Portugal tem sua própria 'Veneza'
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 พ.ย. 2024
- Localizada no litoral de Portugal, Aveiro é uma cidade que, aos poucos, está caindo no gosto dos brasileiros. Mesmo não sendo tão famosa quanto a capital Lisboa e a velha Porto, ela pode ser inserida no roteiro de quem explora essa parte da Europa e deseja fugir do óbvio no continente.
Conhecida por ser a "Veneza Portuguesa”, o local é uma uma opção, principalmente, se o intuito é conhecer um lugar novo e ainda mais barato do que os tradicionais canais da Itália. Isso porque além dos preços serem bem mais em conta-é possível comer por até sete euros-em apenas um bate volta dá para explorar quase tudo.
Vindo de Porto, o turista vai gastar aproximadamente uma hora de carro e ainda há estações de ônibus que o levam até a cidade. Já da capital é possível chegar até a região gastando mais ou menos duas horas e meia ou até três.
“As pessoas vão para o Porto, visitam uma cidade maior e depois vão para Aveiro. A passagem custa 3,80 euros. Ou seja, é muito fácil e rápido conhecer o lugar”, diz a brasileira Gabriela Monteiro, que morou por cinco anos na região e, atualmente, vive na Espanha.
Mas o rótulo e comparação com a Itália não é encarado com bons olhos por quem vive no local. “Os portugueses não gostam muito do título de Veneza Portuguesa. Eles acham que não é justo para Aveiro”, conta.
Moliceiro e não gôndolas
Ao contrário de Veneza, que é comum fazer passeios de gôndolas, em Aveiro você vai andar de moliceiro, embarcações parecidas com as do território italiano, mas com pequenas diferenças.
Esse nome específico se dá porque, no passado, esses pequenos barcos serviam para coletar moliço, uma espécie de planta aquática utilizadas na agricultura e que eram feitas de adubo para as terras na região.
E, diferentemente dos passeios oferecidos na Itália, esse é bem mais conta e com bons preços. Andar em um moliceiro é uma das principais atrações e o tour custa em torno de 13 euros, para 45 minutos. Já na tradicional cidade italiana, os valores começam em 80 euros.
Vale lembrar que os preços variam de acordo com época do ano e temporadas. No caso do verão europeu, em que os meses de julho e agosto são os que mais “bombam”, a cidade costuma ficar cheia, até com turistas da própria Europa. O ideal para não enfrentar longas filas e ainda aproveitar melhor todos os pontos turísticos é ir antes de julho ou a partir de setembro.
Praias mais vazias e acessíveis o ano todo
Para quem curte estar perto do mar, a cidade proporciona praias mais vazias e próximas do centro. É o caso de Costa Nova, que fica a 15 minutos de carro e oferece “casinhas” coloridas e bem instagramáveis para os viajantes.
O casal de brasileiros Tatiana Rodrigues e Leonardo Silva explorou Portugal em uma viagem de carro por 20 dias e se surpreendeu com Aveiro. Sem esperar muito da cidade, eles contam que foi uma surpresa positiva incluir o local no roteiro e explorar uma região que ainda não é tão buscada por brasileiros.
A praia para eles foi um dos diferenciais do trajeto. “O que eu mais gostei foi conhecer a rua das casinhas, a Praia de Costa Nova, pois além de lindas são bem fotogênicas. Estava um clima de primavera, e bem ensolarado, então deu pra fazer depois um passeio pela cidade, e também ver os barcos (canoas) que fazem um passeio muito parecido com Veneza”, diz Tatiana que visitou a região em março do ano passado.
A praia da Barra também é uma opção para os turistas que desejam visitar mais um local na cidade. Por lá, é possível praticar atividades como surf e windsurf.