O 64x teria dado certo? 🤔✨Playlist sobre a SEGA: aperte.cc/ListaDaSega ✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist ✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart ✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net ✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊 ✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros: th-cam.com/channels/0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w.htmljoin ✅ Músicas que eu uso nos vídeos: Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q ✅ Redes Sociais Discord: bit.ly/3a86O8m Instagram, Facebook: @apertestartoficial Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4 🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊 Eduardo Peixoto Rua Holanda, 202 Caixa Postal 4132 Curitiba PR CEP 82501970
Se tivessem conseguido dominar os processadores e sistema do Saturn teríamos games com gráficos maravilhosos! Infelizmente os ports de 'Resident Evil' e 'Castlevania Symphony of the Night' são piorados rm relação às versões de PS1! Ele têm sérios problemas com efeitos de transparências e algumas texturas! Já joguei ambos, são divertidos MAS gráficos feios, horríveis!
A história da Sega e da Atari dariam um livro de como não se administrar uma empresa. Impressionante como gastaram dinheiro com flops e coisas que depois decidiram, para nossa sorte, não lançar.
A Atari fez muito console e microcomputador caseiro que flopou. Atari 5200, 7800, Lynx, Jaguar....acho que só o Atari ST que foi uma linha de micros de 16 bits usando o Motorola 68000 que teve relativo sucesso especialmente em produção de áudio.
Tudo na Sega era atabalhoado, sempre informações desencontradas e planos doidos. Fora a briga entre as duas Segas. Eu lembro ter ido a uma locadora e o cara lá me falar que o Saturn ia receber um cartucho pra rodar o VF3, imaginei, "nem a pau". VF2 já foi um milagre... Há uma versão deste VF3 atribuída ao Saturno pelo TH-cam, parece verdade. O maior acerto da Sega foi o Kalinski, o pior foi fazer tudo na ansiedade, parecia que não tinha comando, o Kalinski tinha uma visão bem pé no chão do que era possível ser feito e como derrotar a concorrência.
Tom Kalinski merece uma estátua e feriado mundial por tudo que fez e enfrentou na SEGA! Ele previu já na época do Mega Drive / Genesis (quando iam iniciar o projeto do 32x e Saturn) que a SEGA não duraria muito com aquela ""filosofia"", inveja e xenofobia japonesas, brigas internas e falta de visão do mercado, total descontrole dos projetos!
Verdade, Kalinski foi bem até o ponto que o Nakayama foi convencido pelos executivos japoneses a não apoiar o presidente da Sega of America que achavam que ele ia fazer "mágica" com o Saturn como fez com o Mega Drive. Além de cada vez menos poder, Saturn tinha a maldição do hardware obtuso de se programar, não tinha times USA milagrosos o suficiente pra salvar o console como a STI fez com o Genesis.
Eu imaginei o cenário onde a Sega repete o erro, coloca uma equipe pra desenvolver o 64x e outra pra desenvolver o Dreamcast, e no fim das contas lançar os dois com poucos meses de diferença
Eu realmente acredito que o Saturn é uma placa de arcade chamada Titan , que ja existia em 1993 e tem jogos idênticos em ambos, agora se as duas coisas são a mesma coisa, pode ser que o saturn foi aproveitado para arcade de baixo custo, e não ao contrario, tem um revista que alguém da Eidos fala sobre Tomb raider 2 do saturn seria adiado ate a Sega lançar o cartucho de VF3, devido a dificuldade de colocar o game nele. Saturn tem muita historia, eu tive um no lançamento e foi a minha libertação, gostava muito KOF e vendi meu neo geo CD assim que vi que jogos da SNK ficavam perfeitos no Saturn. Saturn tinha um fator importante: ter um neo geo e uma cps em casa, e ao mesmo tempo jogar tomb raider e resident evil, isso me fez escolher esse video game e jamais me arrependi. em 1997 troquei ele de mano num 64 pra jogar 007. parabéns pelo canal, seu respeito pelos games e consoles é admirável, eu fui para o PC 1998 e nunca mais usei consoles, vc deve ter muita coisa pra falar sobre PCs, tenta fazer videos sobre PC tb, a comunidade de MICREIROS e grande... e tem muito assunto que vc com certeza manja... 3dfx, voodoos, Riva tnt, geforces e radeons, aquele kit multimídia creative, tb são importantes para historia dos games.
E ae Regis, td certo mano? A Titan é um Saturn, não tem dúvida. No entanto, a origem do Saturn não é a Titan, é a model 1. Tenho certeza disso. A Titan é um projeto que foi feito em paralelo ao saturn, provavelmente depois da grande revisão de design. Um projeto foi para o mercado doméstico, e o outro foi para o mercado de arcade, eu pelo menos entendo assim. E sua sugestão de entrar no assunto PC, está nos planos 😁
Era comum ter placas com múltiplos chips anos 90 era a era do Offboard, no mundo dos PCs você tira placas com diversas conexões VESA para cada coisa, ai veio o PCI, depois o AGP etc. O Playstation 1 tinha como vantagem o fato de que quase toda a tecnologia era feita pela própria Sony, o MIPs dele tinha seu próprio motor de geometria que era transferida em blocos via DMA para a GPU que tinha um poderoso framebuffer e cache de textura. Além disso ele decodificava MPEG sem chip adicional e não tinha qualquer diferença em nível de memória para a expansão. A Sega ela tinha ampla intenção de vender Saturn não apenas como um vídeogame mas como um PC. No Japão a adesão de PCs não foi feita na mesma naturalidade que no ocidente, então as empresas de consoles faziam acordos com empresas de PC ou colocava funções de PC no console para estimular esses recursos e todo o projeto de internet da Sega começa no Saturn.
Ed... Como dito pelo atual CEO da SEGA, a SEGA é empresa mais humana que existe. E realmente é, se vc pensar de como ela errou e acertou na vida dela! Como vc disse, ela nunca teve preguiça de trabalhar, criar, inovar... Mas como todo ser humano, errou pra poxa! Brigou consigo mesma! E isso foi o que fez ela sair do mercado de consoles. Essa raiz arcade, que Sega tem e essa vontade de colocar o arcade em casa é um dos motivos que lascou a empresa. Mas rendem histórias até hoje! Valeu pelo vídeo!!! Ah!! Vi meu nome nos créditos!!! Huhuhahaha!!! Valeu mesmo!!! Tamô junto!!! Inté!!!
Ed, seus últimos vídeos dedicados a falar de hardware estão simplesmente sensacionais. Por trabalhar com tecnologia, esses assuntos são muito interessantes pra mim, e a paixão pelos games, consoles e computadores são diretamente responsáveis por quem me tornei como profissional e tem íntima ligação com aquilo que escolhi pra trabalhar na vida. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de ver mais vídeos relacionados aos processadores do PS2 e PS3, que são arquiteturas fascinantes. Um grande abraço!
Sempre gosto de lembrar dessa época. As empresas tinham umas parcerias fora da caixa, mas nenhuma foi mais bilong das galáxias que a Sega. Só tenho um asterisco pra comentar. A Model 1 foi desenvolvida com o braço aeroespacial da GE, que era concorrente da Lockheed Martin que ajudou com a Model 2; mas o comentário mesmo é que a Model 1 não tem muito a ver com o Saturn. Chegou a acontecer o caminho inverso, a Sega acabou lançando a Sega Titan Video ou ST-V, placa arcade baseada no Saturn, um pouco mais forte que a Model 1. E claro, Model 2 e Model 3 foram as maiores exibições de força bruta da história. Acho que nunca mais apareceu hardware dedicado tão mais à frente do que tudo o que havia no mercado.
Existe um termo que o avgn fala do combo do 32x que acho perfeito: " O 32x e o Sega cd no mega drive, fazem parecer que o mega esta no suporte de vida" kkk
@@gutofreitas84 A Nintendo lançou o "horrendo" Famicom Disk System. Os disquetes e o leitor eram frágeis, era mais fácil de piratear do que os cartuchos e esse papo de que os disquetes armazenam mais do que os cartuchos provou--se mentira com o lançamento de Ganbare Goemon! Karakuri Douchuu (com 2 megabits de tamanho)
@@alvarochaves1999 o Famicom Disc System ainda vendeu muito mais no Japao, e é lembrado com carinho pelos fãs. Já o 32x? Olha o único que se compara ao fracasso do 32x na Nintendo, é o Virtual Boy, e nem era um addon. Até o mesmo o Wii U, um dos maiores fracassos, ainda vendeu 12 milhões de unidades.
