Tem gente que usa a bandeira do Brasil mas em uma guerra agiria como traidor. É o caso da direita entreguista brasileira que ama os EUA, até bateria continência pra bandeira dos invasores.
@@marcosmaia4045 A ideia de que os países desenvolvidos e potências maiores são exploradores e negativos à um país menor, no caso o Brasil, é claramente uma ideia fascista, principalmente adotada por ideais esquerdistas. No ideal fascista, de Mussolini, o agente da revolução não são os proletários contra os burgueses internacionais, e sim nações proletárias contra as nações burguesas. Dito isso, qualquer cidadão com inclinação a acreditar que países desenvolvidos são prejudiciais à soberania nacional são idiotas que não entendem nada de economia, e pior, possuem ideias extremistas nacionalistas iguais ao do regime fascista.
Eu tinha o box de Homero aqui em casa há um tempo, mas nunca tive coragem de lê-lo, é uma obra antiga e difícil para quem não tem nenhuma ideia do conteúdo. Essa aula, assim como as de Rene Guénon, já me auxiliaram muito. Todas as obras que eu for ler e haver aula do Prof. José, terei o cuidado de primeiro ouvi-lo. A leitura rende muito mais. Ele é ótimo. Abração, Mental Food!
Após o Monir pedir pausa para o café (aprox. 01h39'45''), vale a pena ouvir a breve conversa dos alunos durante o intervalo kkkk a aluna comentando que Dante leu muito a Ilíada... percebendo a relação da Ilíada com a Divina Comédia, etc. Obrigado por nos disponibilizar este áudio, Mental Food!
Eu também gosto muito de ouvir a conversa do Monir com os alunos. Não precisa agradecer, posto isso porque gosto e porque sinto que é necessário fazê-lo.
Uma dúvida que me persegue: o Dante leu mesmo a Ilíada? A primeira edição na Itália é de 1488 (fonte: prefácio à Ilíada da edição da Penguin/Companhia, p. 72). Dante morreu cerca de um século e meio antes. Ele leu a Ilíada no original? Esta é uma questão que sempre quis compreender, pois já li em algum lugar que o poeta não havia lido o Homero. Quem souber indicar alguma fonte, agradeço imensamente (favor marcar meu nome para eu ver a notificação).
@@mentalfood88 na introdução à Odisseia (Penguin/Companhia) o professor Bernard Knox diz: "Muitos séculos depois de Homero, o florentino Dante Alighieri, que não havia lido Homero e cujas informações a respeito de Ulisses provinham de Virgílio e Ovídio" (p. 37). Bom, ao que parece foi mesmo um conhecimento por outros autores.
Sou feliz por ter conhecido este Professor e estar aprendendo muito com ele. Suas palestras deveriam ser mostradas para todos os professores deste país.
Estou lendo o livro, iniciei pela tradução de Manoel Odorico Mendes, sem saber das suas características. Li o Canto I, mas sempre que necessário ia ao dicionário e o google para entender algumas palavras e termos, mas quando cheguei no Canto II o negócio ficou mais tenso kkkk agora estou lendo a tradução de Odorico Mendes junto com a de Frederico Lourenço, que é menos tensa.
A sugestão é que as obras sejam lidas antes de ocorrerem a esta "palestra", será então que se poderá observar impressões neste relato, de modo concreto. Também se imiscui na abordagem análises dos caracteres que não são da Ilíada, de modo anacrônico a Homero, já que construídas bem depois, na era propriamente grega clássica.
Quando eu lir eliada não poder deixar de notar a similaridades das narrativas dos manhaw/mangas coreanos estão estão trazendo para a modernidade, e que mais ser acemelha a alíada é Omniscient Reader’s Viewpoint,podemos dizer que homero modeno coreano, é bem similha a narrativa da participação de deuses,tragedia e destino (ser eu não me engano ate final do mc é parecido dilemas de aquiles...) Para mim esse é um homero moderno kkk so que hitoria é adpada a um modelo cultura de manhwa que não sei explica kkkk tipo retorno, mc parecido com 007 cultivação etc....
Não conseguir ver até o final mas a interpretação, a consideração e concepção sobre a obra me deixaram interessada e indecisa, já que não sei se vou ler Náusea ou volto para a literatura clássica de Homero.
