essa moça tem uma voz e um tom tão agradáveis, alem da intelectualidade evoluída e sensibilidade, que eu poderia ouvi-la ser entrevistada por incontáveis horas!
Criei 2 filhos sozinha,meu filho com 17 anos ia para o shopping com a crush dele e me pedia dinheiro pra levar a menina em casa porque ela era classe média alta, Falei,ei,pode parar por aqui. Quando você terminar o colégio e estiver trabalhando você poderá namorar e pagar o táxi pra garota. Moral da história, com 22 anos ele tinha o apartamento próprio, hoje é Engenheiro e está fazendo mestrado aos 38 anos
Foi uma ótima atitude pq seu filho ao que parece já tinha identidade construída, pilares bem estabelecidos no caráter. Um filho que é "largado", se a mãe fala isso, provavelmente entraria para o mundo do crime, que é o caminho mais fácil, justamente por não ter orientação, nem bom exemplo.
Isso não é só hj. Minha mãe des dos meus 7 anos já nos ensinava a ser independentes. Ela trabalhava fora e vivíamos praticamente sozinhas em casa. Com 10 anos já ia para escola sozinha. Apanhei muito na vida, muito mesmo. Nós tínhamos que fazer tudo dentro de casa e nossa mãe era quase nossa filha, até eu ficar só com ela e eu vira mãe dela. Com 21 anos apanhei pela última vez. Nos obedeciam ela em todas as coisas independente do que fosse. Puramente por medo de apanha até hj ela da trabalho. Ao meu olhos ela tem transtorno narcisista. Não vou dar ao meus filho liberdade até seus 18 anos e minha obrigação zelar por eles. E serei cobrada por isso na eternidade.
Muito importante essa reflexão. Educar é extremamente difícil e desafiador. Nós, enquanto pais, precisamos nos capacitar para essa função. Ter consciência de nossas feridas e fragilidades é ponto fundamental para exercer a paternidade de forma equilibrada. Gratidão pelas informações.
Sou mãe e vejo como os pais (pai e mãe) deixam os filhos soltos, crianças de 4 anos já tem celular, mexem no que querem, sabem fazer ligação, usam tiktok, é um horror. A maioria tem problema na escola, as escolas chamam os pais o tempo todo falando sobre o atraso (excesso de tela). Meu filho nunca viu tela, tem 10 meses e é a melhor coisa que fiz, todos ficam chocados de como ele é desenvolvido. Eu estimulo e cuido dele mas eu planejei ter filho, muita gente acha que ter filho é postar foto bonita no Instagram e a maior parte do tempo deixam a criança largada na tela. Fora a alimentação que está PESSIMA tb. Só ladeira abaixo
Parabéns por conseguir deixar seu filho longe de telas por 10 meses. Continue se esforçando pra conseguir cuidar dele por mais tempo por tempo integral. E que você não precise deixar ele com ninguém que possa oferecer telas. E outra dica, torça pra que nunca chegue o dia que você precise deixar com a tela "babá " pra você ter um pouco de descanso ou conseguir fazer alguma coisa dentro de casa. Desejo sucesso na educação do seu filho. Porque infelizmente a tela as vezes é o único sossego que temos por um momento, e quanto digo telas incluo a televisão e o Tablet e não apenas celular.
@@leidianemedeiros1098 O segredo para não dar telas aos filhos é determinar que não vai dar sob hipótese alguma. Aqui somos só o meu marido e eu a cuidar da bebê (um fica enquanto o outro trabalha e vice-versa) e não temos ninguém como rede de apoio pois moramos em estado diferente da família. A casa é bagunçada? Sim. Dá tentação de pôr na tela às vezes? Sim. Mas nessa hora pensamos que é o melhor para a nossa filha e que quando ela fizer 2 anos 1 hora por dia é liberado. Vejo que é mais uma questão de princípios da família mesmo e também o fato de (eu particularmente) ser daquelas pessoas que suportam até a morte para cumprir o que for necessário.
Eu acho que muita gente não encontra equilíbrio, mas sou babá e vejo isso de perto e posso falar que as que eu vejo é preguiça mesmo. É mais fácil dar um tablet e fazer o que a criança quer do que educar que da MUITO mais trabalho.
Sabe qual é o problema? É q tem um monte de adultos sem a menor vocação pra ter filhos e mesmo assim querendo ter pra ticar na lista da vida, só q terceirizando na maior parte do tempo os cuidados. Hj em dia tem escola integral, creche integral, quem tem mais condições paga babá, sem contar de direcionar a criança pras telas pra darem menos trabalho, mas se acabasse com tudo isso, principalmente com creches e estes adultos soubessem q escola é só com 5 anos em diante, eu duvido q a taxa de natalidade ia se manter. Muitos já fazem filho já pensando em delegar a maior parte do dia pra outra pessoa ou instituição. Minha prima mesmo, ela queria muito ter filhos e hj ela fala q não aguenta ficar dia inteiro com eles, q quer pôr integral na creche. Eu vejo muito isso com os pais de hj em dia.
Vocês são mães? Sabem como é a sensação de querer ficar com seu filho , mas ter que trabalhar para sustentar ele também ? Onde ele fica enquanto você trabalha ...até os cinco anos ? Saco cheio desses educadores do filho dos outros! Cheios da razão..cheios de verdade...mas vários sem nenhuma vivência do que é ser pai e mãe , principalmente pais pobres .
@@giselepeixoto9258 quando a gente tem um filho, é necessário pensar, a pandemia escancarou a vontade dos pais de criar os filhos! Todos querendo fugir da responsabilidade.
