Solidariedade Ontem à noite, ouvia Nildo Ouriques, que partia do Chile, para chegar à revolução brasileira. Pela manhã, pego uma maçã para comer no recreio da escola. Vejo que a fruta tem, segundo um adesivo, procedência chilena. No caminho, infiro que o trabalhador chileno, naquela manhã, alimenta o meu trabalho. Isso, por si só, já seria um motivo que une meu trabalho ao trabalho chileno. Não obstante meu esquerdismo, abro o google e leio: que a gente é o que se come, que o corpo assimila o alimento para o crescimento, reprodução, movimento. Logo, mais que companheiros, naquela manhã, me coloco em apoio àquele movimento porque também sou o fruto do trabalhador chileno. Lucian
Boa tarde Onildo Muito bom todos os seus comentários, inteligentes e com.perspicácia. excelente. Obrigada por estas aulas tão maravilhosas, tanto no DE como aqui você nos da animo e esperança.
O Zizek falou isso há alguns anos, a crise é da social democracia não dá mais para aliar o estado de bem estar social com as demandas do ultra capitalismo e espoliação dos recursos naturais
Como se houvesse tal Estado de bem-estar social em qualquer país da periferia. Chegamos em algo proximo - nao tanto - no período próximo da ditadura militar, mas nada além. Nao confunda a Europa de Zizek com a América latina. A questão aqui está intimamente ligada ao imperialismo Estunidense e Europeu, por isso, além de expulsar o modelo, nao devemos esquecer de higienizar nossa maquina pública, suja com as mãos dos países e classes dominantes e dominantes-dominadas como é nossa Burguesia. Nao só o público, mas também as redes sociais e toda forma de interferência de outros países no Brasil deve ser eliminada na revolução.
Olha Nildo aquilo que você disse, algo mais ou menos assim, "gostar de viver com o próprio salário" é realmente o ponto de partida para uma renovação profunda nesse país. A síntese de que não existiu diferença de gestão entre os neoliberais e aqueles que se apropriaram dos valores da esquerda também é uma grande verdade, porém não acredito que seja um problema da política brasileira, e sim, da sociedade como um todo. Nem preciso dizer que antes de serem políticos, eram cidadãos que carregaram os valores da sociedade pra dentro da política. Temos uma série de problemas para enfrentar. Teremos que ter sabedoria suficiente para descobrir qual deles é o pecado capital, aquele que origina os outros pecados. Basta ir a um churrasco de fim de semana para perceber que pessoas que passaram pela vida acadêmica partilham da mesma opinião reducionista que pessoas que não tiveram a mesma sorte. A Universidade falhou e continua falhando como sempre escuto você comentar. Tive que passar por essa experiência, aos 52 anos, para perceber que a universidade tenta, mas não consegue ensinar, ela apenas treina como se fôssemos um exército de soldadinhos de chumbo. Sou senso comum, mas percebo que a volúpia pelo conteúdo pragmático atrapalha a busca pelo conhecimento. Talvez a falta de uma base de conhecimento no ensino fundamental e médio sobrecarreguem a universidade, não sei, só estou especulando. O fato é permanecendo ignorantes, mais seremos egoístas, arrogantes e prepotentes e tantos outros pecados. Para o cristianismo a inveja é o pecado capital, mas para o Brasil ainda não sabemos. Vale a dica Nildo, viver com o próprio salário é viver com humildade sem ficar refém dos privilégios oferecidos pelo sistema burguês.
boas colocações !! Quem estiver vivo pelas próximas décadas é que conseguirá acompanhar as mudanças que irão sobrevir (tanto as vindas pela direita quando as que nascerão de dentro da própria esquerda) e, só então, em algum momento lá um pouco mais adiante (talvez em até dentro de apenas uma década, talvez, já q vivemos a era da comunicação virtual e individual compartilhada) é q se conseguirá ver as classes que sempre estiveram à margem do sistema começando a efetivamente demonstrar força para que todos saibam (não só essas classes mas tbm o próprio sistema opressor do capital rentista) que enfim o sistema passará a ter então uma massa oprimida efetivamente começando a jogar e a dar as cartas tbm nesse jogo da vida.
Lula deu pão a quem tinha fome...Logo ..logo queriam manteiga... que ainda não estava pronta... Muita gente passou para classe média....que não admite perder um centavo... Não tiveram paciência...compraram tv de plasma..... E ricos ficaram mais ricos e continuam... Governar pra pobres..médios e ainda ricos.....não dá tempo... Precisamos aprender a ter paciência e nos fortalecer para diminuir a ferocidade do capital. E o capital se torna mais humano... Que difícil!!!
