CORRIGINDO NO MINUTO 3:18: INSOLVÊNCIA = PASSIVO > ATIVO SOLVÊNCIA = PASSIVO < ATIVO INADIMPLÊNCIA = Deixar de pagar qualquer conta total ou parcialmente.
Professor, só estou aqui para lhe agradecer. Graças a suas aulas passei e tomei posse aqui no Banco do Brasil. Graças a você tenho um excelente futuro pela frente que nunca achei que eu seria capaz de obter. Seu material e sua didática foram os fatores que me diferenciaram pará que pudesse entrar no banco. Obrigado
meus parabéns pela aprovação Carlos! fico feliz demais em saber que pude te ajudar de alguma forma eim. Desejo todo sucesso do mundo pra você. Manda ver na sua nova vida profissional
Ótimo conteúdo, professor! Apenas uma sugestão: ficaria muito mais rico se houvesse questões para resolvermos ao final de cada aula à respeito do assunto abordado. Abraços
Cara que aula incrível, ganhou mais uma inscrita. Você e o Renan Duarte e o professor de Nova Concursos foram os melhores que encontrei sobre conhecimentos bancário, obrigada e Deus abençoe❤
Muito boa a aula professor. Agradeço por esse trabalho! Só corrigindo um detalhe que acredito que tenha sido um erro por distração: "Principal" não é valor futuro, é o valor presente que foi tomado emprestado. Valor futuro é o valor principal mais os juros.
Trabalhei em um chegue e pague, tinha uma cliente que fazia a mesma coisa, todo mês ela sacava do cheque especial, e reclamava pelo fato de que o “dinheiro dela “ sempre vinha com descontos… também lembro de uma cidadã que fazia saques diários, e reclamava dos descontos. Resumindo, é um povo que por mais explícito seja sua explicação, eles não te escutam .
Muito obrigado, professor! Suas aulas são de grande contribuição para o meu conhecimento e tem me ajudado de uma maneira inexplicável!!!! Que Jesus te abençoe e ilumine !
O fundmaneto do crédito se baseia em informações como o historico de pegamento do devedor, sua renda e outras infos financeiras, esses fatoros determinam a capacidade e a disposição( é subjetiva) do devedor pagar a sua divida.
Olá, Prof. Capriato! Primeiramente gostaria de elogiá-lo pela ótima didática. Pesquisando sobre o assunto, vi, através de vários materiais diferentes, que o conceito de inadimplência e insolvência é justamente o contrário do explicado no video. Inadimplência seria a falta de pagamento pontual, onde se caracteriza uma falta de liquidez imediata, podendo o devedor possuir uma liquidez geral positiva com seus ativos. Insolvência seria tem relação com a impontualidade do pagamento, mas sim pela insuficiência de bens do devedor para realizar seu pagamento ao credor. Ou seja, no balanço dos ativos e passivos, há uma inferioridade de patrimônio em relação às dívidas. Poderia esclarecer isso?
Fala Matheus, tudo na paz? No vídeo eu falo que inadimplência é a falta de pagamento total ou parcial de alguma obrigação e que insolvência é quando os passivos são maiores que os ativos. Não consegui identificar no vídeo aonde foi dito o contrário.
@@williancapriata Professor, identifiquei o erro! Creio que o senhor errou a ordem do balanço. No video, ficou "ativo > passivo". Creio que foi só um erro pontual.
