Que se fodam as noras é genros se elas ficam buzinando na cabeça do cônjuge pra criar desavenças entre os pais e filhos. "Olha como sua mãe faz? Ela quer controlar nossa vida!" Esse tipo de gente tem que ter a língua cortada! Em vez de falar isso tem que incentivar o cônjuge a dar mais atenção aos pais, "Olha sua mãe está se sentindo sozinha, porque você não trás ela pra almoçar aqui em casa?" Todos têm que ceder um pouco pra todos viverem em paz, tratar dos sogros como você gostaria que o cônjuge tratasse seus pais.
@divet infelizmente as vezes a gente dá todo o carinho e atenção aos pais e pra eles não bastam, eu vivo com meu noivo, ele nunca tratou minha mãe mal mas ela consegue me afastar pelo fato de não ter aceitado minha saída de casa pra ter a minha vida com meu noivo. Nós inclusive moravamos em outro país e voltamos pra ficar perto dela, largamos emprego e uma boa casa qur tinhamos pois minha irmã faleceu mas ela não está satisfeita, quer que eu fique debaixo da saia dela a vida toda e faz drama. Infelizmente dessa maneira você afasta mais os filhos do que aproxima eles, diferente da minha sogra que me trata super bem e apesar de morarmos distantes ela nos aproxima dela.
Quando saí de casa foi um sufoco, acho que ainda é. Ela ainda sofre muito e sei que fica chorando porque eu saí. Ela desaprendeu a viver por ela mesma, não sabe ter desejos pra ela nem sonhos, deu tanto pra mim que virou uma narcisista nojenta que só desgrudou de mim na briga e grito. As pessoas precisam aprender a olhar pra elas mesmas novamente, quem cria filho pra si mesmo quer um servo, as pessoas criam filhos pro mundo.
Vivi o que a sua mãe viveu, e ainda sofro com a ausência e as lembranças das minhas 2 filhas. Mas consegui olhar pra mim, me ressignificar. Cuido do meu corpo, da minha mente, estou na metade do curso de psicologia, fiz oque era pra ter feito antes, mas não achava espaço pra mim, pq a minha vida era totalmente voltada a elas. Hoje faço o que eu quero, e o que elas sempre quiseram que eu fizesse por mim. Espero que elas nunca me imaginem como uma mãe narcisista nojenta, ficaria muito triste, pq tudo que eu fiz foi por um amor imenso e inexplicável.
Minha mãe enche meu saco quando começo a saiir, viajar, arranjo alguém. Faz cara feia, me manipula como se eu tivesse que ser dela. Não trabalha , fica só dentro de casa, encheu a casa de gato. Haja terapia...
Ela tá se sentindo sozinha mesmo com alguém dentro de casa, tente conversar mais com ela, leva ela pra passear também, ajude ela a encontrar um passatempo que agrade ela.
XD Aí complica! Então pega ela e da uns beijos até ela se encher de você! Kkkkk E pega ela na marra dizendo, agora você vai se não eu mordo! 😝 É que nem criança chamando atenção! Tenha paciência com ela!
@@divet8596 A gente tem que se preparar para essa fase da vida, fazer coisas que tragam o sentido de volta, sem depender excessivamente dos filhos, se a pessoa tiver uma ocupação que a faça se sentir útil, não vai sentir tanta carência. Os filhos crescem e se tornam independentes, que bom !
Eu conheço essa doença de manipular como narcisismo ! Tem mãe que é narcisista manipula filha , tem marido narcista que manipula a esposa , e tem esposa narcisita também que manipula o marido., E tem também sogra narcisista que só fala mal da nora e entende que o filho casou e está vivendo a vida dele !
Sou mãe de três filhos maravilhosos,já estão fora cada um em países diferentes ,costumo visitar uma vez por ano,agora estou só mais o meu marido,nós passeamos muito ,para não ficarmos em casa a pensar,eles ligam todos os dias,para saber como estamos, sinto orgulho neles
Meu filho casou recentemente 💞 sou mãe solo estou me sentindo muito sozinha.. solitária....visito as amigas.... estou viajando e vivendo...mas tem dias que é difícil....mas entendo que a vida é feita de ciclos.
Eu ando sofrendo bastante. Minha mãe sempre me tratou muito bem, quando eu resolvi mudar de país com meu namorado ela se sentiu muito mal , falou até que iria morrer, eu fui mesmo assim. Minha irmã faleceu ano passado portanto eu voltei pra ficar com a minha mãe, quando eu voltei ela me culpou pela vida infeliz que ela esteve vivendo na minha ausência, nunca prestou atenção nas minhas boas experiências que eu tive lá fora, aprendi outro idioma, arrumei bons empregos e tive meu próprio espaço, nunca me senti tão bem. Estamos eu e meu noivo há 8 meses na casa dela, e agora que queremos sair ela voltou com os mesmos argumentos, fala muito mal do meu namorado, diz que eu estou trocando ela, se eu me mudar pra nunca mais olhar na cara dela, nem ligar pra ela. Isso tudo nos deixa muito triste, pois eu e meu noivo voltamos por ela e ele trata ela muito bem e ela só trata ele mal e sente ciúmes. Isso é característica de abuso ou é simplesmente a síndrome do ninho vazio? Já estamos nos mudando aos poucos.
