Eu vou te ser bem sincero Professor, eu já adquirí livros impresso na internet há anos atrás por preços super acessíveis, hoje impossível, não se encontra o livro, e se encontra é um preço absurdo que não serão lidos, e pior, ocultam da população o que deveria ser acessível e alcançável a todos, esse é o brasil que vivemos, doutrinado e separado dos livros, infelizmente, torcemos para que bons tempos literários resurjam, porque morreu, sem acessibilidade para o povo é sepultura de conhecimento. Já que é inacessível buscar boas leituras, vou escrever que me é de grande valia neste mundo escondido!
Visão açucarada da vida hahahahahaha esse professor é fantástico! É impressionante como ele articula tão bem as palavras e fala de forma tão clara e didática. Fantástico!!
Olá, Prof. Gurgel. Tudo bem? Acho que o grande problema da literatura contemporânea é a enfase no aspecto ideológico. Infelizmente, para a crítica-teórica de tendencia progressita, isso é visto como um critério essencial para atribuir valor e importância para um texto literário. Ou seja, é mais importante a exploração de temas geralmente relacionados a defesa de "bandeiras ideológicas". Por outro lado, os temas mais "cascudos" que foram mencionados, são tratados de forma superficial ou então de maneira tendenciosa, o que empobrece o texto literário. Além disso, há também uma tendência por parte da imprensa progressista de promover esse tipo de literatura "ideológica" digamos assim, de modo que ela seja rapitamente difundida entre leitores e meios acadêmicos. Dentro desse aspecto, não posso deixar de mencionar que essa literatura de vertente ideológica ganhou grande importância nos vestibulares da universidades públicas. Para se ter ideia da situação lastimável, na lista de livros da Fuvest do ano de 2025 não há autores. Somente autoras, cuja temática é de cunho essencialmente idelógico. Ou seja, o que predomina acima de tudo, no meio acadêmico, é o aspecto ideológico, gostando-se ou não, é ele que determina se uma obra deve valorizarizada e incluída em uma lista de livros de leitura obrigatória. Isso é bastante preocupante, porque demonstra que estamos presos em uma "camisa de força ideológica" que contribui de forma significativa para o empobrecimento da literatura, e, principalmente, do processo de criação literária.
Sou professor de Língua Portuguesa, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e posso afirmar que a Literatura está banida dos livros didáticos no Ensino Fundamental, quando tem algo é de tão baixa qualidade que dá vontade de chorar! Literatos como Machado de Assis, Lima Barreto, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz e tantos outros desse nível, são desconhecidos dos alunos do Ensino Fundamental. É uma tristeza...!
Ola professor, suas palavras traduzem o que pessoas que estudam, trabalham e levam uma vida normal querem, ou seja ter opinião própria e poder expresar livremente, no entanto em um país que pouco lê, e recebe desde a escola primária até a universidade os ensinamentos atuais e complementado pela imprensa, cinema e televisão, fica cada dia mais difícil uma literatura isenta de qualquer dessas influências. Ainda temos pontos de resistência como o seu e muitos outros, mas acho que somos digamos, "minoria" !
Professor Rodrigo Gurgel sempre brilhante em seus vídeos/aulas/análises! O que dizer da atual produção literária brasileira, essa produção que é bajulada como genial pela mídia tradicional e pela tão maltratada e deturpada Academia Brasileira de Letras?...
Perfeita explicação de como estamos encarando nossa literatura nos dias de hoje. Só um homem de coragem para expor de forma clara este universo literário. Obrigada, professor.
Meu caro Gurgel, o melhor a fazer é não se importar com as críticas dos censuradores, e expor as ideias sem medo do cancelamento ou de afetar as bolhas.
não atoa muitos livros foram censurados como Lolita de Vladimir Nabokov ou Madame bovary. falta também interpretação de muitos leitores que se apegam a determinados pontos da obra que são na verdade superficiais, triste a falta de letramento.
A liberdade de expressão é um direito fundamental de liberdade que consiste na faculdade de todos os cidadãos poderem exprimir e divulgar livremente, sem impedimentos e discriminações, o seu pensamento, ou seja, as suas ideias, convicções, pontos de vista, críticas ou valorações pela palavra, imagem, pelo som ou por qualquer outro meio. Todavia, não é um direito absoluto, tendo limites imanentes, devendo ser objeto de restrições para tutela de direitos de personalidade em que incluem o direito à honra, à imagem e à reserva da vida privada e familiar. Mas também não é um exercício de douta ou contida eloquência. Admite dimensões violentas, ou não existe. Um abraço de Lisboa.
