Posso dizer que quase fui um dos bebês da "Roda dos Enjeitados" já que nasci em 1968 no Hospital São Francisco de Paula em Sao Cristóvão / RJ (atual Quinta D'Or) que na época era administrado pelas freiras da "Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula" . Nesse hospital havia uma "Roda" que foi desativada alguns anos antes do meu nascimento. Mas, apesar de desativada a "Roda" a instituição ainda continuou acolhendo crianças durante os anos seguintes. E foi assim que minha mãe biológica, que dizia já ter oito filhos e não poder sustentar a nona criança, me ofereceu em doação para quem quisesse. Disse também que, caso o hospital não me aceitasse , iria me levar para a Funabem, mas que comigo não ficaria de jeito nenhum. Contaram-me que ela ficava no pátio do hospital, comigo no colo, abordando a todos que passavam e perguntando se alguém queria aquela criança. Foi então que minha mãe adotiva, que era enfermeira do hospital e não podia ter filhos, decidiu me acolher como filha. Junto comigo veio uma carteirinha de vacinação onde haviam endereço da família e nomes completos dos pais. Coincidência ou não quando eu tinha 5 anos minha mãe adotiva acabou se mudando para o mesmo município onde vive minha família biológica (Duque de Caxias) onde vivemos até hoje. Mas nunca tive interesse em procura-los. Não por rancor (não tenho nenhum) mas por não me interessar mesmo por essa pessoas. Na minha concepção/filosofia de vida família é aquele grupo de indivíduos com quem criamos laços emocionais e não aquelas pessoas que apenas geraram um corpo biológico para alguém. Sei que a tal família ainda mora no mesmo local pois tenho amigos no mesmo bairro que conhecem duas mulheres que moram lá ainda no mesmo endereço que se parecem demais comigo fisicamente e que inclusive usam óculos também assim como eu. Creio que sejam duas irmãs minhas, certamente. Com um bom roteirista os fatos da minha vida dariam uma estória de novela. 😊 Eneida, obrigada pelo vídeo. Esse conteudo (assim como todos os temas abordados no canal) me interessa muito. Eu até já havia pesquisado sobre a "Roda" tempos atrás. Parabéns pela chegada do Pedro e pelo carinho que dedica a ele e ao Daniel. É dentro do lar, com uma série de ações positivas, onde se começa a verdadeira transformação social, transformando primeiramente cada um dos indivíduos que farão parte de uma sociedade futura. Um dia teremos um mundo onde o amor superará todas as crueldades que a vergonhosa história da humanidade registrou ao longo dos séculos. Beijo grande 😘😘
Eu penso que você deveria pelo menos ouvir o outro lado da história, as vezes tomamos algumas narrativas como verdades absolutas, mas as coisas podem não ser exatamente como te contaram.
@@cristianeguimaraes5429 porque? Se for uma história mau resolvida para ela, sim, ela deveria ir atrás. Mas se ela está bem com a família, e não sente vínculo ou assuntos em abertos emocionalmente com a sua concepção, não vejo o porquê. É aquela velha história.... não vejo nenhuma decisão errada, nem procurar, nem não procurar, desde que a decisão não vá afetar negativamente a pessoa. Se ela foi entregue para ter um futuro melhor, e tem essa vida bem resolvida, então td ok. Agora se ela em algum momento quiser ou sentir necessidade de conhecer as pessoas com quem tem ligações genéticas e eles estiverem abertos a isso, td bem tbm.
Você está certa . Nossa família é quem nos aceita e nos dá amor. Acho que existe um "fetiche" popular ,sobre isso .De que toda criança adotada tem que procurar a família biológica ou sente necessidade disso . A decisão e o sentimento é individual . Ajudo como voluntária 2 orfanatos ,e sempre nas nossas visitas fazemos alguma atividade para aumentar a autoestima deles. Inclusive pagamos explicadoras para elas ,já que muitas estão desfasadas na escola e não sabiam ler nem escrever direito . As professoras disseram que o desempenho escolar delas melhoraram bastante e a autoestima também.
Zaira. Também acho uma boa opção procurar o outro lado da história. Que bom que você encontrou uma família que te ama e te deu estrutura que você deve usar para buscar o perdão. Sei que é fácil falar, mas pense. Mães são jovens e sabemos que na juventude nem sempre optamos pelo mais apropriado.
Amada vc é muito generosa. Cuide primeiro de você e suas crianças. Não iremos reparar em nada. Só agradecer sua boa vontade em compartilhar. Eu moro próximo a roda dos expostos no Rio de Janeiro. É a atual Fundação Romão Duarte. Trabalhei algum tempo lá como voluntária. Realmente temos que ter muita força interna para ver tanta criança necessitando de carinho e atenção, mas todas as crianças sao tratadas com muito afeto pelos trabalhadores do local.
O que eu não entendo, é a pessoa que dá deslike! Eneida super dedicada ao canal. Poderia estar dormindo enquanto Pedro tem sono de um anjo, mas não, está se dedicando a nos informar... Eneida, todos os likes do universo pra ti amadinha 😍!!! Vida longa saudável e feliz ao Pedro. Parabéns!
A beleza da mãe que há pouco deu à luz está nos olhos. E os teus brilham intensamente. Parabéns pelo caçulinha. O Estatuto da Criança e do Adolescente dá amparo legal à mulher que pretenda dar o filho à adoção, quer no hospital, quer logo após o parto. Sem questionamentos morais, apenas avaliações psicológicas e sociais para confirmar a lisura e espontaneidade da vontade expressa. Imediatamente a criança é amparada pelos órgãos públicos. O que é vedado é a famosa "adoção à brasileira", que é crime tanto para quem "entrega" quanto para quem "pega" a criança. Isso para desestimular a mercancia de um infante.
