Baixe GRATUITAMENTE o E-Book COMO CRIAR MONSTROS e explore o poder do monstro para desenvolver personagens, pesquisas e atividades para crianças e adolescentes. OLHA O LINK 👉 fantasticursos.com/o-que-o-monstro-mostra/
Mitos: ensina o que a ciência não consegue explicar. Lenda: mistura de fatos reais com fatos sobrenaturais. Tem ligação com folclores, cultura. É isso?
Olá Eva. Sim, em tempos antigos, quando não existia a Ciência e o pensamento científico, o Mito fornecia as respostas para as questões que surgiam. A Lenda foi um evento real que por meio do narrar das pessoas tomou uma dimensão sobrenatural. Obrigado pelo comentário.
@@fantasticursos professor, não tira do ar não... Eu já assisti a esse vídeo umas três vezes, só que era sem nenhum compromisso... No início de janeiro eu estava conversando com um amigo sobre distopias. Se não me engano a gente estava falando sobre Blade Runner 2049... Aí ele falou que eu entendia muito de ficção científica, e que devia criar um canal no TH-cam sobre isso... Eu expliquei que não entendo tanto assim, e que não sabia fazer vídeos... Ele sugeriu me ajudar com a edição dos vídeos, aí eu topei criar um canal sobre ficção científica três meses atrás, mas, preciso aprender muito e correr atrás do tempo perdido... Seus vídeos já me ajudavam antes, agora estão ajudando mais do que nunca! De coração, muito obrigado!
Opa. Muito obrigado pelas palavras! Esse foi um dos primeiros vídeos do canal. Depois voltei a falar dessa diferença dentro da série O QUE É FANTASIA, com áudio e edição melhores. Grande abraço!
Pensei algo relacionado, quando diz que só alguns povos """"isolados"""" que utilizam os mitos hoje em dia, enquanto temos a bíblia inteira com passagens fantasiosas e uma grande gama de fiéis. Fiquei pensando qual seria a diferença disso pros mitos em si, ou se não tem diferença nenhuma, só seria meio "blasfêmico" rs. Edit: tinha escrito antes do final do vídeo, em seguida é mencionado que se é uma religião ativa hoje, é uma alegoria. Entretanto, se não estou enganada, por exemplo o Mito do Guaraná, a população que deu origem a esse mito também é viva, são os sateré-mawé, na Amazônia, inclusive não existe uma comunidade, existem três comunidades dessa etnia! Nesse caso, então seria o mito do guaraná uma alegoria nessa definição? Ou então seria a Bíblia mitologia cristã? Obrigada pela aula, to levantando essas questões pq me veio a curiosidade genuína hahah Estou fazendo um trabalho utilizando o mito do guaraná, por isso me chamou atenção
Muito obrigado Gláucia pelos comentários. Tem outro vídeo onde eu abordo novamente essa diferença. Está dentro da série O QUE É FANTASIA. Olha o link ai: th-cam.com/video/OpUUc-ohP0o/w-d-xo.html
Opa; Muito obrigado pelo comentário! Se gostou do tema, dá uma olhada nos primeiros vídeos da série O QUE É FANTASIA onde eu volto a tratar desse tema e, se quiser, deixa anotado o que você quer ver na série.
Seria legal um vídeo sobre Ahura Mazda, Montezuma, Marduk, entre outros, porque são, em geral, menos conhecidos. Vc pretende dedicar vídeos também aos monstros terríveis do folclore brasileiro? Tem criaturas assustadoras. Abraço.
Gosto muito das criaturas do Folclore brasileiro e certamente farei vídeo sobre elas. Já escrevi um post sobre elas no blog. Olha ai: fantasticursos.com/10-criaturas-do-folclore-brasileiro/
Olá Joane, esse é um tema complexo e fascinante e aqui no canal na playlista "Mundo Vampiros" há alguns vídeos que apontam essa questão, mas se você quiser de fato saber tudo sobre vampiros e o porque do seu fascínio sobre a humanidade ao longo dos séculos em diferentes artes e expressões no Mito, Lenda, Folclore, Ciência, História, Cinema, TV, Quadrinhos, fica o convite para conhecer e entrar no mundo vampiro do curso DISSECANDO VAMPIROS, aqui do Fantasticursos com meu acompanhamento. Olha o link: fantasticursos.com/dissecandovampiros/
@@joanneorganista kkkkkk, Joane, menina. Você tem um canal de contato direto comigo no curso e no grupo do whatsapp e fica postando perguntas aqui. Aproveita as vantagens de ser aluna. Mas vamos lá: o vampiro se tornou um mito porque, lembremos, os mitos são explicações de fenômenos da natureza e tem caráter universal. Neste aspecto os vampiros possuem uma dimensão mítica porque eles se ligam ao fenômeno da morte, nossa angústia com o fim, a ansiedade do que vem depois da morte, algo que ele transgride. Além disso, o vampiro é mítico porque ele tem ligação direta com dois impulsos básicos do ser humano: sexo e alimentação e ele faz isso de uma vez só ao se alimentar do sangue, um líquido vinculado tanto ao sexo quanto a vida.
Eu pensava que as histórias da Mula sem cabeça, do Saci Pererê, do Lobisomem... eram mitos. A minha professora mandou fazer um trabalho sobre MITOS FOLCLORICOS. Digitei no google apareceu os personagens do folclore brasileiro: o Saci, o Curupira, a Iara... Será que ela não está enganada? Será que ela não quer um trabalho sobre as lendas?
