@@joaolucasoliveira4117Cada um nasce com seu timbre natural, seja tenor, barítono ou baixo, tentar forçar em um timbre que não é confortável a nota realizada, pode sim aperfeiçoar ou prejudicar sua naturalidade vocal. Lembrando que é necessário o som ficar bem solto com boa sonorização e sempre tomando água natural nos treinos vocais. Video bem elaborado e com legal descrição de ensinamento.
@@msproducoestecinfo sim sim, verdade, mas eu creio que com treino, eu chegue, hoje eu acordei conseguindo fazer um D2, sem muito esforço, e depois um C2 com um pouco de esforço, eu acho que essas notas entram na minha tessitura se eu treinar, a questão é que eu não entendo muito bem sobre isso! O vocal fry realmente funciona como método de conseguir atingir essas notas com excelência?
@@PAULOBASS77 , por gentileza, tens tu algum Curso de Canto no Grave ( Bass Voice ) por assinatura ou coisa do tipo? Estou procurando esse tipo de Aulas pagas.
Hoje, 05/09/24, descobri este seu vídeo e achei sensacional pois canto Baixo desde os 16 anos e, como leigo (sem formação acadêmica), conduzo um Coro Masculino (Coro Bereanos) tendo que ensinar com a minha voz os naipes do 1° e 2° Tenores e um coro Feminino (Coro Lieth Marinho) tendo que ensinar Sopranos e isto, faz com que eu alcance só um "Baixo médio". Agradeço por mostrar exercícios e técnicas de treinamento para fortalecer o naipe do Baixo. (Aqui, na moita, me ajude aí, que ninguém mais perceba esta pergunta mas porque podem rir de mim... O que é Fry??) Já me increvi no canal. Deus, o Altíssimo, o abençoe. A.: Baixinho, do Cachambi-RJ (apelido que ganhei há 52 anos atrás devido ao meu tamanho).
Paz de Deus irmão. Estou impressionado como você chegou em G0, fantástico. E agora vejo que sua voz já é grave de natureza. Eu sou barítono, o melhor que consigo é G2 e já fica difícil de falar ou manter a afinação. Pelo menos quando acordo eu consigo descer um pouco mais esse tom hahaha. Fica na paz
Que maravilha, irmão! A paz! Sim, o bom é nós respeitarmos o nosso limite, né? Pois tem alguns que não tem o tipo de timbre e querem forçar pra alcançar o tal, e isso pode ser perigoso, porque natural é natural. Um abraço, meu garoto!
tenho 16, com 15 anos já consegui atingi meu B0 por meio do vocal fry, hoje estou esperando minha voz ganhar peso parece atingir com mais naturalidade pois sai um som bem baixinho
Sei que faz anos, mas comece a fazer novamente esses vídeos assim pfvr 🙏🏻 Estou precisando, tenho 16 anos, tenho a capacidade de fazer um grave profundo, mas tenho que melhorar mais!
Paulo bass muito obrigado pelas dicas tenho 24 anos canto baixo desde 17anos e percebi uma mudança brusca na minha voz. Naquela época até os componentes do quarteto ficavam na dúvida se eu realmente era baixo pois não tinha o peso e precisão em alcançar notas graves como eu tenho hj. Deus continue te abençoando grandemente meu querido.
Tenho 15 anos e alcanço.C2 de peito, tem dias que com mais qualiidade e outros nem tanto, de manhã o B1 não é difícil e raramente eu chego no A#1 também quando acordo. Eu me guio pelo violão e vou treinar pra alcançar um G1
Minha nota de peito é fazível até D#2, mas em dias bons chega até C2. Apartir daí só uso sub harmonicos. E depois umas doiduras minhas pra fazer subcontras. Vocal fry não curto muito, me dou bem, mas logo depois de fazer varios ensaios do mesmo minha voz se sente fraca.
Sobre relaxar as cordas, mostra como o JD Summer era um monstro, se ele chegava a oitava 0 simplesmente relaxando as cordas, na minha umilde opinião se ele fizesse mais tenção nas cordas ele desceria mais
Nobre Pedro, creio que sim, viu! Ele tinha um grave muito agressivo naturalmente, sem esforço. Se você prestar atenção ele fala descansado, relaxado, sem fazer careta, bico, ou postação vocal, pra engrossar a voz; e é isso que eu mais prezo. Um abraço garotão!!! 🤜🏻🤛🏻
Obrigado Paulo Saldanha ou Paulo Bass por me ajudar na extensão vocal , eu comecei a praticar o baixo desde 11 anos de idade que começou a mudar a minha voz
Consigo fazer um D2 de peito, F1 forçando um pouco ali na garganta, não sei se é bom, tenho 17 anos. E não faço aula de canto, nem nada, só treino pra ser um bom mestre de cerimônias, aí fico brincando um pouco com minha voz
Paulo, sem duvida você é um dos melhores ensinadores de baixo do Brasil. Parabéns. Eu ainda tenho que começa tudo do zero, pois não tenho uma boa fonia pra cantar, mas consigo já bastantes tipos de tons na voz.
Às vezes é só questão de saber explorar o potencial, todos nós temos potencial e dom, só basta usar ou saber usar adequadamente. Claro que tem alguns que tem mais facilidade ou já nasceu com um tipo de timbre diferenciado. Muito obrigado, meu nobre Israel! Um abraço!
Estou muito satisfeito com meus graves, pois minha voz já está sendo mais puxada para o grave (o que me faz pensar que eu seja um baixo, ou um baritonino) mas não acredito que eu seja um baixo, pois eu consigo alcançar notas relativamente agudas ( F#4 a G4) o que me faz pensar que eu esteja na família dos barítonos. Não sei se o senhor se lembra do comentário que eu escrevi em outro vídeo seu, mas eu lembro ter dito que eu era um barítono com extensão puxada para o baixo, pela minha tessitura (E2 ao F#4/G4) mas como eu tinha esquecido no outro dia minha idade agora é dezesseis anos
Creio que, no momento, você seja um Baritonino, mas logo logo pegará notas de Baixo, se for essas notação, que você me falou. A voz ela ganha mais peso conforme a idade vai avançando.
Eu uso bastante o humming pra ajudar na melhora de como a nota é produzida, me ajuda bastante, o complicado é que eu uso a minha voz praticamente o dia todo, e o horário de treino no final do dia fica bem precário, por a voz já estar cansada.