54:30 aqui o professor fala que Peleu é pai postiço de Aquiles. Mas ele não era o pai de verdade dele? Porque ele desposou Tétis. Acho que ele se confundiu na hora de falar sobre esse assunto de Zeus.
Poseidon e zeus queriam fazer a corte de tetis (vide, queriam vocês sabem o que com ela), Porém, ela fugia de ambos. Prometeu, que estava acorrentado por zeus por ter roubado fogo do céu e dado aos homens, sabia de um segredo. Zeus mandou Hércules soltar prometeu e este falou para zeus o segredo: o filho de tetis seria maior que o pai. Imediatamente, zeus e Poseidon deixaram de perseguir tetis e zeus encontrou para ela um marido humano e velho, chamado peleu, rei da cidade de Ftia. Do casamento de tetis e peleu nasce achilles. Se achilles fosse filho de Zeus, teria destronado o pai. Como achilles é filho de um homem, ele é maior que o pai, pois ainda que nós hoje possamos conhecer algo de peleu, é a fama de achilles, imortal.
Bom dia. Na verdade, acho que esse vídeo é o da ilíada (achei ótimo, pois eu o estava procurando para assistir antes da aula sobre a odisséia). Vocês teriam também a gravação da Odisséia?
Olá! Eu postei sem conferir (sem ter escutado o áudio), confiando apenas no nome do arquivo que havia baixado. Então este áudio é da Ilíada? Desculpe pelo engano. Bom, seja como for, é o único áudio de Homero que tenho, infelizmente. Abraço.
Boa noite. Além dos vídeos postados no mental Food, você teria mais aulas ou materiais do professor Monir? Estou assistindo os vídeos disponíveis e o conteúdo é excelente.
Olá. Estou postando todas as que eu tenho, mas nos últimos dias não ando arranjando tempo pra fazer e upar mais vídeos. Ah, sim, e já corrigi o título do vídeo (de fato a aula é da Ilíada, e não da Odisséia).
Fico pensando sobre os acontecimentos trágicos da vida. O Paris tem culpa ou só foi um fantoche nas mãos dos deuses? Nós realmente fazemos o que fazemos porque queremos (livre árbitro) ou somos sempre guiados por um destino? Hitler, Stalin, Mao, etc, etc queriam realmente fazer o que fizeram ou os deuses armaram tudo aquilo?
É tudo de graça, amigo. Eu jamais venderia o áudio de uma palestra do Monir. O canal nem sequer é monetizado. Você pode baixar os vídeos usando algum plugin ou algum site para isso, tudo gratuitamente.
Uma Observação: Zeus nunca foi o pai de Áquiles. Apesar de Zeus gostar muito te Thétis, Zeus não se arriscou a ter um filho com ela, pois Prometeu lhe avisara que Thétis estava destinada a ter um filho que iria superar o seu pai. Thétis de fato teve Áquiles com o argonauta Peleu.
