Antonio Frederico de Castro Alves, o maior poeta abolicionista do Brasil, e meu poeta favorito, desde meu tempo de ginásio em SC. Sei de cor, ainda hoje, algumas poesias deste grande poeta, defensor dos escravos. A Cruz da Estrada. Caminheiro que passas pela estrada, Seguindo pelo rumo do sertão, Quando vires a cruz abandonada, Deixa-a dormir na solidão. De que vale o ramo de alecrim cheiroso, Que lhe atiras aos braços ao passar, Vai espantar o bando buliçoso, Das borboletas que lá vão pousar. É de um escravo humilde sepultura, Foi-lhe a vida de insônia atroz, Deixa-a dormir no manto de verdura, Que o Senhor dentre a selva lhe compôs. E assim por diante... A inspiração de Castro Alves só pode ser relembranças de suas vidas passadas... Impossível uma vivência tão curta, ter tanta imaginação, tanta inspiração, tanto conhecimento sem ter tido tempo para tanto, em vida tão precoce. Que continue na Espiritualidade inspirando outros abolicionistas, que tanto precisamos. Deus seja louvado!
Sou baiano, e nunca li nada de Castro Alves ... comprei essa edição, e fiquei ao mesmo tempo, encantado com a escrita, mas tbm triste com nossa história. Uma pena, que tão poucos leem o poeta, e essa edição é muito bonita.
Pra que mora em Salvador, no Instituto Geográfico da Bahia (Av sete de setembro) tem uma exposição sobre Castro Alves inclusive com os manuscritos de navio negreiro, além de objetos pessoais do autor. No Pelourinho, tem a casa que ele passou boa parte da vida (não sei se é permitida a entrada, da última vez que fui não consegui). Na praça Castro Alves na cidade Alta tem uma estátua do autor declamando um poema (se eu não me engano, os resto mortais dele estão embaixo do monumento)
Castro Alves (1847-1871) escreveu este livro 1 ano antes de morrer aos 24 anos. O Navio Negreiro (Tragédia no Mar) 1870 é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores.
@@lucianobispo409 Rui Barbosa mandou destruir todos os documentos relativos à importação de escravos com a justificativa que era uma "mancha" para o país. Então, destrua os documentos e apague a história. SQN
@@rosilav seu relato me lembra uma fala da minha querida professora, também franciscana, Maria Paula Bertran, as pessoas costumam contar a história da forma que as favorecem, então, ao que sei (e acredito) Rui Barbosa mandou queimar os documentos para que os donos dos escravos não reivindicassem os valores referentes aos escravizados. Acredito que pelo meio que se encontrava Rui Barbosa e por estar muito ligado ainda com a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e com os ideais que a Faculdade preserva até hoje, a decisão dele foi embasada nisso, contudo deu essa justificativa para agradar gregos e goianos rsrs. Mas pode ser que seja realmente isso mesmo que vc falou, a história tem essas imperfeições…
Ouvi esse poema com muita curiosidade. Há muitos anos! Atualmente tenho 70 anos. Lembro do meu irmão, já estudante no gi násio e eu ainda não. Ele passou esse poema para mim, dizendo que foi recitado em uma aula de português, isso na década de 1960. Bons tempos... da educação séria.
Como de costume, foi ótima. Se tem poesia e poema, também estou dentro e atento. E bem lembrado esse dia 13 de maio com a temática do livro. Com essa resenha lembrei de alguns versos elucidativos de um artista baiano, que em 1988 explicitou, de forma cantada, a estratificação social do negro após o regime escravocrata: "[...] Um, dois, três até hoje dói Um, dois, três, bateu mais de uma vez Por isso é que a gente não tem vez Por isso é que a gente sempre está Do lado de fora (oh) Por isso é que a gente sempre está Lá na cozinha (oh nanana) Por isso é que a gente sempre está fazendo O papel menor O papel menor O papel menor Ou o papel pior "[...] (Edson Gomes, História do Brasil)
Excelente Isa!! pra variar, conteúdo profundo e maravilhoso!! 'Navio Negreiro' deve ser lido e estudado anualmente... afinal, as consequencias da escravidão estão presentes até hoje em nossa sociedade! parabens
Seus videos têm tal qualidade que também inflamam! Em vários registos. Melhor you tuber de literatura, ai e em qualquer lado! Verdade, não me canso de ver quando posso.
