Inscreva-se no canal Buenas Ideias e ative as notificações para assistir aos vídeos em primeira mão. bit.ly/BuenasIdeiasYT * Instagram - bit.ly/InstaBI * Grupo - bit.ly/GrupoBI * Twitter - bit.ly/tw_BI Vídeo inédito toda quarta e sexta, às 11h.
Buenas Ideias recomendo a Leitura da obra "Visões da Cabanagem" do Prof. Luis Balkar Sa Peixoto Pinheiro, que tenta explicar as diversas verdades e apropriações da Cabanagem. Creio que ficará chocado com nossas contradições acerca desse fato histórico.
Moro em belem e na década de 90 quando estava no colegial muito pouco se falava sobre o assunto,apenas notas de rodapé. O monumento da cabanagem desde sua construção foi fadado a depreciação Quando criança ninguém me falou que o monumento era da cabanagem. Ainda hj o povo daki a maioria nem sabe o que é,triste.
Sou Paraense, sou Belenense, Historiador e guardo comigo assim como o povo paraense no geral, o espirito cabano, nosso legado e nossa memória politica seguem vivas apesar de tentarem apaga-la
Hola! Muy buen material!! Soy profesora de Historia Americana en Argentina, (Bahía Blanca, prov. de Buenos Aires), y buscando sobre la Guerra de los Cabanos me encontré con este video. Me encanta la buena onda y mirada crítica!! Además con la ayuda de los subtítulos se entiende muy bien!! Muchísimas gracias desde aquí!
10 anos antes da cabanagem, houve o massacre do brigue palhaço, onde mais de 200 homens foram mortos sufocados no porão de um navio na baia do guajará. o que deixou os revoltosos cabanos com sangue nos olhos.
Não podemos deixar de louvar relatos históricos, e tambem, sem deixar de avaliar, sem paixões, o momento politico e institucional, em que o reinado, com um rei ainda incapaz, tentava sobreviver e tambem manter a unidade federativa. Com os poderes contestados, a regência, em meio a grande crise econômica e financeira, herdada pela divida com Portugal pelo reconhecimento da Indepêndencia do Brasil, bem como tambem, pela reservas levadas no retorno da corte à Portugal, buscava a harmonia politica e institucional. Não devemos esquecer que os revoltosos já haviam derrubado e assassinado o governante e arrastado seu corpo pelas ruas da capital, como tambem, punido com morte, o primeiro governador Cabano, que traiu os ideais da revolta, por ter buscado acordo para acomodar os interesses da elite. Apesar da punição rigorosa, ao que parece, os revoltosos deveriam ser contidos, mesmo com a utilização de mercenários que, normalizaram a situação de Belém de forma rápida e com e com rigores de violência. Na realidade, a cabanagem, apesar de ter iniciado em Belem, era um movimento regional, com vários focos em aldeias, quilombos e vilas que ainda transpiravam rebeldia indo ate os confins do Solimões e alto Rio Negro, então, a mesma só terminou em 1845, durando 10 anos, em que as caçadas aos revoltosos fugidios, conduzia as tropas do reinado à lugares inimagináveis. Tal determinação de Antonio Feijó, garantiu o que D. Pedro não conseguiu quando não teve forças para evitar a revolução na Cisplatina. Graças a Regência, o pais permaneceu unido em sua soberania.
6 ปีที่แล้ว +181
Obrigado Professor por ter atendido o nosso pedido de falar da Cabanagem. Pouca gente sabe dessa Verdadeira Historia!
o único problema foi ele ter falado de forma cômica de acontecimento que derramou sangue de 30 mil paraenses. isso não pode ser esquecido jamais. Essa história deve ser traziada a tona com toda força e recurso que for necessário para que isso não seja tratando como um mero acontecimento. mas melhor do que falar aqui é oque tá sendo feito por diversas pessoas da juventude ativa nortista que tem levantado essa bandeira.
A Rede globo fez misséries e novelas sobre inúmeras revoluçõeszinhas do sudeste mas jamais retratou sobre a maior e mais legítima revolução do povo brasiliero, a cabanagem! Uma pena, pois Marcio Souza tem vários livros incríveis sobre a Cabanagem (o melhor deles o livro "Revolta" da tetralogia "Crônicas do Pará e Rio Negro". Obrigado pelo vídeo mestre!
Fico muito feliz com esse vídeo, sem nem aqui no Pará se fala muito sobre a Cabanagem, imagina no resto do país. Uma pena, qdo tinha os vestibulares locais se estudava a história local
Paulo Victor Chaves e eu aqui vendo em porto alegre festejarem a farroupilha kkkk OK né! Pelo menos a gente se diverte, porém se não fosse pela Internet e pelo cursinho que eu tô pagando pra entrar na federal eu nunca saberia a verdade por trás dessa guerra. Queria que houvesse maior interesse dentro das escolas de se aprofundar nas histórias locais daqui e do resto dos estados. Se estuda MUITO POUCO sobre o nordeste e o norte por exemplo.
Eu mesmo vim saber da cabanagem por aqui no Buenas Ideias. Lembro que no colégio o ensino de História Brasileiro eu achava um saco, estava muito mais interessado na história mundial, era clássica, idade média e segunda guerra mundial. (principalmente por causa de jogos) Quando cresci e comecei a ler e aprender sobre a história do Brasil e vi que se ela fosse contada como é feita aqui na internet, muita gente iria ser mais interessada na história do país. Eu odiava aquele lenga lenga do Brasil colonia, Republica Café com leite, Getúlio com o estado novo... Hoje eu percebi o tanto de coisa foda que eu não sabia só por pura birra.
São poucos os paraenses que conhecem a historia da cabanagem e de como ela influenciou o estado, aqui existem bairros com o nome de Eduardo Angelim. Estou muito feliz por este video
Excelente vídeo. Sou belemense e paraense e tenho orgulho dos nossos cabanos! 183 anos depois e continuamos sendo sugados pelo poder central. A história sempre se repete...
@Kia Love SOU SEPARATISTA TAMBÉM, ESTOU DENTRO DO QUE ENVOLVE A NOSSA CULTURA PARAENSE AMAZONICA QUERO MUUUIIITTTTO A NOSSA AMAZÔNIA FORA DESTE BRASIL SUGADOR BRASILEIROS SO VEM NOS ROUBAR , OLHEM A LADRUAGEM E AS TRANSAÇÕES DE BRASILEIROS COM A NOSSA REGIÃO, QUERO SEPARAÇÃO DA NOSS AMAZÔNIA DESTE BRASIL, SOU GRÃO PARAENSE E AMAZÔNIDA.
Parabéns, excelente resumo da Cabanagem. Um dos acontecimentos que levaram a revolta foi o Brigue Palhaço, onde oficial inglês John Pascoe Greenfel travou dezenas de presos no porão de um navio e jogou Cal e o fechou, assassinando todos em 1823.