Nos é passado, inicialmente, uma visão de Aquiles como sendo um completo egoísta: o rei dos Gregos lhe tira a mulher que merecia ter, e o Pelida logo suplica à Zeus que outorgue-o glória fazendo com que a guerra fique a favor dos troianos - mesmo que isto custe a vida de seus companheiros. Mais tarde, Aquiles perde seu melhor amigo: Pátroclo. Tal evento faz com que o espírito bestial incorporasse-se no filho da deusa de Tétis, assassinando Heitor e profanando o seu cadáver, deixando assim toda a família do guerreiro troiano horrorizada, desejando nada mais senão o sepultamento devido e honrado deste preferido filho de Príamo. O motivo pelo qual Aquiles faz isso dar-se-ia por qual das razões: sentimento de culpa, pois foi ele mesmo que pedira a Zeus a derrota dos gregos que ocasionou na morte de Pátroclo; ou orgulho, visto que para os gregos o ideal de guerreiro sempre estivera presente na figura de Aquiles, e que guerreiro honrado seria este que não conseguisse se vingar do inimigo que lhe causara tantas angústias em seu coração? Independente do motivo, nada traz calma ao espírito do Pelida: nem a vingança, nem o sepultamento do falecido Pátroclo. A mão da paz só lhe toca a alma no momento em que vê no pai de sua vítima seu próprio pai Peleu: sozinho e angustiado, incapaz de um dia rever o filho vivo. Príamo entra na cabana do guerreiro mais bestial dos gregos, sem medo da morte, pois nem a morte seria pior do que não poder enterrar de forma digna o corpo do próprio filho. Príamo beija as mãos assassinas que lhes tiraram o seu melhor progênito, e ambos choram. Príamo chora pelo falecido filho; Aquiles chora por lembrar de seu pai e de Pátroclo. Eis então a questão: qual a preço da vida de um homem? Fora a tragédia de Aquiles, quantas vidas foram perdidas nesta guerra que tem como causa a mais fútil das razões: a mulher de Menelau? Os gregos usam o "rapto" de Helena senão como mera desculpa para que pudessem guerrear em Ílion contra os troianos, e mesmo assim guerreiros de ambos os lados clamam pelo fim da guerra, para que possam retornar às suas famílias. A história que nos é contada por Homero deve ser entendida não pela lente das batalhas descritas, mas sim pelo que os guerreiros batalham: pela família, pela pátria, e pela honra dos amigos perdidos em batalha (visto inúmeras descrições de lutas por companheiros mortos no campo de guerra). Aquiles, portanto, decide devolver o corpo de Heitor dado o momento em que entende o que realmente lhe traria glória: satisfazer a vontade dos deuses, ter em memória seu distante pai, e honrar os mortos em batalha.
Só mais um adendo, quem atira o filho de Heitor do alto das muralhas troianos para a negra morte é Pirro, filho de Achilles. Não é Odisseu e muito menos o faz para algum sacrifício. Pirro é, de longe, o mais cruel dos guerreiros da guerra, mais que Achilles, pois ele ainda é jovem - na história deveria ter uns 16 anos. Tenha-se em mente que, depois da guerra, Pirro não volta para casa de barco, mas por terra, conquistando tudo e todos até se bater com o exército do filho de Agamemnon, sozinho e defendendo-se apenas com uma pena. Achilles foi o.melhor guerreiro, mas Pirro foi o maior general e maior conquistador. Porém, devido a ele, a 'Grécia' fica muito fraca E, pouco depois de sua morte, os aqueus micenicos são vencidos e expulsos da 'Grécia' pelos bárbaros dorios.
Há muitos erros de perspectiva e fraco conhecimento da mitologia e da literatura por parte de Monir, o que faz com que diga algumas bobagens. Primeiro de tudo há que se entender que nem as lendas nem os deuses gregos se mantiveram os mesmos nem mesmo no mesmo período histórico já que cada cidade tinha seu conjunto de deuses e lendâ e muito menoscdstes se mantiveram no tempo. Na iliada achilles não é invulneravel embora fosse filho da deusa tetis. A história da invulnerabilidade de achilles é muito posterior, inclusive pegando dados de outro herói chamado belerofonte que em algumas histórias teria ficado quase imortal por tetis, por hera ou Deméter, só p se entendê o rolo q é a mitologia. Ifigênia tb foi e n foi morta dependendo da época, pois se há lenda qcfoi morta, duzentos anosvdepous já n foi etc. Isso n tira o brilho de Monir e mto menos da história Porém achilles na iliada é humano
@@Rafaelbynight ah depois de um ano volto. Com relação aos erros de português, culpe-se o corretor do Whatsapp. Detesto esse negócio... fora a rapidez com que se escreve E, sim, se tenho culpa é por não corrigir o texto, mas não devo nada a ninguém. Ora, não dá para saber se sei mais porque Monir já morreu. Porém, sim, sei muito sobre mitologia E, pelo jeito, quem quis defender Monir não sabe mitologia nem ler. Sim, disse que ele erra tanto a perspectiva quanto a lenda - é erra mesmo - mas também disse que o seu esforço de transmitir cultura é louvável. Quanto a ser chamado de moleque, agradeço, visto que tenho 60 anos. Todavia, Alexis Kakos é apenas meu pseudônimo na internet, sendo uma brincadeira com o epíteto de Hércules (Héracles, se quiser), Alexikakos, que significa algo como 'afugentador do mal'. Aliás, bem, sei grego e você pode encontrar um livro que escrevi traduzindo do grego uma parte da eneada de Plotino. Sei também latim e sumérios, tendo traduzido Sêneca e os poemas sumérios do herói Bilgames (Gilgamesh) que você também pode encontrar em outro livro que escrevi de título 'o idiota útil e outros ensaios' livro atual.ente fora de linha. No entanto, você aí da encontra um outro livro que escrevi que se chama DANAIDA e que - surpresa - é sobre a guerra de troia, veja só. Assim acho que sei algo sobre algo embora o que saiba não seja nada.