Olá, Prof. Alexander, tudo bem? Parabéns pelo vídeo. Você explicou muito bem a diferença entre o mito e a lenda. São narrativas que parecem ser do mesmo tipo, mas apresentam significativas diferenças, conforme você bem salientou no vídeo. Seria interessante se você fizesse um vídeo sobre a lenda monstro do lago de Loch Ness, que parece que está sendo um pouco esquecida, mas é bem interessante. Desejo boa sorte e que o canal tenha muitos inscritos. Um abraço, Alessandro.
Obrigado Alessandro pelos comentários e a sugestão. Fiz o canal pra tirar o Fantástico de dentro da sala de aula e espalhar pelo mundo. Sucesso pra você!
Claro Marcele. Como exemplo de lenda, dentro do contexto da Grécia Antiga, cito a própria Guerra de Troia, que se revelou um fato histórico e como exemplo de Mito cito a interferência dos deuses no mesmo evento. grato pela presença. Abraços
Eu li em um livro entitulado " MITOS" que tinha várias histórias populares como: Saci- Pererê, Boitatá, Mula-sem-cabeça, Lobisomem etc. E ele (o livro) confirma que essas histórias ou estórias são MITOS. Mesmo com toda essa explicação do professor ainda continuo confuso.
Bom. Posso te dizer que o livro está errado em dar essa dimensão a esses personagens do folclore nacional. O mito é muito grande e tem caráter explicativo. Obrigado pelo comentário.
Professor assisto todos os seus vídeos e indico aos meus amigos do curso de letras, gostaria que o senhor pontuasse as diferenças sutis entre Fantástico, Estranho e Maravilhoso. Tendo em vista que os estudos de Todorov ainda não sejam muito divulgados para um público mais abrangente.
Muito obrigado Malu. Desejo a você uma excelente prova e, depois de passar esse momento de tensão, recomendo a você conhecer a série O QUE É FANTASIA, onde volto a falar do tema. Abraços
Olá professor, pode me dizer se no Brasil temos algum mito? Temos várias lendas citadas pelo folclore... Mas o mito em si, temos algum totalmente brasileiro? Obrigada pelo conteúdo
Olá Nathy. Na verdade o Brasil não possui um mito fundacional porque somos o resultado de três povos - o indígena, o africano e o português. No século 19, durante o Romantismo, os escritores brasileiros buscaram abordar essa questão em suas obras. IRACEMA, de José de Alencar, por exemplo, tem a leitura de ser um mito fundacional na união de um português e a índia Iracema, resultando na fundação do Ceará. A Inglaterra tem a mesma falta de mito fundacional por sua história ser uma sucessão de influências. Foi isso que levou o J. R. R. Tolkien a criar O Senhor dos Anéis como forma de dar um mito de fundação para a Inglaterra. Abraços e obrigado pelo comentário.
Obrigado pelo comentário Marcos. Na verdade são coisas distintas, porque "todo mito pode ser uma lenda" tem o problema do fato de que as lendas partem de um acontecimento real, enquanto o mito não e além disso o mito ensina algo ao passo que a lenda não tem essa função primordial. Quanto ao "mas nem toda lenda pode ser um mito", temos a questão da dimensão menor da lenda em relação ao mito. Uma lenda tem caráter local, reflete a cultura do local onde ela surge, enquanto que o Mito tem um nível maior e busca explicar fenômenos comuns a toda a humanidade. Abraços
Obrigado Marize. Esse ai foi um dos primeiros vídeos e a qualidade de imagem e som melhorou bastante desde então. Fica o convite para conhecer os demais vídeos. Na quinta dia 03 de agosto começa a série O QUE É FANTASIA que vai retomar o mito e a lenda. Abraços
Oi Adrianna. Muito obrigado pelo comentário e as palavras gentis. Para esse vídeo, e outros a que recorro quando trato de mito uso o DICIONÁRIO DE MITOS LITERÁRIOS, do Pierre Brunel; O PODER DO MITO, do Joseph Campbell, MITO E REALIDADE, de Mircea Elíade e o O QUE É MITO, do Everardo Rocha (da coleção Primeiros Passos). Abraços
Resgatando meu tempo para voltar ver os vídeos aqui. Interessante, gosto de estudar sobre esses temas em diversas perspectivas, um exemplo para ligar ao tema: o Prof. André Azevedo da Fonseca que tem um canal com uma pequena série que liga a este tema com a politica, ele se baseia na obra de GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. Em resumo, expressa: "Muitos analistas argumentam que a política é uma atividade eminentemente moderna, racional, e que aquelas paixões eleitorais são, acima de tudo, ideológicas e programáticas. Nessa série de vídeos baseados na obra do historiador Raoul Girardet, eu vou demonstrar que grande parte dos discursos que fazem parte da imaginação política das pessoas, vêm das religiões, das crenças populares e da mitologia."
Considerando a região provável do Jardim do Éden e o contexto medieval no qual essa ideia se popularizou, é improvável que, de fato, tenha sido uma maçã. Obrigado pelo comentário.
tipo aqui tem uma pergunta aqui aí tá oq e mito ? Então se eu responder mito e uma geito se fala as coisas que tem no mundo mais de forma diferente minha resposta tá certa ?
Oi leo. Mito é para explicar as origens das coisas do mundo, mas em uma época do passado antes da ciência ter explicação para aquilo. Hoje o mito está presente em algumas tribos indígenas, povos africanos ou asiáticos que não tem conhecimento racional para explicar algo, um fenômeno da natureza, ou a morte, por exemplo e ai buscam explicação no sobrenatural, criando deuses e narrativas. Hoje em dia se usa informalmente: "você mitou!", ou "fulano é mito", O que quer dizer que a pessoa se tornou referência para aquele assunto. Na verdade, o certo neste caso seria usar "lenda", pois lenda é para quando a pessoa sempre será lembrada por determinada ação ou feito. Obrigado pelo comentário.
