Sou técnico em eletrônica há mais de 30 anos, exercendo a função ainda, além de ser apaixonado por eletrônica, e sempre tive dificuldades em entender como funcionava esses conversores DC/DC buck. excelente aula, tanto a anterior quanto esta. Um conteúdo fórmulas e teoria que não se acha assim fácil e é de muito valor pra quem gosta e se interessa em aprender. Valeu mesmo.
Muito obrigado pelos elogios! Como dica, para ir bem mais além, recomendo nossos cursos de fontes chaveadas: Fontes Chaveadas Iniciantes I: go.hotmart.com/X71239925O Fontes Chaveadas Iniciantes II: go.hotmart.com/H81903935M
Seu canal é um dos melhores do Brasil. Você tem ajudado muitas pessoas, parabéns! Um esclarecimento, você usa o termo fonte chaveada para o conversor buck. No entanto, ele não é uma fonte chaveada e sim um conversor cc-cc. Uma fonte chaveada é muito mais que um conversor cc-cc, ela é constituída geralmente por: um retificador, um filtro conta eletromagnético (emi), um conversor cc-cc ( que pode ser não isolado(buck, buck-boost, sepic, zeta, cuk, ) ou isolado (flyback, foward, push pull, half bridge e full bridge)) e um circuito de comando e controle. Abraço
Eu estudo eletrônica à algum tempo *, fiz cursos eletrotécnicos mas a micro eletrônica e mais difícil e mais complexo , eu também gosto mais ,m elet * quero ser especializado em manutenção de televisor ,, tô inscrito *, valeu wr kits!.
voltei do futuro p/ falar q ñ deu p/ estudar no fim de semana depois do video, somente agora (2018-12-30). q fantastico. já revi a aula 3x. estou pensando em fazer alguns ajustes e melhorias nesse ciruito, como vc disse, a implementação do TL594 ou o proprio 555 q já tenho aki... fora uns detalhes de tensões de entra e saida.
Muito bom Wagner! Com essa carga e sua fonte nova com mais recursos as aulas estão muito melhores! Realmente as fontes ajustam a tensão de saída através do feedback recebido atuando no duty cicle em função da carga que estão conectadas a ela!
Caro mestre Wagner Tenho estudado um pouco mais sobre fontes chaveadas, então ficou ainda menos complicado entender a teoria por trás desse projeto fantástico. As fontes chaveadas são realmente uma sacada impressionante da engenharia eletrônica e quero em breve poder montar a minha própria. Muito obrigado por dividir seus conhecimentos. Abraço
Fala Wagner tudo tranquilo? Tô fazendo um projeto de uma fonte de bancada e todo circuito está pronto e funcionando perfeito e bem estabilizado. Unico problema é no circuito de proteção contra curto circuito, vi em alguns fóruns o circuito de proteção com SCR e um relé, mas dizem que ao ligar cargas indutivas nele, tipo motor ele desarma, devido a corrente de pico na partida. Será que você não tem alguma sugestão bacana pra nós projetistas não? Um vídeo sobre esse assunto seria bacana. Fico no aguardo, muito obrigado, sempre ajudando Wagner, vlw, sucesso no canal, tá top
3 ปีที่แล้ว
Ótima aula, suas montagens em matriz de contato são as melhores.
Como sempre, uma excelente aula, Wagner Gosto do canal porque você não se limita a mostrar o circuito pra gente "copiar". Tem muito fundamento e isso é importante pra quem está estudando. Não fica aquela "decoreba"... Parabéns!
Sem palavras...So tenho a agradecer por compartilhar seu conhecimento desta maneira muito mais facil de entender! Velho...uma futura aula com TL594..494...seria muito *****...Aguardo ansiosamente por aqui... Abração! Mais uma aula TOP como sempre!
REALMENTE AULA BEM EXPLICADA E MUITO INTERESSANTE DIDATICAMENTE. PARABÉNS! AGRADECIMENTOS AS SUAS AULAS E A DE SEUS COLABORADORES QUE TAMBÉM SÃO BONS NO QUE FAZEM.
Mto bom ver a saída da simulação subamortecida. Proponho todo o circuito inclusive com retroalimentação usando NE556. Livro mto bom! Parabens pelo projeto!
