Átila, uma duvida que eu tive enquanto assistia: Se o homem atual voltasse no tempo para se reproduzir com antepassados bem menos evoluídos, e depois voltasse ao presente, os humanos estariam mais evoluídos do que quando ele saiu?
@@Cs-ck6hy Os humanos teriam uma evolução diferente, mas não estariam mais evoluídos. Na biologia "mais evoluído" significa apenas que houve um tempo maior de evolução, mas não significa que o organismo ficou mais complexo ou melhor adaptado. O ser humano é tão evoluído quanto uma bactéria. Se a sua pergunta era no sentido de aumentar a inteligência, depende de outros fatores. O nosso cérebro aumentou de tamanho porque existia mais energia disponível pra que ele pudesse crescer. Isso aconteceu principalmente pelo domínio do fogo e do cozimento dos alimentos. Ao cozinhar a comida nós gastamos menos energia pra fazer a digestão, e liberamos mais energia pra outras funções. Ao longo do tempo isso permitiu que o cérebro se desenvolvesse cada vez mais. Então se humanos voltassem no tempo e convivessem com nossos antepassados, talvez eles conseguissem acelerar o aumento da inteligência, mas isso dependeria de ensinar aos antepassados como controlar o fogo e cozinhar os alimentos, e ser mais eficientes na caça e coleta.
Eu, como professor, passo mais tempo admirando como alguém consegue sintetizar tudo isso de forma tão didática do que absorvendo as informações em si. Aí eu assisto o vídeo pela segunda vez para poder me concentrar de verdade.
Passo pelo mesmo que você, Romero. Sou ex-professor, mas qualquer vídeo didático me faz até hoje pensar em como a pessoa organizou a linha de pensamento.
@@kobayashiii1440pelo que eu saiba cavalos marinhos machos e quem da ao parto os bebes,e como o vídeo monstra que generos masculinos,não contribuem muito em recursos em reprodução sexual,então isso da a implessão o que o cavalo marinho faz não e reconhecido.
Mas o "Aquilo" no lugar de "Sexo" foi proposital, creio eu juntamente para dar um tom comico para o vídeo e chamar a atenção para o mesmo. Afinal, não há a necessidade de se censurar o vídeo
@@veltro5659 Em meados de 2014 o Átila fez o vídeo "Nerdologia: quem vai ganhar a Copa?" e nele ele cravou que o Brasil seria o campeão caso contrário ele faria um Nerdologia sobre um tema que a galera escolhesse... Como todo mundo sabe, ele errou por uma margem de 7 "gols percentuais", o que fez com que saísse, algum tempo depois, o "Nerdologia: Aquilo"
uma correção: feminino de elefante é elefanta, não elefoa. a terminação -oa para feminino ocorre quando o masculino tem o sufixo -ão (como leão e leoa).
@@mirandagabriel26 bem, aí teoricamente serie "elefantoa". mas, normalmente o feminino de aumentativos termina em "-ona" (elefantão, elefantona). "elefoa" faz mais sentido ser o feminino de "elefão".
Meu curso de biologia é todo voltado pra evolução, desde os microrganismos até os vertebrados. Suas aulas estão reforçando muito esses conteúdos e esclarecendo algumas pontas soltas. E estão sendo super divertidas, muito obrigada.
Atila, apenas complementando. Vale lembrar o caso dos pulgões que atacam plantas. Na ausência de machos, as fêmeas fazem reprodução assexuada por clonagem, com oviposição e dão origem apenas a novas fêmeas.
@@dumisedodan me lembrei de um evento tipo a ComiCon que teve na minha cidade e que teve as cantadas enfadonhas, seria uma boa hora pra saber essa kkkkk
A série está ótima! Muita informação e bem clara. O melhor de tudo é que mostra hipóteses e o debate na ciência, incluindo coisas em que não há consenso ainda. Assim a galera entende que o método científico está relacionado a fazer perguntas, formular hipóteses e rejeita as certezas e o argumento de autoridade.
Acho que explicou mais a reprodução e quais as vantagens do sexo como uma das formas de reprodução permitiram que se estabelecer como forma predominante e mais eficiente entre as demais, mas realmente acho que faltou alguma ideia ou evidência de como o sexo começou
@@jddj1313 O sexo anal surgiu para que a natureza providenciasse o parto anal e assim você nascer. Crítica construtiva é necessária para evolução do pensamento.
Finalmente eu entendi o porquê das pessoas falarem que casamento entre primos/irmãos gera filhos com alguma deficiência. Achei que fosse algum tipo de lenda antiga pra preservar o conceito moral de que incesto é algo socialmente condenável. Cara, você é 10!! Continue sempre compartilhando esse conhecimento incrível e nos agraciando com esse conteúdo de qualidade!
@R.F Brasil Tai algo que eu não sabia, mas daria pra imaginar que isso aconteceria, já que teria muito pouco material genético de fora pra consertar os defeitos da familia...
Não acredito que seja necessário parentes tão próximos como primos de 2º ou 3º para correr o risco de sofrer com doenças genéticas, já que tem aquela doença comum no rio grande do sul e na itália (doença de machado-joseph?), que julga-se fazer parte do mesmo grupo genético devido a colonização.
Ao mesmo tempo, não acredito que o medo de doença genética seja o que encoraja famílias a demonizarem casamento entre parentes próximos, mas sim algo semelhante a "controle de natalidade" para com fins financeiros, já que criança custa caro.
Cada um crê no que quiser, pois somos indivíduos diferente, cuja a crença de cada um não vai afetar em nada na vida do outro, ou terá alguma relevância.
Mano, os seus vídeos são de serventia pública, você sem dúvidas deveria ser o ministro da educação, me ensino mais do que as minhas aulas no ensino médio
10:15 Queria saber mais sobre o processo dos recessivos, Atila fala de algumas doenças, mas esse processo se da em características recessivas em geral? E numa das fitas quando se corrige se extinguirá a característica naquela celula?
Esse lance das fêmeas serem bem mais relevantes na reprodução é fato. Porem, na maioria das especies o macho é o coletor de recursos e o protetor do grupo. Logo, para garantir a sobrevivência de uma especie e manter a linha evolutiva, se faz extremamente necessário um macho. Olha como exemplo os gorilas, o macho protege toda a sua família para garantir a sobrevivência da prole. Pelo contrario, seria totalmente inútil a eficiência reprodutiva se o individuo nem chegasse a vida adulta. Excelente vídeo, parabéns!
sem contar que a Fêmea fica Gravida por meses para ter 1 filho, o macho pode copular com várias fêmeas neste período e no final deste mesmo período ele foi muito mais eficiente na transferência genética do que a fêmea, infelizmente ele não abordou isso, menosprezando a participação dos machos na reprodução, ou ele só foi picado por uma feminista mesmo.