@@gigimenu Será que sua mãe pensou bastante ? Talvez nem você estivesse aqui se ela tivesse pensado demais ..porque nunca é 100 % ...mesmo que vc pense em tudo ... e por mais preparado..sempre há surpresas..dificuldades e cuidar e educar uma criança em tempo integral e extremamente trabalhoso... Só sabe quem vive . Pensar e se sentir preparado não significa que vc não vai penar em muitos momentos.
Sou mãe da geração 1980, tenho duas crianças, toda educação que recebi passo pra eles de forma melhorada, tirando a parte do apanhar excessivo como apanhei, mas levam suas palmadas sim em horas certas!
Muito importante o tema. Minha mãe Nazareth era contra bater em criança e nunca me educou dessa forma, mas com base no diálogo. Foi um espírito boníssimo, amoroso, delicado e compreensivo. Nunca me educou com ameaças, mas com diálogo maduro e a escuta dela sempre foi acolhedora e respeitosa. Me ensinou a amar os animais. Ainda sou a favor de uma escola de pais, não para dar receita de bolo, mas para instrumentalizar essas pessoas com conhecimento para que eles tenham melhores condições de lidar com as diferentes fases da vida de seus filhos, para compreendê- los e orientá- los, bem como de instrumentalizar também os educadores e tornar obrigatória nas escolas a presença de psicólogos escolares e clínicos.
Tenho duas crianças em casa e mim esforço o máximo possível para cria-los assim com carinho e muito diálogo, sendo o exemplo para eles de mansidão e respeito para com o próximo, tento manter um vínculo forte e mim torno acessível para que eles possam conversar o quer for preciso. Amos minhas crianças e vejo a inocência deles sempre querendo acertar para nós agradar, mais quando erram eu de imediato falo estar tudo bem todos nós erramos o importante é que você tentou e não vou ficar triste ou brava porque você errou mais vou estar aqui para os ajudá-los a tentar outra vez, cada sorriso, cada abraço e cada te amo mim deixa recompensada por todo esforço nessa educação respeitosa que estou aplicando.
Criar filhos sempre foi uma missão que exige muita sabedoria. Mas as pessoas criam milhares de teorias e tipo de criação para isentar a culpa do “ não ter tempo” , por não assumir que não sabe o que fazer naquela situação. Muitas pessoas tem por satisfação social, para mostrar a sociedade que tem filho, mas na realidade não quer a responsabilidade de cuidar, educar e cria um filho em todas as suas fases. A culpa é do colégio, mas quem escolho o colégio é mane e a criança lá ? A culpa é da sociedade, mas quem faz parte da sociedade ? Quem formou a sociedade dominante de hoje ? A culpa é porque eu não tenho tempo. Você só paga a academia se tiver tempo para ir, caso não tenho você vai a cancela o plano. Então porque você decidiu ter filho se não poderia criar, educar , suprir a necessidade de um ser que precisa de você ? Existem métodos anticoncepcionais que podem ser usados, não são usados ou são usados de forma errada por escolha. Bem material é bom e necessário, mas não cria filho, não educa filho, não ensina filho, ele precisa da presença humana, dos ensinamentos humanos. Os professores se formam para suprir a formação acadêmica do seu filho e ser uma ata os de convívio social dele. São tantas camadas que existem nesse tema.
@@hevelynfelipe5882 exatamente! Vejo q muitos pais preferem ficar com a parte de alimentar, vestir, comprar material escolar e postar fotos fofas com os filhos no Instagram, e a parte pesada q é dar atenção, educar, entreter e tudo q envolve educação para as creches e escolas.
Eu ainda estou no lucro, pois trabalho na área de educação e isso acabou me favorecendo na criação da minha filha. Ela está com 13 anos e por enquanto, RS, RS, RS, uma adolescente incrível! Vejo na sala de aula a criação de filhos sem limites , sem comprometimento e sem amor!
Por mim, deveria fazer igual no EUA e banir essa porcaria de tiktok. Essa porcaria veio pra acabar com essa geração de adolescentes, é uma verdadeira podridão.
Além do que os pais estão respaldados a serem frouxos pela lei , bate para ver ?! Cadeia , judiou ( e nem tô falando de espancar , só uns tapinhas mesmo), até os próprios filhos aprendem na escola a denunciar os pais . Aí complica né .
Hj tenho 32 anos,e dou graças a Deus pela criação da minha mãe,bateu sim ,gritava sim e hj só tenho a agradecer. Pois hj é cheio de Mimi,que não pode isso,não pode aquilo e os filhos fazendo o que quer por aí. Sou professora e crianças de 3 anos batendo na nossa cara e isso,é muito triste.
A verdade é que os pais hoje não estão mais presentes na vida dos seus filhos. As crianças estão sendo criadas pelas professoras e babás. Por sua vez , os pais se sentem culpados pela falta , e acabam fazendo tudo que os filhos querem.
O problema que tão tendo filho e eles já praticamente tem que se virarem sós. Escutei uma mãe uma vez dizendo que não ia frustar a filha, pq o mundo já ia fazer isso
Uma professora da escola dos meus filhos dizia, cuidado com WhatsApp. Os pais ficavam preocupados com coisas bobas e passam coisas perigosas e os pais não vêm.
Educar é muito complicado, eu não apanhava dos meus pais e crio meus filhos com muito carinho, acho que sou permissiva até demais (estou aprendendo a moderar). Meu marido apanhou muito na infância, hoje ele tem traumas, se tornou um adulto rancoroso. É muito complicado, espero Deus que eu esteja no caminho certo. Quero criar adultos bons para a sociedade.
