Marcelo Andrade, uma entrevista com a Katia Simone Benedete, seria excelente para se colocar os holofotes no livro dela ( A Falácia Socioconstrutivista" )
Para mim o verdadeiro patrono da educação é o Pierluigi Piazzi. Se suas ideias fossem aplicadas no Brasil, o país teria o melhor sistema educacional do mundo.
Em minha opinião, o verdadeiro patrono da Educação deveria ser São José de Anchieta (o Apóstolo do Brasil), os Jesuítas são os pioneiros da educação no Brasil.
Gostei demais do vídeo! A explicação foi perfeita. Sou professora aposentada e conheci, na prática, o estrago causado, não só aos alunos como à Educação, pelas ideias desse "gênio"!
@@PunkolaBoladao Eu vivi essa experiência desastrosa; não formei minha opinião ouvindo falar sobre Paulo Freire. Vi de perto a decadência da Educação em decorrência de uma influência nefasta.
@@ledamenezesdealmeida5403 cara não tem nenhuma lógica isso, o Brasil nunca aplicou a metodologia freiriana, vc só falou e não explicou o que. Me diz onde ela foi aplicada, de q forma e como ela deu errado. Estudo na USP, uma universidade q segue por excelência algumas aplicações da metodologia e é a melhor universidade da América latina. O que explica o fracasso?
@@PunkolaBoladao O fracasso é resultado de vários fatores que deram uma "guinada" no processo de ensino. Um aluno chegar à 5ª série sem saber ler ou escrever seria suficiente para explicar o fracasso da Educação? Eu vi isso acontecer diante dos meus olhos e foi chocante!
@@ledamenezesdealmeida5403 Paulo freire ensinou pessoas adultas lê e escrever em poucos meses, uma metologia que tem respalda de sucesso internacional vide a Alemanha q aplica sua metodologia pra ensinar alemão a estrangeiros! Então não tem como culpar um cara q foi considerado o patrono por um governo, mas nunca foi ministro da educação. A sua metodologia nunca foi aplicada nas escolas brasileiras. Só isso. Temos q culpar os verdadeiros culpados, e não um cara morto q não pode se defender ou mostrar se vc está certo ou errado.
eu sinto que chega a ser assustador esse negócio com o Freire. sou de universidade pública e durante a pandemia tinha uns eventos online sobre pedagogia. num deles era apenas sobre o citado e a galera falava dele com uma alegria, um amor. mas era tudo muito vazio tbm e não tinha uma justificativa pros elogios. era um negócio muito doido
Você fez uma observação, que também percebo no universitário perto de mim, pelo pessoal da educação. Existe um fanatismo em relação a figura de Paulo Freire, e o comportando do pessoal ultrapassa a linha do histerismo.
Sim no curso de letras área de humanas na Universidade Estadual do Pi o Paulo Freire reina e todos os profs tem ele como um rei é como se só existisse ele e eu achava meio chato mas as vezes até era ludibriada pela maneira como os prof o endeusaram eu acabava reproduzindo e o triste é verdade que aqui no Pi a educação praticamente toda é guiada por esse pensamento
Durante a pandemia teve eventos sobre ele em comemoração pelo centenário de nascimento. Mas as pessoas realmente não conhecem, não o estudam. Mas o que quer saber? Pergunta que te respondo.
Faça como minha prima que hoje tem 35 anos apenas, e é professora da rede Estadual com duas matrículas (pedagoga e professora de Letras Português), faz quando vão falar de Paulo Freire do lado dela. Estude sobre outros educadores importantes e suas ideias, critique veementemente o Paulo Freire, para quando algum idiota tentar colocar ele na prateleira que ele nunca chegou a estar, se ter argumentos inteligentes que botem os idiotas nos seus devidos lugares. Quando ela cita outros grandes educadores como o Professor Marcelo Andrade, Pierluigi Piazzi e alguns outros, esse povo FICA TUDO CALADO, pq 1% deles não conhecem outros educadores importantes a não ser a bosta do PAULO FREIRE. Claro que não preciso dizer nada que boa parte dos professores colegas dela a odeiam, né ? rsrs...mas sinto um orgulho enorme de compartilhar para que outras pessoas busquem conhecimento e possam aprender a bater de frente com essa escória que afunda nossa educação.
@@marcospaulo4619 isso aí é meio complicado pq vc fica virando um inimigo velado na escola e fica passivo de sanções pq infelizmente é assim. Quanto a argumentos, n há muito o que dizer pq a própria obra do Freire é serve como o básico pra refutá-lo. Pura ideologia. E não duvido tbm que a maioria que o defende nem o leu. Só repetem jargões
Minha esposa fez um curso preparatório para presta concurso de professora, o curso foi montado por um grupo de professores conhecidos daqui de Guarulhos, alguns desses professores só focavam em doutrinar suas ideologias esquerdistas, uma professora fazia questão de dar aula online com retrato do Lula e Paulo Freire na parede, camiseta do PT e boné do MST... Quando vi não acreditei, tamanha falta de profissionalismo e doutrinação escancarada, isso num curso particular e pago. Era muito forte o conteúdo ideológico, ensinando que o professor não pode ter em mente o sexo da criança pq não existe mais menino ou menina, inclusive se menino quiser por vestido tem que deixar... E claro, não faltou aula de "todes" e suas variantes... E coisas mais do tipo. Absurdo como conseguiram minar a educação e as crianças ja são influênciadas desde cedo, imagino o que será o futuro...
Realmente é assustador o resultado de tanta desinformação. E Paulo freire tinha que ser definitivamente banido dos a ais da história, porque nada acrescentou, só confundiu a mente dos influenciaveis e analfabetos esquerdistas.
Urge o Brasil se libertar das "narrativas" de Paulo Freire! Elas não tiveram eficácia nem aqui, nem fora do Brasil. Aponte-me uma se souber. Parabéns pela entrevista. 🙏🇧🇷🙏
Acho um absurdo falar mal de Paulo Freire ,vcs de direita não gostam de pessoas inteligentes gostam de ignorantes burros que não pensam , por isso são todos gados.
Quais países aplicam o método Paulo Freire? O Centro Paulo Freire Finlândia é um espaço dedicado à discussão da obra do escritor brasileiro. Há também centros de estudos semelhantes em outros países como África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.. Freire é estudado em universidades americanas, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, na Inglaterra, o livro fundamental da obra do educador, 'Pedagogia do Oprimido', escrito em 1968, é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo. Para especialistas em educação ouvidos pela BBC News Brasil, entretanto, a raiz da controvérsia em torno da pedagogia de Paulo Freire não é sua aplicação em si - mas o uso político-partidário. Isto é suficiente ou quer mais. Só falam mal de Freire que não tem capacidade de chegar aos pés dele.
Li o "Pedagogia do oprimido", duas vezes porque não conseguia entender, e assim lia e relia o parágrafo até entende e seguir adiante, para uma aula na faculdade o professor, sindicalista "diga-se de passajem", e na aula disse que o achava redundante e que muita coisa poderia ser resumido em poucas palavras e o professor me perguntou quase a mesma coisa: "Quem é você para criticar Paulo Freire?" Cheguei em casa indignada e li novamente, "Será que perdi alguma coisa?". Afinal até o Bechara tomou na tarraqueta numa aula de gramática comparada, e quando peguei de novo durante a aula verifiquei que minha colega não entendeu direito a proposta do autor. Tentei falar com ela, porém, ela foi super rude. Pensei: "Não quer assumir que errou.", e como toda a turma estava inflamada contra ele, Bechara, que quer ser perfeito, mas não era, cai na espiral do silêncio. Voltando! Li novamente "Pedagogia do oprimido", voltei ao sofrimento inicial, ô livro mal escrito, MEU SENHOR BOM DEUS!! Novamente, não compreendi a proposta de "educação" o qual o professor afirmava que tinha, procurei uns vídeos na internet para vê se algum me ajudava. O 1º que vi era de uma tal Constantino, que já começava dizendo "se você não entendeu "Pedagogia do oprimido" não se preocupe você não é um idiota o livro é ruim mesmo". Então, o mundo novamente se abriu para mim, eu não era de esquerda, porque só sendo muito jegue para acreditar nessa ladainha. Logo, sou muito grata a esse Rodrigo Constantino, pois depois do vídeo dele veio outros que falavam a mesma coisa, e na real: NADA ALI, "Pedagogia do oprimido", TRAZIA UMA PRÁTICA CLARA PARA A VIDA REAL. E o vídeo do Constantino trouxe outras histórias, e filosofia... E O CÉU SE ABRIU PARA MIM QUE COMECEI ALI MINHA ALFABETIZAÇÃO E COMPREENSÃO POLÍTICA: POR MAIS QUE EU NÃO GOSTASSE OU ME IMPORTASSE COM QUEM IRIA ME ROUBAR PELOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS EU DEVERIA TER UM POSICIONAMENTO CIENTE: "É ISSO QUE QUERO OU DEVO ACEITAR PARA MINHA VIDA?" Eleição posterior: Bolsonaro ou ... . Sei que ele errou muito, mas só sele NÃO ter roubado foi tão bom. Ao meu ver faltou marketing para suas declarações iniciais e MALÍCIA para tratar com as respostas dos comunas.
Dizem que a Pedagogia do Oprimido é uma parte da obra, se não o antes é depois, vai continuar assim. Embora eu acredite que muito do que ele escreveu não se aplica ao que se vê hoje.
@@brunovasconcelosmontoni9706esse "letramento" não tem fundamentação teórica alguma. Isso é uma balela repetida aos quatro ventos na verdade um plágio descarado do método de Frank Laubach. Paulo Freire difundiu muito mais uma ideologia do que um método pedagógico original.
@@tlt345letramento é metodologia da OCDE, nada a ver com Freire. E falar que é plágio de Leubach é delírio puro. Ontologia e epistemologia totalmente distintas
A educação no Brasil sempre foi cara, desrespeitosa e uma bosta. Enquanto o Brasil não conseguia nem ter uma usina metalúrgica, a Rússia já tinha fortalezas voadoras (aviões gigantescos e que atingiam alturas tão avantajadas que nem os radares da época não detectavam). O Brasil persegue até aos autodidatas. Como um lugar assim pode progredir e ter paz?!
Pior, são as figuras que batem do peito, dizendo ter sido professores: Guilherme Boulos, Fernando Haddad, Benedita da Silva... infelizmente a lista é longa!
Educação se aprende em casa. A escola ensina. O problema é a falta de investimentos na educação e também que o brasileiro não gostar de aprender, ele vai pra escola assistir aula e não aprender.