Star Wars e asaga Vingadors não seriam mitos do Ocidente atual? Ja teve até americano preenchendo censo oficial do páis no quesito "religiao" como Jedai.
Os dois são manifestações no hoje da necessidade humana do contato com esferas superiores. Jedis e Super-heróis são novas vestimentas de arquétipos recorrentes na humanidade e que já assumiram a forma de deuses no passado. Sobre os Vingadores e super-heróis, fiz vídeo no canal sobre isso. th-cam.com/video/ReCb7_dbJ2U/w-d-xo.html
Mas ainda assim nos dias atuais ainda existe pessoas adorando por exemplo os deuses nórdicos, então definir mitologia como uma religião não mais praticada não seria o termo correto, pois é uma religião ainda praticada mesmo que por poucas pessoas.
Oi Gabriel. Desculpe imensamente pela demora na resposta. Não sei porque esse diabo do youtube não mostrou seu comentário junto aos demais dessa vez, ai fui futucar outras coisas internamente no canal e vi seu comentário. Vou ver aqui se é algo nas configurações. Muito obrigado pelo comentário. De fato, praticamente todas as religiões que já existiram ainda sobrevivem em pequenos grupos dentro de suas respectivas culturas, mas por conta da hegemonia do Cristianismo elas já são consideradas pelos grupos dominantes dessas mesmas culturas, como mitologias. Penso que se na Dinamarca ou na Noruega o culto aos deuses nórdicos se tornasse dominante esse quadro poderia mudar e o que é mitologia se tornaria novamente religião. Abraços!
Olá professor. Estou gostando muito das sua aulas. Mas hoje discordo de um ponto onde diz que hoje nossa sociedade não utiliza de mitos. Na verdade, tem um livro que está bem "na moda", o "Sapiens, uma breve história da humanidade" que defende que nenhuma sociedade humana sobrevive sem os mitos. Sei que é muito difícil dizer que nossas crenças são mitos, mas (segundo Noah Harari) elas são. Tudo que construímos surgiu primeiro no campo das idéias. Tudo antes de se tornar real, foi um mito. Um dia um homem imaginou que um pedaço de pedra dourado era valioso (não importam os motivos). Ele compartilhou essa ideia e percebeu seu poder de alterar a realidade. A ideia se espalhou e se tornou o mito do ouro. recentemente li um pequeno grande livro. Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak. Krenak acredita que podemos utilizar essa conciência do poder que os mitos têm em nossas relações. Se assumirmos que moldamos nossa realidade através dos mitos, talvez possamos escolher melhor a mitologia que estamos vivendo. Obrigado pelas aulas. Feliz caminhada!
Muito obrigado pelo rico comentário Bruno. Você está totalmente correto em suas colocações. No vídeo eu foquei na oposição Mito X História e acabo por não abordar algumas reconfigurações da necessidade mítica do ser humano como mencionado no SAPIENS e expressado, por exemplo, no apelo que filmes de super-heróis exercem sobre o imaginário humano. Grato pela companhia.
Olá, professor, tudo bem? Vim aqui pelo Eduardo do Universo Tolkien e tenho uma pergunta: você é professor de que? Se formou aonde? Só por curiosidade mesmo, gostei do vídeo e você provavelmente ganhou mais um inscrito hehehe
Oi Jubilu. Nesta altura já respondi a sua pergunta, mas gostaria de me desculpar pela demora na resposta aqui. Não sei porque esse diabo do youtube não mostrou seu comentário junto aos demais dessa vez, ai fui futucar outras coisas internamente no canal e vi seu comentário. Vou ver aqui se é algo nas configurações. Muito obrigado pela confiança e abraços!
Uma religião se torna mitológica, no sentido de narrativas com a presença do divino, quando deixa de ser fonte de fé para as pessoas. Obrigado pelo comentário. Abraços
Não temos mais mito? Sinto muito, professor... Seria bom mais explicações sobre mito... Eu mesmo creio no que diz a Bíblia Cristã, o que vier de história e ciência contrariando.... não creio E imagino que há muitos que falam igual a mim. Hoje em dia o que mais vemos são mitos, principalmente nos dias em que vemos frases do tipo "cada um crer no que quer" tão presente e dado ainda o número de pessoas preguiçosas pra estudar... Há mitologias próprias Apesar da contrariedade, seu vídeo tá muito bom é só eu lançando o pomo da discórdia aqui ☺
Obrigado Leandro pelo comentário e suas colocações são pertinentes para promover o debate. Quando eu falo do Mito no vídeo eu não estou me referindo ao uso convencional que usamos na modernidade, de forma corriqueira, mas sim como um sistema que tinha como propósito explicar fenômenos da Natureza e assim ensinar algo. Hoje já não há mais espaço para isso porque o racionalismo já oferece respostas para elas. Agora, se alguma pessoa ou grupo não acredita, ai já entramos no domínio da crença.
Baixe GRATUITAMENTE o E-Book COMO CRIAR MONSTROS e explore o poder do monstro para desenvolver personagens, pesquisas e atividades para crianças e adolescentes. OLHA O LINK 👉 fantasticursos.com/o-que-o-monstro-mostra/
Mitos: ensina o que a ciência não consegue explicar.
Lenda: mistura de fatos reais com fatos sobrenaturais. Tem ligação com folclores, cultura.
É isso?
Foi isso que entendi
Olá Eva. Sim, em tempos antigos, quando não existia a Ciência e o pensamento científico, o Mito fornecia as respostas para as questões que surgiam. A Lenda foi um evento real que por meio do narrar das pessoas tomou uma dimensão sobrenatural. Obrigado pelo comentário.