Gostei da sua perspectiva alexis kakos. A minha sugestão: crie um canal ou um podcast com aulas, ensinando a ler esses livros. Temos poucas pessoas com conhecimento sobre mitologia; enriqueça o mundo com o seu conhecimento.
Não consigo entender porque essa fantasia toda na história. Zeus, Netuno, etc, eram para eles o batman e mulher maravilha nos dias de hoje. A guerra pode ter existido, mas, estudar essas coisas é bem forçado.
Forçado? Que Zeus tenha pena de ti. Não tem dimensão da importância histórica deste que é o primeiro livro da tradição ocidental? Que este e a Odisseia pautaram grande parte da literatura até os dias de hoje?
* * * Esta aula é sobre a ILÍADA, não a Odisséia. * * *
Exatamente
Ele comenta no inicio do vídeo, acho que isso o confundiu na hora de escrever no video.
Tem gente que usa a bandeira do Brasil mas em uma guerra agiria como traidor. É o caso da direita entreguista brasileira que ama os EUA, até bateria continência pra bandeira dos invasores.
@@marcosmaia4045 A ideia de que os países desenvolvidos e potências maiores são exploradores e negativos à um país menor, no caso o Brasil, é claramente uma ideia fascista, principalmente adotada por ideais esquerdistas. No ideal fascista, de Mussolini, o agente da revolução não são os proletários contra os burgueses internacionais, e sim nações proletárias contra as nações burguesas. Dito isso, qualquer cidadão com inclinação a acreditar que países desenvolvidos são prejudiciais à soberania nacional são idiotas que não entendem nada de economia, e pior, possuem ideias extremistas nacionalistas iguais ao do regime fascista.
Disponibilizar as aulas do professor Monir é fazer um bem à humanidade e à cultura brasileira. Por favor, continue...
De acordo, é maravilhoso escutar o professor.
M
Que aula MARAVILHOSA!! 👏🏽👏🏽Obrigada por toda dedicação ao seu trabalho, prof. Monir!! Descanse em paz!! 🙏🏽❤
Difícil não tê-lo mais conosco... Tinha que ser proibido pessoas como o professor Nasser morrer antes de 100 anos.
Estamos precisando tanto de pessoas como ele.
Kkkkkkk devia ser mesmo
Pois é,morreu muito cedo .
CONCORDO!! Ainda tinha mto a contribuir! 😢 Mas deixou um legado maravilhoso pra nós!! 🙏🏽❤
Eu tinha o box de Homero aqui em casa há um tempo, mas nunca tive coragem de lê-lo, é uma obra antiga e difícil para quem não tem nenhuma ideia do conteúdo. Essa aula, assim como as de Rene Guénon, já me auxiliaram muito. Todas as obras que eu for ler e haver aula do Prof. José, terei o cuidado de primeiro ouvi-lo. A leitura rende muito mais. Ele é ótimo. Abração, Mental Food!
Pessoa, super inteligente.
Porque não temos pessoas assim, dirigindo os rumos do Brasil ?.
Meu Deus! José Monir Nasser é um titã!!! Maravilhosa aula, explicações, comentários, referências, tudo! Obrigado, pela postagem!
As aulas do Prof. José Monir Nasser, que integravam o projeto "Expedições Pelo Mundo da Cultura", são o melhor podcast da Internet!
