Esse caso é excepcional em várias coisas, mas me impressiona como o júri foi levado pela narrativa da defesa e também pela falta de informação, eles desacreditaram do exame de DNA que praticamente mostrava a participação e culpa de O.J no crime, nos dias de hoje é inimaginável um júri não confiar em algo tão seguro e necessário como o exame de DNA.
Esse caso foi completamente influenciado pelo caso Rodney King, do final de 1991. Após os policiais terem sido inocentados (em um júri composto por apenas brancos) e toda a revolta que se sucedeu, não havia como o júri do OJ ter uma composição parecida (o que seria provável dado ele ser preto e a Nicole branca). Pesou mais ainda o perjúrio do policial Mark Fuhrman. Sem a fita dele proferindo falas racistas, acredito que talvez o OJ fosse condenado (e também se a promotoria não fizesse a cagada de pedir que o OJ colocasse as luvas).
Na verdade nao foi duvidas sobre o dna, mas sim sobre o metodo de como tais provas foram obtidas e apresentadas a Justiça na época, os policiais cometeram diversos erros na coleta de provas
Você está desconsiderando o contexto. Não é simplesmente não acreditar no teste. Dependendo de como vc faz, vc pode contaminar as amostras. Isso que foi descredibilizado
Continuo achando uma puta injustiça ele n ter ganho o Oscar de melhor ator pela sua bela atuação fingindo que as luvas eram pequenas demais para as suas mãos
Soma-se a isso o fato dele estar usando luvas de borracha por baixo pra depois tentar colocar a usada no crime (pra não contaminar as provas) e que também ele parou de usar os remédios de artrite o que deixou suas mãos inchadas. O promotor fez a maior cagada de sua vida ao pedir que ele tentasse experimentar as luvas.
Na verdade mão de atletas não são pequenas eu joguei futebol Americano joguei na mesma posição que ele nos usamos luvas geralmente elas têm que estar no tamanho certo nem apertadas nem voltadas se elas estiverem apertadas vc não consegue contrato os dedos ao máximo se estiverem folgadas a bola ao colidir em ah Tá velocidade irá movimentar a a luva e não terá firmeza. Nenhum atleta de alto rendimento usaria uma luva fora de tamanho mesmo apososentados vc cultiva o hábito, acredito que as luvas possam sim ter sido plantadas isto não quer dizer que ele não cometeu os crimes, A consciência está em justamente o racista ter achado a luvas .
Ou seja, mesmo ele fugindo, escrevendo um texto como "despedida", sendo perseguido e arrumando uma gigantesca equipe de advogados, ele não foi preso por "dúvida razoável". Tudo termina em feijoada (estadunidense dessa vez).
Pois é, meu ponto de vista como espectador é o mesmo, mas pelo que entendi o júri focou nas evidências periciais, que poderiam até ser autênticas, mas por conta de policiais imbecis, foram desqualificadas.
@@DondonQueiroz na verdade o público nem entendia as evidências como exames de dna. Esse foi um caso onde o carisma que ele tinha acabou influenciando o julgamento
O maior julgamento da hst,o OJ se beneficiou muito pelo momento social difícil q o EUA vivia pra conseguir se livrar da cadeia,sem falar no dream team de advogados q ele teve só a nata da fama e da lei da época
faltou falar da quantidade de ligações que a Nicole fez pra polícia, enquanto era casada com o OJ, dizendo que ele ia matá-la. tem gravações disponíveis no TH-cam dela dizendo o quanto ela apanhou. ele, em uma dessas ocorrências, fugiu do policial que fui até a casa deles. a Nicole estava toda machucada, com a roupa rasgada. é importante deixar claro que ele era uma pessoa agressiva, e que a narrativa usada pela defesa vinha de encontro ao contexto histórico dos Estados Unidos. na mesma época, houveram mortes de jovens negros por policiais, no mesmo esquema do ocorrido esse ano com George Floyd. em um julgamento que deveria solucionar um feminicidio junto de um outro assassinato de alguém que nada tinha a ver com a história, a narrativa vendida foi a de racismo. é importante deixar claro que é óbvio que a raça interfere em julgamentos justamente pelo racismo da sociedade. porém, esse caso é um triste exemplo de como utilizar uma narrativa da época para inocentar alguém muito provavelmente culpado.
Só ressaltando que o OJ na época não queria se envolver nos protestos contra o racismo, e ainda fazia vários discursos no qual queria se desvencilhar da causa negra
Conhecia o O.J. como o carinha coadjuvante do "Corra que a polícia vem aí (The Naked Gun)". Descobri sobre a vida dele ano passado, realmente foi um choque saber tanto sobre o passado dele quanto sobre o assassinato e fim de carreira.
também queria ver um episódio sobre esse bandido hippie racista reverso( o que não deve ser ignorado já que o mesmo deixou claro com suas dizeres 'de profecias', o desejo de ver negros odiando e cometendo violência contra brancos q odiava, apesar de ser um).
Faltou citar o livro que OJ escreveu logo após a absolvição entitulado "If I did it" (Se eu fiz isso) em que descreveu detalhadamente como teria cometido o crime, se tivesse cometido....
Professor, gostei muito deste seu canal Nerdologia no You Tube! É um dos meus preferidos! Fica sempre adicionado na barra de favoritos do navegador! Parabéns por sua capacidade de ensinar!