Parabéns pelo ótimo trabalho. O Brasil e a humanidade têm muito a ganhar com o trabalho de de vocês. Como brasileiro (e ser humano) deixo aqui o meu muito obrigado pela esmero com que vocês se dedicam a compartilhar conhecimento de maneira tão magistral.
Ou seja, a reprodução sexuada é a que gera mais prejuízo, cinema, Netflix, comida, passeio, fraldas, mamadeiras roupinhas...E muitas vezes nem vale a pena
Girafa Original Girafa esperta, é mais barato gerar clones para possivelmente se tornar imortal do que gerar filhos que crescerão e fará vc se arrepender
incrivel esse nerdologia ensina, estou gostando demais, um dia gostaria que o atila explicasse sobre daltonismo, pois tenho e gostaria de saber mais sobre esse erro de genoma
Nerdologia é demais! Como explicar a evolução de uma forma super didática, fazer piadinhas infames e ainda cutucar quem usa a biologia pra justificar machismo e LGBTfobia num único vídeo. Parabéns! Mas também poderiam explicar sobre partenogênese? Só sei superficialmente que algumas fêmeas conseguem se reproduzir sozinhas assim.
Caramba, é um vídeo melhor que o outro! O mundo internético agradece o conteúdo científico de altíssima qualidade e o formato conciso e de fácil compreensão.
Início do vídeo: macho totalmente dispensável e sem valor. Final do vídeo: sem o macho, não teríamos as excelentes trocas que geram genes mais resistentes e adaptados.
@@augustograssi1284 exatamente. sexo biológico é geralmente (mas nem sempre) definido pela anatomia e biologia sexual de uma pessoa. divide-se geralmente em macho e fêmea (e por vezes intersexo). género é a relação interna de uma pessoa em relação a sexo (identidade de género) e as expetativas sociais de pessoas baseadas no sexo (papéis de género). como é algo mais pessoal, género é divido num espetro de masculinidade/homem e feminilidade/mulher.
Você explicou o que é sexo e quais são suas vantagens, mas não disse como ele surgiu. Eu gostaria de saber duas coisas básicas. Como seres unicelulares que se reproduziam assexuadamente passaram a se reproduzir sexuadamente? E a segunda questão é, como o sexo surgiu ou ressurgiu nos seres multicelulares dado que nossas células continuam se reproduzindo assexuadamente? Apesar do que como foi dito nossas células têm dois pares de cromossomos, portanto de origem sexual, em algum momento da evolução dos seres multicelulares teve que haver o desenvolvimento de células especializadas, como foi citado, mas que não necessariamente esse desenvolvimento teve origem na reprodução sexuada da forma como é realizada nos seres unicelulares.
Átila, eu te amo, o trabalho que você fez e faz pelo país é sem igual, você é alguém a se inspirar, de verdade! Eu espero que qualquer coisa que eu tenha feito pra te magoar seja hoje irrelevante, você é foda, cara. Um abração e sucesso! To levemente bêbado, mas feliz de dizer isso.
Séria possível combinar os cromossomos de dois óvulos e gerar vida? Por exemplo: pegar os cromossomos de um óvulo e colocar em um espermatozóide, e fecundar outro óvulo com o esperma com os cromossomos do óvulo anterior.
Não sei se entendi sua pergunta mas eu ACHO que dá pra fazer isso pq muitas mulheres que estão em um relacionamento com outras mulheres conseguem ter filhos usando o DNA das suas mães e o espermatozoide de algum homem doador mas eu não sei explicar isso direitokkkkkk esse é o papel do nerdologia
Gostei do vídeo, achei muito interessante, principalmente porquê uma das minhas conclusões sobre a vantagem de ter a forma sexuada como reprodução estão corretas. Mas a vantagem da forma assexuada não deixa para trás. Sou enfermeiro e a Escherichia Coli é uma das maiores preocupações em um ambiente hospitalar se tratando de infecção. Pode ser evitada de formas tão simples como higienização das mãos e a utilização correta dos artigos médicos quando for realizar um procedimento no paciente. Por ser atitudes simples do dia a dia acaba sendo banalizado pelos profissionais e gerando um problemão para o paciente que adquiriu a infecção. Um ótimo vídeo gostei muito do formato atual, vou passar acompanhar novamente.
Acho que outro ponto que favoreceu a proliferação do sexo foi isso. a competição entre espécies e necessidade de defesa além de arranjos sociais. talvez tenham ligação.
É só as feministas que não entendem biologia assistirem o resto do vídeo. No início ele só falou de menor relevância dos machos para a reprodução especificamente. Se fêmeas se clonassem, não haveria evolução ou adaptação e a espécie deixaria de existir.
@@MawetAinSoph Errado! Você não entendeu o vídeo. A Evolução independe do sexo. Como você acha que chegaram a esse ponto? Também não entende o Feminismo, que em nada tem a ver com a eliminação do sexo oposto, mas sim da igualdade entre os diferentes gêneros.
Na parte em que o Atila falou falou sobre os Homo sapiens terem cruzado com os Homo Neanderthalensis dando origem aos europeus modernos, eu fiquei com uma duvida: Sendo eles de espécies diferentes(dado que os nomes pelos quais eles são chamados serem a forma pela qual se denomina as espécies), como eles geraram descendentes férteis capazes de originar esse novo grupo( os europeus)?
Os neandertais tinham cerca de 99% do DNA dos homo sapiens, mesmo sendo espécies diferentes eram muito próximas geneticamente e por isso conseguiam reproduzir. Assim como cães podem cruzar com lobos, ou como jumentos podem cruzar com éguas, mesmo sendo espécies diferentes.
@@Matheus_Gouveia Sim eles são capazes de reproduzir, mas os descendentes gerados são inférteis( como o resultado do cruzamento do jumento com a égua), ou seja, não seriam capazes de reproduzir e gerar um novo grupo de indivíduos.