@@matheussantiago7765 O trabalho do professor William vem me ajudando muito, sou muito grata ao trabalho dele, tenho apreço e respeito por isso. Mas considerando que todos estamos suscetíveis ao erro por não sermos perfeitos e também com a finalidade de contribuir com outros que se encontram com dúvidas: Existe erro na explicação do professor quanto ao termo insolvência. Ele disse que insolvência é quando uma pessoa tem o ativo > passivo e que, mesmo assim, ela opta por não pagar a dívida. O correto seria dizer que insolvência é quando uma pessoa tem o passivo > ativo e, POR ISSO, ela é incapaz de pagar. Diferentemente de um inadimplente que PODE (OU NÃO) ter o ativo > passivo e mesmo assim opta por não pagar. Neste caso, não seria insolvência/incapacidade de pagar, mas sim, decisão por não pagar. Abaixo, uma descrição do ChatGPT que descreve com muita clareza essa questão: Insolvente: Para uma pessoa insolvente, os passivos superam os ativos. Em outras palavras, o valor total das dívidas e obrigações financeiras é maior do que o valor dos recursos e bens que a pessoa possui. Esta situação cria um desequilíbrio financeiro e pode levar a consequências como a impossibilidade de cumprir com as obrigações financeiras, negociações com credores, declaração de falência, entre outros. Inadimplente: Em relação à relação entre ativo e passivo para uma pessoa inadimplente, pode-se dizer que, embora a inadimplência possa resultar de uma relação negativa entre ativos e passivos, ela não é uma medida direta dessa relação. Uma pessoa pode ser inadimplente em relação a uma dívida específica, mesmo tendo ativos suficientes para cobrir outras obrigações financeiras.
@@GeaneBezerra-wu8co O Banco do nordeste é muito forte em Pronaf (agroamigo é credamigo) tem um espaço no banco só pra isso digo pq já fiz parte do Agroamigo é sei como funciona.
Boa noite, professor! Essa apostila engloba todos os assuntos que vc mostra em outro video, onde vc apresenta o conteúdo de conhecimento bancário do BNB?
Professor, fiquei na dúvida quanto a diferença entre inadimplência e insolvência, fui buscar me aprofundar mais na internet e acabei encontrando um significado diferente para insolvência. Segundo as fontes que encontrei é um processo em que a pessoa física ou jurídica não tem condições de arcar com a dívida ou está em processo de falência, logo com passivos > ativos. Achei estranho porque isso é o contrario do que foi dito no vídeo, poderia me esclarecer essa dúvida por favor?
Eu encontrei a mesma definição, com base em conhecimentos jurídicos. Pelo que li, inadimplência seria de fato o atraso do pagamento, de forma que está ligado à pontualidade de pagamento. Já a insolvência seria a incapacidade de pagamento que se baseia na inferioridade de patrimônio em relação às dividas (como você falou, passivos < ativos), não estando ligada à pontualidade do pagamento como indicado nos casos de inadimplência (e muito menos ao desejo de pagar ou desacordo com os juros, como dito pelo Capriata). Gostaria que o professor esclarecesse essa dúvida.
matheus e karolyne, fiz algumas pesquisas e identifiquei que existem duas definições diferentes de insolvência, que seria a insolvência civil e a comercial. A que o professor citou seria a comercial, ou seja, quando um devedor possui ativos>passivos e mesmo assim opta por não pagar, e também seria a civil, que e justamente a que o Matheus citou pelo o que eu compreendi.
Quando o devedor possui patrimônio ativo maior do que o passivo, chama-se devedor Solvente (esse é o caso que o professor explicou). Quando, porém, possui o passivo maior do que o ativo, chama-se devedor Insolvente. Apenas um pequeno equívoco por parte do professor.
Sou Guarda municipal ha 20 anos , mais muito infeliz na minha profissão. Será que vale a pena trocar minha estabilidade por um sonho de trabalhar em um banco público como a caixa ou o bnb? Que tem estabilidade relativa. Um abraço e parabéns pelo canal.
Professor, me tira uma dúvida por gentileza: Esses custos adicionais como TAC, Tarifas, IOF etc, podem ser somados e colocados no cálculo de um financiamento qualquer? Ou seja, o que estou comprando é um veículo (exemplo), não TAC, Tarifas, IOF etc, para estes serem agregados às respectivas parcelas e incidirem também sobre eles juros compostos? Isso de fato é legal? Muito grato.
Professor Willian, já que estamos levando em consideração o edital passado, não vamos estudar mercado financeiro e seus desdobramentos, como o mercado cambial?
Só uma correção: Insolvência ou devedor insolvente é aquele que não possui condições de pagar suas dívidas. As dívidas são maiores que seus rendimentos e seus bens. A pessoa tem uma dívida e não paga porquê não pode.