Não sou fã de Freire. Mas, ele tem suas qualidades. Ele humanizou a educação e os educadores. Meus professores da rede pública eram intragáveis, eles eram arrogantes e cruéis, até nos mínimos comentários. E nem por isso "passavam a matéria", eram horríveis, mal educados e não conseguiam passar o "conteúdo programático". Até uma porcaria de um livrinho - porque a matéria era bem menor na época - eles não conseguiam terminar de passar a matéria mínima. Em suma, a escola pública costuma estar abaixo de tudo que conhecemos, seja em testes, seja em urbanidade.
Tornaram professores "amiguinhos" dos alunos, não que devessem ser inimigos. Mas acabou o respeito entre professores e alunos. As ideias desse político que era amississimo do Lula prega a formação de militantes revolucionários e não de cidadãos para o futuro próspero do Brasil. Vide o plano macabro da educação para os próximos dez anos, é só ideologia, fala pouco de matemática, física, química ou biologia, a palavra mais repetida é "gênero"!
@@ArmandCury substitua HUMANIZAR por ESTRAGAR! Ficou na mesma. A educação só piora. Não há disciplina. Imagina que a educação é o maior transformador. Principalmente pra quem é pobre. Esse lixo só condenou os pobres à pobreza. Parabéns aos envolvidos.
Tenho 55 anos, meus professores eram ótimos! Mesmo depois de sermos aprovados na 3.a série do fundamental, nos era exigido sabermos interpretacão de texto e fazer conta de multiplicar é dividir por 2 números, mediante exame.Ai de chagar uma reclamação dos professores ao ouvido dos nossos pais.
Me lembro de uma aula de pós graduação em docência do ensino superior, em que o professor contestou o método Paulo Freire, e grande parte dos pedagogos que assistiam a aula, causaram a maior confusão, foi como uma ofensa pessoal, "uma heresia", eles adoravam o "patrono".
@@cris0910ablediálogo entre eles, a esquerda. Porque como disse o detestável Mauro Iasi: "ao direitista um bom paredão, uma boa bala, uma boa cova nenhum diálogo"
O seu comentário é perfeito, porque ele usa exatamente a palavra correta, "heresia". Uma definição de "heresia" é: "teoria, ideia, prática etc. que nega ou contraria a doutrina estabelecida (por um grupo)". Ou seja, uma heresia católica é uma afirmação que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja, por exemplo. Ofende as pessoas que carregam essa crença, porque pra elas essa doutrina é pessoal, é parte da identidade cultural delas, então uma crítica vai ser sempre levada pro lado pessoal, é mais do que uma mera crítica racional. Nossas universidades públicas, e a academia em geral, adoram se dizer como grandes defensoras da "ciência" e do racionalismo, mas a verdade é que por décadas elas foram completamente aparelhadas e se tornaram a hegemonia de um pensamento único, que é muito similar a uma religião, embora uma religião secular: o marxismo, em todas as suas formas e vertentes. A imensa maioria dos professores e pedagogos (e a área de humanidades como um todo, em geral) são formadas dentro desse pensamento, e sua visão de mundo é derivada desses dogmas, eles nunca foram ensinados a criticar isso, muito pelo contrário, abraçam integralmente e enxergam o mundo por esse filtro, já que ele de fato cumpre na mente da pessoa o mesmo papel que uma religião tradicional ocupa, que é o de explicar o mundo, os mistérios da existência e qual a maneira correta de viver a vida, dentre outras coisas. Figuras como Paulo Freire são de fato vistas como figuras messiânicas, como verdadeiros profetas dessa fé. Então é claro que quando alguém o crítica, na frente deles, eles não são capazes de ver isso como uma crítica racional e parte de um debate acadêmico e científico, e sim como uma ofensa pessoal, uma "heresia", porque é isso mesmo que causa neles, a sensação de um ataque pessoal em algo sagrado e imaculado.
Ptista adorar idiotas é normal. Esse Paulo Lixo Freire é um criminoso. Assassinou e assassina ate hj, a formação das gerações. Um canalha, escroto, mal caráter, hiócrita tal qual os adoradores do marxismo.
Uma pessoa que prega que pai é opressor e filho é oprimido e que professor é opressor e aluno é oprimido, não pode ser considerado um educador e sim, um destruidor da educação.
@@SoniaTissot-q8mPaulo Freire não era educador ele era político comunista, ensinou o ódio e desavenças ao MST. Aí tem o resultado da violência e invasão de propriedades privadas.
Isso, ou não têm inteligência e compreensão para ver que esse indivíduo NÃO FOI UM INTELECTUAL, NÃO FOI PROFESSOR DE ALGO ÚTIL, VERDADEIRAMENTE SINCRONIZADO COM O QUE SE FAZ E SE PENSA NUM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO...!!! Paulo Freire NUNCA FOI "patrono" da Educação, mas da DESEDUCAÇÃO, do ATRASO MENTAL, DA "COISA ULTRAPASSADA E PREJUDICIAL", da FILOSOFIA FRACASSADA APLICADA A PESSOAS IGNORANTES E INCAUTAS, SEM CAPACIDADE E SEM HONESTIDADE PARA ANALISAR O QUE ELE PROPUNHA E DEFENDIA.
Educador de verdade é o Professor Marcelo Andrade. Pena que nessa nação não valorizamos esses verdadeiros educadores. Paulo Freire era um esquerdopata.
Com o MEC, o que você queria?! DEUS que me livre e guarde! Com o sistema do MEC e outros erros da educação pública, a gente pensa se as teorias da "conspiração" não estariam certas... Porque é tanta falha que parece que a regra é a falha...
@Vania-bg8muse está querendo usar sua amostra como sendo representante da realidade total brasileira fico com dó de seus alunos, já que não sabe direito como se faz ciências.
Prof Marcelo, gostaria de sugerir uma análise da escola federal chamada Instituto Federal, antiga CEFET! Trabalho em uma unidade, e é triste de ver o estrago social que essa escola vem fazendo nos alunos. Imagino que a rede pública e estadual também mereçam atenção, mas dói em meu coração ver a metamorfose satânica que essas escolas causas nos alunos. Abraços. Parabéns pelo trabalho
Eu só queria saber o que precisa fazer para ser patrono da educação de um país. Pelo visto é não ter feito nada, pq Paulo Freire chegou lá sem fazer absolutamente nada...
Antes fosse verdade, que Paulo Freire ( 1921 - 1997 ) nada tivesse feito, na vida. Muito pelo contrário, Paulo Freire fez uma ampla obra, que basicamente consistiu em como transformar cada colégio, em uma fábrica de esquerdopatas.
Se filiar ao PT , depois ser guru do Lula , defender Che Guevara , viajar com tudo pago pelo partidão pelo mundo ,fingir que deu aulas ,quando na verdade deu algumas palestras e se convidar para ir a faculdades , que claro vão lhe receber ,afinal você foi indicado por algum Deputado ou Senador ou até Presidente , pede umas fotos , saia nas primeiras capas dos jornais ( esquerdistas ) , traga de volta uns títulos ( daqueles que não tem relevância nenhuma por quem te dará ) pronto !!! Está formado ,mais um Patrono de alguma coisa 😮
Um argumento muito usado à favor do Freire é que ele é citado em x países. Então, eu falava "Ok, mas QUAIS desses países de fato usam o tal método dele?". E outra: o cara é patrono da educação, mas não pode ser culpado de nada em relação a isso....meio confuso né?🤔
Eu li esse livrinho muito antigo chamado 'As 40 horas em Angico, uma experiência pioneira de educação' escrito por um jornalista chamado Carlos Lyra, descrevendo toda a jornada do grupo de professores no interior do Rio Grande do Norte para alfabetizar adultos em 40 horas. O interessante é que o livro demonstra claramente que o objetivo desse projeto não foi atingido e talvez nem fosse alfabetizar adultos, objetivando muito mais fins ideológicos, "politiza-los"(algo que o autor nem disfarçou em seus comentários no livro). O livro citado 7:43
Muito esclarecedora a palestra. Paulo Freire, um pedagogo sem pedagogia. Pobre educação brasileira. O pior secretário da Educação do Município de São Paulo. Era um preguiçoso. Não gostava de trabalhar.
Tentei ler coisas do Paulo FREIRE. Simplesmente é totalmente impossível. Não sei como alguém dá atenção pra uma pessoa assim. Só quem adquiriu a dissonância cognitiva.
Achei chato, redundante, mil palavras que poderiam ser resumidas em uma simples frase. E vou falar hein, não fez diferença na minha formação pedagógica. Na labuta da sala de aula de escola pública só eu e Deus sabemos os incêndios que apagamos pra ter o resquício do mínimo em aula.
@lufeal287 deixe de cinismo. Ou vai ver o seu raciocínio pode ser "curto" mesmo. Não são necessários séculos para a educação de um povo evoluir. Ou ser estragada, como o PF conseguiu, por ter sido adotado por sucessivos governos canhotos.
Fica difícil atribuir a culpa da educação para uma pessoa que não teve nenhuma experiência como ministro da educação brasileira, é como atribuir a vc a culpa do Brasil ter perdido a copa sem vc nunca ter na vida a oportunidade de ser treinador da seleção brasileira isso é mesmo que atribuir a culpa a paulo freire vc gostaria de ser acusado pelo fracasso na copa?
@@brasilpolemico7262 então podemos dizer: o método do PF é falho, já que os governos, durantes duas décadas, o utilizaram e atualmente é notório que não funcionou OU a culpa é o do Estado, que por ser incapaz de implementar com eficácia, não conseguiu pôr em prática o método PF? Só que esse mesmo método e educador é celebrado como uma "sumidade" em educação, mesmo eu outros países. Sobre a comparação com ser treinador da seleção Brasileira para uma copa do mundo, o que tem a ver? Pelo que me consta, o PF é exaltado e visto como ícone. E o brasileiro comum, por acaso, tem o alcance do PF? Menos, parça, menos...
Onde está na minha frase que estou acusando o Paulinho? Culpados são aqueles que utilizam pensamentos de um sujeito que sequer tem formação em pedagogia, e que é seguidor de um regime QUE NÃO DEU CERTO EM LUGAR ALGUM DO PLANETA, na educação brasileira. Esse é o verdadeiro golpe CONTRA O PAÍS, não contra quem quer que seja, já que vem sendo aplicado desde 86/87. O estado em que se encontra a nossa educação não acontece em 4 ou 8 anos, mas em 30 anos ou mais.