Atualmente nos testamos relações sexuais entre tigres e leões,levando em consideração que os dois são parecidos e são felinos,pode se aplicar aos antigos homens,as araras diferentes podem se cruzar entre si
Só uma complementação... Ao mesmo tempo em que uma população formada principalmente por machos encontrariam-se dificuldades de haver um espalhamento dos genes para muitos herdeiros (como explicado pelo Átila), uma população formada principalmente por fêmeas teria um grande problema a medida que o tempo fosse passando. Isso porque evolutivamente a fêmea tende a ter um gasto energético muito maior do que o macho durante o processo da gravidez. É bastante provável que por isso o cuidado parental é muito maior entre as fêmeas do que nos machos. A consequência de se perder um filho durante o processo tende a ter uma consequência muito maior para as fêmeas, que tiveram um gasto energético absurdo para desenvolver e nutrir o filhote, do que para os machos. E por isso vemos a tendência evolutiva da probabilidade de nascerem fêmeas e machos numa proporção de 50% pra cada...
Ninja Babilonia imagina o conceito de gênero em uma região específica, a probabilidade de extinção em massa ou até a totalidade da feminização do homem como fazem os movimentos sociais.
@@RafaelSantos-bl1kg Não concordo muito, cara. Gênero sexual em biologia é diferente de gênero nessa parte sociológica. E não vejo muito sentido em feminização do homem. Cada um ter que ser feliz do jeito que se sente bem...
Sou apaixonado pela seus trabalhos, Átila, mas dessa vez quero pedir um nerdologia sobre gênero, a partir das ciências sociais. Tudo o que você apresentou é incrível mas por força de ter que ser feito de algum jeito, algumas expressões saem quase que como passíveis de serem usadas como fundamento para preconceitos. A possibilidade de falar sobre gênero como construção social, a variabilidade de classificações do gênero dadas pelas diferentes perspectivas como a genética (com complexidades) , diferenças fenotípicas... Acho que seria algo que deixaria o canal e o seu trabalho ainda mais rico! Comento isso como conteúdo complementar ao nerdologia preconceito e talvez um vídeo extra na playlist de psicologia. Forte abraço e muito obrigado por essa série incrível!
Desculpe Átila, para mim ficou claro a Vantagem do Sexo, eu só não entendi a Origem. O Sexo com combinação de genes de dois ou mais organismos seria uma "evolução ao acaso" do sexo de troca de cromossomos entre bactérias?
@@RafaelSantos-bl1kg Ciência adapta seus conceitos baseado no que é observado Fé é a negação do que é observado para conservar uma crença. Tradução livre de Storm escrita por Tim Minchin
André Augusto interressante hein, nem tudo é observado como a teoria da evolução, contestada por outros cientistas O mundo quântico e o universo sim , mas o passado tem que teorizar sem observação concreta
Átila, na parte do plasmídeos o vídeo indicou que há realmente uma troca de material genético. E não é bem assim. Há uma bactéria doadora e uma receptora, então somente uma delas recebe o plasmídeo.
Só tem um problema nessa questão de "macho dispensável", pelo menos em organismos mais complexos, a fecundação é só o primeiro passo, e o mais fácil e barato, do processo de reprodução. A gestação é bem mais caro e frágil, e a fêmea fica, de forma geral, bem invalida, ou debilitada, durante esse processo, ou seja, sem machos tomando cuidado para manter os fatores externos favoráveis a gestação, a chances de sucesso de um ciclo de gestação seria muito baixa, significando que a espécie ficaria defasada e fragilizada. Afinal de contas, se temos machos e fêmeas, significa que esse modelo foi selecionado pela evolução e se apresentou como o melhor para as nossas necessidades de sobrevivência e reprodução como espécie.
Além disso, evolutivamente a fêmea tende a ter um gasto energético muito maior do que o macho durante o processo da gravidez. É bastante provável que por isso o cuidado parental é muito maior entre as fêmeas do que nos machos. A consequência de se perder um filho durante o processo tende a ter uma consequência muito maior para as fêmeas do que para os machos. Ponto para os machos nesse lado... De um outro modo, assim como o Átila explicou, em uma população que tenha mais machos do que fêmeas não se consegue um processo de disseminação rápida dos genes, poucos filhos podem potencialmente serem gerados. Nesse caso, ponto para as fêmeas. E por isso vemos a tendência evolutiva da probabilidade de nascerem fêmeas e machos numa proporção de 50% pra cada...
@@ninjababilonia3040 sim ainda tem essa questão de energia...a principal eu diria? Machos dão menor retorno energético se comparar macho não gravido e fêmea não grávida, no momento que a fêmea fica grávida o grafico inverte, sem contar que cuidado parental é, naturalmente né ignorando mimos e exageiros, muito mais barato que uma gestação, que é caríssima.
@@marcelobgr1949 concordo, realmente isso seria mais para os primatas. Mas se formos contar a origem mesmo do sexo, estaríamos falando de um momento em que as células sexuais tinham o mesmo tamanho (isogamia). Com o passar do tempo, as células que surgiam em menor tamanho (conhecemos hoje como machos) tinham uma vantagem evolutiva maior em utilizar menos energia para sua formação. Dessa forma elas poderiam formar milhares a milhões de células de uma só vez, utilizando tanta energia quanto as fêmeas que formavam de dezenas a centenas de células. Foi um surgimento em torno da exploração. Os machos agora com a mesma energia poderiam fecundar diversas células fêmeas. Dessa forma, só a variabilidade genética sozinha não explica o surgimento dos machos
Antes que me critiquem também. Não estou comparando machos melhores a fêmeas. Só estou dizendo que a estratégia evolutiva atuou de forma diferente nos dois tipos de células. Um é meio ligado ao número de fecundações, a outra a uma boa nutrição e melhor desenvolvimento da "célula herdeira"..
Atila, por que nosso corpo aguenta tão pouco peso quando carregamos, puxamos ou levantamos algo? E geneticamente o que precisaria acontecer para levantamos algo significativamente pesado? Cara, assim que concluir meu curso de direito vou cursar biologia, estou apaixonado por você rsr...ops, pela ciência rsr Queria ter te conhecido antes... " Eu sou o Atlia, biologo"
O homem era muito mais forte antigamente cara, basta ver como eram os jogos olímpicos na Grécia a quase 2 mil anos atrás. Aqueles que dizem que o homem atual está fraco e emasculado infelizmente estão certos ...
Bibliografia completa do episodio no site: bit.ly/31sdQ2p
Átila, uma duvida que eu tive enquanto assistia: Se o homem atual voltasse no tempo para se reproduzir com antepassados bem menos evoluídos, e depois voltasse ao presente, os humanos estariam mais evoluídos do que quando ele saiu?
@@Cs-ck6hy Os humanos teriam uma evolução diferente, mas não estariam mais evoluídos. Na biologia "mais evoluído" significa apenas que houve um tempo maior de evolução, mas não significa que o organismo ficou mais complexo ou melhor adaptado. O ser humano é tão evoluído quanto uma bactéria.