Obrigado pela aula..sou Belenense tenho orgulho da minha história..história q foi contada por meu pai e meu avô que é ribeirinho com orgulho..hoje moro no sul do país..antes de vim morar em SC meu avô falou: " vai lá, e lembra que teu sangue e cabano, e q a gente não costuma perder fácil"
Alan Pootis o Pará contribui muito, em questão de minerio (vale e outras), energia (diversas hidreletricas), frigorificos, etc O que acontece é que as empresas que atuam no Pará, a maior parte suas sedes são no sudeste, seu jegue! Ou seja, exploram no Pará e pagam imposto pra SP, RJ, MG e outros. A prefeitura de Parauapebas no Pará arrecada tanto quanto SP em alguns levantamentos, porém a cidade é pobre porque o que é arrecadado lá vai pra União e não volta. Deixa de ser bostão
Alan Pootis mineração, energia elétrica (boa parte do país recebe das hidreletricas do Pará, inclusive agora a porcaria de SP), madeira, carne, cacau, etc E se apesar so Pará produxir e exportar isso tudo e ainda assim o povo do estado ser pobre, bolsa família como vc falou, só corrobora com o que eu disse: Exploram o Pará, vai muito em impostos e retorna pouco, ou esse retorno é desviado anres de chegar a essa população. Então n venha com historia de que SP é que é o coitadinho que carrega o país nas costas. Muito fácil ter empresas em SP explorando em outros estados.
Esse negócio de empresa instalada em outros estados gerar impostos no Sudeste não cola. Pouco importa onde é a filial da empresa, o imposto é devido no lugar do fato gerador, portanto o ISS é recolhido pelo município do estabelecimento, o ICMS no estado produtor, etc... isso só não acontece no caso de microempresas optantes pelo simples, que aí sim recolhem sobre a receita na matriz, mas que está bem longe do caso da Vale. Além de que no caso da mineração, o estado tem participação nos tributos federais. O que acontece é que o custeio (ir no banco e pagar) fica na matriz por questões administrativas, mas mesmo em impostos federais como o IPI, cada filial gera o seu próprio DARF. Se a empresa está em 10 estados vai pagar 10 DARF separados e cada estado vai receber o devido. O estado da matriz só recebe o que de fato foi gerado lá. Na verdade, em termos de produção extrativista, o único estado roubado é o RJ, que produz muito petróleo, que desgraçadamente é quase que um patrimônio da Petrobrás que faz o que quer com ele. O RJ tem Cabiúnas e a REDUC e a Petrobrás leva petróleo cru para ser refinado em outros estados e ao mesmo tempo pratica uma política de preço que quebrou as refinarias privadas como Manguinhos. No caso do Pará ou de outros estados produtores não, o mercado é livre para realizar o beneficiamento onde preferir. E no caso do minério paraense, que é de ótima qualidade, ele é beneficiado lá na China em grande parte, pois eles são muito mais competitivos. Outra história que não cola é achar que o Sul é uma região super onerada, que não é. Até procede que vai mais imposto embora do que volta, mas a proporção não é nenhum absurdo comparada com o verdadeiro abismo em números absolutos que existe entre SP e o RJ e do RJ para o restante do Brasil. Ainda mais quando analisamos que principalmente o RS, sempre recebe verbas federais quando tem alguma "calamidade" e nunca dá retorno disso para o tesouro nacional e isso não contabiliza.
Minha avó sempre contava histórias sobre a cabanagem , com o foco maior no ano de 1832 onde o Antônio Timóteo de Andrade estava presente. Não sei dizer ao certo qual o grau de parentesco , porém ela dizia que era TATARANÉTA dele kkk minha avó se chamava José Timóteo de Andrade Galdino e eu me chamo Dhinara Timóteo Muniz, e tenho muita vontade de ir até Panelas de Miranda conhecer um pouco mais sobre o que foi essa GUERRA. No entanto sigo acompanhando pela internet o que consigo encontrar sobre. Adorei a aula , beijos!
Vamos lá. O Grão Pará (que era basicamente o que hoje é a Região Norte) e o Brasil eram essencialmente coisas distintas antes da independência, éramos uma província à parte (em alguns momentos englobando o Maranhão, em outros momentos não), uma outra colônia. Basicamente não tínhamos contato algum com o Brasil, nosso contato era totalmente realizado direto com Portugal. O povo daqui estava indo muito bem sendo colônia de Portugal e não estava nem um pouco interessado em se unir ao Império Brasileiro recém nascido. Aí Dom Pedro mandou um sujeito bem sanguinário chamado Grendel (o cara até tinha nome de vilão) para nos fazer aderir à independência. Basicamente o sujeito convenceu que assinassem a adesão à independência dizendo que havia uma esquadra vindo nos atacar (era blefe, não havia esquadra nenhuma). Houve muita revolta a essa adesão e o momento mais cruel desse primeiro momento foi quando se juntarem centenas de pessoas no porão de um navio, sem água e sem comida e, depois de um tempo, jogaram cal lá dentro, matando a todos (exceto, um). Poucos anos depois, a revolta deu origem à guerra da cabanagem, na qual o grão pará conseguiu a sua independência de volta, mas só por alguns meses, pois o império reprimiu com força total, matando quase 40% da população à época. E foi assim que a região amazônica veio a fazer parte do Brasil. Linda história, né?
Se a Grã-Bretanha conseguiu se separar da União Européia, se a Sérvia conseguiu se separar de Montenegro, se Plutão deixou de ser planeta e conseguiu se desmembrar do Sistema Solar e a Catalunha quer a emancipação da Espanha, então por quê não separam logo a Amazônia do Brasil, pow?
Pedi muito a cabanagem, sou de Belém portanto cabano! A maior revolução do Brasil e ninguém conhece ela ! Foi muito mais imponente e importante que a Farroupilha
Heinrich Severloh já fui no RS e posso falar, já viste para o Pará? Venha e conheça, somos uma federação e não tem que existir isso de melhor ou pior, temos que viver em armonia
Heinrich Severloh Piada, né? O Pará é um dos estados mais ricos do país em bens minerais, com uma das maiores reservas de ferro de alto teor do mundo. A produção mineral do estado vai ultrapassar Minas Gerais nos próximos anos. Possui rios com elevada vazão, que possibilitam a construção de hidrelétricas de grande porte. A floresta amazônica, com grande biodiversidade. Além de grandes áreas com plantações e criações de animais. E o RS, o que tem a oferecer além de um bando de nazistinhas separatistas?
giovanifm1984 Em momento algum disse que separatismo é sinônimo de nazismo. Existem diversos motivos por trás de um sentimento separatista e sabemos muito bem que existe um forte viés racial no caso do RS, muitas vezes, em função da ascendência germânica da população. Isso é evidenciado pela forte presença de grupos neonazistas na região.
Acho que única coisa que nos une como nação, é que todos nós em certo momento da história sofremos com os excessos do governo, mas penso que após estudar as revoluções e a inconfidência mineira, nunca em toda história do Brasil essas revoluções obtiveram toda uma mobilização do Brasil, por causa do regionalismo muitos ficaram confinados apenas em seus estados, e em suas próprias regiões, se o brasileiro que viva sob o julgo imperial obtivesse tal mobilização contra a tirania que todos nós na época estavamos cansados de sofrer, pelo capricho do império, então com certeza história do Brasil seria outra hoje; Mas sei que o que fazemos hoje é que define quem somos amanhã, então tratemos de ser nossas melhores versões hoje para mudar nosso país, para que chegue um tempo que tenhamos orgulho de dizermos, SOMOS BRASILEIROS.
Saudações Eduardo! Obrigado por contar um pouco da História de meu estado e do Brasil como um todo. O Brasil do século XIX é surpreendente em termos de levantes populares.
O que levou a Cabanagem em 1835 foi o fato de em 1823, meio que forçosamente, o Grão-Pará ter sido aderido ao Imperio do Brasil (independete em 1822) por conta de uma manobra de um almirante Inglês as custas do Imperio. O Grão-Pará nunca se sentiu como parte do Brasil, mas sim como uma provincia independente que respondia diretamente a Lisboa.
