👋🕶'🇧🇷... "casa com cara de vó"... muito agradável, porque era Ela... a Vó que cuidava. Eu não conseguiria manter e zelar todos os cantinhos com os objetos limpinhos.
Acho interessante o retorno da busca pelo belo! O problema ao meu ver é com um ano, sem estudo e com um documentário; já começar a dar curso sobre isso. Na faculdade somos por 5 anos bombardeados por modernismo, quebra com a busca pelo clássico, cidades compactas, entre outras coisas. Ninguém está preparado o suficiente no Brasil, pelo menos com um ano pra falar com propriedade! Agora o problema ao meu ver é esses profissionais pregando a volta do neoclássico, muito ruim por sinal pq não existe profissional e nem material pra refazer tudo isso. Não é a arquitetura brasileira, o neocolonial é que deveria ser buscado como o belo brasileiro! Faz mais sentido.
O assunto deveria ser Arquitetura. O tema da 'estética' não define o que é a boa ou má Arquitetura. Então aí vai a pergunta: O que é Arquitetura? 🇧🇷🕶'👍
Faço o curso de arquitetura e quando entramos na pauta "modernismo" aconteceu muita polêmica. A ausência de detalhes e trabalhos arquitetônicos minuciosos empobrecem a obra. Fui falar e quase apanhei 😅😅😂
Sou Arquiteta e professora da disciplina de Estética, no curso de Arquitetura. Desde que iniciei na disciplina, inseri o documentário do Scruton afim de trazer esse conceito real de beleza, que é super importante na construção do imaginário e identidade dos novos arquitetos que estamos formando. Precisamos falar sim sobre a estética real para nossos alunos, fazendo com que eles vejam que a beleza não é nada relativa! E que o modernismo trouxe sim a ideologia acima do conceito de beleza!
Tb sou arquiteto e na minha opinião é , depende muito , uma casa ser pautada em conceitos modernistas , linhas retas e ser uma referência em beleza ou estética, vide a casa da cascata de Frank Loyd Wright.
Parabéns!!! Estudei na UnB, 1971, trabalhei com Elvin Mackay Dubugrás, escritório da Forma entre outros, sempre critiquei a arquitetura e a solução urbanística da cidade, só arrumei inimigos...Oscar foi um escultor mediano, Brasília foi um engano.
Estudei arquitetura na UnB de 2009 a 2015. Ao final do curso jurei que nunca mais pisaria lá. Se preciso ir à Asa Norte, dou a volta no campus, mas não tem quem me faça ir àquele lugar infernal de novo.
Trabalho num prédio projetado por esse indivíduo. É absolutamente horrível, ainda pior do que outros prédios "caixotes" que já trabalhei. Não só é feio, como o prédio trabalha ativamente contra as pessoas que atuam nele.
Sou engenheiro metido a arquiteto. Eu também não gosto de casa com cara de escritório. Os clientes pedem e eu faço. Mas não gosto. Prefiro casa com cara de casa de vó. Isso é uma arquitetura reconfortante.
Também engenheira metida a arquiteta e também faço as casas-clinicas como eu chamo, mas não gosto, por mim só faria casa com cara de casa de vó. Defino meu estilo pessoal de arq e decoração como “vó rica”
@lucasdasilvacarmo168, em 2021 comprei um terreno onde sonhei construir minha casa. Procurei vários arquitetos para fazer meu projeto e todos me apresentaram projetos de caixas com L de ponta cabeça na fachada. Um deles, na primeira reunião que marcamos, já veio com o projeto pronto, sem ao menos me conhecer e tentar saber o que eu desejava para minha casa. Eu detesto decoração natalina e o tal arquiteto ao exibir o projeto "dele", me disse: já vejo você decorando com luzes e árvore de Natal o jardim de inverno..kkkkk saí correndo de lá...kkkk quando encontrei, por indicação, a arquiteta que assinou o projeto, eu lhe disse: eu quero uma casa de vó, com telhado e cara de casa e não de clínica de ginecologia. Resumindo: minha casa é a mais diferente do condomínio, mas as pessoas passam na frente e a acham linda ❤
Fizemos uma casa estilo colonial, tem cara de casa mesmo, ao redor tem calçada de paralelepípedo que tem tudo a ver com o estilo da casa e a última arquiteta que trabalhamos falou que é muito esquisita essa calçada, fiquei chocada com a indelicadeza e principalmente falta de admiração pela arquitetura clássica, sei que gosto é gosto, mas eu, que não sou arquiteta, aprecio vários estilos, porém meu marido e eu queríamos um estilo consolidado, pois com o passar do tempo não vai ficar ultrapassada por ser clássica, sem contar que não sinto aconchego em casas contemporâneas, acho lindas, porém me passam uma sensação de resort. E quando assisti o documentário da Brasil Paralelo “o fim da beleza” fiquei chocada com o viés político das artes no geral e então tive a certeza que fizemos a escolha arquitetônica certa 🥰🥰 amo nossa casa, abraços!
Eu sou estudante de arquitetura, quase enlouqueci último módulo porque eu não entendia essa relatividade da beleza, eu achei que era muito pelo fato de eu ser autista, mas pelo jeito não estou sozinha 😅
Sou arquiteto e é um prazer conhecer vocês. Não tinha ouvido falar e vejo que a contracultura na arquitetura precisa existir. Vamos acabar com casas de mostruário
Adorei o programa! Eu sou dermatologista e valorizo muito a arte da medicina associada a ciência. Como na arquitetura, as pessoas começam a perceber que ficar todas com a mesma cara não é bom, nem belo e muito menos verdadeiro.
Como foi bom assistir essa Conversa, me foi redentora. Fui fazer arquitetura já com idade avançada, briguei muito na escola com professores, não entendi a época que já era uma ideologia. Formei e não fui feliz, por vários motivos, entre eles a dificuldade de entrar no "modernismo" que não era o que achava bonito, odiava as obras de Niemayer, ou seja, estava na época errada e não decolei, não fui feliz, sempre achando que a culpa era minha, hoje entendo que não.
Realidade . Estao mutilando as competências do Arquiteto. Minha esposa é arquiteta e sempre conversa sobre o que é a arquitetura hoje , e , como era a 30 anos atrás . É triste .
@@rgmarchi a mutilação é em relação as atribuições do profissional, cada vez mais o profissional está perdendo áreas de atuação antes distintas ao Arquiteto, diferente da engenharia. Em escala de tempo 30 ou 40 anos atrás existia um respeito e valorização que foi perdendo ao longo do tempo . Ex.: Decoração de interiores um curso técnico habilita um profissional. Não precisa de Arquiteto, , na engenharia aconteceu isso? Não . O arquiteto não pode fazer pós de engenharia de segurança, deu uma discussão grande sobre , pesquise . Mas o engenheiro pode desenvolver projetos de arquitetura. Não vou extender o assunto, existem muitas outras situações que mostra a situação de limitação profissional. Sugestão : pesquise .
Otima entrevista, concordo com tudo. Sou engenheiro e fiz a arquitetura da minha casa. Fiz da forma que eu queria, confortável, bem distribuida, com as orientações solares e de ventilação cruzada pensadas. Com horta, gramados, aproveitamento de água de chuva e outros itens de sustentabilidade. Área de 220m², fachada simples, porem bonita. Ainda tenho duvidas se deveria ter feito cobertura com telha cerâmica. Não precisamos de casas gigantescas ou cheias de ornamentos para sentir confortável.
Uouuuuu...Parabéns Rafa e Alex por entender o PROPÓSITO do morar na prática e por compartilhar conosco. Nesse momento de tanto copia e cola do Pinterest ou do que viu na casa do outro, realmente as pessoas vivem dentro de casa infelizes, pois gostam mas não se encontram ali dentro. Aqui no meu escritório de interiores, sempre entendo e converso com o cliente a fim de entender a essência que eles buscam no morar e sempre resultando em ambiências que lhes dão prazer em ESTAR. Obrigada BRASIL PARALELO por trazerem esse ótimo conteúdo.🥰
A Rafa tá quase dando uma aula da mentoria !!!! É isso aí !!! BORA !! Bora passar os nossos princípios que vai mudar a realidade da arquitetura e construção no nosso Brasil, mesmo que seja um Brasil Paralelo !!!
o tema é bem mais complexo e abrangente do que foi debatido aqui. é bastante interessante que o conteúdo seja explanado com mais profundidade. sou arquiteto, divago, escrevo e debato essa temática há muitos anos. a academia e o "mercado" não estão abertos para isso. parabenizo a iniciativa da BP e espero continuidade na construção do conhecimento a longo prazo.
Moro em uma cidade mineira que, pelo tipo de violência daqui, as casas são praticamente iguais, com muro alto, garagem e portãozinho similares, e, por cima disso tudo, cerca elétrica. Abraço.