Paulo Freire é do mesmo estilo de Dilma e do Nove Dedos. Hoje dá para entender em quem a esquerda brasileira se inspira para falar. Algumas frases dele, enigmáticas, confusas estão na Internet para o povo ler, e ninguém consegue entender mesmo. Absurdo. Não dá para entender como o país celebrizou um cara como esse e o colocou como patrono da educação nacional.
Vi cestas de livros oferecidos na porta de uma livraria famosa em Buenos Aires. Vendidos por 2 pesos cada. Aproximadamente 50 centavos de real na época. Perguntei, por quê tão barato? O vendedor respondeu, ninguém quer.
Sou pedagogo de formação e com pós graduação. Sequer foi dito uma palavra sobre Paulo Freire nas duas faculdades. Pelo que dizem sobre ele: acho que não foi perdido nada.
LIVRO : DESCONSTRUINDO PAULO FREIRE .... AUTOR : THOMAS GIULLIANO . " A ESCOLA PÚBLICA é um dos piores ambientes que existem para a formação MORAL , FÍSICA , SOCIAL , POLÍTICA , PSICÓLOGICA e INTELECTUAL da infância e da juventude " ...... BRASIL = somos uma colônia iletrada .
Sou de 1981, então estudei na escola municipal de São Paulo na época da Erundina, foi nessa época que começou a implementação do ciclo escolar, um verdadeiro caos na educação, e o resultado é alunos que não sabem nem o básico.
Até que enfim um título digno da verdade... Sou educadora desde 2012, iniciei na educação infantil e hoje estou na educação fundamental e nunca engoli as ideias freirianas... Como alguém pode usar essas ideias para a base da educação?
Como dizia Pierluigi Piazzi, educadores são os pais. Os demais são professores. Também dizia que os conceitos de Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vigotsky destruíram o ensino no Brasil. Saudades do grande professor.
Qualquer um q trabalha, estuda ou é formado na área de educação sabe q todo conteúdo q lemos e estudamos, seja a PCN, PNE, etc, em algum momento vai aparecer essa desgraça, e muitas vezes colocado como uma forma de "opção final", como se todas as metodologias pedagógicas seriam apenas um meio pra desaguar nessa porcaria.
Graças a Deus tive 3 filhos que o estudo básico foram na escola pública e ouviram muito desse sujeito irrelevante até do herói Guevara,mas por informações certas nenhum seguiu esta ideologia política que hoje está pior ainda
Sou professor!! Se tem uma coisa que eu nunca concordei foi com as ideias de Paulo Freire! Só vi verdades em tudo o que foi falado! Um viés totalmente político, utilizando a educação para propósitos partidários.
NINGUEM é alfabetizado em 40 hs, isto é pura fraude. Ja trabalhei em uma escola EJA com professores bem formados e empenhados, depois de quadro meses os alunos mal sabiam assinar o nome e ler palavras soltas com dificuldade
eu não conhecia a historia do cidadão, embora sempre tive minha dúvidas quanto educador. fiquei muito satisfeito com esta explicação, e agora sei quem é Paulo Freire.
Não 7:05 sei porque esta fixação em Paulo Freire. O método dele nem foi aplicado no Brasil. Só houve uma experiência no nordeste. Procurem se atualizar. Quem conhece um pouquinho de história sabe que o descalabro da educação brasileira é o resultado de politicas educacionais cujo foco era apresentar "bons resultados". Isto, a custo da qualidade do ensino e com a complacência dos acadêmicos das grandes faculdades de educação.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 Parabéns pela maturidade! voce ataca uma pessoa por ela ter uma opinião diferente da sua? o julga mesmo sem conhecer, não sabes nem quem é o rapaz. É exatamente por existir pessoas como voce que o Brasil está nessa merda! E o ironico é essa frase que voce colocou no seu perfil vir de voce. 😄
O rapaz é filho do Leonardo, grande lateral esquerdo do Flamengo e da seleção em 94? Deve ser bom de bola pra caramba, além de manjar de "pedagogo" comunista.
Realmente, eles se parecem mesmo, apesar de que eu lembro mais do Leonardo atuando como meia armador (inclusive chegou a usar a camisa 10 no São Paulo e no Kashima Antlers).
Verdade,, ele passou a jogar no meio campo. Acho que até foi essa sua posição na Copa de 94 - não na lateral como falei (na lateral era o Branco, se não me engano). Acho que jogou no Milan também.
Parreira foi inteligente e muitos reservas da seleção de 94 executavam duas ou três funções. Ele levou Leonardo e Marzinho que jogavam tanto na lateral como meias defensivos ou de criação. Parreira levou seis atacantes com esse arranjo tático moderno, dois desses atacantes podiam jogar no meio também ( Paulo Sérgio, Viola e até o jovem Ronaldo fenômeno@@@bolapromatoqueejogodecampe8718
@@tiagorezende1098Além de não terem lido, não conseguem explicar o tal método paulo freiriano que na verdade não existe!! É um plágio de um educador missionário chamado Frank Laubach. Se ao menos lessem as obras citadas pelos entrevistado, encontrariam facilmente que o próprio Paulo contesta as escolas clássicas pedagógicas. E não tem nenhuma obra que apresente os seus pressupostos teóricos. Ninguém tem coragem de admitir que a escrita dos livros é um horror, sofrível! Como professores acadêmicos têm como referência em educação? É uma vergonha alheia! Não é à toa que presidentes ignorantes governam esse país.
Bom dia, Professor. A primeira vez que te vi foi nos vídeos da Nanda Guardian, um canal que sigo e o qual me fornece muitos temas para pensar. Depois da recente disputa pela prefeitura de São Paulo, agora em 2024, em que Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal encabeçaram as intenções de votos, me dei conta de que sou um semianalfabeto político no sentido histórico e estrutural (estou tentando resolver isto). O que tenho de formação são os pensadores da "Análise do Discurso", em particular Foucault e Althusser. Sendo totalmente averso ao "voto útil", no primeiro turno iniciei com inclinação em votar na Tábata Amaral devido ao discurso em favor da educação. Assisti aos debates do primeiro turno, vi matérias e entrevistas com os candidatos e por fim acabei votando na Marina Helena devido à maturidade e visão macro e micro econômica. Ela teve 1,38% dos votos. Não importa. Da entrevista à Playboy em 1979 até as eleições de 2002, "Lula-lá" demorou duas décadas para se concretizar. O que tenho de conhecimento do método Paulo Freire é o construtivismo, com a utilização de palavras da realidade do indivíduo e significação da palavra, não apenas decodificação das letras. Assim, por exemplo, a palavra "casa" não é apenas a figura de uma construção com paredes e teto, mas pode significar "pátria natal" para um soldado em guerra que quer "voltar para casa". Me desculpe, de cabeça não sei mais nada sobre o método Paulo Freire. Mas sei que o discurso dele não é neutro. Palavras são importantes. Contextualização histórica (na qual o senhor tem muito mais propriedade que eu), também. Assisti a "Game of Thrones" duas vezes. Torcia por Tyrion Lannister. Na primeira vez que assisti, odiei o final. Na segunda, amei. O próprio Tyrion argumenta que Bran Stark é a pessoa ideal para governar porque ele tem em si a memória de todas as histórias do reino. Fez sentido pra mim. Me lembro do senhor dizer sobre si mesmo: "De formação sou formado em direito, sou advogado de formação. E de hobby, já há mais de 30 anos eu estudo história". Bom, somos colegas de hobby. Você "sênior", eu "iniciante". Agora... Imagine se nós trocarmos/traduzirmos uma certa palavra quase ininteligível para quem não tem dados históricos por "Nacionais Socialistas" da Alemanha das décadas de 1930/1940? Saber que "pródigo" não é alguém "arrependido" pode mudar muita coisa. Um abraço. Obrigado pelo conteúdo.
Se baseou no trabalho do missionário Frank Laubach, o Alfabetizador das Américas que veio ao Brasil na década de 1950 para o um grande plano de alfabetização no Brasil. Não existe mais nenhum documento sobre este evento.
"Círculos de Cultura" faz parte do método Paulo Freire. O Prof. Anthony Wright poderia ter explorado mais sobre *como* é essa metodologia educacional para sabermos se faz sentido. O Patrono trabalhava especialmente com Educação de Jovens e Adultos, contexto específico brasileiro, que não se olha nem com políticas públicas e nem a partir de construção de escolas além dos CIEJAs. Vygotski não é contestado pelos brasileiros e trazem das mesmas fontes a própria metodologia.
Temos que concordar que ninguém melhor do que PAULO FREIRE para ser patrono da Educação no Brasil, um país que já está ficando atrás da Bolívia em termos de nível educacional de sua população. Vejo e ouço moças russas e de outros países com quatro anos de Brasil falando português melhor do que pelo menos quarenta milhões de brasileiros, que não sabem sequer conjugar corretamente um verbo regular usual do dia-a-dia. Lastimável.
Sempre bom ouvir as duas ou muitas versões sobre um fato. Importante saber mesmo quais os resultados. O atacante é ótimo, mas não faz gol, o piloto é excelente mas não ganha corrida, o advogado tem cursos no exterior, mas perde quase todas as causas e por aí vai. Então quais os resultados práticos e positivos do Paulo Freire? Parece ter poucos ou nenhum.
Sou professor de musica e de alfabetização , trabalho em escola municipal de sp capital , eu já questionei oa colegas que nunca vi alguém que alfabetizou crianças pelo metodo , teve exito o metodo com o trabalhadores rurais em Anjicos RN , que realmente teve sucesso , mas na escola o que a gente vê é os professores citando o tempo todo , mas repito e o uso da metodologia ? Não acontece de fato .
Esse livro mostra claramente que a alfabetização com adultos não tinha essa finalidade. Era "politizar" os adultos. O jornalista que escreveu o livro em várias passagens deixa isso bem claro. Alfabetizar era apenas um pano de fundo. E ainda tem vídeo no TH-cam com alguns desses alunos de como essa educação libertadora foi tão significativa. Leia o livro, tem ele em PDF disponível por aí..Têm poucas páginas. E é uma prova documentada que o método não funciona.
