Minha mãe partiu aos 91 anos com Alzheimer mas até os 90, cantava "Rosa" inteirinha... e se emocionava. Como essa música de faz lembrar dela e me emocionar!!!!!
Olá, Rosane, minha mãe canta até hoje com 85 anos. Ela aprendeu na adolescência e minha sogra com Alzheimer cantou até os 86 anos e até os últimos dias de sua vida. Já não lembrava mais de nada, mas as canções aprendidas na juventude e qdo criança não esqueceu jamais.
Posso estar enganado por um sutil arranhão, mas essa composição, juntamente com o arranjo, é a música mais linda que o mundo já ouviu. Que façam as suas apostas e postem aqui as comparações, aquele que assim duvidar. Dá saudade até das mulheres que, um dia, estiveram preparadas para ouvir essa jóia em nome do amor.
@Clecio Pereira igualmente linda. Ainda fico com essa, porque é uma declaração de amor. Essa outra sugerida parece ser uma súplica pelo adeus, prenúncio de sofrimento.
Música preferida da minha mãe, q partiu aos 94 anos; uma das mais belas canções q já ouvi e interpretada na voz afinada do Caetano, me emociona, é uma poesia, uma obra prima de Pixinguinha “Rosa” 🌹
Acho que nunca mais teremos ou ouviremos compositores com este nível poético... Linda letra, linda melodia! Uma verdadeira poesia, um poema... Uma obra de arte...
Tu és, divina e graciosa Estátua majestosa do amor Por Deus esculturada E formada com ardor Da alma da mais linda flor De mais ativo olor Que na vida é preferida pelo beija-flor Se Deus me fora tão clemente Aqui nesse ambiente de luz Formada numa tela deslumbrante e bela Teu coração junto ao meu lanceado Pregado e crucificado sobre a rósea cruz Do arfante peito teu Tu és a forma ideal Estátua magistral oh alma perenal Do meu primeiro amor, sublime amor Tu és de Deus a soberana flor Tu és de Deus a criação Que em todo coração sepultas um amor O riso, a fé, a dor Em sândalos olentes cheios de sabor Em vozes tão dolentes como um sonho em flor És láctea estrela És mãe da realeza És tudo enfim que tem de belo Em todo resplendor da santa natureza Perdão, se ouso confessar-te Eu hei de sempre amar-te Oh flor meu peito não resiste Oh meu Deus o quanto é triste A incerteza de um amor Que mais me faz penar em esperar Em conduzir-te um dia Ao pé do altar Jurar, aos pés do onipotente Em preces comoventes de dor E receber a unção da tua gratidão Depois de remir meus desejos Em nuvens de beijos Hei de envolver-te até meu padecer De todo fenecer
O autor dessa letra, Otávio de Souza, nunca é lembrado. Dizem que era um mecânico e que seria essa a única letra que escreveu. Mas pra mim se tornou imortal.
Luiz Jesus Aguiar de Souza Pois é, já li sobre isso e dizem q Pixinguinha ficou apaixonado pela letra quando Otávio finalmente chegou a ele e a mostrou. Sendo apenas uma canção escrita, como diz a lenda, é praticamente uma obra mediunica do mais alto grau, pois a letra é obra de artesão, de uma qualidade e sentimentos tão elevados que flutua quase sozinha sobre a imensa maioria de outras composições da história da MPB, muitas também grandiosas, mas é quase sem comparaçao a fina delicadeza e preciosismo desta.
É uma vergonha pra mim como brasileiro só conhecer esta música hoje. Mas, enfim, tudo tem seu tempo. Linda poesia. Caetano deveria deixar gravadas quase todas as músicas do Brasil em sua linda, incomparável voz.
Antonio Castro Sem dúvida nenhuma e sem bairrismo. Tua afirmação é verdadeira. Nosso país tem uma cultura que faz jus à sua extensão territorial. Pena que vem sistemática e lentamente sendo destruída por uma política vil que só visa o lucro imediato e não enxerga a transformação positiva que a arte pode operar no ser humano.
@@titoreis100 Tem, e estão fora da mídia, o problema é somos educados para gostar de porcaria, o Agro por exemplo, gastam milhões para promoverem a porcaria do sertanojo, um padrão insano que predomina hoje no Brasil. Difícil até de discernir quem está cantando, criaram um padrão de voz, tom e ritmo falando de bebida, mulher e coisas banais do dia a dia sem um pingo de poesias e intelectualidade; é um tipo de música totalmente alienadora.
O prazer pela leitura, fez de um simples mecânico, escrever uma das mais perfeitas musicas, de um português castiço, quase Machadiano. Um verdadeiro hino ao amor.