@@malicolucas823 com certeza a classe média (e tbm a parte da classe baixa q não foi devidamente politizada com alguma consciência política efetiva) não souberam ter compreensão nem paciência para seguir em frente mantendo no Poder Central um governo de origem trabalhista e saindo às ruas em tal governo, exigindo oq tivesse para exigir e cobrar, mas sempre tendo o governo como parceiro nessa luta, que é de classes. Mas só q não, muitos preferiram ser intolerantes ao extremo escolhendo um governo q é um verdadeiro inseticida para uma sociedade de baratas tontas q deu poder pelo voto ao inseticida q se volta, obviamente, contra as baratas das classes baixa e tbm média, no melhor estilo: " salve-se quem puder " !! Tempos difíceis!
Quais são essas referências concretas nossas que emergem do âmago dos nossos conflitos sociais específicos e ñ da Europa nem da Usp nem da Unicamp? Quais são os nomes?
Rapaz, que análise perfeita! Definiu claramente muito do que eu já pensava mas não conseguia juntar nem definir. Concordo em gênero, número e grau. A saída é através de uma ruptura com o modelo vigente, por um radicalismo de esquerda. Eu diria que talvez essa seja a saída para o mundo todo, inclusive.
Existem movimentos sendo criados na América Latina , Nova Resistência sob a liderança do Raphael Machado , Crisolismo no Peru, Vanguardia Nacional na Colombia, Argentina sob Alberto Buela, Dr Marcello Gullo.
@@paulonascimento1652 hmm, aonde recebe essas informações? Mal conhecia os movimentos aqui do Brasil. Se puder me passar alguns meios de me informar mais sobre isso.
Valeu Drope! Muito linda canao.Nao estamos sozinhos e nunca estaremos. Temos o dever moral de se opor a tirania ea opressao das oligarquias regionais e globais. Olhemos para o ceu, aquela estrela, aquela constelacao, aquelas estrelas e aquelas constelacoes. Eles vieram, nos ficamos.
As pessoas que mergulham, devidamente protegidas, num mar e lá se mantém...não sabem que existem outros mares ou, mesmo, grandes lagos de água doce. E se alguém lhe disser isso não acreditarão, porque só conhecem o " seu " mar...
Pra mim, não houve outra forma senão a organizacao em Partido Leninista e um estudo aprofundado das condições materiais do país. Uma leitura correta e uma prática coletiva concisa foram sempre as maiores ferramentas da classe trabalhadora. Ficar esperando a revolução vir de algum outro país é o que nao deve acontecer
Estamos num momento de reconfiguração política global. Para onde iremos? Só o tempo dirá... O certo é que a social-democracia e o neoliberalismo estão absolutamente esgotados. Não tem respostas mais a dar para os povos...
O que fazer aliar as ideias do menchevismo de esquerda com algumas bolcheviques em especial Trotsky,Lenin,Bukharin e o mencheviques como Martov e Axelrod,além das observações fantásticas de Rosa de Luxemburgo,e algo com o liberais reformistas Hobson e Keynes e ainda existem Manuel Bomfim,Ugarte,Scalabrini e ora que estou citando de menos há gente incrível além deles.
Há esqueci de dizer... Temos a Esquerda e a Direita e é claro como pude deixar de mencionar... os puxadinhos que é um com a roupa do outro. Mas todos falidos prestando contas de suas criações para evolução humana. São ideais apenas, que serviram para uma época. Agora a época é outra. Temos essa explosão da informação que tem seu lado positivo deve-se reconhecer ( e tanto a esquerda como a direita colaboraram para isto factualmente), portanto há também desinformação sobre isso. dos pilares que se odeiam mas necessitam se amar por motivos existenciais de ambos. Pois um depende do outro para sua permanência, perpetuando daí o choque e os dessabores que já chegou em pontos alarmantes do sofrimento.
Nossa, eu que não sou um estudioso político, já estava percebendo isso, tudo muito claro agora. O pior é que o PT não é esquerda, só dificulta essa nova vanguarda.
Triste é saber que as classes trabalhadoras estão, de um modo geral, desorganizadas e sem orientação (isso quando se compreendem enquanto classe)... então, qual o resultado de uma massa amorfa nas ruas?...