Eu recomendaria para pessoas mais jovens do que eu para tentarem aumentar a quantidade de notas graves apenas depois de um ano após o início da muda vocal. Antes de tentar aumentar a extensão vocal, é necessário trabalhar outros aspectos como a respiração e o trato vocal. Edit: É minha opinião.
De certa forma concordo contigo, nobre Aílton. Até porque o garoto está em fase de mudança em todos os aspectos. Não está nada fisicamente formado nele ainda, inclusive os ressonadores. por isso que, não vejo um garoto de 12 a 16 anos, ou até 17, ser considerado como um Baixo. Vale salientar também o tipo de timbre, pois nem todos podem ser baixos. Muitos estacionam nos 20, 30 anos. E na idade muito jovem é muito cedo pra se ter uma previsão do futuro tipo de timbre. Depois dos 20 sim, já temos uma noção, pelo menos foi a minha experiência., pois já sabia que ia ser grave.
@@PAULOBASS77 O volume da voz, por exemplo, juntamente com a extensão vocal, são aspectos da voz que podem ser mudados com exercícios, mas a tessitura e o peso vocal não podem. O peso vocal e a tessitura podem mudar com o tempo, com o amadurecimento da voz. (Talvez haja algum outro fator possa mudar a tessitura vocal e o peso da voz, mas não sei dizer quais).
@@ailtonsouzadearaujojunior2210 Ailton concordo com vc,além de não buscar ter técnica já vi jovens com timbre de menino tentarem cantar músicas de baixo
@@ailtonsouzadearaujojunior2210 ok, nobre Ailton. É que às vezes a gente esquece devido o corre e corre da vida. Mas muito obrigado por reforçar o aviso.
4 ปีที่แล้ว +8
mano, n sei se tenho mais facilidade no fry mas tenho um piano aqui e cheguei no C1 mas na tecitura vai só até o E2
Eu tô passando mais ou menos pela situação, mas eu percebi que eu consigo alcançar tons muito baixos jogado a voz pra baixo do "gogó". Como se eu estivesse com sono saca? Só não tenho muita potência ainda...
Você pode tentar fazer slides do D3 ao D2. Isso não aumentará sua tessitura, mas você conseguira cantar essas notas em voz de peito mais facilmente. Quando conseguir isso, você pode usar o exercício "yah" para saber onde você deve "sentir o som", você deve sentir no mesmo lugar onde vibra quando você faz "yah".
@@adriano67451B muito improvável. Há barítonos que assume a função de baixo nos quartetos, quando não se tem o baixo. Porém nem sempre tem a mesma qualidade de um Baixo no alcance natural.
Muito legal meu amigo. gostei das dicas e como eu já descrevi em outros vídeos teus eu sinto a necessidade de vídeo aulas feitas por uma pessoa que consiga exemplificar. pois tem muita aula pra cantor baixo mas o professor é tenor ou barítono aí ele das o exemplo e diz façam numa oitava a baixo eu acho isso muito ruim pois nunca sai do jeito certo e se você fizer e der o exemplo junto isso será perfeito e sairá na frente valeu amigo!
Eu tenho muita dificuldade em fazer fry, só se eu ir tentando fazer por um tempinho e mesmo assim é difícil, será algum problema vocal tipo fenda vocal ou algo do tipo?
Pode ser falta de treino, ou você não conhece a técnica do fry, o que eu acho improvável. E quanto a questão de um suposto problema clínico, já não é comigo, só o auxílio de um profissional no assunto do trato vocal.
Bom dia! Olha, eu sou baixo. Não sei se sou o baixo profundo tenho minha duvida. Eu tenho 23 anos e chego até (C2/B1) mais a última nota mesmo que alçando maioria das vezes é o “C2” oque o senhor te a dizer que poderia me ajudar. Se é baixo profundo ou se é comum… até que nota eu alcançaria exercitando mais ou menos
Boa noite Paulo Todo bem? Cara eu sou novo nessa parada Vocal, é queria saber o porquê muitos cantores de baixo como o JD Sumner e até você também colocam a mão direita ou esquerda no ouvido quando está reproduzindo uma nota grave? Tenho dúvida sobre isso a um tempo já, se pudesse me esclarecer, grato!
Pra ter uma noção maior da nota ( notas muito baixas e graves ) se você fazer um som bem baixo, e tampar o ouvido esse som sai bem mais alto ( pra você no caso ) muitos cantores usam pra se concentrar na nota q ele procura fazer, e mais ou menos isso não sou o Paulo mas espero ter lhe dado uma noção básica sobre o assunto. Abraços
As notas quanto mais graves ficam difícil de perceber audivelmente; portanto, se necessário, é bom colocar a mão em "concha", ou a ponta do dedo indicador ou médio em qualquer ouvido, tapando aquela janelinha do orifício, só assim você vai sentir o som sendo transmitido pelo canal auricular, e perceber qual nota está cantando.
Aí é especificamente para homens, pois o homem já tem o grave natural, então isso o facilitará no exercício. Já para as mulheres fica complicado, pois as mulheres se encaixam mais no seu campo harmônico feminino, ou seja, de contraltos (A classificação mais grave feminina) pra cima.
Tenho 27 anos, ainda quero alcançar a extensão de baixo baritono. Aprecio muito vozes que são suaves e pesadas ao mesmo tempo. Será que com treino e com o tempo consigo?
Olá, Paulo. Parabéns por sua voz. A minha não é tão grave. Sinto cansaço ao falar, acho que estou forçando as pregas vocais devido estresse. Tenho 39 anos, será que é tarde pra eu conseguir mais graves? Não sou cantor, nem entendo nada de musica, só queria aumentar um pouquinho o grave. Vou seguir seus exercicios. Um abraço!
Que legal que você gostou, André. O mais importante é procurar relaxar. O estresse realmente compromete as nossas pregas vocais, deixando-as mais afadigadas, com falhas, ou quebra na voz ao cantar. O exercício pode ajudar a conseguir mais qualidade nos tons, mas não necessariamente nem sempre consegue tons mas graves, porque isso está relacionado ao tipo natural do timbre. Mas o exercício ajuda sim.
Eu odeio usar fry e qualquer outra técnica, uso apenas voz de peito e vou até um A1 porém 5 dias atrás eu conseguir um G#1, tenho 17 anos será que consigo descer mais que o G#1 sem sair da voz de peito? Eu tenho 1,89 será que isso tbm influencia?
Depende da capacidade do timbre, né. Mas creio que com o tempo pode alcançar essa nota. E a respeito de estatura não tem nada a ver não. O oktavist Mikhayil Zlatopolsky tinha pequena estatura mas tinha uma grave terrível.