Hoje os pais sao permisivos, porque foram ensinados a ser assim. Pq foi colocado medo na mente dos pais em relacao a conselho tutelar e maus tratos. Que o pai e a mae, nao podem dar uma chinelada no filho. Creio que mts para nao terem esses problemas, acabam lavando as maos. Sim, sabemos que educacao nao é so palmada,.mas faz parte.
Sou pai. Arrebentar o filho igual antigamente,nao, mas meus filhos dou uns tapas sim, se não der vai levar da vida. Meus pais criaram eu e meus irmãos dessa forma e deu muito certo. Time q está ganhando não se mexe!! Não espanque, mas corrija c castigo e uns tapas se for necessário!!
Vc agradecer por apanhar já não e normal e já é sinal de que tem algo errado. Você não e uma pessoa tão horrível ou tão burra que precisava apanhar pra aprender.
Bater é também uma forma de não lidar com os filhos. O que é difícil, ao que ela está se referindo, é ensinar, guiar, ser responsável. Quem não consegue fazer isso, ou deixa o filho solto no mundo, ou bate.
Você tem filhos ? Bate neles de cinta também e acha normal e super necessário ou é mais uma que não tem nenhuma experiência no assunto e fica dando palpite na criação das crianças alheias ..achando que rodas deveriam levar surras?
@@giselepeixoto9258 não sei, veja aí se atendo os seus critérios de educação. Tenho um homem de 18 anos em casa, média 9,1 na escola, gabaritou física na segunda fase da Fuvest e matemática no Enem, 1490 no SAT, inglês fluente, algumas medalhas científicas e no esporte - hóquei, vôlei, basquete e handebol. Educado, simpático, inteligente (acho que já deu pra perceber, né?), respeitoso. Mas sabe qual a melhor qualidade dele? Não se mete na vida alheia ou em como os pais educam os filhos dos outros.
Ped#fili@ não é curiosidade, com 14 anos vc já tem muita noção do que é certo e errado. Ou ele tem um passado com feridas emocionais sérias sobre isso, ou ele é um psicopata que está abusando do irmão pra ganhar dinheiro através da venda dessas imagens. O que se faz em uma situação dessas? Como a família cai reagir e o que vai fazer com ele, sendo que só tem 14 e já está fazendo tanto mal? Complicado né.
Dois tópicos me chamaram atenção, a questão da extrema direita e educação violenta, não se pode confundir violência com rigidez, a violência é gratuita, rigidez na fala e famosa palmada criaram bons homens e mulheres, tudo foi desvirtuando até chegarmos aqui no tudo pode, e sobre a "extrema direita" está errado do início ao fim, pois todos sabemos que vídeos produzidos sem qualquer relação com a veracidade e historicidade acabam por levar ao erro, o que não é permitido no caso da entrevistada que deve buscar a verdade para poder instruir e corrigir
O problema não é o tom toc porque lá tem um rapaz que salvou a vida da minha irmã e hoje eu o sigo e mudou a minha vida , ele é escolhido, tem que não deixar adolescente soltos flutuando na ilusão
Pais exaustos pois são hiperexplorados não têm nem a energia pra esse processo tão cansativo que é a educação de outro ser humano. E segundo, papai, mamãe, filhinhos e cerca branca são uma forma individualista e falha de se educar. Nós somos animais sociais, vivemos em coletivo, mesmo levando décadas para alcançar a maturidade, o ser humano é "o rei dos animais" por quê? Porque alguém cuidou, protegeu, nutriu, ensinou, isso não cabe só aos genitores, isso é responsabilidade de toda sociedade, da sua comunidade, daqueles ao seu redor. Toda criança favelada sabe, que é um trabalho comunitário o cuidado das futuras gerações.
No geral concordo com seu comentário. Vejo muitas mulheres hipocritas aqui, comentando que o problema é terceirizar parte da criação. Não, esse não é o problema, principalmente no Brasil que NUNCA existiu famiiar nuclear, na verdade o modelo mais comum de fmailia no mundo é a extendida ( pai, mãe, filhos, tios e avós próximos ). A familiar brasileira sempre teve participação ativa dos avós e tios na criação, assim como em familias italianas e de origem latinas. Aposto que maioria dos comentadores aqui cresceu com mais gente ajudando na criação além da mãe. Não é esse o real problema. Os países ricos tão tendo problemas de natalidade serios, justamente pq o modelo de fmailia nuclear não funciona. E eu vejo um julgamento MUITO duro das famigeradas "mulheres empoderadas", que na real são frageis e caga regras, no fim elas só não tem coragem de ter filhos e maquiam isso como se fosse sabedoria e planejamento. Eu to vendo isso com minha esposa, vamos por nosso filho na creche, pq não tem como conciliar e é incrivel o julgamento, de que a gente tem preguiça de criar e coisas do tipo. Curiosamente ninguem ve nosso esforço pra disciplinar sono, comida, manter longe de tela, pq as mesmas pessoas que estão julgando a gente ( fmailiares ) são os que querem empurrar docinhos, dar celular, falam pra nao dar bronca pq é criança e etc. Esse é o real problema, o afrouxamento da disciplina e a criação cruzada. As familias não estão mais em sintonia na criação. Os pais pedem ajuda na criação, mas recebem a desautorização. A gente não quer que os avós eduquem, mas é muito dificil qdo vc dá uma bronca no seu filho e alguem vem e te desautoriza, vc vai dar uma comida que vc sabe que ele come.. e vem alguem e desautoriza. É uma batalha diaria e é uma merda ter que recorrer a creche, mas a creche é a melhor redução de dano que tem atualmente. Infelizmente, a familia não ajuda mais, infelizmente ela hj atrapalha na verdade. Porém, eu vejo um fenomeno rolando. Eu tenho 38 anos e vejo muitos da minha idade se revoltando com esse julgamento de todos os lados. A gente tem consciencia do problema das telas e a gente nota que quem mais critica é quem mais quer estragar. Muitos da nossa idade notam que essas pessoas são como aquele episodio do Chaves, em que a Dona florinda e o Prof Girafales ficam falando sobre a fome do mundo enquanto comem todas as bolachas na frente do cChaves. Outro problema nesse corte sobre as crianças, é que há um problema de viés de disponibilidade. Geralmente a faixa que se trata com psicologo criança, é alta. Sei disso pois meu cunhado é psicologo. É raríssimo alguma criança de média e baixa renda ( felizmente, pq tratamento psicologico em criança é algo questionavel e há muita discussão sobre os impactos negativos disso ).