Some a isso o fato da província do Grão-Pará ser totalmente esquecida e jogada as traças pelo Brasil (ainda hj sofre com descaso), tudo isso era motivo de descontentamento.
Cada vez mais consolido dois pensamentos: um que pelo Brasil ser muito grande todas essas "revoltas" não foram chamadas de guerras civis e que quando a força política não tem hegemonia e não é respeitada começam a brotar revoltas e a nação se perde.
Obrigado Eduardo pela honra que você me concede de ter atendido a sugestão a fico feliz cara ! infelizmente o memorial da cabanagem está igual as imagens que foram mostradas neste vídeo. Belém é uma cidade muito linda porém é flagelada pela Elite belenense tds os dias assim como seus habitantes principalmente os pobres. Um abraço Eduardo felicidades e saúde!
Este é um país que vai para frente De uma gente amiga e tão contente De um povo unido de grande valor É um país que canta Trabalha e se agiganta É o Brasil do nosso amor
Genial esse vídeo, faltou citar tbm o episodio do Brigue ''Palhaço'', entre outros detalhes da revolta, mas é isso mesmo, Mistificaram ( como sempre) a Cabanagem e nem o próprio povo Paraense entende muito bem o que ocorreu. Sensacional o vídeo de hoje.
Sou de Belém. Que pena que a Cabanagem não vingou, hoje eu faria parte de um país independente. Não teria que me submeter a famigerada Lei Kandir, que permite o resto do Brasil explorar nossas riquezas sem pagar impostos. 🤬🤬🤬
@Claudio Pereira os estados que se dizem sustentar o pais são ricos porque desde sempre explourou os recursos naturais do norte, sim claro não foi só do norte mas o fato é que pegam os recursos do norte desde sempre e não investem na região e falam que sustentam o país. cara de pau. Inventaram lei candi pra meter a mao nos recursos. No tempo do cliclo da borracha metiam a mão mas pelo menos até que investiram na região e Belém e manaus eram 2 dois entre as capitais mais ricas. Mas agora so metem a mão mesmo.
@Claudio Pereira sustentam com o que roubam do norte... se não metessem a mão no norte, o norte seria auto-suficiente... criaram a lei candi pra meterem a mão e pegar quanto quiserem sem ter que pagar nem 1 centavo, nem contratar locais não fazem , enriquecem explorando os outros estados.
Faz tempo que não leio tanta idiotice kkkkkk, a região com a maior potencial hidrológico do mundo, com umas das maiores reservas de minério do mundo como urânio, nióbio, ouro bauxita, ferro, riquezas da biodiversidade inestimáveis... Kkkk de nordeste ao sul não existe nada que se compare as riquezas naturais da Amazônia, devia estudar antes de falar burrice
Não mudou muito. Até hoje o nosso Estado está jogado às traças, por isso muitos estão indo embora para SC ou SP. Espero que a nova gestão melhore, apesar de ser contra os Barbalhos, procuro ser esperançoso em relação ao futuro.
Na minha opinião, este é um dos melhores Episódios do canal, sobretudo em relação aos usos da história. No caso da Cabanagem parece até piada 150 anos depois quererem se vincular a essa história à esse acontecimento pessoas que não tem nada a ver com o acontecido.
o extermínio de indígenas realmente foi uns dos piores episódios. Na minha cidade de Bragança do Pará havia uma tribo de índios do tronco da família dos caetés. com a transferência da cidade para a sua aldeia indígena em 1750, por ordens de pompal, a população indígena foi brutalmente reduzida, com novas núcleos familiares sendo construindo em volta da cidade, que foram destruídos de vez com a cabanagem.
Tribos inteiras que viviam as margens do Rio Amazonas foram completamente exterminadas durante a Cabanagem, o uso da língua geral foi banido sobrevivendo em poucas áreas mais afastadas, de forma que as margens do Rio principal só restou a população ribeirinha.
Impossível elogiar um só ítem dos seus vídeos, por que a edição num geral é muito bem feita, além da imensa bagagem cultural. A sua oratória e sonoplastia utilizada são excelentes. Espero que chegue a 1 milhão de inscritos rapidamente.
Eu cresci em Belém do Pará nos anos 80 no bairro da castanheira, eu passava todos os dias para ir para escola ali no entroncamento. Vi ser construído em primeira mão o monumento a cabanagem. Estudávamos sobre a revolução da cabanagem nas escolas do Pará e quando vim para São Paulo no começo dos anos 90 quase ninguém sabia sobre essa revolta
E deve ter sido gasto uma fortuna superfaturada nesse monumento para servir de quartel pra pichador pelo estado em que foi mostrado no vídeo, um lugar absolutamente abandonado
Muito boa sua explicação. Só uma observação rápida: Domingos Raiol não era barão do Guarujá, era barão do Guajará, que é o nome da baía que banha a cidade de Belém.
estou aqui pq descobri hoje que o avô da minha mãe estava nesse rolê, segundo ela. Também era envolvido no gerenciamento de escravos, eu nunca fiquei tão chocada de ouvir uma história.
O mito de que o brasileiro é pacifico é incentivado pelas elites para refrear a cultura insubmissa do brasileiro, temos que ressuscitar os cabanos, os farroupilhos e os revolucionários pernambucanos.
Não sei no nordeste, mas no sul e sudeste todos estão "contentes" afinal maioria é de direita... Inclusive vão fazer manifestação contra o lockdown no RS.
Fiquei emocionada de tanto que gostei dessa aula, hoje passei o dia estudando e já tava morrendo de sono, vim aqui corrigir uma questão que tinha errado e achei essa pérola que me ressuscitou. Parabéns pela aula, deu vontade de assistir todos os vídeos do canal.
a época, era mais fácil ir à batel ao reino de Portugal, devido as questões eólicas e geográficas, do que chegar ao rio de janeiro. outro ponto era em virtude que a população do grão pará estava cansada de seculos de desmandos e escravidão dos portugueses e viu na independência uma oportunidade para se instaura uma nova ordem (visão na verdade, das elites regionais). Contudo, com a independência, isso não aconteceu, até pois, a independência do Brasil foi feita por um portuga.
Morei no Pará, na cidade de Barcarena, num lugar chamado vila dos cabanos, na travessa Felipe dos Santos, um integrante das revoltas em Vila Rica. Parabéns Eduardo.
Por causa da doença... Sempre foi assim o europeu só conquistaram a América por causa da doença. Cabanagem gerou muitos corpos e o povo não sabe lidar com isso e enfraqueceu a revolta, um dos grandes líderes da cabanagem morreu de infecção
E se… o Brasil se dividisse em vários países? A região Norte tem sua própria cultura e bem que poderia ter a independência dessa região. Imaginem os 7 estados se tornando um único país forte e soberano.
@@jovempirado depende que parte de Rondônia e um estado híbrido maior parte do território do estado é amazônia é um estado híbrido como parte de também de mato grosso
não, para os pernambucanos (uma boa porcentagem) considerava ele um santo, ele ficava mais em pernambuco que no ceará, a cidade dele e juazeiro do norte no limite do ceara com pernambuco, essa devoção e mais forte nesses dois estados mesmo no ceara tendo estatuas dele e memoriais há muitos pernambucanos que talzez sejam ate mais que os cearens
*Os vestibulares precisam voltar a ser locais, é a única forma das pessoas conhecerem a história de seus Estados, lembro-me da época do vestibular da universidade federal do Pará (antes do bendito Enem) os estudantes aprendiam a história local além da nacional e dessa forma havia uma valorização maior da sua cultura. Espero que o Mec pare de empurrar guela a baixo apenas o conteúdo da história sulista e que haja mais valorização local em todos as regiões.*
Gaúcho Tchê, sou de Minas Gerais terra do uai sô do três, amor história geográfica e ciências cultura artes e línguas. Camarada seu canal de história e excelente muito o bom o que faz agente aprende mais e como se conta com humorismo e gracinhas, gosto muito continua espero que continue com o canal.
