Quando Joel fala que na Era Medieval "abrir uma empresa era pecado" ele está sendo anacrônico. É verdade que havia uma condenação medieval ao lucro, mas não era ao modelo de empresas que surgiram na Revolução Industrial, pois essas não existiam antes desse acontecimento. A condenação ao lucro era ao que chamaríamos hoje de "agiotas", ou seja, Cristãos que emprestavam dinheiro a outros Cristãos e lucravam cobrando juros.
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
@@ritaaraujobrasil mas quem garante que o seu pensamento não está baseado num PENSAMENTO IRRACIONAL que de forma arbitrária e ilusória tenta impor através da própria vontade e capricho?
Nossa é muito verdade isso, você conseguiu exprimir em palavras a sensação q eu tinha ao ouvir ele falando, pena q n tem muita relevância isso Pq é só a característica da personalidade dele, n dá pra julgar muito a veracidade do q ele diz baseado nisso mas vc foi muito cirúrgico agr kkkk
sempre que ele fala é num tom de deboche e superioridade intelectual, sem falar das interrupções, teve uma hora que o yago meio que teve que reivindicar o direito de concluir o argumento...
Isso ficou nítido quando ele repetia o "fica em casa" como se fosse um mantra. Daí me aparece a empregada dele no fundo vídeo... Pensei: Não tem como levar a sério o que sai da boca dele.
A falta de conhecimento leva a isso, achar que todo mundo tem que se converter e passar a seguir um livro de, pelo menos, 4 mil anos. Essa arrogância cristã já nos fez muito mal.
@@diegorodrigo2289 a falta de conhecimento leva oq tu escreveu, o livro de 4 mil anos se comprova todos os dias na tua vida, basta tu enchergar e querer né primeiramente.
@@andrewsilva2271 os muçulmanos tmb falam q várias das profecias de Maomé estão se cumprindo dia após dia, cara. Falar isso n quer dizer nada, eu quero ver é vc explicar, sem o uso da intervenção divina, como é possível uma espécie se espalhar pelo planeta através de apenas uma família q sobrevieu a um dilúvio mundial em um barco cheio de animais.
@@paulohenriquesantos6505 como irei explicar algo pra vc q teve a participação da divindade, sem mencionar a divindade ? Não sei se tu tens fé, mas eu tenho, há respostas pra tudo amigo, talves hj tu não saiba, mas quem sabe amanhã tu conheça.
"...Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;...'
E quem ele não escolheu vai para o inferno ETERNAMENTE! Deus sadico esse ne? Mesmo porque eu acredito que se esse Deus que tanto pregam fosse tão justo, antes de me condenar uma eternidade ele teria que me dar no MÍNIMO uma eternidade de chances pra ficar justo, já que justiça é com ele mesmo, concorda? Agora me manda uma expectativa de vida de 80 anos, e como eu disse, é só EXPECTATIVA, porque posso morrer antes nesse percurso, e me condenar??? mano é muito sem noção acreditar nessa historinha kkk
@@pollyanafernandes8882 não muda nada, vc tem escolha, msm q vc vive só 20 ou 80 anos vc tem escolhas, se vc tá vivo Deus já está sendo justo deixando vc decidir fazer as coisas certas injusto é criar vc e manda direto para um inferno sem antes poder escolher o seu caminho
Jesus disse pra nós pregarmos por todas as nações, isso significa que ele quer que todos sejam salvos, porém a salvação é um presente e não tem como você obrigar alguém a aceitar um presente é uma escolha individual sua, afinal vc tem liberdade pra fazer o que quiser c sua vida,e outra o auge da vida é na morte pois apenas depois de morrermos com cristo é que podemos viver eternamente com ele no céu, nós pensamos que pecados sao apenas erros porém o pecado trouxe a MORTE, através de adão e eva perdemos a "imortalidade" e através de jesus ganhamos a vida eterna. Deus te ama boa tarde
@@pollyanafernandes8882 todos foram escolhidos, aliás somos nós que decidimos não escolher o autor da vida.. Livre direito dr escolha, mas lembrando que na vida todas as escolhas que fazemos na vida tem uma consequência sendo ela boa ou ruim.
@@pollyanafernandes8882 A chance que ele deu foi Jesus, que vale eternamente. Jesus pagou pelo seu pecado para que vc tivesse a chance de se arrepender de seus pecados sempre que pecasse. Você pode até não acreditar, - acontece - mas dizer que Deus não te dá chances é de uma ignorância tremenda.
A palavra de Deus nunca impôs nada a ninguém, essa imposição foi feita pelos homens usando errado os textos sagrados. Agora um dia chegará a prestação de contas como o criador.
Ignorante eh voce que nao sabe dialogar. Ja viajei por varios paises do mundo, entrei em centenas de igrejas, tudo banhado a ouro, coisas imateriais. Jesus morreu e esta sendo abusado por satanas
@@joaocal3934 meio que a palavra de Deus e de Jesus foi usada incorretamente na biblia varias vezes por pessoas mal intencionadas que sempre achavam uma forma de passar a perna nas pessoas, tanto que quanto Jesus veio a terra uma pá de gente não seguia os mandamentos corretamente.
tipo, como vcs podem ser tao prepotentes e falar que um livro qualquer, como a biblia, eh a representacao da vontade e vide de um ser filho de deus. Eh simplismente uma subserviência e negaçao seletiva de varios outros povos. A fita eh que, um dia, um grupo de pessoas deicidiu que isso tudo era verdade e foda-se. Voce nem sabe o que eh a palavra de deus e tenta julgar o outro. Eu nao vou prestar contas pro seu deus, pois pra mim ele simplesmente nao existe. Todo o tempo que vcs perdem com essa fé fajuta, podiam pensar em como tornar a vida do outro melhor.
ESSE JOEL É UM BARATO MESMO,NO AUGE DA PANDEMIA, ELE GRITAVA FICA EM CASA NO MORNING SHOW, AI ME APAREÇE A SUA EMPREGADA LIMPANDO A SUA CASA,AO FUNDO DO SEU NOTEBOOK,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Vc falou tudo e não falou nada. Mostre os argumentos que provam que o Joel não sabe de nada sobre o cristianismo. Ele está debatendo com um pastor parceiro, e está expondo bons argumentos. Você fala, mas falar até papagaio fala
Creio que a maioria aqui que está reclamando desse "ar de superioridade" do convidado é pelo fato dele está adotando uma postura de professor e não de debatedor.Ele acha que o adversário é mais ignorante que ele.
Yago tem uma biblioteca de quase 4 mil livros os quais ele já leu se não todos quase todos, o ignorante acaba sendo o outro que nem sabe com quem está debatendo.
@@xdansiq Qualquer pode ler 4 mil livros, isso não significa nada. Prof. José Alessandro montou algo da mesma escala só com livros de religião, e tem um discurso completamente oposto ao do Yago.
primeira frase do joel " isso vem do judaísmo, no sentido de que se você não acreditar, você vai pro inferno." uma das bases do judaísmo é justamente proibição do proselitismo, segundo, não existe inferno ou diabo no judaísmo. com todo respeito, mais eu vejo um adolescente briguento e prepotente quando vejo o Joel falando.
Na vdd o judaísmo do 1⁰ Século, Era mais proselitista tinham gregos que se convertiam ao Judaísmo nas sinagogas ou seja o Cristianismo surgiu nesse contexto
@@isaiassantossilva8881 historicamente conversões eram permitidas mais não incentivadas, inclusive a própria conotação para “bnei noach” veio para preencher a ideia de gentios que se interessavam em viver o judaísmo, mais não necessariamente serem considerados judeus. O proselitismo religioso é basicamente você pregar para determinados grupos de pessoas afim de convertê-las a sua crença custe o que custar. Consensualmente historiadores concordam com a falta de abertura da sociedade judaica para outros povos e de certa forma até mesmo segregação por conta da fé, já que a união ao secularismo social de outras culturas era extremamente mal visto pelos judeus na antiguidade, pois havia receio da perda da sua identidade monoteísta e cultural.
@@marcosrpessoal O próprio Jesus faz duras críticas ao proselitismo dos Judeus em Mateus 23:15. Entendo a sua fala, mas ela não era regra na subdvidida sociedade religiosa judaica.
@@marciliorenson4055 quando eu li teu comentário me veio na cabeça alguns problemas que são perceptíveis quando se faz comparações com livros escritos em uma língua e transliterados para uma segunda. Como já citei antes É UM CONSENSO HISTÓRICO, pois infelizmente é bem complicado citar os livros que compõe o cânone do novo testamento como prova histórica e vou lhe explicar os motivos. 1 - os livros foram escritos em períodos posteriores a vida de Jesus, o mais velho de todos é o livro de Marcos e ele foi inscrito por volta de 65 depois da era comum. 2 - existem divergências de fatos que supostamente aconteceram quando você lê a citação em livro x e depois comparar com o livro y, um exemplo: em certo livro a filha de Jairo já estava morta, já em outro ela estava próxima da morte e por aí vai. 3 - historiadores concordam que os evangelhos não foram necessariamente escritos pelos discípulos cujos os livros carregam os seus nomes, mais provavelmente por pessoas que nem mesmo eram judeus ou tinham conhecimentos do período onde a história se passava. O procedimento de julgamento no tribunal rabínico era uma coisa, já nos evangelhos eles mudam, a localização de determinada cidade era uma já nos evangelhos é outra, e por aí vai. Te resumindo, as situações que decorrem nos livros não estão de acordo com a ótica histórica. se você quiser mesmo argumentar sobre história citando livros que possuem uma narrativa problemática e descreditados academicamente aí é escolha sua, mais a opinião não vai ser muito válida.
@@marcosrpessoal Cara, escrever tudo isso pra justificar teu argumento que o problema está na transliteralidade dos livros? outro fato não explicado, anula-se todo fato histórico escrito após essa data? outra coisa não explicada qual CONSENSO HISTÓRICO? o proselisitismo judaico não é um problema citados apenas nos novos livros é algo já relatado desde o pentateuco.
É de fato necessário ter que desviar o foco da nossa atenção num debate desses pra ficar olhando a cara da Gretchen? Sério, ninguém da produção percebe que tem nada a ver??!!
@@Qliphirot Podia nunca existir, em nenhuma conversa, a cara gigante da Gretchen! É um bagulho completamente deslocado de qualquer assunto. Coloquei no ar uns mil programas líderes de audiência, muitos dos quais vc inclusive deve ter assistido. E, sim, se necessário for - que não é o caso pq não tem nada a ver com a nada a cara gigante da Gretchen na tela - o cenário deve ser mudado em cada tema ou entrevista, isso é óbvio, seu amador! Ou o fundo é neutro e cabe em qualquer assunto, ou ele é itinerante e muda conforme o tema, sabichão, vc nunca percebeu é mais confortável pro público assistir?
O que é que ele distorceu? Está escrito: "...quem crer e for batizado será salvo, quem não crê já está condenado..."Mc. 16:16-18. Condenado a que? Isso é terrorismo proselitista ou não é?
@@wellingtonnogueira5807 Você não vai mudar de ideia, está apegado a isso. Cristo anunciou a Verdade, sendo ele mesmo a Verdade. Se você foi 1% mais honesto, vai ler os textos com mais clareza.
Qdo eu escuto pessoas como Joel,fico mais feliz por ser cristã pois prova que os que odeiam o cristianismo é por pura ignorância e pré conceito,pq quem conhece e vive essa fé sabe que não é nada disso que eles falam.E tb dizer que não crê em Deus na maioria das vezes é desculpa pra não obedecê-lo,a vontade de Deus é o melhor pra nós,mas ser cristão não é fácil,é abrir mão de nossas paixões,vontades, orgulho, muitos escondem sua fraqueza atrás de uma pseudointelectualidade.
@@kaiofelipe469 você deve saber como a natureza do homem é podre, mau, orgulhosa e ignorante. Mesmo assim, por amar as suas criaturas, Deus se fez como homem e veio se humilhar e morrer só para poder nós das a chance de ir para o céu, fez isso por pessoas tão indígnas como a gente. Ele não quer que ninguém vá para o inferno, mas infelizmente não é todo mundo que quer ser salvo
@@kaiofelipe469 Pra mim , ir para o inferno é o de menos, o que mais me preocupa e o que mais me pesa é saber que posso passar a eternidade distante de Deus, longe do meu criador.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco né porque os cristãos metem o pau nas crenças alheias demonizam a tudo e a todos mas quando alguém discorda do cristianismo da nisso aí né
@@Micael61 quem diria que a internet acabaria com a religião, sobreviveu por séculos para perder para a divulgação em massa de informações, na verdade a religião sobreviveu pelo incentivo estatal (quem faz uso da religião como controle social) e a ausência de debates com quem defende ideias contrárias, daí o terreno ficou livre para a proliferação. Hoje existe uma forte concorrência e muitas críticas são difundidas facilmente, contradições são expostas facilmente daí duas coisas podem acontecer: ou os cristãos se isolam dentro das igrejas para não ouvirem o contraditório ou perderão a fé devido não ser possível defender a fé de forma lógica.
Só foi a revolta protestante que praticamente gerou o capitalismo, confundir trabalhos sociais em prol da comunidade com comunismo é muita má fé na argumentação e uma deturpação tremenda da cultura cristã.
@@monicablima22 Eu falei no sentido de descartar a possibilidade da Bíblia levantar pontos mas assistencialistas e maior compartilhamento entre os semelhantes, o que está mais próximo de um socialismo/comunismo do que essa exaltação das igrejas pelo modelo capitalista, não estou afirmando que ela é comunista, mas que flerta com esses ideais.
Joel é um cara inteligente e era um dos poucos que se salvavam no Morning Show. Mas adotar um tom professoral e moralista transforma qualquer conversa em monólogo.
