Pessoas, eu não estou na expectativa de que todos os que vejam/ouçam este conteúdo concordem com ou apoiem o marxismo. Pretendo, contudo, que pelo menos compreendam o que é socialismo, independentemente de o apreciarem ou não (já exploro isso em outros vídeos). Se conseguirmos discutir as coisas utilizando os conceitos corretos, isso já constituirá um avanço em relação ao que temos. Outra nota importante: quando aponto para a data de 1917, quero dizer que, após a revolução de outubro de 1917, dá-se uma guerra civil. Para uma grande parte da academia, esta guerra principia em maio de 1918, mas há quem aponte para novembro de 1917. Quanto a bibliografia - e como eu não debito coisas provenientes das vozes da minha cabeça - aqui vai: O Estado e a Revolução, Lenin: www.marxists.org/portugues/lenin/1917/08/estado-e-a-revolucao.pdf Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, Engels: www.marxists.org/portugues/marx/1880/socialismo/index.htm Marx, uma Introdução, Jorge Grespan: www.academia.edu/82616962/Marx_uma_introdu%C3%A7%C3%A3o_by_Jorge_Grespan Marx estava certo, Terry Eagleton: edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4663212/mod_resource/content/1/Marx%20Estava%20Certo%20-%20Terry%20Eagleton.pdf Manifesto Comunista: www.marxists.org/portugues/marx/1848/ManifestoDoPartidoComunista/index.htm O Capital de Marx, Ben Fine e Alfreedo Saad Filho: www.wook.pt/livro/o-capital-de-marx-ben-fine/21325577 O Neoliberalismo não é um slogan, João Rodrigues: www.almedina.net/o-neoliberalismo-nao-e-um-slogan-1651836173.html Mão invisível, uma história do neoliberalismo em Portugal, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra: th-cam.com/video/ceTCzCptzEM/w-d-xo.html Povo vs Democracia, Yascha Mounk: www.wook.pt/livro/povo-vs-democracia-yascha-mounk/23325628 Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado, Althusser: www.marxists.org/portugues/althusser/1970/06/aparelhos.htm Se, porventura, pretenderem autores de direita que expliquem a diferença entre estatismo e socialismo: Esquerda e Direita, de Murray Rothbard; O Caminho da Servidão, Friechrich Von Hayek; Não tenho qualquer problema em sugerir autores dos quais discordo. Afinal, temos de os ler para perceber as nossas diferenças. Boas leituras. PS: este é um vídeo que constitui a republicação de um conteúdo com 8 meses. Mas é um tema cada vez mais relevante (especialmente em novembro).
Estou muito contente com o regresso das luzinhas a piscar e a piscar pois já vou no quinto ataque epilético e mais um minuto de vídeo ficava a espumar da boca. Obrigado.
O canal "Doxa e Episteme" do Brasil tem apresentado em forma de capitulos o ultimo livro de Jesse Souza Recomendo ao camaradas a ouvir! Tem muitos assuntos que vale a penar conhecer.
É o mesmo pensamento que domina o Brasil. O pensamento liberal brasileiro influenciou muito no anti-marxismo e anti-petismo aumentando a concepção de que o Brasil é um país socialista.
Bom Video. Ac direits geralmente é muito ignorante. Ate boa parte dos jornalistas e comentadores são ignorantes. Essa gente( a direita em geral) nao gosta de estudar e eles se dirigem para gente igualmente ignorante. Pelo que eu saiba a media de leitura do portugues ( e brasileirro) é 1 livro por ano. Isso diz muito!
Existem temas cuja reposição é importante porque o tema continua vivo e que a reposição atinge novo público, que será também parte do objectivo de fazer este tipo de agitação\consciencialização politica.