Este ano eu desisti da arquitetura, depois de 14 anos formada eu entendi que o meu trabalho/projetos não me representava em nada, fui vendo aquilo como algo tão que não era valorizado pra mim que decidi não continuar atuando na profissão. Comecei uma nova faculdade de Nutrição para cumprir um propósito muito maior de ajudar famílias que tem crianças com dificuldade na alimentação, vejo que isso sim será algo que vai ter um grande valor pra minha vida!
Moro em Goiânia e nesta semana , passando p centro da cidade, me deu uma tristeza um aperto no coração ao ver o abandono de tudo! Prédios abandonados, tudo pixado vendedores ambulantes p todo lado,lojas invadindo as calçadas p expor os produtos, lixo! Uma tristeza !
Assistir esse podcast me deu vontade de fazer duas coisas: assistir aqueles programas de reforma do Discovery Home & Health e terminar de construir minha mansão no Minecraft 😂
Como Rafa sempre fala em todos os seus vídeos: nós como arquitetos temos o dever de servir, auxiliar e tentar mostrar a essência por trás de cada escolha, porém temos que respeitar, dentro do possível o gosto do cliente, afinal a casa é deles! 😅❤
Que bate papo maravilhoso, tb sou arquiteta, tenho 18 anos de formada e tb me formei numa Federal, na UFJF, tive toda essa doutrinação de adoração dos ícones da arquitetura, mas engraçado vendo vocês falarem eu lembrei que também não entendia como todos admiravam obras e projetos e eu ficava igual a Rafa, tipo "como assim" kkkk Cheguei a visitar o escritório do Niemeyer, mas nunca fui uma fã de suas obras exatamente pelo que Alex falou, tudo pela forma, sempre fui contra isso, foi por esse motivo que não entrei nessa neura geral dos arquitetos que prezam primeiro a forma depois a função, "beleza acima de tudo". Muitos dos meus clientes me procuram hoje exatamente pelo projeto pensado pra ele, com todo cuidado que deve-se ter ao lidar com o sonho das pessoas, antes de qualquer coisa eu quero entender a dinâmica da casa, para depois pensar sua funcionalidade e só depois finalizar com a beleza colocando sempre a digital do cliente no projeto. Amo o que eu faço e igual a Rafa, desde os meus 5 anos já sonhava com essa profissão. Mas não se enganem existem muitos arquitetos que pensam como nós, graças a Deus, e aos poucos vamos ocupando os espaços e ganhando voz e cada vez mais conseguirmos levar uma arquitetura mais voltada pro indivíduo pensando nos espacos para as pessoas, em praças, caminhos, pensar nos cantinhos esquecidos e que precisam ser cuidados nas nossas cidades esquecidas, não se pensa mais em espaços públicos no Brasil. Mas chegaremos lá, somos 212mil arquitetos, então vocês já estão com uma boa porcentagem de colegas, que estao pelo vendo a arquitetura com outros olhos além da "ensinada" ou doutrinada nas faculdades! Obrigada, vocês são vozes importantes e de destaque na arquitetura do país e ajudarão a unir mais colegas nessa corrente por uma arquitetura mais "humana", e podem ter certeza, somos muitos!🙏🏻❤️
Estou morando em Santos (SP) há um ano, uma cidade histórica que ainda possui muitas construções antigas. Mesmo as casas simples, quase em ruínas, exalam uma beleza harmônica que nos despertam a curiosidade e o desejo de ter visto como era nos tempos antigos. Agora não consigo achar nada moderno bonito.
Adorei o vídeo. Estou em busca de casa e pedi pra corretora uma casa com cara de casa e não de caixa de sapato. Fico aliviada em saber que vejo a real beleza na arquitetura. Obrigada e sucesso.
Como Engenheiro de Estruturas, conservador, posso afirmar que os arquitetos de hoje em dia não tem a mínima noção de arquitetura. Querem vãos grandes, caixotes, vidros amplos, disfuncionais, e do ponto de vista estrutural extremamente caros. Casa tem que ser funcional, simples, aconchegante, ela tem que ser sinônimo de bem estar.
Conhecem muitos arquitetos em amigo.. você quer dizer a MAIORIA dos arauitetos não sabem muito de ESTRUTURAS. Até porque vc tem que saber bem de Arquitetura pra falar que um arquiteto nao sabe
Moro em Brasília - o melhor: as árvores! A arquitetura é deprimente! Soviética! Moro aqui desde 1971. Vou embora assim que me aposentar! Anseio por uma cidade de verdade.
Frequento um grande condomínio fechado de luxo em Curitiba e vejo um grande percentual de casas que são projetadas para os “vizinhos” e não para a família. Resultado: dificulta a harmonia familiar, os programas preferidos da família são programados fora de casa.
Meu sonho é uma casa que fica no meio do terreno, cercada de plantas, garagem para dois carros, e o que divide as vagas são canteiros com roseiras ou outros tipos de planta. casa térrea, porque eu quero envelhecer neste meu sonho, e idosos, as vezes, tem dificuldade com escadas. Eu olho para as novas casas e tenho saudades dos bairros de São Paulo dos anos 90. Eu AMAVA a minha cidade, com aquela cara de boa vizinhança.
"Amei o vídeo, moro em Brasília e estou cursando Arquitetura e Urbanismo. Infelizmente, a Arquitetura Modernista está presa e parafusada no chão como a base do ensino de hoje em dia. É difícil ir contra esse sistema quando toda a sua cidade e suas referências apontam para o lado contrário dos seus ideais de estilo e trabalho. É muito bom ver profissionais que são "contra o sistema" por defenderem os detalhes e a individualidade de cada cliente. Casa não é uma máquina de morar, é um lar de uma família, onde se seguem e criam tradições. Vídeo de excelência, muito obrigado pelo conteúdo excepcional."
Sou arquiteta e meu marido tb, demoramos anos para encontrar uma casa em Alphaville/SP que tivesse as características que sempre admiramos em casas: a casa com cara de casa! Que bom escutar de tantas pessoas oq nós como arquitetos sentimos tanta falta, a beleza da arquitetura para a família. 24:32 Hoje eu poderia definir a minha casa (o projeto ainda, a obra começa esse ano ainda) como: fachada com toques ingleses já que a casa é de tijolo aparente, o interior uma casa de fazenda americana e ainda vou fazer meu jardim toscano 😊. Um comentário que sempre faço sobre a arquitetura atual é que eu sinto as casas muito assépticas, tudo parece um grande consultório branco com linhas retas. Acho que nenhuma família consegue se encontrar nisso, bom, pelo menos a minha família é daquelas que quer ficar sempre junta, conversando e cozinhando junto, criança correndo, bisavós vendo tv, cachorro deitado no meio do caminho… Delícia de papo e ainda terminei cheia de esperança. Obrigada!
Brasília é um exemplo, exemplo a não ser seguido. O ser humano também é influenciado pelo ambiente. Aquele quadrado, gelado, desigual porque excludente, castrador porque homogeneizado, hermético no cimento é um dos locais com maior índice de suicídios. Palmas para Niemeyer!
Eu passei parte da infância, nos anos 80 e 90, no Lago Sul e na Asa Norte. Do primeiro, me lembro das mansões (conheci muitas por dentro) luxuosas, porém aconchegantes. Com telhado aparente, muita madeira e pedras naturais, cercas vivas... Hoje vejo muitas dessas casas sendo derrubadas para construir esses caixotes que parecem galeria de shopping. Eu as chamo de "casa de funkeiro". Cheias de LED, superfícies espelhadas refletindo luz em excesso, pé-direito duplo na casa toda. Zero aconchego. São feitas para impressionar, ostentar, e não para acolher. Não são casas no sentido mais amplo da palavra. Podem perceber, é comum que os moradores não aguentem ficar mais de dois anos nessas casas, logo passam pra frente. Eu lembro da casa no Lago Sul de um amigo de infância. Eu nunca esqueci dessa casa. Era uma mansão com muita marcenaria, e uma biblioteca muito aconchegante, o chão revestido de ardósia. É minha referência de casa bonita até hoje. E justamente hoje fiquei sabendo que demoliram a casa para construir um caixotão de luxo. Quase chorei. Me sinto culpado, pois desde criança eu queria comprar essa casa. Eu a teria reformado. Mas alguém com muito dinheiro e mal gosto chegou na frente. É muito triste o que está acontecendo com esse bairro, que eu já considerei a verdadeira riviera brasileira um dia. Quanto às superquadras da Asa Norte, também é triste, pois colocaram grade em quase tudo e o excesso de carros estacionados obscurecem os vãos dos térreo, que na minha infância forneciam uma ampla visão dos jardins e das árvores entre as quadras. É de cortar o coração...