Sin, más e uma pena que as leis de adocao nao sejam más controladas e menos burocráticas. Hoje em dia as crianças terminan mal crescendo nos órgãos institucionais e os pais que tem a possibilidade alugando ventre em outros países ou até adotando em outros países. Al menos e assim na Argentina. É bem difícil a adoção aqui. A final de contas os mais desprotegidos terminan sendo as crianças. Uma pena.
Não, não vou reparar em nada! Ou melhor: vou reparar sim, porque de longe, é bonito ver todo esse movimento. Força, querida, seu filhote é lindo, um nenezão! E uma historinha própria de família: minha bisavó foi adotada na italia, em Nápoles, por uma família italiana, na roda. Ela veio ao Brasil com a família, ainda bebê. Tinha um nome, Gertrude e um país de origem, Alemanha. Foi batizada Annunziatta, o nome da santa de uma roda que há em Nápoles. Fico pensando se não seria essa roda onde minha bisavó foi resgatada.
"É isso, gente. A minha vida agora é isso aí, tá?" Kkkkkkkk ícone. Não vou negar que o nome do neném é sensacional hahaha. Gostei do vídeo. Um grande abraço e descanse bastante.
Parabéns pelo seu lindo bebê. Eu tbem estou muito seletiva, procuro evitar histórias de violências, torturas, qquer coisa que me cause sentimentos negativos..... Nossa realidade já está muito violenta....lazer tem que ser prazeroso! Bjs
Boa tarde. Sou Historiadora, embora já não atue na área há uns 15 anos, mas de muitos outros temas e assuntos sobre a história da humanidade, me pego com lágrimas nos olhos, quando leio sobre a roda dos expostos; há 5 meses, estive visitando o Museu da Misericórdia (por sinal, de uma riqueza cultural imensa) no Pelourinho, aqui em Salvador e pude ver de perto como era a roda, inclusive, vi a primeira roda, ainda conservada no citado museu. Parabéns pelo filhote lindo. Abraço.
Com um bebê de menos de um mês, uma criança pequena, sem dormir direito, super cansada, ela ainda conseguiu produzir um ótimo vídeo, sem roteiro nenhum, sem produção, apenas na lábia e na simplicidade. Parabéns Eneida, amo os seus vídeos. ❤
Desejo saúde e felicidade ao Pedro, seja bem-vindo. Nasci em 1984, em Portugal, fui abandonada pela minha progenitora ao meu progenitor, passei fome, sem necessidade, uma familiar emprestou-me aos fins de semana a casais que me devolveram. Fui adoptada, com 9 meses, pelos meus pais, que me pedirem emprestada por um fim de semana e ficaram comigo. O processo de adopção legal em tribunal durou doze anos. Obrigada pelo vídeo.💝 🇵🇹
Já nasceu o bebê ! Pelo que disse , nasceu logo depois do vídeo sobre vestidos de noiva ! Deus abençoe você e seu filhinho . Sou nova aqui , mas já me inscrevi e estou propagando de tanto que gosto!
Só um acréscimo: muitos desses abandonos que nos causam tanta tristeza, como em sacos de lixo, são cometidos por mulheres em depressão pós-parto. Esse tipo de depressão pode surgir alguns dias após o parto ou até um ano após o parto. A depressão as fazem cometer tais atos e quando elas se recuperam, muitas vezes, vão atrás de suas crianças. Há notícias de mulheres que conseguiram provar que estavam doentes no momento do abandono e conseguiram suas crianças de volta.
Está ótimo o vídeo. Vc e quem está sendo generosa conosco dividindo o seu conhecimento e mostrando essas fofuras. Sabemos que vc está cansada e ainda se preocupa com conosco.Obrigada.Adriana Coutinho RJ 💐😘👶👶💐
Parabéns pela sua autenticidade e simplicidade Eneida. Poucas ou quase nenhuma mulher faria isso: expor-se diante de uma câmera descabelada, sem dormir, com olheiras e sem maquiagem. Você e um exemplo de pessoa. Adorei e identifiquei-me!
E a parabenizo também pelo o seu esforço em dedicar-se ao seu público , ao invés de tão somente cuidar do seu Baby recém-nascido. Nós marmanjos sentimos falta dos nossos encontros, mas podemos esperar. A sua prioridade
PARABÉNS PELOS FILHOS Daniel e Pedro !!! Me identifiquei com suas palavras, quando eu era solteira assistia filme de terror tranquilamente , depois que casei e tive filhos , nunca mais !!!!! Hoje já tenho 2 netinhos e só quero ver e ouvir coisas que me tranquilizem sobre o futuro deles com amor e paz !!! Não é utopia , é fé !!!!!
Parabéns pelo baby! Moro na Alemanha e aqui existe o Babyklappe que tem a mesma função da roda dos enjeitados. Os pais depois que deixam a criança ainda têm até 8 semanas para pegar de volta e muitas famílias voltam para buscar. É uma situação muito triste, mas aqui na Alemanha tem salvado muitas vidas até hoje.
Modernizando, vai salvar vidas. O método nosso atual rola esses casos horríveis q vemos na TV e relatos de mulheres q foram coagidas pelo hospital e parentes.