Excelente video aula, esse livro de eletrônica de potência muito bom mesmo, li alguns capitulos dele esse semestre na faculdade na disciplina de eletrônica de potência. O ci 4093 é fantástico, tem muitas aplicações.
Shooooww!!! Vou começar a ver fontes chaveadas semestre q vem, agr já tenho uma base legal!!! Vlw Wagner, vídeo excelente!!! Muito boa explicação do projeto, apresentação, montagem e tudo mais hahah
@@MuriloMBarquette Se tiver precisando ainda, na faculdade eu usei "fundamentos de circuito elétricos 5ª ed" do Sadiku, é muito bom o livro. É um com a Curiosity Rover na capa. Esse da referência já é um pouquinho mais avançado, porque é sobre eletrônica de potência.
@@MuriloMBarquette Eu não cheguei a comprar o livro porque na biblioteca da faculdade tinha alguns exemplares, mas acho que você deve achar na internet o livro físico ou em versão digital.
Muito boa a aula, parabéns. Quanto maior a carga maior será a queda da tensão na saída, porém o ideal é que a fonte chaveada mantenha a tensão de saída fixa independente da carga (obviamente dentro dos limites de corrente de saída). Esse problema poderia ser resolvido com um controlador simples que atuasse em cima do duty. Portanto, sempre que a carga aumentar o controlador em malha fechada aumenta o duty de tal forma que a tensão de saída continue igual. Poderia fazer uma aula para projetar o controlador PI, PID ou outro tipo...seria show!!
Achei muito valida essa dica de livro O livro do D.Hart e o do Ivo Barbi (Projetos de fontes chaveadas) são as melhores referencias para analise prática de eletrônica de potência... Se possível, faz um video comentando sobre high low side drivers pra mosfet, não encontrei nenhum conteúdo Br sobre isso. Obrigado por mais uma vídeo aula de qualidade.
Olá Wagner!!!!! se eu pudesse eu daria 1000 likes pra você!!!! Não vou mais perder as aulas de sexta feira;Desse jeito que ensina, da para aprender eletronica de potencia; ja comprei um livro de introduçao aos conversores do ivo barbi, mas nao sou engenheiro, e nao consigo compreender as equaçoes; esse livro que indicou tem exercicios resolvidos?parabens, nao para nao!!!!obrigado
gostei muito dessa aula e acho que seria legal que tivesse um projeto de fonte chaveada para pegar os 220 V da rede e transformasse em 12V cc 1 A usando pic ai sim seria um projeto muito foda que gostaria de ter em casa
Top Wagner. Já estou ancioso pela aula de drives. Será q sai uma aula sobre funcionamento de um driver com componentes discretos? Uma aula sobre a topologia bootstrap seria otimo!
Muito legal! Acompanho teu canal sempre! Nesse projeto, sugiro tu usar o ir2184 no projeto definitivo, ele é bem interessante, é um driver de meia ponte que utiliza topologia boostrap. Boa sorte ae nesse projeto, estou acompanhando os resultados!
Parabéns pela Aula Wagner, tenho uma duvida. Antes de chegar no conversor dc dc, como seria o sistema de conversão da entrada AC 127V para o DC até chegar nesse circuito. Você pode fazer um video explicativo ??
Wagner, seguinte= trabalho com segurança eletrônica e dentre os equipamentos, existe uma central de comando da marca rossi que em sua fonte chaveada, há uma resistência que alimenta um foto-acoplador...... é possível, aproveitar uma amostra da frequência 60hz pra esse fim?
Aula excelente como sempre! Continue trazendo essas aulas de fontes chaveadas, " clássica" kkkk se possível em aulas futuras fazer a realimentação da fonte, analise do tempo morto e outras topologias de fontes chaveadas. Aquele abraço
Ficou show. Já tive oportunidade de trabalhar em um projeto de fonte chaveada de baixo custo e é um tópico interessante demais. Duas perguntas que ficam no ar: Não ocorrera um problema caso você implemente o tempo morto e o mosfet inferior não conduzir? Creio que o indutor criará um pico de tensão tentando manter a corrente. Qual motivo da fonte estar com uma eficiencia tão baixa? Quando era fornecido 5V/1A (5w) para a carga eram drenados 12V/0.97A da fonte.