@@alvarochaves1999 e a Sega quase fez a mesma besteira com o Zip Drive, que ia lançar para o dreamcast. Mas vou te falar, a Sega de hoje é ai da pior, lançar um lixo anunciado como Spnic Frontiers entre GOW Ragnarok e Pokemon??? Kkkk
Mano, o Sega Saturn precisava de mais tempo pra ser desenvolvido. A Sega vacilou muito nessa época, console tinha sim muito potencial. Seria melhor ter lançado ele em 1995 ou 1996. Até lá, o mega drive poderia ter uma última remessa de jogos pra segurar as pontas, porque ele ainda era bastante popular e vendia bem. Mais um vídeo top Ed.
Ainda mais com o lançamento do 32x! A Sega concorreu com a Sega!!! E pra piorar o Virtua Racing e Mortal Kombat 2 de 32x ficaram superiores ao do Saturn! 🙆
Incrível como que a Sega não percebeu que o futuro era o 3D, ela própria já havia lançado jogos e acessórios com foco no "3D" para o Gênesis e fez a cagada de projetar um hardware de nova geração focado no 2D, isso sim foi um tiro no próprio pé sem tamanho, é com saber que o caminhão vai cair lá ladeira e ao invés de pisar no freio e retomar o controle, ela pisasse no acelerador com tudo pra cair ladeira abaixo e levar todo mundo consigo
Pois é... numa realidade paralela ideal, a SEGA teria lançado o Sega CD para o Mega como um addon que turbinaria ele no 2D, aproximando o Mega do Neo Geo, o 32X nunca existiria, e quando fosse pra lançar o próximo console focariam no 3D e fariam direito, como fizeram com o DreamCast. Se as coisas tivessem rolado assim, a história hoje seria outra e a SEGA talvez ainda estivesse no topo.
@@alexandremondo Naquele tempo peças de hardware eram mais caras que hoje em dia.memoria ram era um absurdo de caro,tanto que vc via vários videogames com no máximo 2 mega de ram.para fazer um sega cd era carissímo.
@@alexandremondo eu já acho que a Sega poderia lançar o Genesis 1 ano depois ( 1990 )já com CD como mídia principal e um processador melhor que tivesse um áudio e uma paleta de cores melhor , sem cartucho, ou com uma entrada de cartucho para memória extra , daí o Saturn poderia sair focado no 3D e com retrocompatibilidade total com o Genesis. Claro que pensar nisso hoje em dia é moleza, mas não custa nada sonhar
@@markvinis Sim, tem razão, era muito caro e mesmo assim eles fizeram. O que eu quero dizer é que eles deviam ter feito o Sega CD como algo para competir com o Neo Geo, exclusivamente em 2D e só depois fazer um console voltado para o 3D. O Mega e o Neo Geo possuem algumas semelhanças de hardware, principalmente o processador principal que é o M68000, mas é claro, o Neo Geo possui muito mais memória e um chip gráfico bem mais poderoso. Eu penso que a SEGA podia ter pensado em aumentar o poder do Mega com mais memória e um chip gráfico novo, além da possibilidade de ler CDs, mas o projeto do SegaCD foi todo bagunçado desde o início também. Só pra vc ter ideia, dentro do SegaCD tem outro mega drive completo, acredita? Os japas estavam doidos... agora imagine se eles tivessem feito direito e a gente tivesse um Sega Cd rodando ports de King of Fighters ou Metal Slug com fidelidade?
O que eu pensei sobre tudo isso é que eu adoro ouvir você contando todas essas histórias sobre videogames, desde as mais conhecidas até as mais obscuras como essa! Dá pra sentir quanta dedicação, amor e carinho você coloca nos seus textos e nos trabalhos como um todo. Valeu, Ed!
A ideia dos processadores do saturn não era ruim, a dificuldade das desenvolvedoras era usar o que ele podia oferecer, quando há dificuldade em usar certo hardware a solução é sempre ir pelo caminho mais fácil, o Saturn tem títulos maravilhosos mas nada perto da abundância do PS1!
O que saturn se destacava era jogos 2d em relação ao ps1 mesmo, os loadings eram muito rápidos nos jogos de luta diferente do ps1, mas a abundância de jogos realmente matava a pau no console da Sony, valia mais a pena investir no ps1 no fim das contas.. mas lembro emprestrar um saturn num fim de semana e tinha jogos ótimos.. quem tinha a folha o certo era ter ambos rs
sobre e as conversões da model2 e saturn não acho que a diferença tenha sido tão brutal assim,VF2 no saturn foi um verdadeiro milagre técnico e ficou idêntico ao arcade obvio que com perdas nos cenários e personagens ,daytona CCE foi consertado o erro da primeira conversão ,sega rally,virtua on ,Figther viper ,foram todas conversões bem descentes mais por merito das equipes do que pelo hardware do saturn
Como você mesmo disse, foram milagres, mas parou por aí. Pouco tempo depois com o VF3 nem com reza braba! Já no PSX conseguiram rodar o concorrente Tekken 3 com maestria!!!
@@rodrigomomo4850 mas tbm a o placa systen 12 que era uma system 11 com mais ram e essa por sua vez era um ps1 nos arcades era beeemm inferior a model 3,até a model 2 era superior a sytem 12
Ed, você é um cara abençoado. Obrigado por trazer esse tipo de conteúdo. Existem muitas coisas esquecidas e obscuras dos anos antigos dos games e que hoje poucos dão atenção em uma época de 4k e 60fps. Obrigado por lembrar o mundo da época mágica dos games. Quem viveu, sabe
Essa lenda do 64X do Saturn me lembrou o N64 DD, que apesar de ter visto a luz do dia, estava em umas circunstâncias bem parecidas e é quase uma lenda também pela quantidade de jogos lançados no N64 DD.
O Sega 32X foi o pior produto da Sega,ainda bem que esse acessório nunca chegou para o Saturn😅,o Saturn era uma máquina incrível não tinha necessidade alguma de acessório,Virtual Fighter 2 é um ótimo exemplo que o Saturn poderia sim entregar jogos em 3d,o problema foi a Sega do Japão escondendo o kit de desenvolvimento,péssimo lançamento no Eua entre outros vários erros da Sega. Parabéns Ed ótimo vídeo
Ed , sou seu fã faz tempo, assisto o máximo de vídeos do aperte start, parabéns pelos novos trabalhos meu amigo. Que Deus abençoe grandemente sua vida sempre 🖐️🙏🏻
Em poucos segundos o cara fez uma comparação perfeita e bem humorada sobre os gráficos 2d pixelados e os poligonais gráficos 3D do ps1 e seus concorrentes
A idéia da expansão era boa na teoria mas na prática iria afastar mais ainda os desenvolvedores por acrescentar mais chips no já complexo hardware do Saturn, sem falar que ad-ons nunca foram muito aceitos pelos consumidores que na imensa maioria só querem ligar o aparelho e jogar.
O power base não era exatamente um add on, a compatibilidade com o Master System estava no próprio hardware do Mega Drive, o power base servia apenas para acertar o encaixa dos pinos já que os cartuchos de Master System eram diferentes do Mega Drive.
Se tem uma coisa que me deixa fascinado, são os hardwares dedicados de antigamente, hoje é tudo um PC, mas antigamente eram feitos do zero, acho isso muito massa.
Confesso que tentei colocar o cartucho do Sonic 2 no Sega Saturn do meu irmão mais velho na época 😂😂 Estava jogando Pandemônio e me veio a idéia na mente😂
Sega tornou o Saturn complexo não apenas por causa do Playstation, na verdade a Sega não estava preocupada com a Sony pois essa era novata. Toda a implementação do Saturn e sua expansão não foi feita pela Sega e sim a Hitachi e tudo se baseou em atender as exigências da Sega que se preparava para enfrentar a Nintendo com seu console de 64 bits. Foi por isso que eles implementaram 2x SH-2, a capacidade em MIPs de cada SH-2 era de 25mips enquanto um Overclock afetaria diretamente a velocidade do circuito como um todo, a Hitachi aproveitou a implementação de um multiplexador de hardware permitindo multi processamento comutado entre os chips, o problema é que embora fosse chips iguais, eles não enxergavam o mesmo endereço, não tinha um cache L3 como os CPUs modernos, então o número de instruções ficou limitado a 4 operações ciclo com um longo tempo de 890ns de acesso, isso prejudicava o aproveitamento total de ambos os CPUs em situação real. Sobre ir a Polígonos e essa afirmação e retirada de um depoimento de Hideki Saito, a verdadeira intenção inicial da Sega é que da mesma forma que o Mega Drive tinha como base o System 16 o Saturn inicialmente pretendia trazer o System 32, então o hardware inicialmente foi criado como um gerador de Sprites em profundidade mas paralelamente a Sega viu muito mais sucesso no Model 1 no Setor arcade e aí sim entra o Playstation onde a Sony cria o que conhecemos hoje como GPU, um processador de polígonos. Então eles sentem que precisam ir em direção a um futuro mantendo essas bases e a Sega vai nisso com a cabeça de uma empresa de arcades e nos arcades eram comum ter placas com diversos processadores seriais, era um pouco diferente do cenário PC onde você tinha processadores programáveis que gerenciavam todos os recursos. O Saturn era atroz para esse último tipo de desenvolvedor, e é onde aparece o relato de John Carmack falando de como portar jogos ID para Saturn foi um inferno, porém a ID já tinha portado Doom para o 32x antes e a versão Saturn de Final Doom é baseada nessa versão que já era um port de Jaguar, e não na versão equivalente do Playstation usando um novo motor gráfico. Outro ponto é a incompatibilidade, SH-2 foi feito exclusivamente para o Saturn e não era compatível com binários do Mega Drive, Sega CD ou 32x, por isso portar jogos de qualquer console mais antigo exigia a reprogramação total destes isso deixou o console isolado a games novos porém com uma biblioteca pior que dos rivais. A Sega ficou presa a Hitachi devido ao custo baixo e proximidade porém o custo de semi condutores aumentou no pós 1994 o que tornou essa coisa de colocar múltiplos chips inviável e o lucro tornou-se prejuízo.