Muitas vezes, a necessidade de converter alguém não vem pelo medo de onde poderá está depois da morte... E sim pela melhoria de vida que há em uma pessoa que passa por momentos difíceis de sua vida no presente. São milhares de pessoas, relatando o mal que deixaram de fazer ao próximo e a elas mesmas depois da conversão. O céu eo inferno começam aqui na terra.
Creio que não deva ser apenas medo, mas sim o conhecimento de que há algo para além dessa vida que devemos reconhecer sendo bom ou ruim - céu ou inferno. O cristianismo não promete que nos sintamos bem ou que iremos ter uma vida melhor. A "melhoria de vida" que você cita é a alegria do Senhor em nós, que devemos ter de bom ânimo, pois ele venceu o mundo. "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." 1 Coríntios 15:19
@@carolinabeniciodonasciment837 vc está equivocada, o objetivo da conversão não é o medo do inferno e nem melhorar o próprio caráter, e sim reconhecer que é falho e pecador, pedir perdão, renunciar a sí mesmo, tomar a sua cruz, e reconhecer Jesus como o seu salvador, ou seja, o objetivo da conversão é se entregar para Jesus e amar a Deus acima de todas as coisas! Melhorar seu caráter é apenas consequência disso
Não é uma necessidade apenas, é uma ordem de Cristo , Nossa missão é falar das boas notícias para todas as pessoas de todas as nações da forma como Jesus determinou: “ Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” Mateus 28.19-20. Alguns verão e ouvirão a mensagem, entenderão aceitarão. Outros verão e ouvirão, mas não entenderão e, ou, não aceitarão, por isso Jesus disse: “quem crer será salvo e quem não crer será condenado” Marcos 16.16, Algumas pessoas simplesmente não crerão, mas nossa missão não é obrigá-los a crer, ou julgá-las por não crer; o que importa é que todos ouçam o evangelho como declara o versículo: “Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações” Marcos 13.10 Essa é a nossa missão; ser e pregar o evangelho para toda criatura acreditando que elas crerão na mensagem. Essa é nossa única e sublime missão. Só quem convence o homem da justiça do pecado e do juízo é o Espírito Santo de Deus , ninguém tem o poder de mudar ninguém.
Não achei os argumentos do Joel plausíveis e o Yago ficou muito bonzinho, pois ele tem um conhecimento mais aprofundado para debater, só talvez não curta os entraves, mas poderia ter feito mais colocações para defesa do evangelho.
Não da pra debater quando se está em inferioridade númerica e quando um dos participantes, no caso o Joel, não da espaço para o outro debatedor desenvolver seu raciocínio.
Vai estudar a colonização das Américas pra ver, vai lá. Ah, vai ver também a colonização portuguesa na Índia, por exemplo, quando os cristãos defendiam métodos violentos pra conversão das populações locais, isso já no século 20. Vai estudar o colonialismo em África, veja o que a chegada do cristianismo causou nas sociedades. O que falta a muitos cristãos é conhecimento histórico, pq há uma distância abissal entre o ideal e o real, e eu prefiro me apegar ao real.
@@gustavohungerbuhler7509 tava me referindo aos cristãos católicos, que perseguiam judeus na Península Ibérica, fazendo com que muitos fugissem pro Brasil.
Rodrigo Silva disse uma coisa que nunca mais me esquecerei. Algo assim: "Deus precisa de testemunha, não precisa de advogado". Não perco meu tempo com esse tipo de "debate".
Se "perdesse o teu tempo" veria que foi uma forma muito interessante de mostrar o Deus e a fé do teólogo em questão, e veria que ele foi humilde e correto e falou biblicamente, e como diz em 1 Pedro 3:15, respondeu com mansidão e temor a quem pediu a razão da esperança que há em nele.
O problema de toda pessoa é julgar o que aconteceu e foi escrito a partir de si mesmo e não como algo que veio antes. Normal é não acreditar, ninguém é obrigado a crer na mesma coisa, porém poderiam ter argumentos melhores.
No início do vídeo seria possível refuta-lo usando o argumento da lei do contraditório e a verdade absoluta. Se não existir exclusividade, então o que fazemos com as religiões que se contradizem? E se existe contradição é porque deveria existir uma verdade absoluta, e não podemos relativizar as crenças como se todas fossem a verdade.
O Yago eh um cara extremamente inteligente, mas em debate ele não se impõe e permite falarem estes absurdos e deixa sem resposta questões facilmente refutaveis.
@@pedrohenriqueribeiro6319 ele é mt educado no debate, tanto q ele n foi deixado d concluir o argumento. Enfim, acho q nem ficou "feio", ngm leva a sério Joel Pinheiro.
@@pedrohenriqueribeiro6319 Da d fato, a gente q é cristão percebe oq d fato é argumento contra ou a favor do cristianismo, vc consegue perceber tb qm tá ali p discutir ideias e n espantalhar. O kr comparou a caridade privada cristã a comunismo man, namoral vey kkkkkkkkkkk
Eu não sou ateia. Apenas me desvinculei de qualquer religião. Eu faço minhas orações no silêncio da minha casa. Leio a bíblia de vez em quando. Não concordo com muitas coisas. Deixar a religião foi libertador. Essa coisa de inferno me deixa louca. Religião é um meio de dominação. Seja ela qual for.
Esqueça o inferno, isso nn importa, é como escalar uma alta estrutura, ter uma vista linda para se olhar e escolher olhar para baixo. Muito melhor entender o amor de Deus, os caminhos de Deus, e abdicar de uma vida guiada únicamente pelos nossos desejos e vontades, não por medo de ir para o inferno e sim por entender que o que Deus tem para nós é maior e melhor do que tudo que possamos um dia planejar e realizar.
Nossa concordo com o que vocês dois falaram pra caramba, também não gosto de pertencer a uma doutrina ,apesar de eu ir pra igreja eu nunca me influencio por pastores ou pregadores falam,prefiro eu mesmo ler a Bíblia e prega a palavra de Deus apenas pra minha vida e por em prática o que está na bíblia
Religião é sim ruim pois escravisa. Mas abandonar o ambiente da igreja pra viver as palavras de Jesus só do jeito que agrada é ter uma vida espiritual sem progresso e ignorar tudo o que a palavra fala sobre o corpo de cristo. Um membro fora de seu corpo apodrece. Deus abençoe.
@@davicruz6554 também concordo com isso ,sair da igreja mas também não fazer as interpretações da Bíblia conforme nos convém,e não se sentir livre pra cometer pecados e consumir as cosias porcas do mundo
O Inteligência deveria saber que esse debate pode ser bastante produtivo. Basta chamar convidados que não sejam Nutella. Joel Pinheiro e nada é a mesma coisa e esse Rolandinho sequer sabia quem era. Acho que vocês deveriam ter convidado o Rodrigo Silva ou o Luiz Sayão para o debate.
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento. A bíblia é 100% metafórica.
@@cristianl.p.7795 relevante?? o cara parece meus colegas do ensino médio, tentando convencer com expressão corporal de superioridade, e argumentos superficiais do qual não se aprofunda mt no tema, simplesmente pq ele não sabe sobre o tema , e vc pode ter certeza, quanto mais o cara tenta parecer um professor de forma não natural( e da para notar) , menos relevante é oque ele fala, leva isso pra sua vida.
Ninguém vai ao pai se não por mim. Isso por si só faz o homem seguir a cristo. Saber que ele é o caminho, a verdade e a vida. Todo ateu carrega dentro de si uma repulsa por Deus por um trauma do passado. Eu era ateu e digo com propriedade: todo ateu nao acredita em Deus, não por ele nao existir. Mas por raiva, trauma, põe em Deus a culpa de uma dor do passado, ou presente, e acaba tendo aversão a Deus. Ja vi vários ex ateu, mas nunca vi um ex crente. Se o indivíduo renasceu em Cristo jesus e descobriu a verdade ele nunca mais deixará de crer.
Oque é a verdade?,nunca vemos um ex cristão pq é fácil ficar na zona de conforto e dependência de um Deus. Tudo que o ser humano quer é algo para despejar o peso dos seus problemas. Também percebemos que seja ateu ou cristão não a liberdade nesse mundo,não tem pra onde correr então recorrer a fé acaba sendo a saída de muitos. Pq o ser humano não foi feito pra ser independente e sim viver nas asas desse Deus egocêntrico. Quase como uma escravidão onde ele decide oque é certo e errado na sua vida,e ti puni caso não aja como ele desejar.
@@mattbarbosa2095 onde está escrito que Deus pune? Descreva por gentileza ipsis literis o excerto que diz isso, seja honesto consigo mesmo e não recorra a redundâncias.
@@petroniocarvalho9783 os fatos estão na Bíblia amigo,poderia citar o dilúvio e a própria existência do possível inferno. A existência do pecado já é uma prova dessa "punição",onde ele impôs consequências para nossos atos,onde interferiu diretamente na história humana como nas pragas do Egito,jogar fogo em uma cidade,como já citei o dilúvio. Quando um ser imponhe certo e errado para o resto a liberdade não existe.
Da pra ver o quanto Joel não conhece nada sobre Deus! “Comunismo Primitivo” 😂!!!! Tudo fundamentado no achismo!!! O cristianismo está fundamentado no amor e sacrifício sr Joel, o amor de Deus por nós, sacrifício de Jesus em nosso favor sr Joel.. em perdão sr Joel, Sr Joel não desinforme as pessoas por favor 🙏
Vc acha q eu vou pro inferno se eu morrer um dia? Eu acho q quando uma pessoa morre ela vai pra onde ela quiser. Quando um ateu morre, por definicao de varias religioes, ele vai sofrer pra sempre em um lugar q a propria religiao inventou.
Poucas vezes eu vi alguém com tão grande desconhecimento do evangelho e de como ele se entrelaça na vida, o cristianismo verdadeiro pautado na palavra nunca buscou ser imposto; muito pelo contrário "não é por força nem violência, mas sim pelo amor", "aquele que quer ser o primeiro seja o último"... cada um será julgado de acordo com o que conhece e não cabe a nós seres humanos definir quem vai pra o inferno, isso é um desconhecimento colossal das escrituras
@@renatooliveira0 oh irmão aí não né? Confundiu a cabeça do ateuzola? Sem crer em Cristo e sem arrependimento dos pecados a pessoa já está condenada a passar a enternidade apartada de Deus!
@@heitoroz7272 kkkk mas não mesmo querido pós moderno! Se você não crer em Cristo Jesus e não se arrepender dos seus pecados, o céu que você vai é o da boca da onça no máximo kkkk
@@chauanlemos3874 Só citou os debates onde o William L. Craig venceu. Por que não cita os debates onde ele foi destroçado? Como no debate com os ateus Shelly Kagan, Paul Draper, Richard Carrier, Bart Ehrman, etc!
@@williancamaraporteladefran1791 Anthony Flew um dos maiores ateus da história, seguramente o maior do século XX,construiu os maiores argumentos ateistas do século XXI, Christopher Hitchens,sucessor do Flew,maior ateu da sua época. Hoje o maior é o Dawkins que sempre fugiu do Craig,depois dele o Sam Harris que tbm já perdeu.
Liberdade religiosa é inclusive deixar que as pessoas acreditem que a religião delas é a única correta.. Percebo que tem uma intolerância ao cristianismo.
Não vi o vídeo, mas sou Cristão e frequentei muito tempo certos tipos de igrejas evangélicas e posso afirmar, a igreja coage as pessoas a fazer o que elas querem por medo.
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento. A bíblia é 100% metafórica.
Então você acredita que um cara aleatório (Paulo) que viveu anos e anos atrás, numa região e cultura diferente do Brasil, conhece melhor você do que você mesmo? Kkkkkkkkk.
Deus tem o direito de reter a salvação de muitos povos e o cristianismo acredita que Deus fez isso até o envio de Jesus. Ele não é injusto por isso, ele só é Deus!
O Joel encaixou amor ao dinheiro com trabalhar e ganhar dinheiro na fala do Yago como uma tentativa desesperada de parecer estar certo como um jovem revoltado
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
Infelizmente o problema de muitos cristãos é não conseguir reconhecer o mal que a institucionalização da religião trouxe ao mundo. É fácil responder as indagações que foram feitas, o cristianismo é um antes de constantino e outro pós constantino. Por maior mal que a religião cristã possa ter feito ao mundo, os benefícios que ela trouxe é muito superior. Foi justamente os cismas que ocorreram dentro de suas estruturas que formaram a força, liberdade, riqueza...do ocidente. É difícil conjecturar como seria o mundo sem ela, pois toda análise sofreria sua influência, até mesmo o esforço que faria para exclui-lá, seria influenciado por ela. Mas acredito que mundo seria muito mais atrasado e sangrento.
@@andreluis4256 é de consenso entre os historiadores que a sociedade ocidental é formada sobre a fusão de valores judaicos cristãos. A filosofia grega foi fundamental, pois o cristianismo bebeu de sua fonte, mas o fator religioso não pode ser ignorado. Pois até no mundo grego antigo ele estava presente. Outro pronto que poucos trazem para a discussão é que existe outras linhas filosóficas além da grega, como a árabe, nórdica, africana, que também estão presentes na formação dos valores do ocidente.
@@walissonferreiracruz7995sou cristão e para mim o cristianismo enquanto religião institucionalizada não difere das demais na sua formação, todas as religiões para mim são humanas, logo tudo que elas fazem é humano. Se há algo divino em suas ações, eles são atribuídos á Deus e não aos atos religiosos dos homens. Logo o cristianismo só é penalizado por ser humano assim como qualquer outra filosofia e ideologia.
Dos Hebreus israelitas que saíram do Egito e virou judeus, Dos católicos durante toda a idade média, Dos muçulmanos até hoje e sim é claro, Dos protestantes e dos pentecostais e neopentecostais
Que ? Saiba que todo crente nascido de novo sabe que a verdadeira conversão só acontecerá se o Espírito Santo te transformar, é o Espírito Santo convence o pecador e não o homem. Agora realmente existe alguns que fazem isso mas fazem na ignorância, por que não é a pessoa aparentemente se "converter" e ir para a igreja que a torna salva e sim o Novo nascimento, por isso Jesus disse que quem não nascer de novo não pode entrar no Reino dos Céus.