Se a sua pergunta era no sentido de aumentar a inteligência, depende de outros fatores. O nosso cérebro aumentou de tamanho porque existia mais energia disponível pra que ele pudesse crescer. Isso aconteceu principalmente pelo domínio do fogo e do cozimento dos alimentos. Ao cozinhar a comida nós gastamos menos energia pra fazer a digestão, e liberamos mais energia pra outras funções. Ao longo do tempo isso permitiu que o cérebro se desenvolvesse cada vez mais.
Então se humanos voltassem no tempo e convivessem com nossos antepassados, talvez eles conseguissem acelerar o aumento da inteligência, mas isso dependeria de ensinar aos antepassados como controlar o fogo e cozinhar os alimentos, e ser mais eficientes na caça e coleta.
A vida só existe porque o sexo existe.
Eu, como professor, passo mais tempo admirando como alguém consegue sintetizar tudo isso de forma tão didática do que absorvendo as informações em si. Aí eu assisto o vídeo pela segunda vez para poder me concentrar de verdade.
Também ele tem dois doutorados...
Na minha experiência, os professores com mais doutorados são os piores para transmitir os assuntos
@@mateus6436 ele tem dois doutorados ?
quais ?
Passo pelo mesmo que você, Romero. Sou ex-professor, mas qualquer vídeo didático me faz até hoje pensar em como a pessoa organizou a linha de pensamento.
Ficou show
Queria Nerdologia sobre ciência todos os dias pqp é bom demaaaaaaaaaais
Mas tá tendo todos os dias
@@eduucrazy2721 Acho que vai ser só essa semana
Mal Sabe ele que são as Cegonhas que trazem os Bebes... kkkkk
Minha mãe que me falou
É vedade esi bilhete
SEI CEGONHAS
Segonha parece outra coisa KSKSKSKSKSKS
Se tem gente que acredita em terra plana. Acreditar em cegonha trazendo os bebês é fichinha.
Bem nem tudo o que as mães dizem é verdade
Cavalo marinho ficou chateado com o vídeo rsrs
Kkkk
Isso de novo não kkkkk
- Por que,me expliquem
@@kobayashiii1440 Os cavalos marinhos são a única espécie em que o macho engravida
@@kobayashiii1440pelo que eu saiba cavalos marinhos machos e quem da ao parto os bebes,e como o vídeo monstra que generos masculinos,não contribuem muito em recursos em reprodução sexual,então isso da a implessão o que o cavalo marinho faz não e reconhecido.
Atila, tem q fazer um especial sobre metodologia cientifica, utilidade publica pra esse povo brasileiro hahahahaha
Apoiado!!
Excelente.
Siiimmm!!!
Isso é utilidade publica até para os cientistas brasileiros.
Põe utilidade pública nisso haha
Você percebe o tempo passando vendo o Atila parar de censurar sexo simplesmente com "aquilo"
husahsksk
Kkkk aah, aquela aposta q ele perdeu, né? Sdds...
@@jeanjunior4753 A razão foi 7 'motivos'......
Mas o "Aquilo" no lugar de "Sexo" foi proposital, creio eu juntamente para dar um tom comico para o vídeo e chamar a atenção para o mesmo.
Afinal, não há a necessidade de se censurar o vídeo
@@veltro5659
Em meados de 2014 o Átila fez o vídeo "Nerdologia: quem vai ganhar a Copa?" e nele ele cravou que o Brasil seria o campeão caso contrário ele faria um Nerdologia sobre um tema que a galera escolhesse...
Como todo mundo sabe, ele errou por uma margem de 7 "gols percentuais", o que fez com que saísse, algum tempo depois, o "Nerdologia: Aquilo"
É porque o bot do TH-cam corta a monetização dos vídeos se tiver a palavra sexo escrita.
Dizer que o Nerdologia é um dos melhores canais do mundo é chover no molhado! Parabéns pela contribuição pro mundo, galera!! Vcs são foda!!!
Sério, não tem vídeo melhor que este para explicar um assunto extenso de forma tão didática e tão compreensível.
uma correção: feminino de elefante é elefanta, não elefoa. a terminação -oa para feminino ocorre quando o masculino tem o sufixo -ão (como leão e leoa).
Essa manja
Elefantão
@@madaaz6333 acho que por ser uma série pré-gravada não acho que vá acontecer, mas tudo bem.
@@mirandagabriel26 bem, aí teoricamente serie "elefantoa". mas, normalmente o feminino de aumentativos termina em "-ona" (elefantão, elefantona).
"elefoa" faz mais sentido ser o feminino de "elefão".
"Elefoa" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como alguem tem coragem de dar deslike numa obra prima dessas ?
podia ter nerdologia todo dia pra sempre
A galera da costela de Adão kkkk
Roteiro perfeito, didático e cheio de informações. Incrível!
Chego a me emocionar quando vejo que a ciência chegou a um ponto de conseguirmos fazer um log da evolução ! Muito obrigado por essa série !
Shorei😭👌
Meu curso de biologia é todo voltado pra evolução, desde os microrganismos até os vertebrados. Suas aulas estão reforçando muito esses conteúdos e esclarecendo algumas pontas soltas. E estão sendo super divertidas, muito obrigada.
Atila, apenas complementando.
Vale lembrar o caso dos pulgões que atacam plantas. Na ausência de machos, as fêmeas fazem reprodução assexuada por clonagem, com oviposição e dão origem apenas a novas fêmeas.
aí gata,vamu corrigir nossos defeitos juntos?? vô usar essa na balada !!!KKKKKKKKKKK
Tem mais chance se usar numa ComiCon ou numa GameXP.
@@dumisedodan me lembrei de um evento tipo a ComiCon que teve na minha cidade e que teve as cantadas enfadonhas, seria uma boa hora pra saber essa kkkkk
Todo bom com você ? Tudo!. vamos melhorar as nossas defesas anti parasitas
Boa boa kkkk
kkkkkkkkkk
Como é bom ouvir sobre conhecimento científico em tempos como esse...
A série está ótima! Muita informação e bem clara. O melhor de tudo é que mostra hipóteses e o debate na ciência, incluindo coisas em que não há consenso ainda. Assim a galera entende que o método científico está relacionado a fazer perguntas, formular hipóteses e rejeita as certezas e o argumento de autoridade.
Excelente video aula, explicou bem a Função do Sexo, mas não a Origem do Sexo, como sugerido no título.
