Caraaaaa, quem é assim é muito paia kkkkkkk não suporto, na moral! Já falaram na minha cara que ler fantasia mesmo é perda de tempo total. Putz! Minha escrita é de fantasia, e também é o que amo ler, ao lado de terror também.
Eu acho que até os mais simples e curtos livros podem ter reflexões e narrativas que cativam e se tornam únicos. Hoje acabei de ler A morte de Ivan Ilitch e fiquei chocado como um livro de 80 páginas pode ser tão genial. Isso pode acontecer com qualquer autor
Não um grande consumidor de livros de literatura ficional mas gosto do canal de voces. sobre isso que voces falaram, também concordo que leitura também é entretenimento e uma ótima fonte de desenvolvimento de abstração e criatividade. Muitos livros de ficçaõ, os melhores, trazem boas questoes reflexivas e filosoficas, mesmo que sejam para deleite.
Boa, concordo plenamente. No meu caso o que mudou minha vida foi o Senhor dos Anéis. Primeiro os filmes depois os livros. Não consigo nem contar quantos livros de fantasia comecei a ler depois de 2003 por causa do estalo que Tolkien me causou. Realmente foi um marco em minha vida.
E existe uma onda consideravelmente grande de pessoas e influenciadores que batem a tecla de que você só deve ler clássicos e ponto. E que bom que o Nifrido lembrou dos quadrinhos, sou da área, e é muito triste ver como as pessoas menosprezam tanto essa arte, a ponto de dizer que quem consome, tem problemas psicológicos, e que nunca cresceram, que são imaturos e por aí vai, simplesmente por ter desenhos narrando uma história, é dose cara. Além de não fazer sentido essas críticas. Mas enfim, baita vídeo.
@@kinsmarts2217 Acho que não cara, tem quadrinho de todo preço e de todo formato. O ponto que falei foi muito mais sobre preconceito com a arte, e não sobre valor de mercado.
@@ovfilho Vai sempre ter, quadrinhos são uma mídia, assim como o cinema e etc, tem muito lixo, e muita coisa boa que entretém, do mesmo jeito em todas as outras midias. Os preços são caros sim, ja viu os preços da panini ou dessas outras editoras recentes? Algumas superfaturam mais que 100% pelo que vi.
@@kinsmarts2217 Sim, eu acompanho a cena, como falei. Só não acho que o problema maior da mesma seja esse. Como já disse, tem quadrinho de todos os tipos e de todos os preços, não estou enganado que existam quadrinhos caros, apenas ressaltei que existem também os mais acessíveis. Mas enfim, tá bem claro o que eu disse e minha opinião sobre, fui.
Porra muito legal o assunto do vídeo, principalmente pelo tapa na cara q levei, sou novo e estava me encaminhando para ser esse tipo de pessoa, obrigado mesmo.
Ainda não tinha visto vcs juntos assim ... 😮😊 Até a voz é igual. Leitura é leitura as vezes pegamos coisas legais, outras vezes nem tanto. É igual a escrever, nem sempre a gente acerta. É isso.
Recentemente criei um gosto pela leitura graças ao canal de vocês A respeito de opiniões literárias ao meu ver é igual vcs comentaram, cada um tem seu gosto. No meu caso não ligo o estilo,autor e etc, se a narrativa for boa estará na minha lista de favoritos. Parabéns ao canal e sucesso pra vocês.
9:23 Eu não concordo com nietch mas foi por causa dele que eu comecei a questionar as coisas.... pra mim sempre foi mais com as coisas negativas, foi por causa delas que me tornei alguém melhor "Quando você olha muito tempo para o abismo... o abismo olha para você."
Não existe livro errado! cada um tem suas preferências. Se eu fosse ler só textos do trabalho e estudos, já teria enlouquecido. Toda leitura é útil. Papo de coach que acha que tudo deve ser feito para o "desenvolvimento pessoal"
Eu não gostava de Crepúsculo (e continuo não gostando), mas eu passei a entender quem gosta quando eu inverti os papeis: E se uma vampira e uma lobanil (lobisomem feminina) estivessem perdidamente apaixonadas por você? Ai a historia já muda né? kkkk Ótimo vídeo!