Eu ja consigo naturalmente alcançar o A0 (se nao me engano pode ser que nao seja com muita qualidade mais eu consigo) Mas eu tenho 12 anos é a tessitura vocal?
Oi? Poderiam me responder? O que eu seria, um tenorino ou um baritonino? Minha tessitura é E2 ao F#4/G4. E tenho 16 anos. Paulo Bass, eu amo seu trabalho, e principalmente seus graves (eu até tento imitar alguns graves, Chegando a B1, só que era mal feito, e minha extensão se alterou também desde aquela época, com meus falsetes atingindo um limite de G#5 no agudo, no grave, foi até o D2) você é muito bom, um abraço e sucesso
@@Igor-gm4tp Obrigado, (eu queria saber quais foram os Covers que você viu no meu canal. Eu sinceramente não acho que eu seja um tênor, pois não consigo atingir agudos acima de G4, e meu grave, de certa forma, é profundo para a grande parte dos tenores, o que me leva a crer que eu seja um barítono, ou mesmo um baixo barítono. Desculpa se ficou muito grande)
@@gabrielaraujo7171 A Classificação vocal é a definição que resumidamente é proveniente do Timbre e a Extensão Vocal de uma indivíduo. Assiti aos teus vídeos mais recentes e você tem nitidamente o Timbre de um tenor. Quanto a extensão vocal, mesmo alcançando notas um pouco mais graves ou um pouco mais agudas do que a Tessitura Média da sua classificação, não significa que você é tipificado em outra categoria. Em outras palavras, um homem médio de voz aguda, por mais que tenha certos alcances graves, ainda sim será um tenor, pois a classificação não leva em consideração somente a extensão da voz. O Placido Domingos é um exemplo de BARÍTONO que alcança mais agudo que a tessitura média de sua classificação (alcançando notas de tenor). Outro ponto importante é a qualidade da nota. Pelo que pude ver no seu canal, não há nenhuma música que você cantou que exigisse notas muito graves. Você tem que analisar se você está realmente chegando nesses graves corretamente.
@@barboszx mas provavelmente esse seu A1 está na notação brasileira, quando falamos de canto usamos a notação americana que é uma oitava a baixo, então se você é tenor mesmo vc faz um A2, pq um A1 já seria para um baixo, eu sou barítono e preciso de fry pra fazer o A1
Faz parte irmão! As vezes seu alcance vocal pro grave pode não ser o mais apropriado, mas já pensou em investir nos agudos? Ninguém nega um bom tenor com os " agudos cristalinos", não é? Kkkkk
Sou Tenor e consigo fazer até o F2. Com esse video cheguei a um G1, mas muita dificuldade. Espero ganhar mais graves. Aí conseguirei equilibrar entre os agudos e graves de uma musica sem precisar modular a todo momento. Edit: Passei muito tempo evoluindo nos agudos, agora ver se consigo ir mais um pouco grave. Pelo menos manter um G1 sem problemas. (E sim, tá na notação que o amigo, o consagrado Paulo Lemos disse)
Paulo vc sabe de alguma classificação vocal entre Contralto e Mezzo Soprano? Já ouvi falar sobre Alto mas não achei muita informação sobre. Ah, to mto feliz pq, vc sabe q um B2 é uma nota muito grave pra uma mulher né. Atualmente, meu B2 tem bastante qualidade, até mssmo de noite quando a voz ta bem gastada, meu B2 continua sólido. Não tem aquela ressonância mas já é algo né.Ótimo vídeo viu, abraço!
Que bom, Anna! E sobre a classificação intermediária entre Mezzo e Contralto, creio eu que esteja por aí, em um desses, eu acho, pois mal se fala nesse subtipo --► MEZZO-SOPRANO = A3-A5 MEZZO-SOPRANO DRAMÁTICO = F3-G5 MEZZO-SOPRANO LÍRICO = G3-A5 MEZZO-SOPRANO COLORATURA = G3-B5 --► CONTRALTO = F3-F5 CONTRALTO DRAMÁTICO = B2-F#5 CONTRALTO LÍRICO = E3/F3-G5 CONTRALTO COLORATURA = Eb3-B5
@@PAULOBASS77 hmmm entendi, pelo que eu vi em algum site (sem ser wikipedia) a classificação vocal Alto é um tipo de voz grave mais comum (em relação a Contraltos). Então acho que entre esses subtipos que vc falou, acho que seria mezzo soprano dramático. Tem um servidor no Discord chamado "Bass Singing Nation" (o servidor é americano mas tem pessoas de vários países, se vc quiser entrar me fala), lá basicamente é um lugar (um site) onde as pessoas q gostam de baixo e essas coisas, debatem e conversam. La tbm tem tenores e meninas rsrs. Eles me disseram q se fossemos fazer uma escala de "raridade" seria assim: Soprano - Mezzo soprano - Alto - Contralto e dps seria Tenor mas é para homens. Então acho q entendi tudo, no caso Alto seria uma mezzo só que com mais graves
Tenho 17 anos e fui classificado como um baixo na aula de canto (pelo o que eu vi o tipo que mais se encaixa comigo é o baixo lírico/baixo cantante). Faz muito tempo que estou querendo pegar mais notas graves mas por mais que eu aqueça a minha voz e trabalhe com ela, eu não consigo descer mais que D2, queria saber se alguém sabe o porque disso, porque é muito frustrante.
Olha você pode ser barítono, eu faço D2 com voz peito e sou um baixo normal, D2 com fry ainda pode ser barítono mais você pode chegar com voz de peito ao decorrer do tempo como eu, faço C2-B1 com voz de peito.
@@vaiprala D2 na voz falada é sua tessitura, porque ninguém fala fora da tessitura, consigo pegar um B1 de peito,mas não falo em B1 as vezes pega mais raramente, a nota mais grave que tenho na voz falada é C2, me considero um baixo, mas com timbre de barítono, D2 na voz falada também é baixo creio eu, só que é "aguda" pra um baixo, Jd sumner por exemplo falava entre F1, e D2, raramente passava de D2, D2 era sua nota mais aguda de fala
Nunca! Não caia nesse conto popular que fumar deixa a voz grossa,bonita e sexy. Fumo tira a potência vocal e respiratória além de acarretar demais malefícios... Vide Fonoaudiologia...
@@Jonathan-vk8nx Etilismo também ajuda muito estragar as pregas vocais... Vide a voz de fumantes seja de tabaco ou maconha,beberrões... Basta conferir a voz do Catra que era rouca devido a fumar e beber além do uso de cocaína...Uma voz rouca por Disfonia confundida com voz grave...
