Sou pequeno produtor de café em Minas Gerais, e preciso dizer, essa crise do café só vai piorar. O clima mudou, e o café é muito sensível a essa mudança. Eu mesmo estou desde 2021 sem colher café, devido a geada que matou 100% da minha lavoura. Atualmente mudei meu estilo de produção, estou plantando o café no sistema agroflorestal, ou seja, com árvores no meio da lavoura. O trabalho é muito maior, porém trás mais benefícios a lavoura e a bebida final que vai pro consumidor. Mas ainda é muito difícil pro pequeno produtor. Espero que no futuro exista mais incentivo pra trabalhar com sistemas mais sustentáveis na roça.
@@piracypinto8676 sim, tem muita gente aqui parando também. A soja é uma cultura que tem poucos riscos, então os grandes proprietários sempre vão no que dá mais lucro
Só eu achei meio bizarro a reportagem ignorar completamente os produtores e especialistas brasileiros no assunto? Só gringo falando e o país que produz quase 1 terço do café no mundo não é nem consultado.
@@tattianasalles3019mesmo que seja uma reportagem internacional, o Brasil possui doutores e pós-doutores em Lavras, Embrapa e outras instituições que são referência global. Foi preguiça deles mesmo XD
Deutsche Welle é uma empresa pública de radiodifusão da Alemanha, com sedes em Bonn e Berlim, que transmite para o exterior programas de rádio, além de oferecer uma programação televisiva e um amplo portal de conteúdo online em 30 línguas.
A Starbucks veio pra Minas.. Resultado não deu certo... Mas Tb não tem como bater de frente com nosso café passado no cuador de pano e servido num copo lagoinha...
Problema é que se aumentar os custos do cultivo do café, acabam se tornando inviáveis para os pequenos agricultores, e essa novela já é conhecida, basta ver o que acontece com as famílias que trabalham com tabaco; as grandes empresas financiam o cultivo dos pequenos agricultores porém eles acabam ficando reféns e endividados dessas grandes corporações.
Sou produtor de café aqui do sul de MG,estou renovando os cafezais a cada ano e introduzindo variedades novas resistentes a ferrugem e outras pragas. O intuito é usar o mínimo de defensivos agrícolas na cultura 👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@Nermalton77 No momento não pretendo vender com logomarca,estou vendendo pra cooperativa daqui da região. Ela me paga um preço diferenciado, melhor que preço de tipo6 talvez futuramente eu possa entrar no mercado de cafés especiais. Tenho cursos de torra de especiais, calcificação e degustação. Isso já é um salto a mais,por hora vou renovando as lavouras 👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
São o futuro e o passado ao mesmo tempo kkk tendo em conta que os indios trabalham a agricultura dessa forma a milhares de anos. Depois tem gente que tem o descaro de dizer que eles são culturas "primitivas" 🤷♂️
@@filipenobre79 Exatamente !Pesquisam mostram q o solo da Amazônia foi manejado c espécies selecionadas durante milhares de anos. O europeu muito burro chegou aqui e achou q era tudo mato.😂
No Pará estão investindo em uma bebida a base de açaí q lembra o café, se der certo como deu o açaí pode ser q exista uma nova modalidade de bebida mundial...
Açaí não tem cafeína e combina mais com bebidas tipo milkshake, vitaminas, sucos, yougurts etc... Eu creio que na Amazônia deve ter plantas com potencial de criar uma nova bebida estilo café, a variadade de plantas é sinistra, nem conhecemos tudo ainda, estão sempre descobrindo algo novo
café é commodity, aumenta quando o dólar aumenta assim como soja, milho, carne bovina, derivados do petróleo... A questão do brasileiro preferir o café bem pretinho e torrado é cultural, não vai mudar tão cedo.
@@lucasfontainha9053Disse a mais pura verdade. Consumo café especial há um tempo e chego a "sofrer preconceito" de quem tá acostumado a tomar o carbonizado de cada dia, simplesmente por gostar de tomar café de qualidade. Pro consumidor comum, café de qualidade é frescura, viadagem, palhaçada, inventar moda, esquisito, chato, esnobe, babaca e etc. (Usei palavras que já ouvi sobre e li sobre, oq não quer dizer que eu concorde).
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a maioria das pessoas nunca provou um café bom de verdade, café especial, uma das coisas mais incríveis que existem.
Olhem as pontuações do Robusta nos concursos nacionais antes de espalhar fake news. Há anos produzindo qualidade e vocês dando essa notícia velha de que o Robusta só serve para solúvel. Robusta é o futuro, sua resistência faz com que ele seja plantado em diversos tipos de regiões e produza variedades cada vez maiores de qualidade. Busquem sobre a cooperativa Cafesul no ES. Vendem duas marcas de café especial Conilon há anos, ganharam vários prêmios e estão sempre nas cabeças do Coffee of the Year. O ES é o ÚNICO lugar que produz o melhor Arábica e o melhor Robusta.
7 หลายเดือนก่อน +2
Eu AMO café! Quando aprendi a finalmente apreciar um café sem açucar, meu paladar completamente. Tornando-me mais aberto aos sabores amargos e mais intensos. Tomo muito café por dia e temo pela escassez do produto. Acho que o chocolate também passa pelo mesmo destino, já que aumenta-se o consumo - sobretudo do mais puro - e as mudanças climáticas coloca tudo em risco. Seria interessante saber que podem surgir novas espécies da planta com novos sabores. Se contarmos com a tecnologia, temo em sabermos mais o que é um café de "verdade", se a teconologia passar a produzir de forma artificial...(falei do café, mas também tem as plantas dos chás, o cacau, as plantações de ervas para temperos....Aaai dios!) Obrigado pelo conteudo e sucesso para vocês!
Não precisa ir até Uganda pra falar de café agroflorestal. Tem gente fazendo isso aqui no Brasil. Claramente só traduziram uma reportagem feita para o público externo
Claro, é a Deutsche Welle. Jornal alemão. Falam da aldeia global. Interessante a informação de que China e Austrália planejam aumentar as áreas de plantios de café em seus países. Muda a relação atual do mercado de café do mundo.
