MUDEI DE OPINIÃO SOBRE A JORNADA DO HERÓI DEPOIS DE LER O HERÓI DE MIL FACES?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 70

  • @Julisife
    @Julisife 4 ปีที่แล้ว +49

    Eu tinha um preconceito monstruoso com a Jornada do Herói justamente por causa da estrutura. Mesmo aplicada a filmes da cultura pop, sempre me pareceu muito limitada e genérica. Só fui compreender a importância e os desdobramentos do monomito consumindo o trabalho do Campbell direto na fonte.
    Outra visão que eu acho interessante é a Jornada da Heroína, da Maureen Murdock. Ela basicamente estudou a mitologia do feminino e criou uma estrutura exclusiva para ela. Como mulher, me identifiquei muito mais com a importância do estudo dela. Recomendo a leitura (só não sei se foi traduzido para pt-br).

    •  4 ปีที่แล้ว +6

      Aaaaa vou procurar essa!

    • @hamiltonkabuna
      @hamiltonkabuna 4 ปีที่แล้ว +2

      @ Esta sendo traduzido para o portugues. Mas, se não me engano, existe o ebook dele em ingles

    • @teruhashipleasenocrimefav5815
      @teruhashipleasenocrimefav5815 2 ปีที่แล้ว +1

      eu acho bom se vc quer fazer uma historia de adolecente se separando dos pais. eu to fazendo uma e me ajuda bastante.

  • @talkingleds
    @talkingleds 5 หลายเดือนก่อน +1

    Eu já usei a jornada do herói em um livro que seria para o público jovem , mas mesmo assim achava que faltava algo. Depois fiquei com receio porque pensava que isso tirava a autenticidade (o que é muito comum em filmes). Só que é um santo remédio para a falta de inspiração, pois você tem um norte a te guiar. Agora que eu estava tranquilo com isso, me aparece a inteligência artificial pra bugar de vez minha mente...rs

  • @ivanilitchh
    @ivanilitchh 4 ปีที่แล้ว +12

    A questão é que a jornada do herói é sobre UM dos arquétipos, que é justamente o do herói. Ela é uma estrutura narrativa pra UM arquétipo específico, que é o arquétipo mais comum e preferido das multidões. É apenas por isso que essa jornada não é fácil de encontrar nos autores que você citou: eles têm preferência por outros arquétipos.

    • @marioserra3551
      @marioserra3551 3 ปีที่แล้ว +2

      Perfeito! Era exatamente o que ia comentar aqui, mas acabei encontrando seu comentário. rs Acho que houve um equívoco de interpretação da autora do vídeo. O que Vogler diz é justamente que é fácil encontrar referências à Jornada do Herói em histórias de ficção que são construídas com estruturas narrativas míticas heroicas (ou seja, que se desenvolvam em torno do arquétipo do herói). Para mim é bem óbvio que se a história não é "uma história de heróis" não terá alusão ao arquétipo do herói. Como, por exemplo, O lobo da Estepe de Hesse, não é sobre heróis, portanto, não iremos encontrar referências ao monomito; mas há claramente referência ao 'arquétipo sombra' Junguiano. E, por ai vai, nem toda história é sobre o monomito e nem teria porque ser.

    • @ivanilitchh
      @ivanilitchh 3 ปีที่แล้ว +1

      @@marioserra3551 Dá uma conferida no site anthares us (tem ponto no meio, mas se eu colocar, vira spam kkk). É o site do meu projeto literário

    • @marioserra3551
      @marioserra3551 3 ปีที่แล้ว +1

      @@ivanilitchh Opa, vou conferir sim, pode deixar!

  • @Luisaleituras
    @Luisaleituras 4 ปีที่แล้ว +5

    Esse é o vídeo que eu precisava ver! Nunca li nenhum dos livros citados, mas sempre senti uma pressão para incorporar a jornada do herói na estrutura das minhas histórias e nunca me identifiquei muito com ela. A jornada da heroína sempre me pareceu bem mais interessante. Agora me sinto mais motivada a estudar sobre o assunto.