Eu com COVID ouvindo esse clássico maravilhoso da música brasileira. Caetano interpreta com muita emoção. Eu sei que você colocou para eu ouvir. Agradeço , um beijo paixão. Essa música é a mais linda para se oferecer a aquém ama.
Essa hino jamais sairá da minha vida, meu ex marido cantou pra mim no dia do meu aniversário, restaurante lotado, todos se levantaram e aplaudiram de pé. Uma belíssima lembrança! ❤️
Esse homem tem uma maneira de cantar única, essa voz suave, doce e melosa,tranquila,lhe faz ser um dos melhores cantores da nossa música brasileira. 🐛🦋é essa canção é belíssima. 🐛🦋tudo que uma mulher gostaria de ouvir do seu homem amado. 🕸🦋
ainda me lembro do olhar da minha mae de pura emoçao, ja no fim da vida em uma cadeira de Rodas, qdio meu filho Rafael do nada começou a cantar "Rosa" , naquele tempo com uns 22 anos de idade, a mim surpreendeu pq nem sabia que ele conhecesse essa cançao, muito menos que ele sabia que a avó idolatrava essa musica.
A música ROSA de Pixinguinha não é somente poesia pura, é A PURA VERDADE DO AMOR que transborda de um coração que respeita e agradece uma alma querida e idolatrada.
Música que meu pai cantava para mim! Caetano cantou todas as notas sem errar uma só. Hoje as pessoas que a gravam distorcem algumas notas, quando não a partem no meio! Obrigada por essa maravilha!
...e ELE, Caetano Veloso, deu Voz. Emoção plena, aflora... No peito de Todos Nós! Beijo carinhoso, de sua Fã brasileira, que teve a " Sorte", de ser também, sua conterrânea. Canta, encanta , CAETANO VELOSO. E essa Pérola, da Música Brasileira, torna-se mais que Rara, SINGULARMENTE BELA.
Tu és divina e graciosa Estátua majestosa do amor Por Deus esculturada E formada com ardor Da alma da mais linda flor De mais ativo olor Que na vida é preferida pelo beija-flor Se Deus me fora tão clemente Aqui nesse ambiente de luz Formada numa tela deslumbrante e bela Teu coração junto ao meu lanceado Pregado e crucificado sobre a rósea cruz Do arfante peito teuTu és a forma ideal Estátua magistral. Oh, alma perenal Do meu primeiro amor, sublime amor Tu és de Deus a soberana flor Tu és de Deus a criação Que em todo coração sepultas um amor O riso, a fé, a dor Em sândalos olentes cheios de sabor Em vozes tão dolentes como um sonho em flor És láctea estrela És mãe da realeza És tudo enfim que tem de belo Em todo resplendor da santa naturezaPerdão se ouso confessar-te Eu hei de sempre amar-te Oh flor meu peito não resiste Oh meu Deus o quanto é triste A incerteza de um amor Que mais me faz penar em esperar Em conduzir-te um dia Ao pé do altar Jurar, aos pés do onipotente Em preces comoventes de dor E receber a unção da tua gratidão Depois de remir meus desejos Em nuvens de beijos Hei de envolver-te até meu padecer De todo fenecer
A Rosa de Pixinguinha Pausa na roda de samba para falarmos de uma das mais belas canções da História do Choro: a valsa Rosa do Mestre Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha. Um primor tanto na versão original, sem letra, quanto na versão mais conhecida com letra de Otávio de Souza. Além da beleza ímpar, a música possui algumas curiosidades. Vamos a elas. Segundo o próprio autor, a valsa foi composta em 1917 e o título original era Evocação. Como manda a regra e a tradição do Chorinho, a música foi composta em três partes. Mais tarde, recebeu letra apenas para primeira e segunda partes e foi gravada e regravada muitas vezes dessa forma. Há alguns anos atrás, a versão original, em três partes e sem letra, foi regravada para o box Choro Carioca, Música do Brasil lançado pela gravadora Acari. A letra de Rosa é um capítulo à parte. Rebuscada, parnasiana e lindíssima foi composta pelo improvável Otávio de Souza. Otávio era um mecânico de profissão que morreu jovem e nunca compôs nada parecido com Rosa. Um compositor de uma única música, uma obra prima. Conta a lenda que Otávio se aproximou de Pixinguinha enquanto o Mestre bebia em um bar do subúrbio carioca para falar que havia uma letra que não saía de sua cabeça toda vez que ouvia a valsa. Pixinguinha ouviu e ficou maravilhado. A gravação do grande Orlando Silva foi a responsável pela popularização de Rosa, com erro de concordância e tudo no trecho "sândalos dolente". Francisco Alves e Carlos Galhardo deixaram de gravar Rosa por terem se recusado a gravar Carinhoso (coisas da MPB!). Outra curiosidade é que Rosa era a canção preferida da mãe de Orlando, Dona Balbina. Após sua morte, em 1968, Orlando jamais voltou a cantar a canção. (BLOG AQUELE SAMBA)
+Samara nascimento sousa Eu sinto no meu coração que tem música que é puramente Deus falando.. Como se o autor fosse escolhido pela música e não a música escolhida pelo autor.. E então num extraordinário momento de inspiração, cada palavra é soprada e chega na consciência da pessoa em forma de Luz.. Merecimento do artista poder ser um veículo para que uma obra simples e perfeita como essa possa existir! Já ouviu na voz de Marisa Monte?