Como sempre cada um puxa a sardinha para o seu lado. Quando ao Jader Barbalho, claro que ele não deixaria passar essa, astuto e maligno que só ele sabe ser. Por outro lado, nós para e se, usamos o termo cabano para designar às pessoas do povo que lutam pelo povo. E sinceramente, deveríamos re avivar nosso espírito cabano, pq pense num estado carcumido por administrações corruptas e incompetentes, pior ainda a capital, Belém, abandonada...
Quando eu era criança, meu avô comprou aterro das escavações dessa obra do monumento da cabanagem,localizado no entroncamento e no meio desse entulho da escavação nos aterramos o quintal e achamos uma espada talvez seja da guerra sei lá,passou tanta coisa na cabeça,uma espada em aço com cabo em prata.
É uma vergonha o nosso povo paraense, não saber nada sobre o acontecimento mais importante da história deste "país" que se chama PARÁ!!! Amo de verdade meu querido estado, minha terra de encantos e fatos importantes da história do Brasil..
Realmente uma versão muito simplificada da revolta. Parabéns e obrigado pela sempre brilhante capacidade de síntese. Nesse caso, tanto os imperialistas quanto os revoltosos cometeram excessos e mataram muitas pessoas, e os cabanos que foram para o interior do Pará foram infernizando e matando todos, inclusive as famílias ricas, e paralisando a economia local de modo geral. Uma tragédia política. Só uma correção prosódica, Malcher é pronunciado malchér, com a tônica no e, quer dizer, é assim que pronunciamos no Pará... então é melhor não criar caso.
Obrigado Eduardo Bueno por nos presentear com um canal tão especial. Sempre que tenho a oportunidade recomendo os seus livros e o seu canal. Forte abraço e parabéns.
Inscreva-se no canal Buenas Ideias e ative as notificações para assistir aos vídeos em primeira mão. bit.ly/BuenasIdeiasYT
* Instagram - bit.ly/InstaBI
* Grupo - bit.ly/GrupoBI
* Twitter - bit.ly/tw_BI
Vídeo inédito toda quarta e sexta, às 11h.
Buenas Ideias recomendo a Leitura da obra "Visões da Cabanagem" do Prof. Luis Balkar Sa Peixoto Pinheiro, que tenta explicar as diversas verdades e apropriações da Cabanagem. Creio que ficará chocado com nossas contradições acerca desse fato histórico.
Sugestão, História sobre o Bode Ioiô eleito vereador no Ceará no começo do século, será enredo da Paraíso do Tuiuti para o carnaval de 2019 !
Moro em belem e na década de 90 quando estava no colegial muito pouco se falava sobre o assunto,apenas notas de rodapé.
O monumento da cabanagem desde sua construção foi fadado a depreciação
Quando criança ninguém me falou que o monumento era da cabanagem.
Ainda hj o povo daki a maioria nem sabe o que é,triste.
@buenasideias vc pode fazer um vídeo sobre o dragao do mar
Imagino
Sou Paraense, sou Belenense, Historiador e guardo comigo assim como o povo paraense no geral, o espirito cabano, nosso legado e nossa memória politica seguem vivas apesar de tentarem apaga-la
Realmente nos dá orgulho ter herdado esse espírito guerreiro.
É isso aí Mateus , sou de origem nordestino( Pernambuco) criado aqui em São Paulo!
É isso ai orgulho do seu estado ,viva o Pará!
Que legado que nada vcs só sabem comer açaí com farinha
@@paiva8284 respeita o povo paraense!!!
@@mhelenaobservadora5283 respeita o crlh, vcs nao se respeitam
Hola! Muy buen material!! Soy profesora de Historia Americana en Argentina, (Bahía Blanca, prov. de Buenos Aires), y buscando sobre la Guerra de los Cabanos me encontré con este video. Me encanta la buena onda y mirada crítica!! Además con la ayuda de los subtítulos se entiende muy bien!! Muchísimas gracias desde aquí!
10 anos antes da cabanagem, houve o massacre do brigue palhaço, onde mais de 200 homens foram mortos sufocados no porão de um navio na baia do guajará. o que deixou os revoltosos cabanos com sangue nos olhos.
Paulo Moura dizem q ainda dá pra ver o mastro no cemitério de navios no rio Guamá
Sempre ouvi essa história no colégio lá no Pará, pena que o Peninha não falou nada
Paulo Moura, você por aqui! Pena que essa parte da nossa história é muito mal comentada (ou editada ou ignorada) no colégio.
Outro massacre!!!
Não podemos deixar de louvar relatos históricos, e tambem, sem deixar de avaliar, sem paixões, o momento politico e institucional, em que o reinado, com um rei ainda incapaz, tentava sobreviver e tambem manter a unidade federativa.
Com os poderes contestados, a regência, em meio a grande crise econômica e financeira, herdada pela divida com Portugal pelo reconhecimento da Indepêndencia do Brasil, bem como tambem, pela reservas levadas no retorno da corte à Portugal, buscava a harmonia politica e institucional.
Não devemos esquecer que os revoltosos já haviam derrubado e assassinado o governante e arrastado seu corpo pelas ruas da capital, como tambem, punido com morte, o primeiro governador Cabano, que traiu os ideais da revolta, por ter buscado acordo para acomodar os interesses da elite.
Apesar da punição rigorosa, ao que parece, os revoltosos deveriam ser contidos, mesmo com a utilização de mercenários que, normalizaram a situação de Belém de forma rápida e com e com rigores de violência.
Na realidade, a cabanagem, apesar de ter iniciado em Belem, era um movimento regional, com vários focos em aldeias, quilombos e vilas que ainda transpiravam rebeldia indo ate os confins do Solimões e alto Rio Negro, então, a mesma só terminou em 1845, durando 10 anos, em que as caçadas aos revoltosos fugidios, conduzia as tropas do reinado à lugares inimagináveis.
Tal determinação de Antonio Feijó, garantiu o que D. Pedro não conseguiu quando não teve forças para evitar a revolução na Cisplatina.
Graças a Regência, o pais permaneceu unido em sua soberania.
Obrigado Professor por ter atendido o nosso pedido de falar da Cabanagem. Pouca gente sabe dessa Verdadeira Historia!
Eles tiveram até sua própria moeda
Só que contém muitos erros a fala dele.
@@altairsilva1966 quais erros?
@@sergioeduardomoura9936o nome do governador era Lobo de Souza, por exemplo
o único problema foi ele ter falado de forma cômica de acontecimento que derramou sangue de 30 mil paraenses. isso não pode ser esquecido jamais. Essa história deve ser traziada a tona com toda força e recurso que for necessário para que isso não seja tratando como um mero acontecimento. mas melhor do que falar aqui é oque tá sendo feito por diversas pessoas da juventude ativa nortista que tem levantado essa bandeira.