Outro ponto que pode ter influenciado no julgamento de OJ Simpson foi a absolvição anterior de quatro policiais que espancaram o taxista negro Rodney King, também em Los Angeles. Condenar uma celebridade negra tinha potencial de agravar ainda mais a tensão social em virtude da questão do racismo.
No juri estavam muitas pessoas negras que foram escolhidas para dar mais imparcialidade ao veredito mas isso acabou saindo pela culatra pois ao menos uma das membras do juri confessou em vídeo ter inocentado OJ como vingança pelo caso Rodney King!
Dentro dessa mesma aí me lembrou o Damon Wayans (Michael Kyle de Eu, a Patroa e as Crianças) defendendo o indefensável Bill Cosby e o Kendrick Lamar defendendo o Michael Jackson nos casos de abuso infantil, o que envelheceu muito mal depois do documentário que saiu recentemente.
@@arthuralpaca tire o Michael Jackson dessa bagatela de criminosos, Michael foi investigado e julgado, o documentário não prova nada, pelo contrário è documentário falso, cheio de mentiras
@@arthuralpaca Há Provas que Michael é, Sim, Inocente e que todas as Acusações são Mentirosas. "Leaving Neverland" não fala Fatos, Até em Mentir eles são Terríveis. Veja o Caso do "Trem Invisível" - que James Safechuck alega ter Sido Abusado em uma Estação de Trem que nem Existia na Época que em que ele Diz. Ou o Caso do Wade Robson que defendeu Michael no Julgamento do Caso Arvizo em 2005. Ele também mentiu no ""Documentário"" dizendo que depois do Julgamento, Ele nunca mais foi em Neverland, Mas ele se Casou lá em 2008/2009 e tem até Fotos lá dele com a Esposa ( não lembro que se é a mesma Mulher que ele está Hoje ). O Pai de James Safechuck defendeu Michael no Julgamento. Na Faculdade em que James estudava, ele usava Camisas com Estampas do Michael e Defendia ele sempre, O Cara tinha Quase um Santuário em Casa só com as Coisas de Michael Jackson - Camisas, Bonecos, Chapéus, Luvas, Quadros, CDs, DVDs.. Quando Michael morreu, Wade fez Especiais na Televisão dançando as Coreografias do Michael, Dizia o Quanto Amava Michael e Quão Boa foi a Influência dele na Vida dele, Tanto Pessoal quanto Profissional. Há muitas coisas pra falar, se você pesquisar direito você encontra.
Uma das testemunhas de acusação era abertamente racista, vazou um áudio de 13 horas de puro ódio e comentários nojentos, o júri teve acesso a algumas partes que foram suficientes para sustentar que O.J era apenas uma vítima. O promotor tentou impedir que essa testemunha fosse parte do processo, pois como um homem negro, ele soube identificar que era um racista "pela forma como ele se esforçou para ser educado comigo", mas infelizmente não foi ouvido pela promotoria. Tudo nesse caso é revoltante.
Faltou mencionar a entrevista dele na Fox em que ele entre linhas confessa o assassinato e como tudo ocorreu naquela noite. E também o livro "If i did It".
A produção do Nerdologia é muito fantástica, detém de total profissionalismo, e fontes bem confiáveis, parabéns pelo canal sou um fã interminável e incansável de ver as histórias contada pelo Nerdologia.
Um dos melhores documentários que já vi na vida. É impressionante como esse desgraçado foi inocentado, passou uns anos na cadeia por outro crime e hoje tá livre jogando golfe e gravando videozinho pra o Twitter.
Excelente como sempre Filipe. Apenas um adendo: dentro do período do julgamento, também havia o medo de uma repetição dos distúrbios sociais causados pela absolvição dos policiais, no caso Rodney King. Não é possível afirmar que o contexto de um homem negro, em um julgamento midiático poucos anos depois, com a polícia sendo parte integrante da polêmica, não tenha influenciado marginalmente na cabeça dos jurados, mas na época era algo bastante esoeculado pela midia.
A primeira temporada de American Crime Story é sobre o caso, e eu achei muito boa, fica a recomendação ( a segunda temporada também é ótima, sobre o assassinato de Gianni Versace, fica a dica para um próximo nerdologia )
Carakas mano, lei é uma coisa muito fora da realidade, "duvida razoável"... Mesmo apos o maluco ter fugido e sido perseguido, com todas a evidencias... E ainda levantaram a ideia de que estava sofrendo racismo... Cara... Que loucura isso!
E ele nunca quis aderis a causa negra contra o racismo, e acabou seus advogados conseguiram ludibriar todo o juri, apelando para racismo. Ele era violento, cansou de bater na mulher, tinha gravações da vitima ligando para o 911 que ele falou que ia mata-la. Nao aceitava a separação, e as provas criminais, e ainda com DNA do SANGUE, o que queriam mais. Estes jurado se forem vivos hoje, devem estar arrependidos até hoje
Vale lembrar q no livro "If I Did It" lançado em 2007, O. J. descreve com detalhes como, "hipoteticamente", teria executado o plano caso tivesse sido ele o responsável pelas mortes. Apesar da "confissão" a sentença dele não mudou, pq nos EUA ninguém pode ser julgado duas vezes pelo mesmo crime.
Eu lembro desse caso. Eu era criança ainda. Mas lembro com perfeição nessa época. Eu não sabia que ele tava sendo perseguido pela polícia ao vivo na TV. Muito doido.
