Resenha: O quinto filho, de Doris Lessing

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 17

  • @denisejoao
    @denisejoao 3 หลายเดือนก่อน +1

    Queria muito ver o seu vídeo antes, mas me segurei até terminar o livro! Adoro como você não só conta do que se trata a história, mas traz questionamentos e faz observações pertinentes.
    Tive vários sentimentos lendo esse livro; ainda estou digerindo.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  3 หลายเดือนก่อน

      Esse é o tipo de livro que nos revira, não?

    • @denisejoao
      @denisejoao 3 หลายเดือนก่อน

      @@AlineAimee Sim, adoro livros assim.

  • @TheCristianels
    @TheCristianels ปีที่แล้ว +3

    Impactada!

  • @cristinafranca3647
    @cristinafranca3647 5 หลายเดือนก่อน +2

    É um livro perturbador mas muito bem escrito! Adorei !

  • @mariliaarnaud6382
    @mariliaarnaud6382 5 หลายเดือนก่อน +2

    Li recentemente. Muito bom!!!!

  • @daianebrandao9982
    @daianebrandao9982 5 หลายเดือนก่อน +1

    O livro a crianca roubada aborda essa lenda que a inspirou. É bem pertubador também.

  • @guszoveronica
    @guszoveronica ปีที่แล้ว +1

    Vi até a parte sem spoiler! Quando meu livro chegar e eu terminar de ler... Volto aqui! Sobre ela ter filhos, acho que ela teve três. Dois no primeiro casamento e um no segundo. Muito obrigado pelo vídeo, Aline.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  ปีที่แล้ว +1

      Oba! Obrigada por assistir! 😊

    • @guszoveronica
      @guszoveronica ปีที่แล้ว +1

      @@AlineAimee Eu adorei a resenha! Não sabia dessa inspiração da Doris sobre essa lenda. Muito interessante! Vou colocar alguns pontos e divagar um pouco, haha. Quando a Harriet compara o Ben com um Neandertal e a irmã dela fala que ele era horrível, parecia um gnomo e em outros momentos resgatam essa característica, me veio à mente a síndrome de Williams, não sei se você já ouviu falar. Claro, achava que ali tinha algo mais, também considerei a possibilidade de sociopatia, mas depois descartei devido à conexão com o John.
      Refleti bastante sobre essa relação entre mãe e filho que se estabelece desde o útero, que foi terrível, depois ele enclausurado no quarto após nascer, e as consequências dessa rejeição. Até o idiota do David (que deixa a Harriet de lado na gestação). Que ódio! Outro ponto, acho que a Harriet comete erros em alguns momentos (o que é compreensível), mas o David também. No entanto, só ela é punida e cobrada. Isso me causou muito desconforto na leitura. Eu senti muito mais nele essa ânsia louca e irresponsável de ter filhos. Mas o peso da responsabilidade recaia sobre ela. Sempre é a mulher! Nenhum suporte! Nem mesmo sustentar seu próprio sonho ele conseguia! Tinha que pedir ao pai, que, por sinal, culpavam a Harriet pelo estilo de vida que levavam - ranço.
      Achei muito bonita a demonstração do vínculo materno, onde o pai rejeitou, mas o clichê "mãe é mãe" é sólido. Porque isso não necessariamente tem que ser expresso através do afeto, né? Mas de Atitudes também. O reconhecimento e a realidade dos erros. As mulheres não conseguem dar conta de tudo, especialmente com um pai negligente ao lado. Enfim, amei esse livro. Desculpe, acabei falando demais! Perdãoooo qualquer coisa.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  ปีที่แล้ว +1

      Concordo com tudo que você escreveu no segundo parágrafo! E é isso, né? Socialmente, a mãe é sempre mais responsabilizada, mas ela foi a única que não deixou de ver a humanidade do Ben, mesmo tendo sentimentos negativos em relação a ele.

  • @tiagobernadac6005
    @tiagobernadac6005 5 หลายเดือนก่อน +1

    Doris Leasing foi ótima em trabalhar o tema da hipocrisia nas relações de gênero. Suas histórias costumam ser contundentes sobre essas desigualdades. Livros como 'O Verão Antes da Queda' e ' O Carnê Dourado.' a autobiografia ' Debaixo da Minha Pele', antecipa as confissões de Annie Ernaux.

  • @sandraalvesdearaujo5567
    @sandraalvesdearaujo5567 5 หลายเดือนก่อน +1

    Queria ver o video ate o final...mas pulei a parte do spoiler kkkkk depois eu volto

  • @ERAUMAVEZERA
    @ERAUMAVEZERA 4 หลายเดือนก่อน

    Com todo respeito, mas ter 4 filhos não é ter filhos "como coelho". O casal queria formar uma familia, foi meritório, e por um tempo foram felizes. Tb não acho que "filharada" seja o termo mais adequado para uma situação até então normal.