Com certeza. Já está numa fase boa de ganhar graves. Dependendo do seu tipo de timbre podes ganhar mais quando passar dos 30, 40. Você é um Baixo típico. Pelo menos no grave. Um abraço, meu nobre!
Sim, ela ajuda no sincronismo dos lábios, na nota. Fazendo principalmente com que a nota fique presa no espaço fonador, e saia pela boca com mais qualidade, dependendo da nota tímbrica. A sua cabeça vai tremer.
Eu um mero tenor aqui kkkkkkk Tentando pegar uns graves a mais pra poder gravar meus vídeos em " quarteto de um só" 😅😅 Tá difícil passar esse Eb2 kkkkk
*Exercicios começam em:*
4:47 - jhhhh ...
6:16 - jhhhh... com escala de notas
9:32 - vocal fry
Acho q virei ominho! Cheguei a um DÓ 1....com volume! Eu era barítono-tenor! Tô tranquilo com isso, só surpreso!
eu q so baixo e o barítono q tem mais nota q eu kkkkkk
Exercicio começa 6:16
Sou Tenor, e indo alem, tenor dramático. Esse video me ajudou a obter mais graves. F2 era minha menor nota. Agora vou a um G1. Obrigado
eu sou tenor e meu melhor grave em é C3 ksksksk
Como chama essa técnica do baixo de começar numa nota razoável, depois vai descendo até chegar na nota referente a melodia da música? E quem a criou?
Cara, não é possível, eu sou baixo e só vou até E2, queria ir pelo menos até C1
@@joaolucasoliveira4117Cada um nasce com seu timbre natural, seja tenor, barítono ou baixo, tentar forçar em um timbre que não é confortável a nota realizada, pode sim aperfeiçoar ou prejudicar sua naturalidade vocal. Lembrando que é necessário o som ficar bem solto com boa sonorização e sempre tomando água natural nos treinos vocais. Video bem elaborado e com legal descrição de ensinamento.
@@msproducoestecinfo sim sim, verdade, mas eu creio que com treino, eu chegue, hoje eu acordei conseguindo fazer um D2, sem muito esforço, e depois um C2 com um pouco de esforço, eu acho que essas notas entram na minha tessitura se eu treinar, a questão é que eu não entendo muito bem sobre isso! O vocal fry realmente funciona como método de conseguir atingir essas notas com excelência?
O melhor agradecimento gratuito que temos para o canal Paulo Bass é: Dar o like, inscrever-se e, possivelvente necessário, partilhar!
Gratidão, meu nobre Edson! Deus o abençoe!
@@PAULOBASS77 , por gentileza, tens tu algum Curso de Canto no Grave ( Bass Voice ) por assinatura ou coisa do tipo? Estou procurando esse tipo de Aulas pagas.
Hoje, 05/09/24, descobri este seu vídeo e achei sensacional pois canto Baixo desde os 16 anos e, como leigo (sem formação acadêmica), conduzo um Coro Masculino (Coro Bereanos) tendo que ensinar com a minha voz os naipes do 1° e 2° Tenores e um coro Feminino (Coro Lieth Marinho) tendo que ensinar Sopranos e isto, faz com que eu alcance só um "Baixo médio".
Agradeço por mostrar exercícios e técnicas de treinamento para fortalecer o naipe do Baixo.
(Aqui, na moita, me ajude aí, que ninguém mais perceba esta pergunta mas porque podem rir de mim...
O que é Fry??)
Já me increvi no canal.
Deus, o Altíssimo, o abençoe.
A.: Baixinho, do Cachambi-RJ (apelido que ganhei há 52 anos atrás devido ao meu tamanho).
Paz de Deus irmão. Estou impressionado como você chegou em G0, fantástico. E agora vejo que sua voz já é grave de natureza. Eu sou barítono, o melhor que consigo é G2 e já fica difícil de falar ou manter a afinação. Pelo menos quando acordo eu consigo descer um pouco mais esse tom hahaha.
Fica na paz
Que maravilha, irmão! A paz! Sim, o bom é nós respeitarmos o nosso limite, né? Pois tem alguns que não tem o tipo de timbre e querem forçar pra alcançar o tal, e isso pode ser perigoso, porque natural é natural. Um abraço, meu garoto!
tenho 16, com 15 anos já consegui atingi meu B0 por meio do vocal fry, hoje estou esperando minha voz ganhar peso parece atingir com mais naturalidade pois sai um som bem baixinho
Seus vídeos ajudam bastante, cara!
Tenho 16 anos e alcanço E2 de peito. E com o Fry alcanço F1
Sei que faz anos, mas comece a fazer novamente esses vídeos assim pfvr 🙏🏻 Estou precisando, tenho 16 anos, tenho a capacidade de fazer um grave profundo, mas tenho que melhorar mais!
Paulo bass muito obrigado pelas dicas tenho 24 anos canto baixo desde 17anos e percebi uma mudança brusca na minha voz. Naquela época até os componentes do quarteto ficavam na dúvida se eu realmente era baixo pois não tinha o peso e precisão em alcançar notas graves como eu tenho hj. Deus continue te abençoando grandemente meu querido.
Amém, santo! São tantas mensagens que às vezes percebemos depois de um tempo, quando olhamos os vídeos. Obrigado, amado irmão!
Paulo, ou então wallas, como posso aplicar isso, não entendi totalmente, tenho 20 anos, sou vocal baixo, porém, não consigo aumentar minha tessitura!
Tenho 15 anos e alcanço.C2 de peito, tem dias que com mais qualiidade e outros nem tanto, de manhã o B1 não é difícil e raramente eu chego no A#1 também quando acordo. Eu me guio pelo violão e vou treinar pra alcançar um G1
J. D. Summer eitaa não conhecia, que trovão a voz dele, vou pesquisar mais sobre! Ótimo vídeo 👏🏻👏🏻
Minha nota de peito é fazível até D#2, mas em dias bons chega até C2. Apartir daí só uso sub harmonicos. E depois umas doiduras minhas pra fazer subcontras. Vocal fry não curto muito, me dou bem, mas logo depois de fazer varios ensaios do mesmo minha voz se sente fraca.
Eu tenho 17 anos sou baixo des dos 14 e so descobri o seu canal a pouco mais de 7 meses e ja cheguei ate o D1 agradeço mt
Estou sempre atento seus execícios e dicas de aulas maravilhosa, estou me descobrindo que minha voz não atinge os agudos,e média para o graves
Obrigado pelas dicas.
