Resumindo: preste muita atenção no que você gasta seu tempo e dinheiro, para não estar vivendo como escravo do “prazer”. Como é dito no filme ‘Clube da Luta’: “O que você possui, acaba possuindo você.”.
Talvez a maioria das pessoas ainda não estejam preparadas para esse assunto abordado. Mas achei super relevante e essencial falar sobre como gastamos nosso dinheiro e o impacto disso no viver de fato
Isso é só complicar excessivamente o óbvio: você não precisa ter o computador mais potente do momento. Nem precisa jogar o jogo do momento. Seu computador tem que atender às suas necessidades REAIS e pronto. Não tem mistério.
Tempo que se "perde" se divertindo, aproveitando, fazendo o que a pessoa gosta, não é tempo perdido. Discordo completamente do que disse, exceto da parte que deixou de fazer algo importante para jogar. Aí sim, pode ser algo sério e talvez seja preciso ajuda para modificar essa situação. Enquanto o mundo tiver essa mentalidade que "não se pode fazer nada que não seja produtivo", continuaremos sendo explorados por empregos de M, que nos trazem doenças e angústias.
Especialmente se você jogar/assistir conteúdo em outras línguas. Aí não é perca de tempo mesmo!! Tendo feito isso por anos, hoje faço parte dos 1% REALMENTE fluentes em inglês em nosso país e estou usando isso novamente para aprender francês, italiano, espanhol. E também estou sempre com alguma coisa em inglês para manter a língua em dia, auxilia muito nessa manutenção (isso que falo inglês em média umas 5h do meu dia!)
Exatamente... esse tipo de papo de que não se deve ''perder tempo jogando'' é apenas uma fase, videogame assim como tudo na vida é para quem gosta. Na minha adolescência, adorava assistir anime e com o tempo perdi a vontade. Mas, nem por isso vou dizer: ''não fique perdendo o seu tempo assistindo anime''. Esse tipo de narrativa é uma grande bobagem, tem horário para tudo... inclusive para jogar.
Vendo o seu relato, me identifiquei bastante com os vícios (hardware, tênis e perfume) e com as épocas que eles ocorreram e isso me faz entender cada vez mais que somos induzidos a viciar em algo por temporada e não acontece de forma orgânica, onde gostamos, desenvolvemos admiração e então ficamos viciados. Antigamente eu não conseguia ficar mais de 2 anos com um computador e então vendia ele e montava um do zero e o mesmo acontecia com celular, onde eu trocava todo ano, independente de me servir ou não e só fui parar com isso depois que parei de seguir canais de tecnologia e principalmente os entusiastas. A dica que eu dou é pra sempre analisar de onde tá vindo a vontade de comprar algo, pois muitas vezes é só o subconsciente que tá pedindo aquilo, depois de ter sido martelado com dezenas de videos e shorts de todas as plataformas digitais.
@@Vinicius-u7f Mas a maioria dos criadores de conteúdo e, principalmente, dos seus seguidores passam a ideia de que é "só isso" sim. Até porque arrisco dizer que em quase 100% dos casos o "despertamento" é por causa de decepção com mulher.
caralho! agora assisti o vídeo completo! que puta vídeo cirúrgico e objetivo! hardware é igual carro. se vc não vai ganhar dinheiro com aquilo ou tem grana sobrando, compra o básico necessário p sua realidade é não tô falando de compra um ninho, estou falando de comprar algo que preencha a sua necessidade, se ando 10km por dia, compra um puta carrão, manutenção cara, durável e bebe bastante, mas para sua rotina, cabe, agora se vc é aquela que roda bastante... procura aquele que tem uma manutenção menor e consumo melhor, pois ao longo do tempo ele "se paga" eu tenho um PC kit pronto da pichau (PC PUBG), uma configuração que roda na a febre do momento, mas não era o topo e hj utilizo ligado na TV da sala, apenas para deixar a TV mais interativa, pois posso assistir um TV box, netflix e usar a Internet mais intuitivamente pelo PC. não sou de jogar mto, mas quando jogo, são jogos com controle. então não faz o menor sentido de aprimorar hardware. Parabéns pelo vídeo e pelos outro. porra, fui longo no comente....
Tem aquela falácia do cara que vai trocar de carro porque gasta menos combustível, mas com o valor de que ele vai gastar daria pra rodar por dezenas de anos.
@@deleterium é complicado. É o mesmo pensamento de você não querer comprar um carro, porque com o valor que gastaria nele, manutenção e gasolina, andaria vários anos de Uber sem se preocupar com carro nenhum.
@@Murilo9510 O ponto central é que a pessoa justifique corretamente seu comportamento, sem usar "falácias lógicas" para dar vazão aos desejos. Sempre vale a pena trazer lucidez ao consumo.
Não existe equilíbrio amigo, se vc não jogar com frequência não tem como entrar no competitivo, fica até chato de jogar, boa parte dos jogos viciantes, só tem espaço para os viciados... Infelizmente hoje é assim
@@Sabiomecanico po mano, eu já fui viciado e sei do que você está falando, mas dá pra jogar os jogos single player e se divertir também po e aí entra o meu ponto do equilíbrio. Agora se você quiser jogar competitivamente realmente não existe diversão, você vai tiltar e com 2 mortes já quita do jogo. Multiplayer é pra quem tem tempo e não tem vida, isso é fato
@@Sabiomecanicoisso eu concordo completamente. Mas como vc disse, com jogos competitivos. Eu jogo só jogos de "historinha" como gow, tlou, read dead etc e pra mim não sinto q tô perdendo tempo. Pelo contrário, Sinto q tô ganhando com isso, aprendendo coisas sobre a vida e filosofia inclusive
@@brunomoret8683 todo jogo competitivo, tem modos casuais, sejam as filas normais, sem sistema de ranqueamento, sejam modos alternativos. No caso do lol, você pode jogar o modo não competitivo (normal game) ou, pode jogar aram. E de tempos em tempos, eles lançam eventos de jogos, como o URF, Blitz do nexus, todos por um, etc. tenho amigos que só jogam quando tá tendo URF. E tenho outro amigo, que, se estressava mto com ranqueada, hoje em dia, ele só joga Aram, joga todo dia dps de estudar pra concurso, pra ss divertir
@@gabriell101Mas pode crer que, uma pessoa competitiva, se estressa até mesmo com jogos casuais. Eu qnd era mais novo, ficava PUTASSO jogando God of war kkkkk
Sinceramente, a melhor explicação que um psicólogo poderia ter comigo. Mas como não vou ao psicólogo, te agradeço pelo momento de reflexão, para mudar a vida para melhor.
Makarov, eu te sigo há anos, e eu nunca havia comentado um vídeo seu até hoje. Mas dessa vez eu me senti obrigado a vir aqui te dar os parabéns! Achei o vídeo sensacional! Eu já estive nessa vida e conseguir ir mudando de rumo ao longo dos anos, mas penso que se existisse um vídeo como esse na minha juventude teria sido de grande ajuda.
Eu aqui fazendo manutenção de um PC de cliente, fazendo testes, vendo seu vídeo e olhando pro meu monitor Flatron w2243c kkkkkkkkkk Comecei a fazer manutenções aqui na minha cidade tem pouco tempo, e sempre acompanho seus vídeos, tomara que dê certo pra mim!
Melhor vídeo de hardware que já vi em minha vida… e olha que acompanho o meio desde antes do autor… parabéns meu caro, lucidez e sinceridade são coisas raras hj em dia.
que video FODA, parabens pelo conteúdo cara, sempre admirei sua postura para várias situações que voce traz nos seus vídeos, e esse mesmo me ganhou, esse video nao serve apenas para quem tem um setup, mas para todos aqueles que adiam a felicidade momentânea para buscar com todas as forcas um bem material. Vivi isso na pele depois de montar meu setup, muito forte, hoje percebo que nem precisava disso e que deixei muitas vezes de comprar um sanduíche e alguma roupa para comprar um componente mais forte, bobeira, hoje me sinto mais feliz podendo comprar minhas coisas, e tambem em ter meu setup pronto, tudo é uma questao de equilíbrio, ninhuem precisa parar de se divertir para cumprir um objetivo, acredito que muitos da area da informática cometem esse erro, infelizmente.
Muito maneiro ver o que o seu canal se tornou, Maka ! Não sei se vai lembrar de mim, mas participei de muitos desses anos que vc mencionou no vídeo, dos grupos de hardware no facebook, das tretas e discussões do meio....Vivi muitos anos fissurado em alcançar o PC Perfeito , dando upgrade sempre que sobrava algum dinheiro...Mas hoje em dia vejo que temos que ter apenas o que é necessário , e a partir do momento que o hobby começa a prejudicar tanto a vida pessoal quanto a saúde financeira, está na hora de pular fora ! Grande abraço irmão!
9:49 o melhor conselho que alguém poderia dar e realmente faz sentido é o primeiro canal que eu vejo falando a verdade e não botando coisa na cabeça para a pessoa comprar
Caraca...vídeo veio na hora certa, eu sou muito refém dos meus hobbies e é exatamente isso o que você falou, eu sou escravo disso já faz muito tempo, minha vida gira em torno disso, é possível que se tirasse meu PC eu ficaria maluco hoje...mas a vida nos dá sinais e esse vídeo apareceu no meu feed hoje, comigo ficando endividado por conta de ficar gastando com hardware e perfume, por puro impulso e vício mesmo...parabéns pelo conteúdo e coragem de expor tudo o que você passou!
Que pedrada na cara dos fanáticos! Tava esperando esse vídeo qdo vi o story ontem e acredito que esse vídeo deveria ter um alcance bem maior que só o público atual do canal
Eu hj com 39 anos não tenho vergonha de admitir que estou nessa fase de transição de parar com de comprar peças para viver uma vida social no mínimo natural, o avanço da tecnologia já está em um patamar que não tá dando para acompanhar devido a evolução, indusindo a comprar mais e mais, o que não tem necessidade, hj já parei de comprar, tô com meu i7 11700, 32 RAM, com uma RTX 3070ti OC ventus, que já roda tudo, e nem tenho usado com frequência, ficava no quarto jogando, com isso veio ansiedade, entrei em TAG, engordei muito, adquiri pressão alta, tudo devido ao isolamento, hj já saio, faço exercícios , estou me alimentando melhor, tô vivendo pra mim e pro meu filho!
Me identifico demais com o relato. Cresci estudando e praticando montagem e manutenção. Lembro quando comecei a te acompanhar lá em 2012 (eu tinha 12 anos na época) e ficava fascinado com toda a cultura de PC, ao passo que queria muito montar o meu tão sonhado PC tbm. Insisti muito a meu pai pra que eu pudesse ter uma placa de vídeo nessa época e ele conseguiu pegar uma poderosa gt 610 que fez minha alegria por muitos anos. Jogava minecraft e bf3 nela direto. O tempo passou e eu consegui pegar uma gtx 1060, que pouco usei pra jogar jogos pesados, pois caí no vício do lol e servir à cultura de pc e a cultura de um joguinho online me fez mal demais, seja nos relacionamentos seja na faculdade. Às vezes brigava com meus pais, às vezes passava sufoco em algumas matérias, coisas evitáveis se houvesse equilíbrio. Quando veio a pandemia e eu tive uma crise absurda de ansiedade (mesmo com o meu pc dos sonhos ali), percebi que a vida vai muito além disso. O mal que todo esse empenho que eu empreendia em algo que deveria ser um hobby acabou desgastando a minha cabeça. Conforme o tempo foi passando (e a terapia funcionando), fui saindo de casa, viajando pra outros lugares, praticando exercícios físicos, passei a ser mais sociável na faculdade, no trabalho, e boa parte desses problemas não me atormenta mais. Quanto ao pc, vendi a meu primo. Montei outro que só rodasse o que eu queria sem dor de cabeça. Antes eu sonhava com placas high-end, mas nada se compara com bons momentos vividos em boa companhia. PS: já abandonei o lol e tô usando a gpu nova pra jogar algo que preste kkkkkkk
To pasando por isso, desde a pre adolescência onde foi o começo, jogar jogos e sacrificar estudo, momentos pra ir jogar e me isolar, tenho 22 anos faz um mes que estou sem notebook e sem jogar, é como se eu fosse um drogado sem erva, sem cocaina, e nesse meio tempo tenho me aprofundado em grupos de peças de pc, promoções, lives, eu já gastei uns 2.000 em peças, mas, todo dia estou me perguntando se estou fazendo a coisa certa, e me apareceu seu video, vejo que realmente estou focando na coisa errada, sem propósito, não estou focando em meu desenvolvimento pessoal, cara, obrigando..., vou terminar esse projeto já que comecei, vou salvar teu video e montar metas para fazer, metas que me faça realmente crescer...
Acho importante ressaltar o ponto de como é difícil ter controle financeiro com um computador em mãos, você fica sendo constantemente bombardeado de promoções peças que você provavelmente não precisava e de jogos que você nem queria jogar, mas acaba comprando com a desculpa de que futuramente isso vai ter sentido. Alem da cultura de lançarem hardwares todo ano fazendo você ter a impressão de que sempre está com algo desfasado.
Comprei um pc com uma GTX 1650 superfaturada na época da pandemia, sou feliz com ela até hoje. Se fosse pela mídia de hardware eu já teria trocado de placa umas 3 vezes, uma para RTX 2060/70, outra para 3060 e agora 4060/70. Não vale a pena! Isso que eu ganho dinheiro com o pc, imagina para quem só joga/se entretém. Na questão de jogos o que me ajudou a ter mais vida útil foi platinar os games que eu tenho, estou jogando Skyrim E ME DIVERTINDO MUITO - 80h com 45% dos achievements. Tenho jogo para jogar até o final do ano, 1080p Ultra 60 fps cravadinho. Isso que comprei o game por 35,99 na loja da xbox. Com as 200h de jogo que irei ter, nem sei quanto saiu por hora de entretenimento... Esse ano platinei os 3 Gta's Trilogy, Death Stranding, Elden Ring, Skate 3, Session e agora buscando a de Skyrim. Tudo isso me divertindo à beça com um humilde i3 10100f e uma 1650. A verdade é que as pessoas nem sabem o que querem fazer, aí colocam a culpa em qualquer coisa, menos na falta de objetividade delas mesmas.
