Hoje às 19h30, Teremos uma aula ao vivo sobre o tema. Participe conosco: A Estética do Ódio - Como surgem os símbolos da inolerância, como os Mantos da Ku Klux Klan? th-cam.com/users/liveinIYVB7ak0I
De resto, há q dizer da altíssima qualidade informativa do trabalho, da desenvoltura argumentativa do texto e da elegância narrativa do apresentador. Uma obra prima rara na rede. Parabéns!
Professor, o seu trabalho é enriquecedor e nos faz refletir sobre o passado, além de nos manter atentos ao que acontece hoje. Um dos pontos do seu vídeo que me chamou a atenção foi como a KKK usou o verniz da cultura para propagar o seu racismo. Hoje em dia, vemos vários comediantes propagando racismo com o verniz da comédia, e ao tentarmos usar a lei para coibir tal prática, eles se escondem atrás da famosa ‘liberdade de expressão’. Ficam impunes, pois o judiciário é majoritariamente solidário a esses mesmos ‘comediantes’. Isso me lembra também o desfile do ‘Profeta Velado’ (22:55 do vídeo), que homenageia o envolvimento de autoridades oficiais em planos racistas. Outro ponto que devemos observar é o famoso ‘apito de cachorro’, que a KKK utilizava, como vemos aos 24:30 do vídeo. Isso me trouxe à mente os Jogos Olímpicos de Paris, onde funcionários e uma treinadora da Hungria fizeram sinais de White Power. Quando questionados, alegaram ser apenas um ‘simples sinal’... Gostaria de acrescentar, de forma um pouco controversa, que a KKK não ‘usou a religião protestante evangélica’, como você mencionou no vídeo ao 4:38. Membros da KKK eram, de fato, evangélicos. Esta masculinidade do ‘macho rude’ ou ‘manhood’ (referência 4:28 do vídeo) vem dos evangélicos, o que mais tarde foi importado para o Brasil com o crescimento dos evangélicos que elegeram Bolsonaro, com seu jeito tosco de ser, e que bebe na mesma fonte - a cultura e religião midiática (soft power) vinda dos EUA. Onde já se viu louvar a Jesus e fazer arminha!? Outro personagem que vale ser lembrado é Jerry Falwell, pastor e principal líder evangélico contrário ao Roe vs. Wade. Explicando rapidamente, foi a primeira vez que o movimento evangélico adotou uma posição contra o aborto, não pelos motivos que vemos hoje, mas porque o ‘Roe vs. Wade’ foi o guarda-chuva eleitoral para conquistar novos adeptos contra a derrubada das leis Jim Crow e o caso Brown vs. Board. Este era o principal objetivo de Falwell, já que ele era contrário ao ingresso de negros nas instituições de ensino, por isso criou sua própria universidade. Os evangélicos têm, em sua criação, uma natureza racista e misógina. Para quem quiser pesquisar mais, eu recomendo o livro Jesus and John Wayne, de Kristen Kobes Du Mez, que fala de racismo, masculinidade e cultura americana que influenciaram o mundo.
Fato : muitos klanistas apreciavam a música de Ray Charles , embora este fosse negro mas seu dom e seu talento musical não só o conquistava como também amenizava o ódio racial ! O poder do talento e o poder da música pode romper barreiras !
Não me recordo o nome do filme, mas um talentoso piansta negro, animava as festas dos brancos racistas na época. Ele só não tinha os mesmos privlégios dos brancos, como frequentar os mesmos ambientes fora de suas apresentações.
@@canaltoptec7965 Embora este pianista negro não tivesse os mesmos privilégios de seu público branco _ comparado a outros negros ele de certa forma consegui amenizar sua situação deplorável ! De uma coisa é certa o talento musical _ encanta e fascina alem do mais o artista fica intrinsicamente amalgamado a sua música e isso seduz o público ! É incrível mas o poder do talento muitas vezes consegue deixar uma pessoa feia linda só porque tem dom e consegue arrastar multidões e se não aplaca o ódio pelo menos consegue mitigar ou diminuir ! Meu muito obrigado por falar deste filme ! Vou procura lo me interessei em assistir ! 👍👍👍😊👍😊😊😊👍👍
Material muito rico e significativo para levarmos para nossa sala de aula. A escola PRECISA falar disso, mas ainda não encontrou o caminho certo para fazê-lo. Só o conhecimento explica, e ajuda, a combater muitos comportamentos racistas.