Tenho 53 anos e filhos de 27, 23 e 11 anos. Estou separada há 4 e meu filho mais velho saiu de casa com 19, o do meio saiu com 22 e agora estou eu aqui louca para que o de 11 cresça logo e possa cuidar de sua vida. Gosto da minha solidão e tenho certeza q fui uma boa mãe. Se os netos chegarem serão bem vindos, porém cada um que fique na sua casa e que filhos não venham aporrinhar o meu sossego com criançada.
Sinto culpa as vzs por querer isso tb como se fosse uma pessima mãe por desejar um pouco mais de sossego...e olha que crio só meu filho desde os 4 anos e hoje esta com 16...pai mto ausente..ainda assim as vzs bate a culpa por querer viver um pouco mais p mim...é tenso😢 mas Deus nos da força e vitoria p fazer um bom trabalho e nao descuidar da gente🙌🙏
Eu queria que meus pais fossem assim, porque estão me deixando preocupada. O primeiro saiu e ficaram triste, mas tinham sobrado dois. Agora que o do meio casou meu pai está depressivo, chorando e tal. Aí fico preocupada...se eu sair o que vai acontecer com eles??
É horrível mesmo! eu choro até hoje por minha filha que está bem e bem independente de mim emocionalmente, eu me encontro separada e só! e estou tendo que me redescobrir , lendo livros vendo o que gosto de fazer e por incrível que pareça eu nem sei mais o que eu gosto, estou tentando redescobrir.....adorei o vídeo!
Fique feliz. Ela estar independente é sinal que você cumpriu bem o seu papel de mãe. Cuidar da saúde, evitar pensar no futuro, porque isso a Deus pertence. Com certeza você vai achar coisas interessantes pra fazer. Também estou nesse barco.
Terapia ajuda muito a superar essa questão. Quebrar o cordão umbilical da sua filha vai fazer com que você descubra coisas que não conhecia porque vc, como mãe, estava sempre ocupada cuidando dos filhos. Viagens, novas amizades, até projetos sociais podem ajudar vc a superar a saída da sua filha de casa e ainda se sentir bem consigo mesma. /)
Estou na mesma situação e tenho 4 filhos cada um seguindo seu caminho, agora mais difícil ainda lidando com luto de um filho que partiu a onze meses... não é fácil, qdo esquecemos de nós mesmas pra se dedicar exclusivamente a família e isso é um erro, fica mto difícil.....estou em terapia pra conseguir resignificar tudo isso....os filhos tem que seguir ,serem independentes sinal que fizermos nosso papel de pais ! Força sempre 🥰
Meu namorado saiu da casa dos pais para morar comigo. E a mãe dele entrou em depressão, o pai dele falava que ela tentava se matar na vdd ( pegava a faca e falava q ia se cortar ). e fora inúmeras doenças que ela fica arrumando e indo no médico o tempo todo. Eu falo que ela tem aquela síndrome hipocondríaca. Daí meu “namorido” começou a ir muito na casa dela, todo final de semana e sempre que tem oportunidade vai na semana tbm. Na época que só namorávamos ele nunca dormia na minha casa. E a mãe dele sempre joga umas falas muito chatas para mim, tipo, a mulher Nunca será como a mãe. E bla bla. Inclusive tudo oq ele faz ele fala para os pais como se tivesse pedindo autorização. E ele normalmente só faz se eles concordarem. Recentemente ele comprou um carro novo e não contou para a mãe. Pois sabia que ela iria palpitar sobre ele ter gastado dinheiro. E fomos no outro dia mostrar o carro para ela e o pai dele. Daí o pai dele disse que ela ficou muito brava e chateada e tinha até desligado o celular o dia todo. Pq ele não contou para ela. Estou a 6 anos com ele. E nossa relação não evolui sabe? Estamos com a mesma aliança até hoje, ele nunca cogitou em me pedir sequer em noivado mesmo sabendo que eu não curto ser amasiada. E sempre que ele vai na casa dos pais ele volta com ideia de coisas para abrir, de negócios que pode investir. E eu fico olhando e pensando caramba essa ideia não é dele e nem minha que estou vivendo do lado dele todo santo dia. E bate aquela frustração. E o engraçado é que a irmã do meu namorido ela não faz isso, ela vive o casamento dela visita e liga quando pode e traga os pais bem porém sempre mantendo a privacidade do casamento dela. E meu namorado ele já é totalmente dependente desse situação que a mãe e o pai causa. Eu sinceramente já estou desgastada dessa situação.
Mais cedo ou mais tarde o ninho esvazia. Claro, que existem alguns casos, nos quais os filhos acabam vivendo com os pais durante toda a vida, mas em sua maioria, os filhos crescem e vão viver suas vidas. Nesse momento, a maioria dos pais se deparam com uma nova realidade, que nem sempre é fácil de lidar. Excelente vídeo....!!
Deus queira que você nunca passe por isso! Então depois que os filhos se vão, que venham os netos! Carinho de vó é a melhor coisa que têm! Deus te abençoe!
