Podemos mudar o nosso destino?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 24 ม.ค. 2025
- Não há como ter certeza de nossos limites a não ser por meio da experimentação. Mas é importante entender que temos limites: a soma de todas as influências genéticas e, principalmente, ambientais que sofremos ao longo da vida vai determinar uma faixa de espaço em que se movimentar. A grande massa tem um espaço mediano: se muitas coisas derem errado, ficarão por baixo, mas não cairão a ponto de se tornarem um peso para a sociedade. Se muitas coisas derem certo, terão um pouco mais de conforto, mais poder aquisitivo, uma vida familiar mais estável, mas não passarão disso.
Grande morel voce é ó cara mandou muito bem.
Gosto muito dos seus questionamentos Morel. Concordo muito o raciocino deste seu vídeo, muito difícil segurar essa energia.
Descobri agora os seus vídeos (o 1°sobre (CUIDADO C OS SEUS DESEJOS), por causa de uma irmã minha q pelos vistos desejou falar c almas ...e acho mto interessante ouvi lo. Aqui, saltou me á vista a auto ajuda, q tenho praticado. E sim, as pessoas vêm ajudar nos e até dão dicas importantes, q acabam já por ajudar alguma coisa, o q agradeço, mas depois fazem disso um negócio, o q me desencanta, pois parece q tudo tem um preço, literalmente . Obrigada por estar aqui. Abraço aqui de Portugal 🇵🇹👍😊
Podemos destinar as nossas mudancas
Decidi que vou sair da zona de conforto, já que a morte me espera mesmo ,até lá vou mudar literalmente ,realizar meu sonho de viver na praia . Tô arrumando as malas e confiando na minha intuição e de que estou tentando eu mesma traçar meu destino
Carpem diem kkk
Ela espera por todos nós do mais rico ao mais miserável
Boa sorte, tudo é possível se você realmente acreditar!
"Mudar literalmente?" Só pode ser literalmente, afinal, o que seria "mudar metaforicamente"????
Torço por você \o/
Eu concordo com o que Jim Carrey fala no documentário Jim e Andy não temos livre arbítrio não escolhemos as escolhas nos escolhe, ele fala tomo café porque tenho sede e concordo não é escolha. Pois se assim fosse minha opinião não seria uma maioria a fazer escolha que atrasa a vida, escolhas que parece que vai dar certo e a vida da uma rasteira. E tem gente que nasce gênio a primeira idéia muda o mundo.
Por pensar que era livre eu me mantive prisioneiro
Seus vídeos são muito bons!
Pessoas nascem com poderes , mais inteligente, mais forte , mais bela, pais ricos, pais com sucesso na vida , e vise versa de tdo relacionado , entao amigo e amiga , a vida nao e igual para todos
Cheguei atrasado neste canal, mas digo uma coisa; continuarei com o meu mestre Schopenhauer! Tudo que este brilhante Morel fala estão no filósofo alemão mencionado... pelo menos grande parte.
Boa noite!!!
É muito bom ouvir homem culto..
Sensacional...
Paz e força
Tudo está escrito.
Por isso deixei o espiritismo. Não dá para pensar que estamos aqui para evoluir se, em contrapartida, estamos presos a uma programação que nos impõe limites intransponíveis.
Eu ainda não consigo "engolir " essa história de que escolhemos a família em que vamos nascer para podermos evoluir e aprender certas coisas. Não faz sentido virmos pra terra já marcados pra sofrer (nasci numa família com mãe, tia, avó narcisistas e pai tóxico).
Sei lá, ainda não cheguei nesse nível de pensamento.
@@rorysstudies8243 E ainda tem quem acredita na lei da vibração que culpabiliza a vítima que não soube manter sua energia numa frequência elevada🙄 Que sentido faz o sofrimento de quem já nasce numa família desestruturada? Por que razão tanta desigualdade que já vem de berço? Complicado não ter respostas satisfatórias.