"é como se um craque do passado recente da seleção brasileira fosse protagonista de algo parecido aqui no Brasil" olha... da seleção brasileira não, mas tem vários jogadores aí, até onde sei, já fizeram besteira haha, muitos nem de passado, mas sim do presente haha, tipo o goleiro bruno, etc....
@@joaocaorobo5036 Poisé também não lembro. Eu sei de um boato misturado com umas verdades sobre o Pedro Bial e a ex-mulher espancada, que ele teria sido mandado pra Berlim pra sumir das revistas por um tempo, quando por acaso ocorreu também a queda do muro que o deixou muito famoso. Hoje não achei nenhuma matéria direta sobre isso que n fosse de site polemista, mas o editorial dessas revistas grandes são todos ocupados por amigos e amigas desses caras, então é foda.
Se formos comparar, seria o equivalente de nos anos 90 alguém como o Tostão, Ademir da Guia, Zagllo, Dário Maravilha, Rivelino ou Jairzinho terem feito tal coisa.
O racista estragou todo o trabalho da promotoria e deixou um assassino impune, que ironia isso. Parabéns aos advogados da defesa que souberam driblar muito bem a situação e convencer os jurados mesmo com DNA da perícia. Sensacional este caso.
@@danielludvig4342 a história dele não muito contada porque o pai dele era policial militar aí ele ocultam a história dele mas a história dele é digna de filme.
Boa. Lembro dele. Inclusive teve uma reportagem no fantástico sobre ele e o pai dele que tentou em vão fazê-lo se entregar (passou a escuta telefônica na reportagem). O moleque era rico, nasceu em berço de ouro e mesmo assim resolveu entrar na bandidagem. Se especializou em roubos a condomínios de luxo da zona sul carioca. Colheu o que plantou. Em um de seus roubos foi pego numa emboscada da polícia e reagiu. Morreu ali mesmo.
Pegam um muleque sem interesse por estudo, dão um caminhão de dinheiro pra ele e esperam que ele não faça merda. Ainda vem que foi só dessa vez não é verdade.
Recomendo a primeira temporada da série American Crime Story pra quem tiver mais interesse nesse caso. A produção é focada no julgamento e tem um elenco de respeito (Sarah Paulson, John Travolta, Cuba Gooding Jr e David Schwimmer)
Sobre o apelido "The Juice" , acredito que vem do Acrônimo de suas inicias OJ , que em inglês é usado para referenciar Orange Juice (Suco de Laranja) , por isso o Apelido "The Juice".
Quem quiser complementar esse vídeo do Nerdologia que foi bem resumido e saber mais sobre o caso em si e o impacto dele no contexto da época, além do documentário citado no vídeo e a série American Crime Story, o canal da Bel Rodrigues possui 2 vídeos bem detalhados sobre o assunto. Ela estudou meses pra construção do roteiro e ficou mt bem produzido. Vale a pena
uma curiosidade é que esse caso foi tão famoso que influenciou até o julgamento do unabomber que acabou se considerando culpado por não aceitar sua defesa enquanto insano ( ao que parece o juiz acelerou as seções para evitar a midia sobre o caso)
As lesões que ele sofreu no futebol americano marcaram ele pra vida e isso inclusive foi uma das desculpas que usaram pra dizer que ele teria sido incapaz de matar ou até mesmo carregar o corpo da ex mulher e o amigo. Isso foi usado na defesa do caso e foi logo excluído pois meses antes ele tinha feito um vídeo de exercícios (O.J .Fitness: minimum maintenance Fitness for men) Que mostrava que ele era ainda capaz de fazer esforço físico apesar das contusões
Venho propor um vídeo para o canal Nerdologia sobre as origens da Biblioteca de Alexandria [a maior ou única da Antiguidade?] e da própria cidade de Alexandria e as hipóteses das causas do incêndio, que segundo eu li em algum texto ou ouvi em algum outro vídeo que aproximadamente 90% do acervo dessa biblioteca foi perdido após o incêndio.
Eu precisava de 2,30 reais para comprar um dolar de tylenol, eu perco uma tarifa de 45- com a desvalorização cambiada de 47- de 50% na taxa de cambio, eu preciso agora de 4 reais pra comprar o mesmo dolar de tylenol, o tylenol sobe e eu quero saber qual é o efeito da taxa de juros sobre isso
Orra, olha aí uma excelente tática de defesa para o goleiro Bruno, deveria ter acusado os promotores de racismo. No final, matou a mulher e ficou de boa.
OJ jogou tudo fora por causa da ex de quem já estava separado há dois anos. Vai entender. Ah, faltou citar o livro que ele escreveu depois "If I did it", contando o que teria feito de diferente caso ele realmente tivesse matado kkkkk.
Isso acontece com pessoas que conseguem tudo na vida, exceto um cérebro... Mas acho que no caso dele não foi burrice, e sim um complexo de deus, achou que podia fazer tudo sem consequências.
Ele jogou tudo fora por que desde sempre foi um psicopata, se não fosse a ex, teria arranjado uma outra vítima, desde sempre teve problemas de comportamento.
Eu amo pegar esses Nerdologias criminosos que sai, mas confesso que é o primeiro que me deixou um pouco tonto. Tanto com o tanto de informação, como com a sensação de confusão do caso.