Quando eu era criança eu achava o máximo acessórios como o Adaptador de Master System para o Game Gear, e para o Mega Drive, acho que foi de fato a única coisa que deu realmente certo, mas aí estamos falando de retro compatibilidade, no caso de upgrade é realmente um tiro no pé, imagina ter que comprar o console mais outro dispositivo que custava o preço do console para desfrutar de poucos jogos, sábia foi a Nintendo em nunca ter trazido pro ocidente o Famicom Disk System, nem o Stela View, nem o sistema de disquete do N64 que eu esqueci o nome.
Deviam ter feito como a Nintendo no SNES e N64: O upgrade já vinha com o jogo, o Starfox tinha o SuperFX no próprio cartucho e o DK64 já vinha com o Expansion Pak na caixa
Também amo o Saturn desde adolescente quando comprei o meu e ele tem jogos 2d que são fantásticos até hoje mas a verdade é que no 3d ele era uma m@erda perto do ps1 e ele foi lançado na época que o 3d virou o padrão da grande maioria dos jogos.
Além de questão de preço e não ter tantos jogos como no console da Sony a galera estava cabreira com a Sega na época com aquele "rolo" de 32x, mega cd e tal, que tiveram poucos jogos e foi descontinuado rapidamente, muita gente não sentia confiança mais. Mas lembro de emprestar um Saturn num fim de semana com muitos jogos e tinha ótimos títulos, a vontade era ter tido ambos.. mas na balança da escolha a abundância de jogos do ps1 acabava pesando muito na escolha.
Eu tive um Saturn, foi uma decepção, em matéria de jogos 3D a rival Sony estava anos Luz a frente, o que fiz? Vendi meu Saturno e comprei um Playstation.
Que muita gente não percebe, é que quando a Sammy se fundiu con a Sega, ela deixou de ser a Sega que amávamos, , virou só una softwarehouse, e ela está pior, fazendo jogos e consoles mini ( e estes só no japão) questionaveis. Já vimos que a franquia Sonic, principalnente depois de Sonic Heroes, teve poucos jogos bons em 3d. A catástrofe que está se montando com Sonic Frontiers, é evidente.
Em pensar q já tive um desse quando eu era criança rsrs , foi meu primeiro vídeo game de Cd , se não me engano ele era destravado através de um cd q vc colocava pra roda antes de colocar o paralelo.
'Quando uma ideia da certo é normal tentar repetir. Quando uma ideia da errado, quem é que vai tentar repetir? A Sega, claro'. Kkkkk mais um excelente vídeo.
Fala, Ed! Ótimo vídeo. E vc me deixou com saudade do meu Dreamcast. Hahaha. Deixa eu perguntar: vc não acharia bom fazer um vídeo sobre a placa Atomiswave?? Eu sempre tive um "crush" com ela, assim como tinha com o Neo Geo. Até pq eu joguei muuuuuito Guilty Gear, e amo Hokuto no Ken (mangá, anime, games, etc). Valeu!
Por alguma razão eu me simpatizei muito com o Dreamcast. Era um bom console, tinha um joypad bem ergonômico e até fez um certo sucesso. Infelizmente o Dreamcast foi atropelado pelo PSX 2, foram as últimas fichas da Sega no mundo dos consoles. Agora só dá pra reviver emulando.
Ed faz um vídeo sobre o Sega Pluto, ouvi falar por alto desse possível console nunca lançado da Sega e fiquei curioso, mas existem poucas informações ou vídeos falando sobre ele.
Foram muitas cassetadas na Sega primeiro o desentendimento da Sega USA e Sega Japan Depois um console que não era bom. Em. Poligonos e pra matar de vez os $299 do play 1
A historia verdadeira e bem contata. Se isso não acabar com os boatos de que a sony minou a sega. Eu n sei mais o que pode fazer fã boy mudar de opinião. Parabéns pelo trabalho.
Não faz sentido falar que o Sega Saturn estava desafado em 3D em relação a própria Sega só porque a versão dele de Virtua Fighter 2 é inferior a versão de arcade. Os jogos do PS1 também não eram iguais aos de arcade. As placas de arcade eram muito mais caras e sofisticadas e consoles caseiros sempre foram mais fracos. E o Virtua Fighter 2 na verdade é um jogo que mostra o quanto o Saturn não era ruim com 3D, quando os desenvolvedores entendiam e sabiam extrair o poder do aparelho. Os modelos são detalhados, ele roda no modo alta resolução (480i) e a 60fps
Em meio a tanta confusão dentro da Sega o PlayStation nem teve dificuldades realmente pra abraçar o mercado, você vê esses documentários e não acredita como uma empresa pioneira e tão experiente conseguiu afundar dessa forma.
Fala Edy blz.Mais uma matéria topzeira quanto mais tempo passa mais história aparece sobre a SEGA o empresa que adorava sabotar seus projetos olha nunca vi nada igual tudo que ela fazia era pra destruir o que já tinha feito isso podemos dizer sega CD o 32x e agora sega Saturn. Quero ver quando vc contar a história do Dreamcast como ela sabotou seu último game
Quando se ver a qualidade dos teus vídeos e as informações, a impressão que se dá é que tudo isso é feito com no mínimo 3 pessoas! Mas vc faz tudo sozinho, isso é interesante...
seria bom se fizessem um cartucho que desse mais 32 bits para o sega saturno como a entrada de expansão tinha essa função imagina se isso fosse possível como hoje nos computadores
Eu particularmente gosto muito do desempenho do 32x, só acho que ele chegou num momento totalmente errado e desnecessário. Fazendo a Sega concorrer com a própria Sega!
Eu tive um Saturn na época, era muito bom mas os jogos eram caríssimos e então eu dependia das locadoras ter os jogos disponíveis. Mas o hardware dele era melhor que o do PlayStation .