Não sou muito de comentar em videos, mas esse me tocou profundamente. Eu tenho esse sonho de querer montar um computador já faz uns 16 anos, e só agora estou tendo oportunidade de fazer isso, com a ajuda da minha parceira. Eu a agradeço o tempo todo por estar me ajudando a realizar um sonho de infância meu. Mas eu tirei um momento para fazer isso novamente, firmando na minha mente que apesar de ser uma grande conquista pra mim, eu não estou realizando-a sozinho. Quem está comigo é muito mais importante. Você ganhou um inscrito, mano. Ótimo vídeo.
Ótimo vídeo, me identifiquei muito, na época da minha infância/adolescência eu ficava “enfurnado” no meu PC, vou dar um exemplo, eu moro em um sobrado durante alguns aniversários (meus)eu descia cumprimentar os meus parentes e já voltava para o PC, deixando eles sozinhos para ficar no meu “mundo”, um jovem sem amigos, auto estima baixa, um cara afundado. Isso mudou quando eu entrei na faculdade, hoje tenho 25 anos sou formado em Educação Física, trabalho como Personal, amo o que faço, ver a pessoa ter qualidade de vida de novo não tem preço, hoje me arrependo daquela época, mas sou grato por perceber meu erro e melhorar. Se chegou até o final do meu comentário, quero que saiba de uma coisa “Tem uma vida passando lá fora e ela é mais doce que qualquer fruto que já tenha aproveitado, viva rapaz, viva”.
Esse video veio no momento certo pra mim. Mas meu caso não é exatamente sobre hardware. Não sei pq. Mas meio que do nada, me VICIEI em jogar Skyrim de novo pq aprendi a instalar mods nele. É um jogo que eu joguei muito la em 2013. O duro é que eu me viciei nele de novo numa fase muito boa da minha vida, onde eu tava trabalhando bem, me exercitando, tendo uma vida social bacana, comendo bem. E essa semana eu faltei TODOS os dias na academia. Não fiz minha própria comida, só pedi delivery... cara, ta f0da. Servir o hobby é a pior a coisa q o homem pode fazer.
Que vídeo Makarov! Perfeito. Vivo a vida da mesma maneira. Tinha o mesmo PC desde 2019 e esse mês fiz um upgrade pra durar mais 5 6 anos. E só quando houver necessidade troco novamente! Sem estresse, sem ficar fissurado em novas peças ou nova geração.
acho importante o assunto do vídeo, até pq eu também sofri com a mesma problematica apresentada aqui, e foi uma luta enorme para sair disso, o isolamento social criado pelo hobbie de “ser gamer” é perigoso pois ao mesmo tempo que ele é muito confortável ele também te gera ansiedade, stress e alguns casos mais sérios até problemas psicológicos. Tomem cuidado rapaziada, realizem o sonho de vocês de terem um pc ou console de qualidade, mas não projetem sua vida inteira em torno disso, a vida é muito mais que FPS’s altos e telas coloridas, curtam o caminho pois a vida é só uma
Ótimo raciocínio sobre servir algo que você gosta, foi um alerta pra mim também sobre jogos. Já sinto os sinais que está atrapalhando a minha vida em vários aspectos, preciso trabalhar nisso.
@@lostrix2 sim, o o problema é que todo tempo livre eu só penso em jogar kkkkk antes eu lia muito e parei com o hábito, triste. Negócio é se policiar msm
@@alinepalmieri pois é então bora jogar mesmo por enquanto, mas é bom se policiar , tudo em excesso prejudica ne. eu gosto muito de jogar, mais tenho o habito de fazer primeiro o necessario e deixo os jogos por ultimo para não ficar com a conciencia pesada depois kkk
Mermão sinceramente, tô nem aí! Já desde mlk q tenho o sonho de montar o meu PC, só vou sair dele pra ir trabalhar e ficar com a família às vezes. Mas na minha folga a maioria do tempo vai ser gasto no Pc msm
Com relação a questão de trocar de peças quando houve um propósito eu concordo demais e é o que me mais chamou a atenção aqui. Mas sendo bem sincero, eu só troquei de peças desde 2015 pra cá por conta das peças que paravam de funcionar, e eu tinha que comprar uma nova pra poder ter PC pra meu uso diário, não só para jogar. De 2015 até 2019, simplesmente perdi coisa de 4-5 placas-mãe, em duas plataformas Intel diferentes (i5 4690 e i7 8700, que uso de 2018 até hoje) e de 2015 até o 1º semestre deste ano eu perdi 4 placas de vídeo e só uma delas (a 4ª que comprei, uma GTX 1650 Super) eu passei pra frente na OLX pra pegar uma RX6600XT que foi a última que foi de Vasco, este ano. Estou agora com uma RTX 4060 da MSI e gastei menos de 2k já considerando o frete. Também perdi uma fonte (AX760), que foi trocada no RMA da Corsair por uma HX850, que está lacrada até hoje e estou com ''preguiça'' de vender, e, logo após perder a AX760 na época, já peguei de emergência uma CX550, que uso até hoje. E ''coincidentemente'' depois disso eu parei de perder mobos 1x por ano, sendo que minhas 2 últimas mobos (contando a atual da PC Ware que já está a poucos meses de igualar a duração da anterior, que foi de 2 anos e 8 meses) duraram cerca de 3x mais. Mas enfim, acredito que se não fossem esses problemas todos de 2016 pra cá, muito provavelmente eu estaria com o mesmo setup original de 2015, só mudando a VGA, já que certamente minha primeira foi uma GTX 970 e improvável que eu estivesse com ela por conta dos jogos que gosto de jogar, com a qualidade gráfica e de desempenho que desejo. Muito capaz de eu estar até hoje com a 3ª placa que comprei, que foi a GTX 1070 Ti da Galax.
Video muito bom e pertinente mano, acredito que tu poderia até aprofundar um pouco mais e falar sobre o quão nocivo isso é pras gerações novas que entraram nesse mundo com essa exposição constante que a gente tem, no yt, insta e tiktok. Eu por exemplo levei um tempo também pra cair a ficha que no longo prazo, daqui 5, 10, 15 anos, todas as horas e esforços que coloquei em jogos não vão ter nenhum significado relevante pra minha vida, mas os momentos que deixei de aproveitar sim.. Enfim, hj em dia eu só dou upgrade quando algo estraga ou quando tem objetivo prático (melhorar meu trabalho) e sobre jogos, já entendi que quero aproveitar uma história/experiencia, passar por aquilo e ir para uma próxima.. sem jogos online ou grinds infinitos.
Fala mano, acompanho seu canal a algum tempo. E quero lhe fazer uma pergunta, com todo respeito. Você já pensou em ser psicólogo? Não é zueira não! Aos 06:58 você mostra nesse vídeo, que tu tem muita empatia, por muita gente, que muitas das vezes tem a síndrome do upgrade, e muita das vezes sem perceber gasta muito, mas muito. Mesmo que o upgrade não seja nem um pouco necessário, e seguindo certos canais que só incentivam que você saia fazendo upgrade adoidado, a cada nova peça no mercado. Meus parabéns por esse vídeo, é muito reflexivo e inspirador.
Meu hardware é de 2015. Agora que eu estou sentindo necessidade de trocar, se eu fosse pela onda dos outros, já teria trocado de hardware umas 10 ou 20 vezes. Estou precisando de uma mesa e um SSD novos. Mas aí o cooler também está ruim, não consegui fazer ele "reviver", teria que comprar outro cooler. Meu processador já não dá conta de algumas coisas que eu faço, embora ainda dê um caldo. Mas estou pesquisando bem o novo setup para comprar, o problema é que eu vira e mexe fico caindo na cultura consumista e sempre monto uns orçamentos baseados em puro consumismo e não nas minhas necessidades. Eu tenho uns 10 setups orçados aqui que tem um monte de peça que eu nem vou usar kkk.
Mas é um perigo ainda maior. Tem cara que gasta o salário + o 13º com mulher que de um dia pro outro pode terminar o namoro e o cara ainda vai tá pagando as parcelas. Presente só se dá a uma mulher se ela for sua mãe. Caso contrário, só dê se já tiver casado. Antes disso nada é certeza.
Esse vídeo veio no momento certo para mim, realmente nós entramos em uma realidade diferente apenas com aquela anciã de possuir uma peça ou um periférico novo. Semana passado eu comprei um kit de memoria novo para mim e eu fiquei extremamente arrependido depois, justamente pelo que você disse, eu abri mão de gastar o dinheiro do mês que tenho reservado para gastos com família e amigos, ou até mesmo sozinho, mas comendo algo diferente em uma peça que não era necessária para mim.
vi uma frase interessante uma vez, ela dizia mais ou menos isso: cada passo errado que vc dar é um passo a menos em direção aos seus sonhos. o video que eu assistir onde vi isso falava sobre dinheiro e manuseio ou coisa assim.
Caramba! Cheguei no seu canal hoje, do nada, e já me deparei com esse vídeo! Simplesmente sensacional a sua reflexão. Me vi no seu exemplo aí de viver em função da cultura, no meu caso referente a cada carro que já tive. Eu vivia em função dele, ao invés dele me servir. Ficava triste com um arranhão etc… enfim, excelente vídeo!!!!
Eu é um amigo resolvemos comprar peças de pc juntos a ums 7 anos atrás. na época, pegamos uma 1070 é um i5. 7 anos depois, continuo com a mesma 1070, só mudei o processador. E ano passado peguei 32 gb de ram no alie, baratinho. Meu pc segue rodando os jogos. meu amigo nesse período trocou de pc 5 vezes 😂😂
Já parei pra pensar nisso... comecei trabalhar no ano passado e gastei tudo que tinha com o meu pc, diria que tenho um arrependimento de 50%. Em parte, sei que é algo que eu queria muito, há muito tempo, que é um bom passa tempo-tempo pa mim, então não me culpo tanto, porém pagando as parcelas sinto que, como vc falou, com 500 reais do fone, 500 do mouse, 500 aqui e ali, eu poderia estar tendo outras experiências também, além de ficar no quarto jogando. Mas pelo menos, comprei todas as peças das marcas que eu queria e me sinto realizado, não comprei pra me mostrar na internet, me exibir pra alguém e nem segui o que os outros acham melhor, fui totalmente por mim, por uma vontade minha. Agora não pretendo gastar mais nele.
Irmão vc se arrepende de conquistar seu PC? Se doido? Essa grana que vc gastou foi pro seu divertimento ou vc acha que gasta teu money em mulher e em viagens e melhor? Claro e bom viajar e tals mais vai ficar apenas a lembrança o PC está contigo mano e olha não é igual o mano do video falou Com PC bom vc gasta de 5 em 5 anos e com mulher tu gasta todo mês e vitalício todo mês vai lá 800 real com a digníssima que vc nem sabe se vai ficar pra sempre contigo e que pode te trair a qualquer momento, ainda mais essas leis de hj em dia ea mentalidade das jovens.
Isso arruma uma namorada, compra um Iphone novinho pra ela, mas n olha as msg do Whatapp por que isso estraga o relacionamento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai que ela gosta mt de leite com Abacaxi ?
@@Rafaelchuuzed Você fez o certo, como ele disse no vídeo, você comprou algo que importante para você e se realizou. Mas não se deixa ser escravo disso, ainda dá tempo de fazer outras coisas, vai sair com os amigos, vai ao cinema, tira uma tarde para passear em um parque, tira umas horas para conversar com o seu pai ou mãe ali na sala e também tenta dar uma chance para encontrar um namorada. Eu mesmo era um 1mbec1l que falava besteiras como essas aí encima, ficava preso no quarto todo o meu tempo livre e isso só me ferrou. Hoje estou de boa, tenho um Pc bom, jogo nele de vez enquanto e passo muito tempo conversando com minha esposa, assistindo filmes e séries juntos e etc, também gasto tempo cuidando dos meus filhos. É como ele disse no exemplo do tênis, não deixa isso tomar todo o seu tempo e controlar a sua mente, fazendo parecer que você precisa de um processador ou placa de vídeo nova a cada ano.
@@izacgama7144 Obrigado pelo comentário. Realmente, acho que o ponto é bem esse do exemplo do tênis, o que não pode é se tornar um vício, uma extrema necessidade de estar sempre querendo tudo do novo, pq tendo um pensamento assim, meio que quer dizer que vc nunca tá satisfeito com o que tem, além de não conseguir aproveitar as outras coisas ao redor, já que vc vive em função de juntar dinheiro, de pesquisar, de passar seu tempo só pensando naquilo... eu mesmo estou tentando mudar isso já, já passei e as vezes ainda passo bastante tempo no pc, mas sempre que surge oportunidade de ver um filme ou fazer outra coisa com as pessoas de casa aqui eu tento também
@@Rafaelchuuzed Isso, você já está no caminho certo e continua assim sempre se avaliando, um bom ponto é às vezes você para e pensar : Faz quantos dias que eu saí de casa (quarto) ou tive um social com alguém fisicamente? Assim você mesmo se controla, te desejo muito sucesso e uma vida incrível, cheia de bons momentos e memórias.