Mesmo que um livro tenha o único objetivo de entreter, sem nenhum compromisso com mensagens profundas, ele ainda é veículo da palavra. Pouco se fala sobre o poder da palavra. É por meio dela que conseguimos organizar pensamentos, passar conhecimento, nos comunicar de forma clara, passar a mensagem de forma eficiente. Ela teve um papel fundamental no nosso desenvolvimento como sociedade. E se você lê um livro de entretenimento, você está exercitando o seu contato com a palavra, o que por si só traz diversos benefícios.
"Se não eu seria um psicopata...E o Evezel seria um cara meio estranho" kkkkkkkkkk Mas super concordo com vcs, nada a ver quem fica criticndo o gosto literário dos outros.
Tem um colega meu na universidade (que estufa Heidegger KK) que fala que eu deveria ler só filosofia, que ler ficção me atrapalha no curso e nos estudos, que não agrega em nada. Sendo que é a mais pura mentira, literatura me ajuda muito a escrever meus artigos, muitas obras tem fundo filosófico, até aquelas que você nem imagina. Já tirei inspiração no King e no Tolkien, que são meus escritores favoritos... Essa galera que menospreza qualquer tipo de literatura em detrimento do que ele acha relevante são só pessoas arrogantes e com ego inflamado que não gostam de admitir que certas coisas agregam muito na vida das pessoas e são essenciais na formação como ser humano
@@marquesbernard Vou mais longe. Se você começar a ler história ou pegar um Atlas e perceber visualmente e estatisticamente (de um modo que qualquer pessoa que saiba matemática básica entenda) as diferenças entre os países e entre os continentes, tudo isso vai lhe ajudar a aprofundar e refinar sua visão de mundo. E cada pessoa vai falar o mesmo de sua área. Não podemos, por falta de tempo, aproveitarmos o que cada área nos tem a oferecer, infelizmente. Agora, quando alguém fala que só o que ele sabe ou gosta presta é porque o mundo dele tem o tamanho de um quarto 2x3. Ele ficou tão fascinado com a filosofia que ele tem aversão a qualquer outra coisa. A filosofia está presente na história, na filosofia e na política, mas de repente a única coisa que vale para ele é o uso sistemático da filosofia como num tratado. Quem sabe ele terá muito tempo pra mudar de opinião. A literatura existe pra que não precisemos filosofar todas as possibilidades de todas as interações humanas e todas as suas implicações morais e éticas.
Eu super concordo com vocês, meninos! Eu estou na faculdade de enfermagem, preciso ler muita coisa acadêmica. Apesar de gostar desse ramo médico, se torna massante e estafante. Sinto a necessidade de ler histórias gostosas, que nos leva a mundos diferentes e nos faz desopilar da vida. ❤
Bukowski ganhou fama ali pelos 50 anos de idade e morreu com 74. Li um romance dele e acho que combina com alguém que tem uma vida meio louca e se identifica. Tem aquela doideira meio sem sentido, sem lição nenhuma, sem grandes pretensões, tem um fundo de tristeza, de desespero. Quero dizer, pra alguns diz muito, mas acho que pra maioria não agrega muito. Quero ler poemas dele, porque ouvi uns no TH-cam que eram excelentes. Mas em relacao a romances acho que o que li Factotum é o suficiente. Anteriormente tinha começado a ler Women e a única diferença é que em Factotum ele (o protagonista) faz um monte de merda e é um ferrado e em Women ele faz um monte de merda e tem dinheiro e alguma fama.
Esse tipo de comentário de ter que ler livros certos e bla bla bla é realmente muito chato, e daí se queremos ler um livro que não é clássico e que segundo o "coach" não vai agregar? Eu posso me divertir com a leitura tbm, eu por exemplo, adoro ler o quadrinhos do Tex. Esse negócio de "vc ter que ler só os clássicos senão é melhor nem ler" é coisa de gente chata que quer regrar a tua leitura, leia os clássicos, leia romances, leia quadrinhos, enfim, leia tudo o que puder, pq ler é bom demais.
Sem falar que essas leituras "menos cultas" varias vezes servem de introdução pra leituras mais profundas, nenhuma criança de 12/13 anos vai ler crime e castigo, e se quer tem a capacidade/experiencia para entender a obra.
