O caráter de muitos que participaram das volantes não difere em nada das sangrentas atitudes dos cangaceiros. Com Aniceto não foi diferente. Participando da política de Alagoas na qualidade de de jagunço dos coronéis da época, teve o fim previsto para quem vive da violência. Nesse quesito cangaceiros e policiais se igualavam: tocavam o terror no sertão nordestino. Apenas o povo ficava entre o fogo cruzado, sem rumo, sem proteção sem lei. Não era em nada melhor que Lampião, ao matar sua esposa enquanto ela dormia, mostra toda a covardia que era capaz de fazer. Se não sabia manusear uma arma não era digno de usá-la. Ao canal deixo mais uma vez os meus parabéns por mostrar os fatos acontecidos no cangaço, sem emitir julgamentos pessoais, deixando essa tarefa para os adeptos da temática.
"Sergipe, Fazenda Angico Meus crimes se terminaram O criminoso era eu E os santinhos me mataram Um lampião se apagou Outros lampiões ficaram. O cangaço continua De gravata e jaquetão Sem usar chapéu de couro Sem bacamarte na mão E matando muito mais Tá cheio de lampião E matando muito mais Tá assim de lampião E matando muito mais..." 🤣👍🏻👏🏻👏🏻🪗 Música ( Lampião falou) Luiz Gonzaga.
Essa de matar o próprio amigo de forma traiçoeira foi imperdoável mesmo estando cumprindo ordens. Nunca foi amigo. Quem tem um amigo desse, não precisa de inimigo.
Parabéns, pelo excelente trabalho, a narrativa ficou perfeita. Sou natural de Santana do Mundaú cresci ouvindo dos mais idosos " a morte de Aniceto significou liberdade para o população de Mundaú - Mirim", segundo o relato ele causava um verdadeiro terror aos moradores daquela localidade, inclusive há relatos de que a principal causa de sua morte ocorrerá porque ele dias antes tinha expulsado um político citado neste video para abusar da esposa do mesmo. Fato é que os pistoleiros ficam de tucaia justamente na casa abandonada.
Aqui onde trabalho,tinha um sargento muito valente,mas tbm era um psicopata em matar bandido,nao estou falando psicopata no sentido conotativo,mas sim de verdade mesmo,quando ele queria matar algum bandido,matava e pronto. Só que morreu 2010,em uma ocorrência atrás de um bandido que ele queria matar,o bandido se escondeu atras de uma porta,quando o sargento passou,o bandido atirou na nuca dele. Morreu pq era muito confiante,e deixou a segurança de lado. Sou afim de fazer uma história dele,tem muitos parentes e amigos que relatam muitas coisas sobre o sargento.
Excelente reportagem sobre um dos participantes do cerco de Angico. Triste fim de um personagem de Volante. Viveu na violência e foi violentamente tragado por ela. Quem com ferro fere.....
Parabéns pela biografia dos que foram autores desse momento triste e cruel vida história nordestina. Foi um retrocesso, pois o q prevalecia, à época,, era a bala e a injustiça.
O cara só colecionor inimizades, confiando em armas, e em ser brabo, ou valente, chegando a esse resultado final, acabou colhendo o que plantou durante todo o tempo, mostrando ai que, nunca, a violência, irá trazer a paz, ou bons frutos.
Gosto muito desse tipo de historia, assim bem contada e bem detalhada. Era para ter um documentário desse tipo com uma dramatização na Netflix,pois são muitas informações importantes sobre a historia do nordeste. Eu sou de uma familia de Alagoas, temos Ferreira no nome,mas ainda busco saber mais sobre meus avós e famíliares.
Muito bom, Geraldo. Você tá conseguindo sair da mesmice dos vários canais que tratam do cangaço: procurando lacunas neste tema tão esmiuçado! Parece ter adivinhado meus pensamentos: estes dias tava lembrando que ninguém tocou no paradeiro da vida do Sarg. Aniceto, pós-Angicos!
O modus operandi da politica daquela região entre os dois estados não mudou muita coisa . Politica e pistolagem quase sempre de mãos dadas. Hoje, o local do crime é conhecido como Santana do MUNDAÚ.