Muito interessante. Sou arquiteta, também da escola modernista e moro numa casa bem contemporânea. Adoro essa arquitetura cozy, mas não me vejo numa e estava pensando, será que é por isso que as pessoas gostam tanto de Gramado? Telhados, madeira, pedra, fogo? A arquitetura uruguaia também abusa desses elementos, mas com um deseho mais contemporâneo...agora, casas com mais de 400m2 são utópicas, kkk. Abraços para o pessoal da bp!
Ouvir essa entrevista me dá um quentinho no coração. Sempre achei a arte moderna horrível e eu ficava pensando se eu não tinha cultura alguma para entender aquilo
Tenho seis anos de formação em arquitetura, trabalho num escritório, e sinceramente a arquitetura pra mim tem que ser pé no chão, entregar aquilo que o cliente quer. Minhas noções de estruturas são básicas, mas eu geralmente faço projetos prevendo o estrutural, para buscar baratear e evitar dor de cabeça, ao contrario de um colega que eu conheço que briga com clientes pra fazer aquilo que ela acha bonito por medo do julgamento de outros profissionais. A pouco chegou uma casa para fazer interiores que os donos não gostaram e estão pensando em decorar e pôr a venda. Muitos colegas meus não respeitam a vontade dos clientes, foram que se negam a trabalhar para algumas classes da sociedade querendo atingir clientes de alto poder aquisitivo, e não se importam com quem as vezes precisam muito de um profissional.
Vocês falando de beleza - E eu escrevi à algum tempo um texto sobre o que seria o conceito de beleza.... Beleza é aquilo que se manifesta verdadeiramente quando buscamos o divino. Todas as coisas belas têm um ar de divindade em sua composição. E isso não tem necessariamente a ver com a estética. Tudo que é belo, o é pelo fato de superar essa primeira camada estética e alcançar aquilo que realmente percebe a beleza das coisas. Ou seja, nossa alma. E ao contrário do que muitos espalham por aí; a beleza não é relativa. Ela é pura, perceptivel e virtuosa. Basta prestar atenção nas sensações que nos toma quando nos deparamos com algo verdadeiramente belo. Um sentimento confortável, alegre, bom e pleno preenche todo nosso ser, e nos permite por um breve período de tempo fazer parte de um universo sublime e transcendente. Ou seja; "o universo divino". Eis que neste sentido sim, podemos dizer que estamos diante da verdadeira beleza. Pois todo o resto; são apenas convenções sociais e narrativas fajutas para tentar equiparar a beleza à aquilo que nada tem a ver com o belo. Simples assim. A. C. De Freitas.
A expressão "socioambiental" já sinaliza infecção ideológica. Os termos mais adequados deveriam ser sociais e ecológicos ou um certo nível de integração com a natureza.
Perfeito! Arquitetura tem que conversar, ter alma, unir os que ali vivem. Voltemos às moradas onde as conversas se davam entorno dos fogões à lenha e a "cozinha era a sala". A maioria das casas hoje não tem esse acolhimento. Está tudo tão artificial! As casas, as famílias, as aparências. Devemos resgatar o que é essencial e a arquitetura tem grande influência nessas relações entre o ser humano, a natureza e as nossas cidades.
Já a segunda vez que eu tô vendo esse vídeo. Já tem anos que eu fico extremamente triste com isso, trabalho para alguns arquitetos e todos eles pegam imagens de referência de projetos na internet e me mandam e pedem para fazer igual, sem nem estudar o cliente sem entender o cliente, sem verificar as necessidades... eu fico muito triste com isso. Eu tenho meu próprio escritório e tô buscando ser uma arquiteta melhor. Eu ainda não entrei para comunidade pedrada, mas ainda esse ano vou entrar porque eu realmente fico muito triste de ver arquitetura perdendo o significado, nem os clientes mais veem significado na arquitetura. O que a gente mais vê nessas obras de condomínio, são casas retas, que realmente, não parece um lar.... todas as casas iguais é muito triste.
A arquitetura geral no Brasil é horrível... São Paulo é horrível, apenas predios quadrados ou favelas... os predios antigos com bela arquitetura caindo aos pedaços no Centro de SP... acho a arquitetura de Niemeyer bem feia
O "bota a baixo" no Rio de Janeiro no sec. passado é um exemplo do horror que passamos com a destruição da bela arquitetura e falta de valor ao nosso passado histórico por não querer conservar, mas destruir para reconstruir uma arquitetura feia e sem alma, desumana visualmente, verdadeiros dinossauros de concreto. A perda da arquitetura da Av. Rio Branco (Av. Central) foi a maior perda nacional.
Olá, que bate papo! eu nunca ousei em pensar na faculdade de arquitetura. inviável. mas sempre vi como algo fora da minha realidade financeira e principalmente ideológica. via as obras e eu nunca gostava. mas QUEM ERA EU NA FILA DO PÃO? NINGUEM. No entanto quis a vida kkk que a minha filha as 6 anos, se apaixonasse por arquitetura, mesmo sem saber o que é. hoje com 11 anos. continua dizendo que quer ser arquiteta. nunca me agradou, pois tinha a ELITE, na mente. naõ e a nossa realidade, foram as coisas feias que vejo. mas conhecendo esse casal!! UAU. MEU DEUS.... SE A MINHA FILHA SE TORNAR COMO ELES. EU SUPER APROVO, E TRABALHAREMOS COMO NUNCA, PARA ELA SER UMA GRANDE ARQUITETA. E FAZER DE CADA LAR UM LUGAR DO BELO. UM LUGAR DE DEUS
Un programón!!!!! Felicidades por los invitados y que lindo que hablen así de lo que es nuestro hogar. En mi cabeza menos siempre fue menos, no más. Saludos de su fan Uruguaya number one ❤
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Desconheço referências melhores no país nesse assunto! Rafa e Alex são os melhores para além do ofício, eles realmente VIVEM o que pregam na vida! Como amo e aprendo com esses meus amigos ❤️❤️❤️
Boa noite. Caí de paraquedas na live, está muito boa. Sou geólogo, mestrado em Eng. Civil, MBA, mas depois dos 50 resolvi realizar o sonho da arquitetura. Sinceramente, há tempo ainda de construir algo parecido com uma carreira?
Moro em BH e visitei inhotim apenas uma única vez. Lembro-me dessa obra que a Rafa falou (sobre as víceras) e me lembrei que quando eu estava na faculdade de design de ambientes, numa das aulas de história da arte, discutimos sobre o quê é arte. Lembro-me que a professora disse que arte é tudo aquilo que desperta sentimentos, seja de alegria, raiva, paz ou asco. Ou seja, se quando vc vê uma obra de arte ela é capaz de te causar nojo (que foi o que essa obra de inhotim me causou), ela poderia ser considerada arte, pois mexeu com seu sentimento. Contudo, quando estudamos filosofia vemos que muitos filósofos dizem que a arte deve elevar o espirito humano e eu concordo plenamente! Em inhotim, pra mim, o que mais vale é o passeio botânico. O paisagismo e as plantas são a mais bela obra de arte!
Eu e minha esposa somos arquitetos, aqui em Macapá, AP e também vemos surgir todos os dias casas (principalmente em condomínios) da maneira exata que vcs descreveram na entrevista, com um L por cima do outros, panos de vidros, cobertura apenas de laje, etc. Foi muito gratificante pra nós sabermos que existem outros colegas que estão questionando essa pobreza estética na arquitetura atual e que principalmente estão formando novos arquitetos com uma nova mentalidade, buscando a beleza realmente e não apenas querendo participar dos modismos atuais. Parabéns a esse casal de grandes arquitetos e pensadores da arquitetura.
Aconteceu comigo o que Rafaela disse no programa. Fiquei traumatizada com a reforma do meu consultório e apartamento. Que alegria saber que há profissionais na área da construção civil que respeitam a vontade do cliente... Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos na entrevista.
😃 Vocês acabaram de DISMISTIFICAR uma INQUIETUDE do meu coração, e que eu tinha , mas não sabia o porquê. Muito obrigado. Deus os abençoe muito. Um forte abraço. ❤❤
Parabéns @brasilparalelo👏👏👏 amo esse casal de arquitetos Rafa e Alex brasileiro são meus professores desde de 2018. Sempre estou aprendendo algo novo com seus ensinamentos de trabalho e vida. Que Deus vos abençoe sempre nessa missão de ensaiar e transformar vidas🤝👏👏👏
Estou assistindo o Conversa Paralela pela primeira vez, estou gostando muito porque gosto de ambientes bem decorados e estou vendo o quanto é difícil chegar até aquela combinação para o ambiente ficar tão bonito. Pela minha praticidade, a arquitetura não seria um bom caminho a seguir.