Acho que explicou mais a reprodução e quais as vantagens do sexo como uma das formas de reprodução permitiram que se estabelecer como forma predominante e mais eficiente entre as demais, mas realmente acho que faltou alguma ideia ou evidência de como o sexo começou
@@jddj1313 larga de ser mal educado, o espaço pra comentários serve justamente para fazer críticas construtivas
@@jddj1313 ta bom cara tenta fazer uma bait mais convincente na próxima 👍
@@jddj1313 O sexo anal surgiu para que a natureza providenciasse o parto anal e assim você nascer.
Crítica construtiva é necessária para evolução do pensamento.
@@jddj1313 tudo bem, um diabinho tambem é bom
Nossa cara, que série boa! Tem como dar 2 joinhas? Me sinto até mais inteligente vendo isso. Muito interessante
Quando perceberam que certas coisas cabiam em certos lugares
Foi quando descobriram que o boi também tinha leite
Fico impressionado na forma que conseguem sintetizar e relacionar tantos temas e conteúdos assim !!
Os professores de biologia do segundo grau vão a loucura com essas aulas fantásticas do Atila
A galera do ENSINO MÉDIO vai à loucura com o termo "Segundo Grau"
Surgiu depois dos beijos quentes, obvio.
Beijos quentes nada mais são que beijos numa fumarola
Depois da meia noite,só a ciência em ação.
Depois da meia noite e entre quatro paredes é só evolucionada na reprodução
Fico imaginando o que pensaria o Thanos ao saber que na reprodução assexuada a população dobra com metade dos recursos...
Kkkk
Thanos nunca assistiu uma aula de biologia no final das contas kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkm
@MIN CHAMA DE MC DONOLDS E VEM SER FELIZ MC DONOLDS que?
Seria trágico!
O conteúdo desse canal é tão bom que chega ser agressivo. Sério. A humanidade deveria conhecer o Nerdologia! 👏🏾👏🏾👏🏾
1:45 ''sexo assexuada é uma reprodução sem graça'' rindo muito escondido aqui no trabalho kkkkk
Eu ri disso também!
🤣🤣🤣🤣🤣
eu tbm bixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
3:35 Isso explica muito bem o motivo de que guerrear e caçar historicamente são responsabilidades dos homens
"Sexo é vida, surpreenda sua parceira."
Medical Group, Boston
Parece uma propaganda de um artigo para fins sexuais ksks
Havia comentando que queria um Nerdologia Ensina focado em genética, mas já estou ficando maravilhado com esse !!
Finalmente eu entendi o porquê das pessoas falarem que casamento entre primos/irmãos gera filhos com alguma deficiência. Achei que fosse algum tipo de lenda antiga pra preservar o conceito moral de que incesto é algo socialmente condenável.
Cara, você é 10!! Continue sempre compartilhando esse conhecimento incrível e nos agraciando com esse conteúdo de qualidade!
Depende do grau do primo, pelo que sei, um primo de 2° ou 3° grau não vai dar defeito genético tão facilmente do que um primo de 1° grau ou um irmão.
@R.F Brasil Tai algo que eu não sabia, mas daria pra imaginar que isso aconteceria, já que teria muito pouco material genético de fora pra consertar os defeitos da familia...
Não acredito que seja necessário parentes tão próximos como primos de 2º ou 3º para correr o risco de sofrer com doenças genéticas, já que tem aquela doença comum no rio grande do sul e na itália (doença de machado-joseph?), que julga-se fazer parte do mesmo grupo genético devido a colonização.
Ao mesmo tempo, não acredito que o medo de doença genética seja o que encoraja famílias a demonizarem casamento entre parentes próximos, mas sim algo semelhante a "controle de natalidade" para com fins financeiros, já que criança custa caro.
Se incesto é errado devido a ineficiência de reprodução, relacionamentos homossexuais também são!
Eu queria um documentário tipo "Cosmos" com a narração do Átila.
Como e quando surgiram a diferenciação dos órgãos sexuais nos nossos ancestrais?
Matheus Barros tu realmente acredita que somos evoluído?
Fomos criados desde o início dos tempos.
@@RafaelSantos-bl1kg deixa eu ver, então existiam humanos desde 4 bilhões de anos atrás? É isso que vc tá me dizendo? Impressionante!
@@RafaelSantos-bl1kg Realmente, cara... A terra é plana e quero Dízimo. Abraço!
Cada um crê no que quiser, pois somos indivíduos diferente, cuja a crença de cada um não vai afetar em nada na vida do outro, ou terá alguma relevância.
E tbm queria saber a origem da diferenciação
Átila, vc é o melhor!
Mano, os seus vídeos são de serventia pública, você sem dúvidas deveria ser o ministro da educação, me ensino mais do que as minhas aulas no ensino médio
Fala sobre engenharia genética, Biotecnologia, Transgênicos, Híbridos, Clones, por favor.
10:15 Queria saber mais sobre o processo dos recessivos, Atila fala de algumas doenças, mas esse processo se da em características recessivas em geral? E numa das fitas quando se corrige se extinguirá a característica naquela celula?
Uma pequena contribuição para ese excelente vídeo dessa série fantástica.
10:43 Ortografia: Descendentes.
O segundo "d" foi trocado com o "t".
Vou tatuar esse vídeo na minha testa. COMO VC É FODA PQP!!!
Um dos melhores ep de nerdologia de todos os tempos e eu já vi todos. Obg.
Sexo? Nunca vi esse pokémon não 🤔
Também sou virjem kkk
Que tipo de anime é esse?
Soube q sexo da MT XP
@@thiagoassis3612 essa missão da pra fazer sozinho?
@@augustorosa7337 Tem uma chamada punheta mais da menos Xp MANO!!
Parabéns Atila e equipe do nerdologia
"Pela união dos seus gametas, eu sou o Capitão Zigoto!" Todos comigo: "Vai Zigoto!"
Esse foi o vídeo mais didático até agora.
Esse lance das fêmeas serem bem mais relevantes na reprodução é fato. Porem, na maioria das especies o macho é o coletor de recursos e o protetor do grupo. Logo, para garantir a sobrevivência de uma especie e manter a linha evolutiva, se faz extremamente necessário um macho. Olha como exemplo os gorilas, o macho protege toda a sua família para garantir a sobrevivência da prole. Pelo contrario, seria totalmente inútil a eficiência reprodutiva se o individuo nem chegasse a vida adulta. Excelente vídeo, parabéns!
sem contar que a Fêmea fica Gravida por meses para ter 1 filho, o macho pode copular com várias fêmeas neste período e no final deste mesmo período ele foi muito mais eficiente na transferência genética do que a fêmea, infelizmente ele não abordou isso, menosprezando a participação dos machos na reprodução, ou ele só foi picado por uma feminista mesmo.