Ótimo vídeo como sempre. Até vi essa foto uma vez, mas nunca fui atrás pra entender do que se tratava. O Mega Drive só não se deu bem no Japão, mas no resto do mundo ele foi ótimo, mas o Saturn só se deu bem no Japão e fracassou no restante do mundo, e a responsável por isso foi a Sega do Japão, será que valeu apena fazer o ocidente aposentar o Mega Drive as pressas pra lançar um console voltado totalmente para o público japonês? O tempo mostrou muito bem que não haha. O problema que quando um produto de uma empresa faz sucesso, a empresa fica refém de seu próprio sucesso. Se e Sega do Japão tivesse dado ouvidos a Sega americana e entendido as tendências futuras do Mercado, quem sabe o Mega Drive poderia ter tido um final mais digno, o Saturn tivesse sido melhor desenvolvido, e ter feito uma transição suave entre as gerações, e principalmente, nada de 32X, o resultado teria sido muito diferente, sem dúvida, e um caso como esse do vídeo mostra muito bem como uma empresa sabe que fez muita besteira, que isso tinha custado muito caro pra ela e quando se deu conta, infelizmente já era tarde. O Saturn era até uma ótima máquina, mas teve um preço, fazer um bom uso de tantos processadores foi uma tarefa pra poucos, se ele tivesse feito sucesso, quem sabe a Sega tivesse se esforçado para lançar um Virtua Figther 3 pro Saturn, mesmo com algum hardware adicional, mas que fosse decente? Acho que sim, e seria maravilhoso hahahaha Abraço
sou fascinado por essa epoca.Hj em dia o mercado amadureceu mas perdeu esses misterios.Hj sony e ms usam o mesmo processador,msm processos de producao etc. Nos anos 80-90 era só "mato"kkkkk e tava todo mundo tentando achar o melhor jeito pra produzir seus consoles
A história da Sega e da Atari dariam um livro de como não se administrar uma empresa. Impressionante como2022 e o Ed consegue trazer algo que a gente não sabia kkkkkk muito bomas Segas. Eu lembro ter ido a uma locadora e o cara lá me falar que o Saturn ia receber um cartucho pra rodar o VF3, imaginei, "nem a pau". VF2 já foi um milagre... Há uma versão deste VF3 atribuída ao Saturno pelo TH-cam, parece verdade. O maior acerto da Sega foi o Kalinski, o pior foi fazer tudo na ansiedade, parecia que não tinha @ren7a8ero há 10 meses Sempre gosto de lembrar dessa época. As empresas tinham umas parcerias fora da caixa, mas nenhuma foi mais bilong das galáxias que a Sega. Só tenho um asterisco pra comentar. A Model 1 foi desenvolvida com o braço aeroespacial da GE, que era concorrente da Lockheed Martin que ajudou com a Model 2; mas o comentário mesmo é que a Model 1 não tem muito a ver com o Saturn. Chegou a acontecer o caminho inverso, a Sega acabou lançando a Sega Titan Video ou ST-V, placa arcade baseada no Saturn, um pouco mais forte que a Model 1. E claro, Model 2 e Model 3 foram as maiores exibições de força bruta da história. Acho que nunca mais apareceu hardware dedicado tão mais à frente do que tudo o que havia no mercado. 18 foco no "3D" para o Gênesis e fez a cagada de projetar um hardware de nova geração focado no 2D, isso sim foi um tiro no próprio pé sem tamanho, é com saber que o caminhão vai cair lá ladeira e ao invés de pisar no freio e retomar o controle, ela pisasse no acelerador com tudo pra cair ladeira abaixo e levar todo mundo consigo 19 Responder Responder
A era 32/64 bits em geral foi só decepção em questão de hardware. Quando eu vi Daytona USA no Arcade (que roda na Model 2) no final de 94, esperei ver algo parecido na geração 32 bits, mas o que encontrei foram polígonos tremidos e texturas horríveis no Playtation e no Saturn. Isso mostrava que a Model 2 estava muito à frente do tempo. Quando chegou o N64, vi que também não conseguia fazer nada parecido, e além disso tinha visto o Sega Super GT rodando na Model 3, o que foi um massacre.
o Adento topzero: a Emulação do Saturn Evoluiu de forma estrondosa nos últimos anos 1 - SSF (Sega Saturn Forever) sempre foi difundido na comunidade e hj conta com muitos recursos sofisticados de reescalonamento, filtros e outras melhorias 2 - YabaSanshiro (projeto oriundo do Yabause) um pouco mais limitado no geral e menos compatível mas traz um recurso sensacional para jogos 3D a emulação das texturas rescalonadas, efeito que pesa na emulação mas compensa muito, por exemplo Bulk Slash e Burning Rangers se passam por jogos do Dreacast lindamente 3 - Mednafen (ou Beetle Saturn no RetroArch) simplesmente a mais fácil configuração e compatibilidade, quando ele surgiu ja impressionava pela qualidade de emulação mas o pessoal reclamava bastante que era muito pesado, eu mesmo fiz um vídeo a respeito em 2018, hoje tenho uma playlist com algumas jogatinas breves apenas para testar jogos e não teve um único jogo que eu não consegui jogar, usando as 3 opções apenas para extrair o melhor de cada programa uma coisa que é necessária para o Mednafen é uma frontend para facilitar a configuração (recomendo a Mednaffe) e que os jogos estejam em formato "Bin/Cue"
@@cabelo75_slot80 da uma chance do Mednafen po, sou fa do projeto justamente por ele ter enterrado a dificuldade em rodar o Saturnão pelo que vejo a gelara que coleciona ficou afastada do cenário da emulação e continua falando da suposta dificuldade, que sejamos sinceros realemente foi osso por muito tempo
@@RevivalHorror Tranquilo, Rudolph! Nem é por escolher o Yaba ou outro, só conheço até então o SSF e não tenho preferência restrita a um ou outro emulador, desde que rode sem precisar de drive virtual. Posso testar o Mednafen sem pro!! Abraço, bro!!
Acho que a Nintendo se focou melhor na produção dos jogos e a SEGA em fazer um videogame comercial focado em vender videogame, e que até acerta as em alguns aspectos. Concerteza era melhor ganhar um Megadrive Saturn que um Polistation.
O 64x teria dado certo? 🤔✨Playlist sobre a SEGA: aperte.cc/ListaDaSega
✨Playlist Dos Consoles 👉bit.ly/consolesplaylist
✨ Bora Chegar nos 130k? Se inscreva no Aperte Start 👉 bit.ly/canalapertestart
✨ Contato Comercial: contato@apertestart.net
✅ Conheça meu segundo canal, o Outro Start bit.ly/outrostart 👊
✅ Quer Apoiar o canal? Participe do Clube de membros:
th-cam.com/channels/0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w.htmljoin
✅ Músicas que eu uso nos vídeos:
Epidemic Sound (30 dias grátis pelo link) bit.ly/3P1Vm1q
✅ Redes Sociais
Discord: bit.ly/3a86O8m
Instagram, Facebook: @apertestartoficial
Grupo oficial no Telegram: bit.ly/2w0vMa4
🎁 Quer me enviar alguma coisa? Manda para Caixa Postal (e avise)👊
Eduardo Peixoto
Rua Holanda, 202
Caixa Postal 4132
Curitiba PR
CEP 82501970
SEGA: a casa da toshiragem!
SEGA: o parquinho em chamas! 'Sim' ou 'com certeza'!
Se tivessem conseguido dominar os processadores e sistema do Saturn teríamos games com gráficos maravilhosos! Infelizmente os ports de 'Resident Evil' e 'Castlevania Symphony of the Night' são piorados rm relação às versões de PS1! Ele têm sérios problemas com efeitos de transparências e algumas texturas! Já joguei ambos, são divertidos MAS gráficos feios, horríveis!
@@alcione1977 Pra 3D o Sega Saturn é muito ruim 99,99% dos jogos.
Seria um flop maior do que o do 32X
2022 e o Ed consegue trazer algo que a gente não sabia kkkkkk muito bom
O Ed é fantástico cara.
Engraçado como o tempo passa mas a Sega ainda rende assunto.... Excelente video.
A história da Sega e da Atari dariam um livro de como não se administrar uma empresa. Impressionante como gastaram dinheiro com flops e coisas que depois decidiram, para nossa sorte, não lançar.
A Atari fez muito console e microcomputador caseiro que flopou. Atari 5200, 7800, Lynx, Jaguar....acho que só o Atari ST que foi uma linha de micros de 16 bits usando o Motorola 68000 que teve relativo sucesso especialmente em produção de áudio.
Tudo na Sega era atabalhoado, sempre informações desencontradas e planos doidos. Fora a briga entre as duas Segas. Eu lembro ter ido a uma locadora e o cara lá me falar que o Saturn ia receber um cartucho pra rodar o VF3, imaginei, "nem a pau". VF2 já foi um milagre... Há uma versão deste VF3 atribuída ao Saturno pelo TH-cam, parece verdade. O maior acerto da Sega foi o Kalinski, o pior foi fazer tudo na ansiedade, parecia que não tinha comando, o Kalinski tinha uma visão bem pé no chão do que era possível ser feito e como derrotar a concorrência.
Tom Kalinski merece uma estátua e feriado mundial por tudo que fez e enfrentou na SEGA! Ele previu já na época do Mega Drive / Genesis (quando iam iniciar o projeto do 32x e Saturn) que a SEGA não duraria muito com aquela ""filosofia"", inveja e xenofobia japonesas, brigas internas e falta de visão do mercado, total descontrole dos projetos!
Verdade, Kalinski foi bem até o ponto que o Nakayama foi convencido pelos executivos japoneses a não apoiar o presidente da Sega of America que achavam que ele ia fazer "mágica" com o Saturn como fez com o Mega Drive. Além de cada vez menos poder, Saturn tinha a maldição do hardware obtuso de se programar, não tinha times USA milagrosos o suficiente pra salvar o console como a STI fez com o Genesis.
