo assim].
@@isolasaggioro2856 sim, ele era contra a escravidão. Mas, ela era uma causa social é, você ao defende-lá, tinha muito a perder.
Homem de guerra Era naboliáo e dom pedro ll
@@isolasaggioro2856 D. Pedro saiu menino de Portugal, um país onde já não havia escravatura, por certo quando chegou ao Brasil e havia escravos deve ter estanhado. E são ditas muitas mentiras, ou é criada muita ficção. D. Pedro não era "ogre" de forma alguma. Todos os reis tinham a instrução melhor possível. Por certo também foram mestres para o Brasil com a comitiva real. Factor relevante é que tanto D. Pedro como D. João VI se apaixonam pelo Brasil. Isso só prova a maravilha que é o vosso país. E foi muito beneficiado com a mudança da corte na época. E é isso tem que ser visto à luz da época.
Não é novela é vida real, eram tempos diferentes, o rei era o chefe máximo o general, se não fosse forte não tinha o respeito dos seus homens. Vejam outros reis na história.
Dom Pedro foi um cara fantástico, é uma pena que aprendemos tão pouco sobre ele no ensino regular.
Claro, a república não quer que saibamos a verdade...
O povo zomba da monarquia, a república zomba do povo...
Ave Império!
Quando eu vejo a história de Dom Pedro I eu penso nele como um Imperador com seus defeitos e com seus atos de heroísmo. Ok. Mas penso também em como os brasileiros tinham sangue nos olhos!
Interessante! Caráter a parte, foi um excelente soldado, Imperador e Pai. Isso a gente não vê nas aulas de história.
Parabéns! Adorei o vídeo e a história contada sobre D. Pedro IV.Só tenho um reparo a fazer. Em Portugal D. Pedro IV é respeitado e considerado como um dos arquitetos do Portugal moderno.
Ação e vida muito maiores do que a percepção. Daria um filme e tanto. Que legado, sem pompa e sem alarde.
Foi um verdadeiro herói lutando pelos filhos.
Apesar das mancadas dele, lhe tenho admiração pela coerência e espírito de luta pela justiça. Visitei o Museu Ipiranga em São Paulo, onde há um memorial com fogo e estive no quarto onde ele nasceu e morreu no Palácio Queluz, em Portugal.
Um promenor interessante é a marca de D. Pedro IV na cidade do Porto. A seu pedido, e como nota ao povo da cidade que apoiou as suas tropas durantes a duração do cerco do Porto, a cidade recebeu a maior honra militar em Portugal (Ordem da Torre e da Espada) e o título, também único em Portugal de "mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto" pelas mãos da sua filha Rainha Maria II. A Ordem é visivel no brasão da cidade, basta verem o simbolo do Futebol Clube do Porto para verem o medalhão em volta do brasão da cidade, e ainda hoje em Portugal se apelida a cidade do Porto de cidade invicta.
Além disso, o coração de D. Pedro IV, ainda hoje, está guardado na igreja da Lapa no Porto, a seu pedido no seu último testamento, sendo que a chave do cofre onde este se encontra está ao cargo do Presidente do Municipio do Porto.
Há uma grande ligação entre a cidade e o Rei-Imperador.
Sou natural da cidade do Porto.Goste imenso de ler as suas palavras.
A ligação cidade do Porto/ D. Pedro IV é inegualável!.
O símbolo do FCPorto também tem ligação ao D.Pedro IV, pois tem o seu coração lacrado!
Seus restos mortais (e da Rainha Leopoldina) estão no Brasil na cidade de São Paulo no local onde ele proclamou a independência, jazem na Cripta Imperial, um belíssimo, suntuoso e luxuoso mausoléu, defronte ao museu da independência, no Ipiranga, vale a pena conhecer e visitar.
Muito magnífica e aula prazeroso de história👍🏽😊
Nasceu e morreu no quarto d. Quixote em Queluz, não deixa de ter sido poetico, visto ter sido bem a encarnação do cavaleiro da triste figura. Tem lá o grito do Ipiranga, o quixote exortando seus companheiros contra os moinhos de vento. Tem lá essa cena.