Há um tempo para mostrar o sucesso da pedagogia de Paulo Freire, davam como exemplo a sua aplicação no ensino em Portugal. É absolutamente ridículo, nunca o metodo Paulo Freire foi posto em prática em Portugal, muito longe disso. No final da ditadura em Portugal realmente os níveis de analfabetismo em Portugal era gritante, por isso foi necessário colocar em prática um plano de alfabetização para adultos em horários pós laborais, mas nunca foi nem perto, colocado em prática o método defendido por Paulo Freire, foram adoptados métodos do ensino regular que tiveram bastante êxito que permitiram em em ano lectivo os alunos adquirissem conhecimento equivalente ao 4⁰ ano de escolaridade, e permitia acesso aos 5⁰ e 6⁰ anos que preparam os alunos para o ensino médio. Em cerca de 8 anos, salvo erro, uma pessoa analfabeta adquiria os conhecimentos necessários para se candidatar a uma faculdade sem qualquer dificuldade.
Minha mãe me alfabetizou em casa.Quando entrei na escola já tinha pleno conhecimento da língua portuguesa e da aritmética aos 5 anos de idade ;isso em 1958. Achava a escola um tédio, naquele momento eu já sabia tudo aquilo que estava sendo apresentado.
SE ELE É O PATRONO , ENTÃO NÃO PRECISA NEM ESTUDAR MUITO A SITUAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO E PORQUÊ OCUPA AS ÚLTIMAS COLOCAÇÕES NAS AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS.
Pois é para um país cujo patrono da educação Paulo Freire era antes de tido um político comunista, pode se ver aí as consequências lamentáveis dessa é outras situações, inclusive na política, o que dirá das gerações editadas de lá pata cá com a metodologia de infortúnios por eterna desgraças...
No interior do RN o método é aplicada em larga escala por educadores formados na década de 80 e 90, e que hoje são multiplicadores, diretores e coordenadores de escola, lamentável.
@@saletedefatimadeascencaome6467 *UM FRACASSO , UM ABSURDO A QUELE SENHOR MUITO MAL SE EXPRESSAVA* *A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO* ////////////////////////////// *SO PELO TITULO , A *LIXEIRA E O DESTINO DA BOSTA* *UM FRACASSO , UM FRACASSO* 🦓🐎🦓🐎🐎🐎🦓🐎🦓🐎🦓🤔🐎🐎🐗🇦🇴🇦🇲🇦🇴🇦🇲🇦🇴🇦🇲🤩🤩🤔
Pequeno detalhe sem importância! Valorizei muito mais a pesquisa que ele fez e o fato de trazer muito esclarecimento sobre o engodo que foi esse tal Paulo Freire!!
quem colocou Paulo Freire como patrono da educação foram 100% dos políticos... pois é mais fácil colocar a culpa em outro do que em si mesmo... fala pra mim o nome de um politico que faz algo pela educação do país?
O que sei é que esse metodo foi criado por um americano oara ser aolicado nas Filipinas Ele apenas copiou Mas é uma merda e nao serve para alfabetizar nada
@@ronaldogollo8462 Eu já trabalhei em escolas estaduais (sp) e particulares...Quando vc questiona um professor da rede publica, que o estado usa esse método para a avaliação dos alunos e mostra os resultados negativos desse método. Eles questiona dizendo , que o método esta distorcido na rede publica. Eu não vejo as melhores escolas particulares usar o metodo Paulo.F, e desconheço colégios particulares bons usar esse método .
@@ronaldogollo8462realmente, em contrapartida as escolas cívico militares em sua maioria são públicas, interessante, sem contar que um método parecido e usado na Finlândia, considerado um país modelo em educação.
Os projetos de Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC nas Universidades e Institutos Federais são aplicações diretas da Pedagogia do Oprimido na prática. Formam professores para comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas e campesinas. Os módulos costumam ser de imersão em que os alunos kermanecem no campus por 30 dias com dedicação exclusiva no projeto.
Aprenda a falar inglês com 50% de Desconto até dia 14/02: edzz.la/C8AAC?a=59946485
Marcelo Andrade, uma entrevista com a Katia Simone Benedete, seria excelente para se colocar os holofotes no livro dela ( A Falácia Socioconstrutivista" )
Senti falta dos materias citados no vídeo.
Para mim o verdadeiro patrono da educação é o Pierluigi Piazzi. Se suas ideias fossem aplicadas no Brasil, o país teria o melhor sistema educacional do mundo.
Padre Pavoni merecia ser patrono da educação.
Pierluiggi foi um excelente professor, igual a muitos do seu tempo. Apenas teve mais divulgação.
@@Giscpb37 Concordo em parte, pois até o professor Marcelo usou os estudos do Pierluigi no método LEEER.
Joaquim concordo com você. Maravilhoso.
Em minha opinião, o verdadeiro patrono da Educação deveria ser São José de Anchieta (o Apóstolo do Brasil), os Jesuítas são os pioneiros da educação no Brasil.
Com certeza é 1000x melhor!
Gostei demais do vídeo! A explicação foi perfeita. Sou professora aposentada e conheci, na prática, o estrago causado, não só aos alunos como à Educação, pelas ideias desse "gênio"!
Quais estragos e por qual metodologia? Não sou esquerdista. Mas gostaria de saber pra poder ter como defender esse ponto de vista
@@PunkolaBoladao Eu vivi essa experiência desastrosa; não formei minha opinião ouvindo falar sobre Paulo Freire. Vi de perto a decadência da Educação em decorrência de uma influência nefasta.
@@ledamenezesdealmeida5403 cara não tem nenhuma lógica isso, o Brasil nunca aplicou a metodologia freiriana, vc só falou e não explicou o que. Me diz onde ela foi aplicada, de q forma e como ela deu errado. Estudo na USP, uma universidade q segue por excelência algumas aplicações da metodologia e é a melhor universidade da América latina. O que explica o fracasso?
@@PunkolaBoladao O fracasso é resultado de vários fatores que deram uma "guinada" no processo de ensino. Um aluno chegar à 5ª série sem saber ler ou escrever seria suficiente para explicar o fracasso da Educação?
Eu vi isso acontecer diante dos meus olhos e foi chocante!
@@ledamenezesdealmeida5403 Paulo freire ensinou pessoas adultas lê e escrever em poucos meses, uma metologia que tem respalda de sucesso internacional vide a Alemanha q aplica sua metodologia pra ensinar alemão a estrangeiros! Então não tem como culpar um cara q foi considerado o patrono por um governo, mas nunca foi ministro da educação. A sua metodologia nunca foi aplicada nas escolas brasileiras. Só isso. Temos q culpar os verdadeiros culpados, e não um cara morto q não pode se defender ou mostrar se vc está certo ou errado.
eu sinto que chega a ser assustador esse negócio com o Freire. sou de universidade pública e durante a pandemia tinha uns eventos online sobre pedagogia. num deles era apenas sobre o citado e a galera falava dele com uma alegria, um amor. mas era tudo muito vazio tbm e não tinha uma justificativa pros elogios. era um negócio muito doido
Você fez uma observação, que também percebo no universitário perto de mim, pelo pessoal da educação. Existe um fanatismo em relação a figura de Paulo Freire, e o comportando do pessoal ultrapassa a linha do histerismo.
Sim no curso de letras área de humanas na Universidade Estadual do Pi o Paulo Freire reina e todos os profs tem ele como um rei é como se só existisse ele e eu achava meio chato mas as vezes até era ludibriada pela maneira como os prof o endeusaram eu acabava reproduzindo e o triste é verdade que aqui no Pi a educação praticamente toda é guiada por esse pensamento
Durante a pandemia teve eventos sobre ele em comemoração pelo centenário de nascimento.
Mas as pessoas realmente não conhecem, não o estudam.
Mas o que quer saber? Pergunta que te respondo.
Faça como minha prima que hoje tem 35 anos apenas, e é professora da rede Estadual com duas matrículas (pedagoga e professora de Letras Português), faz quando vão falar de Paulo Freire do lado dela.
Estude sobre outros educadores importantes e suas ideias, critique veementemente o Paulo Freire, para quando algum idiota tentar colocar ele na prateleira que ele nunca chegou a estar, se ter argumentos inteligentes que botem os idiotas nos seus devidos lugares.
Quando ela cita outros grandes educadores como o Professor Marcelo Andrade, Pierluigi Piazzi e alguns outros, esse povo FICA TUDO CALADO, pq 1% deles não conhecem outros educadores importantes a não ser a bosta do PAULO FREIRE.
Claro que não preciso dizer nada que boa parte dos professores colegas dela a odeiam, né ? rsrs...mas sinto um orgulho enorme de compartilhar para que outras pessoas busquem conhecimento e possam aprender a bater de frente com essa escória que afunda nossa educação.
@@marcospaulo4619 isso aí é meio complicado pq vc fica virando um inimigo velado na escola e fica passivo de sanções pq infelizmente é assim. Quanto a argumentos, n há muito o que dizer pq a própria obra do Freire é serve como o básico pra refutá-lo. Pura ideologia. E não duvido tbm que a maioria que o defende nem o leu. Só repetem jargões
Minha esposa fez um curso preparatório para presta concurso de professora, o curso foi montado por um grupo de professores conhecidos daqui de Guarulhos, alguns desses professores só focavam em doutrinar suas ideologias esquerdistas, uma professora fazia questão de dar aula online com retrato do Lula e Paulo Freire na parede, camiseta do PT e boné do MST... Quando vi não acreditei, tamanha falta de profissionalismo e doutrinação escancarada, isso num curso particular e pago. Era muito forte o conteúdo ideológico, ensinando que o professor não pode ter em mente o sexo da criança pq não existe mais menino ou menina, inclusive se menino quiser por vestido tem que deixar... E claro, não faltou aula de "todes" e suas variantes... E coisas mais do tipo. Absurdo como conseguiram minar a educação e as crianças ja são influênciadas desde cedo, imagino o que será o futuro...
Manda o nome do curso para eu pesquisar aqui, fiquei interessado.
Bom depoimento!!
Tira dessa escola, por Deus!
Sou pedagogo e, tenho certeza dessa militância nojenta no meio da educação brasileira. Sofri e sofro na pele quando discordo das ideias de Freire.
Realmente é assustador o resultado de tanta desinformação. E Paulo freire tinha que ser definitivamente banido dos a ais da história, porque nada acrescentou, só confundiu a mente dos influenciaveis e analfabetos esquerdistas.
Urge o Brasil se libertar das "narrativas" de Paulo Freire! Elas não tiveram eficácia nem aqui, nem fora do Brasil. Aponte-me uma se souber. Parabéns pela entrevista. 🙏🇧🇷🙏
Bell Hooks
Acho um absurdo falar mal de Paulo Freire ,vcs de direita não gostam de pessoas inteligentes gostam de ignorantes burros que não pensam , por isso são todos gados.