Considerar um Banco como exemplo de capitalismo, OK, porque êle compra e vende DINHEIRO; mas considerar atvidades comerciais, agrárias e industrais, não! porque êles ou prestam serviços, ou produzem, ou vendem e compram PRODUTOS...Seria como considerar o Putin como capitalista, porque recebe uma remuneração, vai numa revenda e compra um automóvel...ou a Marilene Chauí que recebe 20 000 por mês e vai a Paris gastar com hotéis e restaurantes...ou uma dona de casa que vai gastar o salário no supermercado.
verdade...rs !! Essas sentinelas da nossa Matrix da vida real são esses robôs pró-Bolsonaro ou ANTI-Esquerdas em geral, inclusive até mesmos os comandados pela rede de apoio ao chamado Bolsonaro da ala teoricamente de Esquerda, digo: o tal Cirão das massas !! Se vai ser Lula ou Flávio Dino ou Requião ou etc, etc etc, q virá a ter a preferência do eleitorado (ou q irá liderar qualquer espécie de movimento fora das eleições revolucionário contra o sistema) não sabemos, mas ficar trazendo discórdia no seio das Esquerdas como faz o Ciro e seus apoiadores, pow aí isso é completamente desnecessário e infeliz !!
Nildo 2016 - "Há festa no andar de cima. Os interesses da burguesia estão contemplados e Dilma não sofrerá impeachment" Realidade - Dilma impeachemada e Temer assume. Nildo 2017 - "Vivemos um momento extraordinário... Protagonismo popular... estamos nas ruas..." Realidade - Bolsonaro eleito em 2018 Nildo 2019 - "Essa é uma hora luminosa" Realidade - A ver...
Ele é um propagandista do caos. Intelectual que teme o povo. Tudo que ele falou foi para dar coro ao "acabou o Lulismo". O que ocorre é a miséria total do capitalismo nos países da America Latina e intensificação da concentração de renda nos países imperialistas. O povo está reagindo, contudo, sem uma unidade anti-imperialista e nacionalista, a tendência é que se esmague o movimento popular. Não há espaço nem para reforma. No caso do Brasil, quando ele nega o Lula, ele nega o que fragiliza o golpe de Estado e que nos colocaria na situação mais vantajosa para deter imperialismo no Brasil. Não é sô estupido, mas uma falta completa de caráter, coerência teórica e qualquer sentimento nacional pela população trabalhadora no seu todo. Pura e simples vaidade de um intelectual que teme o povo. Que fala de revoluções, mas não prega que o povo pegue em armas, especialmente aqueles que estão nas favelas.
Só não dá pra construir a revolução latino-americana dentro do PSOL, um partido social-democrata que bebe de todas essas experiências reformistas falidas que foram bem citadas no final. O problema do Nildo é que falta práxis política nas análises dele, por mais corretas que elas sejam.
Perdão mas a corrupção é principalmente do absurdo capital que não paga imposto mas reserva fundos para corromper os estamentos de legalidade...o estado se quiser ser sério é criminalizado. quem é servidor sabe disso na pele
tenho uma dificuldade em lidar com discurso revolucionário proferido dos palacetes da academia....afinal, vc é um analista político ou militante político? escolha um caminho, pois na tentativa de ser os dois acaba sendo nenhum
A esquerda Revolucionária só vejo no PCO, Teoria e praxis, esse é o caminho, vamos fortalecer esse partido e suas políticas acertadas desde 2013. Todos às ruas já e só sair quando o governo estiver no chão
de fato, o Rui toca muito nessas teclas... O PCO fe fato tem uma pegada mais firme na questão do enfrentamento contra a classe opressora. Neste primoroso canal de TH-cam aqui, no entanto, vez por outra aparece os defensores do agressivo e desonesto Ciro Gomes, sempre na idéia de colar o Ciro junto a análises corretas e coerentes como essa do Nildo, como se o Ciro fosse essa promessa dessa tal nova liderança que virá a ser o porta-voz dos novos tempos.... Vão precisar trabalhar demais, cada vez mais e não conseguirão, pois o Ciro já queimou demais o filme dele, sem falar q nunca enganou quando tenta copiar o Lula (basta ver as aproximações e alianças q o Ciro procurou e buscou fazer, para muito além da dita centro-esquerda, indo até mesmo junto à Direita e ao sujo Centrão direitista). O próprio Lula (e quem quer que seja no PT ou PCdoB), se quiserem acertar, vão ter q impor uma governança muito mais "Esquerda raiz" do que essa esquerda meia-boca que, pela estratégia q tiveram de achar q esse seria o caminho, acabaram praticando aquilo que, nos dias atuais, mostrou-se de fato uma estratégia fracassada através de uma Esquerda bastante refém do poderio de grandes proporções do sistema capitalista opressor!