FANTÁSTICO! PARABÉNS!!!
Maravilha de documentário.
O meu muito obrigado e parabéns a todos(as) os(as) idealizadores(as) do canal. Grato por produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e sabedoria com um conteúdo tão importante , com a intenção ,de visar a nossa formação intelectual, educacional ,social, psicológica ,moral e humana .😉
D. Pedro I ou IV que seja, foi um cara sensacional, deu a independência ao Brasil e libertou Portugal ! Esse cara deveria ter muito mais reconhecimento no Brasil.
Seus restos mortais foram trasladados para o Brasil onde construiram o mais lindo e suntuoso mausoleu, digno desse ilustre personagem, Rei, Imperador e Herói.
Nossa... Eu não conhecia essa história. Na verdade, conheço muito pouco sobre a monarquia brasileira. O que é uma vergonha, pois é minha história. Me viciei nos vídeos desse canal. A narrativa é muito fácil de memorizar e aprender. Parabéns pelo trabalho!
Muito bom 👏👏👏👏
FIQUEI MAIS ORGULHOSO PELO NOSSO IMPERADOR..DEPOIS DESSE VIDEO..
Muito interessante.
D. Pedro I era um homem admirável, impressionante com todos os seus "defeitos e virtudes". Aos poucos nós vamos conhecendo melhor esse personagem histórico, e aí, não tem como não nos tornarmos seus admiradores considerando as circunstâncias históricas que viveu (falo por mim). Infelizmente muito mal e preconceituosamente conhecido.
não admiro não, não valia o prato que comia
@@mikaelson4511 Não sei se tu és melhor que ele.
@@edilsonfelix1896 graças a Deus não sou igual!! um "homem" que durante a vida toda traiu a mulher que fazia de tudo por ele com outras várias e várias mulheres, engravidando muitas delas e ainda por cima colocar uma sobre o mesmo teto durante um tempo, depois colocou como vizinha e depois como MARQUESA nunca vai ter o meu respeito e eu nunca vou me igualar ao mesmo.
@@mikaelson4511
AMEI SEU COMENTÁRIO ❤️
@@mikaelson4511 Esse foi um de seus maiores erros , porém não podemos desconsiderar os acertos que Pedro fez para o Brasil e Portugal. Era um péssimo marido , porém um ótimo pai , soberano e um homem justo , nunca tendo apoiado a escravidão em um tempo onde esse ato era muito comum. Sem Dom Pedro I o Brasil vasto e rico que conhecemos hoje não existiria , nossa cultura provavelmentr seria diferente e também não haveria Dom Pedro II , nosso maior chefe de estado.
Muito bom. Amo história.
Eu amo história😍 parabéns pelo excelente trabalho 👏👏
Muito bom, parabéns!
Quando Eu morei uns tempos em Portugal, ano de 2017/18,pude ver o Palácio de Queluz e o quarto de D Pedro I,onde ele morreu.
Aliás esse Palácio é lindo!
Já fomos lá em Lisboa, mas infelizmente não fomos no Palácio.
Como e lindo amoh a historia de dom pedro😀
Dom Pedro I me pareceu que era um homem corajoso.
Oi, o que te fez achar que ele não era?
Canal História e Tu não cheguei a cogitar que não fosse...mas desconhecia esse lado do imperador.
Raiane Lima. Ele era um inescrupuloso
Raquel Almeida por causa das traições?
@@raianelima5465 .Também, péssimo esposo, péssimo pai!!
Dom pedro IV (1) o rei soldado , imoerador , rei , soldado , duque e por fim apenas um nobre que abdicou ... que homem incrível ...
Caraca..um cara que viveu tão pouco e fez tanto...
As 4:40 da manhã. Fascinada pela história. Parabéns ao canal!
Muito obrigado... Amando o canal
Adoorooo! Amoo história!.
muito bom! estou usando os vídeos do canal para dar aulinhas de história para o meu namorado por vídeochamada. a gente tá em casa e tá faltando assunto, então vamos de cultura!
