Batalha de Confete - Frevos de Rua (Os Melhores do Século) - Vol. 4
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 17 ธ.ค. 2024
- Frevo integrante do álbum FREVOS DE RUA / OS MELHORES DO SÉCULO / VOL. 4 - Gravado no Estúdio Somax em maio/2002. Lançado em 2002. Produção executiva de Luiz Guimarães. Direção musical do Maestro Duda. Arranjos do Maestro Duda, José Menezes, Clóvis Pereira e Edson Rodrigues. Interpretado pela Orquestra do Maestro Duda.
INTEGRAM O ÁLBUM:
01. Gostosinho - Nelson ferreira
02. Doidão - José Menezes
03. Alegria de Pompéia - Levino Ferreira
04. Quinho - Maestro Duda
05. Vale Tudo - Carnera
06. Bolachão - Edson Rodrigues
07. Cara Lisa - Maestro Duda
08. Frevo do Meio Dia - Carnera
09. Gavião - José Menezes
10. Batalha de Confete - Francisquinho
11. Perguntas e Respostas - Zumba
12. Clovinho no Frevo - Clóvis Pereira
13. Galo de Ouro - José Menezes
14. A Hora é Essa -Zumba
15. Porta Bandeira - Nelson Ferreira
16. Marcelinho no Frevo - Ivanildo Maciel
17. Sapeca - Jacob do Bandolim
18. Gostosura - Nelson Ferreira
19. Moreno Bom - Luiz Guimarães
Observação:
Esse canal não recebe monetização. Seu conteúdo, se monetizado pelo TH-cam, é em favor dos detentores dos direitos autorais das gravações.
A expressão "batalha de confete", é antiga e bem conhecida dos foliões!....As batalhas de confetes; eram feitas num passeio de carruagens, com as famílias fantasiadas, desfilando glamour, e jogando confetes, uns aos outros....Oficialmente, a primeira batalha de confete, ocorreu no carnaval do Rio de Janeiro, em 1906....Depois virou uma febre, e se espalhou pelas capitais!....Para homenagear essas carreatas, o mestre Francisquinho Araújo compôs então, esse frevo "Batalha de Confete", em 1958 -- que é considerada, a sua obra mais conhecida....( Walmir Dantas ).
Um frevo de rua, composto na forma construtiva tradicional desse gênero: duas secções bisadas e compactas; com perguntas e respostas, alternando assim; o devido descanso à embocadura dos metais e palhetas!....Um fato à lamentar: o compositor Francisquinho Araújo, assim como outros nascidos fora de Pernambuco; encontra-se esquecido pelos historiadores do frevo, por um único motivo: não ter nascido em Pernambuco -- é rir pra não chorar!....( Prof. Walmir Dantas).
Ele não nasceu em Pernambuco, mas criou-se em Sertânia, Sertão do Moxotó-ipanema, onde fez carreira como compositor, criou a Orquestra Marajoara, que teve como produtor e cantor Claudionor Germano, orquestra que foi destaque em todo o nordeste, ele orquestrava a seu modo , seus frevos-de -rua são de estilo próprio , sacudidos, vibrantes. Em Sertânia, ele foi também professor de musica, regente de banda marcial, comerciante e vereador. Compôs parcerias memoráveis com o poeta Waldemar Cordeiro, revelou nomes como Cristina Amaral, Flávio José , Walmar, Antônio Amaral, Anacleto Carvalho , Reginaldo Siqueira, Deodato, Lailton Araujo, entre tantos outros.
O motivo parece ser o fato de ter vivido no inteiror e ter na sua essencia frevistica, gestado um frevo sertanejo, sacudido e vibrante, como ele só e por isso distante da grande métropole.
"Batalha de confete" ( gravado originalmente pela Orquestra Oswaldo Borba, em 1958 ), é de autoria do músico clarinetista e "mestre de banda", Francisquinho Araújo ( 1924 - 1990 )!....Nascido na cidade de Teixeira - estado da Paraíba; Francisquinho mudou-se logo cedo com a família; para a cidade de Sertânia - PE; e assim, permanecendo até o fim....O mestre, é autor de outros frevos bem conhecidos; cito: "Voando Para a Lua" ( 1963 ); "Hugo no Frevo" ( 1949 ); Regressando ( ano? ); etc....( Prof. Walmir Dantas ).
Um dos mais belos frevos que já ouvi e toquei.
Autoria: Francisco Dias Araújo (Maestro Francisquinho)