āļāļŦāļēāļĢāđāļāļĒāđāļāļāļīāļāļŦāļāđāļēāļāļĨāļļāđāļĄāļ§āđāļēāđāļāļ āļ āļąāļĒāļāļļāļāļāļēāļĄāļĢāļ°āļĒāļ°āļāļĢāļ°āļāļīāļ āđāļāļĐāļāļāļāļāļāļąāļāļāļāļĒāļąāļāļŠāļāļēāļāļāļēāļĢāļāđāđāļĄāđāļāļķāļāđāļāļĢāļĩāļĒāļ : Matichon TV
14:15
⥠AULA GRATUITA: Como Fazer Uma InstalaçÃĢo ElÃĐtrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que VocÊ NÃĢo Seja Um Eletricista Profissional:
â― engehall.com.br/aula?src=yt1-vd938
estou ligando a geladeira na tomada e ela nao liga.mas eu testo a tomada com a lampada de teste efunciona.
Carneiro hahahahah ðĪðĪð
Isso nÃĢo foi um vÃdeo tira dÚvidas. Foi uma aula TITÃNICA!!!!!!!
Com norma ou sem norma, faz todo sentido, vocÊ chega atÃĐ um determinado ponto de distribuiçÃĢo com um cabo "maior" e dali parte derivaçÃĢo com um cabo para atender cada ponto. Do contraio teria que usar cabo 6 ou 10 por toda a instalaçÃĢo.
TambÃĐm fiquei confuso nessa, se no quadro de distribuiçÃĢo hÃĄ um cabo principal de 10 ou 16mm chegando a um disjuntor geral e dali alimentando barramentos que por sua vez alimentam ouros disjuntores de menor carga e esses alimentando outros cabos de menor carga e esses vÃĢo alimentar circuitos de equipamentos elÃĐtricos entÃĢo jÃĄ hÃĄ uma ligaçÃĢo de cabos de seçÃĢo diferentes porÃĐm com proteçÃĢo por disjuntores entÃĢo se um cliente pede que faça uma rede externa ao quadro de circuito (se houver) ÃĐ lÃģgico que deve ser utilizado um disjuntor externo de carga equivalente à da seçÃĢo do cabo a ser alimentando por ele e a seçÃĢo deste cabo deve ser equivalente aos equipamentos ou circuito ao qual ele alimentarÃĄ entÃĢo ÃĐ isso eu acho.
@@rodrigodanieldonha ÃĐ o lÃģgico porÃĐm nÃĢo ÃĐ o que mtos "profissinais" praticam, infelizmente. à mto comum encontrar casos de derivaçÃĢo sem o disjuntor protengendo os cabos de menor seçÃĢo.
EntÃĢo meus amigos, na minha opiniÃĢo sÃģ serÃĄ possÃvel emendar cabo de secçÃĢo inferior em um outro de maior secçÃĢo, se o inÃcio desse circuito for protejido por um disjuntor compatÃvel com a amperagem suportada pelo cabo de menor seçÃĢo desse mesmo circuito. Presumindo que a Única vantagem de iniciar esse circuito com cabo de maior secçÃĢo, seja a de transpor uma grande distÃĒncia sem haver grande queda de tensÃĢo, tendo sido reduzida a secçÃĢo do cabo no final ou em vÃĄrias derivaçÃĩes, somente para reduzir um pouco o custo da instalaçÃĢo, mas ainda mais para facilitar a conexÃĢo nas vÃĄrias tomadas desse circuito respeitando a quantidade permitida pela norma. Um bom dia a todos.
@@alexandreantoniomarqueseli2852 pode se usar o disjuntor de proteçÃĢo no final (antes da carga)do circuito tambÃĐm, desde de que vocÊ tenha certeza que nÃĢo haverÃĄ nenhuma carga no caminho do circuito.
Fala meu querido Thiago, obrigado pela presença!