  • @marioserra3551
    @marioserra3551 3 ปีที่แล้ว +3

    Acho que houve um equívoco de interpretação da autora do vídeo. O que Vogler diz é justamente que é fácil encontrar referências à Jornada do Herói em histórias de ficção que são construídas com estruturas narrativas míticas heroicas (ou seja, que se desenvolvam em torno do arquétipo do herói). Para mim é bem óbvio que se a história não é "uma história de heróis" não terá alusão ao arquétipo do herói. Como, por exemplo, O lobo da Estepe de Hesse, não é sobre heróis, portanto, não iremos encontrar referências ao monomito; mas há claramente referência ao 'arquétipo sombra' Junguiano. E, por ai vai, nem toda história é sobre o monomito e nem teria porque ser. No mais, o vídeo está muito bom!

  • @thesensitiveowl
    @thesensitiveowl 2 ปีที่แล้ว

    A jornada do herói é o reflexo da realidade. inclusive nos papeis de gênero. Sempre haverão exceções, mas o velho em geral não pode mais ser um herói.. seu tempo e energia se esgotaram, e a mulher também não. Por natureza, ela deseja se preservar, e não se arriscar para salvar os outros. O jovem, fisicamente apto, corajoso e virtuoso, parte para resolver algo, que embora ele não saiba como fazer, ele tem o conselho do sábio, e tem apoio de sua mulher, ou a tentação da mulher imoral. Perfeito.

  • @biaksq4690
    @biaksq4690 4 ปีที่แล้ว +15

    Aproveitando a quarentena pra desenvolver meu livro. Seu canal tem sido tudo para mim ❤

  • @LordVonGorki
    @LordVonGorki 2 ปีที่แล้ว +1

    Estou na espera de um dia vossa senhoria resenhar sobre - A Jornada da Heroína, da Maureen Murdock. Acabo de ler ele, muito massa!

  • @PedroHGomes-tk8fn
    @PedroHGomes-tk8fn ปีที่แล้ว

    Sua compreensão dos dois livros no vídeo foi excelente! Apenas li O herói de mil faces, mas descrevesse bem a proposta do livro.

  • @viniciosouza5294
    @viniciosouza5294 4 ปีที่แล้ว +7

    Parabéns pelo conteúdo bem estruturado! Realmente, o maior canal de escrita criativa!

  • @HeitorCampos21
    @HeitorCampos21 4 ปีที่แล้ว +6

    Nossa, disse tudo! Eu tinha um preconceito com o Cambell pois entendia ele através do Vogler. Só depois de ler o Herói de Mil Faces de fato que entendi a diferença conceitual e de aplicação entre Monomito e Jornada do Herói.
    Mais um ótimo vídeo esclarecendo questões importantes, Wlange! Um grande abraço!

  • @rodolfo_baleki
    @rodolfo_baleki 3 ปีที่แล้ว +2

    Na minha opinião, um dos maiores problemas de estabelecer conceitos universais a partir da mitologia comparativa é que ela sempre vai ser enviesada pela estrutura do épico Indo-Europeu, que influenciou praticamente todas as sociedades na idade do bronze, desde a Índia e China até a Península Ibérica e Inglaterra. Então acaba-se dando menos peso à mitologia do Extremo Oriente, da África, dos nativos Americanos.

  • @professoramichelle90
    @professoramichelle90 4 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom o vídeo. No momento estou lendo os dois livros, paralelamente e tenho achado muito interessante fazer a comparação. E não posso deixar de dizer que minha lista de leituras foi bastante enriquecida com as suas sugestões. Parabéns e obrigada!

  • @julio-o8235
    @julio-o8235 4 ปีที่แล้ว +2

    Legal trazer essa visão sobre o monomito, faz sentido que em termos de estrutura não seja diretamente aplicável na ficção moderna. Acho que a beleza da jornada do herói está em como ela foca na transformação do personagem, e é algo que pode ser aplicado na nossa vida, muda a forma em como a gente enxerga até as oportunidades que surgem (quantas vezes as pessoas, sem perceber, recusam o chamado e preferem ficar na sua zona de conforto?). Em termos de estrutura, estou preferindo usar o método "Save the Cat", do Blake Snyder, na minha primeira história. A jornada do herói está ali de forma sutil.