Concordo muito com muita coisa nesse vídeo. Após minha primeira e última aquisição, um notebook gamer, perdi total a tara de comprar um pc desktop (que sempre tive vontade) e de ficar fazendo upgrade na máquina. Porém, não me arrependo tanto quando o assunto é "perdi tempo da minha vida jogando videogame", eu joguei enquanto criança até os meus 14 anos, aproximadamente, e essas experiências me trouxeram recordações que jamais esquecerei. Foi uma época de ouro. Não consigo mais jogar como antes, a correria cotidiana não permite. Eu me arrependo uns 10% apenas. Houveram momentos da vida que eu perdi sim por conta que estava jogando. Mas também fiz ótimas recordações.
Cara, eu acredito que você trazendo esse tipo de conteúdo real é realmente uma jóia rara neste youtube e vamos ser sinceros isso é muito foda. Tava na hora de pelo menos um youtuber de algum canal com alguma relevância começar a trazer algo de extrema relevância que passa despercebido pelos nossos olhares e estão presentes na rotina de 99.99% das pessoas.
porra, super relevante o tema desse video, de fato eu passei o dia de hoje refletindo sobre o que eu quero fazer, ( se é trocar de PC se é conquistar outras coisas) uma verdadeira crise existencial sem um rumo na vida. video bom pra você refletir sobre varias coisas.
Isso tá parecendo conversa de quem acabou de descobrir o que é vida social e o mundo lá fora, e depois disso, meio que começa a menosprezar o antigo estilo de vida que tinha... Se bem que o antigo estilo de vida compulsivo, regado a um consumismo desenfreado, não era nada saudável. Mas esse relato fica parecendo daquela pessoa jovem que vivia em casa jogando video game e colecionando cards, e que quando chegou numa fase da vida, conheceu alguns amigos e começou a sair todo fim de semana pra farrear, ir pra shows, etc... Porém no caso dele, ele conheceu uma mulher e agora sente que: "esta vivendo de verdade".
@@fernando4885quem diz o que é "viver de verdade"? Existe alguma lei universal que estipula como todos devem viver de verdade? Esse era o mesmo papo que meus ex colegas de trabalho vivam me dizendo pq preferia ficar em casa do que sair pra farrear todo fim de semana enchendo a cara, nem todo mundo é igual, existem pessoas que preferem o silêncio a algazarra, eu sou uma delas, nunca fui de sair e nunca tive vontade de sair mas isso pra sociedade é "viver errado"
Comigo foi o contrário. Tive uma vida social muito ativa até os 29 anos. Depois todo mundo foi casando e tendo filhos, se mudando, e até morrendo (pandemia...), fora que meu relacionamento de 10 anos terminou, então o que sobrou foi o hobbie de jogar no PC. Vejo os prós e contras das duas situações (vida social ativa ou dedicar-se profundamente a um hobbie) e concordo que não precisa menosprezar nenhum deles.
Cara...........isso pra mim é papo de coach. Cada pessoa tem suas exigências e prioridades, qualquer pessoa que se organize, pode fazer tudo que quiser. Conheço gente que paga 10mil reais em uma garrafa de whisky, Conheço gente que paga 100mil reais em relógio, tenho um amigo que coleciona action figures pagarando até 5k num bonequinho. Eu não me importo com o que as pessoas fazem e por consequência disso não abro espaço para julgamentos. Tenho um conhecido que se acha o superpika da galáxia por acordar as 5 da manhã, trabalhar igual um cavalo e se orgulha ao falar pras pessoas que não tem tempo nem para comer direito, que vida é essa? Já vivi assim e não me orgulho nada de ter vivido e respirado para trabalhar, foi a época que mais tive problemas fisicos e mentais, ansiedade, insônia e falta de apetite, deixei de viajar para trabalhar, deixei de ir em festas da família para trabalha, dormia cansado e acordava cansado. Hoje em dia faço tudo que quero, trabalho, jogo, viajo, queimo dinheiro com peças caras de computador, mas estou super feliz. Buscar ser sempre produtivo o tempo todo também traz malefícios.
@@aurelioamaral2210 Pra mim, comparar um pulo de paraquedas com a compra de memória RAM foi meio que forçado demais. Jogar é uma perda de tempo pra quem? Ninguém é obrigado ser produtivo o tempo todo. Paguei uma grana considerável para fazer um mergulho, que era meu sonho, mas não vou sair falando pras pessoas que deixei de comprar uma coisa "sem importância " para mergulhar. Perda de tempo é uma coisa tão relativa que cada um tem sua visão. Acho uma perda de tempo surreal ficar brigando por política em rede social, mas tem gente que vê importância nisso e não vou julgar. Fui nessa onde de ser produtivo o tempo todo e como disse acima, só ganhei ansiedade, um início de depressão, insônia, perdi peso, perdi um monte de clientes e por aí vai. Hoje em dia faço tudo sem culpa, trabalho na hora que preciso trabalhar, jogo por horas, voltei jogar RPG de mesa, cardgame, maratono séries, gasto com um monte de coisa superficial, pago pequenas fortunas em cartas de cardgame, meu computador tem o valor de uma moto e tudo mais que o carinha disse ser desperdício de tempo eu faço. Minha vida melhorou 900% depois de ignorar pressão externa e seguir meu ritmo.
@@lucianocostart pra mim ele disse mais ou menos a mesma coisa que você. Pois sim cada um vive uma forma e se está feliz, maravilha. Mas o ponto é, somos um país maioritariamente pobre, logo escolhas precisam ser feitas. Ele expressou que se arrepende de ficar jogando invés de ir ao aniversário da mãe, que a experiência de pular de um paraquedas foi mto mais satisfatória que comprar um par de memórias RAM. São as escolhas dele e ele está feliz com isso, ou não tão feliz com outras e justamente por isso ele está mostrando que a vida não é só ficar jogando Valorant ou CS com os amigos no DC... Existe mais que isso e mtas vezes há novas oportunidades nisso. Sim pode ser papo de coach, pois ele está falando o óbvio, mas quantas vezes você já deixou passar o óbvio por desatenção ou por estar focado em outra coisa. O ponto é não ser obstinado por nada e ter uma vida com equilíbrio, aquele ditado besta, "se até água em excesso faz mal, imagine o resto". Tempo não se compra, então se deve tentar aproveitar da melhor forma possível e ser feliz com esse aproveitamento, se você fez algo que se arrepende, possivelmente irá tentar avisar para que te importam, para não cometer o mesmo erro pois aquilo não vale a pena, e pra mim esse é o propósito do vídeo. Tudo na vida tem custo, seja tempo, financeiro e/ou oportunidade, e sim isso é óbvio, mas quantas vezes você já se esqueceu disso?...
Muito Bom ver um video sobre a compulsão de consumo. tive que trocar meu pc de trabalho depois de 10 anos com ele. resolvi montar eu mesmo, escolhi peças e assisti muitos videoas para aprender como fazer. porem mesmo com o PC montado, com sobra para durar no minimo mais 6 anos com folga, continuei vendo videos e peças para comprar. Cogitei montar um MATX, ou um mini, um AM5 e depois de cogitar tudo isso, cheguei na mesma conclusão. a gente entra no hype para resolver um problema real e não sabe quando parar. PArei, mas sobrou uma rtx4070 aqui, com 3 meses de uso até eu perceber que não precisava substitui-la
Se for pelas ideias de youtuber cuponzeiro (que ganha comissão de vendas de hardware que divulga), nosso PC nunca presta, tem que renovar o tempo todo.
Excelente vídeo como sempre Macarov!!! A verdade é que a sociedade atual é escrava das modinhas do momento, vejo várias pessoas gastando horrores com iPhones, PCs e cadeiras gamers, roupas e tênis de marca, apenas para viverem a moda do momento, mesmo que acabem se endividando e não tenham um tostão para mais nada!!! Eu mesmo reconheço que em partes eu sou assim! Porém no meu caso é por uma questão de conquista e vitória, pois venho de uma família pobre onde eu sempre quis, porém não tinha condições de ter um computador, videogame ou um celular. Hoje que trabalho e tenho uma condição financeira muito melhor, compro diversos aparelhos tecnológicos que sempre quis ter e só agora consigo comprar!!!
Varias vezes deixei de ir em festas , encontros com amigos e namorada que seriam inesquecíveis , pra ficar em casa jogando , hoje que não tenho mais acesso á essas pessoas , vejo que perdi meu tempo. O tempo é o bem mais precioso que temos , não joguem fora.
@@fly_ygor9968 cara já parou pra pensar que você gastou horas em um software que alguém criou. Você ficou horas vendo um código funcionando dentro de um ambiente que são apenas formulas, funções e números.
Não tem sentido arrepender de experiências passadas, pois é graças a elas que percebemos o que realmente é importante para nós a cada novo momento, contudo faz muito sentido as coisas que você falou. A vida vai mudando de significado conforme as nossas percepções e desejos mudam. Como diz o Sadhguru "Que tudo que tiver de acontecer seja bom ou mau que aconteça pois isso é viver"
Eu cheguei a um ponto que cansei em montar pc e fazer upgrades pontuais, hoje em dia minha vida exige muito mais tempo em outras coisas e isso não é algo que vala a pena ficar investindo, me falta vontade e dinheiro; to num momento que é mais valido comprar um note com uma configuração suficiente apenas pra rodar os games que quero jogar agora, e é algo que comecarei a fazer.
Caralho, que vídeo SENSACIONAL. QUASE caí na bait dos comments. Passei mto tempo no PC, na vida... Aprendizados, mas realmente, me faltou a vida real. E hoje em dia já faz alguns anos que tenho alguns problemas de saúde que ainda limitam MUITO minha vida, e pra mim, poder sair, ir ver pessoas, ver um show... Não tem preço. Vc é FODA, cara! N sei se vai ler. Mas parabéns por ser tão maduro e estar impulsionando ideias que criam culturas boas!!!
"Se eu tivesse visto esse vídeo antes, teria evitado tantos problemas! Comecei na informática com 5 anos. Minha mãe me ensinou a usar o computador. Usei o Windows XP, Vista e 7, até ganhar meu próprio computador em 2014. Ele era muito bom, fiquei com ele até 2019, quando quebrou. Em 2020, no auge da pandemia, minha mãe comprou um Lenovo Ideapad S145. Ele tinha um Ryzen 5 3500U e 8 GB de RAM. Eu esqueci do mundo depois que ganhei esse computador, porque moro no interior, a 1 km da cidade. Eu não saía muito de casa e, sem aulas, foi só felicidade. O maior problema, além do tempo que passava usando o computador, era que eu morria de ciúmes dele. Ninguém podia encostar ou sequer falar mal. Eu levava isso tão a sério que ficava louco. Pode falar da minha mãe, mas não fale do meu PC! Passei noites jogando, gastei todo o meu dinheiro em jogos e periféricos. No entanto, teve um lado bom nessa história. Quando as aulas voltaram, eu me sentia meio excluído na escola, ninguém gostava muito de mim, e isso me deixava mal. Mas, quando chegava em casa, eu tinha meu PC e meu servidor no Discord com meus amigos, e isso me fazia esquecer de tudo. Hoje, continuo com o mesmo computador, tenho uma vida resolvida e sou mais velho também. Conclusão: desfrute do que te faz bem, mas com moderação." (apenas uma experiencia resumida)
Tá errado isso aí cara, não sei a respeito do processador, mas bicho, 8 de ram é roubada, se enfia na geladeira e não abra nunca mais 😂😂 tem que ser 16gb pô
Só compro peça pela necessidade, jamais deixei de fazer algo em prol do computador. Como eu moro em uma cidade que chega facilmente 41°C, a única coisa que comprarei serão coolers para gabinete e para processador e talvez dissipador para meu SSD que chegou 60°C.
Seu canal é disparado o melhor de hardware cara, que assunto interessante e super importante, me fez repensar sobre coisas na minha vida, exelente conteúdo!
Se eu tivesse visto esse vídeo no começo desse ano, ou mesmo antes, eu estaria bem puto da cara com o Makarov sobre ele dizer essas coisas, mas é a mais pura verdade, ou em partes (vai de cada um). Depois que eu arranjei um emprego, comecei uma faculdade, minha vida mudou completamente, e todo esse tempo que eu gastei nos jogos, eu não me arrependo, mas chegou uma hora onde isso deixou de ser a prioridade e apesar de eu amar essas coisas, ainda querer usufruir de tudo isso da melhor maneira possível, eu tenho outras prioridades na minha vida, tais como família, academia, trabalho...
@@yuukiyoshizawa7007tá no caminho certo irmão, só falta vc arrumar uma gatona igual o makarov que vc nem vai querer saber mais de pc e vai gastar somente com ela olha que lindo kkk.
*Vemos, majoritariamente, 2 tipos de pessoas nos comentários: quem amadureceu e entendeu a mensagem sem se ofender e fazer comparações e quem se ofendeu totalmente. 😮 Acho que é o 1o video que vejo do seu canal e ja curti demais, principalmente voxe explicar a pegada da sua vida, fazendo essa retrospectiva! 😊 Deu pra ver totalmente em poucos minutos, sua evolução! 👏🏾 Parabéns pelo vídeo e muito obrigado por ele! Me ajudou enquanto pessoa, principalmente!* 🫡
Isso e a mais pura verdade, eu sou uma pessoal q n conseguia me controlar, eu queria tá todo hora Alí na frente do Pc, chegou uma hora na minha vida q percebi q aquilo tava me destruindo, o meu humor era totalmente horrível, ficava todo tempo estressado com tudo, foi aí q decidir parar com esse mundo de jogos, e dps disso minha vida melhorou em tudo. Eu n tinha controle sobre esse vício!
Bingo... Eu também pensei a mesma coisa. Além disso para quem é mais velho, jogar é uma questão de terapia, uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Melhor passar uma hora por dia jogando do que passar todo dia no bar pra tomar uma.