@@divet8596 sim, já tô com uma neta morando comigo. Ela é mto querida, e meu filho ainda está em casa. Mas as vezes cansam minha cabeça. Adolescentes esgotam nossas energias. Sei que quando se forem vou sentir o vazio.
Meus pais são separados, moro com minha mãe e ela é a pessoa mais importante da minha vida, porém já tenho 21, e no ano que vem quero ir estudar em uma faculdade que fica bem longe (pq somos de interior) ... No entanto, estando longe não sei se ficarei em paz, penso que me preocuparei demais e isso me deixa receosa.
Meus pais estão nessa dinâmica. Os 3 filhos saíram de casa e agora eles brigam e chamam a gnt pra resolver, ou ficam chantageando com doença. Complicado.
O nome dessa doença é narcisismo , isso sim , uma forma de manipular os filhos , inventaram essa síndrome do ninho vazio , só pra ficar mais bonitinho prós filhos não ver que estão sendo manipulados pelos pais !
Conheço um casal onde o pai não consegue viver se não em torno e para os filhos. Já tinham 2 adultos e um adolescente e sempre tratados como crianças. Parece que o sentido da vida é ter filho bebê, resultado: um quarto filho depois de 16 anos...acho triste isso de projetar a alegria de viver tendo seres dependentes ao longo da própria vida, como forma de compensação do que está ruim. Filho não é para isso.
Com o ninho vazio descobrimos novos rumos, hoje sou atleta de corrida e meu marido ciclista, está sendo muito bom para todos. Adoro seus vídeos! Gratidão!
De novo lendo minha mente kkk Também estava pensando sobre a síndrome do ninho vazio esses dias devido justamente a atitudes dos meus pais antes de eu voltar pra longe deles após as férias.
Fred, isto tbém está acontecendo muito com as mães solo, porque se dedicam além da capacidade pra criar um ou mais filhos e ele (s) acaba querendo mais liberdade! Mas o que acontece comigo é que meu filho, às vezes quer “se livrar” de mim e outras vezes me cobra atenção, e, daí, me sinto culpadíssima por tê-lo decepcionado e volto a estar a sua disposição novamente! E noto que o que está acontecendo comigo e ele, tbém sempre aconteceu comigo e minha mãe! Só que minha mãe tem mais uma filha e eu só tenho ele!
MINHA FILHA CASOU E FOI EMBORA A 2 DIAS, AMO MINHA FILHA E ESTOU SENTINDO UM VAZIO MUITO GRANDE, SEI QUE ELA ESTÁ FELIZ MAIS O PAPAI AQUI ESTA MUITO TRISTE. 😪
como lidar quando filhos saem de casa ... fazer festa,, mostra que foram criados direito. eu mesmo sai de casa com 19 anos ( morar 2 anos nos estados unidoss ).. os meus filhos estao com 15 menino e 12 menina ( cuido sozinho a mais de 8 anos apos separaçao ).. logo estaram fazendo faculdade de medicina em outro pais e vao seguir a vida como deve ser. filhos nao sao nossos... filhos criamos com toda dedicaçao e carinho para o mundo. quando meus filhos estiverem na faculdade eu vou viver viajando e fazendo meus trabalhos... so no brasil maes querem filhos morando na casa dos pais ate 50 anos.. maioria dos paises filhos morando com os pais com seus 25 anos eh uma vergonha.
Na minha opinião sincera eu acho que não, isso pode ajudar a pessoa a se distrair mas de nada adianta se os filhos estiverem mesmo distantes. Visitar os pais toda semana e conversar com eles todos os dias é obrigação, e nada de escrever no Zap, não é a mesma coisa que escutar a voz da pessoa.
@@divet8596 De verdade o q penso é q amor e respeito independem da distância. O ser humano tornou-se egoísta e sem respeito ao sentimento do próximo, tornando a convivência entre gerações as vezes muito difícil. Em tempo de individuaismos a conta a ser paga vai ser bem cara.
morar na casa dos pais eh pior coisa para filhos que querem ser livres.. eu mesmo sai de casa aos 19 anos ,, foi um alivio.. por que voce quer sair as vezes, voltar tarde e pai e mae ficam pertubando, onde vai quando volta .. nao vai sair.. aqui minha casa e blablabla. hoje tenho 47 crio meus 2 filhos sozinho. uma menina de 12 um menino de 15.. eles vao fazer faculdade de medicina em outro pais. e eu vou viajar o mundo e trabalhar.. nao fico de lambeçao com filho nao.
Opa Fred! Excelente explanação, colega! Vi um "dislaique" no vídeo e fico pensando.... Será que é alguém da nossa área, no qual algum filho Não saiu de casa? 😁. Sucesso, meu caro!
pelo que vejo sao mais maes que reclamam desse ninho vazio. sera que eh por que elas querem colocar filhos no lugar do ex marido. medo de ficarem sozinhas essas maes, carencia etc.. medo de serem abandonadas. sendo que isso eh de responsabilidade delas mesmas em conhecer alguem para passar a vida com elas. e nao responsabilidade dos filhos.
Minha mae ta sofrendo isso. Sou filha mais nova e ja tenho 30 anos e batalhando muito pela minha independencia financeira. Minha mae e idosa mais e nao aceita que eu sou adulta ela ta parnoica, faz chantagem. Meus pais sao divorciados a 28 anos.
