Ja repararam que essas pessoas que conseguiram seguir o que amavam, antes tinham uma vida padrão. Trabalharam em alguma multi nacional ou em algum emprego que anteriormente nao eram o que queriam. É muito difícil você descobri o que gosta/quer com 18 anos e sabe por que? Porque nos falta experiência. Acho que a fórmula para encontrar o que quer é descobri o que nao quer, o que nao te faria bem se voce trabalhasse naquilo. Talvez começar em um trabalho padrão nao seja tao ruim no início, ainda mais em momento de crise, isso é o que vai nos da experiência, amadurecimento e dinheiro, e para conseguirmos isso tudo precisamos começar, da o primeiro passo, mesmo que nao seja o nosso propósito de vida. Minha conclusão é essa: da o pontapé inicial, até porque nada é imutável e oportunidades podem surgir, e nos mostrar outros caminhos que podemos gostar e nem sabíamos.
Concordo, Kaline. E se nao tem demanda, seu sonho vira hobby. Demanda eh importante, porque vc precisa de renda. Acho que eh legal unir isso com nossas habilidades. Trabalho eh uma forma de servir a sociedade com o que vc sabe fazer. Eh o seu produto. Vc troca ele por um salário. O que mais gostei nesse video foi o processo dele de se conhecer. Precisamos fazer o mesmo. E para quem tem filho, ajudemos nossos pequenos a se conhecerem, na medida em que passam por todo tipo de experiência. Ensine-os a pensar alem daquilo, a ter visao de futuro, se posicionando, explorando, vendo se gosta de se envolver com aquilo mais a fundo. Faltou isso nas gerações passadas, e hj tem mta gente confusa, mesmo bem depois de formada. E nessa era, novas carreiras estão ai para abrir as possibilidades para algo ateh nunca antes feito. Muito interessante pensar nisso.
Meus pais ficaram super chateados comigo quando larguei a faculdade de odontologia para fazer biologia. Todo mundo me chamou de doida, dizendo que a área de odonto dava mais dinheiro. Mas ninguém perguntava o porquê eu larguei. Eu quase fiquei deprimida por ter que acordar todo dia e ir correr atrás de um sonho que não era meu. Algo que eu pensei ser até possível, mas que depois de um tempo, eu descobri que não gostava. Hoje, fazendo biologia, eu me sinto realizada. Tenho todo o prazer do mundo em pegar o livro e estudar. Fazer algo que você ama e quer, é uma das melhores coisas que têm.
Palestra excelente! Saí da área ambiental de uma multinacional com 5 anos de experiência (e entrando em depressão) e hj faço o que gosto: sou estudante de filosofia e professor de terapias alternativas e ainda escrevo em sites espiritualistas. Me sinti meio perdido no começo, mas hj me sinto vivo; no caminho da minha alma.
Eu trabalhava em uma multinacional, ganhava bem, porém sentia que me faltava algo. O tempo foi passando, me senti acomodado , e de repente comecei a ter sintomas de síndrome de pânico, depressão, e tantas coisas ruins, decidi por um fim nesse sofrimento e me jogar no meu sonho que era ser Professor. Cara, que incrível foi esse movimento todo, pois fiquei curado de todas aquelas coisas estranhas que eu sentia e faço e me dedico ao que amo : Lecionar.
@@gilbertoferreiraguedesmend8092 eu pedi exoneração há um mês para arriscar na vida acadêmica. Desde criança, ouço que tenho perfil de cientista. Desenvolvi vários projetos, mestrado, especializações e pausei. Infelizmente cai na pilha do discurso que pesquisador não é valorizado no nosso país, não tem direitos e etc. Resultado: trabalhei 2 anos odiando meu trabalho e vou lutar pelo doutorado. Minha meta para 2023!
Me identifiquei muito! Meus pais se esforçaram muito para que eu conseguisse entrar em uma faculdade Federal. Passei em odontologia e percebi que detestava o curso, mas não podia abandonar pois não tinha idéia do que fazer. Resolvi me formar para poder trabalhar e não depender mais dos meus pais, para daí sim resolver oq ia fazer. Agora estou em processo de abandonar a vida de dentista depois de 5 anos trabalhando na área (e odiando) e começando a empreender na área de confeitaria, que sempre gostei muito, mas nunca pensei como profissão!
Parece a minha história. Meus pais pagaram minha faculdade de Direito, colei grau agora em março de 2022, mas não me vejo exercendo a profissão. Desde criança meu sonho é ser maquiadora profissional. Fiz curso em 2014 e estou me especializado na área. Meu sonho um dia ter meu studio de maquiagem e quem saber fazer estética e cosmetologia.
Realmente seu problema não é a busca por uma carreira que traga melhor remuneração...mas tem gente que erroneamente quer mudar de carreira motivados pela remuneração e não borla satisfação!
Tenho quase 20 anos e ainda não sei o que quero da vida. Torrei a mente, não chego a nenhuma conclusão. Até que vi um vídeo em que o cara falou: " Arrisque, assim saberá o que não gosta " estranhei, mas começou a fazer sentido.
Moro em um sítio, sempre fui pressionado pra fazer agronomia, veterinária, medicina ou química. Mas gosto de tecnologia, inclusive, já desenvolvi e vendi sites. Agora estou no dilema. Faço o que querem que eu faço, ou arrisco fazer uma área em que me identifico, mas que não tem a ver com a minha situação de vida e o local onde eu moro. Saber programar e o funcionamento de um computador não é muito útil quando se tem um curral cheio de vacas, o leite não vai sair das tetas delas e vai parar nas caixinhas do supermercado com uma linha de código; desencanar e vender o sítio não é, nen de longe, uma opção.
É uma situação complicada, mas independente da sua condição social, você ja sabe o que quer e o que gosta, e igual uma frase do Henry ford " Estar decidido é acima de tudo, o segredo para o sucesso. "
Champo la se realmente precisar ficar para administrar o seu sítio, não necessariamente precisa limitar e escolher, você pode agregar conhecimentos, use a tecnologia ao seu favor, desenvolva algo que una os dois mundos, escolha o caminho intermediário. tenha essa convicção. que qualquer conhecimento que você tiver contato vai agregar.
0:58 Meu coração quase para com ele descrevendo minha situação hoje, estou em outra cidade a uns 600 km da família e amigos, no 3º semestre de engenharia. Agora me sentindo sufocada, me autossabotando, fugindo dos compromissos e buscando autoconhecimento em vídeos do TH-cam. Auge. Que eu saia dessa, amém! 🙏
Saia!!! Tranque o curso. Se houver arrependimento, você volta! Fiz 6 anos de engenharia a noite e trabalhava o dia inteiro com algo que não tinha nada a ver comigo. Foi péssimo!!! Perdi tempo, dinheiro, vida e nunca me realizei.
Não menosprezando o suor do rapaz, mas nitidamente há uma fonte de renda pra ele. Infelizmente aqui no Brasil unir o que se gosta com sustento financeiro, começando de baixo é quase impossível. Haja força de vontade e até mesmo sorte!
Ele diz no vídeo que nem férias tirava, ele trabalha nas férias para receber ou seja ele junto grana, investiu, não saiu gastando com bobagem , pé no chão e inteligência , o problema que vejo hoje é que as pessoas são irresponsáveis financeiramente, aí quando a ficha cai já estão velhos ou cheio de dividas, filhos e etc aí fica mais difícil
o problema é que os jovens nao sabem lidar com dinheiro, por que se soubessem pensariam duas vezes antes de gastar com o que quer ao inves do que precisa!
Isso é papo furado por muitos anos escutei essa frase e fui enganado por ela,agr a ficha caiu,"Trabalhe com o que se ama",do que adianta formar em uma faculdade de música e ficar na praia vendendo miçanga ,tocando violão e ganhando mal e tendo uma vida horrível, querendo ou n vivemos em mundo capitalista e o dinheiro ele é muito importante pra ter uma vida digna.Como diz o Sr Madruga n existe trabalho ruim ,o ruim é ter que trabalhar ksksskj
Sou estudante de engenharia civil, não posso dizer que odeio meu curso mas NUNCA foi o que eu quis para o meu futuro. Eu escolhi o curso após desistir de outro e hoje (já há alguns meses) consigo perceber que a minha satisfação não está na academia, eu tô apenas seguindo a multidão, no período pré-vestibular eu não sabia o que queria e hoje eu sei o que eu não quero. Ver experiências como essas me fazem abrir os olhos e perceceber que tudo depende da importância que você dá, enquanto eu ficar bitolado pensando no que vão falar ou pensar sobre mim, a minha vida passa de forma mediocre. TÁ NA HORA DE ACORDAR
Rejane Luz, pense que não é difícil só pra você. Veja que são muitas opções e variáveis oportunidades, arrisque-se naquilo que você acredita que será o melhor e quem sabe você como muitos outros não termina se apaixonando, e se isso não acontecer Resiliência é a melhor oportunidade que a vida nos proporciona. Todos os dia temos a oportunidade de recomeçar, uma nova maneira de ver e viver a vida nos espera, anime-se e simplesmente viva! Sucesso e Luz que você já é! ; )
Alba Valeria Olá Alba, bom dia! Obrigada pela opinião, mas nem me referia minha pessoa qd fiz o comentário do vídeo; Eu tenho 55 anos e já sofri o meu quinhão disto. Me referi o quão difícil é esta escolha em determinada fase da vida.. obrigada mais uma vez!🌹
Não deveria ser ao final do ensino médio e sim já ter cursos técnicos para experiências, e técnicos remunerados como o pais já teve...se o povo, a sociedade não reagir o retrocesso é o futuro...
@@albavaleria552 Não escolha...trabalhe no que aparecer...a melhor escolha fiz, quando fui para o mercado de trabalho....desde de babá até a atual profissão fui adquirindo experiências até que algo interno mostrou algo que realmente tinha sentido para eu....
Ele falou tudo o que a minha psicologa sempre fala.Primeiro precisamos nos arriscar, fazer coisas que gostamos (por ex: fazer atividades q vc sempre quis fazer mas nunca fez por achar q aquilo nao dava futuro, ou vc achava perda de tempo).Ficamos muito acondicionados a fazer coisas que so dão dinheiro e ta errado!!Quando ficamos proximos de nos mesmos, fica muito mais facil nos descobrirmos. Execelente palestra. Estou no meu caminho, em breve chego lá!!
Concordo, atualmente me foco em viver com menos pra me livrar dessa imposição de trabalhar pelo salário até surtar quando se dá conta que está preso sem ter cometido um crime.
Quem tá criticando é recalque. Filhinho de papai ou não , a pessoa tem que ter coragem para abrir mão de tudo e recomeçar a vida seguindo o coração e não o padrão . Parabéns ! Excelente vídeo !