Olá Isa! Que bom ter neste dia, uma resenha desta obra tão significativa, quase não se fala mais no Dia 13 de Maio, não é uma data comercial, portanto... Um abraço! :)
Bacana, Isa! Gostei da referência a'Os miseráveis. Tive uma ideia, vc poderia de repente fazer um vídeo um dia falando sobre outras obras que foram direta ou indiretamente influenciadas pelo grande clássico de Victor Hugo.
Oi, Isa! Também amei essa edição, nunca tinha tido contato com a poesia de Castro Alves. Seria incrível se você aproveitasse a “vibe” e fizesse uma resenha da minha obra literária favorita: A Divina Comédia. Ou, para aquecer os motores, Vida Nova. Livro escrito por um jovem Dante onde ele conta como conheceu e se apaixonou por sua musa, Beatriz.
@Ler antes de morrer Parabéns pelos ricos conteúdos. Parabéns, Isa! Isa, quero te indicar um livro fantástico, "DESUMANIZADOS" é um romance muito bom! De um escritor brasileiro, baiano. Editora Pena Lux. Creio que você vai gostar do livro. É um livro muito bom!
Li esse livro e gostei mtoo! A edição da antofagica tá legal demais TB, aproveitei tudo: o áudio (e texto) da maravilhosa Elisa Lucinda, vídeos aula, os textos de apoio, as ilustrações, suguei tudo.
Outono Quinta-feira próxima passada Estava eu na calçada Frente ao mar. Deslumbrado estava Vendo o Sol Se pondo lentamente Atras das montanhas Numa tarde outonal. Vislumbrei-me eu mesmo Em acúmulos de anos Em cabelos prateados E pele com rugas visiveis Em meus dias outonais. A beleza do Sol se pondo Em raios avermelhados Trazia a certeza de uma noite estrelada Olhar pro céu a noite Prometia muitos sonhos Muita poesia. O que prometia o entardecer de meus dias? Dores articulares? Vida sem viço? Não e não!A Vida é aquilo que Fazemos com os nossos dias. Em todos os momentos Dia a dia Passo a passo Aquecendo o coração de amores Nos vinculando com outros corações Esticando as mãos em busca de outras Mãos. Assim serão os meus dias No Inverno que virá.
Isabel levou a fama. Mas há muitas outras pessoas (negras, inclusive) que lutaram arduamente contra o sistema escravocrata. A História não lhes deu o devido reconhecimento.
Ela só assinou a lei porque o país não tinha mais como sustentar a existência de escravizados, estava sofrendo boicotes econômicos de todos os lados. Isabel não foi a redendora dos escravos que fizeram-nos acreditar.
Em pleno século XXI e ainda assistimos a denúncias de trabalho escravo. Sem contar nós trabalhadores que nos tornamos escravos de um sistema que só fazemos trabalhar para pagar impostos sobre impostos e não temos retorno em qualidade ( educação, saúde, segurança e infraestrutura).
E em semana de conscientização sobre o mal que foi a escravidão e suas mazelas que ate hoje afeta o mundo. O presidente do Brasil pergunta a um apoiador negro quantas arrobas ele pesa.
Jefferson, a escravidão e deplorável criminosa e ampla também a história disto , exemplo na idade do bronze tempo bíblico de Moisés mais de 600 mil Judeus foram escravos branco do Egito África sem contar as mulher e crianças Êxodo 12 : 37 Bíblia .... e na 2ª Guerra nos campos de concentração ouvi escravidão de brancos e negros... Entre os Séculos 15 a 18 segundo livro do historiador Robert Davis corsários saiam de Tunísia e Argel na África capturam nas costas Itália brancos nas aldeia beira mar e os levavam como escravos nas pedreiras de Marrocos , outros eram vindo das costas beira mar Portugal, Espanha , França , Holanda e Inglaterra chegando mais de um milhão de escravos não esquecendo que escravos brancos veio de Eslavos os quais foram escravos brancos .
Acho muito bonita as interpretações de Maria Bethânia e Paulo Autran. Maria Bethânia no álbum "DIAMANTE verdadeiro" e Paulo Autran em "Liberdade, liberdade"
Coincidências existem? Hoje, 24/5/24, acordei pensando em Castro Alves, e encontrei no Google, declamado por Paulo Autran. Agora, a noite, te encontro trazendo o nosso Poeta dos Escravos, com tua límpida voz, Um beijo, "Colombo, fecha a porta dos teus mares"!