Muito interessante,obrigada por ter postado! Aqui no Brasil existiu o costume de colocar o desenho de um santinho pela metade,uma parte a mãe guardava com ela e a outra colocava junto da criança.A crença era de que através daquele santo,os pedaços iriam se unir e mãe e filho iriam se encontrar um dia! As irmandades criaram a roda dos expostos,porque foi uma forma de esconder da população que não conseguia zelar pelos bons costumes e a moral da cidade,e nisso a criança era colocada à noite;ou seja para a grande maioria da população,a mulher que engravidava sendo solteira,as pessoas tinham a ideia de que essas coisas eram muito raras de acontecer em uma família;mas na verdade era extremamente comum,porém muito bem ocultado pela igreja na época! No interior do Brasil,até hoje tem gente que ao fazer oração para o doente diz que precisa fazer a mesinha.Que na verdade é esse costume muito antigo das Casas de Misericórdia em cuidar dos enfermos,e esse costume ficou,especialmente na mente das pessoas mais simples do interior! As Casas de Misericórdia que são considerados os primeiros hospitais para pobres e escravos,também teve o mesmo fundamento da roda dos expostos...era imoral a pessoa clamar pela morte e não receber a extrema- unção,falecer e não ter onde enterrar por ser muito pobre ou ser um escravo ou seja, o último ato de misericórdia pelo moribundo,então surgiram as Casas de Misericórdia na Europa e mais tarde no Brasil! E porque era questionado o dinheiro das espórtulas(esmolas),e pelo receio de perder fiéis e perder quem investisse financeiramente na igreja,criou-se esse tipo de socorro aos necessitados!
Queridaaa!!! Muito obrigada por tudo o que você têm se preocupado conosco, pois é necessário um tempo mesmo para adaptação do bebê e até para a gente mesmo, pois privação do sono ninguém merece! Um forte abraço e como quiser e a gente não repara em nada não. A gente só agradece seu bom coração em se lembrar de nós. Parabéns pelo Pedro, ele é lindo! Seus filhos são lindos!
Eneida, primeiramente parabéns pelos filhotes lindos! Em segundo lugar, obrigado pelo assunto que nos trouxe hoje e que, certamente, é do desconhecimento de muita gente. Acho que essa roda foi importante pois, muitas destas crianças ali deixadas eram depois educadas pelo próprio pessoal da Instituição que, ao se tornarem mais jovens, as transformavam em novas enfermeiras ou mesmo religiosas que, a partir dali, ajudariam na Instituição. Ouvi, em algum lugar, que essas rodas eram conhecidas também como "Rodas da Caridade". Donde se pode perceber o seu valor positivo àquela sociedade. Por favor, não nos deixe órfãos. Permita-nos dividir o seu conhecimento e atenção com esses lindos garotos que a chamam de mamãe.
Olha só,consegui com muito esforço prestar atenção no assunto,porq esses filhotes lindos roubaram toda a atenção,to apaixonada,que lindos esses pequenos!😍
Não precisa se desculpar. Aproveite seu puerpério e descanse.Muito bom o conteúdo, sempre gostei de história,até pensei em me graduar em história. Me formei na área da saúde e continuo me interessando pela história da saúde,da minha profissão. O nascimento do Hospital , história do SUS, história da penicilina, da anatomia humana, história de parto como evento social, enfim,somos movidos pela história .
Eneida, parabéns pelo bebê e obrigada pelo conteúdo! Não há o que desculpar: super mãe, filhote com um mês e você está aqui, construindo e compartilhando conhecimento. Muita saúde para você e sua família!
Sim, a roda ....muito comum nas Santas Casas....como pediatra da Santa...ouvi muitas histórias. E....Realmente....depois da maternidade tem filmes que são impossíveis de assistir e outra coisas tbm....montanha russa tbm não dá mais rsrsrs Parabéns pelo Pedro, muito fofo. 😍
Querida,seu filhinho é lindo! Deus abençoe 🙏. Muito obrigada pela disponibilidade para compartilhar seu conhecimento conosco. Se pudesse daria mil likes pra essa mãe que encontra um tempinho entre o soninho do bebê para nos ensinar. Beijo grande😘
Mesmo sendo chocante é um assunto que precisa ser abordado, para podermos refletir a respeito e nunca reproduzir algo tão cruel .Seu bebê é lindo! Adorei o vídeo!
Menina que bebezao!benza Deus, que ele traga muitas alegrias, muita paz e muita saúde p ele e p sua casa💙tenho um Pedro na minha vida,meu filho caçula, 💙💙💙parabéns
Parabéns Eneida! Pela chegada do novo filhote! O Pedri ele é lindo! Esse período é sagrado, muita dedicação! Mas é bom saber que você está de volta no canal! Bjs
Como vc falou, a Roda parece uma situação triste, mas ela veio a dar a possibilidade da criança ter uma chance de vida independente da mãe. Hj mesmo com a legalidade da entrega da criança para adoção, algumas "mães" preferem abandonar no lixo, como meu professor achou um na lixeira de um banheiro público na baixada, como a infeliz q jogou na lagoa, com a praga da minha cidade q teve, matou esganado com o próprio cordão umbilical e jogou no lixo e em depoimento a mãe da peste, suspeitava q essa era a terceira vez q ela tinha feito, então foram três crianças mortas assim q nasceram, essa praga preferia matar do q ser julgada por dar os filhos. Independente da mulher q pariu, em primeiro lugar sempre deve vir a segurança do bebê. Então se com a roda, numa rua escura às mulheres se sentiam mais segura em dar essa chance para a criança, então foi válida.
Hermoso Pedro!! Acá en Montevideo Uruguay en el Museo Nacional está la rueca de los huérfanos que estaba en el antiguo hospital desde la época de la colonia española. Adentro de la rueca tiene una camita. Te duele el corazón en pensar cuántos bebés pasaron por eso. Saludos desde Uruguay.