Balacypax filhos foi uma escolha sua, mas isso n impede nada , às vezes vc está se autossabotando e colocando a culpa nos filhos ou n dinheiro . Quem quer faz!
Demorou muito pra saber o que eu queria ser. Adoro gastronomia. Quando achava q deveria parar nos estudos, meu filho me incentivou a voltar a estudar. E tudo o que eu posso dizer é que o ser humano Nunca deve parar de aprender.
Uma dica que pode ajudar: veja o que você gostava de fazer quando era criança, nós damos vários sinais nesta fase, que normalmente deixam muitas pistas acerca da escolha de nossa profissão e de um jeito muito certeiro e genuino. Eu amava folhear os atlas que minha mãe tinha em casa, achando os mapas simplesmente espetaculares, mesmo sem ter ideia do que se tratava, já que, não sabia ler, depois brincar de escolinha, pra mim era tudo. Resultado: professora de Geografia.🌎
queria historia, eu lia historia, amava ir em museu, eu gravava datas e mapas e acontecimentos historicos com gosto! mas eu nunca fui incentivado e agora estou indo fazer farmácia pelo dinheiro e pq sou bom em quimica, mas a paixão em historia me frustra por eu nao ter escolhido essa área
Pra quem tá reclamando que não tem opção de arriscar, não arrisque, quem tem milhões de desculpas, continua usando elas e nunca arrisque, nunca junte um dinheiro e tenta algo diferente, o cara mesmo disse que foi pelo caminho comum, juntou dinheiro e largou o emprego, por isso conseguiu fazer oque fez...
Ser bem sucedido é diferente de ser realizado. Ganhar dinheiro sem motivação não é legal. Bacana é poder ganhar dinheiro fazendo o que se gosta. Assim a gente nem sente que está trabalhando
Eu tbm acho, porque vc pode até estar ganhando bem mais se não gosta do que faz chega uma hora que vc vai querer mete o pé. Já gostando do que faz vc se supera.
Relativo… Eu trabalhava fazendo o que amava, me dedicava ao máximo, sempre era a última a sair da empresa, proativa… estudava nas horas vagas, porém o salário sem condições… No final um lindo burnout. Hoje em dia gosto mais da ideia de trabalhar com algo que não ame, mas que me trará conforto e qualidade de vida, do que amar o que faço e pagar as contas com amor.
O sistema educacional no Brasil é algo que precisa ser revisto. Urgentemente !! Falam tanto pra investir em educação mas o sistema educacional afirmo q está errado!! metodologia de ensino é a mesma e o mundo está diferente!! Pq nao tem nas escolas e faculdades aulas de educação emocional, empreendedorismo, educação financeira, sustentabilidade, sou a favor que todo ser humano deveria plantar seu próprio alimento e pelo menos aprender de onde que vem os alimentos!! Aliás antes de toda essa tecnologia o homem veio do campo, e se não fosse o agricultor pra plantar a cevada não teria emprego, nem pro dono de bar, nem pro garçom e nem pro marketing que faz a propaganda da cerveja. Os jovens de hj não sabem nem de onde veio o alface que ele come no almoço. A maioria dos homens modernos se caíssem numa selva morreriam todos. Não saberiam nem como ascender uma fogueira. Investir e aprimorar o Desenvolvimento humano essa é a resposta pra todos os males que causam depressão, ansiedade etc...
Todos percebemos isso e esperamos que o sistema mude...ele não muda se não mudarmos...Vejo dentro das escolas crianças e adolescentes sem vontade de fazer nada, diferente de tempos atrás que o sistema basicamente era o mesmo e as pessoas queriam estudar.
@@meyrebarbosa2632 Tem a aula de ciências e saúde, porém eu vejo é alunos que não querem estudar e professores exaustos querendo que os alunos estudem....não é apenas o sistema que desistimula, é o próprio aluno que não se anima, e os pais e tutores que não cobram de seus filhos isso...pois por um lado não vejo as comunidades fazerem nada...não vejo os pais se querem questionar porque seus filhos não têm lição de casa e pesquisas sobre os assuntos, e por outro lado vejo também o povo esperando que as coisas caiam do céu...o sistema não está afim de que estudem, mas as pessoas não estão afim de que seus filhos estudem, com raras excessões...
Autoconhecimento é o ponto de partida. É o autoconhecimento que permite visualizar nosso propósito, nossa missão de vida. Falo isso porque acabei de fazer um curso sobre esse tema e nunca estive tão focado e motivado para estudar. Pra quem não conhece o poder que o autoconhecimento tem esse comentário pode parecer ridículo, engraçado, tosco, etc. Mas pra quem se arriscar a buscar sua própria essência pode se surpreender muito com o que encontrará.
Muitas vezes sabemos o que queremos, porém precisamos sobreviver, e as pessoas que estão só teu lado não te dão oportunidade, porque é confortável pra elas, e assim passamos a vida reprimidos.
Tem meses que tranquei a Faculdade, apenas para expandir e ao mesmo tempo melhorar meu lado pessoal e intectual, fui muito criticada pela minha atitude mas não deixei me abater, e estou ai fiz dois cursos, praticando yoga e tenho certeza que quando voltar no próximo ano não serei mais a mesma. É como o palestrante diz quem tem que se descobrir somos nós mesmos...
Não devemos misturar as coisas agir com emoção ,e sim pela razão ,vc tendo um pequeno detalhe em sua vida (dinheiro) aí vc vai ter a oportunidade de fazer tudo aquilo que gosta! Em contra partida sem grana dificilmente vc conseguirá fazer alguma coisa!!
Por que algumas pessoas não entendem o discurso do vídeo? Fazem comentários cheios de inveja alheia? Creio que seja pelo mesmo problema apresentado no vídeo e muito abordado por sociólogos e profissionais da área da saúde mental, a superficialidade da geração "Y" que faz com que eles se vejam perdidos em suas potencialidades. Não amadurecem e entram em ciclos de prisões de alto sabotagem emocional, não criando resiliência, assim não conseguindo escolher com sabedoria e lutar apos derrotas. Este rapaz é sim um resiliente com uma historia interessante, ele se conhece e se "reinventa", sendo corajoso e maduro para crescer em todos os campos de sua vida, consequência proporcional. Esta difícil de entender a conclusão deste vídeo? Talvez lhe falte a maturidade para se identificar, a empatia para vibrar com a vitoria alheia e a coragem para tomar decisões e as rédias de sua vida.
Se nao tem demanda, seu sonho vira hobby. Demanda eh importante, porque vc precisa de renda. Acho que eh legal unir isso com nossas habilidades. Trabalho eh uma forma de servir a sociedade com o que vc sabe fazer. Eh o seu produto. Vc troca ele por um salário. O que mais gostei nesse video foi o processo dele de se conhecer. Precisamos fazer o mesmo. E para quem tem filho, ajudemos nossos pequenos a se conhecerem, na medida em que passam por todo tipo de experiência. Ensine-os a pensar alem daquilo, a ter visao de futuro, se posicionando, explorando, vendo se gosta de se envolver com aquilo mais a fundo. Faltou isso nas gerações passadas, e hj tem mta gente confusa, mesmo bem depois de formada. E nessa era, novas carreiras estão ai para abrir as possibilidades para algo ateh nunca antes feito. Muito interessante pensar nisso.
Toda vez que vejo este assunto me lembro do filme "MENINA DE OURO" O filme conta a estória de uma mulher que lutou para realizar o sonho de ser boxeadora profissional e terminou tetraplégica... E também me faz refletir que trabalhar com algo que vc gosta é melhor que ganhar na Mega-Sena! Porém escolha bem.
Palestra incrível! Gera assuntos filosóficamente práticos, que sugerem pensar mais sobre a maneira como gerir os caminhos, embora possa parecer uma tarefa tortuosa e, torturante em detrimento da falta de experiência: é uma missão e tanto. Nem todos conseguem isso em toda uma vida! Fico feliz em saber que algumas pessoas conseguiram. Espero conseguir também em um futuro não muito distante!!!
Na teoria é muito bom fazer o que se quer, mas na prática precisamos de grana. Então, precisamos ter uma trabalho que seja nossa base financeira, depois tentamos o que amamos
Quer fazer o que ama? Seja um bom herdeiro. Quer se dar bem com a realidade? Ame o que você faz e amplie seus limites dentro do que é possível, pois como já foi dito, em outras palavras, liberdade é conhecer os grilhões que te dominam.
Antes de descobri meu dharma, passei por uma crise existencial, absurda, sem rumo por meses, foi um fundo do poço diferente, pra mim também demorou só que começou com 24 anos e efetivamente a chave virou com 29, resignifiquei muita coisa na minha vida, basicamente renuncie tudo que tinha tanto material e não, e depois fui reconquistando tudo de novo, só que com a certeza do que esta comigo, está porque realmente eu quero. Uma frase dramática do Charles Bukoswik: Descubra aquilo que você ama, e deixe que isso te mate. Abraços.
Eu saí do ensino médio em 2017, em 2018 eu entrei na faculdade pq era o sonho de todo mundo pra minha vida. Fiquei pouco tempo lá pq eu não queria mais, quase surtei... Em 2019 eu entrei num emprego que não queria mas eu tava ganhando dinheiro, saí semana passada e hoje estou a procura de outro emprego e a procura do que eu quero fazer da minha vida. Eu não sei realmente o que eu quero fazer! Estou muito ansioso, to com muito medo de acabar fazendo o que não gosto só por agradar aos pais..
É possível ver que você não possui conhecimento algum sobre essa emoção. O medo sempre haverá, seja fazer ou ser algo diferente, porém o que diferencia as pessoas são as pessoas que enfrentam o medo e as que se deixam submissas pelo medo. Então meu amiguinho Otávio, o importante é não se deixar vencer pelo medo. Fica a dica.
concordo plenamente, se formar e/ou trabalhar no que nao amamos, torna-se o maior motivo de frustracao na vida profissional e ate na maioria das vezes chega a afectar a vida social. Hoje em dia sinto isso na pele, quando me formei simplesmente importava o diploma e ter um emprego e ganhar dinheiro mas a cada vez que vou ao trabalho me sinto cada vez mais vazio sentido que estou a disperdicar minha vida. Com este vidio m e dei conta ainda mais dessa situacao. Thanks pelo vidio.
Brother, se vc não tem nada a perder, não tenha medo de arriscar e seguir a sua paixão. Em outras palavras, se tu nasce pobre e tem uma vida materialmente limitada tu não tem muito a perder. Então por que ficar contando migalhas? liga o foda se e tenta fazer o q vc ama. Na real a gente precisa de pouco para viver. O resto é mimo. Supérfluo. Com certeza se vc fizer o que ama e fizer bem feito, vai ter grana pra pelo menos suprir as suas necessidades básicas. -- Na teoria é lindo isso, mas na prática o medo acaba paralizando essa virada de chave. mas enfim... cada um é livre pra fazer o que quiser. Até para fazer nada. Só não podemos esquecer a velha Lei da Semeadura - que nunca erra.