Sou a pessoa mais positiva da vida,resiliente pra caramba.Mas,ando muito pensativa e preocupada🙄Minha filha namorou 7 anos e fez um casamento lindo.Eu amava meu genro,mais via que ele não era muito carinhoso com ela.Resultado,o casamento acabou após dois anos.Minha filha,não quis nem conversar e acabou.Após seis meses,ela está namorando um rapaz muito bacana.Ele é de uma cidade pertinho da família,e ela mora em apto alugado.Financeiramente ela é bem resolvida e ele tbm.Ela tem muitas amigas e ele é mais quieto.Ja andou dando umas cortadas nas amizades.Mais,é muito amoroso com ela,diferente do outro Enfim,estou apavorada dele pedir pra morarem juntos(casar) e ela ter outra decepção.Qual atitude nós como pais,devemos agir?
a melhor atitude que voce pode ter é apoiar sua filha na decisão que ela tomar. Você, ela e o namorado nao sao videntes, as pessoas mudam, o futuro é sempre incerto. Então se decidirem se casar, apoie-os! Depois se nao der certo o relacionamento, apoie-a!
@@ateliecosturicedajany Também acho que sim , uma forma de segurar o filho em casa , a mãe vai no médico e chega com essa doença , um tempo atrás eu vi uma sogra , falar que tinha isso ! Terrível pro filho e pra nora lidar com isso
Exatamente, tô tendo que lidar com isso e confesso que é bem difícil manter um casamento nessa dinâmica... não podemos ter tempo pra nada... se saio com meu esposo e filho já vem msg.... não posso ter um momento com minha própria família!
@@kahmourabr Os pais precisam entender que eles não são donos dos seus filhos, da mesma forma que eles saíram das asas dos pais para viver a própria vida os filhos também farão, é complicado mesmo
Fred, como se preparar para esse momento do ninho vazio? Qual a maneira de a gente ir se treinando para que esse momento não seja tão impactante e doloroso nem para os pais nem para os filhos? Existe uma maneira de se preparar pra isso?
Acho que meu caso está virando patológico, pq não tem um dia que não choro, até música romântica me faz emocionar. Não estou conseguindo dormir, comer...
Estou " vivendo", não sei oq fazer, almei coração dói tanto, tanto. Eu não quero ser uma mãe narcisista, não quero podar meu filho, ms até a blusa dele eu fico cheirando, ele tem 17 entrou p faculdade de medicina, só que a gebte vivia junto, o templo todo, ele é um ser humano incrível e eu fico entre a preocupação, medo ansiedade , sdd de um tempo q era logo alí, eu não estava preparada, há pouco era um garoto de 13 anos e iamos juntos ao cinema e cafeteria, e hj ele tá na faculdade, de repente, tmb não posso ouvir nenhuma música mais triste q parece q vou morrer.
@@raquelvicente6265 seu filho nao pode ser responsavel por sua felicidade, nao permita que ele deixe de seguir os proprios sonhos por preocupacao em te deixar infeliz.
Tema difícil, pros pais, pros filhos e especialmente pras noras e genros! É foda
Que se fodam as noras é genros se elas ficam buzinando na cabeça do cônjuge pra criar desavenças entre os pais e filhos. "Olha como sua mãe faz? Ela quer controlar nossa vida!" Esse tipo de gente tem que ter a língua cortada! Em vez de falar isso tem que incentivar o cônjuge a dar mais atenção aos pais, "Olha sua mãe está se sentindo sozinha, porque você não trás ela pra almoçar aqui em casa?" Todos têm que ceder um pouco pra todos viverem em paz, tratar dos sogros como você gostaria que o cônjuge tratasse seus pais.
@@divet8596 puxa vida, agindo assim vc vai mesmo conseguir manter seus filhos bem pertinho de ti. Está de parabéns!
@divet infelizmente as vezes a gente dá todo o carinho e atenção aos pais e pra eles não bastam, eu vivo com meu noivo, ele nunca tratou minha mãe mal mas ela consegue me afastar pelo fato de não ter aceitado minha saída de casa pra ter a minha vida com meu noivo. Nós inclusive moravamos em outro país e voltamos pra ficar perto dela, largamos emprego e uma boa casa qur tinhamos pois minha irmã faleceu mas ela não está satisfeita, quer que eu fique debaixo da saia dela a vida toda e faz drama. Infelizmente dessa maneira você afasta mais os filhos do que aproxima eles, diferente da minha sogra que me trata super bem e apesar de morarmos distantes ela nos aproxima dela.
Noras e genros podem serem trocados mãe e pai são unicos
Outra coisa q observo, a maioria dos sogros e sogras de hj em dia são separados ..vc falou muito em casal ...mas a maioria são separados
Quando saí de casa foi um sufoco, acho que ainda é. Ela ainda sofre muito e sei que fica chorando porque eu saí. Ela desaprendeu a viver por ela mesma, não sabe ter desejos pra ela nem sonhos, deu tanto pra mim que virou uma narcisista nojenta que só desgrudou de mim na briga e grito. As pessoas precisam aprender a olhar pra elas mesmas novamente, quem cria filho pra si mesmo quer um servo, as pessoas criam filhos pro mundo.