É a típica pessoa que se leva muito a sério, cheio de não sei o que. "Aí não vou perder meu tempo lendo esse livro." Então deita na BR E pior que a minha 5° série aflora perto dessa gente 😂
Engraçado é que na internet aparecem especialistas em TUDO, é impressionante como são talentos desperdiçados atrás de teclados e telas de computadores apenas criticando o trabalho dos outros. Brincadeiras à parte, sou do campo acadêmico, fiz meu doutorado em História, mas, nem tudo que você lê precisa ser voltado para seu campo de estudos. Leitura é MUITO MAIS do que o academicismo, que é apenas um gênero literário, um entre uma infinidade de possibilidades. Parabéns pelo trabalho de vocês, não apenas como escritores, mas também como divulgadores e incentivadores da leitura.
Livro funciona de várias maneiras diferentes para cada pessoa. Posso dizer com todas as letras que li um livro apenas da Collen Hoover (É Assim que Acaba), e foi um livro fenomenal pra mim. Por um simples motivo, que eu passei pela mesma situação que a personagem passou na história. Sim, vi meu pai batendo na minha mãe quando era pequena e esse livro foi um gatilho pra eu amar a autora! Fui lá e comprei TODOS os livros dela. Pode não funcionar pra uns e para outros ser a obra da vida! Que foi o meu caso. Então gosto é muito relativo. Fico muito triste em ver que muitos desprezam a autora, assim como outros por aí. Isso claramente acontece ao inverso também, claro. Por exemplo, eu DETESTEI Coraline. E vejo muuuuita gente idolatrar. Enfim, cada livro é para ser degustado por qualquer um e cada um ter a sua opinião, só isso.
Fala gurizada, não sei se vcs já fizeram um video assim, pelo menos eu não achei, mas seria legal um conteudo sobre toda o processo de produção e venda de livros. Pelo menos de como vcs fazem.
Gente chata, que não aceita opinião alheia, que pensa que é dono da verdade é o que não falta em comentários da internet, seja qual for o canal, site, página, infelizmente. As vezes abrir comentários faz mal para sanidade mental. Kkkk
Acho que o problema é aquele cara que é só uma coisa. Sabe o cara que só fala de marvel? Ou só fala de literatura cult? Ninguém é uma coisa só. Tudo isso é uma persona. Mas o pseudo intelectual vem com uma arrogância diferenciada. No final todo esse solipsismo e arrogância tornam eles os caras mais inteligentes da ilha que eles se forçam a habitar.
Caraaaaa, quem é assim é muito paia kkkkkkk não suporto, na moral!
Já falaram na minha cara que ler fantasia mesmo é perda de tempo total. Putz! Minha escrita é de fantasia, e também é o que amo ler, ao lado de terror também.
Pra esse tipo e gente você não pode ter um tempo para fazer coisas que gosta por lazer
@@std3385 exatamente
Eu acho que até os mais simples e curtos livros podem ter reflexões e narrativas que cativam e se tornam únicos. Hoje acabei de ler A morte de Ivan Ilitch e fiquei chocado como um livro de 80 páginas pode ser tão genial. Isso pode acontecer com qualquer autor
Não um grande consumidor de livros de literatura ficional mas gosto do canal de voces. sobre isso que voces falaram, também concordo que leitura também é entretenimento e uma ótima fonte de desenvolvimento de abstração e criatividade. Muitos livros de ficçaõ, os melhores, trazem boas questoes reflexivas e filosoficas, mesmo que sejam para deleite.
concordo muito, estava lendo it e ja vieram me encher o saco dizendo que estava perdendo tempo com esse tipo de livro
Boa, concordo plenamente. No meu caso o que mudou minha vida foi o Senhor dos Anéis. Primeiro os filmes depois os livros. Não consigo nem contar quantos livros de fantasia comecei a ler depois de 2003 por causa do estalo que Tolkien me causou. Realmente foi um marco em minha vida.
E existe uma onda consideravelmente grande de pessoas e influenciadores que batem a tecla de que você só deve ler clássicos e ponto.
E que bom que o Nifrido lembrou dos quadrinhos, sou da área, e é muito triste ver como as pessoas menosprezam tanto essa arte, a ponto de dizer que quem consome, tem problemas psicológicos, e que nunca cresceram, que são imaturos e por aí vai, simplesmente por ter desenhos narrando uma história, é dose cara. Além de não fazer sentido essas críticas.