Veja o vÃdeo que fizemos, falando sobre a rede mestra: th-cam.com/video/qc4zQ8wlM6Q/w-d-xo.html
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial ð engehall.com.br/eletrica
Na norma tbm deixa claro que se diminuir a bitola do cabo ao longo do circuito, o dijuntor deverÃĄ seguir a referÊncia do menor cabo usado no mesmo ! Essa ÃĐ uma situaçÃĢo que a bitola pode ser diminuÃda e dentro da norma !
Show hem...
Cara, vocÊ e sua equipe estÃĢo de parabÃĐns. Conseguir explicar normas tÃĢo complexas e algumas vezes vagas da maneira que vocÊs esmiÚçam ÃĐ uma arte. NÃĢo tem como assistir um vÃdeo de vocÊs sem aplaudir de pÃĐ no final. Agradeço por compartilhar conhecimento desta maneira tÃĢo concisa.
Andre faz uma demonstraçÃĢo na MDC com alguns cabos emendados de diferente bitolas, para vermos o comportamento
Fala meu querido MÃĄrcio, obrigado pela presença!
SugestÃĢo anotada.
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial ð engehall.com.br/eletrica
Concordo plenamente com seu ponto de vista AndrÃĐ Mafra.
Monstro falou a verdade ðððððððð
5:54 Sempre exigi, em licitaçÃĩes, materiais normatizados e/ou certificados pelos ÃģrgÃĢos oficiais de controle de qualidade, segurança e desempenho, ABNT, INMETRO, CE, ISO, AISI.
Mas agora, vou reforçar melhor as exigÊncias destes quesitos nos termos de referÊncia, embasando-os no art. 39, VIII, do CÃģdigo de Defesa do Consumidor.
Vlw AndrÃĐ! ðððð
Fiz uma estalaçÃĢo com fio d 4mm para uma tv e fiz uma derivaçÃĢo para 2,5 para tomadas normais d 20 amperes, e coloquei um disjuntor d 20
Tenho uma produçÃĢo de Chips onde agente trabalha com fritadeira, e jÃĄ perdi 3 tomadas por superaquecimento da tomada, da Última vez troquei o cabo coloquei um dijunto e cabo de 4 mm mas estava tendo aquele problema de ligar o cabo de 4mm na tomada, graças aos vÃdeos aqui da turminha do bem, peguei a dica de usar ponteiras agulha, acho que vai resolver meu problema!
ANDRÃ BOA NOITE; EU NÃO FAÃO, POR QUESTÃO DE SEGURANÃA...ABRACO AI E DEIXEI O LIKE !!!
Tem a situaçÃĢo tambÃĐm de condutores de seçÃĢo diferente, porÃĐm de isolaçÃĢo diferente. Por exemplo, emenda de um cabo 50mm PVC com um 35mm EPR. A bitola menor tem capacidade de conduçÃĢo de corrente maior.
Imaginava mesmo essa situaçÃĢo, e vendo esse vÃdeo tirei de vez minha dÚvida nesse ponto, entÃĢo prefiro nÃĢo arriscar e ao invÃĐs de derivar, vou preferir dimensionar todos os circuitos para que cada um atue no seu momento certo, aà nÃĢo terei aquela sensaçÃĢo de ter feito gambiarras e dormi tranquilo, sabendo que meu serviço nÃĢo vai pegar fogo kkkkkkk.
Carlos de BelÃĐm/PA, meus queridos.
Esse cara ÃĐ o melhor ...
Estou gostando do seu trabalho,, quero aprender pois eletricista ÃĐ muito difÃcil
Sim, a norma permite emendar cabos de seçÃĩes diferentes, como descrito em 5.3.4.2.2. Caso as exigÊncias forem cumpridas, nÃĢo hÃĄ risco algum. Isso, em alguns casos bem especÃficos, pode resultar em uma economia para o cliente, sem colocar a instalaçÃĢo em risco. Vale lembrar que isso aconteceria em circuitos de distribuiçÃĢo, nÃĢo em circuitos terminais.
Postam vÃdeo e retiraram do ar, assisti o vÃdeo completo foi um dos vÃdeos mais sinceros e completos que eu jÃĄ vi.
