Dia 2 - Minicurso - Portugal e o Brasil, indivíduos de origem judaica, a Diáspora Judaica e Israel

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 27 พ.ย. 2024
  • Minicurso - Portugal e o Brasil, indivíduos de origem judaica, a Diáspora Judaica e Israel (séculos XII a XXI). Abordagem historiográfica.
    11 a 14 de Novembro de 2024, 9h-12h, UFPR (Curitiba), PPGHIS/UFPR, MHC, SH/DHEEAA/FLUC e G1/CEIS20/UC
    1. Questões epistemológicas, teórico-metodológicas e deontológicas - João Paulo Avelãs Nunes
    2. Da Idade Média ao final do Antigo Regime - João Paulo Avelãs Nunes
    3. Emancipação, integração e rejeição (1820-1919) - Avraham Milgram
    4. O período Entre Guerras - Avraham Milgram
    5. Segunda Guerra Mundial e Holocausto - Michel Ehrlich
    6. A criação do Estado de Israel e o período da Guerra Fria - João Paulo Avelãs Nunes
    7. O Pós-Guerra Fria - João Paulo Avelãs Nunes
    8. A actual conjuntura de crise de democracias e do multilateralismo - João Paulo Avelã Nunes
    Objetivos
    Visa-se divulgar conhecimento historiográfico, tanto quanto possível atualizado e objetivante acerca, por um lado, do modo como Portugal e o Brasil (sistemas políticos, aparelhos de Estado e sociedades civis - indivíduos de origem judaica incluídos) têm lidado, desde o século XII até hoje, com indivíduos de origem judaica, com a Diáspora Judaica e com Israel; por outro lado, da evolução da Diáspora Judaica e de Israel desde o fim do Império Romano do Ocidente até aos nossos dias.
    Bibliografia introdutória
    FRANCO, Manuela, “Judeus em Portugal”, MÓNICA, Maria Filomena e BARRETO, António (Coord.), Dicionário de História de Portugal. Suplemento, Porto, Livraria Figueirinhas, 1999, vol. 8, p. 314-324.
    EHRLICH, Michel, “Trauma, transmissão e (re)construção: memórias da Shoah na comunidade judaica curitibana no pós-guerra”, Aedos, vol. 11, 2019, p. 285-307.
    MILGRAM, Avraham, “Crypto-jews, sephardim, ashkenazim, and refugees from nazi Europe in early twentieth-century Portugal: together and apart”, Contemporary Jewry, 2020, p. 607-626.
    NUNES, João Paulo Avelãs, “Antijudaismo e antissemitismo moderado, em Portugal, nas décadas de 1930 e 1940”, SENKMANN, Leonardo e MILGRAM, Avraham (Eds.), Cultura, ideología y fascismo. Sociedad civil iberoamericana y Holocausto, Madrid, Iberoamericana Vervuert, 2020, p. 305-342.
    Dados curriculares
    Avraham Milgram
    Nasceu em Buenos Aires em 1951. Doutorou-se no Instituto de Judaísmo Contemporâneo da Universidade Hebraica de Jerusalém. Foi historiador do Museu do Holocausto do Yad Vashem e da Exposição do Pavilhão Judaico nº. 27 em Auschwitz. Reside em Israel desde 1973.
    Publicou, nomeadamente, Os judeus do Vaticano (1994) e Portugal, Salazar e os judeus (2010). Editou The Encyclopedia Among the Righteous Among the Nations (2010). É Co-Editor dos livros Em nome da fé. In memoriam de Elias Lipiner (1999), Ensaios em homenagem a Alberto Dines (2017), Cultura, ideología y fascismo. Sociedad civil iberoamericana y Holocausto (2020), Judeus no Brasil: história e historiografia. Ensaios em homenagem a Nachman Falbel.
    Michel Ehrlich
    Coordenador de História do Museu do Holocausto de Curitiba - onde já exerceu a função de Mediador Educativo - e Professor de História (QPM) da Rede de Ensino Básico do Estado do Paraná. Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição pela qual também é Graduado em História. Tem pesquisas nas áreas de usos do passado, negacionismos e revisionismos, memórias, Shoah, nazismo, autoritarismos, identidades e educação.
    João Paulo Avelãs Nunes
    É Professor Associado da Secção de História do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (SH/DHEEAA/FLUC) e Investigador Integrado do Grupo 1- História, Memória, Políticas Públicas do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (G1/CEIS20/UC).
    Trabalha com história e teoria da historiografia, história contemporânea e história do tempo presente, arqueologia industrial; divulgação da historiografia, didáctica da História e ensino da História, património cultural e museologia, cultura organizacional e diferenciação territorial, lazer e turismo de património cultural, jornalismo político e de património cultural.

ความคิดเห็น •