Você é D+++ ! Sempre com ótimas aulas formando a mente do músico com estudos e estruturas modais e mentais para o desenvolvimento para crescimento de suas próprias frases... Ou seja a criação de sonoridades...Um abção.
Muito boa aula, boa didática meus parabéns. Outro estilo que seria legal, para preparar uma aula, é o fado (português), por ter uma sonoridade muito boa, principalmente a do violão.
No baixo de 4 sim. Já os baixos com mais cordas costumam usar as cordas extras com afinações diferentes da do violão/guitarra. Normalmente a corda mais grave é um Si e a mais aguda é um Dó. Então é melhor reescrever os diagramas copiando o que seria a segunda corda do violão (Si) para a quinta corda grave do baixo. Faça a mesma coisa com a corda extra aguda (Dó) só que coloque as posições dessa corda uma casa atrás do que na corda Si, Acho que vai dar certo. Abç Philippe Lobo
Amigos todos os intervalos dos modos gregos valem pra um único tom,ex: Se vc quiser um C dórico,vc irá partir de C e seus intervalos correspondente,não se inicia de D como muita gente pensa,no caso do C dórico seria C,D,Eb,F,G,A,Bb, é assim por diante em todos os modos,o que vai deixar mais característico o modo é a harmonia!
Olá. Recomendo o livro "Harmonia" de Arnold Schoenberg. É um tratado de harmonia muito completo, uma das principais referências sobre o tema até hoje. Vale a pena ler e ter pra ler de novo ou ler à prestações de acordo com o desenvolvimento de seus estudos. Abç Philippe.
Se vc quiser usar pentatônica pro exercício, será mais ou menos assim: Lá lídio: Pentatônica de C#m (pois a escala coincide com a harmônica de C#m) Sol lídio: Pentatônica de Bm Ré lídio: Pentatônica de F#m vc vai perceber q se fizer isso, vai ficar uma pegada mais hard rock
Sim. Mas se vc acrescentar a sexta maior na sua pentatônica vai soar Lídio. Por exemplo: Em Sol Lídio a quarta aumentada é o Do#, que é a sexta maior de Em. Sem essa nota a gente não tem o intervalo mais característico do modo. ;) Abç Philippe Lobo
Logo que ele montou a estrutura da escala já percebi que conhecia de algum lugar. Realmente. Boa parte das músicas do Steve Vai é perceptível o uso desse modo.
Aulas Fantásticas , Felipe lobo ? e as outras 3 aulas . Poderemos contar com o que foi dito na aula de introdução ? que seria todos os módulos ? abraços .
pode pensar na escala de B jônio ascentudando a 7+ vc terá a escala de E lídio, basta pensar na escala do quinto grau sempre acentuando sétima + . Ou estou enganado Professer?
Galéra que curti bateria além de guitarra confiram este link, muito bacana a virada, é uma virada golpel chops, muito maneiro, para que quer aprender umas viradas diferentes confere ai o link. /watch?v=ZJQIrZ3Pvos
Resumo modos Gregos,para quem não sabe,são as 7 Pitágoras, 7 Lídio,7 Mixolídio,7 Eólio,7 Lócrio,7 Jônio,7 Dórico e 7 Frídio,os 7 modos gregos pode se dizer que são a inversões da escala maior natural.
Não forçosamente. Numa inversão a nota tónica é sempre a mesma. Ora, num modo, em certos momentos deve evitar-se a nota tónica da escala maior natural, pois cria dissonâncias. Numa inversão não existem dissonâncias, apenas alteração da ordem em que as notas são tocadas.
Pode se entrarem no campo harmônico que está a utilizar, ou seja, se essas notas não criarem dissonâncias com a harmonia ou a melodia que pretende tocar. Na verdade, há notas que convém evitar pois mesmo que estejam na escala, podem criar momentos de tensão que dão a ideia de estar a tocar uma nota errada.
