Muito interessante! Incrível como a busca das religiões se conciliam, nosso desejo mais íntimo é a volta para casa, unir-se a Deus em um processo de auto-conhecimento e vice-versa.
Sou casada com iraniano , e estudo há anos sobre os povos indo-arianos( indianos, iranianos , tadjiks, Kurdish , lores, etc)... pesquiso sites de Especialistas e estudiosos neste assunto ; indico : Circle of Ancient Iranian Studies.
Engraçado. Fui iniciada numa ordem sufi mas que nao pratica o Sama. Sempre quis aprender. Infelizmente o grupo Sufi na minha cidade se desfez.. Eu namorei um iraniano até poucas semanas, encontrei poucas pessoas brasileiras casadas com iranis
@@purpúra-t9f nunca fui numa igreja que dance rodopiando. Acho a dança sufi muito mágica, dá impressão que entram em transe e passam para outra dimensão.
Aos seis anos coloquei uma saia e rodopiei em sentido anti horário , pois sou canhoto , perante minha familia inteira e deixei todo mundo escandalizado. Sempre achei isso sagrado . Claro que fui repreendido depois ! Lembrei da sensação quando vi pela primeira vez os dervixes.
Dervish é uma palavra persa, pertencente ao ramo linguístico indo-europeu, na língua turca existem palavras persas e latinas, introduzidas devido à Ásia menor ter feito parte do Império persa , do império romano , e outrora dos gregos... A língua turca é de origem altaica / mongol. A ordem de Konya, não proíbe as mulheres de fazer o giro dervish. Na Ordem Mevleve, homens e mulheres praticam juntos; não existe opressão ao sexo feminino. A Turquia proíbe que Os Mevleve ensinem o sufismo, a pena são dez anos de prisão .O giro é liberado para apresentações turísticas .
@Breno chegou o macho palestrinha querendo se destacar, puto porque achou uma mulher mais inteligente e informada do que ele... você sabe ler? leu o que está escrito acima? ou só escreveu isso pra se aparecer mesmo?
Breno Breno que bom que achou que meu comentário foi agressivo, porque foi exatamente essa intenção! “Eu apenas informei”, acontece que a tua super informação nem tem relação com o que foi postado por ela. Se toca pelo amor de Deus, coisa mais chata é sempre ter um macho do teu tipo com ego ferido vindo dar palestra sem sentido em comentário de mulher! Vai procurar tua turma!
Breno Breno 1- no post dela está perfeitamente explicado a mistura de povos que constituem a origem turca; 2- você comentou em todos os posts dela, desmerecendo todas as indagações que ela fez sobre a origem da prática do giro com mulheres; 3- se está chateado por terem curtido meus comentários, curta você mesmo os seus também. Se preferir posso fazer isso para te deixar feliz; 4- Vai procurar tua turma, macho ressentido.
Breno Breno acontece que os comentários dela são uma ESPECULAÇÃO sobre a origem do giro. Um convite a pensar. Você sabe o que é isso? Em nenhum momento ela afirma... em outro comentário daqui você chega a colocar palavras na boca dela... sem contar que você mesmo está se contradizendo, realmente esse post aqui é sobre a origem da palavra, e você reafirma a mesma coisa que ela diz no post como se ela houvesse afirmado algo contrário a isso... enfim, tua necessidade de aparecer é patética. Pena de homem do teu tipo. Vá tomar teu rumo, mala!
Em 2011 tive o privilégio de assistir uma cerimônia derviche em Istambul, embora moldada para turistas, foi uma das coisas mais lindas que já presenciei. E foi muito interessante acompanhar essa aula sobre a riqueza do seu significado. Parabéns pela entrevista!
Até hoje nunca tinha ouvido ou visto isso. E por causa de um filme pesquisei o que é sufismo e derviche. O engraçado é que já conhecia, pois na adolescencia sonhei que dançava assim. Vestida de branco e rodando e que tinha certeza que me comunicava com Deus, que estava rezando, sentia uma paz e uma profunda alegria. Como fui criada em família cristã, não contei para ninguém com medo de me retaliarem... como assim, sentir Deus atraves da dança e ainda rodando... Nossa! Não sei o que significava o sonho até hoje, mas acredito que dançava como um Derviche. Entrei e estudei dança do ventre pensando em encontrar aquele sentimento de novo, mas nao conseguia... agora entendo o que era. MUITA GRATIDÃO UNIVERSO, por me trazer até esse vídeo.