Professor, sua aula me ajudou a entender melhor essa grande obra. Grato a quem postou essa maravilha.❤❤🎉🎉
Após o Monir pedir pausa para o café (aprox. 01h39'45''), vale a pena ouvir a breve conversa dos alunos durante o intervalo kkkk a aluna comentando que Dante leu muito a Ilíada... percebendo a relação da Ilíada com a Divina Comédia, etc. Obrigado por nos disponibilizar este áudio, Mental Food!
Eu também gosto muito de ouvir a conversa do Monir com os alunos. Não precisa agradecer, posto isso porque gosto e porque sinto que é necessário fazê-lo.
Uma dúvida que me persegue: o Dante leu mesmo a Ilíada? A primeira edição na Itália é de 1488 (fonte: prefácio à Ilíada da edição da Penguin/Companhia, p. 72). Dante morreu cerca de um século e meio antes. Ele leu a Ilíada no original? Esta é uma questão que sempre quis compreender, pois já li em algum lugar que o poeta não havia lido o Homero. Quem souber indicar alguma fonte, agradeço imensamente (favor marcar meu nome para eu ver a notificação).
@@mentalfood88 .
@@davidzz6149 Não sei dizer, amigo. Me desculpe.
@@mentalfood88 na introdução à Odisseia (Penguin/Companhia) o professor Bernard Knox diz: "Muitos séculos depois de Homero, o florentino Dante Alighieri, que não havia lido Homero e cujas informações a respeito de Ulisses provinham de Virgílio e Ovídio" (p. 37). Bom, ao que parece foi mesmo um conhecimento por outros autores.
Sou feliz por ter conhecido este Professor e estar aprendendo muito com ele. Suas palestras deveriam ser mostradas para todos os professores deste país.
58:00 Início da leitura da Iliada, tradução de Carlos Alberto Nunes.
01:00:00 Canto II
Memorável. A maior obra do Ocidente.
Isso sim é patrimonio da Humanidade!!
Lendo a Ilíada, como essas aulas estão me ajudando a desfrutar da obra
Obrigada por disponibilizar essa aula. Estou apaixonada pela obra e pelas explicações do professor. Ceretonina a mil.
Legal. Ganhei o livro de natal com o mesmo tradutor. O monir me ajudou
Muito obrigado por disponibilizar as aulas do professor Monir.
É puro ouro. Muito obrigado por compartilhar.
Rachei com final com a vilhinha, chocada, com semelhança de dante com homero kkkk
Fantástico. O pequeno equívoco na nomenclatura, não ofusca em nada a grandiosidade da publicação! Parabéns, Metal Food.
Este áudio é o melhor até agora, dos EPS que eu já ouvi. 😍
Muito muito obrigada, Mental Food!!!!!
Muito obrigado por compartilhar essas palestras do José Monir Nasser.
;)
Estou lendo o livro, iniciei pela tradução de Manoel Odorico Mendes, sem saber das suas características. Li o Canto I, mas sempre que necessário ia ao dicionário e o google para entender algumas palavras e termos, mas quando cheguei no Canto II o negócio ficou mais tenso kkkk agora estou lendo a tradução de Odorico Mendes junto com a de Frederico Lourenço, que é menos tensa.
Frederico Lourenço deu tudo mastigado pra gente. Na minha opinião é a melhor tradução no geral.
Parabéns ao canal! Prof.Monir é incrível
Mental Food,gratidão por postar.
Abissal, necessário, preciso, imperdível! Teria: Fausto é a Divina Comédia!
"A Divina Comédia" já postei: th-cam.com/video/V2EZy0toTro/w-d-xo.html
Alguém tem aqueles textos de acompanhamento que são utilizados nas aulas?
A sugestão é que as obras sejam lidas antes de ocorrerem a esta "palestra", será então que se poderá observar impressões neste relato, de modo concreto. Também se imiscui na abordagem análises dos caracteres que não são da Ilíada, de modo anacrônico a Homero, já que construídas bem depois, na era propriamente grega clássica.
paixão de gravação
Aula excelente! Que riqueza!
Sensacional
Ótimo professor!
Quando eu lir eliada não poder deixar de notar a similaridades das narrativas dos manhaw/mangas coreanos estão estão trazendo para a modernidade, e que mais ser acemelha a alíada é Omniscient Reader’s Viewpoint,podemos dizer que homero modeno coreano, é bem similha a narrativa da participação de deuses,tragedia e destino (ser eu não me engano ate final do mc é parecido dilemas de aquiles...) Para mim esse é um homero moderno kkk so que hitoria é adpada a um modelo cultura de manhwa que não sei explica kkkk tipo retorno, mc parecido com 007 cultivação etc....