O caso mais próximo que poderia ser citado no Brasil seria o do goleiro Bruno que estava em ascensão no futebol nacional
pse
e o engraçado que os 2 ficaram + famosos msm dps de fazerem coisas horríveis
um churras com ele deve ser top
@@luisfontinelles5834 no caso do bruno, só fucou famoso depois de matar, o O.J. já era famoso antes dos crimes
@@seupolla345 como assim? Ele era goleiro titular do Flamengo, que na época estava fazendo uma ótima temporada.
Sua comparação é burra
Ainda espero o Nerdologia sobre Charles Manson e os assassinatos de 1969
Caso goste de podcast, recomendo escutar o Moduspod (Modus Operandi), da Carol Moreira sobre o Charles Manson, a seita e os assassinatos.
@@voidzone2713 rei do humor
@@voidzone2713 ZIP ZUP
Deem uma olhada no site 'o aprendiz verde' tem muito conteudo interessante sobre isso
up
Esse caso é excepcional em várias coisas, mas me impressiona como o júri foi levado pela narrativa da defesa e também pela falta de informação, eles desacreditaram do exame de DNA que praticamente mostrava a participação e culpa de O.J no crime, nos dias de hoje é inimaginável um júri não confiar em algo tão seguro e necessário como o exame de DNA.
Esse caso foi completamente influenciado pelo caso Rodney King, do final de 1991. Após os policiais terem sido inocentados (em um júri composto por apenas brancos) e toda a revolta que se sucedeu, não havia como o júri do OJ ter uma composição parecida (o que seria provável dado ele ser preto e a Nicole branca). Pesou mais ainda o perjúrio do policial Mark Fuhrman. Sem a fita dele proferindo falas racistas, acredito que talvez o OJ fosse condenado (e também se a promotoria não fizesse a cagada de pedir que o OJ colocasse as luvas).
Na verdade nao foi duvidas sobre o dna, mas sim sobre o metodo de como tais provas foram obtidas e apresentadas a Justiça na época, os policiais cometeram diversos erros na coleta de provas
Você está desconsiderando o contexto. Não é simplesmente não acreditar no teste. Dependendo de como vc faz, vc pode contaminar as amostras. Isso que foi descredibilizado
Continuo achando uma puta injustiça ele n ter ganho o Oscar de melhor ator pela sua bela atuação fingindo que as luvas eram pequenas demais para as suas mãos
kkkkkkkkk boa
Soma-se a isso o fato dele estar usando luvas de borracha por baixo pra depois tentar colocar a usada no crime (pra não contaminar as provas) e que também ele parou de usar os remédios de artrite o que deixou suas mãos inchadas. O promotor fez a maior cagada de sua vida ao pedir que ele tentasse experimentar as luvas.
Na verdade mão de atletas não são pequenas eu joguei futebol Americano joguei na mesma posição que ele nos usamos luvas geralmente elas têm que estar no tamanho certo nem apertadas nem voltadas se elas estiverem apertadas vc não consegue contrato os dedos ao máximo se estiverem folgadas a bola ao colidir em ah Tá velocidade irá movimentar a a luva e não terá firmeza. Nenhum atleta de alto rendimento usaria uma luva fora de tamanho mesmo apososentados vc cultiva o hábito, acredito que as luvas possam sim ter sido plantadas isto não quer dizer que ele não cometeu os crimes, A consciência está em justamente o racista ter achado a luvas .
Seu racista racista seu merda
@@JoaoCarlos-hw4ui Ele é racista por falar a verdade?
Ou seja, mesmo ele fugindo, escrevendo um texto como "despedida", sendo perseguido e arrumando uma gigantesca equipe de advogados, ele não foi preso por "dúvida razoável". Tudo termina em feijoada (estadunidense dessa vez).
Pois é, meu ponto de vista como espectador é o mesmo, mas pelo que entendi o júri focou nas evidências periciais, que poderiam até ser autênticas, mas por conta de policiais imbecis, foram desqualificadas.
@@DondonQueiroz na verdade o público nem entendia as evidências como exames de dna. Esse foi um caso onde o carisma que ele tinha acabou influenciando o julgamento
@@jadson345 Nn só o carisma, o episódio das luvas e a descoberta de que um dos policiais era racista mudou tudo no julgamento
nos eua é comum que a opinião publica influencie julgamentos de pessoas que pertencem a alguma minoria
@@joaopaulo9939 de qualquer pessoa, pelo que percebi o julgamento de lá fica mais no júri se comparado ao brasileiro
Vendo esse vídeo uma semana depois de ter visto American Crime Story - The People v. OJ Simpson. Espetacular. Recomendo!
Assisti também há alguns meses. Realmente muito bom.
Vá ver o who is america com oj simpson.....URGENTE
assisti tbm
Sim sim maravilhoso!
Eu tbm, assisti semana passada
O maior julgamento da hst,o OJ se beneficiou muito pelo momento social difícil q o EUA vivia pra conseguir se livrar da cadeia,sem falar no dream team de advogados q ele teve só a nata da fama e da lei da época
faltou falar da quantidade de ligações que a Nicole fez pra polícia, enquanto era casada com o OJ, dizendo que ele ia matá-la. tem gravações disponíveis no TH-cam dela dizendo o quanto ela apanhou. ele, em uma dessas ocorrências, fugiu do policial que fui até a casa deles. a Nicole estava toda machucada, com a roupa rasgada. é importante deixar claro que ele era uma pessoa agressiva, e que a narrativa usada pela defesa vinha de encontro ao contexto histórico dos Estados Unidos. na mesma época, houveram mortes de jovens negros por policiais, no mesmo esquema do ocorrido esse ano com George Floyd. em um julgamento que deveria solucionar um feminicidio junto de um outro assassinato de alguém que nada tinha a ver com a história, a narrativa vendida foi a de racismo.