A forma como ele tratou foi que o macho é menos importante (em quantidade) já que basta apenas um para centenas de fêmeas serem fecundadas
Parabéns pelo ótimo trabalho. O Brasil e a humanidade têm muito a ganhar com o trabalho de de vocês.
Como brasileiro (e ser humano) deixo aqui o meu muito obrigado pela esmero com que vocês se dedicam a compartilhar conhecimento de maneira tão magistral.
Ou seja, a reprodução sexuada é a que gera mais prejuízo, cinema, Netflix, comida, passeio, fraldas, mamadeiras roupinhas...E muitas vezes nem vale a pena
já vou preparar um clone meu aqui
Um like por mais comentários assim
Girafa Original Girafa esperta, é mais barato gerar clones para possivelmente se tornar imortal do que gerar filhos que crescerão e fará vc se arrepender
E é a que gera mais empregos rsrs
saulo Andrioli ou a falta, depende muito da situação do país e a falta de preguiça da pessoa
Estou amando essa serie de videos.
Poste mais se possível.
Essa série está show! Parabéns Atila
Você pode falar sobre saúde mental?
Deu até vontade de jogar Spore agr
E de ecologista, que é pra chegar no espaço e reproduzir alienígena dos otro como se não houvesse amanhã.
Esse jogo merecia um Remake
Esporre
Ótimo vídeo! Equivocou um pouco no uso das palavras sexo e gênero.
"A reprodução assexuada é uma reprodução sem graça..." - Atila, 2019 acho que teve opinião pessoal nessa frase de biólogo aí kkkk
Nunca me senti tão orgulhoso de acompanhar o Nerdologia a mais de 4 anos ♥
Faz um nerdologia sobre o tempo que tá passando rápido demais!
Ja fizeram esse
@@nathaliaduarte9344 não vi ainda 🤔
Psicologia cognitiva! Yehe
Muito bom! Parabéns pela didática e correlações fantásticas
3:54 Errado, pois houve uma briga, os homens morreram, os sobreviventes foram castrados pelas fêmeas quando estavam esgotados pela briga.
Estou apaixonado por essa série Atila, Tu faz me lembrar da minha profesora Anelise no jeito de ensinar! Bons tempos
só eu que tava esperando?
"Eu sou Atila, biólogo, pesquisador e virgem."
Ele é casado
@@Matheus_Gouveia Que é a mesma coisa kkkkkkkkk
@@giovanni00007 🤔
Hahahahaahahaaa
Virgem??? Kkk
incrivel esse nerdologia ensina, estou gostando demais, um dia gostaria que o atila explicasse sobre daltonismo, pois tenho e gostaria de saber mais sobre esse erro de genoma
Nerdologia é demais! Como explicar a evolução de uma forma super didática, fazer piadinhas infames e ainda cutucar quem usa a biologia pra justificar machismo e LGBTfobia num único vídeo. Parabéns! Mas também poderiam explicar sobre partenogênese? Só sei superficialmente que algumas fêmeas conseguem se reproduzir sozinhas assim.
delirou completamente, é só um video didático sobre a origem do sexo, um video neutro sem nenhuma opiniao
@@lucius4246 Exatamente, o cara se drogou mto hahahaha
Caramba, é um vídeo melhor que o outro! O mundo internético agradece o conteúdo científico de altíssima qualidade e o formato conciso e de fácil compreensão.
Será que no final da série vai ser um episódio de como a evolução será no futuro ?
Essa série ta me ajudando tanto a escrever meu livro, obrigado!!!
Início do vídeo: macho totalmente dispensável e sem valor. Final do vídeo: sem o macho, não teríamos as excelentes trocas que geram genes mais resistentes e adaptados.
Exato.. e tem gente falando que foi "lacrologio" e outros achando que homem é dispensável e que só tinha que ter mulher kkkkkkkk
@@WeezyZetta se só tivesse mulher ia ser um mundo que só iria falar de rola, tpm e fofoca das amigas
Oq ele fala no início do video é q somos menos importantes ,n q somos irrelevantes
@@ahr7734 como os falar de rola se não teria homem? 🤔
@@isabelmessias3913 justamente na falta de homem vcs iriam criar rolas artificiais para se satisfazer
sempre bom lembrar também da diferença entre sexo biológico e género
Eu sempre me confundo com isso, o genero é como vc se identifica?
@@augustograssi1284 exatamente. sexo biológico é geralmente (mas nem sempre) definido pela anatomia e biologia sexual de uma pessoa. divide-se geralmente em macho e fêmea (e por vezes intersexo).
género é a relação interna de uma pessoa em relação a sexo (identidade de género) e as expetativas sociais de pessoas baseadas no sexo (papéis de género). como é algo mais pessoal, género é divido num espetro de masculinidade/homem e feminilidade/mulher.
@@amazingcaio4803 nossa muito bom obrigado
Atila
Cadê as fontes do video do meteoro de pegasus????
Átila, o Crossover durante a divisão celular também é fundamental para a variabilidade genética assexuada.
Show o programa!
Linda
Você explicou o que é sexo e quais são suas vantagens, mas não disse como ele surgiu. Eu gostaria de saber duas coisas básicas. Como seres unicelulares que se reproduziam assexuadamente passaram a se reproduzir sexuadamente? E a segunda questão é, como o sexo surgiu ou ressurgiu nos seres multicelulares dado que nossas células continuam se reproduzindo assexuadamente? Apesar do que como foi dito nossas células têm dois pares de cromossomos, portanto de origem sexual, em algum momento da evolução dos seres multicelulares teve que haver o desenvolvimento de células especializadas, como foi citado, mas que não necessariamente esse desenvolvimento teve origem na reprodução sexuada da forma como é realizada nos seres unicelulares.
Cara acho que ainda nao existe resposta pra tua pergunta
Nerdologia todo dia ᵁᵀᴵᴸ !
Deveria ser assim sempre, átila!
Quem pensou que ia ver um pouco de sacanagem aqui se ferrou...KKKKKKKKKK
Se fodeu como dizia o costinha😅😅😅😂😂😂😂
@@fabiosouzamoura7074 hehehehehehe exato
Átila, eu te amo, o trabalho que você fez e faz pelo país é sem igual, você é alguém a se inspirar, de verdade! Eu espero que qualquer coisa que eu tenha feito pra te magoar seja hoje irrelevante, você é foda, cara. Um abração e sucesso! To levemente bêbado, mas feliz de dizer isso.