Vi esse vídeo na data em que foi publicado aqui no canal e volto hoje, 12 de novembro de 2024 às vésperas do Dia da Consciência Negra que hoje é em 20 de novembro (até onde sei foi instituída a nova data pela própria população preta), mas que já foi em 13 de maio. Na Umbanda, a data de 13 de maio é comemorada como um Dia da Consciência Negra da própria religião afrobrasileira, onde se faz uma homenagem aos Pretos-Velhos, entidades que na crença umbandista são almas desencarnadas de escravizados que trouxeram a Magia da Umbanda da África e aqui propagaram. Enfim... O motivo do meu comentário é porque finalmente estou lendo O Navio Negreiro, a mesma edição que a Isa cita no vídeo, que está disponível para assinantes do Kindle Unlimited na Amazon sem nenhum custo adicional além da assinatura. Estou na metade. É triste, é dolorido, é idealizado como é o romantismo, mas é necessário, é importante, é muito lírico, desperta mesmo nos dias de hoje sentimentos fortes e anti-escravagistas. Não tem coração duro que fique imune a esse livro.
Não sei se os brasileiros têm noção destas medidas temporais, porque é algo inacreditável. Peço desculpa por estar dando lição De todo o modo volto a louvar o seu vídeo
Depois deste video ouvi Amazing Grace, da autoria de um negreiro norte americano, que numa tempestade pla primeira vez temeu a Deus, tendo em conta seus pecados.
só foi feita a lei devida a pressões dos ingleses, depois da lei os escravos ficaram sem nenhum suporte social, moravam na rua poucos trabalhavam e ganhavam salario, dando inicio a uma crise social inseparável.
Mt triste!! E o pior que as pessoas já eram escravizadas no seu próprio país, se não me engano no Senegal ainda tem alguns albergues onde elas ficavam trancadas, esperando os navios, eram capturados e vendidos por seus próprios conterrâneos.
O tráfico entre Estados, na altura provincias, foi abolido entretanto, entre as duas datas, agora não sei quando. Houve ainda o Ventre Livre (lei do) e a lei dos sexagenarios.
Acho esse holocausto brasileiro o fato central de nossa História. Para quem curte teatro, há uma peça chamada "Arena conta Zumbi ", conta a vida de rei Zumbi desde que foi arrebatado da África. Também acessível em LP guardado no TH-cam.
Belo vídeo Bela,reflexão histórica muito bem explanada,inefável narrativa, (sua)estou tendo dificuldades quanto a acessar os vídeos de Machado de Assis, como devo proceder?
Pior Os antigos escravos ficaram muitos sem trabalho, porque logo seus antigos senhores preferiram chamar imigrantes da europa. Teriam maior produtividade pra apanhar café! Terrível
Não resisto a acrescentar que os irmãos argentinos e uruguaios aboliram a escravatura na década de 1830, ou algo assim, e portugal não tinha escravatura no continente europeu desde cerca 1770, e aboliu nas colonias africanas bem antes da abolição brasileira Etc
😂ele não foi amigo de Tobias Barreto e ele foi recomendado por José de Alencar a Machado de Assis (leia o livro "A vida sentimental de Castro Alves"autor Arquimine Ornela)
A 13 de Maio, na Cova da Iria, apareceu Maria aos três pastori hos! D. Pedro II sacrificou a monarquia pra fazer o que devia ter feito desde o início. Sou republicano doutro país, mas que triste República, nascida do... nem sei!
Antonio Frederico de Castro Alves, o maior poeta abolicionista do Brasil, e meu poeta favorito, desde meu tempo de ginásio em SC.
Sei de cor, ainda hoje, algumas poesias deste grande poeta, defensor dos escravos. A Cruz da Estrada. Caminheiro que passas pela estrada, Seguindo pelo rumo do sertão, Quando vires a cruz abandonada, Deixa-a dormir na solidão.
De que vale o ramo de alecrim cheiroso, Que lhe atiras aos braços ao passar, Vai espantar o bando buliçoso, Das borboletas que lá vão pousar.
É de um escravo humilde sepultura, Foi-lhe a vida de insônia atroz, Deixa-a dormir no manto de verdura, Que o Senhor dentre a selva lhe compôs. E assim por diante...