UMA DÚVIDA QUANDO TENTO COLOCAR " B" LÍDIO, NÃO PEGA PORQUE O INTERVALO FICA ERRADO, NA PARTE EM D# COM E, PORQUE EU ACHO QUE NÃO TEM "E#", EU TENHO QUE COLOCAR COMO Bb?? ME AJUDE NESSA MINHA DÚVIDA
Para usar o modo lídio em C (Dó), tem de utilizar todas as notas da escala de G (Sol) maior. Se tocar a escala de Sol maior (G A B C D E F# G), mas começando em Dó, está em modo lídio, pois a quarta nota é um Fá sustenido e não um Fá natural.
Veja bem não a diferença nem uma se tratando de Sonoridade Só a diferença na teoria Musical. Veja o Exemplo Na escala de DO Maior o 4° grau aumentado e F# e o 5° diminuto e Gb mais são as mesmas nota a diferença e que um aumenta e o outro diminui mais ambos sera F#..Abraços espero ter ajudado.
o cifraclub poderia ter usado melhores exemplos de Lídio, como Steve vai e satriani, que fazem uso da lídio de forma limpa, e sonoramente perfeita, essa musica nem parece uma lídio.
Uma aula dessa salva de anos de pagar professor enrolador. Parabéns.
Cifra Club, pelo amor de Deus, retomem essas aulas de modos gregos. Creio que ajude milhares de pessoas!
Esse curso morreu junto com o professor no cifra club!
@@MatheusFelipe-zr9tw infelizmente...
OK. O LÓCRIO, PARABÉNS CIFRACLUB, ESSES PROFESSRES SAÃO DE PRIMEIRA LINHA. TEM APRENDIDO MUITO, LEGAL. UM ABRAÇO. ESTOU NA ESPERA.
Aguardando os modos Mixolídio Eólio e Lócrio. Parabéns pelo trabalho Cifra Club.
La mejor explicacion.a pesar q no entiendo portugues.pero este maestro tiene nivel.gracias.
Você é D+++ !
Sempre com ótimas aulas formando a mente do músico com estudos e estruturas modais e mentais para o desenvolvimento para crescimento de suas próprias frases... Ou seja a criação de sonoridades...Um abção.
No aguardo do modo Mixolídio também. Excelentes aulas!
Sim Vinícius. Vc está certo. Vai rolar.
Abç.
Philippe Lobo
Muito boa aula, boa didática meus parabéns. Outro estilo que seria legal, para preparar uma aula, é o fado (português), por ter uma sonoridade muito boa, principalmente a do violão.
No baixo de 4 sim. Já os baixos com mais cordas costumam usar as cordas extras com afinações diferentes da do violão/guitarra. Normalmente a corda mais grave é um Si e a mais aguda é um Dó.
Então é melhor reescrever os diagramas copiando o que seria a segunda corda do violão (Si) para a quinta corda grave do baixo. Faça a mesma coisa com a corda extra aguda (Dó) só que coloque as posições dessa corda uma casa atrás do que na corda Si,
Acho que vai dar certo.
Abç
Philippe Lobo
Amigos todos os intervalos dos modos gregos valem pra um único tom,ex:
Se vc quiser um C dórico,vc irá partir de C e seus intervalos correspondente,não se inicia de D como muita gente pensa,no caso do C dórico seria C,D,Eb,F,G,A,Bb, é assim por diante em todos os modos,o que vai deixar mais característico o modo é a harmonia!
Olá.
Recomendo o livro "Harmonia" de Arnold Schoenberg.
É um tratado de harmonia muito completo, uma das principais referências sobre o tema até hoje. Vale a pena ler e ter pra ler de novo ou ler à prestações de acordo com o desenvolvimento de seus estudos.
Abç
Philippe.