Uau, forte tuas palavras, mas necessárias...
um dia vai ser mãe .
@@terezacirne2477 fica quietinha, narcista
@@terezacirne2477 espero que seja uma mae diferente da dela
Vivi o que a sua mãe viveu, e ainda sofro com a ausência e as lembranças das minhas 2 filhas. Mas consegui olhar pra mim, me ressignificar. Cuido do meu corpo, da minha mente, estou na metade do curso de psicologia, fiz oque era pra ter feito antes, mas não achava espaço pra mim, pq a minha vida era totalmente voltada a elas. Hoje faço o que eu quero, e o que elas sempre quiseram que eu fizesse por mim. Espero que elas nunca me imaginem como uma mãe narcisista nojenta, ficaria muito triste, pq tudo que eu fiz foi por um amor imenso e inexplicável.
Minha mãe enche meu saco quando começo a saiir, viajar, arranjo alguém. Faz cara feia, me manipula como se eu tivesse que ser dela. Não trabalha , fica só dentro de casa, encheu a casa de gato. Haja terapia...
Ela tá se sentindo sozinha mesmo com alguém dentro de casa, tente conversar mais com ela, leva ela pra passear também, ajude ela a encontrar um passatempo que agrade ela.
@@divet8596 pois é mas quem disse que ela quer ? Kkkk
XD Aí complica! Então pega ela e da uns beijos até ela se encher de você! Kkkkk E pega ela na marra dizendo, agora você vai se não eu mordo! 😝 É que nem criança chamando atenção! Tenha paciência com ela!
@@divet8596 A gente tem que se preparar para essa fase da vida, fazer coisas que tragam o sentido de volta, sem depender excessivamente dos filhos, se a pessoa tiver uma ocupação que a faça se sentir útil, não vai sentir tanta carência. Os filhos crescem e se tornam independentes, que bom !
Eu conheço essa doença de manipular como narcisismo !
Tem mãe que é narcisista manipula filha , tem marido narcista que manipula a esposa , e tem esposa narcisita também que manipula o marido., E tem também sogra narcisista que só fala mal da nora e entende que o filho casou e está vivendo a vida dele !
Sou a mãe mais babona da vida😄Meus três filhos casaram e nós como casal ficamos bem🙏🏻 Trinta e nove anos juntos e bem com a graça de Deus🙏🏻
Sou mãe de três filhos maravilhosos,já estão fora cada um em países diferentes ,costumo visitar uma vez por ano,agora estou só mais o meu marido,nós passeamos muito ,para não ficarmos em casa a pensar,eles ligam todos os dias,para saber como estamos, sinto orgulho neles
Meu filho casou recentemente 💞 sou mãe solo estou me sentindo muito sozinha.. solitária....visito as amigas.... estou viajando e vivendo...mas tem dias que é difícil....mas entendo que a vida é feita de ciclos.
Conseguiu superar?
Eu ando sofrendo bastante. Minha mãe sempre me tratou muito bem, quando eu resolvi mudar de país com meu namorado ela se sentiu muito mal , falou até que iria morrer, eu fui mesmo assim. Minha irmã faleceu ano passado portanto eu voltei pra ficar com a minha mãe, quando eu voltei ela me culpou pela vida infeliz que ela esteve vivendo na minha ausência, nunca prestou atenção nas minhas boas experiências que eu tive lá fora, aprendi outro idioma, arrumei bons empregos e tive meu próprio espaço, nunca me senti tão bem. Estamos eu e meu noivo há 8 meses na casa dela, e agora que queremos sair ela voltou com os mesmos argumentos, fala muito mal do meu namorado, diz que eu estou trocando ela, se eu me mudar pra nunca mais olhar na cara dela, nem ligar pra ela. Isso tudo nos deixa muito triste, pois eu e meu noivo voltamos por ela e ele trata ela muito bem e ela só trata ele mal e sente ciúmes. Isso é característica de abuso ou é simplesmente a síndrome do ninho vazio? Já estamos nos mudando aos poucos.
Isso é abuso, Camila, inclusive investigue se ela não é narcista. Agora o erro de vocês foi voltar. Sigam a vida de vocês sem peso.
Tenho 53 anos e filhos de 27, 23 e 11 anos. Estou separada há 4 e meu filho mais velho saiu de casa com 19, o do meio saiu com 22 e agora estou eu aqui louca para que o de 11 cresça logo e possa cuidar de sua vida. Gosto da minha solidão e tenho certeza q fui uma boa mãe.
Se os netos chegarem serão bem vindos, porém cada um que fique na sua casa e que filhos não venham aporrinhar o meu sossego com criançada.
Sinto culpa as vzs por querer isso tb como se fosse uma pessima mãe por desejar um pouco mais de sossego...e olha que crio só meu filho desde os 4 anos e hoje esta com 16...pai mto ausente..ainda assim as vzs bate a culpa por querer viver um pouco mais p mim...é tenso😢 mas Deus nos da força e vitoria p fazer um bom trabalho e nao descuidar da gente🙌🙏
Eu queria que meus pais fossem assim, porque estão me deixando preocupada. O primeiro saiu e ficaram triste, mas tinham sobrado dois. Agora que o do meio casou meu pai está depressivo, chorando e tal. Aí fico preocupada...se eu sair o que vai acontecer com eles??