Parabéns pelo bebê. Ele é lindo! Estou como você. Certas coisas prefiro não ver. Estou muito seletiva quanto a determinados assuntos. Obrigada pelo vídeo. Adorei
Foi maravilhoso!!! 👏👏👏👏 Muito lindos seus filhotes!! Saúde pra todos!! Obrigada pela sua disposição e generosidade!! Seu trabalho ajuda não só a geminar e espalhar conhecimento, mas dar ACESSO a cultura para todos! Gratidão 🙏🙏🙏
Parabens Eneida pelo seu Pequeno Príncipe Pedro. Jesus os abençoe. Sou fanática por Historia apesar dos meus 73 anos. Admiro vc e todas sua aulas. Bjsssssss
Guerreira linda !!! bebê lindo ❤️❤️❤️❤️ Então amore eu ouvi falar da roda dos enjeitados na novela escrava Isaura .. Que o Senhor Criador dos céus e da terra abençoe vc e sua família 😘❤️
Sabemos da loucura de ser mãe, somos polvo hahaha.....mas eu adoro isso em vc toda essa naturalidade, espontaneidade, gente de verdade,esse vídeo me definiu em relação a violência estou desse jeito,evito tudo relacionado a violência...
vc é uma querida e seu bebê muito lindo! meu bisavô foi deixado na roda dos enjeitados ou excluidos ou expostos em Ciudad Rodrigo /Espanha. tenho o sobrenome Iglesias por conta disso! fui conhecer o local e foi muito emocionante!!!!!! Muito orgulho dele e de sua historia! abraço
Maravilhosa a tua explicação sobre a roda dos enjeitados ou expostos. Parabéns pela tenacidade como professora e como mãe. Com muita admiração. Obrigada
Fique tranquila minha linda! Vc é bonita da toda forma e sempre generosa dividindo com a gente seus conhecimentos,as crianças são uma graça! Beijos a todos!
Eneida, vc podia fazer um vídeo narrado de 1hora, com tela preta, que eu assistiria kkkk o jeito que vc compartilha seu conhecimento em história é tão didático e tão bom de ouvir. Esteja tranquila em relação a isso. Seus bebês são lindos!! Espero que fique bem durante essa fase, tenho certeza que todos aqui te apoiarão sempre ♥️
Você está ótima, live bem original!! Durma bastante quando puder , curta seus filhos lindos que aguardamos sua live de qualquer jeito que sair pois você é muito boa no que faz!! Parabéns !!💋👏👏
Posso dizer que quase fui um dos bebês da "Roda dos Enjeitados" já que nasci em 1968 no Hospital São Francisco de Paula em Sao Cristóvão / RJ (atual Quinta D'Or) que na época era administrado pelas freiras da "Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula" .
Nesse hospital havia uma "Roda" que foi desativada alguns anos antes do meu nascimento. Mas, apesar de desativada a "Roda" a instituição ainda continuou acolhendo crianças durante os anos seguintes.
E foi assim que minha mãe biológica, que dizia já ter oito filhos e não poder sustentar a nona criança, me ofereceu em doação para quem quisesse. Disse também que, caso o hospital não me aceitasse , iria me levar para a Funabem, mas que comigo não ficaria de jeito nenhum. Contaram-me que ela ficava no pátio do hospital, comigo no colo, abordando a todos que passavam e perguntando se alguém queria aquela criança.
Foi então que minha mãe adotiva, que era enfermeira do hospital e não podia ter filhos, decidiu me acolher como filha.
Junto comigo veio uma carteirinha de vacinação onde haviam endereço da família e nomes completos dos pais. Coincidência ou não quando eu tinha 5 anos minha mãe adotiva acabou se mudando para o mesmo município onde vive minha família biológica (Duque de Caxias) onde vivemos até hoje.
Mas nunca tive interesse em procura-los. Não por rancor (não tenho nenhum) mas por não me interessar mesmo por essa pessoas. Na minha concepção/filosofia de vida família é aquele grupo de indivíduos com quem criamos laços emocionais e não aquelas pessoas que apenas geraram um corpo biológico para alguém.
Sei que a tal família ainda mora no mesmo local pois tenho amigos no mesmo bairro que conhecem duas mulheres que moram lá ainda no mesmo endereço que se parecem demais comigo fisicamente e que inclusive usam óculos também assim como eu. Creio que sejam duas irmãs minhas, certamente. Com um bom roteirista os fatos da minha vida dariam uma estória de novela. 😊
Eneida, obrigada pelo vídeo.
Esse conteudo (assim como todos os temas abordados no canal) me interessa muito.
Eu até já havia pesquisado sobre a "Roda" tempos atrás.
Parabéns pela chegada do Pedro e pelo carinho que dedica a ele e ao Daniel.
É dentro do lar, com uma série de ações positivas, onde se começa a verdadeira transformação social, transformando primeiramente cada um dos indivíduos que farão parte de uma sociedade futura.
Um dia teremos um mundo onde o amor superará todas as crueldades que a vergonhosa história da humanidade registrou ao longo dos séculos.
Beijo grande 😘😘
Zaira Mattos bonita a história: obrigada
Eu penso que você deveria pelo menos ouvir o outro lado da história, as vezes tomamos algumas narrativas como verdades absolutas, mas as coisas podem não ser exatamente como te contaram.
@@cristianeguimaraes5429 porque? Se for uma história mau resolvida para ela, sim, ela deveria ir atrás.
Mas se ela está bem com a família, e não sente vínculo ou assuntos em abertos emocionalmente com a sua concepção, não vejo o porquê.
É aquela velha história.... não vejo nenhuma decisão errada, nem procurar, nem não procurar, desde que a decisão não vá afetar negativamente a pessoa.
Se ela foi entregue para ter um futuro melhor, e tem essa vida bem resolvida, então td ok.