@@fabdavi7742 Gastei mais de 3500 reais em GPU e CPU há pouco mais de um ano, e não me arrependo. Tenho certeza de que, se ainda estivesse com minha configuração antiga, a experiência teria sido muito inferior. O upgrade que fiz fez toda a diferença, proporcionando uma experiência bem satisfatória, e me diverti bastante com os jogos que finalizei.
@@fabdavi7742 Exatamente penso da mesma forma, apesar que muitos criticam acha um abusrdo chegar do trabalho jogar ou assistir seriado etc. Priemiro nunca deixei fazer minhas tarfeas de casa sim sou casado !! Primeiro as obrigações depois eu tiro tempo para jogar ou assistir tv.
Bem isso, eu msm fiquei moh feliz quando meu público me ajudou a montar um novo Pc gamer esse ano pq o meu último que montei em 2017 já não rodava mais nada, eu sempre curti jogos desde criança e mesmo hoje com 36 anos essa vontade nunca mudou
Não vou dizer q "eu já pensava igual", mas esse vídeo me deu mais clareza sobre essa postura de agir de acordo com um propósito. Meus amigos começaram a montar os pcs deles antes q eu, primeiro pegaram um hardware bom pra rodar de forma satisfatória jogos AAA e ignoraram os periféricos. Já eu pesquisei bem antes de comprar (mais por falta de condição do q por paciência), assisti vários vídeos de react de setups, react de periféricos, montagem de pc, etc. No meu pc antigo eu não conseguia rodar emulador de PS2 com 30 FPS, Dota 2 rodava no mínimo com 15 FPS e softwares tipo Photoshop e Fire Alpaca travavam quando eu fazia um traço com o brush. Aí eu estabeleci meu propósito, "quero um pc q rode esses softwares de edição de imagem e q dê pra jogar jogos indie e emuladores". Agr q tenho isso (kit de entrada Ryzen) meu propósito é melhorar a experiência de uso, "quero um teclado mecânico já q escrevo bastante e quero 2 monitores pra melhorar a produtividade". Hoje estou nessa etapa. Só pretendo melhorar meu hardware a nível de rodar jogos AAA quando tiver estabilidade financeira pra poder gastar tempo nesses jogos. Não quero investir dinheiro em algo q não vou poder investir tempo sem me culpar. Sobre "viver a vida", apesar de não praticar nenhum elemento artístico, até q sou bem ativo na cultura Hip Hop, então "viver" é algo q tenho feito bastante dentro do possível.
Vai de cada fase da vida quem vive um tempo preso em casa sem sair quando sai acha maravilhoso, o mesmo é contrário pessoas que curtiram muito acabam se prendendo é natural isso ai. Quanto ao hardware eu penso que a pessoa precisa estudar um pouco olhando para sua necessidade e só ai montar algo e seu primeiro pc vai ter algum erro pode ser grande ou pequeno mas vai ter algum erro ali, o importante é isso conhecer tua necessidade se planejando para sanar isso, do resto boa sorte para quem pretende entrar nesse mundo aqui pois tu vai ter dor de cabeça e problemas que aparecem do nada para resolver hahahaha.
Ótimo vídeo Man , simplesmente falou a realidade, de tanto a pessoa se enfatizar com o momento , de mudar de computador , a síndrome do Pc gamer , gosto dos teus vídeos por isso , pela realidade que nós mostramos ! Excelente 👏🏽
Salve Felipe, cara esse foi um dos melhores vídeos que já assisti aqui no seu canal, é bem dificil ver alguém fazer esse tipo de recomendação "gaste com propósito", geralmente os youtubers incentivam justamente o contrário (gaste com coisas sem necessidade)! Parabéns, vou compartilhar nos grupos que participo e com meus amigos e familiares, um grande abraço, Deus o abençoe!
Com certeza amigo estava pensando em mudar de placa de video por uma melhor, porem tem coisas muito mais importantes que isso! Parabéns e sucesso irmão! Otimo trabalho
Uma coisa que eu acredito é o fato de que se você se sente feliz tendo um pc legal você deve ter um, aí as pessoas pensam: "ai mas ele podia estar gastando esse dinheiro em uma viajem." Eu tanto concordo quanto discordo, se a pessoa se sente mais feliz viajando, ela deve gastar viajando, se pra ela é mais interessante ter um pc, deixa ela ter um pc, isso por que a vida se trata dos prazeres e felicidades, a nossa vida não tem nenhum outro sentido se não pelo prazer e felicidade (sem afetar negativamente essas mesmas vitudes de outras pessoas). Se o pc te deixar feliz, vá atrás de um bom (sempre lembrando de se manter saudável e seguro), por que a felicidade de ter um pc te traz prazer e te faz viver a vida da forma que ela deve ser.
Viví exatamente o que vc relatou com meu primeiro PC em 2001!! Isolamento social e foco total no mundo virtual. Só consegui despertar e equilibrar tudo quase 10 anos depois!!!
Minha mãe teve C@nc3r, e muitas vezes eu não dava devida atenção à ela porque estava jogando ranqueada. O sentimento de "eu estou perdendo meu tempo nisso" é muito maior, seguido pelo peso na consciência. Esse teu papo é verdade, mas infelizmente é uma realidade difícil de mudar de uma hora pra outra, ainda mais quando se é uma pessoa desprovida de beleza e/ou dinheiro. Meu único refúgio é meu pc.
Tua aparencia não define quem voce é. Já namorei com meninas feias, porque elas eram muito legais e me faziam bem. Espero que Deus mostre isso para voce.
Isto se chama maturidade ! Entrei para o mundo do PC em 2001, (quando comecei a trabalhar rsrsrs) Tive deste o Celeron depois Pentium depois um Core 2 Duo, vgas tive Riva TNT 64, MX400, TI4800SE, 8800GS,GT450. E por fim montei o PC do meu sonho em 2013 Sendo este um Gabinete Corsair Graphite Series 600T Branco placa mãe Asus P9X79 + I7 3820 + gtx660 SSD 128gb e HD 5tb. Depois peguei uma GTX970, coloquei mais memoria 16 gb em quad channel e por fim uma RTX2070. Estava para vender tudo e pegar i9 + 32gb ram + RTX4070. Ai deu a Zica dos CPUs Intel de 13 e 14 geração i5, i7 e i9 fiquei com medo do investimento. Troquei o meu CPU i7 3820 (Que ja estava pedindo agua KKK) por um Xeon 2667v2. Sem comentários..... Rodo todos os games atuais lisos no ultra em 1080p e 60 FPS. Mais que satisfeito. Mesmo eu tendo condições de montar um PC game Top, este aqui me atende muitíssimo bem. Como você expos brilhantemente temos outras necessidades muito mais importante do que ficar disputando em fóruns, quem tem o hardware mais novo ! Apenas para arrotar que roda tudo no máximo com trocentos FPS em 4k/8k rsrsrsrsrsr quando o divertimento é o mesmo seja no pc top, mediano ou de entrada ! Bem cada um sabe o que faz com seu suado dinheirinho ! E como você expões brilhantemente com o seu tempo de vida ! Para mim montar outro PC gamer só quando este atual estragar. Mais uma vez Parabéns pelo excelente vídeo ! Valeu mesmo ! Abraço.
porra mano! esse seu vídeo, acredito que não seja apenas para "inscritos" e sim de utilidade pública, pois na cultura do consumismo que vivemos hj, muito estão nessa alienação absurda. graças a Deus eu nunca fui assim, sempre planejei bem minhas compras, sempre abdiquei bastante do presente para comprar a vista ou pelo menos ter uma boa entrada, muito por ver como minha mãe fazia para criar os vilhos viúva. a pessoa que tem esse hábito, assistam, voltem e reassista esse vídeo. as coisas podem ser diferentes.
Esse inicio do video foi muito nostálgico, me lembrou que em 2013 eu vendo um dos seus videos nesse formato vc me respondeu que uma 9800gt não gargalava com um dual core e no final acabei comprando uma hd 4850 kk , mas me identifiquei muito com o conteúdo, cheguei a conclusões muito parecidas com o passar dos anos.
Eu fiquei meses juntando dinheiro pra comprar meu PC, recebendo um pouco mais de 600 reais por mês, tendo namorada e indo pro serviço com 1 tênis todo estourado, mas minha namorada e minha mãe entederam super bem e apoiaram, quando finalmente comprei, eu finalmente me senti livre pra aproveitar bastante com minha namorada, dá presentes, ajudar mais em casa, comprar coisas para mim! Porem algumas semanas dps eu ja tava querendo comprar mouse, teclado, ja tava pensando em monitor. Ainda bem q tenho um melhor amigo e uma namorada que estão la pra abrir minha mente quando preciso e aconselhar bem! Ai eu percebi que os periféricos que tenho por enquanto, mesmo sendo genéricos, e o monitor sendo 900p, nao são coisas necessárias pra agora, e que podem esperar, o principal ja tenho, hora de aproveitar mais o dinheiro de outras formas.
Hoje em dia eu não me importo com pc gamer nem nada, percebi que aqui no Brasil não vale a pena ter absolutamente nada de eletrônico, o que eu to fazendo então? Tô "passando vontade" e juntando dinheiro pra ir pra gringa alias aconselho a todos fazerem o mesmo
Eu exatamente o mesmo, não vale pena no brasil, Pc Gamer no Brasil é Insustentável, e a própria indústria é faminta por hardware, games cada vez mais pesados, não vale a pena
Resumindo: preste muita atenção no que você gasta seu tempo e dinheiro, para não estar vivendo como escravo do “prazer”. Como é dito no filme ‘Clube da Luta’: “O que você possui, acaba possuindo você.”.
Comentario cirúrgico kk
Não falamos sobre o Cube da Luta.
referencia braba, e anarquista.
Gastar com namorada da no mesmo
Não se fala sobre o ***** ** ****
Talvez a maioria das pessoas ainda não estejam preparadas para esse assunto abordado. Mas achei super relevante e essencial falar sobre como gastamos nosso dinheiro e o impacto disso no viver de fato
Realmente o papo dele é só para quem realmente se questiona sobre as coisas, quem vive cego jamais se questionará sobre nada!
Bingo!
Meu gasto é em ferramentas, me trás retorno.... Depois que vendi meu último I7 4790, só tenho um notebook pra estudar....
Isso é só complicar excessivamente o óbvio: você não precisa ter o computador mais potente do momento. Nem precisa jogar o jogo do momento.
Seu computador tem que atender às suas necessidades REAIS e pronto. Não tem mistério.
Tempo que se "perde" se divertindo, aproveitando, fazendo o que a pessoa gosta, não é tempo perdido. Discordo completamente do que disse, exceto da parte que deixou de fazer algo importante para jogar. Aí sim, pode ser algo sério e talvez seja preciso ajuda para modificar essa situação. Enquanto o mundo tiver essa mentalidade que "não se pode fazer nada que não seja produtivo", continuaremos sendo explorados por empregos de M, que nos trazem doenças e angústias.
Especialmente se você jogar/assistir conteúdo em outras línguas. Aí não é perca de tempo mesmo!! Tendo feito isso por anos, hoje faço parte dos 1% REALMENTE fluentes em inglês em nosso país e estou usando isso novamente para aprender francês, italiano, espanhol. E também estou sempre com alguma coisa em inglês para manter a língua em dia, auxilia muito nessa manutenção (isso que falo inglês em média umas 5h do meu dia!)
@@gidionesouza2561pq tem tanta certeza que é o fluente?
Se você usa este tempo para algo que não é construtivo e que é a sua "vida" que te aliena da verdeira vida. É perda de tempo sim.
Exatamente... esse tipo de papo de que não se deve ''perder tempo jogando'' é apenas uma fase, videogame assim como tudo na vida é para quem gosta.
Na minha adolescência, adorava assistir anime e com o tempo perdi a vontade.
Mas, nem por isso vou dizer: ''não fique perdendo o seu tempo assistindo anime''.
Esse tipo de narrativa é uma grande bobagem, tem horário para tudo... inclusive para jogar.
Pois é, até porque se a pessoa vê filmes, seriados, etc. também seria perda tempo também.
Concordo linda
@@Wastylxw KKKKKKKKK
Nossa madame sempre certa com seus argumentos contundentes (não sei oque essa palavra significa)
@@mega_noob69 nunca erra essa morena safada, só argumentos mirabolantes
aihauhuaa
Agora é só esperar o orçamento...
Vendo o seu relato, me identifiquei bastante com os vícios (hardware, tênis e perfume) e com as épocas que eles ocorreram e isso me faz entender cada vez mais que somos induzidos a viciar em algo por temporada e não acontece de forma orgânica, onde gostamos, desenvolvemos admiração e então ficamos viciados. Antigamente eu não conseguia ficar mais de 2 anos com um computador e então vendia ele e montava um do zero e o mesmo acontecia com celular, onde eu trocava todo ano, independente de me servir ou não e só fui parar com isso depois que parei de seguir canais de tecnologia e principalmente os entusiastas. A dica que eu dou é pra sempre analisar de onde tá vindo a vontade de comprar algo, pois muitas vezes é só o subconsciente que tá pedindo aquilo, depois de ter sido martelado com dezenas de videos e shorts de todas as plataformas digitais.
Red pill da informática adorei, sucesso irmão te acompanhando a muitos anos
@@guepardo5996 o que tem de redpill nisso ? Kkkk
@@Zarukih kjkkkkkkk
@@Zarukih Redpill não é só sobre mulher.
Redpill é uma analogia ao mito da caverna de platão
@@Vinicius-u7f Mas a maioria dos criadores de conteúdo e, principalmente, dos seus seguidores passam a ideia de que é "só isso" sim. Até porque arrisco dizer que em quase 100% dos casos o "despertamento" é por causa de decepção com mulher.