Não por ser cristão pois cada um tem o direito a opção e opinião na vida, porém é nítido quando alguém quer conversar e o outro quer ser superior e vemos a serenidade em Yago e nos dois a fome de refutar a crença dele e o achar superior intelectual.
A religião afasta o homem de Deus,mas quem buscar ele de coração quebrantado ou humilde, ele responde e te mostra que existe realmente, Deus é real e Jesus Cristo é o seu filho que veio nos salvar para quem nele crê, quem quiser é só tirar a prova por si próprio! Que Deus abençoe e que seja um encontro sobrenatural que irá mudar sua vida em 180 graus 🙏🙏🙏
Aí é só uma fantasia da sua cabeça, amigo. Tanto você quanto ele têm 50% de chance de estarem certos ou errados.. Ele pode dizer exatamente o mesmo de você, só que ao contrário "quero ver o Avelino chorar muito quando descobrir que NADA disso que ele acreditou existe..", e se ele falar isso tem o mesmo peso do que vc disse.. Ninguém detém a verdade..
Sempre achei interessante como o ateu se revolta quando se fala que talvez (ou certamente) ele vá para o inferno. O sujeito fica puto! Mas porque? Se alguém me dissesse que eu vou para o Valhala ou para o Ades, isso me seria indiferente. Se eu não acreditasse em nada, tanto faria inferno, céu, Olimpo, Asgard, etc.
Isso é agressivo amigo , ex fala isso para uma criança ou msm um adulto que ela não crer irá queimar eternamente no fogo 🔥 do inferno . Os crentes usam muito isso . Ou vc crer ou queima . Não o fato de acreditar e sim as ameaças , e para um ateu isso é pura mentira e fantasia quem não se revolta com mentiras ainda mas quando afeta sua família na minha todo mubdo acredita pra eles eu vou para o inferno olha a tortura que eles sentem por mim .
@@vigilantedanoite5385 Não é tortura se vc não acredita. Mas vcs ateus tem essa briga interna em provar pra si mesmo todos os dias que Deus não existe. Sabe por que?... Alma de vcs clamam por Ele.
Eu vou fazer uma pergunta aqui, espero q as respostas sejam educadas abaixo De certa forma a maioria das religiões n são assim se vc n obedecer vai ser castigado? Eu sei q o debate ficou restrito as cristianismo, mas do jeito q o Joel falou ficou parecendo q era exclusividade do cristianismo essa prática. A concepção de inferno (ou ades) para os gregos era um pouco diferente, mas se vc n agradeçe ao deuses eles te puniriam (pragas e tempestades )ou homens em seus nomes (se n me engano Sócrates foi condenado por desrespeitar os deuses). Isso também ocorria com os egípcios e nórdicos por exemplo.
Sim, Alex. Praticamente todas as religiões ocidentais e orientais também, pode mudar o contexto, mas o indivíduo sofre alguma sanção ou "castigo" caso não obedeça. Não se trata da vontade de um Deus ou deuses castigarem porque querem. Se trata que literalmente: a liberdade humana sem limites, é perigosa para ele e para os que estão a sua volta. Isso é o que alguns ateus não entendem.
vc tem duas escolhas, porém tem ateus que são ricos etc e vivem bem, a questão é vida eterna, é como o médico falar olha aqui se vc não parar de comer açucar vc vai morrer de diabete, ai vc escolhe viver mais ou morrer de diabete, é religião vc escolhe ter eternidade ou viver essa vida aqui que com 50 anos vc já está velho estourado e depois acabou, quando se fala de dinheiro, é vc trabalhar e conquistas como varios ateus conseguiram isso.
A religião vive do medo do desconhecido, na verdade do medo da morte, o objetivo da religião é dar uma solução para a morte, vendem a ideia de vida após a morte, daí pessoas geralmente pobres vêem nessa ideia uma oportunidade de ter uma vida melhor em outra vida e podem chegar ao ponto de abrir mãos dessa vida agora que geralmente é muito sofrida e dedicarem a religião na esperança de alcançar uma vida melhor após a morte. Tire a figura de diabo, e morte e a religião perde totalmente o sentido. Por isso se a pessoa entende que a vida é hoje e que não teremos uma segunda chance de viver e que o diabo não existe daí temos o que se chama de ateu, ou seja, a pessoa que está tranquila quanto a saber que a vida tem um fim e que ela não está preocupada com isso, apenas vive um dia após o outro sem medo da morte.
@@fogonoparquinho7697 essa visão de religião é muito superficial, principalmente quando falamos das religiões orientais como o budismo que apesar de ter o objetivo de alcançar o nirvana, é voltada para inserção do indivíduo com o meio. Até mesmo o cristianismo, quando vemos q os dois únicos mandamentos q Jesus ordenou, foi de ir ao mundo pregar o evangelho e cuidar dos órfãos e das viúvas (dos pobres em geral) e q essas práticas de caridade n podiam ser usadas como critério de salvação.
@@alexaraujo7580 se analisar a religião do ponto de vista da socialização que ela promove entre seus membros eu concordo que é positiva mas o preço dessa socialização é a submissão a dogmas religiosos que se baseiam no medo da morte ou na busca por aceitação por parte dos membros. A religião pode ser boa para alguns mas não para outros. Tudo depende de como a pessoa encara a vida. Se a pessoa está ciente que a vida tem um fim e aceita isso de boas não há porque buscar religião, pois como eu falei antes a religião se baseia na tentativa de oferecer continuidade da vida apos a morte. Se a pessoa não tem problemas em aceitar o fim da vida então a religião é dispensável para essa pessoa.
É triste ver o Evangelho de Cristo, que salva e liberta o vil pecador, sendo explanado de forma tão fria, teórica e claramente ideológica. Dizer que a Igreja Primitiva praticava o "comunismo" é o cúmulo.
3:573:59 Esse cara do 2 dedos de teologia PRA MIM tá sendo o mais cínico! Porque ele SABE que eles crentes julgam e condenam quem é ateu ou quem tem religião diferente da deles! E quem é secular ou "mundano" como eles chamam é PIOR! essas pessoas pra eles quando morrerem já estão condenadas! Como se eles tivessem o direito de decidir quem vai ou não ser salvo! Mas isso quem decide é Deus!
A Palavra de Deus não ensina isso. Quem ensina isso são pessoas que usam o nome de Deus para fazer o que querem. Não se esqueça que quem não ama ao seu próximo não ama a Deus.
Ué, não somos nós que ditamos quem vai entrar no céu ou não, é a própria bíblia! Deixem de mimimi "10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. " (1 Coríntios 6)
. Acho que você está lendo uma bíblia diferente da minha. "10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6).
@@renanmonteiro18 Não sei se está me respondendo ou não. Mas só para deixar claro, não falei sobre essa parte, apenas disse que quem julga, como ele disse, são pessoas que usam o nome de Deus para fazerem o que quiserem.
Eu gostei do debate achei que eles tiveram muito respeito um pelo outro, achei que o o yago foi bem em um debate 2x1, pelo menos foi fiel pior se fosse um Rodrigo Silva, iria falar que inferno não existe ou que veria sobre ateus no céu coisas anti bíblicas do tipo
Se o céu existir, e eu mesmo sendo um bom homem durante a minha vida não ser aceito, vou ser feliz em ter negado até a morte a existência desse Deus injusto
@@Vilela_ boa .Se eu estiver errado naquilo que eu acredito ou melhor dizendo naquilo que eu nao acredito e por um acaso Deus existir, "ele vai ter que implorar pelo meu perdão ".
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento. A bíblia é 100% metafórica.
@@Vilela_ Você é "bom" sob qual óptica, se segundo a tua fé, estuprar, matar e canibalizar logo em seguida um bebê ou mascar chiclete são as mesmas coisas? No darwinismo ateísta tudo é permitido e o bem e o mal não existem, logo, tu não tem moral (no sentido literal) alguma de se julgar bom ou mal.
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
Todos querem me converter! Pergunte ao Joel ou ao Rolandinho se eles tem ou não alguns princípios de boa convivência, ou uma forma que eles entendem que o mundo seria melhor... e aí vamos facilmente descobrir que eles são tão proselitistas quanto aqueles que eles acusam. Todos gostariam de "converter" o mundo em um mundo melhor, mais justo, mais digno, mais respeitoso, como mais cristão ou com menos cristãos... não interesse pra que lado, Joel, Yago, Rolandinho, eu ou você temos sonhos proselitistas. E todos gostariam de nos converter a alguma coisa.
Claramente não é um assunto que o Joel conheça e tenha condições de debater. Conceitos superficiais, genéricos, para um objeto de estudo tão amplo e profundo. Aliás, para complementar, a livre iniciativa (do trabalho) é parte da formação do povo de Israel, de onde vem a raiz cristã. Sociedade agropastoril, comércio pujante com nações diversas em momentos distintos da história, inúmeros textos da Bíblia apontando para o valor do trabalho e aconselhando ao homem não "amar o sono, para que não empobreças". E para finalizar... Que raios de comunismo havia na igreja do primeiro século? Putz! Me ajuda aí, Joel! Fala asneiras não.
O medo sempre foi a maior arma usada por lideranças como mecanismo de controle, seja na religião ou na política. A única forma de vencer o medo é através do conhecimento. O conhecimento é libertador, encorajador, nos faz ter uma visão panorâmica, e nos dá olhos iluminados para iluminarmos nossos próprios caminhos e servir de farol para o nosso próximo que ainda anda nas trevas do medo e da ignorância.😉
@@Qliphirot Mas o cristianismo surgiu como uma seita do judaísmo, e não existia ( nem nunca existiu) um bloco monolítico chamado judaísmo. Jesus e seus seguidores primitivos eram adeptos de movimentos apocalípticos judaicos que aderiram certos conceitos como um juízo final e tormento eterno sim.
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas. Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável. Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA. Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA. A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA. A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO. A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente. A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA. Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento. A bíblia é 100% metafórica.
MELHOR PARTE. Todos os meus antepassados estão no inferno? ... qual é a resposta... sim!.... que INJUSTO ISSO NÃO! Sem contra argumentos... o pastor até ficou calado... que injusto isso não?
Acredito que o Yago não respondeu ou contra argumentou por se tratar de uma historia especifica (onde o católico Francisco Xavier de fato agiu de tal maneira, em sua tentativa de catequese) e não por ser o que as escrituras bíblicas ensinam a respeito de salvação ou que o Yago crê.
Eu lembro de minha avó me empurrando quando o pastor perguntava "alguem quer vir aqui aceitar"... quando me levantei, e fui ao pupito, podia ouvir os cristaos "que lindo, ele esta aceitando"... dizer q n tem proselitismo na igreja eh no minimo inocencia
@@mateust1491 eu n vou me salvar por causa de um predio de cimento e tijolos... cada um eh um templo de deus... e tando com ele, eu n preciso de mais nada 😉
Essa galera é inocente mesmo. Nem adianta discutir. Existem muitas conversões genuínas, claro. Mas que é um ambiente com muito proselitismo...ah, se tem..
Já passei por várias filosofias e doutrinas religiosas tais como: Kardecista, católico,batista,budista,xintoista, umbandista e hoje em dia Cristão. Exceto o kardecismo,budismo e xintoismo as outras doutrinas não paravam de falar do "inimigo" e distorciam as palavras da bíblia para se beneficiarem dela seja através de dízimo ou de ainda "ensinarem" o Deus do antigo testamento que "pune". Como faço também, trabalho voluntário em uma zona periférica rural do qual há maioria de igreja evangélicas do qual a maioria da população é doutrinada de quem "não vai para a igreja, será condenado". Então você junta lideres religiosos que mais distorcem as palavras da bíblia do que ajudar nas falas e interpretação bíblica. Por esse motivo que sou há 5 anos um Cristão sem igreja/centro.
@@andreoliveiraofc5771 esqueci de avisar tb que já frequentei um acampamento presbiteriano por 3 anos do qual eu era "obrigado" a frequentar os cultos,minha bisavó (não conheci) era Presbiteriana e um dos principais motivos que meus avós foram para o Kardecismo foi por causa do dízimo que enganavam minha bisavó e as distorções das palavras da bíblia ao prazer humano. Já atendi 2 pacientes que eram presbiterianos do qual tomei um calote deles. Portanto agradeço mas minha igreja é interna e não externa.
@@luquinhasaude Bem, não é por que os membros são pecadores que a Instituição não é bíblica. Eu não sei se você foi em uma Igreja Presbiteriana Reformada/Tradicional, ou se foi em uma Presbiteriana Pentecostal. Por que existem diferentes Igrejas presbiterianas, sendo a do Brasil a mais Bíblica, pois é Igreja Confessional. Ou seja, já tem doutrina, já tem seus catecismos, confissão e teologia. Ou seja, eu não sei em qual Presbiteriana você frequentava. E cara, essa ideia ai é completamente errada, você não é Igreja sozinho. Vá procurar uma IPB ai na sua cidade e procura entender a Teologia e a História da Igreja.
@@luquinhasaude Pelo menos, este é O MEU conselho para você. Vá numa Igreja presbiteriana e converse com o pastor de lá pra entender a Teologia e como funciona a Igreja. Diga pra ele essas suas indagações sobre essas coisas que aconteceram contigo. E ai o resto é com você. Tira essa ideia de que você pode ser Igreja sozinho meu amigo, você não consegue ser Igreja sozinho de jeito nenhum. Por isso Paulo, Pedro, e os demais apóstolos diziam que tem que se congregar e viver em comunhão com os Santos. Além do mais, Jesus diz: "Se duas ou mais pessoas estiverem Juntas em meu nome, eu ali estarei presente." Não tem como você ter um bom relacionamento com Deus se não estiver também em um bom relacionamento com seus Irmãos em Cristo, já que você se diz Cristão. Fique com Deus amigo ! E viva em paz !