TÃtulo do vÃdeo:
"Ã mais BARATO COZINHAR no GÃS ou no FOGÃO de INDUÃÃO '100_ ELÃTRICO"
AÃ deixam privado?
Dependendo da situaçÃĢo acho que nÃĢo tem problema, jÃĄ fiz muitas emendas de cabos seçÃĩes diferentes e atÃĐ hoje nÃĢo deu problema; gosto de manter uma margem de segurança acima das normas circuito tomada
4 milÃmetros com reduçÃĩes para 2,5 para cada tomada e de luz 2,5 com reduçÃĩes de 1,5 para cada lÃĒmpada
NÃĢo ÃĐ questÃĢo de economia e sim necessidade existem situaçÃĩes em que uma emenda de cabos com bitolas diferentes ÃĐ necessÃĄria. ex: uma edificaçÃĢo antiga o eletroduto do quadro de mediçÃĢo atÃĐ o QDC ÃĐ 3/4" com comprimento de 12 metros. Foi trocado o padrÃĢo monofÃĄsico 127V por outro 220V bifÃĄsico. 3 cabos de 16mm nÃĢo passa no eletroduto de 3/4" enterrado no piso a opçÃĢo foi emendar na caixa de passagem os cabos de 16mm com 10mm, caso contrÃĄrio o cliente teria que trocar o piso da sala para colocar um eletroduto de maior diÃĒmetro.
AndrÃĐ, e quanto ao cabo de aterramento, que pode ser compartilhado, li na norma que ÃĐ permitido derivar cabo de menor seçÃĢo do condutor de proteçÃĢo para atender circuitos onde os cabos de fase e neutro sÃĢo de seçÃĢo menor. à claro, neste caso, ÃĐ para o condutor de proteçÃĢo. O circuito terÃĄ proteçÃĢo adequada à sua carga mÃĄxima. Mas por exemplo, eu posso derivar de um condutor de proteçÃĢo de 6 mm um condutor de 2,5 para atender um circuito dimensionado com esses condutores.
Parece atÃĐ adivinhou o que eu queria saber ainda ontem
Sempre fiz isso, basta proteger o cabo de menor bitola no disjuntor. Tem obra q tem q usar os cabos q tem, aà sai do qdc com 4mm, chega no cÃīmodo, faz a emenda com cabo 2,5mm. Funciona normal, desde o disjuntor seja dimensionado para o cabo de 2,5mm
Discordei no inÃcio, mas no final, concordei. Afinal, se o disjuntor for dimensionado para proteger o condutor de menor bitola, entÃĢo... Ok.
@@irapuan3870 isso em vez de usar o de 25A, usa o de 16A, aà protege o cabo de forma correta
O perigo ÃĐ futuramente esse circuito receber um aumento de carga e começar a cair o disjuntor, aà o eletricista que for lÃĄ no QDC olhar os circuitos vai ver que o circuito tem um cabo de 4mmÂē, mas estÃĄ com um disjuntor de 16 ou 20A, aà ele resolve trocar para um disjuntor de 25A porque o cabo ÃĐ de 4mmÂē, mas ele nÃĢo sabe que em algum ponto por onde aquele circuito passa tem cabos de 1,5 ou 2,5mmÂē... Se o eletricista nÃĢo sair abrindo todas as tomadas e pontos de iluminaçÃĢo e caixas de passagem por onde aquele circuito passa, ele corre o risco de criar uma sobrecarga em algum ponto do circuito, podendo derreter os cabos e causar um curto.
@@MCA0090 Se o disjuntor ÃĐ de 16A, ÃĐ pq o circuito foi dimensionado pra aquele disjuntor. Se aumentar a carga do circuito, nÃĢo levando em conta o a tÃĄ dimensionado, o eletricista tÃĄ errado
Efetuei a instalaçÃĢo de 22 balizadores de solo no modelo torre, como ultrapassava de 120 metros da fonte de alimentaçÃĢo atÃĐ os Últimos instalados, o cabo era de 4mm, mas ao chegar na caixa de passagem, na emenda pÃģs conector atÃĐ o balizador o cabo foi de 1,5mm. Mas o disjuntor do circuito era exclusivo e de 8A. E jÃĄ efetuei em circuitos de tomada que devido fatores de agrupamento e temperatura exigirem cabo de 4mm e atÃĐ 6mm, pelos piores pontos considerados e quando desci por eletrodutos atÃĐ as caixas de tomada, mudei para 2,5, mas com disjuntor especÃfico para o circuito.