é importante deixar claro que é óbvio que a raça interfere em julgamentos justamente pelo racismo da sociedade. porém, esse caso é um triste exemplo de como utilizar uma narrativa da época para inocentar alguém muito provavelmente culpado.
Void Zone pastor nem é gente
O documentário OJ é perfeito
Só ressaltando que o OJ na época não queria se envolver nos protestos contra o racismo, e ainda fazia vários discursos no qual queria se desvencilhar da causa negra
E mais uma vez um rico famoso não é condenado
@@plcflame de certa forma ele foi, alguns anos depois
Conhecia o O.J. como o carinha coadjuvante do "Corra que a polícia vem aí (The Naked Gun)". Descobri sobre a vida dele ano passado, realmente foi um choque saber tanto sobre o passado dele quanto sobre o assassinato e fim de carreira.
😱 agora que descobri ser o mesmo
Faleceu hoje! Vim assistir novamente.
Tbm
Pra quem quiser saber mais detalhes desse história, recomendo o canal da Bel Rodrigues. Ela fez dois vídeos sobre o caso.
Ai que alívio kk fiquei descendo até achar alguém comentando para poder dar like hahaha
Nerdologia criminosos: charles manson e os assassinatos de 69
@@voidzone2713 boa
Faz um canal e para de opinar
A Mini Hoffmann fez dois vídeos sobre o Manson!
também queria ver um episódio sobre esse bandido hippie racista reverso( o que não deve ser ignorado já que o mesmo deixou claro com suas dizeres 'de profecias', o desejo de ver negros odiando e cometendo violência contra brancos q odiava, apesar de ser um).
Faltou citar o livro que OJ escreveu logo após a absolvição entitulado "If I did it" (Se eu fiz isso) em que descreveu detalhadamente como teria cometido o crime, se tivesse cometido....
Não foi ele que escreveu
Sugestão: Caso do menino Evandro, o júri mais longo da história brasileira.
nossa, super apoio!!!
Siiiiiiim!
caso q czt tem envolvimento de político
Professor, gostei muito deste seu canal Nerdologia no You Tube! É um dos meus preferidos! Fica sempre adicionado na barra de favoritos do navegador! Parabéns por sua capacidade de ensinar!
Série da Netflix sobre mostrou como o fato de ele ser famoso e querido fez com que ele fosse inocentado mesmo tendo sido realmente culpado
E também por um afro-americano em um época aonde o racismo era até mais forte do que é hoje.
Esse documentário é fodastico e fala muito sobre o que os EUA vivem até hoje na questão racial.
Outro ponto que pode ter influenciado no julgamento de OJ Simpson foi a absolvição anterior de quatro policiais que espancaram o taxista negro Rodney King, também em Los Angeles. Condenar uma celebridade negra tinha potencial de agravar ainda mais a tensão social em virtude da questão do racismo.
Tenho certeza que se não fosse pelo que aconteceu antes O.J. Simpson teria condenado
No juri estavam muitas pessoas negras que foram escolhidas para dar mais imparcialidade ao veredito mas isso acabou saindo pela culatra pois ao menos uma das membras do juri confessou em vídeo ter inocentado OJ como vingança pelo caso Rodney King!
Dentro dessa mesma aí me lembrou o Damon Wayans (Michael Kyle de Eu, a Patroa e as Crianças) defendendo o indefensável Bill Cosby e o Kendrick Lamar defendendo o Michael Jackson nos casos de abuso infantil, o que envelheceu muito mal depois do documentário que saiu recentemente.
@@arthuralpaca tire o Michael Jackson dessa bagatela de criminosos, Michael foi investigado e julgado, o documentário não prova nada, pelo contrário è documentário falso, cheio de mentiras
@@arthuralpaca
Há Provas que Michael é, Sim, Inocente e que todas as Acusações são Mentirosas.
"Leaving Neverland" não fala Fatos, Até em Mentir eles são Terríveis.
Veja o Caso do "Trem Invisível" - que James Safechuck alega ter Sido Abusado em uma Estação de Trem que nem Existia na Época que em que ele
Diz.
Ou o Caso do Wade Robson que defendeu Michael no Julgamento do Caso Arvizo em 2005.
Ele também mentiu no ""Documentário"" dizendo que depois do Julgamento, Ele nunca mais foi em Neverland, Mas ele se Casou lá em 2008/2009 e tem até Fotos lá dele com a Esposa ( não lembro que se é a mesma Mulher que ele está Hoje ).
O Pai de James Safechuck defendeu Michael no Julgamento.
Na Faculdade em que James estudava, ele usava Camisas com Estampas do Michael e Defendia ele sempre, O Cara tinha Quase um Santuário em Casa só com as Coisas de Michael Jackson - Camisas, Bonecos, Chapéus, Luvas, Quadros, CDs, DVDs..
Quando Michael morreu, Wade fez Especiais na Televisão dançando as Coreografias do Michael, Dizia o Quanto Amava Michael e Quão Boa foi a Influência dele na Vida dele, Tanto Pessoal quanto Profissional.
Há muitas coisas pra falar, se você pesquisar direito você encontra.