Ótimo vídeo, parabéns mais uma vez ❤️
Muito bom o vídeo! Minha cabeça explodiu e terei que assistir novamente até entender...
Séria possível combinar os cromossomos de dois óvulos e gerar vida? Por exemplo: pegar os cromossomos de um óvulo e colocar em um espermatozóide, e fecundar outro óvulo com o esperma com os cromossomos do óvulo anterior.
Boa pergunta
Sim, vamos ter uma linda menina
Não há diferença entre os cromossomos da mãe e do pai, somente j crossomo Y q vem do pai
Não sei se entendi sua pergunta mas eu ACHO que dá pra fazer isso pq muitas mulheres que estão em um relacionamento com outras mulheres conseguem ter filhos usando o DNA das suas mães e o espermatozoide de algum homem doador mas eu não sei explicar isso direitokkkkkk esse é o papel do nerdologia
www.bbc.com/portuguese/noticias/2001/010710_fertilidade.shtml
Gostei do vídeo, achei muito interessante, principalmente porquê uma das minhas conclusões sobre a vantagem de ter a forma sexuada como reprodução estão corretas. Mas a vantagem da forma assexuada não deixa para trás. Sou enfermeiro e a Escherichia Coli é uma das maiores preocupações em um ambiente hospitalar se tratando de infecção. Pode ser evitada de formas tão simples como higienização das mãos e a utilização correta dos artigos médicos quando for realizar um procedimento no paciente. Por ser atitudes simples do dia a dia acaba sendo banalizado pelos profissionais e gerando um problemão para o paciente que adquiriu a infecção. Um ótimo vídeo gostei muito do formato atual, vou passar acompanhar novamente.
4:25 mas a mulher não é muito eficiente grávida, consumir recurso pra proteger a prole foi algo que garantiu nossa existência.
Acho que outro ponto que favoreceu a proliferação do sexo foi isso. a competição entre espécies e necessidade de defesa além de arranjos sociais. talvez tenham ligação.
É só as feministas que não entendem biologia assistirem o resto do vídeo. No início ele só falou de menor relevância dos machos para a reprodução especificamente. Se fêmeas se clonassem, não haveria evolução ou adaptação e a espécie deixaria de existir.
@@MawetAinSoph Deus do céu que comentário foi esse. Menos ódio colega, a ideia do vídeo com certeza não era essa.
@@MawetAinSoph Errado! Você não entendeu o vídeo. A Evolução independe do sexo. Como você acha que chegaram a esse ponto? Também não entende o Feminismo, que em nada tem a ver com a eliminação do sexo oposto, mas sim da igualdade entre os diferentes gêneros.
Reproução assexuada é clonagem seu idiotas. Não assistiram o vídeo e vem aqui falar que os outros que não assistiram.
Caramba Átila ficou evolutivamente ótimo seu vídeo!! Parabéns pelo trabalho.
Na parte em que o Atila falou falou sobre os Homo sapiens terem cruzado com os Homo Neanderthalensis dando origem aos europeus modernos, eu fiquei com uma duvida: Sendo eles de espécies diferentes(dado que os nomes pelos quais eles são chamados serem a forma pela qual se denomina as espécies), como eles geraram descendentes férteis capazes de originar esse novo grupo( os europeus)?
Os neandertais tinham cerca de 99% do DNA dos homo sapiens, mesmo sendo espécies diferentes eram muito próximas geneticamente e por isso conseguiam reproduzir. Assim como cães podem cruzar com lobos, ou como jumentos podem cruzar com éguas, mesmo sendo espécies diferentes.
@@Matheus_Gouveia Sim eles são capazes de reproduzir, mas os descendentes gerados são inférteis( como o resultado do cruzamento do jumento com a égua), ou seja, não seriam capazes de reproduzir e gerar um novo grupo de indivíduos.
@Thauan Santos Ahh, entendi. Obrigado por responder.
Atualmente nos testamos relações sexuais entre tigres e leões,levando em consideração que os dois são parecidos e são felinos,pode se aplicar aos antigos homens,as araras diferentes podem se cruzar entre si
Mas se eles ainda são suficientemente próximos a ponto de gerar descendentes férteis, isso não os enquadrariam como pertencentes a mesma espécies?
Só uma correção, os cromossomos X é Y também fazem crossing over entre si, através da parte autologa dos cromossomos
Só uma complementação...
Ao mesmo tempo em que uma população formada principalmente por machos encontrariam-se dificuldades de haver um espalhamento dos genes para muitos herdeiros (como explicado pelo Átila), uma população formada principalmente por fêmeas teria um grande problema a medida que o tempo fosse passando.
Isso porque evolutivamente a fêmea tende a ter um gasto energético muito maior do que o macho durante o processo da gravidez. É bastante provável que por isso o cuidado parental é muito maior entre as fêmeas do que nos machos. A consequência de se perder um filho durante o processo tende a ter uma consequência muito maior para as fêmeas, que tiveram um gasto energético absurdo para desenvolver e nutrir o filhote, do que para os machos.
E por isso vemos a tendência evolutiva da probabilidade de nascerem fêmeas e machos numa proporção de 50% pra cada...
Ninja Babilonia imagina o conceito de gênero em uma região específica, a probabilidade de extinção em massa ou até a totalidade da feminização do homem como fazem os movimentos sociais.
@@RafaelSantos-bl1kg Não concordo muito, cara. Gênero sexual em biologia é diferente de gênero nessa parte sociológica. E não vejo muito sentido em feminização do homem. Cada um ter que ser feliz do jeito que se sente bem...
Sou apaixonado pela seus trabalhos, Átila, mas dessa vez quero pedir um nerdologia sobre gênero, a partir das ciências sociais.
Tudo o que você apresentou é incrível mas por força de ter que ser feito de algum jeito, algumas expressões saem quase que como passíveis de serem usadas como fundamento para preconceitos.
A possibilidade de falar sobre gênero como construção social, a variabilidade de classificações do gênero dadas pelas diferentes perspectivas como a genética (com complexidades) , diferenças fenotípicas... Acho que seria algo que deixaria o canal e o seu trabalho ainda mais rico!
Comento isso como conteúdo complementar ao nerdologia preconceito e talvez um vídeo extra na playlist de psicologia.
Forte abraço e muito obrigado por essa série incrível!
Alguém se lembrou do planeta Gazorpazorp, da primeira temporada de Rick and Morty?
Parece que alguns comentaristas daqui são de lá.