USP, melhor universidade da América latina tem um conceito de ensino completamente baseado na metodologia freiriana
@@PunkolaBoladaokkkkkkkk
Quais países aplicam o método Paulo Freire?
O Centro Paulo Freire Finlândia é um espaço dedicado à discussão da obra do escritor brasileiro. Há também centros de estudos semelhantes em outros países como África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.. Freire é estudado em universidades americanas, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo. De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, na Inglaterra, o livro fundamental da obra do educador, 'Pedagogia do Oprimido', escrito em 1968, é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo. Para especialistas em educação ouvidos pela BBC News Brasil, entretanto, a raiz da controvérsia em torno da pedagogia de Paulo Freire não é sua aplicação em si - mas o uso político-partidário. Isto é suficiente ou quer mais. Só falam mal de Freire que não tem capacidade de chegar aos pés dele.
Li o "Pedagogia do oprimido", duas vezes porque não conseguia entender, e assim lia e relia o parágrafo até entende e seguir adiante, para uma aula na faculdade o professor, sindicalista "diga-se de passajem", e na aula disse que o achava redundante e que muita coisa poderia ser resumido em poucas palavras e o professor me perguntou quase a mesma coisa: "Quem é você para criticar Paulo Freire?" Cheguei em casa indignada e li novamente, "Será que perdi alguma coisa?". Afinal até o Bechara tomou na tarraqueta numa aula de gramática comparada, e quando peguei de novo durante a aula verifiquei que minha colega não entendeu direito a proposta do autor. Tentei falar com ela, porém, ela foi super rude. Pensei: "Não quer assumir que errou.", e como toda a turma estava inflamada contra ele, Bechara, que quer ser perfeito, mas não era, cai na espiral do silêncio.
Voltando! Li novamente "Pedagogia do oprimido", voltei ao sofrimento inicial, ô livro mal escrito, MEU SENHOR BOM DEUS!! Novamente, não compreendi a proposta de "educação" o qual o professor afirmava que tinha, procurei uns vídeos na internet para vê se algum me ajudava. O 1º que vi era de uma tal Constantino, que já começava dizendo "se você não entendeu "Pedagogia do oprimido" não se preocupe você não é um idiota o livro é ruim mesmo". Então, o mundo novamente se abriu para mim, eu não era de esquerda, porque só sendo muito jegue para acreditar nessa ladainha.
Logo, sou muito grata a esse Rodrigo Constantino, pois depois do vídeo dele veio outros que falavam a mesma coisa, e na real: NADA ALI, "Pedagogia do oprimido", TRAZIA UMA PRÁTICA CLARA PARA A VIDA REAL.
E o vídeo do Constantino trouxe outras histórias, e filosofia... E O CÉU SE ABRIU PARA MIM QUE COMECEI ALI MINHA ALFABETIZAÇÃO E COMPREENSÃO POLÍTICA: POR MAIS QUE EU NÃO GOSTASSE OU ME IMPORTASSE COM QUEM IRIA ME ROUBAR PELOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS EU DEVERIA TER UM POSICIONAMENTO CIENTE: "É ISSO QUE QUERO OU DEVO ACEITAR PARA MINHA VIDA?"
Eleição posterior: Bolsonaro ou ... . Sei que ele errou muito, mas só sele NÃO ter roubado foi tão bom. Ao meu ver faltou marketing para suas declarações iniciais e MALÍCIA para tratar com as respostas dos comunas.
Que bom ler um comentário como esse. Concordo plenamente.
É por tudo isso que nossa educação está essa maravilha....
Perfeito 😃👏👏👏
Dizem que a Pedagogia do Oprimido é uma parte da obra, se não o antes é depois, vai continuar assim. Embora eu acredite que muito do que ele escreveu não se aplica ao que se vê hoje.
e engraçado o professor falar que quem é voce para criticar. Já que, segundo paulo freire, a educação deveria ser no dialogo
Não há metodologia, apenas narrativas de conflitos.
existe sim, chama-se letramento. eh uma merda, mas existiu
Me parece adequada para o Brasil, e temos frutos, só olhar o reflexo da nossa sociedade.
@@brunovasconcelosmontoni9706esse "letramento" não tem fundamentação teórica alguma. Isso é uma balela repetida aos quatro ventos na verdade um plágio descarado do método de Frank Laubach. Paulo Freire difundiu muito mais uma ideologia do que um método pedagógico original.
@@tlt345letramento é metodologia da OCDE, nada a ver com Freire. E falar que é plágio de Leubach é delírio puro. Ontologia e epistemologia totalmente distintas
Esse comentario mostra que tu é um idiota e não entendeu nada da pedagogia do Freire.
Por ter esse sujeito como patrono é que nossa educação é o que é
A única coisa da esquerda que faz real sentido é por ele como patrono da educação brasileira.
A educação no Brasil sempre foi cara, desrespeitosa e uma bosta.
Enquanto o Brasil não conseguia nem ter uma usina metalúrgica, a Rússia já tinha fortalezas voadoras (aviões gigantescos e que atingiam alturas tão avantajadas que nem os radares da época não detectavam).
O Brasil persegue até aos autodidatas.
Como um lugar assim pode progredir e ter paz?!
Só dementes do pt, que são apaixonados por Paulo Freire.
Pior, são as figuras que batem do peito, dizendo ter sido professores: Guilherme Boulos, Fernando Haddad, Benedita da Silva... infelizmente a lista é longa!
Sim, um pior do que o outro.
A situação da Educação Brasileira é a prova de que Paulo Freire é uma fraude.
Mas do ponto de vista revolucionário, Paulo Freire é um sucesso total, pois cumpriu a missão de destruir nosso sistema de ensino.
Ou um grande canalha.
Educação se aprende em casa. A escola ensina. O problema é a falta de investimentos na educação e também que o brasileiro não gostar de aprender, ele vai pra escola assistir aula e não aprender.
Exatamente @@xiglinia
Fraude são as elites financeiras brasileiras que mantem a eucação publica nesse nivel.
Sou pedagoga e sei bem o que é este senhor. Quem leu de verdade os livros dele sabe que são ruins e em nada ajudam o educador.
Não sou fã de Freire.
Mas, ele tem suas qualidades.
Ele humanizou a educação e os educadores.
Meus professores da rede pública eram intragáveis, eles eram arrogantes e cruéis, até nos mínimos comentários.
E nem por isso "passavam a matéria", eram horríveis, mal educados e não conseguiam passar o "conteúdo programático".
Até uma porcaria de um livrinho - porque a matéria era bem menor na época - eles não conseguiam terminar de passar a matéria mínima.
Em suma, a escola pública costuma estar abaixo de tudo que conhecemos, seja em testes, seja em urbanidade.
Tornaram professores "amiguinhos" dos alunos, não que devessem ser inimigos. Mas acabou o respeito entre professores e alunos. As ideias desse político que era amississimo do Lula prega a formação de militantes revolucionários e não de cidadãos para o futuro próspero do Brasil. Vide o plano macabro da educação para os próximos dez anos, é só ideologia, fala pouco de matemática, física, química ou biologia, a palavra mais repetida é "gênero"!
Você aí de cima deve ter sido um(a) aluno(a) terrível de educar.
@@ArmandCury substitua HUMANIZAR por ESTRAGAR! Ficou na mesma. A educação só piora. Não há disciplina.
Imagina que a educação é o maior transformador. Principalmente pra quem é pobre. Esse lixo só condenou os pobres à pobreza.
Parabéns aos envolvidos.
Tenho 55 anos, meus professores eram ótimos! Mesmo depois de sermos aprovados na 3.a série do fundamental, nos era exigido sabermos interpretacão de texto e fazer conta de multiplicar é dividir por 2 números, mediante exame.Ai de chagar uma reclamação dos professores ao ouvido dos nossos pais.
Me lembro de uma aula de pós graduação em docência do ensino superior, em que o professor contestou o método Paulo Freire, e grande parte dos pedagogos que assistiam a aula, causaram a maior confusão, foi como uma ofensa pessoal, "uma heresia", eles adoravam o "patrono".
logo eles, que falam que paulo freire defende dialogo
@@cris0910ablediálogo entre eles, a esquerda.
Porque como disse o detestável Mauro Iasi: "ao direitista um bom paredão, uma boa bala, uma boa cova nenhum diálogo"
O seu comentário é perfeito, porque ele usa exatamente a palavra correta, "heresia". Uma definição de "heresia" é: "teoria, ideia, prática etc. que nega ou contraria a doutrina estabelecida (por um grupo)". Ou seja, uma heresia católica é uma afirmação que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja, por exemplo. Ofende as pessoas que carregam essa crença, porque pra elas essa doutrina é pessoal, é parte da identidade cultural delas, então uma crítica vai ser sempre levada pro lado pessoal, é mais do que uma mera crítica racional. Nossas universidades públicas, e a academia em geral, adoram se dizer como grandes defensoras da "ciência" e do racionalismo, mas a verdade é que por décadas elas foram completamente aparelhadas e se tornaram a hegemonia de um pensamento único, que é muito similar a uma religião, embora uma religião secular: o marxismo, em todas as suas formas e vertentes. A imensa maioria dos professores e pedagogos (e a área de humanidades como um todo, em geral) são formadas dentro desse pensamento, e sua visão de mundo é derivada desses dogmas, eles nunca foram ensinados a criticar isso, muito pelo contrário, abraçam integralmente e enxergam o mundo por esse filtro, já que ele de fato cumpre na mente da pessoa o mesmo papel que uma religião tradicional ocupa, que é o de explicar o mundo, os mistérios da existência e qual a maneira correta de viver a vida, dentre outras coisas. Figuras como Paulo Freire são de fato vistas como figuras messiânicas, como verdadeiros profetas dessa fé. Então é claro que quando alguém o crítica, na frente deles, eles não são capazes de ver isso como uma crítica racional e parte de um debate acadêmico e científico, e sim como uma ofensa pessoal, uma "heresia", porque é isso mesmo que causa neles, a sensação de um ataque pessoal em algo sagrado e imaculado.
Ptista adorar idiotas é normal. Esse Paulo Lixo Freire é um criminoso. Assassinou e assassina ate hj, a formação das gerações. Um canalha, escroto, mal caráter, hiócrita tal qual os adoradores do marxismo.
Muita gente doutrinada sofrendo de dissonância cognitiva.
Uma pessoa que prega que pai é opressor e filho é oprimido e que professor é opressor e aluno é oprimido, não pode ser considerado um educador e sim, um destruidor da educação.
Doris, qual o livro de Paulo freire onde está fala de Paulo freire? Gostaria de ler.