3 ปีที่แล้ว
Seja bem-vinda ao Canal, Raquel. Temos outras entrevistas sobre Sufismo. Inscreva-se e acione o sininho para não perder nenhum conteúdo.
É realmente fantástico todo o simbolismo envolvido. Sempre estamos na busca para retornar a nossa verdadeira morada. Jalaladim Rumi fui um grande poeta, seus poemas são lindos e sempre refletem essa comunhão com DEUS.
Tive o grande prazer de conhecer o Abdul Qadr em Curitiba, me recebeu extremamente bem, e participei do zikr e do hadra da ordem, na qual hoje participo juntamente com um irmão aqui em Bh. A dherga de Curitiba é excelente, recomendo a qualquer um que busque a Deus com o seu coração de forma sincera.
Que conversa fascinante! Fiquei feliz que seu convidado voltou. Comecei a me interessar pelo sufismo quando comecei a ler os livros do Gurdjieff. Achei muito interessante a forma como o Abdul explicou que o corpo representa os planetas e o coração representa o sol. Algo que eu sempre quis saber é se os sonhos tem importância na iniciação sufi... Da próxima vez pergunta pra ele? rsrs
6 ปีที่แล้ว +2
Olá, Jeferson, sua pergunta está anotada, mas cremos que o próprio Abdul poderá entrar em contato consigo e responder-lhe. Continue conosco!
Fascinante o tema de hoje, o Abdul com sua humildade e sabedoria sempre planta em nossod coraçoed uma vontade imensa em fazer parte da Ordem Sufi Naqshbandi aí em Curitiba....E mais uma vez, parabéns Jamil por fazer do Realidade Fantástica nosso caminho para a evolução.
Alegria conhecer sobre Grupo de Curitiba. Na Turquia participei de várias Cerimônias Sufis,sendo a mais profunda e significativa a de Hotcha Pacha -Istambul.Inesquecível Sagrada experiência de êxtase. Pretendo conhece-los.Na Paz de Deus deixo um forte abraço
Estou encantada com a diversidade do canal! Parabéns aos idealizadores e obrigada ao entrevistado por compartilhar e esclarecer com tanta generosidade.
Simplesmente fiquei encantado com essas informações, sempre achei a dança maravilhosa e pesquisando cheguei ao canal. Quanta riqueza de informação. Gratidão ao canal, ao entrevistador e ao entrevistado.
3 ปีที่แล้ว
Obrigado, Alexandre. Seja bem-vindo. Inscreva-se e acione o sininho. E fique livre para explorar o conteúdo do Canal. Temos muitos vídeos publicados.
Treinamento de guerra o girar pra simular tonto de ferido e treinar tiro ,.de algumas artes marciais o girar pra ampliar o chi a força vital ,e as crianças giram pra ter energia ,.e alguns incorporam girando ,.ainda estudos dos 21 giros pra se fortalecer mente e corpo ,.muito importante o giro.
Gosto muito do sufismo e do giro sufi. Acho uma pena que as mulheres, que colocam os homens na terra, atualmente sem nem necessitarem de um homem para tal, são colocadas sempre em último plano. Aprendi sobre o sufismo e pratico o giro, porque um sufi de mente aberta, que realmente está em Deus, me ensinou. É quase incompreensível o porque dos homens terem tanto medo das mulheres. Em Poona, Índia, as mulheres podem “estudar” e praticar o giro sufi em um asharham não vinculado a religião, e sim, a religiosidade.
Existe um filme cujo título é Cruzando a ponte: os sons de Istambul " no qual aparece uma bailarina derviche e ela explica o que acontece enquanto gira. Este filme fica a música turca, instrumental e cantada. É uma obra prima.
Na cena do filme mostrada,em que dois derviches giram, não são atendidas as condições de sentido do giro (giram no sentido horário),nem as direções de braços e mãos. Faltou pesquisa à produção do filme?