Cara, que história hein, daria um filme muito bom!! Mas infelizmente nos só damos impotência para cultura e história Norte americana
Bravo 👏👏👏👏👏👏
Foi um belíssimo vídeo, professor Danilo! Parabéns, continue produzindo mais e mais!
Grandes homens D Pedro I e Dom Pedro II
Muito bom
Ótimo vídeo, meus parabéns!
Me ajudou muito com os estudos!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigado, fico feliz por ajudar!
show, parabéns pelo video!
👏👏👏👏👏
Maravilhoso vídeos desse canal
Muito obrigado!
Excelente vídeo
Parabéns pelo seu trabalho
Muito obrigado!
Ótimo vídeo
Muito obrigado!
D. Pedro 1 era picaaaa! Parabéns guerreiro!
Esse canal é muito maravilhoso!.
Eu gosto muito dos vídeos desse canal e tenho uma sugestão. Já pensaram em melhorar o audio? É meio baixo. O co tudo já é ótimo. Só falta melhorar o volume do audio.
Olá, tudo bem. É a maior reclamação que recebemos, esse bendito áudio!!! Íamos comprar um microfone novo, mas o computador bugou, e agora vai demorar mais um pouco.
o audio me parece meio ruim, tipo abafado... mas o conteudo e top!!!!
Rei, imperador, duque, nessa ordem.
Faz da Rainha Vitória do Reino Unido...Ainda não vi o canal falando sobre....Excelente vídeo como todos de sempre 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Iremos falar sim! Já temos até a biografia dela.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Não é meu predileto, mas me conquistou!
Por favol faz um video sobre o
DOM PEDRO I DE PORTUGAL
O JUSTICEIRO O CRUEL
Oooooo cara é brabo em jkkk, um dia ele falou "cansei de ser imperador daqui, quero ser rei de outro lugar agora" kkkkk
Tem graça que no brasil d. Pedro Iv é acusado de absolutista pela esquerda e herói pela extrema direita autoritária, quando em Portugal de certa forma foi o fundador do regime constitucional.
Parabens ficou incrivel 👏👏👏
Estou esperando os próximos 📚📝📹
Muito obrigado, acelera a produção para trazer os próximos.
faz um arquivo confidencial sobre pedro Álvares cabral se for possível
Quase, quase perfeito seu texto. Quase neutro de opiniões próprias, mas no finalzinho.... mesmo assim muito bom, informativo, educacional.
O quarto está todo pintado com as cenas do D. QUIXOTE, profetizando a vida do Príncipe que ali nasceu e morreu. Até arrepia a coincidência.!
Adoro esse canal. Gostaria de saber mais sobre a Imperatriz Teresa Cristina. :)
Canal História e Tu, a quem se refere a partir de 13:00 até 13:18?
Ave gloria!
Ave império!
O Brasil era a 4º Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História.
(1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano.
(1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 98.
(1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano.
(1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina.
(1880) O Brasil tinha a Segunda Maior e Melhor Marinha do Mundo. Perdendo apenas para Inglaterra. (correção: A marinha brasileira se tornou a quarta marinha(Algumas fontes dizem que se tornou a quinta ou sexta) mais poderosa do mundo e a mais poderosa do hemisfério oeste(Américas) quando adquiriu o navio Riachuelo. Mesmo não sendo a segunda mais poderosa do mundo, quarto lugar é ainda um número bastante impressionante.)
(1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais. (correção: Na verdade o Brasil foi o primeiro país do mundo a criar um sistema de educação para deficientes auditivos e segundo do mundo a deficientes visuais.)
(1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de Ferro do Mundo, com mais de 26 mil Km.
1. A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados.
2. Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.
3. Descontruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos.
4. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.
5. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família.
6. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.
7. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.
8. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.