Agora se ela em algum momento quiser ou sentir necessidade de conhecer as pessoas com quem tem ligações genéticas e eles estiverem abertos a isso, td bem tbm.
Você está certa . Nossa família é quem nos aceita e nos dá amor. Acho que existe um "fetiche" popular ,sobre isso .De que toda criança adotada tem que procurar a família biológica ou sente necessidade disso . A decisão e o sentimento é individual . Ajudo como voluntária 2 orfanatos ,e sempre nas nossas visitas fazemos alguma atividade para aumentar a autoestima deles. Inclusive pagamos explicadoras para elas ,já que muitas estão desfasadas na escola e não sabiam ler nem escrever direito . As professoras disseram que o desempenho escolar delas melhoraram bastante e a autoestima também.
Zaira. Também acho uma boa opção procurar o outro lado da história. Que bom que você encontrou uma família que te ama e te deu estrutura que você deve usar para buscar o perdão. Sei que é fácil falar, mas pense. Mães são jovens e sabemos que na juventude nem sempre optamos pelo mais apropriado.
querida, amada e tao generosa em nos brindar com os teus conhecimentos nesse momento!! sou mais tua fã ainda! o pedro é lindo demais!
Exatamente. Muita generosidade mesmo.
e o daniel tambem
Amada vc é muito generosa. Cuide primeiro de você e suas crianças. Não iremos reparar em nada. Só agradecer sua boa vontade em compartilhar. Eu moro próximo a roda dos expostos no Rio de Janeiro. É a atual Fundação Romão Duarte. Trabalhei algum tempo lá como voluntária. Realmente temos que ter muita força interna para ver tanta criança necessitando de carinho e atenção, mas todas as crianças sao tratadas com muito afeto pelos trabalhadores do local.
Ainda existe a roda???
Poxa eu com tanto amor pra dar e ñ tenho filhos
E o povo ainda abandona criancas
@@joseane186 Não. Ela se tornou proibida .( Ainda bem)
Somos vizinhas rs. Moro pertinho da Romão Duarte também.
Ah eu reparei sim. Uma moça linda e inteligente que mesmo cansada, tenta levar conteúdo de qualidade. Além dos barulhinhos mais fofos do Pedro
Quê Anjinho Abençoado mais lindinho
Parabéns
Ficou muito legal, parabéns pelo trabalho e pelo bebê! Muito educativo o conteúdo,
O que eu não entendo, é a pessoa que dá deslike! Eneida super dedicada ao canal. Poderia estar dormindo enquanto Pedro tem sono de um anjo, mas não, está se dedicando a nos informar...
Eneida, todos os likes do universo pra ti amadinha 😍!!!
Vida longa saudável e feliz ao Pedro.
Parabéns!
Os que dão deslikes são pessoas invejosas que não tem a mesma capacidade e inteligência dessa mulher iluminada!
A beleza da mãe que há pouco deu à luz está nos olhos. E os teus brilham intensamente. Parabéns pelo caçulinha.
O Estatuto da Criança e do Adolescente dá amparo legal à mulher que pretenda dar o filho à adoção, quer no hospital, quer logo após o parto. Sem questionamentos morais, apenas avaliações psicológicas e sociais para confirmar a lisura e espontaneidade da vontade expressa. Imediatamente a criança é amparada pelos órgãos públicos. O que é vedado é a famosa "adoção à brasileira", que é crime tanto para quem "entrega" quanto para quem "pega" a criança. Isso para desestimular a mercancia de um infante.
Exatamente: deixar na “porta” de alguém hoje em dia já não pode mais.
Sin, más e uma pena que as leis de adocao nao sejam más controladas e menos burocráticas. Hoje em dia as crianças terminan mal crescendo nos órgãos institucionais e os pais que tem a possibilidade alugando ventre em outros países ou até adotando em outros países. Al menos e assim na Argentina. É bem difícil a adoção aqui. A final de contas os mais desprotegidos terminan sendo as crianças. Uma pena.
Na teoria eh isso, sem julgamentos. Mas na prática eu já ouvi cada coisa desesperadora
Não, não vou reparar em nada! Ou melhor: vou reparar sim, porque de longe, é bonito ver todo esse movimento. Força, querida, seu filhote é lindo, um nenezão! E uma historinha própria de família: minha bisavó foi adotada na italia, em Nápoles, por uma família italiana, na roda. Ela veio ao Brasil com a família, ainda bebê. Tinha um nome, Gertrude e um país de origem, Alemanha. Foi batizada Annunziatta, o nome da santa de uma roda que há em Nápoles. Fico pensando se não seria essa roda onde minha bisavó foi resgatada.
Que história interessante!!!!
Linda história!
"É isso, gente. A minha vida agora é isso aí, tá?" Kkkkkkkk ícone. Não vou negar que o nome do neném é sensacional hahaha. Gostei do vídeo. Um grande abraço e descanse bastante.
Eu também , tenho pavor de violência, sou avó tenho 68 anos .Mais tenho pavor de covardia com os mais fracos.Com crianças, velhos e animais.
Minha vó contava histórias sb essa roda ,ñ sei se vc sabe mas foi a IGREJA q colocou essas rodas administradas por freiras Franciscanas
Não se preocupe por estar com os filhos aí .Isso é lindo e nos faz gostar mais ainda de você !