Sensacional!👏👏👏👏
Fantástico!
Ótima aula. Muito útil.
Meu primeiro contato com Ilíada foi com aquele filme, a guerra de Tróia,hoje percebo a futilidade daquele filme.
Não é?
Há pessoas que pensam que conhecem a história só porque assistiram aquele filme, que na verdade passa bem longe da história da obra.
Mas em 2 horas eles contam a história que rodou o mundo, o que não aconteceria se não fosse “fútil”, e que depois disso te trouxe aqui.
Tem a gravação de: Os anos de aprendizado de wilhelm Meister de Goethe.
Olá. Não.
Tem no site, aula "M57": www.monir.com.br/index.php/11-jose-monir-nasser/32-listagem-de-arquivos-de-aulas
@@gustavoboraschi Obrigado
Obrigado
Não conseguir ver até o final mas a interpretação, a consideração e concepção sobre a obra me deixaram interessada e indecisa, já que não sei se vou ler Náusea ou volto para a literatura clássica de Homero.
54:30 aqui o professor fala que Peleu é pai postiço de Aquiles. Mas ele não era o pai de verdade dele? Porque ele desposou Tétis. Acho que ele se confundiu na hora de falar sobre esse assunto de Zeus.
Sim, Peleu é pai biológico de Aquiles
Poseidon e zeus queriam fazer a corte de tetis (vide, queriam vocês sabem o que com ela), Porém, ela fugia de ambos. Prometeu, que estava acorrentado por zeus por ter roubado fogo do céu e dado aos homens, sabia de um segredo. Zeus mandou Hércules soltar prometeu e este falou para zeus o segredo: o filho de tetis seria maior que o pai. Imediatamente, zeus e Poseidon deixaram de perseguir tetis e zeus encontrou para ela um marido humano e velho, chamado peleu, rei da cidade de Ftia. Do casamento de tetis e peleu nasce achilles. Se achilles fosse filho de Zeus, teria destronado o pai. Como achilles é filho de um homem, ele é maior que o pai, pois ainda que nós hoje possamos conhecer algo de peleu, é a fama de achilles, imortal.
Voce tem a gravação da divina comedia?
Não.
th-cam.com/video/V2EZy0toTro/w-d-xo.html
Bom dia. Na verdade, acho que esse vídeo é o da ilíada (achei ótimo, pois eu o estava procurando para assistir antes da aula sobre a odisséia). Vocês teriam também a gravação da Odisséia?
Olá! Eu postei sem conferir (sem ter escutado o áudio), confiando apenas no nome do arquivo que havia baixado. Então este áudio é da Ilíada? Desculpe pelo engano. Bom, seja como for, é o único áudio de Homero que tenho, infelizmente. Abraço.
Boa noite. Além dos vídeos postados no mental Food, você teria mais aulas ou materiais do professor Monir? Estou assistindo os vídeos disponíveis e o conteúdo é excelente.
Olá. Estou postando todas as que eu tenho, mas nos últimos dias não ando arranjando tempo pra fazer e upar mais vídeos. Ah, sim, e já corrigi o título do vídeo (de fato a aula é da Ilíada, e não da Odisséia).
Tiago, estou postando todos os programas/aulas que tenho, sempre que posso.
O prof. Não deu aula sobre a Metafísica de Aristóteles?
Fico pensando sobre os acontecimentos trágicos da vida. O Paris tem culpa ou só foi um fantoche nas mãos dos deuses? Nós realmente fazemos o que fazemos porque queremos (livre árbitro) ou somos sempre guiados por um destino? Hitler, Stalin, Mao, etc, etc queriam realmente fazer o que fizeram ou os deuses armaram tudo aquilo?
Brother, vc tem acesso ao resumo da aula?
É possível comprar esses videos?
Onde? Quero os videos completos.