@@asteralmach a lei da vibração realmente funciona, a questão é que se você foi tratado como lixo, aprende a se ver e a se tratar como lixo, logo, só atrai coisa ruim pra sua vida. Só que até você descobrir isso, descobrir a fonte e o pior, tentar reprogramação a sua mente já pode ser muito tarde. Mas enfim...
@@rorysstudies8243 Nesse caso a lei da vibração só serve para fazer a pessoa cair mais fundo no próprio abismo. Talvez essa seja a pior programação que tem: a pessoa se sentir um lixo e não ter estrutura emocional para lidar com os próprios sofrimentos. Vai criar mecanismos de defesa/fuga, complexos e padrões de autosabotagem/autopunição, sem falar na tendência de viver relacionamentos tóxicos como se fosse normal. Quem já experimentou isso sabe como é.
@@asteralmach a pior pessoa que conheci na vida foi o meu primeiro namorado. Eu era codependente ao extremo, autoestima no pé e não fazia ideia de nada sobre saúde mental e emocional. Aí agora estou passando pelo processo de me liberar da culpa de um dia ter me permitido viver uma coisa dessa. Só sei que é terapia e busca por autoconhecimento pelo resto da vida...
Dica de um vídeo :
Qual o sentido da vida
Ok! Muito bom valeu...
Belissimo trabalho, Morel. Parabens!
Fico pensando na violenta desigualdade que existe no Brasil. A oportunidade que se tem de ter uma família minimamente estruturada, de poder estudar, de poder progredir. Isso não existe para todos. É muito triste. Pensar, por exemplo, que as pessoas muito pobres em geral continuarão muito pobres, não porque queiram ser muito pobres, mas porque vivem numa estrutura social e econômica que as impede de ir adiante, como acontece com as pessoas mais afortunadas. Uma coisa é certa: isso é cuidado, tratado e resolvido neste mundo. Não no outro.
Claudio, há um limite imposto pela própria realidade, mas existe também um limite que os outros querem impor sobre nós. Existe uma tendência natural da sociedade para a prosperidade, pois as pessoas criam e almejam coisas maiores, mas há aqueles que buscam diminuir a potencialidade de prosperidade dos outros para concentrar coisas para si... Logo, há de fato limites para todos os lados, mas não é um fato de que também não existem saídas.
@@DanielSouza.. isso é falta de políticas públicas que visem amparar os mais vulneráveis. O Estado brasileiro tradicionalmente é falho nisso. Por isso é que eu digo que esse assunto é resolvido neste mundo, não no outro.
Existem sim limites para a pessoa prosperar e muitas vezes dificuldades. Mas na maioria não é questão de falta de oportunidade ou culpa de governo.
A culpa é da pessoa mesmo, mas preferimos culpar os outros ao invés de assumirmos a culpa.
Muitas pessoas em dificuldades encontram maneiras de prosperar enquanto outras se conformam com a situação que estão e culpam os outros ou o governo pela miséria ou mazelas da vida.
O ser humano é capaz de coisas incríveis.
Os pequenos se levantam e os grande se derrubam.
Mudar seu destino só depende de você.
Perfeito comentário
Que grande pensador e sábio brilhante!!pura verdade tudo que disse!! Questão de escolha o estado que se põe!! Amo Gasparetto também!!! 👍🏻
Para reflexão...
Aprendendo...
Efeito halo
Esse vídeo está completo , não sei o que argumentar!! É preciso muito esforço pra manter esse nível de pensamento, quase uma lavagem cerebral.
Difícil viu . Por mais que lutamos tem coisas que parece cina
A Vida....uma sopa onde cada um adiciona os ingredientes que tem. Uma teia material/energetica em constante movimento, onde o unico destino certo e comum é a Morte.
Muitas vezes, sinto-me igual aquelas bonecas.... cheia de fios e sendo controlada em tudo...e, qto mais lutamos...mais emaranhadas ficamos. Creio, plenamente, que já nascemos "marcados pela genética " e o restante a sociedade completa.