Tem sido uma grande ajuda .
Sou de Portugal
Seja bem vindo. É um prazer enorme. Obrigado, irmão! 💚🇵🇹
Show de bola mestre 👏 parabéns
Obrigado, nobre Charles!
Conta aí para nos deu certo?
Sobre relaxar as cordas, mostra como o JD Summer era um monstro, se ele chegava a oitava 0 simplesmente relaxando as cordas, na minha umilde opinião se ele fizesse mais tenção nas cordas ele desceria mais
Nobre Pedro, creio que sim, viu! Ele tinha um grave muito agressivo naturalmente, sem esforço. Se você prestar atenção ele fala descansado, relaxado, sem fazer careta, bico, ou postação vocal, pra engrossar a voz; e é isso que eu mais prezo. Um abraço garotão!!! 🤜🏻🤛🏻
@@PAULOBASS77 obrigado pela ótima e rápida resposta Paulo! Tenha um bom final de semana. Abraços.
Obrigado Paulo Saldanha ou Paulo Bass por me ajudar na extensão vocal , eu comecei a praticar o baixo desde 11 anos de idade que começou a mudar a minha voz
Eu que agradeço João, por ter gostado do meu humilde trabalho. Um abraço pra ti, e sucesso!
Igualmente
Uma hora gostaria de conhecer o senhor de perto e conversar bastante sobre a voz do baixo
Consigo fazer um D2 de peito, F1 forçando um pouco ali na garganta, não sei se é bom, tenho 17 anos. E não faço aula de canto, nem nada, só treino pra ser um bom mestre de cerimônias, aí fico brincando um pouco com minha voz
Que Deus te abençoe tremendamente no ensino
Muito obrigado, Gustavo! Fico feliz por sua contribuição. Deus o abençoe fortemente também!
Deu certo a dica?
Paulo, sem duvida você é um dos melhores ensinadores de baixo do Brasil. Parabéns. Eu ainda tenho que começa tudo do zero, pois não tenho uma boa fonia pra cantar, mas consigo já bastantes tipos de tons na voz.
Às vezes é só questão de saber explorar o potencial, todos nós temos potencial e dom, só basta usar ou saber usar adequadamente. Claro que tem alguns que tem mais facilidade ou já nasceu com um tipo de timbre diferenciado. Muito obrigado, meu nobre Israel! Um abraço!
Valeu Grande Paulo Bass!!!
Conseguiu melhorar?
3:23 olouco explicando o cara arrota oloco
Não quero ganhar nada! Estou com 50! Sempre fui baryron! Acho q cheguei ao basso! Fiquei muito feliz com seu vídeo! Serei sempre o q sou, gosto!
Muito bem! É isso aí!
Diga aos jovens q sempre haverá beleza, o q dizer dum contratenor?
Estou muito satisfeito com meus graves, pois minha voz já está sendo mais puxada para o grave (o que me faz pensar que eu seja um baixo, ou um baritonino) mas não acredito que eu seja um baixo, pois eu consigo alcançar notas relativamente agudas ( F#4 a G4) o que me faz pensar que eu esteja na família dos barítonos.
Não sei se o senhor se lembra do comentário que eu escrevi em outro vídeo seu, mas eu lembro ter dito que eu era um barítono com extensão puxada para o baixo, pela minha tessitura (E2 ao F#4/G4) mas como eu tinha esquecido no outro dia minha idade agora é dezesseis anos
Então no caso, eu seria um baritonino, ou um tenorino?
E qual seria minha voz quando eu crescesse?
Creio que, no momento, você seja um Baritonino, mas logo logo pegará notas de Baixo, se for essas notação, que você me falou. A voz ela ganha mais peso conforme a idade vai avançando.
Eu uso bastante o humming pra ajudar na melhora de como a nota é produzida, me ajuda bastante, o complicado é que eu uso a minha voz praticamente o dia todo, e o horário de treino no final do dia fica bem precário, por a voz já estar cansada.
Verdade. Fica meio complicado. Obrigado meu nobre, por comentar aqui. Um abraço!
Aquecimento e fundamental! Muito bom meu caro...
Com certeza, Elielson.
@@PAULOBASS77 valeu pelas dicas meu caro bass
Eu recomendaria para pessoas mais jovens do que eu para tentarem aumentar a quantidade de notas graves apenas depois de um ano após o início da muda vocal. Antes de tentar aumentar a extensão vocal, é necessário trabalhar outros aspectos como a respiração e o trato vocal.
Edit: É minha opinião.
De certa forma concordo contigo, nobre Aílton. Até porque o garoto está em fase de mudança em todos os aspectos. Não está nada fisicamente formado nele ainda, inclusive os ressonadores. por isso que, não vejo um garoto de 12 a 16 anos, ou até 17, ser considerado como um Baixo. Vale salientar também o tipo de timbre, pois nem todos podem ser baixos. Muitos estacionam nos 20, 30 anos. E na idade muito jovem é muito cedo pra se ter uma previsão do futuro tipo de timbre. Depois dos 20 sim, já temos uma noção, pelo menos foi a minha experiência., pois já sabia que ia ser grave.
@@PAULOBASS77 O volume da voz, por exemplo, juntamente com a extensão vocal, são aspectos da voz que podem ser mudados com exercícios, mas a tessitura e o peso vocal não podem. O peso vocal e a tessitura podem mudar com o tempo, com o amadurecimento da voz. (Talvez haja algum outro fator possa mudar a tessitura vocal e o peso da voz, mas não sei dizer quais).
@@ailtonsouzadearaujojunior2210 Ailton concordo com vc,além de não buscar ter técnica já vi jovens com timbre de menino tentarem cantar músicas de baixo
@@PAULOBASS77 Deixei algo para você no e-mail.
@@ailtonsouzadearaujojunior2210 ok, nobre Ailton. É que às vezes a gente esquece devido o corre e corre da vida. Mas muito obrigado por reforçar o aviso.
mano, n sei se tenho mais facilidade no fry mas tenho um piano aqui e cheguei no C1 mas na tecitura vai só até o E2
Eu tô passando mais ou menos pela situação, mas eu percebi que eu consigo alcançar tons muito baixos jogado a voz pra baixo do "gogó". Como se eu estivesse com sono saca? Só não tenho muita potência ainda...
Por favor, Paulo! Deixe os meninos serem tudo o q puderem! ! Por favor, deixa respeitar vc?
Sou estranho, meu B1 sai melhor que um C2(estou tentando transformar isso em voz de peito.). Consigo um Eb2 na tessitura.