Grande Alagoas...estado lindo..litoral paradisíaco.....o verdadeiro Caribe brasileiro...porém a história de sua política é terrível...vide históricos de seus políticos do passado e do presente.....povo trabalhador e sofrido....merecia coisa melhor....
As reportagens são muito contundentes. Entendo que os policiais após o incidente de Angico continuaram a ser aos coronéis, aos políticos, aos latifundiários. Ou seja, o cangaço acabara, mas seus financiadores não. A desigualdade permaneceu e permanece.
A política + poder + o dinheiro... trás essas infelicidades.... infelizmente o homem deve ser superior ao seu tempo... observar que há épocas e épocas....o mesmo vento que te ajuda a ir ao alto mar pescar e o mesmo que te coloca em uma tormenta...e te afunda....o sábio buscará as areais da praia...
muito bom o video, uma coisa interessante e ate curiosa, e que boa parte ou pelo menos alguns dos policiais que estavam em Angicos, tambem morreram assassinados, se possivel, façam um vdeo assim nesse mesmo estilo do sargento De Luz.
Parabéns. Mais uma bela reportagem. Esse ai era mais um bandido de alta periculosidade. Como sempre o sertanejo pobre sempre foi vitima,mesmo sem as vezes perceber foi vítima dos governantes, dos religiosos,dos cangaceiros, da Polícia dos coroneis...quantos crimes tão barbaros quantos os praticados por lampião não foi praticado por aniceto?e aos quais nem consta nas paginas da história?
Homem de uma história de grande valor, lamentável que tenha si desvirtuado e tenha Tido um fim trágico. Parabéns pelo Belo trabalho Sou fã do canal cangasologia.
Isso mostra q a diferença dos cangaceiros para as autoridades, era q as autoridades tinha o apoio da justiça, ou seja todo mundo era bandido, quem tinha influência tinha o apoio do estado.
O asp Ferreira de Melo saiu coronel também e morreu de cirrose de tanto beber. No dia do ataque a Lampião ele não podia parar em pé de bebado. Foi por causa dele que o restante da volante atacou pois Chico notando que o comandante da volante vacilava em subir e atacar o bando, ele disse que iria com os 16 homens dele. Esse grupo foi o que matou Maria, Lampião e os que estavam ali embaixo no buraco. Os demais foram mortos mais em cima quando o grupo do Tenente Bezerra se acercou da grota.
Entrou na mira de Elízio Maia, podia aguardar a hora, que era morte certa. Daí a certeza que ele tinha que não iria terminar de criar a filharada. Tava na lizta de Elízio Maia de Pão de Açúcar - AL, podia mandar cavar a cova, tava morto!
Tinha um amigo de infância tratado como um homem molenga, tinha um ditado que ele dizia, enquanto eu correr mãe terá filho, quero é distância de confusão, o cemitério está cheio de valentões, pra um valente tem sempre um mais valente que ele, ou uma emboscada. Tá aí uma verdade dita por este amigo que guardo na memória até hoje e sigo a risca.
Caro amigo,sou adimirador. das suas narrativas sobre tudo que se refere a era dos Gangaceiros,Jaguncos e os famosos Coroneis de todo o Nordeste,quando possivel,fale sobre os Coroneis da Bahia,principalmente da Chapada Diamantina,grato pela atencao.
O caráter de muitos que participaram das volantes não difere em nada das sangrentas atitudes dos cangaceiros. Com Aniceto não foi diferente. Participando da política de Alagoas na qualidade de de jagunço dos coronéis da época, teve o fim previsto para quem vive da violência. Nesse quesito cangaceiros e policiais se igualavam: tocavam o terror no sertão nordestino. Apenas o povo ficava entre o fogo cruzado, sem rumo, sem proteção sem lei. Não era em nada melhor que Lampião, ao matar sua esposa enquanto ela dormia, mostra toda a covardia que era capaz de fazer.
Se não sabia manusear uma arma não era digno de usá-la.
Ao canal deixo mais uma vez os meus parabéns por mostrar os fatos acontecidos no cangaço, sem emitir julgamentos pessoais, deixando essa tarefa para os adeptos da temática.
"Sergipe, Fazenda Angico
Meus crimes se terminaram
O criminoso era eu
E os santinhos me mataram
Um lampião se apagou
Outros lampiões ficaram.