BP recomendo fazerem uma live com o Vesta Arquitetura e o IBAT, não vi vocês fazerem mas se não fizeram vale demais pois eles são os que mais tem formação acadêmica e de execução de obras falando sobre isso.
Papo top demais!! A arquitetura moderna cinza e quadrada me incomoda muito... Qd vou para cidades históricas de Minas... Ouro preto...por exemplo! Eu desintoxico minha visão ..
Acredito que a conscientização da preservação de casas e prédios antigos deveria começar na escola com as crianças, assim a história do lugar não se perde ao longo do tempo. Manter o prédio antigo, mas modernizar por dentro.
Amo esse casal! Amei que vcs voltaram pra nossa igreja Católica e fiquei muito feliz em saber que vem um bebê por aí. Aqui estamos chegando no quinto bebê, deixando Deus comandar as coisas desde que tb voltamos pra igreja Católica tb. E sim, a casa pode de fato adoecer as pessoas. O pior é que a grande maioria das pessoas não tem nem ideia desse poder que um lar triste pode fazer na alma.
Nessa vibe de arquitetura tradicional descobri no Instagram um carpinteiro que ainda constrói casas em Enxaimel, técnica trazida pelo colonização alemã no século XIX e que ainda tem muitas obras na região de Blumenau-SC. São casas lindas, bem tradicionais, integradas ao paisagismo local. E para quem gosta de apreciar esse tipo de arquitetura, em Pomerode-SC tem a Rota Enxaimel, que reúne o maior número de casas nesse estilo na região. Aliás, a cidade toda de Pomerode tem lindas casas e belos jardins, valendo uma visita.
Tb me formei na UnB. Fiz mestrado na Sorbonne sobre segunda geração modernista da arquitetura. Quando voltei, fui dar aula de século XIX. E aí percebi q todo mundo foge do assunto sobre como saímos do academicismo para vanguardas e depois chegar no modernismo. Anos depois fui entender melhor o q acontecia paralelamente em relação ao percurso da filosofia rumo ao pós-modernismo. Só q na faculdade separam uma coisa da outra de forma q vc vira um reprodutor da linguagem moderna e pós-moderna sem entender o conteúdo tanto quanto fazemos nos discursos popularizados na contra-cultura... discurso esquisitão, que vc a principio não acha razoável ou correto, mas vc repete pq pega mal ser tradicional.
Tenho um apartamento construído nos anos 70. Fizeram uma reforma na recepção: piso cinza, led em todo lugar, muito vidro e cimento queimado. Resultado: um prédio residencial com recepção corporativa e "moderninha".
Meu condomínio tem estilo art deco contemporâneo, eu brinco com isso. O arquiteto colocou diversos elementos do estilo e ficou bacana. Quero manter as referências originais de paginação (que é linda, cerâmica bege amarrada com granito preto), se deixar na mão de qualquer maluco, vão fazer isso mesmo: piso cinza, parede cinza e painel ripado. Vamos reformar os demais pavimentos e incorporar essa estilo nos demais, a construtora não teve bala pra entregar ... O prédio tem 20 anos, eu sou a síndica.
Oscar Niermaier é um “gênio”: imagine se ele fizesse uma cidade inteira, todo mundo iria querer se casar lá, passar férias e lua de mel. Haveriam vários pacotes de viagens p essa linda cidade. Ele fez, é Brasília. Vc quer tirar férias, se casar ou núpcias lá?
Quem projetou Brasília foi o arquiteto Lúcio Costa, Oscar Niemeyer ficou responsável pela construção dos monumentos. Ele foi autor das principais edificações da cidade: Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.
Gente, parabéns. Sou uma arquiteta veterana formada pela USP como vocês. Não gosto de Le 54:33 Corbusier nem Niemeyer, acho as obras feias e desconfortáveis. Não suporto os caixotes, mas já tive quem me dissesse que meu gosto era ultrapassado. O bonito jamais é ultrapassado
Na faculdade minha amiga falou que o mam de Brasília, projetado pelo Niemayer não é pensado para PCD, a rampa escorregadia, parece um sabão, o professor quase expulsou ela da sala 😂
Já acompanho a Rafa e o Alex a muito tempo, praticamente desde que iniciei na carreira de Designer de Interiores. Depois de assistir a essa obra prima, me apaixonei ainda mais por eles. O que vocês defendem é algo que eu também compartilho. Eu costumo falar para meus clientes que o seu lar deve ser o seu Universo Particular, um espaço de acolhimento, proteção e cura. Obrigado por defenderem essa causa.
na UFSM em Santa MAria/RS, fizeram um biblioteca pra área de ciências rurais com pilares cilíndricos embaixo todos em ângulo, um horror, perda de espaço e nada a ver com o estilo rural. Pasmem, não aguenta mais o peso do segundo andar.
Assine a Brasil Paralelo: sitebp.la/bp-conversa-paralela
Amando ouvir vocês. Rafaela é uma querida. Deus abençõe mais e mais essa família linda❤❤❤❤
👋🕶'🇧🇷... "casa com cara de vó"... muito agradável, porque era Ela... a Vó que cuidava.
Eu não conseguiria manter e zelar todos os cantinhos com os objetos limpinhos.
Acho interessante o retorno da busca pelo belo! O problema ao meu ver é com um ano, sem estudo e com um documentário; já começar a dar curso sobre isso. Na faculdade somos por 5 anos bombardeados por modernismo, quebra com a busca pelo clássico, cidades compactas, entre outras coisas. Ninguém está preparado o suficiente no Brasil, pelo menos com um ano pra falar com propriedade! Agora o problema ao meu ver é esses profissionais pregando a volta do neoclássico, muito ruim por sinal pq não existe profissional e nem material pra refazer tudo isso. Não é a arquitetura brasileira, o neocolonial é que deveria ser buscado como o belo brasileiro! Faz mais sentido.
Faço questão de contribuir com essa plataforma da história verdadeira, não me imagino sem. Pago o valor mínimo de 19,90 .obrigado.
O assunto deveria ser Arquitetura.
O tema da 'estética' não define o que é a boa ou má Arquitetura.
Então aí vai a pergunta:
O que é Arquitetura?
🇧🇷🕶'👍
Faço o curso de arquitetura e quando entramos na pauta "modernismo" aconteceu muita polêmica. A ausência de detalhes e trabalhos arquitetônicos minuciosos empobrecem a obra. Fui falar e quase apanhei 😅😅😂
E se tu quiser ir bem nos projetos é só copiar algum projeto modernista que é nota alta na certa..
Depois que arquitetura saiu do CREA virou um curso qualquer
Sou formado em arquitetura, formei em 2021... E sempre teve polêmica a respeito disso.
@@diomararaujo3303 o que tem haver?
@@diomararaujo3303 - então, agora é só CRE?
Sou Arquiteta e professora da disciplina de Estética, no curso de Arquitetura. Desde que iniciei na disciplina, inseri o documentário do Scruton afim de trazer esse conceito real de beleza, que é super importante na construção do imaginário e identidade dos novos arquitetos que estamos formando. Precisamos falar sim sobre a estética real para nossos alunos, fazendo com que eles vejam que a beleza não é nada relativa! E que o modernismo trouxe sim a ideologia acima do conceito de beleza!
"Conceito real de beleza, estetica real, beleza nada relativa" piada pronta 😂
Tb sou arquiteto e na minha opinião é , depende muito , uma casa ser pautada em conceitos modernistas , linhas retas e ser uma referência em beleza ou estética, vide a casa da cascata de Frank Loyd Wright.
isso aí! coragem!!
Achávamos que éramos os únicos que ainda pensavam assim. Que bom encontrar pessoas assim, onde despertam na gente o belo.
Existe um movimento de arquitetos mais atentos a isso, me manda um oi no Instagram!!!
@@rafaellavieira fala o arroba pra gente 👍🏻
@@JeffRodJeff@rafabrasileiro
Também me sentia assim
Sou arquiteta, tenho 51 anos, e o melhor projeto é onde o cliente se sinta em casa, e não em uma revista
Na verdade ocorre a destruição total da noção da beleza, não só na arquitetura, mas nas artes em geral, principalmente a música.
Arquitetura, cultura, roupas...
Marxismo cultural
Sou professora de História da Arte do curso de arquitetura e sempre passo a trilogia "o fim da beleza" , da BP.
Parabéns!!! Estudei na UnB, 1971, trabalhei com Elvin Mackay Dubugrás, escritório da Forma entre outros, sempre critiquei a arquitetura e a solução urbanística da cidade, só arrumei inimigos...Oscar foi um escultor mediano, Brasília foi um engano.
Moro próxima do Memorial da América Latina, uma ante-sala (tá errado, e daí?) do Inferno.