@@GabberinoGaming boa pergunta. Eu acho que o termo "capitalismo de estado", que é recorrentemente aplicado no caso chinês, é um pouco mal conceptualizado. Passo a explicar porquê: muitos autores (e não apenas de esquerda) definem 3 fases do capitalismo: o capitalismo concorrencial de meados do século XIX, o capitalismo monopolista, que se desenvolve após uma crise que ocorre mais ou menos na década de 1870 e que leva ao desaparecimento de muitos pequenos atores nos mercados e ao aparecimento dos primeiros grandes exemplos modernos de monopólio, e o capitalismo monopolista de estado, desenvolvido principalmente na formação dos complexos militares-industriais durante as grandes guerras. Vejamos o caso dos EUA: o estado americano atua maioritariamente em benefício dos interesses privados e até é capaz de arquitectar golpes de estado para beneficiar setores específicos (lê sobre o caso da United Fruit Company). Capitalismo de estado parece-me um pouco redundante, ainda que compreenda o argumento de quem o utiliza. As 3 fases do capitalismo que mencionei são abordadas pelo professor Avelãs Nunes nesta obra: estudogeral.uc.pt/handle/10316/13203?locale=pt
@@GabberinoGaming Pra mim, Anton Pannekoek, marxista holandês, é quem define melhor o conceito de capitalismo de estado, pois ele faz uma comparação com a iniciativa de como o estado trata os meios de produção como mercadoria, precificando a mão de obra e ainda fazendo o trabalhador ter um valor de venda frente ao mercado financeiro que utiliza os bancos em prol do capitalismo pra agradar investidores e assim controlar os preços de toda a pordução.
@@GabberinoGaming se tiveres uns trocos para gastar numa gráfica, aconselho mesmo a imprimires. O próprio autor dá permissão assinada na primeira página :) É uma leitura mesmo muito útil. É a obra mais abrangente para explicar os sistemas económicos, desde o esclavagismo até ao capitalismo hodierno :)
@@MiguelFaria96 Sou do GARA, temos malta que imprime os manuais e outros documentos que precisamos la no trabalho ahahahah não de preocupes com isso, os patrões que paguem a nossa formação politica ;)
Continuo a dizer que temos um grave problema em Portugal, que é ter um partido chamado "Partido Socialista" que no máximo seria social democrático e a nossa direita usa e abusa disso, é fácil observar isso aqui nos sound bites aqui mostrados onde as desculpas são sempre as mesmas. "Eu sei o que é que a Mariana quer, quer tornar Portugal numa Venezuela".
Nunca chegaste a ouvir que o homem Austríaco de bigode era socialista por causa do NAcional soZIalism? O mais engraçado é perguntares o que é socialismo e te falarem do PS.
@@Xiquinhodasilva99 A questão é que esse sujeito de facto usou-se da palavra para ter vantagem do apelo emocional ligado à mesma. E sim o PS está para o socialismo como o PSD está para a esquerda xD
Socialismo? Mas neeeem de longe. Só fico em dúvida se a repetição desse discurso é desonestidade intelectual, inteligência limítrofe ou um misto dessas duas coisas.
Esse negócio de direita esquerda já está enchendo o saco do povo que não tem o que comer e acentua ainda mais a divisão na sociedade. Aqui no Brasil saí tiro e facada por causa dessa discussão. Várias famílias e amizades estão sendo destruídas. O importante é o que o político vai fazer no momento que chegar no poder
Pessoas, eu não estou na expectativa de que todos os que vejam/ouçam este conteúdo concordem com ou apoiem o marxismo. Pretendo, contudo, que pelo menos compreendam o que é socialismo, independentemente de o apreciarem ou não (já exploro isso em outros vídeos). Se conseguirmos discutir as coisas utilizando os conceitos corretos, isso já constituirá um avanço em relação ao que temos.
Outra nota importante: quando aponto para a data de 1917, quero dizer que, após a revolução de outubro de 1917, dá-se uma guerra civil. Para uma grande parte da academia, esta guerra principia em maio de 1918, mas há quem aponte para novembro de 1917.