Desta sublime poesia, do impecável mestre Pixinguinha, e magistrais interpretação e voz, da inigualável Marisa Monte. Como podemos chegar a lixos auditivos como Anitta, Michel Teló, Luan Santana, Paula Fernandes e afins?!!...
O povo tem mania que desclassificar o que não julgam "Culto" mas há músicas pra cada momento, a beleza desta música é inegável a qq outra, mas isso não quer dizer que o resto não presta. São música feitas com finalidades diferentes, aposto que nas festas vc não tá lá dançando Caetano...
JK quando levou a Maria Lúcia Pedroso , que na Minissérie era chamada pelo nome fictício de “Marisa” personagem vivida por (Letícia Sabatella )pq a família dela não deu permissão para expor o nome dela, enquanto ela o aguardava no Catetinho uma palacete de madeira onde ele ,ministros, Israel Pinheiro e os chefões ficavam hospedados quando iam ver as obras da NovaCap, ele JK (José Wilker) chegou com um grupo de violeiros e começou a cantar essa música pra ela , igual ele fazia quando era rapazinho e se interessava por uma mocinha de Diamantina sua cidade natal .
Na verdade, maria de fatima, esta linda valsa foi composta pelo Pixinguinha em 1917 ( música) e a letra foi composta alguns anos depois pelo mecânico Otávio de Souza, quando então o Grande Orlando Silva gravou, vinte anos depois. Sem dúvida, uma Obra de Arte. Aliás um outro pesquisador informa como 1922 o ano da gravação da música, ainda sem a letra.
Marisa Monte e Caetano respeitaram a linda canção de Pixinguinha. Ambos puxaram por seus estilos mas, Caetano aproximou-se mais da linha de Pixinguinha. Parabéns aos dois.
ROSA, AUTORES PIXINGUINHA E OTÁVIO DE SOUZA, CLÁSSICO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, GRANDE OBRA MUSICAL, LINDA INTERPRETAÇÃO E APRESENTAÇÃO. PARABENIZO. ABRAÇOS CORDIAIS.
ROSA de Pixinguinha é música que veio das constelações iluminadas dos espaços siderais para alegrar os corações que amam e respeitam a mulher virtuosa, a esposa abnegada, a mãe devotada. Walter - Brasil
Cara Maria De Fátima, concordo plenamente com você. Se no Enem ou nos vestibulares fosse solicitada a interpretação de texto dos clássicos da MPB, nossa realidade musical seria outra e nossa língua portuguesa teria o respeito que merece.
Ouço isso e penso .... o que aconteceu com a música brasileira? impressionante que temos uma das mais expressivas e melhores música popular e estamos atualmente no esgoto com a boiada escutando só nota abaixo de 5 e sempre fomos 10... vivo e não vejo tudo lamento que a burrice se instalou...Viva Pixinguinha, Jaco, Radmés, Hermeto, Egberto, Garoto, Yamandu, Nelson Ayres, Luiz Melodia, Gil, Caetano Djavan, Waltel Branco, Luix Vagner, Ana Mazzotti, Elis , Bethânia, Gal, Joyce, Fátima Guedes, Paulinho da Viola, Cartola, Zé Keti, Noel, Alceu, Gonzagão, Capiba, Aldir, João Bosco, João Gilberto, João Aquino, Baden, Altamiro Carrilho, Erasmo e Roberto, João Nogueira, Gonzaguinha, Leny, Flora Purim Airto Moreira, Cheiro de Vida, Lenine, Sergio Sampaio, João Pernambuco, Nonato Luiz, Fagner, Belchior, Chico Buarque, Edu Lobo, familia Caymmi, Enezita Barroso Alvarenga e Ranchinho, Tião Carreiro e Pardinho, Jacó e Jacozinho Amir Sater, Kleito e Kledir, Vitor Ramil, Carlos, Lyra, Marcos Valle, Vinícius, Tom Jobim, Azimuth, Tamba Trio, Zimbo Trio, Tania Maria, Milton Nascimento e todo clube da esquina, etc... etc... etc... vivo um universo paralelo e não discuto gosto... mas discuto a falta de bom gosto... Salve os compositores e músicos brasileiros que nos elevam a alma...
Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa do amor Por Deus esculturada e formada com ardor Da alma da mais linda flor de mais ativo olor Que na vida é preferida pelo beija-flor Se Deus me fora tão clemente aqui nesse ambiente de luz Formada numa tela deslumbrante e bela O teu coração junto ao meu lanceado pregado e crucificado Sobre a rósea cruz do arfante peito teuTu és a forma ideal, estátua magistral oh alma perenal Do meu primeiro amor, sublime amor Tu és de Deus a soberana flor Tu és de Deus a criação que em todo coração sepultas o amor O riso, a fé e a dor em sândalos olentes cheios de sabor Em vozes tão dolentes como um sonho em flor És láctea estrela, és mãe da realeza És tudo enfim que tem de belo Em todo resplendor da santa naturezaPerdão, se ouso confessar-te eu hei de sempre amar-te Oh flor meu peito não resiste Oh meu Deus quanto é triste a incerteza de um amor Que mais me faz penar em esperar em conduzir-te um dia aos pés do altar Jurar, aos pés do onipotente em preces comoventes de dor E receber a unção da tua gratidão Depois de remir meus desejos em nuvens de beijos Hei de te envolver até meu padecer de todo fenecer
Minha mãe partiu aos 91 anos com Alzheimer mas até os 90, cantava "Rosa" inteirinha... e se emocionava. Como essa música de faz lembrar dela e me emocionar!!!!!
❤️😔
Somos duas..
Olá, Rosane, minha mãe canta até hoje com 85 anos. Ela aprendeu na adolescência e minha sogra com Alzheimer cantou até os 86 anos e até os últimos dias de sua vida. Já não lembrava mais de nada, mas as canções aprendidas na juventude e qdo criança não esqueceu jamais.
Que lindo!
Relato adorável que expressa o poder da arte, o poder da música
Posso estar enganado por um sutil arranhão, mas essa composição, juntamente com o arranjo, é a música mais linda que o mundo já ouviu.
Que façam as suas apostas e postem aqui as comparações, aquele que assim duvidar.
Dá saudade até das mulheres que, um dia, estiveram preparadas para ouvir essa jóia em nome do amor.
E olha que você fala isso sem ter escutado da voz do próprio Pixinguinha.... É um hino...
@@davihspaiva ah, já, sim!!!
Enganado não está, não. De jeito nenhum.
Concordo plenamente! 😍
@Clecio Pereira igualmente linda. Ainda fico com essa, porque é uma declaração de amor. Essa outra sugerida parece ser uma súplica pelo adeus, prenúncio de sofrimento.
Música preferida da minha mãe, q partiu aos 94 anos; uma das mais belas canções q já ouvi e interpretada na voz afinada do Caetano, me emociona, é uma poesia, uma obra prima de Pixinguinha “Rosa” 🌹
Belíssimo ! Todas as almas Românticas Agradecem Caetano ! ❤❤❤
Acho que nunca mais teremos ou ouviremos compositores com este nível poético... Linda letra, linda melodia! Uma verdadeira poesia, um poema... Uma obra de arte...
Tu és, divina e graciosa
Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente
Aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito teu
Tu és a forma ideal
Estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza
Perdão, se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus o quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia
Ao pé do altar
Jurar, aos pés do onipotente
Em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te até meu padecer
De todo fenecer
Melhor comentário
Obrigado por compartilhar a letra amigo!
Valeu
@@EdeAldoraya sem sombra de dúvidas a melhor letra que eu já vi.
O autor dessa letra, Otávio de Souza, nunca é lembrado. Dizem que era um mecânico e que seria essa a única letra que escreveu. Mas pra mim se tornou imortal.
Luiz Jesus Aguiar de Souza Segundo o Henrique Cazes ele era lanteneiro. Detalhe insignificante diante da sua genialidade!!
Luiz Jesus Aguiar de Souza Pois é, já li sobre isso e dizem q Pixinguinha ficou apaixonado pela letra quando Otávio finalmente chegou a ele e a mostrou. Sendo apenas uma canção escrita, como diz a lenda, é praticamente uma obra mediunica do mais alto grau, pois a letra é obra de artesão, de uma qualidade e sentimentos tão elevados que flutua quase sozinha sobre a imensa maioria de outras composições da história da MPB, muitas também grandiosas, mas é quase sem comparaçao a fina delicadeza e preciosismo desta.
Sem dúvida, André!!
Eu mesmo sempre pensei que letra e música eram do Pixinga. Mas não gostei na voz do Caetano não.
Beatriz Meirelles tudo que o Caetano Veloso canta é divino... Impossível não se gostar. vc não sabe o que diz...
Voz, poema e acordes , que todas as almas românticas agradecem.... obrigado Caitano!