Fala meu querido Francisco, obrigado pela presença!
O disjuntor de proteçÃĢo, estÃĄ dimensionado para proteger o cabo de menor seçÃĢo? Se sim, ok, mas se nÃĢo estÃĄ incorreto.
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial ð engehall.com.br/eletrica
@@EngehallCursos isso sim. Aprendi aqui.
Esses dias eu peguei uma manutençÃĢo preventiva para fazer em uma residÊncia estou começando na ÃĄrea ao ver a caixa de passagem verifiquei que na entrada do dijuntor entra 16mm na saÃda para a residÊncia sai 6mm falei para o cliente que teria que ser a mesma seçÃĢo do Cabo de entrada,eu sÃģ fui mexer nessa caixa de passagem porque quando eu ligava o chuveiro tinha uma queda de tensÃĢo os circuitos nÃĢo estava compartilhado a instalaçÃĢo nÃĢo estava ruim,mas vi esse defeito nessa parte elÃĐtrica, isso gera queda de tensÃĢo na instalaçÃĢo por causa da resistÊncia do cabo pois aprendi no canal que para compensar a queda de tensÃĢo tem que aumentar a seçÃĢo do condutor isso ÃĐ correto, obrigado novamente pela atençÃĢo Deus abençoe
Video de 2 anos, mas o assunto ÃĐ muito pertinente.
E aqui uma curiosidade das concessionarias:
Um exemplo, sao as prumadas de cabos em padroes. Aonde, por exemplo, entrando um cabo de 70 mmÂē e as derivaçoes com 10 mmÂē ....
à surreal os padroes de concessionarias.
Outra cagada, sao os barramentos delgados, curtos, aquelas porcarias, usado em padrao coletivo.
Os barramentos de antigamente eram largos, espessuras minimas de 5 mm e comprimento longo.
Agora, ÃĐ de uma sacanagem esses barramentos vagabundos, usados nessas caixas de policarbonato.
Muito bom AndrÃĐ, explicaçÃĢo show de bola! Aproveitando sua aula faço aqui minha observaçÃĢo, com base no que eu entendi pode sim emendar condutores de seçÃĢo diferentes desde que dimencione o dispositivo de proteçÃĢo observando o condutor de menor seçÃĢo; porÃĐm desnecessÃĄrio o condutor principal de maior seçÃĢo jÃĄ que o dispositivo de proteçÃĢo nÃĢo suportaria uma carga mÃĄxima que esse condutor suporta.
Boa AndrÃĐ...Bio ter mostrado...o Codigo e a ABNT...parabnes...eu Nao recomendo...e seu curso foi nota 100..super Recomendo
Sim AndrÃĐ Sabia, mas nÃĢo o faço. Quando muito se quer economizar mais se gasta. Eletricidade nÃĢo ÃĐ brinquedo.
OlÃĄ meu amigo! Parabens pelos vÃdeos. No meu caso ÃĐ ao contrÃĄrio. Eu moro num apto muito antigo. Do relogio na portaria ate uma caixa no 1 andar vem uma bitola de 2,5, e ai tem uma conexÃĢo e sobe a mesma bitola para cada apto. No meu caso, meu quadro ainda ÃĐ fusÃvel rolha, e estou trocando por disjuntores din. Eu vi que poucos apto, tem ligaçÃĢo com bitolas maiores la na caixa no 1 andar para os apto. Eu vou fazer da sguinte forma. Como vi que eles fizeram essa emenda para bitola maior somente do 1 andar para cima ( sao 3 andares), vou fazer no meu caso, essa emenda no meu quadro, para bitola de 10 antes de entrar no disjuntor de 50 para a geral, bitola de 10 do dijuntor de 50 para os demiais dijuntores dos circuitos e mantes as bitolas desse ciecuito en diente. Menos no caso do chuveiro, que vou usar bitola de 4 como manda a especificaçÃĢo do mesmo. Nesse caso estaria correto nÃĐ?