Para viabilizar sonhos, normalmente é necessário planejar, guardar dinheiro e em paralelo ao trabalho que paga as suas contas, ou seja o velho banho de realidade... Se estruturar para dar o próximo passo...Um novo curso, uma mudança de local, um novo paradigma. Lembrando que temos a vida toda para tentar, e claro... se vc tem um curso de engenharia, fica bem mais fácil escolher outra profissão, ou guardar dinheiro para abrir AQUELA confeitaria do sonho rsrrs.
Comecei engenharia tbm a uns anos atrás, mas tranquei. A dúvida era cruel sobre minha escolha ( só quem passa por isso sabe que não é tão simples). Mas hoje ainda, com 24 anos, estou quase na metade de ciências contábeis. Tudo bem que pode estar indo "bem", não sei se por facilidade ou o que é, mas não consigo aprender nada de verdade, só tiro notas boas, mas dizer que estou amando, que é isso que eu quero, eu não posso dizer. Enfim, quero terminar pra não ficar parando no meio do caminho como o primeiro curso, mas qualquer matéria que tenho dificuldade, fico por um fio em trancar e procurar outro. E nisso....o dinheiro indo embora, sem falar no meu tempo.
Muito bom! Estou refletindo muito com esse vídeo. Tenho 29 anos e ainda sinto um pouco de vazio nas coisas que faço. Eu já me joguei em uma graduação só para sair da zona de pressão dos pais de que tinha que fazer uma graduação...e abandonei. Hoje estou fazendo outra, na área de educação, estou gostando, mas ainda não me sinto realizada. É horrível essa sensação, de não saber o que realmente deve seguir. Trabalho com Callcenter na área de Qualidade, gosto do que faço, mas sempre vem o mas...vou experimentar outras coisas que sempre quis fazer/aprender né, vai que sai rs
Atualmente eu sou registrado de carteira assinada, exercendo a profissão de Auxiliar de Produção, no começo eu achei que eu gostava disso, agora tenho certeza que não é o que eu quero... Eu gosto muito de Dirigir carro, sem falar que é algo que eu faço com prazer e até de graça se necessário, muita gente que segue as normas padrão, eles tiram as nossas forças e expectativas e diz que isso não dá Dinheiro, só que eu não estou obcecado por Dinheiro.
Eu acho maneiro que um monte de gente que provavelmente ta frustrada com a vida, o trampo e vem aqui pra ter uma luz, mas quando o cara fala o que ele pode falar (a realidade dele), chamam de filinho de papai, rico.. e deve ser isso mesmo. Mas o que vocês vão fazer a respeito? Ficar masturbando a mente olhando vídeo de motivação pra depois reclamar da realidade do cara ou vão tomar alguma atitude em relação a própria vida? Parar de ser chato pode ser um começo pra mudar de vida
Tenho 34 anos de idade, me separei do meu esposo onde vivi 11 anos da minha vida, vivendo o sonho dele, como ele é militar e vivia mudando, eu seguia ele c nossos filhos, trancava faculdade, deixava trabalho... Nunca fiz nada p mim, p minha vida. Hj não sei oq gosto, meus sonhos, não tenho a mínima ideia doq fazer da mimha vida. Estou totalmente perdida, sem emprego, sem nada. Deixei "tudo" p tras e voltei p casa dos meus pais, onde tento dar um rumo na minha vida, mas, parece impossível todos os dias.
Eu tenho 33 anos e iniciei meu sonho agora , cursando a faculdade de Ciências biológicas , tbm estava sem rumo trabalhando até hoje como marceneiro a mais de 10 anos , tomei uma decisão e estou correndo atrás do meu sonho e não atrás do prejuízo , faça alguma coisa que vc goste, e lembre-se, nunca é tarde .
Comecei a faculdade aos 24. Foram 4 anos decidindo o que cursar, tentando passar no vestibular. Agora entrei e parece tudo tão difícil, e o medo de estar fazendo besteira? Mas me senti muito realizada ao entrar no curso.
Continue e não desista! Enquanto você estiver aqui e a ti ainda houver chances de continuar, continue. Só não há chances para quem deseja desistir de verdade. Ah! E quando concluir, ainda terá mais chances!
Sinceramente eu acho que é um problema da nossa geração pensar que todo mundo pode ser o que quiser. Não estou dizendo para desistir do seus sonhos ou não correr atrás de algo melhor, só quero dizer que talvez você nunca vá trabalhar com o que ama ou amar o seu trabalho e, tá tudo bem. As vezes você pode ter um emprego nada "glamuroso" aos olhos dos outros, mas se você se sente bem e consegue levar uma vida digna não tem problema. Não que não existisse isso em outras épocas, mas acho que com toda a exposição de hoje em dia o pessoal começou a pirar nessa coisa de "achar o propósito", "trabalhar com o que amo", mais para poder mostrar aos outros do que por si mesmo, óbvio que nem todo mundo é assim, mas muita gente acaba entrando nisso sem perceber e esquece de olhar pra própria realidade e acaba se frustrando.
É difícil aceitar uma história quando ela não contempla a sua realidade, imagina pra alguém que a vida toda teve apenas a oportunidade de sobreviver, como ele poderia sonhar em descobrir o que gosta se está preocupado o tempo todo se vai ter comida ou não?
É muito difícil largar a vida padrão quando se tem contas a pagar, comida para comprar. Para chegar ao sucesso de trabalhar numa multinacional aos 25 anos, ele fez intercâmbio antes, ele deve ter feito curso de inglês, estudado em escola privada e ter tido muito aporte financeiro para dar suporte. Infelizmente não é a realidade de 90% da população mundial. Nem todo mundo é alienado de ficar num trabalho que odeia só por comodidade. A responsabilidade de quem se matou trabalhando de dia para pagar a faculdade que cursava a noite (quando pode cursar) muitas vezes, não deixa a pessoa largar tudo e fazer o que ama, simplesmente pq não dá para viver de vento.
Facil escolher. Mudar do curso Eng.. para fazer o q quere. Quando tem uma base. Equilibrado financeiramente. Mais Quando os pais são pobre quere ver vc fazer vestibular e passar Vindo d escola publica.
"Vocês não precisam ter medo nessa jornada de parecer diferente ou parecer estranho das outras pessoas. Nem um propósito é igual ao outro." Que vídeo maravilhosooo!!! Alguém sabe o nome do insta dele?
Eu amo cantar, e tenho muito certeza do que eu quero, que é concerteza ser cantora, as vezes me pergunto, isso combina cmg ou nn, mas agr isso não importa mais, porque eu vou seguir o meu coração e fazer o que eu gosto e tenho o dom!
Que nada arriscar é decisão depois de terminar a terceira faculdade arrisquei e mudei de ramo em alguns meses a empresa já está avaliada em milhões arriscar é questão de visão, conhecimento e coragem!
quando ele disse arriscar eu tbm percebi que não tava arriscando nada, com certeza ja tinha estabilidade suficiente pra ficar rico pra sempre sem ter que trabalhar. mas pra olhar com olhos de reconhecimento vou encarar a ideia como: trabalhe, fique rico, até poder largar tudo e fazer outra coisa mais legal ainda e que dá mais dinheiro ainda kk
Há tanta informação hoje que até distinguir o que vc gostaria de fazer é difícil, esquecemos de que os casos de não sucessos não são relatados. .. Conselhos na Internet não faltam. Quando são a favor grandes nomes são citados para influenciar, quando são contra aí ouvimos as experiências das pessoas na primeira pessoa. Queremos todos ser o próximo Steve Jobs, será possível? Todos? Para quem não sabe onde vai qualquer caminho serve.
Primeiramente: GA-TO! Em segundo lugar, dinheiro ajuda, mas não é sinônimo de sucesso. Seu melhor projeto de vida é fazer escolhas que te trarão qualidade de vida hoje e também amanhã. Este rapaz só pôde usufrui da liberdade, porque investiu em seu estudo, aproveitou o que tinha, trabalhou, foi diligente, responsável e inteligente. E daí se foi mais fácil pra ele. A sua vida é sua! Você pode escolher ler um livro edificante enquanto balança o berço ou pode ficar sentado olhando para as suas desvantagens.
É tudo muito bonito o que você falou, mas na prática vale mais apenas não ser realizado e conseguir botar comida na mesa do que ser realizado mas morrer de fome... É triste mas é a realidade. Certos sonhos só se tornam rentáveis se você tiver muita sorte. Essa história de "faça o que você ama e nunca vai precisar trabalhar 1 dia na sua vida" é papo motivacional de pessoas que chegaram lá, mas essas pessoas são a exceção da exceção. Não estou dizendo que as pessoas não devem seguir seus sonhos, afinal podemos viver sem um sonho mas por um sonho podemos morrer. Porém,e essa é a realidade, dificilmente você vai ser essa exceção. No máximo alguém que morreu tentando seguir o que acredita. Algo que é muito bonito, muito corajoso, mas não vai te levar a lugar nenhum.
Ele ta vendendo o peixe dele. Essa é a verdade. Vendendo a ideia de que voce pode e deve mudar sua vida e precisa de um coach pra isso. Logo contrata ele e/ou sua empresa. Eu acredito que todo mundo possa se reinventar em qualquer estagio da vida, mas me incomoda esse marketing do: larga tudo e me paga uma mensalidade pra eu te mostrar como se reconstruir. Conheci um monte de gente na meia idade que ta é perdidasso depois de seguir tais conselhos
O problema pode ser a maneira de te ensinarem as matérias do curso, e não as matérias em si. De uma maneira geral as universidades são muito ruins, têm muita decoreba, o currículo não é o mais adequado. Tenha em mente que você precisa estudar tanto quanto possível as coisas do seu jeito. Sem que te imponham, mesmo que isso signifique uma ou outra reprovação/ desperiodização. Isso salva o pensamento crítico e o entusiasmo pelo aprendizado, não deixe que te anestesiem.
Não seria mais inteligente você perguntar a pessoas que trabalham na área ou se puder ver como é aula da suposta profissão que você quer ou ver a jornada de trabalho ao vivo dessas pessoas do que fazer um curso atrás do outro até um dia com a esperança de saber o que se quer? Você tá jogando seu bem mais precioso fora, que é o tempo... Uma vez li no livro pai rico pai pobre, que o propósito é uma combinação de "não quero" com "eu quero", o hábito de ler livros sobre assuntos específicos me ajudou bastante a decidir às coisas, quando a pessoa tem uma visão estreita de mundo como eu tinha, os livros ajudam demais nesse aspecto.