É uma vergonha pra mim como brasileiro só conhecer esta música hoje. Mas, enfim, tudo tem seu tempo. Linda poesia. Caetano deveria deixar gravadas quase todas as músicas do Brasil em sua linda, incomparável voz.
@jacksonangelo. Ouça essa música Rosa na voz de Luiz Melodia. É infinitamente linda.
PQP o Brasil tem a melhor musica do mundo!!! basta conhecer pra crer nessa afirmação.
Antonio Castro Sem dúvida nenhuma e sem bairrismo. Tua afirmação é verdadeira. Nosso país tem uma cultura que faz jus à sua extensão territorial. Pena que vem sistemática e lentamente sendo destruída por uma política vil que só visa o lucro imediato e não enxerga a transformação positiva que a arte pode operar no ser humano.
Não tem nem concorrente
Sim, de fato. E é um fato indiscutível. Sou ufanista neste aspecto.
Infelizmente não sei se tem mais hoje.
@@titoreis100 Tem, e estão fora da mídia, o problema é somos educados para gostar de porcaria, o Agro por exemplo, gastam milhões para promoverem a porcaria do sertanojo, um padrão insano que predomina hoje no Brasil. Difícil até de discernir quem está cantando, criaram um padrão de voz, tom e ritmo falando de bebida, mulher e coisas banais do dia a dia sem um pingo de poesias e intelectualidade; é um tipo de música totalmente alienadora.
O prazer pela leitura, fez de um simples mecânico, escrever uma das mais perfeitas musicas, de um português castiço, quase Machadiano. Um verdadeiro hino ao amor.
Eu com COVID ouvindo esse clássico maravilhoso da música brasileira. Caetano interpreta com muita emoção.
Eu sei que você colocou para eu ouvir. Agradeço , um beijo paixão. Essa música é a mais linda para se oferecer a aquém ama.
Essa hino jamais sairá da minha vida, meu ex marido cantou pra mim no dia do meu aniversário, restaurante lotado, todos se levantaram e aplaudiram de pé. Uma belíssima lembrança! ❤️
E por que virou ex?
@@titoreis100 vc nunca teve ex amor, que triste tu não sabe o que isso, o amor se foi mas as lembranças boas pode ficar!
Coisa mais linda! Música, letra e arranjo. É de emocionar!
A letra é sensacional e nesta bela voz de Caetano !!
Sensacional a cultura a harmonia que esta canção trás para nós !
Eterna apaixonada 💕
Andrelane, aprecie também na interpretação de Luís Melodia. Um primor!
Ouça com Orlando Silva, que aliás foi a primeira versão.
Obrigada 😄😄
Esse homem tem uma maneira de cantar única, essa voz suave, doce e melosa,tranquila,lhe faz ser um dos melhores cantores da nossa música brasileira. 🐛🦋é essa canção é belíssima. 🐛🦋tudo que uma mulher gostaria de ouvir do seu homem amado. 🕸🦋
Lindíssima!!!!!!!
Obrigada, Caetano (e também Pixinguinha), por nos oferecer uma canção tão linda com sua voz tão suave!
ainda me lembro do olhar da minha mae de pura emoçao, ja no fim da vida em uma cadeira de Rodas, qdio meu filho Rafael do nada começou a cantar "Rosa" , naquele tempo com uns 22 anos de idade, a mim surpreendeu pq nem sabia que ele conhecesse essa cançao, muito menos que ele sabia que a avó idolatrava essa musica.
Chorei só de imaginar . . .😭
@@lidianenascimento1600 vc não imagina eu!!!!!!!!!
Que linda!! tinha bom gosto musical!!!
Parabéns ao seu filho por proporcionar momentos de "pura emoção" para sua querida Mãe!
@@lidianenascimento1600 um lindo quadro! ❤
Tenho mais idade 65 anos mas desde criança lembro desta música e nunca deixei de contemplar uma poesia e arranjo eternizada na voz de tantos cantores
Canção sublime,apaixonante , que toca a.alma!!!❤❤❤
Amo essa música. Meu esposo sempre me dedica esta canção maravilhosa. Fico lisonjeada, pois é belíssima sua letra.
É uma poesia, que invade a alma da forma mais suave e ao mesmo tempo intensa… que música!!!
Adoro Caetano Veloso y Pixinguinha ! Desde Paris.
Que divino!!! Esplêndido. Maravilhoso. Me faltam adjetivos. A MPB existeeee!!!! Que letra, meu Deus. Que melodia... vivaaaaa!!!
Lindo! O texto, a música, a voz, o sentimento... O instante que imortaliza, "perenal"!
Um português amante da música do Pixinguinha só pode exclamar: MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!
Olá , Manoel! Linda interpretação!