Uma das testemunhas de acusação era abertamente racista, vazou um áudio de 13 horas de puro ódio e comentários nojentos, o júri teve acesso a algumas partes que foram suficientes para sustentar que O.J era apenas uma vítima. O promotor tentou impedir que essa testemunha fosse parte do processo, pois como um homem negro, ele soube identificar que era um racista "pela forma como ele se esforçou para ser educado comigo", mas infelizmente não foi ouvido pela promotoria. Tudo nesse caso é revoltante.
Faltou mencionar a entrevista dele na Fox em que ele entre linhas confessa o assassinato e como tudo ocorreu naquela noite. E também o livro "If i did It".
A produção do Nerdologia é muito fantástica, detém de total profissionalismo, e fontes bem confiáveis, parabéns pelo canal sou um fã interminável e incansável de ver as histórias contada pelo Nerdologia.
Não tem 1 episódio que de pra dizer que é ruim!
Vídeos sempre mto bem produzidos parabénss!
Incrível, ontem eu tinha pensado em aprender um pouco sobre o caso do OJ, esse vídeo veio na hora certa
Seria bom um Nerdologia sobre o Programa Espacial Brasileiro
Up
VEJAM o documentário "O.J.: Made in America" essencial para entender tudo e MUITO BOM
eu amooo, é bom demais
@@voidzone2713 se vem de pastor, logo se ignora.
Um dos melhores documentários que já vi na vida. É impressionante como esse desgraçado foi inocentado, passou uns anos na cadeia por outro crime e hoje tá livre jogando golfe e gravando videozinho pra o Twitter.
Excelente como sempre Filipe. Apenas um adendo: dentro do período do julgamento, também havia o medo de uma repetição dos distúrbios sociais causados pela absolvição dos policiais, no caso Rodney King. Não é possível afirmar que o contexto de um homem negro, em um julgamento midiático poucos anos depois, com a polícia sendo parte integrante da polêmica, não tenha influenciado marginalmente na cabeça dos jurados, mas na época era algo bastante esoeculado pela midia.
AGORA ENTENDI UM POUCO SOBRE ESSA HISTÓRIA! OBRIGADO NERDOLOGIA
"If the hand doesn't fit, you must acquit!"
A primeira temporada de American Crime Story é sobre o caso, e eu achei muito boa, fica a recomendação ( a segunda temporada também é ótima, sobre o assassinato de Gianni Versace, fica a dica para um próximo nerdologia )
Seria bom um Nerdologia Programa Espacial Brasileiro
Carakas mano, lei é uma coisa muito fora da realidade, "duvida razoável"... Mesmo apos o maluco ter fugido e sido perseguido, com todas a evidencias... E ainda levantaram a ideia de que estava sofrendo racismo... Cara... Que loucura isso!
E ele nunca quis aderis a causa negra contra o racismo, e acabou seus advogados conseguiram ludibriar todo o juri, apelando para racismo. Ele era violento, cansou de bater na mulher, tinha gravações da vitima ligando para o 911 que ele falou que ia mata-la. Nao aceitava a separação, e as provas criminais, e ainda com DNA do SANGUE, o que queriam mais. Estes jurado se forem vivos hoje, devem estar arrependidos até hoje
Muita Loucura, para vc ver o quão cego foram
O seriado sobre ele é excelente!
Qual é o seriado?
@@Fulobyseoane
O povo contra OJ Simpson
Coloca na net e tu acha, tem na netflix
ESPETACULAR! Uma ótima atividade para a aula de eletiva! O nome da eletiva " Em busca da verdade"
Parabéns!
Vale lembrar q no livro "If I Did It" lançado em 2007, O. J. descreve com detalhes como, "hipoteticamente", teria executado o plano caso tivesse sido ele o responsável pelas mortes. Apesar da "confissão" a sentença dele não mudou, pq nos EUA ninguém pode ser julgado duas vezes pelo mesmo crime.
Nem no Brasil
Ouvi falar sobre esse jogador, ouvi falar sobre até no Simpsons, mas só conheci a história agora com esse vídeo.
video muito bom, explicou de forma bem resumida esse grande caso, parabéns pela produção desses video
Tu é phoda Filipe
Um bom tema para o nerdologia criminosos poderia ser a KKK
a oq? kkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkkkk
@@f.i.l.e9399 a Ku klux klan
@@teoborges3949 kkkkkkkkkkkk
@@victorhugochavesdeaquino9286 kkkkkkkkkk
Eu lembro desse caso. Eu era criança ainda. Mas lembro com perfeição nessa época. Eu não sabia que ele tava sendo perseguido pela polícia ao vivo na TV. Muito doido.
Faz um vídeo falando sobre Lawrence da Arábia
Melhor épico da história do cinema, e o segundo melhor ganhador do Oscar, incrível.
"é como se um craque do passado recente da seleção brasileira fosse protagonista de algo parecido aqui no Brasil" olha... da seleção brasileira não, mas tem vários jogadores aí, até onde sei, já fizeram besteira haha, muitos nem de passado, mas sim do presente haha, tipo o goleiro bruno, etc....
Ronaldinho Gaúcho preso no Paraguaí.
Acredito q ele não citou o goleiro Bruno por ele não ter reconhecimento mundial, como craques que jogaram na seleção brasileira.
@@amandavp882 pse.... eu na hora só lembrei do goleiro bruno por causa do fuzuê que deu, mas eu nao sei muito sobre futebol e noticias de famosos,
Teve outros jogadores brasileiros q fizeram crimes pesados assim ? igual ao caso do goleiro Bruno ?
