CAT_ Milhões de reais em cigarros ilegais

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, editamos a matéria dos jornalistas Gabriela Moreira e Marco Antônio Martins (Jornal Hoje, TV Globo, 07/01/2025), que versou sobre as apreensões colossais de produtos ilegais de tabaco que têm sido feitas no país, sobretudo, a partir das ações da Receita Federal.
    A preocupação maior da nossa organização é que a entrada por contrabando, ou por produção local destes cigarros, interfere com o mecanismo principal de redução do consumo de nicotina, a política pública mais significativa: o aumento dos preços. Os produtos ilegais são comercializados com uma precificação bastante inferior aos dos legais.
    Quanto mais baixos forem os preços, maior será a entrada de crianças e adolescentes no sistema, e menos fumantes se estimularão interromper o uso. Do ponto de vista da Saúde Pública, inoportuno isto é um desastre.
    É inadequada a defesa da repressão à venda apoiada na ideia totalmente falsa, repetida ad nauseum pela Indústria da Nicotina, de que os produtos 'de marca', os legais, teriam qualidade superior. Os cigarros legais matam quase 9 milhões de fumantes ativos e involuntários mundo afora. Não é disto que estamos falando, que fique claro aqui.

ความคิดเห็น •