Estudei arquitetura na UnB de 2009 a 2015. Ao final do curso jurei que nunca mais pisaria lá. Se preciso ir à Asa Norte, dou a volta no campus, mas não tem quem me faça ir àquele lugar infernal de novo.
Trabalho num prédio projetado por esse indivíduo. É absolutamente horrível, ainda pior do que outros prédios "caixotes" que já trabalhei. Não só é feio, como o prédio trabalha ativamente contra as pessoas que atuam nele.
@@Pinky.Meerkatconte mais e qual prédio este ?
Sou engenheiro metido a arquiteto. Eu também não gosto de casa com cara de escritório. Os clientes pedem e eu faço. Mas não gosto. Prefiro casa com cara de casa de vó. Isso é uma arquitetura reconfortante.
Também engenheira metida a arquiteta e também faço as casas-clinicas como eu chamo, mas não gosto, por mim só faria casa com cara de casa de vó. Defino meu estilo pessoal de arq e decoração como “vó rica”
Exemplo: Casa sem telhado, (tem de ter nem que seja só duas águas), não tem alma, parece só uma caixa. Casa de avó tem telhadinho. ❤
engenheiro não tem a mesma capacidade de um arquiteto e vice versa, para de projetar oque não sabe.
@@danielchinelato9608 para de se meter na vida de quem você não conhece! 😉
@lucasdasilvacarmo168, em 2021 comprei um terreno onde sonhei construir minha casa. Procurei vários arquitetos para fazer meu projeto e todos me apresentaram projetos de caixas com L de ponta cabeça na fachada. Um deles, na primeira reunião que marcamos, já veio com o projeto pronto, sem ao menos me conhecer e tentar saber o que eu desejava para minha casa. Eu detesto decoração natalina e o tal arquiteto ao exibir o projeto "dele", me disse: já vejo você decorando com luzes e árvore de Natal o jardim de inverno..kkkkk saí correndo de lá...kkkk quando encontrei, por indicação, a arquiteta que assinou o projeto, eu lhe disse: eu quero uma casa de vó, com telhado e cara de casa e não de clínica de ginecologia. Resumindo: minha casa é a mais diferente do condomínio, mas as pessoas passam na frente e a acham linda ❤
Fizemos uma casa estilo colonial, tem cara de casa mesmo, ao redor tem calçada de paralelepípedo que tem tudo a ver com o estilo da casa e a última arquiteta que trabalhamos falou que é muito esquisita essa calçada, fiquei chocada com a indelicadeza e principalmente falta de admiração pela arquitetura clássica, sei que gosto é gosto, mas eu, que não sou arquiteta, aprecio vários estilos, porém meu marido e eu queríamos um estilo consolidado, pois com o passar do tempo não vai ficar ultrapassada por ser clássica, sem contar que não sinto aconchego em casas contemporâneas, acho lindas, porém me passam uma sensação de resort. E quando assisti o documentário da Brasil Paralelo “o fim da beleza” fiquei chocada com o viés político das artes no geral e então tive a certeza que fizemos a escolha arquitetônica certa 🥰🥰 amo nossa casa, abraços!
Realmente uma ótima escolha, é lindo o estilo colonial!😊
Ela disse isso porque nós ensinam desde pequenos a torcer o nariz para o passado ,que tudo do passado e ruim e retrógrado
Eu sou estudante de arquitetura, quase enlouqueci último módulo porque eu não entendia essa relatividade da beleza, eu achei que era muito pelo fato de eu ser autista, mas pelo jeito não estou sozinha 😅
Sou arquiteto e é um prazer conhecer vocês. Não tinha ouvido falar e vejo que a contracultura na arquitetura precisa existir. Vamos acabar com casas de mostruário
Adoro a cidade de Ouro Preto, com seu barroco.
Arquitetura não é só técnica, envolve essência, pessoas, vidas!
Adorei o programa! Eu sou dermatologista e valorizo muito a arte da medicina associada a ciência. Como na arquitetura, as pessoas começam a perceber que ficar todas com a mesma cara não é bom, nem belo e muito menos verdadeiro.
Como foi bom assistir essa Conversa, me foi redentora. Fui fazer arquitetura já com idade avançada, briguei muito na escola com professores, não entendi a época que já era uma ideologia. Formei e não fui feliz, por vários motivos, entre eles a dificuldade de entrar no "modernismo" que não era o que achava bonito, odiava as obras de Niemayer, ou seja, estava na época errada e não decolei, não fui feliz, sempre achando que a culpa era minha, hoje entendo que não.
Ainda é tempo de recomeçar, é uma profissão muito gratificante!
Realidade . Estao mutilando as competências do Arquiteto. Minha esposa é arquiteta e sempre conversa sobre o que é a arquitetura hoje , e , como era a 30 anos atrás . É triste .
@@rgmarchi a mutilação é em relação as atribuições do profissional, cada vez mais o profissional está perdendo áreas de atuação antes distintas ao Arquiteto, diferente da engenharia. Em escala de tempo 30 ou 40 anos atrás existia um respeito e valorização que foi perdendo ao longo do tempo . Ex.: Decoração de interiores um curso técnico habilita um profissional. Não precisa de Arquiteto, , na engenharia aconteceu isso? Não . O arquiteto não pode fazer pós de engenharia de segurança, deu uma discussão grande sobre , pesquise . Mas o engenheiro pode desenvolver projetos de arquitetura. Não vou extender o assunto, existem muitas outras situações que mostra a situação de limitação profissional. Sugestão : pesquise .
Otima entrevista, concordo com tudo. Sou engenheiro e fiz a arquitetura da minha casa. Fiz da forma que eu queria, confortável, bem distribuida, com as orientações solares e de ventilação cruzada pensadas. Com horta, gramados, aproveitamento de água de chuva e outros itens de sustentabilidade. Área de 220m², fachada simples, porem bonita. Ainda tenho duvidas se deveria ter feito cobertura com telha cerâmica. Não precisamos de casas gigantescas ou cheias de ornamentos para sentir confortável.
Uouuuuu...Parabéns Rafa e Alex por entender o PROPÓSITO do morar na prática e por compartilhar conosco.
Nesse momento de tanto copia e cola do Pinterest ou do que viu na casa do outro, realmente as pessoas vivem dentro de casa infelizes, pois gostam mas não se encontram ali dentro.
Aqui no meu escritório de interiores, sempre entendo e converso com o cliente a fim de entender a essência que eles buscam no morar e sempre resultando em ambiências que lhes dão prazer em ESTAR.
Obrigada BRASIL PARALELO por trazerem esse ótimo conteúdo.🥰
exatamente isso...as pessoas perderam a identidade do morar
muito isso
realmente tem muito copia e cola, casas onde pessoas habitam, mas sem o sentimento de PERTENCIMENTO.
@@ricardonascimento8636 realmente perderam esse sentimento..e MORAR é PERTENCER
A Rafa tá quase dando uma aula da mentoria !!!!
É isso aí !!!
BORA !!
Bora passar os nossos princípios que vai mudar a realidade da arquitetura e construção no nosso Brasil, mesmo que seja um Brasil Paralelo !!!
Que alegria ler seu comentário aqui! ❤
o tema é bem mais complexo e abrangente do que foi debatido aqui. é bastante interessante que o conteúdo seja explanado com mais profundidade. sou arquiteto, divago, escrevo e debato essa temática há muitos anos. a academia e o "mercado" não estão abertos para isso. parabenizo a iniciativa da BP e espero continuidade na construção do conhecimento a longo prazo.
Moro em uma cidade mineira que, pelo tipo de violência daqui, as casas são praticamente iguais, com muro alto, garagem e portãozinho similares, e, por cima disso tudo, cerca elétrica. Abraço.
Este ano eu desisti da arquitetura, depois de 14 anos formada eu entendi que o meu trabalho/projetos não me representava em nada, fui vendo aquilo como algo tão que não era valorizado pra mim que decidi não continuar atuando na profissão. Comecei uma nova faculdade de Nutrição para cumprir um propósito muito maior de ajudar famílias que tem crianças com dificuldade na alimentação, vejo que isso sim será algo que vai ter um grande valor pra minha vida!
Gente eu sou pedrada desde a faculdade e não sabia! Senti-me representada por esse casal. Obrigada!
Vc quis dizer apedrejada?
Tô morando bem perto do prédio do Corbusier em Marseille na França por coincidência e morei em uma Superquadra em Brasília por mais de 20 anos.