@@joaocaorobo5036 Poisé também não lembro. Eu sei de um boato misturado com umas verdades sobre o Pedro Bial e a ex-mulher espancada, que ele teria sido mandado pra Berlim pra sumir das revistas por um tempo, quando por acaso ocorreu também a queda do muro que o deixou muito famoso. Hoje não achei nenhuma matéria direta sobre isso que n fosse de site polemista, mas o editorial dessas revistas grandes são todos ocupados por amigos e amigas desses caras, então é foda.
Antigamente, com a carência de informações, qualquer caso repercutia na mídia, hoje em dia, esse caso seria apenas mais um.
Cara seria a mesma coisa que dizer que se o Dunga ou o Bebeto fizessem isso, seria apenas mais um caso na mídia
Se formos comparar, seria o equivalente de nos anos 90 alguém como o Tostão, Ademir da Guia, Zagllo, Dário Maravilha, Rivelino ou Jairzinho terem feito tal coisa.
Vídeo incrível nerdologia
Continue assim pfv
O pior é ele ainda se meter em merda mesmo depois de tudo. Assalto a mão armada...pqp
"Ele estava com mais cara de culpado do que o O.J Simpson"
Chris, Todo mundo odeia o Chris.
um dos melhores videos no youtube que mais explica esse caso. só uma duvida a luva ficou apertada?
existem controversias sobre o occorrido, pois ngm tinha como checar se o oj tentou de fato coloca-las. O juri errou bastante na decisao
O racista estragou todo o trabalho da promotoria e deixou um assassino impune, que ironia isso.
Parabéns aos advogados da defesa que souberam driblar muito bem a situação e convencer os jurados mesmo com DNA da perícia. Sensacional este caso.
Uma baita ironia kkkkkkkk
o mais irônico era q o OJ era meio q contra o movimento negro e usou da narrativa do racismo para se inocentar
@@garudadrakon4728 nossa só melhora kkkkk preciso assistir ao documentário
Faz um nerdologia sobre o Pedro Dom um dos maiores assaltantes do Rio de Janeiro ele é conhecido no Brasil inteiro o famoso terror da zona sul.
Eu não o conheço
@@danielludvig4342 a história dele não muito contada porque o pai dele era policial militar aí ele ocultam a história dele mas a história dele é digna de filme.
Quem? Nunca ouvir falar nesse cara
Boa. Lembro dele. Inclusive teve uma reportagem no fantástico sobre ele e o pai dele que tentou em vão fazê-lo se entregar (passou a escuta telefônica na reportagem).
O moleque era rico, nasceu em berço de ouro e mesmo assim resolveu entrar na bandidagem. Se especializou em roubos a condomínios de luxo da zona sul carioca. Colheu o que plantou. Em um de seus roubos foi pego numa emboscada da polícia e reagiu. Morreu ali mesmo.
Pegam um muleque sem interesse por estudo, dão um caminhão de dinheiro pra ele e esperam que ele não faça merda.
Ainda vem que foi só dessa vez não é verdade.
Mas pelo que parece ele estudou
Não é sobre Neymar.
Até hoje não tem um Nerdologia sobre Fantasmas. Falando da história sobre,casos e etc.
Filipe, tenho uma sugestão. Um vídeo sobre o Imperador Nero e o grande incêndio de Roma
Recomendo a primeira temporada da série American Crime Story pra quem tiver mais interesse nesse caso. A produção é focada no julgamento e tem um elenco de respeito (Sarah Paulson, John Travolta, Cuba Gooding Jr e David Schwimmer)
Faz um vídeo falando sobre a ciência no mundo do 7 seeds
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
#nerdologia Barão de Mauá , o homem mais rico da história do Brasil , um visionário. Fale mais sobre o Brasil
Planeta novo fez um vídeo, recomendo
@@MysterioOFC obrigado, vou ver agora
Faz um vídeo sobre serial killers da série MindHunter, os que ainda estão vivos, se possível mostrar trechos de entrevistas feitas com eles.
Sobre o apelido "The Juice" , acredito que vem do Acrônimo de suas inicias OJ , que em inglês é usado para referenciar Orange Juice (Suco de Laranja) , por isso o Apelido "The Juice".
Quem quiser complementar esse vídeo do Nerdologia que foi bem resumido e saber mais sobre o caso em si e o impacto dele no contexto da época, além do documentário citado no vídeo e a série American Crime Story, o canal da Bel Rodrigues possui 2 vídeos bem detalhados sobre o assunto. Ela estudou meses pra construção do roteiro e ficou mt bem produzido. Vale a pena
Só sei que é a ultima semana do mes com o nerdologia criminosos
"se não servir você tem que inocentar" Sempre achei que esse tipo de exigência a defesa era muito inverossímil em Phoenix Wright
Nerdologia Criminosos: Fabrício Queiroz
Apoio esse vídeo!
uma curiosidade é que esse caso foi tão famoso que influenciou até o julgamento do unabomber que acabou se considerando culpado por não aceitar sua defesa enquanto insano ( ao que parece o juiz acelerou as seções para evitar a midia sobre o caso)
A Mini Hoffmann fez um vídeo muito bom sobre o UNABomber! Super recomendo.
As lesões que ele sofreu no futebol americano marcaram ele pra vida e isso inclusive foi uma das desculpas que usaram pra dizer que ele teria sido incapaz de matar ou até mesmo carregar o corpo da ex mulher e o amigo.