4 ปีที่แล้ว +2
É bem possível, Geraldo. Esse é o problema das adaptações cinematográficas. Mas, ainda assim, é um filme interessante.
Muito bom vídeo. Me Interesso muito. Faço estudos que tem uma parte embasada em Gurdjieff, e anos ouvi Falar... Quando criança tinha mania de ficar rodando. Era pra me dar um bem estar... Acho q a maioria das crianças fazem isso... Meus pais achavam q tinha algo errado comigo (rsrsrrs) e no final da adolescência ouvir falar sobre os sufis. Em salvador tem algum local ou pessoa que indica? Parabéns! Gratidão.
5 ปีที่แล้ว
Olá, Letícia, sugerimos entrar em contato com o Abduk, pelo email divulgado no vídeo, para saber se há um grupo sufi em sua cidade. Parece que há!
@Giselle5253 Isso na sua insignificante opiniao né queridaxx. kkkkkk Estamos morrendo de preocupados com isso, enquanto os caes ladram, a caravana passa .. Esquece nao queridaxxx
Olá! Sou praticante de quarto caminho, por iniciativa própria e sem vínculo com nenhuma escola. Eu pratico o giro Derviche, mas para ativar os mitocôndrias e produzir energia. Meu giro é no sentido horário. Vi que foi dito que o giro Derviche é anti-horário, mas, na dança que mostra no vídeo de Gurdjief, percebi que é no sentido horário. Poderia esclarecer sobre isso? Muito obrigado pela atenção!
5 ปีที่แล้ว
Olá, Júlio. Obrigado. O melhor a fazer é você escrever diretamente para o nosso entrevistado. Os dados dele aparecem no final do vídeo.
Muito interessante! Incrível como a busca das religiões se conciliam, nosso desejo mais íntimo é a volta para casa, unir-se a Deus em um processo de auto-conhecimento e vice-versa.
Sim, Anderson, muito bonito mesmo.
O que seria voltar para casa?
Sou casada com iraniano , e estudo há anos sobre os povos indo-arianos( indianos, iranianos , tadjiks, Kurdish , lores, etc)... pesquiso sites de Especialistas e estudiosos neste assunto ; indico : Circle of Ancient Iranian Studies.
Olá Harandi, existe algum conteúdo bom em português e/ou espanhol?
Engraçado. Fui iniciada numa ordem sufi mas que nao pratica o Sama. Sempre quis aprender. Infelizmente o grupo Sufi na minha cidade se desfez..
Eu namorei um iraniano até poucas semanas, encontrei poucas pessoas brasileiras casadas com iranis
Oi. A mulher não pode praticar a dança dos sufis? Por quê?
@@jurema60coisas estranhas nas religião na igreja de crente se rodopia assim
@@purpúra-t9f nunca fui numa igreja que dance rodopiando. Acho a dança sufi muito mágica, dá impressão que entram em transe e passam para outra dimensão.
Aos seis anos coloquei uma saia e rodopiei em sentido anti horário , pois sou canhoto , perante minha familia inteira e deixei todo mundo escandalizado. Sempre achei isso sagrado . Claro que fui repreendido depois ! Lembrei da sensação quando vi pela primeira vez os dervixes.
Sem dúvida.
É mss mulher n pode ,né? Kkkkkk
@@cleamakenda4601 a coisas estranhas demais na igreja de crente rodopia de saião
Dervish é uma palavra persa, pertencente ao ramo linguístico indo-europeu, na língua turca existem palavras persas e latinas, introduzidas devido à Ásia menor ter feito parte do Império persa , do império romano , e outrora dos gregos... A língua turca é de origem altaica / mongol.
A ordem de Konya, não proíbe as mulheres de fazer o giro dervish. Na Ordem Mevleve, homens e mulheres praticam juntos; não existe opressão ao sexo feminino. A Turquia proíbe que Os Mevleve ensinem o sufismo, a pena são dez anos de prisão .O giro é liberado para apresentações turísticas .
@Breno chegou o macho palestrinha querendo se destacar, puto porque achou uma mulher mais inteligente e informada do que ele... você sabe ler? leu o que está escrito acima? ou só escreveu isso pra se aparecer mesmo?