Não criará sobre tensão pois a corrente fluirá pelo diodo em anti paralelo do mosfet até que o mesmo entre em condução. Com relação as perdas estão elevadas por alguns dos motivos: os mosfets podem apresentar considerável resistência RDs(on) o que eleva as perdas em conduçao; os tempos tr (rise) e tf (fall) dos mosfets podem ser elevados o que eleva as perdas em comutação; o indutor aparentemente não foi projetado respeitando o efeito skin ou pelicular oque aumenta as perdas. Abraço
Olá.. Muito interessante a aula, o canal está de parabéns, com muito conteúdo didático eficiente... Mas tenho uma questão: não era para ser mais eficiente? pois drena 12W da entrada mas só entrega 5W na saída...os outros 7w viram calor?
Excelente vídeo Engenheiro como sempre. Espero a segunda parte com microcontrolador como gerador da PWM. Eu tenho uma dúvida, não entendo muito o objetivo do tempo morto. Obrigado e um saludo desde Colômbia
Mto bom Rambo. Vc poderia demonstrar o controle automático do pwm com o TL431 e optoaclopador ou com algum CI especifico com SG3524? Encontro bastante literaturas a respeito,mas até hj nao consegui um controle preciso para compensar a queda de tensao provocada pela carga nas fontes chaveadas flyback. Valeu.
Boa tarde Wagner, vai ter vídeo aula com a conclusão da fonte chaveada? Estou com algumas dúvidas para os tempos mortos nos transistores, obrigado. Só da pena que em Portugal não tem ninguém com a sua coragem para fazer canais como os seus é de outros youtubers brasileiros abraço
Que vídeo fantástico!! Explicação da ausência da realimentação foi muito boa. Parabéns! Sobre o livro do Hart, eu ainda não o li... Queria muito ouvir as suas considerações, pois no momento estou lendo o livro de eletrô]nica do Boylestad e estou sem tempo. Gosto muito do Fundamentals of Power Electronics do Robert Erickson, conhece?
Eu posso usar um Capacitor Eletrolítico na entrada Ac ? Quer suporte uma Tensão é claro acima de 127V, ou devo usar apenas um Capacitor de Poliester ? Preciso de uma saída de pelo menos 2A não quero usar Transformador. Tirem minha dúvida por favor eu estudo eletrônica pela internet mesmo.
Bom dia! Tenho uma fonte 24V 15A chaveada, gostaria de usar essa tensão e aumentar ela para uns 60V para alimentar um motor DC que usa 55vdc. Alguma sugestão a não ser aquelas placa de step up booster, pois não tenho componentes de fácil acesso!. Aguardo alguma sugestão do amigo! Obs: procurei em vários sites, arquivos e nada do tipo encontrei! Outra obs: Já fiz o circuito de controle de tensão PWM para o motor, agora preciso dessa tensão de 60v dos 24v que tenho da fonte!
posso sugerir um projeto que permita reutilizar qualquer trafo obtido de fonte chaveada? aquele que tem um enrolamento primário, outro para alimentar o circuito chaveador e por fim, os secundários mesmo, pq não fazer um projeto assim ?
Muito show, Wagner!! só fiquei com uma dúvida.. esse MOSFET canal N na parte alta da ponte não precisa de um circuito bootstrap para ter uma tensão de Vgs alta o suficiente para ele saturar?
Muito boa essa aula, professor! Não vejo a hora da próxima, por favor, o circuito de chaveamento, dead time e feedback!!! Estou com dúvida só em algumas coisas como os termos usados "offset" etc.. E quando colocado o circuito dead time os ruídos do PWM seriam sanados?? Desde já, agradeço!
Na verdade dead time é um delay no chaveamento dos MOSFETs para evitar que um ligue enquanto outro esteja ativado, que é mais utilizado com a finalidade de melhorar a eficiência da fonte. Já aquelas oscilações no PWM são mais por causa das indutâncias parasitas do MOSFET da protoboard e podem ser diminuidas, a custo da velocidade de chaveamento, acrescentando um simples resistor entre o driver e o gate. Esse paper em inglês explica bem o porquê disso e como melhorar esse ringing: www.we-online.com/web/fr/index.php/show/media/07_electronic_components/download_center_1/application_notes_berichte/smd_ferrite_zur_ueberschwingungssteuerung/Ferrite_Beads_for_Ringing_Control_EN.pdf
Daniel Pinheiro Obrigado, amigo! Valeu por compartilhar seu conhecimento e me ajudar!