Paulo Freire..ícone da desordem nas escolas..
@@SoniaTissot-q8mPaulo Freire não era educador ele era político comunista, ensinou o ódio e desavenças ao MST. Aí tem o resultado da violência e invasão de propriedades privadas.
@@SoniaTissot-q8m
Pesquise pra ver se está na Pedagogia do Oprimido (1987). Não estou afirmando, não li, mas pode ser que esteja lá a resposta.
Falou muito bem suas palavras destroem qualquer argumento dos pseudos professores feito nas coxas
ou seja o "patrono da educação" também foi um FANFARRÂO!
É. Só que mal intencionado e com olhos na mudança do regime político.
.
Ou NÃO É ISSO QUE "ESQUERDARALHOS" QUEREM?
Igual quem o defende
Ele é tipo uma grávida de Taubaté
ESQUERDISTA SI GOSTA DE FARRA É RUIM DE TRAMPO😂😂😂😂FOI NO CINEMA 😢😢😢😅😅😅😅
A educação de São Paulo não teve nenhuma revolução quando ele foi secretário
Paulo Freire formou- se em advocacia e militou na esquerda tornando -se um ideólogo da área da educação sem ter formação específica para tal.
As pessoas que defendem Paulo Freire não conhecem Paulo Freire😢
Isso, ou não têm inteligência e compreensão para ver que esse indivíduo NÃO FOI UM INTELECTUAL, NÃO FOI PROFESSOR DE ALGO ÚTIL, VERDADEIRAMENTE SINCRONIZADO COM O QUE SE FAZ E SE PENSA NUM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO...!!! Paulo Freire NUNCA FOI "patrono" da Educação, mas da DESEDUCAÇÃO, do ATRASO MENTAL, DA "COISA ULTRAPASSADA E PREJUDICIAL", da FILOSOFIA FRACASSADA APLICADA A PESSOAS IGNORANTES E INCAUTAS, SEM CAPACIDADE E SEM HONESTIDADE PARA ANALISAR O QUE ELE PROPUNHA E DEFENDIA.
Pois é. Paulo Freire (1921- 1997) ensinou, em como transformar cada colégio em uma fábrica de esquerdopatas.
As pessoas nem o defendem. Só ficam repetindo as frases e chavões dele. Nem o conhecem
Nem as que o odeiam.
Também são todos analfabetos
Gostei do rapaz. Educado, inteligente, moderado. Precisamos de mais pessoas como ele.
Educador de verdade é o Professor Marcelo Andrade.
Pena que nessa nação não valorizamos esses verdadeiros educadores.
Paulo Freire era um esquerdopata.
Educador ? O cara que relativiza inquisição e escravidão?
Contextualiza, não relativiza@@joaohebert1300
Lambe saco...não falha 😂😂
Craitura, vai se internar numa faculdade de verdade, ou procurar um analista. Seu problema pode estar nesses duas opções.
@lufeal287 Se esse vídeo era mentiroso, ele só podia estar elogiando os comunistas, então.
Sou professor e afirmo, a educação brasileira é a pior do mundo.
então comece a trabalhar direito pra melhorar a qualidade da educação. Onde eu dou aulas a educação é nível top 2% do pisa.
Com o MEC, o que você queria?! DEUS que me livre e guarde!
Com o sistema do MEC e outros erros da educação pública, a gente pensa se as teorias da "conspiração" não estariam certas...
Porque é tanta falha que parece que a regra é a falha...
@@ronaldogollo8462kkkkkk... Maranhão? Kkkkk...
@@Narciso41 São Paulo, mas estou falando da escola.. Se souber pesquisar, veja no relatório do INEP as escolas que tem os alunos top 2% do PISA..
@Vania-bg8muse está querendo usar sua amostra como sendo representante da realidade total brasileira fico com dó de seus alunos, já que não sabe direito como se faz ciências.
Prof Marcelo, gostaria de sugerir uma análise da escola federal chamada Instituto Federal, antiga CEFET!
Trabalho em uma unidade, e é triste de ver o estrago social que essa escola vem fazendo nos alunos. Imagino que a rede pública e estadual também mereçam atenção, mas dói em meu coração ver a metamorfose satânica que essas escolas causas nos alunos.
Abraços. Parabéns pelo trabalho
É o mec, a escola é obrigada a desinformar
Há muitos anos é assim na escola pública, infelizmente.
Os pais vão ter que tomar as rédeas da educação.
Estão destruindo a juventude neste país.
@Aprendendo😔😔😔sempre-hd1es
@@samuel69110😢😢😢
Boa, denuncia sim, vergonhoso isso nas nossas escolas😮
Agradeço muito! Máscara caindo!!!! Bom trabalho!!!!
🌻🖤🇧🇷🖤🌻 Ainda em luto!
Eu só queria saber o que precisa fazer para ser patrono da educação de um país. Pelo visto é não ter feito nada, pq Paulo Freire chegou lá sem fazer absolutamente nada...
Antes fosse verdade, que Paulo Freire ( 1921 - 1997 ) nada tivesse feito, na vida.
Muito pelo contrário, Paulo Freire fez uma ampla obra, que basicamente consistiu em como transformar cada colégio, em uma fábrica de esquerdopatas.
Seja comunista, que você tem chance!
Precisa de milhares milhões de carroças prós jegues
Se filiar ao PT , depois ser guru do Lula , defender Che Guevara , viajar com tudo pago pelo partidão pelo mundo ,fingir que deu aulas ,quando na verdade deu algumas palestras e se convidar para ir a faculdades , que claro vão lhe receber ,afinal você foi indicado por algum Deputado ou Senador ou até Presidente , pede umas fotos , saia nas primeiras capas dos jornais ( esquerdistas ) , traga de volta uns títulos ( daqueles que não tem relevância nenhuma por quem te dará ) pronto !!! Está formado ,mais um Patrono de alguma coisa 😮
Aham nada... vai estudar!
Um argumento muito usado à favor do Freire é que ele é citado em x países. Então, eu falava "Ok, mas QUAIS desses países de fato usam o tal método dele?". E outra: o cara é patrono da educação, mas não pode ser culpado de nada em relação a isso....meio confuso né?🤔
Finlândia, não concordo com toda teoria dele, mas a direita burra do Brasil pega os textos prontos do ZAP e nem sequer conhece bosta nenhuma
Eu li esse livrinho muito antigo chamado 'As 40 horas em Angico, uma experiência pioneira de educação' escrito por um jornalista chamado Carlos Lyra, descrevendo toda a jornada do grupo de professores no interior do Rio Grande do Norte para alfabetizar adultos em 40 horas. O interessante é que o livro demonstra claramente que o objetivo desse projeto não foi atingido e talvez nem fosse alfabetizar adultos, objetivando muito mais fins ideológicos, "politiza-los"(algo que o autor nem disfarçou em seus comentários no livro). O livro citado 7:43
Lógico que não foi atingido: a Natureza não dá saltos!
OS COMUNISTAS SÃO TERRÍVEIS E CRUÉIS
SÃO NOGENTOS
Muito esclarecedora a palestra. Paulo Freire, um pedagogo sem pedagogia. Pobre educação brasileira. O pior secretário da Educação do Município de São Paulo. Era um preguiçoso. Não gostava de trabalhar.
Tentei ler coisas do Paulo FREIRE. Simplesmente é totalmente impossível. Não sei como alguém dá atenção pra uma pessoa assim. Só quem adquiriu a dissonância cognitiva.
Impossivel é a sua burrice.
Concordo!!!!
Eu me sentia burra demais na faculdade pois tentei ler pedagogia da autonomia mas não entendi nada e ainda parei no meio. 😂😂😂
Achei chato, redundante, mil palavras que poderiam ser resumidas em uma simples frase. E vou falar hein, não fez diferença na minha formação pedagógica. Na labuta da sala de aula de escola pública só eu e Deus sabemos os incêndios que apagamos pra ter o resquício do mínimo em aula.
Tu não entendeu nada de Paulo Freire, que não ensinou um metodo, mas algo que vai alem disso! A sua cognição que é muito baixa.
O Brasil está nos últimos lugares no ranking mundial da qualidade de educação, efeito Paulo Freire.
@lufeal287 deixe de cinismo. Ou vai ver o seu raciocínio pode ser "curto" mesmo. Não são necessários séculos para a educação de um povo evoluir. Ou ser estragada, como o PF conseguiu, por ter sido adotado por sucessivos governos canhotos.
Fica difícil atribuir a culpa da educação para uma pessoa que não teve nenhuma experiência como ministro da educação brasileira, é como atribuir a vc a culpa do Brasil ter perdido a copa sem vc nunca ter na vida a oportunidade de ser treinador da seleção brasileira isso é mesmo que atribuir a culpa a paulo freire vc gostaria de ser acusado pelo fracasso na copa?
@lufeal287Vc trabalha em alguma escola ou CEI?
@@brasilpolemico7262 então podemos dizer: o método do PF é falho, já que os governos, durantes duas décadas, o utilizaram e atualmente é notório que não funcionou OU a culpa é o do Estado, que por ser incapaz de implementar com eficácia, não conseguiu pôr em prática o método PF? Só que esse mesmo método e educador é celebrado como uma "sumidade" em educação, mesmo eu outros países. Sobre a comparação com ser treinador da seleção Brasileira para uma copa do mundo, o que tem a ver? Pelo que me consta, o PF é exaltado e visto como ícone. E o brasileiro comum, por acaso, tem o alcance do PF? Menos, parça, menos...
Onde está na minha frase que estou acusando o Paulinho? Culpados são aqueles que utilizam pensamentos de um sujeito que sequer tem formação em pedagogia, e que é seguidor de um regime QUE NÃO DEU CERTO EM LUGAR ALGUM DO PLANETA, na educação brasileira. Esse é o verdadeiro golpe CONTRA O PAÍS, não contra quem quer que seja, já que vem sendo aplicado desde 86/87. O estado em que se encontra a nossa educação não acontece em 4 ou 8 anos, mas em 30 anos ou mais.
Que bom aparecer uma pessoa para descrever o caráter de Paulo Freire. O Educador que faz de conta.
Paulo Freire é do mesmo estilo de Dilma e do Nove Dedos. Hoje dá para entender em quem a esquerda brasileira se inspira para falar. Algumas frases dele, enigmáticas, confusas estão na Internet para o povo ler, e ninguém consegue entender mesmo. Absurdo. Não dá para entender como o país celebrizou um cara como esse e o colocou como patrono da educação nacional.