Eu fui fazer o Bb1, na letra "J", me deu foi tontura. rsrsrs vibrou a cabeça. Hehehe
Você pode tentar fazer slides do D3 ao D2. Isso não aumentará sua tessitura, mas você conseguira cantar essas notas em voz de peito mais facilmente. Quando conseguir isso, você pode usar o exercício "yah" para saber onde você deve "sentir o som", você deve sentir no mesmo lugar onde vibra quando você faz "yah".
Bom dia professor, eu só consigo fazer o fry puxando o ar para dentro, funciona também?
{A parte técnica ta show! Bora!
E possível Barítono ganha mais graves?
@@adriano67451B muito improvável. Há barítonos que assume a função de baixo nos quartetos, quando não se tem o baixo. Porém nem sempre tem a mesma qualidade de um Baixo no alcance natural.
Eu consigo cantar até o C2 sem esforço e sem fry,e no agudo só chego naturalmente até o E4,sou baixo?@@PAULOBASS77
Muito legal meu amigo. gostei das dicas e como eu já descrevi em outros vídeos teus eu sinto a necessidade de vídeo aulas feitas por uma pessoa que consiga exemplificar. pois tem muita aula pra cantor baixo mas o professor é tenor ou barítono aí ele das o exemplo e diz façam numa oitava a baixo eu acho isso muito ruim pois nunca sai do jeito certo e se você fizer e der o exemplo junto isso será perfeito e sairá na frente valeu amigo!
Gostei da aula😉😉
O bagulho é extremamente simples!!!
Legal,show,topzera.
👏👏👏
Eu tenho muita dificuldade em fazer fry, só se eu ir tentando fazer por um tempinho e mesmo assim é difícil, será algum problema vocal tipo fenda vocal ou algo do tipo?
Pode ser falta de treino, ou você não conhece a técnica do fry, o que eu acho improvável. E quanto a questão de um suposto problema clínico, já não é comigo, só o auxílio de um profissional no assunto do trato vocal.
Vou seguir vc pq eu tô ficando veio. Vc falará do q o café e o álcool fazem??
muito bom!!!
Excelente as aulas
Tenho 17 anos e sou baixo, é normal não conseguir cantar na primeira oitava? Hoje bati meu recorde F1
Eu te agradeço muito por ter me ajudado na voz, obrigado
Oh, João Vitor! Que bom, meu nobre! Fico feliz e honrado por ter te ajusado.
Muito bom ,aprendi muito continue assim , sempre vídeos bons
Que bom, Adão! Fico feliz e honrado por você.
Como chama essa técnica do baixo de começar numa nota razoável, depois vai descendo até chegar na nota referente a melodia da música? E quem a criou?
E eu tentando fazer o c2 e fazendo c1 😂😂😂😂
Tenho 18 anos e minha nota grave mais confortavel é o G2, é possivel eu ganhar mais notas através de treinamento, ou meu limite seria o G2 mesmo?
Dicas muito boas
Grande vídeo. Como sempre.
Valeu Torão, meu irmão!
Obrigado Paulo pelas dicas👏👏👏👏👏
Bom dia! Olha, eu sou baixo. Não sei se sou o baixo profundo tenho minha duvida. Eu tenho 23 anos e chego até (C2/B1) mais a última nota mesmo que alçando maioria das vezes é o “C2” oque o senhor te a dizer que poderia me ajudar. Se é baixo profundo ou se é comum… até que nota eu alcançaria exercitando mais ou menos
Olá, Calebe! É, pela nota de qualidade, como você falou, o C2, sua tendência é ser um baixo normal mesmo.
Parabéns, Paulo Bass! Excelentes dicas. Só uma pergunta: Qual o agudo máximo que vc alcança?
F4, mas com jeito, senão perco a entonação. G4 é falsete. Incrível que, quando mais jovem alcançava notas um pouco mais agudas, hoje não.
Boa noite Paulo Todo bem? Cara eu sou novo nessa parada Vocal, é queria saber o porquê muitos cantores de baixo como o JD Sumner e até você também colocam a mão direita ou esquerda no ouvido quando está reproduzindo uma nota grave? Tenho dúvida sobre isso a um tempo já, se pudesse me esclarecer, grato!
Pra ter uma noção maior da nota ( notas muito baixas e graves ) se você fazer um som bem baixo, e tampar o ouvido esse som sai bem mais alto ( pra você no caso ) muitos cantores usam pra se concentrar na nota q ele procura fazer, e mais ou menos isso não sou o Paulo mas espero ter lhe dado uma noção básica sobre o assunto. Abraços
@@pedrotomazani6851 Isso. ótima reposta.
As notas quanto mais graves ficam difícil de perceber audivelmente; portanto, se necessário, é bom colocar a mão em "concha", ou a ponta do dedo indicador ou médio em qualquer ouvido, tapando aquela janelinha do orifício, só assim você vai sentir o som sendo transmitido pelo canal auricular, e perceber qual nota está cantando.
Aí sabe.
Quem tem já o grave pode fazer e mulher pode fazer?
Aí é especificamente para homens, pois o homem já tem o grave natural, então isso o facilitará no exercício. Já para as mulheres fica complicado, pois as mulheres se encaixam mais no seu campo harmônico feminino, ou seja, de contraltos (A classificação mais grave feminina) pra cima.
Paulo minha extensao é de E2 até A4 mas tenho mais conforto na terceira oitava ou perto dela. Eu seria um baritono bem médio entao?
Oi Lucas! Tá mais pra isso mesmo, viu.
Valeu 😊
Tenho 27 anos, ainda quero alcançar a extensão de baixo baritono. Aprecio muito vozes que são suaves e pesadas ao mesmo tempo. Será que com treino e com o tempo consigo?
Aliás sua voz é incrível. Só não quero alcançar esse ponto porque não tenho genética pra isso e também não combina com minha personalidade. kkkkkkk
Se eu chegar num C2 msm sendo o limite já tá ótimo.
Minha tessitura vai do C#2 até A4,
Eu queria saber se sou baixo ou barítono?
Um profissional teria que te vocalizar pessoalmente.
barítono
Olá, Paulo. Parabéns por sua voz. A minha não é tão grave. Sinto cansaço ao falar, acho que estou forçando as pregas vocais devido estresse. Tenho 39 anos, será que é tarde pra eu conseguir mais graves? Não sou cantor, nem entendo nada de musica, só queria aumentar um pouquinho o grave. Vou seguir seus exercicios. Um abraço!