A Rede globo fez misséries e novelas sobre inúmeras revoluçõeszinhas do sudeste mas jamais retratou sobre a maior e mais legítima revolução do povo brasiliero, a cabanagem! Uma pena, pois Marcio Souza tem vários livros incríveis sobre a Cabanagem (o melhor deles o livro "Revolta" da tetralogia "Crônicas do Pará e Rio Negro". Obrigado pelo vídeo mestre!
É que essas regiões são mais populosas então daria mais audiência
mano quando a globo fala alguma coisa do norte geralmente e de indio ou amazonia
A globo só passa "pornografia" agora, virou uma palhaçada esse canal.
concordo, evaristo costa (vulgo philipe lima) kkkkkkkkkkk
@@helenmariahelenmaria621 paraaa c isso kkkkkkkk
Fico muito feliz com esse vídeo, sem nem aqui no Pará se fala muito sobre a Cabanagem, imagina no resto do país. Uma pena, qdo tinha os vestibulares locais se estudava a história local
Paulo Victor Chaves e eu aqui vendo em porto alegre festejarem a farroupilha kkkk
OK né! Pelo menos a gente se diverte, porém se não fosse pela Internet e pelo cursinho que eu tô pagando pra entrar na federal eu nunca saberia a verdade por trás dessa guerra. Queria que houvesse maior interesse dentro das escolas de se aprofundar nas histórias locais daqui e do resto dos estados. Se estuda MUITO POUCO sobre o nordeste e o norte por exemplo.
Dia primeiro de Agosto vá ter um espetáculo no Margarida sobre o Brique Palhaço.
Eu mesmo vim saber da cabanagem por aqui no Buenas Ideias.
Lembro que no colégio o ensino de História Brasileiro eu achava um saco, estava muito mais interessado na história mundial, era clássica, idade média e segunda guerra mundial. (principalmente por causa de jogos)
Quando cresci e comecei a ler e aprender sobre a história do Brasil e vi que se ela fosse contada como é feita aqui na internet, muita gente iria ser mais interessada na história do país. Eu odiava aquele lenga lenga do Brasil colonia, Republica Café com leite, Getúlio com o estado novo... Hoje eu percebi o tanto de coisa foda que eu não sabia só por pura birra.
Na Belém que eu moro se fala sim.
Verdade! Fiz a prova do concurso pra professor de história da Seduc/PA, por incrível que pareça não caiu uma questão sobre a Cabanagem.
Eu sou de Itaituba Pará e moro em Manaus... tenho orgulho da minha região
São poucos os paraenses que conhecem a historia da cabanagem e de como ela influenciou o estado, aqui existem bairros com o nome de Eduardo Angelim. Estou muito feliz por este video
Excelente vídeo. Sou belemense e paraense e tenho orgulho dos nossos cabanos! 183 anos depois e continuamos sendo sugados pelo poder central. A história sempre se repete...
@Kia Love SOU SEPARATISTA TAMBÉM, ESTOU DENTRO DO QUE ENVOLVE A NOSSA CULTURA PARAENSE AMAZONICA QUERO MUUUIIITTTTO A NOSSA AMAZÔNIA FORA DESTE BRASIL SUGADOR BRASILEIROS SO VEM NOS ROUBAR , OLHEM A LADRUAGEM E AS TRANSAÇÕES DE BRASILEIROS COM A NOSSA REGIÃO, QUERO SEPARAÇÃO DA NOSS AMAZÔNIA DESTE BRASIL, SOU GRÃO PARAENSE E AMAZÔNIDA.
sou de Belém-Pará, que bom alguém valorizando esse acontecimento tão importante
Alessandra Silva, pai d'égua
Difícil ver vídeo sobre história do norte, apesar de ser tão rica
@@exmilitaramigoa história do norte é a mais rica do Brasil
*Até que enfim alguém falou da cabanagem. Obrigado por divulgar esse acontecimento histórico desprezado pela maioria dos historiadores brasileiros.*
Pará é um país aq tem de tudo graças a Deus 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Inspirado em seus vídeos resolvi voltar pra faculdade e fazer licenciatura em história depois de já está formada em museologia. Bora estuda!!!!
Mirthis Silva que lindo!
Que lindo! Eu tb vou fazer História em 2019 já formada em Contábeis! Tão bom qd alguém nos inspira pro bem!
Gisele S. Luiz Boa sorte!!!!
Show!
Só tomem cuidado pra não saírem de lá militantes socialistas em vez de licenciadas em história, meninas.
Melhor programa
Parabéns, excelente resumo da Cabanagem.
Um dos acontecimentos que levaram a revolta foi o Brigue Palhaço, onde oficial inglês John Pascoe Greenfel travou dezenas de presos no porão de um navio e jogou Cal e o fechou, assassinando todos em 1823.
Obrigado pela aula..sou Belenense tenho orgulho da minha história..história q foi contada por meu pai e meu avô que é ribeirinho com orgulho..hoje moro no sul do país..antes de vim morar em SC meu avô falou: " vai lá, e lembra que teu sangue e cabano, e q a gente não costuma perder fácil"
Faça um vídeo falando sobre o grande Ajuricaba... fascinante a história desse guerreiro.
Gracias !!!
Sou de Belém, e nuncaaaaa aprendi a minha história como você contou. OBRIGAAAADAAAAA 💛💛💛💛
vc e bonita
sou de belem tmb
adooro Historia quando Eduardo explica.
O Pará ainda hoje, sem voz sufocado, massacrado e abandonado :/
ana paula farias e roubado, paga uma quantidade enooorme de impostos á união e não recebe muito em troca.
Alan Pootis o Pará contribui muito, em questão de minerio (vale e outras), energia (diversas hidreletricas), frigorificos, etc O que acontece é que as empresas que atuam no Pará, a maior parte suas sedes são no sudeste, seu jegue!
Ou seja, exploram no Pará e pagam imposto pra SP, RJ, MG e outros.
A prefeitura de Parauapebas no Pará arrecada tanto quanto SP em alguns levantamentos, porém a cidade é pobre porque o que é arrecadado lá vai pra União e não volta.
Deixa de ser bostão
A gente faz assim: vamos cortar o que é enviado do Pará para outros estados, inclusive São Paulo, e aí vamos ver como é que fica...
Alan Pootis mineração, energia elétrica (boa parte do país recebe das hidreletricas do Pará, inclusive agora a porcaria de SP), madeira, carne, cacau, etc
E se apesar so Pará produxir e exportar isso tudo e ainda assim o povo do estado ser pobre, bolsa família como vc falou, só corrobora com o que eu disse:
Exploram o Pará, vai muito em impostos e retorna pouco, ou esse retorno é desviado anres de chegar a essa população.
Então n venha com historia de que SP é que é o coitadinho que carrega o país nas costas.
Muito fácil ter empresas em SP explorando em outros estados.
Esse negócio de empresa instalada em outros estados gerar impostos no Sudeste não cola. Pouco importa onde é a filial da empresa, o imposto é devido no lugar do fato gerador, portanto o ISS é recolhido pelo município do estabelecimento, o ICMS no estado produtor, etc... isso só não acontece no caso de microempresas optantes pelo simples, que aí sim recolhem sobre a receita na matriz, mas que está bem longe do caso da Vale. Além de que no caso da mineração, o estado tem participação nos tributos federais. O que acontece é que o custeio (ir no banco e pagar) fica na matriz por questões administrativas, mas mesmo em impostos federais como o IPI, cada filial gera o seu próprio DARF. Se a empresa está em 10 estados vai pagar 10 DARF separados e cada estado vai receber o devido. O estado da matriz só recebe o que de fato foi gerado lá.