Isso
"A história virou lenda, a lenda virou mito e coisas que não deveriam ser esquecidas foram perdidas. " Assistindo em 2021 ^..^v
Obrigado pela presença e comentário. Abraços.
Quem veio aq por causa de Atividade lavanta a mão kkkk
Obrigado pela presença. Abraços
🤚
Eu vim por provaKKKKKKKK
@@lalinha9419 também, hoje é prova de redação
🖐
Parabéns pelo trabalho. Pra onde a pessoa vai quando ela morre de acordo com seus conhecimentos? Obrigado
Somos feitos da mesma matéria das estrelas. Assim, no meu ponto de vista, nossa essência volta para o universo.
@@fantasticursos gratidão
Muito bom. Bem didático! Obrigado.
Eu que agradeço. Esse deve ser o segundo vídeo do canal, publicado há anos. Obrigado pelo comentário.
ameiiiiii obrigada pela exelente explicacao professor
Estraadvark _ One _ Obrigado a você por comentar 😉
Qual shampoo vc usa, ou indica?
Eu uso lustra móveis, pra passar na careca.
Muito bem explicado, me ajudou dms. Obrigada!!!
Obrigado. Fico feliz que tenha ajudado.
Estudando um dia antes da prova, mas sentindo que vou me sair bem, obg profe!!
Que você possa fazer uma excelente prova. Obrigado pelo comentário.
gostei do video muito educativo
Muito agradecido. Esse vídeo é o segundo mais antigo do canal, se não me engano. Abraços
Obrigado me ajudou muito pra estudar para a prova de redação
Obrigado a você Douglas. Fico feliz de ter ajudado e grato pelo comentário. Abraços.
muito bom
Obrigado.
Nossa vc explica muito bem, por isso minha prof mandou esse vídeo da aula
Muito obrigado pelo seu comentário e palavras gentis. Abraços
Minha prof me mandou tbm, mt bom o video msm parabens
@@Ph-ib4kt Obrigado e tenha um excelente dia.
@@fantasticursos vc tbm
Lenda e quando uma pessoa construiu muitas histórias na vida
É uma interpretação válida. Obrigado pelo comentário.
muito bom! Sua explicação é mto boa, vou conhecer melhor seu canal
Muito obrigado Fernando. Seja bem vindo ao Fantasticursos. Qualquer coisa é só escrever. Abraços.
Olá, professor...
Vou aprender o máximo possível!
hahaha, esse vídeo aí foi um dos primeiros. Só na tiro do ar porque sempre ajuda estudantes e é recomendado por docentes. Abraços
@@fantasticursos professor, não tira do ar não...
Eu já assisti a esse vídeo umas três vezes, só que era sem nenhum compromisso...
No início de janeiro eu estava conversando com um amigo sobre distopias. Se não me engano a gente estava falando sobre Blade Runner 2049...
Aí ele falou que eu entendia muito de ficção científica, e que devia criar um canal no TH-cam sobre isso...
Eu expliquei que não entendo tanto assim, e que não sabia fazer vídeos...
Ele sugeriu me ajudar com a edição dos vídeos, aí eu topei criar um canal sobre ficção científica três meses atrás, mas, preciso aprender muito e correr atrás do tempo perdido...
Seus vídeos já me ajudavam antes, agora estão ajudando mais do que nunca!
De coração, muito obrigado!
Não vou tirar não. É bom a gente manter a evolução dos vídeos. Faz parte de nossa história. Boa sorte na sua caminhada. Abraços.
Vc explica muito bem.Nossa, parabéns.
Opa. Muito obrigado pelas palavras! Esse foi um dos primeiros vídeos do canal. Depois voltei a falar dessa diferença dentro da série O QUE É FANTASIA, com áudio e edição melhores. Grande abraço!
Olá boa tarde. A bíblia toda ela é uma metáfora ou partes? E quais ? Obrigado
Há eventos históricos e outros são narrados de forma metafórica. E por isso é religião e não mito.
3:38 no caso foi o fruto proibido, ngm sabe se foi uma maçã :)
Correto. Todavia fiz menção a tradição na cultura ocidental. Obrigado pelo comentário.
@@fantasticursos 😵😲😵😲😵😲😵😳😲😳😲😳😲😳😳😞😒😳😒😒😳😳😍😳😗😲😶😝😵😲😲😶😳😳😞😞😳😳😳😳😱😵😘😧😚😍😶😶😲😵
Pensei algo relacionado, quando diz que só alguns povos """"isolados"""" que utilizam os mitos hoje em dia, enquanto temos a bíblia inteira com passagens fantasiosas e uma grande gama de fiéis. Fiquei pensando qual seria a diferença disso pros mitos em si, ou se não tem diferença nenhuma, só seria meio "blasfêmico" rs.
Edit: tinha escrito antes do final do vídeo, em seguida é mencionado que se é uma religião ativa hoje, é uma alegoria. Entretanto, se não estou enganada, por exemplo o Mito do Guaraná, a população que deu origem a esse mito também é viva, são os sateré-mawé, na Amazônia, inclusive não existe uma comunidade, existem três comunidades dessa etnia!
Nesse caso, então seria o mito do guaraná uma alegoria nessa definição?
Ou então seria a Bíblia mitologia cristã?
Obrigada pela aula, to levantando essas questões pq me veio a curiosidade genuína hahah Estou fazendo um trabalho utilizando o mito do guaraná, por isso me chamou atenção
Eu aqui no 7ano procurando isso pra estudar pra prova encima da hora
Boa sorte na prova. Abraços.