Isso foi usado na defesa do caso e foi logo excluído pois meses antes ele tinha feito um vídeo de exercícios (O.J .Fitness: minimum maintenance Fitness for men)
Que mostrava que ele era ainda capaz de fazer esforço físico apesar das contusões
Foda. Muito foda esse Doc da ESPN. Que história
Seria bom ter um nerdologia criminosos de Luca magnola, que inclusive tem um documentário na Netflix falando sobre esse assassino
Faz um nerdologia criminosos sobre Pedrinho Matador
Gostei desse nerdologia criminosos
Matou... acho que hoje ninguém tem dúvidas, aquele livro que ele escreveu depois é uma confissão...
Com certeza, se fosse por hoje em dia, isso não sairia impune, mt macabro...
Sempre muito bom com o conteúdo 🙂
Faz um nerdologia criminal do caso von ristofen
Faz um nerdologia Criminosos com Goleiro Bruno
estava esperando esse nerdologia criminosos desde que eu terminei american crime story em 2016
Poderia ter sido comentado sobre o livro If I did it
Nerdologia sobre a entropia de Madoka Magica e o Abismo de Made in Abyss
Faz um vídeo sobre o julgamento do goleiro Bruno
O.J matou tbm o rapaz que trabalhava num restaurante onde a ex do O.J jantou minutos antes.
Nessa hora seria ótimo ter o poder do Klaus (The Umbrella Academy), pois assim falaria com os mortos e eles diziam quem os matou
"Enola Gay" a homenagem mais creepy que você poderia dar para sua mãe: era melhor dar uma Tupperware.
A não ser que sua mãe seja de origem Taiwanesa, Coreana, Filipina ou Tailandesa.
Venho propor um vídeo para o canal Nerdologia sobre as origens da Biblioteca de Alexandria [a maior ou única da Antiguidade?] e da própria cidade de Alexandria e as hipóteses das causas do incêndio, que segundo eu li em algum texto ou ouvi em algum outro vídeo que aproximadamente 90% do acervo dessa biblioteca foi perdido após o incêndio.
Sinistro esse cara... o estado que ele deixou o casal... e esse doc é muito bom; tem que ter estômago quando é mostrado, sem censura, os corpos.
Eu precisava de 2,30 reais para comprar um dolar de tylenol, eu perco uma tarifa de 45- com a desvalorização cambiada de 47- de 50% na taxa de cambio, eu preciso agora de 4 reais pra comprar o mesmo dolar de tylenol, o tylenol sobe e eu quero saber qual é o efeito da taxa de juros sobre isso
Orra, olha aí uma excelente tática de defesa para o goleiro Bruno, deveria ter acusado os promotores de racismo. No final, matou a mulher e ficou de boa.
Imagina se a moda pega, só vai existir crime de racismo akakkaka
GENAU !!!
Faz um nerdologia sobre a revolta da chibata
Faz um nerdologia sobre o Hurricane,
OJ jogou tudo fora por causa da ex de quem já estava separado há dois anos. Vai entender.
Ah, faltou citar o livro que ele escreveu depois "If I did it", contando o que teria feito de diferente caso ele realmente tivesse matado kkkkk.
Isso acontece com pessoas que conseguem tudo na vida, exceto um cérebro... Mas acho que no caso dele não foi burrice, e sim um complexo de deus, achou que podia fazer tudo sem consequências.
@@d.howlett395 e tava certo ne? Foi absolvido mesmo com aquela quantidade de provas.
Ele jogou tudo fora por que desde sempre foi um psicopata, se não fosse a ex, teria arranjado uma outra vítima, desde sempre teve problemas de comportamento.
@@amandavp882 foi absolvido mas acabou com tudo. Sem carreira, sem dinheiro, tanto que depois foi preso em Vegas por isso.
Jogou tudo fora pq não tem caráter. Ele espancava ela por anos e anos, mesmo depois de velho e todo acabado foi preso novamente. Um vagabundo
edição maravilhosa, mas informações super confusas.
1:50 " Peraí, achei que tinha tirado 7 ?"
- chis
" achei que fizesse parte do time "
😒
eu entendi a referência kkkjflfs
Esse caso me dá raiva
Poderia fazer um nerdologia criminosos sobre Andrey Chikatilo e o impacto dele na mídia livre pós URSS.
O mais incrivel é que OJ esse demente esta no twiter atualmente.
Alguem mais alem de mim vai rever jontron depois dessa?
Que tal um nerdologia sobre Mary levuo
Ele interpretou o Norberg em corra que a polícia vem aí !!!
Vim comentar isso... o cara fez um papel hilário muito pouco tempo antes de ir pra prisão
Faz um nerdologia da anatomia do doctor, se é possível fazer a regeneração e manter a mesma memória ou se podemos ter esse super cérebro
Façam um vídeo sobre Helltown, Ohio
Caramba, reconheci a cara dele do "Corra q a Policia vem aí" e nem sabia dessa historia toda kkk, impressionante.
Faz um vídeo sobre o Pedrinho Matador...
O UOL ja tem uma série de videos sobre ele
Eu amo pegar esses Nerdologias criminosos que sai, mas confesso que é o primeiro que me deixou um pouco tonto. Tanto com o tanto de informação, como com a sensação de confusão do caso.
caso alguém tem interesse em saber mais, no canal da Bel Rodrigues tem dois vídeos bem detalhados sobre esse caso
Um mostro...