Moro em Goiânia e nesta semana , passando p centro da cidade, me deu uma tristeza um aperto no coração ao ver o abandono de tudo! Prédios abandonados, tudo pixado vendedores ambulantes p todo lado,lojas invadindo as calçadas p expor os produtos, lixo! Uma tristeza !
no BRasil todo está assim 😔
Assistir esse podcast me deu vontade de fazer duas coisas: assistir aqueles programas de reforma do Discovery Home & Health e terminar de construir minha mansão no Minecraft 😂
Como Rafa sempre fala em todos os seus vídeos: nós como arquitetos temos o dever de servir, auxiliar e tentar mostrar a essência por trás de cada escolha, porém temos que respeitar, dentro do possível o gosto do cliente, afinal a casa é deles! 😅❤
Que bate papo maravilhoso, tb sou arquiteta, tenho 18 anos de formada e tb me formei numa Federal, na UFJF, tive toda essa doutrinação de adoração dos ícones da arquitetura, mas engraçado vendo vocês falarem eu lembrei que também não entendia como todos admiravam obras e projetos e eu ficava igual a Rafa, tipo "como assim" kkkk
Cheguei a visitar o escritório do Niemeyer, mas nunca fui uma fã de suas obras exatamente pelo que Alex falou, tudo pela forma, sempre fui contra isso, foi por esse motivo que não entrei nessa neura geral dos arquitetos que prezam primeiro a forma depois a função, "beleza acima de tudo". Muitos dos meus clientes me procuram hoje exatamente pelo projeto pensado pra ele, com todo cuidado que deve-se ter ao lidar com o sonho das pessoas, antes de qualquer coisa eu quero entender a dinâmica da casa, para depois pensar sua funcionalidade e só depois finalizar com a beleza colocando sempre a digital do cliente no projeto. Amo o que eu faço e igual a Rafa, desde os meus 5 anos já sonhava com essa profissão. Mas não se enganem existem muitos arquitetos que pensam como nós, graças a Deus, e aos poucos vamos ocupando os espaços e ganhando voz e cada vez mais conseguirmos levar uma arquitetura mais voltada pro indivíduo pensando nos espacos para as pessoas, em praças, caminhos, pensar nos cantinhos esquecidos e que precisam ser cuidados nas nossas cidades esquecidas, não se pensa mais em espaços públicos no Brasil. Mas chegaremos lá, somos 212mil arquitetos, então vocês já estão com uma boa porcentagem de colegas, que estao pelo vendo a arquitetura com outros olhos além da "ensinada" ou doutrinada nas faculdades! Obrigada, vocês são vozes importantes e de destaque na arquitetura do país e ajudarão a unir mais colegas nessa corrente por uma arquitetura mais "humana", e podem ter certeza, somos muitos!🙏🏻❤️
Estou morando em Santos (SP) há um ano, uma cidade histórica que ainda possui muitas construções antigas. Mesmo as casas simples, quase em ruínas, exalam uma beleza harmônica que nos despertam a curiosidade e o desejo de ter visto como era nos tempos antigos. Agora não consigo achar nada moderno bonito.
Fui aluna da primeira turma do Bora!!! Que alegria ver eles na Brasil Paralelo!!! Demais! ❤
Adorei o vídeo. Estou em busca de casa e pedi pra corretora uma casa com cara de casa e não de caixa de sapato. Fico aliviada em saber que vejo a real beleza na arquitetura. Obrigada e sucesso.
Como Engenheiro de Estruturas, conservador, posso afirmar que os arquitetos de hoje em dia não tem a mínima noção de arquitetura. Querem vãos grandes, caixotes, vidros amplos, disfuncionais, e do ponto de vista estrutural extremamente caros. Casa tem que ser funcional, simples, aconchegante, ela tem que ser sinônimo de bem estar.
Exatamente!! Caro, frio, sem vida, de difícil manutenção. Da vontade de chorar quando vejo os projetos que estão sendo executados ultimamente
"conservador" kkkkkkkkkkkkkkk
Risinho de deboche é argumento de puta - Olavo de Carvalho.
Conhecem muitos arquitetos em amigo.. você quer dizer a MAIORIA dos arauitetos não sabem muito de ESTRUTURAS. Até porque vc tem que saber bem de Arquitetura pra falar que um arquiteto nao sabe
Comentário perfeito! 👏
Moro em Brasília - o melhor: as árvores! A arquitetura é deprimente! Soviética! Moro aqui desde 1971. Vou embora assim que me aposentar! Anseio por uma cidade de verdade.
Frequento um grande condomínio fechado de luxo em Curitiba e vejo um grande percentual de casas que são projetadas para os “vizinhos” e não para a família. Resultado: dificulta a harmonia familiar, os programas preferidos da família são programados fora de casa.
Isso é tão sério, e o pior é que as consequências são no longo prazo.
Meu sonho é uma casa que fica no meio do terreno, cercada de plantas, garagem para dois carros, e o que divide as vagas são canteiros com roseiras ou outros tipos de planta. casa térrea, porque eu quero envelhecer neste meu sonho, e idosos, as vezes, tem dificuldade com escadas.
Eu olho para as novas casas e tenho saudades dos bairros de São Paulo dos anos 90. Eu AMAVA a minha cidade, com aquela cara de boa vizinhança.
"Amei o vídeo, moro em Brasília e estou cursando Arquitetura e Urbanismo. Infelizmente, a Arquitetura Modernista está presa e parafusada no chão como a base do ensino de hoje em dia. É difícil ir contra esse sistema quando toda a sua cidade e suas referências apontam para o lado contrário dos seus ideais de estilo e trabalho. É muito bom ver profissionais que são "contra o sistema" por defenderem os detalhes e a individualidade de cada cliente. Casa não é uma máquina de morar, é um lar de uma família, onde se seguem e criam tradições. Vídeo de excelência, muito obrigado pelo conteúdo excepcional."
Sou arquiteta e meu marido tb, demoramos anos para encontrar uma casa em Alphaville/SP que tivesse as características que sempre admiramos em casas: a casa com cara de casa!
Que bom escutar de tantas pessoas oq nós como arquitetos sentimos tanta falta, a beleza da arquitetura para a família.
24:32 Hoje eu poderia definir a minha casa (o projeto ainda, a obra começa esse ano ainda) como: fachada com toques ingleses já que a casa é de tijolo aparente, o interior uma casa de fazenda americana e ainda vou fazer meu jardim toscano 😊.
Um comentário que sempre faço sobre a arquitetura atual é que eu sinto as casas muito assépticas, tudo parece um grande consultório branco com linhas retas. Acho que nenhuma família consegue se encontrar nisso, bom, pelo menos a minha família é daquelas que quer ficar sempre junta, conversando e cozinhando junto, criança correndo, bisavós vendo tv, cachorro deitado no meio do caminho…
Delícia de papo e ainda terminei cheia de esperança. Obrigada!
Brasília é um exemplo, exemplo a não ser seguido. O ser humano também é influenciado pelo ambiente. Aquele quadrado, gelado, desigual porque excludente, castrador porque homogeneizado, hermético no cimento é um dos locais com maior índice de suicídios. Palmas para Niemeyer!
LE CORBUSIER É O CLÁSSICO EXEMPLO DA APROPRIAÇÃO EXCLUSIVA DO BELO E DA, HOJE ANACRÔNICA, ARROGÂNCIA DOS FRANCESES. PARABÉNS.
Eu passei parte da infância, nos anos 80 e 90, no Lago Sul e na Asa Norte. Do primeiro, me lembro das mansões (conheci muitas por dentro) luxuosas, porém aconchegantes. Com telhado aparente, muita madeira e pedras naturais, cercas vivas... Hoje vejo muitas dessas casas sendo derrubadas para construir esses caixotes que parecem galeria de shopping. Eu as chamo de "casa de funkeiro". Cheias de LED, superfícies espelhadas refletindo luz em excesso, pé-direito duplo na casa toda. Zero aconchego. São feitas para impressionar, ostentar, e não para acolher. Não são casas no sentido mais amplo da palavra. Podem perceber, é comum que os moradores não aguentem ficar mais de dois anos nessas casas, logo passam pra frente.
Eu lembro da casa no Lago Sul de um amigo de infância. Eu nunca esqueci dessa casa. Era uma mansão com muita marcenaria, e uma biblioteca muito aconchegante, o chão revestido de ardósia. É minha referência de casa bonita até hoje. E justamente hoje fiquei sabendo que demoliram a casa para construir um caixotão de luxo. Quase chorei. Me sinto culpado, pois desde criança eu queria comprar essa casa. Eu a teria reformado. Mas alguém com muito dinheiro e mal gosto chegou na frente.
É muito triste o que está acontecendo com esse bairro, que eu já considerei a verdadeira riviera brasileira um dia.
Quanto às superquadras da Asa Norte, também é triste, pois colocaram grade em quase tudo e o excesso de carros estacionados obscurecem os vãos dos térreo, que na minha infância forneciam uma ampla visão dos jardins e das árvores entre as quadras. É de cortar o coração...