@@andreoliveiraofc5771 não lembro qual Presbiteriana era realmente, infelizmente as religiões estão corrompidas pela palavra do homem e não de Deus pq Deus é maravilhoso e até hoje fez e faz coisas por todos que sou eternamente grato a Ele. Agora essa questão de que "precisa ir a uma igreja" aí já é papo de radical e a igreja interna minha está muito mais forte e não necessito ir a uma igreja para fortalecer a minha fé. Foi eu sair da igreja/centros e começar fazer minhas leituras bíblicas e orações diárias que por causa disso parou meus pensamentos Sui**das coisa que nenhuma igreja/centro conseguiu fazer ,pois isso foi obra do Divino,então sim tenho minha igreja interna.
O inferno não foi criado para os homens mas sim para o Diabo e seus anjos,mas os seres humanos infelizmente estão seguindo o Diabo e seus anjos e toda ação têm uma reação
O medo é uma importante ferramenta de conversão para tudo e praticada por todos. Principalmente por Estados autoritário... Na pandemia a ferramenta "medo" foi colocada em prática no nível hard.
"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;" Romanos 2:14,15 - Essa passagem explica mto bem oq acontece quando a pessoa não conhece o evangelho. É triste ver q até hj pessoas querem dar sua opinião sobre salvação e condenação
É como ele disse no começo do vídeo "ou vc acredita nisso aqui, ou vc está condenado ao inferno." Eu respondo isso apenas com um CHAD YES. Sim, ainda bem que entendeu.
@@sylasbrother isso tá muito longe da tirania,vc é incapaz de entender algo tão simples?. só tem dois lados,não existe meio termo,ou vc segue Deus,ou ele te deixa livre.Sem Deus não há vida,mesma coisa da água dizer pro peixe -peixe,se vc sair de mim vc morrerá.
Na verdade ele falou comunismo primitivo. O Yago que acabou dando uma gafe nessa parte falando que não seria comunismo por não ter influência estatal. O comunismo primitivo é pré escravismo. Nem existia Estado, é da época pré antiguidade
Como falar que cristãos usam do medo para converter as pessoas, se a própria Bíblia, que os cristãos lêem, fala totalmente o contrário? Veja👇 E nós mesmos conhecemos e confiamos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor e, se alguém viver no amor, Deus vive nele e ele vive em Deus. No amor não existe medo. Pelo contrário, o perfeito amor tira o medo. O medo está ligado ao castigo, por isso, aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 1 João 4:16, 18-19 VFL
@@fernandobonventi1895 O nome disso é livre arbítrio, Deus deu a palavra que é um alerta e o livre arbítrio, a escolha é de cada um, ninguém é forçado ou obrigado a nada, a bíblia mesmo conta a parábola do filho pródigo, assim como nessa parábola Deus está de braços abertos sempre pra nos receber, cabe ao homem decidir se vai virar as costas ou correr para os braços de Deus.
@@fernandobonventi1895 a bíblia tbm fala que o inferno não foi criado para criação(homens/mulheres) de Deus. E sim, para o diabo e os demônios. Mas, as pessoas não querem saber de Deus e acabam se colocando lá pelas suas próprias escolhas. A bíblia ainda fala que Deus não se alegra com a morte do ímpio. Amigo, a Bíblia é uma carta amorosa de um Pai, que quer dar a seus filhos a alegria da eternidade. Deus te abençoe
@@Naogostoumorra Fábulas? Olha... Há milhares de biografias dos santos. Mas vamos lá: venha uma pessoa aqui, dizer que se converteu por medo, que ainda é fiel por medo, e saio pelado na rua. A gente se converte por três vias: pelo amor, pela dor e pelo estudo.
@@leandrocosta2196 sim, todas histórias sem credibilidade ou fonte verossímel, muitas da Antiguidade e Idade Média. O que ele disse, e as alguns não entenderam (dificuldade de interpretação), é que as pessoas se convertem e permanecem na religião por medo do desprezo de Deus e principalmente, medo de ser condenado ao inferno eterno. O medo de ser punido por Deus por vezes é um sentimento mais forte do que do ser amado por Ele.
@@Naogostoumorra Um dos maiores santos da história é Padre Pio, os milagres dele foram atestados pela ciência. E ele é dos anos 50. Vc não sabe o que diz
Comunismo primitivo? O que tinha ali era amor, pessoas nascida de novo, pessoas que amavam o próximo, não faziam por obrigação e sim por amor diferente do comunismo.
Quando vocês forem chamar alguém pra falar do Cristianismo chamem alguém como o Pe Paulo Ricardo, Dom José,Dom Adair, verdadeiros sucessores dos apóstolos chamar um bando de ateus que são doutrinados por professores também ateus ou que falam mal da Igreja sem saber de nada.
Quando Joel fala que na Era Medieval "abrir uma empresa era pecado" ele está sendo anacrônico. É verdade que havia uma condenação medieval ao lucro, mas não era ao modelo de empresas que surgiram na Revolução Industrial, pois essas não existiam antes desse acontecimento. A condenação ao lucro era ao que chamaríamos hoje de "agiotas", ou seja, Cristãos que emprestavam dinheiro a outros Cristãos e lucravam cobrando juros.
Tava pensando nisso, em uma era pré-capitalista, com uma economia basicamente de agricultura de subsistência, não faz sentido essa afirmação.
Sem cintar que usura ainda é pecado, mas nunca se proibiu que as guildas lucrassem.
Ué, mas cobrar juros não era considerado usura (pecado) pelos protestantes periodos após
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
@@ritaaraujobrasil mas quem garante que o seu pensamento não está baseado num PENSAMENTO IRRACIONAL que de forma arbitrária e ilusória tenta impor através da própria vontade e capricho?
O Joel tem uma coisa curiosa, ele parece carregar uma aura de cinismo juvenil em cada palavra que ele fala.
Deve ser por ser Play boy filhinho de papai, que vive na bolha dele.
Nossa é muito verdade isso, você conseguiu exprimir em palavras a sensação q eu tinha ao ouvir ele falando, pena q n tem muita relevância isso Pq é só a característica da personalidade dele, n dá pra julgar muito a veracidade do q ele diz baseado nisso mas vc foi muito cirúrgico agr kkkk
sempre que ele fala é num tom de deboche e superioridade intelectual, sem falar das interrupções, teve uma hora que o yago meio que teve que reivindicar o direito de concluir o argumento...
Isso ficou nítido quando ele repetia o "fica em casa" como se fosse um mantra. Daí me aparece a empregada dele no fundo vídeo... Pensei: Não tem como levar a sério o que sai da boca dele.
@@p4vlost4nk63 MDS sério?? Q sínico mano, e eu achei a ele era um idiota minimamente inteligente, mas parece q é só idiota msm
Quando eu tinha 15 anos pensava igualzinho ao joel.
Depois dos 21 conheci Jesus.
Hoje tenho 32 e permaneço na fé.
A falta de conhecimento leva a isso, achar que todo mundo tem que se converter e passar a seguir um livro de, pelo menos, 4 mil anos. Essa arrogância cristã já nos fez muito mal.
@@diegorodrigo2289 a falta de conhecimento leva oq tu escreveu, o livro de 4 mil anos se comprova todos os dias na tua vida, basta tu enchergar e querer né primeiramente.
@@ruanrachidBR sem exceção amigo.
@@andrewsilva2271 os muçulmanos tmb falam q várias das profecias de Maomé estão se cumprindo dia após dia, cara. Falar isso n quer dizer nada, eu quero ver é vc explicar, sem o uso da intervenção divina, como é possível uma espécie se espalhar pelo planeta através de apenas uma família q sobrevieu a um dilúvio mundial em um barco cheio de animais.
@@paulohenriquesantos6505 como irei explicar algo pra vc q teve a participação da divindade, sem mencionar a divindade ? Não sei se tu tens fé, mas eu tenho, há respostas pra tudo amigo, talves hj tu não saiba, mas quem sabe amanhã tu conheça.
"...Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;...'
E quem ele não escolheu vai para o inferno ETERNAMENTE! Deus sadico esse ne? Mesmo porque eu acredito que se esse Deus que tanto pregam fosse tão justo, antes de me condenar uma eternidade ele teria que me dar no MÍNIMO uma eternidade de chances pra ficar justo, já que justiça é com ele mesmo, concorda? Agora me manda uma expectativa de vida de 80 anos, e como eu disse, é só EXPECTATIVA, porque posso morrer antes nesse percurso, e me condenar??? mano é muito sem noção acreditar nessa historinha kkk
@@pollyanafernandes8882 não muda nada, vc tem escolha, msm q vc vive só 20 ou 80 anos vc tem escolhas, se vc tá vivo Deus já está sendo justo deixando vc decidir fazer as coisas certas injusto é criar vc e manda direto para um inferno sem antes poder escolher o seu caminho
Jesus disse pra nós pregarmos por todas as nações, isso significa que ele quer que todos sejam salvos, porém a salvação é um presente e não tem como você obrigar alguém a aceitar um presente é uma escolha individual sua, afinal vc tem liberdade pra fazer o que quiser c sua vida,e outra o auge da vida é na morte pois apenas depois de morrermos com cristo é que podemos viver eternamente com ele no céu, nós pensamos que pecados sao apenas erros porém o pecado trouxe a MORTE, através de adão e eva perdemos a "imortalidade" e através de jesus ganhamos a vida eterna. Deus te ama boa tarde
@@pollyanafernandes8882 todos foram escolhidos, aliás somos nós que decidimos não escolher o autor da vida.. Livre direito dr escolha, mas lembrando que na vida todas as escolhas que fazemos na vida tem uma consequência sendo ela boa ou ruim.
@@pollyanafernandes8882 A chance que ele deu foi Jesus, que vale eternamente. Jesus pagou pelo seu pecado para que vc tivesse a chance de se arrepender de seus pecados sempre que pecasse. Você pode até não acreditar, - acontece - mas dizer que Deus não te dá chances é de uma ignorância tremenda.
A palavra de Deus nunca impôs nada a ninguém, essa imposição foi feita pelos homens usando errado os textos sagrados. Agora um dia chegará a prestação de contas como o criador.
HOMENS INVENTARAM A PALAVRA DE DEUS
@@joaocal3934 Com certeza, os apostolos morreram por acreditarem em algo que inventaram né? Você é burro ou apenas ignorante?
Ignorante eh voce que nao sabe dialogar. Ja viajei por varios paises do mundo, entrei em centenas de igrejas, tudo banhado a ouro, coisas imateriais.
Jesus morreu e esta sendo abusado por satanas
@@joaocal3934 meio que a palavra de Deus e de Jesus foi usada incorretamente na biblia varias vezes por pessoas mal intencionadas que sempre achavam uma forma de passar a perna nas pessoas, tanto que quanto Jesus veio a terra uma pá de gente não seguia os mandamentos corretamente.
tipo, como vcs podem ser tao prepotentes e falar que um livro qualquer, como a biblia, eh a representacao da vontade e vide de um ser filho de deus.
Eh simplismente uma subserviência e negaçao seletiva de varios outros povos.
A fita eh que, um dia, um grupo de pessoas deicidiu que isso tudo era verdade e foda-se.
Voce nem sabe o que eh a palavra de deus e tenta julgar o outro. Eu nao vou prestar contas pro seu deus, pois pra mim ele simplesmente nao existe.
Todo o tempo que vcs perdem com essa fé fajuta, podiam pensar em como tornar a vida do outro melhor.
É incrível como eu n consigo concordar sobre nd q Joel Pinheiro fale sobre absolutamente nenhum tema.
Mas isso não é um problemas, somente revela como suas visões são distintas.
@@marciogomes6819 n, isso mostra q ele é uma rocha. Sempre desconfie d qm se auto proclama filósofo.
Isso só mostra como você é burro.
@@natanroliveira_ vdd, Joel é um gênio!
É que ele n tem o mesmo viés politico que o seu
ESSE JOEL É UM BARATO MESMO,NO AUGE DA PANDEMIA, ELE GRITAVA FICA EM CASA NO MORNING SHOW, AI ME APAREÇE A SUA EMPREGADA LIMPANDO A SUA CASA,AO FUNDO DO SEU NOTEBOOK,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
O que o Joel entende de Cristianismo eu entendo de física quântica... Nada!
@Roger Chaves
Só entende quem concorda com tudo que você acredita.
Não entende porque não é cristão. Só é crente.
Vc falou tudo e não falou nada. Mostre os argumentos que provam que o Joel não sabe de nada sobre o cristianismo. Ele está debatendo com um pastor parceiro, e está expondo bons argumentos. Você fala, mas falar até papagaio fala
@@williancamaraporteladefran1791 não!
@@carlosmartel1727 Debater com um pastor significa que entende do assunto? O que mais tem é "especialista" por aí.
Creio que a maioria aqui que está reclamando desse "ar de superioridade" do convidado é pelo fato dele está adotando uma postura de professor e não de debatedor.Ele acha que o adversário é mais ignorante que ele.
Postura típica de quem está acostumado a enganar
Yago tem uma biblioteca de quase 4 mil livros os quais ele já leu se não todos quase todos, o ignorante acaba sendo o outro que nem sabe com quem está debatendo.
não, ele está numa postura de cientista. quem discorda do discurso dele são considerado negacionista.
@@xdansiq Qualquer pode ler 4 mil livros, isso não significa nada. Prof. José Alessandro montou algo da mesma escala só com livros de religião, e tem um discurso completamente oposto ao do Yago.
@@henriquecando1 A última coisa que ele fez ao supor que o universo surgiu do nada foi ser cientista.
primeira frase do joel " isso vem do judaísmo, no sentido de que se você não acreditar, você vai pro inferno." uma das bases do judaísmo é justamente proibição do proselitismo, segundo, não existe inferno ou diabo no judaísmo. com todo respeito, mais eu vejo um adolescente briguento e prepotente quando vejo o Joel falando.