Você se considera um "animal"? Eu não sou, a Biblia me diz que nem eu ,nem você somos animais. Crei no que diz a Biblia, não o que a ciência humana acha.
Se uma pessoa ser de direita não significa que ela é racista, porque supremacista branco é considerado "extrema direita"? Esse enquadramento de "Supremacista branco como extrema direita" é análogo a chamar toda pessoa de direita de racista.
Não. Dizer que todo supremacista é de direita não quer dizer que toda pessoa de direita seja supremacista. A direita tem abrigado discursos de ódio contra minorias infelizmente.
Infelizmente esse podcast está cada vez mais enviesado. Inclusive eu gostaria de saber em que consiste a extrema esquerda, ou se ela sequer existe, já que só falam de extrema direita...
A extrema-direita adota discursos e condutas contra as minorias. A direita não defende direito de minorias, inclusive é contra objetivos igualitários Acho melhor você estudar sobre o tema antes de se sentir ofendido!
Muita mae e pai querendo carreira e familia vindo em 2o lugar. Delegam demais. Preguiçosos demais. Questionam o homem, claro, com razao. Mas vai questionar a mulher.
O governo e a escola também tem culpa, a mídia, TV também. Falta de gestão, de políticas públicas nas escolas etc. Ainda se vê uma diferença nas escolas militares.
Não acho essas frases violentas , só discordo de bater com raiva e em excesso , geração passada criaram seres humanos de ferro que criaram os nutelas .
Os pais são a romeira sociedade que a criança tem acesso, eles são os responsáveis para educar, eles são o primeiro exemplo, eles tem a responsabilidade dos seus filhos, ele são responsáveis para formar seus filhos, ajustar os erros para que elas vivam em sociedade. Os pais vão multando o caráter dos seus filhos.
@ o problema é que pelo visto a maioria dos países não é exemplo pra ninguém. Os pais são hipócritas assim como a maioria dos adultos. Por isso o jovens não tem bons exemplos em casa.
Ninguém tem responsabilidade com filho de ninguém, nem vem esse pensamento de terceirização da criação e de querer responsabilizar os outros pelo que não é dele. Assim é fácil, faço filho e a responsabilidade é dos outros, ah querida me poupe!
@ vou te dar um exemplo então pq vc não entendeu. Pra começar os pais e mãe tem que trabalhar menos e não deixar as crianças soltas por aí. Aí a sociedade vai ter que usar a inteligência própria da nossa espécie e criar os meios para isso, e talvez diminuir a escala e as horas de trabalho. E por aí vai.
Então… continuem deixando crianças de 3 anos tomando decisões. Não diz não. Continua. Eu nunca bati no meu filho, nunca ele foi responsável pela casa como criança. Um adulto ótimo, leve, e independente! 22 anos e dono da vida dele. Mas vocês contem com seus filhos em casa até 49 anos! Não perturbem! Não pode 😂
Para educar os filhos precisamos de um equilíbrio entre afeto e limites, precisamos corrigi-los, repreendê-los quando necessário. Isso é AMOR
Se todas as Muié fizer laqueadura, já pensou?
@@arthurgomes9433 não entendi 🤔
@@arthurgomes9433 se tdo homem fizer vasectomia, já pensou ?
@alinecruz1694 não, pra ter menos pessoas no mundo tem que ser laqueadura em massa
A crise na educação parental é global, é negligente de tão permissiva que é. Sou educadora em Portugal e por cá é igual.
essa moça tem uma voz e um tom tão agradáveis, alem da intelectualidade evoluída e sensibilidade, que eu poderia ouvi-la ser entrevistada por incontáveis horas!
Concordo
Criei 2 filhos sozinha,meu filho com 17 anos ia para o shopping com a crush dele e me pedia dinheiro pra levar a menina em casa porque ela era classe média alta,
Falei,ei,pode parar por aqui.
Quando você terminar o colégio e estiver trabalhando você poderá namorar e pagar o táxi pra garota.
Moral da história, com 22 anos ele tinha o apartamento próprio, hoje é Engenheiro e está fazendo mestrado aos 38 anos
Foi uma ótima atitude pq seu filho ao que parece já tinha identidade construída, pilares bem estabelecidos no caráter. Um filho que é "largado", se a mãe fala isso, provavelmente entraria para o mundo do crime, que é o caminho mais fácil, justamente por não ter orientação, nem bom exemplo.
Fez bem
22 apt próprio? Conte mais
Isso não é só hj. Minha mãe des dos meus 7 anos já nos ensinava a ser independentes. Ela trabalhava fora e vivíamos praticamente sozinhas em casa. Com 10 anos já ia para escola sozinha. Apanhei muito na vida, muito mesmo. Nós tínhamos que fazer tudo dentro de casa e nossa mãe era quase nossa filha, até eu ficar só com ela e eu vira mãe dela. Com 21 anos apanhei pela última vez. Nos obedeciam ela em todas as coisas independente do que fosse. Puramente por medo de apanha até hj ela da trabalho. Ao meu olhos ela tem transtorno narcisista. Não vou dar ao meus filho liberdade até seus 18 anos e minha obrigação zelar por eles. E serei cobrada por isso na eternidade.