@@davidribeiro5254 red pill é daquele filme Matrix, mas infelizmente a extrema-direita conquistou esse termo e o vende à rodo na internet.
caralho! agora assisti o vídeo completo! que puta vídeo cirúrgico e objetivo!
hardware é igual carro.
se vc não vai ganhar dinheiro com aquilo ou tem grana sobrando, compra o básico necessário p sua realidade é não tô falando de compra um ninho, estou falando de comprar algo que preencha a sua necessidade, se ando 10km por dia, compra um puta carrão, manutenção cara, durável e bebe bastante, mas para sua rotina, cabe, agora se vc é aquela que roda bastante... procura aquele que tem uma manutenção menor e consumo melhor, pois ao longo do tempo ele "se paga"
eu tenho um PC kit pronto da pichau (PC PUBG), uma configuração que roda na a febre do momento, mas não era o topo e hj utilizo ligado na TV da sala, apenas para deixar a TV mais interativa, pois posso assistir um TV box, netflix e usar a Internet mais intuitivamente pelo PC.
não sou de jogar mto, mas quando jogo, são jogos com controle.
então não faz o menor sentido de aprimorar hardware.
Parabéns pelo vídeo e pelos outro.
porra, fui longo no comente....
hardware é uma pica, se não controlar vira vicio kkkkkkkk
@@henrisque1 pqp anal logia foda
Tem aquela falácia do cara que vai trocar de carro porque gasta menos combustível, mas com o valor de que ele vai gastar daria pra rodar por dezenas de anos.
@@deleterium é complicado.
É o mesmo pensamento de você não querer comprar um carro, porque com o valor que gastaria nele, manutenção e gasolina, andaria vários anos de Uber sem se preocupar com carro nenhum.
@@Murilo9510 O ponto central é que a pessoa justifique corretamente seu comportamento, sem usar "falácias lógicas" para dar vazão aos desejos. Sempre vale a pena trazer lucidez ao consumo.
Acho que tudo é equilíbrio, da pra fazer de tudo um pouco. Mas quando voce se afunda é complicado mesmo
Não existe equilíbrio amigo, se vc não jogar com frequência não tem como entrar no competitivo, fica até chato de jogar, boa parte dos jogos viciantes, só tem espaço para os viciados... Infelizmente hoje é assim
@@Sabiomecanico po mano, eu já fui viciado e sei do que você está falando, mas dá pra jogar os jogos single player e se divertir também po e aí entra o meu ponto do equilíbrio. Agora se você quiser jogar competitivamente realmente não existe diversão, você vai tiltar e com 2 mortes já quita do jogo. Multiplayer é pra quem tem tempo e não tem vida, isso é fato
@@Sabiomecanicoisso eu concordo completamente. Mas como vc disse, com jogos competitivos. Eu jogo só jogos de "historinha" como gow, tlou, read dead etc e pra mim não sinto q tô perdendo tempo. Pelo contrário, Sinto q tô ganhando com isso, aprendendo coisas sobre a vida e filosofia inclusive
@@brunomoret8683 todo jogo competitivo, tem modos casuais, sejam as filas normais, sem sistema de ranqueamento, sejam modos alternativos. No caso do lol, você pode jogar o modo não competitivo (normal game) ou, pode jogar aram. E de tempos em tempos, eles lançam eventos de jogos, como o URF, Blitz do nexus, todos por um, etc. tenho amigos que só jogam quando tá tendo URF. E tenho outro amigo, que, se estressava mto com ranqueada, hoje em dia, ele só joga Aram, joga todo dia dps de estudar pra concurso, pra ss divertir
@@gabriell101Mas pode crer que, uma pessoa competitiva, se estressa até mesmo com jogos casuais. Eu qnd era mais novo, ficava PUTASSO jogando God of war kkkkk
Sinceramente, a melhor explicação que um psicólogo poderia ter comigo. Mas como não vou ao psicólogo, te agradeço pelo momento de reflexão, para mudar a vida para melhor.
Makarov, eu te sigo há anos, e eu nunca havia comentado um vídeo seu até hoje. Mas dessa vez eu me senti obrigado a vir aqui te dar os parabéns! Achei o vídeo sensacional!
Eu já estive nessa vida e conseguir ir mudando de rumo ao longo dos anos, mas penso que se existisse um vídeo como esse na minha juventude teria sido de grande ajuda.
Eu aqui fazendo manutenção de um PC de cliente, fazendo testes, vendo seu vídeo e olhando pro meu monitor Flatron w2243c kkkkkkkkkk
Comecei a fazer manutenções aqui na minha cidade tem pouco tempo, e sempre acompanho seus vídeos, tomara que dê certo pra mim!
Tomara! Boa sorte.
@@alezinho6263 Obrigado! :)
Vai dar tudo certo, tenha foco.
@@mrjvsilvideos Obrigado! To cada dia mais focado, apesar de as vezes desanimar tento me manter firme
Já deu certo mano, você começou.
Melhor vídeo de hardware que já vi em minha vida… e olha que acompanho o meio desde antes do autor… parabéns meu caro, lucidez e sinceridade são coisas raras hj em dia.
que video FODA, parabens pelo conteúdo cara, sempre admirei sua postura para várias situações que voce traz nos seus vídeos, e esse mesmo me ganhou, esse video nao serve apenas para quem tem um setup, mas para todos aqueles que adiam a felicidade momentânea para buscar com todas as forcas um bem material. Vivi isso na pele depois de montar meu setup, muito forte, hoje percebo que nem precisava disso e que deixei muitas vezes de comprar um sanduíche e alguma roupa para comprar um componente mais forte, bobeira, hoje me sinto mais feliz podendo comprar minhas coisas, e tambem em ter meu setup pronto, tudo é uma questao de equilíbrio, ninhuem precisa parar de se divertir para cumprir um objetivo, acredito que muitos da area da informática cometem esse erro, infelizmente.
Muito maneiro ver o que o seu canal se tornou, Maka ! Não sei se vai lembrar de mim, mas participei de muitos desses anos que vc mencionou no vídeo, dos grupos de hardware no facebook, das tretas e discussões do meio....Vivi muitos anos fissurado em alcançar o PC Perfeito , dando upgrade sempre que sobrava algum dinheiro...Mas hoje em dia vejo que temos que ter apenas o que é necessário , e a partir do momento que o hobby começa a prejudicar tanto a vida pessoal quanto a saúde financeira, está na hora de pular fora ! Grande abraço irmão!
9:49 o melhor conselho que alguém poderia dar e realmente faz sentido é o primeiro canal que eu vejo falando a verdade e não botando coisa na cabeça para a pessoa comprar
Caraca...vídeo veio na hora certa, eu sou muito refém dos meus hobbies e é exatamente isso o que você falou, eu sou escravo disso já faz muito tempo, minha vida gira em torno disso, é possível que se tirasse meu PC eu ficaria maluco hoje...mas a vida nos dá sinais e esse vídeo apareceu no meu feed hoje, comigo ficando endividado por conta de ficar gastando com hardware e perfume, por puro impulso e vício mesmo...parabéns pelo conteúdo e coragem de expor tudo o que você passou!
Que pedrada na cara dos fanáticos! Tava esperando esse vídeo qdo vi o story ontem e acredito que esse vídeo deveria ter um alcance bem maior que só o público atual do canal
Pensei q fosse um video a toa mas achei muito util e sábio. Valeu cada segundo. Mto obrigado!
Parabéns, pelo vídeo, achei de grande importância. Um dos melhores e mais importantes vídeos do canal. Agradeço por contar sua experiência.
Eu hj com 39 anos não tenho vergonha de admitir que estou nessa fase de transição de parar com de comprar peças para viver uma vida social no mínimo natural, o avanço da tecnologia já está em um patamar que não tá dando para acompanhar devido a evolução, indusindo a comprar mais e mais, o que não tem necessidade, hj já parei de comprar, tô com meu i7 11700, 32 RAM, com uma RTX 3070ti OC ventus, que já roda tudo, e nem tenho usado com frequência, ficava no quarto jogando, com isso veio ansiedade, entrei em TAG, engordei muito, adquiri pressão alta, tudo devido ao isolamento, hj já saio, faço exercícios , estou me alimentando melhor, tô vivendo pra mim e pro meu filho!
Acompanho a mt tempo você, e notei que você parou de querer fazer "upgrade", muito interessante saber esse ponto da sua vida, muito obrigado Felipe!
Me identifico demais com o relato. Cresci estudando e praticando montagem e manutenção. Lembro quando comecei a te acompanhar lá em 2012 (eu tinha 12 anos na época) e ficava fascinado com toda a cultura de PC, ao passo que queria muito montar o meu tão sonhado PC tbm. Insisti muito a meu pai pra que eu pudesse ter uma placa de vídeo nessa época e ele conseguiu pegar uma poderosa gt 610 que fez minha alegria por muitos anos. Jogava minecraft e bf3 nela direto. O tempo passou e eu consegui pegar uma gtx 1060, que pouco usei pra jogar jogos pesados, pois caí no vício do lol e servir à cultura de pc e a cultura de um joguinho online me fez mal demais, seja nos relacionamentos seja na faculdade. Às vezes brigava com meus pais, às vezes passava sufoco em algumas matérias, coisas evitáveis se houvesse equilíbrio. Quando veio a pandemia e eu tive uma crise absurda de ansiedade (mesmo com o meu pc dos sonhos ali), percebi que a vida vai muito além disso. O mal que todo esse empenho que eu empreendia em algo que deveria ser um hobby acabou desgastando a minha cabeça. Conforme o tempo foi passando (e a terapia funcionando), fui saindo de casa, viajando pra outros lugares, praticando exercícios físicos, passei a ser mais sociável na faculdade, no trabalho, e boa parte desses problemas não me atormenta mais. Quanto ao pc, vendi a meu primo. Montei outro que só rodasse o que eu queria sem dor de cabeça. Antes eu sonhava com placas high-end, mas nada se compara com bons momentos vividos em boa companhia.
PS: já abandonei o lol e tô usando a gpu nova pra jogar algo que preste kkkkkkk
Parabens pelo video Makarov, veio em um momento necessario na minha vida. Agradeço!
To pasando por isso, desde a pre adolescência onde foi o começo, jogar jogos e sacrificar estudo, momentos pra ir jogar e me isolar, tenho 22 anos faz um mes que estou sem notebook e sem jogar, é como se eu fosse um drogado sem erva, sem cocaina, e nesse meio tempo tenho me aprofundado em grupos de peças de pc, promoções, lives, eu já gastei uns 2.000 em peças, mas, todo dia estou me perguntando se estou fazendo a coisa certa, e me apareceu seu video, vejo que realmente estou focando na coisa errada, sem propósito, não estou focando em meu desenvolvimento pessoal, cara, obrigando..., vou terminar esse projeto já que comecei, vou salvar teu video e montar metas para fazer, metas que me faça realmente crescer...
O youtube realmente precisa de mais pessoas como você
Nós que precisamos ser mais como ele e ir para o youtube
Acho importante ressaltar o ponto de como é difícil ter controle financeiro com um computador em mãos, você fica sendo constantemente bombardeado de promoções peças que você provavelmente não precisava e de jogos que você nem queria jogar, mas acaba comprando com a desculpa de que futuramente isso vai ter sentido.
Alem da cultura de lançarem hardwares todo ano fazendo você ter a impressão de que sempre está com algo desfasado.
@@RafaelFerreira-zs9fh real , vejo muitos dizendo q tal peça de pc é ruim só por ter 4 ou 5 anos de lançamento kkk
É difícil ter controle financeiro? Só se for ganhando 40k por mês kkkkkk
Comprei um pc com uma GTX 1650 superfaturada na época da pandemia, sou feliz com ela até hoje. Se fosse pela mídia de hardware eu já teria trocado de placa umas 3 vezes, uma para RTX 2060/70, outra para 3060 e agora 4060/70. Não vale a pena! Isso que eu ganho dinheiro com o pc, imagina para quem só joga/se entretém.
Na questão de jogos o que me ajudou a ter mais vida útil foi platinar os games que eu tenho, estou jogando Skyrim E ME DIVERTINDO MUITO - 80h com 45% dos achievements. Tenho jogo para jogar até o final do ano, 1080p Ultra 60 fps cravadinho. Isso que comprei o game por 35,99 na loja da xbox. Com as 200h de jogo que irei ter, nem sei quanto saiu por hora de entretenimento...
Esse ano platinei os 3 Gta's Trilogy, Death Stranding, Elden Ring, Skate 3, Session e agora buscando a de Skyrim. Tudo isso me divertindo à beça com um humilde i3 10100f e uma 1650.
A verdade é que as pessoas nem sabem o que querem fazer, aí colocam a culpa em qualquer coisa, menos na falta de objetividade delas mesmas.
@@gidionesouza2561kit bem classico
Acho que isso só funciona com quem é ligado em Ti
Não sou muito de comentar em videos, mas esse me tocou profundamente.
Eu tenho esse sonho de querer montar um computador já faz uns 16 anos, e só agora estou tendo oportunidade de fazer isso, com a ajuda da minha parceira.
Eu a agradeço o tempo todo por estar me ajudando a realizar um sonho de infância meu. Mas eu tirei um momento para fazer isso novamente, firmando na minha mente que apesar de ser uma grande conquista pra mim, eu não estou realizando-a sozinho.
Quem está comigo é muito mais importante.
Você ganhou um inscrito, mano. Ótimo vídeo.