Na vdd o judaísmo do 1⁰ Século, Era mais proselitista tinham gregos que se convertiam ao Judaísmo nas sinagogas ou seja o Cristianismo surgiu nesse contexto
@@isaiassantossilva8881 historicamente conversões eram permitidas mais não incentivadas, inclusive a própria conotação para “bnei noach” veio para preencher a ideia de gentios que se interessavam em viver o judaísmo, mais não necessariamente serem considerados judeus. O proselitismo religioso é basicamente você pregar para determinados grupos de pessoas afim de convertê-las a sua crença custe o que custar. Consensualmente historiadores concordam com a falta de abertura da sociedade judaica para outros povos e de certa forma até mesmo segregação por conta da fé, já que a união ao secularismo social de outras culturas era extremamente mal visto pelos judeus na antiguidade, pois havia receio da perda da sua identidade monoteísta e cultural.
@@marcosrpessoal O próprio Jesus faz duras críticas ao proselitismo dos Judeus em Mateus 23:15.
Entendo a sua fala, mas ela não era regra na subdvidida sociedade religiosa judaica.
@@marciliorenson4055 quando eu li teu comentário me veio na cabeça alguns problemas que são perceptíveis quando se faz comparações com livros escritos em uma língua e transliterados para uma segunda. Como já citei antes É UM CONSENSO HISTÓRICO, pois infelizmente é bem complicado citar os livros que compõe o cânone do novo testamento como prova histórica e vou lhe explicar os motivos.
1 - os livros foram escritos em períodos posteriores a vida de Jesus, o mais velho de todos é o livro de Marcos e ele foi inscrito por volta de 65 depois da era comum.
2 - existem divergências de fatos que supostamente aconteceram quando você lê a citação em livro x e depois comparar com o livro y, um exemplo: em certo livro a filha de Jairo já estava morta, já em outro ela estava próxima da morte e por aí vai.
3 - historiadores concordam que os evangelhos não foram necessariamente escritos pelos discípulos cujos os livros carregam os seus nomes, mais provavelmente por pessoas que nem mesmo eram judeus ou tinham conhecimentos do período onde a história se passava. O procedimento de julgamento no tribunal rabínico era uma coisa, já nos evangelhos eles mudam, a localização de determinada cidade era uma já nos evangelhos é outra, e por aí vai. Te resumindo, as situações que decorrem nos livros não estão de acordo com a ótica histórica.
se você quiser mesmo argumentar sobre história citando livros que possuem uma narrativa problemática e descreditados academicamente aí é escolha sua, mais a opinião não vai ser muito válida.
@@marcosrpessoal Cara, escrever tudo isso pra justificar teu argumento que o problema está na transliteralidade dos livros?
outro fato não explicado, anula-se todo fato histórico escrito após essa data?
outra coisa não explicada qual CONSENSO HISTÓRICO? o proselisitismo judaico não é um problema citados apenas nos novos livros é algo já relatado desde o pentateuco.
Na proxima Vilella, faz um debate com Yago, Rodrigo Silva e o Daniel Mastral !!!!
Iria ser um debate daqueles
Maravilindo!!!!!!
Rodrigo Silva não participa de debates
Não seria um debate, seria uma conversa
Daniel mastral , como sempre, irá concordar com alguns erros ou ficará calado quando deveria falar, sabendo da verdade. Enfim, esse não conta.
Daniel mastral kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não existe debate quando todo mundo concorda com a mesma coisa
É de fato necessário ter que desviar o foco da nossa atenção num debate desses pra ficar olhando a cara da Gretchen? Sério, ninguém da produção percebe que tem nada a ver??!!
Ninguém vai ficar mudando cenário a cada entrevistado e conversa
@@Qliphirot Podia nunca existir, em nenhuma conversa, a cara gigante da Gretchen! É um bagulho completamente deslocado de qualquer assunto.
Coloquei no ar uns mil programas líderes de audiência, muitos dos quais vc inclusive deve ter assistido.
E, sim, se necessário for - que não é o caso pq não tem nada a ver com a nada a cara gigante da Gretchen na tela - o cenário deve ser mudado em cada tema ou entrevista, isso é óbvio, seu amador!
Ou o fundo é neutro e cabe em qualquer assunto, ou ele é itinerante e muda conforme o tema, sabichão, vc nunca percebeu é mais confortável pro público assistir?
Kkkkkkkkkkkkkkk
Ksksksksks eu ri demais
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Já conheci ateus,
Que leram, é estudaram a bíblia , e tinham argumentos bem melhores do que o joel .
Detalhe eles não distorcia as coisas .
O que é que ele distorceu? Está escrito: "...quem crer e for batizado será salvo, quem não crê já está condenado..."Mc. 16:16-18. Condenado a que? Isso é terrorismo proselitista ou não é?
@@wellingtonnogueira5807 Você não vai mudar de ideia, está apegado a isso.
Cristo anunciou a Verdade, sendo ele mesmo a Verdade. Se você foi 1% mais honesto, vai ler os textos com mais clareza.
@@ilcastilho e vc com esse comentário acaba de reforçar mais ainda o proselitismo intrísico q existe na bíblia cristã...
@@paulohenriquesantos6505" ele disse isso, mas não é bem isso, tem que ler com a mente aberta pq não é bem isso, talvez seja isso"
Kkkkkkkkkk
@@andersondosanjos4288 hyehuehue é bem isso aí.
A VERDADEIRA QUESTÃO É, *QUE NINGUÉM CONVERTE NINGUÉM, MAS O ESPÍRITO SANTO É QUEM CONVERTE E CONVENSE* ...
Fala isso para o pastor que te deu o pasto sagrado
@@songsoflibertad ???
Concordo, so uma correção pq tenho toque: é "convence" com "c"
O convense cagou tudo.
Convence*
Qdo eu escuto pessoas como Joel,fico mais feliz por ser cristã pois prova que os que odeiam o cristianismo é por pura ignorância e pré conceito,pq quem conhece e vive essa fé sabe que não é nada disso que eles falam.E tb dizer que não crê em Deus na maioria das vezes é desculpa pra não obedecê-lo,a vontade de Deus é o melhor pra nós,mas ser cristão não é fácil,é abrir mão de nossas paixões,vontades, orgulho, muitos escondem sua fraqueza atrás de uma pseudointelectualidade.
Vc só fala isso cm medo de ir para o inferno, eu queria vê se não fosse isso vc teria o msm pensamento.
A tá ,vou obedecer amigo imaginario. Meu nível de esquizofrenia ,não chegou a esse ponto.
Obedeço minha desobediência.
@@kaiofelipe469 você deve saber como a natureza do homem é podre, mau, orgulhosa e ignorante. Mesmo assim, por amar as suas criaturas, Deus se fez como homem e veio se humilhar e morrer só para poder nós das a chance de ir para o céu, fez isso por pessoas tão indígnas como a gente. Ele não quer que ninguém vá para o inferno, mas infelizmente não é todo mundo que quer ser salvo
@@kaiofelipe469 Pra mim , ir para o inferno é o de menos, o que mais me preocupa e o que mais me pesa é saber que posso passar a eternidade distante de Deus, longe do meu criador.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco né porque os cristãos metem o pau nas crenças alheias demonizam a tudo e a todos mas quando alguém discorda do cristianismo da nisso aí né
Quem converte é o espírito santo e o amor de Cristo, pois sabemos o que Ele fez por nós, e não o medo do inferno!
Até porque não existe inferno.
O que é o inferno se não uma ameaça
O que é o céu se não um suborno
kkkkkkkkkkkkkk
@@Micael61 quem diria que a internet acabaria com a religião, sobreviveu por séculos para perder para a divulgação em massa de informações, na verdade a religião sobreviveu pelo incentivo estatal (quem faz uso da religião como controle social) e a ausência de debates com quem defende ideias contrárias, daí o terreno ficou livre para a proliferação. Hoje existe uma forte concorrência e muitas críticas são difundidas facilmente, contradições são expostas facilmente daí duas coisas podem acontecer: ou os cristãos se isolam dentro das igrejas para não ouvirem o contraditório ou perderão a fé devido não ser possível defender a fé de forma lógica.
Eu fui convertido pelo espírito profano e pelo amor de Satanás 👹👹👹😄😄😄
Só foi a revolta protestante que praticamente gerou o capitalismo, confundir trabalhos sociais em prol da comunidade com comunismo é muita má fé na argumentação e uma deturpação tremenda da cultura cristã.
Comparar cristianismo com comunismo, ou é total ignorancia ou canalhice
Mas o fim da propriedade privada à dissolução do estado é a base do comunismo, se a Bíblia levanta esta questão como "correta" como vai se contrapor?
@@lucasborges2907 onde tá isso na Biblia?
@@monicablima22 Eu falei no sentido de descartar a possibilidade da Bíblia levantar pontos mas assistencialistas e maior compartilhamento entre os semelhantes, o que está mais próximo de um socialismo/comunismo do que essa exaltação das igrejas pelo modelo capitalista, não estou afirmando que ela é comunista, mas que flerta com esses ideais.
Joel é um cara inteligente e era um dos poucos que se salvavam no Morning Show. Mas adotar um tom professoral e moralista transforma qualquer conversa em monólogo.
🤣🤣🤣...meu Deus! Imagina o ignorante!
Talvez em outras coisas ele seja inteligente, mas quando ele fala de Bíblia e Deus ele tem uma visão mt errada akakakakaka
🤔
Kkkk Ok mds
Matava o Morning Show! Kkkkkkkkk
Pow... Debate com mentes informadas é outro nível! Argumentos com fundamento salva da cegueira da ignorância! Viva Jesus, Viva O Senhor, Viva ao Amor!
Muitas vezes, a necessidade de converter alguém não vem pelo medo de onde poderá está depois da morte... E sim pela melhoria de vida que há em uma pessoa que passa por momentos difíceis de sua vida no presente.
São milhares de pessoas, relatando o mal que deixaram de fazer ao próximo e a elas mesmas depois da conversão. O céu eo inferno começam aqui na terra.
Creio que não deva ser apenas medo, mas sim o conhecimento de que há algo para além dessa vida que devemos reconhecer sendo bom ou ruim - céu ou inferno. O cristianismo não promete que nos sintamos bem ou que iremos ter uma vida melhor. A "melhoria de vida" que você cita é a alegria do Senhor em nós, que devemos ter de bom ânimo, pois ele venceu o mundo.
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."
1 Coríntios 15:19
Exatamente! O nosso intuito de se converter não é ter medo do inferno, mas sim de melhorar o caráter
@@carolinabeniciodonasciment837 mas quem disse q vc precisa de igreja pra melhorar o carater?
@@carolinabeniciodonasciment837 vc está equivocada, o objetivo da conversão não é o medo do inferno e nem melhorar o próprio caráter, e sim reconhecer que é falho e pecador, pedir perdão, renunciar a sí mesmo, tomar a sua cruz, e reconhecer Jesus como o seu salvador, ou seja, o objetivo da conversão é se entregar para Jesus e amar a Deus acima de todas as coisas!
Melhorar seu caráter é apenas consequência disso
Não é uma necessidade apenas, é uma ordem de Cristo , Nossa missão é falar das boas notícias para todas as pessoas de todas as nações da forma como Jesus determinou: “ Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” Mateus 28.19-20. Alguns verão e ouvirão a mensagem, entenderão aceitarão. Outros verão e ouvirão, mas não entenderão e, ou, não aceitarão, por isso Jesus disse: “quem crer será salvo e quem não crer será condenado” Marcos 16.16, Algumas pessoas simplesmente não crerão, mas nossa missão não é obrigá-los a crer, ou julgá-las por não crer; o que importa é que todos ouçam o evangelho como declara o versículo: “Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações” Marcos 13.10
Essa é a nossa missão; ser e pregar o evangelho para toda criatura acreditando que elas crerão na mensagem. Essa é nossa única e sublime missão. Só quem convence o homem da justiça do pecado e do juízo é o Espírito Santo de Deus , ninguém tem o poder de mudar ninguém.
O Joel está preocupado só em causar, é só acompanhar ele que você percebe que ele faz isso em todos os programas que participa.
Não achei os argumentos do Joel plausíveis e o Yago ficou muito bonzinho, pois ele tem um conhecimento mais aprofundado para debater, só talvez não curta os entraves, mas poderia ter feito mais colocações para defesa do evangelho.
Não da pra debater quando se está em inferioridade númerica e quando um dos participantes, no caso o Joel, não da espaço para o outro debatedor desenvolver seu raciocínio.
Ele não fez colocações simplesmente pq não teve argumento pro Joel. Aceita parceiro.
Herdado do judaísmo ? Nós não obrigamos ninguém a aceitar o nosso Deus nem seguir ele como seguimos.
O convidado é ignorante sobre o Judaismo nem a concepção de inferno existe.
Vai estudar a colonização das Américas pra ver, vai lá. Ah, vai ver também a colonização portuguesa na Índia, por exemplo, quando os cristãos defendiam métodos violentos pra conversão das populações locais, isso já no século 20. Vai estudar o colonialismo em África, veja o que a chegada do cristianismo causou nas sociedades. O que falta a muitos cristãos é conhecimento histórico, pq há uma distância abissal entre o ideal e o real, e eu prefiro me apegar ao real.
@@diegorodrigo2289 ??? O que isso tem a ver com JUDAISMO??
@@diegorodrigo2289 Não sabia que a América tinha sido colonizada por judeus.Realmene fui eu que não estudei....
@@gustavohungerbuhler7509 tava me referindo aos cristãos católicos, que perseguiam judeus na Península Ibérica, fazendo com que muitos fugissem pro Brasil.
Rodrigo Silva disse uma coisa que nunca mais me esquecerei. Algo assim: "Deus precisa de testemunha, não precisa de advogado".