Muito importante essa reflexão. Educar é extremamente difícil e desafiador. Nós, enquanto pais, precisamos nos capacitar para essa função. Ter consciência de nossas feridas e fragilidades é ponto fundamental para exercer a paternidade de forma equilibrada. Gratidão pelas informações.
O problema hj é que os pais são tortos , mimados, atrasados mentalmente, fracos , egoístas e etc.... como vão criar filhos saudáveis???
Adicionalmente, nunca vi tantos pais narcisistas. E esses causam muitos filhos de cometeram suicidios.
Ameeeeiii essa mulher 😅😅😅❤❤❤ só falou verdades 😂
Sou mãe e vejo como os pais (pai e mãe) deixam os filhos soltos, crianças de 4 anos já tem celular, mexem no que querem, sabem fazer ligação, usam tiktok, é um horror. A maioria tem problema na escola, as escolas chamam os pais o tempo todo falando sobre o atraso (excesso de tela). Meu filho nunca viu tela, tem 10 meses e é a melhor coisa que fiz, todos ficam chocados de como ele é desenvolvido. Eu estimulo e cuido dele mas eu planejei ter filho, muita gente acha que ter filho é postar foto bonita no Instagram e a maior parte do tempo deixam a criança largada na tela. Fora a alimentação que está PESSIMA tb. Só ladeira abaixo
Parabéns por conseguir deixar seu filho longe de telas por 10 meses. Continue se esforçando pra conseguir cuidar dele por mais tempo por tempo integral. E que você não precise deixar ele com ninguém que possa oferecer telas. E outra dica, torça pra que nunca chegue o dia que você precise deixar com a tela "babá " pra você ter um pouco de descanso ou conseguir fazer alguma coisa dentro de casa. Desejo sucesso na educação do seu filho. Porque infelizmente a tela as vezes é o único sossego que temos por um momento, e quanto digo telas incluo a televisão e o Tablet e não apenas celular.
@@leidianemedeiros1098 O segredo para não dar telas aos filhos é determinar que não vai dar sob hipótese alguma. Aqui somos só o meu marido e eu a cuidar da bebê (um fica enquanto o outro trabalha e vice-versa) e não temos ninguém como rede de apoio pois moramos em estado diferente da família. A casa é bagunçada? Sim. Dá tentação de pôr na tela às vezes? Sim. Mas nessa hora pensamos que é o melhor para a nossa filha e que quando ela fizer 2 anos 1 hora por dia é liberado. Vejo que é mais uma questão de princípios da família mesmo e também o fato de (eu particularmente) ser daquelas pessoas que suportam até a morte para cumprir o que for necessário.
Concordo demais, as pessoas erram muito nisso de educação positiva, não entenderam nada 😢
Eu acho que muita gente não encontra equilíbrio, mas sou babá e vejo isso de perto e posso falar que as que eu vejo é preguiça mesmo. É mais fácil dar um tablet e fazer o que a criança quer do que educar que da MUITO mais trabalho.
Sabe qual é o problema? É q tem um monte de adultos sem a menor vocação pra ter filhos e mesmo assim querendo ter pra ticar na lista da vida, só q terceirizando na maior parte do tempo os cuidados. Hj em dia tem escola integral, creche integral, quem tem mais condições paga babá, sem contar de direcionar a criança pras telas pra darem menos trabalho, mas se acabasse com tudo isso, principalmente com creches e estes adultos soubessem q escola é só com 5 anos em diante, eu duvido q a taxa de natalidade ia se manter. Muitos já fazem filho já pensando em delegar a maior parte do dia pra outra pessoa ou instituição. Minha prima mesmo, ela queria muito ter filhos e hj ela fala q não aguenta ficar dia inteiro com eles, q quer pôr integral na creche. Eu vejo muito isso com os pais de hj em dia.
Sou professora e concordo plenamente. Toda responsabilidade é direcionada à terceiros, é como se os filhos não fossem deles.
Vocês são mães? Sabem como é a sensação de querer ficar com seu filho , mas ter que trabalhar para sustentar ele também ? Onde ele fica enquanto você trabalha ...até os cinco anos ? Saco cheio desses educadores do filho dos outros! Cheios da razão..cheios de verdade...mas vários sem nenhuma vivência do que é ser pai e mãe , principalmente pais pobres .
@@giselepeixoto9258 quando a gente tem um filho, é necessário pensar, a pandemia escancarou a vontade dos pais de criar os filhos! Todos querendo fugir da responsabilidade.
@@gigimenu Será que sua mãe pensou bastante ? Talvez nem você estivesse aqui se ela tivesse pensado demais ..porque nunca é 100 % ...mesmo que vc pense em tudo ... e por mais preparado..sempre há surpresas..dificuldades e cuidar e educar uma criança em tempo integral e extremamente trabalhoso... Só sabe quem vive . Pensar e se sentir preparado não significa que vc não vai penar em muitos momentos.
Então pra quê ter ? Eu não tenho a menor vocação, não gosto de criança. Melhor decisão foi não ter
Sou mãe da geração 1980, tenho duas crianças, toda educação que recebi passo pra eles de forma melhorada, tirando a parte do apanhar excessivo como apanhei, mas levam suas palmadas sim em horas certas!
Muito importante o tema. Minha mãe Nazareth era contra bater em criança e nunca me educou dessa forma, mas com base no diálogo. Foi um espírito boníssimo, amoroso, delicado e compreensivo. Nunca me educou com ameaças, mas com diálogo maduro e a escuta dela sempre foi acolhedora e respeitosa. Me ensinou a amar os animais.