Amei a aula 😘
Kkkk
Muito agradecido pela presença Ana.
ótimo vídeo, vim de forma despretenciosa, mas aprendi muito mais por aqui!
Muito obrigado pela sua presença e comentário.
Estou estudando pra minha prova de português, com certeza vai me ajudar bastante
Boa sorte na sua prova. Grato pelo comentário.
Explica muito bem ai vou tirar 10 na prova, muito obrigada
Boa sorte e boa prova. Abraços
Me ajudou muito...
a explicação é clara e objetiva.
Muito obrigado Gláucia pelos comentários. Tem outro vídeo onde eu abordo novamente essa diferença. Está dentro da série O QUE É FANTASIA. Olha o link ai: th-cam.com/video/OpUUc-ohP0o/w-d-xo.html
Jesus Cristo, Moisés, apóstolo Paulo da bíblia são metáforas? Não existiram? Obrigado
Sim, existiram. São personagens históricos. Grato pelo comentário.
@@fantasticursos só não tem como provar né ou tem ? Tem algum material pra me indicar? Obrigado
Excelente vídeo!!!
Muito obrigado pelo comentário e presença. Abraços.
Hoje temos o Mito da Mão Invisível.
Obrigado pelo comentário. Abraços
O seu vídeo contribuiu bastante na minha pesquisa para um trabalho escolar, obrigada.
Fico feliz de ter ajudado. Obrigado pelo comentário. Qualquer coisa é só escrever. Abraços.
Muito bom!
Grato pelo comentário. Abraços
Obrigado ajudou muito porque hoje tem prova de português 👍
Que você faça uma excelente prova.
Obrigado 👍
Você ensina muito bem parabéns
Opa; Muito obrigado pelo comentário! Se gostou do tema, dá uma olhada nos primeiros vídeos da série O QUE É FANTASIA onde eu volto a tratar desse tema e, se quiser, deixa anotado o que você quer ver na série.
Quem tá aqui por causa da prof gilda
Abraços para a professora Gilda.
Qm mais tá aqui por causa da professora 😤
Obrigado pela presença.
Top
Muito obrigado. Grato pelo comentário. Abraços
Seria legal um vídeo sobre Ahura Mazda, Montezuma, Marduk, entre outros, porque são, em geral, menos conhecidos.
Vc pretende dedicar vídeos também aos monstros terríveis do folclore brasileiro? Tem criaturas assustadoras.
Abraço.
Gosto muito das criaturas do Folclore brasileiro e certamente farei vídeo sobre elas. Já escrevi um post sobre elas no blog. Olha ai: fantasticursos.com/10-criaturas-do-folclore-brasileiro/
Prof será que você poderia explicar porque o vampiro se tornou um mito.
Olá Joane, esse é um tema complexo e fascinante e aqui no canal na playlista "Mundo Vampiros" há alguns vídeos que apontam essa questão, mas se você quiser de fato saber tudo sobre vampiros e o porque do seu fascínio sobre a humanidade ao longo dos séculos em diferentes artes e expressões no Mito, Lenda, Folclore, Ciência, História, Cinema, TV, Quadrinhos, fica o convite para conhecer e entrar no mundo vampiro do curso DISSECANDO VAMPIROS, aqui do Fantasticursos com meu acompanhamento. Olha o link: fantasticursos.com/dissecandovampiros/
@@fantasticursos rsrsrs eu já faço parte do curso.
@@joanneorganista kkkkkk, Joane, menina. Você tem um canal de contato direto comigo no curso e no grupo do whatsapp e fica postando perguntas aqui. Aproveita as vantagens de ser aluna. Mas vamos lá: o vampiro se tornou um mito porque, lembremos, os mitos são explicações de fenômenos da natureza e tem caráter universal. Neste aspecto os vampiros possuem uma dimensão mítica porque eles se ligam ao fenômeno da morte, nossa angústia com o fim, a ansiedade do que vem depois da morte, algo que ele transgride. Além disso, o vampiro é mítico porque ele tem ligação direta com dois impulsos básicos do ser humano: sexo e alimentação e ele faz isso de uma vez só ao se alimentar do sangue, um líquido vinculado tanto ao sexo quanto a vida.
Hum amei prof obgd entendi..😊
Eu que agradeço
Um professor meu de Ed física explicou isso uma vez
Nas aulas de religião só tinha copie n sei oq dá bíblia
Obrigado pelo comentário. Abraços
MUITO OBRIGADA POR FAZER ESSE VÍDEO, vai me ajudar MUITO na prova de amanhã
Que você possa fazer uma excelente prova. Abraços.
Eu pensava que as histórias da Mula sem cabeça, do Saci Pererê, do Lobisomem... eram mitos. A minha professora mandou fazer um trabalho sobre MITOS FOLCLORICOS. Digitei no google apareceu os personagens do folclore brasileiro: o Saci, o Curupira, a Iara... Será que ela não está enganada? Será que ela não quer um trabalho sobre as lendas?
Obrigado pela presença. Mito é diferente dw lenda. Mas no dia a dia as pessoas usam os dois termos como sinônimos. Talvez ela tenha usado dessa forma.
@@fantasticursos Verdade. Vou pesquisar sobre as lendas. Muito obrigado!!
@@Enzoelevi-t6p Sucesso.
Olá, Prof. Alexander, tudo bem? Parabéns pelo vídeo. Você explicou muito bem a diferença entre o mito e a lenda. São narrativas que parecem ser do mesmo tipo, mas apresentam significativas diferenças, conforme você bem salientou no vídeo.