Em condomÃnio fazem muito isso na iluminaçÃĢo, exemplo no estacionamento, peguei um serviço que saia cabo de 10mm, depois de uma certa distÃĒncia, derivou para 6mm, depois 4mm no final do circuito.
e o problema foi um curto q emendaram um cabo dentro do eletrodutoððð, cada coisa q agente vÊ
Eu nunca fiz, mas ja vi em varias casas, cabos de bitola e de cores diferentes, ligados todos juntos, ai a gente mostra para o cliente, e fica assim mesmo porque ele nÃĢo quer ou nÃĢo pode gastar.
Claro! Se quiser criar um fusÃvel nesta emenda, sim, rss
à possÃvel.
Mas dever ser recomendado somente e casos excepcionais e com restriçÃĩes.
Minha opiniÃĢo! Acredito que o cabo de maior seçÃĢo ÃĐ apenas para evitar queda de tensÃĢo e apÃģs alà outro de menor seçÃĢo, lÃģgico que usando um disjuntor para proteger o cabo de menor seçÃĢo
Grandes dicas,e tiram-me certas dÚvidas que tenho e tive.
Bom dia prof. AndrÃĐ.
Excelente explicaçÃĢo. ParabÃĐns.
NÃģs , eletricista, sempre nos deparamos com instalaçÃĩes antigas e algumas vezes novas aonde se encontram vÃĄrias imensas feitas nÃĢo respeitando as bitolas dos cabos.
Mas quem os fez nÃĢo eram profissionais, nÃģs somos, entÃĢo vamos fazer correto.
Um grande abraço a todos.
Faz um vÃdeo falando do curso eletrotÃĐcnico vs eletricista de alta e baixa tensÃĢo.
Em areas externas poderia? Uma vez q nao tem risco de incendio.
Pq as concecionarias fazem essas derivacoes com bitolas diferentes?
Cara eu tenho certeza que vc e um baita profissional.desde da vez que eu assistir vcs aà ensinando como fazer estalacao da energia solar do seu sÃtio que eu tenho certeza.um abraço
AndrÃĐzÃĢo sempre se destacando , provando dentro da norma oque se repassa ao pÚblico.
Vey, seis sÃĢo , massa. Ã nessa hora que diferencia os meninos dos homens. Kkkk. Tmj
Esse cara ÃĐ de mais, sabe tudo.
Uma aula JurÃdica tbm parabÃĐns AndrÃĐ e equipe
Show de Bola, AndrÃĐ... !!!
Sabemos da CorrelaçÃĢo dos Disjuntores com o Cabeamento.
Portanto, ao diminuir a SeçÃĢo nominal do Cabo, deve - se rebaixar à Ie do Disjuntor, para um Trabalho Correspondente com o Cabo de uma Bitola menor.
Pequenos detalhes, que às Vezes podem ate Passar desapercebidos dos Profissionais...
Muito Bom !!!
Abraços de Recife - PE . ððŧððŧððŧ
ParabÃĐns meu amigo pela sua aula vc ÃĐ muito bom msm
Tenho que fazer mais eu prefiro fazer do quadro de entrada da concessionÃĄria que jÃĄ tem a arte de aterramento ok
Se nÃĢo estou enganado (falar assim de cabeça ÃĐ complicado) a 5410 permite, sim, derivar um cabo para outro de seçÃĢo menor, desde que seja instalada uma proteçÃĢo, no mÃĄximo, a 3 metros à montante da derivaçÃĢo e adequada as novas condiçÃĩes da linha elÃĐtrica a partir daquele ponto.