Ainda sou a favor de uma escola de pais, não para dar receita de bolo, mas para instrumentalizar essas pessoas com conhecimento para que eles tenham melhores condições de lidar com as diferentes fases da vida de seus filhos, para compreendê- los e orientá- los, bem como de instrumentalizar também os educadores e tornar obrigatória nas escolas a presença de psicólogos escolares e clínicos.
Tenho duas crianças em casa e mim esforço o máximo possível para cria-los assim com carinho e muito diálogo, sendo o exemplo para eles de mansidão e respeito para com o próximo, tento manter um vínculo forte e mim torno acessível para que eles possam conversar o quer for preciso.
Amos minhas crianças e vejo a inocência deles sempre querendo acertar para nós agradar, mais quando erram eu de imediato falo estar tudo bem todos nós erramos o importante é que você tentou e não vou ficar triste ou brava porque você errou mais vou estar aqui para os ajudá-los a tentar outra vez, cada sorriso, cada abraço e cada te amo mim deixa recompensada por todo esforço nessa educação respeitosa que estou aplicando.
Doutora vc interrompe a entrevistada e começa a dar explicações. Faça apenas pergunta e deixe a pessoa responder.
Ela interrompeu bem pouco dessa vez. Você precisa ver em outras entrevistas..😅
Criar filhos sempre foi uma missão que exige muita sabedoria. Mas as pessoas criam milhares de teorias e tipo de criação para isentar a culpa do “ não ter tempo” , por não assumir que não sabe o que fazer naquela situação. Muitas pessoas tem por satisfação social, para mostrar a sociedade que tem filho, mas na realidade não quer a responsabilidade de cuidar, educar e cria um filho em todas as suas fases. A culpa é do colégio, mas quem escolho o colégio é mane e a criança lá ? A culpa é da sociedade, mas quem faz parte da sociedade ? Quem formou a sociedade dominante de hoje ? A culpa é porque eu não tenho tempo. Você só paga a academia se tiver tempo para ir, caso não tenho você vai a cancela o plano. Então porque você decidiu ter filho se não poderia criar, educar , suprir a necessidade de um ser que precisa de você ?
Existem métodos anticoncepcionais que podem ser usados, não são usados ou são usados de forma errada por escolha.
Bem material é bom e necessário, mas não cria filho, não educa filho, não ensina filho, ele precisa da presença humana, dos ensinamentos humanos. Os professores se formam para suprir a formação acadêmica do seu filho e ser uma ata os de convívio social dele.
São tantas camadas que existem nesse tema.
@@hevelynfelipe5882 exatamente! Vejo q muitos pais preferem ficar com a parte de alimentar, vestir, comprar material escolar e postar fotos fofas com os filhos no Instagram, e a parte pesada q é dar atenção, educar, entreter e tudo q envolve educação para as creches e escolas.
Parabéns doutora, ficou sem interromper o convidado. Vou até ver a entrevista inteira.
Eu ainda estou no lucro, pois trabalho na área de educação e isso acabou me favorecendo na criação da minha filha. Ela está com 13 anos e por enquanto, RS, RS, RS, uma adolescente incrível!
Vejo na sala de aula a criação de filhos sem limites , sem comprometimento e sem amor!
Por mim, deveria fazer igual no EUA e banir essa porcaria de tiktok. Essa porcaria veio pra acabar com essa geração de adolescentes, é uma verdadeira podridão.
Eu não só pai mais a emancipação emocional geralmente
Além do que os pais estão respaldados a serem frouxos pela lei , bate para ver ?! Cadeia , judiou ( e nem tô falando de espancar , só uns tapinhas mesmo), até os próprios filhos aprendem na escola a denunciar os pais . Aí complica né .
ASSUSTADOR😮
Doutora Ana fala sobre a síndrome do ninho vazio
Tenho um filho de 6 anos e já fico apavorada com isso.
Bom dia
Bom dia
" O que é um adolescente? Uma pessoa impulsiva, egoísta e que não quer a parte chata da vida "
30 segundos depois falam com surpresa do aumento da taxa de su i ci dio.. Adolescentes precisam de acolhimento, é a fase mais vulnerável da vida
Hj tenho 32 anos,e dou graças a Deus pela criação da minha mãe,bateu sim ,gritava sim e hj só tenho a agradecer.
Pois hj é cheio de Mimi,que não pode isso,não pode aquilo e os filhos fazendo o que quer por aí.
Sou professora e crianças de 3 anos batendo na nossa cara e isso,é muito triste.
A verdade é que os pais hoje não estão mais presentes na vida dos seus filhos. As crianças estão sendo criadas pelas professoras e babás. Por sua vez , os pais se sentem culpados pela falta , e acabam fazendo tudo que os filhos querem.
😢 hj tá difícil
Até pra nós mas velho .
O problema que tão tendo filho e eles já praticamente tem que se virarem sós. Escutei uma mãe uma vez dizendo que não ia frustar a filha, pq o mundo já ia fazer isso
Aí vira adolescente e não sabe lidar com frustração e comete suicídio pq se depara com uma frustração ou problema
Mas gente???? 😮😮😮😮
Ata e qual seria a solução ?
Muito triste mesmo
Pq antes não existia essa de ensinar educar os filhos?
Quem é a convidada?
Juíza no TJ RJ, atua na área de infância e juventude.
Uma professora da escola dos meus filhos dizia, cuidado com WhatsApp. Os pais ficavam preocupados com coisas bobas e passam coisas perigosas e os pais não vêm.
Tem que dar o direito da criança escolher. Você quer me obedecer ou quer apanhar?