O cangaço continua
De gravata e jaquetão
Sem usar chapéu de couro
Sem bacamarte na mão
E matando muito mais
Tá cheio de lampião
E matando muito mais
Tá assim de lampião
E matando muito mais..."
🤣👍🏻👏🏻👏🏻🪗
Música ( Lampião falou) Luiz Gonzaga.
Essa de matar o próprio amigo de forma traiçoeira foi imperdoável mesmo estando cumprindo ordens. Nunca foi amigo. Quem tem um amigo desse, não precisa de inimigo.
Parabéns, pelo excelente trabalho, a narrativa ficou perfeita. Sou natural de Santana do Mundaú cresci ouvindo dos mais idosos " a morte de Aniceto significou liberdade para o população de Mundaú - Mirim", segundo o relato ele causava um verdadeiro terror aos moradores daquela localidade, inclusive há relatos de que a principal causa de sua morte ocorrerá porque ele dias antes tinha expulsado um político citado neste video para abusar da esposa do mesmo. Fato é que os pistoleiros ficam de tucaia justamente na casa abandonada.
A forma como você narra as histórias e contando cada detalhe faz com que a gente queira aprender cada vez mais assistindo seus vídeos, ótimo trabalho
Aqui onde trabalho,tinha um sargento muito valente,mas tbm era um psicopata em matar bandido,nao estou falando psicopata no sentido conotativo,mas sim de verdade mesmo,quando ele queria matar algum bandido,matava e pronto.
Só que morreu 2010,em uma ocorrência atrás de um bandido que ele queria matar,o bandido se escondeu atras de uma porta,quando o sargento passou,o bandido atirou na nuca dele.
Morreu pq era muito confiante,e deixou a segurança de lado.
Sou afim de fazer uma história dele,tem muitos parentes e amigos que relatam muitas coisas sobre o sargento.
Excelente reportagem sobre um dos participantes do cerco de Angico. Triste fim de um personagem de Volante. Viveu na violência e foi violentamente tragado por ela. Quem com ferro fere.....
muito bom a reportagem. o Aniceto na época da morte de lampião ele era sgt. e ainda chegou a coronel.
"Quem bate esquece..." Já dizia um outro...
Parabéns pela biografia dos que foram autores desse momento triste e cruel vida história nordestina. Foi um retrocesso, pois o q prevalecia, à época,, era a bala e a injustiça.
O cara só colecionor inimizades, confiando em armas, e em ser brabo, ou valente, chegando a esse resultado final, acabou colhendo o que plantou durante todo o tempo, mostrando ai que, nunca, a violência, irá trazer a paz, ou bons frutos.
Sangue derramado clama por sangue... é um ciclo interminável de mortes à emboscada...Aniceto agia por traição,por traição foi morto...
Gosto muito desse tipo de historia, assim bem contada e bem detalhada.
Era para ter um documentário desse tipo com uma dramatização na Netflix,pois são muitas informações importantes sobre a historia do nordeste. Eu sou de uma familia de Alagoas, temos Ferreira no nome,mas ainda busco saber mais sobre meus avós e famíliares.
Geraldo, pra mim foi o melhor documentário que eu já vi por aqui, isento e fontes da época. Parabéns belo trabalho.
Muito bom, Geraldo. Você tá conseguindo sair da mesmice dos vários canais que tratam do cangaço: procurando lacunas neste tema tão esmiuçado! Parece ter adivinhado meus pensamentos: estes dias tava lembrando que ninguém tocou no paradeiro da vida do Sarg. Aniceto, pós-Angicos!
Sou de Pão de Açúcar e conhecí pessoalmente Elisio Maia e Segismundo Andrade.
O modus operandi da politica daquela região entre os dois estados não mudou muita coisa . Politica e pistolagem quase sempre de mãos dadas. Hoje, o local do crime é conhecido como Santana do MUNDAÚ.
Parabéns a pesquisa e reportagem do canal! Nota 10... O responsável é um verdadeiro historiador, foi ao fundo do assunto.
Grande Alagoas...estado lindo..litoral paradisíaco.....o verdadeiro Caribe brasileiro...porém a história de sua política é terrível...vide históricos de seus políticos do passado e do presente.....povo trabalhador e sofrido....merecia coisa melhor....
