Olá pessoal, muitas pessoas estão perguntando de onde veio a tabela do vídeo. Ela foi previamente calculada para este caso particular. Para ver direitinho como você mesmo pode construir a tabela e adaptar para seus usos, procure o nosso vídeo "Como calcular a perda de carga em tubulações", que lá tem tudo explicadinho! ;)
Excelência explicação professor nos seus vídeos , gostaria de aproveitar tirar uma dúvida na sucção é necessário de um manômetro? vejo instalações industriais só tem no recalque da bomba ..
Grato pelo elogio e pela pergunta, Roberto! Manômetros na sucção ajudam sim (podem ser vacuômetros em certos casos). è que, de modo geral, as alturas correspondentes ao recalque são muito maiores que as da suvção!
Obrigado pelo elogio, Gláucio! As variáveis consideradas nesse cálculo expedito já embutem todas as perdas de carga. Mas é claro que, se você quiser detalhar os cálculos, o resultado será mais preciso. Aqui no canal tem vídeos dedicados a esse detalhamento.
@@BloomConsultoria obrigado por responder, parabéns pelo excelente conteúdo do canal, a minha pergunta se deu pq recentemente me deparei com um cálculo de uma bomba de poço onde a sucção tinha um comprimento significativamente maior que o recalque.
Muito bom o vídeo. Professor poderia disponibilizar um link para download dessas tabelas? Ou pelo menos indicar a bibliografia qual foram extraídas? Preciso delas para meu projeto. Obrigado!
Muito boa explicação. Se o cano de 38mm estivesse ligado à base do reservatório de 10m^3, será que poderia usar uma bomba menos potente ou a pressão do líquido (água) compensaria essa perda ? Obrigado, abraços
Professor Marcos Viana, Bom dia. essa perda de carga tabelada ela é quando a tubulação é reta e sem joelhos ou curvas ? porque quando tem diferença de nível e não é predial e também tem joelhos e curvas teria que calcular a perda de carga ? Por favor responda o mais rápido possível.
Desculpe a demora. Somente hoje (porque hoje é sábado!) vi sua pergunta.As perdas de carga tabeladas pressupõem a existência de 1 entrada normal, 2 cotovelos 90°, 2 cotovelos 45° e uma saída de canalização, além do trecho reto. Para considerar a configuração que você quiser, fizemos dois vídeos: um sobre como determinar as perdas de carga e outro sobre como determinar o ponto de operação da bomba. Confira e me conte depois!
Para o projeto que estou fazendo meu orientador me disse que teria que considerar o comprimento da rede, no caso como eu teria que calcular essa perda de carga em relação ao comprimento da rede.
É um fator de conversão, para que o resultado saia em CV. Se você quer saber mais sobre potência de bombas e curte vídeo em inglês, pode me visitar clicando em: th-cam.com/video/IWIpIUakyew/w-d-xo.html Inscreva-se lá! Tem coisas que eu posto lá que eu não posto aqui e vice-versa!
Muito bom professor, consegui tirar as minhas dúvidas legal, só fiquei com uma dúvida a respeito da onde vem esse valor de 75 e 10000. Poderia me informar?
Muito boa explicação professor, passei vários dias pesquisando sobre dimensionamento de sistemas de recalque até que encontrei o seu material. A partir daí se tornou mais fácil...Porém meu caso é um pouco diferente do retratado no vídeo, pois se trata de drenagem urbana, com uma bacia de contribuição de 175.000m², preciso de uma vazão estimada de 800 L/s, o que por hora vai dar uma vazão de 2.880.000m³ pretendo usar bomba submersível, preciso vencer uma Hg=7,75m. Na tabela apresentada no vídeo só a vazão desejada só vai até 36m³, onde encontro uma tabela com vazão maior, para poder definir também o diâmetro interno recomenda e a perca conforme o diâmetro. Pode me ajuda? Parabéns pelo belo material!!!
Sr. Claudio, acredito que ja tenhas resolvido o problema, mas permita-me lhe corrigir, se são 800 l/s, então é 0,8m³/s, e multiplicado por 3600s/h, ficaria a vazão por hora de 2880 (m³/h), o erro foi relativamente grande, no mais. Tudo de bom.