Isso que dizer: você fez um empréstimo de 12 mil e vai pagar em 12 parcelas com um juros fico de 10% ao ano o que vai dar no caso 1200 de juros. Então em vez de você pagar 12 parcelas de mil você vai pagar 12 parcelas de 1100 onde apenas 1000 vai ser descontado do que você está devendo e 100 você vai dar ao banco que é o juros .
Professor, essa explicação do Adiantamento a Depositante não me pareceu apropriada, pois terminou que vc só falou da tarifa bancária que, na verdade, não diz respeito ao conceito: Adiantamento a depositante é uma cobrança “juros punitivos” por extrapolar o limite do cheque especial. Ex: taxa do cheque especial, 6% am e taxa de juros ADEP 13%, daí o que ultrapassa o limite, incide a taxa de juros ADEP
Oi amigo, não. O consórcio é um fundo que tem a cobrança de taxa de administração. A variação da parcela do consórcio ocorre quando há variação na tabela FIPE (auto), IGMP (imóveis).
CORRIGINDO NO MINUTO 3:18:
INSOLVÊNCIA = PASSIVO > ATIVO
SOLVÊNCIA = PASSIVO < ATIVO
INADIMPLÊNCIA = Deixar de pagar qualquer conta total ou parcialmente.
Isso é um professor não, é um pai!
é um prefeito
Professor, só estou aqui para lhe agradecer. Graças a suas aulas passei e tomei posse aqui no Banco do Brasil. Graças a você tenho um excelente futuro pela frente que nunca achei que eu seria capaz de obter. Seu material e sua didática foram os fatores que me diferenciaram pará que pudesse entrar no banco.
Obrigado
amigao voce passou so assistindo video aulas
Parabéns! As aulas do Prof Willian são excelentes... Sucesso pra você.
@@paulaxavier2 brigado
você passou no concurso desse ano e já convocaram?
não tava sabendo, sucesso, irmão!
meus parabéns pela aprovação Carlos! fico feliz demais em saber que pude te ajudar de alguma forma eim. Desejo todo sucesso do mundo pra você. Manda ver na sua nova vida profissional
Ótimo conteúdo, professor! Apenas uma sugestão: ficaria muito mais rico se houvesse questões para resolvermos ao final de cada aula à respeito do assunto abordado. Abraços
Parabéns, você foi direto, e claro em sua explicação professor, a forma que explica e o conteúdo da sua aula faz o entender ser fácil.
Cara que aula incrível, ganhou mais uma inscrita. Você e o Renan Duarte e o professor de Nova Concursos foram os melhores que encontrei sobre conhecimentos bancário, obrigada e Deus abençoe❤
Willian você nem é gente, é anjo 🥰 Obrigada pelas aulas incríveis! Você é excelente no que faz. Parabéns!!!
Muito boa a aula professor. Agradeço por esse trabalho!
Só corrigindo um detalhe que acredito que tenha sido um erro por distração: "Principal" não é valor futuro, é o valor presente que foi tomado emprestado. Valor futuro é o valor principal mais os juros.
Trabalhei em um chegue e pague, tinha uma cliente que fazia a mesma coisa, todo mês ela sacava do cheque especial, e reclamava pelo fato de que o “dinheiro dela “ sempre vinha com descontos… também lembro de uma cidadã que fazia saques diários, e reclamava dos descontos. Resumindo, é um povo que por mais explícito seja sua explicação, eles não te escutam .
Solvência, mais ativo do que passivo. Patrimônio líquido positivo.
Sim, ele deu uma confundida nessa hora.
Reassistindo todas as aulas !
willian Capriata estou aprendendo muito com suas aulas, parabéns.
Agradeço imensamente por fazer esse trabalho incrível postando suas aulas aqui! Você é demais!
Muito obrigado, professor! Suas aulas são de grande contribuição para o meu conhecimento e tem me ajudado de uma maneira inexplicável!!!! Que Jesus te abençoe e ilumine !