Como dito...a única opção é administrar nossos pensamentos e sofrimentos. Abçs
@Daniel Zaponi este "estado mental" é um problema....como foi construído? Já veio programado (genética), foi sendo moldado...? Pq percebo como somos influenciados pela família, pelos amigos, pelos arredores...pela genética (no caso de doenças)...num isolamento auto consciente ... dá para perceber bem...mas é quase impossível permanecer neste auto isolamento. Olha, não é fácil. Abç 🌹🥰🙏
Morel, uma curiosidade, qual a tua data de nascimento?
@Daniel Zaponi 🙏🤗🌹
Concordo ,Mas o difícil estar em administrar nossos pensamentos e sofrimento, felicidade e angústias ,esse "administrar" que é nosso livre arbítrio e então mudaremos o destino ?
Eu sei exatamente o que vou fazer amanhã, foi o mesmo que fiz hoje e se hoje eu decidir não fazer nada amanhã, ou fazer tudo atípico do cotidiano , isso seria uma escolha , ou estaria programado no destino ?
E no caso de algo dar errado por negligência, imprudência ou sei lá um dolo eventual a culpa é do destino ?
Nossa eu não sei mais é nada kkkkkkk
Abraço Jane !
@@estevesfernanda7962 amiga...não sabemos é de nada. Depois de uma "quase partida " estou tentando reformular tudo....rodo feito peão e acabo saindo tonta, kkkkkk. Bjs
Muita força e paz 😁
Concordo com cada palavra dita .
Abraço grande Morel 👍👍
Morel , um exemplo que sempre dou , quem se cria nas favelas no meio da tráfico, na grande maioria acaba caindo no crime , pois é a oportunidade mais fácil que eles tem . Ninguém nasce bandido . Mas também vemos muitas pessoas que crescem no mesmo meio e conseguem ter uma vida melhor . Existe sim o livre arbítrio , porém as oportunidades não são para todos . Acredito também que tem pessoas que tem uma luz que brilha mais que as outras . Muita luz!!!
Eu acho que muita gente nasce bandido, é coisa inata e imutável em muitas pessoas, têm crianças que já nascem destinadas ao mal, isso é uma coisa bem óbvia.
@@mariaalicedaniapedroza3667 pois é , hoje nem se pode mais usar nosso corretivo as velhas havaianas , no meu tempo funcionava muito bem . Hoje não se pode nem chamar a atenção . Muitas vezes uns corretivos ajudam . Eu particularmente tive um colega ,que era um bandidinho todos do colégio tinham medo dele até o dia que levou uma surra de mim. Foi tamanha vergonha, que numca mais perturbou ninguém e se tornou meu melhor amigo. Hoje pai de família e formado em duas faculdades. As vezes me pergunto será que a surra valeu?
Que ótimo saber que vc é Gremista. 💙💙
O todo, no que diz respeito às suas manifestações, funciona de forma sistêmica, orgânica, onde as unidades componentes se relacionam de forma interdependente. Então, no caso do organismo social, um dos primeiros fatores que já implicam na diminuição da liberdade e do livre-arbítrio é a necessidade de se respeitar o espaço do outro dentro da engrenagem orgânica. Quanto aos diferentes condicionamentos que cada um possui, de fato, há uma vasta gama de possibilidades de microeventos e de combinações dos mesmos que vão determinando essas cotas individuais e coletivas. Padrões existem, regras existem, sim. Paralelamente a isso, existem as exceções eventuais, tal como foi bem lembrado no vídeo. Ou seja, as possibilidades de variantes gerando novas expressões, novos condicionamentos, novas tendências também são consideráveis, o que torna esse jogo complexo, escapando ao nosso controle, embora algumas leis fundamentais por trás de tudo isso sejam simples, como é o exemplo da lei das unidades coletivas, que está presente em todos os casos de manifestação e expressão de qualquer natureza. Em suma, nosso livre-arbítrio é realmente muito baixo, tendo em vista que, enquanto pessoas, nem sequer temos existência própria. Somos peças móveis de uma engrenagem universal e estamos submetidos às regras gerais da mesma. Sinto, porém, que isso não tira a beleza da incrível experiência humana de existir e viver no tempo e no espaco. Valeu, Morel!