6 ปีที่แล้ว
Ola Wagner, tudo bem? Acompanho seu canal a tempos, estou com uma duvida, consigo usar uma entrada de audio e comparar um trecho com o que tenho na memoria eprom ou eeprom do pic, ? É possivel isso ? Determinando momento do audio, quanto esta tocando e for comparado com o pequeno trecho que está na memoria, ele acende um led avisando que comparou o trecho com sucesso. Se sim quanto fica seu projeto ou se tem algum tutorial de como fazer isso, até mais.
ei Wagner Rambo fiquei com uma duvida a respeito deste conversor buck, minha duvida é em relação a corrente que vamos supor que seja 6 volts na saida, a corrente de entrada para saida de 6v 1A deveria ser 12v 500 ma, metade ja que foi convertido a tensão em corrente, pois se ele mantem o mesmo consumo de corrente na entrada igual ao da saida nós estamos perdendo energia de algum jeito, é uma fonte ineficiente, o mesmo resultado a gente teria se colocasse um resistor variavel ai na saida o que exceder a tensao de saida ele dissipa em calor, ai vejo o mesmo ocorrendo mas perdendo energia nos fets, nos ensine um jeito de fazer uma fonte pelo menos com 80 % de aproveitamento, e os 20% em percas, pois consumir 1A na entrada e entregar 1 A na saisa, temos uma fonte que consome 12W pra entregar 5W tem 7 wats perdido nesta conversão... espero que leia o comentario, obrigado!
Sou técnico em eletrônica há mais de 30 anos, exercendo a função ainda, além de ser apaixonado por eletrônica, e sempre tive dificuldades em entender como funcionava esses conversores DC/DC buck. excelente aula, tanto a anterior quanto esta. Um conteúdo fórmulas e teoria que não se acha assim fácil e é de muito valor pra quem gosta e se interessa em aprender. Valeu mesmo.
Muito obrigado pelos elogios! Como dica, para ir bem mais além, recomendo nossos cursos de fontes chaveadas:
Fontes Chaveadas Iniciantes I: go.hotmart.com/X71239925O
Fontes Chaveadas Iniciantes II: go.hotmart.com/H81903935M
Seu canal é um dos melhores do Brasil. Você tem ajudado muitas pessoas, parabéns! Um esclarecimento, você usa o termo fonte chaveada para o conversor buck. No entanto, ele não é uma fonte chaveada e sim um conversor cc-cc. Uma fonte chaveada é muito mais que um conversor cc-cc, ela é constituída geralmente por: um retificador, um filtro conta eletromagnético (emi), um conversor cc-cc ( que pode ser não isolado(buck, buck-boost, sepic, zeta, cuk, ) ou isolado (flyback, foward, push pull, half bridge e full bridge)) e um circuito de comando e controle. Abraço
Não pare essa série plssss! Esse tema sobre fontes é fascinante! 👍
Show de bola a aula... valeu Wagner.
Complementando o curso de fontes chaveada. Valeu professor
Bons estudos Daniel!
Eu estudo eletrônica à algum tempo *, fiz cursos eletrotécnicos mas a micro eletrônica e mais difícil e mais complexo , eu também gosto mais ,m elet * quero ser especializado em manutenção de televisor ,, tô inscrito *, valeu wr kits!.
voltei do futuro p/ falar q ñ deu p/ estudar no fim de semana depois do video, somente agora (2018-12-30). q fantastico. já revi a aula 3x. estou pensando em fazer alguns ajustes e melhorias nesse ciruito, como vc disse, a implementação do TL594 ou o proprio 555 q já tenho aki... fora uns detalhes de tensões de entra e saida.
Muito bom Wagner!
Com essa carga e sua fonte nova com mais recursos as aulas estão muito melhores!
Realmente as fontes ajustam a tensão de saída através do feedback recebido atuando no duty cicle em função da carga que estão conectadas a ela!
Muito obrigado Michel! Com certeza, com mais opções de equipamentos podemos apresentar uma quantidade muito maior de projetos, valeu!
meus parabens amigo!
Cada vez gostando mais desse assunto. Ótima aula. Vlw Wagner!
obrigado Igor!
Alto padrão mestre aula sensacional show!!!
obrigado Rafael!