Breno Breno que bom que achou que meu comentário foi agressivo, porque foi exatamente essa intenção! “Eu apenas informei”, acontece que a tua super informação nem tem relação com o que foi postado por ela. Se toca pelo amor de Deus, coisa mais chata é sempre ter um macho do teu tipo com ego ferido vindo dar palestra sem sentido em comentário de mulher! Vai procurar tua turma!
Breno Breno 1- no post dela está perfeitamente explicado a mistura de povos que constituem a origem turca;
2- você comentou em todos os posts dela, desmerecendo todas as indagações que ela fez sobre a origem da prática do giro com mulheres;
3- se está chateado por terem curtido meus comentários, curta você mesmo os seus também. Se preferir posso fazer isso para te deixar feliz;
4- Vai procurar tua turma, macho ressentido.
Breno Breno acontece que os comentários dela são uma ESPECULAÇÃO sobre a origem do giro. Um convite a pensar. Você sabe o que é isso?
Em nenhum momento ela afirma... em outro comentário daqui você chega a colocar palavras na boca dela... sem contar que você mesmo está se contradizendo, realmente esse post aqui é sobre a origem da palavra, e você reafirma a mesma coisa que ela diz no post como se ela houvesse afirmado algo contrário a isso... enfim, tua necessidade de aparecer é patética. Pena de homem do teu tipo.
Vá tomar teu rumo, mala!
👏👏👏👏👏👏🙏
Depois que comecei a assistir aos vídeos do canal, minha vontade de morar em Curitiba só aumenta.
Seja bem-vinda, Jasmim.
Seu perfil é bem sinistro
Em 2011 tive o privilégio de assistir uma cerimônia derviche em Istambul, embora moldada para turistas, foi uma das coisas mais lindas que já presenciei. E foi muito interessante acompanhar essa aula sobre a riqueza do seu significado. Parabéns pela entrevista!
Até hoje nunca tinha ouvido ou visto isso. E por causa de um filme pesquisei o que é sufismo e derviche. O engraçado é que já conhecia, pois na adolescencia sonhei que dançava assim. Vestida de branco e rodando e que tinha certeza que me comunicava com Deus, que estava rezando, sentia uma paz e uma profunda alegria. Como fui criada em família cristã, não contei para ninguém com medo de me retaliarem... como assim, sentir Deus atraves da dança e ainda rodando... Nossa! Não sei o que significava o sonho até hoje, mas acredito que dançava como um Derviche. Entrei e estudei dança do ventre pensando em encontrar aquele sentimento de novo, mas nao conseguia... agora entendo o que era. MUITA GRATIDÃO UNIVERSO, por me trazer até esse vídeo.
Seja bem-vinda ao Canal, Raquel. Temos outras entrevistas sobre Sufismo. Inscreva-se e acione o sininho para não perder nenhum conteúdo.
Qual o nome do filme quero assisti
Que excelente entrevista. Todos Somos Um buscando o retorno ao Criador 🙏🏼
Obrigado, Fadua.
Todos menos as mulheres!!!
É realmente fantástico todo o simbolismo envolvido. Sempre estamos na busca para retornar a nossa verdadeira morada. Jalaladim Rumi fui um grande poeta, seus poemas são lindos e sempre refletem essa comunhão com DEUS.
Quem é?
O filme que o entrevistado cita tem aqui no youtube - "encontro com homens notáveis". Maravilhoso. Recomendo
Tive o grande prazer de conhecer o Abdul Qadr em Curitiba, me recebeu extremamente bem, e participei do zikr e do hadra da ordem, na qual hoje participo juntamente com um irmão aqui em Bh. A dherga de Curitiba é excelente, recomendo a qualquer um que busque a Deus com o seu coração de forma sincera.
Que bom, Ivan!
Fui conhecer, participei de uma meditação, o canto me elevou a alma, fiquei em profundo estado de amor e gratidão. Gostei muito vou voltar mais vezes.