Quem faz aqui gaga aqui .obrigado pela aula Geraldo
Ótima pesquisa desse grande Mestre e profissional Geraldo!
Quem vive pela espada morre pela espada
Esse narrador tem que respeitar
O cara e excelente
As reportagens são muito contundentes. Entendo que os policiais após o incidente de Angico continuaram a ser aos coronéis, aos políticos, aos latifundiários. Ou seja, o cangaço acabara, mas seus financiadores não. A desigualdade permaneceu e permanece.
Com certeza, isso mesmo
Excelente vídeo! Poderia ter vivido mais; porém preferiu ser homem de crimes... Triste fim
A época do cangaço foi o nosso faroeste brasileiro
Um homem com tanta experiência, não dispara uma arma acidentalmente.
Teve o que mereceu.
A política + poder + o dinheiro... trás essas infelicidades.... infelizmente o homem deve ser superior ao seu tempo... observar que há épocas e épocas....o mesmo vento que te ajuda a ir ao alto mar pescar e o mesmo que te coloca em uma tormenta...e te afunda....o sábio buscará as areais da praia...
Parabéns pelo vídeo sobre o Coronel Aniceto ! 👍🏼
Seria bom ir e mostar o local onde o Aniceto foi assassinado.
As volantes era uma raça tão boa que seus respectivos comandantes tudo morreu de mortes terríveis.
Muito bem feito o depoimento
Parabéns. Agora observei que eles se vestiam bem parecidos aos cangaceiros em sua volante!
Esse canal tá cada dia melhor mostra a história de uma forma simplificada com detalhes dos fatos muto bom parabéns
Excelente Documentário
Lampião e volantes eram fruto da mesma realidade do sertão!!!
Que vídeo espetacular, perfeitamente relatado como realmente ocorreu, digo isso porque conheço a história por de fato
Documentário muito bom. Está de parabéns pelo excelente trabalho.
Outro que morreu de forma violenta foi o soldado Honoratinho.
É esse tipo de história q, que eu gostaria de assistir, muito obrigado.
ESSE MALDITO ESTAVA FAZENDO HORA EXTRA NA TERRA .O CARA QUE MATA UMA MULHER DORMINDO E UM COVARDE.
Seu canal É EXCELENTE. Para enriquece-lo vá citando as fontes de pesquisa ao longo da leitura. Parabéns pelo canal !
muito bom o video, uma coisa interessante e ate curiosa, e que boa parte ou pelo menos alguns dos policiais que estavam em Angicos, tambem morreram assassinados, se possivel, façam um vdeo assim nesse mesmo estilo do sargento De Luz.
Entranho, homens que mataram Lampião foram assassinados!🤔não demorou muitas décadas e foi logo abatido.
Realmente só sobreviveu João Bezerra pra contar a história e morrendo tranquilamente
Muito boa reportagem, esse Aniceto tinha ficha complicada em!!!!
Parabéns. Mais uma bela reportagem. Esse ai era mais um bandido de alta periculosidade. Como sempre o sertanejo pobre sempre foi vitima,mesmo sem as vezes perceber foi vítima dos governantes, dos religiosos,dos cangaceiros, da Polícia dos coroneis...quantos crimes tão barbaros quantos os praticados por lampião não foi praticado por aniceto?e aos quais nem consta nas paginas da história?
INFORMAÇÃO MUITO INTERESSANTE. VALEU PELA REPORTAGEM
Parabéns pela forma de passar o conteúdo das histórias do cangaço
Bom trabalho
Quem com ferro mata com ferro morre
Sempre tive curiosidade pra saber mais sobre Aniceto e Odilon flor.
Geraldo, parabéns pelo magnífico trabalho.
Excelente documentário!
Muito bom documentário.
Homem de uma história de grande valor, lamentável que tenha si desvirtuado e tenha
Tido um fim trágico.
Parabéns pelo Belo trabalho
Sou fã do canal cangasologia.
Muito bom seu Canal, narrou os fatos com imparcialidade. Infelizmente uma época terrível e sangrenta.
Meu Deus eu me assustei demais, sou igual a ele😱😱
Muito bom o documentário. Bem narrado. Parabéns.