  • @dandaarques9697
    @dandaarques9697 4 ปีที่แล้ว +1

    aaaah, vc me ajuda muito nos meus projetos! muito obrigada!
    nn lembrava que vc tinha wattpad... vou seguir dnv!!

  • @schoobydooby
    @schoobydooby 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito obrigado pelo vídeo muito bem produzido e informativo, como é de costume aqui nesse canal. Acho importante essa discussão sobre a quebra de moldes na literatura moderna. Parabéns por disponibilizar conteúdo de qualidade aqui no youtube!

  • @DREW200ful
    @DREW200ful 4 ปีที่แล้ว +6

    Pra mim a jornada do herói já está antiquada. É um modelo previsível e batido. Acho que está já não é uma proposta tão interessante em nossa sociedade pós-moderna. Principalmente se utilizar este modelo de maneira previsível e limitada. Acho que quanto mais liberdade criativa, melhor. Sobre a aceitação do público, bem, isso é uma incognita. A própria JK desde Harry Potter não emplacou nenhum sucesso comercial próximo de sua principal obra. Acredito que o autor deve deixar sua arte nascer, e não se preocupar muito com modelos ou estruturas predefinidas. Apenas crie e observe o resultado. Essa é minha opinião pelo menos.
    Excelente vídeo Wlange.
    Sugestão:
    Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre a crise editorial, e quais são as possíveis causas dela. Vc tem uma boa observação e é inteligente, acredito que um vídeo seu sobre o assunto seria bem interessante.

  • @hamiltonkabuna
    @hamiltonkabuna 4 ปีที่แล้ว +13

    Acho que dei uma grande sorte, pq eu li primeiro o 'Herói de Mil Faces", em 2005, durante a graduação para só depois ler o 'Jornada do Escritor". E entre um e outro, se passaram 12 belos anos rs.
    E sim, o Vogler força muito a barra em determinados pontos do livro. O que mais me incomoda, nessa busca por encaixar a JdH em qualquer coisa, é a análise que ele faz do filme 'Pulp Fiction'. Vi o filme com o livro do lado e NADA se encaixa na jornada; NADA! Tem algum elemento o outro, mas a jornada em sin, nenhuma.
    É um bom livro e vale a pena a sua leitura, mas não deve ser a pedra bazilar de quem quer escrever uma história, independente da mídia escolhida.
    E uma dica para quem quer começar o Campbell: eu recomendo começar pelo livro "O Poder do Mito", que era uma entrevista que ele deu, nos anos 80, que virou livro nos anos 90. Ele é uma bela introdução ao pensamento do Campbell e, me atrevo dizer, é mais influente no livro do Vogler do que o próprio 'Herói de Mil Faces"
    No mais, parabéns pelo vídeo, Wlange :D

    • @thaylima5002
      @thaylima5002 2 ปีที่แล้ว

      Eu tbm estou começando primeiro pelo "Herói de mil faces"

  • @macaron6083
    @macaron6083 4 ปีที่แล้ว +1

    Wlange, conheci seu canal recentemente e simplesmente AMEI, vejo uns cinco vídeos todo dia e está me ajudando muito nas minhas histórias. Melhor canal, divaaa ❤

  • @DREW200ful
    @DREW200ful 4 ปีที่แล้ว

    Boa, Wlange! Mais um conteúdo massa! Vamos fazer a paixão literária crescer cada vez. Em autores e leitores 😁

  • @otavioALC
    @otavioALC 3 ปีที่แล้ว

    O desenho circular na capa do livro é um interessante labirinto retratando a jornada que nunca acaba. Interessante.