Bom dia, também pensava assim. Mas um dia preparei o café da manhã para minha mim e família, quando provei o café, estranhei o gosto, estive insistindo muito, não queria acreditar, mas meu paladar não quis mas café. (Tomava café desde de criança e ja passei dos 40) Hoje tomo chás.
@@milenegenban710 também estou bebendo mais chás e acredito que esteja ficando viciada 😅 (vício do bem!?), mas ainda tenho o hábito de uma xícara de café pela manhã 😊
E INVESTIR NÃO É ALARGAR A FRONTEIRA AGRÍCOLA ATRAVÉS DE DEVASTAÇÃO NEM AUMENTAR A PRESSÃO SOB O SOLO ATRAVÉS DE AGROTÓXICOS E ADUBOS SINTÉTICOS . Investir SIGNIFICA harmonia com a natureza e respeitá-la.
A minha família produz café, o governo paga uma saca de 60 kg menos de mil reais, porém gasta-se muito, sem contar a mão de obra, e por fim o governo vende para fora mais de dois mil dólares, ou seja o produtor rural se mata no sol, tempestade, seca para cultivar e não dão o devido valor, infelizmente não só o café, mas todos os outros produtos, o produtor rural é desvalorizado em todas as formas, falta isso em todas as partes, DAR VALOR AOS PRODUTORES RURAIS!!!
Sou aqui do espírito santo e trabalho com a produção do café robusta, esse ano sofremos demasiadamente com a infestação de cochonilha, outro fator que impacta nos custos são as necessidades nutricionais da planta.
A monocultura tem que acabar, devemos adotar sistemas agroflorestais dos alimentos que consumimos, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e já se adota sistemas agroflorestais no café aqui no brasil.
Não é tão simples assim querer acabar com a monocultura, é necessário conscientização do governo e incentivos econômicos, mas não é querer obrigar e empurrar goela a baixo agroflorestas por toda parte que vai resolver.
A tecnologia não é a solução, a solução é a técnica. Precisamos difundir as técnicas de produção agroflorestais. Precisamos subsidiar a mão de obra. Os trabalhadores que detem a técnica precisam ser bem remunerados. Técnica e conhecimento, nada de tecnologia que só faz concentrar o poder e a riqueza.
Eu já tomei muito café...Hoje reduzi bastante , só duas xícaras, uma de manhã e outra à tarde e já acho muito. O café aumentava a minha pressão arterial. Cortei e não precisei aderir ao controle da pressão com remédios
Rotular o robusta só como "um café onde o sabor não é tão bom" quando ele sequer recebe o mesmo tratamento do outro na hora de sua produção, é complicado. São grãos diferentes com qualidades diferentes e que quando bem tratados podem fazer um bom café. Acho que valia a pena a produção ter dado uma pesquisada mais a fundo sobre isso para ajudar a reduzir o preconceito com a planta, afinal, ela pode sim ser parte da solução do problema.
Existem marcas de cafés especiais 100% conilon, eles conseguem pontuações incrível no Coffe of the Year há anos, essa notícia da matéria é velha. A verdade é oq você disse muito bem, ele é parte da solução.
@@ligiaguedes77 sim. Na Europa gostam de cafés mais fortes e amargos, com isso o robusta se destaca mais. Recebemos aqui em Portugal muito café arábica do Brasil, mas o do Vietnam supera 5 a 6 vezes mais em quantidade mensal.
Sou pequeno produtor... Impossível produzir quantidade de café no sistema agroflorestal... Se migrarem para esse sistema aqui no Brasil só rico vai poder tomar café ....
Café e um negócio complicado. Se ir para baixas altitudes o sol acaba com a planta e se for para áreas mais altas ou para o sul a geada acaba com a produção. Áreas tradicionais sofrendo com altas e baixas temperaturas nos últimos anos. Será que teremos que nos acostumar com o café robusta?
Humildemente sugiro a leitura do conto "Café! Café!", de Monteiro Lobato (pesquisando rápido aqui vi que tem o conto em audiolivro grátis em período de teste na Amazon).
Obrigado DW pelo ótimo programa 💯👋👋, mas com raiva sinto que com o mundo atual em crise hoje em dia por exemplo a Austrália tranquilamente já deveria ser potência mundial em produção de Café. Há tempo isto vinha acontecendo e lamentavelmente Gran partevdo mundo e basicamente as grandes companhias de Café mundiais sabiam muito bem disso..🙊🙉🙈..🙏🏻continuará 🙏🏻
Um casal produtor de açaí para a fabricação do sorvete da mesma fruta no Norte do país conseguiu descobrir que da pra se fazer café do caroço de açaí, ou, para os mais puristas e conservadores, uma bebida semelhante ao café comum... Chá, como queira denominar como quiser, mas a bebida está intitulada de café de açaí e é tão saboroso quanto o café comum. Pesquisem aqui no TH-cam, pessoal... Nosso país tem até sorvete de bacon em Santa Catarina, rsrs... Sorvete de batata doce... Poucas pessoas conhecem essa inovação e a mídia tradicional oficial da TV brasileira não divulga, a imprensa não anuncia e quando anuncia algo feito aqui no Brasil não dedica o tempo que dedica para falar sobre inovações ou produtos fabricados em outros países, como nossos veículos de comunicação são controlados por apátridas e vira-latas eles não fazem mais de uma matéria para explicar as coisas boas que surgem no Brasil, muito mal alguns poucos instantes de no programa.
Preparem o bolso, rapaziada. Os preços vão continuar subindo e continuaremos sendo sufocados pelo custo de vida. Só notícia boa! Por isso, e muito mais, não tenho e não terei nenhum filho. A queda da taxa de fecundidade (planejamento familiar) é joia.