Na verdade, em termos de produção extrativista, o único estado roubado é o RJ, que produz muito petróleo, que desgraçadamente é quase que um patrimônio da Petrobrás que faz o que quer com ele. O RJ tem Cabiúnas e a REDUC e a Petrobrás leva petróleo cru para ser refinado em outros estados e ao mesmo tempo pratica uma política de preço que quebrou as refinarias privadas como Manguinhos. No caso do Pará ou de outros estados produtores não, o mercado é livre para realizar o beneficiamento onde preferir. E no caso do minério paraense, que é de ótima qualidade, ele é beneficiado lá na China em grande parte, pois eles são muito mais competitivos.
Outra história que não cola é achar que o Sul é uma região super onerada, que não é. Até procede que vai mais imposto embora do que volta, mas a proporção não é nenhum absurdo comparada com o verdadeiro abismo em números absolutos que existe entre SP e o RJ e do RJ para o restante do Brasil. Ainda mais quando analisamos que principalmente o RS, sempre recebe verbas federais quando tem alguma "calamidade" e nunca dá retorno disso para o tesouro nacional e isso não contabiliza.
Minha avó sempre contava histórias sobre a cabanagem , com o foco maior no ano de 1832 onde o Antônio Timóteo de Andrade estava presente. Não sei dizer ao certo qual o grau de parentesco , porém ela dizia que era TATARANÉTA dele kkk minha avó se chamava José Timóteo de Andrade Galdino e eu me chamo Dhinara Timóteo Muniz, e tenho muita vontade de ir até Panelas de Miranda conhecer um pouco mais sobre o que foi essa GUERRA. No entanto sigo acompanhando pela internet o que consigo encontrar sobre. Adorei a aula , beijos!
Vamos lá.
O Grão Pará (que era basicamente o que hoje é a Região Norte) e o Brasil eram essencialmente coisas distintas antes da independência, éramos uma província à parte (em alguns momentos englobando o Maranhão, em outros momentos não), uma outra colônia. Basicamente não tínhamos contato algum com o Brasil, nosso contato era totalmente realizado direto com Portugal.
O povo daqui estava indo muito bem sendo colônia de Portugal e não estava nem um pouco interessado em se unir ao Império Brasileiro recém nascido.
Aí Dom Pedro mandou um sujeito bem sanguinário chamado Grendel (o cara até tinha nome de vilão) para nos fazer aderir à independência.
Basicamente o sujeito convenceu que assinassem a adesão à independência dizendo que havia uma esquadra vindo nos atacar (era blefe, não havia esquadra nenhuma).
Houve muita revolta a essa adesão e o momento mais cruel desse primeiro momento foi quando se juntarem centenas de pessoas no porão de um navio, sem água e sem comida e, depois de um tempo, jogaram cal lá dentro, matando a todos (exceto, um).
Poucos anos depois, a revolta deu origem à guerra da cabanagem, na qual o grão pará conseguiu a sua independência de volta, mas só por alguns meses, pois o império reprimiu com força total, matando quase 40% da população à época.
E foi assim que a região amazônica veio a fazer parte do Brasil.
Linda história, né?
Poucos sabem o motivo da estrela solitária na bandeira do brasil.
Se a Grã-Bretanha conseguiu se separar da União Européia, se a Sérvia conseguiu se separar de Montenegro, se Plutão deixou de ser planeta e conseguiu se desmembrar do Sistema Solar e a Catalunha quer a emancipação da Espanha, então por quê não separam logo a Amazônia do Brasil, pow?
Erison Borges Salazar por que é inconstitucional, assim como no caso da Catalunha.
Erick Sousa Foda-se a constituição.
@@ericksousa911 Uma nova constituição para um novo país. :D
Revolta popular sim, viva a bravura do povo cabano!
Pedi muito a cabanagem, sou de Belém portanto cabano! A maior revolução do Brasil e ninguém conhece ela ! Foi muito mais imponente e importante que a Farroupilha
Fabio Iketani Tá louco? nada foi maior que a Revolução Farroupilha.
Ps: Perto do RS, o pará é só uma várzea.
Heinrich Severloh já fui no RS e posso falar, já viste para o Pará? Venha e conheça, somos uma federação e não tem que existir isso de melhor ou pior, temos que viver em armonia
Heinrich Severloh Piada, né? O Pará é um dos estados mais ricos do país em bens minerais, com uma das maiores reservas de ferro de alto teor do mundo. A produção mineral do estado vai ultrapassar Minas Gerais nos próximos anos. Possui rios com elevada vazão, que possibilitam a construção de hidrelétricas de grande porte. A floresta amazônica, com grande biodiversidade. Além de grandes áreas com plantações e criações de animais. E o RS, o que tem a oferecer além de um bando de nazistinhas separatistas?
Diego Cunha se separatismo é sinônimo de nazismo, seriam os cabanos nazistas, haja vista que lutaram pelo mesmo motivo?
giovanifm1984 Em momento algum disse que separatismo é sinônimo de nazismo. Existem diversos motivos por trás de um sentimento separatista e sabemos muito bem que existe um forte viés racial no caso do RS, muitas vezes, em função da ascendência germânica da população. Isso é evidenciado pela forte presença de grupos neonazistas na região.
Acho que única coisa que nos une como nação, é que todos nós em certo momento da história sofremos com os excessos do governo, mas penso que após estudar as revoluções e a inconfidência mineira, nunca em toda história do Brasil essas revoluções obtiveram toda uma mobilização do Brasil, por causa do regionalismo muitos ficaram confinados apenas em seus estados, e em suas próprias regiões, se o brasileiro que viva sob o julgo imperial obtivesse tal mobilização contra a tirania que todos nós na época estavamos cansados de sofrer, pelo capricho do império, então com certeza história do Brasil seria outra hoje; Mas sei que o que fazemos hoje é que define quem somos amanhã, então tratemos de ser nossas melhores versões hoje para mudar nosso país, para que chegue um tempo que tenhamos orgulho de dizermos, SOMOS BRASILEIROS.
Simplesmente encantada com a sua aula. Maravilhosa, finalmente alguém retratou como de fato aconteceu, essa revolta que ocorreu aqui no meu Pará
Saudações Eduardo! Obrigado por contar um pouco da História de meu estado e do Brasil como um todo. O Brasil do século XIX é surpreendente em termos de levantes populares.
Realmente a situação atual do monumento da cabanagem aqui em Belém é triste, triste e revoltante... :(
Adoro esse cara.
O que levou a Cabanagem em 1835 foi o fato de em 1823, meio que forçosamente, o Grão-Pará ter sido aderido ao Imperio do Brasil (independete em 1822) por conta de uma manobra de um almirante Inglês as custas do Imperio.
O Grão-Pará nunca se sentiu como parte do Brasil, mas sim como uma provincia independente que respondia diretamente a Lisboa.
Some a isso o fato da província do Grão-Pará ser totalmente esquecida e jogada as traças pelo Brasil (ainda hj sofre com descaso), tudo isso era motivo de descontentamento.
Cada vez mais consolido dois pensamentos: um que pelo Brasil ser muito grande todas essas "revoltas" não foram chamadas de guerras civis e que quando a força política não tem hegemonia e não é respeitada começam a brotar revoltas e a nação se perde.