Pronto. Educação Positiva 🙏🏼
😂
Educação rancorosa
Educar é muito complicado, eu não apanhava dos meus pais e crio meus filhos com muito carinho, acho que sou permissiva até demais (estou aprendendo a moderar). Meu marido apanhou muito na infância, hoje ele tem traumas, se tornou um adulto rancoroso. É muito complicado, espero Deus que eu esteja no caminho certo. Quero criar adultos bons para a sociedade.
Resumindo a "educação autoritária" teve resultados melhores mas vcs jamais assumirão isso de forma clara.
Palavras de uma Psicanalista: também traumatizados, ao tentar não traumatizar.
Eu sou velha😂 uso somente o Google.
Aonde está o link para ver a entrevista completa?
Hoje os pais sao permisivos, porque foram ensinados a ser assim. Pq foi colocado medo na mente dos pais em relacao a conselho tutelar e maus tratos. Que o pai e a mae, nao podem dar uma chinelada no filho. Creio que mts para nao terem esses problemas, acabam lavando as maos. Sim, sabemos que educacao nao é so palmada,.mas faz parte.
8:14 BINGO!
Sou pai.
Arrebentar o filho igual antigamente,nao, mas meus filhos dou uns tapas sim, se não der vai levar da vida.
Meus pais criaram eu e meus irmãos dessa forma e deu muito certo.
Time q está ganhando não se mexe!!
Não espanque, mas corrija c castigo e uns tapas se for necessário!!
Santa ignorância
Eu apanhei de cinta e agradeço até hoje pelos castigos que meus pais me deram. Ajudaram a formar caráter.
Vc agradecer por apanhar já não e normal e já é sinal de que tem algo errado. Você não e uma pessoa tão horrível ou tão burra que precisava apanhar pra aprender.
Bater é também uma forma de não lidar com os filhos. O que é difícil, ao que ela está se referindo, é ensinar, guiar, ser responsável. Quem não consegue fazer isso, ou deixa o filho solto no mundo, ou bate.
Viajou
Você tem filhos ? Bate neles de cinta também e acha normal e super necessário ou é mais uma que não tem nenhuma experiência no assunto e fica dando palpite na criação das crianças alheias ..achando que rodas deveriam levar surras?
@@giselepeixoto9258 não sei, veja aí se atendo os seus critérios de educação. Tenho um homem de 18 anos em casa, média 9,1 na escola, gabaritou física na segunda fase da Fuvest e matemática no Enem, 1490 no SAT, inglês fluente, algumas medalhas científicas e no esporte - hóquei, vôlei, basquete e handebol. Educado, simpático, inteligente (acho que já deu pra perceber, né?), respeitoso. Mas sabe qual a melhor qualidade dele? Não se mete na vida alheia ou em como os pais educam os filhos dos outros.
Pai e mãe hj em dia não passam de um mero orientador, tutor ou só amigos dos filhos
Resumo: Monitore e não tenha tiktok e afins....
mini adolescentes, cada vez mais novos. 😢
Não de uma vez
Ped#fili@ não é curiosidade, com 14 anos vc já tem muita noção do que é certo e errado. Ou ele tem um passado com feridas emocionais sérias sobre isso, ou ele é um psicopata que está abusando do irmão pra ganhar dinheiro através da venda dessas imagens. O que se faz em uma situação dessas? Como a família cai reagir e o que vai fazer com ele, sendo que só tem 14 e já está fazendo tanto mal? Complicado né.
Dois tópicos me chamaram atenção, a questão da extrema direita e educação violenta, não se pode confundir violência com rigidez, a violência é gratuita, rigidez na fala e famosa palmada criaram bons homens e mulheres, tudo foi desvirtuando até chegarmos aqui no tudo pode, e sobre a "extrema direita" está errado do início ao fim, pois todos sabemos que vídeos produzidos sem qualquer relação com a veracidade e historicidade acabam por levar ao erro, o que não é permitido no caso da entrevistada que deve buscar a verdade para poder instruir e corrigir
👏👏👏👏👏👏
Esse tik tok tem que ser abolido
O problema não é o tom toc porque lá tem um rapaz que salvou a vida da minha irmã e hoje eu o sigo e mudou a minha vida , ele é escolhido, tem que não deixar adolescente soltos flutuando na ilusão
Pais exaustos pois são hiperexplorados não têm nem a energia pra esse processo tão cansativo que é a educação de outro ser humano. E segundo, papai, mamãe, filhinhos e cerca branca são uma forma individualista e falha de se educar. Nós somos animais sociais, vivemos em coletivo, mesmo levando décadas para alcançar a maturidade, o ser humano é "o rei dos animais" por quê? Porque alguém cuidou, protegeu, nutriu, ensinou, isso não cabe só aos genitores, isso é responsabilidade de toda sociedade, da sua comunidade, daqueles ao seu redor. Toda criança favelada sabe, que é um trabalho comunitário o cuidado das futuras gerações.