E as ilhas Maurício não sao "distante" e "exotico"? Os maiores produtores são Brasil, Colômbia e Vietna. Sem eles na reportagem nem vale..@@TalesPinheiro-p9i
Todo mundo sabe as dimensões da República de Mauricio! Poderiam encontrar uma referência melhorzinha, hein? Estou à disposição para editar esse conteúdo. 😊
Olha, se fosse só o café...o chocolate já estamos em crise, isso tende a piorar, infelizmente. Minha relação com o café? Cada dia mais complicada, dobrou o preço do café.
Por se tratar de um tema tão importante, acredito que faltaram algumas informações chaves nessa matéria. - além da familia botânica, exiatem os varietais de cafes, que trazem podem trazer maior resistencia no cultivo. - a maior autoridade brasileiras nesse assunto é o IAC de campinas, con o maior banco de pesquisa e mudas, uma pena que não foram entrevistados. - A produção agroflorestal não tem uma escala representativa, já que se aplica na maioria das vezes a unidades mínima de cultivo, próximo a 2 ha. - a reportagem não abordou separadamente a prod. E consumo de cafés especiais x comerciais, já que diferem em como sao comercializados também. - a geada de 2021 em Minas afetou mais de 13% a venda de cafes especiais e exportados, já o café comercial é mais afetado pelo preço na bolsa de valores como um commodity. - existem melhoras nos hábitos de consumo, ja que o maior bebedor de café comercial é o ralo, enquanto o café de qualidade se supõe um consumo mais consciente.
Matéria muito interessante, bom trabalho. Só tenho uma pergunta: por que não trouxeram nenhum agrônomo ou melhorista para a reportagem? Acho que se falando em cultivo de plantas sem trazer um agrônomo é o equivalente a fazer uma reportagem sobre medicina moderna sem trazer um médico. Como agrônomo fiquei um tanto quanto decepcionado mas tá tudo certo, já estamos acostumados kkkkkkk
A cafeicultura de montanha nao só no Brasil como no restante do mundo passa por falta de mao de obra, as pessoas nao querem mais fazer trabalho pesado e nem morar nas fazendas , eu tive que reduzir a minha área em mais de 50% para continuar na atividade, a expansão da cafeicultura está sendo em terras planas, onde o risco de geadas são grandes , tornando um alto risco!
as ondas de calor da primavera de 2023 também atrapalharam a floração do café em MG, ES e SP... espero muito que esse inverno 2024 com la niña não traga geadas fortes
Brasil não tem mais café, é madeira queimada ralada, em diferentes marcas e pacotes. Até o mais caro tá horrível.. Posso falar com gosto e cheiro, pois sou mineira, e meus avós torravam e moíam o grão em casa... Outros tempos... outros cafés...
Acho tão estranho não aparecer nenhum pesquisador e produtor brasileiro nesta reportagem... Somos os maiores produtores mundiais há mais de 200 anos e temos toda a cadeia de produção e consumo dentro do país. Além de sermos o 2º país que mais consome café no mundo. Onde está o Brasil nesta reportagem?
No atual momento, há uma crise muito pior no Brasil. Nao há canabis de qualidade no mercado. Ta geral essa seca, em diversos estados. Precisamos falar sobre isso pra entender o real problema, e saber se é algo duradouro.
O café conilon também pode ter sabor e aromas agradáveis. Isso mesmo, estou falando de café conilon especial. Quem deprecia a bebida donconilon está propagando um paradigma do passado. Convido a todos conhecerem e terem a experiência de beber um delicioso café conilon em Muqui-ES-Brasil.
Existe uma crise em relação a demanda e produção de.cafe, mas está mais relacionado ao aumento da demanda que a queda de produção. China 1.5 bilhões de habitantes + índia 1.5 bilhões de habitantes não bebiam café e estão começando a tomar café. A lukin café, uma franquias a chinesa, já tem quase tantas lojas na china quanto a Starbucks no mundo inteiro. Países emergentes estão consumindo mais café também por conta do aumento de renda.
Portugal não levou o café para o Brasil. O café chegou ao nosso país via Belém, no Pará, em 1727, vindo da Guiana Francesa, trazido pelo sargento-mor Francisco e Mello Palheta em viagem àquele local. Graças às condições edafoclimáticas favoráveis, o cultivo do café se espalhou da região Norte para diversas províncias, produzindo bem no Rio de Janeiro, mais ainda no Vale do Rio Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro, o que iniciou um movimento econômico no Brasil.
Existem alternativas, como sistemas agroflorestais e o investimento em outras especies como os robusta de alta qualidade e também o desenvolvimento de novas variedades de arábica. O problema é que isso leva décadas
Essa informação sobre a qualidade inferior do café Robusta está totalmente Errada e Desatualizada. Já tem décadas que ele passou a ser um café de altíssima qualidade.
Starbucks e varejo para hipster. Os tolos vão lá só para usar o Wi-Fi grátis. Há uma cafeteria em Providence , RI, que já não frequento há anos. Na Wickeden street. Um casarão transformado em cafeteria com pátio externo e salão interno. Atrás do balcão está a máquina torrefadora, ao lado do balcão estão vários compartilhamentos de grão das variedades ali torradas. Compra se o pacote de café ali moído na hora , ou pode se tomar lo na loja. Chão da loja em tablado de madeira , mesas dispersas pelo salão. Sempre uma música tocando , jazz, blues . Abundância de jornais grátis. Mural de mensagens com ofertas de aluguel, vagas de emprego. Nada de marca de café. Toma se ali , ou compra se torrado , café dos quatro cantos do mundo , fair trade.
Sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, com a produção maior que a dos outros 4 outros exportadores juntos, eh de estranhar uma reportagem desta sem se entrevistar só menos um cientista brasileiro. Os maiores cientistas no assunto são brasileiros.
Sim, mesma coisa, porém é fake news da matéria as informações sobre eoe. Já existem há anos um conilon de qualidade no Brasil, somos referência mundial.
uê, não falaram nada do Brasil? É o maior produtor e exportador de café do mundo e é atingido pela crise climática. Porquê simplesmete suprimiram o Brasil?