Ótimo vídeo, me identifiquei muito, na época da minha infância/adolescência eu ficava “enfurnado” no meu PC, vou dar um exemplo, eu moro em um sobrado durante alguns aniversários (meus)eu descia cumprimentar os meus parentes e já voltava para o PC, deixando eles sozinhos para ficar no meu “mundo”, um jovem sem amigos, auto estima baixa, um cara afundado. Isso mudou quando eu entrei na faculdade, hoje tenho 25 anos sou formado em Educação Física, trabalho como Personal, amo o que faço, ver a pessoa ter qualidade de vida de novo não tem preço, hoje me arrependo daquela época, mas sou grato por perceber meu erro e melhorar. Se chegou até o final do meu comentário, quero que saiba de uma coisa “Tem uma vida passando lá fora e ela é mais doce que qualquer fruto que já tenha aproveitado, viva rapaz, viva”.
Esse video veio no momento certo pra mim. Mas meu caso não é exatamente sobre hardware.
Não sei pq. Mas meio que do nada, me VICIEI em jogar Skyrim de novo pq aprendi a instalar mods nele.
É um jogo que eu joguei muito la em 2013. O duro é que eu me viciei nele de novo numa fase muito boa da minha vida, onde eu tava trabalhando bem, me exercitando, tendo uma vida social bacana, comendo bem.
E essa semana eu faltei TODOS os dias na academia. Não fiz minha própria comida, só pedi delivery... cara, ta f0da.
Servir o hobby é a pior a coisa q o homem pode fazer.
Que vídeo Makarov! Perfeito.
Vivo a vida da mesma maneira. Tinha o mesmo PC desde 2019 e esse mês fiz um upgrade pra durar mais 5 6 anos. E só quando houver necessidade troco novamente! Sem estresse, sem ficar fissurado em novas peças ou nova geração.
acho importante o assunto do vídeo, até pq eu também sofri com a mesma problematica apresentada aqui, e foi uma luta enorme para sair disso, o isolamento social criado pelo hobbie de “ser gamer” é perigoso pois ao mesmo tempo que ele é muito confortável ele também te gera ansiedade, stress e alguns casos mais sérios até problemas psicológicos. Tomem cuidado rapaziada, realizem o sonho de vocês de terem um pc ou console de qualidade, mas não projetem sua vida inteira em torno disso, a vida é muito mais que FPS’s altos e telas coloridas, curtam o caminho pois a vida é só uma
EU AMO SEUS VIDEOS REFLEXIVOS !!! Me identifico mto e concordo com tudo o que voce sempre fala.
Ótimo raciocínio sobre servir algo que você gosta, foi um alerta pra mim também sobre jogos. Já sinto os sinais que está atrapalhando a minha vida em vários aspectos, preciso trabalhar nisso.
é só vc balancear as coisas, eu faço assim
as vezes vc precisa de um tempo pra vc com um jogo, com um livro, ou em uma cachoeira, um acapamento, a ideia vc diverssificar as coisas,
@@lostrix2 sim, o o problema é que todo tempo livre eu só penso em jogar kkkkk antes eu lia muito e parei com o hábito, triste. Negócio é se policiar msm
@@alinepalmieri pois é então bora jogar mesmo por enquanto, mas é bom se policiar , tudo em excesso prejudica ne. eu gosto muito de jogar, mais tenho o habito de fazer primeiro o necessario e deixo os jogos por ultimo para não ficar com a conciencia pesada depois kkk
Mermão sinceramente, tô nem aí! Já desde mlk q tenho o sonho de montar o meu PC, só vou sair dele pra ir trabalhar e ficar com a família às vezes. Mas na minha folga a maioria do tempo vai ser gasto no Pc msm
Com relação a questão de trocar de peças quando houve um propósito eu concordo demais e é o que me mais chamou a atenção aqui. Mas sendo bem sincero, eu só troquei de peças desde 2015 pra cá por conta das peças que paravam de funcionar, e eu tinha que comprar uma nova pra poder ter PC pra meu uso diário, não só para jogar.
De 2015 até 2019, simplesmente perdi coisa de 4-5 placas-mãe, em duas plataformas Intel diferentes (i5 4690 e i7 8700, que uso de 2018 até hoje) e de 2015 até o 1º semestre deste ano eu perdi 4 placas de vídeo e só uma delas (a 4ª que comprei, uma GTX 1650 Super) eu passei pra frente na OLX pra pegar uma RX6600XT que foi a última que foi de Vasco, este ano. Estou agora com uma RTX 4060 da MSI e gastei menos de 2k já considerando o frete.
Também perdi uma fonte (AX760), que foi trocada no RMA da Corsair por uma HX850, que está lacrada até hoje e estou com ''preguiça'' de vender, e, logo após perder a AX760 na época, já peguei de emergência uma CX550, que uso até hoje. E ''coincidentemente'' depois disso eu parei de perder mobos 1x por ano, sendo que minhas 2 últimas mobos (contando a atual da PC Ware que já está a poucos meses de igualar a duração da anterior, que foi de 2 anos e 8 meses) duraram cerca de 3x mais.
Mas enfim, acredito que se não fossem esses problemas todos de 2016 pra cá, muito provavelmente eu estaria com o mesmo setup original de 2015, só mudando a VGA, já que certamente minha primeira foi uma GTX 970 e improvável que eu estivesse com ela por conta dos jogos que gosto de jogar, com a qualidade gráfica e de desempenho que desejo. Muito capaz de eu estar até hoje com a 3ª placa que comprei, que foi a GTX 1070 Ti da Galax.
Video muito bom e pertinente mano, acredito que tu poderia até aprofundar um pouco mais e falar sobre o quão nocivo isso é pras gerações novas que entraram nesse mundo com essa exposição constante que a gente tem, no yt, insta e tiktok. Eu por exemplo levei um tempo também pra cair a ficha que no longo prazo, daqui 5, 10, 15 anos, todas as horas e esforços que coloquei em jogos não vão ter nenhum significado relevante pra minha vida, mas os momentos que deixei de aproveitar sim.. Enfim, hj em dia eu só dou upgrade quando algo estraga ou quando tem objetivo prático (melhorar meu trabalho) e sobre jogos, já entendi que quero aproveitar uma história/experiencia, passar por aquilo e ir para uma próxima.. sem jogos online ou grinds infinitos.
Melhor vídeo do Makarov que já assisti, e olha que já acompanho há muitos anos! Parabéns por abrir nossas mentes!
Cara eu sinto como se seus conselhos estivessem sendo dados de mim do futuro para agora. Vou refletir bastante. Parabéns pelo conteúdo.
Fala mano, acompanho seu canal a algum tempo. E quero lhe fazer uma pergunta, com todo respeito. Você já pensou em ser psicólogo? Não é zueira não! Aos 06:58 você mostra nesse vídeo, que tu tem muita empatia, por muita gente, que muitas das vezes tem a síndrome do upgrade, e muita das vezes sem perceber gasta muito, mas muito. Mesmo que o upgrade não seja nem um pouco necessário, e seguindo certos canais que só incentivam que você saia fazendo upgrade adoidado, a cada nova peça no mercado. Meus parabéns por esse vídeo, é muito reflexivo e inspirador.
Resumindo: a mulher não deixa mais gastar com pc e estou gostando de sair do quarto.
Boa sorte, só não se esqueça que "TUDO" demais faz mal.
Muito bom.... Isso é pura expansão da mente. Parabéns!!! 👏🏼
Meu hardware é de 2015. Agora que eu estou sentindo necessidade de trocar, se eu fosse pela onda dos outros, já teria trocado de hardware umas 10 ou 20 vezes. Estou precisando de uma mesa e um SSD novos. Mas aí o cooler também está ruim, não consegui fazer ele "reviver", teria que comprar outro cooler. Meu processador já não dá conta de algumas coisas que eu faço, embora ainda dê um caldo. Mas estou pesquisando bem o novo setup para comprar, o problema é que eu vira e mexe fico caindo na cultura consumista e sempre monto uns orçamentos baseados em puro consumismo e não nas minhas necessidades. Eu tenho uns 10 setups orçados aqui que tem um monte de peça que eu nem vou usar kkk.
Disse tudo Felipe, me identifico com muitas das coisas que citou neste vídeo, obrigado pelo alerta tamo junto👊🏽👊🏽
Resumindo, agora gasta com mulher hahaha
Quando o homem arranja uma namoradinha, nada mais importa kkk
Não o julgo, já fiz igual
Era um virjão até ano passado, aí agora arrumou mulher kkkk, a mulher tá torrando o dinheiro dele @@rsm8882
Mas é um perigo ainda maior. Tem cara que gasta o salário + o 13º com mulher que de um dia pro outro pode terminar o namoro e o cara ainda vai tá pagando as parcelas.
Presente só se dá a uma mulher se ela for sua mãe. Caso contrário, só dê se já tiver casado. Antes disso nada é certeza.
@@victorhugopintosouza sim... e se por um acaso acabar, muitos entram em parafuso e ficam mto tristes com o término
Porra melhor gastar com mulher doque com computadorzinho né amigo
A palavra chave é moderação, tudo tem uma dose certa, demais sempre vai fazer mal.
Excelente vídeo, parabéns pela coragem.
Esse vídeo veio no momento certo para mim, realmente nós entramos em uma realidade diferente apenas com aquela anciã de possuir uma peça ou um periférico novo. Semana passado eu comprei um kit de memoria novo para mim e eu fiquei extremamente arrependido depois, justamente pelo que você disse, eu abri mão de gastar o dinheiro do mês que tenho reservado para gastos com família e amigos, ou até mesmo sozinho, mas comendo algo diferente em uma peça que não era necessária para mim.
Veja pelo lado bom, foi só um mês que você perdeu, agora é só refletir e mudar em relação a isso.
Boa sorte
vi uma frase interessante uma vez, ela dizia mais ou menos isso: cada passo errado que vc dar é um passo a menos em direção aos seus sonhos. o video que eu assistir onde vi isso falava sobre dinheiro e manuseio ou coisa assim.
Caramba! Cheguei no seu canal hoje, do nada, e já me deparei com esse vídeo! Simplesmente sensacional a sua reflexão. Me vi no seu exemplo aí de viver em função da cultura, no meu caso referente a cada carro que já tive. Eu vivia em função dele, ao invés dele me servir. Ficava triste com um arranhão etc… enfim, excelente vídeo!!!!
Eu é um amigo resolvemos comprar peças de pc juntos a ums 7 anos atrás. na época, pegamos uma 1070 é um i5. 7 anos depois, continuo com a mesma 1070, só mudei o processador. E ano passado peguei 32 gb de ram no alie, baratinho. Meu pc segue rodando os jogos. meu amigo nesse período trocou de pc 5 vezes 😂😂
Eu q cai de paraquedas aqui nesse vídeo e q foda!!! Ganhou mais um inscrito. Obrigado por compartilhar sua experiência.
Já parei pra pensar nisso... comecei trabalhar no ano passado e gastei tudo que tinha com o meu pc, diria que tenho um arrependimento de 50%. Em parte, sei que é algo que eu queria muito, há muito tempo, que é um bom passa tempo-tempo pa mim, então não me culpo tanto, porém pagando as parcelas sinto que, como vc falou, com 500 reais do fone, 500 do mouse, 500 aqui e ali, eu poderia estar tendo outras experiências também, além de ficar no quarto jogando. Mas pelo menos, comprei todas as peças das marcas que eu queria e me sinto realizado, não comprei pra me mostrar na internet, me exibir pra alguém e nem segui o que os outros acham melhor, fui totalmente por mim, por uma vontade minha. Agora não pretendo gastar mais nele.
Irmão vc se arrepende de conquistar seu PC? Se doido? Essa grana que vc gastou foi pro seu divertimento ou vc acha que gasta teu money em mulher e em viagens e melhor? Claro e bom viajar e tals mais vai ficar apenas a lembrança o PC está contigo mano e olha não é igual o mano do video falou Com PC bom vc gasta de 5 em 5 anos e com mulher tu gasta todo mês e vitalício todo mês vai lá 800 real com a digníssima que vc nem sabe se vai ficar pra sempre contigo e que pode te trair a qualquer momento, ainda mais essas leis de hj em dia ea mentalidade das jovens.
Isso arruma uma namorada, compra um Iphone novinho pra ela, mas n olha as msg do Whatapp por que isso estraga o relacionamento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai que ela gosta mt de leite com Abacaxi ?
@@Rafaelchuuzed Você fez o certo, como ele disse no vídeo, você comprou algo que importante para você e se realizou. Mas não se deixa ser escravo disso, ainda dá tempo de fazer outras coisas, vai sair com os amigos, vai ao cinema, tira uma tarde para passear em um parque, tira umas horas para conversar com o seu pai ou mãe ali na sala e também tenta dar uma chance para encontrar um namorada. Eu mesmo era um 1mbec1l que falava besteiras como essas aí encima, ficava preso no quarto todo o meu tempo livre e isso só me ferrou. Hoje estou de boa, tenho um Pc bom, jogo nele de vez enquanto e passo muito tempo conversando com minha esposa, assistindo filmes e séries juntos e etc, também gasto tempo cuidando dos meus filhos.
É como ele disse no exemplo do tênis, não deixa isso tomar todo o seu tempo e controlar a sua mente, fazendo parecer que você precisa de um processador ou placa de vídeo nova a cada ano.
@@izacgama7144 Obrigado pelo comentário. Realmente, acho que o ponto é bem esse do exemplo do tênis, o que não pode é se tornar um vício, uma extrema necessidade de estar sempre querendo tudo do novo, pq tendo um pensamento assim, meio que quer dizer que vc nunca tá satisfeito com o que tem, além de não conseguir aproveitar as outras coisas ao redor, já que vc vive em função de juntar dinheiro, de pesquisar, de passar seu tempo só pensando naquilo... eu mesmo estou tentando mudar isso já, já passei e as vezes ainda passo bastante tempo no pc, mas sempre que surge oportunidade de ver um filme ou fazer outra coisa com as pessoas de casa aqui eu tento também
@@Rafaelchuuzed Isso, você já está no caminho certo e continua assim sempre se avaliando, um bom ponto é às vezes você para e pensar : Faz quantos dias que eu saí de casa (quarto) ou tive um social com alguém fisicamente?