Eu tenho outra fórmula do P P=(W*Q*Hman)/(75*η) Onde: P = potência do conjunto motor-bomba (cv); W = peso específico da água = 1000kg/m³; Qproj = vazão (m³/s); Hman = altura manométrica (mca); η = rendimento do conjunto motor-bomba
Certinho, Clever! You are clever! Este vídeo é para pessoas mais simples, que não sabem nada disso e precisam ter uma ideia rápida da potência da bomba deles.
Qual a vazão que você quer bombear? Dependerá disso...Resposta rapidinha? Pegue a vazão, em m³/s. Extraia a raiz quadrada. Em primeira aproximação, a resposta será o diâmetro...dado em metros!
preciso de um calculo para instalar uma bomba em aquecimento para piscina, para chegar a as placas vou usar cano 32mm, percorrerá 8 metros na horizontal e 8 metros na vertical, serão 24m² de placas coletoras, quantos CVs preciso na bomba?
Olá amigo, boa noite. para chegar em cavalo vapor não precisa de converter a vazão (Q) para m³/segundo? Pelo que entendi com esta fórmula o valor chegaria a 3,63*10^-4
Muito bom adorei a explicação o sr poderia disponibilizar as tabelas no meu e-mail ou aonde eu posso fazer o download muito obrigado e tenha um bom dia
Preciso retirar água do rio. Sucção=Altura 2m. Distância da bomba até a caixa = 200m. Desnível da bomba até a caixa = 4m. Altura da caixa = 6m. Não preciso de muita água. Qual deve ser o MCA da motobomba de um polegada?
Uma dúvida que não identifiquei no vídeo! O valor de 75 que está na formula é referente a que? Pois vi que 10.000 é o valor em m3 do reservatório e o Q mas o H, vc ensinou como calcula-los! Assim gostaria de saber de que se refere esses 75 da formula apresentada (PCV = "75" x Q x H / 10000)?
Em um sistema de recalque como o apresentado no vídeo, quando eu tenho dois diâmetro de tubulação diferentes (um diâmetros na sucção e outro diâmetro no recalque) a vazão máxima a ser considerada para o cálculo da potência da bomba será sempre a vazão na tubulação de recalque?
Desculpa, mas essa fórmula está errada. Para P(cv), Q(m3/s), H(m), para a água, fica assim: P(cv) = 1000 . Q . H / (75 . n) Onde n é o rendimento. Se usarmos a vazão Q em m3/h e H em metros, fica assim: P(cv) = 0,0039 . Q . H / n Lembrando que as bombas de pequeno porte geralmente tem rendimentos baixos, que variam de 30% a 50%. Acima disso apenas bombas de maior potência. A escolha final da bomba deve ser feita, de preferência, com a curva da bomba em mãos, que é fornecida pelo fabricante, procurando sempre um ponto de funcionamento situado no meio da curva, evitando os extremos. Desculpa a interferência, espero ter ajudado.
Temos miniaulas aqui no youtube. É só digitar bloomconsultoria. E temos cursos completos de hidráulica. Neste caso, o link é: bloomacademia.eadbox.com/ Grato pelo interesse!
É... a matéria é um pouco extensa... Temos um curso EAD sobre bombas e estações elevatórias. Vale a pena fazê-lo. Visite o site: bloomacademia.eadbox.com
O H da fórmula é: A perca de carga encontrado na tabela ,para as condições do tubo Ø 38mm e da vazão de 5 metros cúbicos por hora que é igual a = 0,071 vezes 70 m que é o comprimento da tubulação somado a 30 m que é a altura entre os níveis de água que ficará assim conforme os dados dessa bomba: H total= 70 x 0,071=4,97 altura de coluna 30 m + 4,97 = 34,97.