Vi cestas de livros oferecidos na porta de uma livraria famosa em Buenos Aires. Vendidos por 2 pesos cada. Aproximadamente 50 centavos de real na época. Perguntei, por quê tão barato? O vendedor respondeu, ninguém quer.
Hahahhahhaha
KKK boa ! Lixo Comunista quem quer ??? só serve para os Esquerdopatas ficarem alimentando as psicoses que lhes é própria !!!
Sou pedagogo de formação e com pós graduação. Sequer foi dito uma palavra sobre Paulo Freire nas duas faculdades. Pelo que dizem sobre ele: acho que não foi perdido nada.
Foi testado em algumas turmas na Europa e foi logo posto de lado.
É mentira nem no Brasil conseguiram aplicar é uma farsa total
Pode ter certeza que a branca Alves da caminho suave e o Mauricio de Souza alfabetizaram muito mais gente no Brasil que esse Paulo Freire
Excelente corte!
Esclarecedor para aqueles que não gostam de ler!
👏👏👏👏👏👏👏
LIVRO : DESCONSTRUINDO PAULO FREIRE ....
AUTOR : THOMAS GIULLIANO .
" A ESCOLA PÚBLICA é um dos piores ambientes que existem para a formação MORAL , FÍSICA , SOCIAL , POLÍTICA , PSICÓLOGICA e INTELECTUAL da infância e da juventude " ......
BRASIL = somos uma colônia iletrada .
Em quatro anos, o Cloroquina, nada fez, para melhorar a educação no Brasil.
A escola pública comunista não é ruim. Na realidade ela está aí para destruir a superestrutura. Só é ruim para quem tem uma boa educação.
1 e 2 . São excelentes!
@@elianexisto331333³
E tu conhece uma escola onde esse método tenha sido implantado tal qual se diz?
Sou de 1981, então estudei na escola municipal de São Paulo na época da Erundina, foi nessa época que começou a implementação do ciclo escolar, um verdadeiro caos na educação, e o resultado é alunos que não sabem nem o básico.
O querido Anthony tem feito um trabalho incrível no Farol da Fé. Conheça o projeto!
Até que enfim um título digno da verdade... Sou educadora desde 2012, iniciei na educação infantil e hoje estou na educação fundamental e nunca engoli as ideias freirianas... Como alguém pode usar essas ideias para a base da educação?
Por isso q os jovens brasileiros então na situações degradante: um patrono comunista, imoral e insano.
Por quê imoral?
Como dizia Pierluigi Piazzi, educadores são os pais. Os demais são professores. Também dizia que os conceitos de Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vigotsky destruíram o ensino no Brasil. Saudades do grande professor.
Qualquer um q trabalha, estuda ou é formado na área de educação sabe q todo conteúdo q lemos e estudamos, seja a PCN, PNE, etc, em algum momento vai aparecer essa desgraça, e muitas vezes colocado como uma forma de "opção final", como se todas as metodologias pedagógicas seriam apenas um meio pra desaguar nessa porcaria.
Graças a Deus tive 3 filhos que o estudo básico foram na escola pública e ouviram muito desse sujeito irrelevante até do herói Guevara,mas por informações certas nenhum seguiu esta ideologia política que hoje está pior ainda
A muito tempo muitos mentem!! O pior foi o silêncio daqueles que sabiam da verdade…
Boa tarde. Vamos escrever direito. Para mencionar tempo passado, usa-se HA.
@@geraldomagela4626
Há (acentuado)... Vamos escrever direito.
Isso 😅😅😅😅😅.
@@celiacruz3121- kkkkkkkkkkkkkk ... mta burrice alguém querer corrigir e fazer errado ... kkkkkkkkkkk
É um insulto colocar Paulo freire como patrono da educação brasileira,esse é o motivo da degradação e evasão nas escolas públicas!!!
Paulo Freire era um estudante de Canabis 😅😅😅😅
Faz sentido!😂😂😂😂😂😂😂
DAÍ, VAI ACHAR A CABAÇA DO PULO FREIRE
Até hj os professores, em sua grande maioria, é alienado em relação a esse impostor, mentiroso.
Prof. Olavo de Carvalho colocou Paulo Freire no seu devido lugar, ou seja, num patamar abaixo de merda.
Inclusive o Olavo escreveu um atrigo onde ele falou de gente que trabalhou com ele que o criticou.
😂😂😂😂😂😂😂
Olavo de Cadáver acreditava que a terra é plana....um bosta...
Excelente colocação, o problema é que esse merda ajudou a construir os 51% de jegues "encantáveis" que fuderam o futuro do país.
Se ele fez isso, então ele acertou, Paulo Freire foi menos que merda mesmo.
Quando o Paulo Freire usou a palavra oprimidos, já caracterizou política. Política não se mistura com educação.
Educação contemplação da verdade, se você não educar visando a verdade então você não um educador. @lufeal287
SE PAULO FREIRE FOSSE BOM, NÃO SERIA ÍDOLO DA ESQUERDA.
😂
Resumiu tudo!!!kkkkkkkkk
PERFEITO !
Fato! 👏
GENIAL!!
Sou professor!! Se tem uma coisa que eu nunca concordei foi com as ideias de Paulo Freire! Só vi verdades em tudo o que foi falado! Um viés totalmente político, utilizando a educação para propósitos partidários.
NINGUEM é alfabetizado em 40 hs, isto é pura fraude. Ja trabalhei em uma escola EJA com professores bem formados e empenhados, depois de quadro meses os alunos mal sabiam assinar o nome e ler palavras soltas com dificuldade
Ele se enganou. Foram 45 dias.
@@marcosffontes alfabetizar e trabalho de uma vida se for método Paulo papo furado nem na eternidade o sujeito se alfabetiza
Paulo Freire chegou onde chegou por fidelidade partidária porque a obra dele, mesmo do ponto de vista técnico, é risível.
* *Esse Paulo Freire virou patrono da educação porquê a kenga da Dilma era presidente com o PT no poder ficou fácil*
😅😅😅👏👏👏
Kenga😂😂😂😂😂
Ele foi secretário de educação e não levou o método adiante
eu não conhecia a historia do cidadão, embora sempre tive minha dúvidas quanto educador. fiquei muito satisfeito com esta explicação, e agora sei quem é Paulo Freire.
Não 7:05 sei porque esta fixação em Paulo Freire. O método dele nem foi aplicado no Brasil. Só houve uma experiência no nordeste. Procurem se atualizar. Quem conhece um pouquinho de história sabe que o descalabro da educação brasileira é o resultado de politicas educacionais cujo foco era apresentar "bons resultados". Isto, a custo da qualidade do ensino e com a complacência dos acadêmicos das grandes faculdades de educação.
Parabéns pelo conteudo, ganhou mais um inscrito.
Padre Anchieta deveria ser nosso patrono da Educação
Concordo amigo!
Fundador do estado de São Paulo
Verdade!
KKK ! aquele que contaminou e por tabela també matou milhares de indios com a a sua gripe trazida da Euroa?
🤮🤦🏻
De fato a "Pedagogia do oprimido" oprime. É como a Parábola do "rei sem roupa" para agradar todos diziam "que roupa linda".
O arquiteto da autopiedade e do coitadismo... teve a oportunidade de demonstrar sua incompetencia😅😅!
Coitado é tu! que não sabe que é um zé ninguem.
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 Parabéns pela maturidade! voce ataca uma pessoa por ela ter uma opinião diferente da sua? o julga mesmo sem conhecer, não sabes nem quem é o rapaz. É exatamente por existir pessoas como voce que o Brasil está nessa merda! E o ironico é essa frase que voce colocou no seu perfil vir de voce. 😄
@@hendrywmoura9116 Eu ataco patifes, canalhas, a escoria da podreextrema direita.
Exposição fantastica. Parabéns!
Sou educadora, e nunca aceitei ele como patrono da educação
Excelente entrevista,
Eu fiz quatro períodos de pedagogia em uma instituição privada.
Infelizmente não aguentei terminar um curso lavrador e chato.
Como é que um país elege um cara como esse Paulo Freire como “patrono da educação”????? PELAMORDEDEUS!!!
O rapaz é filho do Leonardo, grande lateral esquerdo do Flamengo e da seleção em 94? Deve ser bom de bola pra caramba, além de manjar de "pedagogo" comunista.
Realmente, eles se parecem mesmo, apesar de que eu lembro mais do Leonardo atuando como meia armador (inclusive chegou a usar a camisa 10 no São Paulo e no Kashima Antlers).
Verdade,, ele passou a jogar no meio campo. Acho que até foi essa sua posição na Copa de 94 - não na lateral como falei (na lateral era o Branco, se não me engano). Acho que jogou no Milan também.
Parreira foi inteligente e muitos reservas da seleção de 94 executavam duas ou três funções. Ele levou Leonardo e Marzinho que jogavam tanto na lateral como meias defensivos ou de criação. Parreira levou seis atacantes com esse arranjo tático moderno, dois desses atacantes podiam jogar no meio também ( Paulo Sérgio, Viola e até o jovem Ronaldo fenômeno@@@bolapromatoqueejogodecampe8718
GOSTEI DOS SEUS RESUMOS, PODERIA DISPONIBILIZA-LOS ?
Em pesquisa rápida, poderão ver que quase nenhum professor brasileiro leu, pelo menos, uma obra desse pseudointelectual ou sabe o nome-título delas!
este senhor ai que parece nao ter lido
@@tiagorezende1098Além de não terem lido, não conseguem explicar o tal método paulo freiriano que na verdade não existe!! É um plágio de um educador missionário chamado Frank Laubach. Se ao menos lessem as obras citadas pelos entrevistado, encontrariam facilmente que o próprio Paulo contesta as escolas clássicas pedagógicas. E não tem nenhuma obra que apresente os seus pressupostos teóricos. Ninguém tem coragem de admitir que a escrita dos livros é um horror, sofrível! Como professores acadêmicos têm como referência em educação? É uma vergonha alheia! Não é à toa que presidentes ignorantes governam esse país.
Parabéns pelo vídeo
Coitado do país que um patrono da educação chamado de "Paulo Freire".
Muito muito muito bom!!!
Obrigado!!!
Excelentes informações!!!!
Um coveiro da Educação.