Assim você mesmo se controla, te desejo muito sucesso e uma vida incrível, cheia de bons momentos e memórias.
Concordo muito com muita coisa nesse vídeo. Após minha primeira e última aquisição, um notebook gamer, perdi total a tara de comprar um pc desktop (que sempre tive vontade) e de ficar fazendo upgrade na máquina.
Porém, não me arrependo tanto quando o assunto é "perdi tempo da minha vida jogando videogame", eu joguei enquanto criança até os meus 14 anos, aproximadamente, e essas experiências me trouxeram recordações que jamais esquecerei. Foi uma época de ouro. Não consigo mais jogar como antes, a correria cotidiana não permite. Eu me arrependo uns 10% apenas. Houveram momentos da vida que eu perdi sim por conta que estava jogando. Mas também fiz ótimas recordações.
a pill de maior utilidade desse universo de informatica ta aqui nesse vídeo. obg por tanto!
Cara, eu acredito que você trazendo esse tipo de conteúdo real é realmente uma jóia rara neste youtube e vamos ser sinceros isso é muito foda.
Tava na hora de pelo menos um youtuber de algum canal com alguma relevância começar a trazer algo de extrema relevância que passa despercebido pelos nossos olhares e estão presentes na rotina de 99.99% das pessoas.
Que vídeo necessário! Obrigado Makarov!
porra, super relevante o tema desse video, de fato eu passei o dia de hoje refletindo sobre o que eu quero fazer, ( se é trocar de PC se é conquistar outras coisas) uma verdadeira crise existencial sem um rumo na vida.
video bom pra você refletir sobre varias coisas.
Isso tá parecendo conversa de quem acabou de descobrir o que é vida social e o mundo lá fora, e depois disso, meio que começa a menosprezar o antigo estilo de vida que tinha... Se bem que o antigo estilo de vida compulsivo, regado a um consumismo desenfreado, não era nada saudável.
Mas esse relato fica parecendo daquela pessoa jovem que vivia em casa jogando video game e colecionando cards, e que quando chegou numa fase da vida, conheceu alguns amigos e começou a sair todo fim de semana pra farrear, ir pra shows, etc... Porém no caso dele, ele conheceu uma mulher e agora sente que: "esta vivendo de verdade".
Mas é porque isso é viver de verdade
@@fernando4885quem diz o que é "viver de verdade"? Existe alguma lei universal que estipula como todos devem viver de verdade? Esse era o mesmo papo que meus ex colegas de trabalho vivam me dizendo pq preferia ficar em casa do que sair pra farrear todo fim de semana enchendo a cara, nem todo mundo é igual, existem pessoas que preferem o silêncio a algazarra, eu sou uma delas, nunca fui de sair e nunca tive vontade de sair mas isso pra sociedade é "viver errado"
Viver de verdade é fazer aquilo que vc gosta mas tudo tem que ter moderação @@fernando4885
@@fernando4885 Depende.
Comigo foi o contrário. Tive uma vida social muito ativa até os 29 anos. Depois todo mundo foi casando e tendo filhos, se mudando, e até morrendo (pandemia...), fora que meu relacionamento de 10 anos terminou, então o que sobrou foi o hobbie de jogar no PC.
Vejo os prós e contras das duas situações (vida social ativa ou dedicar-se profundamente a um hobbie) e concordo que não precisa menosprezar nenhum deles.
Cara...........isso pra mim é papo de coach. Cada pessoa tem suas exigências e prioridades, qualquer pessoa que se organize, pode fazer tudo que quiser. Conheço gente que paga 10mil reais em uma garrafa de whisky, Conheço gente que paga 100mil reais em relógio, tenho um amigo que coleciona action figures pagarando até 5k num bonequinho. Eu não me importo com o que as pessoas fazem e por consequência disso não abro espaço para julgamentos. Tenho um conhecido que se acha o superpika da galáxia por acordar as 5 da manhã, trabalhar igual um cavalo e se orgulha ao falar pras pessoas que não tem tempo nem para comer direito, que vida é essa? Já vivi assim e não me orgulho nada de ter vivido e respirado para trabalhar, foi a época que mais tive problemas fisicos e mentais, ansiedade, insônia e falta de apetite, deixei de viajar para trabalhar, deixei de ir em festas da família para trabalha, dormia cansado e acordava cansado. Hoje em dia faço tudo que quero, trabalho, jogo, viajo, queimo dinheiro com peças caras de computador, mas estou super feliz. Buscar ser sempre produtivo o tempo todo também traz malefícios.
Concordo plenamente.
@@lucianocostart O questionamento do vídeo não foi este, foi sobre viver a vida com equilíbrio, e não ser escravo de uma cultura ou de algo!
@@aurelioamaral2210 Pra mim, comparar um pulo de paraquedas com a compra de memória RAM foi meio que forçado demais. Jogar é uma perda de tempo pra quem? Ninguém é obrigado ser produtivo o tempo todo. Paguei uma grana considerável para fazer um mergulho, que era meu sonho, mas não vou sair falando pras pessoas que deixei de comprar uma coisa "sem importância " para mergulhar. Perda de tempo é uma coisa tão relativa que cada um tem sua visão. Acho uma perda de tempo surreal ficar brigando por política em rede social, mas tem gente que vê importância nisso e não vou julgar. Fui nessa onde de ser produtivo o tempo todo e como disse acima, só ganhei ansiedade, um início de depressão, insônia, perdi peso, perdi um monte de clientes e por aí vai. Hoje em dia faço tudo sem culpa, trabalho na hora que preciso trabalhar, jogo por horas, voltei jogar RPG de mesa, cardgame, maratono séries, gasto com um monte de coisa superficial, pago pequenas fortunas em cartas de cardgame, meu computador tem o valor de uma moto e tudo mais que o carinha disse ser desperdício de tempo eu faço. Minha vida melhorou 900% depois de ignorar pressão externa e seguir meu ritmo.
@@aurelioamaral2210 eu tava me perguntando isso também.
Meio que o vídeo fala de A e a pessoa acima tá falando B.
@@lucianocostart pra mim ele disse mais ou menos a mesma coisa que você. Pois sim cada um vive uma forma e se está feliz, maravilha.
Mas o ponto é, somos um país maioritariamente pobre, logo escolhas precisam ser feitas. Ele expressou que se arrepende de ficar jogando invés de ir ao aniversário da mãe, que a experiência de pular de um paraquedas foi mto mais satisfatória que comprar um par de memórias RAM. São as escolhas dele e ele está feliz com isso, ou não tão feliz com outras e justamente por isso ele está mostrando que a vida não é só ficar jogando Valorant ou CS com os amigos no DC... Existe mais que isso e mtas vezes há novas oportunidades nisso.
Sim pode ser papo de coach, pois ele está falando o óbvio, mas quantas vezes você já deixou passar o óbvio por desatenção ou por estar focado em outra coisa.
O ponto é não ser obstinado por nada e ter uma vida com equilíbrio, aquele ditado besta, "se até água em excesso faz mal, imagine o resto".
Tempo não se compra, então se deve tentar aproveitar da melhor forma possível e ser feliz com esse aproveitamento, se você fez algo que se arrepende, possivelmente irá tentar avisar para que te importam, para não cometer o mesmo erro pois aquilo não vale a pena, e pra mim esse é o propósito do vídeo.
Tudo na vida tem custo, seja tempo, financeiro e/ou oportunidade, e sim isso é óbvio, mas quantas vezes você já se esqueceu disso?...
Muito Bom ver um video sobre a compulsão de consumo. tive que trocar meu pc de trabalho depois de 10 anos com ele. resolvi montar eu mesmo, escolhi peças e assisti muitos videoas para aprender como fazer. porem mesmo com o PC montado, com sobra para durar no minimo mais 6 anos com folga, continuei vendo videos e peças para comprar. Cogitei montar um MATX, ou um mini, um AM5 e depois de cogitar tudo isso, cheguei na mesma conclusão. a gente entra no hype para resolver um problema real e não sabe quando parar. PArei, mas sobrou uma rtx4070 aqui, com 3 meses de uso até eu perceber que não precisava substitui-la
Se for pelas ideias de youtuber cuponzeiro (que ganha comissão de vendas de hardware que divulga), nosso PC nunca presta, tem que renovar o tempo todo.
Excelente vídeo como sempre Macarov!!! A verdade é que a sociedade atual é escrava das modinhas do momento, vejo várias pessoas gastando horrores com iPhones, PCs e cadeiras gamers, roupas e tênis de marca, apenas para viverem a moda do momento, mesmo que acabem se endividando e não tenham um tostão para mais nada!!! Eu mesmo reconheço que em partes eu sou assim! Porém no meu caso é por uma questão de conquista e vitória, pois venho de uma família pobre onde eu sempre quis, porém não tinha condições de ter um computador, videogame ou um celular. Hoje que trabalho e tenho uma condição financeira muito melhor, compro diversos aparelhos tecnológicos que sempre quis ter e só agora consigo comprar!!!
Varias vezes deixei de ir em festas , encontros com amigos e namorada que seriam inesquecíveis , pra ficar em casa jogando , hoje que não tenho mais acesso á essas pessoas , vejo que perdi meu tempo. O tempo é o bem mais precioso que temos , não joguem fora.
Exatamente por que você não foi que você acha que seria inesquecível, não troco minhas memórias no lol e no meu Xbox 360 por isso nem a pau.
@@fly_ygor9968 cara já parou pra pensar que você gastou horas em um software que alguém criou. Você ficou horas vendo um código funcionando dentro de um ambiente que são apenas formulas, funções e números.
Não tem sentido arrepender de experiências passadas, pois é graças a elas que percebemos o que realmente é importante para nós a cada novo momento, contudo faz muito sentido as coisas que você falou. A vida vai mudando de significado conforme as nossas percepções e desejos mudam. Como diz o Sadhguru "Que tudo que tiver de acontecer seja bom ou mau que aconteça pois isso é viver"
Meu jovem, é simples, você esta apaixonado, agora você vai gastar dinheiro com sua noiva, mais você esta certo, computador tem vida curta!
Ta de parabéns Maka! Vídeo necessário demais!!
Eu cheguei a um ponto que cansei em montar pc e fazer upgrades pontuais, hoje em dia minha vida exige muito mais tempo em outras coisas e isso não é algo que vala a pena ficar investindo, me falta vontade e dinheiro; to num momento que é mais valido comprar um note com uma configuração suficiente apenas pra rodar os games que quero jogar agora, e é algo que comecarei a fazer.
Esse foi o seu melhor vídeo. Simples, tranquilo, sem ironia e seríssimo! Que Deus continue te abençoando!
Ou seja a mulher não deixa gastar kk
Ou melhor a mulher não deixa sobrar kkkkkkkk
@@leandroaguiar4164 ou seja, vc não entendeu o que ele quis passar
@@nycollasreis2357 ou seja, era ironia
(Pode ser que não)
@@batatafritaalien8591 pior né?
@@nycollasreis2357 Olha q as vezes é sim, só não pode ser dito
Concordo plenamente com todos as suas palavras,
Deus lhe abençoe sempre e sua família
Esse eu faço questão de compartilhar !!!
Caralho, que vídeo SENSACIONAL.
QUASE caí na bait dos comments.
Passei mto tempo no PC, na vida... Aprendizados, mas realmente, me faltou a vida real.
E hoje em dia já faz alguns anos que tenho alguns problemas de saúde que ainda limitam MUITO minha vida, e pra mim, poder sair, ir ver pessoas, ver um show...
Não tem preço.
Vc é FODA, cara! N sei se vai ler.
Mas parabéns por ser tão maduro e estar impulsionando ideias que criam culturas boas!!!
"Se eu tivesse visto esse vídeo antes, teria evitado tantos problemas! Comecei na informática com 5 anos. Minha mãe me ensinou a usar o computador. Usei o Windows XP, Vista e 7, até ganhar meu próprio computador em 2014. Ele era muito bom, fiquei com ele até 2019, quando quebrou. Em 2020, no auge da pandemia, minha mãe comprou um Lenovo Ideapad S145. Ele tinha um Ryzen 5 3500U e 8 GB de RAM. Eu esqueci do mundo depois que ganhei esse computador, porque moro no interior, a 1 km da cidade. Eu não saía muito de casa e, sem aulas, foi só felicidade.
O maior problema, além do tempo que passava usando o computador, era que eu morria de ciúmes dele. Ninguém podia encostar ou sequer falar mal. Eu levava isso tão a sério que ficava louco. Pode falar da minha mãe, mas não fale do meu PC! Passei noites jogando, gastei todo o meu dinheiro em jogos e periféricos. No entanto, teve um lado bom nessa história. Quando as aulas voltaram, eu me sentia meio excluído na escola, ninguém gostava muito de mim, e isso me deixava mal. Mas, quando chegava em casa, eu tinha meu PC e meu servidor no Discord com meus amigos, e isso me fazia esquecer de tudo.
Hoje, continuo com o mesmo computador, tenho uma vida resolvida e sou mais velho também. Conclusão: desfrute do que te faz bem, mas com moderação." (apenas uma experiencia resumida)
Tu trampa com oq sub?
@@giliard tenho pequenos negocios.. e tmb faço uns bico arrumando pc..
Tá errado isso aí cara, não sei a respeito do processador, mas bicho, 8 de ram é roubada, se enfia na geladeira e não abra nunca mais 😂😂 tem que ser 16gb pô
Oloko!foi tipo aquelas histórias de lenda urbana
Nossa que experiência de vida 🤡
Que coragem hein mano, vídeo mto bom e necessário.
Só compro peça pela necessidade, jamais deixei de fazer algo em prol do computador.