Mas enfim, baita vídeo.
O problema dos quadrinhos no Brasil são as editoras mercenarias com preços insanos.
@@kinsmarts2217 Acho que não cara, tem quadrinho de todo preço e de todo formato.
O ponto que falei foi muito mais sobre preconceito com a arte, e não sobre valor de mercado.
@@ovfilho Vai sempre ter, quadrinhos são uma mídia, assim como o cinema e etc, tem muito lixo, e muita coisa boa que entretém, do mesmo jeito em todas as outras midias.
Os preços são caros sim, ja viu os preços da panini ou dessas outras editoras recentes? Algumas superfaturam mais que 100% pelo que vi.
@@kinsmarts2217 Sim, eu acompanho a cena, como falei. Só não acho que o problema maior da mesma seja esse.
Como já disse, tem quadrinho de todos os tipos e de todos os preços, não estou enganado que existam quadrinhos caros, apenas ressaltei que existem também os mais acessíveis.
Mas enfim, tá bem claro o que eu disse e minha opinião sobre, fui.
Porra muito legal o assunto do vídeo, principalmente pelo tapa na cara q levei, sou novo e estava me encaminhando para ser esse tipo de pessoa, obrigado mesmo.
Ainda não tinha visto vcs juntos assim ... 😮😊 Até a voz é igual. Leitura é leitura as vezes pegamos coisas legais, outras vezes nem tanto. É igual a escrever, nem sempre a gente acerta. É isso.
Recentemente criei um gosto pela leitura graças ao canal de vocês A respeito de opiniões literárias ao meu ver é igual vcs comentaram, cada um tem seu gosto. No meu caso não ligo o estilo,autor e etc, se a narrativa for boa estará na minha lista de favoritos. Parabéns ao canal e sucesso pra vocês.
Concordo com certeza 👏👏👏👏 excelente vídeo Nifrido e Evezel leitura é entretenimento como assistir filmes e séries
Vcs deveriam fazer uma maratona Colen Hoover, seria legal
Aí é tortura 😂
9:23 Eu não concordo com nietch mas foi por causa dele que eu comecei a questionar as coisas.... pra mim sempre foi mais com as coisas negativas, foi por causa delas que me tornei alguém melhor
"Quando você olha muito tempo para o abismo... o abismo olha para você."
Não tem nada melhor do que ler um livro ficcional para descansar e relaxar a mente depois de estudar ou ler artigos e livros acadêmicos.
Não existe livro errado! cada um tem suas preferências. Se eu fosse ler só textos do trabalho e estudos, já teria enlouquecido. Toda leitura é útil. Papo de coach que acha que tudo deve ser feito para o "desenvolvimento pessoal"
Eu não gostava de Crepúsculo (e continuo não gostando), mas eu passei a entender quem gosta quando eu inverti os papeis: E se uma vampira e uma lobanil (lobisomem feminina) estivessem perdidamente apaixonadas por você? Ai a historia já muda né? kkkk Ótimo vídeo!
Mano kkkkk 😂
A verdade é que os livros de ficção, principalmente os clássicos, trazem, em sua maioria, grandes lições de vida.
Mesmo que um livro tenha o único objetivo de entreter, sem nenhum compromisso com mensagens profundas, ele ainda é veículo da palavra. Pouco se fala sobre o poder da palavra. É por meio dela que conseguimos organizar pensamentos, passar conhecimento, nos comunicar de forma clara, passar a mensagem de forma eficiente. Ela teve um papel fundamental no nosso desenvolvimento como sociedade. E se você lê um livro de entretenimento, você está exercitando o seu contato com a palavra, o que por si só traz diversos benefícios.
Sem papo é isso ai.
"Se não eu seria um psicopata...E o Evezel seria um cara meio estranho" kkkkkkkkkk
Mas super concordo com vcs, nada a ver quem fica criticndo o gosto literário dos outros.