Pois então... A esquerda e a direita não sustentam mais o pensamento para um viver como outrora fora. pois Ambos possuem falhas em seus sistemas. A direita é o direito pelo legado e isso vem de muito antes de cristo. pelo cargo podemos assim dizer, do direito de nascença para governar ( é importante tirar daí o fator social construído a partir de bases do pensamento ao longo da evolução de famílias beneficiadas é claro, intelectualmente) como quem diz "nasceu para ser é naturalmente". Daí formou-se governante e governados. A democracia é cria de quem governa e não dos governados. Existe todo um jogo filosófico histórico atrás das cortinas. Mas a evolução natural é superior em todos os sentidos, basta observarem as épocas da humanidade. Políticos não tem culpa! Não há culpados e sim inconsciência coletiva. tanto dos de cima { que estão acima da maçonaria (acima da politica )} como os de baixo. A esquerda prima pela igualdade social, prima o coletivo para o progresso. Não tanto os luxos exclusivos e os abusos com a natureza como a direita. Os gozos da vida material. Mas porém não se deu conta no que realmente somos iguais. Somos iguais em vários pontos, mas um em especial e primordial ( que não conta o físico e seus pertences) Se chama Raciocínio! Não devemos mais ser governados pelo sangue ou pela guerra. Está na hora sim, de usar a cabeça, só que dessa vez é usar de verdade nesta atualidade em que vivemos. O passado funcionou para o passado. Devemos aprender com ele e não repeti-lo. O ser humano está se transformando em total materialista.
Não conhecia o Nildo, gostei muito da aula.
Obrigado e sucesso!!!
Nildo Ouriques ao pé do canhão!! Excelente análise, obrigada e avante ✊
Não vejo a hora deste pesadelo todo passar! Tenho consciência que isso só ocorrerá com muita luta! Então, lutemos!
Solidariedade
Ontem à noite, ouvia Nildo Ouriques,
que partia do Chile,
para chegar à revolução brasileira.
Pela manhã,
pego uma maçã para comer no recreio da escola.
Vejo que a fruta tem,
segundo um adesivo,
procedência chilena.
No caminho,
infiro que o trabalhador chileno,
naquela manhã,
alimenta o meu trabalho.
Isso, por si só,
já seria um motivo que une
meu trabalho
ao trabalho chileno.
Não obstante meu esquerdismo,
abro o google e leio:
que a gente é o que se come,
que o corpo assimila o alimento
para o crescimento, reprodução,
movimento.
Logo,
mais que companheiros,
naquela manhã,
me coloco em apoio àquele movimento
porque também sou o fruto
do trabalhador chileno.
Lucian
Boa tarde Onildo
Muito bom todos os seus comentários, inteligentes e com.perspicácia. excelente.
Obrigada por estas aulas tão maravilhosas, tanto no DE como aqui você nos da animo e esperança.
Muito bem. Sigamos em frente.
Salve professor Nildo!
O Zizek falou isso há alguns anos, a crise é da social democracia não dá mais para aliar o estado de bem estar social com as demandas do ultra capitalismo e espoliação dos recursos naturais
Não é possível; estamos no limite
Não dá para aliar uma espoliação da riqueza nacional em prol dos interesses internacionais.
Como se houvesse tal Estado de bem-estar social em qualquer país da periferia. Chegamos em algo proximo - nao tanto - no período próximo da ditadura militar, mas nada além. Nao confunda a Europa de Zizek com a América latina. A questão aqui está intimamente ligada ao imperialismo Estunidense e Europeu, por isso, além de expulsar o modelo, nao devemos esquecer de higienizar nossa maquina pública, suja com as mãos dos países e classes dominantes e dominantes-dominadas como é nossa Burguesia. Nao só o público, mas também as redes sociais e toda forma de interferência de outros países no Brasil deve ser eliminada na revolução.
Suicídio é a solução. Viva a Morte !
Ah, a crise das lideranças... tenso, triste e difícil situação. Como sempre, mandou muito bem, Nildo!
Simplesmente espetacular sua análise, o problema é a luz que nos oriente no meio dessas trevas ...