Vamos ver se dá para explicar em poucas linhas: a fórmula original é: P = (gama) QH/(75 x (eta)). Nesta equação, a vazão (Q) entra em metros cúbicos por segundo. Para entrar em metros cúbicos por hora, devemos incorporar a constante 3600 no denominador. Como (gama) vale 1000 kgf/m³ para a água, o 3600 do denominador se transforma em 3,6. Sai o (gama do numerador. Como estamos lidando com pequenas bombas, vamos assumir que o rendimento (eta) seja igual a 50% (eta = 0,5). 3,6 do denominador se transforma em 1,8 e o (eta) sai de cena. Quanto ao 75, vamos escrevê-lo no numerador e elevá-lo ao quadrado no denominador. 75 ² = 5625. Multiplicando este valor por 1,8 encontramos 10125. Arredondando: 10000. Deu para ententer? Puro algebrismo!
Boa noite tou precisando de uma dica por favor... Tenho um poço artesiano e preciso colocar uma bomba para levar água a 400 metros de extensão em linha reta e mesmo nível da bomba. para abastecer uma casa. Mais não sei qual a bomba corereta que consegue jogar água a essa distância, vc poderia me endicar um modelo ou potência que atenda minha necessidade por favor 👍
alguém pode me ajudar nessa questão.Por favor. calcule a potência de uma bomba d'agua de circulação (BAC) de uma torre de arrefecimento pertencente a uma sistema de ar condicionado central, e assinale a opção correta. dados vazão (Q) : 60 % m^3 / h Altura manométrica (Hm) : 20 m Rendimento do conjunto motor- bomba (n) : 50%
Esta é fácil! utilize a fórmula P (CV) = QH/(75 x rendimento), utilizando Q em litros por segundo. Sua vazão, 60 m³/h, equivalem a 16,7 L/s. Portanto: P = 16,7 * 20/(75 x 0,50) = 8,9 CV. Esta será a potência que a bomba puxará do motor elétrico. Provavelmente o engenheiro eletricista recomendará a utilização de um motor de 10 CV!
Mesmo se tivesse uma bomba de 1,31cv não poderia usar ela. Pq esse valor é exatamente a potência necessária, qualquer transiente hidráulico ia sobrecarregar a bomba, no entanto, se faz necessária um folga na potência.
Não entendi... golpe de aríete está entre os temas aos quais me dedico e sinceramente não vejo a relação. Além disto, motores elétricos têm seus fatores de serviço, que lhes permitem trabalhar com potências acima e abaixo de sua potências nominais, conforme você poderá verificar com um engenheiro eletricista.
Olá pessoal, muitas pessoas estão perguntando de onde veio a tabela do vídeo. Ela foi previamente calculada para este caso particular. Para ver direitinho como você mesmo pode construir a tabela e adaptar para seus usos, procure o nosso vídeo "Como calcular a perda de carga em tubulações", que lá tem tudo explicadinho! ;)
Parabéns professor.
Fabiano girben Oliveira
Explicação que não deixa dúvidas.
Parabéns
Obrigado, Jorge!
Essas informações me ajudou imensurávelmente. Eu estou instalando uma irrigação no meu sítio. Obrigado.
Excelência explicação professor nos seus vídeos , gostaria de aproveitar tirar uma dúvida na sucção é necessário de um manômetro? vejo instalações industriais só tem no recalque da bomba ..
Grato pelo elogio e pela pergunta, Roberto! Manômetros na sucção ajudam sim (podem ser vacuômetros em certos casos). è que, de modo geral, as alturas correspondentes ao recalque são muito maiores que as da suvção!
muito bom, só fiquei com uma duvida, e quanto a sucção? essa variavel não entra na fórmula?
obrigado.
Obrigado pelo elogio, Gláucio! As variáveis consideradas nesse cálculo expedito já embutem todas as perdas de carga. Mas é claro que, se você quiser detalhar os cálculos, o resultado será mais preciso. Aqui no canal tem vídeos dedicados a esse detalhamento.
@@BloomConsultoria obrigado por responder, parabéns pelo excelente conteúdo do canal, a minha pergunta se deu pq recentemente me deparei com um cálculo de uma bomba de poço onde a sucção tinha um comprimento significativamente maior que o recalque.
@@glaucioglaucio6490 Aí, Gláucio, a situação é bem diferente da mostrada na figurinha... você deve sim, se preocupar com a sucção!