Seria interessante se você fizesse um vídeo sobre a lenda monstro do lago de Loch Ness, que parece que está sendo um pouco esquecida, mas é bem interessante. Desejo boa sorte e que o canal tenha muitos inscritos. Um abraço, Alessandro.
Obrigado Alessandro pelos comentários e a sugestão. Fiz o canal pra tirar o Fantástico de dentro da sala de aula e espalhar pelo mundo. Sucesso pra você!
Tem a lenda da mulher fiel também 😂😂😂😂😂
hahaha. Obrigado pelo comentário.
Cada vídeo seu é um conhecimento esperando para ser descoberto .
Muito obrigado. Abraços
vc podia fazer um video explicando as historias de jupiter tritao entre ouitras da mitologia
Sim. Tá na lista. Obrigado pela sugestão. Pensando na abordagem pra ficar diferente dos demais vídeos sobre o tema no TH-cam.
Professor falando em relação a Grécia, me cite um exemplo por favor de mito e lenda, só pra arrumar um pouco mais minha mente rs
Claro Marcele. Como exemplo de lenda, dentro do contexto da Grécia Antiga, cito a própria Guerra de Troia, que se revelou um fato histórico e como exemplo de Mito cito a interferência dos deuses no mesmo evento. grato pela presença. Abraços
Ulalala
obrigado me ajudo no estudo da prova
Fico feliz de ter ajudado Pipays. Eu volto a falar dessa diferença na série O QUE É FANTASIA. Fica o convite pra ver também. Obrigado pelo comentário.
Eu gostei muito da tua explicação
Muito obrigado Maria. Qualquer coisa é só escrever. Abraços
Eu li em um livro entitulado " MITOS" que tinha várias histórias populares como: Saci- Pererê, Boitatá, Mula-sem-cabeça, Lobisomem etc. E ele (o livro) confirma que essas histórias ou estórias são MITOS. Mesmo com toda essa explicação do professor ainda continuo confuso.
Bom. Posso te dizer que o livro está errado em dar essa dimensão a esses personagens do folclore nacional. O mito é muito grande e tem caráter explicativo. Obrigado pelo comentário.
tai, gostei.
Obrigado pelo comentário. Abraços
Professor assisto todos os seus vídeos e indico aos meus amigos do curso de letras, gostaria que o senhor pontuasse as diferenças sutis entre Fantástico, Estranho e Maravilhoso. Tendo em vista que os estudos de Todorov ainda não sejam muito divulgados para um público mais abrangente.
Muito obrigado pela companhia e compartilhamento. Anotei aqui a sua sugestão. Obrigado.
Parabéns!! Ensina muito bem!!! Adorei o video agr ficou mais fácil estudar pra prova da semana q vem!! Obrigada
Muito obrigado Malu. Desejo a você uma excelente prova e, depois de passar esse momento de tensão, recomendo a você conhecer a série O QUE É FANTASIA, onde volto a falar do tema. Abraços
Fantasticursos pode deixar q vou dar uma conferidinha lá bjs!!
Olá professor, pode me dizer se no Brasil temos algum mito? Temos várias lendas citadas pelo folclore... Mas o mito em si, temos algum totalmente brasileiro? Obrigada pelo conteúdo
Olá Nathy. Na verdade o Brasil não possui um mito fundacional porque somos o resultado de três povos - o indígena, o africano e o português. No século 19, durante o Romantismo, os escritores brasileiros buscaram abordar essa questão em suas obras. IRACEMA, de José de Alencar, por exemplo, tem a leitura de ser um mito fundacional na união de um português e a índia Iracema, resultando na fundação do Ceará. A Inglaterra tem a mesma falta de mito fundacional por sua história ser uma sucessão de influências. Foi isso que levou o J. R. R. Tolkien a criar O Senhor dos Anéis como forma de dar um mito de fundação para a Inglaterra. Abraços e obrigado pelo comentário.
Uauuu que canal fantástico parabéns professor
Muito obrigado Luciane. Qualquer coisa é só escrever. Abraços
Alguém 2020
Toda semana aparece alguém aqui neste vídeo. Tem vários de 2020. Obrigado pelo comentário.
Coronaviros
Euu
Eu poderia dizer: "todo mito pode ser uma lenda, mas nem toda lenda pode ser um mito"?
Obrigado pelo comentário Marcos. Na verdade são coisas distintas, porque "todo mito pode ser uma lenda" tem o problema do fato de que as lendas partem de um acontecimento real, enquanto o mito não e além disso o mito ensina algo ao passo que a lenda não tem essa função primordial. Quanto ao "mas nem toda lenda pode ser um mito", temos a questão da dimensão menor da lenda em relação ao mito. Uma lenda tem caráter local, reflete a cultura do local onde ela surge, enquanto que o Mito tem um nível maior e busca explicar fenômenos comuns a toda a humanidade. Abraços
@@fantasticursos hm....tendu
Cara, ótima explicação, isso vai cair na minha prova, procurei em livro, internet e nenhum explicava tão bem quanto você. Obrigado
Fico feliz de ter ajudado! Depois da prova, veja com calma o conteúdo e qualquer coisa é só perguntar. Abraços e boa avaliação.
🤩🤩🤩
Obrigado pelo comentário. Abraços
muito obrigado
Obrigado a você pela presença. Qualquer coisa é só perguntar. Abraços
Melhor explicação que já tive,muito esclarecedor,Parabéns!