O grau de inteligência e talento elevadíssimo acarreta inveja _ por um outro lado aquele é odiado e perseguido consegue sim mitigar ou suavizar as hostilidades daqueles que os perseguem ! E esta fissura na estrutura racista existe ! Pois ao mesmo tempo que o indivíduo étnico os irritas seus dotes intelectuais e seu talento diferenciado pode sim fascinar e amenizar o ódio !
Professor Flávio, sabe o que eu pensei ao ver as roupas em vermelho dessa organização? Na figura do Papai Noel. Tem muitos detalhes dessa roupa que se parece com a da KKK.
O conteúdo é infernal, mais a desenvoltura e o texto maravilhoso valem a pena ser conferido. Homens inventam símbolos e encenações para seus cultos diabólicos.
Professor, tenho uma sugestão sobre um tema que é sobre famosos, influenciadores e pessoas comuns sobre testes de ancestralidade pelo Genera e My Heritage. Muitas dessas pessoas fazem os testes e na maioria das vezes acabam valorizando mais ou destacando a ancestralidade europeia e minimizando a africana ou indígena. Alguns até sabem da origem dos seus antepassados, mas para um engajamento de tal forma, é tão claro que prova o quão disfarçado o preconceito contra algumas características como cor dos olhos, pele, cabelo nos comentários está muito fincado nos brasileiros. Pelos sobrenomes reparei muito isso. Abraço e sucesso
Encontrei um senhor uma vez a me entregar um destes folhetos religiosos. Declinei educadamente em receber, quis saber o por quê, então eu disse que eu sou ateu e não me interesso pelos fundamentos horríveis da religião. Me respondeu que, é a religião que estabelece a moral ao homem. Devolvi-lhe a afirmação de que os maiores assassinos do mundo são os religiosos, e não importa qual a religião, se judaica, cristã católica, cristã protestante/evangélica, islâmica ou qualquer outra, todas estão prontas a cometer as piores atrocidades em nome de algum deus, e citei esta dos protestantes norte americanos na formação da K.K.K. além de todas as outras. Com raiva, saiu de perto de mim dizendo que eu era mentiroso, que a Bíblia é um livro que ensina a moral aos homens. Antes que se retirasse perguntei qual moral, de um irmão fazer sexo com a irmã, como Abrão fez? Como filhas fazerem sexo com o próprio pai? Como outro irmão, Absalão estuprando a irmã? Como deus mandando o profeta Oséias fazer sexo com a mulher do amigo? Ou deus incentivando a escravização humana, estabelecendo preços nos escravos e exigindo a submissão total deles? Perguntei-lhe novamente onde se acha moral neste livro? Se afastou, é claro, me rogando pragas.
@@PauloMartins-gw6of Ledo engano seu, amigo. Há vários canais de ateísmo pelo TH-cam. Apenas que nós ateus somos racionais demais para ficar se metendo na vida alheia, incomodando com folhetinhos e visitas nas casa querendo obrigar as pessoas a aceitarem suas crenças sangrentas, assim como religiosos gostam de entrar em canais ateus para ofender as pessoas. Afinal o quê esperar dos religiosos que sempre foram grandes criminosos e assassinos. E ateus não se organizam para sancionar roubos com nome de dízimos, ofertas e propósitos. Religiosos acusam ateus de serem materialistas, mas organizam falsos cultos de prosperidade onde os líderes passeiam de carro importado, deve ser algo espiritual, enquanto fiéis muitas vezes ficam debaixo de chuva em ponto de ônibus. Antônio Miranda é um ateu. th-cam.com/video/q7XYJyTciHo/w-d-xo.htmlsi=hYuicxtO8jrcUeEU
@@PauloMartins-gw6of Não, ele é um ser vivente, que como eu não acredita em nenhum deus. Isto é só loucura de religiosos que tentam oprimir e coagir outras pessoas a aceitar suas fundamentações miseráveis como dizia Freud.
Desculpe, prof, mas nao achei nada intrigante essa história, achei foi de uma maldade e covardia enormes e os caras eram tao covardes que nem davam a cara a tapa, pra exercerem sua maldade tinham q se disfarçar. E como sempre, a religião sendo utilizada para as maldades do mundo
Quando o ódio racial se alterna com o fetiche ! O ódio visceral e mortal muitas vezes é assolado pelo erotismo que o odiado excita naquele que o odeia e isto pode ser nojento _ mas é fato é contraditório é paradoxal !
Não é contraditório, nem paradoxal, pretos e pretas que se deitam com brancos, não possuem alto estima e amor próprio nenhum, pois ele só te ver com um animal selvagem sexual, fazem sexo com pretos, como fazem com animais.