Muito bom o vídeo. Professor poderia disponibilizar um link para download dessas tabelas? Ou pelo menos indicar a bibliografia qual foram extraídas? Preciso delas para meu projeto.
Obrigado!
Boa noite , muito bom o vídeo as informações estão muito claras.
Grato pelo comentário, Leo!
Seus vídeos são muito bons, obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
Obrigados nós! Não deixe de sugerir novos temas!
Muito bom
gosto do vosso curso da forma como explicam
Muito boa explicação. Se o cano de 38mm estivesse ligado à base do reservatório de 10m^3, será que poderia usar uma bomba menos potente ou a pressão do líquido (água) compensaria essa perda ? Obrigado, abraços
Parabéns pelo video, muito bem explicado!
Excelente explicação meus parabéns.
Que bom que agradou, Luis Oswaldo! Continue nos prestigiando!
Professor Marcos Viana, Bom dia. essa perda de carga tabelada ela é quando a tubulação é reta e sem joelhos ou curvas ? porque quando tem diferença de nível e não é predial e também tem joelhos e curvas teria que calcular a perda de carga ?
Por favor responda o mais rápido possível.
Desculpe a demora. Somente hoje (porque hoje é sábado!) vi sua pergunta.As perdas de carga tabeladas pressupõem a existência de 1 entrada normal, 2 cotovelos 90°, 2 cotovelos 45° e uma saída de canalização, além do trecho reto. Para considerar a configuração que você quiser, fizemos dois vídeos: um sobre como determinar as perdas de carga e outro sobre como determinar o ponto de operação da bomba. Confira e me conte depois!
Para o projeto que estou fazendo meu orientador me disse que teria que considerar o comprimento da rede, no caso como eu teria que calcular essa perda de carga em relação ao comprimento da rede.
De onde saiu os 75 da fórmula da Potência?
É um fator de conversão, para que o resultado saia em CV.
Se você quer saber mais sobre potência de bombas e curte vídeo em inglês, pode me visitar clicando em: th-cam.com/video/IWIpIUakyew/w-d-xo.html
Inscreva-se lá! Tem coisas que eu posto lá que eu não posto aqui e vice-versa!
Muito bom professor, consegui tirar as minhas dúvidas legal, só fiquei com uma dúvida a respeito da onde vem esse valor de 75 e 10000.
Poderia me informar?
10000 é tirado da conversão do peso exercido pela água com 1m3, e o 75 vem da conversão da potência usada em hp ao invés de Watt
Muito boa explicação professor, passei vários dias pesquisando sobre dimensionamento de sistemas de recalque até que encontrei o seu material. A partir daí se tornou mais fácil...Porém meu caso é um pouco diferente do retratado no vídeo, pois se trata de drenagem urbana, com uma bacia de contribuição de 175.000m², preciso de uma vazão estimada de 800 L/s, o que por hora vai dar uma vazão de 2.880.000m³ pretendo usar bomba submersível, preciso vencer uma Hg=7,75m.
Na tabela apresentada no vídeo só a vazão desejada só vai até 36m³, onde encontro uma tabela com vazão maior, para poder definir também o diâmetro interno recomenda e a perca conforme o diâmetro. Pode me ajuda?
Parabéns pelo belo material!!!
Sr. Claudio, acredito que ja tenhas resolvido o problema, mas permita-me lhe corrigir, se são 800 l/s, então é 0,8m³/s, e multiplicado por 3600s/h, ficaria a vazão por hora de 2880 (m³/h), o erro foi relativamente grande, no mais. Tudo de bom.
Eu tenho outra fórmula do P P=(W*Q*Hman)/(75*η)
Onde:
P = potência do conjunto motor-bomba (cv);
W = peso específico da água = 1000kg/m³;
Qproj = vazão (m³/s);
Hman = altura manométrica (mca);
η = rendimento do conjunto motor-bomba
acho q faltou embaixo 75*n*36000 senao fica grande...agora n sei o pq do 3600..
Certinho, Clever! You are clever! Este vídeo é para pessoas mais simples, que não sabem nada disso e precisam ter uma ideia rápida da potência da bomba deles.