Perfeito Professor, adoro os seus vídeos, são muito claros e didáticos, força Brasil, obrigado pelo conteúdo, forte abraço, Ary Prado
Parabéns pela análise de vanguarda!
Olha Nildo aquilo que você disse, algo mais ou menos assim, "gostar de viver com o próprio salário" é realmente o ponto de partida para uma renovação profunda nesse país. A síntese de que não existiu diferença de gestão entre os neoliberais e aqueles que se apropriaram dos valores da esquerda também é uma grande verdade, porém não acredito que seja um problema da política brasileira, e sim, da sociedade como um todo. Nem preciso dizer que antes de serem políticos, eram cidadãos que carregaram os valores da sociedade pra dentro da política. Temos uma série de problemas para enfrentar. Teremos que ter sabedoria suficiente para descobrir qual deles é o pecado capital, aquele que origina os outros pecados. Basta ir a um churrasco de fim de semana para perceber que pessoas que passaram pela vida acadêmica partilham da mesma opinião reducionista que pessoas que não tiveram a mesma sorte. A Universidade falhou e continua falhando como sempre escuto você comentar. Tive que passar por essa experiência, aos 52 anos, para perceber que a universidade tenta, mas não consegue ensinar, ela apenas treina como se fôssemos um exército de soldadinhos de chumbo. Sou senso comum, mas percebo que a volúpia pelo conteúdo pragmático atrapalha a busca pelo conhecimento. Talvez a falta de uma base de conhecimento no ensino fundamental e médio sobrecarreguem a universidade, não sei, só estou especulando. O fato é permanecendo ignorantes, mais seremos egoístas, arrogantes e prepotentes e tantos outros pecados. Para o cristianismo a inveja é o pecado capital, mas para o Brasil ainda não sabemos. Vale a dica Nildo, viver com o próprio salário é viver com humildade sem ficar refém dos privilégios oferecidos pelo sistema burguês.
boas colocações !! Quem estiver vivo pelas próximas décadas é que conseguirá acompanhar as mudanças que irão sobrevir (tanto as vindas pela direita quando as que nascerão de dentro da própria esquerda) e, só então, em algum momento lá um pouco mais adiante (talvez em até dentro de apenas uma década, talvez, já q vivemos a era da comunicação virtual e individual compartilhada) é q se conseguirá ver as classes que sempre estiveram à margem do sistema começando a efetivamente demonstrar força para que todos saibam (não só essas classes mas tbm o próprio sistema opressor do capital rentista) que enfim o sistema passará a ter então uma massa oprimida efetivamente começando a jogar e a dar as cartas tbm nesse jogo da vida.
Lula deu pão a quem tinha fome...Logo ..logo queriam manteiga... que ainda não estava pronta...
Muita gente passou para classe média....que não admite perder um centavo...
Não tiveram paciência...compraram tv de plasma.....
E ricos ficaram mais ricos e continuam...
Governar pra pobres..médios e ainda ricos.....não dá tempo...
Precisamos aprender a ter paciência e nos fortalecer para diminuir a ferocidade do capital.
E o capital se torna mais humano...
Que difícil!!!
@@malicolucas823 com certeza a classe média (e tbm a parte da classe baixa q não foi devidamente politizada com alguma consciência política efetiva) não souberam ter compreensão nem paciência para seguir em frente mantendo no Poder Central um governo de origem trabalhista e saindo às ruas em tal governo, exigindo oq tivesse para exigir e cobrar, mas sempre tendo o governo como parceiro nessa luta, que é de classes. Mas só q não, muitos preferiram ser intolerantes ao extremo escolhendo um governo q é um verdadeiro inseticida para uma sociedade de baratas tontas q deu poder pelo voto ao inseticida q se volta, obviamente, contra as baratas das classes baixa e tbm média, no melhor estilo: " salve-se quem puder " !! Tempos difíceis!
excelente; vem URSAL!
Luta!
Torço muito para que suas palavras se concretizem.
Fala professor!
Ilumine!
Quais são essas referências concretas nossas que emergem do âmago dos nossos conflitos sociais específicos e ñ da Europa nem da Usp nem da Unicamp? Quais são os nomes?
Rapaz, que análise perfeita! Definiu claramente muito do que eu já pensava mas não conseguia juntar nem definir. Concordo em gênero, número e grau. A saída é através de uma ruptura com o modelo vigente, por um radicalismo de esquerda. Eu diria que talvez essa seja a saída para o mundo todo, inclusive.