Eu quero ser veterinária, mas porque estou sempre um pé a frente dos veterinários e por isso penso que os animais precisam de veterinários melhores. Mas, e se os veterinários do Brasil fossem bons? Ou se eu morasse em um país melhor? Fico pensando nisso, porque não me vejo trabalhando 8 horas por dia em um hospital mas amo animais e gosto de biológicas.
Aqui estou com quase 20 anos, recém formado do ensino médio, e simplesmente não tenho noção nenhuma do que quero pra minha vida ou que carreira seguir. 😥
o que esta a contecer e muito simples universitarios sem emprego começam a fazer palestras aqui e ali congressos e assim ganham dinheiro , nunca vi tantos palestrantes e cursos a granel como neste tempo que vivemos e este mercado é expansivo inovador agora aprende e faz tambem e ganha dinheiro os habeis em palavras são sofistas .
Depois que vc tem dinheiro vc pode até fazer pulseirinha pra vender na praia, agora se quiser ir direto pro caminho mais arriscado vc pode se arrepender. Trabalho sempre vai ser puxado, o que não muda é que vc sempre vai precisar de dinheiro.
Sempre fui aconselhada a seguir uma carreira que eu não gosto, mas que dê dinheiro, e depois, ir atrás do que eu quero. Não sei se é o certo, e dificil ser considerado criança pra tudo, mas adulto pra escolher a minha faculdade. O final do ensino médio deixa a gente muito influênciavel quando é pra ecolher o futuro, e olha que eu estava bem decidida.
Engraçado o povo falando q ele é filhinho de papai e não sei o q...... Mano ele acabou de dizer q saiu do emprego que tinha, vcs nunca ouviram falar de educação financeira não?? Ele provavelmente já tava juntando, e ao que parecia o emprego dele era de boa renda! Ninguém é louco de largar tudo sem dinheiro e por a cara no mundo
que coincidencia, virei programador pelos mesmos motivos que o palestrante cursou engenharia. e fiquei justificando pra mim mesmo que era apaixonado por isso "programar ensina a pensar", ai agora eu to no design "para atender o usuario". e na verdade eu nao me encontrei mesmo
Quer descobrir o seu proposito de vida com 18 anos, então se pergunte o que vc faz bem naturalmente, descubra o que esta por traz dos seus desejos... ou então procura um coach bom e faz um processo.
Pessoal aq e complicado se vcs pagam aluguel tem filhos ja procuram algum video de alguem q tem a vida parcecida com a sua fica falando do rapaz aq coisa q ele tem culpa q vc tem aluguel pra pagar ou filho viva sua vida seja coerente com a sua realidade nao com a dele.
como sempre todo ser humano tem desculpas pra tudo.. tipo pra ele foi fácil nasceu rico, nunca teve fihos, nunca precisou de dinheiro.. na verdade é que cada tem que decidir correr atrás dos próprios sonhos e enfrentar as dificuldades que vem junto.. por isso poucos vencem....
@@marombaverso Meio grosseira essa resposta...eu tenho filhos e foi o melhor que a vida me deu...no entanto não é fácil cuidar dos filhos, e as vezes não permite arriscarmos novas coisas...O vídeo é bom sim, mas há de se considerar diversas questões que ocorrem...
Todos nós somos resultados das nossas decisões, quem teve filho escolheu ter um filho no momento que quis transar sem camisinha, pagar aluguel é outra decisão sua, se tivesse dinheiro pra comprar uma casa não estaria nessa situação, você escolhe no momento que faz ou não faz uma coisa, achar que você não é responsável pela sua própria vida é sinal de imaturidade e falta de senso próprio, acorda pra vida e assume ela.
Na teoria é fácil. Às vezes a profissão dos seus sonhos vai te fazer praticamente morrer de fome. Como exemplo pergunte a um professor que tem paixão em lecionar se dá pra ser feliz ganhando um salário mínimo, pagando aluguel, água, luz, alimentação e sustentando um filho. Por experiência própria é claro que não! Sem hipocrisia, unir amor e dinheiro no mesmo emprego infelizmente não é para todo mundo...
Voce sim devia palestrar !!! Hahaha ele falou o que a minoria vive no Brasil. Acho que ele nao percebeu o indice de desemprego no Brasil. Que muitos nem emprego tem. Quem dirá larga_lo pra descobrir o que ama.
É so procurar dar aula em universidades ou ir pra fora do Brasil
6 ปีที่แล้ว +11
Gostei demais do seu comentário, muito bom! Alguns pensadores falam em buscar sempre o caminho do meio, que neste caso poderia ser: não abandone seu emprego sem estrutura e não aceite uma carreira convencional e mediocre por toda vida. Acredite no bater do seu coração (leia intuição, presença, Deus...) pois, ele sabe diferenciar quando sente angústia pelo que faz ou quando se vê diante de algo que vibra no seu peito, que faz brilhar os seus olhos e lhe leva a um estado de amor incondicional pelo que faz.
Máximo respeito à sua história de vida, mas mesmo depois que largou o trabalho, você continuou seguindo o caminho padrão. É exatamente isso que fazem os jovens de classe média quando não tem mais o que fazer com o dinheiro que ganham e ainda nem chegaram nos 30. Tenho vários amigos que fizeram isso. Primeiro se demitem, depois tiram um ano sabático, depois descobrem coisas que gostam e descobrem que amam passar isso adiante. Aí viram coachings, mentors, palestrantes, facilitadores. É muito comum. Mas não serve de exemplo pra quem não tem o mesmo "background".
Eu tenho 22 anos e pensava o mesmo quando eu tinha 21 anos, há pouco tempo atrás quando eu estava me formando, até eu descobrir que na verdade eu tava procurando meus objetivos nos lugares errados, achava que iria ganhar dinheiro apenas me formando e tendo um bom emprego e na verdade eu tinha me enganado feio. Na verdade às respostas estavam em outros lugares, e eu de besta tinha uma série de preconceitos e uma mentalidade de pobre e fechada, por isso não conseguia encontrar a resposta, talvez isso te ajude, saber o que quer é uma combinação de uns "eu quero" com uns "não quero", foi assim que percebi que minha trajetória tava indo pro lugar errado e eu mal percebia, fui perceber no dia que me formei.
busque ajuda, fazendo Orientação Vocacional e profissional. Vai ajudar muito. pode acreditar . Orientação Vocacional e profissional e não só Teste Vocacionall .
O meu sonho é ser Palestrante, mas minha família me ver como contabilista. Não posso me aventurar, não porque morra de fome, mas posso matá-los de fome, segundo a cabeça deles.
Tenho um grande problema em descobrir qual é meu propósito e minha missão. Sou formado em administração, estou fazendo MBA em Gestão de Negócios, sou empresário, tenho um canal no TH-cam, estou criando uma startup, penso em abrir um escritório de consultoria empresarial e também quero ser Caoach. Resumindo faço muitas coisas, mas ainda não consegui descobrir qual é o meu propósito e minha missão.
Ja repararam que essas pessoas que conseguiram seguir o que amavam, antes tinham uma vida padrão. Trabalharam em alguma multi nacional ou em algum emprego que anteriormente nao eram o que queriam. É muito difícil você descobri o que gosta/quer com 18 anos e sabe por que? Porque nos falta experiência. Acho que a fórmula para encontrar o que quer é descobri o que nao quer, o que nao te faria bem se voce trabalhasse naquilo. Talvez começar em um trabalho padrão nao seja tao ruim no início, ainda mais em momento de crise, isso é o que vai nos da experiência, amadurecimento e dinheiro, e para conseguirmos isso tudo precisamos começar, da o primeiro passo, mesmo que nao seja o nosso propósito de vida. Minha conclusão é essa: da o pontapé inicial, até porque nada é imutável e oportunidades podem surgir, e nos mostrar outros caminhos que podemos gostar e nem sabíamos.
Concordo, Kaline. E se nao tem demanda, seu sonho vira hobby. Demanda eh importante, porque vc precisa de renda. Acho que eh legal unir isso com nossas habilidades. Trabalho eh uma forma de servir a sociedade com o que vc sabe fazer. Eh o seu produto. Vc troca ele por um salário. O que mais gostei nesse video foi o processo dele de se conhecer. Precisamos fazer o mesmo. E para quem tem filho, ajudemos nossos pequenos a se conhecerem, na medida em que passam por todo tipo de experiência. Ensine-os a pensar alem daquilo, a ter visao de futuro, se posicionando, explorando, vendo se gosta de se envolver com aquilo mais a fundo. Faltou isso nas gerações passadas, e hj tem mta gente confusa, mesmo bem depois de formada. E nessa era, novas carreiras estão ai para abrir as possibilidades para algo ateh nunca antes feito. Muito interessante pensar nisso.
Você é genial.
Meus pais ficaram super chateados comigo quando larguei a faculdade de odontologia para fazer biologia. Todo mundo me chamou de doida, dizendo que a área de odonto dava mais dinheiro. Mas ninguém perguntava o porquê eu larguei. Eu quase fiquei deprimida por ter que acordar todo dia e ir correr atrás de um sonho que não era meu. Algo que eu pensei ser até possível, mas que depois de um tempo, eu descobri que não gostava. Hoje, fazendo biologia, eu me sinto realizada. Tenho todo o prazer do mundo em pegar o livro e estudar.
Fazer algo que você ama e quer, é uma das melhores coisas que têm.
Tenho 18 anos e tá difícil decidir oq eu quero, não gosto dos empregos padrões, acho que vou seguir o caminho do empreendedorismo
Concordo totalmente!!
Palestra excelente! Saí da área ambiental de uma multinacional com 5 anos de experiência (e entrando em depressão) e hj faço o que gosto: sou estudante de filosofia e professor de terapias alternativas e ainda escrevo em sites espiritualistas. Me sinti meio perdido no começo, mas hj me sinto vivo; no caminho da minha alma.
Parabéns! Realização é sentir satisfação com a vida que você leva, independente dos padrões sociais dominantes.
Hare Krishna!!
Caraleo! Que inspiração! Parabens irmao, que vc siga nesse caminho
Eu trabalhava em uma multinacional, ganhava bem, porém sentia que me faltava algo. O tempo foi passando, me senti acomodado , e de repente comecei a ter sintomas de síndrome de pânico, depressão, e tantas coisas ruins, decidi por um fim nesse sofrimento e me jogar no meu sonho que era ser Professor. Cara, que incrível foi esse movimento todo, pois fiquei curado de todas aquelas coisas estranhas que eu sentia e faço e me dedico ao que amo : Lecionar.
@@gilbertoferreiraguedesmend8092 eu pedi exoneração há um mês para arriscar na vida acadêmica. Desde criança, ouço que tenho perfil de cientista. Desenvolvi vários projetos, mestrado, especializações e pausei. Infelizmente cai na pilha do discurso que pesquisador não é valorizado no nosso país, não tem direitos e etc. Resultado: trabalhei 2 anos odiando meu trabalho e vou lutar pelo doutorado. Minha meta para 2023!