Gostaria de saber, como calcular o tempo de enchimento da caixa d'agua?
Esse tempo é você que estabelece. Se for na sua residência, 1 hora seria ótimo, mas depende do tamanho dela!
Quero bombear água distância de 750 desnível de 30 m quero usar o motobomba gasolina qual você indicaria e a tubulação
Qual a vazão que você quer bombear? Dependerá disso...Resposta rapidinha? Pegue a vazão, em m³/s. Extraia a raiz quadrada. Em primeira aproximação, a resposta será o diâmetro...dado em metros!
No mínimo 7.000 l por hora
Olá, como calcular a vazão máxima (m³/h) de água para uma motobomba movida com motor diesel de 120cv?
Não faço ideia...
Se aplica o mesmo cálculo para bombas de esgoto submersas?
De onde veio essa fórmula??
O senhor desconsiderou o rendimento da bomba??
Parabéns pelo conteúdo?
Por que não é considerado o rendimento da bomba no cálculo da potência? Isso não seria mais correto?
Concordo
Trata-se de um vídeo bem simplezinho, para quem não estudou hidráulica. Existem vídeos sobre este assunto mais completo neste canal!
preciso de um calculo para instalar uma bomba em aquecimento para piscina, para chegar a as placas vou usar cano 32mm, percorrerá 8 metros na horizontal e 8 metros na vertical, serão 24m² de placas coletoras, quantos CVs preciso na bomba?
Olá amigo, boa noite. para chegar em cavalo vapor não precisa de converter a vazão (Q) para m³/segundo? Pelo que entendi com esta fórmula o valor chegaria a 3,63*10^-4
O cálculo deste vídeo é bem simplificado, para não técnicos. Existem vídeos a esse respeito no canal, bem mais elaborados!
Vocês tem cursos fora os do TH-cam?
Temos cursos na Bloom Academia. Digite: bloomacademia.eadbox.com/
Qual é a potência boa prá uma bomba de água?
Boa pergunta! É a que permitirá bombear a vazão que eu preciso contra a altura existente!
Muito bom!
Obrigado pelo elogio, Gabriel!
Adoreiii seu vídeo! Muitoo bom!!! Obrigada! Continue dando show de conhecimento!!!
Obrigado, Rydan! A ideia é tentar explicar de modo fácil!
Tenho um poço de 200 metros de profundidade, qual seria a potência da bomba. A vasão do poço é de 7.500 metros por hora
São 7500 m³/h? é um bocado de vazão...para responder a esta pergunta, precisamos calcular a altura manométrica correspondente! Grato pela pergunta!
Muito bom adorei a explicação o sr poderia disponibilizar as tabelas no meu e-mail ou aonde eu posso fazer o download muito obrigado e tenha um bom dia
Preciso retirar água do rio. Sucção=Altura 2m. Distância da bomba até a caixa = 200m. Desnível da bomba até a caixa = 4m. Altura da caixa = 6m. Não preciso de muita água. Qual deve ser o MCA da motobomba de um polegada?
Esse cálculo pode ser aplicado a qualquer tipo de bomba? pode ser aplicado a bomba helicoidal deslocamento positivo?
Não. Somente bombas centrífugas!
Boa noite como faço o cálculo pra usar uma bomba centrífuga em uma rotação média de 1200 rpm pra elevar a 300 metros distância e 50 a altura
Uma dúvida que não identifiquei no vídeo!
O valor de 75 que está na formula é referente a que? Pois vi que 10.000 é o valor em m3 do reservatório e o Q mas o H, vc ensinou como calcula-los! Assim gostaria de saber de que se refere esses 75 da formula apresentada (PCV = "75" x Q x H / 10000)?
75 é da fórmula
Muito bom
bem didatico!!!!
Obrigado, pessoal! A ideia é tentar explicar de modo fácil!
Excelente..vlw
Muito obrigado, Alex! Aceito sugestões.
Nesse caso, com o motor de 1,5cv, a nova vazão será de 5,30m3/h, e o tempo de bombeamento será de 1h44min.
Cálculo incompleto:
Eficiências da bomba e motor?