Obrigada pelo vídeo! Parabéns meninos lindos 💙💙
Fiquei fã desses vídeos. Independente de qualquer recurso, prende a atenção do ouvinte.👏👏👏👏👏👏
Lindo seu BB..Deus te abençoe 🙏🙏🙏💞💞💞
Parabéns pelo seu lindo bebê. Eu tbem estou muito seletiva, procuro evitar histórias de violências, torturas, qquer coisa que me cause sentimentos negativos..... Nossa realidade já está muito violenta....lazer tem que ser prazeroso! Bjs
Parabéns pelo tesouro
Boa tarde. Sou Historiadora, embora já não atue na área há uns 15 anos, mas de muitos outros temas e assuntos sobre a história da humanidade, me pego com lágrimas nos olhos, quando leio sobre a roda dos expostos; há 5 meses, estive visitando o Museu da Misericórdia (por sinal, de uma riqueza cultural imensa) no Pelourinho, aqui em Salvador e pude ver de perto como era a roda, inclusive, vi a primeira roda, ainda conservada no citado museu.
Parabéns pelo filhote lindo. Abraço.
Com um bebê de menos de um mês, uma criança pequena, sem dormir direito, super cansada, ela ainda conseguiu produzir um ótimo vídeo, sem roteiro nenhum, sem produção, apenas na lábia e na simplicidade. Parabéns Eneida, amo os seus vídeos. ❤
Melhor vídeo do canal! 😍
Desejo saúde e felicidade ao Pedro, seja bem-vindo. Nasci em 1984, em Portugal, fui abandonada pela minha progenitora ao meu progenitor, passei fome, sem necessidade, uma familiar emprestou-me aos fins de semana a casais que me devolveram. Fui adoptada, com 9 meses, pelos meus pais, que me pedirem emprestada por um fim de semana e ficaram comigo. O processo de adopção legal em tribunal durou doze anos. Obrigada pelo vídeo.💝 🇵🇹
Já nasceu o bebê ! Pelo que disse , nasceu logo depois do vídeo sobre vestidos de noiva ! Deus abençoe você e seu filhinho . Sou nova aqui , mas já me inscrevi e estou propagando de tanto que gosto!
Amei o vídeo!
Meu Deus, que fofura!!! Ele é enorme. Lindo, lindo ❤️ parabéns
Só um acréscimo: muitos desses abandonos que nos causam tanta tristeza, como em sacos de lixo, são cometidos por mulheres em depressão pós-parto. Esse tipo de depressão pode surgir alguns dias após o parto ou até um ano após o parto. A depressão as fazem cometer tais atos e quando elas se recuperam, muitas vezes, vão atrás de suas crianças. Há notícias de mulheres que conseguiram provar que estavam doentes no momento do abandono e conseguiram suas crianças de volta.
Boa tarde , você Tera esses relatos ? Se sim me enviaria?
Foi o melhor! Parabéns !
Está ótimo o vídeo. Vc e quem está sendo generosa conosco dividindo o seu conhecimento e mostrando essas fofuras. Sabemos que vc está cansada e ainda se preocupa com conosco.Obrigada.Adriana Coutinho RJ 💐😘👶👶💐
Seu bebê é lindo! Deus o abençoe .
Parabéns pela sua autenticidade e simplicidade Eneida. Poucas ou quase nenhuma mulher faria isso: expor-se diante de uma câmera descabelada, sem dormir, com olheiras e sem maquiagem. Você e um exemplo de pessoa. Adorei e identifiquei-me!
E a parabenizo também pelo o seu esforço em dedicar-se ao seu público , ao invés de tão somente cuidar do seu Baby recém-nascido. Nós marmanjos sentimos falta dos nossos encontros, mas podemos esperar. A sua prioridade
... a sua prioridade agora é o seu lindo bebê.
PARABÉNS PELOS FILHOS Daniel e Pedro !!! Me identifiquei com suas palavras, quando eu era solteira assistia filme de terror tranquilamente , depois que casei e tive filhos , nunca mais !!!!! Hoje já tenho 2 netinhos e só quero ver e ouvir coisas que me tranquilizem sobre o futuro deles com amor e paz !!! Não é utopia , é fé !!!!!
Esses barulhinhos de bebê são maravilhosas 🤩😍❤️
Muita saúde para o Pedro e toda a família.
O vídeo ficou ótimo, e o som está Bom também
Parabéns pelo bebê lindo mta saúde tudo de melhor pra vcs
Parabéns pelo baby! Moro na Alemanha e aqui existe o Babyklappe que tem a mesma função da roda dos enjeitados. Os pais depois que deixam a criança ainda têm até 8 semanas para pegar de volta e muitas famílias voltam para buscar. É uma situação muito triste, mas aqui na Alemanha tem salvado muitas vidas até hoje.
Modernizando, vai salvar vidas. O método nosso atual rola esses casos horríveis q vemos na TV e relatos de mulheres q foram coagidas pelo hospital e parentes.
Muito interessante,obrigada por ter postado!
Aqui no Brasil existiu o costume de colocar o desenho de um santinho pela metade,uma parte a mãe guardava com ela e a outra colocava junto da criança.A crença era de que através daquele santo,os pedaços iriam se unir e mãe e filho iriam se encontrar um dia!
As irmandades criaram a roda dos expostos,porque foi uma forma de esconder da população que não conseguia zelar pelos bons costumes e a moral da cidade,e nisso a criança era colocada à noite;ou seja para a grande maioria da população,a mulher que engravidava sendo solteira,as pessoas tinham a ideia de que essas coisas eram muito raras de acontecer em uma família;mas na verdade era extremamente comum,porém muito bem ocultado pela igreja na época!
No interior do Brasil,até hoje tem gente que ao fazer oração para o doente diz que precisa fazer a mesinha.Que na verdade é esse costume muito antigo das Casas de Misericórdia em cuidar dos enfermos,e esse costume ficou,especialmente na mente das pessoas mais simples do interior!