Quanto a bibliografia - e como eu não debito coisas provenientes das vozes da minha cabeça - aqui vai:
O Estado e a Revolução, Lenin: www.marxists.org/portugues/lenin/1917/08/estado-e-a-revolucao.pdf
Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, Engels: www.marxists.org/portugues/marx/1880/socialismo/index.htm
Marx, uma Introdução, Jorge Grespan: www.academia.edu/82616962/Marx_uma_introdu%C3%A7%C3%A3o_by_Jorge_Grespan
Marx estava certo, Terry Eagleton: edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4663212/mod_resource/content/1/Marx%20Estava%20Certo%20-%20Terry%20Eagleton.pdf
Manifesto Comunista: www.marxists.org/portugues/marx/1848/ManifestoDoPartidoComunista/index.htm
O Capital de Marx, Ben Fine e Alfreedo Saad Filho: www.wook.pt/livro/o-capital-de-marx-ben-fine/21325577
O Neoliberalismo não é um slogan, João Rodrigues: www.almedina.net/o-neoliberalismo-nao-e-um-slogan-1651836173.html
Mão invisível, uma história do neoliberalismo em Portugal, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra: th-cam.com/video/ceTCzCptzEM/w-d-xo.html
Povo vs Democracia, Yascha Mounk: www.wook.pt/livro/povo-vs-democracia-yascha-mounk/23325628
Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado, Althusser: www.marxists.org/portugues/althusser/1970/06/aparelhos.htm
Se, porventura, pretenderem autores de direita que expliquem a diferença entre estatismo e socialismo:
Esquerda e Direita, de Murray Rothbard;
O Caminho da Servidão, Friechrich Von Hayek;
Não tenho qualquer problema em sugerir autores dos quais discordo. Afinal, temos de os ler para perceber as nossas diferenças.
Boas leituras.
PS: este é um vídeo que constitui a republicação de um conteúdo com 8 meses. Mas é um tema cada vez mais relevante (especialmente em novembro).
Olha, das ou tens interesse em dar formações ?
@GabberinoGaming já dei uma ou outra, sim :) E gosto :)
@@MiguelFaria96 Vou te contactar no insta ;)
Obrigadx pela indicação do material de leitura, camarada. É uma ótima lista
Estou muito contente com o regresso das luzinhas a piscar e a piscar pois já vou no quinto ataque epilético e mais um minuto de vídeo ficava a espumar da boca. Obrigado.
ninguém te obriga a ver.
@@wells3436 Desde que não me obriguem a não ver. Já pus em repeat. Vou no décimo...
@@Ligtez meu querido, tens toda a razão. Mas não te preocupes. Isto é um repost. Nos vídeos recentes não há nada disso 🥰
Muito bom
🎉
Boa
Parabéns pela partilha de conhecimento !
Eu é que agradeço por veres e comentares 🥰
👍
grande explicação!
Um homem sério é sóbrio e claro, o senhor foi ambas as coisas
O canal "Doxa e Episteme" do Brasil tem apresentado em forma de capitulos o ultimo livro de Jesse Souza Recomendo ao camaradas a ouvir! Tem muitos assuntos que vale a penar conhecer.
Ótimo vídeo
Linha correta, camarada
É o mesmo pensamento que domina o Brasil. O pensamento liberal brasileiro influenciou muito no anti-marxismo e anti-petismo aumentando a concepção de que o Brasil é um país socialista.
Portugal acabou quando perdeu as colônias, a revolução do cravo foi a pá de cal na terrinha
🚩
Bom Video. Ac direits geralmente é muito ignorante. Ate boa parte dos jornalistas e comentadores são ignorantes. Essa gente( a direita em geral) nao gosta de estudar e eles se dirigem para gente igualmente ignorante. Pelo que eu saiba a media de leitura do portugues ( e brasileirro) é 1 livro por ano. Isso diz muito!
Nem sempre é ignorância. Muitas vezes é mesmo estratégia de desinformação para servir o sistema.
isto é re-upload?