Que legal que você gostou, André. O mais importante é procurar relaxar. O estresse realmente compromete as nossas pregas vocais, deixando-as mais afadigadas, com falhas, ou quebra na voz ao cantar. O exercício pode ajudar a conseguir mais qualidade nos tons, mas não necessariamente nem sempre consegue tons mas graves, porque isso está relacionado ao tipo natural do timbre. Mas o exercício ajuda sim.
Alguém sabe me dizer se deu certo?
É possivel que meninas cheguem ate C2??? (É meu sonho )
Se eu ganhar mais graves vou perder meus agudos?☹️
Não necessariamente. A menos que deixe de exercitar os agudos que consegue.
Eu odeio usar fry e qualquer outra técnica, uso apenas voz de peito e vou até um A1 porém 5 dias atrás eu conseguir um G#1, tenho 17 anos será que consigo descer mais que o G#1 sem sair da voz de peito? Eu tenho 1,89 será que isso tbm influencia?
Depende da capacidade do timbre, né. Mas creio que com o tempo pode alcançar essa nota. E a respeito de estatura não tem nada a ver não. O oktavist Mikhayil Zlatopolsky tinha pequena estatura mas tinha uma grave terrível.
Eu tenho a voz grossa mas atualmente alcanço só E2 , será que consigo chegar no C2 pelo menos ?
Abraço irmão
Depende da sua capacidade, treino. Tem pessoas que tem a capacidade, mas por falta de treino tem dificuldade alcançar.
@@PAULOBASS77 Deus te abençoe infinitamente
@@brianazevedo7714 fico feliz por comentar aqui no canal, Brian. Se inscreva no canal e compartilhe com os amigos. Um abraço!
Alcançar F#2 na extensão e A2 na tessitura é grave pra um menino de 14 anos?
Eu fiz 14 anos em Junho e alcanço B2 as vezes A2
@@pedrotomazani6851 minha voz ta começando a mudar eu alcanço o A2
Tenho 16 e tô chegando em D1 mais ou menos
Então posso te dizer que a idade não impede muito
Eu alçanço E2 de peito, mas só de manhã.
Eu ja consigo naturalmente alcançar o A0 (se nao me engano pode ser que nao seja com muita qualidade mais eu consigo)
Mas eu tenho 12 anos é a tessitura vocal?
Eu tenho 15 anos e consigo fazer baixo em algumas músicas
Oi? Poderiam me responder? O que eu seria, um tenorino ou um baritonino? Minha tessitura é E2 ao F#4/G4. E tenho 16 anos.
Paulo Bass, eu amo seu trabalho, e principalmente seus graves (eu até tento imitar alguns graves, Chegando a B1, só que era mal feito, e minha extensão se alterou também desde aquela época, com meus falsetes atingindo um limite de G#5 no agudo, no grave, foi até o D2) você é muito bom, um abraço e sucesso
Vi alguns de seus vídeos. Você é tenor!
@@Igor-gm4tp Obrigado, (eu queria saber quais foram os Covers que você viu no meu canal. Eu sinceramente não acho que eu seja um tênor, pois não consigo atingir agudos acima de G4, e meu grave, de certa forma, é profundo para a grande parte dos tenores, o que me leva a crer que eu seja um barítono, ou mesmo um baixo barítono. Desculpa se ficou muito grande)
@@gabrielaraujo7171 A Classificação vocal é a definição que resumidamente é proveniente do Timbre e a Extensão Vocal de uma indivíduo.
Assiti aos teus vídeos mais recentes e você tem nitidamente o Timbre de um tenor. Quanto a extensão vocal, mesmo alcançando notas um pouco mais graves ou um pouco mais agudas do que a Tessitura Média da sua classificação, não significa que você é tipificado em outra categoria. Em outras palavras, um homem médio de voz aguda, por mais que tenha certos alcances graves, ainda sim será um tenor, pois a classificação não leva em consideração somente a extensão da voz. O Placido Domingos é um exemplo de BARÍTONO que alcança mais agudo que a tessitura média de sua classificação (alcançando notas de tenor).
Outro ponto importante é a qualidade da nota. Pelo que pude ver no seu canal, não há nenhuma música que você cantou que exigisse notas muito graves. Você tem que analisar se você está realmente chegando nesses graves corretamente.
@@Igor-gm4tp Muito obrigado
E vc esquecei? O naipe nåo muda assim! Viva os contratenores!
Kkkk engraçado ler os comentários
Sou tenor e minha nota mais grave é um A2!!! 😭
Ótimo trabalho! Parabéns 👍
Eu sou tenor (pelo menos eu acho) e vou até o A1
E eu tenho 12 anos
@@barboszx mas provavelmente esse seu A1 está na notação brasileira, quando falamos de canto usamos a notação americana que é uma oitava a baixo, então se você é tenor mesmo vc faz um A2, pq um A1 já seria para um baixo, eu sou barítono e preciso de fry pra fazer o A1
Da pra chegar mais grave.
Faz parte irmão! As vezes seu alcance vocal pro grave pode não ser o mais apropriado, mas já pensou em investir nos agudos? Ninguém nega um bom tenor com os " agudos cristalinos", não é?
Kkkkk
Sou Tenor e consigo fazer até o F2. Com esse video cheguei a um G1, mas muita dificuldade. Espero ganhar mais graves. Aí conseguirei equilibrar entre os agudos e graves de uma musica sem precisar modular a todo momento.
Edit: Passei muito tempo evoluindo nos agudos, agora ver se consigo ir mais um pouco grave. Pelo menos manter um G1 sem problemas. (E sim, tá na notação que o amigo, o consagrado Paulo Lemos disse)
Paulo vc sabe de alguma classificação vocal entre Contralto e Mezzo Soprano? Já ouvi falar sobre Alto mas não achei muita informação sobre. Ah, to mto feliz pq, vc sabe q um B2 é uma nota muito grave pra uma mulher né. Atualmente, meu B2 tem bastante qualidade, até mssmo de noite quando a voz ta bem gastada, meu B2 continua sólido. Não tem aquela ressonância mas já é algo né.Ótimo vídeo viu, abraço!