Me identifiquei muito! Meus pais se esforçaram muito para que eu conseguisse entrar em uma faculdade Federal. Passei em odontologia e percebi que detestava o curso, mas não podia abandonar pois não tinha idéia do que fazer. Resolvi me formar para poder trabalhar e não depender mais dos meus pais, para daí sim resolver oq ia fazer. Agora estou em processo de abandonar a vida de dentista depois de 5 anos trabalhando na área (e odiando) e começando a empreender na área de confeitaria, que sempre gostei muito, mas nunca pensei como profissão!
boa! SUcesso mermã
Aconteceu o mesmo comigo, só que com Enfermagem. Agora quero fazer TI. É o que eu mais amo.
Parece a minha história. Meus pais pagaram minha faculdade de Direito, colei grau agora em março de 2022, mas não me vejo exercendo a profissão. Desde criança meu sonho é ser maquiadora profissional. Fiz curso em 2014 e estou me especializado na área. Meu sonho um dia ter meu studio de maquiagem e quem saber fazer estética e cosmetologia.
Realmente seu problema não é a busca por uma carreira que traga melhor remuneração...mas tem gente que erroneamente quer mudar de carreira motivados pela remuneração e não borla satisfação!
@@LueDi Boa! TI é uma dor de cabeça extrema no início, mas depois que você entende, fica fascinante.
Um bom jeito de descobrir o que vc quer fazer é pensar: "Se todas as profissões ganhassem a mesma coisa, com o que eu trabalharia?"
Boa
muito bom
Excelente
Um detalhe é se ganhar bem for importante para a pessoa.
Agora sim!
Tenho quase 20 anos e ainda não sei o que quero da vida. Torrei a mente, não chego a nenhuma conclusão. Até que vi um vídeo em que o cara falou: " Arrisque, assim saberá o que não gosta " estranhei, mas começou a fazer sentido.
Assista os Vídeos do Gabriel Goffi
enia
Moro em um sítio, sempre fui pressionado pra fazer agronomia, veterinária, medicina ou química. Mas gosto de tecnologia, inclusive, já desenvolvi e vendi sites. Agora estou no dilema. Faço o que querem que eu faço, ou arrisco fazer uma área em que me identifico, mas que não tem a ver com a minha situação de vida e o local onde eu moro. Saber programar e o funcionamento de um computador não é muito útil quando se tem um curral cheio de vacas, o leite não vai sair das tetas delas e vai parar nas caixinhas do supermercado com uma linha de código; desencanar e vender o sítio não é, nen de longe, uma opção.
É uma situação complicada, mas independente da sua condição social, você ja sabe o que quer e o que gosta, e igual uma frase do Henry ford " Estar decidido é acima de tudo, o segredo para o sucesso. "
Champo la se realmente precisar ficar para administrar o seu sítio, não necessariamente precisa limitar e escolher, você pode agregar conhecimentos, use a tecnologia ao seu favor, desenvolva algo que una os dois mundos, escolha o caminho intermediário. tenha essa convicção. que qualquer conhecimento que você tiver contato vai agregar.
0:58 Meu coração quase para com ele descrevendo minha situação hoje, estou em outra cidade a uns 600 km da família e amigos, no 3º semestre de engenharia. Agora me sentindo sufocada, me autossabotando, fugindo dos compromissos e buscando autoconhecimento em vídeos do TH-cam. Auge. Que eu saia dessa, amém! 🙏
Eai, conseguiu sair?
Saiu???
Saia!!! Tranque o curso. Se houver arrependimento, você volta! Fiz 6 anos de engenharia a noite e trabalhava o dia inteiro com algo que não tinha nada a ver comigo. Foi péssimo!!! Perdi tempo, dinheiro, vida e nunca me realizei.
Conseguiu ?
Conseguiu?
Não menosprezando o suor do rapaz, mas nitidamente há uma fonte de renda pra ele.
Infelizmente aqui no Brasil unir o que se gosta com sustento financeiro, começando de baixo é quase impossível. Haja força de vontade e até mesmo sorte!
Ele diz no vídeo que nem férias tirava, ele trabalha nas férias para receber ou seja ele junto grana, investiu, não saiu gastando com bobagem , pé no chão e inteligência , o problema que vejo hoje é que as pessoas são irresponsáveis financeiramente, aí quando a ficha cai já estão velhos ou cheio de dividas, filhos e etc aí fica mais difícil
Concordo!!!
Concordo
o problema é que os jovens nao sabem lidar com dinheiro, por que se soubessem pensariam duas vezes antes de gastar com o que quer ao inves do que precisa!
Isso é papo furado por muitos anos escutei essa frase e fui enganado por ela,agr a ficha caiu,"Trabalhe com o que se ama",do que adianta formar em uma faculdade de música e ficar na praia vendendo miçanga ,tocando violão e ganhando mal e tendo uma vida horrível, querendo ou n vivemos em mundo capitalista e o dinheiro ele é muito importante pra ter uma vida digna.Como diz o Sr Madruga n existe trabalho ruim ,o ruim é ter que trabalhar ksksskj
2020 alguém, lutando para encontrar o meu propósito, quero descobrir sem pressão e de uma forma natural,tenho 24 anos e nao desistirei
Bora, tooop vamo
Autoconhecimento. foi assim que descobri
Tô perdidão. :/
Tá foda
25 anos e ainda não sei o que quero fazer da vida ;-;
Sou estudante de engenharia civil, não posso dizer que odeio meu curso mas NUNCA foi o que eu quis para o meu futuro. Eu escolhi o curso após desistir de outro e hoje (já há alguns meses) consigo perceber que a minha satisfação não está na academia, eu tô apenas seguindo a multidão, no período pré-vestibular eu não sabia o que queria e hoje eu sei o que eu não quero. Ver experiências como essas me fazem abrir os olhos e perceceber que tudo depende da importância que você dá, enquanto eu ficar bitolado pensando no que vão falar ou pensar sobre mim, a minha vida passa de forma mediocre. TÁ NA HORA DE ACORDAR
De toda palestra, a frase que mais me impactou foi: escolher ciclos e completá-los!
É tão cruel decidir a profissão ao final do Ensino Médio 😓😓😓 É uma exceção o estudante que sabe a profissão que quer seguir pra sempre!
Rejane Luz, pense que não é difícil só pra você. Veja que são muitas opções e variáveis oportunidades, arrisque-se naquilo que você acredita que será o melhor e quem sabe você como muitos outros não termina se apaixonando, e se isso não acontecer Resiliência é a melhor oportunidade que a vida nos proporciona.
Todos os dia temos a oportunidade de recomeçar, uma nova maneira de ver e viver a vida nos espera, anime-se e simplesmente viva!
Sucesso e Luz que você já é! ; )
Alba Valeria Olá Alba, bom dia! Obrigada pela opinião, mas nem me referia minha pessoa qd fiz o comentário do vídeo; Eu tenho 55 anos e já sofri o meu quinhão disto. Me referi o quão difícil é esta escolha em determinada fase da vida.. obrigada mais uma vez!🌹
Rejane Luz Semijoias Rejane Luz sofro muito com isto!!
Não deveria ser ao final do ensino médio e sim já ter cursos técnicos para experiências, e técnicos remunerados como o pais já teve...se o povo, a sociedade não reagir o retrocesso é o futuro...
@@albavaleria552 Não escolha...trabalhe no que aparecer...a melhor escolha fiz, quando fui para o mercado de trabalho....desde de babá até a atual profissão fui adquirindo experiências até que algo interno mostrou algo que realmente tinha sentido para eu....
Ele falou tudo o que a minha psicologa sempre fala.Primeiro precisamos nos arriscar, fazer coisas que gostamos (por ex: fazer atividades q vc sempre quis fazer mas nunca fez por achar q aquilo nao dava futuro, ou vc achava perda de tempo).Ficamos muito acondicionados a fazer coisas que so dão dinheiro e ta errado!!Quando ficamos proximos de nos mesmos, fica muito mais facil nos descobrirmos. Execelente palestra. Estou no meu caminho, em breve chego lá!!
Vc explicou mto melhor q ele.
Concordo.
Concordo, atualmente me foco em viver com menos pra me livrar dessa imposição de trabalhar pelo salário até surtar quando se dá conta que está preso sem ter cometido um crime.
E quando vc não saber o que vc quer ser no futuro já com 36 anos não sei em que eu sou boa o que eu gostaria de ser
Sara VL u f c
Quem tá criticando é recalque. Filhinho de papai ou não , a pessoa tem que ter coragem para abrir mão de tudo e recomeçar a vida seguindo o coração e não o padrão . Parabéns ! Excelente vídeo !
Nao tem q ter coragem, tem q ter dinheiro e nao ter filhos pra sustentar
Balacypax filhos foi uma escolha sua, mas isso n impede nada , às vezes vc está se autossabotando e colocando a culpa nos filhos ou n dinheiro . Quem quer faz!
Nao disse q tenho filhos
Vc deve ser um filhinho de papai tbm.
Verdade!
Demorou muito pra saber o que eu queria ser. Adoro gastronomia. Quando achava q deveria parar nos estudos, meu filho me incentivou a voltar a estudar. E tudo o que eu posso dizer é que o ser humano Nunca deve parar de aprender.
Muito tempo quanto?
Uma dica que pode ajudar: veja o que você gostava de fazer quando era criança, nós damos vários sinais nesta fase, que normalmente deixam muitas pistas acerca da escolha de nossa profissão e de um jeito muito certeiro e genuino. Eu amava folhear os atlas que minha mãe tinha em casa, achando os mapas simplesmente espetaculares, mesmo sem ter ideia do que se tratava, já que, não sabia ler, depois brincar de escolinha, pra mim era tudo. Resultado: professora de Geografia.🌎
queria historia, eu lia historia, amava ir em museu, eu gravava datas e mapas e acontecimentos historicos com gosto! mas eu nunca fui incentivado e agora estou indo fazer farmácia pelo dinheiro e pq sou bom em quimica, mas a paixão em historia me frustra por eu nao ter escolhido essa área
Pra quem tá reclamando que não tem opção de arriscar, não arrisque, quem tem milhões de desculpas, continua usando elas e nunca arrisque, nunca junte um dinheiro e tenta algo diferente, o cara mesmo disse que foi pelo caminho comum, juntou dinheiro e largou o emprego, por isso conseguiu fazer oque fez...
Ser bem sucedido é diferente de ser realizado. Ganhar dinheiro sem motivação não é legal. Bacana é poder ganhar dinheiro fazendo o que se gosta. Assim a gente nem sente que está trabalhando
acho q de cada dez, uma pessoa gosta do trabalho e faria mesmo se não precisasse da grana
Luiza Valente meu sonho
Eu tbm acho, porque vc pode até estar ganhando bem mais se não gosta do que faz chega uma hora que vc vai querer mete o pé. Já gostando do que faz vc se supera.