Eu imaginei o cenário onde a Sega repete o erro, coloca uma equipe pra desenvolver o 64x e outra pra desenvolver o Dreamcast, e no fim das contas lançar os dois com poucos meses de diferença
Aí era muita burrice sega cd depois 32x kkkk aí era foda
Eu realmente acredito que o Saturn é uma placa de arcade chamada Titan , que ja existia em 1993 e tem jogos idênticos em ambos, agora se as duas coisas são a mesma coisa, pode ser que o saturn foi aproveitado para arcade de baixo custo, e não ao contrario, tem um revista que alguém da Eidos fala sobre Tomb raider 2 do saturn seria adiado ate a Sega lançar o cartucho de VF3, devido a dificuldade de colocar o game nele. Saturn tem muita historia, eu tive um no lançamento e foi a minha libertação, gostava muito KOF e vendi meu neo geo CD assim que vi que jogos da SNK ficavam perfeitos no Saturn. Saturn tinha um fator importante: ter um neo geo e uma cps em casa, e ao mesmo tempo jogar tomb raider e resident evil, isso me fez escolher esse video game e jamais me arrependi. em 1997 troquei ele de mano num 64 pra jogar 007.
parabéns pelo canal, seu respeito pelos games e consoles é admirável, eu fui para o PC 1998 e nunca mais usei consoles, vc deve ter muita coisa pra falar sobre PCs, tenta fazer videos sobre PC tb, a comunidade de MICREIROS e grande... e tem muito assunto que vc com certeza manja... 3dfx, voodoos, Riva tnt, geforces e radeons, aquele kit multimídia creative, tb são importantes para historia dos games.
E ae Regis, td certo mano? A Titan é um Saturn, não tem dúvida. No entanto, a origem do Saturn não é a Titan, é a model 1. Tenho certeza disso. A Titan é um projeto que foi feito em paralelo ao saturn, provavelmente depois da grande revisão de design. Um projeto foi para o mercado doméstico, e o outro foi para o mercado de arcade, eu pelo menos entendo assim.
E sua sugestão de entrar no assunto PC, está nos planos 😁
Era comum ter placas com múltiplos chips anos 90 era a era do Offboard, no mundo dos PCs você tira placas com diversas conexões VESA para cada coisa, ai veio o PCI, depois o AGP etc. O Playstation 1 tinha como vantagem o fato de que quase toda a tecnologia era feita pela própria Sony, o MIPs dele tinha seu próprio motor de geometria que era transferida em blocos via DMA para a GPU que tinha um poderoso framebuffer e cache de textura. Além disso ele decodificava MPEG sem chip adicional e não tinha qualquer diferença em nível de memória para a expansão.
A Sega ela tinha ampla intenção de vender Saturn não apenas como um vídeogame mas como um PC. No Japão a adesão de PCs não foi feita na mesma naturalidade que no ocidente, então as empresas de consoles faziam acordos com empresas de PC ou colocava funções de PC no console para estimular esses recursos e todo o projeto de internet da Sega começa no Saturn.
Provavelmente sim, mas atualmente nem se fala nao é mais a mesma.
A Lockhead Martin é só a fabricante do SR71, o avião mais rápido do mundo. Quase tecnologia de foguete no Saturn.
Ed... Como dito pelo atual CEO da SEGA, a SEGA é empresa mais humana que existe. E realmente é, se vc pensar de como ela errou e acertou na vida dela!
Como vc disse, ela nunca teve preguiça de trabalhar, criar, inovar... Mas como todo ser humano, errou pra poxa! Brigou consigo mesma! E isso foi o que fez ela sair do mercado de consoles.
Essa raiz arcade, que Sega tem e essa vontade de colocar o arcade em casa é um dos motivos que lascou a empresa.
Mas rendem histórias até hoje!
Valeu pelo vídeo!!!
Ah!! Vi meu nome nos créditos!!! Huhuhahaha!!! Valeu mesmo!!!
Tamô junto!!!
Inté!!!
Ed, seus últimos vídeos dedicados a falar de hardware estão simplesmente sensacionais. Por trabalhar com tecnologia, esses assuntos são muito interessantes pra mim, e a paixão pelos games, consoles e computadores são diretamente responsáveis por quem me tornei como profissional e tem íntima ligação com aquilo que escolhi pra trabalhar na vida. Parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de ver mais vídeos relacionados aos processadores do PS2 e PS3, que são arquiteturas fascinantes. Um grande abraço!
Sempre gosto de lembrar dessa época. As empresas tinham umas parcerias fora da caixa, mas nenhuma foi mais bilong das galáxias que a Sega. Só tenho um asterisco pra comentar. A Model 1 foi desenvolvida com o braço aeroespacial da GE, que era concorrente da Lockheed Martin que ajudou com a Model 2; mas o comentário mesmo é que a Model 1 não tem muito a ver com o Saturn. Chegou a acontecer o caminho inverso, a Sega acabou lançando a Sega Titan Video ou ST-V, placa arcade baseada no Saturn, um pouco mais forte que a Model 1.
E claro, Model 2 e Model 3 foram as maiores exibições de força bruta da história. Acho que nunca mais apareceu hardware dedicado tão mais à frente do que tudo o que havia no mercado.
Existe um termo que o avgn fala do combo do 32x que acho perfeito: " O 32x e o Sega cd no mega drive, fazem parecer que o mega esta no suporte de vida" kkk
Mas a Sega não foi a única a lançar add-ons. A Nintendo e a NEC já fizeram isso também.
@@alvarochaves1999 nenhum deles de forma horrível como a sega fez
@@gutofreitas84 A Nintendo lançou o "horrendo" Famicom Disk System.
Os disquetes e o leitor eram frágeis, era mais fácil de piratear do que os cartuchos e esse papo de que os disquetes armazenam mais do que os cartuchos provou--se mentira com o lançamento de Ganbare Goemon! Karakuri Douchuu (com 2 megabits de tamanho)
@@alvarochaves1999 o Famicom Disc System ainda vendeu muito mais no Japao, e é lembrado com carinho pelos fãs. Já o 32x? Olha o único que se compara ao fracasso do 32x na Nintendo, é o Virtual Boy, e nem era um addon. Até o mesmo o Wii U, um dos maiores fracassos, ainda vendeu 12 milhões de unidades.
@@alvarochaves1999 e a Sega quase fez a mesma besteira com o Zip Drive, que ia lançar para o dreamcast. Mas vou te falar, a Sega de hoje é ai da pior, lançar um lixo anunciado como Spnic Frontiers entre GOW Ragnarok e Pokemon??? Kkkk
Mano, o Sega Saturn precisava de mais tempo pra ser desenvolvido. A Sega vacilou muito nessa época, console tinha sim muito potencial. Seria melhor ter lançado ele em 1995 ou 1996. Até lá, o mega drive poderia ter uma última remessa de jogos pra segurar as pontas, porque ele ainda era bastante popular e vendia bem. Mais um vídeo top Ed.
Ainda mais com o lançamento do 32x! A Sega concorreu com a Sega!!! E pra piorar o Virtua Racing e Mortal Kombat 2 de 32x ficaram superiores ao do Saturn! 🙆
@@rodrigomomo4850 ficaram superiores, porque talvez até nisso tiveram pressa pra lançar (piada) kkkkkkkk
@@rodrigomomo4850kkkkk verdade
Hoje em dia é tão legal o meio de jornalismo de jogos eletrônicos,
Imagina essa facilidade nos anos 90 no Brasil.
Incrível como que a Sega não percebeu que o futuro era o 3D, ela própria já havia lançado jogos e acessórios com foco no "3D" para o Gênesis e fez a cagada de projetar um hardware de nova geração focado no 2D, isso sim foi um tiro no próprio pé sem tamanho, é com saber que o caminhão vai cair lá ladeira e ao invés de pisar no freio e retomar o controle, ela pisasse no acelerador com tudo pra cair ladeira abaixo e levar todo mundo consigo
Pois é... numa realidade paralela ideal, a SEGA teria lançado o Sega CD para o Mega como um addon que turbinaria ele no 2D, aproximando o Mega do Neo Geo, o 32X nunca existiria, e quando fosse pra lançar o próximo console focariam no 3D e fariam direito, como fizeram com o DreamCast. Se as coisas tivessem rolado assim, a história hoje seria outra e a SEGA talvez ainda estivesse no topo.
Verdade, hoje até voltaram a paixão pelos jogos em 2D juntamente com os 3D mas no final dos anos 90 o 3D era tudo que o pessoal queria.
@@alexandremondo Naquele tempo peças de hardware eram mais caras que hoje em dia.memoria ram era um absurdo de caro,tanto que vc via vários videogames com no máximo 2 mega de ram.para fazer um sega cd era carissímo.