Queria entender o que está acontecendo com o café do Brasil, que está ruim. Aff Não importa o jeito que eu faça fica ruim. 😢 Se outros fazem, fica ruim. Ate as 3 marcas pioneiras e mais caras do país estão ruins.
Hoje em dia produtores de açaí da região Norte do Brasil estão aproveitando o caroço prá torrar e moer e, em seguida comercializar como café! Essa reportagem faltou pesquisar as alternativas que já estão sendo implementadas pelo próprio mercado!!!
O Brasil precisa se sobressair. Somos o maior produtor de café do mundo. O bom café precisa ser vendido a preço de ouro para esses Países da Europa e da América do Norte.
Algumas coisas estranhas na matéria: - me parece um tradução “de algo feito pra alemão ver” - não consideram falar com especialista do maior produtor mundial - não entrevistam engenheiros agrônomos e sim biólogas Vai saber!!!
Vcs me fazem uma reportagem sobre café, ressaltando a importância da tecnologia, trazem depoimentos de gente de varias instituições, mas, em momento algum citam a Embrapa Café? Não sei se é a síndrome de vira-latas ou a preguiça de se fazer uma reportagem bem feita. Numa boa, vc não foram nada profissionais ou responsáveis com os trabalhos feitos no Brasil em prol da cafeicultura.
Sou pequeno produtor de café em Minas Gerais, e preciso dizer, essa crise do café só vai piorar. O clima mudou, e o café é muito sensível a essa mudança.
Eu mesmo estou desde 2021 sem colher café, devido a geada que matou 100% da minha lavoura.
Atualmente mudei meu estilo de produção, estou plantando o café no sistema agroflorestal, ou seja, com árvores no meio da lavoura. O trabalho é muito maior, porém trás mais benefícios a lavoura e a bebida final que vai pro consumidor.
Mas ainda é muito difícil pro pequeno produtor. Espero que no futuro exista mais incentivo pra trabalhar com sistemas mais sustentáveis na roça.
Você é um herói nacional, saiba disso
Nem todo herói veste capa, alguns cultivam café... não desista, por favor não desista, a vida sem café não é uma vida que valha a pena ser vivida
Noroeste gaúcho onde vivo faz 3 anos Q não tivemos mais geada
Ouvi falar a 15 anos atrás Q nossa região teria aptidão para o cultivo de café
Boa sorte!!
@@piracypinto8676 sim, tem muita gente aqui parando também. A soja é uma cultura que tem poucos riscos, então os grandes proprietários sempre vão no que dá mais lucro
Só eu achei meio bizarro a reportagem ignorar completamente os produtores e especialistas brasileiros no assunto? Só gringo falando e o país que produz quase 1 terço do café no mundo não é nem consultado.
É uma reportagem da DW internacional que eles adaptaram para o Brasil.
@@tattianasalles3019mesmo que seja uma reportagem internacional, o Brasil possui doutores e pós-doutores em Lavras, Embrapa e outras instituições que são referência global. Foi preguiça deles mesmo XD
Deutsche Welle é uma empresa pública de radiodifusão da Alemanha, com sedes em Bonn e Berlim, que transmite para o exterior programas de rádio, além de oferecer uma programação televisiva e um amplo portal de conteúdo online em 30 línguas.
Ia falar isso, tantas pesquisas no Brasil e sem comentários de pesquisadores brasileiros? Chama a EMBRAPA
@@vinniciusfranca96 Mas os especialistas citados também não são alemães.
A Starbucks veio pra Minas.. Resultado não deu certo... Mas Tb não tem como bater de frente com nosso café passado no cuador de pano e servido num copo lagoinha...
Starbucks pode falir
@Zero-kd1bdmas não é mesmo…😅
O café do starbucks é de má qualidade (porém o brasileiro está acostumado a beber café de má qualidade).
Café no Startup, são horrível!! Parece que foi coado no pano de chão..
Problema é que se aumentar os custos do cultivo do café, acabam se tornando inviáveis para os pequenos agricultores, e essa novela já é conhecida, basta ver o que acontece com as famílias que trabalham com tabaco; as grandes empresas financiam o cultivo dos pequenos agricultores porém eles acabam ficando reféns e endividados dessas grandes corporações.
Pois é, os grandes produtores passarão a dominar a produção
Sou produtor de café aqui do sul de MG,estou renovando os cafezais a cada ano e introduzindo variedades novas resistentes a ferrugem e outras pragas. O intuito é usar o mínimo de defensivos agrícolas na cultura 👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Aproveita e divulga aqui o nome da sua 'marca', ou alguma forma de comprarmos o seu produto.
@@Nermalton77 No momento não pretendo vender com logomarca,estou vendendo pra cooperativa daqui da região. Ela me paga um preço diferenciado, melhor que preço de tipo6 talvez futuramente eu possa entrar no mercado de cafés especiais. Tenho cursos de torra de especiais, calcificação e degustação. Isso já é um salto a mais,por hora vou renovando as lavouras 👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@ivanspineli55 Entendi, sucesso ai!
Parabéns pela iniciativa!
Agora algumas pessoas vão levar a crise climática a sério. Só falta gerar problemas na produção da cerveja, ai estamos salvos.
😂
E vai! Cerveja é puramente lavoura.
E cacau
Vai nada… rico vai continuar comprando. Tá tudo bem!
Vinhos já tá em crise
Os sistemas agroflorestais são o futuro e a salvação do planeta.
tem chacara??
a produtividade do café é menor nesse sistema, mas, mais estável...
São o futuro e o passado ao mesmo tempo kkk tendo em conta que os indios trabalham a agricultura dessa forma a milhares de anos. Depois tem gente que tem o descaro de dizer que eles são culturas "primitivas" 🤷♂️
@@filipenobre79 Exatamente !Pesquisam mostram q o solo da Amazônia foi manejado c espécies selecionadas durante milhares de anos. O europeu muito burro chegou aqui e achou q era tudo mato.😂
Segura geada inclusive.