As Casas de Misericórdia que são considerados os primeiros hospitais para pobres e escravos,também teve o mesmo fundamento da roda dos expostos...era imoral a pessoa clamar pela morte e não receber a extrema- unção,falecer e não ter onde enterrar por ser muito pobre ou ser um escravo ou seja, o último ato de misericórdia pelo moribundo,então surgiram as Casas de Misericórdia na Europa e mais tarde no Brasil!
E porque era questionado o dinheiro das espórtulas(esmolas),e pelo receio de perder fiéis e perder quem investisse financeiramente na igreja,criou-se esse tipo de socorro aos necessitados!
Muito interessante essa informação!!!
@@georginaayres4205 Obrigada!
👏👏👏👏👏
Que linda sua família parabéns. Foi um dos seus melhores vídeos: a vida como ela é. Beijos com carinho
Antes de mais nada mesmo vc cansada ainda continua linda e o bebe que lindinho, felicidades...
Queridaaa!!! Muito obrigada por tudo o que você têm se preocupado conosco, pois é necessário um tempo mesmo para adaptação do bebê e até para a gente mesmo, pois privação do sono ninguém merece! Um forte abraço e como quiser e a gente não repara em nada não. A gente só agradece seu bom coração em se lembrar de nós. Parabéns pelo Pedro, ele é lindo! Seus filhos são lindos!
Adorei, obrigada por seguir fazendo os vídeos nessa fase. E muito duro mesmo, parabéns !
Eneida, primeiramente parabéns pelos filhotes lindos! Em segundo lugar, obrigado pelo assunto que nos trouxe hoje e que, certamente, é do desconhecimento de muita gente. Acho que essa roda foi importante pois, muitas destas crianças ali deixadas eram depois educadas pelo próprio pessoal da Instituição que, ao se tornarem mais jovens, as transformavam em novas enfermeiras ou mesmo religiosas que, a partir dali, ajudariam na Instituição. Ouvi, em algum lugar, que essas rodas eram conhecidas também como "Rodas da Caridade". Donde se pode perceber o seu valor positivo àquela sociedade. Por favor, não nos deixe órfãos. Permita-nos dividir o seu conhecimento e atenção com esses lindos garotos que a chamam de mamãe.
E se fossem homens?
Que lindo seus bebês! Parabéns, o melhor vídeo, pode acreditar, amei!
Olha só,consegui com muito esforço prestar atenção no assunto,porq esses filhotes lindos roubaram toda a atenção,to apaixonada,que lindos esses pequenos!😍
Sem problemas Eneida, vc está bonita Como sempre. Belo bebê, abraços.
Eu havia escutado sobre a roda em algumas novelas de época
Não precisa se desculpar. Aproveite seu puerpério e descanse.Muito bom o conteúdo, sempre gostei de história,até pensei em me graduar em história. Me formei na área da saúde e continuo me interessando pela história da saúde,da minha profissão. O nascimento do Hospital , história do SUS, história da penicilina, da anatomia humana, história de parto como evento social, enfim,somos movidos pela história .
Que bebê lindo 😍 parabéns.
Amei amei o mulher inteligente adorei a aula 👏👏👏👏
Eneida, parabéns pelo bebê e obrigada pelo conteúdo! Não há o que desculpar: super mãe, filhote com um mês e você está aqui, construindo e compartilhando conhecimento. Muita saúde para você e sua família!
Sim, a roda ....muito comum nas Santas Casas....como pediatra da Santa...ouvi muitas histórias.
E....Realmente....depois da maternidade tem filmes que são impossíveis de assistir e outra coisas tbm....montanha russa tbm não dá mais rsrsrs
Parabéns pelo Pedro, muito fofo. 😍
Em Porto Alegre RS na Santa Casa tinha essa roda
Muito amor para vocês!!! Que lindo!!
Obrigada pelo retorno, e não se cobre! Seu bebê é uma fofura!
Sucesso. Parabens. Muita saúde e felicidades pra vcs. Obrigado por dispensar tanto tempo à nos.
Te admiro mt Eneida. Vc é uma mãe maravilhosa e ainda faz de tudo pra ter conteúdo pra gente.💜👏👏👏👏👏
Eneida foi o melhor vídeo que vc fez com essas duas lindas crianças.
Querida,seu filhinho é lindo! Deus abençoe 🙏. Muito obrigada pela disponibilidade para compartilhar seu conhecimento conosco. Se pudesse daria mil likes pra essa mãe que encontra um tempinho entre o soninho do bebê para nos ensinar. Beijo grande😘
Mesmo sendo chocante é um assunto que precisa ser abordado, para podermos refletir a respeito e nunca reproduzir algo tão cruel .Seu bebê é lindo! Adorei o vídeo!
Muito obrigada! Que momento lindo da sua vida !
Vc está muito bonita uma pele é um rosto lindo! Parabéns pelos bebês!
Parabéns pelo nascimento do caçula. Você está linda!!
Menina que bebezao!benza Deus, que ele traga muitas alegrias, muita paz e muita saúde p ele e p sua casa💙tenho um Pedro na minha vida,meu filho caçula, 💙💙💙parabéns
Que bebê amor!
Eu gostei muito do vídeo! 👍🌹
Você está linda!!! O bebezinho é um tesouro!!! Obrigada pelo vídeo !!!