à bem comum shoppings proibur a passagem de cabos 1.5, pela prÃģpria resistÊncia mecÃĒnica, contudo alguns permitem que o rabicho possa ser peito em cabo pp 1.5. A proteçÃĢo ÃĐ realizada por disjuntor 10 A
AndrÃĐ a norma fala de emenda de derivaçÃĢo, agora quando se fala de emenda de prolongamento ÃĐ outra coisa,ou seja emenda de prolongamento sÃģ pode ser feita com bitola igual ou maior da bitola jÃĄ existente âĄ
NÃĢo sabia.
Gostei da observaçÃĢo.
Ontem fui na casa de um cliente , saiu do quadro um fio de 2,5 mm rÃgido e no meio do caminho estava emendado em um de 6mm flexÃvel indo para Chuveiro, tinha derretido e pegado fogo na caixa de passagem do teto . Fiz a retirada da fiaçÃĢo e passei um novo circuito .
Perigoso demais
tambÃĐm 2,5 pra 6 ÃĐ mt diferença
Acho que faz sentido para evitar queda de tensÃĢo uma bitola maior com um disjuntor e derivaçÃĢo menor
Existe duas variÃĄveis que nÃĢo foi citado aÃ, um seria um condutor que suporte maior tensÃĢo e corrente, como por exemplo emenda de 1kv com 750v, a segunda seria se na metade do caminho o mÃĐtodo de instalaçÃĢo mudar pode fazer a corrente sobre o cabo pode mudar tambÃĐm.
eu trabalho sempre com projetos que tenha acimetria preventiva pois entregar serviços na mÃĢo de pessoas leigas eles podem ligar maquinas ou outro tipo de equipamento na rede por falta de conhecimento dessa normas como dizia minha vÃģ melhor ter e nÃĢo presisar doque precisar e nÃĢo ter (fica a dica)
Que explicaçÃĢo TOP AndrÃĐ, Meus ParabÃĐns!!!!!!!
show, menos uma duvida!!!!!!
Na prÃĄtica:
O cliente em um QDC com espaço para 6 disjuntores bipolar e com tudo certinho na bitola certinha... Mas sÃģ possui 5 disjuntores e o 6š ficou vago.
Daà vocÊ precisa usar este espaço vago para ligar um ar condicionado 220v de 3,5a a 5 metros de distÃĒncia... E sabemos que o cabo de 2,5mm atende muitÃssimo bem.
Daà vocÊ abre o QDC com tudo em mÃĢos para fazer o serviço mas percebe ao abrir que lÃĄ nÃĢo tem um barramento tipo pente bifÃĄsico... O eletricista anterior pegou um cabo de alimentaçÃĢo principal, na bitola certa, e simplesmente derivou da ponta do condutor mais grosso (alimentaçÃĢo) para os outros disjuntores com fios mais finos e tambÃĐm tudo dentro da potÊncia do disjuntor ÃĐ cabeamento certinho...
Supondo que nÃĢo seja possÃvel mudar todos os disjuntores do quadro e adicionar um barramento tipo pente ou adicionar um outro tipo de barramento aos disjuntores existentes deste quadro por motivos diversos, eu sigo o mesmo padrÃĢo e inÃcio com um cabo 2,5mm da alimentaçÃĢo (cabo mais grosso na bitola certa de todo o QDC + o meu ar condicionado) chegando atÃĐ meu novo disjuntor e do disjuntor em diante sigo com outro cabo 2,5mm atÃĐ chegar no ar condicionado.
Dentro do que entendo, nÃĢo estÃĄ errado.
Existe um tipo de situaçÃĢo que se precisa emendar cabo mais grosso com cabo mais fino. Exemplo:
Pelo mÃĐtodo da corrente, calcula-se 25 mm2 Cobre, ao passo que pelo mÃĐtodo da tensÃĢo, calcula-se 35 mm2 Cobre ou 50 mm2 AlumÃnio. Geralmente, o pessoal opta pelo alumÃnio quando ÃĐ mais de 100 metros.
EntÃĢo, nesse caso, o disjuntor deve de proteger o cabo de 25 mm2. Logo pode ser um disjuntor de 80 A.