Fui até tomar café depois desse vídeo 😅
No Pará estão investindo em uma bebida a base de açaí q lembra o café, se der certo como deu o açaí pode ser q exista uma nova modalidade de bebida mundial...
Mas não tem cafeína o café de açai. Acaba não tendo efeito estimulante.
Açaí não tem cafeína e combina mais com bebidas tipo milkshake, vitaminas, sucos, yougurts etc...
Eu creio que na Amazônia deve ter plantas com potencial de criar uma nova bebida estilo café, a variadade de plantas é sinistra, nem conhecemos tudo ainda, estão sempre descobrindo algo novo
Café nunca será bom como açaí
(Postei e saí correndo)
Se a gente não parar de jogar carbono na atmosfera a Amazônia vai virar savana rapidinho. 😢
@@patriciamauricio2910bla bla bla
O Brasil vende a preço de banana, o importante é não faltar na Europa, a gente ja consome a sobra torrada mesmo.
A preço de banana não é. Já que segue a cotação vigente na bolsa de valores.
café é commodity, aumenta quando o dólar aumenta assim como soja, milho, carne bovina, derivados do petróleo... A questão do brasileiro preferir o café bem pretinho e torrado é cultural, não vai mudar tão cedo.
@@lucasfontainha9053Disse a mais pura verdade. Consumo café especial há um tempo e chego a "sofrer preconceito" de quem tá acostumado a tomar o carbonizado de cada dia, simplesmente por gostar de tomar café de qualidade.
Pro consumidor comum, café de qualidade é frescura, viadagem, palhaçada, inventar moda, esquisito, chato, esnobe, babaca e etc.
(Usei palavras que já ouvi sobre e li sobre, oq não quer dizer que eu concorde).
Uma ótima reportagem! Fico feliz pela citação, obrigado a equipe da Dw pelos créditos.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e a maioria das pessoas nunca provou um café bom de verdade, café especial, uma das coisas mais incríveis que existem.
Esse só vai pra fora a preço de banana, o "gourmet" vendido aqui a peso de ouro nem se compara com o café comum que é exportado.
Olhem as pontuações do Robusta nos concursos nacionais antes de espalhar fake news. Há anos produzindo qualidade e vocês dando essa notícia velha de que o Robusta só serve para solúvel.
Robusta é o futuro, sua resistência faz com que ele seja plantado em diversos tipos de regiões e produza variedades cada vez maiores de qualidade.
Busquem sobre a cooperativa Cafesul no ES. Vendem duas marcas de café especial Conilon há anos, ganharam vários prêmios e estão sempre nas cabeças do Coffee of the Year.
O ES é o ÚNICO lugar que produz o melhor Arábica e o melhor Robusta.
Eu AMO café! Quando aprendi a finalmente apreciar um café sem açucar, meu paladar completamente. Tornando-me mais aberto aos sabores amargos e mais intensos.
Tomo muito café por dia e temo pela escassez do produto.
Acho que o chocolate também passa pelo mesmo destino, já que aumenta-se o consumo - sobretudo do mais puro - e as mudanças climáticas coloca tudo em risco.
Seria interessante saber que podem surgir novas espécies da planta com novos sabores. Se contarmos com a tecnologia, temo em sabermos mais o que é um café de "verdade", se a teconologia passar a produzir de forma artificial...(falei do café, mas também tem as plantas dos chás, o cacau, as plantações de ervas para temperos....Aaai dios!)
Obrigado pelo conteudo e sucesso para vocês!
Não precisa ir até Uganda pra falar de café agroflorestal. Tem gente fazendo isso aqui no Brasil. Claramente só traduziram uma reportagem feita para o público externo
Exato, aqui onde eu moro vários moradores tem essa forma de cultivo agroflorestal
Claro, é a Deutsche Welle. Jornal alemão. Falam da aldeia global. Interessante a informação de que China e Austrália planejam aumentar as áreas de plantios de café em seus países. Muda a relação atual do mercado de café do mundo.
A DW é multinacional alemã.
Essa matéria foi feita para o mundo, não só para o Brasil.
Independentemente de ser uma matéria para o mundo, o Brasil é relevante quando se fala de café. Poderiam ter falado com produtores agroflorestais aqui
@@LeandroMarco concordo. Poderiam ter um olhar mais detalhado sobre a agro floresta dos produrores brasileiros. Vida que segue.
Se acabar o café acabou pra mim! 😮
Bom dia, também pensava assim. Mas um dia preparei o café da manhã para minha mim e família, quando provei o café, estranhei o gosto, estive insistindo muito, não queria acreditar, mas meu paladar não quis mas café.
(Tomava café desde de criança e ja passei dos 40)
Hoje tomo chás.
@@milenegenban710 também estou bebendo mais chás e acredito que esteja ficando viciada 😅 (vício do bem!?), mas ainda tenho o hábito de uma xícara de café pela manhã 😊
Opa.....
Pelo jeito vou fazer como minha avó: plantar meu próprio café!!
E INVESTIR NÃO É ALARGAR A FRONTEIRA AGRÍCOLA ATRAVÉS DE DEVASTAÇÃO NEM AUMENTAR A PRESSÃO SOB O SOLO ATRAVÉS DE AGROTÓXICOS E ADUBOS SINTÉTICOS . Investir SIGNIFICA harmonia com a natureza e respeitá-la.
AGROFLORESTA
Eu bebo muito café, extraforte e sem açúcar. E durmo super bem. Pra mim, café é tudo de bom, espero que ele não desapareça.
Extraforte não é café...
Extraforte sempre vai ter... Torram galho e soja no meio "para render".
A informação sobre a qualidade do Robusta é errônea. Temos qualidade Sim.