Parabéns Eneida! Pela chegada do novo filhote! O Pedri ele é lindo! Esse período é sagrado, muita dedicação! Mas é bom saber que você está de volta no canal! Bjs
Como vc falou, a Roda parece uma situação triste, mas ela veio a dar a possibilidade da criança ter uma chance de vida independente da mãe. Hj mesmo com a legalidade da entrega da criança para adoção, algumas "mães" preferem abandonar no lixo, como meu professor achou um na lixeira de um banheiro público na baixada, como a infeliz q jogou na lagoa, com a praga da minha cidade q teve, matou esganado com o próprio cordão umbilical e jogou no lixo e em depoimento a mãe da peste, suspeitava q essa era a terceira vez q ela tinha feito, então foram três crianças mortas assim q nasceram, essa praga preferia matar do q ser julgada por dar os filhos. Independente da mulher q pariu, em primeiro lugar sempre deve vir a segurança do bebê. Então se com a roda, numa rua escura às mulheres se sentiam mais segura em dar essa chance para a criança, então foi válida.
Hermoso Pedro!! Acá en Montevideo Uruguay en el Museo Nacional está la rueca de los huérfanos que estaba en el antiguo hospital desde la época de la colonia española. Adentro de la rueca tiene una camita. Te duele el corazón en pensar cuántos bebés pasaron por eso. Saludos desde Uruguay.
Parabéns pelo bebê. Ele é lindo! Estou como você. Certas coisas prefiro não ver. Estou muito seletiva quanto a determinados assuntos. Obrigada pelo vídeo. Adorei
Foi maravilhoso!!! 👏👏👏👏 Muito lindos seus filhotes!! Saúde pra todos!! Obrigada pela sua disposição e generosidade!! Seu trabalho ajuda não só a geminar e espalhar conhecimento, mas dar ACESSO a cultura para todos! Gratidão 🙏🙏🙏
Parabens Eneida pelo seu Pequeno Príncipe Pedro. Jesus os abençoe. Sou fanática por Historia apesar dos meus 73 anos. Admiro vc e todas sua aulas. Bjsssssss
Guerreira linda !!! bebê lindo ❤️❤️❤️❤️
Então amore eu ouvi falar da roda dos enjeitados na novela escrava Isaura ..
Que o Senhor Criador dos céus e da terra abençoe vc e sua família 😘❤️
TUDO perfeito e lindo!!
Tudo de verdade!
Com jeito de Mãe e energia positiva de crianças!!
Adorei o vídeo, seus filhos são lindos, parabéns.
Adoro a tua maneira de narrar nossas histórias. Parabéns pelo Pedro.
É verdade a gente a gente romantiza aquela época mas era de muita dor
Lindo vídeo!!! Parabéns!
Amei! muito rotina de Mãe!!!
Parabéns seus filhos são lindos!
Gente como a gente
Amo❤️❤️❤️❤️
Muito bom vídeo! Parabéns pelo bebê!!! Sucesso!!
Pedro é muuuuito fofo!!
Que linda sempre!!❤❤Obrigada sempre!!😍😍
Sabemos da loucura de ser mãe, somos polvo hahaha.....mas eu adoro isso em vc toda essa naturalidade, espontaneidade, gente de verdade,esse vídeo me definiu em relação a violência estou desse jeito,evito tudo relacionado a violência...
Mas que bebê mais lindo.❤️ Vai descansar mamãe 😘 amei o vídeo!
Parabéns pelo bebê, muita saúde.
vc é uma querida e seu bebê muito lindo! meu bisavô foi deixado na roda dos enjeitados ou excluidos ou expostos em Ciudad Rodrigo /Espanha. tenho o sobrenome Iglesias por conta disso! fui conhecer o local e foi muito emocionante!!!!!! Muito orgulho dele e de sua historia! abraço
Que linda... Parabéns pelo bebê lindo!
Parabéns pela disposição. Tudo vai se adequando aos poucos. Deus a abençoe juntamente com seus meninos, são lindos.Saúde a todos.
Saúde para você seu bebe.😍
Maravilhosa a tua explicação sobre a roda dos enjeitados ou expostos. Parabéns pela tenacidade como professora e como mãe. Com muita admiração. Obrigada
obrigada pelo carinho de se dispor a fazer o vídio. Seu filho é lindo
Parabéns lindos filhos.Deus abençoe sua família.adoro seu canal
Muito bom o vídeo, o que vale é a informação. Lindinho o bebê, parabéns!
Obrigada pelo vídeo maravilho. Vc e seus bebês são lindos ❤
Parabéns pelos seus meninos, são lindos!
Fique tranquila minha linda! Vc é bonita da toda forma e sempre generosa dividindo com a gente seus conhecimentos,as crianças são uma graça! Beijos a todos!
Eneida, Parabéns pela chegada do Pedro! Obrigada pelo carinho em nos presentear com esse vídeo apesar de todas as dificuldades.
Aahhh! Obrigada pelo vídeo! Os filhos são lindos! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️❤️🤴🏻🤴🏻💋
Uma mulher quando acaba de dar a luz ..sempre tem o olhar e gestos de Santa...bendita seja a maternidade...acabei de me inscrever
O Pedro é lindo ,seus filhos são lindos. Maratonei seus vídeos, que bom que vc voltou. Parabéns mamãe.
Gosto muito dos seus vídeos parabéns ao bebê , gostei muito da matéria sobre os vestidos do século 17
Que lindo! Deus abençoe vocês dois com muita saúde.
Eneida, vc podia fazer um vídeo narrado de 1hora, com tela preta, que eu assistiria kkkk o jeito que vc compartilha seu conhecimento em história é tão didático e tão bom de ouvir. Esteja tranquila em relação a isso. Seus bebês são lindos!! Espero que fique bem durante essa fase, tenho certeza que todos aqui te apoiarão sempre ♥️
Você está ótima, live bem original!!
Durma bastante quando puder , curta seus filhos lindos que aguardamos sua live de qualquer jeito que sair pois você é muito boa no que faz!! Parabéns !!💋👏👏