A inspiração de Castro Alves só pode ser relembranças de suas vidas passadas... Impossível uma vivência tão curta, ter tanta imaginação, tanta inspiração, tanto conhecimento sem ter tido tempo para tanto, em vida tão precoce. Que continue na Espiritualidade inspirando outros abolicionistas, que tanto precisamos. Deus seja louvado!
Valeu!
Sou baiano, e nunca li nada de Castro Alves ... comprei essa edição, e fiquei ao mesmo tempo, encantado com a escrita, mas tbm triste com nossa história. Uma pena, que tão poucos leem o poeta, e essa edição é muito bonita.
Que baiano é vc rsrsrs
Brincadeira, sou baiano também e Castro Alves no ensino médio era de lei.
@@joselioalvinegro kkkk baiano fake
Lindo versos!
👏👏👏👏
Pra que mora em Salvador, no Instituto Geográfico da Bahia (Av sete de setembro) tem uma exposição sobre Castro Alves inclusive com os manuscritos de navio negreiro, além de objetos pessoais do autor. No Pelourinho, tem a casa que ele passou boa parte da vida (não sei se é permitida a entrada, da última vez que fui não consegui). Na praça Castro Alves na cidade Alta tem uma estátua do autor declamando um poema (se eu não me engano, os resto mortais dele estão embaixo do monumento)
Isa, com uma apresentação dessas faz Castro Alves ser ainda mais irresistível. Desperta a sede de ir beber nesta fonte imorredoura que é Castro Alves.
Castro Alves (1847-1871) escreveu este livro 1 ano antes de morrer aos 24 anos.
O Navio Negreiro (Tragédia no Mar) 1870 é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores.
muito importante essa obra e ótima review.
Amo Castro alves...uma alma sensível
Grande franciscano. As Arcadas sempre lutando contra a repressão.
Além de Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e muitos outros, é claro.
@@lucianobispo409 Rui Barbosa mandou destruir todos os documentos relativos à importação de escravos com a justificativa que era uma "mancha" para o país. Então, destrua os documentos e apague a história. SQN
@@rosilav seu relato me lembra uma fala da minha querida professora, também franciscana, Maria Paula Bertran, as pessoas costumam contar a história da forma que as favorecem, então, ao que sei (e acredito) Rui Barbosa mandou queimar os documentos para que os donos dos escravos não reivindicassem os valores referentes aos escravizados. Acredito que pelo meio que se encontrava Rui Barbosa e por estar muito ligado ainda com a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e com os ideais que a Faculdade preserva até hoje, a decisão dele foi embasada nisso, contudo deu essa justificativa para agradar gregos e goianos rsrs. Mas pode ser que seja realmente isso mesmo que vc falou, a história tem essas imperfeições…
Ouvi esse poema com muita curiosidade. Há muitos anos! Atualmente tenho 70 anos. Lembro do meu irmão, já estudante no gi
násio e eu ainda não. Ele passou esse poema para mim, dizendo que foi recitado em uma aula de português, isso na década de 1960.
Bons tempos... da educação séria.
Caramba isa lembro da abolição da escravatura do livro de Castro Alves
Como de costume, foi ótima. Se tem poesia e poema, também estou dentro e atento. E bem lembrado esse dia 13 de maio com a temática do livro. Com essa resenha lembrei de alguns versos elucidativos de um artista baiano, que em 1988 explicitou, de forma cantada, a estratificação social do negro após o regime escravocrata:
"[...]
Um, dois, três até hoje dói
Um, dois, três, bateu mais de uma vez
Por isso é que a gente não tem vez
Por isso é que a gente sempre está
Do lado de fora (oh)
Por isso é que a gente sempre está
Lá na cozinha (oh nanana)
Por isso é que a gente sempre está fazendo
O papel menor
O papel menor
O papel menor
Ou o papel pior
"[...]
(Edson Gomes, História do Brasil)
Muito obrigada por esse vídeo.
Mais uma resenha maravilhosa.
Muito obrigado por compartilhar esta leitura nesse dia que jamais deverá ser esquecido.
O mais notável poema nacional!
Que bom ver essa resenha, Castro Alves é o meu escritor favorito.
Comecei a ver o entrelinhas por sua conta, agora não consigo ficar sem, não perco um programa.
Recomendo a oração Amazing Grace, de um negreiro que na tempestade medonha, pla primeira vez Temeu a Deus.
Triste elite com tal herança!
Li "Navio negreiro" ano passado, que leitura forte!