Hoje às 19h30, Teremos uma aula ao vivo sobre o tema. Participe conosco: A Estética do Ódio - Como surgem os símbolos da inolerância, como os Mantos da Ku Klux Klan? th-cam.com/users/liveinIYVB7ak0I
Very good class and you are on the money about the KKK.
Difícil achar conteúdo tão bom e elaborado no TH-cam. Parabéns pelo trabalho e pela divulgação de partes tão importantes da história!
De resto, há q dizer da altíssima qualidade informativa do trabalho, da desenvoltura argumentativa do texto e da elegância narrativa do apresentador. Uma obra prima rara na rede. Parabéns!
Professor, o seu trabalho é enriquecedor e nos faz refletir sobre o passado, além de nos manter atentos ao que acontece hoje. Um dos pontos do seu vídeo que me chamou a atenção foi como a KKK usou o verniz da cultura para propagar o seu racismo. Hoje em dia, vemos vários comediantes propagando racismo com o verniz da comédia, e ao tentarmos usar a lei para coibir tal prática, eles se escondem atrás da famosa ‘liberdade de expressão’. Ficam impunes, pois o judiciário é majoritariamente solidário a esses mesmos ‘comediantes’. Isso me lembra também o desfile do ‘Profeta Velado’ (22:55 do vídeo), que homenageia o envolvimento de autoridades oficiais em planos racistas. Outro ponto que devemos observar é o famoso ‘apito de cachorro’, que a KKK utilizava, como vemos aos 24:30 do vídeo. Isso me trouxe à mente os Jogos Olímpicos de Paris, onde funcionários e uma treinadora da Hungria fizeram sinais de White Power. Quando questionados, alegaram ser apenas um ‘simples sinal’...
Gostaria de acrescentar, de forma um pouco controversa, que a KKK não ‘usou a religião protestante evangélica’, como você mencionou no vídeo ao 4:38. Membros da KKK eram, de fato, evangélicos. Esta masculinidade do ‘macho rude’ ou ‘manhood’ (referência 4:28 do vídeo) vem dos evangélicos, o que mais tarde foi importado para o Brasil com o crescimento dos evangélicos que elegeram Bolsonaro, com seu jeito tosco de ser, e que bebe na mesma fonte - a cultura e religião midiática (soft power) vinda dos EUA. Onde já se viu louvar a Jesus e fazer arminha!?
Outro personagem que vale ser lembrado é Jerry Falwell, pastor e principal líder evangélico contrário ao Roe vs. Wade. Explicando rapidamente, foi a primeira vez que o movimento evangélico adotou uma posição contra o aborto, não pelos motivos que vemos hoje, mas porque o ‘Roe vs. Wade’ foi o guarda-chuva eleitoral para conquistar novos adeptos contra a derrubada das leis Jim Crow e o caso Brown vs. Board. Este era o principal objetivo de Falwell, já que ele era contrário ao ingresso de negros nas instituições de ensino, por isso criou sua própria universidade. Os evangélicos têm, em sua criação, uma natureza racista e misógina. Para quem quiser pesquisar mais, eu recomendo o livro Jesus and John Wayne, de Kristen Kobes Du Mez, que fala de racismo, masculinidade e cultura americana que influenciaram o mundo.
Nossa, voce falou tudo!
Amo esse professor e suas aulas.
Muito importante contar estas histórias !
First Prof $2, Obrigado por mais uma aula!!!
Fato : muitos klanistas apreciavam a música de Ray Charles , embora este fosse negro mas seu dom e seu talento musical não só o conquistava como também amenizava o ódio racial ! O poder do talento e o poder da música pode romper barreiras !
Se forçar mais, caga
A musica é um antidoto melhor que a militância do ódio que vemos hoje, contra o racismo
@@Fudou616 É interessante ! Obrigado amigo ! 👍👍👍👍👍
Não me recordo o nome do filme, mas um talentoso piansta negro, animava as festas dos brancos racistas na época. Ele só não tinha os mesmos privlégios dos brancos, como frequentar os mesmos ambientes fora de suas apresentações.
@@canaltoptec7965 Embora este pianista negro não tivesse os mesmos privilégios de seu público branco _ comparado a outros negros ele de certa forma consegui amenizar sua situação deplorável ! De uma coisa é certa o talento musical _ encanta e fascina alem do mais o artista fica intrinsicamente amalgamado a sua música e isso seduz o público ! É incrível mas o poder do talento muitas vezes consegue deixar uma pessoa feia linda só porque tem dom e consegue arrastar multidões e se não aplaca o ódio pelo menos consegue mitigar ou diminuir ! Meu muito obrigado por falar deste filme ! Vou procura lo me interessei em assistir ! 👍👍👍😊👍😊😊😊👍👍
Obrigado Doutor. Nós africanos admiramos o seu trabalho
MAIS UMA GRANDE AULA ,MUITO OBRIGADO MESTRE SUAS AULAS SÃO DE GRANDE VALOR PARA A SOCIEDADE MODERNA !