Já assistiu a interpretação do cantor Nelson Gonçalves?
Abraços do Brasil!
Pixinguinha fez esta música para a mãe dele
A versão mais bonita é de Orlando Silva.
Uma das mais lindas músicas de amor , que um homem pode mandar para sua amada. Como canta com sentimento
Poesia , uma bela poesia de Pixinguinha! Hoje, não se encontram mais composições desse nível! E muito menos cantores como na época da era do rádio!
MELODIA DE PIXINGUINHA.......LETRA DE OTAVIO DE SOUZA........
Que bom receber essa música! Uma linda declaração. Te amo meu moreno lindo.
É realmente um resplendor....Uau...linda.
Afinação perfeita e interpretação dele é muito claro e passa uma emoção!
Essa musica, é um Verdadeiro Poema! Que coisa mais, Linda!!
Grande Pixinguinha. Um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. E Caetano também tem sua marca de genialidade.
Músicas antigas antigas trazem uma espécie de melancolia inexplicável
A música ROSA de Pixinguinha não é somente poesia pura, é A PURA VERDADE DO AMOR que transborda de um coração que respeita e agradece uma alma querida e idolatrada.
Não tinha ouvido essa versão com o Caetano. Ficou mais divina ainda essa música dos deuses.
La mejor versión cantada que encontré, gracias.
Que coisa linda !! Poesia pura ❤❤❤
Música bela, profunda e tocante. Interpretação magnífica de Caetano!!!
sem palavras genio imortal parabéns 👏👏👏❤❤❤❤
Música que meu pai cantava para mim!
Caetano cantou todas as notas sem errar uma só. Hoje as pessoas que a gravam distorcem algumas notas, quando não a partem no meio! Obrigada por essa maravilha!
Lindíssima 🤩
Emocionante 😻
Otávio de Souza, mecânico compositor de uma única música.
Teve uma epifania e nasceu isso.
Simplesmente maravilhoso
E tem gente q não gosta desta obra de Amor !! quem tem ouvidos ouça
Essa é uma das músicas mais perfeitas da MPB
Letra magistral
Uma obra prima!
...e ELE, Caetano Veloso, deu Voz.
Emoção plena, aflora...
No peito de Todos Nós!
Beijo carinhoso, de sua Fã brasileira,
que teve a " Sorte", de ser também, sua conterrânea.
Canta, encanta , CAETANO VELOSO.
E essa Pérola, da Música Brasileira,
torna-se mais que Rara,
SINGULARMENTE BELA.
Desconheço outras canções com tanta riqueza poética. Linda interpretação do Caetano.
concordo
+Roberto Almeida Reis Reis concordo.
Uma obra prima e uma interpretação imbatível !
simplismente lindo.viva caetano e viva pixinguinha!!
SIMPLESMENTE FENOMENAL!!!! VIVA O MAGISTRAL ORLANDO SILVA.....
Belíssima interpretação de Caetano.
Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente
Aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito teuTu és a forma ideal
Estátua magistral. Oh, alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa naturezaPerdão se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus o quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia
Ao pé do altar
Jurar, aos pés do onipotente
Em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te até meu padecer
De todo fenecer
soundcloud.com/exposicaopixinguinha/14-rosa-interpreted-by-hermeto
Rosa is one of the most beautiful songs in the world!
Que maravilha 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 perfeição total ❤😊
"tu és......poema belíssimo! Caê sempre um intérprete fantástico! Linda d++!
A Rosa de Pixinguinha
Pausa na roda de samba para falarmos de uma das mais belas canções da História do Choro: a valsa Rosa do Mestre Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha. Um primor tanto na versão original, sem letra, quanto na versão mais conhecida com letra de Otávio de Souza. Além da beleza ímpar, a música possui algumas curiosidades. Vamos a elas.
Segundo o próprio autor, a valsa foi composta em 1917 e o título original era Evocação. Como manda a regra e a tradição do Chorinho, a música foi composta em três partes. Mais tarde, recebeu letra apenas para primeira e segunda partes e foi gravada e regravada muitas vezes dessa forma. Há alguns anos atrás, a versão original, em três partes e sem letra, foi regravada para o box Choro Carioca, Música do Brasil lançado pela gravadora Acari.
A letra de Rosa é um capítulo à parte. Rebuscada, parnasiana e lindíssima foi composta pelo improvável Otávio de Souza. Otávio era um mecânico de profissão que morreu jovem e nunca compôs nada parecido com Rosa. Um compositor de uma única música, uma obra prima.
Conta a lenda que Otávio se aproximou de Pixinguinha enquanto o Mestre bebia em um bar do subúrbio carioca para falar que havia uma letra que não saía de sua cabeça toda vez que ouvia a valsa. Pixinguinha ouviu e ficou maravilhado.