Cara, você está simplesmente salvando a minha vida com essas aulas. Muito obrigado
Em relação as suas aulas, registro: são excelentes, pois estamos tratando de temas áridos e que, via de regra, cria uma certa dificuldade de absorção.
Amei a aula!xVocê fez o assunto parecer muito simples.
na revisão, uma maratona de aula.
O fundmaneto do crédito se baseia em informações como o historico de pegamento do devedor, sua renda e outras infos financeiras, esses fatoros determinam a capacidade e a disposição( é subjetiva) do devedor pagar a sua divida.
Que aula espetacular! Deus te abençoe na mesma proporção que você ajuda as pessoas, professor! Muito obrigado!
Me salvando nesse concurso!!!
Olá, Prof. Capriato! Primeiramente gostaria de elogiá-lo pela ótima didática.
Pesquisando sobre o assunto, vi, através de vários materiais diferentes, que o conceito de inadimplência e insolvência é justamente o contrário do explicado no video.
Inadimplência seria a falta de pagamento pontual, onde se caracteriza uma falta de liquidez imediata, podendo o devedor possuir uma liquidez geral positiva com seus ativos.
Insolvência seria tem relação com a impontualidade do pagamento, mas sim pela insuficiência de bens do devedor para realizar seu pagamento ao credor. Ou seja, no balanço dos ativos e passivos, há uma inferioridade de patrimônio em relação às dívidas.
Poderia esclarecer isso?
Fala Matheus, tudo na paz?
No vídeo eu falo que inadimplência é a falta de pagamento total ou parcial de alguma obrigação e que insolvência é quando os passivos são maiores que os ativos. Não consegui identificar no vídeo aonde foi dito o contrário.
@@williancapriata Professor, identifiquei o erro! Creio que o senhor errou a ordem do balanço. No video, ficou "ativo > passivo". Creio que foi só um erro pontual.
@@matheussantiago7765 O trabalho do professor William vem me ajudando muito, sou muito grata ao trabalho dele, tenho apreço e respeito por isso. Mas considerando que todos estamos suscetíveis ao erro por não sermos perfeitos e também com a finalidade de contribuir com outros que se encontram com dúvidas: Existe erro na explicação do professor quanto ao termo insolvência. Ele disse que insolvência é quando uma pessoa tem o ativo > passivo e que, mesmo assim, ela opta por não pagar a dívida. O correto seria dizer que insolvência é quando uma pessoa tem o passivo > ativo e, POR ISSO, ela é incapaz de pagar. Diferentemente de um inadimplente que PODE (OU NÃO) ter o ativo > passivo e mesmo assim opta por não pagar. Neste caso, não seria insolvência/incapacidade de pagar, mas sim, decisão por não pagar.
Abaixo, uma descrição do ChatGPT que descreve com muita clareza essa questão:
Insolvente: Para uma pessoa insolvente, os passivos superam os ativos. Em outras palavras, o valor total das dívidas e obrigações financeiras é maior do que o valor dos recursos e bens que a pessoa possui. Esta situação cria um desequilíbrio financeiro e pode levar a consequências como a impossibilidade de cumprir com as obrigações financeiras, negociações com credores, declaração de falência, entre outros.
Inadimplente: Em relação à relação entre ativo e passivo para uma pessoa inadimplente, pode-se dizer que, embora a inadimplência possa resultar de uma relação negativa entre ativos e passivos, ela não é uma medida direta dessa relação. Uma pessoa pode ser inadimplente em relação a uma dívida específica, mesmo tendo ativos suficientes para cobrir outras obrigações financeiras.
Aula show 👏👏👏👏
Ficou bem claro os assuntos
Muito bom!!! Aula super bem explicada, me ajudou bastante.
otima aula
Excelente aula. Muito bom.
bom dia , obrigado pelas aulas estou acompánhado a serie , muito bom , aguuardando a proxima aula !
Pronaf vai cair na prova muito forte esse credito Rural no BNB
Ôpa ôpa...correr pra estudar Pronaf...
Como você sabe que é forte no bnb?