Caro mestre Wagner
Tenho estudado um pouco mais sobre fontes chaveadas, então ficou ainda menos complicado entender a teoria por trás desse projeto fantástico. As fontes chaveadas são realmente uma sacada impressionante da engenharia eletrônica e quero em breve poder montar a minha própria.
Muito obrigado por dividir seus conhecimentos.
Abraço
Nota10 prof. Vc é o cara...
muito obrigado Marcelo!
Que qualidade!!! Alto nível!!
Aula muito boa obrigado...
Fala Wagner tudo tranquilo? Tô fazendo um projeto de uma fonte de bancada e todo circuito está pronto e funcionando perfeito e bem estabilizado. Unico problema é no circuito de proteção contra curto circuito, vi em alguns fóruns o circuito de proteção com SCR e um relé, mas dizem que ao ligar cargas indutivas nele, tipo motor ele desarma, devido a corrente de pico na partida. Será que você não tem alguma sugestão bacana pra nós projetistas não? Um vídeo sobre esse assunto seria bacana. Fico no aguardo, muito obrigado, sempre ajudando Wagner, vlw, sucesso no canal, tá top
Ótima aula, suas montagens em matriz de contato são as melhores.
Parabéns mais uma vez pela excelente explanação dos cálculos para projetar uma fonte chaveada. Valeu.
muito obrigado Paulo!
Aula de excelente qualidade, continue assim show
muito obrigado André!
Parabéns pela aula Wagner! Continue a desenvolver a fonte!!
PARABÉNS WAGNER SHOW DE BOLA SUAS AULAS!!
obrigado Fabio!
aula sensacional
Aula TOP!!!
Ótima aula Wagner muitas dúvidas que tinha de fontes chaveadas consegui resolver obrigado continue com esta série 👍
muito obrigado Eduardo!
Excelente aula Parabéns . ...
Eletronica de potencia, WR! Muito bacana. Voto em mais aulas!!
bom trabalho bem explicado
Perfeito! Melhor vídeo aula do TH-cam fácil!
Umas das melhores aulas que já assisti no canal. Circuito de PWM sim! Abraço Wagner Rambo.
muito obrigado Eugenio! abraço
Muito bom, parabéns Wagner.
muito obrigado!
Como sempre, uma excelente aula, Wagner
Gosto do canal porque você não se limita a mostrar o circuito pra gente "copiar". Tem muito fundamento e isso é importante pra quem está estudando. Não fica aquela "decoreba"...
Parabéns!
Meu Like está registrado, excelente vídeo aula, parabéns Wagner Rambo. Gostaria mais aulas de eletrônica de potência!
muito obrigado Jackson!
Sem palavras...So tenho a agradecer por compartilhar seu conhecimento desta maneira muito mais facil de entender!
Velho...uma futura aula com TL594..494...seria muito *****...Aguardo ansiosamente por aqui...
Abração!
Mais uma aula TOP como sempre!
REALMENTE AULA BEM EXPLICADA E MUITO INTERESSANTE DIDATICAMENTE. PARABÉNS! AGRADECIMENTOS AS SUAS AULAS E A DE SEUS COLABORADORES QUE TAMBÉM SÃO BONS NO QUE FAZEM.
Continua Wagner. Muito top esse assunto e parabéns pela video aula top!!!
valeu Diego!
Mto bom ver a saída da simulação subamortecida. Proponho todo o circuito inclusive com retroalimentação usando NE556.
Livro mto bom! Parabens pelo projeto!
valeu Leandro e obrigado pela sugestão!
Excelente video aula, esse livro de eletrônica de potência muito bom mesmo, li alguns capitulos dele esse semestre na faculdade na disciplina de eletrônica de potência. O ci 4093 é fantástico, tem muitas aplicações.
Valeu Wagner!
Excelente vídeo aula, altamente enriquecedora!
Grato!
Boa noite/fim de semana, de muita...
Shalom!
valeu Mario! Bom final de semana!
Muito bom sua explicação, vc deveria lançar um curso sobre assunto, muito bom não existe pessoa mais qualificada. Parabéns
muito bom Wagner gostei!!!
Shooooww!!! Vou começar a ver fontes chaveadas semestre q vem, agr já tenho uma base legal!!! Vlw Wagner, vídeo excelente!!! Muito boa explicação do projeto, apresentação, montagem e tudo mais hahah
valeu Henrique!