Como eu moro em uma cidade que chega facilmente 41°C, a única coisa que comprarei serão coolers para gabinete e para processador e talvez dissipador para meu SSD que chegou 60°C.
@@diamones1776 mora em Cuiabá?
Cara isso é muito importante de se trazer em vídeo. Todos precisam ver dessa ótica na minha opinião. Muito obrigado e muito sucesso!
Vídeo com uma vibe reflexiva em pleno domingo, perfeito.
Seu canal é disparado o melhor de hardware cara, que assunto interessante e super importante, me fez repensar sobre coisas na minha vida, exelente conteúdo!
Se eu tivesse visto esse vídeo no começo desse ano, ou mesmo antes, eu estaria bem puto da cara com o Makarov sobre ele dizer essas coisas, mas é a mais pura verdade, ou em partes (vai de cada um). Depois que eu arranjei um emprego, comecei uma faculdade, minha vida mudou completamente, e todo esse tempo que eu gastei nos jogos, eu não me arrependo, mas chegou uma hora onde isso deixou de ser a prioridade e apesar de eu amar essas coisas, ainda querer usufruir de tudo isso da melhor maneira possível, eu tenho outras prioridades na minha vida, tais como família, academia, trabalho...
@@yuukiyoshizawa7007tá no caminho certo irmão, só falta vc arrumar uma gatona igual o makarov que vc nem vai querer saber mais de pc e vai gastar somente com ela olha que lindo kkk.
@@Solitárysolitarii Esses tipos de coisas só ficam nos sonhos mesmo, enquanto não tem namorada, o PC é o que preenche o vazio. Valeu.
@@yuukiyoshizawa7007 Ele foi irônico, por algum motivo quis te atingir.
@@izacgama7144O motivo é que é um frustrado que nunca encostou em uma mulher, sei lá por qual motivo, cultivando um ódio incubado!
Vídeo simplesmente FANTÁSTICO!!! Parabéns!
*Vemos, majoritariamente, 2 tipos de pessoas nos comentários: quem amadureceu e entendeu a mensagem sem se ofender e fazer comparações e quem se ofendeu totalmente. 😮 Acho que é o 1o video que vejo do seu canal e ja curti demais, principalmente voxe explicar a pegada da sua vida, fazendo essa retrospectiva! 😊 Deu pra ver totalmente em poucos minutos, sua evolução! 👏🏾 Parabéns pelo vídeo e muito obrigado por ele! Me ajudou enquanto pessoa, principalmente!* 🫡
Isso e a mais pura verdade, eu sou uma pessoal q n conseguia me controlar, eu queria tá todo hora Alí na frente do Pc, chegou uma hora na minha vida q percebi q aquilo tava me destruindo, o meu humor era totalmente horrível, ficava todo tempo estressado com tudo, foi aí q decidir parar com esse mundo de jogos, e dps disso minha vida melhorou em tudo. Eu n tinha controle sobre esse vício!
Cada um é um. Provavelmente você nem gosta de jogar mais, mas nem se tocou ainda, então fazer upgrade acaba não tendo sentido mesmo.
Bingo... Eu também pensei a mesma coisa. Além disso para quem é mais velho, jogar é uma questão de terapia, uma forma de aliviar o estresse do dia a dia. Melhor passar uma hora por dia jogando do que passar todo dia no bar pra tomar uma.
@@fabdavi7742 Gastei mais de 3500 reais em GPU e CPU há pouco mais de um ano, e não me arrependo. Tenho certeza de que, se ainda estivesse com minha configuração antiga, a experiência teria sido muito inferior. O upgrade que fiz fez toda a diferença, proporcionando uma experiência bem satisfatória, e me diverti bastante com os jogos que finalizei.
@@fabdavi7742 Exatamente penso da mesma forma, apesar que muitos criticam acha um abusrdo chegar do trabalho jogar ou assistir seriado etc. Priemiro nunca deixei fazer minhas tarfeas de casa sim sou casado !! Primeiro as obrigações depois eu tiro tempo para jogar ou assistir tv.
Bem isso, eu msm fiquei moh feliz quando meu público me ajudou a montar um novo Pc gamer esse ano pq o meu último que montei em 2017 já não rodava mais nada, eu sempre curti jogos desde criança e mesmo hoje com 36 anos essa vontade nunca mudou
Você é o pai dos esquisitos kkkkk
É, com certeza esse foi um dos melhores vídeos que vc já fez.
"Compre com propósito"
"Não sirva a cultura"
Vídeo sensacional, parabéns
Não vou dizer q "eu já pensava igual", mas esse vídeo me deu mais clareza sobre essa postura de agir de acordo com um propósito. Meus amigos começaram a montar os pcs deles antes q eu, primeiro pegaram um hardware bom pra rodar de forma satisfatória jogos AAA e ignoraram os periféricos. Já eu pesquisei bem antes de comprar (mais por falta de condição do q por paciência), assisti vários vídeos de react de setups, react de periféricos, montagem de pc, etc. No meu pc antigo eu não conseguia rodar emulador de PS2 com 30 FPS, Dota 2 rodava no mínimo com 15 FPS e softwares tipo Photoshop e Fire Alpaca travavam quando eu fazia um traço com o brush. Aí eu estabeleci meu propósito, "quero um pc q rode esses softwares de edição de imagem e q dê pra jogar jogos indie e emuladores". Agr q tenho isso (kit de entrada Ryzen) meu propósito é melhorar a experiência de uso, "quero um teclado mecânico já q escrevo bastante e quero 2 monitores pra melhorar a produtividade". Hoje estou nessa etapa. Só pretendo melhorar meu hardware a nível de rodar jogos AAA quando tiver estabilidade financeira pra poder gastar tempo nesses jogos. Não quero investir dinheiro em algo q não vou poder investir tempo sem me culpar. Sobre "viver a vida", apesar de não praticar nenhum elemento artístico, até q sou bem ativo na cultura Hip Hop, então "viver" é algo q tenho feito bastante dentro do possível.
Vai de cada fase da vida quem vive um tempo preso em casa sem sair quando sai acha maravilhoso, o mesmo é contrário pessoas que curtiram muito acabam se prendendo é natural isso ai. Quanto ao hardware eu penso que a pessoa precisa estudar um pouco olhando para sua necessidade e só ai montar algo e seu primeiro pc vai ter algum erro pode ser grande ou pequeno mas vai ter algum erro ali, o importante é isso conhecer tua necessidade se planejando para sanar isso, do resto boa sorte para quem pretende entrar nesse mundo aqui pois tu vai ter dor de cabeça e problemas que aparecem do nada para resolver hahahaha.
Ótimo vídeo Man , simplesmente falou a realidade, de tanto a pessoa se enfatizar com o momento , de mudar de computador , a síndrome do Pc gamer , gosto dos teus vídeos por isso , pela realidade que nós mostramos ! Excelente 👏🏽
Salve Felipe, cara esse foi um dos melhores vídeos que já assisti aqui no seu canal, é bem dificil ver alguém fazer esse tipo de recomendação "gaste com propósito", geralmente os youtubers incentivam justamente o contrário (gaste com coisas sem necessidade)! Parabéns, vou compartilhar nos grupos que participo e com meus amigos e familiares, um grande abraço, Deus o abençoe!
Com certeza amigo estava pensando em mudar de placa de video por uma melhor, porem tem coisas muito mais importantes que isso! Parabéns e sucesso irmão! Otimo trabalho
Uma coisa que eu acredito é o fato de que se você se sente feliz tendo um pc legal você deve ter um, aí as pessoas pensam: "ai mas ele podia estar gastando esse dinheiro em uma viajem." Eu tanto concordo quanto discordo, se a pessoa se sente mais feliz viajando, ela deve gastar viajando, se pra ela é mais interessante ter um pc, deixa ela ter um pc, isso por que a vida se trata dos prazeres e felicidades, a nossa vida não tem nenhum outro sentido se não pelo prazer e felicidade (sem afetar negativamente essas mesmas vitudes de outras pessoas). Se o pc te deixar feliz, vá atrás de um bom (sempre lembrando de se manter saudável e seguro), por que a felicidade de ter um pc te traz prazer e te faz viver a vida da forma que ela deve ser.
Viví exatamente o que vc relatou com meu primeiro PC em 2001!! Isolamento social e foco total no mundo virtual. Só consegui despertar e equilibrar tudo quase 10 anos depois!!!
Minha mãe teve C@nc3r, e muitas vezes eu não dava devida atenção à ela porque estava jogando ranqueada. O sentimento de "eu estou perdendo meu tempo nisso" é muito maior, seguido pelo peso na consciência. Esse teu papo é verdade, mas infelizmente é uma realidade difícil de mudar de uma hora pra outra, ainda mais quando se é uma pessoa desprovida de beleza e/ou dinheiro. Meu único refúgio é meu pc.
Tua aparencia não define quem voce é. Já namorei com meninas feias, porque elas eram muito legais e me faziam bem. Espero que Deus mostre isso para voce.
Entendo que pode ser o único refúgio agora, mas se não procurar outro refúgio não terá outro. Torço para que melhore
Coisas materiais não preenchem o vazio interior.
Isto se chama maturidade ! Entrei para o mundo do PC em 2001, (quando comecei a trabalhar rsrsrs) Tive deste o Celeron depois Pentium depois um Core 2 Duo, vgas tive Riva TNT 64, MX400, TI4800SE, 8800GS,GT450. E por fim montei o PC do meu sonho em 2013 Sendo este um Gabinete Corsair Graphite Series 600T Branco placa mãe Asus P9X79 + I7 3820 + gtx660 SSD 128gb e HD 5tb. Depois peguei uma GTX970, coloquei mais memoria 16 gb em quad channel e por fim uma RTX2070. Estava para vender tudo e pegar i9 + 32gb ram + RTX4070. Ai deu a Zica dos CPUs Intel de 13 e 14 geração i5, i7 e i9 fiquei com medo do investimento. Troquei o meu CPU i7 3820 (Que ja estava pedindo agua KKK) por um Xeon 2667v2. Sem comentários..... Rodo todos os games atuais lisos no ultra em 1080p e 60 FPS. Mais que satisfeito. Mesmo eu tendo condições de montar um PC game Top, este aqui me atende muitíssimo bem. Como você expos brilhantemente temos outras necessidades muito mais importante do que ficar disputando em fóruns, quem tem o hardware mais novo ! Apenas para arrotar que roda tudo no máximo com trocentos FPS em 4k/8k rsrsrsrsrsr quando o divertimento é o mesmo seja no pc top, mediano ou de entrada ! Bem cada um sabe o que faz com seu suado dinheirinho ! E como você expões brilhantemente com o seu tempo de vida ! Para mim montar outro PC gamer só quando este atual estragar.
Mais uma vez Parabéns pelo excelente vídeo ! Valeu mesmo ! Abraço.
porra mano! esse seu vídeo, acredito que não seja apenas para "inscritos" e sim de utilidade pública, pois na cultura do consumismo que vivemos hj, muito estão nessa alienação absurda.
graças a Deus eu nunca fui assim, sempre planejei bem minhas compras, sempre abdiquei bastante do presente para comprar a vista ou pelo menos ter uma boa entrada, muito por ver como minha mãe fazia para criar os vilhos viúva.
a pessoa que tem esse hábito, assistam, voltem e reassista esse vídeo.
as coisas podem ser diferentes.
Obrigado pelo vídeo Makarov, eu estava prescisando !!!
Concordo, estava com essa besteira mas com iphones, hoje em dia acho uma tolice sem tamanho….
Esse inicio do video foi muito nostálgico, me lembrou que em 2013 eu vendo um dos seus videos nesse formato vc me respondeu que uma 9800gt não gargalava com um dual core e no final acabei comprando uma hd 4850 kk , mas me identifiquei muito com o conteúdo, cheguei a conclusões muito parecidas com o passar dos anos.
Resumo do video:
MAKAROV : Vá viver cara❤️
Informática inteligente.
À pouco também tive essa mesma "epifania"...
Tem meu respeito!
Caraca seria tão bom se cada um cuidasse da própria vida sem querer ditar regra pros outros. Ia ser maravilhoso
É só vc ignorar o vídeo e continuar vegetando no quarto no PC perdendo sua vida lá ... tudo certo.
Concordo
@@nahtanviana4622 kkkkkk o cara só fez um vídeo com a opinião dele do pq ELE NÃO GASTA MAIS COM ISSO e os cara já se ofende. Kkkkkk
Eu fiquei meses juntando dinheiro pra comprar meu PC, recebendo um pouco mais de 600 reais por mês, tendo namorada e indo pro serviço com 1 tênis todo estourado, mas minha namorada e minha mãe entederam super bem e apoiaram, quando finalmente comprei, eu finalmente me senti livre pra aproveitar bastante com minha namorada, dá presentes, ajudar mais em casa, comprar coisas para mim! Porem algumas semanas dps eu ja tava querendo comprar mouse, teclado, ja tava pensando em monitor. Ainda bem q tenho um melhor amigo e uma namorada que estão la pra abrir minha mente quando preciso e aconselhar bem! Ai eu percebi que os periféricos que tenho por enquanto, mesmo sendo genéricos, e o monitor sendo 900p, nao são coisas necessárias pra agora, e que podem esperar, o principal ja tenho, hora de aproveitar mais o dinheiro de outras formas.
Hoje em dia eu não me importo com pc gamer nem nada, percebi que aqui no Brasil não vale a pena ter absolutamente nada de eletrônico, o que eu to fazendo então? Tô "passando vontade" e juntando dinheiro pra ir pra gringa alias aconselho a todos fazerem o mesmo
Eu exatamente o mesmo, não vale pena no brasil, Pc Gamer no Brasil é Insustentável, e a própria indústria é faminta por hardware, games cada vez mais pesados, não vale a pena