Excelente!
Atingiu o ponto!
Eu não gosto de pessoas. Tenho minha família amo eles. Mas não gosto de conhecer pessoas.
ACHO q quanto menos vivemos com pessoas melhor me sinto.
💪 e paz Morel.
Um vídeo com 23:33 de duração.
66 comentários.....
Que bom que você voltou, Morel. O YT me sugeriu esse vídeo só hoje e depois vou assistir aos outros que você já gravou. Agradeço pelas reflexões que você me despertou através da sua filosofia pessoal e pelos conhecimentos compartilhados ao longo desses anos. Você é um bom professor. Um abraço.
Somos uma sociedade desigual meu amigo,condicionados desde nossa tenra infância , todos o rico e o pobre, e vivemos nessa tremenda desordem e uma das maiores programações são as religiões ,depois vem o nacionalismo, depois as classes sociais, raças, gêneros e outras divisões que geram inevitavelmente o conflito que inevitavelmente gera sofrimento.Isso é o básico de se perceber , penso que se percebermos isso profundamente já é um bom começo para nos tornarmos entes humanos melhores e não mais condicionados e preocupados com o destino,isso é o começo da inteligencia .Muita força e paz para você também!
Tem o fator do amor, cuidado e atenção que os pais e os familiares dão a criança. As mulheres costumam dizer que beleza não importa, mas acho que é mentira. Sempre vi meus pais me comparando com meu irmão mais velho e dando privilégios a minha irmã mais nova, isso me fez crescer com uma consciência diferente dos meus irmãos, não era tão confiante quanto eles, na verdade não sou confiante, só aprendi a viver minha vida porque precisa ser vivida... Também via amigos meus sendo atraente para as mulheres enquanto eu... Nada. Eu era o amigo... Das vezes que tive coragem de me declarar e escrever uma carta, ou dizer o que sinto, fui humilhado por elas, como vez por outra sou humilhado em casa por minha mãe e irmã. Eu poderia desenvolver um ódio por mulheres mas apesar de tudo aprendi a ser indiferente aos sentimentos delas e a elas embora goste muito de mulheres apesar de me parecerem problemáticas... Consegui uma namorada depois de tentar por cinco dias e levar "não" todos esses dias. No fim, temos uma relação amorosa incrível. Eu não acho que seja karma, não acredito nisso, acredito que seja só azar mesmo e tá tudo bem, não acho que seja pessoal, talvez eu seja só a pessoa errada na hora errada, talvez o mesmo deve acontecer com outras pessoas, as vezes acho que fui bonzinho demais e no jogo das emoções homens bonzinhos perdem...
EXCELENTE EXPLICAÇÃO!
Show!!!
Eu achei que em algum momento do vídeo iria comentar sobre o fator sorte.
Muito bom Morel, sempre me questionei sobre as pessoas q falavam: Se alguém e pobre e pq não fez por mêrecer coisa melhor.
E não e bem assim né, o esforço é importante ,mas não garante sucesso de ninguém,especialmente dos menos abastados onde
em muitos casos a propía sobrevivência já é um esforço por si só
Conheço pessoas que dentro de lógicas, se esforçar e não tem oportunidades.
E outras que não faz muito esforço e vem na palma da mão.
O que dizer da sorte ! Ou do azar.
Podemos sim.
👍🏽
Livre arbítrio... Como escravos da mente e da morte, das limitações físicas e mentais, pode ter livre arbítrio? Os bichos têm o mesmo "livre arbítrio"... Mas precisamos de acreditar em certas coisas pra amenizar a dor da prisão!
Querido Morel! Muito obrigada por responder minha questão! Fiquei muito feliz pela sua atenção e tudo o que você respondeu, de certa forma já estava em mim!