A minha família produz café, o governo paga uma saca de 60 kg menos de mil reais, porém gasta-se muito, sem contar a mão de obra, e por fim o governo vende para fora mais de dois mil dólares, ou seja o produtor rural se mata no sol, tempestade, seca para cultivar e não dão o devido valor, infelizmente não só o café, mas todos os outros produtos, o produtor rural é desvalorizado em todas as formas, falta isso em todas as partes, DAR VALOR AOS PRODUTORES RURAIS!!!
Que besteira desinformado!! Que governo compra café, Zé ruela!!
Fora os atravessadores
Sou aqui do espírito santo e trabalho com a produção do café robusta, esse ano sofremos demasiadamente com a infestação de cochonilha, outro fator que impacta nos custos são as necessidades nutricionais da planta.
A monocultura tem que acabar, devemos adotar sistemas agroflorestais dos alimentos que consumimos, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, e já se adota sistemas agroflorestais no café aqui no brasil.
Não é tão simples assim querer acabar com a monocultura, é necessário conscientização do governo e incentivos econômicos, mas não é querer obrigar e empurrar goela a baixo agroflorestas por toda parte que vai resolver.
Não existe capitalismo sem café. Todo mundo sabe disso. Podem ficar tranquilos 😂
ADM fixe esse comentário!
Imagina ele Se tornar item de luxo? Ops já aconteceu
Boaa!! 🤣🤣👏🏼👏🏼
Assistindo ao vídeo com um copo de café na mão
Imagina a dor de cabeça que vai gerar.
Tidy el rey del café suizo en Brazil...
🇵🇦❤️
A tecnologia não é a solução, a solução é a técnica. Precisamos difundir as técnicas de produção agroflorestais. Precisamos subsidiar a mão de obra. Os trabalhadores que detem a técnica precisam ser bem remunerados. Técnica e conhecimento, nada de tecnologia que só faz concentrar o poder e a riqueza.
Não acredito na bobagem que acabo de ler
Parei de tomar café, café é um estimulante vicia. Sem café me sinto mais de boa. Sem ansiedade!
Parabéns!
A ansiedade é combustível para algumas pessoas 😂
Verdade esse tal de Café me deixa nervoso e irritado
Eu já tomei muito café...Hoje reduzi bastante , só duas xícaras, uma de manhã e outra à tarde e já acho muito. O café aumentava a minha pressão arterial. Cortei e não precisei aderir ao controle da pressão com remédios
É uma dura realidade: hoje em dia abrimos um pacote de café e o aroma sumiu
Que café tu tá tomando, meu caro?
@@dvieitez aqui consumimos Santa Clara, Maratá ... o resto da indústria
Rotular o robusta só como "um café onde o sabor não é tão bom" quando ele sequer recebe o mesmo tratamento do outro na hora de sua produção, é complicado. São grãos diferentes com qualidades diferentes e que quando bem tratados podem fazer um bom café. Acho que valia a pena a produção ter dado uma pesquisada mais a fundo sobre isso para ajudar a reduzir o preconceito com a planta, afinal, ela pode sim ser parte da solução do problema.
Concordo
Existem marcas de cafés especiais 100% conilon, eles conseguem pontuações incrível no Coffe of the Year há anos, essa notícia da matéria é velha. A verdade é oq você disse muito bem, ele é parte da solução.
E na Europa é o café mais consumido.
@@viniciusmagalhaes5694sério? Jurava q fosse o Arábica, pois um bom puro arábica é raro no Brasil por serem exportados
@@ligiaguedes77 sim. Na Europa gostam de cafés mais fortes e amargos, com isso o robusta se destaca mais. Recebemos aqui em Portugal muito café arábica do Brasil, mas o do Vietnam supera 5 a 6 vezes mais em quantidade mensal.
Sou pequeno produtor... Impossível produzir quantidade de café no sistema agroflorestal... Se migrarem para esse sistema aqui no Brasil só rico vai poder tomar café ....
Solução: reforma agrária.
@@HenriqueSi-rb8ot quer matar geral de fome é? Acha que plantar em grande escala é simples assim?
Café e um negócio complicado. Se ir para baixas altitudes o sol acaba com a planta e se for para áreas mais altas ou para o sul a geada acaba com a produção. Áreas tradicionais sofrendo com altas e baixas temperaturas nos últimos anos. Será que teremos que nos acostumar com o café robusta?
@@HenriqueSi-rb8ot Depois olha o preço do café do mst
Humildemente sugiro a leitura do conto "Café! Café!", de Monteiro Lobato (pesquisando rápido aqui vi que tem o conto em audiolivro grátis em período de teste na Amazon).
Obrigado DW pelo ótimo programa 💯👋👋, mas com raiva sinto que com o mundo atual em crise hoje em dia por exemplo a Austrália tranquilamente já deveria ser potência mundial em produção de Café. Há tempo isto vinha acontecendo e lamentavelmente Gran partevdo mundo e basicamente as grandes companhias de Café mundiais sabiam muito bem disso..🙊🙉🙈..🙏🏻continuará 🙏🏻
Um casal produtor de açaí para a fabricação do sorvete da mesma fruta no Norte do país conseguiu descobrir que da pra se fazer café do caroço de açaí, ou, para os mais puristas e conservadores, uma bebida semelhante ao café comum... Chá, como queira denominar como quiser, mas a bebida está intitulada de café de açaí e é tão saboroso quanto o café comum. Pesquisem aqui no TH-cam, pessoal... Nosso país tem até sorvete de bacon em Santa Catarina, rsrs... Sorvete de batata doce... Poucas pessoas conhecem essa inovação e a mídia tradicional oficial da TV brasileira não divulga, a imprensa não anuncia e quando anuncia algo feito aqui no Brasil não dedica o tempo que dedica para falar sobre inovações ou produtos fabricados em outros países, como nossos veículos de comunicação são controlados por apátridas e vira-latas eles não fazem mais de uma matéria para explicar as coisas boas que surgem no Brasil, muito mal alguns poucos instantes de no programa.