É tudo de graça, amigo. Eu jamais venderia o áudio de uma palestra do Monir. O canal nem sequer é monetizado. Você pode baixar os vídeos usando algum plugin ou algum site para isso, tudo gratuitamente.
Alguns coisas na vida não têm preço.
Essa odisseia não tem pé nem cabeça
Talvez seja você que não tem cabeça! 😢😢
Uma Observação:
Zeus nunca foi o pai de Áquiles.
Apesar de Zeus gostar muito te Thétis, Zeus não se arriscou a ter um filho com ela, pois Prometeu lhe avisara que Thétis estava destinada a ter um filho que iria superar o seu pai.
Thétis de fato teve Áquiles com o argonauta Peleu.
Nos é passado, inicialmente, uma visão de Aquiles como sendo um completo egoísta: o rei dos Gregos lhe tira a mulher que merecia ter, e o Pelida logo suplica à Zeus que outorgue-o glória fazendo com que a guerra fique a favor dos troianos - mesmo que isto custe a vida de seus companheiros.
Mais tarde, Aquiles perde seu melhor amigo: Pátroclo. Tal evento faz com que o espírito bestial incorporasse-se no filho da deusa de Tétis, assassinando Heitor e profanando o seu cadáver, deixando assim toda a família do guerreiro troiano horrorizada, desejando nada mais senão o sepultamento devido e honrado deste preferido filho de Príamo.
O motivo pelo qual Aquiles faz isso dar-se-ia por qual das razões: sentimento de culpa, pois foi ele mesmo que pedira a Zeus a derrota dos gregos que ocasionou na morte de Pátroclo; ou orgulho, visto que para os gregos o ideal de guerreiro sempre estivera presente na figura de Aquiles, e que guerreiro honrado seria este que não conseguisse se vingar do inimigo que lhe causara tantas angústias em seu coração?
Independente do motivo, nada traz calma ao espírito do Pelida: nem a vingança, nem o sepultamento do falecido Pátroclo. A mão da paz só lhe toca a alma no momento em que vê no pai de sua vítima seu próprio pai Peleu: sozinho e angustiado, incapaz de um dia rever o filho vivo. Príamo entra na cabana do guerreiro mais bestial dos gregos, sem medo da morte, pois nem a morte seria pior do que não poder enterrar de forma digna o corpo do próprio filho. Príamo beija as mãos assassinas que lhes tiraram o seu melhor progênito, e ambos choram. Príamo chora pelo falecido filho; Aquiles chora por lembrar de seu pai e de Pátroclo.
Eis então a questão: qual a preço da vida de um homem? Fora a tragédia de Aquiles, quantas vidas foram perdidas nesta guerra que tem como causa a mais fútil das razões: a mulher de Menelau? Os gregos usam o "rapto" de Helena senão como mera desculpa para que pudessem guerrear em Ílion contra os troianos, e mesmo assim guerreiros de ambos os lados clamam pelo fim da guerra, para que possam retornar às suas famílias.
A história que nos é contada por Homero deve ser entendida não pela lente das batalhas descritas, mas sim pelo que os guerreiros batalham: pela família, pela pátria, e pela honra dos amigos perdidos em batalha (visto inúmeras descrições de lutas por companheiros mortos no campo de guerra).
Aquiles, portanto, decide devolver o corpo de Heitor dado o momento em que entende o que realmente lhe traria glória: satisfazer a vontade dos deuses, ter em memória seu distante pai, e honrar os mortos em batalha.
Só mais um adendo, quem atira o filho de Heitor do alto das muralhas troianos para a negra morte é Pirro, filho de Achilles. Não é Odisseu e muito menos o faz para algum sacrifício. Pirro é, de longe, o mais cruel dos guerreiros da guerra, mais que Achilles, pois ele ainda é jovem - na história deveria ter uns 16 anos. Tenha-se em mente que, depois da guerra, Pirro não volta para casa de barco, mas por terra, conquistando tudo e todos até se bater com o exército do filho de Agamemnon, sozinho e defendendo-se apenas com uma pena. Achilles foi o.melhor guerreiro, mas Pirro foi o maior general e maior conquistador. Porém, devido a ele, a 'Grécia' fica muito fraca E, pouco depois de sua morte, os aqueus micenicos são vencidos e expulsos da 'Grécia' pelos bárbaros dorios.