9. Thomas Edison, Pasteur e Graham Bell fizeram teses em homenagem a Pedro II.
Fonte: Biblioteca Nacional RJ, IMS RJ, Diário de Pedro II, Acervo Museu Imperial de Petrópolis RJ, IHGB, FGV, Museu Nacional RJ, Bibliografia de José Murilo de Carvalho
Como é que pode a mídia digital retratar a imagem de D. Pedro I como um simples bon vivant.
quem nao tiver pecado que atire a primeira pedra no pedro I... grande imperador - MACHO -
Dom João VI - pai
Dom Pedro III - avô
Dom João V - bisavô
Dom Pedro II - trisavô/tataravô
Dom João IV - tetravô
Dom Teodósio II - pentavo
Dom João I - hexavô
Dom Teodósio I - heptavô
Dom Jaime I - octavô
Dom Fernando II - eneavô
Dom Fernando I - decavô
Dom Afonso I - hendecavô
Dom João I - dodecavô
Dom Pedro I - tridecavô
Dom Afonso IV - tetradecavô
Dom Dinis I - pentadecavô
Dom Afonso III - hexadecavô
Dom Afonso II - heptadecavô
Dom Sancho I - octadecavô
Dom Afonso I - eneadecavô
Faz videos de todos esses antepassados do Dom Pedro I do Brasil
A monarquia não e romantizada, ela foi uma época em que o Brasil era próspero e estava em crescimento. E lógico que haveriam problemas políticos naquele época, pois nada e perfeito , e sempre existirão problemas. As pessoas daquela época tinham um costume diferente das pessoas que vivem neste século, portanto não se deve cobrar as pessoas daquela época com atitudes de pessoas desta época.E também, quando se olha para a história deve se ter um olhar neutro e estabelecer um balanco, e tendo em vista que não existia psicologia na época, as pessoas não viam a necessidade de se autoaprimorar.Dom Pedro fez grandes feitos para o Brasil, era um homem culto e deixou um legado para seu filho Pedro segundo. O ato de deformar a reputação deste personagem histórico consiste em uma técnica utilizada por gramisc que e a de destruir a história e a cultura de seu pais. Como todo homem D. Pedro tinha suas qualidades e seus defeitos, mas as qualidades o superam, era um pai devoto, rei justo e bondoso, um ótimo governante. A monarquia acabou por conta de gana de poder de opositores, que queriam poder só para ter o poder.Sem sua ruptura o Brasil seria um país melhor e mais justo.
É romantizada sim. Não são poucos os monarquistas que inventam que o Brasil era uma potência e bastante desenvolvido na época do Império, sendo que o Brasil sempre foi um país pobre.
@@raultv3291 não e romantizada
Ficou confuso, a estória da ópera, começa com D Miguel e termina com D Pedro IV
Nota dez.. pifou so na conclusão 👏🏼👏🏼
A conclusão foi brilhante
Isso porque Dom pedro 1 nao conhecia o mister catra.esse ai deve ter sido pai de uns 80 filhos.
Mister Catra tava com o objetivo de superar ele.
Dom pedro 1 teve filho com todo tipo de mulher india negra etc
Onde ele passava ele deichava filhos
Com 10% das tropas de D. Miguel D. Pedro sagrou-se vencedor. Muita incompetência do exército do usurpador.
gostaria de ver os arquivos confidenciais sobre Luis XIV. Grato.
Será um dos próximos.
Acharia massavc falarem de Peter O Grande ou Karl XII, acho assuntos tão interessantes mas pouco conhecidos no brasil
Pedro, o Grande da Rússia? Ele está nos planos, em breve ira pintar por aqui. O outro que vc mencionou, vamos dá uma pesquisada e colocar na lista. Obrigado.
- Uma dúvida como esse Dom Miguel conseguiu perder pra Dom Pedro sendo que ele tinha 10 VEZES mais homens que o suposto irmão fracassado? Ou esse Miguel era muito burro e não sabia liderar ou esses soldados eram todos inúteis e não sabiam guerrear kkkkkkkkkkkkkkkk
Foi tipo isso, mas nem sempre nas batalhas o maior numero de soldados leva. D. Pedro conseguiu um apoio da França e da Inglaterra (mesmo que tímido), e contou com um revolta em Lisboa, que ajudou a derrotar o irmão.