Falando de valores. Sou escritor de infantojuvenis. Lancei um livro infantil, recentemente. Um amigo comprou e falou do preço: 60, na plataforma da editora, e 75, com o frete. Eu o entendo.
Finalmente alguém com coragem e lucidez para fazer uma exposição com tamanha clareza e propriedade. Caro professor, sua voz reflete o inconformismo e a decepção de quem jã não suporta mais os ditames da agenda ideológica que tenta sufocar as vozes discordantes, nas mais diversas esferas: artística, política ou religiosa. Putz, como cansa isso!!! Obrigado pelas sábias palavras, professor. Quanto ao vídeo, só acho que a edição com a música ao fundo atrapalhou um pouco sua voz. No mais, saudações literárias, mestre!!!
Obrigado professor Rodrigo, hoje a 3 anos da morte do nosso Professor Olavo estamos aqui na resistência. Defendendo tudo aquilo quê acreditamos e que sabemos que não pode se perder no oceano de mediocridade contemporânea.
Lucidez e brilhantismo! Uma alegria nos encontrarmos aqui! Obrigadíssima!
Eu vou te ser bem sincero Professor, eu já adquirí livros impresso na internet há anos atrás por preços super acessíveis, hoje impossível, não se encontra o livro, e se encontra é um preço absurdo que não serão lidos, e pior, ocultam da população o que deveria ser acessível e alcançável a todos, esse é o brasil que vivemos, doutrinado e separado dos livros, infelizmente, torcemos para que bons tempos literários resurjam, porque morreu, sem acessibilidade para o povo é sepultura de conhecimento.
Já que é inacessível buscar boas leituras, vou escrever que me é de grande valia neste mundo escondido!
Visão açucarada da vida hahahahahaha esse professor é fantástico! É impressionante como ele articula tão bem as palavras e fala de forma tão clara e didática. Fantástico!!
Olá, Prof. Gurgel. Tudo bem? Acho que o grande problema da literatura contemporânea é a enfase no aspecto ideológico. Infelizmente, para a crítica-teórica de tendencia progressita, isso é visto como um critério essencial para atribuir valor e importância para um texto literário. Ou seja, é mais importante a exploração de temas geralmente relacionados a defesa de "bandeiras ideológicas". Por outro lado, os temas mais "cascudos" que foram mencionados, são tratados de forma superficial ou então de maneira tendenciosa, o que empobrece o texto literário. Além disso, há também uma tendência por parte da imprensa progressista de promover esse tipo de literatura "ideológica" digamos assim, de modo que ela seja rapitamente difundida entre leitores e meios acadêmicos.
Dentro desse aspecto, não posso deixar de mencionar que essa literatura de vertente ideológica ganhou grande importância nos vestibulares da universidades públicas. Para se ter ideia da situação lastimável, na lista de livros da Fuvest do ano de 2025 não há autores. Somente autoras, cuja temática é de cunho essencialmente idelógico. Ou seja, o que predomina acima de tudo, no meio acadêmico, é o aspecto ideológico, gostando-se ou não, é ele que determina se uma obra deve valorizarizada e incluída em uma lista de livros de leitura obrigatória. Isso é bastante preocupante, porque demonstra que estamos presos em uma "camisa de força ideológica" que contribui de forma significativa para o empobrecimento da literatura, e, principalmente, do processo de criação literária.
Explicação melhor não há!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Por que no brasil custa tão caro adquirir livros? Esse fato é um dos maiores obstaculos do leitor no Brasil.
Sou professor de Língua Portuguesa, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e posso afirmar que a Literatura está banida dos livros didáticos no Ensino Fundamental, quando tem algo é de tão baixa qualidade que dá vontade de chorar!
Literatos como Machado de Assis, Lima Barreto, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz e tantos outros desse nível, são desconhecidos dos alunos do Ensino Fundamental. É uma tristeza...!
Professor, como estimo o seu intelecto... Espero que esta mensagem o encontre em boa saúde e que Deus o abençoe cada dia mais.
