Entrevista Marcello Assunção: Os desafios de uma historiografia racializada e anticolonial (Parte 2)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ต.ค. 2024
  • Olá, começa agora o segundo episódio (parte II) de entrevistas do nosso canal: “GT Teoria e Historiografia ANPUH-Brasil”.
    Neste ano, entrevistaremos historiadores e historiadoras de diversas universidades do Brasil, pensando em temas relacionados à Teoria da História e à História da Historiografia. Nossas entrevistas estão disponíveis no Canal “GT Teoria e Historiografia ANPUH-Brasil" e no canal "Associação Nacional de História - Anpuh Brasil”.
    Entrevistadores: Profa. Dra. Ana Paula Santana e Prof. Dr. André Ramos Entrevistado: Marcelo Assunção é professor adjunto de Educação das Relações-Étnico-Raciais na FACED/UFRGS e membro do Prof. História (IFCH/UFRGS). Professor visitante de Teoria e Filosofia da História do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (2020-2021), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em RI da UNILA (2021). Pós-Doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas FAPESP-USP (2017-2021). Possuí graduação, mestrado e doutorado em história pela Universidade Federal de Goiás (2008-2017). Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2015). Coordenador do Núcleo Pensamento Afrodiaspórico e suas Conexões (NEPAC/UFRGS). Membro da rede Historiadorxs Negrxs (RHN). Foi analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade e PNUD-Brasil. Editor Executivo do Periódico Revista de Teoria da História (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em Estudos Étnico-raciais, ERER, História Atlântica e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, intelectuais, história atlântica luso-afro-brasileira, Colonialismos-imperialismo-neo-colonialismo, Estudos Étnico-Raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira. Pertence desde 2014 ao grupo de pesquisa Portugal e Brasil no mundo contemporâneo: identidade e memória. Membro de grupos sobre o estudo da imprensa, a saber: “Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca em língua portuguesa, Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX” e Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (Universidade Nova de Lisboa). Membro do grupo Teoria da História e História da Historiografia no Brasil e pesquisador associado da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Membro do grupo interinstitucional História Linguagens. Realizou pesquisa de campo em Goa (Índia) durante os meses de junho a julho de 2018 e janeiro a fevereiro de 2019 e 2020.

ความคิดเห็น •