Show👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Boa noite Professor Flávio. As igrejas as quais pertenciam Dixon e Simmons e os EUA nunca se pronunciaram a respeito? Mais uma vez parabéns pela aula.
Ate hoje eles apoiam
Seu canal é fantástico! Parabéns, muito estudo! Quando tiver oportunidade farei minha ajuda! 👏👏👏👏👏
@@anasantarem1 Gratidão
Essas roupas parecem ser desenhadas pela grife Balenciaga , muito interessante essa história e parabéns pelo canal.
Obrigado Professor pela aula !!!!!
Material muito rico e significativo para levarmos para nossa sala de aula. A escola PRECISA falar disso, mas ainda não encontrou o caminho certo para fazê-lo. Só o conhecimento explica, e ajuda, a combater muitos comportamentos racistas.
O grau de inteligência e talento elevadíssimo acarreta inveja _ por um outro lado aquele é odiado e perseguido consegue sim mitigar ou suavizar as hostilidades daqueles que os perseguem ! E esta fissura na estrutura racista existe ! Pois ao mesmo tempo que o indivíduo étnico os irritas seus dotes intelectuais e seu talento diferenciado pode sim fascinar e amenizar o ódio !
Professor Flávio, sabe o que eu pensei ao ver as roupas em vermelho dessa organização? Na figura do Papai Noel. Tem muitos detalhes dessa roupa que se parece com a da KKK.
Valeu!
Muito obrigado, meu querido.
Que material rico, estou viciada❤
Esclarecedor...
Professor faz um vídeo em respeito à igreja protestante é um assunto ótimo.
Seus vídeos são excelentes, professor Flávio!
Verdade eu só d pr moro em Roraima tenho 56 anos já sofri muito preconceito n Paraná
Esses caras eram ridículos, porém perigosos. Loucos e inconformados, maus perdedores.
Vídeo excelente. Aqui é certeza de conteudo de quaidade.
Parabéns por a nossa reflexão esta realidade da história de passado nojento de psicopatas
Nem tão passado assim...
Não é passado, a Kkk ainda existe.
Força humanidade :(
Excelente vídeo
deve ser muita falta do que fazer no mundo, para os seres criarem essas seitas malditas
O conteúdo é infernal, mais a desenvoltura e o texto maravilhoso valem a pena ser conferido. Homens inventam símbolos e encenações para seus cultos diabólicos.
Em poucas palavras,na minha opinião: Uma organização extremamente diabólica.
Professor, tenho uma sugestão sobre um tema que é sobre famosos, influenciadores e pessoas comuns sobre testes de ancestralidade pelo Genera e My Heritage. Muitas dessas pessoas fazem os testes e na maioria das vezes acabam valorizando mais ou destacando a ancestralidade europeia e minimizando a africana ou indígena. Alguns até sabem da origem dos seus antepassados, mas para um engajamento de tal forma, é tão claro que prova o quão disfarçado o preconceito contra algumas características como cor dos olhos, pele, cabelo nos comentários está muito fincado nos brasileiros. Pelos sobrenomes reparei muito isso. Abraço e sucesso
Muito Importante o seu trabalho
Eu tô chocada com o quanto de referência eu já tinha visto sem saber que tinha relação com o KKK
Exatamente!
@@HistoriadaAfrica seus vídeos deveriam ser matéria obrigatória em sala
Encontrei um senhor uma vez a me entregar um destes folhetos religiosos. Declinei educadamente em receber, quis saber o por quê, então eu disse que eu sou ateu e não me interesso pelos fundamentos horríveis da religião. Me respondeu que, é a religião que estabelece a moral ao homem. Devolvi-lhe a afirmação de que os maiores assassinos do mundo são os religiosos, e não importa qual a religião, se judaica, cristã católica, cristã protestante/evangélica, islâmica ou qualquer outra, todas estão prontas a cometer as piores atrocidades em nome de algum deus, e citei esta dos protestantes norte americanos na formação da K.K.K. além de todas as outras. Com raiva, saiu de perto de mim dizendo que eu era mentiroso, que a Bíblia é um livro que ensina a moral aos homens. Antes que se retirasse perguntei qual moral, de um irmão fazer sexo com a irmã, como Abrão fez? Como filhas fazerem sexo com o próprio pai? Como outro irmão, Absalão estuprando a irmã? Como deus mandando o profeta Oséias fazer sexo com a mulher do amigo? Ou deus incentivando a escravização humana, estabelecendo preços nos escravos e exigindo a submissão total deles? Perguntei-lhe novamente onde se acha moral neste livro? Se afastou, é claro, me rogando pragas.