Vou começar a cultivar meu próprio café aqui no interior de SP
já planta muitos pés pq não rende não ta...e prepara pra o monte de doenças que surgi
ENQUANTO ASSISTO A ESSE DOCUMENTÁRIO ESTOU TOMANDO O MEU CAFÉ COM TORRADAS E LHES DIGO EM ALTO E BOM SOM. "NÃO DEIXEM FALTAR O MEU CAFÉ!"
Excelente reportagem
Preparem o bolso, rapaziada. Os preços vão continuar subindo e continuaremos sendo sufocados pelo custo de vida. Só notícia boa! Por isso, e muito mais, não tenho e não terei nenhum filho. A queda da taxa de fecundidade (planejamento familiar) é joia.
Muito bom!
os caras não entrevistaram nenhum especialista brasileiro.. sendo nós os melhores nesse setor
Às vezes, somos muito distantes e exóticos para o mundo desenvolvido, sei lá. O Brasil é um gigante bobalhão adormecido.
E as ilhas Maurício não sao "distante" e "exotico"? Os maiores produtores são Brasil, Colômbia e Vietna. Sem eles na reportagem nem vale..@@TalesPinheiro-p9i
Eu lembro final dos anos 90 de pessoas especialistas alertando de final de todas as bananas no mundo tô em 2024 e têm banana pra milhões de pessoas
Todo mundo sabe as dimensões da República de Mauricio! Poderiam encontrar uma referência melhorzinha, hein? Estou à disposição para editar esse conteúdo. 😊
Foi Maia do que amador! Não aparecer um Brasil ou Colômbia na reportagem já é grave.
Olha, se fosse só o café...o chocolate já estamos em crise, isso tende a piorar, infelizmente.
Minha relação com o café? Cada dia mais complicada, dobrou o preço do café.
Por se tratar de um tema tão importante, acredito que faltaram algumas informações chaves nessa matéria.
- além da familia botânica, exiatem os varietais de cafes, que trazem podem trazer maior resistencia no cultivo.
- a maior autoridade brasileiras nesse assunto é o IAC de campinas, con o maior banco de pesquisa e mudas, uma pena que não foram entrevistados.
- A produção agroflorestal não tem uma escala representativa, já que se aplica na maioria das vezes a unidades mínima de cultivo, próximo a 2 ha.
- a reportagem não abordou separadamente a prod. E consumo de cafés especiais x comerciais, já que diferem em como sao comercializados também.
- a geada de 2021 em Minas afetou mais de 13% a venda de cafes especiais e exportados, já o café comercial é mais afetado pelo preço na bolsa de valores como um commodity.
- existem melhoras nos hábitos de consumo, ja que o maior bebedor de café comercial é o ralo, enquanto o café de qualidade se supõe um consumo mais consciente.
Matéria muito interessante, bom trabalho.
Só tenho uma pergunta: por que não trouxeram nenhum agrônomo ou melhorista para a reportagem?
Acho que se falando em cultivo de plantas sem trazer um agrônomo é o equivalente a fazer uma reportagem sobre medicina moderna sem trazer um médico. Como agrônomo fiquei um tanto quanto decepcionado mas tá tudo certo, já estamos acostumados kkkkkkk
By the way, no Brasil a producao é majoritariamente familiar porém em cooperativa, o que torna facil introdução de tecnologias...
Quando mostraram o café na arte eu lembrei na hr do APERTE OS CINTOS pensei q eles podiam usar aquela cena e eles usaram que orgulho kkkkkkkkkkkkkk
A cafeicultura de montanha nao só no Brasil como no restante do mundo passa por falta de mao de obra, as pessoas nao querem mais fazer trabalho pesado e nem morar nas fazendas , eu tive que reduzir a minha área em mais de 50% para continuar na atividade, a expansão da cafeicultura está sendo em terras planas, onde o risco de geadas são grandes , tornando um alto risco!
Poxa!! Está faltando a presença de pesquisadores brasileiros nesta reportagem!!
as ondas de calor da primavera de 2023 também atrapalharam a floração do café em MG, ES e SP... espero muito que esse inverno 2024 com la niña não traga geadas fortes
Brasil não tem mais café, é madeira queimada ralada, em diferentes marcas e pacotes. Até o mais caro tá horrível.. Posso falar com gosto e cheiro, pois sou mineira, e meus avós torravam e moíam o grão em casa... Outros tempos... outros cafés...
Acho tão estranho não aparecer nenhum pesquisador e produtor brasileiro nesta reportagem... Somos os maiores produtores mundiais há mais de 200 anos e temos toda a cadeia de produção e consumo dentro do país. Além de sermos o 2º país que mais consome café no mundo. Onde está o Brasil nesta reportagem?
No atual momento, há uma crise muito pior no Brasil. Nao há canabis de qualidade no mercado. Ta geral essa seca, em diversos estados.
Precisamos falar sobre isso pra entender o real problema, e saber se é algo duradouro.
Se aumentar muito vamos ter que beber chá
Chimarrão.
Já tomaram chá preto com leite, é muito bom, não gosto muito de café mesmo
O café conilon também pode ter sabor e aromas agradáveis. Isso mesmo, estou falando de café conilon especial. Quem deprecia a bebida donconilon está propagando um paradigma do passado. Convido a todos conhecerem e terem a experiência de beber um delicioso café conilon em Muqui-ES-Brasil.
Tá acabando o café e o chocolate. O futuro é um lugar triste.
Ainda temos tempo para resolver
Matéria muito boa. Meu Nescafé até ficou mais saboroso.
Existe uma crise em relação a demanda e produção de.cafe, mas está mais relacionado ao aumento da demanda que a queda de produção. China 1.5 bilhões de habitantes + índia 1.5 bilhões de habitantes não bebiam café e estão começando a tomar café. A lukin café, uma franquias a chinesa, já tem quase tantas lojas na china quanto a Starbucks no mundo inteiro. Países emergentes estão consumindo mais café também por conta do aumento de renda.