Tem um colega meu na universidade (que estufa Heidegger KK) que fala que eu deveria ler só filosofia, que ler ficção me atrapalha no curso e nos estudos, que não agrega em nada. Sendo que é a mais pura mentira, literatura me ajuda muito a escrever meus artigos, muitas obras tem fundo filosófico, até aquelas que você nem imagina. Já tirei inspiração no King e no Tolkien, que são meus escritores favoritos... Essa galera que menospreza qualquer tipo de literatura em detrimento do que ele acha relevante são só pessoas arrogantes e com ego inflamado que não gostam de admitir que certas coisas agregam muito na vida das pessoas e são essenciais na formação como ser humano
@@marquesbernard Vou mais longe. Se você começar a ler história ou pegar um Atlas e perceber visualmente e estatisticamente (de um modo que qualquer pessoa que saiba matemática básica entenda) as diferenças entre os países e entre os continentes, tudo isso vai lhe ajudar a aprofundar e refinar sua visão de mundo. E cada pessoa vai falar o mesmo de sua área. Não podemos, por falta de tempo, aproveitarmos o que cada área nos tem a oferecer, infelizmente. Agora, quando alguém fala que só o que ele sabe ou gosta presta é porque o mundo dele tem o tamanho de um quarto 2x3. Ele ficou tão fascinado com a filosofia que ele tem aversão a qualquer outra coisa. A filosofia está presente na história, na filosofia e na política, mas de repente a única coisa que vale para ele é o uso sistemático da filosofia como num tratado. Quem sabe ele terá muito tempo pra mudar de opinião. A literatura existe pra que não precisemos filosofar todas as possibilidades de todas as interações humanas e todas as suas implicações morais e éticas.
@@RogerRamos1993 falou muito!
Eu super concordo com vocês, meninos! Eu estou na faculdade de enfermagem, preciso ler muita coisa acadêmica. Apesar de gostar desse ramo médico, se torna massante e estafante. Sinto a necessidade de ler histórias gostosas, que nos leva a mundos diferentes e nos faz desopilar da vida. ❤
Bukowski ganhou fama ali pelos 50 anos de idade e morreu com 74. Li um romance dele e acho que combina com alguém que tem uma vida meio louca e se identifica. Tem aquela doideira meio sem sentido, sem lição nenhuma, sem grandes pretensões, tem um fundo de tristeza, de desespero. Quero dizer, pra alguns diz muito, mas acho que pra maioria não agrega muito. Quero ler poemas dele, porque ouvi uns no TH-cam que eram excelentes. Mas em relacao a romances acho que o que li Factotum é o suficiente. Anteriormente tinha começado a ler Women e a única diferença é que em Factotum ele (o protagonista) faz um monte de merda e é um ferrado e em Women ele faz um monte de merda e tem dinheiro e alguma fama.
Do velho Buk eu passo é longe 😂
se quiser ler COLLEN HOOVER, beleza, mas não leia🤝🏼
#paz
kkkkk
É um pouco ruinzinho mesmo kkkkkk mas é otimo para aprender e treinar inglês.
É isso 😂
@@AnaCelular-vn4ih se tem essa utilidade, eu aceito. LEIAM!
Esse tipo de comentário de ter que ler livros certos e bla bla bla é realmente muito chato, e daí se queremos ler um livro que não é clássico e que segundo o "coach" não vai agregar? Eu posso me divertir com a leitura tbm, eu por exemplo, adoro ler o quadrinhos do Tex. Esse negócio de "vc ter que ler só os clássicos senão é melhor nem ler" é coisa de gente chata que quer regrar a tua leitura, leia os clássicos, leia romances, leia quadrinhos, enfim, leia tudo o que puder, pq ler é bom demais.
Sem falar que essas leituras "menos cultas" varias vezes servem de introdução pra leituras mais profundas, nenhuma criança de 12/13 anos vai ler crime e castigo, e se quer tem a capacidade/experiencia para entender a obra.
Em um país onde se lê tão pouco como o Brasil, até lê rótulo de shampoo já tá valendo.
É a típica pessoa que se leva muito a sério, cheio de não sei o que.
"Aí não vou perder meu tempo lendo esse livro." Então deita na BR
E pior que a minha 5° série aflora perto dessa gente 😂
Isso mesmo meninos, apenas leiam pessoal! Literatura é literatura e a verdade individual não é absoluta...
E isso que vc disse é uma verdade absoluta???
Ai tu pegou ela kkkkk@@LucasCoutinholins-yh9iw
Aí gente, super revoltada desses dois não terem a visualização que merecem.