Obrigado Marize. Esse ai foi um dos primeiros vídeos e a qualidade de imagem e som melhorou bastante desde então. Fica o convite para conhecer os demais vídeos. Na quinta dia 03 de agosto começa a série O QUE É FANTASIA que vai retomar o mito e a lenda. Abraços
Prof bom dia, você tem como repassar referências da sua fala? Eu gostaria de estudar um pouco mais a fundo :D
Parabéns pelo trabalho
Oi Adrianna. Muito obrigado pelo comentário e as palavras gentis. Para esse vídeo, e outros a que recorro quando trato de mito uso o DICIONÁRIO DE MITOS LITERÁRIOS, do Pierre Brunel; O PODER DO MITO, do Joseph Campbell, MITO E REALIDADE, de Mircea Elíade e o O QUE É MITO, do Everardo Rocha (da coleção Primeiros Passos). Abraços
Resgatando meu tempo para voltar ver os vídeos aqui. Interessante, gosto de estudar sobre esses temas em diversas perspectivas, um exemplo para ligar ao tema: o Prof. André Azevedo da Fonseca que tem um canal com uma pequena série que liga a este tema com a politica, ele se baseia na obra de GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. Em resumo, expressa:
"Muitos analistas argumentam que a política é uma atividade eminentemente moderna, racional, e que aquelas paixões eleitorais são, acima de tudo, ideológicas e programáticas.
Nessa série de vídeos baseados na obra do historiador Raoul Girardet, eu vou demonstrar que grande parte dos discursos que fazem parte da imaginação política das pessoas, vêm das religiões, das crenças populares e da mitologia."
Muito obrigado pela informação Alekz e qualquer dúvida estou a disposição. Obrigado pelo comentário.
Bom não posso falar que me ajudou mas vai ajudar tenho um trabalho para amanhã!!!
Boa sorte. Sucesso.
Ele fez bom argumentos para explicar os exemplos.Argumentou cada ideia.
PARABÉNS👏👏👍
Argumenta bem
Obrigado pelo comentário Katiele. Abraços
olha eu juro que não sou cristão fanático mas Conheço a bíblia e sobre a "história da eva" NÃO ERA UMA MAÇÃ!
Considerando a região provável do Jardim do Éden e o contexto medieval no qual essa ideia se popularizou, é improvável que, de fato, tenha sido uma maçã. Obrigado pelo comentário.
Gostei muito dá explicação, parabéns!!!!!!!! Só acho que poderia substituir a palavra "mágico" por "sobrenatural".
Safira Queiroz Obrigado pelo comentário e pela sugestão. Anotei aqui para futura referência em caso semelhante. Tenha uma semana fantástica.
muito boa aula
explicou tudo direitinho
so para saber qual o nome do filme do começo?
Opa. Muito obrigado. O filme é Fúria de Titãs. Abraços
Gostei do vídeo, tá de parabéns.
Muito obrigado Jéssica. Grato pelo comentário. Abraços
@@fantasticursos De nada amor....
mdierekezi akupha iwe ndi banja lako
Obrigado pelo comentário. Abraços
Muito bom👏👏
Muito obrigado. Qualquer coisa é só escrever. Abraços
Gratidão em postar .
Obrigado pelo comentário. Sucesso na jornada.
Ótima explicação!
Muito obrigado Roberta. Grato pelo comentário
Ameiiii , ajudou mto com o dever de Português ! Mto obg !
Fico feliz de ter ajudado. Abraços.
@@fantasticursos , abraços 😘
Euu
Obrigado pelo comentário
Muito legal
Obrigado pelo comentário. Abraços
Amei obg💘
Obrigado a você pela presença e comentário. Abraços
tipo aqui tem uma pergunta aqui aí tá oq e mito ?
Então se eu responder mito e uma geito se fala as coisas que tem no mundo mais de forma diferente minha resposta tá certa ?
Oi leo. Mito é para explicar as origens das coisas do mundo, mas em uma época do passado antes da ciência ter explicação para aquilo. Hoje o mito está presente em algumas tribos indígenas, povos africanos ou asiáticos que não tem conhecimento racional para explicar algo, um fenômeno da natureza, ou a morte, por exemplo e ai buscam explicação no sobrenatural, criando deuses e narrativas. Hoje em dia se usa informalmente: "você mitou!", ou "fulano é mito", O que quer dizer que a pessoa se tornou referência para aquele assunto. Na verdade, o certo neste caso seria usar "lenda", pois lenda é para quando a pessoa sempre será lembrada por determinada ação ou feito. Obrigado pelo comentário.
Star Wars e asaga Vingadors não seriam mitos do Ocidente atual? Ja teve até americano preenchendo censo oficial do páis no quesito "religiao" como Jedai.
Os dois são manifestações no hoje da necessidade humana do contato com esferas superiores. Jedis e Super-heróis são novas vestimentas de arquétipos recorrentes na humanidade e que já assumiram a forma de deuses no passado. Sobre os Vingadores e super-heróis, fiz vídeo no canal sobre isso. th-cam.com/video/ReCb7_dbJ2U/w-d-xo.html
Legal.
Muito obrigado Sandra. Qualquer coisa é só escrever. Abraços
cara, obrigado! finalmente achei o que eu queria.
Que bom. Agradeço pelo comentário e presença.
Mas ainda assim nos dias atuais ainda existe pessoas adorando por exemplo os deuses nórdicos, então definir mitologia como uma religião não mais praticada não seria o termo correto, pois é uma religião ainda praticada mesmo que por poucas pessoas.