Não perco meu tempo com esse tipo de "debate".
Esse era o pastor que deveria ter sido convidado e não o teólogo em questão.
E o que mais esse Rodrigo Silva, advogar em pro do deus judaico cristão, e a igreja adventista
Perfeito seu comentário
Se "perdesse o teu tempo" veria que foi uma forma muito interessante de mostrar o Deus e a fé do teólogo em questão, e veria que ele foi humilde e correto e falou biblicamente, e como diz em 1 Pedro 3:15, respondeu com mansidão e temor a quem pediu a razão da esperança que há em nele.
Só precisa de testemunha quem precisa provar alguma coisa pra alguém, o que deus está tentando provar que até agora não conseguiu?
E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15
Deus abençoe a todos vocês em nome de Jesus Cristo Amém.
Não só cristãos. A arte de persuasão por medo é aplicado em muitas áreas da vida, e tende a ter muito êxito
Já existiram muitas guerras, muitas pessoas foram queimadas vivas, tudo em nome de Deus!
Faltou o Rodrigo Silva nesse debate
Pra falar aquelas bostas que ele fala?
@@leocorreiiia por exemplo?
@@bryanmattos996 veja 5 minutos de algum corte dele falando sobre idade da Terra e evolução e vai ver várias exemplos
@@leocorreiiia eu vi a entrevista dele tanto no flow quanto no inteligência ltda, e não encontrei incoerência.
@@leocorreiiia th-cam.com/video/eeSm4WJK1jo/w-d-xo.html
Da uma olhada nesse corte
Todos podem escapar da morte (se quiserem), mas da VERDADE, ninguém escapará!
Todos querem morrer caro juíz?
O problema de toda pessoa é julgar o que aconteceu e foi escrito a partir de si mesmo e não como algo que veio antes. Normal é não acreditar, ninguém é obrigado a crer na mesma coisa, porém poderiam ter argumentos melhores.
Usar o medo só faz afastar da pessoa já percebi isso
No início do vídeo seria possível refuta-lo usando o argumento da lei do contraditório e a verdade absoluta. Se não existir exclusividade, então o que fazemos com as religiões que se contradizem? E se existe contradição é porque deveria existir uma verdade absoluta, e não podemos relativizar as crenças como se todas fossem a verdade.
O Yago eh um cara extremamente inteligente, mas em debate ele não se impõe e permite falarem estes absurdos e deixa sem resposta questões facilmente refutaveis.
O Joel usou uma falácia do espantalho quando "corrigiu" o Yago no amor ao dinheiro.
@@pedrohenriqueribeiro6319 ele é mt educado no debate, tanto q ele n foi deixado d concluir o argumento. Enfim, acho q nem ficou "feio", ngm leva a sério Joel Pinheiro.
@@alleaitorrio concordo porém, dá sempre a impressão que ele sai derrotado de debates.
@@pedrohenriqueribeiro6319 Da d fato, a gente q é cristão percebe oq d fato é argumento contra ou a favor do cristianismo, vc consegue perceber tb qm tá ali p discutir ideias e n espantalhar. O kr comparou a caridade privada cristã a comunismo man, namoral vey kkkkkkkkkkk
Eu não sou ateia. Apenas me desvinculei de qualquer religião. Eu faço minhas orações no silêncio da minha casa. Leio a bíblia de vez em quando. Não concordo com muitas coisas. Deixar a religião foi libertador. Essa coisa de inferno me deixa louca. Religião é um meio de dominação. Seja ela qual for.
Esqueça o inferno, isso nn importa, é como escalar uma alta estrutura, ter uma vista linda para se olhar e escolher olhar para baixo. Muito melhor entender o amor de Deus, os caminhos de Deus, e abdicar de uma vida guiada únicamente pelos nossos desejos e vontades, não por medo de ir para o inferno e sim por entender que o que Deus tem para nós é maior e melhor do que tudo que possamos um dia planejar e realizar.
Nossa concordo com o que vocês dois falaram pra caramba, também não gosto de pertencer a uma doutrina ,apesar de eu ir pra igreja eu nunca me influencio por pastores ou pregadores falam,prefiro eu mesmo ler a Bíblia e prega a palavra de Deus apenas pra minha vida e por em prática o que está na bíblia
Religião é sim ruim pois escravisa. Mas abandonar o ambiente da igreja pra viver as palavras de Jesus só do jeito que agrada é ter uma vida espiritual sem progresso e ignorar tudo o que a palavra fala sobre o corpo de cristo. Um membro fora de seu corpo apodrece. Deus abençoe.
@@davicruz6554 também concordo com isso ,sair da igreja mas também não fazer as interpretações da Bíblia conforme nos convém,e não se sentir livre pra cometer pecados e consumir as cosias porcas do mundo
O Inteligência deveria saber que esse debate pode ser bastante produtivo. Basta chamar convidados que não sejam Nutella.
Joel Pinheiro e nada é a mesma coisa e esse Rolandinho sequer sabia quem era. Acho que vocês deveriam ter convidado o Rodrigo Silva ou o Luiz Sayão para o debate.
Rodrigo Silva de novo?? Joel é relevante sim.
Você deveria prestar mais atenção no que o indivíduo fala ao invés de "quem ele é na fila do pão"
As perguntas do Joel foram muito boas, não o critique como um "inimigo do mito na jovem panos"
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
A bíblia é 100% metafórica.
@@cristianl.p.7795 relevante?? o cara parece meus colegas do ensino médio, tentando convencer com expressão corporal de superioridade, e argumentos superficiais do qual não se aprofunda mt no tema, simplesmente pq ele não sabe sobre o tema , e vc pode ter certeza, quanto mais o cara tenta parecer um professor de forma não natural( e da para notar) , menos relevante é oque ele fala, leva isso pra sua vida.
Ninguém vai ao pai se não por mim.
Isso por si só faz o homem seguir a cristo. Saber que ele é o caminho, a verdade e a vida.
Todo ateu carrega dentro de si uma repulsa por Deus por um trauma do passado. Eu era ateu e digo com propriedade: todo ateu nao acredita em Deus, não por ele nao existir. Mas por raiva, trauma, põe em Deus a culpa de uma dor do passado, ou presente, e acaba tendo aversão a Deus. Ja vi vários ex ateu, mas nunca vi um ex crente. Se o indivíduo renasceu em Cristo jesus e descobriu a verdade ele nunca mais deixará de crer.
Oque é a verdade?,nunca vemos um ex cristão pq é fácil ficar na zona de conforto e dependência de um Deus.
Tudo que o ser humano quer é algo para despejar o peso dos seus problemas.
Também percebemos que seja ateu ou cristão não a liberdade nesse mundo,não tem pra onde correr então recorrer a fé acaba sendo a saída de muitos.
Pq o ser humano não foi feito pra ser independente e sim viver nas asas desse Deus egocêntrico.
Quase como uma escravidão onde ele decide oque é certo e errado na sua vida,e ti puni caso não aja como ele desejar.
@@mattbarbosa2095 onde está escrito que Deus pune? Descreva por gentileza ipsis literis o excerto que diz isso, seja honesto consigo mesmo e não recorra a redundâncias.
@@petroniocarvalho9783 os fatos estão na Bíblia amigo,poderia citar o dilúvio e a própria existência do possível inferno.
A existência do pecado já é uma prova dessa "punição",onde ele impôs consequências para nossos atos,onde interferiu diretamente na história humana como nas pragas do Egito,jogar fogo em uma cidade,como já citei o dilúvio.
Quando um ser imponhe certo e errado para o resto a liberdade não existe.
@@mattbarbosa2095 Não confunda liberdade com libertinagem! Todo pecado faz apenas mal a nós mesmos.
Que Deus em sua infinita misericórdia alcance o Joel. Oremos 🙏
Quem converte uma pessoa não é o medo e o chamado do espírito santo é inexplicável o temor a Deus faz parte dos princípios cristãs !
Da pra ver o quanto Joel não conhece nada sobre Deus! “Comunismo Primitivo” 😂!!!! Tudo fundamentado no achismo!!! O cristianismo está fundamentado no amor e sacrifício sr Joel, o amor de Deus por nós, sacrifício de Jesus em nosso favor sr Joel.. em perdão sr Joel, Sr Joel não desinforme as pessoas por favor 🙏
APENAS UMA ENTRE MAIS DE 2500 RELIGIOES. CRISTIANISMO EH PATETICO
@@joaocal3934
O amor é o único caminho João, não de religião, mais de Deus, esse amor nos desarma
Todas as religioes sao baseadas no medo e na restriçao. Eu nao preciso de religiao pra fazer o bem.
Vc acha q eu vou pro inferno se eu morrer um dia?
Eu acho q quando uma pessoa morre ela vai pra onde ela quiser.
Quando um ateu morre, por definicao de varias religioes, ele vai sofrer pra sempre em um lugar q a propria religiao inventou.
Se isso nao for patetico, eh apenas maldoso. E aliás, falar em amor e o caralho a 4 nao significa nada.
Poucas vezes eu vi alguém com tão grande desconhecimento do evangelho e de como ele se entrelaça na vida, o cristianismo verdadeiro pautado na palavra nunca buscou ser imposto; muito pelo contrário "não é por força nem violência, mas sim pelo amor", "aquele que quer ser o primeiro seja o último"... cada um será julgado de acordo com o que conhece e não cabe a nós seres humanos definir quem vai pra o inferno, isso é um desconhecimento colossal das escrituras
Se eu não acreditar em Deus ou Jesus, nos termos estabelecidos pela Bíblia, poderei ganhar o Reino dos Céus?
@@heitoroz7272 sim... pela graça...
@@renatooliveira0 Ok, então foda-se Cristo e Deus, vou ganhar o Reino dos Céus por outros meios, kkkkk!
@@renatooliveira0 oh irmão aí não né? Confundiu a cabeça do ateuzola? Sem crer em Cristo e sem arrependimento dos pecados a pessoa já está condenada a passar a enternidade apartada de Deus!
@@heitoroz7272 kkkk mas não mesmo querido pós moderno! Se você não crer em Cristo Jesus e não se arrepender dos seus pecados, o céu que você vai é o da boca da onça no máximo kkkk
Um debate que vale a pena de ver sobre a existência de Deus: William Lane Craig vs Christopher Hitchens ou William Lane Craig vs Anthony Flew.
O que foi debatido nesse clipe n é a existência de Deus mas sim um modelo econômico proposto pela bíblia e a moralidade associada ao proselitismo
@@adrianbotelho3770 e...
@@chauanlemos3874
Só citou os debates onde o William L. Craig venceu. Por que não cita os debates onde ele foi destroçado? Como no debate com os ateus Shelly Kagan, Paul Draper, Richard Carrier, Bart Ehrman, etc!
@@williancamaraporteladefran1791 aham foi.
@@williancamaraporteladefran1791 Anthony Flew um dos maiores ateus da história, seguramente o maior do século XX,construiu os maiores argumentos ateistas do século XXI, Christopher Hitchens,sucessor do Flew,maior ateu da sua época. Hoje o maior é o Dawkins que sempre fugiu do Craig,depois dele o Sam Harris que tbm já perdeu.
Quem se entrega a Cristo e vira cristão de fato,faz pq é a melhor escolha,ninguém consegue impor amor em alguém,e Deus é amor.
Eu sou de outra religião e nela encontro amor em tudo e todos, não preciso virar cristão pra achar o amor
@@joseguilherme2438 escolha,livre arbítrio,pra mim e para os cristãos o amor de Deus supera os outros.
Liberdade religiosa é inclusive deixar que as pessoas acreditem que a religião delas é a única correta.. Percebo que tem uma intolerância ao cristianismo.
O impressionante é que eles quase que não conseguem se conter e apenas ouvir o Yago calados.
Paira, sobre boa parte das "religiões", um terrorismo espiritual muito grande, q chega a ser esmagador...
Não vi o vídeo, mas sou Cristão e frequentei muito tempo certos tipos de igrejas evangélicas e posso afirmar, a igreja coage as pessoas a fazer o que elas querem por medo.
Pra mim a carta de Romanos explica td muito bem o que preciso saber a respeito de quem eu sou e de quem Cristo é
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
A bíblia é 100% metafórica.
Então você acredita que um cara aleatório (Paulo) que viveu anos e anos atrás, numa região e cultura diferente do Brasil, conhece melhor você do que você mesmo? Kkkkkkkkk.
@@richtertomatala sim
@@robertreina5066 não.
@@richtertomatala ué, vc perguntou e eu respondi, essa é minha opinião!
E outra, Paulo não é quem conhece mas Cristo!
A dor do inferno é tão pequeno comparado a alegria de estar com Cristo.
Os gados religiosos piram nos comentários 🤣
Deus tem o direito de reter a salvação de muitos povos e o cristianismo acredita que Deus fez isso até o envio de Jesus. Ele não é injusto por isso, ele só é Deus!
O Joel encaixou amor ao dinheiro com trabalhar e ganhar dinheiro na fala do Yago como uma tentativa desesperada de parecer estar certo como um jovem revoltado
Falácia do espantalho que chama
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
Fico feliz que eu tenha saído dessa caixa tão pequena de pensamento e visto as coisas com mais clareza
Infelizmente o problema de muitos cristãos é não conseguir reconhecer o mal que a institucionalização da religião trouxe ao mundo. É fácil responder as indagações que foram feitas, o cristianismo é um antes de constantino e outro pós constantino. Por maior mal que a religião cristã possa ter feito ao mundo, os benefícios que ela trouxe é muito superior. Foi justamente os cismas que ocorreram dentro de suas estruturas que formaram a força, liberdade, riqueza...do ocidente. É difícil conjecturar como seria o mundo sem ela, pois toda análise sofreria sua influência, até mesmo o esforço que faria para exclui-lá, seria influenciado por ela. Mas acredito que mundo seria muito mais atrasado e sangrento.