Como é duro ....estou passando por essa síndrome antes mesmo dela acontecer. Sofrendo por antecedência.
Você vai casar, Tatiane?
É horrível mesmo! eu choro até hoje por minha filha que está bem e bem independente de mim emocionalmente, eu me encontro separada e só! e estou tendo que me redescobrir , lendo livros vendo o que gosto de fazer e por incrível que pareça eu nem sei mais o que eu gosto, estou tentando redescobrir.....adorei o vídeo!
Fique feliz. Ela estar independente é sinal que você cumpriu bem o seu papel de mãe.
Cuidar da saúde, evitar pensar no futuro, porque isso a Deus pertence.
Com certeza você vai achar coisas interessantes pra fazer.
Também estou nesse barco.
Terapia ajuda muito a superar essa questão. Quebrar o cordão umbilical da sua filha vai fazer com que você descubra coisas que não conhecia porque vc, como mãe, estava sempre ocupada cuidando dos filhos. Viagens, novas amizades, até projetos sociais podem ajudar vc a superar a saída da sua filha de casa e ainda se sentir bem consigo mesma. /)
Estou na mesma situação e tenho 4 filhos cada um seguindo seu caminho, agora mais difícil ainda lidando com luto de um filho que partiu a onze meses... não é fácil, qdo esquecemos de nós mesmas pra se dedicar exclusivamente a família e isso é um erro, fica mto difícil.....estou em terapia pra conseguir resignificar tudo isso....os filhos tem que seguir ,serem independentes sinal que fizermos nosso papel de pais ! Força sempre 🥰
Meus pais se divorciaram depois de 25 anos de casamento, logo após os filhos saírem de casa.
Meu namorado saiu da casa dos pais para morar comigo. E a mãe dele entrou em depressão, o pai dele falava que ela tentava se matar na vdd ( pegava a faca e falava q ia se cortar ). e fora inúmeras doenças que ela fica arrumando e indo no médico o tempo todo. Eu falo que ela tem aquela síndrome hipocondríaca. Daí meu “namorido” começou a ir muito na casa dela, todo final de semana e sempre que tem oportunidade vai na semana tbm. Na época que só namorávamos ele nunca dormia na minha casa. E a mãe dele sempre joga umas falas muito chatas para mim, tipo, a mulher Nunca será como a mãe. E bla bla.
Inclusive tudo oq ele faz ele fala para os pais como se tivesse pedindo autorização. E ele normalmente só faz se eles concordarem.
Recentemente ele comprou um carro novo e não contou para a mãe. Pois sabia que ela iria palpitar sobre ele ter gastado dinheiro. E fomos no outro dia mostrar o carro para ela e o pai dele. Daí o pai dele disse que ela ficou muito brava e chateada e tinha até desligado o celular o dia todo. Pq ele não contou para ela.
Estou a 6 anos com ele. E nossa relação não evolui sabe? Estamos com a mesma aliança até hoje, ele nunca cogitou em me pedir sequer em noivado mesmo sabendo que eu não curto ser amasiada. E sempre que ele vai na casa dos pais ele volta com ideia de coisas para abrir, de negócios que pode investir. E eu fico olhando e pensando caramba essa ideia não é dele e nem minha que estou vivendo do lado dele todo santo dia. E bate aquela frustração.
E o engraçado é que a irmã do meu namorido ela não faz isso, ela vive o casamento dela visita e liga quando pode e traga os pais bem porém sempre mantendo a privacidade do casamento dela. E meu namorado ele já é totalmente dependente desse situação que a mãe e o pai causa.
Eu sinceramente já estou desgastada dessa situação.
E ai, como ficou a situação? Ela deve ser narcista e ele codependente, o problema é se ele não enxerga isso.
Mais cedo ou mais tarde o ninho esvazia. Claro, que existem alguns casos, nos quais os filhos acabam vivendo com os pais durante toda a vida, mas em sua maioria, os filhos crescem e vão viver suas vidas. Nesse momento, a maioria dos pais se deparam com uma nova realidade, que nem sempre é fácil de lidar. Excelente vídeo....!!
Eu tô com a síndrome do ninho cheio... Mas sei que quando esvaziar passo para a próxima síndrome.
Deus queira que você nunca passe por isso! Então depois que os filhos se vão, que venham os netos! Carinho de vó é a melhor coisa que têm! Deus te abençoe!
@@divet8596 sim, já tô com uma neta morando comigo. Ela é mto querida, e meu filho ainda está em casa. Mas as vezes cansam minha cabeça. Adolescentes esgotam nossas energias. Sei que quando se forem vou sentir o vazio.
Tema da próxima semana
@@divet8596 Mas dar mais atenção para o neto(a) do que o próprio filho(a) já é exagero !!!
Meus pais são separados, moro com minha mãe e ela é a pessoa mais importante da minha vida, porém já tenho 21, e no ano que vem quero ir estudar em uma faculdade que fica bem longe (pq somos de interior) ... No entanto, estando longe não sei se ficarei em paz, penso que me preocuparei demais e isso me deixa receosa.
voce nao pode ser responsavel pela felicidade de outras pessoas, espero que tenha corrido atras dos seus sonhos
Gostei muito da maneira como vc abordou o assunto. É mais profundo o que acontece.