Quem irá orquestrar esses movimentos na latino América? ?
Existem movimentos sendo criados na América Latina , Nova Resistência sob a liderança do Raphael Machado , Crisolismo no Peru, Vanguardia Nacional na Colombia, Argentina sob Alberto Buela, Dr Marcello Gullo.
@@paulonascimento1652 hmm, aonde recebe essas informações? Mal conhecia os movimentos aqui do Brasil. Se puder me passar alguns meios de me informar mais sobre isso.
Qual o nome dessa música que introduz o video? lindíssima.
vim fazer a mesma pergunta
É da Luzmila Carpio, se chama Ama Sua, Ama Llulla, Ama Kjella
@@PedroPetipa Muito obrigado!!! :D
Valeu Drope! Muito linda canao.Nao estamos sozinhos e nunca estaremos. Temos o dever moral de se opor a tirania ea opressao das oligarquias regionais e globais. Olhemos para o ceu, aquela estrela, aquela constelacao, aquelas estrelas e aquelas constelacoes. Eles vieram, nos ficamos.
@@PedroPetipa, Muito obrigado... Muito bonita essa música.
As pessoas que mergulham, devidamente protegidas, num mar e lá se mantém...não sabem que existem outros mares ou, mesmo, grandes lagos de água doce. E se alguém lhe disser isso não acreditarão, porque só conhecem o " seu " mar...
Concordo com o Sr. Professor. Só uma Revolução dos massacrados pelo capital, vai mudar o destino deste país. Mas como começar?
Pra mim, não houve outra forma senão a organizacao em Partido Leninista e um estudo aprofundado das condições materiais do país. Uma leitura correta e uma prática coletiva concisa foram sempre as maiores ferramentas da classe trabalhadora. Ficar esperando a revolução vir de algum outro país é o que nao deve acontecer
@@BrunoLima-vh1eu Exato! Como diria Prestes precisamos do conhecimento profundo da ciência do proletariado, o marxismo!
que tal uma greve?
@@ehgbhmg É um bom começo. Mas na atual conjuntura quem seria capaz de arregimentar o povo para isto.
Professor, se entender importante, qual o significado de "revolução latino-americana"?
Uma lástima os PCs não conseguirem ter expressão neste momento
Estamos num momento de reconfiguração política global. Para onde iremos? Só o tempo dirá... O certo é que a social-democracia e o neoliberalismo estão absolutamente esgotados. Não tem respostas mais a dar para os povos...
Corrigindo (Nildo) .
Debate Ciro Gomes e Nildo Ouriques!
Apoio!
Não vejo o motivo para esse tipo de debate, não entendo essa ligação entre Nildo Ouriques e Ciro Gomes, são figuras bem diferentes.
Ciro Gomes...tá de sacanagem....O cara, assim como Gudes, propunha a capitalização individual da previdência.....
@@hilariomuylaert1781 Assim como o Guedes uma ova. A proposta dele é em outros moldes. Se informa antes de falar besteira.
@@jblp92 O que os une é o nacionalismo.
O que fazer aliar as ideias do menchevismo de esquerda com algumas bolcheviques em especial Trotsky,Lenin,Bukharin e o mencheviques como Martov e Axelrod,além das observações fantásticas de Rosa de Luxemburgo,e algo com o liberais reformistas Hobson e Keynes e ainda existem Manuel Bomfim,Ugarte,Scalabrini e ora que estou citando de menos há gente incrível além deles.
Bancos e mídia, como se inserem nas massas, a ser considerado. É um momento muito difícil.
Há esqueci de dizer...
Temos a Esquerda e a Direita e é claro como pude deixar de mencionar... os puxadinhos que é um com a roupa do outro. Mas todos falidos prestando contas de suas criações para evolução humana. São ideais apenas, que serviram para uma época. Agora a época é outra. Temos essa explosão da informação que tem seu lado positivo deve-se reconhecer ( e tanto a esquerda como a direita colaboraram para isto factualmente), portanto há também desinformação sobre isso. dos pilares que se odeiam mas necessitam se amar por motivos existenciais de ambos. Pois um depende do outro para sua permanência, perpetuando daí o choque e os dessabores que já chegou em pontos alarmantes do sofrimento.
Precisamos de uma nova esquerda que tenha também como pauta forca e paredão para entreguistas, fascistas e escravagistas.
Nossa, eu que não sou um estudioso político, já estava percebendo isso, tudo muito claro agora.