A gravação do grande Orlando Silva foi a responsável pela popularização de Rosa, com erro de concordância e tudo no trecho "sândalos dolente". Francisco Alves e Carlos Galhardo deixaram de gravar Rosa por terem se recusado a gravar Carinhoso (coisas da MPB!). Outra curiosidade é que Rosa era a canção preferida da mãe de Orlando, Dona Balbina. Após sua morte, em 1968, Orlando jamais voltou a cantar a canção.
(BLOG AQUELE SAMBA)
muito bom.
Deus existe
+José Renato sim, queria entender como alguém consegue criar algo tão maravilhoso assim, letra sublime!
+Samara nascimento sousa Eu sinto no meu coração que tem música que é puramente Deus falando.. Como se o autor fosse escolhido pela música e não a música escolhida pelo autor.. E então num extraordinário momento de inspiração, cada palavra é soprada e chega na consciência da pessoa em forma de Luz.. Merecimento do artista poder ser um veículo para que uma obra simples e perfeita como essa possa existir! Já ouviu na voz de Marisa Monte?
+José Renato já é claro! Gosto muito
Desta sublime poesia, do impecável mestre Pixinguinha, e magistrais interpretação e voz, da inigualável Marisa Monte. Como podemos chegar a lixos auditivos como Anitta, Michel Teló, Luan Santana, Paula Fernandes e afins?!!...
paula fernandes lixo??? hahahahaha
Agora tem gente BASTANTE pior
O povo tem mania que desclassificar o que não julgam "Culto" mas há músicas pra cada momento, a beleza desta música é inegável a qq outra, mas isso não quer dizer que o resto não presta. São música feitas com finalidades diferentes, aposto que nas festas vc não tá lá dançando Caetano...
Falavam a mesma coisa do próprio Caetano...
@@adrielelima6210 Concordo 100%. Esses que se consideram "cultos" não sabem apreciar a música.
simplesmente a maior declaração de amor do mundo!!!!!
Com certeza,de uma poesia tremenda.
@@marcelfabiandemarchi4441 Demais💙♪♪♪
Essa canção diz muito de mim e da minha espera. Que um dia Deus posso me permitir vivenciar o amor junto dele.
JK quando levou a Maria Lúcia Pedroso , que na Minissérie era chamada pelo nome fictício de “Marisa” personagem vivida por (Letícia Sabatella )pq a família dela não deu permissão para expor o nome dela, enquanto ela o aguardava no Catetinho uma palacete de madeira onde ele ,ministros, Israel Pinheiro e os chefões ficavam hospedados quando iam ver as obras da NovaCap, ele JK (José Wilker) chegou com um grupo de violeiros e começou a cantar essa música pra ela , igual ele fazia quando era rapazinho e se interessava por uma mocinha de Diamantina sua cidade natal .
A mais bela de todas as músicas
BELÍSSIMO!!!
CAETANO/ VOZ/ CANÇÃO/ EDIÇÃO.
OBRIGADA ANA CLÁUDIA AMIGA
PELO COMPARTILHO.
BJUSSS N'ALMA............... VANDA.
Mais que um poema! É eterna! Impecável interpretação de Caetano.
Perfeito Cecigal . . . Nos sentimos pequenos perante Pixinguinha. Pela Pessoa, Pela Música e Pela Letra. Emociona. Vou enviar para o Rieu.
Essa versão do Caetano é surreal! Mais que perfeita!
Uma obra-prima da música magistralmente interpretada pelo Caetano!
Linda interpretação!!
Que lindo!
Só pode ser de Deus!
Em meio a um mar de lama, uma 🌹!
Linda interpretação!
Na verdade, maria de fatima, esta linda valsa foi composta pelo Pixinguinha em 1917 ( música)
e a letra foi composta alguns anos depois pelo mecânico
Otávio de Souza, quando então o Grande Orlando Silva gravou, vinte anos depois. Sem dúvida, uma Obra de Arte.
Aliás um outro pesquisador informa como 1922 o ano da gravação da música, ainda sem a letra.
Simplesmente uma obra prima!!! Parabéns Caetano!!!
CAETANO QUE LINDA CANÇÃO!
Adorei as informações sobre esta obra prima. Música, de um tempo, que as letras eram letras.... Obrigada.
Marisa Monte e Caetano respeitaram a linda canção de Pixinguinha. Ambos puxaram por seus estilos mas, Caetano aproximou-se mais da linha de Pixinguinha. Parabéns aos dois.
Nada supera Orlando Silva
indo ver a versão de Orlando, enfim!
Fernando Graça cartola as rosas não falam
Damião Daniel di Carvalho Concordo, a versão do Caetano segue mais a linha da velha guarda. A versão da Marisa Monte tb é ótima..