Relativo… Eu trabalhava fazendo o que amava, me dedicava ao máximo, sempre era a última a sair da empresa, proativa… estudava nas horas vagas, porém o salário sem condições… No final um lindo burnout. Hoje em dia gosto mais da ideia de trabalhar com algo que não ame, mas que me trará conforto e qualidade de vida, do que amar o que faço e pagar as contas com amor.
O sistema educacional no Brasil é algo que precisa ser revisto. Urgentemente !! Falam tanto pra investir em educação mas o sistema educacional afirmo q está errado!! metodologia de ensino é a mesma e o mundo está diferente!! Pq nao tem nas escolas e faculdades aulas de educação emocional, empreendedorismo, educação financeira, sustentabilidade, sou a favor que todo ser humano deveria plantar seu próprio alimento e pelo menos aprender de onde que vem os alimentos!! Aliás antes de toda essa tecnologia o homem veio do campo, e se não fosse o agricultor pra plantar a cevada não teria emprego, nem pro dono de bar, nem pro garçom e nem pro marketing que faz a propaganda da cerveja. Os jovens de hj não sabem nem de onde veio o alface que ele come no almoço. A maioria dos homens modernos se caíssem numa selva morreriam todos. Não saberiam nem como ascender uma fogueira. Investir e aprimorar o Desenvolvimento humano essa é a resposta pra todos os males que causam depressão, ansiedade etc...
Excelente seu comentário, deveria também ter matérias sobre saúde, prevenção de doenças nas escolas
Fato* 👏👏👏👏
Todos percebemos isso e esperamos que o sistema mude...ele não muda se não mudarmos...Vejo dentro das escolas crianças e adolescentes sem vontade de fazer nada, diferente de tempos atrás que o sistema basicamente era o mesmo e as pessoas queriam estudar.
@@meyrebarbosa2632 Tem a aula de ciências e saúde, porém eu vejo é alunos que não querem estudar e professores exaustos querendo que os alunos estudem....não é apenas o sistema que desistimula, é o próprio aluno que não se anima, e os pais e tutores que não cobram de seus filhos isso...pois por um lado não vejo as comunidades fazerem nada...não vejo os pais se querem questionar porque seus filhos não têm lição de casa e pesquisas sobre os assuntos, e por outro lado vejo também o povo esperando que as coisas caiam do céu...o sistema não está afim de que estudem, mas as pessoas não estão afim de que seus filhos estudem, com raras excessões...
@@roselenefelipe3788 vc tem toda razão infelizmente é assim
Autoconhecimento é o ponto de partida. É o autoconhecimento que permite visualizar nosso propósito, nossa missão de vida. Falo isso porque acabei de fazer um curso sobre esse tema e nunca estive tão focado e motivado para estudar. Pra quem não conhece o poder que o autoconhecimento tem esse comentário pode parecer ridículo, engraçado, tosco, etc. Mas pra quem se arriscar a buscar sua própria essência pode se surpreender muito com o que encontrará.
Muitas vezes sabemos o que queremos, porém precisamos sobreviver, e as pessoas que estão só teu lado não te dão oportunidade, porque é confortável pra elas, e assim passamos a vida reprimidos.
Tem meses que tranquei a Faculdade, apenas para expandir e ao mesmo tempo melhorar meu lado pessoal e intectual, fui muito criticada pela minha atitude mas não deixei me abater, e estou ai fiz dois cursos, praticando yoga e tenho certeza que quando voltar no próximo ano não serei mais a mesma. É como o palestrante diz quem tem que se descobrir somos nós mesmos...
Não devemos misturar as coisas agir com emoção ,e sim pela razão ,vc tendo um pequeno detalhe em sua vida (dinheiro) aí vc vai ter a oportunidade de fazer tudo aquilo que gosta! Em contra partida sem grana dificilmente vc conseguirá fazer alguma coisa!!
Por que algumas pessoas não entendem o discurso do vídeo? Fazem comentários cheios de inveja alheia? Creio que seja pelo mesmo problema apresentado no vídeo e muito abordado por sociólogos e profissionais da área da saúde mental, a superficialidade da geração "Y" que faz com que eles se vejam perdidos em suas potencialidades. Não amadurecem e entram em ciclos de prisões de alto sabotagem emocional, não criando resiliência, assim não conseguindo escolher com sabedoria e lutar apos derrotas. Este rapaz é sim um resiliente com uma historia interessante, ele se conhece e se "reinventa", sendo corajoso e maduro para crescer em todos os campos de sua vida, consequência proporcional. Esta difícil de entender a conclusão deste vídeo? Talvez lhe falte a maturidade para se identificar, a empatia para vibrar com a vitoria alheia e a coragem para tomar decisões e as rédias de sua vida.
verdade, really
TAMBEM PENSO ASSIM!!
Se nao tem demanda, seu sonho vira hobby. Demanda eh importante, porque vc precisa de renda. Acho que eh legal unir isso com nossas habilidades. Trabalho eh uma forma de servir a sociedade com o que vc sabe fazer. Eh o seu produto. Vc troca ele por um salário. O que mais gostei nesse video foi o processo dele de se conhecer. Precisamos fazer o mesmo. E para quem tem filho, ajudemos nossos pequenos a se conhecerem, na medida em que passam por todo tipo de experiência. Ensine-os a pensar alem daquilo, a ter visao de futuro, se posicionando, explorando, vendo se gosta de se envolver com aquilo mais a fundo. Faltou isso nas gerações passadas, e hj tem mta gente confusa, mesmo bem depois de formada. E nessa era, novas carreiras estão ai para abrir as possibilidades para algo ateh nunca antes feito. Muito interessante pensar nisso.
Toda vez que vejo este assunto me lembro do filme "MENINA DE OURO" O filme conta a estória de uma mulher que lutou para realizar o sonho de ser boxeadora profissional e terminou tetraplégica... E também me faz refletir que trabalhar com algo que vc gosta é melhor que ganhar na Mega-Sena! Porém escolha bem.
Palestra incrível! Gera assuntos filosóficamente práticos, que sugerem pensar mais sobre a maneira como gerir os caminhos, embora possa parecer uma tarefa tortuosa e, torturante em detrimento da falta de experiência: é uma missão e tanto. Nem todos conseguem isso em toda uma vida! Fico feliz em saber que algumas pessoas conseguiram. Espero conseguir também em um futuro não muito distante!!!
Na teoria é muito bom fazer o que se quer, mas na prática precisamos de grana. Então, precisamos ter uma trabalho que seja nossa base financeira, depois tentamos o que amamos
Mas no final acaba fazendo o que ama, muitos morrem fazendo oq não gosta, isso é horrível
Obrigado!
Quer fazer o que ama? Seja um bom herdeiro. Quer se dar bem com a realidade? Ame o que você faz e amplie seus limites dentro do que é possível, pois como já foi dito, em outras palavras, liberdade é conhecer os grilhões que te dominam.
Antes de descobri meu dharma, passei por uma crise existencial, absurda, sem rumo por meses, foi um fundo do poço diferente, pra mim também demorou só que começou com 24 anos e efetivamente a chave virou com 29, resignifiquei muita coisa na minha vida, basicamente renuncie tudo que tinha tanto material e não, e depois fui reconquistando tudo de novo, só que com a certeza do que esta comigo, está porque realmente eu quero.
Uma frase dramática do Charles Bukoswik: Descubra aquilo que você ama, e deixe que isso te mate.
Abraços.
Eu saí do ensino médio em 2017, em 2018 eu entrei na faculdade pq era o sonho de todo mundo pra minha vida. Fiquei pouco tempo lá pq eu não queria mais, quase surtei... Em 2019 eu entrei num emprego que não queria mas eu tava ganhando dinheiro, saí semana passada e hoje estou a procura de outro emprego e a procura do que eu quero fazer da minha vida. Eu não sei realmente o que eu quero fazer!
Estou muito ansioso, to com muito medo de acabar fazendo o que não gosto só por agradar aos pais..
Não sei se você lerá meu comentario, mas eu torço para que você tenha ficado bem!
@@evafreire860 Estou bem haha
@@lucasrocha577 que bom!
Estou me sentindo contemplado com sua narrativa, sagaz palestrante.
"Importante não ter medo de ser e de fazer diferente..."😉
É possível ver que você não possui conhecimento algum sobre essa emoção. O medo sempre haverá, seja fazer ou ser algo diferente, porém o que diferencia as pessoas são as pessoas que enfrentam o medo e as que se deixam submissas pelo medo. Então meu amiguinho Otávio, o importante é não se deixar vencer pelo medo. Fica a dica.
@@xellowsalles4700 a frase tá entre aspas
Perfeito, Marcelo!
Identifiquei-me fortemente com sua história.
Parabéns!
Sucesso!
Que video incrível
Tenho 17 anos mas olhando pra trás vejo que sempre gostei de artes, vou seguir isso na minha vida
concordo plenamente, se formar e/ou trabalhar no que nao amamos, torna-se o maior motivo de frustracao na vida profissional e ate na maioria das vezes chega a afectar a vida social. Hoje em dia sinto isso na pele, quando me formei simplesmente importava o diploma e ter um emprego e ganhar dinheiro mas a cada vez que vou ao trabalho me sinto cada vez mais vazio sentido que estou a disperdicar minha vida. Com este vidio m e dei conta ainda mais dessa situacao. Thanks pelo vidio.
Brother, se vc não tem nada a perder, não tenha medo de arriscar e seguir a sua paixão.
Em outras palavras, se tu nasce pobre e tem uma vida materialmente limitada tu não tem muito a perder. Então por que ficar contando migalhas? liga o foda se e tenta fazer o q vc ama.
Na real a gente precisa de pouco para viver. O resto é mimo. Supérfluo.
Com certeza se vc fizer o que ama e fizer bem feito, vai ter grana pra pelo menos suprir as suas necessidades básicas.
--
Na teoria é lindo isso, mas na prática o medo acaba paralizando essa virada de chave.
mas enfim... cada um é livre pra fazer o que quiser. Até para fazer nada.
Só não podemos esquecer a velha Lei da Semeadura - que nunca erra.
Boa
Parabéns, melhor comentário que li este ano. Se não temos nada a perder, simplesmente o façamos!
vd, tem gente q passa necessidade por algum momento q quem é mais abastado n passaria, mas todos chegam lá.
Ótimo comentário Guilherme, simples e de fácil entendimento!
Amei 🥰 a palestra, me identifiquei com o palestrante e estou no meio dessa jornada!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Para viabilizar sonhos, normalmente é necessário planejar, guardar dinheiro e em paralelo ao trabalho que paga as suas contas, ou seja o velho banho de realidade... Se estruturar para dar o próximo passo...Um novo curso, uma mudança de local, um novo paradigma. Lembrando que temos a vida toda para tentar, e claro... se vc tem um curso de engenharia, fica bem mais fácil escolher outra profissão, ou guardar dinheiro para abrir AQUELA confeitaria do sonho rsrrs.