Aqui é mesa posta em todas as refeições. O sagrado ao redor da mesa. Rafaela é uma querida. Deus abençõe mais e mais essa família linda. ❤❤❤❤❤
Amém!
Muito interessante. Sou arquiteta, também da escola modernista e moro numa casa bem contemporânea. Adoro essa arquitetura cozy, mas não me vejo numa e estava pensando, será que é por isso que as pessoas gostam tanto de Gramado? Telhados, madeira, pedra, fogo? A arquitetura uruguaia também abusa desses elementos, mas com um deseho mais contemporâneo...agora, casas com mais de 400m2 são utópicas, kkk. Abraços para o pessoal da bp!
Ouvir essa entrevista me dá um quentinho no coração. Sempre achei a arte moderna horrível e eu ficava pensando se eu não tinha cultura alguma para entender aquilo
Em Deus só existe beleza e prosperidade! 🙏🏻
Tenho seis anos de formação em arquitetura, trabalho num escritório, e sinceramente a arquitetura pra mim tem que ser pé no chão, entregar aquilo que o cliente quer. Minhas noções de estruturas são básicas, mas eu geralmente faço projetos prevendo o estrutural, para buscar baratear e evitar dor de cabeça, ao contrario de um colega que eu conheço que briga com clientes pra fazer aquilo que ela acha bonito por medo do julgamento de outros profissionais. A pouco chegou uma casa para fazer interiores que os donos não gostaram e estão pensando em decorar e pôr a venda. Muitos colegas meus não respeitam a vontade dos clientes, foram que se negam a trabalhar para algumas classes da sociedade querendo atingir clientes de alto poder aquisitivo, e não se importam com quem as vezes precisam muito de um profissional.
Vocês falando de beleza - E eu escrevi à algum tempo um texto sobre o que seria o conceito de beleza....
Beleza é aquilo que se manifesta verdadeiramente quando buscamos o divino.
Todas as coisas belas têm um ar de divindade em sua composição. E isso não tem necessariamente a ver com a estética.
Tudo que é belo, o é pelo fato de superar essa primeira camada estética e alcançar aquilo que realmente percebe a beleza das coisas. Ou seja, nossa alma.
E ao contrário do que muitos espalham por aí; a beleza não é relativa. Ela é pura, perceptivel e virtuosa.
Basta prestar atenção nas sensações que nos toma quando nos deparamos com algo verdadeiramente belo.
Um sentimento confortável, alegre, bom e pleno preenche todo nosso ser, e nos permite por um breve período de tempo fazer parte de um universo sublime e transcendente. Ou seja; "o universo divino".
Eis que neste sentido sim, podemos dizer que estamos diante da verdadeira beleza. Pois todo o resto; são apenas convenções sociais e narrativas fajutas para tentar equiparar a beleza à aquilo que nada tem a ver com o belo. Simples assim.
A. C. De Freitas.
👏👏👏
Rafa e Alex são verdadeiros exemplos de arquitetos e de família! Orgulho de vocês! 🤩👏🏼👏🏼👏🏼❤️❤️
O segredo é ouvir o cliente acerca das suas necessidades e promover isso num conforto socioambiental humanizado.
A expressão "socioambiental" já sinaliza infecção ideológica.
Os termos mais adequados deveriam ser sociais e ecológicos ou um certo nível de integração com a natureza.
Perfeito! Arquitetura tem que conversar, ter alma, unir os que ali vivem. Voltemos às moradas onde as conversas se davam entorno dos fogões à lenha e a "cozinha era a sala". A maioria das casas hoje não tem esse acolhimento. Está tudo tão artificial! As casas, as famílias, as aparências. Devemos resgatar o que é essencial e a arquitetura tem grande influência nessas relações entre o ser humano, a natureza e as nossas cidades.
GLÓRIA !!! Eu também me recuso a falar "Bowl". Obrigada!!!
Cidades como São Paulo, onde a beleza foi colocada em segundo plano, provocam um enorme malestar em quem tem que vivê-las diariamente.
São Paulo era linda, destruíram toda a beleza de uma cidade.
Já a segunda vez que eu tô vendo esse vídeo. Já tem anos que eu fico extremamente triste com isso, trabalho para alguns arquitetos e todos eles pegam imagens de referência de projetos na internet e me mandam e pedem para fazer igual, sem nem estudar o cliente sem entender o cliente, sem verificar as necessidades... eu fico muito triste com isso. Eu tenho meu próprio escritório e tô buscando ser uma arquiteta melhor. Eu ainda não entrei para comunidade pedrada, mas ainda esse ano vou entrar porque eu realmente fico muito triste de ver arquitetura perdendo o significado, nem os clientes mais veem significado na arquitetura.
O que a gente mais vê nessas obras de condomínio, são casas retas, que realmente, não parece um lar.... todas as casas iguais
é muito triste.
A arquitetura geral no Brasil é horrível... São Paulo é horrível, apenas predios quadrados ou favelas... os predios antigos com bela arquitetura caindo aos pedaços no Centro de SP... acho a arquitetura de Niemeyer bem feia
No interior de São Paulo as casas estão saindo todas iguais,uma caixa cinza com portão preto.
A arquitetura de Nyemeyer é realmente horrorosa.
Odeio e não a menor graça, na arquitetura do Niemeyer. Tudo Cinza e amontoados de Concretos de pedra. Tudo muito seco!🤢
Niemeyer tem obras icônicas mas não acho belo nenhuma delas
Só gosto do Museu de Arte Contemporânea em Niterói. @@renana.nogueira5109
O "bota a baixo" no Rio de Janeiro no sec. passado é um exemplo do horror que passamos com a destruição da bela arquitetura e falta de valor ao nosso passado histórico por não querer conservar, mas destruir para reconstruir uma arquitetura feia e sem alma, desumana visualmente, verdadeiros dinossauros de concreto. A perda da arquitetura da Av. Rio Branco (Av. Central) foi a maior perda nacional.
Olá, que bate papo! eu nunca ousei em pensar na faculdade de arquitetura. inviável. mas sempre vi como algo fora da minha realidade financeira e principalmente ideológica. via as obras e eu nunca gostava. mas QUEM ERA EU NA FILA DO PÃO? NINGUEM. No entanto quis a vida kkk que a minha filha as 6 anos, se apaixonasse por arquitetura, mesmo sem saber o que é. hoje com 11 anos. continua dizendo que quer ser arquiteta. nunca me agradou, pois tinha a ELITE, na mente. naõ e a nossa realidade, foram as coisas feias que vejo. mas conhecendo esse casal!! UAU. MEU DEUS.... SE A MINHA FILHA SE TORNAR COMO ELES. EU SUPER APROVO, E TRABALHAREMOS COMO NUNCA, PARA ELA SER UMA GRANDE ARQUITETA. E FAZER DE CADA LAR UM LUGAR DO BELO. UM LUGAR DE DEUS
Un programón!!!!! Felicidades por los invitados y que lindo que hablen así de lo que es nuestro hogar. En mi cabeza menos siempre fue menos, no más. Saludos de su fan Uruguaya number one ❤
Parabéns pela originalidade, hoje as caixas de Pandora estão por todo lado
Que tempos: a livre expressão traz muitas reflexões e nos faz repensar muitas ideias arraigadas que não são nossas!!!
aqui em Curitiba a imobiliária riu de mim quando eu disse que tava procurando uma casa de vó pra comprar 😂, falou q não tem.
A corretora de imóveis imagino, ou vc viu uma rizada na fachada da imobiliária zombando assim kk
As "sacadas" dos apartamentos modernos são um belo exemplo. Todas iguais (um quartão envidraçado).
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Desconheço referências melhores no país nesse assunto!
Rafa e Alex são os melhores para além do ofício, eles realmente VIVEM o que pregam na vida! Como amo e aprendo com esses meus amigos ❤️❤️❤️
Que alegria ler esse comentário ❤
Boa noite. Caí de paraquedas na live, está muito boa. Sou geólogo, mestrado em Eng. Civil, MBA, mas depois dos 50 resolvi realizar o sonho da arquitetura. Sinceramente, há tempo ainda de construir algo parecido com uma carreira?
Puxa, que legal a sua história! A verdade é que nunca saberemos se há tempo, porém nos resta fazer o que está ao nosso alcance no agora. ❤
Meu! O que você está esperando? Comece já!