Eu tô lendo Aristóteles e The little prince 🗿
Concordo demais!!!
Não existe ninguém mais chato do que o famoso "Pseudo intelectual"
Quem bulinar a Tatiana vai se ver comigo 😡. Brincadeira, ótimo vídeo.
Leiam "Uma Breve História do Tempo". 😅😅
Engraçado é que na internet aparecem especialistas em TUDO, é impressionante como são talentos desperdiçados atrás de teclados e telas de computadores apenas criticando o trabalho dos outros. Brincadeiras à parte, sou do campo acadêmico, fiz meu doutorado em História, mas, nem tudo que você lê precisa ser voltado para seu campo de estudos. Leitura é MUITO MAIS do que o academicismo, que é apenas um gênero literário, um entre uma infinidade de possibilidades. Parabéns pelo trabalho de vocês, não apenas como escritores, mas também como divulgadores e incentivadores da leitura.
Estou tentando voltar com o hábito de ler. Não estou lendo todo dia, por em quanto, mas estou lendo numa frequência de dia sim dia não.
esse canal sempre aparecia pra mim na for you do instagram, agora estou descobrindo que são duas pessoas... cara, eu tô muito confuso
Mas 50 tons de cinza é consenso que ninguem deve ler, né? 😂
KKKKKKKKKKK
Cara, se eu comprei com o meu dinheiro... pode ser considerado o pior livro do mundo, eu vou ler e não é da conta de ninguém rsrsrsrsrsr
Livro funciona de várias maneiras diferentes para cada pessoa. Posso dizer com todas as letras que li um livro apenas da Collen Hoover (É Assim que Acaba), e foi um livro fenomenal pra mim. Por um simples motivo, que eu passei pela mesma situação que a personagem passou na história. Sim, vi meu pai batendo na minha mãe quando era pequena e esse livro foi um gatilho pra eu amar a autora! Fui lá e comprei TODOS os livros dela. Pode não funcionar pra uns e para outros ser a obra da vida! Que foi o meu caso. Então gosto é muito relativo. Fico muito triste em ver que muitos desprezam a autora, assim como outros por aí. Isso claramente acontece ao inverso também, claro. Por exemplo, eu DETESTEI Coraline. E vejo muuuuita gente idolatrar. Enfim, cada livro é para ser degustado por qualquer um e cada um ter a sua opinião, só isso.
Fala gurizada, não sei se vcs já fizeram um video assim, pelo menos eu não achei, mas seria legal um conteudo sobre toda o processo de produção e venda de livros. Pelo menos de como vcs fazem.
Gente chata, que não aceita opinião alheia, que pensa que é dono da verdade é o que não falta em comentários da internet, seja qual for o canal, site, página, infelizmente.
As vezes abrir comentários faz mal para sanidade mental. Kkkk
muito bom o video :)
Nunca sei quem é quem, rs. Quem é o cara do livro recente e quem é o melhor compositor musical? rs
Oloco,é foda,vejam Kamen Rider
Eu vim pelo Bukowski.
Não fala assim de O Grande Gatsby 😢😅
Acho que o problema é aquele cara que é só uma coisa. Sabe o cara que só fala de marvel? Ou só fala de literatura cult? Ninguém é uma coisa só. Tudo isso é uma persona. Mas o pseudo intelectual vem com uma arrogância diferenciada. No final todo esse solipsismo e arrogância tornam eles os caras mais inteligentes da ilha que eles se forçam a habitar.
Bah véi, é mto isso 👏🏻
ótimo vídeo
Comecei a ler Dom casmurro e não consegui terminar de tão entediante que eu achei aquela por ca ria.
Tmb achei, mas amo Machado de Assis
kkkk eu também abandonei o livro.
Deem mais uma chance pra Dom casmurro, leiam sem pressa, não vão se arrepender.
Eu sou a versão feminina do Bukowski 🖤
Bah.
Ah não 😂
👏👏👏👏
💪🏼💪🏼
eu vi outro dia um cara chamando vocês de olavistas isso porque o Evezel postou um vídeo de cachimbo e a publi do clube do livro KKKKKKKKKKKKKKKKKK
paia demais essa rapaziada
3:12 8:59