ApÃģs sair do disjuntor, o cabo de 25 mm2 estarÃĄ protegido e pode ser emendado com o 50 mm2 alumÃnio atravÃĐs dos conectores bimetÃĄlicos especÃficos.
Boa tarde Andre. VocÊ pode me enviar um passo a passo de instalaçÃĢo de CFTV, cÃĒmeras internas, sem uso de cabeamento?; seja, com cartÃĢo de memÃģria embutidas.
Quero usar um idr de 40a , com chuveiro de 6800w com cabo de 4mm. , Com uma distÃĒncia aproximada de 18m. Dar certo!!
VocÊs sÃĢo feras demais ððŧððŧððŧ
Pode , bem isolado
Boa noite AndrÃĐ faz um vÃdeo falando sobre chuveiro com persurizador ! Peguei uma manutençÃĢo e mim deparei com a resistÊncia com problema pela segunda vez em 90 dias queria saber de vocÊ se a pouca vazÃĢo de ÃĄgua que chega atravÃĐs da tubulaçÃĢo idralica estÃĄ influindo nesse caso? Agradeço desde jÃĄð
Boa tarde AndrÃĐ
Estudo electrical installation na Inglaterra, e mesmo as regras, matÃĐrias ,voltagem e atÃĐ mesmo frequÊncia das distribuidoras sendo diferentes das da qui na Inglaterra gosto muito dos seus vÃdeos, sendo q suas explicaçÃĩes sÃĢo excelentes especialmente pelo fato de que vocÊ sempre se refere as normais com explicaçÃĩes que realmente ajudam os eletricista a ser voltar para as normas e garantir a garantia das instalaçÃĩes elÃĐtricas
ParabÃĐns pelos vÃdeos e informaçÃĩes !
AndrÃĐ, vc se esqueceu que aqui mesmo no canal vc fez uma emenda de condutores de seçÃĩes diferentes???
No caso, uma obra em um galpÃĢo onde foi usado cabo de 50mmÂē de alumÃnio do padrÃĢo atÃĐ a entrada do galpÃĢo, um conector bimetÃĄlico splitbolt e um condutor de 35mmÂē de cobre da entrada do galpÃĢo atÃĐ o QDC.
Neste caso, eu tambÃĐm uso desse artifÃcio, pois o cabo de alumÃnio ÃĐ incomparavelmente mais barato que o Cobre.
Sou seu fÃĢ, abraço.
Fala meu querido Reinaldo, obrigado pela presença!
A emenda de cabos de seçÃĩes diferentes do galpÃĢo foi feita com cabos de alumÃnio para cabo de cobre, 50 mmÂē de alumÃnio para 35 mmÂē de cobre, que tem praticamente a mesma capacidade de conduçÃĢo de corrente.
Torne-se um aluno certificado pela Engehall, entre no site oficial ð engehall.com.br/eletrica
Valeu AndrÃĐ gostei da orientaçÃĢo
Eu jÃĄ fiz algo parecido,eu usei um cabo 6mm e um disjuntor de 40a e deriveim para cabos de 2,5 mm para tomadas.nao poderia mas nÃĢo tive outra alternativa.ou eu fazia ou ia p casa sem ganhar o dia.
Boa noite professor AndrÃĐ
Oque mais tem no sul do ES ÃĐ emendas de cabos de bitola deferente ðĒ
Boa Noite, AndrÃĐ!
Pode usar um conector de perfuraçÃĢo de 10mm no fio 16mm
Pode sim
Vc ÃĐ o cara
Boa aula Professor
Boa noite AndrÃĐ, tudo bem?, Espero que sim, porque vocÊ nÃĢo faz um vÃdeo com as realidades que encontramos no dia a dia nas residÊncias com fiaçÃĢo e djuntores tudo fora do padrÃĢo.
Andre, quando nÃĢo vou Última 16mm para entrada. Eu parafuso um trilho Din na caixa de passagem prÃģximo ao madidor e coloco um disjuntor compatÃvel com o cabo.