Inferno no …🌊🖤🤍🙏, resenha muito proveitosa ! 👏
castro alves é genial! um dos maiores nomes da literatura brasileira!
Muito obrigada pelo conteúdo fantástico parabéns...
Excelente Isa!!
pra variar, conteúdo profundo e maravilhoso!!
'Navio Negreiro' deve ser lido e estudado anualmente... afinal, as consequencias da escravidão estão presentes até hoje em nossa sociedade!
parabens
Que bom saber que faz TV!
Você é uma Graça, tem de ser mais vista.
Fantástico!
AINDA TEM PESSOAS AQUI NO BRASIL QUE DESEJAM A VOLTA DA ESCRAVIDÃO
Seus videos têm tal qualidade que também inflamam!
Em vários registos.
Melhor you tuber de literatura, ai e em qualquer lado! Verdade, não me canso de ver quando posso.
Olá Isa! Que bom ter neste dia, uma resenha desta obra tão significativa, quase não se fala mais no Dia 13 de Maio, não é uma data comercial, portanto...
Um abraço! :)
Castro Alves faleceu tão jovem. Essa obra trás sentimentos profundos em nossa alma. A Escravidão era um dos negócios mais lucrativos das Colônias.
faz um vídeo sobre o livro "O Mágico de Oz"
Essa edição é maravilhosa mesmo. Realmente, a leitura da Elisa é linda, muito emocionante. Bela resenha, Isa.
O vídeo é tão luminoso quanto o livro! Bendita seja aquela que semeia livros nesta praça!
Estou com essa edição aqui na estante, dps desse vídeo vou ter q ler imediatamente
Bacana, Isa! Gostei da referência a'Os miseráveis. Tive uma ideia, vc poderia de repente fazer um vídeo um dia falando sobre outras obras que foram direta ou indiretamente influenciadas pelo grande clássico de Victor Hugo.
Resenha impecável como sempre, Isa!👏👏
Oi, Isa! Também amei essa edição, nunca tinha tido contato com a poesia de Castro Alves. Seria incrível se você aproveitasse a “vibe” e fizesse uma resenha da minha obra literária favorita: A Divina Comédia. Ou, para aquecer os motores, Vida Nova. Livro escrito por um jovem Dante onde ele conta como conheceu e se apaixonou por sua musa, Beatriz.
👏👏👏
O BRASIL PRECISA LER MAIS CASTRO ALVES
Ler e refletir bem em cada palavra de seus lindíssimos poemas para entendê-lo bem ou seja, como era a escravidão. Valeu.
Grandioso poeta dos escravos!
Castro Alves sempre me emociona. Obrigado.
Amo vc lendo! Sua voz é ótima!!! Grave mais audiobooks, plss!!
Demais essa aula! Obrigado e boa noite, jovem declamadora! ❤
@Ler antes de morrer Parabéns pelos ricos conteúdos.
Parabéns, Isa!
Isa, quero te indicar um livro fantástico, "DESUMANIZADOS" é um romance muito bom! De um escritor brasileiro, baiano. Editora Pena Lux.
Creio que você vai gostar do livro.
É um livro muito bom!
Li esse livro e gostei mtoo! A edição da antofagica tá legal demais TB, aproveitei tudo: o áudio (e texto) da maravilhosa Elisa Lucinda, vídeos aula, os textos de apoio, as ilustrações, suguei tudo.
Vídeo espetacular, fiquei tentado a comprar o livro! Me senti convidado a ler muito mais!
Castro Alves tem outras obras sobre a Escravidão
Espumas Flutuantes (1871)
Os Escravos (1883)
A Cruz da Estrada, que aborda também, a morte de um escravo e sepultado em plena floresta, à beira de uma estrada, no agreste, acredito, baiano.
Outono
Quinta-feira próxima passada
Estava eu na calçada
Frente ao mar.
Deslumbrado estava
Vendo o Sol
Se pondo lentamente
Atras das montanhas
Numa tarde outonal.
Vislumbrei-me eu mesmo
Em acúmulos de anos
Em cabelos prateados
E pele com rugas visiveis
Em meus dias outonais.
A beleza do Sol se pondo
Em raios avermelhados
Trazia a certeza de uma noite estrelada
Olhar pro céu a noite
Prometia muitos sonhos
Muita poesia.
O que prometia o entardecer de meus dias?
Dores articulares? Vida sem viço?
Não e não!A Vida é aquilo que
Fazemos com os nossos dias.