A base do mundo ocidental não é a religião, é a filosofia e a sociedade grega.
Aí que está, não foi o "cristianismo" quem trouxe os problemas, ou o "mal" como diz, foram os homens
@@andreluis4256 é de consenso entre os historiadores que a sociedade ocidental é formada sobre a fusão de valores judaicos cristãos. A filosofia grega foi fundamental, pois o cristianismo bebeu de sua fonte, mas o fator religioso não pode ser ignorado. Pois até no mundo grego antigo ele estava presente.
Outro pronto que poucos trazem para a discussão é que existe outras linhas filosóficas além da grega, como a árabe, nórdica, africana, que também estão presentes na formação dos valores do ocidente.
@@walissonferreiracruz7995sou cristão e para mim o cristianismo enquanto religião institucionalizada não difere das demais na sua formação, todas as religiões para mim são humanas, logo tudo que elas fazem é humano. Se há algo divino em suas ações, eles são atribuídos á Deus e não aos atos religiosos dos homens. Logo o cristianismo só é penalizado por ser humano assim como qualquer outra filosofia e ideologia.
É simples, morramos e vejamos se tem algo do outro lado ou não, e se tem, vejamos o quê é.
isso é verdade mesmo, o medo é uma importante ferramenta de conversão dos protestantes.
Dos Hebreus israelitas que saíram do Egito e virou judeus, Dos católicos durante toda a idade média, Dos muçulmanos até hoje e sim é claro, Dos protestantes e dos pentecostais e neopentecostais
Dos católicos também!
Isso mesmo! Não olhe para cima.
Que ? Saiba que todo crente nascido de novo sabe que a verdadeira conversão só acontecerá se o Espírito Santo te transformar, é o Espírito Santo convence o pecador e não o homem. Agora realmente existe alguns que fazem isso mas fazem na ignorância, por que não é a pessoa aparentemente se "converter" e ir para a igreja que a torna salva e sim o Novo nascimento, por isso Jesus disse que quem não nascer de novo não pode entrar no Reino dos Céus.
@@souperegrinonessaterra.4570 ir para a igreja...
Qual delas? 99% tem ensinos contrários a bílbia.
Deveria convidar o Pe. Paulo Ricardo para discutir esse assunto.
Sim, ninguém aguenta mais essa onda sufocante de crente...
Não por ser cristão pois cada um tem o direito a opção e opinião na vida, porém é nítido quando alguém quer conversar e o outro quer ser superior e vemos a serenidade em Yago e nos dois a fome de refutar a crença dele e o achar superior intelectual.
Cheirinho de viés de confirmação nesse comentário...
Clima fica tenso foi ótima 😂😂😂😂😂😂😂
Até que enfim alguém com coragem de fala uma verdade para esses mini Deuses.
O senhor Jesus está disposto a salvar todos que ainda não creram, i conhecereis a verdade i a verdade vos libertará.
Propaganda enganosa: não vi nenhuma tensão nesse debate, não.
eu também não
A religião afasta o homem de Deus,mas quem buscar ele de coração quebrantado ou humilde, ele responde e te mostra que existe realmente, Deus é real e Jesus Cristo é o seu filho que veio nos salvar para quem nele crê, quem quiser é só tirar a prova por si próprio!
Que Deus abençoe e que seja um encontro sobrenatural que irá mudar sua vida em 180 graus 🙏🙏🙏
Imagino esse Joel, ver quando tudo que ele criticou, se provar realidade, e o mesmo irá chorar, muito.
Não há como ter certeza
Olhando pro teu comentário, só me faz confirmar o que o Joel diz sobre cristãos usarem o medo como munição para evangelizar.
Aí é só uma fantasia da sua cabeça, amigo. Tanto você quanto ele têm 50% de chance de estarem certos ou errados.. Ele pode dizer exatamente o mesmo de você, só que ao contrário "quero ver o Avelino chorar muito quando descobrir que NADA disso que ele acreditou existe..", e se ele falar isso tem o mesmo peso do que vc disse.. Ninguém detém a verdade..
Esse é teu argumento? Kkkkk Adiantar botar medinho não outros não, alienado!
Gostei da discussão sobre o assunto.
Sempre achei interessante como o ateu se revolta quando se fala que talvez (ou certamente) ele vá para o inferno. O sujeito fica puto! Mas porque? Se alguém me dissesse que eu vou para o Valhala ou para o Ades, isso me seria indiferente. Se eu não acreditasse em nada, tanto faria inferno, céu, Olimpo, Asgard, etc.
Isso é agressivo amigo , ex fala isso para uma criança ou msm um adulto que ela não crer irá queimar eternamente no fogo 🔥 do inferno . Os crentes usam muito isso . Ou vc crer ou queima . Não o fato de acreditar e sim as ameaças , e para um ateu isso é pura mentira e fantasia quem não se revolta com mentiras ainda mas quando afeta sua família na minha todo mubdo acredita pra eles eu vou para o inferno olha a tortura que eles sentem por mim .
@@vigilantedanoite5385 Não é tortura se vc não acredita. Mas vcs ateus tem essa briga interna em provar pra si mesmo todos os dias que Deus não existe. Sabe por que?... Alma de vcs clamam por Ele.
HAUHAHAHAHAHAHUAHAUAHAUHAUAHAUJAJAJAUAHAUAUUAHAUAHHAUAHAUAH
@@vigilantedanoite5385 cara, você está se contradizendo.
@@vigilantedanoite5385 Jesus te ama, de um passo de fé irmão
Rapaz eu nunca vi um povo que se doa tanto q nem crente
Eu vou fazer uma pergunta aqui, espero q as respostas sejam educadas abaixo
De certa forma a maioria das religiões n são assim se vc n obedecer vai ser castigado?
Eu sei q o debate ficou restrito as cristianismo, mas do jeito q o Joel falou ficou parecendo q era exclusividade do cristianismo essa prática.
A concepção de inferno (ou ades) para os gregos era um pouco diferente, mas se vc n agradeçe ao deuses eles te puniriam (pragas e tempestades )ou homens em seus nomes (se n me engano Sócrates foi condenado por desrespeitar os deuses). Isso também ocorria com os egípcios e nórdicos por exemplo.
Sim, Alex. Praticamente todas as religiões ocidentais e orientais também, pode mudar o contexto, mas o indivíduo sofre alguma sanção ou "castigo" caso não obedeça. Não se trata da vontade de um Deus ou deuses castigarem porque querem. Se trata que literalmente: a liberdade humana sem limites, é perigosa para ele e para os que estão a sua volta. Isso é o que alguns ateus não entendem.
vc tem duas escolhas, porém tem ateus que são ricos etc e vivem bem, a questão é vida eterna, é como o médico falar olha aqui se vc não parar de comer açucar vc vai morrer de diabete, ai vc escolhe viver mais ou morrer de diabete, é religião vc escolhe ter eternidade ou viver essa vida aqui que com 50 anos vc já está velho estourado e depois acabou, quando se fala de dinheiro, é vc trabalhar e conquistas como varios ateus conseguiram isso.
A religião vive do medo do desconhecido, na verdade do medo da morte, o objetivo da religião é dar uma solução para a morte, vendem a ideia de vida após a morte, daí pessoas geralmente pobres vêem nessa ideia uma oportunidade de ter uma vida melhor em outra vida e podem chegar ao ponto de abrir mãos dessa vida agora que geralmente é muito sofrida e dedicarem a religião na esperança de alcançar uma vida melhor após a morte. Tire a figura de diabo, e morte e a religião perde totalmente o sentido. Por isso se a pessoa entende que a vida é hoje e que não teremos uma segunda chance de viver e que o diabo não existe daí temos o que se chama de ateu, ou seja, a pessoa que está tranquila quanto a saber que a vida tem um fim e que ela não está preocupada com isso, apenas vive um dia após o outro sem medo da morte.
@@fogonoparquinho7697 essa visão de religião é muito superficial, principalmente quando falamos das religiões orientais como o budismo que apesar de ter o objetivo de alcançar o nirvana, é voltada para inserção do indivíduo com o meio.
Até mesmo o cristianismo, quando vemos q os dois únicos mandamentos q Jesus ordenou, foi de ir ao mundo pregar o evangelho e cuidar dos órfãos e das viúvas (dos pobres em geral) e q essas práticas de caridade n podiam ser usadas como critério de salvação.
@@alexaraujo7580 se analisar a religião do ponto de vista da socialização que ela promove entre seus membros eu concordo que é positiva mas o preço dessa socialização é a submissão a dogmas religiosos que se baseiam no medo da morte ou na busca por aceitação por parte dos membros. A religião pode ser boa para alguns mas não para outros. Tudo depende de como a pessoa encara a vida. Se a pessoa está ciente que a vida tem um fim e aceita isso de boas não há porque buscar religião, pois como eu falei antes a religião se baseia na tentativa de oferecer continuidade da vida apos a morte. Se a pessoa não tem problemas em aceitar o fim da vida então a religião é dispensável para essa pessoa.
É triste ver o Evangelho de Cristo, que salva e liberta o vil pecador, sendo explanado de forma tão fria, teórica e claramente ideológica.
Dizer que a Igreja Primitiva praticava o "comunismo" é o cúmulo.
3:57 3:59 Esse cara do 2 dedos de teologia PRA MIM tá sendo o mais cínico! Porque ele SABE que eles crentes julgam e condenam quem é ateu ou quem tem religião diferente da deles! E quem é secular ou "mundano" como eles chamam é PIOR! essas pessoas pra eles quando morrerem já estão condenadas! Como se eles tivessem o direito de decidir quem vai ou não ser salvo! Mas isso quem decide é Deus!
A Palavra de Deus não ensina isso. Quem ensina isso são pessoas que usam o nome de Deus para fazer o que querem. Não se esqueça que quem não ama ao seu próximo não ama a Deus.
Vai ler a bíblia e você vai saber quem é que tá condenado ou não.
Ué, não somos nós que ditamos quem vai entrar no céu ou não, é a própria bíblia! Deixem de mimimi
"10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. " (1 Coríntios 6)
. Acho que você está lendo uma bíblia diferente da minha. "10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6).
@@renanmonteiro18 Não sei se está me respondendo ou não. Mas só para deixar claro, não falei sobre essa parte, apenas disse que quem julga, como ele disse, são pessoas que usam o nome de Deus para fazerem o que quiserem.
SÓ existe uma porta e ponto final. Creia quem quiser...
Eu gostei do debate achei que eles tiveram muito respeito um pelo outro, achei que o o yago foi bem em um debate 2x1, pelo menos foi fiel pior se fosse um Rodrigo Silva, iria falar que inferno não existe ou que veria sobre ateus no céu coisas anti bíblicas do tipo
Se o céu existir, e eu mesmo sendo um bom homem durante a minha vida não ser aceito, vou ser feliz em ter negado até a morte a existência desse Deus injusto
@@Vilela_ kkkkkkkkkkkkkk
Quanta bobagem vc falou
@@Vilela_ boa .Se eu estiver errado naquilo que eu acredito ou melhor dizendo naquilo que eu nao acredito e por um acaso Deus existir, "ele vai ter que implorar pelo meu perdão ".
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
A bíblia é 100% metafórica.
@@Vilela_ Você é "bom" sob qual óptica, se segundo a tua fé, estuprar, matar e canibalizar logo em seguida um bebê ou mascar chiclete são as mesmas coisas?
No darwinismo ateísta tudo é permitido e o bem e o mal não existem, logo, tu não tem moral (no sentido literal) alguma de se julgar bom ou mal.
Isso não foi debate, foi um teólogo conversando com um comediante.
Joel generaliza e manipula tudo, mano 🤣 não gosto do Yago pois ele tbm já desmereceu o PR. Paulo Junior sobre diploma.
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
Que alguns usam o medo pra influenciar as pessoas é verdade.
Todos querem me converter!
Pergunte ao Joel ou ao Rolandinho se eles tem ou não alguns princípios de boa convivência, ou uma forma que eles entendem que o mundo seria melhor... e aí vamos facilmente descobrir que eles são tão proselitistas quanto aqueles que eles acusam. Todos gostariam de "converter" o mundo em um mundo melhor, mais justo, mais digno, mais respeitoso, como mais cristão ou com menos cristãos... não interesse pra que lado, Joel, Yago, Rolandinho, eu ou você temos sonhos proselitistas.
E todos gostariam de nos converter a alguma coisa.
Claramente não é um assunto que o Joel conheça e tenha condições de debater.
Conceitos superficiais, genéricos, para um objeto de estudo tão amplo e profundo.
Aliás, para complementar, a livre iniciativa (do trabalho) é parte da formação do povo de Israel, de onde vem a raiz cristã. Sociedade agropastoril, comércio pujante com nações diversas em momentos distintos da história, inúmeros textos da Bíblia apontando para o valor do trabalho e aconselhando ao homem não "amar o sono, para que não empobreças".
E para finalizar... Que raios de comunismo havia na igreja do primeiro século? Putz!
Me ajuda aí, Joel! Fala asneiras não.
O medo sempre foi a maior arma usada por lideranças como mecanismo de controle, seja na religião ou na política. A única forma de vencer o medo é através do conhecimento. O conhecimento é libertador, encorajador, nos faz ter uma visão panorâmica, e nos dá olhos iluminados para iluminarmos nossos próprios caminhos e servir de farol para o nosso próximo que ainda anda nas trevas do medo e da ignorância.😉
Ateísmo não tem base racional muito boa.
Imagina falar pra uma criança q se ela nao acreditar ira queimar no inferno🤣 é impor sobre ameaça sim, e n é só essa religiao q usa a ameaça
Joel aonde tem inferno no antigo testamento? Como assim é judaico? Kkkkkkkk meu Deus
Viajou. Os conceitos de inferno e diabo como conhecemos vem do cristianismo.