@@alexandremondo eu já acho que a Sega poderia lançar o Genesis 1 ano depois ( 1990 )já com CD como mídia principal e um processador melhor que tivesse um áudio e uma paleta de cores melhor , sem cartucho, ou com uma entrada de cartucho para memória extra , daí o Saturn poderia sair focado no 3D e com retrocompatibilidade total com o Genesis.
Claro que pensar nisso hoje em dia é moleza, mas não custa nada sonhar
@@markvinis Sim, tem razão, era muito caro e mesmo assim eles fizeram. O que eu quero dizer é que eles deviam ter feito o Sega CD como algo para competir com o Neo Geo, exclusivamente em 2D e só depois fazer um console voltado para o 3D. O Mega e o Neo Geo possuem algumas semelhanças de hardware, principalmente o processador principal que é o M68000, mas é claro, o Neo Geo possui muito mais memória e um chip gráfico bem mais poderoso. Eu penso que a SEGA podia ter pensado em aumentar o poder do Mega com mais memória e um chip gráfico novo, além da possibilidade de ler CDs, mas o projeto do SegaCD foi todo bagunçado desde o início também. Só pra vc ter ideia, dentro do SegaCD tem outro mega drive completo, acredita? Os japas estavam doidos... agora imagine se eles tivessem feito direito e a gente tivesse um Sega Cd rodando ports de King of Fighters ou Metal Slug com fidelidade?
Se a Sega estivesse no mercado de console até hoje, seria fã incondicional. Pena que ela perdeu pra ela mesma.
O que eu pensei sobre tudo isso é que eu adoro ouvir você contando todas essas histórias sobre videogames, desde as mais conhecidas até as mais obscuras como essa! Dá pra sentir quanta dedicação, amor e carinho você coloca nos seus textos e nos trabalhos como um todo. Valeu, Ed!
Muito obrigado André 👊❤
A ideia dos processadores do saturn não era ruim, a dificuldade das desenvolvedoras era usar o que ele podia oferecer, quando há dificuldade em usar certo hardware a solução é sempre ir pelo caminho mais fácil, o Saturn tem títulos maravilhosos mas nada perto da abundância do PS1!
Mesma coisa se passou com o Atari Jaguar, que tinha dois processadores em conjunto mas ninguém sabia como usar.
O que saturn se destacava era jogos 2d em relação ao ps1 mesmo, os loadings eram muito rápidos nos jogos de luta diferente do ps1, mas a abundância de jogos realmente matava a pau no console da Sony, valia mais a pena investir no ps1 no fim das contas.. mas lembro emprestrar um saturn num fim de semana e tinha jogos ótimos.. quem tinha a folha o certo era ter ambos rs
Se tivesse suporte a jogos de mega drive com certeza seria um enorme sucesso.
Muito louco a capacidade da model 3, os gráficos são melhores que os do ps2, console que nem havia sido lançado na epoca.
A SEGA foi a empresa que mais se autossabotou na História dos Games. Incrível como uma empresa com jogos tão geniais perdeu pra si mesma.
Ed é um cara diferenciado com um canal diferenciado e um público diferenciado!
sobre e as conversões da model2 e saturn não acho que a diferença tenha sido tão brutal assim,VF2 no saturn foi um verdadeiro milagre técnico e ficou idêntico ao arcade obvio que com perdas nos cenários e personagens ,daytona CCE foi consertado o erro da primeira conversão ,sega rally,virtua on ,Figther viper ,foram todas conversões bem descentes mais por merito das equipes do que pelo hardware do saturn
Como você mesmo disse, foram milagres, mas parou por aí. Pouco tempo depois com o VF3 nem com reza braba! Já no PSX conseguiram rodar o concorrente Tekken 3 com maestria!!!
@@rodrigomomo4850 mas tbm a o placa systen 12 que era uma system 11 com mais ram e essa por sua vez era um ps1 nos arcades era beeemm inferior a model 3,até a model 2 era superior a sytem 12
Caramba Ed. Vlw por falar da minha sugestão. Sabia q existia, mas sei quase nada sobre ele.
Vc e topzera
Abraço
Parabéns pelo seu trabalho!!! O retorno é merecido!
Essa confusão toda logo depois do sucesso do Mega Drive. Lamentável!
HAHAHAHA
Ed, você é um cara abençoado. Obrigado por trazer esse tipo de conteúdo. Existem muitas coisas esquecidas e obscuras dos anos antigos dos games e que hoje poucos dão atenção em uma época de 4k e 60fps.
Obrigado por lembrar o mundo da época mágica dos games. Quem viveu, sabe
Essa lenda do 64X do Saturn me lembrou o N64 DD, que apesar de ter visto a luz do dia, estava em umas circunstâncias bem parecidas e é quase uma lenda também pela quantidade de jogos lançados no N64 DD.
O Sega 32X foi o pior produto da Sega,ainda bem que esse acessório nunca chegou para o Saturn😅,o Saturn era uma máquina incrível não tinha necessidade alguma de acessório,Virtual Fighter 2 é um ótimo exemplo que o Saturn poderia sim entregar jogos em 3d,o problema foi a Sega do Japão escondendo o kit de desenvolvimento,péssimo lançamento no Eua entre outros vários erros da Sega. Parabéns Ed ótimo vídeo
Mexeram tanto no Saturno que nem a Sega sabe o que fez.
Ed, ótimo vídeo. Fala sobre o Tera Drive e o Sega Neptune.
mano o roteiro e conteúdo que vc produz é excelete! Parabéns!!!
Como fã da sega, fiquei muito triste com os sucessivos fracassos e o encerramento da produção de consoles.
Eita! Dessa eu não sabia!
Eu lembro qndo o Mega Drive virou um megazord...
Mas o Saturn nunca soube
Tamo junto nesse mundo dos games, Ed!
Ed , sou seu fã faz tempo, assisto o máximo de vídeos do aperte start, parabéns pelos novos trabalhos meu amigo. Que Deus abençoe grandemente sua vida sempre 🖐️🙏🏻
Em poucos segundos o cara fez uma comparação perfeita e bem humorada sobre os gráficos 2d pixelados e os poligonais gráficos 3D do ps1 e seus concorrentes
Sempre achei uma pena a Sega ter saído do mercado de consoles.
A idéia da expansão era boa na teoria mas na prática iria afastar mais ainda os desenvolvedores por acrescentar mais chips no já complexo hardware do Saturn, sem falar que ad-ons nunca foram muito aceitos pelos consumidores que na imensa maioria só querem ligar o aparelho e jogar.
Deviam ter feito como a Nintendo no SNES e N64: O upgrade já vinha com o jogo, o Starfox tinha o SuperFX e o DK64 vinha com o Expansion Pak na caixa
Curto muito essas histórias!!! Sempre bom ouvir e assistir essas imagens 🙂
Tenho o meu Sega Saturn até hoje, e mantenho ele bem cuidado aqui.
O power base não era exatamente um add on, a compatibilidade com o Master System estava no próprio hardware do Mega Drive, o power base servia apenas para acertar o encaixa dos pinos já que os cartuchos de Master System eram diferentes do Mega Drive.
Cara vc falou tudo a sega era demais bem a frente de seu tempo que nenhuma empresa ou produtora conseguia fazer
Seu canal é o melhor sobre informativo de games. Sem exagero.
Sucesso.
Se tem uma coisa que me deixa fascinado, são os hardwares dedicados de antigamente, hoje é tudo um PC, mas antigamente eram feitos do zero, acho isso muito massa.
Confesso que tentei colocar o cartucho do Sonic 2 no Sega Saturn do meu irmão mais velho na época 😂😂
Estava jogando Pandemônio e me veio a idéia na mente😂
Sega tornou o Saturn complexo não apenas por causa do Playstation, na verdade a Sega não estava preocupada com a Sony pois essa era novata. Toda a implementação do Saturn e sua expansão não foi feita pela Sega e sim a Hitachi e tudo se baseou em atender as exigências da Sega que se preparava para enfrentar a Nintendo com seu console de 64 bits. Foi por isso que eles implementaram 2x SH-2, a capacidade em MIPs de cada SH-2 era de 25mips enquanto um Overclock afetaria diretamente a velocidade do circuito como um todo, a Hitachi aproveitou a implementação de um multiplexador de hardware permitindo multi processamento comutado entre os chips, o problema é que embora fosse chips iguais, eles não enxergavam o mesmo endereço, não tinha um cache L3 como os CPUs modernos, então o número de instruções ficou limitado a 4 operações ciclo com um longo tempo de 890ns de acesso, isso prejudicava o aproveitamento total de ambos os CPUs em situação real.