Vem de mais tempo e pode romper nesse momento.
Bj
Meus pais estão nessa dinâmica. Os 3 filhos saíram de casa e agora eles brigam e chamam a gnt pra resolver, ou ficam chantageando com doença. Complicado.
O nome dessa doença é narcisismo , isso sim , uma forma de manipular os filhos , inventaram essa síndrome do ninho vazio , só pra ficar mais bonitinho prós filhos não ver que estão sendo manipulados pelos pais !
Conheço um casal onde o pai não consegue viver se não em torno e para os filhos. Já tinham 2 adultos e um adolescente e sempre tratados como crianças. Parece que o sentido da vida é ter filho bebê, resultado: um quarto filho depois de 16 anos...acho triste isso de projetar a alegria de viver tendo seres dependentes ao longo da própria vida, como forma de compensação do que está ruim. Filho não é para isso.
Eita,complicado hein!!
Com o ninho vazio descobrimos novos rumos, hoje sou atleta de corrida e meu marido ciclista, está sendo muito bom para todos. Adoro seus vídeos! Gratidão!
De novo lendo minha mente kkk
Também estava pensando sobre a síndrome do ninho vazio esses dias devido justamente a atitudes dos meus pais antes de eu voltar pra longe deles após as férias.
Fred, isto tbém está acontecendo muito com as mães solo, porque se dedicam além da capacidade pra criar um ou mais filhos e ele (s) acaba querendo mais liberdade! Mas o que acontece comigo é que meu filho, às vezes quer “se livrar” de mim e outras vezes me cobra atenção, e, daí, me sinto culpadíssima por tê-lo decepcionado e volto a estar a sua disposição novamente! E noto que o que está acontecendo comigo e ele, tbém sempre aconteceu comigo e minha mãe! Só que minha mãe tem mais uma filha e eu só tenho ele!
Minha amiga quando a filha casal caiu em depressão começou a ficar doente .Foi muito triste.
Ele precisou de um psicólogo
espero que ela esteja bem hoje em dia, e que tenha compreendido que a filha cresceu
MINHA FILHA CASOU E FOI EMBORA A 2 DIAS, AMO MINHA FILHA E ESTOU SENTINDO UM VAZIO MUITO GRANDE, SEI QUE ELA ESTÁ FELIZ MAIS O PAPAI AQUI ESTA MUITO TRISTE. 😪
Verdade
como lidar quando filhos saem de casa ... fazer festa,, mostra que foram criados direito. eu mesmo sai de casa com 19 anos ( morar 2 anos nos estados unidoss ).. os meus filhos estao com 15 menino e 12 menina ( cuido sozinho a mais de 8 anos apos separaçao ).. logo estaram fazendo faculdade de medicina em outro pais e vao seguir a vida como deve ser. filhos nao sao nossos... filhos criamos com toda dedicaçao e carinho para o mundo. quando meus filhos estiverem na faculdade eu vou viver viajando e fazendo meus trabalhos... so no brasil maes querem filhos morando na casa dos pais ate 50 anos.. maioria dos paises filhos morando com os pais com seus 25 anos eh uma vergonha.
excelente fred
Adota uma criança pra cuidar , em vez de querer cuidar de marmanjo e marmanja
depois a criança vai crescer e a mesma coisa vai acontecer, até serem velhos demais pra adotar? hahaha
Excelente vídeo!
Como preencher este vazio? Viagens? Ginástica? Será que basta?
Na minha opinião sincera eu acho que não, isso pode ajudar a pessoa a se distrair mas de nada adianta se os filhos estiverem mesmo distantes. Visitar os pais toda semana e conversar com eles todos os dias é obrigação, e nada de escrever no Zap, não é a mesma coisa que escutar a voz da pessoa.
@@divet8596 De verdade o q penso é q amor e respeito independem da distância.
O ser humano tornou-se egoísta e sem respeito ao sentimento do próximo, tornando a convivência entre gerações as vezes muito difícil. Em tempo de individuaismos a conta a ser paga vai ser bem cara.
morar na casa dos pais eh pior coisa para filhos que querem ser livres.. eu mesmo sai de casa aos 19 anos ,, foi um alivio.. por que voce quer sair as vezes, voltar tarde e pai e mae ficam pertubando, onde vai quando volta .. nao vai sair.. aqui minha casa e blablabla. hoje tenho 47 crio meus 2 filhos sozinho. uma menina de 12 um menino de 15.. eles vao fazer faculdade de medicina em outro pais. e eu vou viajar o mundo e trabalhar.. nao fico de lambeçao com filho nao.
Gratidao pelo otimo video .o Mai's duro quando os filhos saem o pior o pai ir embora
Opa Fred! Excelente explanação, colega!