- Pois é mas segundo o que você falou no vídeo a maioria dos Portugueses eram a favor de Dom Miguel e contra Dom Pedro! Nesse caso estavam apoiando o bandido ao invés do herói, o brasileiro herdou isso deles pelo visto kk
@@canalhistoriaetu15 Mas tenho visto que ele teve uma estratégia ímpar para lograr a vitória contra D. Miguel.
@@RafaelZeusChannell Apoiaram Miguel pois foram doutrinados , conforme podemos ouvir no vídeo.
@@celiomorais6357 - Sim sim a doutrinação não é de Deus kkk
Vamo ver. O acto de independência do brasil foi forçado, tendo sido pedro Iv a escolher entre a independencia ou perder a colónia para a anarquia. Eles pensavam em termos dinasticos. Em Portugal esse acto é visto como traição e lesa majestade, porque o foi, no entanto por completo sanado pelo contexto vivido e porque era inevitavel. Mesmo assim a figura seria vista como traidor, um pouco como homicida que matou em legitima defesa ou estado de necessidade. Como poderia ele evitar a independência do Brasil? Não podia. E interessava ainda manter a colónia??
Então esse D. Miguel era uma praga, a pedra do sapato de D.Pedrol ,a cópia do carácter da mãe.
🤐
Como o cara com 80 mil homens perdeu a guerra?
Me pergunto a mesma coisa rsrs
Pra você ver que quantidade não define qualidade RS
First
Uma pergunta, o vídeo é sobre D. Pedro I, no título está D. Pedro IV?
Não entendi
É o título que ele recebeu quando retornou para Portugal.
Para nós do Brasil, é D. Pedro l, para Portugal, D. Pedro IV.
Sim podiam acrescentar no título. Na história de Portugal é sempre nomeado como D. Pedro I 🇧🇷do Brasil e D. Pedro IV 🇵🇹 de Portugal. Excelente!
D. Pedro era conhecido por oferecer banquetes enquanto a população do Porto morria de fome.
Mas o reino de Portugal não seria do filho mais velho?
engraçado no final criticar os conservadores por valorizar a monarquia como se a republica tivesse sido originada por clamor popular.
PROFESSOR DANILO, VOCE PODE MELHORAR TEU AUDIO , FALANDO MAIS DEVAGAR... POR FAVOR, DESCULPE-ME .... SE FOR POSSIVEL. OBRIGADO
Vídeo bom. Até falar muita merda no final
Muito boa narrativa, porém os comentários finais ponderando sobre a as ideologias em curso na atualidade Brasileira além de não terem nada haver com o tema exprimem um pensamento pessoal do narrador, ato que por si só já é inadequado ao historiador que deve se ater aos registros históricos mantendo seus pontos de vista como posição pessoal e portanto ao abster-se de exprimir opiniões pessoais demonstra a ética do historiador e respeito ao expectador em seu direito de tirar conclusões..
Não existe nenhuma proibição para o historiador expressar sua "opinião pessoal", afinal, a história não é apenas para decorar fatos, é para fazer um exercício de relação entre passado e presente.
O maior dos canalhas! Covarde, cruel e mulherengo. Zero admiração! O filho foi bem melhor
No final, no comentário, o narrador não escondeu a suae preferência política. Unliked.
"o rei soldado"? é mais o rei traidor!
Fica com dislike. Ficou comhecido Nada
Era duque de Bragança apenas. Havia abdicado sucessivamente do trono português e do pseudo trono imperial que inventou no brasil. Sendo assim, lhe restava o título de duque de Bragança, também de regente de Portugal em nome de sua filha. Todos os reis desde 1640 eram também duques de Bragança.
Ouve se mal
Traidor da Pátria
Vocês tem que parar de falar em política. Fica feio. fiquem na história.
Vocês tem que parar de falar em política. Fica feio. Se atentem a história.
Professora, a senhora poderia falar sobre Maria Quitéria?
Posso sim, ela já está na lista. Só aguardar agora. Abraços.
@@canalhistoriaetu15 obrigada💕
Vocês tem que parar de falar em política. Fica feio. Se atentem a história.
Não tem como desassociar a história da política.