  • @edgleysons.189
    @edgleysons.189 4 ปีที่แล้ว

    Wlange salvando a quarentena, obrigadooo

  • @barbarasena7514
    @barbarasena7514 4 ปีที่แล้ว

    Otimo video! Trouxe muitas infos e reflexoes interessantes!

  • @nararutemaiaalves225
    @nararutemaiaalves225 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu super concordo q a jornada do herói n é obrigatória na hora de escrever um enredo, porém, acho q ela deixa a história muito mais interessante se for bem aplicada.

  • @oevangelhonarede4728
    @oevangelhonarede4728 4 ปีที่แล้ว +3

    Li ambos os livros, e eles se completam. Acho que Campbell é um estudo científico e como tal, tornou-se a base do Vogler. "O herói de mil faces", para mim tem mais valor, ao passo que "A jornada do escritor" é uma tentativa de aplicá-lo à arte de escrever dentro daquilo que Vogler entende como as histórias modernas devem ser. É verdade que este método tem se mostrado eficiente, mas como você disse, não é preciso se sentir preso a ele. Aliás, a arte muda quando alguém resolve fazer diferente daquilo que vem sendo feito até então.

  • @JulioCesar-ny5ro
    @JulioCesar-ny5ro 4 ปีที่แล้ว

    A jornada do heroi deve ser tido apenas como um mapa. Um guia para que o escritor nao de perca no enredo geral.
    Seguir a risca o passo a passo faz com que o leitor descubra um padrão de acontecimentos e acabe tirando conclusoes de situaçoes na historia que ainda ocorrerão no livro.

  • @alfredinhoneto
    @alfredinhoneto 3 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo!

  • @cauahenrike2023
    @cauahenrike2023 4 ปีที่แล้ว +4

    Wlange, você poderia fazer(nao sei se ja fez) um video sobre "Bloqueio criativo" ? Antes eu era fascinado por escrever, hj eu n tenho mais ideias e sempre que tento algo paro na metade....

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá!!! Tenho um vídeo sobre isso 😊 th-cam.com/video/FUnK3AB0B7k/w-d-xo.html

  • @katiuciamarques7436
    @katiuciamarques7436 4 ปีที่แล้ว

    Menina! Quem és tu? Que explicação incrível!

  • @lcardi5128
    @lcardi5128 3 ปีที่แล้ว

    O jeitinho dessa mina eh apaixonante kk

  • @culturizando564
    @culturizando564 4 ปีที่แล้ว

    Oi wlange, parabéns pelo canal!Sonhei com você hoje,é sério!rs
    Vai ter uns concursos literários em breve !

  • @laraviollet6322
    @laraviollet6322 4 ปีที่แล้ว

    obrigada pelo vídeo

  • @aurelinolelo1
    @aurelinolelo1 4 ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo

  • @composicaodaveralu2672
    @composicaodaveralu2672 4 ปีที่แล้ว +1

    Huuuuuuuuummm
    Preciso ampliar minha mente ou nâo
    Estou de boa com so o que sei

  • @jzadra_terapeutaholistico8699
    @jzadra_terapeutaholistico8699 2 ปีที่แล้ว

    Olá boa noite!!O herói não seria aquele que faz uma viagem!!!!para ""Ítaca. Vence os obstáculos e volta pra casa!!!!!!

  • @brasildefesa9930
    @brasildefesa9930 4 ปีที่แล้ว +1

    O heroi do meu livro em que estou escrevendo tem papel de secundarista em cinquenta por cento da trama

    • @thaylima5002
      @thaylima5002 2 ปีที่แล้ว

      Entendo bem isso 😅

  • @rexonaguy
    @rexonaguy 3 ปีที่แล้ว

    ótimo video. infelizmente o que mais vemos hoje são pessoas "analisando" obras apenas encaixando nas caixinhas do livro do vogler

  • @gliamiadro
    @gliamiadro 4 ปีที่แล้ว

    Um romance que se encaixa no que o vídeo fala é "O bebedor do vinho de palmeira" (The Palm-wine Drinkard), de Amos Tutuola.