Vi um "dislaique" no vídeo e fico pensando.... Será que é alguém da nossa área, no qual algum filho Não saiu de casa? 😁. Sucesso, meu caro!
pelo que vejo sao mais maes que reclamam desse ninho vazio. sera que eh por que elas querem colocar filhos no lugar do ex marido. medo de ficarem sozinhas essas maes, carencia etc.. medo de serem abandonadas. sendo que isso eh de responsabilidade delas mesmas em conhecer alguem para passar a vida com elas. e nao responsabilidade dos filhos.
Meu filho acabou de sair pra estudar.
Estou sem chão. A dor é imensa, mesmo que ainda tem os menores.
Chegou na hr exata.
muito bom Fred. Eu passo por tudo isso que você falou. O que recomenda pra mim como filho?
Acha legal um tratamento para os pais?
Minha mae ta sofrendo isso. Sou filha mais nova e ja tenho 30 anos e batalhando muito pela minha independencia financeira. Minha mae e idosa mais e nao aceita que eu sou adulta ela ta parnoica, faz chantagem. Meus pais sao divorciados a 28 anos.
A minha fingiu tanto que acabou doente de verdade 😢
Sou a pessoa mais positiva da vida,resiliente pra caramba.Mas,ando muito pensativa e preocupada🙄Minha filha namorou 7 anos e fez um casamento lindo.Eu amava meu genro,mais via que ele não era muito carinhoso com ela.Resultado,o casamento acabou após dois anos.Minha filha,não quis nem conversar e acabou.Após seis meses,ela está namorando um rapaz muito bacana.Ele é de uma cidade pertinho da família,e ela mora em apto alugado.Financeiramente ela é bem resolvida e ele tbm.Ela tem muitas amigas e ele é mais quieto.Ja andou dando umas cortadas nas amizades.Mais,é muito amoroso com ela,diferente do outro Enfim,estou apavorada dele pedir pra morarem juntos(casar) e ela ter outra decepção.Qual atitude nós como pais,devemos agir?
a melhor atitude que voce pode ter é apoiar sua filha na decisão que ela tomar. Você, ela e o namorado nao sao videntes, as pessoas mudam, o futuro é sempre incerto. Então se decidirem se casar, apoie-os! Depois se nao der certo o relacionamento, apoie-a!
Qual é a diferença entre síndrome do ninho vazio com Narcisismo ?
Eu acho que faz parte do Narcisismo!
@@ateliecosturicedajany
Também acho que sim , uma forma de segurar o filho em casa , a mãe vai no médico e chega com essa doença , um tempo atrás eu vi uma sogra , falar que tinha isso ! Terrível pro filho e pra nora lidar com isso
Exatamente, tô tendo que lidar com isso e confesso que é bem difícil manter um casamento nessa dinâmica... não podemos ter tempo pra nada... se saio com meu esposo e filho já vem msg.... não posso ter um momento com minha própria família!
@@kahmourabr Os pais precisam entender que eles não são donos dos seus filhos, da mesma forma que eles saíram das asas dos pais para viver a própria vida os filhos também farão, é complicado mesmo
@@AtahbaKharbussi voce está certo, o problema é que as vezes esse ciclo é geracional, e fica mais dificil ainda quebrar esse tipo de coisa.
Tô com síndrome do ninho cheio
Hahah, pensamos a mesma coisa. Foi a primeira coisa que me veio na cabeça. Apesar de que sei que o assunto é sério..
Kkkkk misericórdia!!! essa é terrível ,penso eu. Odeio muvuca, gente amontoada, barulho etc.
Sou divorciada .Acho que pra casais são mais fáceis. Com dor da síndrome. Mas O estudo é melhor para meu Filho. (😢) .
E quando não é um casal q o filho vai embora? Mas um pai/mãe solteiro/a?
Vixi. ... Deve ser pior, pq aí vc não tem nem o parceiro pra dividir.
@@inglescomanimes2485 é a disposição onde encontro? Hahaha
Filhos param?
Falou e não falou nada
Fred, como se preparar para esse momento do ninho vazio? Qual a maneira de a gente ir se treinando para que esse momento não seja tão impactante e doloroso nem para os pais nem para os filhos? Existe uma maneira de se preparar pra isso?
Te digo que pensei isso ir me preparando mas te digo entre a teoria e a prática grande diferença.
INFERNIZANDO??
Acho que meu caso está virando patológico, pq não tem um dia que não choro, até música romântica me faz emocionar. Não estou conseguindo dormir, comer...
Tem 2meses que minha única filha saiu de casa, estou arrasada
Estou " vivendo", não sei oq fazer, almei coração dói tanto, tanto. Eu não quero ser uma mãe narcisista, não quero podar meu filho, ms até a blusa dele eu fico cheirando, ele tem 17 entrou p faculdade de medicina, só que a gebte vivia junto, o templo todo, ele é um ser humano incrível e eu fico entre a preocupação, medo ansiedade , sdd de um tempo q era logo alí, eu não estava preparada, há pouco era um garoto de 13 anos e iamos juntos ao cinema e cafeteria, e hj ele tá na faculdade, de repente, tmb não posso ouvir nenhuma música mais triste q parece q vou morrer.
@@raquelvicente6265 seu filho nao pode ser responsavel por sua felicidade, nao permita que ele deixe de seguir os proprios sonhos por preocupacao em te deixar infeliz.
Somos duas
Terapia urgente!!!!!!
Tá muito baixo