Em um sistema de recalque como o apresentado no vídeo, quando eu tenho dois diâmetro de tubulação diferentes (um diâmetros na sucção e outro diâmetro no recalque) a vazão máxima a ser considerada para o cálculo da potência da bomba será sempre a vazão na tubulação de recalque?
A vazão é a mesma, o que muda são as velocidades. Q=A.v
onde posso achar essas tabelas de perca de carga pela vazão e diâmetro interno?
Desculpa, mas essa fórmula está errada. Para P(cv), Q(m3/s), H(m), para a água, fica assim:
P(cv) = 1000 . Q . H / (75 . n)
Onde n é o rendimento.
Se usarmos a vazão Q em m3/h e H em metros, fica assim:
P(cv) = 0,0039 . Q . H / n
Lembrando que as bombas de pequeno porte geralmente tem rendimentos baixos, que variam de 30% a 50%. Acima disso apenas bombas de maior potência. A escolha final da bomba deve ser feita, de preferência, com a curva da bomba em mãos, que é fornecida pelo fabricante, procurando sempre um ponto de funcionamento situado no meio da curva, evitando os extremos.
Desculpa a interferência, espero ter ajudado.
Sr.Roliver me tira uma duvida por gentileza. Como eu consigo descobrir o valor do redimento? no caso o N.
@@linconlreal5382 datasheet do equipamento
O senhor pelo calculo deve ser engenheiro como eu. Então sabe que existe mais de uma teoria de calculo hidráulico. Correto?
Desculpe a interferência. Espero ter ajudado
@@linconlreal5382 o rendimento da motobomba, se não tiver na etiqueta, procure na internet, no site do fabricante.
Estou com uma duvida, o sr calculou com tubulação de 38, e se a bomba de 1.5 cv não tiver essa saida de agua, como devo proceder. Obrigado.
Tem uma peça chamada redução. Instalada ao contrário, funciona como ampliação!
E as perdas caso hajam conexões, exemplo: joelhos com ângulo de 90 graus?
Sao calculadas com auxílio de outras tabelas, e soma com essa perda de carga que ele encontrou.
Ahpa! Fiquei caladinho só pra ver se a Samy sabia... e sabe! Parabéns, Samy!
Olá preciso saber q motor a combustão usar para uma bomba de 7.5 CV dois estágio a me 2275v
Boa noite. nessa formula o senhor não considerou os 5% de perda de carga das conexões? estou meio confuso nessa parte.
Está embutido nos cálculos!
Para melhor detalhamento, sugiro que você assista outros vídeos de nossa série, que detalham tudo, passo a passo.
o quê faço para ter acesso a todas vossas aulas?
Temos miniaulas aqui no youtube. É só digitar bloomconsultoria. E temos cursos completos de hidráulica. Neste caso, o link é:
bloomacademia.eadbox.com/
Grato pelo interesse!
Professor, por favor a onde eu encontro essa tabela (potencia dos motores), poderia me informa?
Em sites de fabricantes de bombas. Tente, por exemplo, no da motores weg!
Bom dia como que eu faço calculo de bombeamento numa distancia de 25 km em linha reta sendo 5metros cubicos por horas?
É... a matéria é um pouco extensa...
Temos um curso EAD sobre bombas e estações elevatórias. Vale a pena fazê-lo. Visite o site:
bloomacademia.eadbox.com
Bom dia, não ficou claro pra mim uma coisa, o que é o H da fórmula?
É a altura manometrica total? Ou seria o comprimento total da tubulação ?
O H da fórmula é: A perca de carga encontrado na tabela ,para as condições do tubo Ø 38mm e da vazão de 5 metros cúbicos por hora que é igual a = 0,071 vezes 70 m que é o comprimento da tubulação somado a 30 m que é a altura entre os níveis de água que ficará assim conforme os dados dessa bomba: H total= 70 x 0,071=4,97 altura de coluna 30 m + 4,97 = 34,97.
De onde as tabelas utilizadas no vídeo foram retiradas?
Nós as fizemos.
Você não usa a Eficiência da Bomba e nem a Eficiência do Motor para calcular o CV?