Essa narração é a melhor
Mais um ótimo trabalho histórico.
Gostei muito da história para bens pela matéria 👍🙌
PARABÉNS PELO VÍDEO MUITO BOM
Parabéns mais uma vez !
Ótima linha de vídeos.
Parabéns pelo documentário ficou ótimo!!
Esse cara foi delegado em Maragogi-Al, era do crime, só podia dar nisso..
Parabéns pelo vídeo. Excelente.
Deixei meu like!! Gosto dessas histórias!
Grande historia. Vídeo extremamente profissional. Parabéns!
Adoro seus vídeos
Parabéns pelo vídeo, ótimo canal.
Quem mata também morre!!
Já vi muitos que viveram da espada,morrerem pela espada!
ESSE AÍ ERA PISTOLEIRO DE POLÍTICOS MUITO NORMAL NA ÉPOCA ESTAVA NA POLÍCIA PRA SE ESCONDER
Sempre assim homem valente sempre morre pura emboscada ou traição
Quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Assim como ele tem muitos no mundo
É o melhor canal gosto muito fico muito feliz a ver você na rando
🤝🤝🤝👋👋👋
Isso mostra q a diferença dos cangaceiros para as autoridades, era q as autoridades tinha o apoio da justiça, ou seja todo mundo era bandido, quem tinha influência tinha o apoio do estado.
Muito bom 👏👏👍. Ótima matéria
Sei que já virou um bordão, mas digo e repito:
" Quem vive com a violência, morre violentamente"...
Não necessariamente,Moreno foi violentíssimo e morreu tranquilamente,o mesmo ocorreu com José Sereno,Balão,Criança e etc....
Oh canal rico em cultura.
Reportagem mega profissional. Parabéns
Lutar tanto com pobre de Lampião e esqueceram da realidade da violência urbana
Verdade.
Verdade
Ô Pernambuco q deu homens valentes
O asp Ferreira de Melo saiu coronel também e morreu de cirrose de tanto beber. No dia do ataque a Lampião ele não podia parar em pé de bebado. Foi por causa dele que o restante da volante atacou pois Chico notando que o comandante da volante vacilava em subir e atacar o bando, ele disse que iria com os 16 homens dele. Esse grupo foi o que matou Maria, Lampião e os que estavam ali embaixo no buraco. Os demais foram mortos mais em cima quando o grupo do Tenente Bezerra se acercou da grota.
Esse "homi" era um bandido de farda pelo histórico. Não podia ter fim diferente do que teve.
Gosto dos seus vídeos são muito objetivos a gente consegue ver a te o fim
Muito bom esse canal! Parabéns! 🥇🏆
👏👏👏🤝🤝🤝
Tô viciado nesse canal
Assim como sargento de luz teve seu fim em uma tocaia
Perece o homem como a erva e a sua glória aqui termina
Estou gostando muito desse canal
Ótimas informações.
Entrou na mira de Elízio Maia, podia aguardar a hora, que era morte certa. Daí a certeza que ele tinha que não iria terminar de criar a filharada. Tava na lizta de Elízio Maia de Pão de Açúcar - AL, podia mandar cavar a cova, tava morto!
Muito sabia narração!!!
Homem do sertão
Nascido na faz linda Aurora distrito de vermelho município de Lagoa Grande pérnambuco
Ótimo vídeo parabéns
Tinha um amigo de infância tratado como um homem molenga, tinha um ditado que ele dizia, enquanto eu correr mãe terá filho, quero é distância de confusão, o cemitério está cheio de valentões, pra um valente tem sempre um mais valente que ele, ou uma emboscada.
Tá aí uma verdade dita por este amigo que guardo na memória até hoje e sigo a risca.
Muito interessante um grande abraço 🤗
Caro amigo,sou adimirador. das suas narrativas sobre tudo que se refere a era dos Gangaceiros,Jaguncos e os famosos Coroneis de todo o Nordeste,quando possivel,fale sobre os Coroneis da Bahia,principalmente da Chapada Diamantina,grato pela atencao.
Ótima reportagem
Resumo colhe oque planta
Sou fã desse assunto. Quem faz aqui paga aqui. 0brigado pela aula.