Assim como você, vivi grande parte de minha vida, dentro do espiritismo. Assim como você, também sou formada em História e isso me fez deixar para trás, muito de minhas crenças assimiladas desde o nascimento. Assim como você, também não gosto de hierarquias e deixo meu pensamento se construir dentro das minhas observações pessoais com relação a vida! E não gosto de m livros tipo Louise Hays...rssssss... Muito obrigada!! ❤️
É um prazer e uma satisfação assistir os teus vídeos Morel, como sempre aprendemos algo novo e com uma perspectiva diferente! Um abraço!
Um abraço, André!
Me chamo Tiago e há anos acompanho seu canal. Gostaria de saber se é possível fazer um vídeo sobre o magnetismo pessoal.
Obrigado
Abs
Caro Morel, sempre muito bons seus conteúdos e especulações.
Certa vez li um artigo acadêmico que encontrou meio segundo de diferença entre a tomada de decisão e a percepção analítica da dita "escolha" e posterior narrativa acerca dos motivos de sua tomada de decisão.
Talvez seja a diferença desse "tempo" o que diferencia o maior ou menor controle sobre o agir. Enfim, a emoção parece que é mais rápida.
Não nego que exista livre arbítrio, mas vejo isso como muito, muito ínfimo. Pífio mesmo. Vejo mesmo é o tamanho das contingências ambientais como cruciais nesse tal fator de destino. Mas ainda temos o fator bem verificável da Liberdade, algo que muitos confundem com livre arbítrio. E em última instância, talvez liberdade e livre arbítrio se fundam quando tomo a decisão correta, depois que previamente moldei adequadamente o ambiente, e que me leva a vivenciar e tomar nota da fração de realidade que talvez combinei de antemão com a dita "consciência pura".
De certo, anos atrás, quando as contingências me levaram a me alinhar com um grupo religioso tradicional hayuasqueiro, percebi que há emoções, e consequentemente sentimentos, que são bem peculiares. Por lá eu senti e apreendi o "endereço" dessas emoções magníficas. Consequentemente na vida cotidiana algumas decisões mudaram, seja para não perder o "estado de graça", seja na tentativa de alcançar algo similar para relembra-lo. Há ainda, depois de muitas experiências, a ida a um desses trabalhos com foco em algumas disposições emocionais e no entendimento e mudança de perspectiva acerca delas. Isso talvez seja algo próximo do livre arbítrio. Pelo uso da razão me propus a tentar modificar e adequar as emoções, previamente. Isso, pelo menos em teoria, molda escolhas. Mas nunca saberei ao certo pois não escolhi duas vezes e comparei, antes e depois. Só comparo o estado de ânimo em relação a vida, mais positivo e alegre ou não.
Não sei... esse é o lugar que estou: Não sei.
Talvez tudo isso seja um paradoxo onde a vontade e o dever, as contingências e a liberdade sejam apenas o erro. E o acerto seria o livre arbítrio, mas quando faço o que devo, aí, meu chapa, tô cumprindo meu destino!!!! Tipo a conjunção viva, em nós mesmos, dos deuses gregos Apolo e Dionísio. 😆😆😆
Morri porque vc parou com o canal
Morel, faça um vídeo um dia, sobre os chamados Gurus.
Seram alguns, realmente seres iluminados?
Exemplos como Osho, Sai Baba ou até mesmo Mooji, mostram um lado exacerbado e até certo ponto, muito contraditório, no que toca a valores adquiridos e a sustentação de suas luxúrias.
Entendo o lado de todos precisarmos de ganhar nossas vidas, porém, existe muita polémica com alguns destes exemplos.
Não acho que seja assim tão simples uma pessoa que vive em condição de rua conseguir um trabalho ou emprego. Dessa forma fica parecendo que quem está nessa condição é porque não quer trabalhar.
0:17 infelizmente, hoje as pessoas são 8 ou 80. Exageradas em tudo, sem meio termo/equilíbrio.