Comecei engenharia tbm a uns anos atrás, mas tranquei. A dúvida era cruel sobre minha escolha ( só quem passa por isso sabe que não é tão simples). Mas hoje ainda, com 24 anos, estou quase na metade de ciências contábeis. Tudo bem que pode estar indo "bem", não sei se por facilidade ou o que é, mas não consigo aprender nada de verdade, só tiro notas boas, mas dizer que estou amando, que é isso que eu quero, eu não posso dizer. Enfim, quero terminar pra não ficar parando no meio do caminho como o primeiro curso, mas qualquer matéria que tenho dificuldade, fico por um fio em trancar e procurar outro. E nisso....o dinheiro indo embora, sem falar no meu tempo.
Top...Vale lembrar que temos somente uma vida..então buscar e fazer o que ama é prioridade...Parabéns pelo conteúdo.
Eu amo escrever , mas só agora que eu percebi que é isso que eu quero fazer.
Eu também!
Eu amo escrever, amo filosofar, discutir os assuntos socioestruturais da sociedade, mas nao sei oq fazer com tudo que eu produzo ao longo do tempo.
2 anos depois, espero que tenha usado esse tempo pra começar a fazer o que gosta 😄
@@gizelesouza5479 Esse tempo todo foi só desgaste ,infelizmente.
@@michellebaiano5034 Pois daqui pra frente, muda essa história, daqui a 2 anos volto aqui pra vc me contar uma coisa melhor 😄
Muito bom! Estou refletindo muito com esse vídeo. Tenho 29 anos e ainda sinto um pouco de vazio nas coisas que faço. Eu já me joguei em uma graduação só para sair da zona de pressão dos pais de que tinha que fazer uma graduação...e abandonei. Hoje estou fazendo outra, na área de educação, estou gostando, mas ainda não me sinto realizada. É horrível essa sensação, de não saber o que realmente deve seguir. Trabalho com Callcenter na área de Qualidade, gosto do que faço, mas sempre vem o mas...vou experimentar outras coisas que sempre quis fazer/aprender né, vai que sai rs
Atualmente eu sou registrado de carteira assinada, exercendo a profissão de Auxiliar de Produção, no começo eu achei que eu gostava disso, agora tenho certeza que não é o que eu quero...
Eu gosto muito de Dirigir carro, sem falar que é algo que eu faço com prazer e até de graça se necessário, muita gente que segue as normas padrão, eles tiram as nossas forças e expectativas e diz que isso não dá Dinheiro, só que eu não estou obcecado por Dinheiro.
Eu acho maneiro que um monte de gente que provavelmente ta frustrada com a vida, o trampo e vem aqui pra ter uma luz, mas quando o cara fala o que ele pode falar (a realidade dele), chamam de filinho de papai, rico.. e deve ser isso mesmo. Mas o que vocês vão fazer a respeito? Ficar masturbando a mente olhando vídeo de motivação pra depois reclamar da realidade do cara ou vão tomar alguma atitude em relação a própria vida? Parar de ser chato pode ser um começo pra mudar de vida
Arrasou!!! Kkkkkkkkk melhor comentário mano
Está tudo bem não ter um sonho, só cabe a você se arriscar e ver o que é melhor para si mesmo.
ou uma orientação Profissional com um bom profissional da área. Vc vai se encontrar , através de reflexões e exercicios
2019, alguém?
2027 / 21 de Março 19:23
não, só no futuro, 2020 (e 2020 deu ruim.. pode voltar!) kk
@@LucasSocial voltem, e não reclamem!!! 2020 tá mt pior.
Exelente muitos talentos estão sendo dispersado
Parabéns ❤️
Tenho 34 anos de idade, me separei do meu esposo onde vivi 11 anos da minha vida, vivendo o sonho dele, como ele é militar e vivia mudando, eu seguia ele c nossos filhos, trancava faculdade, deixava trabalho... Nunca fiz nada p mim, p minha vida. Hj não sei oq gosto, meus sonhos, não tenho a mínima ideia doq fazer da mimha vida. Estou totalmente perdida, sem emprego, sem nada. Deixei "tudo" p tras e voltei p casa dos meus pais, onde tento dar um rumo na minha vida, mas, parece impossível todos os dias.
Eliane ourives
Eu tenho 33 anos e iniciei meu sonho agora , cursando a faculdade de Ciências biológicas , tbm estava sem rumo trabalhando até hoje como marceneiro a mais de 10 anos , tomei uma decisão e estou correndo atrás do meu sonho e não atrás do prejuízo , faça alguma coisa que vc goste, e lembre-se, nunca é tarde .
Dps de 1 ano conseguiu um rumo?
Bom dia!
Muito bom!
Também quero entender melhor
"Como de fato saber o que eu quero"
Agradeço
historia bateu com a minha em diversos aspectos, inclusive no cursar engenharia e no ser empático.
Obrigado por este video
Palestra incrível e motivadora!
Comecei a faculdade aos 24. Foram 4 anos decidindo o que cursar, tentando passar no vestibular. Agora entrei e parece tudo tão difícil, e o medo de estar fazendo besteira? Mas me senti muito realizada ao entrar no curso.
Continue e não desista! Enquanto você estiver aqui e a ti ainda houver chances de continuar, continue. Só não há chances para quem deseja desistir de verdade. Ah! E quando concluir, ainda terá mais chances!
@@ytaianafreire1587 Você está certa, muito obrigada!!
@@rorosaria26 Parabéns! Fico feliz por você, querer e persistir é o segredo do sucesso!
@@alucard103 muito obrigada!!
Fico feliz por vc! Tenho 18 anos, acabei o ensino médio, e agr estou perdida, não faço ideia de qual passo dar.
Sinceramente eu acho que é um problema da nossa geração pensar que todo mundo pode ser o que quiser. Não estou dizendo para desistir do seus sonhos ou não correr atrás de algo melhor, só quero dizer que talvez você nunca vá trabalhar com o que ama ou amar o seu trabalho e, tá tudo bem. As vezes você pode ter um emprego nada "glamuroso" aos olhos dos outros, mas se você se sente bem e consegue levar uma vida digna não tem problema.
Não que não existisse isso em outras épocas, mas acho que com toda a exposição de hoje em dia o pessoal começou a pirar nessa coisa de "achar o propósito", "trabalhar com o que amo", mais para poder mostrar aos outros do que por si mesmo, óbvio que nem todo mundo é assim, mas muita gente acaba entrando nisso sem perceber e esquece de olhar pra própria realidade e acaba se frustrando.
É melhor errar tentando do que perder a chance de acertar!
É difícil aceitar uma história quando ela não contempla a sua realidade, imagina pra alguém que a vida toda teve apenas a oportunidade de sobreviver, como ele poderia sonhar em descobrir o que gosta se está preocupado o tempo todo se vai ter comida ou não?
Mas dado que esse TEDx foi gravado numa faculdade onde mt gente deve se sentir na mesma situação, espero que tenha sido encorajador assistir 💞
É muito difícil largar a vida padrão quando se tem contas a pagar, comida para comprar. Para chegar ao sucesso de trabalhar numa multinacional aos 25 anos, ele fez intercâmbio antes, ele deve ter feito curso de inglês, estudado em escola privada e ter tido muito aporte financeiro para dar suporte.
Infelizmente não é a realidade de 90% da população mundial. Nem todo mundo é alienado de ficar num trabalho que odeia só por comodidade. A responsabilidade de quem se matou trabalhando de dia para pagar a faculdade que cursava a noite (quando pode cursar) muitas vezes, não deixa a pessoa largar tudo e fazer o que ama, simplesmente pq não dá para viver de vento.
Facil dizer isso depois q esta economicamente satisfeito.
Facil escolher. Mudar do curso Eng.. para fazer o q quere. Quando tem uma base. Equilibrado financeiramente.
Mais Quando os pais são pobre quere ver vc fazer vestibular e passar
Vindo d escola publica.
Eu segui o padrão mas nunca consegui ser bem sucedido. Agora estou em busca do que eu realmente quero.
Obrigada!!!
"Vocês não precisam ter medo nessa jornada de parecer diferente ou parecer estranho das outras pessoas. Nem um propósito é igual ao outro." Que vídeo maravilhosooo!!! Alguém sabe o nome do insta dele?
Ótima palestra!
Eu amo cantar, e tenho muito certeza do que eu quero, que é concerteza ser cantora, as vezes me pergunto, isso combina cmg ou nn, mas agr isso não importa mais, porque eu vou seguir o meu coração e fazer o que eu gosto e tenho o dom!
Vivemos em uma sociedade que não estimula isso
Arriscar com o bolso cheio é fácil...
Que nada arriscar é decisão depois de terminar a terceira faculdade arrisquei e mudei de ramo em alguns meses a empresa já está avaliada em milhões arriscar é questão de visão, conhecimento e coragem!
quando ele disse arriscar eu tbm percebi que não tava arriscando nada, com certeza ja tinha estabilidade suficiente pra ficar rico pra sempre sem ter que trabalhar.
mas pra olhar com olhos de reconhecimento vou encarar a ideia como: trabalhe, fique rico, até poder largar tudo e fazer outra coisa mais legal ainda e que dá mais dinheiro ainda kk
parabéns Marcelo excelente Palestra!!
Quem dera esse caminho padrao ainda desse certo sem Qi
Há tanta informação hoje que até distinguir o que vc gostaria de fazer é difícil, esquecemos de que os casos de não sucessos não são relatados. ..
Conselhos na Internet não faltam. Quando são a favor grandes nomes são citados para influenciar, quando são contra aí ouvimos as experiências das pessoas na primeira pessoa.
Queremos todos ser o próximo Steve Jobs, será possível?
Todos?
Para quem não sabe onde vai qualquer caminho serve.
Achei que ele ia dizer quer virou "coach" no final das contas... Hahahaha
Até pode ser, mas em 2014, não deixava de ser uma ideia inovadora e arriscada, apenas uma opinião.
Não faça o que vc detesta!
Amei!!! Parabéns pelo Pé no Chão!! :) Identifiquei-me demais com a sua história!! Aconteceu exatamente comigo
Nenhum propósito é igual o outro
Primeiramente: GA-TO! Em segundo lugar, dinheiro ajuda, mas não é sinônimo de sucesso. Seu melhor projeto de vida é fazer escolhas que te trarão qualidade de vida hoje e também amanhã. Este rapaz só pôde usufrui da liberdade, porque investiu em seu estudo, aproveitou o que tinha, trabalhou, foi diligente, responsável e inteligente. E daí se foi mais fácil pra ele. A sua vida é sua! Você pode escolher ler um livro edificante enquanto balança o berço ou pode ficar sentado olhando para as suas desvantagens.