Sobre ir a Polígonos e essa afirmação e retirada de um depoimento de Hideki Saito, a verdadeira intenção inicial da Sega é que da mesma forma que o Mega Drive tinha como base o System 16 o Saturn inicialmente pretendia trazer o System 32, então o hardware inicialmente foi criado como um gerador de Sprites em profundidade mas paralelamente a Sega viu muito mais sucesso no Model 1 no Setor arcade e aí sim entra o Playstation onde a Sony cria o que conhecemos hoje como GPU, um processador de polígonos. Então eles sentem que precisam ir em direção a um futuro mantendo essas bases e a Sega vai nisso com a cabeça de uma empresa de arcades e nos arcades eram comum ter placas com diversos processadores seriais, era um pouco diferente do cenário PC onde você tinha processadores programáveis que gerenciavam todos os recursos. O Saturn era atroz para esse último tipo de desenvolvedor, e é onde aparece o relato de John Carmack falando de como portar jogos ID para Saturn foi um inferno, porém a ID já tinha portado Doom para o 32x antes e a versão Saturn de Final Doom é baseada nessa versão que já era um port de Jaguar, e não na versão equivalente do Playstation usando um novo motor gráfico. Outro ponto é a incompatibilidade, SH-2 foi feito exclusivamente para o Saturn e não era compatível com binários do Mega Drive, Sega CD ou 32x, por isso portar jogos de qualquer console mais antigo exigia a reprogramação total destes isso deixou o console isolado a games novos porém com uma biblioteca pior que dos rivais.
A Sega ficou presa a Hitachi devido ao custo baixo e proximidade porém o custo de semi condutores aumentou no pós 1994 o que tornou essa coisa de colocar múltiplos chips inviável e o lucro tornou-se prejuízo.
Quando eu era criança eu achava o máximo acessórios como o Adaptador de Master System para o Game Gear, e para o Mega Drive, acho que foi de fato a única coisa que deu realmente certo, mas aí estamos falando de retro compatibilidade, no caso de upgrade é realmente um tiro no pé, imagina ter que comprar o console mais outro dispositivo que custava o preço do console para desfrutar de poucos jogos, sábia foi a Nintendo em nunca ter trazido pro ocidente o Famicom Disk System, nem o Stela View, nem o sistema de disquete do N64 que eu esqueci o nome.
Deviam ter feito como a Nintendo no SNES e N64: O upgrade já vinha com o jogo, o Starfox tinha o SuperFX no próprio cartucho e o DK64 já vinha com o Expansion Pak na caixa
Excelente! Amo essas histórias das cagadas da SEGA kkkkkk Sou saturneiro, tenho 2 e não adianta passar pano, a SEGA falhou feio na época.
Também amo o Saturn desde adolescente quando comprei o meu e ele tem jogos 2d que são fantásticos até hoje mas a verdade é que no 3d ele era uma m@erda perto do ps1 e ele foi lançado na época que o 3d virou o padrão da grande maioria dos jogos.
Além de questão de preço e não ter tantos jogos como no console da Sony a galera estava cabreira com a Sega na época com aquele "rolo" de 32x, mega cd e tal, que tiveram poucos jogos e foi descontinuado rapidamente, muita gente não sentia confiança mais. Mas lembro de emprestar um Saturn num fim de semana com muitos jogos e tinha ótimos títulos, a vontade era ter tido ambos.. mas na balança da escolha a abundância de jogos do ps1 acabava pesando muito na escolha.
Vi seu canal pelo canal do ucolecionador e gostei pra caramba do seu conteúdo mais um inscrito!
Ótima pesquisa e comentários bem animados. Gosto bastante desse canal q tem como tema o melhor entretenimento do mundo, videogames!
Eu tive um Saturn, foi uma decepção, em matéria de jogos 3D a rival Sony estava anos Luz a frente, o que fiz? Vendi meu Saturno e comprei um Playstation.
Que muita gente não percebe, é que quando a Sammy se fundiu con a Sega, ela deixou de ser a Sega que amávamos, , virou só una softwarehouse, e ela está pior, fazendo jogos e consoles mini ( e estes só no japão) questionaveis. Já vimos que a franquia Sonic, principalnente depois de Sonic Heroes, teve poucos jogos bons em 3d. A catástrofe que está se montando com Sonic Frontiers, é evidente.
Se serve de consolo a Sony vai ser a próxima a rodar
@@AtahbaKharbussi concordo.
@@AtahbaKharbussiconfia
Em pensar q já tive um desse quando eu era criança rsrs , foi meu primeiro vídeo game de Cd , se não me engano ele era destravado através de um cd q vc colocava pra roda antes de colocar o paralelo.
Excelente vídeo como todos no canal, obrigado pelas informações!
Que canal é esse meus amigos!! Ed sempre trazendo fatos surpreendentes. Vida longa e sucesso ao canal!!
A SEGA é uma Softhouse que se aventurou no mercado de consoles. A que mais se aproximou das grandes
Conteúdo sempre magnifico Ed, muito bom o vídeo.
joguei mto Saturno na casa do meu primo, e é triste de ver a história dele, sendo que a gente se divertia tanto naquelas férias nos anos 90
'Quando uma ideia da certo é normal tentar repetir. Quando uma ideia da errado, quem é que vai tentar repetir? A Sega, claro'. Kkkkk mais um excelente vídeo.
Fala, Ed!
Ótimo vídeo.
E vc me deixou com saudade do meu Dreamcast. Hahaha.
Deixa eu perguntar: vc não acharia bom fazer um vídeo sobre a placa Atomiswave?? Eu sempre tive um "crush" com ela, assim como tinha com o Neo Geo.
Até pq eu joguei muuuuuito Guilty Gear, e amo Hokuto no Ken (mangá, anime, games, etc).
Valeu!
a sega tava completamente perdida na quinta geraçao. se preocupou demais com hardware e pouco com os jogos. foi triste ver como ela se auto destruiu.
Por alguma razão eu me simpatizei muito com o Dreamcast. Era um bom console, tinha um joypad bem ergonômico e até fez um certo sucesso. Infelizmente o Dreamcast foi atropelado pelo PSX 2, foram as últimas fichas da Sega no mundo dos consoles. Agora só dá pra reviver emulando.
O Dreamcast e o Gamecube foram dois videogames injustiçados.
Nenhum dos dois são ruins.
Ed faz um vídeo sobre o Sega Pluto, ouvi falar por alto desse possível console nunca lançado da Sega e fiquei curioso, mas existem poucas informações ou vídeos falando sobre ele.
Tive quase todos os consoles da SEGA tenho Saudades!
ED eu tbm sou ED....completos meus dias assistindo os vídeos do Apert Start abraço e sucesso
Foram muitas cassetadas na Sega primeiro o desentendimento da Sega USA e Sega Japan
Depois um console que não era bom. Em. Poligonos e pra matar de vez os $299 do play 1
Caraca, até então eu achava que a Lockheed só fabricava aviões tipo o SR-71 Blackbird.
Nossa mano, nunca tinha ouvido falar desse 64x kkkk ótimo conteúdo amigo 👍🎮 adorei 😎
Eu sou o único que, junto com o Ed, bate a mão no próprio peito e estala os dedos falando: "então tamo junto, e vamo bora"?
A historia verdadeira e bem contata.
Se isso não acabar com os boatos de que a sony minou a sega. Eu n sei mais o que pode fazer fã boy mudar de opinião.
Parabéns pelo trabalho.
Sou apaixonado por games e aficcionado pela sua história!
Não faz sentido falar que o Sega Saturn estava desafado em 3D em relação a própria Sega só porque a versão dele de Virtua Fighter 2 é inferior a versão de arcade. Os jogos do PS1 também não eram iguais aos de arcade. As placas de arcade eram muito mais caras e sofisticadas e consoles caseiros sempre foram mais fracos. E o Virtua Fighter 2 na verdade é um jogo que mostra o quanto o Saturn não era ruim com 3D, quando os desenvolvedores entendiam e sabiam extrair o poder do aparelho. Os modelos são detalhados, ele roda no modo alta resolução (480i) e a 60fps
Ed só traz conteúdos tops! 👏👏👏
Em meio a tanta confusão dentro da Sega o PlayStation nem teve dificuldades realmente pra abraçar o mercado, você vê esses documentários e não acredita como uma empresa pioneira e tão experiente conseguiu afundar dessa forma.
Fala Edy blz.Mais uma matéria topzeira quanto mais tempo passa mais história aparece sobre a SEGA o empresa que adorava sabotar seus projetos olha nunca vi nada igual tudo que ela fazia era pra destruir o que já tinha feito isso podemos dizer sega CD o 32x e agora sega Saturn.