@@mauricioferrazzi você tá estudando moço? pq se você estiver saberá o pq. Meio óbvio
Vidente é?
@@GeaneBezerra-wu8co O Banco do nordeste é muito forte em Pronaf (agroamigo é credamigo) tem um espaço no banco só pra isso digo pq já fiz parte do Agroamigo é sei como funciona.
Muito bom
Trabalho no Caixa da CEF, ja casei de tentar explicar sobre o Limite para para os aposentados, mas nao tem jeito.
adorei! obrigada!
Aula 10 👏🏻
Professor, você acabou de chamar minha atenção por está no cheque especial kkk. ❤️😂
Show!
Boa noite, professor! Essa apostila engloba todos os assuntos que vc mostra em outro video, onde vc apresenta o conteúdo de conhecimento bancário do BNB?
Ótima aula
Professor , qual é o tipo de amortização mais adotado no empréstimos e financiamento bancários ?
Parcela, Amortização e juros.
Professor, fiquei na dúvida quanto a diferença entre inadimplência e insolvência, fui buscar me aprofundar mais na internet e acabei encontrando um significado diferente para insolvência. Segundo as fontes que encontrei é um processo em que a pessoa física ou jurídica não tem condições de arcar com a dívida ou está em processo de falência, logo com passivos > ativos. Achei estranho porque isso é o contrario do que foi dito no vídeo, poderia me esclarecer essa dúvida por favor?
Eu encontrei a mesma definição, com base em conhecimentos jurídicos. Pelo que li, inadimplência seria de fato o atraso do pagamento, de forma que está ligado à pontualidade de pagamento. Já a insolvência seria a incapacidade de pagamento que se baseia na inferioridade de patrimônio em relação às dividas (como você falou, passivos < ativos), não estando ligada à pontualidade do pagamento como indicado nos casos de inadimplência (e muito menos ao desejo de pagar ou desacordo com os juros, como dito pelo Capriata). Gostaria que o professor esclarecesse essa dúvida.
@@karolynesilvacosta6191 mesma coisa por aqui, fui buscar no Google e fiquei ainda mais confusa, não bate como que o profº falou. E agora?
matheus e karolyne, fiz algumas pesquisas e identifiquei que existem duas definições diferentes de insolvência, que seria a insolvência civil e a comercial. A que o professor citou seria a comercial, ou seja, quando um devedor possui ativos>passivos e mesmo assim opta por não pagar, e também seria a civil, que e justamente a que o Matheus citou pelo o que eu compreendi.
Quando o devedor possui patrimônio ativo maior do que o passivo, chama-se devedor Solvente (esse é o caso que o professor explicou). Quando, porém, possui o passivo maior do que o ativo, chama-se devedor Insolvente. Apenas um pequeno equívoco por parte do professor.
Valha. E agora tô na duvida
9:08 acho legal essa proposta do banco, mais só é bom pra quem tem controle financeiro, e quem tem controle financeiro não vai precisar disso kkk
Sou Guarda municipal ha 20 anos , mais muito infeliz na minha profissão. Será que vale a pena trocar minha estabilidade por um sonho de trabalhar em um banco público como a caixa ou o bnb? Que tem estabilidade relativa.
Um abraço e parabéns pelo canal.
Se conseguir passar vale muito, nunca vi ngm ser demitido de banco. A n ser q cometa algum crime.
Capital fixo a Longo prazo.
Professor, me tira uma dúvida por gentileza:
Esses custos adicionais como TAC, Tarifas, IOF etc, podem ser somados e colocados no cálculo de um financiamento qualquer? Ou seja, o que estou comprando é um veículo (exemplo), não TAC, Tarifas, IOF etc, para estes serem agregados às respectivas parcelas e incidirem também sobre eles juros compostos?
Isso de fato é legal?
Muito grato.
quem está aqui pela segunda vez da um salve ai!
Professor, não entendi muito bem o prazo total de financiamento, poderia me explicar de outra forma?
insolvência não é o contrário não prfº ?