Bom dia, Professor. A primeira vez que te vi foi nos vídeos da Nanda Guardian, um canal que sigo e o qual me fornece muitos temas para pensar. Depois da recente disputa pela prefeitura de São Paulo, agora em 2024, em que Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e Pablo Marçal encabeçaram as intenções de votos, me dei conta de que sou um semianalfabeto político no sentido histórico e estrutural (estou tentando resolver isto). O que tenho de formação são os pensadores da "Análise do Discurso", em particular Foucault e Althusser. Sendo totalmente averso ao "voto útil", no primeiro turno iniciei com inclinação em votar na Tábata Amaral devido ao discurso em favor da educação. Assisti aos debates do primeiro turno, vi matérias e entrevistas com os candidatos e por fim acabei votando na Marina Helena devido à maturidade e visão macro e micro econômica. Ela teve 1,38% dos votos. Não importa. Da entrevista à Playboy em 1979 até as eleições de 2002, "Lula-lá" demorou duas décadas para se concretizar. O que tenho de conhecimento do método Paulo Freire é o construtivismo, com a utilização de palavras da realidade do indivíduo e significação da palavra, não apenas decodificação das letras. Assim, por exemplo, a palavra "casa" não é apenas a figura de uma construção com paredes e teto, mas pode significar "pátria natal" para um soldado em guerra que quer "voltar para casa". Me desculpe, de cabeça não sei mais nada sobre o método Paulo Freire. Mas sei que o discurso dele não é neutro. Palavras são importantes. Contextualização histórica (na qual o senhor tem muito mais propriedade que eu), também. Assisti a "Game of Thrones" duas vezes. Torcia por Tyrion Lannister. Na primeira vez que assisti, odiei o final. Na segunda, amei. O próprio Tyrion argumenta que Bran Stark é a pessoa ideal para governar porque ele tem em si a memória de todas as histórias do reino. Fez sentido pra mim. Me lembro do senhor dizer sobre si mesmo: "De formação sou formado em direito, sou advogado de formação. E de hobby, já há mais de 30 anos eu estudo história". Bom, somos colegas de hobby. Você "sênior", eu "iniciante". Agora... Imagine se nós trocarmos/traduzirmos uma certa palavra quase ininteligível para quem não tem dados históricos por "Nacionais Socialistas" da Alemanha das décadas de 1930/1940? Saber que "pródigo" não é alguém "arrependido" pode mudar muita coisa. Um abraço. Obrigado pelo conteúdo.
Se baseou no trabalho do missionário Frank Laubach, o Alfabetizador das Américas que veio ao Brasil na década de 1950 para o um grande plano de alfabetização no Brasil. Não existe mais nenhum documento sobre este evento.
"Círculos de Cultura" faz parte do método Paulo Freire. O Prof. Anthony Wright poderia ter explorado mais sobre *como* é essa metodologia educacional para sabermos se faz sentido. O Patrono trabalhava especialmente com Educação de Jovens e Adultos, contexto específico brasileiro, que não se olha nem com políticas públicas e nem a partir de construção de escolas além dos CIEJAs. Vygotski não é contestado pelos brasileiros e trazem das mesmas fontes a própria metodologia.
Temos que concordar que ninguém melhor do que PAULO FREIRE para ser patrono da Educação no Brasil, um país que já está ficando atrás da Bolívia em termos de nível educacional de sua população. Vejo e ouço moças russas e de outros países com quatro anos de Brasil falando português melhor do que pelo menos quarenta milhões de brasileiros, que não sabem sequer conjugar corretamente um verbo regular usual do dia-a-dia. Lastimável.
Sempre bom ouvir as duas ou muitas versões sobre um fato. Importante saber mesmo quais os resultados.
O atacante é ótimo, mas não faz gol, o piloto é excelente mas não ganha corrida, o advogado tem cursos no exterior, mas perde quase todas as causas e por aí vai.
Então quais os resultados práticos e positivos do Paulo Freire?
Parece ter poucos ou nenhum.
Sou professor de musica e de alfabetização , trabalho em escola municipal de sp capital , eu já questionei oa colegas que nunca vi alguém que alfabetizou crianças pelo metodo , teve exito o metodo com o trabalhadores rurais em Anjicos RN , que realmente teve sucesso , mas na escola o que a gente vê é os professores citando o tempo todo , mas repito e o uso da metodologia ? Não acontece de fato .
Esse livro mostra claramente que a alfabetização com adultos não tinha essa finalidade. Era "politizar" os adultos. O jornalista que escreveu o livro em várias passagens deixa isso bem claro. Alfabetizar era apenas um pano de fundo. E ainda tem vídeo no TH-cam com alguns desses alunos de como essa educação libertadora foi tão significativa. Leia o livro, tem ele em PDF disponível por aí..Têm poucas páginas. E é uma prova documentada que o método não funciona.
pois é
Excelente comentário sobre a criação dos mitos políticos!
Aqui em Niterói, existe um colégio enorme particular, chamado Paulo Freire.
Não ponho minha filha lá de jeito nenhum...
Esse Zé Ninguem aí é o famoso quem?
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 não importante como você. Sou uma pessoa comum. Mas posso dizer o que eu penso .
Parabéns, só falou verdades !!!
Há um tempo para mostrar o sucesso da pedagogia de Paulo Freire, davam como exemplo a sua aplicação no ensino em Portugal.
É absolutamente ridículo, nunca o metodo Paulo Freire foi posto em prática em Portugal, muito longe disso.
No final da ditadura em Portugal realmente os níveis de analfabetismo em Portugal era gritante, por isso foi necessário colocar em prática um plano de alfabetização para adultos em horários pós laborais, mas nunca foi nem perto, colocado em prática o método defendido por Paulo Freire, foram adoptados métodos do ensino regular que tiveram bastante êxito que permitiram em em ano lectivo os alunos adquirissem conhecimento equivalente ao 4⁰ ano de escolaridade, e permitia acesso aos 5⁰ e 6⁰ anos que preparam os alunos para o ensino médio.
Em cerca de 8 anos, salvo erro, uma pessoa analfabeta adquiria os conhecimentos necessários para se candidatar a uma faculdade sem qualquer dificuldade.
Minha mãe me alfabetizou em casa.Quando entrei na escola já tinha pleno conhecimento da língua portuguesa e da aritmética aos 5 anos de idade ;isso em 1958. Achava a escola um tédio, naquele momento eu já sabia tudo aquilo que estava sendo apresentado.
Deveriam varrer as ideologias das escolas e universidades públicas.
Falando pura verdade!!!!👏👏
SE ELE É O PATRONO , ENTÃO NÃO PRECISA NEM ESTUDAR MUITO A SITUAÇÃO DO ENSINO BRASILEIRO E PORQUÊ OCUPA AS ÚLTIMAS COLOCAÇÕES NAS AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS.
Pois é para um país cujo patrono da educação Paulo Freire era antes de tido um político comunista, pode se ver aí as consequências lamentáveis dessa é outras situações, inclusive na política, o que dirá das gerações editadas de lá pata cá com a metodologia de infortúnios por eterna desgraças...
Obras sofríveis, li quase tudo!
Para mim, parece coisa de esquizofrênico ou verborragia de bipolar. Um texto hermético, pesado, sofrível mesmo.
@Aprendendosempre-hd1es 👏👏👏😅
No interior do RN o método é aplicada em larga escala por educadores formados na década de 80 e 90, e que hoje são multiplicadores, diretores e coordenadores de escola, lamentável.
Pode ter criado uma AURA nunca uma áurea.
O rapaz disse "áurea" 2 vezes seguidas.... A cada vez perdia mais credibilidade para mim... Rs.
2:02, aura e não "áurea", eu ia comentar e aqui está. Ficou esquisito sim.
@@saletedefatimadeascencaome6467
*UM FRACASSO , UM ABSURDO A
QUELE SENHOR MUITO MAL SE EXPRESSAVA*
*A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO*
//////////////////////////////
*SO PELO TITULO , A *LIXEIRA E
O DESTINO DA BOSTA*
*UM FRACASSO , UM FRACASSO*
🦓🐎🦓🐎🐎🐎🦓🐎🦓🐎🦓🤔🐎🐎🐗🇦🇴🇦🇲🇦🇴🇦🇲🇦🇴🇦🇲🤩🤩🤔
Pequeno detalhe sem importância!
Valorizei muito mais a pesquisa que ele fez e o fato de trazer muito esclarecimento sobre o engodo que foi esse tal Paulo Freire!!
Excelente para abrir os olhos dos professores.
quem colocou Paulo Freire como patrono da educação foram 100% dos políticos... pois é mais fácil colocar a culpa em outro do que em si mesmo... fala pra mim o nome de um politico que faz algo pela educação do país?
Parabéns mestre Paulo Freire, deixou um grande legado.
Tô na metade do vídeo e até agora não sei quem é o entrevistado e quem é o entrevistador.
Como diz o luso ditado: ... pede a Deus que ...
não acho que algum deles seja o entrevistador, acho que é aqueles podcast que chamam 2 entrevistados pra conversar
Excelente reportagem nota mil
O que sei é que esse metodo foi criado por um americano oara ser aolicado nas Filipinas
Ele apenas copiou
Mas é uma merda e nao serve para alfabetizar nada
Aprendeu isso no whatsapp? "Jenio"
Salvei para assistir again and again.
Engraçando que nenhuma escola particular usa esse método, é de conhecimento de todos, que escolas particulares são melhores que as publicas.
Na verdade esse método só é usado em escolas particulares e ongs. Eu mesmo trabalho com ele há 15 anos.
@@ronaldogollo8462 Eu já trabalhei em escolas estaduais (sp) e particulares...Quando vc questiona um professor da rede publica, que o estado usa esse método para a avaliação dos alunos e mostra os resultados negativos desse método. Eles questiona dizendo , que o método esta distorcido na rede publica. Eu não vejo as melhores escolas particulares usar o metodo Paulo.F, e desconheço colégios particulares bons usar esse método .
Não minta. Não existe o método paulo freire.
@@evertonbergman572 frase típica de quem nunca abriu um único livro dele e aprende as coisas por whatsapp.
@@ronaldogollo8462realmente, em contrapartida as escolas cívico militares em sua maioria são públicas, interessante, sem contar que um método parecido e usado na Finlândia, considerado um país modelo em educação.
Muito boa a exposição. Gostaria de ter acesso às fontes citadas
Nossa nota no Pisa é... otima!😢
Os projetos de Licenciatura em Educação do Campo - LEdoC nas Universidades e Institutos Federais são aplicações diretas da Pedagogia do Oprimido na prática. Formam professores para comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas e campesinas. Os módulos costumam ser de imersão em que os alunos kermanecem no campus por 30 dias com dedicação exclusiva no projeto.
nao precisa ir nem dentro do metodo do cara! afirmar que vc alfabetiza um adulto em 40h EH PURA CHARLATANICE!