@@Qliphirot Mas o cristianismo surgiu como uma seita do judaísmo, e não existia ( nem nunca existiu) um bloco monolítico chamado judaísmo. Jesus e seus seguidores primitivos eram adeptos de movimentos apocalípticos judaicos que aderiram certos conceitos como um juízo final e tormento eterno sim.
@@Qliphirot Você que tá viajando amigo kkkk, o cristianismo tem ligação direta com a existência do judaísmo
As pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL (LÓGICO) vão valorizar a compreensão filosófica, metafórica, porque não acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
As pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL (SUPERSTICIOSO) vão valorizar a compreensão mágica, literal, porque acreditam em mágicas dentro do mundo que existe na mente delas.
Enfim, entendo que o personagem "Jesus Cristo" não existiu, pois trata-se apenas de uma SIMBOLOGIA a qual para mim é parte de uma obra filosófica admirável.
Eu ficaria convencida se a ARQUEOLOGIA provasse a existência de um "JESUS CRISTO" com uma vida baseada em MÁGICAS, e que tais MÁGICAS tivessem realmente ocorridas de maneira *LITERAL*. Porém, tal comprovação é impossível ser realizada pela ARQUEOLOGIA pela inexistência da MÁGICA.
Logo, o JESUS CRISTO com uma vida baseada em SUPER PODERES (MÁGICAS) nunca existiu literalmente, pois trata-se de uma METÁFORA, MITOLOGIA.
A MÁGICA não existe dentro da RACIONALIDADE, LÓGICA.
A MÁGICA é uma ILUSÃO, fruto da IRRACIONALIDADE, SUPERSTIÇÃO.
A ILUSÃO é um efeito artístico produzido pela mente.
A INTERPRETAÇÃO LITERAL da bíblia é apenas uma ilusão, um erro de percepção, entendimento, em nossa mente. É uma representação folclórica criada por nosso pensamento irracional, ilusório, supersticioso.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado interpreta as coisas de maneira JUSTA, fundada em na LÓGICA.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas de maneira ARBITRÁRIA, ILUSÓRIA/SUPERSTICIOSA, através da própria vontade, capricho, sem motivar, fundar, justificar tal entendimento.
A bíblia é 100% metafórica.
Judeu tem anjo da morte ("diabo") e existe o sheol. Vao se informar
MELHOR PARTE. Todos os meus antepassados estão no inferno? ... qual é a resposta... sim!.... que INJUSTO ISSO NÃO! Sem contra argumentos... o pastor até ficou calado... que injusto isso não?
Acredito que o Yago não respondeu ou contra argumentou por se tratar de uma historia especifica (onde o católico Francisco Xavier de fato agiu de tal maneira, em sua tentativa de catequese) e não por ser o que as escrituras bíblicas ensinam a respeito de salvação ou que o Yago crê.
Eu lembro de minha avó me empurrando quando o pastor perguntava "alguem quer vir aqui aceitar"... quando me levantei, e fui ao pupito, podia ouvir os cristaos "que lindo, ele esta aceitando"... dizer q n tem proselitismo na igreja eh no minimo inocencia
Aceitar Jesus é aceitar a salvação. Contudo, vc é livre para aceitar ou não. Mas te peço, por favor, não queira perder a salvação
Concordo cara, mas só tenha cuidado pra não generalizar. Não é toda igreja que sofre com esse tipo de proselitismo como a qual vc fazia parte.
@@mateust1491 eu n vou me salvar por causa de um predio de cimento e tijolos... cada um eh um templo de deus... e tando com ele, eu n preciso de mais nada 😉
Essa galera é inocente mesmo.
Nem adianta discutir.
Existem muitas conversões genuínas, claro. Mas que é um ambiente com muito proselitismo...ah, se tem..
Nem todos os cristãos são sensatos, assim como nem todo ateu é mau caráter. A conversão tem que vir de dentro pra fora, e não da boca pra fora.
O Yago falando da fé católico é hilário
Já passei por várias filosofias e doutrinas religiosas tais como:
Kardecista, católico,batista,budista,xintoista, umbandista e hoje em dia Cristão.
Exceto o kardecismo,budismo e xintoismo as outras doutrinas não paravam de falar do "inimigo" e distorciam as palavras da bíblia para se beneficiarem dela seja através de dízimo ou de ainda "ensinarem" o Deus do antigo testamento que "pune".
Como faço também, trabalho voluntário em uma zona periférica rural do qual há maioria de igreja evangélicas do qual a maioria da população é doutrinada de quem "não vai para a igreja, será condenado".
Então você junta lideres religiosos que mais distorcem as palavras da bíblia do que ajudar nas falas e interpretação bíblica.
Por esse motivo que sou há 5 anos um Cristão sem igreja/centro.
Vá pra uma Presbiteriana. Acabou. Lá você vai entender por que lhe recomendo isso.
@@andreoliveiraofc5771 esqueci de avisar tb que já frequentei um acampamento presbiteriano por 3 anos do qual eu era "obrigado" a frequentar os cultos,minha bisavó (não conheci) era Presbiteriana e um dos principais motivos que meus avós foram para o Kardecismo foi por causa do dízimo que enganavam minha bisavó e as distorções das palavras da bíblia ao prazer humano.
Já atendi 2 pacientes que eram presbiterianos do qual tomei um calote deles.
Portanto agradeço mas minha igreja é interna e não externa.
@@luquinhasaude Bem, não é por que os membros são pecadores que a Instituição não é bíblica. Eu não sei se você foi em uma Igreja Presbiteriana Reformada/Tradicional, ou se foi em uma Presbiteriana Pentecostal. Por que existem diferentes Igrejas presbiterianas, sendo a do Brasil a mais Bíblica, pois é Igreja Confessional. Ou seja, já tem doutrina, já tem seus catecismos, confissão e teologia. Ou seja, eu não sei em qual Presbiteriana você frequentava.
E cara, essa ideia ai é completamente errada, você não é Igreja sozinho. Vá procurar uma IPB ai na sua cidade e procura entender a Teologia e a História da Igreja.
@@luquinhasaude Pelo menos, este é O MEU conselho para você. Vá numa Igreja presbiteriana e converse com o pastor de lá pra entender a Teologia e como funciona a Igreja. Diga pra ele essas suas indagações sobre essas coisas que aconteceram contigo. E ai o resto é com você.
Tira essa ideia de que você pode ser Igreja sozinho meu amigo, você não consegue ser Igreja sozinho de jeito nenhum. Por isso Paulo, Pedro, e os demais apóstolos diziam que tem que se congregar e viver em comunhão com os Santos. Além do mais, Jesus diz: "Se duas ou mais pessoas estiverem Juntas em meu nome, eu ali estarei presente."
Não tem como você ter um bom relacionamento com Deus se não estiver também em um bom relacionamento com seus Irmãos em Cristo, já que você se diz Cristão.
Fique com Deus amigo ! E viva em paz !
@@andreoliveiraofc5771 não lembro qual Presbiteriana era realmente, infelizmente as religiões estão corrompidas pela palavra do homem e não de Deus pq Deus é maravilhoso e até hoje fez e faz coisas por todos que sou eternamente grato a Ele.
Agora essa questão de que "precisa ir a uma igreja" aí já é papo de radical e a igreja interna minha está muito mais forte e não necessito ir a uma igreja para fortalecer a minha fé.
Foi eu sair da igreja/centros e começar fazer minhas leituras bíblicas e orações diárias que por causa disso parou meus pensamentos Sui**das coisa que nenhuma igreja/centro conseguiu fazer ,pois isso foi obra do Divino,então sim tenho minha igreja interna.
Ninguém se converte pelo medo isso não existe! Aceita e conveter e muito diferente.
"Deus te ama tanto que ele criou o inferno para caso você não ama-lo de volta."
Essa frase não sai de minha cabeça
Deus não é um namorado possessivo ele é um pai amoroso, que sempre está a espera de seus filhos
O inferno não foi criado para os homens mas sim para o Diabo e seus anjos,mas os seres humanos infelizmente estão seguindo o Diabo e seus anjos e toda ação têm uma reação
Estranho que ninguém coloca a doutrina espírita nessas conversas.
O medo é uma importante ferramenta de conversão para tudo e praticada por todos. Principalmente por Estados autoritário... Na pandemia a ferramenta "medo" foi colocada em prática no nível hard.
O capeta é a maior criação da Igreja Católica para impor medo à patuleia desavisada e arrebanhar fiéis e ainda hoje há quem acredite piamente nele.
@@kalemos Se não existir um adversário do outro lado, porque temer? Cara, assista a série childwood end.
Veja o estado islámico .
@@p4vlost4nk63 Pois é. Vou procurar a série.
@@kalemos O Messias também... E da Netflix... Essas duas são bem fodas
Eu que sou cristão vendo evangelistas como ele já me dá uma repulsa, imagina um ateu vendo isso.
Deus não existe. Simples assim.
Deus existe, simples assim
"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;"
Romanos 2:14,15 - Essa passagem explica mto bem oq acontece quando a pessoa não conhece o evangelho. É triste ver q até hj pessoas querem dar sua opinião sobre salvação e condenação
É como ele disse no começo do vídeo "ou vc acredita nisso aqui, ou vc está condenado ao inferno."
Eu respondo isso apenas com um CHAD YES. Sim, ainda bem que entendeu.
Por um só homem entrou o pecado e por um só homem que vem a salvação
Pena que a vida não é um meme de Chad vs virgin
Queria que todo cristão tivesse essa honestidade de se assumir os tiranos que são.
@@sylasbrother isso tá muito longe da tirania,vc é incapaz de entender algo tão simples?. só tem dois lados,não existe meio termo,ou vc segue Deus,ou ele te deixa livre.Sem Deus não há vida,mesma coisa da água dizer pro peixe -peixe,se vc sair de mim vc morrerá.
O Joel abriu a boca e falou que era quase um comunismo na época, meu DEUS..😂😂
Na verdade ele falou comunismo primitivo. O Yago que acabou dando uma gafe nessa parte falando que não seria comunismo por não ter influência estatal. O comunismo primitivo é pré escravismo. Nem existia Estado, é da época pré antiguidade
Como falar que cristãos usam do medo para converter as pessoas, se a própria Bíblia, que os cristãos lêem, fala totalmente o contrário? Veja👇
E nós mesmos conhecemos e confiamos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor e, se alguém viver no amor, Deus vive nele e ele vive em Deus. No amor não existe medo. Pelo contrário, o perfeito amor tira o medo. O medo está ligado ao castigo, por isso, aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
1 João 4:16, 18-19 VFL
Tá só que quem não ama deus é abandonado no inferno na morte isso tbm é claro já bíblia oq funciona como uma faca na garganta tbm
@@fernandobonventi1895 O nome disso é livre arbítrio, Deus deu a palavra que é um alerta e o livre arbítrio, a escolha é de cada um, ninguém é forçado ou obrigado a nada, a bíblia mesmo conta a parábola do filho pródigo, assim como nessa parábola Deus está de braços abertos sempre pra nos receber, cabe ao homem decidir se vai virar as costas ou correr para os braços de Deus.
@@fernandobonventi1895 a bíblia tbm fala que o inferno não foi criado para criação(homens/mulheres) de Deus. E sim, para o diabo e os demônios. Mas, as pessoas não querem saber de Deus e acabam se colocando lá pelas suas próprias escolhas. A bíblia ainda fala que Deus não se alegra com a morte do ímpio.
Amigo, a Bíblia é uma carta amorosa de um Pai, que quer dar a seus filhos a alegria da eternidade.
Deus te abençoe
Não se pode dizer "todo o cristianismo" quando na realidade se está analisando a igreja católica no período medieval.
Alguém me cite 1, uno, one, um caso de Santo convertido por medo, e saio pelado na rua....
Impossível. É um argumento muito tolo, digno de um neoateu toddynho.
Mas fábulas de santos são narrativas totalmente fantasiosas, não dá pra basear nada nisso.
@@Naogostoumorra Fábulas? Olha...
Há milhares de biografias dos santos.
Mas vamos lá: venha uma pessoa aqui, dizer que se converteu por medo, que ainda é fiel por medo, e saio pelado na rua.
A gente se converte por três vias: pelo amor, pela dor e pelo estudo.
@@leandrocosta2196 sim, todas histórias sem credibilidade ou fonte verossímel, muitas da Antiguidade e Idade Média. O que ele disse, e as alguns não entenderam (dificuldade de interpretação), é que as pessoas se convertem e permanecem na religião por medo do desprezo de Deus e principalmente, medo de ser condenado ao inferno eterno. O medo de ser punido por Deus por vezes é um sentimento mais forte do que do ser amado por Ele.
@@Naogostoumorra Um dos maiores santos da história é Padre Pio, os milagres dele foram atestados pela ciência. E ele é dos anos 50.
Vc não sabe o que diz
_Colocar um teólogo habilidoso pra conversar doutrinação cristã com dois leigos é covardia. A conversa só podia ficar um clima tenso mesmo._
Quer ser feliz?
Fuja de religião!!
Seja Grato cuide de sua vida e seja justo 👊
Sem a religação da criatura com o criador, só sobra o niilismo. Péssimo caminho.
Como um ser humano vai ser verdadeiramente justo se não segue a justiça de Deus? Só vai seguir sua noção de justiça achando que é justo.
Falar um de cada vez fica melhor dos expectadores ouvir ! E também é educação!
Comunismo primitivo? O que tinha ali era amor, pessoas nascida de novo, pessoas que amavam o próximo, não faziam por obrigação e sim por amor diferente do comunismo.
Kkkkkkkkkk
Nascido de novo kkkk se mataram dai reviveram 😈😋😋😋👍👍
Quando vocês forem chamar alguém pra falar do Cristianismo chamem alguém como o Pe Paulo Ricardo, Dom José,Dom Adair, verdadeiros sucessores dos apóstolos chamar um bando de ateus que são doutrinados por professores também ateus ou que falam mal da Igreja sem saber de nada.