"O fim da beleza" mudou a minha vida. Nunca mais olhei para as casas na mesma maneira. E não trabalho na área de arquitetura
Moro em BH e visitei inhotim apenas uma única vez. Lembro-me dessa obra que a Rafa falou (sobre as víceras) e me lembrei que quando eu estava na faculdade de design de ambientes, numa das aulas de história da arte, discutimos sobre o quê é arte. Lembro-me que a professora disse que arte é tudo aquilo que desperta sentimentos, seja de alegria, raiva, paz ou asco. Ou seja, se quando vc vê uma obra de arte ela é capaz de te causar nojo (que foi o que essa obra de inhotim me causou), ela poderia ser considerada arte, pois mexeu com seu sentimento. Contudo, quando estudamos filosofia vemos que muitos filósofos dizem que a arte deve elevar o espirito humano e eu concordo plenamente! Em inhotim, pra mim, o que mais vale é o passeio botânico. O paisagismo e as plantas são a mais bela obra de arte!
Eu e minha esposa somos arquitetos, aqui em Macapá, AP e também vemos surgir todos os dias casas (principalmente em condomínios) da maneira exata que vcs descreveram na entrevista, com um L por cima do outros, panos de vidros, cobertura apenas de laje, etc. Foi muito gratificante pra nós sabermos que existem outros colegas que estão questionando essa pobreza estética na arquitetura atual e que principalmente estão formando novos arquitetos com uma nova mentalidade, buscando a beleza realmente e não apenas querendo participar dos modismos atuais. Parabéns a esse casal de grandes arquitetos e pensadores da arquitetura.
Aconteceu comigo o que Rafaela disse no programa. Fiquei traumatizada com a reforma do meu consultório e apartamento. Que alegria saber que há profissionais na área da construção civil que respeitam a vontade do cliente... Parabéns e obrigada pelos esclarecimentos na entrevista.
😃 Vocês acabaram de DISMISTIFICAR uma INQUIETUDE do meu coração, e que eu tinha , mas não sabia o porquê. Muito obrigado. Deus os abençoe muito.
Um forte abraço. ❤❤
Todos os estilos arquitetónicos têm os seus aspectos positivos e negativos. O fundamental é sabermos extrair o melhor de cada.
Melhor comentário !
Uau! Que entrevista! Parabéns à lucidez do casal entrevistado e aos queridos entrevistadores!!
Obrigada. Um prazer falar sobre algo que tanto amamos.
Parabéns @brasilparalelo👏👏👏 amo esse casal de arquitetos Rafa e Alex brasileiro são meus professores desde de 2018. Sempre estou aprendendo algo novo com seus ensinamentos de trabalho e vida. Que Deus vos abençoe sempre nessa missão de ensaiar e transformar vidas🤝👏👏👏
Estou assistindo o Conversa Paralela pela primeira vez, estou gostando muito porque gosto de ambientes bem decorados e estou vendo o quanto é difícil chegar até aquela combinação para o ambiente ficar tão bonito. Pela minha praticidade, a arquitetura não seria um bom caminho a seguir.
Genteee… amei essa entrevista, me sinto super representada por vcs Alex&Rafa…
BP recomendo fazerem uma live com o Vesta Arquitetura e o IBAT, não vi vocês fazerem mas se não fizeram vale demais pois eles são os que mais tem formação acadêmica e de execução de obras falando sobre isso.
Vesta com projetos retrógrados, com telhados que parecem uma paródia de casas camponesas da idade média europeia.
Papo top demais!! A arquitetura moderna cinza e quadrada me incomoda muito... Qd vou para cidades históricas de Minas... Ouro preto...por exemplo! Eu desintoxico minha visão ..
Acredito que a conscientização da preservação de casas e prédios antigos deveria começar na escola com as crianças, assim a história do lugar não se perde ao longo do tempo. Manter o prédio antigo, mas modernizar por dentro.
Amo esse casal! Amei que vcs voltaram pra nossa igreja Católica e fiquei muito feliz em saber que vem um bebê por aí. Aqui estamos chegando no quinto bebê, deixando Deus comandar as coisas desde que tb voltamos pra igreja Católica tb. E sim, a casa pode de fato adoecer as pessoas. O pior é que a grande maioria das pessoas não tem nem ideia desse poder que um lar triste pode fazer na alma.
Nessa vibe de arquitetura tradicional descobri no Instagram um carpinteiro que ainda constrói casas em Enxaimel, técnica trazida pelo colonização alemã no século XIX e que ainda tem muitas obras na região de Blumenau-SC. São casas lindas, bem tradicionais, integradas ao paisagismo local.
E para quem gosta de apreciar esse tipo de arquitetura, em Pomerode-SC tem a Rota Enxaimel, que reúne o maior número de casas nesse estilo na região. Aliás, a cidade toda de Pomerode tem lindas casas e belos jardins, valendo uma visita.
Tb me formei na UnB. Fiz mestrado na Sorbonne sobre segunda geração modernista da arquitetura. Quando voltei, fui dar aula de século XIX. E aí percebi q todo mundo foge do assunto sobre como saímos do academicismo para vanguardas e depois chegar no modernismo. Anos depois fui entender melhor o q acontecia paralelamente em relação ao percurso da filosofia rumo ao pós-modernismo. Só q na faculdade separam uma coisa da outra de forma q vc vira um reprodutor da linguagem moderna e pós-moderna sem entender o conteúdo tanto quanto fazemos nos discursos popularizados na contra-cultura... discurso esquisitão, que vc a principio não acha razoável ou correto, mas vc repete pq pega mal ser tradicional.
Tenho um apartamento construído nos anos 70. Fizeram uma reforma na recepção: piso cinza, led em todo lugar, muito vidro e cimento queimado. Resultado: um prédio residencial com recepção corporativa e "moderninha".
Meu condomínio tem estilo art deco contemporâneo, eu brinco com isso. O arquiteto colocou diversos elementos do estilo e ficou bacana.
Quero manter as referências originais de paginação (que é linda, cerâmica bege amarrada com granito preto), se deixar na mão de qualquer maluco, vão fazer isso mesmo: piso cinza, parede cinza e painel ripado. Vamos reformar os demais pavimentos e incorporar essa estilo nos demais, a construtora não teve bala pra entregar ... O prédio tem 20 anos, eu sou a síndica.
Oscar Niermaier é um “gênio”: imagine se ele fizesse uma cidade inteira, todo mundo iria querer se casar lá, passar férias e lua de mel. Haveriam vários pacotes de viagens p essa linda cidade.
Ele fez, é Brasília. Vc quer tirar férias, se casar ou núpcias lá?
Quem projetou Brasília foi o arquiteto Lúcio Costa, Oscar Niemeyer ficou responsável pela construção dos monumentos. Ele foi autor das principais edificações da cidade: Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.
Que voz linda a da Rafa!!!! Forte!!
Maravilhososss
Familia BP, Seria bom falar sobre a questão do CAU não reconhecer graduados em arquitetura a distância
🙋🏽♀️ Eu! Eu estou morando numa casa que não me representa, nada a ver comigo. Pretendo mudar isso, assim que possível.
54:38 Roberto Mallet - Arte pra quê?
Vou procurar depois
Essa mulher tem uma voz muito bonita!
Muito legal este ponto de vista!! Nunca havia parado pra pensar .... Obrigada por nos trazer está pauta!
E não adianta, arquitetura está no nosso dia a dia. Temos que encarar isso.
Sou arquiteta, e eles tem toda razão em tudo o que falaram. Já estou seguindo o casal. Super educados, profissionais e verdadeiros 🥰❤️👏👏👏
Gente, parabéns. Sou uma arquiteta veterana formada pela USP como vocês. Não gosto de Le 54:33 Corbusier nem Niemeyer, acho as obras feias e desconfortáveis. Não suporto os caixotes, mas já tive quem me dissesse que meu gosto era ultrapassado. O bonito jamais é ultrapassado
A beleza É!
Podcast maravilhoso!!! Amei! Amei!
Na faculdade minha amiga falou que o mam de Brasília, projetado pelo Niemayer não é pensado para PCD, a rampa escorregadia, parece um sabão, o professor quase expulsou ela da sala 😂
Quando eu penso que vocês não me surpreendem mais, mais uma pedrada!
Já acompanho a Rafa e o Alex a muito tempo, praticamente desde que iniciei na carreira de Designer de Interiores. Depois de assistir a essa obra prima, me apaixonei ainda mais por eles. O que vocês defendem é algo que eu também compartilho. Eu costumo falar para meus clientes que o seu lar deve ser o seu Universo Particular, um espaço de acolhimento, proteção e cura. Obrigado por defenderem essa causa.
na UFSM em Santa MAria/RS, fizeram um biblioteca pra área de ciências rurais com pilares cilíndricos embaixo todos em ângulo, um horror, perda de espaço e nada a ver com o estilo rural. Pasmem, não aguenta mais o peso do segundo andar.
Conversa muito especial. Amei🎉🎉🎉❤❤
Arte, é tudo aquilo que não precisa de palavras para explicar.
Vocês são demais! Tô vidrado nessa conversa, orgulho por fazer parte dessa comunidade pedrada! 😍
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns ao conteúdo