36:00
01:01:25
O pomo da discórdia dos deuses! Quanto sofrimento os deuses provocaram nessa narrativa.
O HEITOR É TAO INOCENTE QUANTO TODO MUNDO É PROPÍCIO AO ERRO NO VENTO DA INVEJA DO SOBERBO ERRADO DO VENTO DO VAZIO DA INVEJA DA HIPOCRISIA
Há muitos erros de perspectiva e fraco conhecimento da mitologia e da literatura por parte de Monir, o que faz com que diga algumas bobagens. Primeiro de tudo há que se entender que nem as lendas nem os deuses gregos se mantiveram os mesmos nem mesmo no mesmo período histórico já que cada cidade tinha seu conjunto de deuses e lendâ e muito menoscdstes se mantiveram no tempo. Na iliada achilles não é invulneravel embora fosse filho da deusa tetis. A história da invulnerabilidade de achilles é muito posterior, inclusive pegando dados de outro herói chamado belerofonte que em algumas histórias teria ficado quase imortal por tetis, por hera ou Deméter, só p se entendê o rolo q é a mitologia. Ifigênia tb foi e n foi morta dependendo da época, pois se há lenda qcfoi morta, duzentos anosvdepous já n foi etc. Isso n tira o brilho de Monir e mto menos da história
Porém achilles na iliada é humano
Cadê a réplica, Alexis de Large??
@@Rafaelbynight ah depois de um ano volto. Com relação aos erros de português, culpe-se o corretor do Whatsapp. Detesto esse negócio... fora a rapidez com que se escreve E, sim, se tenho culpa é por não corrigir o texto, mas não devo nada a ninguém. Ora, não dá para saber se sei mais porque Monir já morreu. Porém, sim, sei muito sobre mitologia E, pelo jeito, quem quis defender Monir não sabe mitologia nem ler. Sim, disse que ele erra tanto a perspectiva quanto a lenda - é erra mesmo - mas também disse que o seu esforço de transmitir cultura é louvável. Quanto a ser chamado de moleque, agradeço, visto que tenho 60 anos. Todavia, Alexis Kakos é apenas meu pseudônimo na internet, sendo uma brincadeira com o epíteto de Hércules (Héracles, se quiser), Alexikakos, que significa algo como 'afugentador do mal'. Aliás, bem, sei grego e você pode encontrar um livro que escrevi traduzindo do grego uma parte da eneada de Plotino. Sei também latim e sumérios, tendo traduzido Sêneca e os poemas sumérios do herói Bilgames (Gilgamesh) que você também pode encontrar em outro livro que escrevi de título 'o idiota útil e outros ensaios' livro atual.ente fora de linha. No entanto, você aí da encontra um outro livro que escrevi que se chama DANAIDA e que - surpresa - é sobre a guerra de troia, veja só. Assim acho que sei algo sobre algo embora o que saiba não seja nada.
Ah sim. Não queira julgar os outros por sua própria incompetência.
Alexandre De Castro Prado, não concordo com sua crítica, porém vi que tu têm um vasto currículo. O rapaz foi desrespeitoso com você.
Gostei da sua perspectiva alexis kakos. A minha sugestão: crie um canal ou um podcast com aulas, ensinando a ler esses livros. Temos poucas pessoas com conhecimento sobre mitologia; enriqueça o mundo com o seu conhecimento.
Não consigo entender porque essa fantasia toda na história. Zeus, Netuno, etc, eram para eles o batman e mulher maravilha nos dias de hoje. A guerra pode ter existido, mas, estudar essas coisas é bem forçado.
Como assim "bem forçado"?
Vejam, senhores, um belo exemplar vivo do tosco entendimento que a nova geração tem em relação a aquisição de cultura, arte, história...
Forçado? Que Zeus tenha pena de ti. Não tem dimensão da importância histórica deste que é o primeiro livro da tradição ocidental? Que este e a Odisseia pautaram grande parte da literatura até os dias de hoje?
Kkkkkk
NN faz menor idéia do que estás falando.
Rachei com final com a vilhinha, chocada, com semelhança de dante com homero kkkk
55:00
01:16:00
40:30
01:22:30