Amei sobre dança sofisma.. obrigada..quero ver mais
Que conversa fascinante! Fiquei feliz que seu convidado voltou. Comecei a me interessar pelo sufismo quando comecei a ler os livros do Gurdjieff. Achei muito interessante a forma como o Abdul explicou que o corpo representa os planetas e o coração representa o sol. Algo que eu sempre quis saber é se os sonhos tem importância na iniciação sufi... Da próxima vez pergunta pra ele? rsrs
Olá, Jeferson, sua pergunta está anotada, mas cremos que o próprio Abdul poderá entrar em contato consigo e responder-lhe. Continue conosco!
Realidade Fantástica Obrigado! Seria ótimo se ele pudesse responder essa pergunta. :)
Fascinante o tema de hoje, o Abdul com sua humildade e sabedoria sempre planta em nossod coraçoed uma vontade imensa em fazer parte da Ordem Sufi Naqshbandi aí em Curitiba....E mais uma vez, parabéns Jamil por fazer do Realidade Fantástica nosso caminho para a evolução.
Obrigado, José.
Alegria conhecer sobre Grupo de Curitiba.
Na Turquia participei de várias Cerimônias Sufis,sendo a mais profunda e significativa a de Hotcha Pacha -Istambul.Inesquecível Sagrada experiência de êxtase. Pretendo conhece-los.Na Paz de Deus deixo um forte abraço
Estou encantada com a diversidade do canal! Parabéns aos idealizadores e obrigada ao entrevistado por compartilhar e esclarecer com tanta generosidade.
Maravilhoso, as mulheres também podem participar desta prática.
Simplesmente fiquei encantado com essas informações, sempre achei a dança maravilhosa e pesquisando cheguei ao canal. Quanta riqueza de informação. Gratidão ao canal, ao entrevistador e ao entrevistado.
Obrigado, Alexandre. Seja bem-vindo. Inscreva-se e acione o sininho. E fique livre para explorar o conteúdo do Canal. Temos muitos vídeos publicados.
Treinamento de guerra o girar pra simular tonto de ferido e treinar tiro ,.de algumas artes marciais o girar pra ampliar o chi a força vital ,e as crianças giram pra ter energia ,.e alguns incorporam girando ,.ainda estudos dos 21 giros pra se fortalecer mente e corpo ,.muito importante o giro.
Obrigado pela participação, Marcos.
♡
Fantástico. Assisti sem piscar. Algo ressoa muito profundamente. Quero girar um dia.
Poxa, como gostei dessa entrevista! Muito agradecido pelo trabalho!
Muito boa a explicação para o meu aprendizado. Amei! Grata!
Gosto muito do sufismo e do giro sufi. Acho uma pena que as mulheres, que colocam os homens na terra, atualmente sem nem necessitarem de um homem para tal, são colocadas sempre em último plano. Aprendi sobre o sufismo e pratico o giro, porque um sufi de mente aberta, que realmente está em Deus, me ensinou. É quase incompreensível o porque dos homens terem tanto medo das mulheres. Em Poona, Índia, as mulheres podem “estudar” e praticar o giro sufi em um asharham não vinculado a religião, e sim, a religiosidade.
Hum
Eu entendi diferente. Entendi que mulheres podem praticar...
Eu sempre agradeço por cada elucidação e comprometimento com a Tradição.
Com? Assim? Tradição e
O giro dos dervixes, equivalem ao PRIMEIRO RITO TIBETANO, porem, muito maior o tempo de permanencia, sendo que no rito, saõ apenas 21 voltas.
Quanto conhecimento repassado, incrível! Curitiba♥️
Muito interessante! A conexão é o objetivo!
Obrigado, Mafalda.
Existe um filme cujo título é Cruzando a ponte: os sons de Istambul " no qual aparece uma bailarina derviche e ela explica o que acontece enquanto gira. Este filme fica a música turca, instrumental e cantada. É uma obra prima.
Parabéns pela entrevista.Muito esclarecedora.
Obrigado, Vanessa.
Maravilhoso.
Entrevista maravilhosa! sempre quis entender isso. Muito obrigada!
Que vídeo sensacional Parabéns!
Obrigado, Patty.
Na cena do filme mostrada,em que dois derviches giram, não são atendidas as condições de sentido do giro (giram no sentido horário),nem as direções de braços e mãos.
Faltou pesquisa à produção do filme?