Em todos os momentos
Dia a dia
Passo a passo
Aquecendo o coração de amores
Nos vinculando com outros corações
Esticando as mãos em busca de outras
Mãos.
Assim serão os meus dias
No Inverno que virá.
De Castro ?
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Isabel levou a fama. Mas há muitas outras pessoas (negras, inclusive) que lutaram arduamente contra o sistema escravocrata. A História não lhes deu o devido reconhecimento.
Ela só assinou a lei porque o país não tinha mais como sustentar a existência de escravizados, estava sofrendo boicotes econômicos de todos os lados. Isabel não foi a redendora dos escravos que fizeram-nos acreditar.
Obrigado. Gostei muito. Foi bom. Valeu
Gostei da leitura. Esse cara escreviA bem demais. Pena que pode parecer difícil agora.
Amo Castro Alves e " O Navio Negreiro"!
Em pleno século XXI e ainda assistimos a denúncias de trabalho escravo. Sem contar nós trabalhadores que nos tornamos escravos de um sistema que só fazemos trabalhar para pagar impostos sobre impostos e não temos retorno em qualidade ( educação, saúde, segurança e infraestrutura).
Amei!
Conheci o canal recentemente. E gostei. Isabela, além de bela, mto carismática. Parabéns por valorizar a cultura nacional.
Adorei a INDICAÇAO , imagino a lindeza da Elisa Lucinda nessa atuação! Apesar de ser apaixonada pela declamaçao do Paulo Autran
E em semana de conscientização sobre o mal que foi a escravidão e suas mazelas que ate hoje afeta o mundo. O presidente do Brasil pergunta a um apoiador negro quantas arrobas ele pesa.
É extremamente desumano esse ser que se encontra no desgoverno desse país
@joao candido martinsTalvez 1/4 do poema já contém número maior de palavras.
Jefferson, a escravidão e deplorável criminosa e ampla também a história disto , exemplo na idade do bronze tempo bíblico de Moisés mais de 600 mil Judeus foram escravos branco do Egito África sem contar as mulher e crianças Êxodo 12 : 37 Bíblia .... e na 2ª Guerra nos campos de concentração ouvi escravidão de brancos e negros... Entre os Séculos 15 a 18 segundo livro do historiador Robert Davis corsários saiam de Tunísia e Argel na África capturam nas costas Itália brancos nas aldeia beira mar e os levavam como escravos nas pedreiras de Marrocos , outros eram vindo das costas beira mar Portugal, Espanha , França , Holanda e Inglaterra chegando mais de um milhão de escravos não esquecendo que escravos brancos veio de Eslavos os quais foram escravos brancos .
você não leva em conta o espírito do tempo...é fácil falar fora do tempo.....a poesia é arte...
Adorei essa edição!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Sensacional
Oi linda boa noite😀😍😀😍😍😍
Comprei, vamos ver, primeira leitura de Castro Alves. Recuperando o tempo perdido literariamente falando.
Isa faz resenha sobre os livros do vestibular da UERJ para 2023 por favor!
Acho muito bonita as interpretações de Maria Bethânia e Paulo Autran. Maria Bethânia no álbum "DIAMANTE verdadeiro" e Paulo Autran em "Liberdade, liberdade"
Faz um vídeo sobre Os Lusíadas, de Camões, pf
Li esse poema na faculdade e esqueci como era fantástico. Obrigada
Clássico dos clássicos
nossa, que resenha maravilhosa!! amei ❤❤
Emocionante esse vídeo
Depois dos comentários fiquei estimulado a me aprofundar nos textos do Poeta.
Depois de ler quincas borba esse com certeza vai ser meu próximo livro, nunca gostei de poesia, mas agora vai!
@@Matheus_Braz , tbm não curto muito, mas essa temática estimula a leitura.
Coincidências existem?
Hoje, 24/5/24, acordei pensando em Castro Alves, e encontrei no Google, declamado por Paulo Autran.
Agora, a noite, te encontro trazendo o nosso Poeta dos Escravos, com tua límpida voz,
Um beijo,
"Colombo, fecha a porta dos teus mares"!