Seria interessante fazer um video sobre vantagens e desvantagens de fonte de bancada chaveada e normal. E alguns testes compartivos.
Olá Wagner boa aula, continua
obrigado José!
Já li o início desse livro, tive dificuldades por ele ser do superior. Mas um pouco de cálculo ajuda. Em resumo, o livro realmente é muito bom.
com certeza Thalles.
Muito legal!
Grato,colega...
Eu tenho esse livro. É fantástico!!!
Pra quem quer adquiri -lo e bom dominar circuitos elétricos e cálculo.
Exatamente Bruno.
Legal, Bruno
Que livro você recomenda para iniciar na análise de circuitos? Tenho algum conhecimento em Cálculo...
Desde já, obrigado
@@MuriloMBarquette Se tiver precisando ainda, na faculdade eu usei "fundamentos de circuito elétricos 5ª ed" do Sadiku, é muito bom o livro. É um com a Curiosity Rover na capa. Esse da referência já é um pouquinho mais avançado, porque é sobre eletrônica de potência.
@@brenonavarro4401 legal, Breno. Você tem interesse em vendê-lo?
@@MuriloMBarquette Eu não cheguei a comprar o livro porque na biblioteca da faculdade tinha alguns exemplares, mas acho que você deve achar na internet o livro físico ou em versão digital.
Ótima vídeo aula.
valeu Adjofre!
Muito boa a aula, parabéns.
Quanto maior a carga maior será a queda da tensão na saída, porém o ideal é que a fonte chaveada mantenha a tensão de saída fixa independente da carga (obviamente dentro dos limites de corrente de saída). Esse problema poderia ser resolvido com um controlador simples que atuasse em cima do duty. Portanto, sempre que a carga aumentar o controlador em malha fechada aumenta o duty de tal forma que a tensão de saída continue igual.
Poderia fazer uma aula para projetar o controlador PI, PID ou outro tipo...seria show!!
Parabéns pela excelente aula !
Parabéns!
Top de mais amigo!!! Continua assim que você é o cara!!!
muito obrigado Junior!
Bom dia Wagner! Você já elaborou o vídeo sobre o circuito de chaveamento desta fonte? Obrigado.
Muito boa a aula Parabéns.
cheguei atrasado. irei assistir c/ calma durante o fds. já comprei o curso de proteus, e semana q vem começo a estuda-lo. :)
Tbm vou assistir com calma neste final de semana. Quem sabe ate ja começo a esboçar algum projeto.
Achei muito valida essa dica de livro O livro do D.Hart e o do Ivo Barbi (Projetos de fontes chaveadas) são as melhores referencias para analise prática de eletrônica de potência... Se possível, faz um video comentando sobre high low side drivers pra mosfet, não encontrei nenhum conteúdo Br sobre isso. Obrigado por mais uma vídeo aula de qualidade.
Show de bola demais. O feedback das fontes são os fotoacoplador e resistores, correcto professo?👏👏👏
Super vídeo...
Espetacular!! Mais videos sobre eletrônica de potência, por favor!!!
Vou fazer outra conta no TH-cam só pra dar outro LIKE!!! Meus parabéns Wagner!!
muito obrigado Moises!
moises meneguim Pedir pra familia ajudar "ajuda"😀!
eu tbm fiz isso kkkk
Ótima aula
muito bem wagner, e o livro é muito bom mesmo, recomendo.
Excelente aula parabéns 👏
nota 10 parabéns
Olá Wagner!!!!! se eu pudesse eu daria 1000 likes pra você!!!! Não vou mais perder as aulas de sexta feira;Desse jeito que ensina, da para aprender eletronica de potencia; ja comprei um livro de introduçao aos conversores do ivo barbi, mas nao sou engenheiro, e nao consigo compreender as equaçoes; esse livro que indicou tem exercicios resolvidos?parabens, nao para nao!!!!obrigado
Valeu Edner! Tem exercícios resolvidos sim. Nos acompanhe sempre.
gostei muito dessa aula e acho que seria legal que tivesse um projeto de fonte chaveada para pegar os 220 V da rede e transformasse em 12V cc 1 A usando pic ai sim seria um projeto muito foda que gostaria de ter em casa
Top Wagner. Já estou ancioso pela aula de drives. Será q sai uma aula sobre funcionamento de um driver com componentes discretos? Uma aula sobre a topologia bootstrap seria otimo!