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Não conheço esse ainda. É bom?

    • @gliamiadro
      @gliamiadro 4 ปีที่แล้ว +2

      @ é um romance nigeriano que teve muito sucesso quando foi lançado (década de 50), mas teve uma acolhida dúbia pela crítica.
      O livro lida com uma série de mitos iorubas que são coeridos pela jornada do personagem principal, um homem rico cujo único interesse era beber vinho de palmeira. Um dia, o vinhateiro dele morre e ele decide sair em busca da cidade dos mortos pra reencontrar o vinhateiro e, nessa aventura, passa pelas situações mais esquisitas (acredite, são esquisitas mesmo).
      É um clássico da literatura africana e da ficção fantástica.

    •  4 ปีที่แล้ว

      Apesar de eu não ser muito fã de literatura fantástica, vou procurar! Obrigada pela recomendação

  • @garudadrakon4728
    @garudadrakon4728 4 ปีที่แล้ว +2

    eu curto a estrutura da Jornada do Herói, para alguns personagens, ela funciona de maneira perfeita. O Coringa de Joaquin Phoenix, por exemplo, segue uma estrutura reversa da Jornada do Herói e n preciso dizer q o filme é perfeito, n é?
    tudo isso depende do contexto e do quão bem ela é trabalhada. As vezes pode falhar, as vezes pode funcionar

  • @Erick_Lins
    @Erick_Lins 4 ปีที่แล้ว

    #SOUTIERMENSCH

  • @ricardoribeiro9894
    @ricardoribeiro9894 4 ปีที่แล้ว +1

    Wlnger, além da jornada do herói que outras formas você me indicaria para escrever a minha história (você pode dar os nomes e eu pesquiso depois, por favor!)? Antes eu escrevia sem usar roteiro nem nada, só que atualmente ando encontrando dificuldade em criar um desenvolvimento interessante, mas não queria usar somente a jornada do herói, pois é mais do mesmo. Agradeceria se me dese essa resposta. ADORO o canal, bjs!

    •  4 ปีที่แล้ว +2

      Oie!!! Te indico esse episódio aqui do podcast CabulosoCast: leitorcabuloso.com.br/2016/07/cabulosocast-172-muito-alem-da-jornada-do-heroi/
      Além disso, tem o esquema do Syd Field que mostrei nesse vídeo: th-cam.com/video/BeR1WNvNTjA/w-d-xo.html Também é um esquema em três atos e tem semelhanças com os 12 passos do Vogler, mas não é exatamente a mesma coisa

    • @ricardoribeiro9894
      @ricardoribeiro9894 4 ปีที่แล้ว

      @ Obrigado mesmo! Suas dicas como sempre me ajudando na minha formação como escrito, bjs!

  • @Isackin244
    @Isackin244 4 ปีที่แล้ว

    Eu tenho muita dificuldade em organizar a minha história

  • @idjovem7317
    @idjovem7317 4 ปีที่แล้ว

    É mais interessante ainda quando percebemos que os arquétipos femininos do inconsciente coletivo possibilitam a jornada do Herói em muitas histórias

  • @cristianesousa7519
    @cristianesousa7519 3 ปีที่แล้ว

    Amadah como você conseguiu ler aquilo? Ksksksksksksksksksks

  • @pitergrim7777
    @pitergrim7777 4 ปีที่แล้ว

  • @denisgodinho5343
    @denisgodinho5343 3 ปีที่แล้ว

    O Campbell é um livro acadêmico.

  • @marcosjullio6415
    @marcosjullio6415 4 ปีที่แล้ว

    Casa comigo ❤

  • @brenno5463
    @brenno5463 4 ปีที่แล้ว +1

    Cabelo de bombril

    • @iasminaraujo4831
      @iasminaraujo4831 4 ปีที่แล้ว +4

      Há uma grande diferença entre um bombril e um cabelo lindo desse que é o dela. Larga de ser babaca!

    • @kakaline
      @kakaline 4 ปีที่แล้ว

      Amado?