Lindos poemas
Vi esse vídeo na data em que foi publicado aqui no canal e volto hoje, 12 de novembro de 2024 às vésperas do Dia da Consciência Negra que hoje é em 20 de novembro (até onde sei foi instituída a nova data pela própria população preta), mas que já foi em 13 de maio. Na Umbanda, a data de 13 de maio é comemorada como um Dia da Consciência Negra da própria religião afrobrasileira, onde se faz uma homenagem aos Pretos-Velhos, entidades que na crença umbandista são almas desencarnadas de escravizados que trouxeram a Magia da Umbanda da África e aqui propagaram. Enfim...
O motivo do meu comentário é porque finalmente estou lendo O Navio Negreiro, a mesma edição que a Isa cita no vídeo, que está disponível para assinantes do Kindle Unlimited na Amazon sem nenhum custo adicional além da assinatura. Estou na metade. É triste, é dolorido, é idealizado como é o romantismo, mas é necessário, é importante, é muito lírico, desperta mesmo nos dias de hoje sentimentos fortes e anti-escravagistas. Não tem coração duro que fique imune a esse livro.
Tem um belíssimo livro q estou lendo " infames espectros" do autor Manoel Pedro Neto . Ficaria feliz de vê-lo no seu canal.
mais uma vez, parabêns pelo vídeo.
Não sei se os brasileiros têm noção destas medidas temporais, porque é algo inacreditável.
Peço desculpa por estar dando lição
De todo o modo volto a louvar o seu vídeo
Depois deste video ouvi Amazing Grace, da autoria de um negreiro norte americano, que numa tempestade pla primeira vez temeu a Deus, tendo em conta seus pecados.
só foi feita a lei devida a pressões dos ingleses, depois da lei os escravos ficaram sem nenhum suporte social, moravam na rua poucos trabalhavam e ganhavam salario, dando inicio a uma crise social inseparável.
" a longevidade da escravidão está ligada a sua importância econômica"
E também dos republicanos.
Mt triste!! E o pior que as pessoas já eram escravizadas no seu próprio país, se não me engano no Senegal ainda tem alguns albergues onde elas ficavam trancadas, esperando os navios, eram capturados e vendidos por seus próprios conterrâneos.
O tráfico entre Estados, na altura provincias, foi abolido entretanto, entre as duas datas, agora não sei quando. Houve ainda o Ventre Livre (lei do) e a lei dos sexagenarios.
O horror de tudo isso é o seguinte. O Brasil foi o ultimo país dito civilizado a abolir a escravatura, incluindo América latina. De longe
Ainda não li.
💜💜💜
Essa edição é muito cara!
Infelizmente, esse regime terminou no papel, mas na prática até hoje persiste.
Acho esse holocausto brasileiro o fato central de nossa História.
Para quem curte teatro, há uma peça chamada "Arena conta Zumbi ", conta a vida de rei Zumbi desde que foi arrebatado da África. Também acessível em LP guardado no TH-cam.
Belo vídeo Bela,reflexão histórica muito bem explanada,inefável narrativa, (sua)estou tendo dificuldades quanto a acessar os vídeos de Machado de Assis, como devo proceder?
Pior
Os antigos escravos ficaram muitos sem trabalho, porque logo seus antigos senhores preferiram chamar imigrantes da europa. Teriam maior produtividade pra apanhar café! Terrível
Comovente. Nunca é demais refletir sobre a escravidão e as condições de sobrevivência do povo negro do Brasil.
Não resisto a acrescentar que os irmãos argentinos e uruguaios aboliram a escravatura na década de 1830, ou algo assim, e portugal não tinha escravatura no continente europeu desde cerca 1770, e aboliu nas colonias africanas bem antes da abolição brasileira
Etc
O que ele quiz dizer com tragédia no Mar ? Ele escreveu: Espumas Flutuantes!! Será que ele previu o futuro?
🌷
É algo dificil de aceitar, estou falando praticamente de uma década apenas antes do dealbar do século XX
💟
😂ele não foi amigo de Tobias Barreto e ele foi recomendado por José de Alencar a Machado de Assis (leia o livro "A vida sentimental de Castro Alves"autor Arquimine Ornela)
A 13 de Maio, na Cova da Iria, apareceu Maria aos três pastori hos!
D. Pedro II sacrificou a monarquia pra fazer o que devia ter feito desde o início. Sou republicano doutro país, mas que triste República, nascida do... nem sei!
Castro Alves foi Primeiro, e para Mim, Ele o Gonçalves Dias e o Vinicius são os melhores, Mas O Castro Alves Tem algo muito especial.
Se sustentava e😂😂😂😂😂😂,até hoje é assim