Obrigado grande Philippe Lobo aprendi muito com vc gratidão 🙏👍
Se vc quiser usar pentatônica pro exercício, será mais ou menos assim:
Lá lídio: Pentatônica de C#m (pois a escala coincide com a harmônica de C#m)
Sol lídio: Pentatônica de Bm
Ré lídio: Pentatônica de F#m
vc vai perceber q se fizer isso, vai ficar uma pegada mais hard rock
GOSTEI DEMAIS DESSES VÍDEOS AULAS, PORÉM, TEM COMO ENVIAR OUTROS VIDEOS COMO OS MODOS GREGOS EÓLIO, MIXOLÍDIO E O OUTRO QUE NÃO ESTOU LEMBRADO
tem que começar as aulas modo gregos no rock do cifra club blz
Faz uma aula sobre o Modo Nordestino (Lídio com sétima menor/Mixolídio com quarta aumentada) =D
Excelente aula. ParabénsPhilippe, Abração e muito obrigado pelas dicas.
Hahaha! Boa! Não tem como errar!
Sim. Mas se vc acrescentar a sexta maior na sua pentatônica vai soar Lídio.
Por exemplo: Em Sol Lídio a quarta aumentada é o Do#, que é a sexta maior de Em.
Sem essa nota a gente não tem o intervalo mais característico do modo. ;)
Abç
Philippe Lobo
Logo que ele montou a estrutura da escala já percebi que conhecia de algum lugar. Realmente. Boa parte das músicas do Steve Vai é perceptível o uso desse modo.
Gente o resto dos modos são dados na apostila, e na continuação do curso pelo Mauricio fernandes! com foco no rock!!!!!!
Ainda não foram postadas pelo CifraClub. Estamos todos aguardando...
valeu philippe lobo amei esta aula abçs e sucesso pra vc
Estamos esperando o restante das aulas dos Modo Mixolídio, Eólio e Lócrio!! :D
Abraços ae galera do CifraClub!
É engraçado que o Philippe tenha falado sobre o esoterismo e o incomum (antigo e distante) desta escala. Tudo a ver com o Vai!!!
até na improvisação ele é foda!!
sempre muito bom 👍 👍
Faz a aula da música patience do guns para contrabaixo pf??
Muchas gracias! Grandes lecciones.
Aulas Fantásticas ,
Felipe lobo ? e as outras 3 aulas .
Poderemos contar com o que foi dito na aula de introdução ?
que seria todos os módulos ?
abraços .
Me corrija se eu estiver errado, mas eu poderia pensar nas penta m6 das relativas menores nos acordes da tua base, né?
vlw ae cifra club da hora mesmo
Eu nao encontrei o mixolidio ... Muito bom mesmo estão de parabens ...
n tem mixolídio, eóleo nem locreo
Esse é o modo que acaba com muitas empresas, o Fa lídio
Que merda, cara
Ta todo mundo rindo '-'
por favor video aula da música meu novo mundo charlie brown? valeu :)
Cadê o Mixolidio, eóleo e locreo????
mesma coisa fizeram com a escala menor harmônica kk
Sumiram
O mixolidio é o mais massa
Gostaria de saber se pode usar os desenhos dessas escalas no baixo? em baixo de 4 ou mais cordas.
que tal usar como exemplos musicas brasileiras.
pode pensar na escala de B jônio ascentudando a 7+ vc terá a escala de E lídio, basta pensar na escala do quinto grau sempre acentuando sétima + . Ou estou enganado Professer?
Galéra que curti bateria além de guitarra confiram este link, muito bacana a virada, é uma virada golpel chops, muito maneiro, para que quer aprender umas viradas diferentes confere ai o link.
/watch?v=ZJQIrZ3Pvos
Modos grelos show
Resumo modos Gregos,para quem não sabe,são as 7 Pitágoras, 7 Lídio,7 Mixolídio,7 Eólio,7 Lócrio,7 Jônio,7 Dórico e 7 Frídio,os 7 modos gregos pode se dizer que são a inversões da escala maior natural.
Não forçosamente.
Numa inversão a nota tónica é sempre a mesma.
Ora, num modo, em certos momentos deve evitar-se a nota tónica da escala maior natural, pois cria dissonâncias.
Numa inversão não existem dissonâncias, apenas alteração da ordem em que as notas são tocadas.
2:21
muito bom!
Very beautiful!