Oi Gabriel. Desculpe imensamente pela demora na resposta. Não sei porque esse diabo do youtube não mostrou seu comentário junto aos demais dessa vez, ai fui futucar outras coisas internamente no canal e vi seu comentário. Vou ver aqui se é algo nas configurações. Muito obrigado pelo comentário. De fato, praticamente todas as religiões que já existiram ainda sobrevivem em pequenos grupos dentro de suas respectivas culturas, mas por conta da hegemonia do Cristianismo elas já são consideradas pelos grupos dominantes dessas mesmas culturas, como mitologias. Penso que se na Dinamarca ou na Noruega o culto aos deuses nórdicos se tornasse dominante esse quadro poderia mudar e o que é mitologia se tornaria novamente religião. Abraços!
Olá professor. Estou gostando muito das sua aulas. Mas hoje discordo de um ponto onde diz que hoje nossa sociedade não utiliza de mitos. Na verdade, tem um livro que está bem "na moda", o "Sapiens, uma breve história da humanidade" que defende que nenhuma sociedade humana sobrevive sem os mitos. Sei que é muito difícil dizer que nossas crenças são mitos, mas (segundo Noah Harari) elas são. Tudo que construímos surgiu primeiro no campo das idéias. Tudo antes de se tornar real, foi um mito. Um dia um homem imaginou que um pedaço de pedra dourado era valioso (não importam os motivos). Ele compartilhou essa ideia e percebeu seu poder de alterar a realidade. A ideia se espalhou e se tornou o mito do ouro. recentemente li um pequeno grande livro. Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak. Krenak acredita que podemos utilizar essa conciência do poder que os mitos têm em nossas relações. Se assumirmos que moldamos nossa realidade através dos mitos, talvez possamos escolher melhor a mitologia que estamos vivendo.
Obrigado pelas aulas. Feliz caminhada!
Muito obrigado pelo rico comentário Bruno. Você está totalmente correto em suas colocações. No vídeo eu foquei na oposição Mito X História e acabo por não abordar algumas reconfigurações da necessidade mítica do ser humano como mencionado no SAPIENS e expressado, por exemplo, no apelo que filmes de super-heróis exercem sobre o imaginário humano. Grato pela companhia.
Eu também minha professora
Seja bem vinda. Qualquer coisa é só escrever. Abraços
Mano q merda to aq pq minha prof me obrigou e o pior minha net nn ta aguentando o vídeo ;-;
Obrigado pelo comentário. Abraços
Muito bom. Parabéns, professor!
Muito obrigado. Eita. Esse aí é um dos primeiros vídeos do canal! Obrigado pela companhia
Olá, professor, tudo bem? Vim aqui pelo Eduardo do Universo Tolkien e tenho uma pergunta: você é professor de que? Se formou aonde? Só por curiosidade mesmo, gostei do vídeo e você provavelmente ganhou mais um inscrito hehehe
Oi Jubilu. Nesta altura já respondi a sua pergunta, mas gostaria de me desculpar pela demora na resposta aqui. Não sei porque esse diabo do youtube não mostrou seu comentário junto aos demais dessa vez, ai fui futucar outras coisas internamente no canal e vi seu comentário. Vou ver aqui se é algo nas configurações. Muito obrigado pela confiança e abraços!
Só eu que pensou em John Wick?
Obrigado pelo comentário.
Obrigada muito bem explicado!!!!
Muito obrigado Leda. Fico feliz que tenha gostado. Abraços
É sempre bom rever teus vídeos. Abraço e obrigado.
Agradeço a você pela presença. Abraços
Raguinarrock
Isso ai. Grato pelo comentário.
Meu professor q recomendou esse vídeo pra aula :)
Muito obrigado. Fico feliz em ajudar e envie um abraço ao seu professor. Abraços e sucesso.
O meu também kkkk
Ele mandou hoje (06/07/2020) lkkkkkkk😂😂😂
Muito bom, me ajudou na minha pesquisa.
Grato. Qualquer coisa é só escrever.
Quem gostou da o link
Obrigado pelo comentário.
Obgg prof pela ótima explicação 🌈
Eu que agradeço pelo seu comentário. Abraços
oii, voce poderia me responder qual a diferença entre, lenda, mito e folclore aqui no comentario??
Olá Luana. Para você ter uma resposta completa, por favor veja a este vídeo do canal: th-cam.com/video/MKhpUzaDZFw/w-d-xo.html
Religião mito?
Uma religião se torna mitológica, no sentido de narrativas com a presença do divino, quando deixa de ser fonte de fé para as pessoas. Obrigado pelo comentário. Abraços
Quem veio pela professora de PTX do colegio santo agostinho do 6 ano
Show. Foi a professora que recomendou o vídeo?
@@fantasticursos foi sim. Foi para estudar sobre o tema da prova
Então boa sorte na prova! Abraços
Vim por prova 😂
Obrigado pela presença. Boa sorte na avaliação.
Não temos mais mito?
Sinto muito, professor... Seria bom mais explicações sobre mito... Eu mesmo creio no que diz a Bíblia Cristã, o que vier de história e ciência contrariando.... não creio
E imagino que há muitos que falam igual a mim.
Hoje em dia o que mais vemos são mitos, principalmente nos dias em que vemos frases do tipo "cada um crer no que quer" tão presente e dado ainda o número de pessoas preguiçosas pra estudar...
Há mitologias próprias
Apesar da contrariedade, seu vídeo tá muito bom
é só eu lançando o pomo da discórdia aqui
☺
Obrigado Leandro pelo comentário e suas colocações são pertinentes para promover o debate. Quando eu falo do Mito no vídeo eu não estou me referindo ao uso convencional que usamos na modernidade, de forma corriqueira, mas sim como um sistema que tinha como propósito explicar fenômenos da Natureza e assim ensinar algo. Hoje já não há mais espaço para isso porque o racionalismo já oferece respostas para elas. Agora, se alguma pessoa ou grupo não acredita, ai já entramos no domínio da crença.