Não neste cálculo preliminar! É só para se ter uma ideia da potência!
Professor, boa tarde , como explicar esses valores de 75 e 10000 na equação?
Vamos ver se dá para explicar em poucas linhas: a fórmula original é: P = (gama) QH/(75 x (eta)). Nesta equação, a vazão (Q) entra em metros cúbicos por segundo. Para entrar em metros cúbicos por hora, devemos incorporar a constante 3600 no denominador. Como (gama) vale 1000 kgf/m³ para a água, o 3600 do denominador se transforma em 3,6. Sai o (gama do numerador. Como estamos lidando com pequenas bombas, vamos assumir que o rendimento (eta) seja igual a 50% (eta = 0,5). 3,6 do denominador se transforma em 1,8 e o (eta) sai de cena. Quanto ao 75, vamos escrevê-lo no numerador e elevá-lo ao quadrado no denominador. 75 ² = 5625. Multiplicando este valor por 1,8 encontramos 10125. Arredondando: 10000. Deu para ententer? Puro algebrismo!
Falto a referencia bibliográfica
quantas bombas eu preciso para suprir uma POTÊNCIA de 26500 CV com o fator de segurança 1,2
Qual é a vazão e a altura manométrica de seu problema?
Boa noite tou precisando de uma dica por favor... Tenho um poço artesiano e preciso colocar uma bomba para levar água a 400 metros de extensão em linha reta e mesmo nível da bomba. para abastecer uma casa. Mais não sei qual a bomba corereta que consegue jogar água a essa distância, vc poderia me endicar um modelo ou potência que atenda minha necessidade por favor 👍
Hola buenas tardes, De la ec potencia bomba
ph = Q*H/ 75*n,
donde:
Ph; (hp)horse Power
Q (L/s)
H:metros
n:%
¿Quisiera saber de donde sale ese 75?
It is a relationship between horsepower and kgf.m/s. Blame it on "horsepower"!
Conversão de unidades!
o 75 já é da formula.
onde encontrou os "75" ?
é da fórmula.
alguém pode me ajudar nessa questão.Por favor. calcule a potência de uma bomba d'agua de circulação (BAC) de uma torre de arrefecimento pertencente a uma sistema de ar condicionado central, e assinale a opção correta.
dados vazão (Q) : 60 % m^3 / h
Altura manométrica (Hm) : 20 m
Rendimento do conjunto motor- bomba (n) : 50%
Esta é fácil! utilize a fórmula P (CV) = QH/(75 x rendimento), utilizando Q em litros por segundo. Sua vazão, 60 m³/h, equivalem a 16,7 L/s. Portanto:
P = 16,7 * 20/(75 x 0,50) = 8,9 CV. Esta será a potência que a bomba puxará do motor elétrico. Provavelmente o engenheiro eletricista recomendará a utilização de um motor de 10 CV!
Me passa esse material de aula.
Esse vídeo é muito rápido,
Deveria explicar mais lentamente.
como faço para te manda Croc??
você tem linkedin? Procure Marcos Rocha Vianna e anexe para mim!
Mesmo se tivesse uma bomba de 1,31cv não poderia usar ela. Pq esse valor é exatamente a potência necessária, qualquer transiente hidráulico ia sobrecarregar a bomba, no entanto, se faz necessária um folga na potência.
Não entendi... golpe de aríete está entre os temas aos quais me dedico e sinceramente não vejo a relação. Além disto, motores elétricos têm seus fatores de serviço, que lhes permitem trabalhar com potências acima e abaixo de sua potências nominais, conforme você poderá verificar com um engenheiro eletricista.
Essa vai ser a minha maior vigarice.
Formula de potencia de bomba errada...
altura geometrica 30m , extensão 70m entendi nada
Acredito que ele tentou ser mais realista, pois a tubulação em um prédio, dá muita volta.
Gostaria das fontes das tabelas usadas, enviei um e-mail.
O meu é criss.clemens@gmail.com
Gratidão
Respondido!
Tá tudo errado isso ai... O correto é pegar um balde e levar a água ate completar .kk
Muito bom!!!
Obrigado 😃