Obrigado Eduardo pela honra que você me concede de ter atendido a sugestão a fico feliz cara ! infelizmente o memorial da cabanagem está igual as imagens que foram mostradas neste vídeo. Belém é uma cidade muito linda porém é flagelada pela Elite belenense tds os dias assim como seus habitantes principalmente os pobres.
Um abraço Eduardo felicidades e saúde!
Este é um país que vai para frente
De uma gente amiga e tão contente
De um povo unido de grande valor
É um país que canta
Trabalha e se agiganta
É o Brasil do nosso amor
Genial esse vídeo, faltou citar tbm o episodio do Brigue ''Palhaço'', entre outros detalhes da revolta, mas é isso mesmo, Mistificaram ( como sempre) a Cabanagem e nem o próprio povo Paraense entende muito bem o que ocorreu. Sensacional o vídeo de hoje.
Como sempre, um show de história do Brasil.
Assim é que deveria ser ensinado nas escolas, com questionamento, com confrontos de pontos de vista.
Sou de Belém. Que pena que a Cabanagem não vingou, hoje eu faria parte de um país independente. Não teria que me submeter a famigerada Lei Kandir, que permite o resto do Brasil explorar nossas riquezas sem pagar impostos. 🤬🤬🤬
@Claudio Pereira fala isso pq deve ser de um estado que enriquece metendo a mão nos recursos do norte.
@Claudio Pereira os estados que se dizem sustentar o pais são ricos porque desde sempre explourou os recursos naturais do norte, sim claro não foi só do norte mas o fato é que pegam os recursos do norte desde sempre e não investem na região e falam que sustentam o país. cara de pau. Inventaram lei candi pra meter a mao nos recursos. No tempo do cliclo da borracha metiam a mão mas pelo menos até que investiram na região e Belém e manaus eram 2 dois entre as capitais mais ricas. Mas agora so metem a mão mesmo.
@Claudio Pereira sustentam com o que roubam do norte... se não metessem a mão no norte, o norte seria auto-suficiente... criaram a lei candi pra meterem a mão e pegar quanto quiserem sem ter que pagar nem 1 centavo, nem contratar locais não fazem , enriquecem explorando os outros estados.
@ClaudioPereira222sabe de nada
Faz tempo que não leio tanta idiotice kkkkkk, a região com a maior potencial hidrológico do mundo, com umas das maiores reservas de minério do mundo como urânio, nióbio, ouro bauxita, ferro, riquezas da biodiversidade inestimáveis... Kkkk de nordeste ao sul não existe nada que se compare as riquezas naturais da Amazônia, devia estudar antes de falar burrice
Caraca , essa história da Cabanagem é simplesmenta fantástica.
obrigada, Eduardo!
Obrigado!
Não mudou muito. Até hoje o nosso Estado está jogado às traças, por isso muitos estão indo embora para SC ou SP. Espero que a nova gestão melhore, apesar de ser contra os Barbalhos, procuro ser esperançoso em relação ao futuro.
Eu morei na "Vila dos cabanos". Desde pequeno eu conheço a história da cabanagem. Muito bom.
Tem como chegar dando like antes mesmo da produção do video? Ainda mais sendo da história de minha terra pai d'égua.
Melhor professor de história do mundo
Sou paraense e adorei a sua visão sobre a cabanagem
Show esse cara . Obrigado.
Tu é o melhor! Continue fazendo o que você está fazendo. Gostaria de ter tido professores como você. Um exemplo de história!
Sou de Belém e amei a forma que vc conto nossa historia.
Gratidão!!
Adorei. Se possível faça um vídeo sobre a história das cidades amazônicas, Belém, Manaus..
Amém... Até que enfim...
Eu sinto orgulho de ser belenenses ,pq sempre fomos um povo guerreiro.
Isso se explica pela miscigenação indígena , mestiço e negros .
Infelizmente a miscigenação foi uma coisa boa, dps da migração maranhese para o pará piorou mais.
Na minha opinião, este é um dos melhores Episódios do canal, sobretudo em relação aos usos da história. No caso da Cabanagem parece até piada 150 anos depois quererem se vincular a essa história à esse acontecimento pessoas que não tem nada a ver com o acontecido.
Finalmente alguma coisa do Pará.
Pedro Alberto Gomes, pai d'égua
Pedrão, se tu fosse um pombo, tu se casarias com uma pomba?
uahuahuahuhaua
helder Lana
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@helderlana2172 😂😂😂😂😂
Espetacular, creio que estamos vivendo uma nova Cabanagem.
Parece que nunca saimos dos motivos que levaram aquela cabanagem.
Estava na hora de falar sobre a cabanagem!
Demorou, mas chegou, Daniel! :)
Se ela está indo pra lá eu vou pra cá
AMEI
Finalmente Buenas Ideias sobre a Cabanagem. Meu sonho se realizou rsrs
o extermínio de indígenas realmente foi uns dos piores episódios. Na minha cidade de Bragança do Pará havia uma tribo de índios do tronco da família dos caetés. com a transferência da cidade para a sua aldeia indígena em 1750, por ordens de pompal, a população indígena foi brutalmente reduzida, com novas núcleos familiares sendo construindo em volta da cidade, que foram destruídos de vez com a cabanagem.
Pombal foi um desastre pra Amazônia
Tribos inteiras que viviam as margens do Rio Amazonas foram completamente exterminadas durante a Cabanagem, o uso da língua geral foi banido sobrevivendo em poucas áreas mais afastadas, de forma que as margens do Rio principal só restou a população ribeirinha.
Eduardo, muito bom o documentário. Moro em Belém e hj ainda praticamente vivemos ainda vivemos no atraso de 1835.
Puríssima verdade.
Se a capital vive assim imagine o interior...
Impossível elogiar um só ítem dos seus vídeos, por que a edição num geral é muito bem feita, além da imensa bagagem cultural. A sua oratória e sonoplastia utilizada são excelentes. Espero que chegue a 1 milhão de inscritos rapidamente.
Revolução Pernambucana e incrível merece um video so sobre ela
Pô cara, tava ouvindo um Bob Dylan, recebi a notificação desse vídeo e dou de cara com esse sujeito com esta camisa do Bob. Bão demais!
melhor historiador do Brasil, ainda por cima gremista
Fala sobre Dom Pedro II e seus pontos fortes e fracos !
Vamos colocar na pauta!
isso ele adora, especialmente dos fracos kkkkk acaba com a imagem q os coxinhas liberais idealizam de D.Pedro II.
Eu cresci em Belém do Pará nos anos 80 no bairro da castanheira, eu passava todos os dias para ir para escola ali no entroncamento. Vi ser construído em primeira mão o monumento a cabanagem. Estudávamos sobre a revolução da cabanagem nas escolas do Pará e quando vim para São Paulo no começo dos anos 90 quase ninguém sabia sobre essa revolta
E deve ter sido gasto uma fortuna superfaturada nesse monumento para servir de quartel pra pichador pelo estado em que foi mostrado no vídeo, um lugar absolutamente abandonado
Excelente vídeo
MEU GRANDE E AMADO PARÁ!!!!
Muito boa sua explicação. Só uma observação rápida: Domingos Raiol não era barão do Guarujá, era barão do Guajará, que é o nome da baía que banha a cidade de Belém.
estou aqui pq descobri hoje que o avô da minha mãe estava nesse rolê, segundo ela. Também era envolvido no gerenciamento de escravos, eu nunca fiquei tão chocada de ouvir uma história.