Muito legal! Acompanho teu canal sempre! Nesse projeto, sugiro tu usar o ir2184 no projeto definitivo, ele é bem interessante, é um driver de meia ponte que utiliza topologia boostrap. Boa sorte ae nesse projeto, estou acompanhando os resultados!
Parabéns pela Aula Wagner, tenho uma duvida.
Antes de chegar no conversor dc dc, como seria o sistema de conversão da entrada AC 127V para o DC até chegar nesse circuito. Você pode fazer um video explicativo ??
Wagner, seguinte= trabalho com segurança eletrônica e dentre os equipamentos, existe uma central de comando da marca rossi que em sua fonte chaveada, há uma resistência que alimenta um foto-acoplador......
é possível, aproveitar uma amostra da frequência 60hz pra esse fim?
Top 10 essa aula! Quero mais:)
obrigado Ronaldo!
Excelente!!!!!!
excelente aula
muito obrigado!
Vlw mestre!
pessoal vamos da likes aí, esta aula é ótima
valeu Edson!
Sensacional 👏
Aula excelente como sempre! Continue trazendo essas aulas de fontes chaveadas, " clássica" kkkk se possível em aulas futuras fazer a realimentação da fonte, analise do tempo morto e outras topologias de fontes chaveadas. Aquele abraço
valeu Daniel, abraços!
Muy bien!! Fantástico vídeo
mt legal!
Ficou show. Já tive oportunidade de trabalhar em um projeto de fonte chaveada de baixo custo e é um tópico interessante demais.
Duas perguntas que ficam no ar:
Não ocorrera um problema caso você implemente o tempo morto e o mosfet inferior não conduzir? Creio que o indutor criará um pico de tensão tentando manter a corrente.
Qual motivo da fonte estar com uma eficiencia tão baixa? Quando era fornecido 5V/1A (5w) para a carga eram drenados 12V/0.97A da fonte.
Não criará sobre tensão pois a corrente fluirá pelo diodo em anti paralelo do mosfet até que o mesmo entre em condução. Com relação as perdas estão elevadas por alguns dos motivos: os mosfets podem apresentar considerável resistência RDs(on) o que eleva as perdas em conduçao; os tempos tr (rise) e tf (fall) dos mosfets podem ser elevados o que eleva as perdas em comutação; o indutor aparentemente não foi projetado respeitando o efeito skin ou pelicular oque aumenta as perdas. Abraço
Vc tem que fazer um regulador de corrente de alta amperagem
Olá.. Muito interessante a aula, o canal está de parabéns, com muito conteúdo didático eficiente... Mas tenho uma questão: não era para ser mais eficiente? pois drena 12W da entrada mas só entrega 5W na saída...os outros 7w viram calor?
Excelente!
excelente video, parabéns!
Muito bom o conteúdo dos teus videos. Apenas uma observação: esse vídeo não o projeto de uma fonte chaveada, apenas parte de uma.
Excelente vídeo Engenheiro como sempre. Espero a segunda parte com microcontrolador como gerador da PWM. Eu tenho uma dúvida, não entendo muito o objetivo do tempo morto. Obrigado e um saludo desde Colômbia
Muito bom !!!
Mto bom Rambo. Vc poderia demonstrar o controle automático do pwm com o TL431 e optoaclopador ou com algum CI especifico com SG3524? Encontro bastante literaturas a respeito,mas até hj nao consegui um controle preciso para compensar a queda de tensao provocada pela carga nas fontes chaveadas flyback. Valeu.
Boa tarde Wagner, vai ter vídeo aula com a conclusão da fonte chaveada? Estou com algumas dúvidas para os tempos mortos nos transistores, obrigado.
Só da pena que em Portugal não tem ninguém com a sua coragem para fazer canais como os seus é de outros youtubers brasileiros abraço
wagner pfv dps ve meu comentario acho q no ultimo video seu, entao queria saber porque os mosfets tem diodos e diodos zener?
boa noite,na vossa opinião qual osciloscópio eu deveria comprar um rigol 1052e ou um minipa mvb-dso??
Melhor impossível!!!
Que vídeo fantástico!! Explicação da ausência da realimentação foi muito boa. Parabéns!