@@PauloMartins-gw6of Ledo engano seu, amigo. Há vários canais de ateísmo pelo TH-cam. Apenas que nós ateus somos racionais demais para ficar se metendo na vida alheia, incomodando com folhetinhos e visitas nas casa querendo obrigar as pessoas a aceitarem suas crenças sangrentas, assim como religiosos gostam de entrar em canais ateus para ofender as pessoas. Afinal o quê esperar dos religiosos que sempre foram grandes criminosos e assassinos. E ateus não se organizam para sancionar roubos com nome de dízimos, ofertas e propósitos. Religiosos acusam ateus de serem materialistas, mas organizam falsos cultos de prosperidade onde os líderes passeiam de carro importado, deve ser algo espiritual, enquanto fiéis muitas vezes ficam debaixo de chuva em ponto de ônibus. Antônio Miranda é um ateu.
th-cam.com/video/q7XYJyTciHo/w-d-xo.htmlsi=hYuicxtO8jrcUeEU
@@PauloMartins-gw6of As verdades doem é por isto que suprimem meus comentários.
@@PauloMartins-gw6of Não, ele é um ser vivente, que como eu não acredita em nenhum deus. Isto é só loucura de religiosos que tentam oprimir e coagir outras pessoas a aceitar suas fundamentações miseráveis como dizia Freud.
Deve ser um ignorante que nem sabe ler e se esconde na religião. Ninguém sabe o passado sombrio que muitos deles tem.😅
Só lembrando que a Kkk ainda existe.
A Roupa da Klan também tem a ver com Um Tipo de associação ao Fantasma... O Pano Branco
Otimo video👏🏾
🎉🎉🎉
Desculpe, prof, mas nao achei nada intrigante essa história, achei foi de uma maldade e covardia enormes e os caras eram tao covardes que nem davam a cara a tapa, pra exercerem sua maldade tinham q se disfarçar. E como sempre, a religião sendo utilizada para as maldades do mundo
👏👏👏
Houvi falar que os integrantes do grupo eram protestantes. Queria saber se é verdade prof.
Eram, infelizmente eram evangélicos
É verdade, teve vários protestantes na kkk, até em cargos de liderança. Alguns usavam a bíblia para justificar seus atos terroristas
Todos evangelicos.
só agora entendi pq se fantasiar de índio no carnaval brasileiro pode mesmo ser um problema e não um exagero militante.
eram visionários,não tem jeito
Nossa eles foram muito cruéis. Matavam pessoas inocentes
Cristão sempre mataram inocentes
Meu Deus, quanta maldade! Eu desconhecia que a kkk havia sido criada por evangélicos.
EUA é o país mais protestante do mundo
Quando o ódio racial se alterna com o fetiche ! O ódio visceral e mortal muitas vezes é assolado pelo erotismo que o odiado excita naquele que o odeia e isto pode ser nojento _ mas é fato é contraditório é paradoxal !
Não é contraditório, nem paradoxal, pretos e pretas que se deitam com brancos, não possuem alto estima e amor próprio nenhum, pois ele só te ver com um animal selvagem sexual, fazem sexo com pretos, como fazem com animais.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Like 👍
Tu a vós é mó boa 😮
❤💚💛👏👏👏
❤
vc é foda de mais
Boa noite essa e fácil. Esconder o rosto como todo covarde faz e não que assumir .
Covardia + ressentimento
É uma seita que persiste😢
Oiii
E seria mera coincidência se parecerem com membros da igreja católica 😅😅😅😅
Qual o papel das igrejas protestantes?
a vpn da época
🇨🇻🇨🇻
Cá entre nós, palhaços assim não merecem maior preocupação estatal.
Eles quase dominaram o EUA essa gente sao o propio demônio
Racismo não se combate com ódio e nem com a lógica e sim com sensualidade , inteligência e talento ! Água mole em pedra dura tanto bate até que fura !
@@edsoncorreia4621 dá pra ver que você não entende nada sobre racismo nem sobre a realidade.
Papo de quem não entende nada, todos os direito dos negros foram conquistados por revoluções
Sensualidade? 🤦🏽♀️
@@edsoncorreia4621 falou muita bestera
👏👏👏