O mito de que o brasileiro é pacifico é incentivado pelas elites para refrear a cultura insubmissa do brasileiro, temos que ressuscitar os cabanos, os farroupilhos e os revolucionários pernambucanos.
Não sei no nordeste, mas no sul e sudeste todos estão "contentes" afinal maioria é de direita... Inclusive vão fazer manifestação contra o lockdown no RS.
@@M.AX1MUS triste de mais.
Kkkkkkkkk....
orgulho da história da cabanagem e saber que aconteceu aqui no Pará
No final sempre quem se fode é o Povo.
Por isso q intervenção militar é a pior coisa q pode acontecer num país... ela sempre acontece só em cima do povo...
Abandonou o rubao?
Fiquei emocionada de tanto que gostei dessa aula, hoje passei o dia estudando e já tava morrendo de sono, vim aqui corrigir uma questão que tinha errado e achei essa pérola que me ressuscitou. Parabéns pela aula, deu vontade de assistir todos os vídeos do canal.
a época, era mais fácil ir à batel ao reino de Portugal, devido as questões eólicas e geográficas, do que chegar ao rio de janeiro.
outro ponto era em virtude que a população do grão pará estava cansada de seculos de desmandos e escravidão dos portugueses e viu na independência uma oportunidade para se instaura uma nova ordem (visão na verdade, das elites regionais). Contudo, com a independência, isso não aconteceu, até pois, a independência do Brasil foi feita por um portuga.
Acho que mais uma vez as elites fizeram de massa de manobra os índios, mestiços e descontentes
Morei no Pará, na cidade de Barcarena, num lugar chamado vila dos cabanos, na travessa Felipe dos Santos, um integrante das revoltas em Vila Rica. Parabéns Eduardo.
Coitado dos povos nativos estão sempre se ferrando, Que pena.
Porque são burros.
@@danielone8 nem sempre
Por causa da doença... Sempre foi assim o europeu só conquistaram a América por causa da doença. Cabanagem gerou muitos corpos e o povo não sabe lidar com isso e enfraqueceu a revolta, um dos grandes líderes da cabanagem morreu de infecção
Sou paraense e estou pesquisando sobre a Cabanagem e A-D-O-R-E-I como você narrou ! Muitas coisas eu não sabia e aprendi com você! Parabéns!!
E se… o Brasil se dividisse em vários países?
A região Norte tem sua própria cultura e bem que poderia ter a independência dessa região. Imaginem os 7 estados se tornando um único país forte e soberano.
sim, seria um Suriname 2.
Cabanagem teve influências da França então nos falaríamos francês
Séria uma boa! Pq essa República falida do Brasil não da conta de nada
@@jovempirado depende que parte de Rondônia e um estado híbrido maior parte do território do estado é amazônia é um estado híbrido como parte de também de mato grosso
Discordo
esse general Andrea foi um verdadeiro herói nacional reprimindo todas estas revoluções.
11:21 ao lado de Jader, Helder seu filho é o atual governador do Pará
Kkkkkk n acredito
Q fofinho
Concordo plenamente contigo sou paraenses moro no interior do pará no Marajo em salvaterra
todo mundo pegando a onda mas fazer o bem pro povo fica só na historia mesmo
Show de bola. É Pará pooooorra
Eduardo, faz um video sobre a Batalha do Genipapo, no PI. Abraço.
Seu canal é mto bom! Parabens pelo trabalho.
Que bom que está gostando do canal.
Vamos colocar a sua sugestão na pauta!
As pessoas que dão deslikes para os vídeos desse cara........ é porque não gostam de estudar!
Peninha, vc poderia falar do padre Cícero?
Apoio
É só que ele tem de falar os dois lados, pro pernambucanos ele é um "santo" para os outros estados ele é mais um dono de propriedade sem essa de santo
Ceará
não, para os pernambucanos (uma boa porcentagem) considerava ele um santo, ele ficava mais em pernambuco que no ceará, a cidade dele e juazeiro do norte no limite do ceara com pernambuco, essa devoção e mais forte nesses dois estados mesmo no ceara tendo estatuas dele e memoriais há muitos pernambucanos que talzez sejam ate mais que os cearens
up
Daria um ótimo filme A Cabanagem...somos muito ricos em história.
*Os vestibulares precisam voltar a ser locais, é a única forma das pessoas conhecerem a história de seus Estados, lembro-me da época do vestibular da universidade federal do Pará (antes do bendito Enem) os estudantes aprendiam a história local além da nacional e dessa forma havia uma valorização maior da sua cultura. Espero que o Mec pare de empurrar guela a baixo apenas o conteúdo da história sulista e que haja mais valorização local em todos as regiões.*
MÚSICA BOA verdade, fiz vestibular da UFPA em 2001 e lembro de ter várias aulas específicas sobre a Cabanagem.
Sim e ainda tinha a matéria: estudos amazônicos
Gaúcho Tchê, sou de Minas Gerais terra do uai sô do três, amor história geográfica e ciências cultura artes e línguas. Camarada seu canal de história e excelente muito o bom o que faz agente aprende mais e como se conta com humorismo e gracinhas, gosto muito continua espero que continue com o canal.
Como sempre cada um puxa a sardinha para o seu lado.
Quando ao Jader Barbalho, claro que ele não deixaria passar essa, astuto e maligno que só ele sabe ser.
Por outro lado, nós para e se, usamos o termo cabano para designar às pessoas do povo que lutam pelo povo. E sinceramente, deveríamos re avivar nosso espírito cabano, pq pense num estado carcumido por administrações corruptas e incompetentes, pior ainda a capital, Belém, abandonada...
Quando eu era criança, meu avô comprou aterro das escavações dessa obra do monumento da cabanagem,localizado no entroncamento e no meio desse entulho da escavação nos aterramos o quintal e achamos uma espada talvez seja da guerra sei lá,passou tanta coisa na cabeça,uma espada em aço com cabo em prata.
a "elite revoltosa" era a massa de manobra na revolta ...
Obrigado, sou de Belém e já conhecia a história sobre a revolta, mas não todas essas narrativas.
É uma vergonha o nosso povo paraense, não saber nada sobre o acontecimento mais importante da história deste "país" que se chama PARÁ!!!
Amo de verdade meu querido estado, minha terra de encantos e fatos importantes da história do Brasil..
Realmente uma versão muito simplificada da revolta. Parabéns e obrigado pela sempre brilhante capacidade de síntese. Nesse caso, tanto os imperialistas quanto os revoltosos cometeram excessos e mataram muitas pessoas, e os cabanos que foram para o interior do Pará foram infernizando e matando todos, inclusive as famílias ricas, e paralisando a economia local de modo geral. Uma tragédia política.
Só uma correção prosódica, Malcher é pronunciado malchér, com a tônica no e, quer dizer, é assim que pronunciamos no Pará... então é melhor não criar caso.
Egua do vídeo pai d'égua. Viva Belém do Grão Pará e seus revolucionários !
Obrigado Eduardo Bueno por nos presentear com um canal tão especial. Sempre que tenho a oportunidade recomendo os seus livros e o seu canal. Forte abraço e parabéns.
Sou-lhe muito grato pelo seu esforço em nos propiciar informações históricas. Abraços. 25-7-2018.
Estou lendo um livro sobre o Oreste Barbosa e há tantas histórias surreais...como o assassinato do Euclides da Cunha.
O presidente Getulio Vargas gostava de Café. Tomou o governo dos Café-com-leite e entregou ao Café Filho.