Sobre o livro do Hart, eu ainda não o li... Queria muito ouvir as suas considerações, pois no momento estou lendo o livro de eletrô]nica do Boylestad e estou sem tempo. Gosto muito do Fundamentals of Power Electronics do Robert Erickson, conhece?
Eu posso usar um Capacitor Eletrolítico na entrada Ac ? Quer suporte uma Tensão é claro acima de 127V, ou devo usar apenas um Capacitor de Poliester ? Preciso de uma saída de pelo menos 2A não quero usar Transformador. Tirem minha dúvida por favor eu estudo eletrônica pela internet mesmo.
Bom dia! Tenho uma fonte 24V 15A chaveada, gostaria de usar essa tensão e aumentar ela para uns 60V para alimentar um motor DC que usa 55vdc. Alguma sugestão a não ser aquelas placa de step up booster, pois não tenho componentes de fácil acesso!. Aguardo alguma sugestão do amigo! Obs: procurei em vários sites, arquivos e nada do tipo encontrei! Outra obs: Já fiz o circuito de controle de tensão PWM para o motor, agora preciso dessa tensão de 60v dos 24v que tenho da fonte!
posso sugerir um projeto que permita reutilizar qualquer trafo obtido de fonte chaveada? aquele que tem um enrolamento primário, outro para alimentar o circuito chaveador e por fim, os secundários mesmo, pq não fazer um projeto assim ?
Muito show, Wagner!! só fiquei com uma dúvida.. esse MOSFET canal N na parte alta da ponte não precisa de um circuito bootstrap para ter uma tensão de Vgs alta o suficiente para ele saturar?
Olá usa o ir2153 para fazer o pwm!
Muito boa essa aula, professor! Não vejo a hora da próxima, por favor, o circuito de chaveamento, dead time e feedback!!! Estou com dúvida só em algumas coisas como os termos usados "offset" etc.. E quando colocado o circuito dead time os ruídos do PWM seriam sanados?? Desde já, agradeço!
Na verdade dead time é um delay no chaveamento dos MOSFETs para evitar
que um ligue enquanto outro esteja ativado, que é mais utilizado com a finalidade de melhorar a eficiência da fonte.
Já aquelas oscilações no PWM são mais por causa das indutâncias parasitas do MOSFET da protoboard e podem ser diminuidas, a custo da velocidade de chaveamento, acrescentando um simples resistor entre o driver e o gate. Esse paper em inglês explica bem o porquê disso e como melhorar esse ringing:
www.we-online.com/web/fr/index.php/show/media/07_electronic_components/download_center_1/application_notes_berichte/smd_ferrite_zur_ueberschwingungssteuerung/Ferrite_Beads_for_Ringing_Control_EN.pdf
Daniel Pinheiro Obrigado, amigo! Valeu por compartilhar seu conhecimento e me ajudar!
Ola Wagner, tudo bem? Acompanho seu canal a tempos, estou com uma duvida, consigo usar uma entrada de audio e comparar um trecho com o que tenho na memoria eprom ou eeprom do pic, ? É possivel isso ? Determinando momento do audio, quanto esta tocando e for comparado com o pequeno trecho que está na memoria, ele acende um led avisando que comparou o trecho com sucesso. Se sim quanto fica seu projeto ou se tem algum tutorial de como fazer isso, até mais.
ei Wagner Rambo fiquei com uma duvida a respeito deste conversor buck, minha duvida é em relação a corrente que vamos supor que seja 6 volts na saida, a corrente de entrada para saida de 6v 1A deveria ser 12v 500 ma, metade ja que foi convertido a tensão em corrente, pois se ele mantem o mesmo consumo de corrente na entrada igual ao da saida nós estamos perdendo energia de algum jeito, é uma fonte ineficiente, o mesmo resultado a gente teria se colocasse um resistor variavel ai na saida o que exceder a tensao de saida ele dissipa em calor, ai vejo o mesmo ocorrendo mas perdendo energia nos fets, nos ensine um jeito de fazer uma fonte pelo menos com 80 % de aproveitamento, e os 20% em percas, pois consumir 1A na entrada e entregar 1 A na saisa, temos uma fonte que consome 12W pra entregar 5W tem 7 wats perdido nesta conversão... espero que leia o comentario, obrigado!