As aulas do Fábio são sensacionai! Sempre que me deparo com alguma dúvida, rapidamente eu venho assistir às aulas referente ao assunto, logo consigo entender o conteúdo de maneira precisa e eficiente. Tudo que aprendi, 80% foi aqui.
Esse professor é MARAVILHOSO, o que não aprendi no ensino fundamental sobre classes gramaticais, estou aprendo agora quase concluindo minha faculdade. Tiro o chapéu pra esse mestre!
Foi sorte quem fez o E.M. com esse professor,se hoje tô aqui correndo atrás do preju que minha sala causou hoje no futuro, quando não davam bola para o que a professora falava,e isso acabava com o meu foco.
Me veio uma sequência de pensamentos que culmina em uma dúvida. 1º Infinitivo impessoal não faz referência a nenhuma pessoa do discurso 2º A regra diz o seguinte: Emprega-se o infinitivo impessoal nas locuções verbais 3º Logo o correto é " Queremos acordar bem cedo amanhã" ( e não queremos acordarmos...) Então como que eu posso dizer que nesse exemplo acima é um infinitivo impessoal se há uma referência clara a uma pessoa do discurso (no caso nós)? Tudo bem que quem traz essa referência é o verbo auxiliar, mas mesmo assim! O verbo auxiliar não tem sentido sem o principal e vice-versa. Se precisamos das duas estruturas para ter sentido, então deveríamos considerá-las conjuntamente no que diz respeito a referenciar uma pessoa do discurso, não? Não seria mais adequado dizer que é infinitivo não flexionado em vez de infinitivo impessoal? No exemplo "Fumar prejudica a saúde" realmente é infinitivo impessoal. Até pq nesse caso o verbo está funcionando como um substantivo, e como tal, não referencia pessoas do discurso. Mas Realmente nao consigo entender quando se fala em impessoal mesmo tendo referências.
Nesse caso acho que "queremos acordar" não é locução verbal e "acordar" está no infinitivo impessoal por se tratar da ação "acordar", como um substantivo, sendo o objeto direto do verbo "querer": "Nós queremos O QUE?"; "Queremos café da manhã..."; "Queremos um abraço...". Acredito que seja isso e talvez, agora, vc até já tenha tirado sua dúvida e possa dizer se é isso mesmo ou não. rs
As aulas do Fábio são sensacionai! Sempre que me deparo com alguma dúvida, rapidamente eu venho assistir às aulas referente ao assunto, logo consigo entender o conteúdo de maneira precisa e eficiente.
Tudo que aprendi, 80% foi aqui.
Comecei em fonemas colocando tudo no caderno, muito bom vai servir como um manual de português . Obrigado professor
Esse professor é MARAVILHOSO, o que não aprendi no ensino fundamental sobre classes gramaticais, estou aprendo agora quase concluindo minha faculdade. Tiro o chapéu pra esse mestre!
Foco no papiro e fé na missão.Obrigado, professor. Você é nota 10
Amo suas aulas, são muito bem explicadas!
Já estou na espera das duas próximas aulas rss
Parabéns! Amo suas explanações
Eu que só tenho a agradecer 😍. Obrigada!
🥰🥰🥰 Gratidão pela explicação !
Com mesei hoje mas já vi tudo obrigada me ajudou muito faz mas vídeo com aula do 7 ano vou te agradecer .
Aula boa demais! Obrigado. 🙏 🇧🇷
O único que ensina a língua portuguesa aprofundado!
Obrigada professor, bem explicado!
Obrigado pelo aprendizado
Surgiu uma dúvida: o (NÃO FLEXIONADO) " é preciso que *sejamos* fortes *(para enfrentar)*.>> {não flexionado}
poderia também flexionar como: "...que *sejamos* fortes *(para enfrentarmos)*.>> {flexionado}
certo?
Aula muito boa👏👏👏
Aprovado 👍
Muito bom!
Gratidão!!!
"Só" faltam duas aula kk já tô morrendo a muito tempo.
Like!
tem que estudar muito para ser bom em verbo, são muitas regras e está ai uma coisa que brasileiros odeiam ...
Verdade, Português é muito complicado. Inglês é mais fácil de aprender.
Foi sorte quem fez o E.M. com esse professor,se hoje tô aqui correndo atrás do preju que minha sala causou hoje no futuro, quando não davam bola para o que a professora falava,e isso acabava com o meu foco.
Tô nessa mesma situação, amigo... Mas, conseguiremos recuperar o tempo perdido 🙌
@@pedroantonio4454 tbm estou assim
@@Lucassantos-vh4qp pelo mesmo motivo estou aqui também
OTIMA AULA
Como colocar um frase no infinitivo
Me veio uma sequência de pensamentos que culmina em uma dúvida.
1º Infinitivo impessoal não faz referência a nenhuma pessoa do discurso
2º A regra diz o seguinte: Emprega-se o infinitivo impessoal nas locuções verbais
3º Logo o correto é " Queremos acordar bem cedo amanhã" ( e não queremos acordarmos...)
Então como que eu posso dizer que nesse exemplo acima é um infinitivo impessoal se há uma referência clara a uma pessoa do discurso (no caso nós)? Tudo bem que quem traz essa referência é o verbo auxiliar, mas mesmo assim! O verbo auxiliar não tem sentido sem o principal e vice-versa. Se precisamos das duas estruturas para ter sentido, então deveríamos considerá-las conjuntamente no que diz respeito a referenciar uma pessoa do discurso, não? Não seria mais adequado dizer que é infinitivo não flexionado em vez de infinitivo impessoal?
No exemplo "Fumar prejudica a saúde" realmente é infinitivo impessoal. Até pq nesse caso o verbo está funcionando como um substantivo, e como tal, não referencia pessoas do discurso. Mas Realmente nao consigo entender quando se fala em impessoal mesmo tendo referências.
Nesse caso acho que "queremos acordar" não é locução verbal e "acordar" está no infinitivo impessoal por se tratar da ação "acordar", como um substantivo, sendo o objeto direto do verbo "querer": "Nós queremos O QUE?"; "Queremos café da manhã..."; "Queremos um abraço...".
Acredito que seja isso e talvez, agora, vc até já tenha tirado sua dúvida e possa dizer se é isso mesmo ou não. rs
Não entendi a parte do" não flexionado ". 😓
Nao vai para o plural
O verbo não vai para o plural.
Por exemplo:
Vender
Partir
Pentear
Correr
Dormir
O verbo fica no infinitivo,com o final AR,ER ou IR
Suas aulas são maravilhosas,mas no final do vídeo deu problemas embaçado.
Alguém veio pela aula online??😑
Obrigado pelo aprendizado