Quero ver quando vc contar a história do Dreamcast como ela sabotou seu último game
Quando se ver a qualidade dos teus vídeos e as informações, a impressão que se dá é que tudo isso é feito com no mínimo 3 pessoas! Mas vc faz tudo sozinho, isso é interesante...
seria bom se fizessem um cartucho que desse mais 32 bits para o sega saturno como a entrada de expansão tinha essa função imagina se isso fosse possível
como hoje nos computadores
Já que citou o Titanic, bem que a Sega deveria fazer um comercial "não seja igual ao Airton Senna, não me deixe morrer na curva".
Seriam as versões Pro dos videogames novas formas de add-on de potência? Ótimo vídeo, como sempre. 😋
Tipo isso. Só que hoje em dia tem que comprar tudo de novo kkkkk
Dessa eu não sabia, Sempre achei que o 32X foi bem desnecessário, imagina replicar essa ideia de novo, ia flopar com mais força do que a 1° Vez
Eu particularmente gosto muito do desempenho do 32x, só acho que ele chegou num momento totalmente errado e desnecessário. Fazendo a Sega concorrer com a própria Sega!
Virtual fighter é um jogo que mostra muito bem como que o 3D da 5° geração envelheceu muito mal.
Amava qdo era jovem mas hj não tanko 5 minutos
Só conteúdo de qualidade!
Sensacional 🕹️🎮💙
Da existência desse não sabia mano. Nunca ouvi falar. Obrigado por compartilhar. Abra o do Spidermarmo
Agora siiiim meu nome está na lista! Obrigado!!! 😌
Adoro seus vídeos são bem explicados
Parabéns
melhor narraçao do yt s2
Adoro esse canal parabéns
Eu tive um Saturn na época, era muito bom mas os jogos eram caríssimos e então eu dependia das locadoras ter os jogos disponíveis. Mas o hardware dele era melhor que o do PlayStation .
Need for Speed 1, virei a noite jogando na casa de um colega de escola, muito bom!
Obrigado pelo ótimo vídeo Ed. Um dia faça sobre a evolução que o Direct X trouxe para os jogos de computadores.
OpenGL, não? Tudo quanto aparelho utiliza OpenGL para aplicações gráficas
Ótimo vídeo como sempre. Até vi essa foto uma vez, mas nunca fui atrás pra entender do que se tratava.
O Mega Drive só não se deu bem no Japão, mas no resto do mundo ele foi ótimo, mas o Saturn só se deu bem no Japão e fracassou no restante do mundo, e a responsável por isso foi a Sega do Japão, será que valeu apena fazer o ocidente aposentar o Mega Drive as pressas pra lançar um console voltado totalmente para o público japonês? O tempo mostrou muito bem que não haha. O problema que quando um produto de uma empresa faz sucesso, a empresa fica refém de seu próprio sucesso. Se e Sega do Japão tivesse dado ouvidos a Sega americana e entendido as tendências futuras do Mercado, quem sabe o Mega Drive poderia ter tido um final mais digno, o Saturn tivesse sido melhor desenvolvido, e ter feito uma transição suave entre as gerações, e principalmente, nada de 32X, o resultado teria sido muito diferente, sem dúvida, e um caso como esse do vídeo mostra muito bem como uma empresa sabe que fez muita besteira, que isso tinha custado muito caro pra ela e quando se deu conta, infelizmente já era tarde. O Saturn era até uma ótima máquina, mas teve um preço, fazer um bom uso de tantos processadores foi uma tarefa pra poucos, se ele tivesse feito sucesso, quem sabe a Sega tivesse se esforçado para lançar um Virtua Figther 3 pro Saturn, mesmo com algum hardware adicional, mas que fosse decente? Acho que sim, e seria maravilhoso hahahaha
Abraço
sou fascinado por essa epoca.Hj em dia o mercado amadureceu mas perdeu esses misterios.Hj sony e ms usam o mesmo processador,msm processos de producao etc.
Nos anos 80-90 era só "mato"kkkkk e tava todo mundo tentando achar o melhor jeito pra produzir seus consoles
A história da Sega e da Atari dariam um livro de como não se administrar uma empresa. Impressionante como2022 e o Ed consegue trazer algo que a gente não sabia kkkkkk muito bomas Segas. Eu lembro ter ido a uma locadora e o cara lá me falar que o Saturn ia receber um cartucho pra rodar o VF3, imaginei, "nem a pau". VF2 já foi um milagre... Há uma versão deste VF3 atribuída ao Saturno pelo TH-cam, parece verdade. O maior acerto da Sega foi o Kalinski, o pior foi fazer tudo na ansiedade, parecia que não tinha
@ren7a8ero
há 10 meses
Sempre gosto de lembrar dessa época. As empresas tinham umas parcerias fora da caixa, mas nenhuma foi mais bilong das galáxias que a Sega. Só tenho um asterisco pra comentar. A Model 1 foi desenvolvida com o braço aeroespacial da GE, que era concorrente da Lockheed Martin que ajudou com a Model 2; mas o comentário mesmo é que a Model 1 não tem muito a ver com o Saturn. Chegou a acontecer o caminho inverso, a Sega acabou lançando a Sega Titan Video ou ST-V, placa arcade baseada no Saturn, um pouco mais forte que a Model 1.
E claro, Model 2 e Model 3 foram as maiores exibições de força bruta da história. Acho que nunca mais apareceu hardware dedicado tão mais à frente do que tudo o que havia no mercado.
18 foco no "3D" para o Gênesis e fez a cagada de projetar um hardware de nova geração focado no 2D, isso sim foi um tiro no próprio pé sem tamanho, é com saber que o caminhão vai cair lá ladeira e ao invés de pisar no freio e retomar o controle, ela pisasse no acelerador com tudo pra cair ladeira abaixo e levar todo mundo consigo
19
Responder
Responder
adoro teu canal cara.
Massa o video, parabéns.
A era 32/64 bits em geral foi só decepção em questão de hardware. Quando eu vi Daytona USA no Arcade (que roda na Model 2) no final de 94, esperei ver algo parecido na geração 32 bits, mas o que encontrei foram polígonos tremidos e texturas horríveis no Playtation e no Saturn. Isso mostrava que a Model 2 estava muito à frente do tempo. Quando chegou o N64, vi que também não conseguia fazer nada parecido, e além disso tinha visto o Sega Super GT rodando na Model 3, o que foi um massacre.
o Adento topzero:
a Emulação do Saturn Evoluiu de forma estrondosa nos últimos anos
1 - SSF (Sega Saturn Forever) sempre foi difundido na comunidade e hj conta com muitos recursos sofisticados de reescalonamento, filtros e outras melhorias
2 - YabaSanshiro (projeto oriundo do Yabause) um pouco mais limitado no geral e menos compatível mas traz um recurso sensacional para jogos 3D
a emulação das texturas rescalonadas, efeito que pesa na emulação mas compensa muito, por exemplo Bulk Slash e Burning Rangers se passam por jogos do Dreacast lindamente
3 - Mednafen (ou Beetle Saturn no RetroArch) simplesmente a mais fácil configuração e compatibilidade, quando ele surgiu ja impressionava pela qualidade de emulação mas o pessoal reclamava bastante que era muito pesado, eu mesmo fiz um vídeo a respeito em 2018, hoje tenho uma playlist com algumas jogatinas breves apenas para testar jogos e não teve um único jogo que eu não consegui jogar, usando as 3 opções apenas para extrair o melhor de cada programa
uma coisa que é necessária para o Mednafen é uma frontend para facilitar a configuração (recomendo a Mednaffe) e que os jogos estejam em formato "Bin/Cue"
Valeu Rudolph pelas dicas! Testando o Yaba aqui, já que o SSF precisa de drive virtual para "colocar o CD", a fim de poder rodar os games.
Abraço!!
@@cabelo75_slot80 da uma chance do Mednafen po, sou fa do projeto justamente por ele ter enterrado a dificuldade em rodar o Saturnão
pelo que vejo a gelara que coleciona ficou afastada do cenário da emulação e continua falando da suposta dificuldade, que sejamos sinceros realemente foi osso por muito tempo
@@RevivalHorror Tranquilo, Rudolph! Nem é por escolher o Yaba ou outro, só conheço até então o SSF e não tenho preferência restrita a um ou outro emulador, desde que rode sem precisar de drive virtual.
Posso testar o Mednafen sem pro!!
Abraço, bro!!
Acho que a Nintendo se focou melhor na produção dos jogos e a SEGA em fazer um videogame comercial focado em vender videogame, e que até acerta as em alguns aspectos.
Concerteza era melhor ganhar um Megadrive Saturn que um Polistation.