Prof, o conceito de adiamento a depositante se parece com factoring
No Qconcursos tem questões sobre essa assunto ? Não estou encontrando
Qual a diferença entre desconto bancario e operacao de factoring ?
Professor Willian, já que estamos levando em consideração o edital passado, não vamos estudar mercado financeiro e seus desdobramentos, como o mercado cambial?
Material dessa aula e pago? No link nao mostra nada alem da venda de cursos.
Os recursos de um financiamento são depositados na conta do cliente ou ele vai diretamente para o Bem a ser adquirido ?
Só uma correção: Insolvência ou devedor insolvente é aquele que não possui condições de pagar suas dívidas. As dívidas são maiores que seus rendimentos e seus bens. A pessoa tem uma dívida e não paga porquê não pode.
Siim!
Insolvente: passivo > ativo
Solvente: ativo > passivo
Inadimplente: quem não paga sua obrigação total ou parcialmente
Boa tarde, gente quem tem dívida de empréstimo no banco. Sendo aprovado no concurso, consegue ser chamado?
Estava esperando por essa aula, há muita coisa sobre crédito ainda, será que dá tempo?
Dar tempo, nem lançaram o edital ainda. Do jeito que estão enrolando, as provas só serão em abril msm.
Vai estudando pelo da caixa tbm, ele já tem uma playlist pronta no canal.
e a medida q for colocando as aulas pro bnb, vc vai assistindo tbm
Dá muito tempo ainda o edital na minha opinião deve ser lançado só em dezembro igual o do banco do Brasil, é só começar estudar agora.
É nois na fita!
Juros são o dinheiro jogado no lixo.
Alguém sabe se pode levar calculadora para a prova? Não encontrei nada no edital a respeito
e os C's do crédito?
Boa noite, professor os membros do seu canal terão acesso aquelas revisões que o senhor costuma fazer nas últimas semanas da prova?
Alguém pode me explicar o que ele quis dizer com a nota: "juros não abate saldo devedor"? Muito obrigado.
Isso que dizer: você fez um empréstimo de 12 mil e vai pagar em 12 parcelas com um juros fico de 10% ao ano o que vai dar no caso 1200 de juros. Então em vez de você pagar 12 parcelas de mil você vai pagar 12 parcelas de 1100 onde apenas 1000 vai ser descontado do que você está devendo e 100 você vai dar ao banco que é o juros .
@@viniciosmonteirovasconcelo6017 Ah sim, entendi agora. Muito obrigado🙏🏻
esse conceito de insolvente tá correto mesmo ?
Não. Solvente= ativo maior que passivo-Patrimônio liquido positivo (ele confundiu os conceitos)
Professor, essa explicação do Adiantamento a Depositante não me pareceu apropriada, pois terminou que vc só falou da tarifa bancária que, na verdade, não diz respeito ao conceito: Adiantamento a depositante é uma cobrança “juros punitivos” por extrapolar o limite do cheque especial. Ex: taxa do cheque especial, 6% am e taxa de juros ADEP 13%, daí o que ultrapassa o limite, incide a taxa de juros ADEP
👏👏👏👏❤
O consórcio seria uma modalidade de crédito com juros variáveis?
Oi amigo, não. O consórcio é um fundo que tem a cobrança de taxa de administração. A variação da parcela do consórcio ocorre quando há variação na tabela FIPE (auto), IGMP (imóveis).
O aprovado no concurso fica efetivo? Quero dizer, quando ficar um período tenho que ir embora ou esse concurso tem estabilidade?
Na teoria não tem estabilidade pois é celetista, na prática sim. Se você não fizer uma merd@ muito grande tipo roubar o banco, você não é demitido.
Durante o período de carência é cobrado juros , tributos ou impostos ?
é cobrado juros, e podem ser cobrados outros impostos e taxas
também.
Em que aula ele fala do Copom?
Te interessa?
@@gustavoalvesgg1025 interessa não, jura
Na aula do banco central do Brasil
Nossa! Mas se a matéria for essa tá muito fácil
Essa velhinha era teimosa kkkkkk
Muito bom
Excelente aula!
Ótima aula