Eles trazem estrangeiros para falar de café no país do café. E tipo Starbucks querendo vender suas porcarias, essência de café, aqui no Brasil.
Exatamente
Portugal não levou o café para o Brasil. O café chegou ao nosso país via Belém, no Pará, em 1727, vindo da Guiana Francesa, trazido pelo sargento-mor Francisco e Mello Palheta em viagem àquele local. Graças às condições edafoclimáticas favoráveis, o cultivo do café se espalhou da região Norte para diversas províncias, produzindo bem no Rio de Janeiro, mais ainda no Vale do Rio Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro, o que iniciou um movimento econômico no Brasil.
👏🏻👏🏻👏🏻
Isso sim é uma notícia aterrorizante.
Adoro café
A mais consumida é a água?????
quero ver o fim da crise climatica
Existem alternativas, como sistemas agroflorestais e o investimento em outras especies como os robusta de alta qualidade e também o desenvolvimento de novas variedades de arábica. O problema é que isso leva décadas
Essa informação sobre a qualidade inferior do café Robusta está totalmente Errada e Desatualizada. Já tem décadas que ele passou a ser um café de altíssima qualidade.
Pois eu percebi que o café está cada vez pior no sabor, por isso parei de tomar.
Isso aí....os produtos agricolas assim como o café estão em extinção....
Starbucks e varejo para hipster. Os tolos vão lá só para usar o Wi-Fi grátis.
Há uma cafeteria em Providence , RI, que já não frequento há anos. Na Wickeden street.
Um casarão transformado em cafeteria com pátio externo e salão interno.
Atrás do balcão está a máquina torrefadora, ao lado do balcão estão vários compartilhamentos de grão das variedades ali torradas. Compra se o pacote de café ali moído na hora , ou pode se tomar lo na loja.
Chão da loja em tablado de madeira , mesas dispersas pelo salão. Sempre uma música tocando , jazz, blues . Abundância de jornais grátis. Mural de mensagens com ofertas de aluguel, vagas de emprego.
Nada de marca de café. Toma se ali , ou compra se torrado , café dos quatro cantos do mundo , fair trade.
Sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, com a produção maior que a dos outros 4 outros exportadores juntos, eh de estranhar uma reportagem desta sem se entrevistar só menos um cientista brasileiro. Os maiores cientistas no assunto são brasileiros.
Respondendo a pergunta da repórter: "a minha relação com o café é de dependência". 🤣
O Robusta é o mesmo que Conilon?
Sim, mesma coisa, porém é fake news da matéria as informações sobre eoe. Já existem há anos um conilon de qualidade no Brasil, somos referência mundial.
@@tiagovalenteblog Eu prefiro o conilon do que o arábica. Tenho até uma muda em casa.
se fosse só o café que vai Acabar seria ótimo mais vai prejudicar toda Agricultura
uê, não falaram nada do Brasil? É o maior produtor e exportador de café do mundo e é atingido pela crise climática. Porquê simplesmete suprimiram o Brasil?
Queria entender o que está acontecendo com o café do Brasil, que está ruim. Aff
Não importa o jeito que eu faça fica ruim. 😢
Se outros fazem, fica ruim.
Ate as 3 marcas pioneiras e mais caras do país estão ruins.
Hoje em dia produtores de açaí da região Norte do Brasil estão aproveitando o caroço prá torrar e moer e, em seguida comercializar como café! Essa reportagem faltou pesquisar as alternativas que já estão sendo implementadas pelo próprio mercado!!!
O Brasil precisa se sobressair. Somos o maior produtor de café do mundo. O bom café precisa ser vendido a preço de ouro para esses Países da Europa e da América do Norte.
Algumas coisas estranhas na matéria:
- me parece um tradução “de algo feito pra alemão ver”
- não consideram falar com especialista do maior produtor mundial
- não entrevistam engenheiros agrônomos e sim biólogas
Vai saber!!!
Maior beneficiadora de café no mundo é a Nestlé, empresa Suiça. Brasil devia taxar essa empresa.
sem café até posso ficar, sem chá fica dificil....
Enquanto isso a Starbucks abre mais uma loja
Não é só o café. O preço de todos os alimentos tendem a subir por causa das mudanças climáticas.
paixão
Não bebo café. Odeio. Me faz mal e não me faz falta nenhuma. E viva o mate! Isso sim é que é bom.
Café torrado com milho
Arroz
Feijão
Barata
É só o que encontramos no Brasil
Vcs me fazem uma reportagem sobre café, ressaltando a importância da tecnologia, trazem depoimentos de gente de varias instituições, mas, em momento algum citam a Embrapa Café? Não sei se é a síndrome de vira-latas ou a preguiça de se fazer uma reportagem bem feita. Numa boa, vc não foram nada profissionais ou responsáveis com os trabalhos feitos no Brasil em prol da cafeicultura.
Assistindo esse vídeo tomando café 😂
Eu não gosto de café então meu coração está em paz
Então não era nem pra ter comentado kk
2050? Ah... até lá já vai estar pertinho da minha partida deste mundão, se já não tiver ido... Ainda vou tomar muito café!
e o conilon?
Destruímos a Mata Atlântica para fazer monocultura disso, que tem gosto de carvão com açúcar.
é só plantar em sistemas agroflorestais.
Quem tomar o Juan Valdez uma vez não vai querer tomar outro café.
🎶Não deixe o café morreeeeee, não deixe o café acabaassar. O mundo foi feito de cafééééééé,de café pra gente tomaaaaar 🎶😂😂😂
Eu bebo chá. Eventualmente, se tiver, eu bebo café. Faço um chá e pronto.
O café está cada dia pior e mais caro, tomava café e quase morria de azia, muito ácido. Agora só bebo chá.
O café vendido nos supermercados não é barato, mas é de péssima qualidade..
Como fica a tecnica de modificacao genetica em cafe?