O pior é que o PT não é esquerda, só dificulta essa nova vanguarda.
Triste é saber que as classes trabalhadoras estão, de um modo geral, desorganizadas e sem orientação (isso quando se compreendem enquanto classe)... então, qual o resultado de uma massa amorfa nas ruas?...
O Chile já não possui classe média!
Considerar um Banco como exemplo de capitalismo, OK, porque êle compra e vende DINHEIRO; mas considerar atvidades comerciais, agrárias e industrais, não! porque êles ou prestam serviços, ou produzem, ou vendem e compram PRODUTOS...Seria como considerar o Putin como capitalista, porque recebe uma remuneração, vai numa revenda e compra um automóvel...ou a Marilene Chauí que recebe 20 000 por mês e vai a Paris gastar com hotéis e restaurantes...ou uma dona de casa que vai gastar o salário no supermercado.
Nenhum dos dois são de esquerda
Exato , a coerência mandou recado kkkkkk
Países são como pessoas nenhum igual a outro mas de maldade similar
Explique um pouco melhor o processo de implementação do Terrorismo de Estado ?
Aqui é um espaço democrático. Muita gente de direita vindo falar suas tolices inadequadas ao vídeo. Vcs parecem aquelas sentinelas do Matrix.
verdade...rs !! Essas sentinelas da nossa Matrix da vida real são esses robôs pró-Bolsonaro ou ANTI-Esquerdas em geral, inclusive até mesmos os comandados pela rede de apoio ao chamado Bolsonaro da ala teoricamente de Esquerda, digo: o tal Cirão das massas !! Se vai ser Lula ou Flávio Dino ou Requião ou etc, etc etc, q virá a ter a preferência do eleitorado (ou q irá liderar qualquer espécie de movimento fora das eleições revolucionário contra o sistema) não sabemos, mas ficar trazendo discórdia no seio das Esquerdas como faz o Ciro e seus apoiadores, pow aí isso é completamente desnecessário e infeliz !!
Nildo 2016 - "Há festa no andar de cima. Os interesses da burguesia estão contemplados e Dilma não sofrerá impeachment"
Realidade - Dilma impeachemada e Temer assume.
Nildo 2017 - "Vivemos um momento extraordinário... Protagonismo popular... estamos nas ruas..."
Realidade - Bolsonaro eleito em 2018
Nildo 2019 - "Essa é uma hora luminosa"
Realidade - A ver...
Ele é um propagandista do caos. Intelectual que teme o povo.
Tudo que ele falou foi para dar coro ao "acabou o Lulismo". O que ocorre é a miséria total do capitalismo nos países da America Latina e intensificação da concentração de renda nos países imperialistas. O povo está reagindo, contudo, sem uma unidade anti-imperialista e nacionalista, a tendência é que se esmague o movimento popular. Não há espaço nem para reforma.
No caso do Brasil, quando ele nega o Lula, ele nega o que fragiliza o golpe de Estado e que nos colocaria na situação mais vantajosa para deter imperialismo no Brasil. Não é sô estupido, mas uma falta completa de caráter, coerência teórica e qualquer sentimento nacional pela população trabalhadora no seu todo. Pura e simples vaidade de um intelectual que teme o povo. Que fala de revoluções, mas não prega que o povo pegue em armas, especialmente aqueles que estão nas favelas.
As análises dele são boas. Mas peca nesse certo otimismo esquerdista de sempre enxergar grandes revoltas e rupturas no curto prazo.
Não há contradição nestas ocorrências apontadas por você.
Sou fã do Nildo Ouriquis, um cara desse reamente serve a nação. Tem uma prima minha que tem um tesão no sentido sexual fervoroso por ele.
kkkkk
Só não dá pra construir a revolução latino-americana dentro do PSOL, um partido social-democrata que bebe de todas essas experiências reformistas falidas que foram bem citadas no final. O problema do Nildo é que falta práxis política nas análises dele, por mais corretas que elas sejam.
Perdão mas a corrupção é principalmente do absurdo capital que não paga imposto mas reserva fundos para corromper os estamentos de legalidade...o estado se quiser ser sério é criminalizado. quem é servidor sabe disso na pele
tenho uma dificuldade em lidar com discurso revolucionário proferido dos palacetes da academia....afinal, vc é um analista político ou militante político? escolha um caminho, pois na tentativa de ser os dois acaba sendo nenhum
pq? alguém precisa pensar e buscar estratégias, não acha?