É bem possível, Geraldo. Esse é o problema das adaptações cinematográficas. Mas, ainda assim, é um filme interessante.
@ Realmente.Grato pela resposta.
Excelente!!!
👏👏👏👏👏👏
Adorei conhecer mais!
Muito bom vídeo. Me Interesso muito. Faço estudos que tem uma parte embasada em Gurdjieff, e anos ouvi Falar... Quando criança tinha mania de ficar rodando. Era pra me dar um bem estar... Acho q a maioria das crianças fazem isso... Meus pais achavam q tinha algo errado comigo (rsrsrrs) e no final da adolescência ouvir falar sobre os sufis. Em salvador tem algum local ou pessoa que indica? Parabéns! Gratidão.
Olá, Letícia, sugerimos entrar em contato com o Abduk, pelo email divulgado no vídeo, para saber se há um grupo sufi em sua cidade. Parece que há!
Muito interessante!Ótima entrevista!!!!!!!
Obrigado, Maria!
Linda entrevista!!🙏
Que maravilha!!!
Ótimo, vídeo, obrigado!
Obrigado, Leonardo.
sensacional
Que maravilha! Um dia estarei com vcs!
Temos certeza que será bem-vinda pela comunidade sufi de Curitiba, telma
Telma Rodrigues EU TAMBÉM.
@Giselle5253 E vc tá fazendo o que na página sufi??????? Vá para página de cristaos,, oxxi que coisa feia..
@Giselle5253 Isso na sua insignificante opiniao né queridaxx. kkkkkk Estamos morrendo de preocupados com isso, enquanto os caes ladram, a caravana passa .. Esquece nao queridaxxx
@Giselle5253 ladrar faz parte dos ignorantes .. bjs
No filme indiano Jodhaa Akbar tem uma apresentação do Giro Derviche em uma cerimônia. É muito emocionante.
Obrigado pela indiciação, Bete.
Impossível preservar
Riquíssima entrevista. Obrigado ao entrevistado e ao apresentador.
O número de 9 participantes, refere-se aos 9 planetas do sistema solar?
Obrigado, Gustavo. Sim, o giro derviche pode ser comparado à dança simbólica dos planetas do nosso sistema. Mas há outros simbolismos.
Sempre ouvi falar muito bem desta religiao ou filosofia.
existe sufismo em são paulo tb ?
Bem legal gostaria de conhecer, mas moro em Florianópolis e acho que não tem aqui
Bacana a entrevista! Gostei!
Olá! Sou praticante de quarto caminho, por iniciativa própria e sem vínculo com nenhuma escola. Eu pratico o giro Derviche, mas para ativar os mitocôndrias e produzir energia. Meu giro é no sentido horário. Vi que foi dito que o giro Derviche é anti-horário, mas, na dança que mostra no vídeo de Gurdjief, percebi que é no sentido horário. Poderia esclarecer sobre isso? Muito obrigado pela atenção!
Olá, Júlio. Obrigado. O melhor a fazer é você escrever diretamente para o nosso entrevistado. Os dados dele aparecem no final do vídeo.
Muito obrigado pela atenção! Vou fazer sim. Um forte abraço!
Muito bom!!!
Gratos, Akhenaton!
Mulheres não participam?
Alguém teria, por favor, o contato do senhor Abdul?
Mulheres podem participar do sufismo e do giro dervixe? Um abraço e Paz Profunda
eia os comentários acima
@@harluxsophia naoooooooooooooooo
Só n pode ter labirintite.
O giro pode ser praticado por mulheres? Amo essa prática.
Nunca . Mulher não tem vez kkkk
Salam s2
Salam!
é mais no filme os malucos tavam girando no sentido horário, acho que faltaram na aula kkkk
FOI
Lindo mas uma pena haver preconceito feminino
Maria, no grupo sufi deles, aqui em Curitiba, salvo engano as mulheres estão fazendo o giro dervixe.
Interessante!
Faltou perguntar ao mestre os benefícios da prática, para saúde.
Na próxima perguntaremos!
Pesquisa sobre os benefícios da dança ❤️
Porque não tem mulher nessa dança?
leia os comentários acima
Pq mulé n pode