Boa noite AndrÃĐ e toda equipe Engehall ...
Fiz o curso eletricista profissional super indico muito bom...
Aprendemos muito e nos ajuda a ser mais confiante e competÊnte nas execuçÃĢo dos serviços ...
Um dia vou conseguir esse curso kkkk
@@eletricpro5877 vai gosta muito curso e top ððŧðĪðŧððŧ
Ãtimo vÃdeo, boa conclusÃĢo final, valeu AndrÃĐ
Excelente aula
Muito esclarecedor!!!!!
Aqui chamamos de tronco atÃĐ certo ponto da li distribui
Otimas explicaçÃĩes!!!
Muito obrigado por mais essa aulaððððððð
AndrÃĐ com trazer 10 padrÃĩes para um qdc, me refiro a uma galeria comercial onde gostaria de por um qdc com 10 disjuntor cada um para uma sala
Melhor canal de elÃĐtrica parabÃĐns ððððððð
Coloquei uma rede saindo do disjuntor com 10mm , e emendei os cabos menores com a bitola de 4mm , pra poder ligar uma geladeira , carregador de celular , Cooktop , e liquidificador , coloco o disjuntor de 32 amperes?
o que fez?
OlÃĄ meu nome e Francisco trabalho com inÃcio de eletricidade sou seu inscrito
Vamos por ex. Da rede da rua q e um quadriplex de 90mm q distribuiu para as casas ðĪ
Posso fazer uma emenda entre um cabo de 6mm 1kv e um outro de 6mm 750v, essa emenda se encontra no percurso da saÃda do padrÃĢo de entrada atÃĐ o quadro de distribuiçÃĢo
Se o tubo tem vÃĄrios cabos isso farÃĄ o cÃĄlculo subir a sessÃĢo do fio. Talvez apÃģs a derivaçÃĢo o fio de sessÃĢo mais fina estarÃĄ passando sozinho, o que faria ele ter mesmo valor de corrente mÃĄxima pelas tabelas
Deve considerar distÃĒncia + carga total pra essa resposta...dimensionamento
AndrÃĐ se for uma reduçÃĢo de 10mm pra 6mm ate o DR pode em uma casa de 4 cÃģmodos
Vcs sÃĢo os melhores! ParabÃĐns pelo trabalho!
Pode , desde q dimensione a carga dali pra frente...
Particularmente eu nunca vi um circuito de iluminaçÃĢo partindo do QDC com condutores de 1.5mm mesmo que seja tudo em LED!
O mais comum ÃĐ ir atÃĐ a caixinha com condutor 2.5mm ÃĐ de lÃĄ derivar com 1.5mm para luminÃĄria, plafons e spots!
Uma estaçÃĢo feita a mÃĄs de 10 anos à s tomadas de uma igreja nÃĢo tem cabos de terramento e os quadros nÃĢo tem barramento eu fui contratado prÃĄ por sÃģ o cabos de terramento
Andre essa deirvaçÃĢo pode ser feita na caixa para fazer emenda na hora de colocar tomada ou interruptor pq um cabo de 6mmm nÃĢo entra no born da tomada.
Sim, pode.
andre pressiso que voce me escraci uma duvida ,tenho trifasico na caixa de barramento com geral e dr so que pressiso de um bi fasico e neutro no porao antis da caixa de barramento tenho uma caixa de passagem so que vai reconhencer um fuga me aguda que faser obrigado
Aà AndrÃĐ bom dia se possÃvel tira uma dÚvida minha numa instalaçÃĢo de um ventilador de teto vc vai instalar e percebe que a fase estÃĄ na luz invÃĐs de tar no interupitor se eu ligar o ventilador sem mudar a fase eo neutro de lugar o ventilador irÃĄ funcionar ou so com a luz ligada jÃĄ peguei residÊncias dessa forma e sempre eu Fasso a mudança do neutro e fase de lugares
O certo seria a cada diminuiçÃĢo da bitola do cabo colocar
disjuntor dimencionado para o cabo seguinte!