Lembrei de um dispositivo chamado tabuleiro de Galton, que consiste de uma placa vertical com fileiras entrelaçadas de pinos. Bolas são jogadas a partir do topo,ao bater nos pinos, elas se distribuem para a esquerda ou para a direita. Caso, a probabilidade da bola ir para direita seja igual a probabilidade da bola ir para a esquerda, ao cair nas bandejas inferiores, a altura das bolas acumuladas nas bandejas, eventualmente, irá simular uma curva em forma de sino (gaussiana). Esse dispositivo ilustra a definição do teorema do limite central, em especial a tendência de regressão a média.
Fiquei sem casar e já estou na meia idade. Ultimamente não tenho relacionamento com nenhuma mulher e masturbo às vezes nos momentos de maior pulsão sexual. Fico inconstante para evitar o sexo pago. Não sei o que me avalio, mas ultimamente tenho me observado sobre isso e chego a concluir que a questão é no meu interior. Mas como resolver ( ou não)?
Muito bom
Olá tudo bem? 🙌
🤝💪🙌🙏🤔
Sensacional professor, sua tese! Muito bem elaborada e de fácil compreensão, me identifiquei bastante!
Morel, você conhece ou já ouviu falar na pessoa de Eduardo Marinho. Se sim, o que acha do estilo de vida que ele leva ?
Também gostaria de saber.
Perfeito Morel e estou aprendendo pouco à pouco, aliás só hoje entendi um vídeo teu anterior, quando falaste sobre a ética no plano astral! Muita PAZ!
Como lidar com uma pessoa que tem muitas crenças limitantes e reclama demais ? Se afastar não é uma opção pois é uma pessoa da família que amo mas quero evoluir e muitas falas e/ou atitudes dessa pessoa me influenciam muito . Como me blindar 100% dessas coisas ?
ola tudo bem
Contingência, nada mais.
Abraço fraterno
Gostei o que o André Deista falou, penso também assim.
Beim Issu claro!
Concordo plenamente sim, muitíssimo Beim Issu claro!
Muita força e paz para o senhor!
Fique com a luz!
Namastê, abraços e obrigado!
Morel, você falou em beleza como a principal limitação inata na vida de uma pessoa. Não seria melhor ter citado a inteligência, a mente? Pessoas com debilidade mental, autistas e também em muitos casos esquizofrênicos nascem com limitações insuperáveis, muito mais difíceis de lidar do que a falta de uma grande beleza.
Citei a beleza física como exemplo, não como principal diferencial.
@@MorelFelipeWilkon Ok então. E que pensei: muito melhor ser um pouco feio que ter alguma limitação mental, nascer (em outra vida) com alguma limitação desse tipo é uma ideia que me apavora!
Uma curiosidade...sempre você fala sobre teus filhos, mas não fala sobre esposa, você está solteiro?
Se ele estiver solteiro deve ser por opção, viu? Pq o partido é🔝 🆙️⬆️
All the single ladies!!! Put your hands up!😂😂😂😂
Boa noite, o programa padrão da nossa maneira de viver foi feito por Deus, porém, o relato bíblico alega que o primeiro casal humano rejeitou tal padrão perfeito, e por causa do livre arbítrio, Deus permitiu que a humanidade seguisse padrões prejudiciais na sua maneira de viver, mas antes avisou que seguir a própria ciência humana sem a orientação divina sobre o que é bom ou mal levaria à imperfeição, sofrimento e morte. Felizmente, Deus prometeu reverter o mal sobre a humanidade numa situação eterna de prazer, e infelizmente, Deus vai ter que extinguir muitas pessoas que persistirem em não exercer fé no padrão perfeito de Deus e demonstrado por Jesus, visto que os padrões maus só alimentam a maldade, o sofrimento e a morte. João 14: 1. Apoc. 7: 10. Zacarias 13: 8 e 9. Mateus 6: 10. Apoc. 21: 3 e 4. Mateus 5: 5.