QUANDO AS RADIAÇÕES IONIZANTES MATAM [ACADEMIA DE RADIOLOGIA]

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 23 ต.ค. 2024
  • O uso das radiações ionizantes tem benefícios para milhares de pessoas, através de diagnóstico e tratamento de certas doenças.
    Neste vídeo quero te mostrar quando o uso das radiações saem do controle, ou seja, quando as radiações ionizantes matam.
    Esse é um assunto que quero trazer aqui com muita responsabilidade, já que existe uma crença dos malefícios das radiações ionizantes.
    Recebemos muitas perguntas sobre os efeitos das radiações ionizantes em pacientes que fizeram 3 ou 4 exames de Raios X, exames de tomografia, este vídeo vamos falar de doses elevadíssimas que realmente levam as pessoas a morte.
    Essas doses letais em hipótese alguma serão atingidas com 1 exame ou mesmo alguns exames diagnóstico realizados de forma adequada, seguindo os protocolos da instituição.
    A maioria dos acidentes envolvendo as radiações ionizantes no campo da medicina e/ou indústria são causados pela perda e cuidados na disposição de materiais radioativos. Quando regras de segurança básica são ignoradas. Por isso é de extrema importância ter sempre uma equipe treinada em relação aos aspectos de segurança do so das radiações ionizantes.
    Fontes radioativas guardadas em locais inadequados, fontes descartadas e depois encontradas por crianças em ferro velhos.
    Um resumo de alguns acidentes que ocorreram em envolveram mortes de pessoas estão listados na tabela de Claus Grupen.
    Em 1992 um acidente ocorrido em um serviço de Radioterapia na Pensilvania nos Estados Unidos envolvendo uma paciente que foi submetida a um tratamento de Braquiterapia de alta taxa de dose. Neste tratamento a fonte de radiação é posicionada próxima a lesão, para irradiar localmente, é utilizada uma sonda para direcionar a fonte ao local adequado.
    Neste acidente a equipe não monitorou a paciente de forma adequada, e a fonte ficou implantada na paciente que foi embora para casa. Infelizmente essa paciente foi a óbito após 4 dias, ela expeliu o cateter com a fonte, que foi jogada no lixo, resultando em exposições de pessoas. A fonte só foi descoberta na entrada do aterro sanitário que possuia detectores de radiação.
    Outros acidentes com as radiações ionizantes de maior proporção que envolveram muitas mortes ocorreram em 1986 com a explosão do reator numero 4 da usina nuclear de Chernobil na antiga União Soviética, hoje Ucrânia. Este acidente liberou materiais radioativos na atmosfera como o Iodo-131, Césio 137 e o Estroncio-90.
    O acidente que ocorreu em 1962 no México envolvendo a radiação ionizante, envolveu 4 mortes incluindo crianças, sendo que uma delas a que encontrou uma fonte de Cobalto-60 que foi abandonada. A criança levou a fonte para casa expondo os irmãos e a própria mãe, pois a fonte permaneceu na casa irradiando a todos, sem que eles desconfiassem que aquilo seria fatal.
    Link deste vídeo: • QUANDO AS RADIAÇÕES IO...
    Nossas Redes Sociais
    Venha conhecer nossos outros contéudos
    Instagram: academiaderadiologia
    Facebook: academiaderadiologia
    Blog da Academia de Radiologia: www.academiaderadiologia.com/blog/

ความคิดเห็น • 7

  • @thiagomarcos478
    @thiagomarcos478 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo conteúdo.

  • @raimundafalcao575
    @raimundafalcao575 ปีที่แล้ว +1

    Amo a profissão tenho uma filha que faz radiologia

    • @AcademiadeRadiologia
      @AcademiadeRadiologia  ปีที่แล้ว

      Que legal Raimunda.
      Ela escolheu uma bela profissão!
      Abraço 🤗
      Ana

  • @saulopaolo7496
    @saulopaolo7496 6 หลายเดือนก่อน

    Professora topissima ❤