É tudo muito bonito o que você falou, mas na prática vale mais apenas não ser realizado e conseguir botar comida na mesa do que ser realizado mas morrer de fome... É triste mas é a realidade. Certos sonhos só se tornam rentáveis se você tiver muita sorte. Essa história de "faça o que você ama e nunca vai precisar trabalhar 1 dia na sua vida" é papo motivacional de pessoas que chegaram lá, mas essas pessoas são a exceção da exceção.
Não estou dizendo que as pessoas não devem seguir seus sonhos, afinal podemos viver sem um sonho mas por um sonho podemos morrer. Porém,e essa é a realidade, dificilmente você vai ser essa exceção. No máximo alguém que morreu tentando seguir o que acredita. Algo que é muito bonito, muito corajoso, mas não vai te levar a lugar nenhum.
tendo familia e ainda essas ajudas q o governo da, morrer de fome é exagero.
Ele ta vendendo o peixe dele. Essa é a verdade. Vendendo a ideia de que voce pode e deve mudar sua vida e precisa de um coach pra isso. Logo contrata ele e/ou sua empresa.
Eu acredito que todo mundo possa se reinventar em qualquer estagio da vida, mas me incomoda esse marketing do: larga tudo e me paga uma mensalidade pra eu te mostrar como se reconstruir.
Conheci um monte de gente na meia idade que ta é perdidasso depois de seguir tais conselhos
Isso nunca muda. To com 23, no quatro curso e nak tenho a menor ideia do que quero na vida
O problema pode ser a maneira de te ensinarem as matérias do curso, e não as matérias em si. De uma maneira geral as universidades são muito ruins, têm muita decoreba, o currículo não é o mais adequado. Tenha em mente que você precisa estudar tanto quanto possível as coisas do seu jeito. Sem que te imponham, mesmo que isso signifique uma ou outra reprovação/ desperiodização. Isso salva o pensamento crítico e o entusiasmo pelo aprendizado, não deixe que te anestesiem.
Não seria mais inteligente você perguntar a pessoas que trabalham na área ou se puder ver como é aula da suposta profissão que você quer ou ver a jornada de trabalho ao vivo dessas pessoas do que fazer um curso atrás do outro até um dia com a esperança de saber o que se quer? Você tá jogando seu bem mais precioso fora, que é o tempo... Uma vez li no livro pai rico pai pobre, que o propósito é uma combinação de "não quero" com "eu quero", o hábito de ler livros sobre assuntos específicos me ajudou bastante a decidir às coisas, quando a pessoa tem uma visão estreita de mundo como eu tinha, os livros ajudam demais nesse aspecto.
Haahahhaah
Show! ❤️
Eu quero ser veterinária, mas porque estou sempre um pé a frente dos veterinários e por isso penso que os animais precisam de veterinários melhores. Mas, e se os veterinários do Brasil fossem bons? Ou se eu morasse em um país melhor? Fico pensando nisso, porque não me vejo trabalhando 8 horas por dia em um hospital mas amo animais e gosto de biológicas.
Aqui estou com quase 20 anos, recém formado do ensino médio, e simplesmente não tenho noção nenhuma do que quero pra minha vida ou que carreira seguir. 😥
o que esta a contecer e muito simples universitarios sem emprego começam a fazer palestras aqui e ali congressos e assim ganham dinheiro , nunca vi tantos palestrantes e cursos a granel como neste tempo que vivemos e este mercado é expansivo inovador agora aprende e faz tambem e ganha dinheiro os habeis em palavras são sofistas .
Depois que vc tem dinheiro vc pode até fazer pulseirinha pra vender na praia, agora se quiser ir direto pro caminho mais arriscado vc pode se arrepender. Trabalho sempre vai ser puxado, o que não muda é que vc sempre vai precisar de dinheiro.
Sempre fui aconselhada a seguir uma carreira que eu não gosto, mas que dê dinheiro, e depois, ir atrás do que eu quero. Não sei se é o certo, e dificil ser considerado criança pra tudo, mas adulto pra escolher a minha faculdade. O final do ensino médio deixa a gente muito influênciavel quando é pra ecolher o futuro, e olha que eu estava bem decidida.
Que lindo!
Engraçado o povo falando q ele é filhinho de papai e não sei o q......
Mano ele acabou de dizer q saiu do emprego que tinha, vcs nunca ouviram falar de educação financeira não??
Ele provavelmente já tava juntando, e ao que parecia o emprego dele era de boa renda!
Ninguém é louco de largar tudo sem dinheiro e por a cara no mundo
que coincidencia, virei programador pelos mesmos motivos que o palestrante cursou engenharia. e fiquei justificando pra mim mesmo que era apaixonado por isso "programar ensina a pensar", ai agora eu to no design "para atender o usuario". e na verdade eu nao me encontrei mesmo
Igual amigo. To terminando o 1 semestre em ADS mas já percebi que não me vejo sentada em uma cadeira escrevendo códigos o dia inteiro...
@@larissapadua5067 Vão trocar pelo que?
Ótima experiência...
Quer descobrir o seu proposito de vida com 18 anos, então se pergunte o que vc faz bem naturalmente, descubra o que esta por traz dos seus desejos... ou então procura um coach bom e faz um processo.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Pessoal aq e complicado se vcs pagam aluguel tem filhos ja procuram algum video de alguem q tem a vida parcecida com a sua fica falando do rapaz aq coisa q ele tem culpa q vc tem aluguel pra pagar ou filho viva sua vida seja coerente com a sua realidade nao com a dele.
como sempre todo ser humano tem desculpas pra tudo.. tipo pra ele foi fácil nasceu rico, nunca teve fihos, nunca precisou de dinheiro.. na verdade é que cada tem que decidir correr atrás dos próprios sonhos e enfrentar as dificuldades que vem junto.. por isso poucos vencem....
shaushausbau eu li "se vocês tem aluguel e pagam filhos"ai eu tipo wtf,mas faz mto sentido oq vc falou
Alguém tem obrigou a fazer filhos, mesmo morando de aluguel? Ou na casa dos pais?
Cada um com seus problemas
@@marombaverso Meio grosseira essa resposta...eu tenho filhos e foi o melhor que a vida me deu...no entanto não é fácil cuidar dos filhos, e as vezes não permite arriscarmos novas coisas...O vídeo é bom sim, mas há de se considerar diversas questões que ocorrem...
Todos nós somos resultados das nossas decisões, quem teve filho escolheu ter um filho no momento que quis transar sem camisinha, pagar aluguel é outra decisão sua, se tivesse dinheiro pra comprar uma casa não estaria nessa situação, você escolhe no momento que faz ou não faz uma coisa, achar que você não é responsável pela sua própria vida é sinal de imaturidade e falta de senso próprio, acorda pra vida e assume ela.
Na teoria é fácil. Às vezes a profissão dos seus sonhos vai te fazer praticamente morrer de fome. Como exemplo pergunte a um professor que tem paixão em lecionar se dá pra ser feliz ganhando um salário mínimo, pagando aluguel, água, luz, alimentação e sustentando um filho. Por experiência própria é claro que não! Sem hipocrisia, unir amor e dinheiro no mesmo emprego infelizmente não é para todo mundo...
Voce sim devia palestrar !!! Hahaha ele falou o que a minoria vive no Brasil. Acho que ele nao percebeu o indice de desemprego no Brasil. Que muitos nem emprego tem. Quem dirá larga_lo pra descobrir o que ama.
Tá certo..mas...professor não ganha um salário mínimo. Estacionamento de escola pública aqui no RJ só carro bom, importados, modelo novo, etc...
É so procurar dar aula em universidades ou ir pra fora do Brasil
Gostei demais do seu comentário, muito bom!
Alguns pensadores falam em buscar sempre o caminho do meio, que neste caso poderia ser: não abandone seu emprego sem estrutura e não aceite uma carreira convencional e mediocre por toda vida.
Acredite no bater do seu coração (leia intuição, presença, Deus...) pois, ele sabe diferenciar quando sente angústia pelo que faz ou quando se vê diante de algo que vibra no seu peito, que faz brilhar os seus olhos e lhe leva a um estado de amor incondicional pelo que faz.
Aline Bonadio vdd ... Penso em ser musico... Mas ser isso no Brasil e tenso...
Máximo respeito à sua história de vida, mas mesmo depois que largou o trabalho, você continuou seguindo o caminho padrão. É exatamente isso que fazem os jovens de classe média quando não tem mais o que fazer com o dinheiro que ganham e ainda nem chegaram nos 30. Tenho vários amigos que fizeram isso. Primeiro se demitem, depois tiram um ano sabático, depois descobrem coisas que gostam e descobrem que amam passar isso adiante. Aí viram coachings, mentors, palestrantes, facilitadores. É muito comum. Mas não serve de exemplo pra quem não tem o mesmo "background".
Concordo, e ele não parece vir de uma família pobre, tem coisas que ele fala que não se encaixaria na vida de uma pessoa pobre
Padrão pra quem
Tenho 21 anos e não sei o que realmente quero e tenho um certo receio de entrar em algo que eu odeie no futuro e que me prenda
Procure pesquisar isso que vc quer! vendo videos se vc se identificar arrisque. Vale a pena viver um sonho sim !.
Eu tenho 22 anos e pensava o mesmo quando eu tinha 21 anos, há pouco tempo atrás quando eu estava me formando, até eu descobrir que na verdade eu tava procurando meus objetivos nos lugares errados, achava que iria ganhar dinheiro apenas me formando e tendo um bom emprego e na verdade eu tinha me enganado feio. Na verdade às respostas estavam em outros lugares, e eu de besta tinha uma série de preconceitos e uma mentalidade de pobre e fechada, por isso não conseguia encontrar a resposta, talvez isso te ajude, saber o que quer é uma combinação de uns "eu quero" com uns "não quero", foi assim que percebi que minha trajetória tava indo pro lugar errado e eu mal percebia, fui perceber no dia que me formei.
busque ajuda, fazendo Orientação Vocacional e profissional. Vai ajudar muito. pode acreditar .
Orientação Vocacional e profissional e não só Teste Vocacionall .
🤜🏻🤛🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O meu sonho é ser Palestrante, mas minha família me ver como contabilista. Não posso me aventurar, não porque morra de fome, mas posso matá-los de fome, segundo a cabeça deles.
Isso acontece com tds
Tenho um grande problema em descobrir qual é meu propósito e minha missão. Sou formado em administração, estou fazendo MBA em Gestão de Negócios, sou empresário, tenho um canal no TH-cam, estou criando uma startup, penso em abrir um escritório de consultoria empresarial e também quero ser Caoach.
Resumindo faço muitas coisas, mas ainda não consegui descobrir qual é o meu propósito e minha missão.
Muito bom