Ola professor, suas palavras traduzem o que pessoas que estudam, trabalham e levam uma vida normal querem, ou seja ter opinião própria e poder expresar livremente, no entanto em um país que pouco lê, e recebe desde a escola primária até a universidade os ensinamentos atuais e complementado pela imprensa, cinema e televisão, fica cada dia mais difícil uma literatura isenta de qualquer dessas influências. Ainda temos pontos de resistência como o seu e muitos outros, mas acho que somos digamos, "minoria" !
Obrigado pelas palavras professor.
Professor Rodrigo Gurgel sempre brilhante em seus vídeos/aulas/análises! O que dizer da atual produção literária brasileira, essa produção que é bajulada como genial pela mídia tradicional e pela tão maltratada e deturpada Academia Brasileira de Letras?...
Grato 🙏🏻👏
Parabéns pela coragem!
Parabéns, prof. Rodrigo Gurgel. Concordo com tudo. Muita lucidez em suas palavras.
Professor, obrigada por esclarecer esse tema tão importante!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado professor!!!🙏
Que bom te ver de volta no TH-cam.
Perfeita explicação de como estamos encarando nossa literatura nos dias de hoje. Só um homem de coragem para expor de forma clara este universo literário. Obrigada, professor.
Meu caro Gurgel, o melhor a fazer é não se importar com as críticas dos censuradores, e expor as ideias sem medo do cancelamento ou de afetar as bolhas.
Muito bom! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Maravilha de vídeo!!!
Baita professor! 👋👋👋👋👋👋👋👋
Sabias palavras ❤👏👏👏
Gostei demais do texto! Parabéns! Vou ouvir mais de uma vez, com certeza!
Exato professor.. a falta de coragem dos escritores torna os leitores rasos e frágeis.
não atoa muitos livros foram censurados como Lolita de Vladimir Nabokov ou Madame bovary. falta também interpretação de muitos leitores que se apegam a determinados pontos da obra que são na verdade superficiais, triste a falta de letramento.
Que canal fantástico
A liberdade de expressão é um direito fundamental de liberdade que consiste na faculdade de todos os cidadãos poderem exprimir e divulgar livremente, sem impedimentos e discriminações, o seu pensamento, ou seja, as suas ideias, convicções, pontos de vista, críticas ou valorações pela palavra, imagem, pelo som ou por qualquer outro meio. Todavia, não é um direito absoluto, tendo limites imanentes, devendo ser objeto de restrições para tutela de direitos de personalidade em que incluem o direito à honra, à imagem e à reserva da vida privada e familiar. Mas também não é um exercício de douta ou contida eloquência. Admite dimensões violentas, ou não existe. Um abraço de Lisboa.
Incisivo !
Fala precisa e necessária 👏
Falando de valores. Sou escritor de infantojuvenis. Lancei um livro infantil, recentemente. Um amigo comprou e falou do preço: 60, na plataforma da editora, e 75, com o frete. Eu o entendo.
Professor Rodrigo Gurgel
Como faço para o senhor avaliar uma novela em que eu escrevi?
Finalmente alguém com coragem e lucidez para fazer uma exposição com tamanha clareza e propriedade. Caro professor, sua voz reflete o inconformismo e a decepção de quem jã não suporta mais os ditames da agenda ideológica que tenta sufocar as vozes discordantes, nas mais diversas esferas: artística, política ou religiosa. Putz, como cansa isso!!!
Obrigado pelas sábias palavras, professor.
Quanto ao vídeo, só acho que a edição com a música ao fundo atrapalhou um pouco sua voz.
No mais, saudações literárias, mestre!!!
👏👏👏👏👏👏
Argumento de quem conhece em profundidade seu objeto.
Professor.
Parabéns! Pela excelente análise...
Qual sua opinião sobre a filosofia de Martin de Martin Heidegger?
Um novo livro de Northrop Frye acabou de ser lançado, excelente. Confira na livraria do professor.
O óbvio que deve ser dito!
Obrigado professor Rodrigo, hoje a 3 anos da morte do nosso Professor Olavo estamos aqui na resistência.
Defendendo tudo aquilo quê acreditamos e que sabemos que não pode se perder no oceano de mediocridade contemporânea.
O pensamento progressista não aceita qualquer tipo de oposição consistente.