Nesse episódio lembra países árabes, se concorda por favor comenta não quero parecer preconceituoso 🙏😅!
O planeta paraíso na visão das feminista
AHHHHH EU TO AMANDO ESSA SÉRIE
vim mais rápido que ejaculação precoce
Sem condições. Quando o Átila estava upando o vídeo, a ejaculação já foi.
Fiz esse mesmo comentário em outro vídeo e veio o homem com masculinidade frágil brigar comigo
Simplesmente sensacional essa série do Nerdologia ensina! Top top top
Atila depois faz um vídeo falando como surgiu homossexuais, e porque isso acontece/aconteceu
Ele já falou disso em outro vídeo
@@loro8959 já? Em qual?
@@terrenonerd5595 th-cam.com/video/vWj1pBAzbpU/w-d-xo.html
Olá ! Eu sou o Guilherme, Cientista da Computação, programador, e sou apaixonado por biologia !
Cheguei mais rápido que o TH-cam desmonetizando o vídeo por ter a palavra sexo no título.
Bitsmap lógico o objetivo é utilizar gênero no lugar de sexo.
@@RafaelSantos-bl1kg Sexo e gênero são coisas diferentes. Sexo é uma questão biológica, gênero é uma questão social.
Apesar de não praticar. Esse foi o nerdologia que eu mais entendi
Desculpe Átila, para mim ficou claro a Vantagem do Sexo, eu só não entendi a Origem.
O Sexo com combinação de genes de dois ou mais organismos seria uma "evolução ao acaso" do sexo de troca de cromossomos entre bactérias?
11:10
Nos não temos uma resposta definitiva para a origem apenas suposições
Já pode trocar o título
André Augusto Genesis 1:1
@@RafaelSantos-bl1kg Ciência adapta seus conceitos baseado no que é observado
Fé é a negação do que é observado para conservar uma crença.
Tradução livre de Storm escrita por Tim Minchin
André Augusto interressante hein, nem tudo é observado como a teoria da evolução, contestada por outros cientistas
O mundo quântico e o universo sim , mas o passado tem que teorizar sem observação concreta
Átila, na parte do plasmídeos o vídeo indicou que há realmente uma troca de material genético. E não é bem assim. Há uma bactéria doadora e uma receptora, então somente uma delas recebe o plasmídeo.
Assunto interessante esse...O cavalo marinho tá tristão com esse vídeo kkkkkk
Toda década 3 novas versões do cosmos, tá ótimo atila!
Eu amo quando chamam as fêmeas de elefantes de elefoas. É muito engraçado! Rsrs. O correto não seria aliá?
Sim! kk ou Elefanta, mesmo.
Eu chamo de elafante.
Abro o vídeo já marretando o like!
Viva os canais de ciência do TH-cam!
André Ribeiro o início do vídeo é ideologia
Só tem um problema nessa questão de "macho dispensável", pelo menos em organismos mais complexos, a fecundação é só o primeiro passo, e o mais fácil e barato, do processo de reprodução.
A gestação é bem mais caro e frágil, e a fêmea fica, de forma geral, bem invalida, ou debilitada, durante esse processo, ou seja, sem machos tomando cuidado para manter os fatores externos favoráveis a gestação, a chances de sucesso de um ciclo de gestação seria muito baixa, significando que a espécie ficaria defasada e fragilizada.
Afinal de contas, se temos machos e fêmeas, significa que esse modelo foi selecionado pela evolução e se apresentou como o melhor para as nossas necessidades de sobrevivência e reprodução como espécie.
Isso explicaria porque a evolução selecionou os machos com maior massa muscular do que mulheres,já que o primeiro caso seria mais vantajoso.
Além disso, evolutivamente a fêmea tende a ter um gasto energético muito maior do que o macho durante o processo da gravidez. É bastante provável que por isso o cuidado parental é muito maior entre as fêmeas do que nos machos. A consequência de se perder um filho durante o processo tende a ter uma consequência muito maior para as fêmeas do que para os machos.
Ponto para os machos nesse lado...
De um outro modo, assim como o Átila explicou, em uma população que tenha mais machos do que fêmeas não se consegue um processo de disseminação rápida dos genes, poucos filhos podem potencialmente serem gerados.
Nesse caso, ponto para as fêmeas.
E por isso vemos a tendência evolutiva da probabilidade de nascerem fêmeas e machos numa proporção de 50% pra cada...
@@ninjababilonia3040 sim ainda tem essa questão de energia...a principal eu diria? Machos dão menor retorno energético se comparar macho não gravido e fêmea não grávida, no momento que a fêmea fica grávida o grafico inverte, sem contar que cuidado parental é, naturalmente né ignorando mimos e exageiros, muito mais barato que uma gestação, que é caríssima.
@@marcelobgr1949 concordo, realmente isso seria mais para os primatas. Mas se formos contar a origem mesmo do sexo, estaríamos falando de um momento em que as células sexuais tinham o mesmo tamanho (isogamia). Com o passar do tempo, as células que surgiam em menor tamanho (conhecemos hoje como machos) tinham uma vantagem evolutiva maior em utilizar menos energia para sua formação. Dessa forma elas poderiam formar milhares a milhões de células de uma só vez, utilizando tanta energia quanto as fêmeas que formavam de dezenas a centenas de células. Foi um surgimento em torno da exploração. Os machos agora com a mesma energia poderiam fecundar diversas células fêmeas.
Dessa forma, só a variabilidade genética sozinha não explica o surgimento dos machos
Antes que me critiquem também. Não estou comparando machos melhores a fêmeas. Só estou dizendo que a estratégia evolutiva atuou de forma diferente nos dois tipos de células. Um é meio ligado ao número de fecundações, a outra a uma boa nutrição e melhor desenvolvimento da "célula herdeira"..
Ótimo trabalho, o rítmo do vídeo é muito bem pontuado e as imagens bem ilustrativas.
porra video limpo e bem minimalista ,fundo escuro no azul e branco das legendas ,gostei.
Atila, por que nosso corpo aguenta tão pouco peso quando carregamos, puxamos ou levantamos algo?
E geneticamente o que precisaria acontecer para levantamos algo significativamente pesado?
Cara, assim que concluir meu curso de direito vou cursar biologia, estou apaixonado por você rsr...ops, pela ciência rsr
Queria ter te conhecido antes...
" Eu sou o Atlia, biologo"
O homem era muito mais forte antigamente cara, basta ver como eram os jogos olímpicos na Grécia a quase 2 mil anos atrás. Aqueles que dizem que o homem atual está fraco e emasculado infelizmente estão certos ...