Nada supera a versão original de Orlando Silva.
Minha amada mãe amava está música
Toca fundo na alma, lindo, pura poesia.
Devemos agradecer o Pixinguinha o compositor desta obra prima.
Uma das mais belas música e letra da língua portuguesa.
muito legal! 1:11 né não? claro!
cantamos todos nós pois cada um nasceu com a sua voz para cantar para dizer de um modo diferente o que todo mundo sente.Raul seixas
ROSA, AUTORES PIXINGUINHA E OTÁVIO DE SOUZA, CLÁSSICO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, GRANDE OBRA MUSICAL, LINDA INTERPRETAÇÃO E APRESENTAÇÃO. PARABENIZO. ABRAÇOS CORDIAIS.
ROSA de Pixinguinha é música que veio das constelações iluminadas dos espaços siderais para alegrar os corações que amam e respeitam a mulher virtuosa, a esposa abnegada, a mãe devotada. Walter - Brasil
Vale salientar que não se encontra mais essas mulheres nos dias de hoje.
Excelente Caetano! Grande interpretação.
Cara Maria De Fátima, concordo plenamente com você. Se no Enem ou nos vestibulares fosse solicitada a interpretação de texto dos clássicos da MPB, nossa realidade musical seria outra e nossa língua portuguesa teria o respeito que merece.
Parabéns pelo vídeo, recebi de presente para ouvir...tem coisas que não tem preço realmente!!
Rosa
podem falar do caetano o que for ! Contudo , esse cara arrebenta quando se trata de cantar .
Lindo demais não canso de ouvir
Grande versão do Caetano Veloso. Música muito linda.
Linda ! , gosto muito desse tipo de música !
Voz doce ,sedutora , melodiosa.Prende e enebria, Caetano Veloso!!!❤❤❤
Ouço isso e penso .... o que aconteceu com a música brasileira? impressionante que temos uma das mais expressivas e melhores música popular e estamos atualmente no esgoto com a boiada escutando só nota abaixo de 5 e sempre fomos 10... vivo e não vejo tudo lamento que a burrice se instalou...Viva Pixinguinha, Jaco, Radmés, Hermeto, Egberto, Garoto, Yamandu, Nelson Ayres, Luiz Melodia, Gil, Caetano Djavan, Waltel Branco, Luix Vagner, Ana Mazzotti, Elis , Bethânia, Gal, Joyce, Fátima Guedes, Paulinho da Viola, Cartola, Zé Keti, Noel, Alceu, Gonzagão, Capiba, Aldir, João Bosco, João Gilberto, João Aquino, Baden, Altamiro Carrilho, Erasmo e Roberto, João Nogueira, Gonzaguinha, Leny, Flora Purim Airto Moreira, Cheiro de Vida, Lenine, Sergio Sampaio, João Pernambuco, Nonato Luiz, Fagner, Belchior, Chico Buarque, Edu Lobo, familia Caymmi, Enezita Barroso Alvarenga e Ranchinho, Tião Carreiro e Pardinho, Jacó e Jacozinho Amir Sater, Kleito e Kledir, Vitor Ramil, Carlos, Lyra, Marcos Valle, Vinícius, Tom Jobim, Azimuth, Tamba Trio, Zimbo Trio, Tania Maria, Milton Nascimento e todo clube da esquina, etc... etc... etc... vivo um universo paralelo e não discuto gosto... mas discuto a falta de bom gosto... Salve os compositores e músicos brasileiros que nos elevam a alma...
Uma das mais belas canções
Tu és, divina e graciosa, estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada e formada com ardor
Da alma da mais linda flor de mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
O teu coração junto ao meu lanceado pregado e crucificado
Sobre a rósea cruz do arfante peito teuTu és a forma ideal, estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação que em todo coração sepultas o amor
O riso, a fé e a dor em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela, és mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa naturezaPerdão, se ouso confessar-te eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus quanto é triste a incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar em conduzir-te um dia aos pés do altar
Jurar, aos pés do onipotente em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos em nuvens de beijos
Hei de te envolver até meu padecer de todo fenecer
UMA ORAÇÃO À MULHER, LINDAMENTE CANTADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Idem .Perfeito seu comentário.Musica, letra e interpretação doce, cálida....
PERFEITO! DIFÍCIL DE COMENTAR À ALTURA...
Simplesmente espetacular!!!
Mais saiba que a letra não e do Pixinguinha
Hino imortal da alma brasileira
Magnífica!!! Magnífica!!! Magnífica!!!!!!!
Pra minha mãe ❤
Que saudade!
Minha vovozinha gostava dessa música
Amo!
Que interpretação linda de Caetano !!
a very soulful, impressive!