Como assim, escolha um caminho? Onde um discurso exclui o outro? Me ajuda entender
Em resumo o tempo da escravidao e da escravidao moderna acabou...
A esquerda Revolucionária só vejo no PCO, Teoria e praxis, esse é o caminho, vamos fortalecer esse partido e suas políticas acertadas desde 2013. Todos às ruas já e só sair quando o governo estiver no chão
de fato, o Rui toca muito nessas teclas... O PCO fe fato tem uma pegada mais firme na questão do enfrentamento contra a classe opressora. Neste primoroso canal de TH-cam aqui, no entanto, vez por outra aparece os defensores do agressivo e desonesto Ciro Gomes, sempre na idéia de colar o Ciro junto a análises corretas e coerentes como essa do Nildo, como se o Ciro fosse essa promessa dessa tal nova liderança que virá a ser o porta-voz dos novos tempos.... Vão precisar trabalhar demais, cada vez mais e não conseguirão, pois o Ciro já queimou demais o filme dele, sem falar q nunca enganou quando tenta copiar o Lula (basta ver as aproximações e alianças q o Ciro procurou e buscou fazer, para muito além da dita centro-esquerda, indo até mesmo junto à Direita e ao sujo Centrão direitista). O próprio Lula (e quem quer que seja no PT ou PCdoB), se quiserem acertar, vão ter q impor uma governança muito mais "Esquerda raiz" do que essa esquerda meia-boca que, pela estratégia q tiveram de achar q esse seria o caminho, acabaram praticando aquilo que, nos dias atuais, mostrou-se de fato uma estratégia fracassada através de uma Esquerda bastante refém do poderio de grandes proporções do sistema capitalista opressor!
O PCO só tem ideias lulopetistas, liberais. PCO JAMAIS !!!!
Só vejo essa esquerda que você fala no PCB e PSTU no mais não há sequer essa preocupação.
então o trabalhador deve se limitar ao seu salário? hum.....ta......qual seu salario Nildo?
Ele falou esquerda e não trabalhador, significa os caras que dizem lutar pelo povo que não vão em um sindicato sem receber 5 mil reais de cachê.
Boa pergunta kkkkkk
A única esquerda revolucionária é o PCO. O PCO me representa.
discordo totalmente irmão. e sigo com minha SOLUÇÃO
ESTADO administra setores estratégicos
o MERCADO administra tudo. é simples assim amigo
Pois então...
A esquerda e a direita não sustentam mais o pensamento para um viver como outrora fora. pois Ambos possuem falhas em seus sistemas. A direita é o direito pelo legado e isso vem de muito antes de cristo. pelo cargo podemos assim dizer, do direito de nascença para governar ( é importante tirar daí o fator social construído a partir de bases do pensamento ao longo da evolução de famílias beneficiadas é claro, intelectualmente)
como quem diz "nasceu para ser é naturalmente". Daí formou-se governante e governados.
A democracia é cria de quem governa e não dos governados.
Existe todo um jogo filosófico histórico atrás das cortinas. Mas a evolução natural é superior em todos os sentidos, basta observarem as épocas da humanidade. Políticos não tem culpa! Não há culpados e sim inconsciência coletiva. tanto dos de cima { que estão acima da maçonaria (acima da politica )} como os de baixo.
A esquerda prima pela igualdade social, prima o coletivo para o progresso. Não tanto os luxos exclusivos e os abusos com a natureza como a direita. Os gozos da vida material. Mas porém não se deu conta no que realmente somos iguais. Somos iguais em vários pontos, mas um em especial e primordial ( que não conta o físico e seus pertences)
Se chama Raciocínio!
Não devemos mais ser governados pelo sangue ou pela guerra. Está na hora sim, de usar a cabeça, só que dessa vez é usar de verdade nesta atualidade em que vivemos. O passado funcionou para o passado. Devemos aprender com ele e não repeti-lo.
O ser humano está se transformando em total materialista.
Seu discurso fez os ideais do PRONA do Enéas ressuscitar. Resta agora ressuscitar um Enéias, infelizmente já morreu....
Análise marxista rasa, sem nenhuma conexão com a realidade, destaco essa frase: "todo revolucionário tem que viver do seu salário..."
Ele falou isso com ironia.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... foi com ironia que ele flw isso. Acompanhe o Nildo que vc vai entender o ponto de vista dele.
Eu também usei de ironia... não perceberam
@@rodrigoserra8985 kkkkkk vc que não percebeu o que Nildo quis dizer.