Poxa pessoal do Cifra Club, postem os três últimos modos!
posta os outros modos aí cifra Club
As aulas dos modos Eólio, Mixolídio e Lócrio ainda não estão prontas? Estou seguindo o curso e não consigo achá-las.
vcs podiam continuar a serie
mixolídio é uma escala maior com o sexto grau bm
cadê os três últimos modos para finalizar. o cifra club acabou?
Quando o curso terá continuidade?
Esse modo é Steve Vai total!!
Ele quem criou?
devia ter uns videos sobre pulsação.
cadê os restos dos modos gregos????
Pois é
eu posso usar as outras cordas soltas livremente quando eu mudar de tom cifra club ?
Pode se entrarem no campo harmônico que está a utilizar, ou seja, se essas notas não criarem dissonâncias com a harmonia ou a melodia que pretende tocar.
Na verdade, há notas que convém evitar pois mesmo que estejam na escala, podem criar momentos de tensão que dão a ideia de estar a tocar uma nota errada.
philippe "pOr faVOOOOOOr.. pOsTe Uh qUintO mOdO!!! rsrs ;D
É o modo preferido do Steve Vai.
Ótimas aulas!!! Parabéns!
OBS: você poderia não gritar "FALA MOÇADA" no início do vídeo? Eu quase fico surdo
exemplo. e so eu continuar a escala apartir do quarto grau ??????e isso
Sim!
FILIPE SOUZA a diferença é a sonoridade que a quarta aumentada proporciona, é a característica desse modo
Ok
UMA DÚVIDA QUANDO TENTO COLOCAR " B" LÍDIO, NÃO PEGA PORQUE O INTERVALO FICA ERRADO, NA PARTE EM D# COM E, PORQUE EU ACHO QUE NÃO TEM "E#", EU TENHO QUE COLOCAR COMO Bb?? ME AJUDE NESSA MINHA DÚVIDA
amigo, B lidio é B C# D# F F# G# A# B
MUITO OBRIGADO
Cuidado aí, hein, Matheus. A quarta aumentada de B não é F, é E#.
Numa escala diatónica não pode ter duas notas com o mesmo nome, ou seja, não pode ter um F e um F#.
Assim, o que seria um F deve ser escrito como E#.
Verdade pessoal, valeu pela correção!
então, modos é:
Quanto tocar em C e usar o modo lidio é só usar a escala natural de fá??
Não você vai tocar a partir de fa, no campo harmonico de do maior, é uma estrutura bem diferente de fa maior.
se vc usar a escala de F vai acabar dando um Bb uma hora e Bb não está na escala maior de C e nem no modo F Lídio
Para usar o modo lídio em C (Dó), tem de utilizar todas as notas da escala de G (Sol) maior.
Se tocar a escala de Sol maior (G A B C D E F# G), mas começando em Dó, está em modo lídio, pois a quarta nota é um Fá sustenido e não um Fá natural.
ชอบค่ะ
Dancing Days*-*
não tem mistério com a base que eles deram tem como desenvolver os 3 modos restantes!
Veja bem não a diferença nem uma se tratando de Sonoridade
Só a diferença na teoria Musical.
Veja o Exemplo
Na escala de DO Maior o 4° grau aumentado e F# e o 5° diminuto e Gb mais são as mesmas nota a diferença e que um aumenta e o outro diminui mais ambos sera F#..Abraços espero ter ajudado.
cadê o resto dos modos??????
NO LE ENTENDI NI MADRES PERO A LA VEZ LE ENTENDI TODO XD
GRANDES.....
sexto não sétimo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk me enganhei
COOL
kd o resto mano
o cifraclub poderia ter usado melhores exemplos de Lídio, como Steve vai e satriani, que fazem uso da lídio de forma limpa, e sonoramente perfeita, essa musica nem parece uma lídio.
faltou o modo mixolídio
\o/
Sem spam aki gunner
master of puppets Por favor !!!
Tkharbik
O negócio aí já é pra quem é avançado, credo
fodaci
First kkkkkk
Spam mendingo para de Ctrl
Cadê o Mixolidio, eóleo e locreo??