Que bom, Anna! E sobre a classificação intermediária entre Mezzo e Contralto, creio eu que esteja por aí, em um desses, eu acho, pois mal se fala nesse subtipo
--► MEZZO-SOPRANO = A3-A5
MEZZO-SOPRANO DRAMÁTICO = F3-G5
MEZZO-SOPRANO LÍRICO = G3-A5
MEZZO-SOPRANO COLORATURA = G3-B5
--► CONTRALTO = F3-F5
CONTRALTO DRAMÁTICO = B2-F#5
CONTRALTO LÍRICO = E3/F3-G5
CONTRALTO COLORATURA = Eb3-B5
@@PAULOBASS77 hmmm entendi, pelo que eu vi em algum site (sem ser wikipedia) a classificação vocal Alto é um tipo de voz grave mais comum (em relação a Contraltos). Então acho que entre esses subtipos que vc falou, acho que seria mezzo soprano dramático. Tem um servidor no Discord chamado "Bass Singing Nation" (o servidor é americano mas tem pessoas de vários países, se vc quiser entrar me fala), lá basicamente é um lugar (um site) onde as pessoas q gostam de baixo e essas coisas, debatem e conversam. La tbm tem tenores e meninas rsrs. Eles me disseram q se fossemos fazer uma escala de "raridade" seria assim:
Soprano - Mezzo soprano - Alto - Contralto e dps seria Tenor mas é para homens. Então acho q entendi tudo, no caso Alto seria uma mezzo só que com mais graves
@@annajullian8648 Pelo que sei, "altos" são mezzosopranos e contraltos que cantam em corais.
Acho que era mezzo-contralto
B2 é uma nota boa, mas orgulho mesmo só do F2 para baixo kkkkk
Tenho 17 anos e fui classificado como um baixo na aula de canto (pelo o que eu vi o tipo que mais se encaixa comigo é o baixo lírico/baixo cantante). Faz muito tempo que estou querendo pegar mais notas graves mas por mais que eu aqueça a minha voz e trabalhe com ela, eu não consigo descer mais que D2, queria saber se alguém sabe o porque disso, porque é muito frustrante.
Infelizmente talvez você já esteja no seu limite
Mostre'me como ser basso-baryutone NO BRASIL!.Cancelei minha carreira pqn eou pobre!
Muito bom
Eu treino com um afinador pra mim saber se estou acertando a nota hahahahah as vezes alcanço um B1 mas ainda não é com qualidade sksk
Muito bacana! Mas cuidado pra não dormir no treino. Hahaha um abraço, meu brother!
JD Sumner tinha o dom. Só relaxar acho que não serve kkk.
Mas essa dica é direcionada aos Baixos kkk
Kkkkk...barril
Com o fry eu consigo atingir um D2 com um bom volume e vibrato isso significa que eu sou um baixo ?
Olha cara, eu não sei, mas é normal que um baixo usando o fry chegue na escala 1
Olha você pode ser barítono, eu faço D2 com voz peito e sou um baixo normal, D2 com fry ainda pode ser barítono mais você pode chegar com voz de peito ao decorrer do tempo como eu, faço C2-B1 com voz de peito.
Fry para um baixo é bem normal ele fazer um B1 Ou C2 com uso de fry
Rapaz eu tenho D2 na minha voz falada e mesmo assim não me considero um baixo kkk
@@vaiprala D2 na voz falada é sua tessitura, porque ninguém fala fora da tessitura, consigo pegar um B1 de peito,mas não falo em B1 as vezes pega mais raramente, a nota mais grave que tenho na voz falada é C2, me considero um baixo, mas com timbre de barítono, D2 na voz falada também é baixo creio eu, só que é "aguda" pra um baixo, Jd sumner por exemplo falava entre F1, e D2, raramente passava de D2, D2 era sua nota mais aguda de fala
Fiz agora um G1/F#1 com som de "míiiiiiiii" igual ao minuto 5:35.
Mas me considero um barítono, tessitura E2-E4.
Mas tessitura E2-E4 é de Baixo típico...🤔
Eu já cheguei ao D1
Fumar ajuda?
Ajuda sim você conseguir um câncer de pulmão
Nunca!
Não caia nesse conto popular que fumar deixa a voz grossa,bonita e sexy.
Fumo tira a potência vocal e respiratória além de acarretar demais malefícios...
Vide Fonoaudiologia...
@@kleberrobertodossantos6825 e o álcool?
@@Jonathan-vk8nx
Etilismo também ajuda muito estragar as pregas vocais...
Vide a voz de fumantes seja de tabaco ou maconha,beberrões...
Basta conferir a voz do Catra que era rouca devido a fumar e beber além do uso de cocaína...Uma voz rouca por Disfonia confundida com voz grave...
@@cesarmonteiro8760 😂 Tá explicado minha voz de Malboro kkkkkk...
Paulo eu chego no E 2 e tenho 23 anos sou um baixo ?
Com certeza. Já está numa fase boa de ganhar graves. Dependendo do seu tipo de timbre podes ganhar mais quando passar dos 30, 40. Você é um Baixo típico. Pelo menos no grave. Um abraço, meu nobre!
E eu tenho 14 anos e atinjo Bb2
As vezes sai um A2
Depende da qualidade.
Tenho 14 anos, minha nota mais baixa é D1
Rapáz eu sou um bom imitador kkkkkk
Só vou te seguir se vc for honesto!
Você fez aula de canto em alguma faculdade ou escola?
11:51 baixinho existe só que apenas na altura kkkkk
Sim. Já fiz cursos para canto. Só não sou professor de canto propriamente dito. Só passo a munha experiencia que ganhei ao longo dos anos.
😀👍🏼.
5:33 Mas isso é lip sync, não?
Sim, ela ajuda no sincronismo dos lábios, na nota. Fazendo principalmente com que a nota fique presa no espaço fonador, e saia pela boca com mais qualidade, dependendo da nota tímbrica. A sua cabeça vai tremer.
@@PAULOBASS77 Eu faço exercício "yah" para sentir a ressonância na "parte de trás" da cabeça. Funciona muito bem.
@@ailtonsouzadearaujojunior2210 Muito bem, nobre Ailton! Show! Tente projetar a nota pra trás. Você sente a visão turvando, pelo menos na minha. rsrs
Nobre Ailton, mandei uma mensagem pro seu email.
@@PAULOBASS77 Valeu!
E quem já tem 26 anos? Srsrsrssrst
Acho q vc é! Sou casado com uma profissional!
Eu um mero tenor aqui kkkkkkk
Tentando pegar uns graves a mais pra poder gravar meus vídeos em " quarteto de um só" 😅😅
Tá difícil passar esse Eb2 kkkkk
Paulo Saldanha nos exercícios pode ser feito também com água fazendo gargarejo ?
Olá, João! Creio que sim. Quanto mais as cordas vocais estiverem lubrificadas melhor serão pra elas.
Muito bom