Jeová é um nome inventado?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 12 ก.ย. 2024
  • O nome de Deus representa seu caráter. Deus se faz conhecer por meio de seu nome.
    “E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido” (Êx 6.3).
    A Bíblia chama atenção para que o nome de Deus não seja tomado em vão.
    “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” (Êx 20.7).
    Chama, ainda, a atenção para que o nome de Deus não seja profanado.
    “E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor” (Lv 18.21).
    Link do Canal = www.youtube.com...
    Link do Site = www.icp.com.br
    E-mail = teologia@icp.com.br
    Temer a Deus é santificar seu nome.
    “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mt 6.9).
    Diversos vocábulos hebraicos são usados na Bíblia para identificar o verdadeiro Deus. Os nomes para designar Deus podem ser comuns ou exclusivos.Os nomes de Deus revelam sua natureza, suas obras e seus atributos. Considerando a importância do caráter para os personagens bíblicos, muitos tiveram seus nomes trocados, evidenciando, assim, uma junção entre o nome da pessoa e sua nova forma de vida.
    Os nomes comuns para identificar a Deus são: El, El Elyon, Elohim. Esses termos são aplicados tanto para Deus como para anjos, deuses falsos e até juízes do Antigo Testamento. Os deuses pagãos da antiguidade eram conhecidos por esse termo na língua da época, que também era usado em relação a Deus.
    El Berit (“Deus do pacto”): “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela” (Gn 31.13).
    El Olam (“Deus eterno”): “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento” (Is 40.28).
    El Ro’i (Deus que vê”): “E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” (Gn 16.13).
    El Elyon é também um termo comum para identificar a Deus, sendo que o mesmo é usado para governantes. Seu significado é “Deus Altíssimo”, e Melquisedeque adorava este Deus: “E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo” (Gn 14.19,20).
    Já o termo Elohim aparece no primeiro versículo da Bíblia: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).
    Vale ressaltar que o termo Elohim era usado da mesma forma tanto para os judeus quanto para os pagãos, com o diferencial de que quando os judeus usavam esse termo faziam para identificar apenas um Deus, ou seja, o verdadeiro Deus. Já os pagãos o usavam para todos os deuses que adoravam.
    Os nomes exclusivos para Deus são aquele empregados na Bíblia apenas ao Deus verdadeiro. O nome hebraico Shaday significa “ser poderoso, forte e potente”. Encontramos com freqüência esse vocábulo sendo empregado no Antigo Testamento na época dos patriarcas: “E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido”.
    Esse era um nome adequado para o período dos patriarcas, pois os mesmos deveriam saber que o Deus que os impelia para tal obra só podia ser o Deus Todo-Poderoso: “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1).
    Já o termo Adonay (“Senhor” ou “Mestre”) é um nome de Deus, e não simplesmente um pronome de tratamento. Os judeus evitam pronunciar esse nome porque entendem que ele é sagrado, o mesmo acontecendo com Yahweh. Leia mais... www.icp.com.br

ความคิดเห็น • 362