No geral concordo com seu comentário. Vejo muitas mulheres hipocritas aqui, comentando que o problema é terceirizar parte da criação. Não, esse não é o problema, principalmente no Brasil que NUNCA existiu famiiar nuclear, na verdade o modelo mais comum de fmailia no mundo é a extendida ( pai, mãe, filhos, tios e avós próximos ). A familiar brasileira sempre teve participação ativa dos avós e tios na criação, assim como em familias italianas e de origem latinas. Aposto que maioria dos comentadores aqui cresceu com mais gente ajudando na criação além da mãe. Não é esse o real problema. Os países ricos tão tendo problemas de natalidade serios, justamente pq o modelo de fmailia nuclear não funciona. E eu vejo um julgamento MUITO duro das famigeradas "mulheres empoderadas", que na real são frageis e caga regras, no fim elas só não tem coragem de ter filhos e maquiam isso como se fosse sabedoria e planejamento. Eu to vendo isso com minha esposa, vamos por nosso filho na creche, pq não tem como conciliar e é incrivel o julgamento, de que a gente tem preguiça de criar e coisas do tipo. Curiosamente ninguem ve nosso esforço pra disciplinar sono, comida, manter longe de tela, pq as mesmas pessoas que estão julgando a gente ( fmailiares ) são os que querem empurrar docinhos, dar celular, falam pra nao dar bronca pq é criança e etc. Esse é o real problema, o afrouxamento da disciplina e a criação cruzada. As familias não estão mais em sintonia na criação. Os pais pedem ajuda na criação, mas recebem a desautorização. A gente não quer que os avós eduquem, mas é muito dificil qdo vc dá uma bronca no seu filho e alguem vem e te desautoriza, vc vai dar uma comida que vc sabe que ele come.. e vem alguem e desautoriza. É uma batalha diaria e é uma merda ter que recorrer a creche, mas a creche é a melhor redução de dano que tem atualmente. Infelizmente, a familia não ajuda mais, infelizmente ela hj atrapalha na verdade.
Porém, eu vejo um fenomeno rolando. Eu tenho 38 anos e vejo muitos da minha idade se revoltando com esse julgamento de todos os lados. A gente tem consciencia do problema das telas e a gente nota que quem mais critica é quem mais quer estragar. Muitos da nossa idade notam que essas pessoas são como aquele episodio do Chaves, em que a Dona florinda e o Prof Girafales ficam falando sobre a fome do mundo enquanto comem todas as bolachas na frente do cChaves.
Outro problema nesse corte sobre as crianças, é que há um problema de viés de disponibilidade. Geralmente a faixa que se trata com psicologo criança, é alta. Sei disso pois meu cunhado é psicologo. É raríssimo alguma criança de média e baixa renda ( felizmente, pq tratamento psicologico em criança é algo questionavel e há muita discussão sobre os impactos negativos disso ).
Você se considera um "animal"?
Eu não sou, a Biblia me diz que nem eu ,nem você somos animais.
Crei no que diz a Biblia, não o que a ciência humana acha.
Se uma pessoa ser de direita não significa que ela é racista, porque supremacista branco é considerado "extrema direita"? Esse enquadramento de "Supremacista branco como extrema direita" é análogo a chamar toda pessoa de direita de racista.
Não. Dizer que todo supremacista é de direita não quer dizer que toda pessoa de direita seja supremacista. A direita tem abrigado discursos de ódio contra minorias infelizmente.
Amigo, dá uma estudada . Sério, estuda
Infelizmente esse podcast está cada vez mais enviesado. Inclusive eu gostaria de saber em que consiste a extrema esquerda, ou se ela sequer existe, já que só falam de extrema direita...
A extrema-direita adota discursos e condutas contra as minorias. A direita não defende direito de minorias, inclusive é contra objetivos igualitários Acho melhor você estudar sobre o tema antes de se sentir ofendido!
@@resantos8252vaza então! Todo podcast inteligente é assim. Acho que você não se encaixa! Procure os videos do seu mito!
Muita mae e pai querendo carreira e familia vindo em 2o lugar. Delegam demais. Preguiçosos demais. Questionam o homem, claro, com razao. Mas vai questionar a mulher.
O governo e a escola também tem culpa, a mídia, TV também. Falta de gestão, de políticas públicas nas escolas etc. Ainda se vê uma diferença nas escolas militares.
Não acho essas frases violentas , só discordo de bater com raiva e em excesso , geração passada criaram seres humanos de ferro que criaram os nutelas .
Hum e ai???
A melhor decisão da minha vida foi não ter filhos! Eu vejo cada criança chata e birrenta .. sinceramente prefiro os animais
A sociedade como um todo tem responsabilidade. Não adianta só colocar nos pais a responsabilidade pq não vai resolver.
Os pais são a romeira sociedade que a criança tem acesso, eles são os responsáveis para educar, eles são o primeiro exemplo, eles tem a responsabilidade dos seus filhos, ele são responsáveis para formar seus filhos, ajustar os erros para que elas vivam em sociedade. Os pais vão multando o caráter dos seus filhos.
@ o problema é que pelo visto a maioria dos países não é exemplo pra ninguém. Os pais são hipócritas assim como a maioria dos adultos. Por isso o jovens não tem bons exemplos em casa.
Ninguém tem responsabilidade com filho de ninguém, nem vem esse pensamento de terceirização da criação e de querer responsabilizar os outros pelo que não é dele. Assim é fácil, faço filho e a responsabilidade é dos outros, ah querida me poupe!
@ vou te dar um exemplo então pq vc não entendeu. Pra começar os pais e mãe tem que trabalhar menos e não deixar as crianças soltas por aí. Aí a sociedade vai ter que usar a inteligência própria da nossa espécie e criar os meios para isso, e talvez diminuir a escala e as horas de trabalho. E por aí vai.
Entrou na questão política começou a falar merda...
extrema esquerda = extrema direita
Muitos julgamentos sem base.
Tive que dar 👎, conteudo do canal é muito bom, mas o papinho dessa convidada ai parece que ela ta criando uma fantasia, certeza fez o Lcom força
Então… continuem deixando crianças de 3 anos tomando decisões. Não diz não. Continua. Eu nunca bati no meu filho, nunca ele foi responsável pela casa como criança. Um adulto ótimo, leve, e independente! 22 anos e dono da vida dele. Mas vocês contem com seus filhos em casa até 49 anos! Não perturbem! Não pode 😂