Sim
Existem temas cuja reposição é importante porque o tema continua vivo e que a reposição atinge novo público, que será também parte do objectivo de fazer este tipo de agitação\consciencialização politica.
Didático.
Engaja mento
Uma dúvida : Como classificas o Capitalismo de Estado ? Deriva do Socialismo ou variante do Capitalismo ou ainda terceira via ?
@@GabberinoGaming boa pergunta. Eu acho que o termo "capitalismo de estado", que é recorrentemente aplicado no caso chinês, é um pouco mal conceptualizado. Passo a explicar porquê: muitos autores (e não apenas de esquerda) definem 3 fases do capitalismo: o capitalismo concorrencial de meados do século XIX, o capitalismo monopolista, que se desenvolve após uma crise que ocorre mais ou menos na década de 1870 e que leva ao desaparecimento de muitos pequenos atores nos mercados e ao aparecimento dos primeiros grandes exemplos modernos de monopólio, e o capitalismo monopolista de estado, desenvolvido principalmente na formação dos complexos militares-industriais durante as grandes guerras. Vejamos o caso dos EUA: o estado americano atua maioritariamente em benefício dos interesses privados e até é capaz de arquitectar golpes de estado para beneficiar setores específicos (lê sobre o caso da United Fruit Company). Capitalismo de estado parece-me um pouco redundante, ainda que compreenda o argumento de quem o utiliza.
As 3 fases do capitalismo que mencionei são abordadas pelo professor Avelãs Nunes nesta obra: estudogeral.uc.pt/handle/10316/13203?locale=pt
@@MiguelFaria96 Obrigado, já tenho duas leituras para fazer :)
@@GabberinoGaming Pra mim, Anton Pannekoek, marxista holandês, é quem define melhor o conceito de capitalismo de estado, pois ele faz uma comparação com a iniciativa de como o estado trata os meios de produção como mercadoria, precificando a mão de obra e ainda fazendo o trabalhador ter um valor de venda frente ao mercado financeiro que utiliza os bancos em prol do capitalismo pra agradar investidores e assim controlar os preços de toda a pordução.
@@GabberinoGaming se tiveres uns trocos para gastar numa gráfica, aconselho mesmo a imprimires. O próprio autor dá permissão assinada na primeira página :) É uma leitura mesmo muito útil. É a obra mais abrangente para explicar os sistemas económicos, desde o esclavagismo até ao capitalismo hodierno :)
@@MiguelFaria96 Sou do GARA, temos malta que imprime os manuais e outros documentos que precisamos la no trabalho ahahahah não de preocupes com isso, os patrões que paguem a nossa formação politica ;)
Continuo a dizer que temos um grave problema em Portugal, que é ter um partido chamado "Partido Socialista" que no máximo seria social democrático e a nossa direita usa e abusa disso, é fácil observar isso aqui nos sound bites aqui mostrados onde as desculpas são sempre as mesmas.
"Eu sei o que é que a Mariana quer, quer tornar Portugal numa Venezuela".
Nunca chegaste a ouvir que o homem Austríaco de bigode era socialista por causa do NAcional soZIalism?
O mais engraçado é perguntares o que é socialismo e te falarem do PS.
@@Xiquinhodasilva99 A questão é que esse sujeito de facto usou-se da palavra para ter vantagem do apelo emocional ligado à mesma.
E sim o PS está para o socialismo como o PSD está para a esquerda xD
Socialismo? Mas neeeem de longe. Só fico em dúvida se a repetição desse discurso é desonestidade intelectual, inteligência limítrofe ou um misto dessas duas coisas.
Esse negócio de direita esquerda já está enchendo o saco do povo que não tem o que comer e acentua ainda mais a divisão na sociedade. Aqui no Brasil saí tiro e facada por causa dessa discussão. Várias famílias e amizades estão sendo destruídas. O importante é o que o político vai fazer no momento que chegar no poder
Daí ele vai lá e faz um governo de direita
Vote sempre na esquerda, se organize no partido comunista e O seu sindicato